Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Concentração de sólidos totais.

Articles de revues sur le sujet « Concentração de sólidos totais »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Concentração de sólidos totais ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Leite, Valderi D., Wilton S. Lopes, José T. de Sousa, Shiva Prasad et Salomão A. Silva. « Tratamento anaeróbio de resíduos sólidos orgânicos com alta e baixa concentração de sólidos ». Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no 2 (avril 2009) : 190–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000200013.

Texte intégral
Résumé :
A finalidade principal deste trabalho foi estudar o tratamento anaeróbio de resíduos sólidos orgânicos com alta e baixa concentração de sólidos. O sistema experimental se compunha de dois reatores com capacidade unitária de 2.200 L, enquanto o substrato utilizado era composto de resíduos sólidos vegetais e lodo de esgotos sanitários, sendo um dos reatores alimentado com substrato contendo 20% de sólidos totais (80% de umidade) e o outro com apenas 5% de sólidos totais (95% de umidade). Verificou-se, quando da utilização de substrato contendo 5% (percentagem em peso) de sólidos totais, que o tempo de retenção de sólidos requerido para que fossem alcançados 80% de redução da massa de DQO aplicada, foi de 90 dias, propiciando uma taxa de produção de gás metano de 0,25 Nm³ CH4 kg-1 DQO Aplicada. Com relação ao substrato contendo 20% de sólidos totais, o tempo de retenção de sólidos requerido para bioestabilizar 80% da massa de DQO aplicada, foi de 270 dias, com taxa de produção de gás metano de 0,10 Nm³ CH4 kg-1 DQO Aplicada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Barreto, Antônio Carlos, et Cláudio Milton Montenegro Campos. « Avaliação de um sistema de irrigação autopropelido aplicando água residuária de suinocultura ». Ciência e Agrotecnologia 33, spe (2009) : 1752–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000700009.

Texte intégral
Résumé :
Este experimento foi conduzido na Unidade I do Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba (CEFET-Uberaba), em Uberaba, MG, durante o ano de 2006. Conduziu esse experimento, com o objetivo de avaliar a influência da concentração de sólidos totais contidos na água residuária de suinocultura: nas perdas de cargas ocorridas no sistema, na uniformidade de distribuição, na distribuição de sólidos totais ao longo do raio de alcance do aspersor, no raio de alcance do aspersor. Os tratamentos constaram das concentrações de sólidos totais contidos em cada camada da lagoa retirada durante o ensaio. Utilizou-se um sistema de irrigação autopropelido da marca Metal Lavras, modelo mini 63/150, equipado com um canhão da marca Plona modelo RL 250 e um sistema de bombeamento composto por uma bomba da marca Schneider modelo MSA-22 R 1 ¼" acoplada a um motor trifásico de 15 cv. As perdas de carga foram influenciadas diretamente pela concentração dos sólidos contidos na água residuária, chegando a acréscimos de 30,77% na adutora, 13,59% na turbina e 22,02% na mangueira, para a maior concentração de sólidos avaliada em relação a água sem resíduo. Na uniformidade de distribuição e no raio de alcance do aspersor, não houve influência significativa da concentração de sólidos. Na distribuição de sólidos ao longo do raio de alcance do aspersor, observou-se uma maior concentração nos coletores mais afastados do aspersor.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Júnior, Josinaldo Ferreira da Silva, Ângela Maria Santiago, Pablícia Oliveira Galdino, Newton Carlos Santos, Sâmela Leal Barros, Wanda Izabel Monteiro de Lima Marsiglia et Raphael Lucas Jacinto Almeida. « Aplicação da desidratação osmoconvectiva para o aproveitamento tecnológico da casca de banana ». Research, Society and Development 9, no 1 (1 janvier 2020) : e103911808. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1808.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo tem como objetivo realizar a desidratação osmoconvectiva das cascas de banana e avaliar a influência das variáveis (concentração de sacarose e temperatura) no processo. As cascas in natura e desidratadas (condição otimizada) foram caracterizadas quanto aos parâmetros: pH, acidez total titulável (ATT), sólidos solúveis totais (SST), razão SST/ATT, teor de água e sólidos totais, cinzas, ácido ascórbico, açúcares redutores, cor (L*, a* e b*) e atividade de água (Aw). Foi realizado um planejamento fatorial 22+3 pontos centrais para avaliar o efeito das variáveis de entrada: concentração de sacarose variando entre 40 e 60 °Brix e temperatura entre 40 e 60 °C, sobre as variáveis de resposta: perda de água e de massa, e ganho de sólidos nas cascas das bananas. As cascas de banana utilizadas nos experimentos apresentaram alto conteúdo de água e quantidades razoáveis de carboidratos e cinzas. A condição que apresentou maior redução no teor de água e maiores ganhos de sólidos foi utilizando a temperatura de 60 °C e 60 °Brix, sendo considerada a otimizada. O processo de desidratação osmoconvectiva ocasionou uma maior incorporação de sólidos solúveis totais e maiores percentuais de sólidos totais as cascas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Oliveira, Rubens Alves, Paulo Luis Gonçalves Campelo, Antônio Teixeira Matos, Mauro Aparecido Martinez et Paulo Roberto Cecon. « Influência da aplicação de águas residuárias de suinocultura na capacidade de infiltração de um solo Podzólico Vermelho-Amarelo ». Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 4, no 2 (2000) : 263–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662000000200022.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho foi conduzido na Área Experimental de Hidráulica, Irrigação e Drenagem do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG, com o objetivo de se avaliar a influência de aplicações sucessivas de águas residuárias de suinocultura, com diferentes concentrações de sólidos totais sobre a capacidade de infiltração de um solo Podzólico Vermelho-Amarelo. O experimento foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e três repetições, em que os tratamentos se constituíram da aplicação de água e de águas residuárias com concentrações de sólidos totais de 2,4, 7,0, 16,3 e 26,9 g L-1. Quinze infiltrômetros de anel foram instalados em uma área de 60 m², dividida em parcelas de dimensões 2 x 2 m, sendo que em cada uma delas foram conduzidos quatro testes de infiltração, com intervalo de 15 dias. Concluiu-se que o aumento da concentração de sólidos totais de águas residuárias de suinocultura provocou redução na capacidade de infiltração do solo, intensificada com aplicações sucessivas. A concentração de sólidos totais desse efluente foi mais importante na redução da capacidade de infiltração do solo que os níveis de razão de adsorção de sódio e de salinidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Sampaio, Silvio C., Kátia Cilene, Márcio A. Vilas Boas, Manoel M. F. de Queiroz, Benedito M. Gomes et Ajadir Fazolo. « Equação de Hazen-Williams corrigida para água residuária proveniente da suinocultura ». Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 11, no 1 (février 2007) : 5–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662007000100001.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do trabalho foi avaliar a perda de carga em tubulações comerciais de aço zincado, ferro galvanizado e PVC, com diferentes diâmetros, com o intuito de determinar fatores de correção para a equação de Hazen-Williams em função da concentração de sólidos totais, em águas residuárias oriundas da suinocultura. Os resultados mostraram que a perda de carga possui comportamento linear em função da concentração de sólidos totais da água residuária proveniente da suinocultura; as perdas de carga determinadas a partir dos fatores de correção parcial e global, apresentaram superestimativa e subestimativa média de 0,7 e 13%, respectivamente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Leite, Valderi Duarte, Wilton Silva Lopes, José Tavares de Sousa et Shiva Prasad. « Tratamento anaeróbio de resíduos orgânicos com baixa concentração de sólidos ». Engenharia Sanitaria e Ambiental 9, no 4 (décembre 2004) : 280–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522004000400003.

Texte intégral
Résumé :
O processo de digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos com baixa concentração de sólidos é realizado com substrato contendo em média cerca de 5% (percentagem em peso) de sólidos totais. Os problemas de ordem técnica associados a este tipo de tratamento, estão relacionados ao estudo das configurações de reatores que possam viabilizar uma boa eficiência de transformação do material carbonáceo em um período relativamente curto de tempo. Portanto, neste trabalho foi estudado o processo de digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos (RSO) com baixa concentração de sólidos em um reator anaeróbio compartimentado (RAC). O reator anaeróbio compartimentado tinha capacidade unitária de 2200 litros e foi operado com tempo de retenção de sólidos de 90 dias. A eficiência de transformação média de STV foi de 75% e o biogás produzido continha em média 60% de gás metano.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Lochoski, Marllus Rodrigues Valente. « Estudo da aplicação de água residuária de aves por micro aspersão ». Multi-Science Journal 1, no 7 (18 mars 2018) : 05. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i7.170.

Texte intégral
Résumé :
Com este trabalho, objetivou-se estudar a variação na vazão de microaspersores operando com água residuária avicultura (ARA). Para isso, foram aplicadas quatros concentrações de ARA em microaspersores com cinco diâmetros distinto, avaliando-se a vazão efluente após 27 horas de funcionamento ininterruptos. De acordo com os resultados obtidos concluiu-se que a suscetibilidade ao entupimento de microaspersores que operam com ARA depende do diâmetro de bocal e da concentração de sólidos totais. As maiores reduções de vazão foram observadas nos microaspersores com bocais de 0,90 e 1,00 mmusando ARA com concentração de sólidos totais de 15.437 mg L-1, após 27 horas de teste.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Vieira, Ricardo Mancilio, Diego Hoefling Souza, Júlia Nercolini Göde, Bruno Dalledone Bittar, Viviane Trevisan et Everton Skoronski. « Avaliação do desempenho operacional de uma estação de tratamento de lixiviado de aterro sanitário ». Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no 1 (6 janvier 2020) : 131–45. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.001.0013.

Texte intégral
Résumé :
Neste estudo foi realizada a avaliação do desempenho da estação de tratamento de lixiviados do aterro sanitário do município de Lages-SC. O sistema de tratamento é composto por uma lagoa anaeróbia, seguida de duas lagoas facultativas, duas lagoas aeradas, tratamento físico-químico baseado em coagulação e floculação, duas lagoas de decantação, desinfecção e posterior descarte no corpo receptor. Foram realizadas 10 coletas de efluente, em 9 pontos de amostragem distintos. Para cada amostra foi determinada a concentração de cloretos, cloro residual livre, coliformes fecais, cor, demanda bioquímica de oxigênio, ferro total, demanda química de oxigênio, fósforo total, nitrogênio amoniacal, oxigênio dissolvido, pH, sólidos dissolvidos totais, sólidos fixos totais, sólidos sedimentáveis totais, sólidos suspensos totais, sólidos totais, sólidos voláteis totais, sulfeto e turbidez. Para os parâmetros citados pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 430/2011 e pela Lei do Estado de Santa Catarina nº 14.675/2009, os resultados obtidos foram comparados com os limites estabelecidos. Com exceção do nitrogênio amoniacal, todos os parâmetros apresentaram-se em conformidade com o exigido pelas legislações supracitadas. A execução deste trabalho pode auxiliar na identificação de oportunidades de melhorias e alternativas para a operação da estação de tratamento de efluentes de aterros sanitários em outros municípios.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Meyer, Paula Marques, Paulo Fernando Machado, Arlei Coldebella, Laerte Dagher Cassoli, Karyne Oliveira Coelho et Paulo Henrique Mazza Rodrigues. « Fatores não-nutricionais e concentração de nitrogênio uréico no leite de vacas da raça Holandesa ». Revista Brasileira de Zootecnia 35, no 3 suppl (juin 2006) : 1114–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000400024.

Texte intégral
Résumé :
Estudou-se a relação de fatores não-nutricionais e a concentração de nitrogênio uréico no leite (NUL), com o objetivo de contribuir para sua avaliação como indicador da eficiência de utilização de dietas para vacas leiteiras. Foram utilizadas 7.006 observações provenientes de 855 vacas da raça Holandesa, incluindo dados coletados no dia da amostragem de leite referentes à produção de leite, ao peso vivo, ao número de dias em lactação (DEL) e ao número de lactações (NL). Nas amostras de leite coletadas mensalmente, foram determinadas as concentrações de gordura, proteína, lactose, sólidos totais (ST), a contagem de células somáticas (CCS) e NUL. Foram também calculadas as variáveis produção de leite corrigida para 4% de gordura (LCG4%) e relação gordura/proteína. Efetuaram-se análises de regressão linear simples utilizando os dados coletados como variáveis independentes e as concentrações de NUL como variável dependente. A concentração média de NUL foi 13,3 mg/dL e a produção de leite média foi 35,8 kg/dia. Houve associação negativa entre as concentrações de gordura, proteína, lactose e sólidos totais e a CCS (transformada em logaritmo natural) e associação positiva entre as produções de leite, lactose e sólidos totais (kg) e a concentração de NUL. A produção de leite corrigida para 4% de gordura, DEL, NL e a produção de gordura e proteína se correlacionaram com a concentração de NUL, porém, não houve ajuste da equação linear. Entretanto, o peso corporal e a relação gordura/proteína não se correlacionaram com as concentrações de NUL. Entre os fatores não-nutricionais, a produção de leite e a concentração de proteína do leite foram os fatores que mais se correlacionaram com as concentrações de NUL.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Werner, Elias Terra, Luiz Fernando Ganassali de Oliveira Junior, Ana Paula de Bona, Bruna Cavati et Tarsila Daysy Ursula Hermogenes Gomes. « Efeito do cloreto de cálcio na pós-colheita de goiaba Cortibel ». Bragantia 68, no 2 (2009) : 511–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052009000200026.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desse trabalho foi prolongar o período de conservação e manter a qualidade de goiabas (Psidium guajava L.) Cortibel, por meio da aplicação de diferentes concentrações de cloreto de cálcio. Os frutos foram separados em quatro lotes, o controle (sem cálcio) e os tratamentos, que receberam a aplicação de CaCl2 a 1%, 2% e 3% (p/v) por imersão durante 15 minutos para posterior análise de perda de massa fresca, pH, determinação de firmeza, sólidos solúveis totais, acidez total titulável, relação entre sólidos solúveis totais e acidez total titulável, quantidade de clorofilas a e b e carotenóides, teor de ácido ascórbico na casca e na polpa e atividade da pectinametilesterase. A concentração de 1% foi responsável pela menor perda de massa fresca, maior firmeza e menor atividade da pectinametilesterase, demonstrando que o cálcio é importante para conservação do fruto, uma vez que atua na regulação do seu amadurecimento. Essa concentração retardou a perda de coloração e manteve o maior teor de ácido ascórbico na casca sem, contudo, diferir estatisticamente das outras concentrações no teor de sólidos solúveis totais e pH. Além disso, verifica-se que maiores concentrações de cálcio não beneficiam as características pós-colheita de goiaba.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Silva, Ana Paula de Souza, Herly Carlos Teira Dias, Rafael Kopschitz Xavier Bastos et Elias Silva. « Qualidade da água do Reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) de Peti, Minas Gerais ». Revista Árvore 33, no 6 (décembre 2009) : 1063–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622009000600009.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho foi desenvolvido no Reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) de Peti, localizado nos Municípios de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas Gerais, durante o período de setembro de 2004 a maio de 2005, visando avaliar a influência do uso do solo do entorno do reservatório na qualidade da água. Para isso, foram escolhidos cinco pontos no reservatório que representassem os diferentes usos e coberturas do solo e analisados os parâmetros físico-químicos: temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, pH, turbidez, cor, sólidos totais, sólidos totais fixos, sólidos totais voláteis e sólidos totais em suspensão, em três profundidades de cada ponto de coleta; o parâmetro transparência foi analisado em cada ponto. Os resultados de qualidade da água foram divididos em época de estiagem (setembro, outubro, abril e maio) e chuvosa (novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março) e, no geral, apresentaram variação sazonal. Na época chuvosa, parâmetros como sólidos, turbidez e cor aumentaram a concentração; foi observada também maior variação entre as profundidades na época de estiagem, e à medida que se adentrava no reservatório (montante para jusante) parâmetros como turbidez, cor e sólidos totais em suspensão diminuíam em função da sua própria dinâmica. Pelos parâmetros analisados, não foi possível detectar nitidamente a influência dos diferentes usos do solo na qualidade da água.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

CARDOSO, J. EMILSON, ANTONIO A. SANTOS et JULIO C. VIDAL. « Efeito do míldio na concentração de sólidos solúveis totais em frutos do meloeiro ». Fitopatologia Brasileira 27, no 4 (juillet 2002) : 378–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582002000400007.

Texte intégral
Résumé :
O míldio causado por Pseudoperonospora cubensis se constitui em uma das mais importantes doenças do meloeiro (Cucumis melo) no Nordeste brasileiro, região que concentra mais de 80% da produção nacional de melão. Epidemias de míldio são referidas, constantemente, causando severas perdas na produção de frutos. O efeito da doença no teor de sólidos solúveis totais (SST), importante fator de aferição qualitativa do fruto, foi determinado em meloeiro do tipo amarelo inodoro sob condições naturais. Intensidades variáveis da doença foram obtidas, variando-se o período de cultivo e a aplicação de fungicidas recomendados para o controle (tiofanato metílico + chlorotalonil, metalaxyl + mancozeb e oxicloreto de cobre). Os resultados revelaram que o aumento da severidade da doença resulta numa acentuada redução no teor de SST, proporcionando decréscimos de até 49%. Entre os parâmetros usados para se estimar os efeitos relacionados à doença, a área abaixo da curva de progresso da doença foi o mais eficiente, principalmente quando a pressão da doença aumentou.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Canciam, César Augusto. « EFEITO DA CONCENTRAÇÃO NA DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA DO SUCO DE AMORA-PRETA ». Revista CIATEC-UPF 6, no 1 (29 mai 2014) : 26. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v6i1.3133.

Texte intégral
Résumé :
O estudo da dilatação térmica em líquidos é feito somente em relação à dilatação volumétrica, sendo importante o conhecimento do coeficiente de expansão térmica. O presente trabalho teve por objetivo verificar o efeito da concentração de sólidos totais nos valores do coeficiente de expansão térmica do suco de amora-preta. Para tanto, através da análise de regressão linear da densidade de cada suco em função da temperatura, foi possível predizer os valores para o coeficiente de expansão térmica. Estes dados foram estimados de outro trabalho. Os valores encontrados para o coeficiente de expansão térmica variaram de 4,0420x10-4ºC-1 (58,4ºBrix) a 5,1890x10-4ºC-1 (9,4ºBrix). O intervalo de temperatura considerado foi de 10 a 70ºC. Constatou-se que na medida em que se aumentou a concentração de sólidos totais, diminuiu-se o valor do coeficiente de expansão térmica. Provavelmente, isto esteja associado ao tipo de ligação intermolecular formado entre a água e os compostos fenólicos presentes no suco de amora-preta. Na literatura não foram encontrados valores experimentais do coeficiente de expansão térmica para o suco de amora-preta, o que dificultou a análise.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Purquerio, Luis Felipe Villani, et Arthur Bernardes Cecílio Filho. « Concentração de nitrogênio na solução nutritiva e número de frutos sobre a qualidade de frutos de melão ». Horticultura Brasileira 23, no 3 (juillet 2005) : 831–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362005000300028.

Texte intégral
Résumé :
O trabalho foi conduzido em ambiente protegido, na UNESP-FCAV, em Jaboticabal (SP), de junho a novembro de 2001, com o objetivo de avaliar a qualidade dos frutos do meloeiro (Cucumis melo var. reticulatus), híbrido Bônus nº2, cultivado em sistema hidropônico NFT, em função da concentração de nitrogênio na solução nutritiva (80; 140; 200 e 300 mg L-1) e do número de fruto por planta (2; 3; 4 e livre). O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, em parcelas subdivididas, com seis repetições. O teor de sólidos solúveis totais e acidez total titulável foram maiores em frutos colhidos de plantas com menor número de frutos pré-estabelecidos. O aumento da concentração de N na solução nutritiva proporcionou aumento na acidez total titulável e nenhum efeito sobre o teor de sólidos solúveis totais. Houve redução nos diâmetros longitudinal, transversal e na espessura do mesocarpo com o aumento da concentração de N, bem como com o aumento do número de frutos por planta. O índice de formato de fruto manteve-se igual ou muito próximo a 1.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Silva, Juceliandy Mendes da, Gisele Polete Mizobutsi, Edson Hiydu Mizobutsi, Maria Helena Menezes Cordeiro et Martielle Batista Fernandes. « Conservação pós-colheita de pinha com uso de 1-metilciclopropeno ». Revista Brasileira de Fruticultura 35, no 4 (décembre 2013) : 1201–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452013000400031.

Texte intégral
Résumé :
A aplicação de novas tecnologias torna-se necessário para aumentar o período de comercialização da pinha (Annona squamosa ) que apresenta alta perecibilidade e vida útil curta. Com o objetivo de retardar a evolução do amadurecimento, as pinhas foram tratadas com 1-metilciclopropeno (1-MCP) nas concentrações de 0; 200; 400 e 600 nL L-1, durante 8 horas, a 25ºC. Posteriormente, os frutos foram armazenados a 15ºC, durante 21 dias. Em intervalos de sete dias, amostras foram retiradas da câmara para análises quanto à firmeza, perda de massa fresca, coloração (cromaticidade e ºHue), pH, sólidos solúveis (ºbrix), acidez titulável, relação sólidos solúveis/acidez titulável, teor de amido, açúcares totais, açúcares redutores e sacarose. Não houve efeito significativo dos tratamentos quanto ao pH, sólidos solúveis, acidez titulável, relação sólidos solúveis/acidez titulável, perda de massa fresca e sacarose, somente efeito de tempo de armazenamento. A acidez titulável não apresentou modelo estatístico que explicasse o efeito da época de armazenamento. Houve interação significativa da concentração de 1-MCP e dos dias de armazenamento em relação à firmeza, coloração, teor de amido, açúcares totais e açúcares redutores. Quanto maior a dose de 1-MCP aplicado, mais lenta foi a evolução do amadurecimento, sendo que a concentração de 600 nL L-1 foi a que melhor retardou o amadurecimento .
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Verruma, M. R., et J. M. Salgado. « Análise química do leite de búfala em comparação ao leite de vaca ». Scientia Agricola 51, no 1 (avril 1994) : 131–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161994000100020.

Texte intégral
Résumé :
Foi estudada a composição química do leite de búfala em relação do leite de vaca. O leite de búfala apresentou níveis de gordura, proteína, sólidos totais, calorias, vitamina A e cálcio mais elevados em relação ao leite de vaca. Os ácidos graxos presentes no leite de búfala em maior concentração foram cápríco, mirístico, palmítico, esteárico, palmitoleico e linoleico e em menor concentração foram os ácidos graxos butírico, e oleico em relação ao leite de vaca.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Silva, Cíntia Oliveira da, Maria Elisangela Sousa dos Reis, Kliciene Fantin Pinheiro Santana, Felipe Piloni Maestri, Cassiano Junior Saatkamp et Regis Piloni Maestri. « AVALIAÇÃO DO POTENCIAL CARIOGÊNICO DE ANTI-HISTAMÍNICOS DE USO PEDIÁTRICO ». Revista Eletrônica de Farmácia 12, no 3 (30 septembre 2015) : 15. http://dx.doi.org/10.5216/ref.v12i3.34971.

Texte intégral
Résumé :
O uso de medicamentos faz parte do quotidiano de muitas crianças com doença crônica ou doenças agudas recorrentes. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o potencial cariogênico de anti-histamínicos de uso pediátrico. Cinco medicamentos anti-histamínicos foram avaliados in. Foi determinado pH dos medicamentos, a concentração de sólidos solúveis(ºBrix) e a determinação do teor de açúcares totais. Verificou-se que todos dos medicamentos apresentaram pH menor que 5,5, sendo portanto, ácidos e potencialmente cariogênico aos tecidos dentais. Em relação aos sólidos solúveis totais (ºBrix) a dexclorfeniramina apresentou o menor valor de ºBrix (10,4%) e o cetotifeno, o maior valor de ºBrix (60,4%). No tocante aos açúcares totais, o percentual variou de 2,28% (cetotifeno) a 16,76% (loratadina). Os anti-histamínicos analisados têm um alto potencial cariogênico, visto que possuem um baixo pH e elevado teor de sólidos solúveis totais. Torna-se imprescindível, portanto, que haja uma atenção maior sobre o tema, objetivando que os profissionais de saúde reconheçam a possível relação entre o uso de medicamentos pediátricos e cárie dentária, a fim de que possam orientar adequadamente os responsáveis sobre os cuidados necessários para minimizar possíveis efeitos deletérios na saúde oral de pacientes infantis.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Souza, Isabel Cristina da Cósta, Anne Caroline Brito Carvalho, José Maria Damasceno Silva Neto, João Paulo Costa Fernandes, João Dehon Rocha Junior, Francisca Marta Machado Casado Araújo et Rafael Leandro Fernandes Melo. « Caracterização físico-química dos frutos tropicais do Nordeste brasileiro ». Research, Society and Development 9, no 6 (20 avril 2020) : e125963562. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3562.

Texte intégral
Résumé :
A fruticultura é uma modalidade que impulsiona a economia do Nordeste. Acredita-se que a compreensão sobre as características químicas e valor nutricional das frutas servem como ferramenta para propor melhorias na forma de consumo e no aproveitamento desses alimentos. O trabalho exposto teve como objetivo avaliar as características físico-químicas dos frutos tropicais comercializadas em feiras livres na cidade de Mossoró-RN. Para isso, foram adquiridos frutos de abacaxi, banana, manga e caju, esses foram higienizados e submetidos às análises de pH, umidade, vitamina C, sólidos solúveis e açúcares solúveis totais. Os resultados apontam que a frutas analisadas possuem um valor aproximado de pH, sendo a média da faixa entre 3,9 – 4,2, mostrando que as frutas possuem um caráter ácido. O teor de umidade variou entre 81% e 71% para o caju e a banana, respectivamente. As concentrações de vitamina C foram bastantes variáveis, sendo o caju o mais concentrado e o abacaxi o menos, com uma média de 49,5 e 17 mg de vitamina C/100 g de fruta, respectivamente. Para os sólidos solúveis, o abacaxi e manga foram as frutas com mais concentração, porém, quando avaliado os açucares solúveis totais a banana é a fruta com a maior concentração. Por tanto, pode-se observar que os frutos tropicais apresentaram um ótimo valor nutritivo e um elevado conteúdo de compostos antioxidantes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Costa, W. S., J. Suassuna Filho, M. E. R. M. C. Mata et A. J. M. Queiroz. « INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS NO SINAL FOTOACÚSTICO DE POLPA DE MANGA ». Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais 6, no 2 (30 décembre 2004) : 141–47. http://dx.doi.org/10.15871/1517-8595/rbpa.v6n2p141-147.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Modesto, E. C., G. T. Santos, J. C. Damasceno, U. Cecato, D. Vilela, D. C. Silva, N. E. Souza et M. Matsushita. « Inclusão de silagem de rama de mandioca em substituição à pastagem na alimentação de vacas em lactação : produção, qualidade do leite e da gordura ». Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 61, no 1 (février 2009) : 174–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352009000100025.

Texte intégral
Résumé :
Avaliou-se o efeito da substituição da pastagem pela silagem de rama de mandioca (SRM) sobre a produção e constituintes do leite e sobre a qualidade da gordura do leite de vacas da raça Holandesa. O delineamento experimental utilizado foi um duplo quadrado latino 4x4, e para o fator níveis de suplementação, foi usado regressão. A dieta-controle foi 50% concentrado e 50% volumoso, e as proporções de substituição do volumoso foram 0, 20, 40 e 60% com base na matéria seca. Todas as dietas eram isoprotéicas. Foram analisados: produção de leite (PL), PL corrigida a 4% (PLC), acidez, gordura (%), densidade, proteína, lactose, sólidos totais, contagem de células somáticas (CCS), ureia e perfil dos ácidos graxos da gordura do leite. Houve efeito linear decrescente da substituição do volumoso pela SRM sobre a PL, PLC e ureia no leite, e efeito (P<0,05) linear crescente sobre a concentração de ácido gama linolênico e ácido palmítico. A acidez, densidade, proteína, gordura, lactose, sólidos totais, CCS e demais ácidos graxos da gordura do leite permaneceram inalterados com a incorporação da SRM na dieta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Paganini, Cícero, Alessandro Nogueira, Nelci Chiquetto Silva et Gilvan Wosiacki. « Aproveitamento de bagaço de maçã para a produção de álcool e obtenção de fibras alimentares ». Ciência e Agrotecnologia 29, no 6 (décembre 2005) : 1231–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542005000600018.

Texte intégral
Résumé :
A produção brasileira de maçã, cerca de 850 mil toneladas, supre o mercado interno para consumo in natura e o rigor do beneficiamento fez com que as "maçãs industriais" se tornassem expressivas, pois podem atingir 200.000 toneladas na safra 2005/2006. Além de sidra e vinagre, é produzido suco clarificado concentrado, o que abre as portas de exportação tanto para outros estados quanto para outros países. O bagaço residual também pode ser aproveitado. Com este trabalho, objetivou-se determinar os parâmetros da extração de açúcar para processos fermentativos e para produção de um resíduo sólido com elevados teores de fibras alimentares. Foram utilizadas maçãs das variedades Fuji, Gala e Golden delicious, as comerciais mais expressivas economicamente, processadas em nível de bancada. O esgotamento dos sólidos solúveis totais com água foi testado utilizando-se como variável independente a razão água (volume) : bagaço (massa) de 0,6:1 a 2:1. O tempo de maceração, de 1 a 10 horas, foi a segunda variável e a terceira, o número de extrações efetuadas.Os parâmetros foram monitorados por análises físico-químicas: sólidos solúveis, açúcares redutores solúveis e totais, compostos fenólicos, acidez total, nitrogênio total, cinzas, matéria seca, lipídeos e minerais. O menor volume de água na extração aumentou a concentração de nutrientes e açúcares no extrato; no caso da razão 0,6:1 após a segunda lavagem o extrato apresentou 10,5º Brix. Após 5 horas de maceração o rendimento foi 36% mais elevado, em volume, no primeiro lote, com o mesmo valor em sólidos solúveis totais. A maior extração, de 80%, foi alcançada nas primeiras 3 lavagens (utilizando a mesma água inicial); nas seguintes o aumento foi de 1ºBrix por extração. Com relação às fibras foi observado que quando se utilizava mais água o processo de extração dos sólidos solúveis era mais rápido; a relação 1:1 após 4 extrações com água possibilitou que os 6,0ºBrix do bagaço diminuíssem para 1,5ºBrix. Dessa forma, quatro extrações com água foram suficientes para exaurir o bagaço em sólidos solúveis; o extrato apresentou-se com elevados teores de açúcares e nutrientes, propício para a fermentação alcoólica, com interesse especial para pequenos produtores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Rona, Maria Stella S., Franz Reis Novak, Márcia Portilho, Francieli Maria Pelissari, Ana Beatriz Tozzo Martins et Graciette Matioli. « Efeito do tempo e da temperatura de estocagem nas determinações de acidez, cálcio, proteínas e lipídeos de leite de doadoras de bancos de leite humano ». Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 8, no 3 (septembre 2008) : 257–63. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292008000300004.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVOS: verificar o efeito de três condições de estocagem sobre a acidez do leite humano ordenhado, bem como determinar os seguintes constituintes do leite: gordura, sólidos totais, cinzas, cálcio e proteínas totais. MÉTODOS: as amostras foram obtidas a partir de doadoras do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Maringá, Paraná, Brasil (n=37). Foram determinados os conteúdos de gordura, proteína, sólidos totais, cinzas e cálcio, além da determinação da acidez. O protocolo de pesquisa incluiu três condições de estocagem: tempo zero, 4h à temperatura ambiente e 24h sob refrigeração. RESULTADOS as concentrações médias de nutrientes encontradas eram comparáveis àquelas descritas em leite de nutrizes de outros países ou de outras regiões do país e adequadas para a alimentação de recém-nascidos. Os dados de acidez demonstraram alta variabilidade interindividual para as condições de estocagem à 4h e 24h, o que não aconteceu na estocagem imediata (0h). Observou-se fraca correlação entre as variáveis acidez e concentração de proteína, bem como entre acidez e teor de cálcio. CONCLUSÕES: a acidez não influenciou a concentração desses nutrientes, nas condições de estocagem estudadas, e que a melhor forma de se preservar o leite humano foi congelá-lo imediatamente após sua obtenção.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Silva, Jéssica Leite da, Ana Marinho do Nascimento, Tatiana Marinho Gadelha, Osvaldo Soares da Silva et Franciscleudo Bezerra da Costa. « AÇÚCARES EM FRUTOS DE JUAZEIRO (Ziziphus joazeiro Mart.) ». Revista de Agroecologia no Semiárido 3, no 3 (16 janvier 2020) : 08. http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3616.

Texte intégral
Résumé :
<p class="Default"><strong>INTRODUÇÃO</strong>: A caatinga apresenta grande diversidade de plantas com notável potencial na indústria alimentícia, entre elas o juazeiro. O juazeiro produz frutos amarelos, com polpa branca e sabor doce, rica em constituintes com propriedades antioxidantes, como ácido ascórbico e compostos fenólicos. Apesar dos trabalhos já direcionados a avaliação dos frutos de juazeiro ainda é escasso estudos para avaliar detalhadamente componentes, como a composição de açúcares. <strong>OBJETIVOS</strong>: Objetivou-se avaliar os açúcares (sólidos solúveis, açúcares totais, açúcares redutores e não redutores) de frutos de juazeiro colhidos no estádio maduro. <strong>MATERIAIS E MÉTODOS</strong>: Os frutos de juazeiro maduros foram colhidos de plantas localizadas na Universidade Federal de Campina Grande, campus Pombal/PB. Após a colheita, seleção, classificação, remoção de sujidades e retirada do pedúnculo, os frutos foram despolpados manualmente com auxílio de facas e a polpa processada em processador de suco doméstico com adição de água na proporção 1:1 (massa:volume). A quantificação dos açúcares foi realizada por meio da análise de sólidos solúveis, empregando refratômetro digital, sendo a polpa filtrada em camada de algodão; os açúcares totais foram quantificados pelo método da antrona; os açúcares redutores determinados conforme o método do ácido dinitrosalicílico; os açúcares não redutores foram quantificados pela diferença dos açúcares totais e os açúcares redutores. <strong>RESULTADOS E DISCUSSÃO: </strong>Observou-se elevada concentração de açúcares, 31,31% de sólidos solúveis, 29,44 g 100g<sup>-1</sup> de açúcares totais, sendo destes, 1,11 g 100g<sup>-1</sup> de açúcares redutores e 28,33 g 100g<sup>-1</sup> de açúcares não redutores. O alto conteúdo de sólidos solúveis influencia positivamente no rendimento de produtos como doces, geleias, compotas, uma vez que, para cada °Brix de aumento na matéria-prima resulta no incremento de 20% no rendimento industrial. Os resultados indicam que a maioria dos sólidos solúveis presentes no fruto de juazeiro são açúcares totais, bem como, a grande parte dos açúcares totais são do tipo não redutores. Os resultados obtidos para açúcares totais encontram maiores em relação a frutas como manga (13,91 g 100g<sup>-1</sup>) e abacaxi (12,86 g 100g<sup>-1</sup>), indicando que os frutos de juazeiro podem ser utilizados na industrialização de produtos que necessitam de alta concentração de açúcar, como doces, geleias, compotas entre outros. <strong>CONCLUSÃO</strong>: Os frutos de juazeiro tem quantidade elevada de sólidos solúveis, sendo, a grande maioria açúcares totais. Demonstrando que os mesmos podem ser utilizados para processamento, tendo em vista que resultará em elevado rendimento industrial, ou mesmo, para o consumo <em>in natura</em>, uma vez que, frutos com alto teor de açúcar são mais apreciados pelos consumidores.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Machado, Paulo Fernando, Alfredo Ribeiro Pereira et Gabriel Adrian Sarríes. « Composição do leite de tanques de rebanhos brasileiros distribuídos segundo sua contagem de células somáticas ». Revista Brasileira de Zootecnia 29, no 6 (décembre 2000) : 1883–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982000000600038.

Texte intégral
Résumé :
Foi realizado um levantamento dos dados de contagem de células somáticas (CCS), porcentagens de gordura, proteína, lactose e sólidos totais de amostras de leite de tanques recebidas no período de dezembro de 1996 a julho de 1998, com o objetivo de se caracterizar a composição do leite segundo sua contagem de células somáticas. Os 4785 dados de análise foram classificados segundo sua CCS, sendo formados quatro grupos (grupo 1, CCS < 500 mil cél./mL; grupo 2, 500 < CCS < 1000 mil cél./mL; grupo 3, 1000 < CCS < 1500 mil cél./mL; grupo 4, CCS > 1.500 mil cél./mL). Aos grupos foram aplicadass técnicas de estatística descritiva, análise de variância e comparações múltiplas de médias. O aumento da ordem das classes acarretou acréscimo da porcentagem de gordura e dos desvios-padrão e redução nas porcentagens de proteína e lactose. A concentração de sólidos totais, apesar de não-significativa, apresentou tendência de redução. Concluiu-se que leite de tanques com CCS mais altas apresentaram maior porcentagem de gordura, menor porcentagem de proteína e lactose e igual porcentagem de sólido totais. As mudanças significativas nas concentrações do componentes do leite ocorrem a partir de 1.000.000 cél./mL para gordura e 500 mil cél./mL para proteína e lactose. Grupos de tanques com maiores CCS apresentaram maior variabilidade nas concentrações dos constituintes do leite.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Teramoto, Elias Hideo, et Hung Kiang Chang. « Avaliação de processos naturais de salinização de águas subterrâneas na porção leste da bacia do rio Cachoeira, Bahia ». Revista do Instituto Geológico 41, no 2 (1 octobre 2020) : 15–32. http://dx.doi.org/10.33958/revig.v41i2.680.

Texte intégral
Résumé :
Parcela significativa do nordeste brasileiro se notabiliza pela escassez hídrica, que é responsável por implicações socioeconômicas locais negativas. Além do déficit hídrico, esta região é afetada pela salinização de águas subterrâneas, que contribui para a perda de potabilidade da água. Na bacia do rio Cachoeira, Estado da Bahia, situada no limite do semiárido nordestino, as águas subterrâneas possuem concentração de sais dissolvidos naturalmente elevados em razão das altas taxas de evapotranspiração e interação rocha-água. Para a avaliação quantitativa desses processos nas concentrações de sais totais dissolvidos, foram empregadas técnicas estatísticas e simulações geoquímicas. Na análise das Componentes Principais verificou-se que os Componentes Principais 1 (CP1) e 2 (CP2) respondem, respectivamente, por 82,89 e 13,68% da variância das amostras analisadas. Enquanto o CP1 é majoritariamente atribuído a variações na concentração do íon HCO3 - , o CP2 é atribuído a variações na concentração do íon Cl- . Verificou-se três diferentes tendências, que descrevem variações distintas do CP2 em função daquelas observadas para CP1, refletindo diferentes proporções na importância da evapotranspiração e interação rocha-água na salinidade. As simulações geoquímicas foram capazes de reproduzir as concentrações das amostras mais salinas, a partir da evaporação e de reações rocha-água. A maior parte das amostras de água subterrânea agrupam-se ao longo da Tendência 3, cujo incremento de sólidos totais dissolvidos é majoritariamente explicado pela interação rocha-água. Em oposição, as amostras de água das Tendências 1 e 2, menos frequentes, possuem sólidos totais dissolvidos majoritariamente provenientes da evaporação da água.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Portela, Isabelita P., Roberta MN Peil et Cesar Valmor Rombaldi. « Efeito da concentração de nutrientes no crescimento, produtividade e qualidade de morangos em hidroponia ». Horticultura Brasileira 30, no 2 (juin 2012) : 266–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362012000200014.

Texte intégral
Résumé :
Com o objetivo de estudar o efeito da concentração da solução nutritiva sobre o crescimento da planta, a produtividade e características químicas e fitoquímicas das frutas do morangueiro cultivar Camarosa em sistema hidropônico do tipo NFT, em Pelotas (RS), diferentes concentrações iônicas (CE) da solução foram avaliadas: 0,9; 1,5; 2,1; 2,7 dS m-1, em experimento realizado de 19/05 a 04/01/2010; e 0,7; 1,2; 1,7; 2,2 e 2,7 dS m-1, em experimento realizado de 07/06 a 04/01/2011. Avaliaram-se a matéria fresca e seca de folhas, coroa, raízes e frutas, a área foliar, o número de frutas e o peso médio das frutas. Amostras das frutas foram analisadas em relação ao teor de sólidos solúveis totais, à acidez titulável, às concentrações de antocianinas, ácido L-ascórbico, compostos fenólicos totais e à capacidade antioxidante, no segundo experimento. Os resultados indicaram que a CE entre 1,2 e 1,5 dS m-1 favorece o crescimento da planta e a produtividade. Quando a CE diminuiu de 1,7 para 1,2 dS m-1, os teores de sólidos solúveis, de antocianinas e de ácido L-ascórbico diminuíram em 17, 17 e 15%, respectivamente, e a produtividade e a concentração de compostos fenólicos totais aumentaram em 52 e 22%, respectivamente. O peso médio das frutas foi reduzido com a elevação da CE no primeiro experimento e não foi afetado, assim como a acidez titulável e a capacidade antioxidante, no segundo experimento. A solução nutritiva com CE entre 1,2 e 1,5 dS m-1 pode ser indicada para obter maior produtividade, sem grandes perdas na qualidade das frutas em sistema hidropônico NFT.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Neves, Leandro Camargo, Adriana Corrent, Leonor Marini, Luciano Lucchetta, Marcio Roggia Zanuzzo, Emerson Dias Gonçalves, Jocemar Zanatta, Fernando Ruffino Cantillano et Cesar Valmor Rombaldi. « Atmosfera modificada e 1-metilciclopropeno na conservação pós-colheita de kiwis cv. Bruno ». Revista Brasileira de Fruticultura 25, no 3 (décembre 2003) : 390–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452003000300007.

Texte intégral
Résumé :
Neste trabalho avaliou-se, em kiwis da cv Bruno, a ação do 1-Metilciclopropeno (1-MCP), na concentração de 625 ppb, associado ou não à atmosfera modificada gerada com o emprego de embalagem de polietileno de baixa densidade (PEBD), de 22µm. Os tratamentos testados foram: T1, controle (sem embalagem e 1-MCP); T2, sem embalagem com 1-MCP; T3, com embalagem de PEBD sem 1-MCP; T4, embalagem de PEBD mais o 1-MCP, sendo após armazenados em câmara fria a - 0,5 ± 0,5 ºC e 95 ± 5% de umidade relativa (U.R.). As avaliações foram realizadas após o pré-resfriamento, aos 45 dias, 45 + 5 dias (22 ± 3ºC e 75 ± 5% de U.R.), 90 dias e 90 + 5 dias (22 ± 3ºC e 75 ± 5% de U.R.). As variáveis analisadas foram: firmeza de polpa (FP), sólidos totais (ST), acidez titulável (AT), concentração de etileno e de CO2 e análise sensorial (somente ao final do experimento). A maior firmeza de polpa e acidez titulável, o menor conteúdo de sólidos totais, as menores concentrações de etileno e CO2 e a melhor aceitabilidade pelos julgadores foi obtida com os frutos acondicionadas em PEBD de 22 µm e tratadas com 1-MCP.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

De Andrade, Stella Braga, Vítor Lages Do Vale, Aloysio Portugal Maia Saliba et Nilo De Oliveira Nascimento. « AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE SÓLIDOS TOTAIS NA BACIA DO RIO PARAOPEBA APÓS RUPTURA DA BARRAGEM I – BRUMADINHO ». Revista Augustus 24, no 49 (17 décembre 2019) : 100–112. http://dx.doi.org/10.15202/1981896.2019v24n49p100.

Texte intégral
Résumé :
A ruptura da Barragem I da Mina Córrego do Feijão ocorreu no dia 25/01/2019 e trouxe ao rio Paraopeba grande quantidade de rejeitos que alteraram significativamente a concentração de sólidos totais deste curso d`água. Imediatamente após o colapso dessa estrutura o IGAM, CPRM, COPASA e VALE iniciaram monitoramentos diários de diversos parâmetros de qualidade de água, dentre eles a concentração de sólidos totais (CST). Contudo, a bacia do rio Paraopeba, devido ao seu uso e ocupação, é uma bacia com diversas fontes de sólidos, de forma que se observa na análise dos dados significativas variações da CST entre as estações de monitoramento. Para melhor avaliação da CST analisou-se 60 km do rio Paraopeba, divididos em 6 trechos, no período entre 30/01/2019 a 31/03/2019. Para fins de interpretação da interferência da ruptura da Barragem I na CST da bacia, os dados dos pontos de monitoramento considerados neste estudo foram comparados aos dados da série histórica do primeiro trimestre dos últimos 10 anos, tanto das estações de monitoramento do IGAM ao longo do rio Paraopeba, quanto com as estações localizadas nos principais afluentes. Essa comparação demonstrou que, a 50 km da confluência, a mediana da série é similar a mediana da série histórica da estação posicionada a 1,7 km a jusante. Observou-se ainda que neste ponto os atuais valores máximos observados entre final de fevereiro e final de março de 2019 são inferiores aos valores da série histórica observados para o principal afluente do trecho, o rio Betim.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Rocha, Fernanda Cipriano, Rasmo Garcia, Acyr Wanderley de Paula Freitas, Alexandre Lima de Souza, Sebastião de Campos Valadares Filho, Odilon Gomes Pereira, João Paulo Sampaio Rigueira, Rafael Gonçalves Tonucci et Gabriel Cipriano Rocha. « Consumo e digestibilidade de dietas formuladas com diferentes níveis de casca de café para vacas em lactação ». Revista Brasileira de Zootecnia 35, no 5 (octobre 2006) : 2154–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000700036.

Texte intégral
Résumé :
Avaliaram-se o consumo e a digestibilidade aparente da dieta, a produção e composição do leite e a economicidade de dietas formuladas com quatro níveis de casca de café na MS total (0, 5, 10, 15% da MS) em substituição ao milho no concentrado. Foram utilizadas 12 vacas da raça Holandesa, distribuídas em três quadrados latinos 4 x 4, de acordo com o período de lactação. As dietas (isoprotéicas, 15,5% de PB) foram constituídas de 60% de silagem de milho e 40% de concentrado, com base na MS. O consumo de EE não foi alterado, mas os de MS, MO, PB, carboidratos totais (CT) e carboidratos não-fibrosos (CNF) e a concentração de NDT das dietas decresceram linearmente com adição de casca de café, elevando, também de forma linear, o consumo de FDN. As digestibilidades de MS, MO, PB, CT, FDN, CNF e a concentração de NDT das dietas reduziram linearmente com a adição de casca de café no concentrado. A produção de leite e as quantidades de gordura, proteína, sólidos totais, extrato seco desengordurado e suas concentrações no leite não foram alteradas pelos níveis de casca de café nas dietas. O saldo com alimentação por vaca e por litro de leite aumentou linearmente com o incremento de casca de café nas dietas. A substituição do milho do concentrado por casca de café pode ser feita em até 15% da MS total da dieta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Costa, José Maria Correia da, et Érica Milô de Freitas Felipe Rocha. « Avaliação das características químicas, físico-químicas e da rotulagem de compostos líquidos prontos para consumo ». Segurança Alimentar e Nutricional 17, no 2 (9 février 2015) : 63. http://dx.doi.org/10.20396/san.v17i2.8634793.

Texte intégral
Résumé :
Nos últimos anos tem ocorrido uma crescente demanda pelo consumo de bebidas energéticas, composto líquido pronto para consumo, porém, são escassas as publicações sobre a composição destas bebidas. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi elaborar a caracterização química e físico-química bem como implementar a avaliação da rotulagem de quatro marcas de bebidas energéticas comerciais e disponibilizar esta informação ao consumidor. Foram avaliados pH, acidez, condutividade elétrica, viscosidade, concentração salina, sólidos solúveis totais, ácido ascórbico, açúcares redutores e não redutores, açúcares totais, sólidos totais e cafeína. A análise da rotulagem teve por base os registros da legislação vigente. Os resultados das análises químicas e físicoquímicas apresentaram diferenças significantes ao nível de 5% em pelo menos uma das amostras estudadas. Vale ressaltar que a quantidade de cafeína encontrada, nos produtos de todas as marcas é menor que o limite máximo permitido pela legislação, que estabelece um valor máximo de 35 mg/100 mL. Com relação à análise dos conteúdos dos rótulos, as marcas analisadas não atenderam plenamente a totalidade dos requisitos exigidos pela legislação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Mata, Mario E. R. M. Cavalcanti, Duarte et Helen L. H. T. Zanini. « Calor específico e densidade da polpa de cajá (Spondias lutea L.) com diferentes concentrações de sólidos solúveis sob baixas temperaturas ». Engenharia Agrícola 25, no 2 (août 2005) : 488–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162005000200023.

Texte intégral
Résumé :
A polpa de cajá tem sido exportada da região Nordeste para todo o Brasil, e uma das maneiras de conservá-la é processando-a e armazenado-a na forma congelada. Durante o processamento, existem dois fatores que favorecem a qualidade do produto a ser armazenado: a rapidez com que o produto é congelado e a adição de açúcar como forma de dificultar a ação microbiológica. Na linha de processo, algumas propriedades termofísicas, como o calor específico e a densidade, se alteram com as temperaturas negativas e com o teor de sólidos solúveis totais; dessa forma, para o dimensionamento adequado de máquinas e equipamentos, torna-se necessário conhecer essas propriedades, principalmente quando se operam equipamentos criogênicos, onde as temperaturas podem chegar a -196 ºC. Neste trabalho, determinaram-se a densidade e o calor específico da polpa do cajá com quatro diferentes níveis de sólidos solúveis totais (natural da polpa; 20; 40 e 60%) e temperaturas entre -196 ºC e -18 ºC. A densidade foi obtida pela razão entre a massa da polpa e o seu volume. O volume foi determinado pelo método do deslocamento de massa (água) e o calor específico por meio de balanço de calor entre a massa da polpa, a massa do cilindro que contém a polpa e a massa do gelo. Conclui-se que a densidade da polpa de cajá aumenta em função da redução da temperatura e do aumento do teor de sólidos solúveis totais de 9 para 60 °Brix e que o calor específico da polpa diminui com a diminuição de temperatura e aumenta com a concentração de sólidos solúveis totais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Botelho, Renato Vasconcelos, Erasmo José Paioli Pires, Maurilo Monteiro Terra et Cássia Regina Limonta Carvalho. « Efeitos do thidiazuron e do ácido giberélico nas características dos cachos e bagas de uvas 'niagara rosada' na região de Jundiaí-SP ». Revista Brasileira de Fruticultura 25, no 1 (avril 2003) : 96–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452003000100028.

Texte intégral
Résumé :
Dois experimentos foram conduzidos em vinhedo localizado na região de Jundiaí-SP, com o objetivo de estudar-se os efeitos de aplicações de fitorreguladores em uvas 'Niagara Rosada'. No primeiro ensaio, utilizou-se de thidiazuron na concentração de 5 ou 10 mg.L-1, e/ou ácido giberélico na concentração de 100 mg.L-1. No segundo experimento, as doses de thidiazuron foram: 0; 2,5; 5,0; 7,5; 10,0; 12,5 e 15,0 mg.L-1. Os fitorreguladores foram aplicados mediante única imersão dos cachos em solução, 14 dias após a plena floração. Foram avaliados massa, largura e comprimento dos cachos e bagas; massa dos engaços; número de bagas; número de sementes; teor de sólidos solúveis totais e acidez total titulável do mosto. No primeiro ensaio, os maiores valores de massa, comprimento e largura das bagas foram verificados para os tratamentos com thidiazuron associado a ácido giberélico. O tratamento isolado de ácido giberélico não foi efetivo para aumentar o tamanho das bagas e reduziu o número de bagas por cacho. No segundo experimento, aplicações de thidiazuron aumentaram linearmente a massa de cachos e engaços, e a massa, largura e comprimento das bagas. As variáveis teor de sólidos solúveis totais, acidez total titulável, número de sementes e largura de cachos não foram influenciadas pelo TDZ e pelo AG3.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Almeida, Nicolly Carvalho de Sousa, Pompeu Otoni de Souza Lima, Rúbia Lemos Ferreira Carneiro, Tamara Daiane de Souza, Jaquelline Carla Valamiel de Oliveira e. Silva et Jussara Aparecida de Oliveira Cotta. « Sistemas alagados construídos : tratamento de baixo custo para esgoto sanitário em áreas rurais ». Research, Society and Development 9, no 8 (5 juillet 2020) : e274985678. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5678.

Texte intégral
Résumé :
No Brasil existe elevada carência na coleta e tratamento de esgoto, e por isso faz-se necessário a adoção de tecnologias eficazes e de baixo custo que promovam o saneamento básico nos municípios. Uma destas tecnologias é o Sistema Alagado Construído (SAC), também conhecido como wetland construído que promove o tratamento do esgoto antes do lançamento em cursos hídricos. Este estudo avaliou o desempenho do SAC, no qual foi testado a associação de duas espécies vegetais, Hedychium coronarium (Lírio-do-brejo) e Typha domingensis (Taboa). O sistema foi implantado no distrito de Brejaúba, pertencente ao município de Conceição do Mato Dentro – MG. Amostras foram coletadas em três pontos do sistema e submetidas à análises da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), sólidos totais, sólidos sedimentáveis, pH, turbidez e nitrogênio total Kjeldahl (NTK). Foram observadas reduções médias de 83% da DBO, 85% dos sólidos totais, 49,6% da concentração do nitrogênio, 99,9% dos sólidos sedimentáveis e 89,7 % na turbidez. De acordo com as legislações vigentes o efluente gerado neste sistema pode ser lançado no curso hídrico. Desta forma, análises dos resultados detectou redução em todos os parâmetros avaliados demonstrando que o SAC é um sistema extremamente promissor, já que é um sistema eficiente, de baixo custo e contribui com a qualidade dos cursos hídricos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Corrent, Adriana Regina, Aguinaldo Parussolo, César Luiz Girardi et Cesar Valmor Rombaldi. « Uso do 1-metilciclopropeno no controle da maturação de maçãs cv. 'Royal Gala' ». Revista Brasileira de Fruticultura 27, no 2 (août 2005) : 207–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452005000200006.

Texte intégral
Résumé :
Avaliou-se o efeito do 1-metilciclopropeno (1-MCP) no controle da maturação de maçãs 'Royal Gala'. As frutas foram colhidas em dois estádios de maturação caracterizados como: estádio de maturação 1, com frutas apresentando firmeza de polpa de 82,14 N, acidez total titulável de 0,36 % de ácido málico, teor de sólidos solúveis totais de 14,10 ºBrix e produção de etileno de 2,00 nL.g-1.h-1, e estádio de maturação 2, com maçãs apresentando firmeza de polpa de 79,96 N, acidez total titulável de 0,33 % de ácido málico, teor de sólidos solúveis totais de 13,74 ºBrix e produção de etileno de 17,11 nL.g-1.h-1. Foram testadas quatro concentrações de 1-MCP: 0; 312; 625 e 1250 nL.L-1. A aplicação foi efetuada durante 48 horas, à temperatura de 20 ± 2 ºC, em câmaras com capacidade para 300 L. Após a aplicação, as frutas foram armazenadas a 20 ± 2 ºC, por 60 dias. A cada 10 dias, avaliaram-se a firmeza de polpa, a acidez total titulável, o teor de sólidos solúveis totais e a produção de etileno. O 1-MCP reduziu a produção de etileno nas maçãs e retardou a ocorrência do pico climatérico, independentemente do estádio de maturação e da concentração do produto. Em conseqüência, preservou maiores valores de firmeza de polpa e acidez total titulável.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Rodrigues, Alessandro, João Paulo Campos de Araujo, Eduardo Augusto Girardi et João Alexio Scarpare Filho. « Desenvolvimento do pessegueiro 'Flordaprince' sob duas intensidades de poda verde ». Bragantia 68, no 3 (septembre 2009) : 673–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052009000300014.

Texte intégral
Résumé :
Pessegueiros 'Flordaprince' [Prunus persica (L.) Batsch] foram submetidos a duas intensidades de poda verde (leve e de renovação), 45 dias após a colheita, com o objetivo de verificar seu efeito sobre o desenvolvimento, a produção, qualidade de frutos e as concentrações de carboidratos solúveis totais em raízes e ramos. O experimento foi realizado em condições de campo, em Piracicaba (SP), durante a safra 2003/2004, utilizando-se 48 plantas em espaçamento de 3,0 m x 1,2 m, sob sistema de líder central. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, constituído de dois tratamentos e doze repetições. A parcela experimental correspondeu a duas plantas, nas quais foram analisados o florescimento efetivo, a densidade de brotação, o crescimento de ramos após a poda verde e após a poda de frutificação, o desenvolvimento, a produção e a qualidade dos frutos e as concentrações de carboidratos solúveis totais presentes em raízes e ramos. A poda de renovação acarretou menor concentração de carboidratos solúveis totais nas raízes durante o período de dormência. Essa poda também reduziu a fixação de frutos e o teor de sólidos solúveis, embora tenha acarretado maior massa individual de frutos. As intensidades de poda verde não influenciaram na concentração de carboidratos solúveis totais em ramos, no desenvolvimento dos frutos e crescimento de ramos após a poda de frutificação. Houve maior acúmulo de carboidratos solúveis totais nas raízes, durante todo o ciclo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Santos Andrade, Fabrícia, Pablícia Oliveira Galdino, Bruno Henrique Da Silva Melo et Myrian Stefany Gomes de Araújo. « Caracterização físico-química do mesocarpo de maracujá amarelo osmoconvectivo em diferentes temperaturas de secagem ». Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no 2 (23 mai 2021) : 1008–17. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8976.

Texte intégral
Résumé :
Tecnologias empregadas para o reaproveitamento de resíduos têm ocupado espaço no Brasil, que é um grande produtor agroindustrial. O mesocarpo, parte interna do maracujá que envolve a polpa agrega valor nutricional, e pode ser aproveitado por uma tecnologia de desidratação osmótica e secagem convectiva, produzindo uma espécie de fruta passa. Assim, o objetivo geral foi realizar caracterização físico química do mesocarpo de maracujá amarelo in natura e osmoconvectivo, por meio dos parâmetros: pH, acidez total titulável, sólidos solúveis totais (ºBrix), teor de água/sólidos totais, cinzas, ácido ascórbico, açúcares redutores e não redutores, açucares totais, cor e atividade de água. As fatias do mesocarpo foram cortadas em de 2,5 x 1,5 cm branqueadas e em seguida, imersas em solução desidratante contendo 40, 50 e 60 ºBrix de sacarose em água destilada. Estes recipientes para cada concentração foram levados à estufa com circulação de ar nas temperaturas 40, 50 e 60 ºC por 1,5 hora, estabelecido por planejamento experimental fatorial 2² + 3 pontos centrais, com variáveis independentes, temperatura (40 a 60 °C) e concentração da solução de sacarose (40 a 60 °Brix). As fatias osmodesidratadas foram submetidas à secagem convectiva nas temperaturas de 50, 60 e 70 ºC, apresentando-se como melhor condição de preservação do ácido ascórbico, menor atividade de água e baixo teor de água, as fatias submetidas a temperatura de 60 ºC. As fatias secas a 60 °C foram consideradas a melhor amostra, pela conservação de ácido ascórbico, atividade de água abaixo de 0,6 e baixo teor de água.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Sunada, Natália da Silva, Ana Carolina Amorim Orrico, Marco Antônio Previdelli Orrico Junior, Stanley Ribeiro Centurion, Arley Borges de Morais Oliveira, Alexandre Rodrigo Mendes Fernandes, Jorge de Lucas Junior et Leonardo de Oliveira Seno. « Compostagem de resíduo sólido de abatedouro avícola ». Ciência Rural 45, no 1 (9 septembre 2014) : 178–83. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20120261.

Texte intégral
Résumé :
Em virtude da grande demanda por proteína de origem animal, tem-se aumentado a produção de frangos de corte e consequentemente a geração de resíduos provenientes do abate de aves, sendo necessário o desenvolvimento de técnicas que permitam o aproveitamento e reciclagem desses materiais. Objetivou-se com a execução deste trabalho avaliar a eficiência da compostagem no tratamento e reciclagem do resíduo sólido de abatedouro avícola. Utilizou-se resíduo sólido de abatedouro avícola comercial composto por fragmentos de vísceras, tecido muscular, adiposo e ósseo, sangue coagulado e penas e, como fonte de carbono, a casca de arroz. Montou-se uma leira com 1,5m3 de volume inicial, na qual foram monitorados os parâmetros: temperatura, teores de sólidos totais (ST), voláteis (SV), N, P, K, carbono orgânico (C), matéria orgânica compostável (MOC), matéria orgânica resistente à compostagem (MORC), demanda química de oxigênio (DQO), massa e volume enleirados, número mais provável (NMP) de coliformes totais e termotolerantes, bem como suas reduções durante o processo. A temperatura máxima atingida no centro da leira foi de 53,3ºC (média semanal), já as reduções de massa de ST e SV e volume durante o processo de pré-compostagem foram de 36,1; 44,3 e 23,3%, respectivamente, e, durante o processo de compostagem, foram de 21,8; 23,8 e 4,4%. A baixa redução do volume das leiras pode estar associada à alta concentração de MORC (40,1%) que pode ser principalmente relacionada à qualidade da fonte de carbono. O processo promoveu satisfatórias reduções totais de ST, SV e volume, sendo, respectivamente, 50,1; 57,5 e 26,7%. No entanto, foram observadas reduções de 43% na quantidade de nitrogênio presente no composto final. Apesar das reduções de nitrogênio, a compostagem demonstrou ser um método eficiente no tratamento dos resíduos sólidos de abatedouro avícola.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Cancelier, Adriano, Ubiridiana Patrícia Dal' Soto, Murilo Cesar Costelli, Toni Jefferson Lopes et Adriano da Silva. « Avaliação da produção de biogás de dejetos de suínos utilizando a metodologia de superfície de resposta ». Engenharia Sanitaria e Ambiental 20, no 2 (juin 2015) : 209–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522015020000101264.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo avaliou as condições operacionais que podem maximizar a produção do biogás a partir do uso de biodigestores. Os ensaios experimentais foram conduzidos utilizando dejetos de suínos em fase de terminação, com concentração de sólidos totais na coleta de 70,6% p/v. Os experimentos avaliaram, segundo a metodologia de superfície de resposta (MSR), a influência de cinco fatores: temperatura, concentração inicial de matéria orgânica e influência da adição de nutrientes inorgânicos (FeSO4×7H2O, NiSO4×6H2O e MnSO4×4H2O). Os melhores resultados foram obtidos para a concentração de biomassa inicial de 395 a 595 g.L-1 e a temperatura de 33,5 a 44ºC. Em relação ao uso de nutrientes no processo de biodigestão anaeróbia, os resultados permitiram concluir que houve significativa redução no tempo de retenção hidráulica (TRH) e maior produtividade de biogás.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Alves, Thallyne de Brito, Marcos Rodrigues Amorim Afonso et José Maria Correia da Costa. « Efeitos da adição de agentes carreadores sobre o pó da polpa de pitaia vermelha (H. polyrhizus) liofilizada ». Research, Society and Development 9, no 8 (9 août 2020) : e950986105. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6105.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência da maltodextrina, goma arábica e dextrina sobre o pó da polpa de pitaia vermelha liofilizada. A polpa foi caracterizada através das análises de umidade, atividade de água, pH, acidez total titulável, sólidos solúveis totais, ácido ascórbico, cor, betalaínas e compostos fenólicos. A influência dos agentes carreadores sobre o pó foi avaliada através de um delineamento de misturas do tipo simplex centroide e a higroscopicidade, umidade, índice de Carr (IC) e a relação de Hausner (RH) dos pós foram determinados. A polpa de pitaia mostrou um grande teor de umidade e boas quantidades de ácido ascórbico e compostos fenólicos totais, baixos teores de acidez e sólidos solúveis. A higroscopicidade dos pós variou de 10,37 a 6,55% e o teor de umidade dos pós variaram de 3,17 a 4,78%. O índice de Carr das amostras variaram de 22,61 a 43,00% e da relação de Housner de 1,29 a 1,75. O aumento da concentração de maltodextrina e diminuição da dextrina e goma arábica na mistura, reduziu os valores de IC e RH. O aumento da concentração de dextrina na mistura contribuiu para redução da umidade dos pós, e o aumento da goma arábica contribuiu para o aumento da higroscopicidade dos pós. Dentre as agentes carreadores utilizados, a maltodextrina foi a que mais contribuiu para a melhor fluidez do pó da polpa de pitaia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Peil, Roberta MN, Antonio AR Albuquerque Neto et Cesar V. Rombaldi. « Densidade de plantio e genótipos de tomateiro cereja em sistema fechado de cultivo em substrato ». Horticultura Brasileira 32, no 2 (juin 2014) : 234–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362014000200021.

Texte intégral
Résumé :
O cultivo de tomateiro em sistemas fechados (com reutilização da solução drenada) é essencial para reduzir as perdas de água e nutrientes e a contaminação ambiental, mas escassas são as informações na literatura. O objetivo foi avaliar o efeito de densidades de cultivo (2,9; 3,9; 4,7; 5,9 e 7,8 plantas m-2) no crescimento, na produtividade e na qualidade de frutos de dois genótipos de tomateiro cereja ('Cereja Vermelho' e 'Flavor Top') cultivados em casca de arroz com sistema fechado de circulação da solução nutritiva. Foram avaliados a produção e partição da matéria seca de hastes, folhas e frutos; número, massa fresca média e produtividade de frutos; teor de sólidos solúveis e concentração de fitoquímicos (carotenóides, compostos fenólicos totais e capacidade antioxidante). 'Cereja Vermelho' apresentou maior alocação de fotoassimilados nos frutos, crescimento e produtividade e 'Flavor Top' apresentou maior concentração de sólidos solúveis, maior concentração de fenóis e capacidade antioxidante. O aumento da densidade de plantio reduziu o crescimento individual das plantas sem afetar a partição de matéria seca, aumentando a produtividade por unidade de área. As densidades de plantio de 5,9 e 7,8 plantas m-2 são as mais adequadas, respectivamente, para 'Cereja Vermelho' e 'Flavor Top'.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Macedo, Ana Luzia O., et Fernanda M. B. Coutinho. « Desenvolvimento de látices nitrílicos carboxilados ». Polímeros 18, no 1 (mars 2008) : 63–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282008000100013.

Texte intégral
Résumé :
É apresentando um estudo sobre o desenvolvimento de um processo de polimerização em emulsão de acrilonitrila, butadieno e ácido carboxílico, em escala piloto. O objetivo desse estudo é a produção de látex nitrílico carboxilado com alto teor de sólidos diretamente no processo de polimerização, sem a necessidade de etapas pós-reação de concentração. Foi estudado o efeito da temperatura, do tipo e quantidade de emulsificante, do tipo e quantidade de iniciador, do tipo de agitador e da velocidade de agitação e das etapas de adição incremental. Para isso, foram realizadas 32 reações, das quais somente 7 chegaram ao alvo de teor de sólidos desejado (50%). Os látices obtidos foram caracterizados quanto ao seu teor de sólidos, tamanho e distribuição de tamanhos das partículas, e por espectroscopia na região do infravermelho para determinação da composição monomérica. Foram obtidos látices com até 57% de sólidos totais. O tamanho médio de partícula variou de 130 a 230 nm.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Lima, Cristiane Andréa de, Fábio Gelape Faleiro, Nilton Tadeu Vilela Junqueira, Kelly de Oliveira Cohen et Tadeu Graciolli Guimarães. « Características físico-químicas, polifenóis e flavonoides amarelos em frutos de espécies de pitaias comerciais e nativas do Cerrado ». Revista Brasileira de Fruticultura 35, no 2 (juin 2013) : 565–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452013000200027.

Texte intégral
Résumé :
Apesar do grande potencial comercial da pitaia, ainda são escassos os estudos de caracterização físico-química de frutos da pitaia, principalmente considerando espécies nativas do Cerrado. Neste trabalho, objetivou-se analisar a caracterização físico-química, polifenóis e flavonoides amarelos totais de frutos de espécies de pitaia Hylocereus costaricensis, Hylocereus undatus, Selenicereus setaceus e Selenicereus megalanthus. Para as avaliações físico-químicas, foram realizadas as análises de sólidos solúveis, pH e acidez total titulável. Para a determinação dos compostos fenólicos, realizaram-se as análises de polifenóis extraíveis totais e flavonoides amarelos. Foram observadas diferenças significativas entre as espécies de pitaia e entre as partes basal, mediana e apical dos frutos, quanto às características físico-químicas e a concentração de compostos fenólicos. A espécie S. megalanthus apresentou maior quantidade de sólidos solúveis, apresentando, assim, a polpa mais doce. Tal característica foi mais pronunciada na parte mediana do fruto de todas as espécies. Houve diferença significativa entre o pH, com valores variando de 4,84 a 5,67, classificando-se como alimentos pouco ácidos. A acidez variou de 0,10 % a 0,15 % de ácido cítrico. H. costaricensis merece destaque pela presença de maior quantidade de polifenóis totais e de flavonoides amarelos, diferenciando-se significativamente das demais espécies.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Barreto, Caroline Farias, Letícia Vanni Ferreira, Renan Navroski, Jorge Atílio Benati, Rufino Fernando Flores Cantillano, Marcia Vizzotto, Gilberto Nava et Luis Eduardo Correa Antunes. « Adubação potássica na qualidade de frutos de pessegueiro ». Revista de Ciências Agroveterinárias 19, no 4 (14 décembre 2020) : 420–27. http://dx.doi.org/10.5965/223811711942020420.

Texte intégral
Résumé :
Para pessegueiros produzidos na região sul do Brasil ainda são escassas as informações sobre a influência da adubação potássica sobre a qualidade dos frutos. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os atributos físico-químicos e compostos bioativos dos frutos de pessegueiros submetidos a diferentes doses de potássio aplicadas no solo por três safras consecutivas. O experimento foi realizado estudando a cultivar Sensação em um pomar comercial no município de Morro Redondo, RS – Brasil, durante as safras de 2016, 2017 e 2018. Os pessegueiros da cultivar Sensação foram adubados com potássio (K) nas doses de 0, 40, 80, 120 e 160 kg ha-1 de K2O na forma de cloreto de potássio, aplicadas na superfície do solo. Após a colheita foram determinados os teores de sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), relação SS/AT, pH, coloração da polpa, firmeza da epiderme e da polpa, teor de carotenoides totais, compostos fenólicos totais e atividade antioxidante. A firmeza da epiderme, a relação SS/AT e a concentração de carotenoides dos pêssegos responderam à adubação potássica, mas apenas em alguns ciclos de produção. Os parâmetros de coloração, firmeza da polpa, sólidos solúveis, pH do suco, fenóis totais e atividade antioxidante dos pêssegos não alteraram em decorrência da aplicação de potássio ao solo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

BARRETO, Caroline Farias, Roseli Mello FARIAS, Carlos Roberto MARTINS, Marcelo Barbosa MALGARIN et Paulo Celso MELLO-FARIAS. « Concentração de metamitron no raleio de pessegueiros : influência sobre a qualidade dos frutos ». Revista Eletrônica Científica da UERGS 4, no 5 (30 décembre 2018) : 705–15. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.45.705-715.

Texte intégral
Résumé :
O raleio manual de pessegueiros é uma prática necessária, mas onerosa e dificultosa para a produção de frutas. O uso de produtos com ação raleante é uma alternativa ao raleio manual, porém carece de informações sobre seu efeito na qualidade dos frutos. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade dos frutos de pessegueiros após o raleio químico com o uso de diferentes doses de metamitron. O experimento foi conduzido em pomar comercial no município de Morro Redondo, Rio Grande do Sul, Brasil, durante as safras 2015 e 2016, na cultivar Maciel. Os tratamentos constituíram em plantas de pessegueiro sem raleio e o raleio químico com metamitron nas concentrações de 100, 200, 300 e 400 mg L-1. Foram avaliados a coloração da epiderme, firmeza da polpa, índice de maturação, sólidos solúveis, acidez titulável, compostos fenólicos totais e atividade antioxidante nos frutos de pessegueiros. A acidez titulável dos pêssegos aumenta com o incremento das doses de metamitron utilizado no raleio dos pessegueiros. O uso no metamitron no raleio reduz o teor de fenóis totais e atividade antioxidante dos pêssegos. Portanto, somente a acidez titulável e os compostos bioativos dos pêssegos são alterados pelo uso de distintas doses de metamitron no raleio de pessegueiro.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Morais, Alaíza Barros Lima, Daniela Nascimento Ferreira, Giannina Soares Taveira, Heriberto Alves dos Anjos et Alessandra Almeida Castro Pagani. « Influência do tempo de infusão nas características físico-químicas e no conteúdo de compostos bioativos nutracêuticos de folha de mangaba (Hancornia speciosa Gomes) ». Research, Society and Development 9, no 10 (25 septembre 2020) : e2519108557. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8557.

Texte intégral
Résumé :
A folhas da mangabeira são popularmente utilizadas no preparo de chás e infusões com fins medicinais. Infusões de ervas apresentam propriedades benéficas devido as substâncias bioativas que atuam como antioxidantes. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar as características físico-químicas e o conteúdo de compostos bioativos nutracêuticos e, verificar a influência do tempo em infusões de folhas de mangaba. As infusões foram preparadas em triplicada a 5 e 10 (I5 e I10) minutos, adicionando 1 g de material vegetal in natura em 50 mL de água fervente. Foram efetuadas análises para caracterização físico-química das folhas in natura, infusões e resíduos: cor e índice de escurecimento (I.E.); sólidos solúveis totais em ºBrix e; pH. As análises dos compostos bioativos foram: clorofilas, carotenóides e fenóis totais. Nas análises físico-químicas, o teor de sólidos solúveis totais não variou significativamente, indicando que os tempos analisados extraíram conteúdos similares. O I.E. permaneceu constante, indicando que o tratamento térmico não foi associado com a ativação enzimática e escurecimento. Entretanto, o tempo de infusão afetou significativamente os fitoquímicos. Os valores de clorofila total e suas frações variaram com diminuição progressiva em comparação da folha in natura em diferentes tempos de infusão, bem como os carotenóides totais, β-caroteno e fenóis, o que sugere influência do tempo na quantidade desses compostos presentes nas infusões, sendo que, a I5 proporcionou menor perda dos compostos comparado à I10, podendo correlacionar-se positivamente com a concentração de flavonóides e com a atividade antioxidante.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Rodrigues, Alessandro, Eduardo Augusto Girardi et João Alexio Scarpare Filho. « Aplicação de ethephon e qualidade da uva 'Rubi' em Porto Feliz-SP ». Revista Brasileira de Fruticultura 32, no 3 (1 octobre 2010) : 925–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452010005000103.

Texte intégral
Résumé :
A produção de uvas de mesa é uma importante atividade econômica no Estado de São Paulo. A região de Porto Feliz, em clima Cwa, apresenta grande número de agricultores familiares dedicados a esta atividade. Condições climáticas e manejo da cultura durante a fase de amadurecimento determinam a qualidade dos bagos, sendo o uso de fitorreguladores uma ferramenta útil para o ajustamento de atributos da qualidade. Avaliaram-se sete concentrações de ethephon, aplicadas por imersão dos cachos no início da mudança de coloração dos bagos, sobre a qualidade de uva 'Rubi', durante os ciclos de 2007 e de 2008, em propriedade comercial localizada em Porto Feliz-SP. Os atributos de qualidade avaliados foram a coloração de bagos, teor de sólidos solúveis totais e desbagoamento pós-colheita, sendo determinado também o índice de velocidade de desbagoamento. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e de regressão. Em 2007, observaram-se maiores coloração e teor de sólidos solúveis totais, associados às maiores temperaturas registradas no período entre o início de maturação e a colheita. O uso de ethephon, independentemente da concentração utilizada, promoveu coloração mais avermelhada dos bagos de 'Rubi' nas duas safras. Não houve efeito do uso do ethephon sobre o teor de sólidos solúveis totais. Não foi possível inferir sobre o efeito do etephon no desbagoamento em função do elevado coeficiente de variação. Estudos básicos para avaliar o efeito de fatores climáticos, nutricionais e de manejo do vinhedo são necessários no desenvolvimento de coloração dos bagos da cultivar 'Rubi' em clima tropical.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Pinho, Emílio Sousa, Clauber Rosanova, Flávia Tavares Matos, Rubens Tomio Honda, Guilherme Wolff Bueno et Alberto Akama. « Avaliação do Índice de Estado Trófico como ferramenta para monitoramento de atividades aquícolas em reservatórios continentais ». Biotemas 31, no 4 (29 novembre 2018) : 23–34. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2018v31n4p23.

Texte intégral
Résumé :
A aquicultura é a atividade que mais cresce entre os setores de produção de alimentos, porém, se executada inadequadamente, pode causar a deterioração da qualidade da água. O objetivo do trabalho foi avaliar a utilização do Índice de Estado Trófico (IET) como ferramenta de monitoramento de atividades aquícolas, especificamente do Parque Aquícola Sucupira, área de cultivo de peixes em tanques-rede no reservatório do Lajeado em Palmas/TO. O monitoramento foi realizado entre janeiro e agosto de 2017, envolvendo a coleta de amostras para análises dos parâmetros de fósforo total e clorofila-a. Paralelamente, houve coleta de dados de temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido, condutividade, pH e sólidos totais dissolvidos. As variáveis limnológicas (temperatura, condutividade, turbidez, oxigênio dissolvido, pH e sólidos totais dissolvidos), com exceção do fósforo total, apesar das pequenas variações de oxigênio e sólidos totais, estão de acordo com as recomendações da Resolução CONAMA 357/05. Os dados obtidos permitem concluir que a área aquícola apresentou predominância de estado trófico supereutrófico e que o estado trófico do reservatório nas proximidades dos tanques-rede sofre forte influência externa de atividades antrópicas, principalmente no período chuvoso. No período da seca, por não haver a diluição de nutrientes devido à escassez de chuvas, ocorre aumento na concentração de fósforo na água, levando a um estado hipereutrófico. O resultado se deve ao fato de o lago apresentar naturalmente altos índices de fósforo, portanto, não é possível afirmar que a aquicultura seja uma atividade impactante, sendo necessária a adoção de um programa de monitoramento com uma malha amostral mais abrangente em futuros estudos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Victorino, Alfiado, Joao Nildo de Souza Vianna, Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti et Maria Tereza Lima Vilarinho. « Biotecnologia e Sustentabilidade : Potencial de digestão anaeróbia na redução de resíduos, na produção de energia e de biofertizantes ». Fronteiras : Journal of Social, Technological and Environmental Science 5, no 1 (28 juin 2016) : 68. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i1.p68-87.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo visa instalar e qualificar uma unidade sustentável: Projeto “Vitrine da Sustentabilidade”, demonstrativa de produção e uso de bioenergia e biofertilizantes. Analisa o desempenho de um reator tubular de PVC de 10 m3 no tratamento de resíduos alimentares do Restaurante da Universidade de Brasília. Analisou-se: taxa de carga orgânica, pH, temperatura, taxa de remoção de sólidos, produção de biogás e sua composição. O reator operou experimentalmente em condições de relativa estabilidade térmica, durante quatro meses em ambiente mesofílico (22-33ºC) com taxa orgânica média de 23,9 kgSV/m3 dia. Apresentou uma taxa de produção média de biogás de 13,8 dm3/kgSVdia, taxa de remoção de sólidos totais (96%) e taxa de remoção de sólidos voláteis (18.7%). O biogás apresentou maior concentração de CO2 e frações de outros gases, sem apresentar concentrações consideráveis de metano. O projeto tem potencial de eficiência e replicabilidade para inovação tecnológica na produção de Biogás e Biofertilizante.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Souza, Amanda Oliveira, Clayton Moura de Carvalho, Raimundo Rodrigues Gomes Filho, Carlos Alexandre Borges Garcia, Elder Sanzio Aguiar Cerqueira, Manoel Valnir Júnior, Leonaria Luna Silva de Carvalho, Kleiton Rocha Saraiva et Anamália Ferreira da Silva. « Análise temporal e espacial das águas do perímetro irrigado Cotinguiba/Pindoba na região hidrográfica do baixo São Francisco Sergipano ». Research, Society and Development 10, no 2 (20 février 2021) : e39210212403. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12403.

Texte intégral
Résumé :
A irrigação com um manejo inadequado pode alterar a qualidade dos recursos hídricos, diante desta informação, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o impacto da irrigação, principalmente da rizicultura, na qualidade das águas superficiais do Perímetro de Irrigação de Cotinguiba/Pindoba, localizado na região hidrográfica do Baixo São Francisco Sergipano. Nesta pesquisa foram avaliados 22 parâmetros da qualidade da água (alcalinidade total, cálcio, cloretos, clorofila-a, coliformes termotolerantes, coliformes totais, condutividade elétrica, cor aparente, DBO, DQO, ferro dissolvido, ferro total, fósforo total, magnésio, nitrato, oxigênio dissolvido, pH, sólidos em suspensão, sólidos dissolvidos, sólidos totais, temperatura e turbidez), obtidos de dados secundários do programa de monitoramento da qualidade da água disponibilizados pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), através dos relatórios das campanhas de monitoramento realizadas nos anos de 2006, 2013 e 2014, e comparados com os valores estabelecidos pela resolução CONAMA 357/2005. As concentrações de fósforo total e de cor não atenderam os padrões da classe II de água doce. O valor máximo de condutividade elétrica encontrado neste estudo apresenta restrições leves a moderadas para o uso da água na irrigação. A análise da qualidade da água permitiu evidenciar que o aporte de águas drenadas do Perímetro Cotinguiba/Pindoba contribuiu com o aumento da concentração de algumas variáveis, por isso, a importância de manter um plano de gestão ambiental para mitigar os impactos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Gomes, Maria Thereza de Moraes Santos, Kaliana Sitonio Eça et Luiz Antonio Viotto. « Concentração da vinhaça por microfiltração seguida de nanofiltração com membranas ». Pesquisa Agropecuária Brasileira 46, no 6 (juin 2011) : 633–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2011000600009.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho foi avaliar a concentração da vinhaça por meio da microfiltração (MF) seguida de nanofiltração (NF). Os experimentos foram conduzidos em laboratório, a 60ºC e 500 rpm, com uso de vinhaça com 2,8% de sólidos totais (ST), para avaliação da influência da pressão no fluxo de permeado e na retenção de ST. Apressão variou de 1,0 a 3,4 bar, para MF, e de 15 a 35 bar, para NF. Utilizou-se membrana de celulose, com massa molecular de corte de 100 kDa, para MF, e membrana de poliestersulfona (PES), de 300, 500 e 1.000 Da, para NF. A MF realizada a 1,8 bar foi selecionada, por ter apresentado bom fluxo e menor consumo de energia, e o permeado obtido foi submetido à NF. ANF apresentou retenções de ST de 47-75%, e o fluxo mais elevado foi obtido com a PES 1.000 Da, a 35 bar. O concentrado final apresenta 4% de ST e é considerado adequado para uso em solo, em termosde demanda química deoxigênio e de teores de ST.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie