Littérature scientifique sur le sujet « Curva de Oferta »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Curva de Oferta ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Curva de Oferta"

1

Rodríguez Arana, Alejandro. « ESTIMACIÓN DE UN MODELO DEL MERCADO DE TRABAJO PARA MÉXICO (1973-2006) ». PANORAMA ECONÓMICO 2, no 4 (26 avril 2017) : 30. http://dx.doi.org/10.29201/pe-ipn.v2i4.118.

Texte intégral
Résumé :
Este trabajo plantea un modelo econométrico dinámico de oferta y demanda de trabajo para México. La demanda de trabajo de largo plazo depende positivamente del producto interno bruto (PIB) y negativamente de las remuneraciones reales al trabajo. A su vez, la oferta de trabajo se manifiesta a través de una ecuación de salarios, la cual se comporta como curva de salarios en el largo plazo y como curva de Phillips en el corto plazo. El modelo se estima con técnicas de ecuaciones simultáneas combinadas con mecanismos del tipo de corrección de error.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Carrara, Aniela Fagundes, et Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros. « Choques de oferta e política monetaria na economia brasileira : uma análise do impacto dos preços das commodities na inflação entre 2002 e 2014 ». Nova Economia 29, no 3 (décembre 2019) : 757–94. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/4070.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Este estudo investiga como os choques de oferta, originados pelos preços das commodities, têm impactado na inflação brasileira e como e com que eficiência a política monetária do país tem reagido. Para tanto, foi estimado um modelo semiestrutural contendo uma curva de Phillips, uma curva IS e duas versões da Função de Reação do Banco Central. O método de estimação empregado foi o de Autorregressão Vetorial com Correção de Erro (VEC) na sua versão estrutural. Os resultados sugerem que a taxa de inflação brasileira tem um componente de indexação importante, mas é também influenciada pela expectativa que o mercado forma a seu respeito e pelo comportamento dos preços do lado da oferta, que também exercem certo impacto na expectativa de inflação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Correia, Fernando Motta, et João Basílio Pereima. « Curva de Phillips e macrodinâmica do capital ótimo ». Revista de Economia Contemporânea 15, no 2 (août 2011) : 221–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-98482011000200001.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta novos argumentos para alguns dos fatos estilizados, recentemente, sobre a dinâmica da inflação, apontados por Mishkin (2007), quais sejam: a) a persistência dos choques de inflação estão declinando; b) a curva de Phillips esta se tornando mais horizontal e; c) a inflação tem se mostrado menos reativa à choques nos preços. É abordado o problema da determinação da oferta agregada em que alegamos que a versão novokeynesiana da curva de Phillips, apesar dos avanços, ainda não incorpora os determinantes da ampliação do produto potencial e, que esta inclusão é uma das explicações para os fatos estilizados (fato b), revelados recentemente por Mishkin.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Carrara, Aniela Fagundes, et Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros. « A Influência do Preço dos Hortifrutícolas no IPCA : uma análise por meio da curva de Phillips ». Revista de Economia e Sociologia Rural 54, no 4 (décembre 2016) : 751–70. http://dx.doi.org/10.1590/1234-56781806-94790540409.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: Os choques de oferta rotineiramente são relacionados ao comportamento da inflação. Seus efeitos têm sido, em geral, avaliados considerando variações nos preços das commodities (minérios, petróleo, produtos agropecuários estocáveis etc.). O objetivo deste trabalho é examinar a influência de um tipo de choque de oferta pouco estudado, mas que, como regra, recebe grande atenção do público: as mudanças nos preços dos hortifrutícolas (produtos perecíveis de ciclo relativamente curto). Esses preços frequentemente têm sido apontados como os responsáveis pelas acentuadas variações no IPCA. Com vistas a contemplar este objetivo, foi construída e estimada uma curva de Phillips, baseada nos modelos Novos-Keynesianos, e seguindo o arcabouço do modelo semiestrutural de pequeno porte utilizado pelo Banco Central do Brasil. O método de estimação empregado foi o de Autorregressão Vetorial com Correção de Erro (VEC) na sua versão estrutural. Os resultados evidenciam que os preços dos hortifrutícolas podem ter repercussão considerável na variação do IPCA e na variação das expectativas de inflação. Seus choques provocam efeitos que perduram por vários meses na trajetória destas duas variáveis.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Serva Neto, Leão Renato Pinto, Eduardo Eugênio Spers, Norval Baitello Júnior et Carlos Augusto Lopes da Costa. « Fotos de guerras causam dependência ? Um estudo com reconhecimento facial de emoções ». Discursos Fotograficos 16, no 28 (12 juillet 2020) : 66. http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2020v16n28p66.

Texte intégral
Résumé :
A partir de ferramentas de reconhecimento de emoções por expressão facial, foram identificados sentimentos despertados pela visão de um conjunto de imagens de guerra. Entre os resultados apresentados, destaca-se a curva crescente de engajamento/empatia durante todo o período de apresentação da sequência de imagens, crescente ao mesmo tempo em que outras emoções decrescem ou se mantêm. Esse comportamento sugere que possa haver uma atração por imagens de conflito que se mantém crescente enquanto dura a oferta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Briceño, José D. Liquitaya. « La Curva de Phillips en la Nueva Economía Keynesiana : Una revisión crítica ». Revista Nicolaita de Estudios Económicos 5, no 2 (11 décembre 2013) : 59–83. http://dx.doi.org/10.33110/rnee.v5i2.127.

Texte intégral
Résumé :
Este artículo se divide en tres secciones. En la primera, se revisa la literatura que sentó las bases para el desarrollo de la Curva de Phillips Nueva Keynesiana; en la segunda, se efectúa un análisis teórico y formal del modelo estándar y los modelos derivados que sustentan la curva de Phillips. Por último, se examinan las condiciones de validez y el alcance de las proposiciones teóricas de dichos modelos. Al respecto, se concluye que el modelo estándar, aparentemente consistente con sus bases microeconómicas, es inconsistente con la evidencia empírica; en particular, su carácter enteramente pros­pectivo contraviene el hecho de que la inflación depende en gran medida de su evo­lución previa; pero también implica, contrariamente a lo observado, la posibilidad de auges deflacionarios ante políticas anunciadas de contracción de la oferta monetaria. Los modelos derivados que incorporan la hipótesis de información imperfecta y/o las expectativas orientadas hacia atrás tampoco resultan disuasivas debido a su naturaleza ad hoc y a otras inconsistencias teóricas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Montenegro, Abelardo A. A., Mateus R. Ribeiro, Suzana M. G. L. Montenegro, Marcus M. Corrêa et Thais E. M. Santos. « Potencialidades hídricas superficiais de Fernando de Noronha, PE, e alternativas para incremento da oferta ». Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, suppl (décembre 2009) : 931–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000700016.

Texte intégral
Résumé :
A disponibilidade de recursos hídricos para usos múltiplos, com ênfase no abastecimento público, é questão da mais alta relevância e depende de aspectos edáficos, hidrológicos, ambientais e de gestão. Avaliou-se o potencial hídrico de bacias hidrográficas da Ilha de Fernando de Noronha, com vistas a dar suporte à gestão da água no arquipélago; para isto se delimitaram e caracterizaram cinco bacias representativas e se estimou a precipitação efetiva através do método da Curva Número. Adicionalmente, foram investigadas as características de infiltração dos principais solos do arquipélago. Verifica-se que, em geral, as bacias hidrográficas têm limitada infiltrabilidade e elevado potencial de escoamento, constatando-se o potencial de incremento de oferta de água superficial superior a 90%, desde que se contemple a utilização racional das principais bacias existentes. Dentre os solos analisados, os Cambissolos Háplicos Vertissólicos e os Vertissolos são os solos de menor infiltrabilidade e, portanto, de maior contribuição à macrodrenagem do arquipélago. Sugere-se a utilização das bacias estudadas no abastecimento doméstico da Ilha, de modo a incrementar a disponibilidade de água no local.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Machado, Daniel José, José Renato Lamberti et Helene Rebelo. « Oferta pública de aquisições de ações : evidências de variação de valor no mercado financeiro ». REVISTA ENIAC PESQUISA 6, no 1 (2 juillet 2017) : 15. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v6i1.423.

Texte intégral
Résumé :
A hipótese de eficiência do mercado em sua forma semiforte, alvitra que os preços se ajustam instantaneamente refletindo a divulgação pública de quaisquer informações relevantes, coibindo oportunidades de retornos anormais arbitrários. O objetivo deste estudo é verificar a ocorrência de variação no preço das ações, por ocasião da Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA), no mercado acionário brasileiro, no período entre 2006 a 2015. A metodologia da pesquisa utilizada é o estudo de eventos para avaliar possibilidade de retornos anormais de ativos em relação ao mercado. Esta pesquisa se distingue pela quantidade de OPAs (65) ocorridas em um longo período (10 anos) estudados, contribuindo pela agregação, ao aproximar-se da curva normal. Foram testadas as variações no preço das ações no período que antecedeu, durante e imediatamente após o evento. Os resultados encontrados, em relação ao evento de OPA, evidenciam que, em sua maioria, há significância estatística de variação no preço destas ações. A conclusão é que há evidências da hipótese de eficiência do mercado brasileiro em sua forma semiforte, no período estudado, ocasionada pelo evento das OPAs.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Briceño, José Liquitaya, et Miguel Ángel Ramírez Muñoz. « Análisis del intercambio entre el producto y la inflación de la economía mexicana ». Revista Nicolaita de Estudios Económicos 4, no 1 (9 décembre 2013) : 85–110. http://dx.doi.org/10.33110/rnee.v4i1.52.

Texte intégral
Résumé :
En el presente artículo se reexamina la pertinencia del modelo clásico de análisis de la escuela de las Expectativas Racionales (EER) en lo concerniente a su visión del intercambio entre el producto y la inflación, postulada originalmente por Robert Lucas Jr. Para tal efecto se realiza un recuento histórico de la evolución de las ideas respecto a la relación entre la inflación y el desempleo hasta la formulación e indagación empírica de la curva de Oferta Agregada de Lucas. A continuación se precisan los aspectos lógico-formales del modelo; luego se elucidan algunos detalles respecto de la muestra y los datos utilizados. Ulteriormente se analizan los resultados y se contrastan las hipótesis fundamentales. Por último, se presentan las conclusiones principales.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Saiani, Carlos César Santejo, Rudinei Toneto Júnior et Juscelino Dourado. « Desigualdade de acesso a serviços de saneamento ambiental nos municípios brasileiros : evidências de uma Curva de Kuznets e de uma Seletividade Hierárquica das Políticas ? » Nova Economia 23, no 3 (décembre 2013) : 657–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-63512013000300006.

Texte intégral
Résumé :
O principal objetivo do artigo foi verificar a relação entre a desigualdade de acesso aos serviços de saneamento ambiental e a renda dos domicílios. Além disso, foi analisado se a desigualdade de acesso é influenciada por outras variáveis relacionadas à oferta dos serviços, em especial, pelos aspectos políticos. Três hipóteses foram testadas: (i) se existe relação positiva entre a desigualdade de acesso e a desigualdade de renda; (ii) se a relação entre a desigualdade de acesso aos serviços e à renda per capita é semelhante à Curva de Kuznets (CK); e (iii) se existe Seletividade Hierárquica das Políticas (SHP) nesses serviços. Os resultados obtidos para os municípios brasileiros nos anos 1991 e 2000 sinalizaram a existência de uma SHP nos três serviços considerados, mas a CK se verificou apenas no abastecimento de água.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Thèses sur le sujet "Curva de Oferta"

1

Abreu, EulÃlia Alves de. « AnÃlise histÃrica e empÃrica sobre as exportaÃÃes de aÃÃcar do Brasil ». Universidade Federal do CearÃ, 2011. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6914.

Texte intégral
Résumé :
nÃo hÃ
O objetivo deste trabalho à estimar uma equaÃÃo de exportaÃÃo que explique o comÃrcio internacional brasileiro de aÃÃcar, com a finalidade de identificar quais variÃveis impactam no desempenho exportador dessa commodity e medir a elasticidade-preÃo da oferta de aÃÃcar, tendo como metodologia adotada a dos mÃnimos quadrados ordinÃrios (MMQO). O perÃodo em anÃlise compreende a maio de 1997 a dezembro de 2010, com valores contabilizados mensalmente. As principais variÃveis identificadas como determinantes dessas exportaÃÃes foram o preÃo e a renda mundial. Os coeficientes do modelo estimado apresentaram resultados compatÃveis com a teoria econÃmica, mostrando que o preÃo e a renda mundial influenciam nas exportaÃÃes brasileiras, tendo como resultado a elasticidade-preÃo da oferta inelÃstica.
The objective of this paper is to estimate an equation explaining the export Brazilian sugar trade, in order to identify variables impact the performance of exports of this commodity and measure the price elasticity of supply of sugar, with the methodology of the ordinary least squares (MMQO). The analysis covers the period May 1997 to December 2010, with values ​​recorded monthly. The variables identified as key determinants of these exports were price and world income. The estimated coefficients of the model presented results consistent with economic theory, showing that the price and income global influence in Brazilian exports, resulting in the price elasticity of supply inelastic.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Jiménez, Félix. « Contracts, Phillips Curve and Monetary Policy ». Economía, 2015. http://repositorio.pucp.edu.pe/index/handle/123456789/117584.

Texte intégral
Résumé :
This paper shows how to obtain a short run aggregate supply curve when there are explicit orimplicit contracts. In the same way it is possible to obtain an expectation augmented Phillips curve. Then, a monetary policy is incorporated to the short run aggregate supply curve or to the Phillips curve in order to model the Central Bank reaction when the actual inflation deviates from the target inflation. Then a model with a Central Bank welfare lost function is developed in order to obtain an optimal monetary policy rule which modifies the synthetic version of the Taylor Rule. This model allows making short run comparative static analyses.
Este trabajo muestra que la existencia de contratos implícitos o explícitos, da lugar a desvíos de la producción respecto de su nivel de pleno empleo y, por lo tanto, a la configuración de una curva de oferta agregada de corto plazo con pendiente positiva. Estos desvíos pueden asimismo expresarse con una curva de Phillips. Definida la curva de Phillips, se integra una regla de política monetaria que permite modelar los efectos de la reacción del Banco Central ante los desvíos de la inflación respecto de la inflación meta. Se desarrolla un modelo con una función de pérdida del Banco Central para luego obtener una regla monetaria óptima que modifica la versión sintética de la Regla de Taylor. Este modelo permite realizar análisis de estática comparativa a corto plazo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Hossaka, Guilherme Hideo Assaoka. « Stochastic supply curves and liquidity costs : estimation for brazilian equities ». reponame:Repositório Institucional do FGV, 2018. http://hdl.handle.net/10438/24807.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Guilherme Hideo Assaoka Hossaka (ghossaka@gmail.com) on 2018-09-07T17:43:58Z No. of bitstreams: 1 Stochastic_Supply_Curves_and_Liquidity_Costs.pdf: 6114705 bytes, checksum: 383773b2814d582892c750a566229869 (MD5)
Approved for entry into archive by Janete de Oliveira Feitosa (janete.feitosa@fgv.br) on 2018-09-18T13:52:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Stochastic_Supply_Curves_and_Liquidity_Costs.pdf: 6114705 bytes, checksum: 383773b2814d582892c750a566229869 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-26T20:00:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Stochastic_Supply_Curves_and_Liquidity_Costs.pdf: 6114705 bytes, en checksum: 383773b2814d582892c750a566229869 (MD5) Previous issue date: 2018-06-26
Market Liquidity is characterized by the easiness and freedom to trade assets at desired volumes and for prices perceived as representative of their values. When there is a scarcity of bid and ask offers at those terms, traders face the so called Market Liquidity Risk and they must offer concessions on their original offers, leading to additional costs. Approaches to model this phenomena exist in broad variety but a common component of most Market Liquidity models is an instantaneous cost component, also known as transaction/execution costs or realized/instantaneous impact. This element, here the Liquidity Cost, gives the actual trading prices faced by a trader, frequently a deviation from the unobservable “true price”, normally represented as a GBM with the mid-price as a proxy for modeling purposes. Although it is clear that Liquidity Costs are a relevant aspect of Market Liquidity Risk and it is present in many models, it is relegated to a more simplistic treatment, being though as well-behaved, deterministic, smooth and static. The main point of this work is to follow a different approach by evaluating Liquidity Costs at a microstructural level by estimating the Stochastic Supply Curve from C¸ etin-Jarrow-Protter Model for Brazilian equities. To do so, high-frequency-data from B3’s ftp is used and to build Limit Order Books for several stocks at intraday periods. The empirical findings support the existence of non-trivial Stochastic Supply Curves as a representation for Liquidity Costs in several equities on Brazilian Markets. Additionally, there is evidence that Liquidity Costs may behave in contrast with some of the literature, being stochastic with time-varying functional representations on the LOB and with liquidity parameters that could be represented as mean-reverting stochastic process.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Lieberg, Vanessa. « A influência do estoque mundial de açúcar sobre o preço internacional dessa commodity ». reponame:Repositório Institucional do FGV, 2014. http://hdl.handle.net/10438/13134.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Vanessa Lieberg (vanessa.lieberg@bunge.com) on 2015-01-21T13:18:18Z No. of bitstreams: 1 (A_influência_do_estoque_mundial_de_açúcar_sobre_o_preço_internacional_dessa_commodity_Vanessa_Lieberg).pdf: 2548371 bytes, checksum: cab69de134e04cc1b84969455e32f2a8 (MD5)
Approved for entry into archive by Fabiana da Silva Segura (fabiana.segura@fgv.br) on 2015-01-21T16:08:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 (A_influência_do_estoque_mundial_de_açúcar_sobre_o_preço_internacional_dessa_commodity_Vanessa_Lieberg).pdf: 2548371 bytes, checksum: cab69de134e04cc1b84969455e32f2a8 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-01-22T12:33:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 (A_influência_do_estoque_mundial_de_açúcar_sobre_o_preço_internacional_dessa_commodity_Vanessa_Lieberg).pdf: 2548371 bytes, checksum: cab69de134e04cc1b84969455e32f2a8 (MD5) Previous issue date: 2014-12-22
Global Sugar market has changed considerably since 1970; the dramatic fluctuations in sugar prices have affected the sugar market worldwide. Therefore, new countries such as Brazil, India, China and Thailand start to invest intensively into this market. In the new scenario, Brazil became the main producer of sugar, as well as the main exporter one. The models considered in this study showed the influence of the main sugar producers and the worldwide stocks against the commodity price behaviour. Firstly, the study showed that ending-stocks have a higher impact in the sugar prices comparing to beginning-stocks, in this case, the main countries that contribute for stocks build-up were Brazil and India. Secondly, this study evaluated the impact of the largest sugar producers against the price, the models concluded that Brazil was the most significant country followed by China. Although the study showed Brazil as the main country which impacts stocks and sugar price; it is important to highlight that other countries are also important in the context to identify the main drivers for the supply and demand dynamics in order to evaluate price levels in response of the production and stocks.
O presente estudo visou, principalmente, analisar a influência do estoque mundial de açúcar sobre o preço dessa commodity. O mercado do açúcar mudou consideravelmente após a década de 70 devido à crise do petróleo e a entrada de países em desenvolvimento que passaram a investir intensivamente neste mercado. Países como Brasil, Índia, China e Tailândia ganharam grande representatividade. O maior destaque se tornou o Brasil, sendo este atualmente o maior produtor e exportador de açúcar no mundo. Os principais fatores que tornaram o Brasil um dos líderes deste mercado foram: condições climáticas favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar, ciclo de safra mais longo e em período diferente dos demais países produtores, a flexibilidade em se produzir etanol e açúcar na mesma unidade industrial, incentivos governamentais para o crescimento do setor durante os anos 80 e 90, e assim por diante. Os modelos ajustados para avaliar o efeito do estoque, e da produção dos principais países sobre o preço internacional foram ajustados considerando as propriedades de integração e co-integração das séries utilizadas. O mesmo ocorreu no caso do modelo construído para explicar o a formação de estoques. Modelos alternativos incluindo tendência estocástica foram também ajustados. Primeiramente verificou-se o efeito do estoque inicial e final sobre o preço do açúcar e constatou-se que o estoque no final do ano-safra, o qual representa um excesso de oferta naquele ano, teve um poder explanatório importante sobre o preço da commodity. No caso do estoque do ano anterior, o qual contribui para a oferta do ano-safra em questão, que é determinado também por condições de oferta e demanda daquele ano, o efeito foi menor. Em seguida, procurou analisar o efeito da produção dos principais países que têm potencial para ofertar açúcar no mercado internacional e na formação do estoque mundial. Os resultados mostraram que a produção do Brasil e a da Índia são as mais importantes na definição do estoque mundial de açúcar, seguidas pela da Tailândia. Por fim, ajustou-se um modelo para quantificar o impacto da produção dos maiores produtores de açúcar sobre o seu preço e os resultados revelaram que a produção do Brasil foi a que tem o efeito mais expressivo, seguida pela da China. Concluiu-se, no estudo, que a produção brasileira de açúcar tem uma grande influência sob a ótica da oferta sob o preço, no entanto, outros países também são importantes nesse contexto, como foi o caso da Índia no caso de estoques e a da China no da formação do preço. Além disso, observou-se o efeito do preço internacional de açúcar sobre o mix de produção açúcar/etanol brasileiro e não o contrário.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Sartori, Eloi. « Instrumentos para monitoramento da gestão econômica de preços dinâmicos : uma contribuição para o aumento da competitividade das empresas comerciais ». Universidade de São Paulo, 2001. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-02102015-110008/.

Texte intégral
Résumé :
Cada vez mais, a competividade fortalece a filosofia de administração empresarial baseada na orientação para o cliente e para o lucro. A busca de novas formas de relacionamento com os clientes requer instrumentos que possam personalizar inclusive os preços que compõem a equação de valor de cada um. O que temos visto, na prática, são ações que não consideram a dinâmica das forças do mercado, representada pelas curvas de oferta e demanda, e por isso expõem a organização ao risco de propor um processo de troca que não atenda ao preceito de que deve beneficiar tanto o vendedor quanto o comprador, como fator mais importante para a manutenção de um relacinamento de longo prazo. Os instrumentos apresentados como equações matemamáticas, pretendem viabilizar a adoção de forma monitorada com os objetos da gestão econômica. Como benefício complementar, os intrumentos por requererem regras claras, objetivas e bem delimitadas para os processos de negociação, permitem compartilhar de maneira justa, a responsabilidade sobre o atingimento dos resultados através de transações comerciais.
Competitiveness fortifies the entrepreneurial management philosophy that prioritizes more and more, customers and profit. The search for new relationship between companies and customers requires appropriate tools to even, embody the prices that composes the equation of value. We have noticed according to the procedures, actions disrespecting the dynamic of market forces, represented by supply and demand curves and, as a consequence, the companies can be involved in a trading process that can not serve neither the seller nor the buyer, damaging the relationship in the long run. The algorithms presented as mathematical equation aim at enabling the approval of the dynamic prices in trading processes to support their own flexibility in a controlled way that is connected to the goals of the economic management. As a complementary benefit, the algorithms require clear, delimitative and objective rules for the dealing processes and make possible sharing in a fair way, the responsability for the achievement of the results through the trading negotiations.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Turino, Francesco. « Essays on Non-Price Competition and Macroeconomics ». Doctoral thesis, Universitat Pompeu Fabra, 2009. http://hdl.handle.net/10803/7406.

Texte intégral
Résumé :
My dissertation is a collection of three essays that study various aspects of non-price competition among firms using fully microfounded general equilibrium models. The first two chapters, both coauthored with Benedetto Molinari, introduce advertising expenditures by firms into a dynamic and stochastic general equilibrium model (DSGE), in order to address the question of whether and how aggregate advertising expenditures provide important effects upon the aggregate economy. In particular, the first chapter provides a short-run analysis, by focusing on the implications of aggregate adverting expenditure upon the business cycle. The second chapter, in turn, focuses on long-run effects of advertising, by analyzing the implications upon the steady-state equilibrium of aggregate advertising expenditures by firms. The last chapter, by using a modified version of the canonical New Keynesian model, investigates the effect upon inflation dynamics of non-price competition among firms.
Esta tesis contiene tres ensayos que estudian varios aspectos de la competencia no en precio entre las impresas, utilizando modelos de equilibrio general micro-fundados. En los primeros dos capítulos, ambos coautorados con Benedetto Molinari, se introducen gastos en publicidad de las empresas en un modelo dinámico y estocástico de equilibrio general, a través del cual, se estudian las implicaciones de la publicidad en la economía agregada. El primer capítulo se focaliza en los efectos de corto plazo de la publicidad, analizando las implicaciones con respecto al ciclo económico. El segundo capítulo, estudia los efectos de largo plazo de la publicidad, con el objetivo de analizar las implicaciones sobra el estado estacionario del economía. En el último capítulo se utiliza una versión modificada del modelo Neo-Keynesiano que estudia los efectos de la competencia no en precio en relación la dinámica de la inflación.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Castro, Ana Paula Lopes de. « Influência das redes na dinamização turística dos destinos : Rota da Bairrada ». Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/17404.

Texte intégral
Résumé :
Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
A formação de redes é essencial num mundo cada vez mais competitivo, que exige cada vez mais das empresas. A atuação individual já não constitui uma resposta efetiva e a colaboração é a chave para o sucesso no panorama organizacional atual. Reconhecendo-se o conjunto de benefícios da colaboração em rede, cada vez mais se assiste a criação deste tipo de estruturas organizacionais e o turismo não é exceção. O presente estudo visa analisar qual a influência das redes na dinamização turística dos destinos, nomeadamente qual a influência que a Rota da Bairrada exerce sob a dinamização turística da Curia. Há duas perspetivas em análise: a da oferta turística e a da procura turística. Em relação a oferta, o objetivo consiste em perceber a forma como os agentes turísticos da Curia vêm a atuação da Rota da Bairrada e se a consideram benéfica para si e para o destino. Quanto a procura, pretende-se perceber se as visitas a Curia são de alguma forma influenciadas pela Rota da Bairrada e se há diferenças em termos de motivações, comportamento de viagem, avaliação do destino, satisfação e fidelização entre os visitantes influenciados pela rede e os que não são influenciados. A metodologia definida para a recolha de dados primários consistiu na administração de inquéritos por questionário aos agentes da oferta turística da Curia e aos visitantes, os objetos de estudo da investigação empírica. A informação obtida foi analisada através de análises estatísticas e no caso da oferta também de uma análise sociométrica. Concluiu-se que os agentes da oferta não associados a rede se sentem um pouco excluídos da sua atuação e que poderiam ser criadas condições para todos poderem participar na rede, dando o seu contributo de formas diferentes. Outra das grandes conclusões consiste no facto da Rota não exercer uma influência muito significativa na decisão dos visitantes irem a Curia e que seria importante uma maior aposta na promoção da Curia e uma maior dinamização do destino, através do desenvolvimento de atividades e eventos.
Networks are essential in an increasingly competitive world, which requires companies to adapt and promptly react to the environmental changes. An individual performance is no longer an effective response and collaboration is the key to success in today's organizational environment. Recognizing the full range of benefits of networked collaboration, there is an increasing creation of this type of organizational structures and tourism is no exception. The present study aims to analyze the influence of networks in boosting tourist destinations, namely what influence Bairrada Wine Route has in tourist stimulation of Curia. There are two perspectives on analysis: one refers to tourism supply and the other to tourism demand. On the supply side, the goal is to understand how the Curia tour agents see Bairrada Wine Route and consider its actions beneficia1 to themselves and to the destination. Regarding demand, the aim is to understand whether Bairrada Wine Route somehow influences the visits to Curia and if there are differences in terms of motivation and trave1 behavior among visitors influenced by the network and those that are not influenced. The methodology defined for the primary data collection consisted of an administration of questionnaire surveys to agents of the tourist offer and visitors, the objects of study of this empirical research. The information obtained was analyzed through statistical analyzes. It was concluded that the agents not associated with the network feel somehow excluded from its operations and it is important to consider the creation of conditions for all the agents interested to participate in the network. Another conclusion is that the network does not have a significant influence on the decision of the visitors to visit Curia. It would be important to improve the promoting of Bairrada Wine Route and Curia and the developing of events and activities that can bring more dinamic to the destination.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Czinkán, Norbert. « Three Essays on Applied Microeconomics ». Doctoral thesis, Universidad de Alicante, 2017. http://hdl.handle.net/10045/72314.

Texte intégral
Résumé :
Es bien subido en la geografía económica que la distribución espacial de la población y las empresas está lejos de ser aleatoria, incluso después de controlar por características geográficas, como la existencia de recursos naturales, ríos, atraque marítimo o número de horas de sol en un año. Dentro de los países, observamos áreas muy densas con numerosas empresas locales activas con gran potencial de mercado y también lugares escasamente poblados. La aglomeración afecta a una amplia gama de fenómenos económicos que influyen en la vida cotidiana de los agentes económicos. Por ejemplo, la aglomeración puede causar mayores niveles de productividad para las empresas o mayores salarios para los trabajadores. Por otro lado, las áreas más densas también pueden sufrir los efectos de la congestión, que pueden dar lugar a elevados precios de alquiler y compra de vivienda, así como de otros bienes de consumo. La motivación subyacente de mi tesis es entender las relativamente menos estudiadas o nuevas consecuencias de las fuerzas de aglomeración. El principal objetivo de esta tesis es estimar el impacto de la aglomeración en los precios de los bienes raíces e investigar empíricamente el efecto de la densidad económica en la estabilidad del crecimiento de las empresas. La tesis también evalúa el impacto de esas fluctuaciones en la volatilidad del crecimiento agregado. La tesis contribuye al campo de la Microeconomía desde una perspectiva empírica, y se divide en tres capítulos separados. El objetivo del primer capítulo de la tesis es contrastar las implicaciones derivadas de una versión simplificada del modelo de renta ricardiana utilizando datos para Hungría. Según los principales resultados que obtenemos en este trabajo, un aumento de 10 puntos porcentuales en el crecimiento esperado de la población eleva los precios de la vivienda entre un 2 y un 8% según las diferentes especificaciones regionales. La magnitud de la población también influye significativamente: la elasticidad de los precios de la vivienda con respecto al tamaño de la ciudad varía de 0,065 a 0,21. La ubicación relativa es también un factor clave para determinar los precios de la vivienda: vivir un minuto más lejos del centro micro-regional disminuye un 2% el precio de la vivienda. El segundo capítulo investiga empíricamente el papel de la densidad económica en las fluctuaciones de las empresas. Según de los principales resultados de este segundo capítulo, la densidad de la actividad económica influye en la volatilidad de las empresas. La aglomeración, medida por la población local, el número de empresas o el número de trabajadores, afecta negativamente a la volatilidad del crecimiento de las ventas y el empleo de las empresas manufactureras húngaras durante los años 2000 y 2008. Estimamos una elasticidad negativa de la volatilidad de las empresas con respecto a la densidad, que implica que duplicar la densidad en un municipio o en una microrregión, mitiga las fluctuaciones de la empresa en torno a 2-11% dependiendo de las diferentes definiciones de aglomeración y técnicas econométricas. Para hacer controlar por la potencial endogeneidad de la aglomeración, debida a características de localización no observadas que simultáneamente atraen a las empresas y los trabajadores y alteran las fluctuaciones de las empresas, utilizamos un análisis de variables instrumentales análogo al de de Ciccone y Hall (1996) que utiliza valores históricos de la población local como instrumento para la densidad. Para aprovechar la estructura del panel de los datos, también utilizamos efectos fijos de empresa para controlar por las características inobservables que no varían en el tiempo. Ambos métodos llevan a la misma conclusión: niveles más altos de densidad económica local mitigan las fluctuaciones de las empresas. En el tercer capítulo se muestra que las fluctuaciones en las tasas de crecimiento de las empresas también tienen consecuencias a nivel agregado. Según los resultados, a nivel de la empresa, la gran mayoría de los shocks que afectan a las empresas son idiosincráticos, mientras que el componente macro-sectorial desempeña un papel relativamente menos importante para explicar el crecimiento de las ventas de la empresa. Curiosamente y lo más importante, esos shocks idiosincráticos no desaparecen a nivel de país. Además, la desviación estándar relativa del componente específico de la empresa es sorprendentemente alta: el 55,5% de las fluctuaciones agregadas puede explicarse por shocks idiosincráticos para toda la economía y 56,4% para el sector manufacturero. Estos resultados son robustos para diferentes definiciones de crecimiento y recorte y también a incorporar reacciones heterogéneas a los shocks. La contribución de la tesis al campo de la Microeconomía Aplicada es triple. En primer lugar, la comprensión de las consecuencias de la población (cambiante) sobre los precios de la vivienda es crucial, ya que la vivienda constituye la mayor parte de la riqueza de la mayoría de las familias. Los hallazgos, según los cuales una disminución de 10 puntos porcentuales del crecimiento esperado de la población disminuye los precios de la vivienda en un 2-10%, implica serias consecuencias para los mercados locales de vivienda a medio plazo, teniendo en cuenta que en muchos países se espera que ocurran cambios considerables a la estructura de edad con una distribución espacial desigual. Los asentamientos con menor población futura esperada, como las pequeñas aldeas en las zonas transdanúbianas del sur o en las regiones noreste de Hungría, tienden a tener precios de vivienda más bajos ya. Mientras tanto, los mercados inmobiliarios de los cinturones suburbanos en crecimiento disfrutan de un mayor nivel de precios debido a la creciente población esperada. No sólo el cambio, sino la magnitud de la población es crucial en la determinación de los precios de la vivienda, un factor mayormente y equivocadamente ignorado de los enfoques hedónicos. La elasticidad de la población en los precios de la vivienda está entre 0.065 y 0.21. Como predice la teoría ricardiana de la renta, la localización es también un factor clave para determinar los precios de la vivienda: vivir un minuto más lejos del centro micro-regional da como resultado un alojamiento más barato del 2%, sin embargo, la ubicación relativa a otros centros agregados, como a un condado o a una región, no tiene impacto en los precios de la vivienda. Las fuerzas de aglomeración también podrían tener un impacto positivo en los agentes económicos. La tesis da una nueva perspectiva de tales ventajas al proporcionar evidencia empírica sobre el efecto de la densidad económica sobre la estabilidad del crecimiento de las empresas. Los resultados indican que duplicar la población local, o el número de empresas o trabajadores en un municipio o micro-región mitiga las fluctuaciones de las ventas y el empleo de un 2-11% dependiendo de las medidas de estratificación y densidad regionales usadas. Nuestros hallazgos principales sugieren que la proximidad a otras empresas, especialmente a los proveedores de inputs potenciales, y los mercados de trabajo más grandes, se asocian con una trayectoria de crecimiento más estable. Por otro lado, en los municipios y micro-regiones menos aglomerados, las personas se enfrentan a un mayor riesgo de ser despedidas, lo que exige la necesidad de tener en cuenta esos riesgos no sólo para los trabajadores, sino también para los responsables de la política laboral. Nuestros hallazgos también podrían aportar nuevas ideas para los debates de política regional. Aunque a nivel individual, la mayoría de los shocks idiosincráticos golpean a las empresas, los shocks a nivel de empresa también son capaces de dar forma al ciclo económico, además tienen una contribución sorprendentemente alta en la volatilidad agregada del crecimiento de las ventas - a diferencia del saber común de décadas de antigüedad según la cual los shocks idiosincráticos se promedian a nivel macro. A pesar de que Hungría es una de las economías más abiertas del mundo, expuesta a shocks externos y sectoriales, casi el 50% de la volatilidad agregada de las ventas se debe a las fluctuaciones de la empresa. La evidencia sugiere que la alta contribución de los factores específicos de la empresa a las fluctuaciones agregadas es impulsada por vínculos entre empresas: los shocks de una sola empresa pueden propagarse y amplificarse a través de las redes de producción. Aunque las ventas húngaras están bastante concentradas, los resultados también implican que el rendimiento de las grandes empresas tiene un impacto moderado en la volatilidad agregada. La sorprendentemente alta importancia de los shocks a nivel de la empresa en la generación de ciclos económicos exige la necesidad de futuras investigaciones sobre la comprensión de los determinantes de las perturbaciones a nivel de la empresa. Para resumir las contribuciones de esta tesis doctoral al campo de la Economía Urbana e Inmobiliaria y la investigación de la fluctuaciones de las empresas, podemos resaltar que el Capítulo 1 es el primero en cuantificar el impacto de la población cambiante en los precios de la vivienda en Hungría, mientras que la novedad del capítulo 3 radica en el cálculo de la distribución estándar relativa de los shocks idiosincráticos a la volatilidad agregada de las ventas utilizando también datos de empresas húngaras. El capítulo 2 prueba y valida una nueva idea, según la cual la densidad económica tiene un efecto positivo sobre la estabilidad del crecimiento de las empresas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Fonseca, Sebastião Fachada. « Existe uma curva salarial em Portugal ? » Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10316/84589.

Texte intégral
Résumé :
Trabalho de Projeto do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia
With regional macroeconomic data, we estimate a wage curve for Portugal, following the pioneering work of David G. Blanchflower and Andrew J. Oswald.There is a brief review of some questions in the literature that seem relevant to us for the analysis being done, for example, the relation of the wage curve with the labor supply curve or the Phillips curve, or the choice regarding the measurement unit of wages in the model.A significant part of our results is in line with the existing consensus, although another part includes some doubts that were already appointed by academic work, which we think were not fully clarified yet.It is studied in macroeconomics, regional macroeconomics and labor economics the relation between the level of unemployment of the factor of production labor and its remuneration. One way to think this relation names itself wage curve. The Phillips curve focus in the growth rate of wages raher than the level, which is the case of the wage curve. This curve makes an assumption about a negative relation between the variables in analysis. When the unemployment rate grows, individuals that are already employed have smaller probabilities of finding job opportunities in the labor market, outside their workplace.If that probability is smaller, then the expected wage income in the labor market will be smaller too. Firms, knowing the labor market conditions, namely the unemployment rate, can pay a wage level that competes with expected income in the market.In the last years, the Portuguese economy has seen a decrease in the unemployment rate and there is some expectation that it will continue to decrease. It would be interesting to know how much wages will respond to the future conditions of the labor market.(...)The main conclusion of this project is that there is some evidence that supports the wage curve for continental Portugal.
Através de dados macroeconómicos e regionais, é estimada uma curva salarial (wage-setting curve) para Portugal, seguindo a referência dos trabalhos fundadores de David G. Blanchflower e Andrew J. Oswald.São também trabalhadas algumas questões um pouco controversas que estão presentes na literatura e que nos parecem ser relevantes para a análise de dados efetuada, como, por exemplo, a relação da curva salarial com a curva da oferta de trabalho e a curva de Phillips, ou a escolha da unidade de medida dos salários no modelo empírico usado na estimação.Uma parte significativa dos resultados está em linha com o consenso existente na matéria, embora outra parte abranja dúvidas que tinham sido previamente levantadas entre os académicos e que ainda não foram totalmente esclarecidas, no nosso entender.É estudada em macroeconomia, em economia regional e em economia do trabalho, a relação entre o nível de desemprego do fator de produção trabalho e a sua remuneração. Uma forma de pensar essa relação chama-se curva salarial (“wage curve”). Ao contrário da curva de Phillips, que se foca na taxa de crescimento dos salários, a curva salarial de Blanchflower e Oswald estuda o nível dos salários. Esta última curva pressupõe uma relação negativa entre as variáveis em análise; um dos modos de pensar esta relação é que quando a taxa de desemprego cresce, os indivíduos que se encontram empregados têm menores probabilidades de encontrar outras oportunidades no mercado de trabalho, ou seja, fora do atual local de trabalho. Se essa probabilidade for menor, então o rendimento esperado no mercado será menor. As empresas, conhecendo as condições do mercado de trabalho, nomeadamente, a taxa de desemprego, podem pagar um nível salarial que concorra com o rendimento esperado no mercado por parte dos indivíduos empregados. Portanto, se o rendimento esperado no mercado diminui, as empresas podem pagar menores salários na medida em que, por exemplo, o nível de esforço dos indivíduos empregados se mantenha razoavelmente constante.Tendo em conta que, nos últimos anos, a economia portuguesa tem assistido a uma diminuição da taxa de desemprego, e que há a expetativa de que continue a diminuir, seria interessante saber em que medida é que os salários poderão responder às futuras condições do mercado de trabalho. O objetivo central deste estudo é tentar estimar uma curva salarial para Portugal para o período compreendido entre 1999 e 2016 e, mais especificamente, concluir acerca do possível impacto da variação da taxa de desemprego no nível médio dos salários. Este trabalho tem a particularidade de usar dados macroeconómicos para tentar estimar a curva salarial, já que na sua estimação são usados, por regra, dados microeconómicos.A conclusão principal deste projeto é a afirmação de que há alguma evidência que suporta a existência de uma curva salarial para Portugal continental.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Costa, Armando Pedro Verdasca da. « Desequilíbrio no mercado de trabalho. O caso português (1983 a 1991). (Uma abordagem pela econometria do desequilíbrio) ». Master's thesis, 1993. http://hdl.handle.net/10400.5/18519.

Texte intégral
Résumé :
Instituto Superior de Economia e Gestão.
A presente dissertação tem como principal objectivo o estudo do mercado de trabalho agregado em Portugal. Nomeadamente, procuramos modelizar o comportamento da procura e da oferta de trabalho, a partir, respectivamente, dos factores determinantes das intenções de empresários e trabalhadores guanto às disponibilidades de transacção do factor de produção "trabalho". Neste estudo seguimos a chamada "abordagem do desequilíbrio", i.e., utilizamos como metodologia de investigação a econometria do desequilíbrio, aliãs, à semelhança dos múltiplos trabalhos de natureza empírica efectuados para outras economias. Esta dissertação desenvolve-se em duas partes: na primeira (capítulos 2 e 3), apresenta-se o instrumental analítico que serve de base às estimações efectuadas, sendo a segunda parte (capitulo 4), integralmente destinada ao tratamento econométrico dos dados e a análise dos resultados obtidos para a economia portuguesa. A conclusão mais importante (e interessante) que podemos tirar dos resultados agora obtidos, é a de que o mercado de trabalho (agregado) em Portugal funcionou (entre 1983 II e 1991 IV), em desequilíbrio, registando-se frequentemente períodos de excesso de procura de trabalho. A conclusão anterior é confirmada pelo facto da taxa de desemprego registada pela nossa economia ter sido frequentemente inferior à taxa natural de desemprego, evidenciando, assim, o sobre—emprego do factor de produção "trabalho". Esta situação deveu-se, fundamentalmente, ao acentuado crescimento económico que caracterizou a economia portuguesa na última década.
N/A
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "Curva de Oferta"

1

RUNCAN, PATRICIA. Consiliere și mentorare cu impact. Seria AUTENTIC. Vol. 2. EDITURA DE VEST, 2021. http://dx.doi.org/10.51820/autentic.2021.vol.2.

Texte intégral
Résumé :
"Prefață: Consiliere și mentorare cu impact Călăuzirea spirituală: de la „avva” Antichității la mentorul de azi Sfântul apostol Pavel le scria romanilor: „Dar cum vor chema pe Acela în care n-au crezut? Și cum vor crede în Acela despre care n-au auzit? Și cum vor auzi despre El, fără ca cineva să predice? Și cum vor predica, dacă n-au fost trimiși? Astfel, credința vine din cele auzite, iar cele auzite, prin Cuvântul Lui Dumnezeu.” (Romani 10: 14-15). Nimeni n-a plecat la propovăduire de capul lui. 1. Inițial, Isus „a chemat pe cine a vrut” (chemarea; vocația divină: gr. kaleo; lat. voco/are = a chema); 2. apoi, „ei au venit la El și a rânduit dintre ei 12, ca să-i aibă cu Sine” (răspunsul personal: voluntar și prompt [lat. protinus = îndată]; asumarea vocației apostolice și „ucenicia” alături de Isus timp de trei ani; gr. mathitevo = a fi discipol; a învăța; lat. discipulus); și 3. în final, Isus „i-a trimis să predice” (misiunea apostolică; gr. apo/stello; lat. mitto/ere = a trimite; missio/onis = trimitere; gr. kirysso = a propovădui; „a face o proclamație în calitate de herald”; un „mesager al Domnului”; gr. kyr = domn) [Marcu 3:13-14]. Chemare, ucenicie, trimitere..., toate acestea s-au petrecut „la împlinirea timpului” (Galateni 4:4), într-un moment de cumpănă al omenirii, cum ar zice E. Cioran: „Pe culmile disperării”, când „Poporul care stătea în întuneric, a văzut o mare Lumină și, celor care zăceau în ținutul și în umbra morții, le-a răsărit Lumina” (Matei 4:16) „transfigurării cosmice” (Cioran) mesianice. Isus n-a venit într-o lume pregătită să-L primească, ci într-o lume bulversată, disperată și în așteptare... Nu era o lume mai dreaptă, mai bună, mai credincioasă, mai morală, mai cultă, mai catehizată, mai primitoare decât cea de azi. Dar Isus n-a ținut cont de nimic din toate astea, ci pur și simplu a venit să-și îndeplinească „misiunea”: a învățat, a vindecat boli incurabile, a înviat persoane trecute în „viața de apoi”, a iertat, a exorcizat „demonii” multor patimi, a dat sens multor vieți, a provocat, a contestat formalismele Templului, cărturarilor și fariseilor, a declanșat furia mai marilor vremii și nu a fugit de supliciul și „rușinea” crucii. Într-un fel, la (răs)crucea vremurilor de azi, lucrurile par a se suprapune cu cele din timpul lui Isus. Trăim într-o lume complet debusolată, secularizată, nihilistă, agnostică, sceptică, indiferentă, relativistă, dezumanizată, lacomă și nesătulă, buimacă, parcă „fără istorie spirituală și fără viitor”, ostilă Celui de Sus și refractară oricărei morale, o epocă a indiscreției și lipsei de pudoare, a pornografiei, traficului de carne vie, vânzărilor de armament, droguri etc., fără sentimentul păcatului (Morale sans péché, dr. Hesnard, 1954), fără pic de rușine, fără valori, direcție, sens și destinație spirituală. Dumnezeu ne-a adus de la haos (abis, „tohu wa bohu” = o lume „fără formă și goală”; „fără cap și fără coadă”) la kosmos (ordine, viață, „căpătâi”), dar noi, parcă tributari „vocației entropiei”, mergem ireversibil către neant, nonsens și autodistrugere. Dumnezeu ne-a dăruit Viața, dar noi, incapabili să-i descifrăm farmecul, bucuria, valoarea și sensul, ne-o suprimăm sau ne-o irosim în nimicnicie. Ne-a dăruit Iubirea, dar ura, intoleranța și resentimentele ne stăpânesc. „Lumina a venit în lume, dar oamenii au iubit mai mult întunericul decât lumina, pentru că faptele lor erau rele.” (Ioan 3:19). Nu suntem cu nimic mai buni peste 2000 de ani decât atunci, dimpotrivă! Dar, în loc să stăm și să ne lamentăm continuu, mai bine căutăm soluții. Omul sfințește locul! Tuturor acestor provocări vor trebui să le facă față duhovnicii, mentorii, cateheţii și toți învățătorii spirituali de azi. O teologie de manual, scolastică, teoretică, stearpă și polemicile noastre confesionaliste sunt de mult depășite. Cum „imputa” ironic un student profesorului de dogmatică: „Dom’ profesor, cred că nici Dumnezeu nu știe despre El atâtea câte ați scris dumneavoastră în manualul acesta!” Termeni, dogme, erezii, speculații filosofice, dispute – la ce servesc toate astea? „Nimic nu e mai sărac decât cugetarea care, stând afară de Dumnezeu, filosofează despre Dumnezeu.” (Diadoh, episcop al Foticeei, sec. V). Azi, e nevoie de creștini autentici și mărturisitori adevărați (gr. martirevo = a mărturisi; de aici și termenul de „martir”) într-o relație vie cu Dumnezeu, „din interiorul Lui”, în Duhul Lui, nu doar de niște transmițători de cunoștințe teologice exterioare, mereu puși pe harță pentru monopolul (exclusivismul) și „drepturile de autor” asupra „adevărului” divin. Vremea polemicilor sterile a apus. Lumea nu mai are nevoie să afle „sexul îngerilor”! E nevoie de o Întâlnire adevărată cu Dumnezeu, nu doar la nivelul minții și speculațiilor teologice, ci și la nivelul inimii și al spiritului. Un consilier sau mentor spiritual asta va trebui să facă, să-l conducă pe omul zilelor de azi la Marea Întâlnire existențială și spirituală cu Dumnezeu. „Oare poate un orb să călăuzească pe un alt orb? Nu vor cădea amândoi în groapă?” (Luca 6:39). Avem nevoie de duhovnici adevărați, de consilieri adevărați, de mentori spirituali adevărați, cu pregătire umană, teologică și viață spirituală pe măsură, care să înțeleagă omul de azi cu toate problemele, slăbiciunile și ezitările lui, nu de triumfaliști „îmbelferiţi ai spiritului”, de legaliști, formaliști, moraliști de mucava care să te trateze de pe poziții de superioritate, suficiență și omnisciență. Avem nevoie de călăuze spirituale umane, calde, autentice, vii care să „nu ne dea lecții de morală ieftină” și de „auto-izbutită soteriologie”. Nu e nevoie de „experți” care să ni se insinueze drept „modele” și „păstori” ai unei turme paraplegice și oarbe, ci de oameni adevărați cu inimă caldă și mare, cu care să putem intra într-un dialog real, de la om la om, de la suflet la suflet, cu Dumnezeul cel Viu prezent în mijlocul nostru. Predica publică e una, relația de îndrumare spirituală, de consiliere sau de mentorat este alta. Este o relație particulară, de la om la om, cu o forță de impact soteriologic imensă: o adevărată „chirurgie spirituală” în care omul își oferă mentorului spiritual inima deschisă ca „pe tavă” cu toată încrederea. De măiestria și responsabilitatea duhovnicului, consilierului sau mentorului spiritual depinde „reușita operației” și felul în care este „suturată” incizia. Din păcate, mulți au rămas profund dezamăgiți și debusolați după „întâlnirea” cu unele „pseudo-călăuze” sau „mercenari” implicați în acest câmp psihologic și spiritual extrem de fragil. Predica te poate atinge parțial, dar cuvântul adresat direct, de la inimă la inimă, n-are cum să nu-ţi trezească sentimente, întrebări, idei, aspirații puternice. Aceasta și era relația directă dintre avva (maestrul spiritual) și ucenic, încă din antichitatea creștină, și către asta tindem și acum, spre o neo-evanghelizare sau re-încreştinare autentică (nu îndoctrinare sau prozelitism) a omului, prin comunicarea față în față cu mentorul, un om mai experimentat, pregătit (psihologic și spiritual), cu învățăcelul, în curs de formare, pentru a-l smulge din marasmul și pericolele societății atee despre care vorbeam mai sus. Mai trebuie doar să înțelegem că, azi, această relație spirituală de călăuzire este cumva „pe picior de egalitate”. Nimeni nu se consideră superior nimănui, doar „maestrul” spiritual este dispus și disponibil să (se) investească în „discipol”, în beneficiul orientării lui existențiale și mântuirii. Aceasta înseamnă „artă” și autenticitate spirituală! Volumul de față, Consiliere și mentorare cu impact, ca, de altfel, întreaga colecție Autentic, urmăreşte obținerea unor mărturii adevărate ale unor persoane autentice, care să le fie de folos în orientarea și formarea oamenilor dispuși să-și caute calea și rostul lor spiritual. Așa cum, deja, ne-a obișnuit apariția primului volum, Copilărie și parentalitate cu impact, structura celui de față este la fel de coerentă, variată și interesantă cum, nu mă îndoiesc nicio clipă, vor fi și cele ce vor urma. Coordonatoarea volumului și a colecției, doamna conf. univ. dr. Patricia Runcan, un manager cultural excelent și, la rându-i, un om spiritual autentic, nu se dezice, nici de această dată, de stilul ei „nemțesc”, precis, pedant și de chemarea/menirea pe care i-a dat-o Dumnezeu: de a învăța în școală, de a mărturisi în/prin Biserică și de a scrie mesajul divin celor dispuși să-l asculte. Susțin și încurajez, cu tot sufletul, această minunată inițiativă a colecției Autentic și sper să dea roade cât mai bogate și îndelungate! Conf. univ. dr. Eugen Jurca "
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Curva de Oferta"

1

PEREIRA, Adriana A. « EDUCAÇÃO FISCAL : CONSTRUINDO CIDADANIA ». Dans AUTORIA E SABERES DOCENTES, 121–30. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-20-14588-5.

Texte intégral
Résumé :
O momento em que vivemos nos obriga a pensar nas dificuldades e benefícios inerentes à rapidez dos avanços tecnológicos. A quantidade de informação diversificada causa fenômenos, sejam eles positivos e/ou negativos, que se projetam no campo da educação. O método pedagógico e os instrumentos didáticos utilizados para a construção do conhecimento são a base desta proposta, sustentado pelo tema transversal e integrador Educação Fiscal (BNCC 2017), com a intencionalidade de formar estudantes/cidadãos. Consideramos a tecnologia como um componente fundamental para a elaboração cognição/subjetiva no processo de aprendizagens. Nesse contexto, os vídeos são instrumentos que permitem evidenciar o entrelaçar de áreas do saber. Nessa direção, operando uma desfragmentação dos saberes especializados e contribuindo para a construção do conhecimento autopoiético nos diferentes componentes curriculares e seus objetos do conhecimento. A proposta de trabalho está sustentada no paradigma da complexidade, focalizado na proposta teórica de Maturana, Varela, Morin. Os fenômenos referem-se ao estudo que está sendo realizado com os estudantes da EJA diurna14 , etapas III e IV, onde a teoria e a prática comungam. Os filmes de curta metragem “História dos tributos” e “Tributos: que história é essa” serão os primeiros a serem trabalhados para um despertar dos estudantes/sujeitos, sugerindo a eles serem de fato protagonistas de seu próprio processo de construção do conhecimento. Os demais filmes serão escolhidos pelo grupo, delegando a ele responsabilidades e autonomia. O contexto educativo ofertado a estudantes da EJA diurna é capaz de produzir cognição e subjetivação a partir da narrativa cinematográfica e suas linguagens e, assim, identificar os indicadores que participaram da construção do conhecimento através das auto narrativas produzidas pelos estudantes, como forma de se descobrirem como agentes de fato.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Curva de Oferta"

1

Santos, Adriana Claudina, et Aline Mara Alves Maciel. « EaD : Oportunidade para a Realização Pessoal e Profissional ». Dans II Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2018.14824.

Texte intégral
Résumé :
O propósito deste estudo é apresentar um relato de experiência de uma futura professora, que cursa Licenciatura em Ciências Biológicas pela EAD. Apresentamos o contexto e as perspectivas da educação, com vistas à explanação da realização de um projeto de vida que se tornou viável pela oferta dessa modalidade de educação. Quanto a metodologia, o estudo caracteriza-se como relato de experiência. A EAD tem se apresentado como uma modalidade de educação, que redesenha uma nova concepção de universidade, cujo foco é os cidadãos. Consideramos que a educação a distância coloca-se como uma alternativa para o anseio por um processo educativo mais flexível, democrático e aberto.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Araújo, Elisângela de Jesus Macedo. « PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO ASSISTENCIALISTA NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO ONCOLÓGICA : RELATO DE EXPERIÊNCIA ». Dans I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1556.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O câncer vem se mostrando como uma das principais causas de mortalidade no mundo, merecendo especial atenção por parte dos profissionais de saúde no sentido de amenizar o sofrimento, pois mesmo havendo cura para muitos casos a taxa de mortalidade é muito alta. O: Relatar a experiência vivenciada como enfermeira assistencialista em uma Unidade de Internação Oncológica. Metodologia: relato de experiência, realizado no período de 27 de Junho de 2020 a 06 de Junho de 2021 na unidade de internação em Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS). A Unidade dispõe de 22 leitos e equipe composta por profissionais especialistas. Resultados: ao atuar como enfermeira assistencialista em uma unidade de internação oncológica observei a complexidade que é trabalhar com pacientes oncológicos. Pois é necessário capacitação e preparo do enfermeiro para atuar em unidade Hospitalar Oncológica. A graduação não oferece preparo suficiente para que o profissional possa atuar nesse serviço. Neste contexto identifiquei a necessidade de preparo técnico-científico por meio de especialização, para assim ofertar o melhor atendimento aos pacientes de forma resolutiva e holística. Geralmente os tipos mais frequentes de câncer são: Câncer de Colo Uterino 32%; Câncer digestivo 38%; laringe e faringe 28%; Câncer de pele 22%; Câncer ósseo 6%; Trato Urológico 1%; Câncer de Mama 8%; Câncer de Pulmão 2%; Câncer de Ovário 5%; Câncer Gástrico 3%; Câncer de Fígado 2%; Câncer de pâncreas 2%; Câncer de língua 1%. Conclusão: Ressalto que o enfermeiro que atua em unidades oncológicas necessita de um perfil pessoal e profissional que lhe permita desenvolver suas funções de forma eficaz, aliando conhecimento técnico-científico, humanização e individualização no cuidado, mediante a cada tipo específico de câncer que acomete a população.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Rapports d'organisations sur le sujet "Curva de Oferta"

1

Bonilla-Mejía, Leonardo, Luz Adriana Flórez, Didier Hermida-Giraldo, Francisco Javier Lasso-Valderrama, Leonardo Fabio Morales-Zurita, José David Pulido et Karen L. Pulido-Mahecha. Recuperación de la ocupación y dinámica reciente de la participación laboral. Banco de la República de Colombia, février 2021. http://dx.doi.org/10.32468/rml.17.

Texte intégral
Résumé :
En la segunda mitad de 2020 el empleo continuó recuperándose, luego de su fuerte caída en el primer semestre. Sin embargo, en general, el mercado laboral todavía se encuentra bastante holgado como consecuencia de la crisis sanitaria por el covid-19, y muestra importantes disparidades entre grupos poblacionales y cambios en la composición de la ocupación. Respecto a las disparidades, las más notorias son las brechas de género, que se observan en ocupación, participación y desempleo. Por su parte, los cambios de composición del empleo son resultado de la recuperación más rápida de los segmentos no asalariado e informal vis a vis los segmentos asalariado y formal, algo previsible por su mayor flexibilidad y menores costos de entrada. Los ingresos laborales de los segmentos no asalariado e informal fueron los más afectados al inicio de la crisis y, aunque han registrado alguna recuperación, esta se debe fundamentalmente al aumento en sus horas trabajadas. La participación laboral también continúa recuperándose, pero los niveles siguen por debajo de los observados antes de la pandemia. Sin embargo, el crecimiento de la oferta laboral es menor que el de la ocupación, lo cual se ha visto reflejado en descensos consecutivos de la tasa de desempleo (TD). El ritmo de estos descensos, que fue importante al inicio de la recuperación del empleo, ha tendido a mermar en los últimos meses, dejando los registros de la TD en niveles aún considerablemente altos. Dadas estas altas TD y los bajos niveles que aún registran los índices de vacantes, la curva de Beveridge señala que el mercado laboral colombiano se encuentra significativamente holgado. Para 2021 se estima que la TD continuará decreciendo, aunque a un menor ritmo que el observado en la segunda mitad de 2020. Se espera que la TD nacional se ubique en promedio entre 12,5 % y 15,5 % en 2021, con 14 % como valor central. Las estimaciones de la TD de largo plazo consistente con una inflación estable (Nairu) sugieren una brecha de TD positiva de alrededor de 2,4 puntos porcentuales (pp) para 2021, por lo que la holgura del mercado laboral continuaría, aunque en menor grado que en 2020. Dado lo anterior, se esperaría que el mercado laboral no genere presiones al alza sobre la inflación durante 2021 por cuenta de costos salariales. Como es usual, este reporte se divide en dos secciones. En la primera se examinan en detalle los principales hechos coyunturales del mercado laboral. En la segunda se estudian los determinantes recientes de la participación laboral, y particularmente cómo la crisis sanitaria ha afectado la probabilidad de participación de distintos grupos poblacionales, de acuerdo tanto a sus características individuales como a las del hogar. Se encuentra que la pandemia provocó efectos negativos sobre la probabilidad de participar en mujeres, personas sin educación superior y pertenecientes a hogares con niños. En hogares con niños la pandemia aumenta la participación de hombres y reduce la de las mujeres, reflejando brechas importantes en la distribución de las actividades del cuidado. El efecto diferencial de la pandemia sobre las mujeres está concentrado en aquellas pertenecientes a hogares con niños, lo cual podría reflejar las limitaciones de los servicios de primera infancia y de los colegios durante la pandemia. A partir de este resultado se cuantifica la presión adicional sobre la oferta laboral y el desempleo que implicaría la total reapertura de estos servicios. Se estima que entre 159.000 y 205.000 mujeres regresarían a participar al mercado laboral, lo cual se traduciría en un aumento de la tasa global de participación entre 0,4 y 0,51 pp. En general, el efecto de este movimiento sobre el desempleo sería pequeño.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie