Littérature scientifique sur le sujet « Diversidade ecológica »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Diversidade ecológica ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Diversidade ecológica"

1

Lima, Deborah, et Jorge Pozzobon. « Amazônia socioambiental : sustentabilidade ecológica e diversidade social ». Estudos Avançados 19, no 54 (août 2005) : 45–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142005000200004.

Texte intégral
Résumé :
ESTE ARTIGO baseia-se no emprego de um conceito central do discurso ambientalista - o de sustentabilidade ecológica - para construir um quadro analítico da diversidade socioambiental da Amazônia contemporânea. O exercício consiste em um ordenamento geral de categorias sociais segundo seu comportamento ambiental. Este é o ponto de partida para uma análise dos fundamentos históricos, econômicos e culturais da sustentabilidade ecológica atribuída a cada segmento social. A análise mostra a complexidade da interação entre múltiplos fatores que explicam o comportamento ecológico particular de cada um dos seguintes segmentos sociais considerados: a) povos indígenas de comércio esporádico, b) povos indígenas de comércio recorrente, c) povos indígenas dependentes da produção mercantil, d) pequenos produtores "tradicionais", e) latifúndios "tradicionais", f) latifúndios recentes, g) migrantes/ fronteira, h) grandes projetos e i) exploradores itinerantes. Com este exercício, alguns estereótipos consagrados são contrariados, como aqueles que relacionam baixa sustentabilidade ecológica com pobreza, ou alta sustentabilidade ecológica com identidade indígena. Concluímos mostrando a importância de prosseguir com análises de amplo espectro para entender a diversidade socioambiental da Amazônia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Eisenlohr, Pedro Vasconcellos, Leila Meyer, Pedro Luiz Silva de Miranda, Vanessa Leite Rezende, Cristiane Dias e. Sarmento, Thaís Jeanne Rafaelly de Carvalho Mota, Letícia Couto Garcia et Maria Margarida da Rocha Fiuza de Melo. « Trilhas e seu papel ecológico : o que temos aprendido e quais as perspectivas para a restauração de ecossistemas ? » Hoehnea 40, no 3 (septembre 2013) : 407–18. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062013000300002.

Texte intégral
Résumé :
Nosso objetivo foi revisar o papel ecológico das trilhas e inserir essa temática nos projetos de restauração ecológica. Para uma compreensão abrangente desse papel ecológico, abordamos tanto as possíveis aplicações das trilhas para projetos de Educação Ambiental (EA) quanto seus impactos sobre a vegetação. Mostramos que as trilhas ecológicas constituem espaços adequados para a prática de programas de EA. Por outro lado, apontamos uma série de potenciais problemas advindos da abertura e utilização de trilhas, como, por exemplo, compactação do solo e alterações na composição, estrutura e diversidade da vegetação adjacente, para então indicarmos que é possível abordar as trilhas nos projetos de restauração de ecossistemas. Concluímos sugerindo algumas perguntas que poderão nortear os futuros trabalhos sobre trilhas e vegetação, incluindo suas conexões com a restauração ecológica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Lima Neto, Everaldo Marques de, Daniela Biondi, Flávia Abreu Paiva Pinheiro, Tiago Monteiro Condé, Leandro Dias et Maria da Penha Moreira Gonçalves. « ÍNDICES ECOLÓGICOS PARA A GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS DE BOA VISTA-RR ». Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 16, no 1 (24 avril 2021) : 21. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v16i1.77163.

Texte intégral
Résumé :
Os índices ecológicos são indicadores que podem ser uma ferramenta do manejo e plano diretor da arborização urbana. O objetivo desta pesquisa foi analisar índices de diversidade da arborização de ruas com o intuído de contribuir à gestão da floresta urbana de Boa Vista-RR. Primeiramente realizou-se o cadastro censitário da arborização de ruas e, posteriormente a análise da diversidade ecológica, utilizando os índices de Diversidade de Shannon-Weaver (H’), Diversidade Máxima (Hmáx), Diversidade Ecológica de Simpson (C), Equabilidade de Pielou (E), Coeficiente de mistura de Jentsch (QM) e Riqueza de Odum (d1). Os índices foram comparados e analisados em relação as zonas administrativas da cidade e a outras cidades brasileiras. Foram cadastrados 6.907 indivíduos nas calçadas distribuídas em 91 espécies diferentes. O índice de diversidade de Shannon-Weaver (H’) obtido na Zona Leste foi de 2,79, sendo o maior entre as zonas da cidade. O índice de Diversidade Ecológica de Simpson (C) foi de 0,11 e Índice de Equabilidade de Pielou (E) foi de 0,58, para toda a cidade. O Coeficiente de Mistura (QM) foi melhor para a Zona Leste (0,07). O índice de Odum variou entre 4,93 a 8,2. Conclui-se que a Zona Leste apresentou os melhores índices de diversidade. Diante dos resultados obtidos, recomenda-se o plantio de diferentes espécies nas Zonas Central e Sul da cidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Maciel, Maria De Nazaré Martins, Luciano Farinha Watzlawick, Emerson Roberto Schoeninger et Fabio Minoru Yamaji. « Classificação ecológica das espécies arbóreas ». Revista Acadêmica : Ciência Animal 1, no 2 (15 avril 2003) : 69. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v1i2.14922.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho teve como objetivo efetuar um levantamento sobre as classificações ecológicas de espécie arbóreas. Uma breve abordagem foi sintetizada sobre o processo de dinâmica sucessional em floresta tropical e dos principais elementos que caracterizam esse processo. Também foi mostrado a existência da grande diversidade de classificações das espécies em grupos ecológicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Scipioni, Marcelo Callegari, Franklin Galvão, Solon Jonas Longhi et Fabrício de Araújo Pedron. « Gradiente ambiental em comunidades arbóreas no baixo rio Jacuí ». Ciência Rural 45, no 10 (7 août 2015) : 1802–8. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20131371.

Texte intégral
Résumé :
A região da Depressão Central do Rio Grande do Sul estende-se por planícies e relevos suaves ondulados, com predomínio de florestas de galeria. Este estudo teve o objetivo de investigar a estrutura e a diversidade dos remanescentes de Floresta Estacional Decidual em diferentes posições na paisagem de pequenos tributários ao longo de uma microbacia em Pantano Grande, RS. Os levantamentos foram realizados em 40 pontos amostrais com 500 m2. Foi constatada a existência de três grupos ecológicos, espacialmente correlacionados à posição no relevo, tendo diferentes estágios de conservação, diversidade, estrutura e florística. O grupo 1, formação submontana (FS), destacou-se pela maior densidade de indivíduos nas maiores classes de diâmetro e pela maior altura, com alta dominância ecológica, determinada por uma particular espécie tolerante à sombra, Actinostemon concolor . O grupo 2, FA/FS, revelou-se com maior diversidade que os demais grupos, apresentando menor dominância ecológica. O grupo 3, formação aluvial (FA), foi caracterizado por indivíduos arbóreos menores e pela presença dominante deSebastiania commersoniana
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Vituri Berbert, Loren Marie. « Universal negativo à diversidade ? » Tensões Mundiais 16, no 32 (6 novembre 2020) : 47–64. http://dx.doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v16i32.2802.

Texte intégral
Résumé :
O artigo, de caráter exploratório, apresenta a hipótese de que a crise ecológica é um problema que parece estar além das possibilidades e soluções anunciadas dentro do paradigma científico-econômico hegemônico. Nesse sentido o “problema ambiental” apresenta-se como um lugar privilegiado para a abertura a racionalidades plurais, não vinculadas ao modelo de racionalidade hegemônica dentro do campo acadêmico ocidental moderno.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Soares, Érika Aparecidade de Araújo, Saint Clair Lira Santos, Laís Kisly Costa Silva, José Eduardo do Nascimento Cardoso et Zandra Lorenna Coutinho de Melo Costa. « Sistemas de produção de base ecológica : Uma alternativa para o desenvolvimento sustentável ». Research, Society and Development 10, no 8 (17 juillet 2021) : e59810817554. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17554.

Texte intégral
Résumé :
Quando nos referimos à Agroecologia, estamos focalizando um conjunto de princípios (unidade) e, quando tratamos de Agriculturas Ecológicas, nos remetemos às manifestações concretas ou à materialização daqueles conceitos (diversidade), mediante formas de manejo específicas. Esse conjunto de iniciativas/experiências, a partir de uma visão holística, que considera a complexidade e a relação entre os diversos processos que ocorrem nos agroecossitemas, configura um modelo de agricultura com base em princípios ecológicos de produção, que contrapõe à agricultura moderna. O presente artigo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico acerca dos principais sistemas de produção de base ecológica, com ênfase no sistema orgânico. Através de descritores previamente selecionados realizou-se uma busca ativa nas principais plataformas de pesquisa, por artigos, dissertações e teses que abordassem como tema principal ou secundário as principais formas de agricultura ecológica: Biodinâmica, Natural, Biológica e Orgânica. Muito além da ausência do uso de agrotóxicos, a adesão a uma agricultura de base ecológica, de forma mais específica, a agricultura de base orgânica, é expansiva e envolve questões sociais, ambientais e econômicas. Além de intrinsicamente defender o direito a vida e a saúde, de produtores e consumidores, a agricultura ecológica engaja a prática de uma economia solidária, valorizando os pequenos agricultores e contribuindo para sua independência, além de trazer consigo pontos importantes como sustentabilidade, preservação ambiental, respeito aos saberes locais e não desperdício de alimentos e recursos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Oliveira Junior, Clovis José Fernandes, et Salomé Sarachu Santana. « Sustentabilidade e diversidade vegetal em agroecossistemas no município de Bragança Paulista, São Paulo ». Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 15, no 1 (1 janvier 2020) : 28–39. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v15i1.6810.

Texte intégral
Résumé :
Devido a crescente constatação dos efeitos negativos da agricultura empresarial e das grandes monoculturas sobre o meio ambiente e os ecossistemas naturais, considerando ainda a presença de resíduos de pesticidas no alimento produzido, muitos pesquisadores têm apontado a necessidade de se pensar modelos de produção agrícola com maior equilíbrio socioambiental. Os sistemas agroflorestais e a utilização de espécies nativas encontram-se no rol de possibilidades que apresentam maior resiliência ecológica e promotora de desenvolvimento sustentável, capaz de produzir alimentos saudáveis, gerar renda e prover serviços ambientais e ecossistêmicos. Este trabalho, por meio de estudos em sistemas agroflorestais plantados por agricultoras e agricultores familiares na região do município de Bragança Paulista (SP, Brasil), objetivou analisar a diversidade de espécies encontrada nos agroecossistemas. As espécies foram categorizadas conforme sua origem e função no sistema, sendo também calculados os índices de diversidade e dominância. Buscou-se relacionar os resultados encontrados à sustentabilidade, no sentido de se construir parâmetros que possam avaliar a prestação de serviços ambientais pelo agroecossistema. Foi encontrado maior predomínio de espécies alimentares, em preterimento das espécies adubadeiras, bem como um equilíbrio entre exóticas e nativas. Os agroecossistemas apresentaram boa diversidade, com baixo índice de dominância. Concluímos que a categorização das espécies possibilita melhor planejamento da área, pois facilita a visualização das funções ecológicas que o agroecossistema é capaz de produzir, e que somado aos índices de diversidade, auxiliam na construção de parâmetros para monitorar a sustentabilidade e resiliência ecológica da propriedade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Calaça, Francisco Junior Simões, et Solange Xavier-Santos. « Fezes de herbívoros : um microcosmo inexplorado da diversidade fúngica ». Heringeriana 6, no 1 (14 novembre 2014) : 52–55. http://dx.doi.org/10.17648/heringeriana.v6i1.37.

Texte intégral
Résumé :
Dotados de adaptações ecológicas que permitem seu desenvolvimento sobre material fecal, os fungos coprófilos apresentam grande importância ecológica na manutenção do ciclo de nutrientes. Visando verificar a ocorrência e diversidade desses organismos, amostras de fezes de diferentes espécies animais foram coletadas entre 2010 e 2012, em áreas urbanas e rurais de diferentes municípios do estado de Goiás. As amostras foram incubadas em câmara úmida e analisadas diariamente quanto ao surgimento de espécimes fúngicos. Ao longo de nove meses, 41 espécies foram encontradas sucessivamente, as quais estão distribuídas entre zigomicetos (6 spp.), ascomicetos (27spp.) e basidiomicetos (6 spp.), além de uma mixobactéria e uma espécie indeterminada. Seis táxons ( Cheilymenia granulata, Kernia retardata, Lasiosphaeria ovina, Podospora conica, Ascodesmis sp. e Lachnellula sp.) estão sendo referidos pela primeira vez para o Brasil. Além de demonstrar a importância desse tipo de substrato como micro-habitat para a micobiota, este trabalho contribui para o conhecimento dos fungos coprófilos no Brasil e para a ampliação da sua distribuição geográfica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Perioto, Nelson Wanderley, Rogéria Inês Rosa Lara, Alessandra Marieli Vacari, Luciany Favoreto, Natalia Furlan Miranda, Norton Rodrigues Chagas Filho et Roseli Pessoa. « DIVERSIDADE DE HIMENÓPTEROS PARASITÓIDES (HYMENOPTERA) NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE JATAÍ, LUIZ ANTÔNIO, SP, BRASIL ». BRAZILIAN JOURNAL OF AGRICULTURE - Revista de Agricultura 83, no 2 (26 novembre 2015) : 125. http://dx.doi.org/10.37856/bja.v83i2.1478.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Thèses sur le sujet "Diversidade ecológica"

1

Gomes, Willian Barros. « Diversidade funcional e riqueza de espécies lenhosas de Cerrado utilizadas na restauração ecológica no Distrito Federal ». reponame:Repositório Institucional da UnB, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/32201.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina , Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, 2018.
Submitted by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-07-03T21:39:04Z No. of bitstreams: 1 2018_WillianBarrosGomes.pdf: 2539481 bytes, checksum: 3c42c5101e48adde5631e119f34eb688 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-07-09T18:24:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_WillianBarrosGomes.pdf: 2539481 bytes, checksum: 3c42c5101e48adde5631e119f34eb688 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-09T18:24:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_WillianBarrosGomes.pdf: 2539481 bytes, checksum: 3c42c5101e48adde5631e119f34eb688 (MD5) Previous issue date: 2018-07-03
A restauração ecológica é a atividade que promove a restituição da estrutura e funcionamento em ambientes degradados, com baixa capacidade de resiliência. Na maioria das vezes a restauração ecológica utiliza poucas espécies, o que resulta em baixa diversidade e insucesso. Nesse contexto o objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade funcional e a riqueza de espécies lenhosas nativas do Cerrado utilizadas na restauração ecológica no Distrito Federal. Foram levantadas espécies lenhosas comercializadas nos viveiros locais, indicadas nos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD’s) aprovados pelo órgão ambiental, espécies efetivamente presentes nos projetos de restauração ecológica executados e as espécies presente em fragmentos de Cerrado preservado no Distrito Federal (referência). A suficiência amostral das fontes de dados (viveiros, PRAD’s, projetos e referência) foi testada por meio de curvas de rarefação. Foram selecionados sete traços funcionais para avaliar as espécies encontradas: grupo ecológico (Mata ripária), síndromes de dispersão e polinização, deciduidade, exigência nutricional, associação com micorrízas e assimilação de nitrogênio. A diversidade funcional foi calculada através do índice Functional diversity (FD) e riqueza funcional (FRic). Foram listadas 604 espécies pertencentes à 82 famílias botânicas. Nos viveiros visitados foram encontradas 184 espécies, nos PRAD’s analisados foram recomendadas 285 espécies, nos 21 projetos de restauração avaliados encontraram-se 206 espécies e na referência foram observadas 442 espécies. Em média nos viveiros são encontradas 26 espécies, os PRAD’s recomendam 20 e os projetos utilizam 24 espécies. Os resultados indicaram que a riqueza funcional presente nos projetos executados é superior a encontrada nos viveiros e PRAD’s. Foram encontrados 10 grupos funcionais nas áreas de referência e 2 grupos funcionais nos viveiros, PRAD’s e projetos de restauração executados. A partir dos resultados encontrados foram propostas listas de espécies lenhosas nativas de Cerrado indicadas para restauração ecológica no DF. Com 34 espécies é possível ter a diversidade funcional presente em formação florestal. Com 14 espécies na formação savânica.
Ecological restoration is the activity that promotes the return of the structure and operation in degraded environments with low resilience capacity. Most of the time the restoration ecology uses few species, which results in low diversity and failure. In this context the objective of this work was to evaluate the functional diversity and richness of native Cerrado woody species used in restoration ecology in the Brazilian Federal District. Woody species marketed were raised in local nurseries, planos de recuperação de áreas degradadas (PRAD’s) approved by the environmental agency, effectively present species in ecological restoration projects carried out and the species present in Cerrado fragments preserved in the Brazilian Federal District (reference). The sampling sufficiency of data sources (nurseries, PRAD's, projects and reference) has been tested by means of rarefaction curves. Seven functional traits were selected to assess the species found: Ecology Group (riparian Woods), dispersal and pollination syndromes, deciduous, nutritional requirement, association with mycorrhiza and nitrogen assimilation. Functional diversity was calculated through functional diversity index (FD) and functional richness index (FRic). Were listed 604 species belonging to 82 botanical families. Were found 184 in nurseries in PRAD's analyzed were recommended 285 species, in 21 restoration projects evaluated 206 species and found in 442 species were observed. On average in nurseries are found 26 species, PRAD's recommend 20 and use projects 24 species. The results indicated that the functional richness present in projects is higher than found in nurseries and PRAD's. Were found 10 functional groups in reference areas and 2 functional groups in nurseries, PRAD's and restoration projects. From the results were proposed lists of native Cerrado woody species for ecological restoration in the DF. With 34 species it is possible to have the functional diversity present in forestry formation. With 14 species in savanna formation.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Hudson, Alexandre de Assis. « Diversidade e aspectos ecológicos e comportamentais de serpentes da estação ecológica de anavilhanas, Amazônia Central, Brasil ». Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2007. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4269.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by isabela.moljf@hotmail.com (isabela.moljf@hotmail.com) on 2017-05-11T15:29:58Z No. of bitstreams: 1 alexandredeassishudson.pdf: 3312659 bytes, checksum: 2e36fb5353979c001d54948c59f6852f (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-05-12T15:46:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 alexandredeassishudson.pdf: 3312659 bytes, checksum: 2e36fb5353979c001d54948c59f6852f (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-12T15:46:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 alexandredeassishudson.pdf: 3312659 bytes, checksum: 2e36fb5353979c001d54948c59f6852f (MD5) Previous issue date: 2007-02-28
O presente estudo foi realizado com o objetivo de ampliar os conhecimentos acerca da composição, ecologia, comportamento e distribuição das espécies de serpentes da Amazônia Central, especialmente da Estação Ecológica de Anavilhanas. Uma linha de armadilhas de interceptação com cerca guia, recipientes enterrados e funis foi montada no interior da unidade de conservação e também foram realizadas coletas por encontros ocasionais na floresta ombrófila densa de terra firme, dentro dos limites da reserva, e na sua área de entorno, no município de Novo Airão-AM. Com o objetivo de ampliar os conhecimentos acerca da ecologia comportamental das espécies, os diferentes comportamentos de defesa foram observados e fotografados. O método de coleta por armadilhas de funis se revelou como excelente alternativa para levantamentos de serpentes, permitindo uma verificação mais acurada da riqueza e abundância das espécies. Apresentou inúmeras vantagens em comparação ao método de recipientes enterrados, obtendo uma taxa de captura expressiva e acessando fauna distinta à coletada pelos métodos de procura visual e encontro ocasional. Em uma amostra de 108 serpentes coletadas pelo estudo foram identificadas 7 famílias com um total de 34 espécies. As espécies de serpentes mais abundantes obtidas na amostra do estudo foram Boa constrictor (16%), Bothrops atrox (15%), Atractus torquatus (7%), Erythrolamprus aesculapii (6%) e Leptodeira annulata (5%). Para comparação de similaridade com as faunas de serpentes de outros estudos em diferentes áreas da Amazônia e em outros biomas foi utilizado o cálculo dos coeficientes de semelhança biogeográfica. O gráfico da curva de acumulação de espécies não atingiu a assíntota, o que indica a necessidade de maiores estudos e coletas para se obter um inventário completo da região. Os resultados da presente pesquisa, aliados a análises acerca dos demais estudos realizados na região, que apresenta diversos ecossistemas distintos, indicam que a região da Amazônia Central, ainda muito pouco conhecida, pode ser uma das mais ricas regiões do mundo em espécies de serpentes.
The present study was carried out aiming to broaden the knowledge about the composition, ecology, behavior and distribution of snake species from Central Amazon, mainly those from Anavilhanas Ecological Station. A line of interception traps with guide fence, pitfall and funnels traps was put up inside the conservation unit. We also collected specimens by occasional finding in dense ombrophilous forest of dry land ecosystem inside the reserve and its surrounding area, in the municipality of Novo Airão, Amazonas State, Brazil. In order to contribute with the study of the species' behavioral ecology, we observed and photographed these species' different defense behavior. The collection method with funnel traps proved to be an excellent alternative for snakes surveys, allowing more accurate verification of species richness and abundance. It has several advantages in comparison with the pitfall trap method, with an expressive capture rate and access to fauna that is distinct from visual search and occasional finding methods. In a sample of 108 snakes collected, we identified seven families totaling 34 species. The most abundant sampled snake species were Boa constrictor (16%), Bothrops atrox (15%), Atractus torquatus (7%), Erythrolamprus aesculapii (6%) and Leptodeira annulata (5%). We calculated the biogeographical resemblance coefficients in order to compare the similarity to other snake fauna studies and to other biomes. The species accumulation curve did not reach the asymptote. This indicates the need for further studies and collections in order to obtain a complete inventory of the region. The results of our study, together with analyses of other studies carried out on the region, which includes various distinct ecosystems, indicate that the Central Amazon, an almost unknown region, may be one of the richest regions of the world in snake species.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Carvalho, Maria Adalgisa Alves Palmeiro Cruz de. « Variação de Diversidade Ecológica numa Paisagem Rural em Transformação (O caso do Vale da Ribeira de Seda-raia) ». Doctoral thesis, Universidade de Évora, 1994. http://hdl.handle.net/10174/11037.

Texte intégral
Résumé :
"Sem resumo feito pelo autor"; - Em 1956 Caldeira Cabral definiu a Arquitectura Paisagista como uma arte que "procura realizar, em cada momento, com a maior perfeição, a paisagem humanizada" (Caldeira Cabral,1957,p.59). Nesta definição o autor salienta que o objecto de estudo e aplicação desta arte recai fundamentalmente sobre a paisagem humanizada, aquela que ao longo das gerações o homem foi progressivamente modelando para satisfação das suas necessidades básicas, portanto de ordem material, mas na qual deverão também ser incluídos princípios de "ordem, beleza e equilíbrio". Só em paisagens concebidas desta forma o homem poderá viver em plenitude, pela satisfação das suas necessidades materiais e também espirituais. O mesmo autor lembra ainda que, embora sejam muitas as actividades que contribuem para a formação da paisagem humanizada nos seus aspectos utilitários e exclusivamente materiais, como por exemplo a Agricultura, a Silvicultura, a Pecuária e a Construção Civil, só a Arquitectura, e no caso que particularmente nos diz respeito, a Arquitectura Paisagista, têm como objectivo fundamental "realizar não só a utilidade, mas também a beleza" (Caldeira Cabral, 1957, p.60). A acção exigida ao Arquitecto Paisagista é pois de carácter global - intervenções de modelação da paisagem que conciliem funções e produtivas com princípios de natureza estética, para obtenção de paisagens em que o Homem satisfaça plenamente todas as suas necessidades e aspirações. Paisagens em que o Homem possa viver em harmonia com as leis da natureza e com os outros homens. Paisagens que sejam o reflexo das experiências passadas, conciliadas e melhoradas com o saber do presente e que constituam um valioso património histórico-cultural, não só para as gerações actuais, mas também para as futuras. O desafio contido no objectivo fundamental da Arquitectura Paisagista conduz inevitavelmente à necessidade duma interpretação da paisagem como um todo, e portanto das suas componentes humanas e biofisicas. Esta tentativa de interpretação holística da complexidade dos fenômenos responsáveis pela dinâmica da paisagem aparece-nos de forma muito sintetizada e concisa no título da obra de Neuray (1982) - "Paisagens - Para quem? Porquê? Como?". González Bernáldez (1981,p.9) decompõe as interrogações que se nos podem levantar ao pretender interpretar uma paisagem numa série de questões que podemos considerar exaustivas sobre o funcionamento de qualquer paisagem. Este autor apresenta um questionário em que são abordados praticamente todos os factores que contribuem para a modelação e evolução de qualquer paisagem, incluindo os biofisicos, ecológicos, histórico-culturais e socio-económicos. A primeira pergunta desse questionário é de carácter geral e de certa forma globalizante - "Porque é que esta paisagem é assim?". Esta é sem dúvida a questão de partida para quem analisa uma paisagem com o objectivo de mais tarde propor para ela alguma forma de intervenção. Para encontrar uma resposta efectiva a essa pergunta há que decompô-la em muitas outras (González Bernáldez, 19 8 l,p. 9): - Quais os factores responsáveis pela sua manutenção? - Que factores são responsáveis pela sua diferenciação em relação às paisagens vizinhas? - Quais os aspectos históricos da sua evolução, quer recentes, quer antigos? - Trata-se de um sistema em equilíbrio ou em mutação? Qual será a sua evolução futura? Que deverá fazer-se para manter o seu estado actual? E para fazê-lo evoluir em direcções consideradas como mais favoráveis? - Como se relacionam as populações vizinhas Que preferências mostram em relação aos diferentes sectores de cada paisagem e em relação às paisagens vizinhas?" É evidente que só uma formação pluridisciplinar poderá responder de forma satisfatória à infinidade de perguntas que cada uma destas questões encerra. Caldeira Cabral. (1957,p.61) dizia, referindo-se às funções do Arquitecto Paisagista - "a nossa missão é por vezes delicada e exige sempre não menos o conhecimento dos homens do que das plantas e do meio físico". Se à partida não parece que se ponham dúvidas quanto à necessidade básica de reconhecimento das componentes biofisicas do meio para o qual se vai elaborar qualquer proposta de intervenção, já quanto aos factores humanos deverá reconhecer-se que nem sempre são devidamente apreciados e ponderados. Mas é para o homem viver com dignidade que se criam novas paisagens. Essas novas paisagens assentam sobre paisagens humanizadas, a maior parte das vezes carregadas de história milenar. Pinou (1981,p.8) refere-se ao processo de formação da paisagem como sendo "uma construção cumulativa" em que um dos factores de riqueza é sua complexidade que "advém não só das diversidades regionais, mas que é também o resultado da sua longa história". Quanto à necessidade indiscutível de incluir na interpretação da paisagem os factores de carácter histórico, Neuray (1982,p.11) questiona a validade dos estudos de paisagem em que a "dimensão histórica é frequentemente negligenciada", argumentando que esta só é compreensível através da interpretação "dos acontecimentos e circunstâncias que a modelaram". É com os homens que vamos trabalhar porque a interpretação da paisagem com carácter global exige complementaridade de experiências e conhecimentos. São os homens que vão implementar as nossas propostas, pelo que as condicionantes económicas e socio-culturais locais são também factores de peso a considerar. Se este universo humano é bastante restrito quando se trata de propostas para um jardim particular, ele vai-se no entanto alargando progressivamente quando a intervenção passa a fazer-se à escala do espaço público urbano, do ordenamento da paisagem e do território. Dauvergne (1981,p.27), referindo-se ao carácter global da paisagem considera-a "um todo percebido e vivido como tal". Por um lado, há que reconhecer que a necessidade da interpretação deverá ir muito além da percepção sensorial dos elementos que a integram, que sendo suficiente para uma análise visual, se revela no entanto muito incompleta como base de propostas de intervenção na paisagem que se destinem a valorizá-la como um todo interligado e interactuante - percebido. Por outro lado, não deverá ignorar-se o papel preponderante do Homem, mas também dos outros seres vivos, em toda a formação e evolução da paisagem - vivido. Mais à frente o referido autor considera mesmo que a concepção e integração de "coisas belas" na paisagem não passa de "simples equipamento". De facto pensamos que o sucesso das intervenções na paisagem exige muito mais do que a simples integração de elementos de embelezamento, ou até mesmo de concepções que se orientem exclusivamente por princípios de natureza estética. Como salienta Neuray (1982,p.11) "o estudo da paisagem deve necessariamente ultrapassar a fase de contemplação para se alargar à compreensão daquilo que se vê". E porque a paisagem não resulta da intervenção directa de um artista que projecta a sua obra de arte, como no caso de um parque ou jardim, mas antes é o "resultado de múltiplas decisões económicas, políticas e administrativas" (Neuray,1982,pp.11-12) que actuam sobre um território com a suas condicionantes biofísicas e socio-culturais, há que conceber intervenções que ponderem convenientemente as questões de natureza estética, sem descorar os aspectos funcionais, pois esta obra de arte é para ser vivida e não apenas contemplada. Há pois que pensar nos aspectos funcionais em termos de dinâmica global da paisagem, onde o homem é de há muito o principal agente de transformação, o principal beneficiário das suas acções positivas, mas nem sempre é o mais directa e negativamente afectado, pelo menos a curto prazo, pelas intervenções degradantes do meio por ele próprio desencadeadas. As intervenções que se manifestam de forma negativa sobre a paisagem resultam fundamentalmente do deficiente conhecimento da sua dinâmica da paisagem, ou mesmo quando este existe, a ponderação do peso dos vários factores intervenientes não é a mais adequada. Em geral pode dizer-se que tem sido atribuído maior ênfase aos aspectos puramente económicos, com a agravante de, entre estes, serem os da política económica a curto prazo os que mais imperam, ou que pelo menos têm vindo a imperar na maior parte dos casos. A manipulação do Espaço Rural tem vindo a ser cada vez mais planeada a partir de centros de decisão distantes, muitas vezes de além fronteiras, alheios às condicionantes biofisicas, e aos interesses e à cultura das populações locais, desfasados da especificidade das escalas regionais. Estas orientações têm levado à descaracterização das paisagens rurais, pela perda de valores ecológicos e histórico-culturais e à delapidação dos seus recursos, e consequentemente das suas potencialidades produtivas, muitas das vezes com carácter irreversível. Para obstar à continuação da perda irreparável de recursos têm surgido nestas últimas décadas novas orientações para as "estratégias" de desenvolvimento que procuram fazer integrar os conceitos ecológicos e económicos com vista à manutenção dos recursos vivos e ao desenvolvimento económico, através duma política de chamado Desenvolvimento Sustentável. A Estratégia Mundial da Conservação (IUCN,1980,p.BT-1) considera como bases essenciais para a manutenção dos recursos vivos as seguintes actuações: "- manter os processos ecológicos essenciais e os sistemas que sustentam a vida (tais como a regeneração e a protecção do solo, a reciclagem das substâncias nutritivas e a capacidade auto-depuradora das águas) de que dependem a sobrevivência humana e o desenvolvimento; - preservara diversidade genética, de que depende o funcionamento de muitos dos processos e dos sistemas básicos para a vida acima indicada, os programas de melhoramento necessários para a protecção e desenvolvimento das plantas cultivadas, dos animais domésticos e dos micro-organismos, bem como grande parte do avanço científico médico, da inovação técnica e a segurança das muitas indústrias que usam os recursos vivos; - assegurar de forma perene a utilização das espécies e dos ecossistemas (nomeadamente da fauna piscícola e de outra vida animal, das florestas e das pastagens) que sustentam milhões de comunidades rurais e industriais."
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Carvalho, Filho Antônio Freire de. « Biogeografia dos polistíneos neotropicais : uma abordagem ecológica e evolutiva ». Universidade Federal de São Carlos, 2014. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5425.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:20:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 6552.pdf: 3440759 bytes, checksum: 5bcd4567216dea4d0657f3b0017ffba9 (MD5) Previous issue date: 2014-12-08
Universidade Federal de Minas Gerais
Despite the huge diversity in the Neotropical region, little is known about the biogeography of the subfamily Polistinae. This thesis is divided into three chapters which, despite their distinct specific aims, have as central target the discussion of the influence of environmental, ecological and evolutionary processes on the distribution of genetic diversity and species richness of polistines. For this end, in the first chapter is provided a wide review on the origins of Polistinae and change-promoter processes in the Neotropics. In the second chapter, possible colonization routes used by the subfamily in the Americas are proposed based on the Round-trip hypothesis. Such a hypothesis is corroborated by the recurrence of progression rules, inferred by phylogeny-distribution relationships, pointing more basal clades of several genera occurring in the Amazonian rainforest and more derived clades in eastern South America. The occurrence of an inverse progression rule for Polistes sustains a second rarer and older route from east to west. The third chapter focuses on the disjunction between Amazonia and Atlantic Forest and on the species that, due to changes in forest distributions, had their populations fragmented. It is provided in this study a wide list with 127 Neotropical taxa with disjunct lineages between both forests, climate stability models for eight species (two paper wasps and six vertebrates) and extensive phylogeographies for the wasps Angiopolybia pallens and Synoeca surinama. Such wasp species were used as genetic models to test spatially-esplicit hypotheses of climate stability and were chosen by present distinct ecological characteristics, but occur in sympatry in Amazonia and Atlantic Forest. It was aimed with this to test the following hypothesis: the disjunction affected idiosyncratically the genetic diversity of species with populations widely fragmented. The information presented in the three studies might serve as support in future works on Polistinae biogeography, mainly those that focus on the integration of environmental events to explain both evolutionary and ecological processes.
Apesar da ampla diversidade na região Neotropical, pouco se sabe a respeito da biogeografia das vespas sociais da subfamília Polistinae. Esta tese divide-se em três capítulos que, apesar de possuírem objetivos específicos distintos, têm como objetivo central a discussão da influência de processos ambientais, ecológicos e evolutivos na distribuição da diversidade genética e de espécies (i.e., riqueza biológica) de polistíneos. Para tanto, no primeiro capítulo é fornecida uma ampla revisão acerca das origens da subfamília Polistinae e processos causadores de diversidade na região Neotropical. No segundo capítulo são propostas possíveis rotas de colonização utilizadas pela subfamília nas Américas seguindo o modelo proposto pela hipótese Round-trip . Esta hipótese sustenta-se na recorrência de regras de progressão, inferidas por relações filogenéticas e de distribuição, apontando clados mais basais de diversos gêneros da subfamília ocorrendo na região Amazônica e clados mais derivados no leste da América do Sul. A ocorrência de uma regra de progressão contrária para Polistes sustenta uma segunda rota mais rara e, provavelmente, mais antiga, do leste para o oeste. O terceiro capítulo foca na disjunção das florestas Amazônica e Atlântica e nas espécies que, devido às alterações na distribuição das florestas, tiveram suas populações fragmentadas. Neste estudo é fornecida uma lista ampla com 127 táxons Neotropicais com linhagens disjuntas entre as duas florestas, modelos de estabilidade climática para oito espécies (dois polistíneos e seis vertebrados) e análises filogeográficas para as vespas Angiopolybia pallens e Synoeca surinama. As espécies de vespa foram escolhidas por apresentarem características ecológicas distintas, mas por ocorrerem em simpatria nas florestas Amazônica e Atlântica. Visou-se com isto testar a hipótese original deste projeto: a disjunção afetou de forma idiossincrática a diversidade genética de espécies com populações amplamente fragmentadas. As informações apresentadas nos três trabalhos podem servir como suporte em futuros estudos acerca da biogeografia da subfamília, principalmente aqueles que foquem na integração de eventos ambientais para explicar processos evolutivos e ecológicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Gonçalves, Renata Fabrega. « Influência da paisagem na estrutura e diversidade genética de uma espécie pioneira em fragmentos da Mata Atlântica / ». Rio Claro, 2017. http://hdl.handle.net/11449/153662.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Marina Corrêa Côrtes
Coorientador: Milton Cezar Ribeiro
Banca: Karina Martins
Banca: Rodolfo Jaffé Ribbi
Resumo: Florestas secundárias são produtos da degradação de vegetação primária e subsequente regeneração natural e se destacam como um componente florestal dominante em paisagens tropicais, contribuindo para o restabelecimento das funções ecológicas e com o fornecimento de serviços ecossistêmicos. Porém, a capacidade de restauração depende primariamente da chegada e estabelecimento de plantas pioneiras, enquanto a manutenção das populações florestais depende de condições ambientais propícias, como a ocorrência de dispersão de sementes e fluxo gênico entre os fragmentos florestais e regenerantes. Com o intuito de avaliar como espécies vegetais pioneiras abundantes respondem à composição da paisagem o presente estudo analisou a variação espacial genética de Cecropia hololeuca Miq. (Urticaceae) ao longo de uma região heterogênea e com diferentes graus de fragmentação. O estudo foi realizado em 18 paisagens ao longo de um gradiente de cobertura florestal de 21% a 90% dentro da região do Corredor Cantareira-Mantiqueira. A partir de oito marcadores microssatélites, foi possível identificar três grandes agrupamentos genéticos, indicando fraca estruturação genética de C. hololeuca ao longo da região estudada. Os atributos da paisagem que mais contribuíram à diferenciação genética entre os grupos de indivíduos (populações espaciais) foram distância geográfica, proporção de área urbana e presença de rodovias e, também contribuindo de forma positiva, mas em menor intensidade, o eucalipto. Embor... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Secondary forests are products of primary vegetation degradation and subsequent natural regeneration and stand out as a dominant forest component in tropical landscapes, contributing to the restoration of ecological functions and the provision of ecosystem services. Restauration depends first on the arrival and establishment of pioneer trees and second on favorable environmental conditions and maintenance of ecological processes such as pollen and seed dispersal from within and across forest patches. In order to evaluate how abundant pioneer species respond to the landscape composition, the present study analyzed the genetic spatial variation of Cecropia hololeuca Miq. (Urticaceae) along the heterogeneous region of the Cantareira-Mantiqueira Corridor, in Northeast São Paulo. The study was conducted in 18 landscapes, with forest cover varying from 21% to 90%. Using data on eight microsatellites markers we identified three genetic clusters, indicating weak genetic structure of C. hololeuca throughout the studied region. The landscape attributes that had the greatest contribution to genetic differentiation between groups of individuals (spatial populations) were geographic distance, proportion of urban area and presence of highways and, with a positive but with weaker effect, proportion of eucalyptus plantations. Contrary to our expectations, forest cover was considered less important to both genetic diversity and genetic differentiation between spatial populations. Recent anthr... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Almeida, Gustavo Fonseca de. « Agricultura familiar : estratégias produtivas de base ecológica e aplicação de princípios da agroecologia ». Universidade Federal de São Carlos, 2008. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/42.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-06-02T18:57:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2342.pdf: 1417492 bytes, checksum: 38bc2d9a6956bea336aabcb1a6a19c02 (MD5) Previous issue date: 2008-09-17
The master dissertation presents an analysis about the production strategies of certified units of a familiar smalholders cooperative from Itápolis - SP. It was verified, at those unities, the application of agroecological principles recommended by the ecological based agriculture, in observance to the agrobiodiversity, material recycling and the social-economic aspects from the agroecology conversion and transition process. The research was developed through the complementarities provided by a combination of sociological and agronomic research methods, it means, qualitative interviews and questionnaire application with semi-structured questions. It was concluded that the establishment of economic relationships between the cooperative and an international market entity stimulates an expressive growing in the production diversity. Besides, it also generates the application of different principles of ecological based agriculture, as well as providing a visible attitude change in the natural resource exploration in this region which is placed in a hydrological basin considerated one of the most depredated basins of the Sao Paulo State in terms of native forests and pollution by chemicals and pesticides.
A dissertação de mestrado apresenta uma análise das estratégias produtivas de unidades certificadas de uma cooperativa de agricultores familiares de Itápolis - SP. Verificou-se nessas unidades a aplicação de princípios da agroecologia recomendados pela agricultura de base ecológica, em observância à agrobiodiversidade, à reciclagem de material e aos aspectos socioeconômicos do processo de conversão e transição agroecológica. A pesquisa desenvolveu-se por meio da complementaridade de abordagens proporcionada pela combinação de métodos de pesquisa sociológica e agronômica, por meio de entrevistas qualitativas e aplicação de questionários com questões semi-estruturadas. Concluiu-se que o estabelecimento de relações econômicas entre a cooperativa e uma entidade internacional de comércio tem estimulado aumento expressivo na diversificação produtiva e na aplicação de princípios da agricultura de base ecológica, bem como proporcionando uma visível mudança de atitude quanto à exploração dos recursos naturais da região, localizada em uma das bacias hidrográficas mais degradadas do estado de São Paulo em razão da poluição por agroquímicos e pesticidas e da ausência de matas nativas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Medeiros, Daniela Andrade. « Métodos de amostragem no levantamento da diversidade arbórea do Cerradão da Estação Ecológica de Assis ». Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-21062005-164706/.

Texte intégral
Résumé :
Apesar de ocupar cerca de 25% do território nacional e abrigar, potencialmente, um terço da fauna e flora brasileira, o bioma cerrado é classificado como um “hotspot” por apresentar expressiva redução de biodiversidade. Perante este quadro, este trabalho teve por objetivo comparar os métodos de amostragem de parcelas de área fixa e de ponto quadrante em uma área com predominância da fisionomia cerradão (savana florestada) na Estação Ecológica de Assis (SP), estando inserido no projeto temático “Métodos de Inventário da Biodiversidade de Espécies Arbóreas\", do Programa BIOTA/FAPESP. A área estudada é representada por uma grade amostral sistemática que contém 64 parcelas de 90 x 10 m (900 m2), inseridas em 8 linhas distantes 100 m entre si, com 8 parcelas em cada linha. Estas foram subdivididas em 9 subparcelas de 10 x 10 m, com um intervalo de 10 m não amostrado entre as parcelas nas linhas. Os pontos quadrantes foram instalados em cada limite entre as subparcelas. Os indivíduos arbóreos com DAP maior ou igual a 4,77 cm foram inseridos nesta amostragem, sendo posteriormente identificados. Partindo-se deste delineamento amostral e, diante da ocorrência de fragmentos de cerrado strictu sensu juntamente com áreas de cerradão, simulou-se a existência de nove tamanhos de parcela, variando de 100 a 900 m2, a fim de avaliar como esses diferentes tamanhos, bem como o método do ponto quadrante, interferem no esforço amostral, na estimativa da densidade e nos índices fitossociológicos e de diversidade. Ao final do levantamento, o método de parcelas de 900 m2 incluiu 102 espécies, distribuídas em 45 famílias, enquanto que o método do ponto quadrante amostrou 71 espécies, distribuídas em 37 famílias. Os resultados encontrados em ambos os métodos quanto ao Índice de Valor de Importância apontaram as espécies Copaifera langsdorffii, Vochysia tucanorum e Ocotea corymbosa como as mais importantes; já a família Myrtaceae se destacou nestes dois métodos quanto à riqueza de espécies. A curva de esforço amostral do método do ponto quadrante incluiu um número de espécies semelhante à curva das parcelas de 200 m2, com a vantagem de apresentar maior praticidade de instalação no campo. Os valores do Índice de Diversidade de Shannon foram inferiores a outros biomas, enquanto que o Índice de Diversidade de Simpson não pôde ser o mais indicado para o cerradão estudado, por não ser sensível à ocorrência de espécies com apenas um indivíduo na parcela. Para a determinação da diversidade arbórea do cerradão da E. E. Assis, recomendou-se o uso da parcela de 400 m2. Já na estimativa da densidade, as parcelas de 700 m2 foram as mais adequadas; entretanto, devido à grande variabilidade deste parâmetro na área, sugeriu-se uma estratificação da área de amostragem.
Cerrado biome is classified as a hotspot, because it presents an expressive reduction on the biodiversity, despite of occupying around 25% of the national territory and potentially sheltering one third of the Brazilian fauna and flora. In this scenario, this work had as objective to compare the fixed area plots and the point-centered quarter sampling methods in an area with a cerradão (savanna woodland) physiognomy at the Ecological Study Station in the city of Assis (SP), which is part of the “Tree Species Biodiversity Inventory Methods”, a thematic project of BIOTA/FAPESP Program. The studied area is represented by a systematic sampling frame containing 64 plots, measuring 90 x 10 m (900 m2), inserted in 8 lines, which is 100 m away from each other, with 8 plots in each line. They were divided into 9 sub-plots measuring 10 x 10 m, with a 10-m non-sampled gap between the plots in the lines. The point-centered points were installed in each limit between the sub-plots. The arboreal individuals with DBH equal or larger than 4.77 cm were set in this sampling and identified later. From this sampling design and due to the presence of fragments of cerrado strictu sensu together with areas of cerradão, it was simulated the existence of nine size samples varying from 100 to 900 m2 aiming evaluating how these different sizes and the point-centered quarter method interfere in the sampling effort, in the density estimates, and in the phytossociological and diversity indexes. At the end of the surveying, the 900-m2-plot method included 102 species, distributed in 45 families, whereas in the center-pointed quarter method 71 species were sampled, distributed in 37 families. The results found in both methods in relation to the Importance Value Index showed Copaifera langsdorffii, Vochysia tucanorum, and Ocotea corymbosa as the most important ones; Myrtaceae family stood out on both methods in relation to species richness. The sampling effort curve of the point-center quarter method included a number of species similar to the 200-m2 plots’ curve, with an advantage of being easier to be installed in the field. The Shannon Index values were lower than in the other biomes, whereas the Simpson Index could not be the best indicated for the cerradão under study, because it was not sensitive to the presence of species with only one individual in the plot. It was recommended the use of 400-m2 plots in order to determine the tree diversity in the cerradão at the Ecological Study Station in the city of Assis. The most adequate plots to estimate the density were the 700-m2 ones. However, stratification on the sampling area was suggested due to the great variability of this parameter in the area.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Paula, Marcos Araújo de. « Diversidade de drosofilídeos (Diptera, Drosophilidade) na Reserva Ecológica do IBGE, em áreas afetadas pelo fogo ». reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18741.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2015.
O fogo tem papel determinante no Cerrado, uma vez que sem ele o atual mosaico de fitofisionomias seria alterado. Essa perturbação ocorre há 32 mil anos, mas com a chegada do homem, a época e a frequência de queima foram alteradas. Estudos sobre os efeitos do fogo em comunidades de invertebrados normalmente focalizam queimadas controladas: poucos trabalhos investigaram queimadas esporádicas, ainda mais com efeitos indiretos a médio/longo prazo. A queimada que ocorreu na RECOR em 2011 atingiu quase a totalidade da reserva e possibilitou o estudo do efeito desse distúrbio em assembleias de drosofilídeos. As assembleias desses insetos foram caracterizadas em áreas queimadas e não queimadas, e foi investigado se a presença do fogo, mês de coleta e fitofisionomia (e interações entre eles) participam da estruturação da comunidade. Os fatores que mais alteraram a estrutura das assembleias foram o mês de coleta, a fitofisionomia, a interação do mês com a fitofisionomia e do mês com o fogo. O fogo, como fator isolado, não foi significativo na modificação da estrutura das assembleias, embora seja possível identificar seu papel atuante em diferentes meses, a depender do ponto ecológico analisado. Áreas queimadas foram mais diversas e mais ricas que áreas não queimadas, para ambas fitofisionomias em alguns meses e com diferenças no comportamento populacional entre espécies neotropicais e espécies exóticas. O fogo modificou a estrutura da paisagem e essa guiou as alterações na estrutura das assembleias de drosofilídeos. Os novos nichos criados com a sucessão na estrutura da vegetação fizeram com que as assembleias tomassem rumos diferentes em comparação com as áreas não queimadas. Embora os efeitos não sejam claros e variem de acordo com as respostas das assembleias em relação às condições climáticas do mês e à fitofisionomia, a estrutura das assembleias de drosofilídeos é diferente entre áreas queimadas e não queimadas.
Fire has a determinant role in Cerrado since the current mosaic of vegetation types would be different without it. This disturbance has been occurring for a long time, as evidenced by the numerous adaptations and responses of the vegetation biome. With the arrival of men, however, frequency and timing of burning were profoundly changed. Studies on fire effects on invertebrates communities usually focus on controlled burns; few studies investigate sporadic fires, especially with indirect effects in medium to long term. The fire that burned RECOR in 2011 affected almost the entire Reserve and enabled the study of the effects of this disturbance on drosophilid assemblages. The assemblages of these insects were characterized in burned and unburned areas.We investigated the effects of fire, sampling month and vegetation type (and interactions between them) in community structuring. The factors that most altered the structure of the assemblages were the sampling month, vegetation type, the interaction of the month with vegetation type and month with fire. The fire, as an isolated factor was not significant in modifying the structure of the assemblages, although it is possible to identify its active role in different months, depending on the ecological aspect analyzed. Burned areas were more diverse and richer than unburned areas for both vegetation types in a few months and with differences in population behavior among neotropical species and exotic species. Fire changed the structure of the landscape and guided changes in the structure of drosophilids assemblages. The new niches created with the succession in vegetation structure caused the assemblages to take different paths compared to unburned areas. Although the effects are unclear and vary according to the answers of assemblages on climate conditions of the month and vegetation type, the structure of drosophilid assemblages is different between burned and unburned areas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Santos, Michélle Roberta dos [UNESP]. « Efeito da diversidade de habitats sobre o desenvolvimento populacional do camarão-da-amazônia ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/108933.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-08-27T14:36:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-02-25Bitstream added on 2014-08-27T15:57:14Z : No. of bitstreams: 1 000777325.pdf: 1769858 bytes, checksum: 28a49bc4809b3caa14512b611ae12efb (MD5)
O objetivo deste trabalho foi testar a hipótese de que o desenvolvimento da estrutura populacional do camarão-da-amazônia, Macrobrachium amazonicum, é afetada pela heterogeneidade de habitats do fundo dos corpos de água. Foram utilizados doze mesocosmos de fundo natural, com área de ~0,01 ha e profundidade ~1 m, com volume aproximado 100 m3. Os mesocosmos foram povoados com 22 juvenis de camarões/m2 e 1,1 alevino de tilápias (que compuseram o extrato nectônico) em três tratamentos: mesocosmo com substrato feito de manta Geotêxtil (MG), mesocosmo com substrato feito de bambu (BB), mesocosmo sem substrato (SS). Mensalmente e ao final do experimento, os camarões foram coletados, para avaliar a estrutura populacional, estágio ovariano, massa e comprimento corporal, sex-ratio e sobrevivência. A presença dos substratos nos mesocosmos aumentou a frequência dos morfotipos CC, acelerou o aparecimento dos morfotipos GC1 e GC2, diminuiu a frequência do morfotipo TC ao final do experimento, aumentou o tamanho de machos e fêmeas e a frequência dos estágios ovarianos IV e V. O efeito foi mais acentuado com a inclusão do substrato MG. Por outro lado, a sobrevivência foi significativamente maior nos mesocosmos sem substratos, embora os valores tenham ficado muito próximos. O sex-ratio não diferiu significativamente entre os tratamentos com adição ou não de substrato. Portanto, a presença e o tipo de substrato adicional ao fundo presente nos corpos de água afetam o desenvolvimento populacional de M. amazonicum, confirmando a hipótese inicial que esta é dependente da heterogeneidade de habitats
The objective of this study was to test the hypothesis in which the development of the population structure of amazonian prawn, Macrobrachium amazonicum, is affected by the heterogeneity of habitats from the bottoms of bodies of water. Twelve mesocosms of natural background were used, where each mesocosm had an area of ~0.01 ha and a depth of ~1 m, and with an approximate volume of 100 m3. The mesocosms were stocked with 22/m2 juveniles of amazonian prawn and 1.1/m2 of juvenile tilapia (which composed the nektonic extract) in three different treatments: mesocosm with substrate made of geotextile blanket (MG), mesocosm with substrate made from bamboo (BB), and then mesocosm without substrate (SS). The prawn were collected monthly and at the end of the experiment in order to assess population structure, ovarian stage, body mass and length, sex-ratio, and survival. The presence of the substrates in the mesocosms increased the frequency of the CC morphotypes, accelerated the appearance of the GC1 and GC2 morphotypes, decreased the frequency of the TC morphotype at the end of the experiment, increased the size of males and females, and increased the frequency of ovarian stages IV and V. The effect was more pronounced with the presence of the MG substrate. On the other hand, the survival rate was significantly higher in the mesocosms without substrates even though the values were quite similar. The sex-ratio did not differ significantly between treatments with or without the addition of substrate. Therefore, the presence and the type of substrate added to the bottoms of water systems present an effect on the population growth of M. amazonicum, confirming the initial hypothesis which stated that population structure is dependent on the heterogeneity of habitats
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Santos, Michélle Roberta dos. « Efeito da diversidade de habitats sobre o desenvolvimento populacional do camarão-da-amazônia / ». Jaboticabal, 2014. http://hdl.handle.net/11449/108933.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Wagner Cotroni Valenti
Banca: Iracy Lea Pecora
Banca: Fábio Rosa Sussel
Resumo: O objetivo deste trabalho foi testar a hipótese de que o desenvolvimento da estrutura populacional do camarão-da-amazônia, Macrobrachium amazonicum, é afetada pela heterogeneidade de habitats do fundo dos corpos de água. Foram utilizados doze mesocosmos de fundo natural, com área de ~0,01 ha e profundidade ~1 m, com volume aproximado 100 m3. Os mesocosmos foram povoados com 22 juvenis de camarões/m2 e 1,1 alevino de tilápias (que compuseram o extrato nectônico) em três tratamentos: mesocosmo com substrato feito de manta Geotêxtil (MG), mesocosmo com substrato feito de bambu (BB), mesocosmo sem substrato (SS). Mensalmente e ao final do experimento, os camarões foram coletados, para avaliar a estrutura populacional, estágio ovariano, massa e comprimento corporal, sex-ratio e sobrevivência. A presença dos substratos nos mesocosmos aumentou a frequência dos morfotipos CC, acelerou o aparecimento dos morfotipos GC1 e GC2, diminuiu a frequência do morfotipo TC ao final do experimento, aumentou o tamanho de machos e fêmeas e a frequência dos estágios ovarianos IV e V. O efeito foi mais acentuado com a inclusão do substrato MG. Por outro lado, a sobrevivência foi significativamente maior nos mesocosmos sem substratos, embora os valores tenham ficado muito próximos. O sex-ratio não diferiu significativamente entre os tratamentos com adição ou não de substrato. Portanto, a presença e o tipo de substrato adicional ao fundo presente nos corpos de água afetam o desenvolvimento populacional de M. amazonicum, confirmando a hipótese inicial que esta é dependente da heterogeneidade de habitats
Abstract: The objective of this study was to test the hypothesis in which the development of the population structure of amazonian prawn, Macrobrachium amazonicum, is affected by the heterogeneity of habitats from the bottoms of bodies of water. Twelve mesocosms of natural background were used, where each mesocosm had an area of ~0.01 ha and a depth of ~1 m, and with an approximate volume of 100 m3. The mesocosms were stocked with 22/m2 juveniles of amazonian prawn and 1.1/m2 of juvenile tilapia (which composed the nektonic extract) in three different treatments: mesocosm with substrate made of geotextile blanket (MG), mesocosm with substrate made from bamboo (BB), and then mesocosm without substrate (SS). The prawn were collected monthly and at the end of the experiment in order to assess population structure, ovarian stage, body mass and length, sex-ratio, and survival. The presence of the substrates in the mesocosms increased the frequency of the CC morphotypes, accelerated the appearance of the GC1 and GC2 morphotypes, decreased the frequency of the TC morphotype at the end of the experiment, increased the size of males and females, and increased the frequency of ovarian stages IV and V. The effect was more pronounced with the presence of the MG substrate. On the other hand, the survival rate was significantly higher in the mesocosms without substrates even though the values were quite similar. The sex-ratio did not differ significantly between treatments with or without the addition of substrate. Therefore, the presence and the type of substrate added to the bottoms of water systems present an effect on the population growth of M. amazonicum, confirming the initial hypothesis which stated that population structure is dependent on the heterogeneity of habitats
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Livres sur le sujet "Diversidade ecológica"

1

Ivanir, Gomes Joaquim, Museu Paraense Emílio Goeldi et Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental (Brazil), dir. Mocambo : Diversidade e dinâmica biológica da Área de Pesquisa Ecológica do Guamá--Apeg. Belém, PA : Museu Paraense Emílio Goeldi, 2007.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Mocambo : Diversidade e dinâmica biológica da Área de Pesquisa Ecológica do Guamá--Apeg. Belém, PA : Museu Paraense Emílio Goeldi, 2007.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Darrigran, Gustavo, dir. Los moluscos bivalvos. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2013. http://dx.doi.org/10.35537/10915/32168.

Texte intégral
Résumé :
En este libro se considera a la biodiversidad como la variedad y variabilidad de los seres vivos y de los sistemas ecológicos que ellos integran. Por lo tanto, son tres los componentes de la diversidad biológica organizados en tres niveles: el de las especies (variedad), que son conjuntos de organismos afines capaces de reproducirse entre sí; el de los genes (variabilidad), que constituyen las bases moleculares de la herencia y el de los ecosistemas (sistemas ecológicos), que son complejos funcionales formados por los organismos y el medio físico en el que habitan. Sobre esta base y considerando a la biósfera en su conjunto, cabe la pregunta ¿cuántas especies conviven actualmente en nuestro planeta? La curiosidad y las múltiples aplicaciones de este conocimiento llevan al hombre a investigar acerca de la diversidad biológica o biodiversidad.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Espejel, Ileana. Resiliencia de socioecosistemas costeros. Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Económicas, 2020. http://dx.doi.org/10.22201/iiec.9786073031523e.2020.

Texte intégral
Résumé :
En las zonas costeras coexisten procesos sociales y ecológicos, dinámicos en tiempo y espacio, que generan sistemas acoplados no lineales y anidados a diversas escalas llamados socioecosistemas. La capacidad de los socioecosistemas costeros de absorber disturbios, autoorganizarse y desarrollarse manteniendo su estructura básica esencial y las formas de funcionamiento y retroalimentación, es justamente la resiliencia, tema central del libro. Cada capítulo presenta los temas más debatidos en la literatura internacional para estudiar y aplicar los conceptos de resiliencia: la delimitación del socioecosistema costero, la identificación de la diversidad, intensidad y sinergia de los estresores, la medición de los umbrales, las interacciones entre escalas y la medición de sus trayectorias. En particular, se señalan los retos para México en términos conceptuales, metodológicos, de monitoreo, de interdisciplina y transdisciplina, así como de integración para vincular la investigación con el diseño de políticas públicas más adecuadas a la realidad actual y futura de los socioecosistemas costeros mexicanos. Uno de los grandes retos que aborda esta obra es identificar patrones que, sin perder la heterogeneidad y especificidad de cada socioecosistema, permitan comprender la resiliencia en los ámbitos local y regional con el fin de diseñar e implementar estrategias de comanejo adaptativo y políticas públicas a distintas escalas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Lima, Tatiane do Nascimento, et Rogério Rodrigues Faria. Ecótono Cerrado Pantanal : meio ambiente e história natural. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.ecp672.1121-0.

Texte intégral
Résumé :
O termo Bioma refere-se a uma área do espaço geográfico representada por um tipo uniforme de ambiente, dentro do qual é possível identificar características similares de macroclima, fitofisionomia, solo e altitude (WALTER, 1986). Dentro dessas áreas espécies surgiram e se desenvolveram em resposta à essas características do ambiente. Tal processo permite que por exemplo, dentro dessas áreas os vegetais apresentem aspectos, formas e processos fisiológicos característicos (CRAWLEY, 1989). Dessa maneira, a manutenção desses biomas, com suas características ambientais únicas, é de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que ali ocorrem (regulação climática, ciclo de matéria, segurança alimentar, entre outros) (PBMC/BPBES, 2018; JOLY et al., 2019). O Brasil é formado por seis grandes biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal (IBGE, 2019). Dentro desses ambientes são encontrados uma grande diversidade de fauna e flora e características únicas de relevo e clima. Essa variedade de biomas está relacionada a grande extensão territorial do Brasil e a sua posição geográfica. Todas essas características fazem do Brasil o maior detentor de biota continental do mundo, sendo estimado um valor entre 15% e 20% das aproximadamente 1,5 milhões de espécies descritas no planeta. Só de plantas vasculares os números mais recentes citados são de 56108 espécies, com 12400 (22%) endêmicas. Esses dados representam aproximadamente 22% do total mundial (LEWINSOHN; PRADO, 2002; SHEPHERD, 2002; HUBBELL, 2008; GIAM et al., 2010). Dentro desse contexto, os biomas Cerrado e Pantanal se integram por meio dos rios que nascem nos planaltos do Cerrado. Esses rios contribuem na formação do Pantanal, nas planícies inundáveis da bacia do Paraguai (BRASIL, 2007). No Domínio Cerrado, a dinâmica ambiental é proveniente de uma marcada sazonalidade climática com duas estações bem definidas, o período seco e o período chuvoso (ASSAD, 1994; SILVA, 2011). Essa sazonalidade climática modifica constantemente as propriedades do solo, da flora e da paisagem e a reestruturação de muitas comunidades (AMARAL et al., 2013; MALHEIROS, 2016). No Pantanal as áreas conhecidas como planícies de inundação se caracterizam pela presença de hábitats que variam de aquáticos a terrestres, de acordo com o grau de comunicação com o rio principal (PAZ; TUCCI, 2010). Os ciclos de secas e cheias são um importante fenômeno hídrico para a região, criando um sistema complexo e dinâmico (JUNK; DA SILVA, 1999; RESENDE, 2008). O Cerrado é uma das 25 áreas do mundo consideradas críticas para a conservação, devido à riqueza biológica e à alta pressão antrópica a que vem sendo submetido (MYERS et al., 2000). O Pantanal, por sua vez, é reconhecido mundialmente pela abundância de sua fauna (MITTERMEIER et al., 1990; HARRIS et al., 2005) e é considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (BRASIL, 2018). O conhecimento dos aspectos que envolvem a fauna, a flora e as características dessas paisagens são de extrema importância para a sua conservação e preservação. As áreas de transição entre esses dois biomas, chamadas áreas de ecótono, se fazem presentes no estado do Mato Grosso do Sul. Nessa região, os biomas Cerrado e Pantanal possuem correlações quanto aos aspectos geomorfológicos e fitogeográficos (RODRIGUES et al., 2017). Na região o encontro entre o Planalto de Maracaju-Campo Grande e a Planície Pantaneira é uma área comum de elementos bióticos e abióticos entre o planalto e a planície (FILHO et al., 2009). A transição entre dois ecossistemas implica a existência de uma área com valores intermediários para diversos parâmetros ambientais (NEIFF, 2003). Por um lado, a área de transição pode gerar um aumento na biodiversidade, dado o fato dessas áreas apresentarem representantes de fauna e flora dos dois ecossistemas (VELOSO et al., 1991). Contudo, essas áreas de transição podem também representarem barreira ou área de isolamento com ecossistemas vizinhos (MALANSON, 1997). Desta forma, uma análise voltada para as áreas de ecótono entre esses dois biomas faz-se necessária, uma vez que a preservação de um depende da preservação do outro. Sobretudo para o entendimento de que essas paisagens de ecótono podem ser responsáveis pelo isolamento e amortecimento das alterações dentro dos biomas Cerrado e Pantanal. Este E-book traz estudos desenvolvidos na área de ecótono Cerrado Pantanal no município de Aquidauana (MS) e entorno. O município está localizado a 130 Km a oeste da capital Campo Grande. Aquidauana por se tratar de um município com influência dos biomas Cerrado e Pantanal, abriga uma grande biodiversidade, sendo citada pelo Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2002) como área prioritária para conservação da biodiversidade. Na mesma via, o município se destaca por sua vocação turística e agropecuária, o que demanda atenção, devido ao processo de intensa ocupação e exploração antrópica dos recursos naturais. Dessa maneira, o conhecimento de suas características ambientais e dos processos ecológicos desempenhados por sua fauna e flora contribuem para sua preservação e manutenção.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Diversidade ecológica"

1

Fontes, Victória Bezerra, Cleide Barbosa Marques, Julliany Lemos Freire, Nils Edvin Asp-neto, Adelson Silva de Souza et Bianca Bentes da Silva. « CARACTERIZAÇÃO ECOLÓGICA DA ICTIOFAUNA DE UM ESTUÁRIO TROPICAL : DIVERSIDADE, SELETIVIDADE, AMAZÔNIA BRASILEIRA. » Dans Engenharia de Pesca : aspectos teóricos e práticos, 99–115. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210404436.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Henriques, M. H., M. L. Canales et E. Mbadu. « por dc.title Foraminíferos atuais do litoral de Benguela (Angola) : diversidade e implicações ecológicas ». Dans Para conhecer a Terra : memórias e notícias de Geociências no espaço lusófono, 199–208. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0534-0_20.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Márquez Fernández, Edna J., Natialia Restrepo-Escobar, Anny J. Yepes Acevedo et Juan C. Narváez Barandica. « Diversidad y estructura genética de los peces de la cuenca del río Magdalena ». Dans Peces de la cuenca del río Magdalena, Colombia : diversidad, conservación y uso sostenible, 115–58. Instituto de Investigación de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt, 2021. http://dx.doi.org/10.21068/b2020rrhhxix03.

Texte intégral
Résumé :
El conocimiento de la diversidad genética y la estructura poblacional son fundamentales para mejorar el manejo y conservación de los peces. La cuenca del Magdalena se destaca por una alta riqueza íctica que se aprovecha como recurso pesquero y acuícola, la cual contrasta con la cantidad de estudios de genética poblacional de su ictiofauna. Una revisión permitió identificar estudios genético-poblacionales en 14 especies nativas y dos exóticas, y en la última década, el desarrollo de loci microsatélites publicados para 13 de 17 especies. En general, la diversidad genética es alta para los “stocks” naturales de especies de interés pesquero; sin embargo, los coeficientes de endogamia también son altos en el bocachico (Prochilodus magdalenae); el capaz (Pimelodus grosskopfii) y el barbudo (Pimelodus yuma). La mayoría de las especies de peces muestran flujo génico de uno o varios grupos genéticos que cohabitan en la misma área, excepto en algunos casos donde exhiben estructura genética a escalas geográficas locales (la sabaleta, Brycon henni) o regionales (B. henni, P. grosskopfii y P. yuma). Además, se desconocen los impactos ecológicos, genéticos y sanitarios de los repoblamientos y la introducción de especies exóticas en la ictiofauna nativa. La falta de datos históricos no permite evidenciar la pérdida de diversidad genética; y la ausencia de marcadores moleculares o inconsistencia en su uso, limitan las comparaciones entre los pocos estudios genéticos poblacionales publicados. Se discute la relevancia de continuar el desarrollo de loci de microsatélites específicos para las especies, principalmente las de mayor interés en las pesquerías y desarrollo acuícola. Esto puede brindar una oportunidad a corto plazo para evaluar el estado general de las especies de peces a una escala nacional y la pertinencia de replantear los programas de repoblamiento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

« La diversidad creativa del paradigma de la complejidad ». Dans Las vertientes de la complejidad. Pensamiento sistémico, ciencias de la complejidad, pensamiento complejo, paradigma ecológico y enfoques holistas (Alternativas al desarrollo) (Spanish Edition), 49–120. ITESO, 2018. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctvjk2x9g.7.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Pellizzari, Franciane. « MONITORAMENTO DA DIVERSIDADE DE MACROALGAS NA ILHA DA TRINDADE : CONSERVAÇÃO E IMPLICAÇÕES ECOLÓGICAS, FRENTE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS ». Dans As Ciências do Mar em todos os seus Aspectos, 43–64. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.48119090745.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Jiménez-Segura, Luz, Juliana Herrera-Pérez, Daniela Valencia-Rodríguez, Isaí Castaño-Tenorio, Silvia López-Casas, María I. Ríos, Yesid Rondón-Martínez et al. « Ecología e historias de vida de los peces en la cuenca del río Magdalena, Colombia ». Dans Peces de la cuenca del río Magdalena, Colombia : diversidad, conservación y uso sostenible, 159–204. Instituto de Investigación de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt, 2021. http://dx.doi.org/10.21068/b2020rrhhxix04.

Texte intégral
Résumé :
La elevación en los Andes es un factor definitivo en la estructura de los ensamblajes de peces y los ecosistemas en que habitan. Los ensamblajes en el río Magdalena se estructuran mediante la interacción entre el tipo de ecosistema, la elevación y el ciclo de lluvias. En este capítulo se analiza la información ecológica disponible en diferentes fuentes sobre los peces del río Magdalena y se presentan algunas características de los ensamblajes de peces. La mayor riqueza de especies se encuentra en las zonas bajas de la cuenca del río Magdalena y, en particular, en los ecosistemas de corrientes (ríos y quebradas); mientras que la mayor diferencia en la composición de especies entre cuerpos de agua se observa en las zonas arriba de los 1.600 m s.n.m. Esta característica les confiere particularidades a los ensamblajes en términos de la riqueza de especies en cada uno de los gremios tróficos, de las estrategias de vida y de los nichos funcionales en los que se estructuran los patrones de la ictiofauna en los Andes nor-occidentales. En la cuenca se reconocen cuatro grandes gremios tróficos: carnívoros, detritívoros, omnívoros y planctófagos. El gremio de los carnívoros es el más rico en especies. La estrategia de vida más diversa en esta cuenca andina es la oportunista. Estas características en la riqueza de especies por ecosistema, por gremio trófico y por estrategia de vida, causa que el ensamblaje del río Magdalena finalmente se estructure en 25 nichos funcionales y, de nuevo, el mayor número de nichos se encuentra en las zonas debajo de los 1.200 m s.n.m. El conocimiento de la ecología de los peces en el río Magdalena aún es incipiente, pero es posible aportar a partir de la información disponible para la toma de decisiones por parte de los diferentes actores de la cuenca.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Albornoz, Marta, Francisco Carvallo et Danitza Milovic. « EFECTOS ECOLÓGICOS DE LA DIVERSIDAD VEGETAL SOBRE LA FLUCTUACIÓN POBLACIONAL DE MOSQUITA BLANCA DE LOS INVERNADEROS ». Dans Agrárias : Pesquisa e Inovação nas Ciências que Alimentam o Mundo III, 142–49. Editora Artemis, 2020. http://dx.doi.org/10.37572/edart_24830122013.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Polyakov, Andrei V., Alex Beharav, Tamar Krugman, Aaron Avivi et Eviatar Nevo. « Ecological and Phylogenetic Significance of AFLP DNA Diversity in 4 Species of Blind Subterranean Mole Rats (Spalax) in IsraelEl Sigificado EcolÓGico Y FilogenÉTico De Diversidad De Aflp En El De 4 Especies S Palax En Israel ». Dans The Quintessential NaturalistHonoring the Life and Legacy of Oliver P. Pearson, 916–43. University of California Press, 2007. http://dx.doi.org/10.1525/california/9780520098596.003.0028.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Diversidade ecológica"

1

Araújo-Silva, M. F., M. M. B. Aguiar, M. C. G. Silva, A. L. P. Feliciano et A. C. B. L. Silva. « Complementaridade ecológica : a diversidade alfa e beta na Floresta Atlântica pernambucana ». Dans VIII Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Ciências Florestais. Recife, Pernambuco, Brasil : Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2014. http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.238-650-1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Silva, Vitória Cristina Costa da, Ana Elisa Araujo Pereira, Nicoly Muniz Dos Santos, Ryan Alves Da Silva et Victoria De Souza Romano. « REVISÃO SISTEMÁTICA : RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA DE UMA ÁREA TOTALMENTE DEGRADADA ». Dans I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1788.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O Brasil é o país que possui maior diversidade biológica, mas, desde a colonização, sofre com impactos no ecossistema oriundos das ações humanas, e com isso tomou-se cada vez mais importante a análise da degradação ambiental. Objetivo: O trabalho em questão possui o objetivo de abordar a viabilidade da restauração ambiental de uma área totalmente degradada, dissertando sobre metodologias já utilizadas e evidenciadas em artigos publicados, dos quais foram selecionados através da revisão bibliográfica. Para que assim, fosse possível concluir se é realmente viável essa regeneração. Metodologia: O material e método utilizados para a elaboração deste trabalho foram a revisão sistemática, de artigos científicos, através do método prisma, com a finalidade de selecionar as pesquisas mais completas para serem aplicadas como referenciais teóricos. A fim de, reunir uma coletânea de artigos sobre possíveis métodos a serem utilizados. Resultados: Após análises feitas, foram obtidos como resultados cinco artigos científicos, eleitos após a realização do fluxograma do método prisma, em seguida posteriormente a realização da análise qualitativa de cada artigo ,concluiu-se que com a utilização de diversas técnicas ambientais, é possível a restauração ecológica de uma área totalmente degradada. Conclusão: Além disso, foi constatado a eficiência dos regenerantes como indicador ecológico de restauração ambiental, a aplicabilidade de plantas jovens em áreas degradadas, e a transposição da serapilheira e do banco de sementes do solo como método para auxiliar a total recuperação ecológica de um solo. Ademais, a elaboração desse trabalho e as evidências supracitadas acerca das possíveis maneiras de recuperar um ambiente degradado, contribuíram para estudos ambientais com ênfase no reflorestamento, e para auxiliar o manejo de atividades que visem a regeneração de solos ecologicamente danificados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Fortuna, Jorge Luiz. « FUNGA CULTURAL : MICOLOGIA FILATÉLICA DO BRASIL ». Dans II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1233.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Fungos são seres vivos ubíquos, heterotróficos uni ou multicelulares, morfologicamente diversificados, importantes para o ecossistema, reciclagem da matéria orgânica e equilíbrio ecológico. Além dessas funções biológicas, os fungos, de uma maneira geral, fazem parte do imaginário coletivo sociocultural, sendo encontrados em diferentes estampas, desenhos infantis, jogos eletrônicos, filmes, desenhos animados, etc. Diversidade cultural define-se como diversidade biológica, cultural e linguística, incluindo inter-relações, dentro do complexo sistema adaptativo socioecológico. Este trabalho propõe o termo “Funga Cultural” como estudo da presença fúngica nas diferentes manifestações culturais. Como exemplo de manifestação cultural, este trabalho trata de relacionar fungos com filatelia. Objetivos: Realizar um inventário dos selos postais e comemorativos brasileiros que apresentam imagens de fungos, além de analisar suas representações na Funga Cultural e citar a classificação taxonômica das espécies estampadas nos selos. Material e Métodos: Pesquisa utilizou o “Catálogo de Selos do Brasil RHM”, principal obra de referência filatélica do país, sendo utilizada pelos colecionadores e comerciantes de selos brasileiros. Foram analisados todos os selos postais comemorativos emitidos pela Empresa de Correios e Telégrafos do Brasil durante o período de 1900-2019. Resultados: Desde o ano de 1900 até 2019, o Brasil emitiu 3.877 selos comemorativos. Desses, apenas dez (0,26%) têm estampas de fungos, distribuídos em três diferentes séries: três selos da série “Fungos”; um selo da série “Estação Ecológica do Taim-RS”; e seis selos da série “Diversidade de Fungos”. Os nomes científicos das espécies estão estampados nos selos. Exceto um selo da série Estação Ecológica. Porém, de acordo com suas características fenotípicas, provavelmente pertence ao filo Basidiomycota. Essa série é formada por uma dupla de selos e o fungo aparece somente no primeiro deles. Os táxons estampados nos outros selos foram: Pycnoporus sanguineus; Calvatia sp.; Pleurotus sp.; Clathrus chrysomycelinus; Clathrus columnatus; Geastrum violaceum; Hydnopolyporus fimbriatus; Laetiporus gilbertsonii e Oudemansiella cubensis. Conclusão: Os fungos apresentam pouca representatividade nos selos comemorativos brasileiros. Os selos fazem parte da cultura humana e aqueles com estampas de fungos podem ser inseridos como representantes da Funga Cultural. Ademais, pode-se usar o selo como mais um recurso didático no ensino da funga e na divulgação científica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Albuquerque, Andréa, José Santos, Sidinéia Amadio, Cláudia Deus, Maria Corrêa et Jansen Zuanon. « e-DIVA : Uma Infraestrutura Computacional para Gestão de Dados do Programa PELD ». Dans X Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2019.6420.

Texte intégral
Résumé :
Com o propósito de identificar os impactos da variação climática na vida aquática da várzea da Amazônia Central, foi proposto um novo sítio do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração: Diversidade da Várzea (PELD-DIVA). Este trabalho apresenta a infraestrutura computacional e-DIVA, que constitui um processo de integração de diversas bases de dados ictiológicas referentes a diferentes sítios de pesquisa, além de oferecer uma arquitetura computacional para gestão e análise dos dados relacionados ao Programa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

ALINE MONICA ZUANAZZI, Samara Ernandes et Cleverson Busso. « Estudos sobre diversidade microbiana em solo de áreas de restauração ecológica do Câmpus da UTFPR Dois Vizinhos ». Dans XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Curitiba, PR, Brasil : Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sicite2015-0939.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Ferreira, A. P., G. B. O. Machado et F. P. P. Leite. « SUCESSÃO ECOLÓGICA EM BANCOS DE MACROALGAS : A PERDA DAS ESPÉCIES FORMADORAS DE HABITAT DIMINUI A DIVERSIDADE DA COMUNIDADE DE PERACÁRIDOS ? » Dans X Congresso Brasileiro sobre Crustáceos. Sociedade Brasileira de Carcinologia, 2018. http://dx.doi.org/10.21826/2178-7581x2018043.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Sfalcin, Inaê Carolina. « LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA MASTOFAUNA TERRESTRE EM ÁREA DE ECÓTONO PAMPA/MATA ATLÂNTICA NA REGIÃO DAS MISSÕES, RS, BRASIL ». Dans I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1069.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: No Rio Grande do Sul, os biomas Pampa e Mata Atlântica abrigam mais de 90 espécies de mamíferos terrestres. Embora ambos sustentem grande diversidade, levantamentos mastofaunísticos nos ecótonos são limitados e pouco se conhece sobre sua ecologia. Esta falta de informações somada à intensa alteração antrópica que esses biomas enfrentam há décadas, abre lacunas importantes na busca pela conservação da biodiversidade desses locais. Objetivo: Realizar um levantamento preliminar de mamíferos terrestres de médio e grande porte em São João das Missões/São Miguel das Missões, RS, Brasil. Materiais e Métodos: Em uma área rural de 155 ha, composta de campo nativo, lavoura cultivada e fragmentos de mata, aplicou-se três métodos de coleta: procura visual ativa, em busca de observações diretas e vestígios de mamíferos; captura viva em armadilhas Tomahawk e coleta de depoimentos de moradores locais. Um esforço amostral de 32 horas foi atingido em oito campanhas de campo, entre agosto e novembro de 2020. Resultados: Obteve-se o registro de 18 espécies de mamíferos distribuídas em sete ordens, quatorze famílias e dezessete gêneros, representando aproximadamente 18,4% das espécies terrestres listadas atualmente para o RS. A ordem mais diversa foi Carnivora (4 famílias; 6 espécies), seguido de Rodentia (4 famílias; 5 espécies). Foram amostradas seis espécies ameaçadas de extinção: Cuniculus paca, Leopardus guttulus, Leopardus pardalis, Mazama gouazoubira, Nasua nasua e Tamandua tetradactyla; duas espécies exóticas, Sus scrofa e Lepus sp., além de Cavia aperea; Coendou spinosus; Conepatus chinga; Dasypus novemcinctus; Didelphis albiventris; Euphractus sexcinctus; Hydrochoerus hydrochaeris; Lycalopex gymnocercus; Myocastor coypus e Procyon cancrivorus. H. hydrochaeris (LC), M. gouazoubira (VU) e N. nasua (VU) estiveram presentes em todas as campanhas. Conclusão: Os resultados demonstraram uma considerável riqueza de mamíferos, dado o curto período de amostragem. Grupos generalistas e de médio porte predominaram, incluindo espécies ameaçadas e de importância ecológica. Os carnívoros representaram um terço dos registros, reforçando a relevância do monitoramento e conservação ambiental local, já que são exigentes quanto à qualidade do habitat. Pesquisas adicionais com métodos de coleta aprimorados e em um período anual podem melhorar o perfil da riqueza e diversidade da mastofauna loco-regional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Cruz, Vanessa David, Luelma Vieira Montel, Juciene Da Silva De Souza et Cristiane Scheidegger Laia Maia. « ROTAÇÃO DE CULTURAS E ADUBAÇÃO VERDE NO MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS ». Dans I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1700.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A agricultura mundial construiu importante eficiência com números de produção, pautando seus sistemas de cultivos em monoculturas, culminando no esgotamento químico, físico e biológico do solo. Neste sentido, as práticas conservacionistas como a rotação de cultura e adubação verde são essenciais para manutenção e recuperação dos solos degradados, melhorando suas propriedades físicas, químicas e biológicas, viabilizando maior sustentabilidade na produção agrícola e ao meio ambiente. Objetivo: Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo destacar aspectos positivos da rotação de culturas e da adubação verde no manejo e conservação dos solos na agricultura. Material e métodos: O trabalho foi viabilizado por meio de pesquisas de caráter exploratório, utilizando-se de pesquisas bibliográficas em livros, revistas, sites e periódicos, para subsidiar o referencial teórico. Resultados: Técnicas e práticas conservacionistas como a rotação de culturas e a adubação verde trazem vantajosos incrementos na produtividade dos cultivos, a primeira introjeta diferentes culturas em uma mesma área, possibilitando maior diversidade ecológica ao longo do tempo e, consequentemente, a quebra no ciclo de pragas e doenças, bem como o controle de plantas daninhas, estruturação de solo, a outra que pode estar contida na rotação de cultura, consiste em prover nutrientes ao solo, bem como fomentar o desenvolvimento biológico, porosidade, temperatura amena na superfície, descompactar, entre outros efeitos positivos que contribuem diretamente nos processos de manejo e conservação dos solos. Técnicas e práticas conservacionistas como estás trazem incrementos a produtividade dos cultivos agrícolas, pois atuam diretamente na melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, gerando assim economia com adubos. Essas técnicas potencializam uma agricultura eficiente, produtiva e ao mesmo tempo sustentável à curto, médio e longo prazo. Conclusão: A rotação de cultura e a adubação verde são medidas de grande valor quando se pensa na sustentabilidade dos solos e consequentemente garantias de produção perdurável, desta forma é imprescindível que se priorize a adoção de práticas agrícolas sustentáveis que garantam a conservação dos recursos naturais e seguridade alimentar de qualidade para a população.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Sousa, Reysane De Alencar, et Juarez Carlos De Brito Pezzuti. « DIVERSIDADE DE VERTEBRADOS TERRETRES DA RESERVA EXTRATIVISTA RIO IRIRI, PA ». Dans I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1091.

Texte intégral
Résumé :
Os vertebrados terrestres possuem alta diversidade morfológica, comportamental e de hábitos, que refletem ampla diferenciação de papéis ecológicos no ambiente. Na Amazônia as lacunas no conhecimento científico deste grupo ocorrem principalmente pela dificuldade da realização de estudos mais completos durante curtos períodos e recursos financeiros limitados. Para minimizar estes problemas, métodos indiretos de estudá-los têm sido utilizados como alternativa aos métodos tradicionais. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo identificar as espécies de vertebrados de médio e grande porte da Reserva Extrativista Rio Iriri, Pa. Os vertebrados foram registrados através de rastros e vestígios e do censo visual ao longo das margens e das praias do Rio Iriri. Os dados foram coletados diariamente, no período de agosto a setembro de 2017, seguindo a metodologia por transecção linear nas margens dos rios. Os transectos tiveram 4km de extensão, com distância mínima de 4km entre eles. Estes foram percorridos entre os horários das 06:00 às 12:00 e 14:00 as 15:00, de canoa, a remo e a pé. As praias foram escolhidas de forma aleatória. O esforço amostral consistiu em 15 transectos e 84 praias totalizando 53,95 km de praias percorridos por seis duplas de pesquisadores no período de 30 dias. Para a identificação dos rastros e vestígio foi utilizado o conhecimento ecológico local (CEL) de caçadores experientes. O registro de pegadas de rastros e vestígios e o censo visual foram eficientes na amostragem de vertebrados terrestres. Ao todo foram contabilizados 1409 registros de vertebrados, distribuídos em 31 espécies. A fauna de vertebrados é composta por organismos pertencentes às Aves (43,75%), Mammalia (40,62%) e Reptilia (15,62%). As espécies que tiveram maior número de registros foram: Podocnemis unifilis (335), Leopardus Spp. (215), Panthera onca (163), Hydrochoerus hydrochaeris (157). Considera-se que a manutenção da diversidade observada na área é decorrente ao seu mosaico de ambientes que proporcionam uma maior variedade e diversidade de recursos, como abrigo e alimento, possibilitando inclusive a presença de especialistas de habitat.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Matos, Daniel Moreira, Arthur José Cavalvante Gois, João Gabriel Leal Martins, João Victor Brilhante De Albuquerque et Vitoria Lima Camelo. « LEVANTAMENTO FLORÍSTICO COMO SUPORTE À PROTEÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. » Dans II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1227.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A Mata Branca Jr é uma empresa júnior associada ao Movimento Empresa Júnior (MEJ) e constituída por alunos da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo da empresa é elaborar projetos, buscando contribuir para a formação profissional dos integrantes e impactar positivamente o meio ambiente através de seus serviços. Dentre os serviços já realizados pela Mata Branca Jr, destaca-se o Levantamento Florístico em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Litoral Oeste do Ceará, como o Estuário do Rio Curu, as Dunas do Paracuru, o Estuário do Rio Mundaú e as Dunas da Lagoinha. Objetivos: A atividade teve por objetivo a realização de um levantamento da diversidade fitoecológica das APAs citadas, elencando as espécies de flora e as perturbações existentes dentro do território de cada Unidade de Conservação estudada, servindo como base para a atualização do plano de manejo das UCs elencadas e como ferramenta de capacitação para os membros da Mata Branca Jr. Material e Métodos: Seguindo as recomendações de saúde em virtude da pandemia, a equipe, coordenada pelo Professor Dr Rafael Costa, docente da UFC e tutor da Mata Branca Jr, realizou uma Avaliação Ecológica Rápida (AER), coletando morfotipos não identificáveis durante o diagnóstico em campo para posterior identificação em laboratório, delimitando as fitofisionomias, colhendo e tabulando dados sobre a presença de espécies exóticas, naturalizadas e endêmicas, além de elencar perturbações ambientais e suas implicações. Resultados: O projeto serviu como capacitação para os membros da Mata Branca Jr, oferecendo uma experiência assertiva dentro da área da consultoria ambiental, usualmente pouco explorada na graduação. Ademais, os dados obtidos evidenciaram o estado de conservação da flora das APAs, permitindo uma maior qualidade na elaboração do novo plano de manejo das UCs, além de contribuir para o conhecimento das áreas ocorrência das espécies florísticas da região. Conclusão: O projeto obteve êxito em sua realização, uma vez que cumpriu com seu objetivo, identificando espécies exóticas, endêmicas e naturalizadas, bem como as perturbações ambientais sob o panorama socioambiental do uso das APAs, capacitando graduandos de forma segura e eficiente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie