Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Empresas - Automação.

Articles de revues sur le sujet « Empresas - Automação »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Empresas - Automação ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Limeira, Tania Vidigal. « Automação e frustração ? » GV-executivo 8, no 1 (27 mai 2009) : 14. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v8n1.2009.23877.

Texte intégral
Résumé :
Os bancos e as empresas de telefonia têm realizado grandes investimentos em tecnologia de informação e comunicação para dar conta de atender milhões de usuários e obter ganhos de produtividade
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Melo, Yara Carvalho de, et Maria Cecília Pereira. « Plataforma de aprendizagem para gestão de projetos : dois casos de implementação de projetos de automação para a indústria automobilística ». Gestão & ; Produção 19, no 3 (2012) : 457–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2012000300002.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se investigar as especificidades do gerenciamento de projetos de automação na indústria automobilística por meio do estudo de casos na empresa PROJE-AUTO, atuante em sistemas de automação e manutenção industrial. Inicialmente, desenvolveu-se um modelo conceitual de forma a inserir a aprendizagem organizacional na gestão de projetos. Em seguida, foram investigadas as etapas da metodologia do PMI® aplicadas ao gerenciamento de projetos de automação na empresa PROJE-AUTO por meio do estudo de dois casos: estudo de caso do Projeto Manipulador e estudo de caso do Projeto Prensas. A importância da realização do estudo dos casos foi diagnosticar a realidade dos projetos e o contexto em que estão inseridos a fim de compará-los com o modelo referencial. Ao se identificar os principais problemas e divergências existentes, pôde-se fazer algumas proposições para estruturar uma aborgagem mais fiel ao modelo de gerenciamento proposto. Acredita-se que a abordagem da aprendizagem inserida no contexto dos processos de gerenciamento de projetos possa servir como ferramenta para que as empresas possam usufruir de benefícios maiores que os experimentados na aplicação única de uma metodologia de gerenciamento de projetos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Silva, Alexsandro da, João Carlos de Pellegrin de Souza, Henrique Goedert Heiderscheidt et José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade. « AS EMPRESAS INOVADORAS COMO PROMOTORES DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL : ESTUDO DE CASO DA EMPRESA LENKE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA ». Revista Gestão & ; Sustentabilidade Ambiental 6, no 1 (10 mai 2017) : 143. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017143-165.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste artigo é analisar o modo como as organizações inovadoras promovem a mudança organizacional, através do estudo de caso de uma empresa de automação sediada no sul do Estado de Santa Catarina. Para tanto, são articuladas contribuições de como se desenvolve o debate teórico sobre inovação e mudanças organizacionais, que possibilitaram identificar modelos inovadores, mapear as ações inovadoras na empresa estudada e identificar as ações estratégicas para adaptação às variáveis do ambiente. Inicialmente, apresentou-se a maneira como a estratégia tem sido abordada na literatura especializada e, em seguida, a evolução dos estudos sobre o tema.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Tavares, Silvio Roberto Souza. « Modernização industrial em indústria de mão-de-obra : automação, informatização e inovações organizacionais na indústria do vestuário ». Production 1, no 1 (juin 1991) : 41–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131991000100003.

Texte intégral
Résumé :
Através de pesquisa de campo em empresas lideres do vestuário no Rio de Janeiro e em São Paulo buscou-se explicitar as motivações básicas para a informatização e a automação da produção no setor e evidenciar a lógica na introdução das inovações tecnológicas. Constatou-se uma baixa difusão das chamadas inovações organizacionais nas empresas estudadas, tendo sido avançadas no texto algumas hipótese explicativas para este fenômeno.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Fernandes, Flavio Cesar F., et Reinaldo Batista Leite. « Automação industrial e sistemas informatizados de gestão da produção em fundições de mercado ». Gestão & ; Produção 9, no 3 (décembre 2002) : 313–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2002000300008.

Texte intégral
Résumé :
Fundição é um processo de fabricação que vem crescendo em importância. O principal objetivo deste artigo é analisar, em termos de automação e sistemas informatizados de gestão da produção (SIGP), as fundições de mercado (fundições que produzem sob encomenda um grande número de pedidos vindos, em geral, de um grande número de clientes) no interior do Estado de São Paulo pertencentes aos 5 principais pólos (Piracicaba, Indaiatuba, Limeira, São Carlos e Itu) com 10 a 250 trabalhadores. Das 61 empresas do interior de São Paulo, 35 situam-se nesses 5 pólos (ou em suas imediações); entrevistamos pessoalmente os diretores industriais e visitamos o chão de fábrica de 30 fundições dentre essas 35. Analisamos quase 200 tabelas de freqüência e de contingência e extraímos várias conclusões, por exemplo: (i) entre os três principais problemas e necessidades relativos à produção, dois deles estão diretamente relacionados com a automação industrial e com os SIGP; (ii) são coincidentes os interesses em automação e SIGP.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Proença, Adriano, Heitor M. Caulliraux et Maurício Neves. « Sistemas integrados de produção no Brasil : situação atual, causas e perspectivas ». Production 6, no 1 (juin 1996) : 83–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131996000100005.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa com 260 empresas de manufatura de 10 estados brasileiros. Ele descreve sua metodologia e explora as relações entre suas características - posição estratégica, tamanho, natureza dos processos de produção, tipo de indústria e região - e seu padrão de automação. Discute tendências e necessidades para um futuro próximo e apresenta alguns comentários sobre o conteúdo da tecnologia adotada pelas empresas. Além disso, faz algumas considerações a respeito dos processos de modernização industrial.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Jugend, Daniel, et Sérgio Luis da Silva. « Práticas de gestão que influenciam o sucesso de novos produtos em empresas de base tecnológica ». Production 20, no 3 (11 juin 2010) : 335–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132010005000041.

Texte intégral
Résumé :
A excelência na gestão do processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é fonte de vantagem competitiva para as empresas, especialmente para as de base tecnológica, que têm no lançamento de produtos com conteúdo tecnológico diferenciado importante fator de competitividade. O objetivo deste artigo é analisar práticas e fatores de sucesso relativos à gestão do PDP em empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte do setor de automação de controle de processos. Para tanto, foram analisados fatores de gestão que influenciam o desempenho desse processo. O método de pesquisa adotado foi o survey, e os resultados enfatizam que o gerenciamento do PDP nas EBTs pesquisadas deve contemplar ações que valorizem as atividades de pré-desenvolvimento, tais como: a integração dos projetos de novos produtos com a estratégia da empresa, as características técnicas e econômicas que os produtos terão e o desenvolvimento das habilidades do gerente de projeto.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Toledo, José Carlos de, Sérgio Luís da Silva, Glauco Henrique Souza Mendes et Daniel Jugend. « Fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produto em empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte ». Gestão & ; Produção 15, no 1 (avril 2008) : 117–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2008000100011.

Texte intégral
Résumé :
As empresas de base tecnológica (EBTs) estão associadas à inovação tecnológica, principalmente de produto, o que torna o desenvolvimento de produto um processo crítico para tais empresas. O desempenho deste processo pode ser avaliado em função dos resultados, em termos de sucesso ou não sucesso, do produto desenvolvido. E o grau deste sucesso depende de fatores de gestão praticados durante o desenvolvimento do projeto. Este artigo tem por objetivo identificar e analisar os fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de novos produtos em EBTs de pequeno e médio portes. Foram analisados projetos desenvolvidos por empresas dos setores de equipamentos médico-hospitalares (EMH) e de automação de controle de processos (EACP), localizadas no Estado de São Paulo. Como método foi realizada uma pesquisa de levantamento (survey), aplicando-se um questionário estruturado em visitas realizadas às empresas. Foram levantados dados em 62 empresas, sendo 30 do setor de EMH e 32 do setor EACP. As unidades de análise foram projetos já concluídos por tais empresas. Os resultados demonstram que o gerenciamento de projetos de novos produtos de EBTs deve contemplar ações que valorizem mais as atividades de pré-desenvolvimento, tais como a avaliação do potencial de mercado do novo produto, a compreensão efetiva das necessidades do mercado e a sinergia do novo produto/projeto com outros produtos/projetos da empresa. Os resultados também enfatizam a importância do aprimoramento de habilidades gerenciais e de relacionamento interpessoal dos gerentes (ou líderes) dos projetos. Normalmente cabe a esses gerentes (ou líderes) suprirem, durante o desenvolvimento, as deficiências gerenciais e organizacionais da empresa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Salerno, Mário Sergio. « Mudança organizacional e trabalho direto em função de flexibilidade e perfomance da produção industrial ». Production 4, no 1 (juin 1994) : 5–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131994000100001.

Texte intégral
Résumé :
Dentre os inúmeros aspectos, análises e formas de abordagem que o processo de reestruturação produtiva comporta, as questões organizacionais e de caracterização da atividade de trabalho merecerão nossa atenção neste texto. As questões organizacionais ganharam notoriedade, tanto pelo fracasso de inúmeras tentativas de automação quanto pelos sistemas tipo just in time ou grupos semi-autônomos, ainda que seja muito mais ampla; as questões relativas à atividade de trabalho na empresa "reestruturada"não mereceram tanto destaque nas discussões teóricas, metodológicas ou práticas, sendo restritas a grupos pequenos de analistas, pesquisadores e agentes diretos (gerência, trabalhadores e sindicatos) mas são fundamentais tanto para um aprofundamento da discussão de qualificação e formação profissional, quanto para instrumentalizar o incremento do desempenho dos sistemas de produção. Teremos então duas unidades de análise: a empresa, e a atividade de trabalho em si. Abordemos, inicialmente, os parâmetros que conformam as trajetórias organizacionais das empresas, passando para a discussão das alternativas organizacionais e tecnológicas que as viabilizam, desembocando na discussão do trabalho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Zukin, Marcio, et Paulo R. T. Dalcol. « Um estudo empírico sobre a correlação entre automação flexível e flexibilidade de manufatura ». Production 10, no 2 (décembre 2000) : 21–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132000000200002.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo discute os resultados de um estudo recente envolvendo 16 empresas líderes do setor de bens eletrônicos de consumo no Brasil. São analisadas as relações entre automação flexível e variáveis tais como: percepção gerencial da flexibilidade; variedade de produtos; frequência de mudança nos processos das máquinas e aumento da variedade de produtos. O objetivo é verificar se os gerentes, que percebem a importância da flexibilidade de manufatura, estão usando flexibilidade efetivamente ou não, procurando, assim, explorar a utilização da flexibilidade em um setor industrial dinâmico de um país de industrialização recente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Katsurayama, Joe Yukinori, Ingrid Cristiane Inácio De Liz, Luiz Gustavo Cenci et Ingrid Solange Sepúlveda Muñoz. « A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÂO (TI) DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO ». Revista Univap 22, no 40 (28 mars 2017) : 685. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1405.

Texte intégral
Résumé :
Buscamos relacionar a tecnologia e os paradigmas contemporâneos que hoje são de fundamental importância na rede empresarial e como neste contexto cotidiano essa questão é primordial para o desenvolvimento. O fenômeno da globalização mostra o quanto está modernizado a crescente expansão das mídias nas empresas atuais. Diante disto, o objetivo do estudo visa realizar um levantamento bibliográfico sobre a eficácia da Tecnologia da Informação na Administração. Para isto foram levantados estudos sobre a evolução desta tecnologia na base de dados Scielo, Google Acadêmico. Observou- se com o presente estudo que aos poucos as empresas foram se sensibilizando para a importância da informação na gestão de negócios. O conceito de TI engloba software, telecomunicações, automação, recursos multimídia, recursos de organização de dados, entre outros.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Pacheco, Diego Augusto de Jesús, Carina Marteletti et Renata Matos Da Silveira. « Desafios para a gestão de estoques em empresas de distribuição de bens de consumo ». Revista Lasallista de Investigación 17, no 1 (25 août 2020) : 371–88. http://dx.doi.org/10.22507/rli.v17n1a15.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: As empresas dos canais de distribuição têm como principal função intermediar transações entre os fornecedores e revendas. Além disso, elas servem como agentes entre as revendas e os usuários finais comissionando à revenda. Este artigo foi desenvolvido em uma distribuidora nacional de automação, com 20 anos neste mercado que apresenta problemas no estoque como: rupturas e excessos, buscando ações para minimizar estes principais problemas. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi analisar e contextualizar estas variáveis, podendo assim identificar sugestões de ações de melhorias de como evitar problemas em gestão de estoques. Materiais e métodos: A metodologia utilizada foi a análise qualitativa, tendo como método de pesquisa o estudo de caso único. Foi aplicado um questionário estruturado e avaliadas as informações do banco de dados da empresa. Foi elaborado um fluxograma do setor de compras e estoque para mapear o funcionamento do setor. Resultados: Os resultados da pesquisa evidenciaram a empresa acredita que tem um controle de estoque adequado, mas identificou a necessidade de melhorias, devido às frequentes rupturas no estoque, assim como os excessos de itens com baixo giro de vendas. Conclusões: Foram determinados ferramentas e indicadores de gestão de estoques para controlar os problemas de distribuição logística.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Francini, William Sampaio. « A gestão do conhecimento : conctando estratégia e valor para a empresa ». RAE eletrônica 1, no 2 (décembre 2002) : 1–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-56482002000200014.

Texte intégral
Résumé :
Novas Tecnologias de Comunicação e Informação trazem possibilidades e questões ainda não exploradas a respeito da gestão do conhecimento nas organizações, tanto convencionais como virtuais. As tendências na direção de automação e virtualização devem ser consideradas sob seus aspectos estratégicos, tais como a obtenção de vantagem competitiva através do uso combinado destas tecnologias, a gestão de conhecimento e o aprendizado organizacional. Aspectos específicos relacionados às estratégias de geração, retenção e disseminação do conhecimento, das próprias organizações e respectivos colaboradores, assim como sua dinâmica e possíveis impactos sobre os resultados das empresas, consistem na preocupação central deste trabalho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Fortulan, Marcos Roberto, et Eduardo Vila Gonçalves Filho. « Uma proposta de aplicação de business intelligence no chão-de-fábrica ». Gestão & ; Produção 12, no 1 (avril 2005) : 55–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2005000100006.

Texte intégral
Résumé :
A evolução do chão-de-fábrica tem sido significativa nas últimas décadas, quando grandes investimentos têm sido realizados em infra-estrutura, automação, treinamento e sistemas de informação, transformando-o numa área estratégica para as empresas. O chão-de-fábrica gera hoje grande quantidade de dados que, por estarem dispersos ou desorganizados, não são utilizados em todo o seu potencial como fonte de informação. Com vistas nessa deficiência, este trabalho propõe a implantação de um sistema de Business Intelligence por meio do uso de ferramentas de Data Warehouse e OLAP (On-Line Analytical Processing), aplicadas especificamente ao chão-de-fábrica. O objetivo é desenvolver um sistema que utilize os dados resultantes do processo produtivo e os transforme em informações que auxiliem o gerente na tomada de decisões, de forma a garantir a competitividade da empresa. Um protótipo foi construído com dados simulados para testar a proposta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Belluzzo, Luciano, et Reinaldo Morabito. « Otimização nos padrões de corte de chapas de fibra de madeira reconstituída : um estudo de caso ». Pesquisa Operacional 25, no 3 (décembre 2005) : 391–415. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382005000300006.

Texte intégral
Résumé :
Fábricas de chapas de fibra de madeira reconstituída (hardboards) transformam eucalipto em chapas retangulares por meio de processos de desagregação, prensagem e secagem. Estas chapas são então cortadas em chapas retangulares menores para atender às demandas de clientes. A programação do processo de corte é uma atividade importante no planejamento e controle da produção dessas empresas devido aos altos custos envolvidos com as perdas do material cortado. Neste artigo apresentamos abordagens para gerar padrões de corte que minimizem as perdas de material, satisfazendo as restrições dos equipamentos de corte e a demanda dos clientes. Propomos um algoritmo baseado em programação dinâmica, que pode ser combinado com simples heurísticas construtivas gulosas ou com o algoritmo primal simplex com geração de colunas. Um estudo de caso foi realizado em uma grande empresa do setor, localizada no interior de São Paulo, cujo processo de corte envolve uma tecnologia com alto nível de automação. Os resultados mostram que as abordagens têm potencial para gerar boas soluções comparadas com as utilizadas pela empresa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Borges, Diego Echevenguá, Juliana Mayumi Nishi, Mauri Leodir Lobler et Flavia Luciane Scherer. « Além dos resultados puramente econômicos : um estudo multicaso com empreendedores da região central do estado do Rio Grande do Sul. » Gestão e Sociedade 9, no 22 (6 mars 2016) : 889. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v9i22.1921.

Texte intégral
Résumé :
A preocupação com a degradação ambiental assumiu um caráter permanente na sociedade civil, obrigando o setor privado e o poder público a repensar a maneira como atuam na atual conjuntura global. Isto posto, o presente estudo tem como objetivo descrever e analisar quais fatores influenciam os indivíduos a reconhecer oportunidades econômicas inerentes ao desenvolvimento sustentável. Para tanto, foram analisadas, conforme o modelo de Patzelt e Shepherd (2011) sobre o reconhecimento de oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável, duas empresas nos ramos de automação residencial e consultoria agronômica. Dentre os resultados, notou-se que as duas organizações, gerenciadas por jovens da Geração Y, foram influenciados pela universidade e pela sociedade para a consolidação de um novo empreendimento. Ainda, motivadas ou não pelos sentimentos de altruísmo, empatia e simpatia, ambas as empresas colaboram indiretamente para o desenvolvimento sustentável ambiental e social.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Rossi, George. « Alianças estratégicas em empresas de médio porte : um estudo no setor de automação industrial automobilística no Brasil ». BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos 5, no 3 (30 décembre 2008) : 198–212. http://dx.doi.org/10.4013/base.20083.04.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Cardoso Dos Santos Silva, Tainá, et Gustavo Henrique Del Vechio. « USO DO SISTEMA OTRS PARA GERENCIAR INCIDENTES E ELEVAR O NÍVEL DOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELAS EMPRESAS ». Revista Interface Tecnológica 17, no 2 (18 décembre 2020) : 44–54. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i2.860.

Texte intégral
Résumé :
Quanto mais as empresas investirem na interação e automação de processos, mais podem elevar a qualidade de seus serviços e o atendimento ao público. Posto dessa forma, este estudo procura analisar o sistema open source chamado OTRS (Open-source Ticket Request System) e seus recursos para a gestão de incidentes e resolução de problemas no âmbito dos negócios. Após descrever as ferramentas essenciais disponíveis, o estudo realiza uma comparação entre um fluxo de atendimento tradicional e quais as vantagens obtidas ao adotar o OTRS para este processo. O que se nota, a partir deste estudo, é que o OTRS oferece muitas vantagens à tratativa de incidentes, desde um melhor controle e comunicação com clientes até um fluxo mais dinâmico entre diferentes departamentos, a fim de resolver problemas com mais velocidade e eficiência. É, assim, uma escolha muito interessante para empresas que desejam elevar o nível de seus serviços.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Fenerick, Jessica Aparecida, et Carlos Rodrigo Volante. « EVOLUÇÃO DAS INDÚSTRIAS, OS BENEFÍCIOS DA AUTOMAÇÃO E AS PERSPECTIVAS DO MERCADO DA ROBÓTICA NO BRASIL E NO MUNDO ». Revista Interface Tecnológica 17, no 1 (30 juillet 2020) : 734–45. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.805.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo é um estudo de como as indústrias evoluíram desde o início da revolução industrial e como o mercado da robótica é distribuído pelo mundo, tal como, quais setores se destacaram em instalação no Brasil. A revolução industrial iniciada no século XVIII foi de extrema importância para o capitalismo, economia, evolução das tecnologias e para invenções que foram surgindo. As novas tecnologias geram grandes impactos no ambiente industrial, podendo assim gerar benefícios e modificações na mão de obra, e ao aderirem essas novas tecnologias as empresas buscam aumentar a eficiência e eficácia em seus processos, e consequentemente, aumentam a segurança dos operários pois, diminui o contato direto e os movimentos repetitivos. Portanto este artigo foi elaborado com o objetivo de demonstrar como as indústrias evoluíram, os benefícios da automação e as perspectivas do mercado da robótica. O número de robôs pelo mundo vem crescendo muito e as potências mundiais se destacam pela quantidade produzida e instalada, a participação do Brasil nesse cenário é evidenciada pelo quanto ainda precisará evoluir para alcançar os países mais evoluídos em tecnologias e por fim discutir seus benefícios. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica qualitativa a partir de coleta de dados obtidos em livros e artigos científicos por meios eletrônicos. Os resultados do trabalho apontam que o investimento da automação é de grande vantagem para as indústrias, pois aumentam a produtividade, qualidade e segurança do operário.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Lima, Maria Teresa de Araujo de, Elaine Cristina Batista de Oliveira et Luciana Hazin Alencar. « Modelo de apoio à decisão para priorização de projetos em uma empresa de saneamento ». Production 24, no 2 (17 septembre 2013) : 351–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132013005000072.

Texte intégral
Résumé :
As empresas brasileiras de saneamento e tratamento de águas estão fortemente caracterizadas por uma hierarquia de baixa flexibilidade e apesar de ter no seu cotidiano atividades de projetos ainda não possuem a maturidade necessária ao sucesso na condução de seus projetos. Foi observado que a priorização de projetos está entre os principais problemas enfrentados pelos gerentes de múltiplos projetos neste tipo de organização. Assim, com o objetivo de aprimorar as técnicas de priorização de projetos para o gerenciamento de múltilos projetos, este trabalho analisa a gerência de múltiplos projetos de automação e propõe um modelo com a utilização do método multicritério PROMETHEE I para auxiliar o gerente de portfólio a priorizar os seus projetos, utilizando critérios e pesos extraídos da realidade da gerência através de entrevistas realizadas com os envolvidos no processo. O modelo utilizado foi considerado satisfatório, atendendo às necessidades da companhia e do gerente de múltiplos projetos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Dultra-de-Lima, Ronaldo Gomes, Yen-Tsang Chen, José Carlos Tiomatsu Oyadomari et José Ricardo Baptista. « Fatores que contribuem ao sucesso ou fracasso em projetos : uma abordagem qualitativa ». Revista Organizações em Contexto 16, no 31 (24 novembre 2020) : 33–69. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v16n31p33-69.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do trabalho é investigar quais os fatores que contribuem ao sucesso de projetos gerenciados pela Metodologia da Corrente Crítica (CCPM) e Guia PMBOK®. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório na qual foram conduzidas entrevistas junto a executivos da área de gestão de projetos de empresas nos setores de: energia e automação, tecnologia da informação e aeroespacial, que adotam em suas avaliações a CCPM e Guia PMBOK® adaptado como metodologias de gerenciamento de projetos. Os resultados indicam que os principais fatores que mais influenciam o sucesso em projetos são: o planejamento, habilidades gerenciais, atitudes dos colaboradores, tecnologias e ferramentas, e treinamento na nova metodologia. Por outro lado, os fatores que mais contribuíram ao fracasso de projetos foram duas: o não envolvimento da alta administração e dos stakeholders.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

ARBIX, GLAUCO, et ZIL MIRANDA. « Políticas de inovação em nova chave ». Estudos Avançados 31, no 90 (mai 2017) : 49–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190004.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO A crise que corrói o Brasil dificulta a retomada do crescimento e a elevação do patamar de competitividade da economia. A situação se torna mais grave quando confrontada com o avanço tecnológico que toma corpo nos países avançados e em desenvolvimento e que prenunciam mudanças profundas nas economias e na organização da sociedade. É urgente que o Brasil tenha condições básicas para não se distanciar ainda mais desse novo ciclo tecnológico. Este artigo, com base na experiência internacional, defende que, paradoxalmente, nos momentos de crise é que os países e empresas mais precisam aumentar seu investimento em inovação. Mais ainda, sugere que o Estado precisa se articular com a iniciativa privada, de modo a formar uma coalização entre empresas, universidades e governo, para enfrentar os desafios tecnológicos que sacodem as economias pelo mundo afora. Essas novas tendências, ainda inacessíveis à maior parte dos países emergentes, apontam para a formação de uma nova economia, articulada em torno de três grandes pilares: digitalização, integração e automação. É urgente a definição de estratégias de longa duração para que o país recupere protagonismo internacional e se destaque por sua inteligência e capacidade de fazer CT&I de alta qualidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Costa Neto, Ermes Ferreira, Pedro Manuel González Del Foyo et André Murilo De Almeida Pinto. « Abordagem Sistemática para Projeto de Sistemas de Manufatura Flexível baseada em Técnicas Formais ». Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 4, no 3 (6 mai 2019) : 40–51. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v4i3.993.

Texte intégral
Résumé :
Atualmente, as empresas de manufatura precisam de mais flexibilidade para permanecer competitivas no mercado. Novas técnicas para projetar e implementar sistemas de manufatura flexível em menos tempo são pontos cruciais para aumentar a produtividade em tais indústrias. O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem sistemática por meio do uso de diversas técnicas formais, a fim de automatizar processos de fabricação de forma rápida, evitando a migração de erros entre as fases do projeto. A chave para alcançar esse desempenho é usar formalismo equivalente em todas as fases do projeto, incluindo verificação e implementação. A abordagem foi aplicada à automação de uma célula de manufatura robotizada, tipo de sistema de manufatura flexível, e os resultados mostram que ela pode ser útil em aplicações reais da indústria, reduzindo o custo e diminuindo o tempo de desenvolvimento no processo de projeto.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Brasileiro, Maria Dilma Simões. « Lazer e Turismo nas Dinâmicas dos Territórios Criativos ». LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 24, no 2 (30 juin 2021) : 666–85. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34952.

Texte intégral
Résumé :
As novas tecnologias e a automação geram transformações no mundo do trabalho, passando do trabalho material para o trabalho imaterial. Neste contexto, espaços e tempos de trabalho e lazer perdem as fronteiras, gerando uma hibridação, em que os Territórios Criativos assumem protagonismo. Os Territórios Criativos são espaços de inovações, em que há um compartilhamento nas formas de pensar, sentir e agir das pessoas, instituições e empresas. Neste contexto, o lazer nos Territórios Criativos, nas suas manifestações de turismo, esporte e artes, contribui na dinamicidade do território, promovendo espaços e tempos de desenvolvimento humano, social e econômico. O turismo assume, portanto, uma possibilidade de educação experiencial, que ultrapassa a perspectiva de turismo do ver, pelo turismo do viver, e da educação do aprender, para a educação do compartilhar. Compartilhar experiências, culturas e conhecimentos nos tempos de viagens fortalecem a criatividade, as relações socioculturais e novas formas do fazer educação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Neves, Yuri, et Diogo Freitas. « Construção de Controlador Lógico Programável de Baixo Custo para Fins Didáticos ». Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 4, no 4 (10 novembre 2019) : 28–39. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v4i4.1172.

Texte intégral
Résumé :
Os laboratórios de automação industrial de instituições de ensino público são deficitários em relação ao número de controladores lógico programáveis (CLP). A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de um CLP de baixo custo para aplicações didáticas nestas instituições. O circuito eletrônico foi baseado na plataforma de desenvolvimento Arduino, e foi utilizado o software de uso livre Ladder Maker para a programação. O circuito eletrônico foi projetado com componentes de menor custo possível. A confiabilidade dos componentes eletrônicos utilizados não foi de análise criteriosa para que o custo de fabricação não se elevasse. Realizou-se uma comparação do custo total do projeto do CLP de baixo custo com o custo de aquisição de CLPs compactos à venda no mercado, e foi possível comprovar que o custo fica em torno de 15% comparado aos equipamentos de empresas tradicionais. Mesmo com menor confiabilidade, a vantagem do valor de confecção do CLP proposto se sobressai, visto que sua aplicação se destina a fins didáticos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Roncoli, Antonio Marcos, et Carlos Roberto Regattieri. « O IMPACTO DE UM SISTEMA SUPERVISÓRIO NO GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO ». Revista Interface Tecnológica 15, no 2 (30 décembre 2018) : 527–38. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v15i2.526.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como objetivo destacar a eficácia de um gerenciamento preciso em um processo produtivo através de um sistema supervisório e seu apoio para tomadas de decisões. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram levantados conceitos de gestão de manutenção, dos métodos e metodologias, mensurando e acompanhando a integração da manutenção no processo produtivo como um todo, para posteriormente análise dos indicadores que auxiliam na visão sistêmica e no gerenciamento de manutenção em um processo produtivo. Atualmente, com a evolução da automação, é possível captar dados e informações valiosas de um processo automatizado, algo facilmente encontrado nas empresas atuais, porém a interpretação e utilização desses dados é o diferencial em uma gestão eficaz. O artigo apresenta resultados de um estudo de caso baseado em um sistema supervisório, ilustrando seus benefícios no processo produtivo e a facilidade da tecnologia aplicada, os efeitos de um monitoramento eficiente em um processo automatizado e seu impacto na manutenção industrial.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Spíndola, Fagner Diego, João Policarpo Rodrigues Lima et Ana Cristina Fernandes. « Interação Universidade-Empresa : o caso do setor sucroalcooleiro de Pernambuco ». Economia e Sociedade 24, no 1 (avril 2015) : 121–49. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2015v24n1art5.

Texte intégral
Résumé :
O trabalho apresenta um panorama atual da inovação no setor sucroalcooleiro pernambucano, cujo objetivo foi melhor entender as interações das empresas com as universidades e institutos públicos de pesquisa que têm promovido alguma inovação no setor. Adicionalmente, testou-se a hipótese, através do estudo de caso, de que o segmento supracitado preservou traços de sua história que legaram uma postura de setor pouco inovativo e dependente de proteção governamental. Parte de pesquisa mais ampla, o presente trabalho resulta de estudo de caso em que foram entrevistados agentes envolvidos com a interação U-E em usinas de açúcar, na instituição patronal e em instituições de pesquisa em Pernambuco. O estudo permitiu verificar que a inovação nesse setor ocorre de forma distinta em cada um dos três diferentes segmentos em que está subdividido: agricultura, indústria e transporte e mecanização. Na área agrícola, as empresas introduzem inovações que, no entanto, são desenvolvidas por instituições públicas de pesquisa existentes no estado, como a Ridesa e o Cetene, para quem as usinas e os pequenos produtores transferem esforços em P&D. Na área industrial e na de transporte e mecanização, as inovações são introduzidas por intermédio do sindicato patronal e de empresas de consultoria técnica que as importam de outras regiões ou países, enquanto o desenvolvimento de novos produtos não foi observado na indústria sucroalcooleira pernambucana. O foco das usinas locais é o mercado externo de açúcar por possuírem uma vantagem comparativa logística e contarem internamente com grande concorrência de produtores do Centro-Sul. Essa exportação do açúcar tem sido feita a granel, levando a crer que os produtores têm passado adiante parte importante da agregação de valor ao produto, deixando os procedimentos mais específicos, como criação de produtos finais diferenciados, para o importador e, por isso, perdendo oportunidades de inovar em produtos. A oferta de mão de obra, historicamente abundante, parece tender a uma escassez futura, levando as usinas a se movimentarem mais recentemente em direção à mecanização da colheita da cana. O capital externo parece desinteressado no setor, tendo em vista a menor automação da colheita da cana no estado; por conseguinte, a dinâmica tecnológica não sofre mudanças mais significativas que poderiam advir da chegada de empresas multinacionais, em princípio mais afeitas a investimentos em P&D e à interação mais intensa com instituições de pesquisa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Lançoni, Adilson Aparecido, Wesley Martinelli Soares, Celso Da Costa Carrer et César Gonçalves Lima. « Efeito da Aplicação de um Sistema de Automação Agrícola em Colheita Mecanizada de Cana-de-Açúcar como Ferramenta de Gestão e Controle de Custo Operacional ». Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde 24, no 2 (26 août 2020) : 146–52. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2020v24n2p146-152.

Texte intégral
Résumé :
Nos últimos dez anos, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro apresentou um crescimento expressivo de 70,36%, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA, 2019). Com o constante crescimento da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro, os produtores buscam cada vez mais investir em tecnologia e inovação, visando melhoria na qualidade do produto, eficiência produtiva e melhor rentabilidade financeira. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da implantação de um sistema de automação agrícola em colheita de cana-de-açúcar mecanizada, de forma a identificar o comportamento dos custos operacionais de produção em uma usina no interior de São Paulo. Para realização da pesquisa, optou-se pela pesquisa exploratória qualitativa, com utilização de estudo de caso, e com levantamento bibliográfico. Foi possível constatar que o processo de corte, colheita e transporte, quando mecanizados, tendem a ser menos oneroso para as empresas deste segmento e os investimentos necessários para viabilizar a operação foram amortizados no período de dois anos. Também se observou que o processo de mecanização agrícola proporciona o uso de ferramentas gerenciais para obtenção de informações ágeis, on-line e precisa, diminuindo o uso de planilhas manuais e controles paralelos, com reflexos na redução de erros e atrasos na tomada de decisão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Américo, Enizelâinde de Oliveira, Josicleide dos Santos Silva, Roberta Viana Oliveira de Souza et João Marcelo Alves MACÊDO. « IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL NAS INDÚSTRIAS : UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS APÓS A IMPLANTAÇÃO DE UM ERP EM DUAS INDÚSTRIAS NORDESTINAS ». REUNIR : Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade 1, no 2 (14 décembre 2015) : 1. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v1i2.6.

Texte intégral
Résumé :
<p>Os sistemas de informações podem auxiliar as empresas a sanarem um grande problema dos dias de hoje: a necessidade de informações internas e externas em um curto espaço de tempo. Essa necessidade surge pelo fato das rápidas mudanças ocorrerem no mercado. Ao longo do tempo, observou-se o desenvolvimento de diferentes tipos de sistemas de informações: transacionais, gerenciais, de apoio à decisão, para automação de escritório, para mineração de dados, especialistas, para executivos, de gestão empresarial e de relacionamento com o cliente. O presente estudo norteia-se pela seguinte questão-problema: <strong>Quais os fatores que os usuários apontariam quando do processo de implantação de um sistema de informações. E estariam tais implantações desencadeando “traumas organizacionais”? </strong>O objetivo deste artigo é analisar o processo de implantação do sistema de informação contábil nas indústrias, como sendo capaz de proporcionar benefícios ao usuário, garantindo sua comunicação e confiabilidade. Chega-se ao final do estudo a conclusão que é necessário a redução do tempo de implantação e que este sistema esteja em consonância com os princípios, crenças e valores da organização, visando maximizar o atingimento das metas.</p> <p><strong> </strong></p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Arrigone, Giovanni Maria, Marco Arrigone et Cristine do Nascimento Mutti. « Automação e competitividade ». Revista E-Tech : Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 2, no 1 (5 juin 2009) : 81–95. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.64.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo descreve a experiência de uma empresa italiana produtora de dispositivos médicos, em seus passos para a automatização da produção, a fim de alcançar uma melhor produtividade e tornar-se mais competitiva no mercado a fim de referência. É apresentado um estudo de caso que envolve o processo automatizado de produção de uma válvula heparinica, desde a matéria-prima para a obtenção até o teste do produto final. È feita a consideração sobre as vantagens competitivas obtidas pela adoção desta abordagem automatizada na empresa. A empresa foi bem sucedida até agora na competição com outras que operam em países onde os custos salariais são muito mais baixos do que no mercado italiano. Por meio da aprovação automática e semi-automática de sistemas de produção, a firma poderá cortar custos em mão-de-obra intensiva, ainda assim mantendo um alto padrão de qualidade, que é, juntamente com os custos, a mais crucial vantagem competitiva que uma empresa no setor médico deve garantir. A automação trouxe à empresa um retorno financeiro significativo, e apesar de o investimento inicial ter sido substancial, o retorno do capital investido está acontecendo conforme o esperado e mais investimentos estão agora a ser avaliados, assim como a mudança para um lugar maior para acolher as novas máquinas que estão atualmente em construção.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Almeida, Amanda Braga de, Alana Deusilan Sester Pereira et Renan Araújo Macieira. « GESTÃO DO CONHECIMENTO E A MINERAÇÃO : PROPOSTA DE FRAMEWORK COMO ESTRATÉGIA DE NIVELAMENTO DOS CONHECIMENTOS ENTRE COLABORADORES DO MESMO CARGO ». Perspectivas em Gestão & ; Conhecimento 11, Especial (30 mars 2021) : 97–114. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2236-417x.2021v11nespecial.57314.

Texte intégral
Résumé :
O estudo objetiva propor um framework teórico-analítico que suscite reflexões de como as mineradoras podem implantar a gestão do conhecimento para auxiliar no nivelamento de conhecimentos dos colaboradores do setor de Manutenção em Instrumentação e Automação. Especificamente, pretende-se: (i) mapear na literatura trabalhos sobre a gestão do conhecimento na mineração; (ii) identificar como o Modelo de Referência da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento pode atender o caso; e (iii) elaborar um esquema teórico-analítico apresentando as etapas para implantação da gestão do conhecimento neste setor. Para tanto, realizaram-se uma pesquisa bibliográfica e inspiração em estudo de caso. Na coleta de dados, empregou-se as entrevistas com gestores; análise em documentos institucionais e observação in loco. Assim, constatou-se que os trabalhos não abordam as etapas de implantação da gestão do conhecimento em empresas mineradoras. Ademais, não aprofundam-se na discussão de quais conhecimentos deveriam ser gerenciados. Nesse sentido, visando reduzir essa lacuna, pressupõe-se que as organizações devem reconhecer quais conhecimentos devem ser trabalhados e quais sujeitos os necessitam. Tem-se, portanto, que diagnosticar os desafios e problemas de gestão do conhecimento, mapear os processos críticos, definir cada atividade e cargos envolvidos, identificar o processo de gestão do conhecimento a ser priorizado e selecionar e implementar práticas de gestão do conhecimento; sendo etapas cruciais para as organizações alcançarem seus objetivos de conhecimento e melhores resultados. Sugere-se para estudos futuros o acompanhamento e avaliação destas práticas de gestão do conhecimento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Oliveira, José Amaro de. « Modernização e organização do trabalho : o caso de uma empresa petroquímica ». Production 2, no 1 (juin 1992) : 39–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131992000100003.

Texte intégral
Résumé :
O artigo apresenta um estudo de caso de implantação do Plano Integrado entre Automação e Informatização (PIAI) numa Empresa Petroquímica, analisando suas implicações na Organização do Trabalho (OT) de engenharia de processo e de programação e controle da produção. Os resultados apontaram a existência de ilhas de automação/informatização em vários setores da empresa, reforçando a tese da necessidade da implantação de um processo de racionalização antes de se avançar na integração. Conclui-se também, que o PIAI potencializa economia no quantitativo de pessoal e mudanças no conteúdo do trabalho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Kubota, Luis Claudio, et Aguinaldo Nogueira Maciente. « PROPENSÃO À AUTOMAÇÃO DAS TAREFAS OCUPACIONAIS NO BRASIL ». Radar : tecnologia, produção e comércio exterior, no 61 (13 décembre 2019) : 23–27. http://dx.doi.org/10.38116/radar61/propensao.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo expõe o difícil debate sobre a automação e a extinção de postos de trabalho no futuro próximo. Utilizando uma metodologia inovadora, a pesquisa ordenou as ocupações do mercado de trabalho brasileiro no que concerne ao potencial de automação, além de quantificar e classificar os empregos formais no Brasil em termos de risco de automação. O artigo também reconstruiu a evolução histórica da composição do emprego formal entre 2003 e 2017, segundo quartis de potencial de automação da ocupação, vislumbrando identificar o risco geral de automação no mercado de trabalho formal do país.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Lopes, Guilherme De Andrade, José Otávio Brito et Luiz Fernando de Moura. « USO ENERGÉTICO DE RESÍDUOS MADEIREIROS NA PRODUÇÃO DE CERÂMICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO ». Ciência Florestal 26, no 2 (20 juin 2016) : 679. http://dx.doi.org/10.5902/1980509822767.

Texte intégral
Résumé :
O uso da biomassa florestal é uma importante alternativa de fonte energética renovável, econômica, técnica e ambientalmente viável, disputando espaço com outras fontes energéticas, mais caras ou não renováveis, tais como gás natural, óleo diesel e GLP. Dentro do setor industrial, maior consumidor de energia a partir de biomassa, destaca-se o segmento de cerâmicas vermelhas, tradicional consumidor de lenha para a produção de energia. Uma considerável parcela de empresas deste setor recentemente passou a utilizar, como alternativa de energia, cavacos produzidos a partir de resíduos madeireiros diversos. A opção por esse tipo de biomassa se deve a quatro principais razões: maior disponibilidade desse material para aquisição no mercado; envolver um importante aspecto ambiental, uma vez que se trata de um material de origem renovável; por proporcionar uma maior homogeneidade durante a combustão, quando comparado com a lenha; e possibilita a automação da alimentação dos fornos. O presente estudo teve por objetivo caracterizar e descrever o segmento de cerâmicas vermelhas no Estado de São Paulo quanto ao consumo de resíduos madeireiros para fins energéticos. A pesquisa por amostragem coletou dados regionais sobre a quantidade e eficiência do uso de resíduos madeireiros como fonte de geração de energia no setor, bem como aspectos tecnológicos, econômicos e logísticos associados ao uso desta biomassa. Estima-se que o uso de cavacos de madeira vem sendo adotado atualmente por cerca de 80% das cerâmicas de porte médio no Estado de São Paulo. Os cavacos são originados de resíduos de serrarias, operações da colheita florestal de pinus e eucalipto, poda de arborização urbana e reciclagem de produtos madeireirosem geral. Oraio médio de distância para suprimento dos cavacos até as cerâmicas é de aproximadamente 200 km. As cerâmicas avaliadas compram os cavacos de terceiros a um preço médio em torno de R$ 43,00 por m³. A eficiência média apurada foi de 1,4 m³ de cavaco para cada milheiro de peças acabadas produzidas. As cerâmicas expressaram a necessidade de maior regularidade na qualidade deste biocombustível, que normalmente varia a cada carga recebida.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Navarro, Dorizon Alberto. « Estudo dos Fatores para Avaliação de Projetos na Gestão de Portfólio em uma Empresa de Bens de Consumo ». Revista de Gestão e Projetos 3, no 3 (1 décembre 2012) : 291–306. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v3i3.140.

Texte intégral
Résumé :
Com o crescente desenvolvimento da tecnologia dentro de ambientes produtivos, percebe-se que os processos de automação industrial estão se tornando pontos fortes de discussões de investimento perante os executivos e tomadores de decisão nas indústrias de uma forma geral. Cada vez mais os projetos de automação estão em evidencia nos portfólios de projetos da indústria.Este trabalho buscou avaliar o modelo de tomada de decisão de projetos de automação industrial e acompanhar a escolha da tecnologia empregada no projeto escolhido por uma indústria de bens de consumo alimentício e cuidados com a saúde. A decisão foi baseada em quatro fatores, fatores financeiros, fatores estratégicos, fatores tecnológicos e fatores humanos. Os fatores foram atendidos, no entanto foi possível perceber que o fator financeiro e o tecnológico foram os mais evidentes, onde a tecnologia com o menor custo foi escolhida, mesmo não sendo a com maior pontuação no scorecard.DOI:10.5585/gep.v3i3.140
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Silva, A. L. E., T. Silveira, J. A. R. Moraes et T. M. M. Brum. « PROPOSTA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL EM UMA EMPRESA FABRICANTE DE BORRACHAS ESCOLARES ». Revista Gestão Inovação e Tecnologias 8, no 1 (8 mars 2018) : 4259–172. http://dx.doi.org/10.7198/geintec.v8i1.733.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

ZANATTA, Jocias Maier, Francieli Tais NEUHAUS, Luís Claudio EIFERT et Patrícia Daiane AZEVEDO. « IMPACTO FINANCEIRO DE UM INVESTIMENTO DE AUTOMAÇÃO EM UMA EMPRESA DO RAMO MOVELEIRO ». REVISTA DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE 15, no 2 (2017) : 232–39. http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3552.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Vasconcelos, Felipe Bandeira, Matheus Xavier Rocha et Auzuir Ripardo De Alexandria. « Automação em um Sistema de Tratamento e Distribuição de Água : Um Estudo de Caso ». Conexões - Ciência e Tecnologia 12, no 3 (21 décembre 2018) : 25. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1323.

Texte intégral
Résumé :
A automação é essencial para o êxito de grande parte das organizações atuais, principalmente quando se trata de algo essencial à sobrevivência humana: a água. A supervisão e controle da água são importantes na sua distribuição para população e redução de eventuais desperdícios. Assim, objetivou-se estudar o sistema de abastecimento de água da região metropolitana de Fortaleza, verificando a eficiência em todo o processo de tratamento e distribuição de água, com desperdícios minimizados. A metodologia utilizada foi o estudo de caso na empresa responsável pelo tratamento e distribuição de água na região citada. Com o uso de transmissores de pressão, vazão, nível e analisador de cloro, a automação desse sistema coleta dados, processa-os e atua em cima destes para atender a demanda da população. Conclui-se que a automação do sistema de abastecimento estudado é eficiente na distribuição de água de qualidade e na redução de possíveis desperdícios, sendo considerada ambientalmente sustentável.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Costa, Barbara, RICHARD MEDEIROS ARAUJO et Regiane Cardoso Oliveira. « AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UMA CERÂMICA : ». Revista Vianna Sapiens 9, no 2 (21 décembre 2018) : 18. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v9i2.461.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: Esse estudo analisa o processo de automação de uma cerâmica, com a finalidade descrever como a automação pode contribuir na melhoria dos processos produtivos e na redução de custos. Em termos metodológicos, este estudo tem caráter descritivo e emprega o método de Estudo de Exemplo como fonte produtiva de ideias, para tal, foi realizada visita às instalações da empresa e coleta de dados com os gestores, aferindo assim, variáveis qualitativas de caráter nominal. É comprovado que automatizar processos produtivos requer elevado investimento, mas em contra partida é uma forma de redução de custos, pois proporciona: diminuição no tempo de produção, melhoria da qualidade do produto, menor intervenção humana o que reduz a quebra de produto e a insalubridade do trabalhador, diminuição do quadro de funcionários e assim redução de custos com a folha de pagamento e processos trabalhistas, eliminação de gargalos pela supressão de tarefas manuais, redução no desperdício de matéria-prima em relação ao produto final, otimização de espaços, redução do estoque e resposta rápida às solicitações do mercado, além de utilização de combustível mais barato, com redução na demanda de energia térmica e diminuição das emissões.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Cremon Junior, Onivaldo Aparecido, Victor Hidenari Arashiro Do Nascimento, Evaldo Ferezin et Maria Aparecida Bovério. « COMPARAÇÕES NA SOLDAGEM MIG/MAG ». SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 2, no 1 (19 décembre 2019) : 48–57. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v2i1.73.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a padronização da soldagem: deposição do metal de adição, qualidade no processo e produtividade e automatização na fabricação de 10 boilers de chopeira, sendo 05 em processo manual e 05 em processo robótico (automatizado). Por meio de um estudo de caso e de uma pesquisa experimental, o procedimento foi feito usando cronometragem, pesagem e inspeção visual da soldagem, realizados com dados observados em situações reais de serviços, nos processos semiautomático e automático, utilizando robô de solda. O problema de pesquisa foi verificar se o investimento na automação do processo de fabricação de boilers na empresa Indústria e Comércio de Chopeiras Ribeirão Preto Ltda garante o retorno no aumento na produção, na qualidade e na padronização do processo. Assim, a pesquisa teve como objetivo comparar a produtividade de um processo manual com a de um robô e analisar se o investimento na automação proporciona garantias do retorno. Concluiu-se que a soldagem robótica possui um ganho em relação a soldagem manual, nos quesitos qualidade, tempo de soldagem e padronização do processo. No entanto, o investimento vale apena para uma empresa desde que seja uma produção em alta escala e com produto repetitivo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Almeida, Saulo Nunes de Carvalho. « Inteligência artificial, robótica e o lado oculto de um futuro sem empregos : o inesperado papel da tributação de robôs à luz da análise econômica do direito ». Scientia Iuris 25, no 1 (31 mars 2021) : 29. http://dx.doi.org/10.5433/2178-8189.2021v25n1p29.

Texte intégral
Résumé :
Trata-se de um ensaio que tem por objetivo nuclear investigar as inovações tecnológicas, e seus impactos na automação dos trabalhos, sob as lentes da Análise Econômica do Direito. A pretensão científica desse estudo está na necessidade de introduzir uma nova e complexa questão ao debate, ainda embrionário, acerca da Quarta Revolução Industrial e como os arranjos jurídicos existentes se adequam a esse novo modelo de organização econômica. O procedimento metodológico que norteou o desenvolvimento desse artigo foi descritivo e exploratório, composto por uma análise jurídico-dogmática, estruturada em pesquisa bibliográfica e documental adotada com o intuito de promover uma compreensão precisa dos institutos jurídicos e econômicos analisados. A pesquisa evidenciou que, por uma perspectiva da regra tributária e da teorização do law and economics, a automação do trabalho torna-se de realização inevitável, pois significa, em especial, a possibilidade de deslocar toda uma vasta cadeia de incidência tributária, suprimindo o fato gerador que ocorreria se o mesmo trabalho tivesse sido realizado por um trabalhador humano. Ou seja, a adoção de um comportamento de desoneração é racional frente aos incentivos jurídicos existentes, desaguando em um resultado econômico eficiente. Nesse sentido, restou concluído que, caso não ocorra uma remodelagem de nossos arranjos normativos, o futuro próximo será marcado pela ampliação do fenômeno da automação acompanhado de uma tendência ao esvaziamento dos direitos sociais laborais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Stefanovitz, Juliano Pavanelli, et Marcelo Seido Nagano. « Criação de conhecimento na indústria de alta tecnologia : estudo de casos em projetos de diferentes graus de inovação ». Gestão & ; Produção 16, no 2 (juin 2009) : 245–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2009000200008.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem por objetivo caracterizar o processo de criação de conhecimentos no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia em projetos de diferentes graus de inovação. Como contribuição teórica, o presente trabalho reúne algumas das principais abordagens ligadas a este processo num modelo que organiza os conceitos estudados em quatro dimensões fundamentais. Um estudo de casos efetuado em uma empresa do setor de automação industrial é apresentado analisando três projetos desenvolvidos pela empresa. Uma análise comparativa dos processos de criação de conhecimentos em cada um destes projetos é efetuada tendo como resultado a identificação de características do processo criativo influenciadas pelo grau de inovação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Seligmann-Silva, Edith. « Saúde mental e automação : a propósito de um estudo de caso no setor ferroviário ». Cadernos de Saúde Pública 13, suppl 2 (1997) : S95—S109. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1997000600009.

Texte intégral
Résumé :
O propósito deste trabalho é enfocar algumas inter-relações entre Saúde Mental e as transformações contemporâneas do trabalho pelas mudanças técnicas, organizacionais e contextuais. Apresenta algumas características em um estudo de caso. O artigo examina os impactos da situação de trabalho em uma empresa ferroviária sobre controladores e maquinistas de um sistema computadorizado e automatizado. As implicações para a segurança de todo o sistema, inclusive para os passageiros, são também apontadas e discutidas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Marques, Natan, Aline Faria, Roberto Sbragia et Bassiro Só. « Adoção de Tecnologia na Organizacão : o caso de uma empresa brasileira do segmento de automação industrial ». Revista de Administração, Sociedade e Inovação 3, no 1 (6 juin 2017) : 48–65. http://dx.doi.org/10.20401/rasi.3.1.141.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Matos, Vágner Souza, et Ivandro Cecconello. « Integração QFD / FMEA no desenvolvimento de produto : um estudo de caso de uma empresa de automação ». Scientia cum Industria 7, no 2 (28 juillet 2019) : 108–16. http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss2p108.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Tarallo, Felipe Botta, et Daniel Capaldo Amaral. « Práticas e desafios na preparação da produção em projetos de novos produtos de higiene pessoal ». Production 18, no 3 (décembre 2008) : 556–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132008000300011.

Texte intégral
Résumé :
A literatura sobre o processo de desenvolvimento de produtos (PDP) dedica pouca atenção à etapa de preparação dos meios de manufatura. Em certos produtos, porém, o diferencial tecnológico está justamente no processo de fabricação. É o caso de bens de consumo que se caracterizam pela produção em alto volume, predominando processos produtivos com elevado nível de automação. Este trabalho apresenta um estudo de caso em um produtor de bens de consumo para higiene pessoal, cuja característica principal é o volume de produção elevado. Partindo de uma análise detalhada do PDP, demonstram-se a importância desta etapa, as dificuldades enfrentadas pela empresa e questões de pesquisa relevantes. A análise contemplou a modelagem do processo de negócio, entrevistas com os principais atores e análise documental. Além de apresentar e discutir a experiência da empresa estudada, descrevem-se lacunas importantes na teoria gestão do desenvolvimento de produtos e recomendações para pesquisas futuras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

De Assis, Cleverson Faber, Leandro Tenório, Rosbon Elias Bueno et Samuel Fernandes. « APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS NA INDÚSTRIA DE MANUFATURA DE BRINQUEDOS ». South American Development Society Journal 4, no 11 (24 août 2018) : 281. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v4i11p281-297.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo tem por intuito apresentar resultados de um estudo de caso realizado em uma empresa de transformação de plástico situada na região da grande São Paulo. O objetivo do estudo é medir quais as vantagens que um projeto de automatização pode trazer para a indústria de manufatura. Dentro do ponto de vista da automação de processos, buscando a redução de tempo, fadiga e custo. Para a coleta de dados foi utilizado o conceito de triangulação utilizando entrevistas, observações e documentações pertinentes. Preparou-se um sistema de comparação entre os processos, o método antigo e o atual, para medir quais os reais benefícios do projeto. Por meio dessa analise foi possível observar que o projeto de melhoria contribui para o desenvolvimento da empresa, resultando maiores lucros. As tarefas envolvidas foram distinguidas, os tempos foram colhidos e os custos foram dos processos foram medidos. Através das avaliações dos resultados foram consolidadas melhorias ao processo de produção em função da diminuição dos custos. Podemos verificar que a um bom projeto de melhoria, mesmo que á princípio pareça ser mais onerosa para a empresa, torna-se um importante incremento de valor ao seu sistema produtivo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

De Assis, Cleverson Faber, Leandro Tenório, Robson Elias Bueno et Samuel Fernandes. « APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS NA INDÚSTRIA DE MANUFATURA DE BRINQUEDOS. » South American Development Society Journal 4, no 12 (17 décembre 2018) : 80. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v4i12p80-97.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo tem por intuito apresentar resultados de um estudo de caso realizado em uma empresa de transformação de plástico situada na região da grande São Paulo. O objetivo do estudo é medir quais as vantagens que um projeto de automatização pode trazer para a indústria de manufatura. Dentro do ponto de vista da automação de processos, buscando a redução de tempo, fadiga e custo. Para a coleta de dados foi utilizado o conceito de triangulação utilizando entrevistas, observações e documentações pertinentes. Preparou-se um sistema de comparação entre os processos, o método antigo e o atual, para medir quais os reais benefícios do projeto. Por meio dessa analise foi possível observar que o projeto de melhoria contribui para o desenvolvimento da empresa, resultando maiores lucros. As tarefas envolvidas foram distinguidas, os tempos foram colhidos e os custos foram dos processos foram medidos. Através das avaliações dos resultados foram consolidadas melhorias ao processo de produção em função da diminuição dos custos. Podemos verificar que a um bom projeto de melhoria, mesmo que á princípio pareça ser mais onerosa para a empresa, torna-se um importante incremento de valor ao seu sistema produtivo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Santos, Alan Barreto, et Richard Andres Estombelo Montesco. « Análise de desempenho dos serviços de uma microempresa sob a perspectiva da estratégia de operações ». Revista Produção Online 20, no 3 (30 septembre 2020) : 1056–87. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v20i3.4052.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho tem como objetivo analisar o desempenho, no âmbito operacional, de uma microempresa prestadora de serviços de instalação elétrica, automação residencial e predial, de modo a proporciona-la o direcionamento para a busca do alinhamento da estratégia de operações com a estratégia do negócio. Uma estrutura metodológica foi proposta, sendo composta sequencialmente pelo: mapeamento de processos; análise de importância e desempenho a partir da aplicação da matriz IPA; construção da matriz de relação; e proposição de um sistema de indicadores e plano de ação. Este estudo permitiu a identificação de um conjunto de fatores pelos quais os clientes avaliam o desempenho da empresa, além de sua avaliação em relação a estes fatores. Destaca-se o bom desempenho no fator conformidade, apesar do baixo desempenho em um conjunto de outros fatores, destacando dentre estes o fator preço. Um dos indicadores propostos possibilitou explicitar o desempenho negativo da empresa no ano analisado, e a partir da utilização de algumas ferramentas da qualidade, foi possível elaborar um plano de ação para que a empresa possa utilizar como ponto de partida na busca por melhorias em diferentes contextos do negócio.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Shiraishi, Guilherme De Farias, Fernanda Sayuri Yoda et Valter Cavalcante Lourenço. « PARA O HIGH TECH SER HIGH TOUCH - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM CHATBOTS ». Revista Administração em Diálogo - RAD 22, no 1 (17 février 2020) : 19–34. http://dx.doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i1.40774.

Texte intégral
Résumé :
Conforme o paradigma high-tech high touch, o toque humano é necessário para contrabalancear o uso de uma nova tecnologia. O chatbot é uma nova ferramenta de comunicação que propõe o uso da tecnologia para automatizar a conversa entre a empresa e os seus clientes. Ela é altamente tecnológica, mas também propõe oferecer o toque humano. Neste contexto, o presente estudo busca “Investigar como o chatbot oferece high touch no encontro de serviço online” utilizando os métodos de Mystery shopper e de análise de conteúdo. Quarenta e dois chatbots foram analisados conforme o diálogo, o agente virtual, a automação e coerência dos agentes de conversação. Os resultados indicam as formas que o toque humano pode ser aplicado na ferramenta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie