Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : ENFERMAGEM – ENFERMAGEM PEDIATRICA.

Thèses sur le sujet « ENFERMAGEM – ENFERMAGEM PEDIATRICA »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleures thèses pour votre recherche sur le sujet « ENFERMAGEM – ENFERMAGEM PEDIATRICA ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les thèses sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Campedelli, Maria Coeli. « Consulta de enfermagem ao binomio mãe-filho : analise das condutas de enfermagem ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1986. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101375.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Silvestrin, Aldanéa Norma de Souza. « Manifestações da criatividade da equipe de enfermagem de um serviço de emergência pediátrica ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106684.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2009.
Made available in DSpace on 2013-12-05T21:55:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 269700.pdf: 3553459 bytes, checksum: 87a80d7999fac18da568d55dad3a4e5b (MD5)
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada no Núcleo de Enfermagem em Emergência Pediátrica (NEEP) de um Hospital Púbico localizado na região sul do Brasil. O estudo teve como objetivo geral conhecer o potencial criativo e as manifestações da criatividade da equipe de enfermagem de um serviço de emergência pediátrica. Como objetivos específicos buscou-se identificar o significado da criatividade e sua relação com o cuidado prestado para a equipe de enfermagem de um serviço de emergência pediátrica e reconhecer as expressões e condições/possibilidades postas para o ato criativo. O processo de aproximação da pesquisadora com a temática investigada ocorreu em duas etapas distintas, com a participação de 12 profissionais na primeira etapa e 11 na segunda etapa do estudo. A primeira aconteceu através de três oficinas, tendo como foco principal a construção de espaços dialógicos de expressão e desenvolvimento da criatividade no cotidiano do trabalho, tendo como suporte a metodolologia problematizadora de Paulo freire com a aplicação do Arco de Charles Maguerez. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os profissionais da equipe de enfermagem do NEEP com o objetivo de exporem suas opiniões acerca da experiência em trabalhar com pediatria, como se percebem enquanto seres criativos, os fatores que julgam ser limitantes e estimulantes para o ato criativo e suas concepções sobre a criatividade. Os dados foram tratados através da análise temática proposta por Bardin e configuraram da seguinte forma: 1-Influências sobre o processo criativo (decodificação do questionário); 2-As experiências vivenciadas em emergência pediátrica: a criatividade refletida no cuidado; 3-Concepções acerca da criatividade; 4-O potencial criador: eu, você nós, quem pode ser criativo? 5-A manifestação criativa: fatores e condições necessários para o ato criativo a partir do olhar da equipe. Os profissionais da equipe de enfermagem entendem que a criatividade está relacionada tanto a necessidade do profissional quanto do paciente e que por vez esta necessidade se reflete diretamente no cuidado. Para a maioria dos profissionais do NEEP todas as pessoas têm potenciais e talento para serem criativos, mas que a criatividade é dependente de fatores intrínsecos como força de vontade, auto-estima e estado de espírito e de fatores extrínsecos como a motivação por parte da equipe e da instituição, ter ambiente propício e favorável para poder manifestá-la, e que é dependente do momento e da situação vivenciada. Na enfermagem julgam ser a criatividade utilizada como um instrumento de trabalho para o agir e pensar, refletido principalmente no cuidado a criança e seus familiares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Lino, Mariza Cavalcante Ferreira. « Catarata infantil : abordagem de enfermagem na cirurgia ambulatorial ». [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/309775.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Izilda Esmenia Muglia Araujo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Made available in DSpace on 2018-08-03T23:27:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lino_MarizaCavalcanteFerreira_M.pdf: 1753111 bytes, checksum: e879a6e58c8c90a3d949a3a81f01d865 (MD5) Previous issue date: 2003
Resumo: A respeito dos cuidados perioperatórios do paciente cirúrgico ambulatorial, chamam a atenção os pacientes submetidos à cirurgia para extração da catarata infantil, provenientes do ambulatório de oftalmologia, pelo desconhecimento manifesto no pré-operatório imediato, dos seus pais/responsável sobre a afecção ocular, indicação cirúrgica e aos cuidados perioperatórios com a criança. Acredita-se que essa falta de informações suscita o aparecimento de temores e dificuldades no cuidado com a criança no período que antecede à cirurgia e no pós-operatório no domicílio. Os estudos relatam a seriedade do problema das cataratas em crianças quanto às implicações visuais e sociais, apontando a participação dos pais como de extrema importância, no difícil tratamento e enfatizam a necessidade de orientação dos mesmos. O presente estudo teve como objetivos: verificar o conhecimento prévio dos pais/responsável sobre a afecção ocular e cuidados perioperatórios na criança portadora de catarata; identificar as dificuldades e expectativas dos pais/responsável perante a cirurgia; elaborar instrumentos de informação e orientação quanto à catarata e aos cuidados perioperatórios; realizar uma reunião em grupo com os pais/responsável e verificar o conhecimento apreendido e o auxílio da reunião em grupo e dos instrumentos de informação e orientação, nos cuidados com a criança antes e após a cirurgia. Fizeram parte do estudo dez mães cujas crianças preencheram os critérios de inclusão na amostra. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com as mães no período pré-operatório, no dia da indicação da cirurgia, uma reunião em grupo 15 dias antes da cirurgia e uma outra entrevista com elas no 5° dia do pós-operatório, em ambas, seguindo um instrumento elaborado previamente. Para a reunião em grupo utilizou-se uma estratégia que procurou contemplar alguns pressupostos das ¿Aulas vivas¿ de MASETTO (1992), cuja abordagem privilegia a interação e a participação do adulto no processo de ensino-aprendizagem. Com base nos resultados obtidos, no pré-operatório, as mães apresentaram um conhecimento razoável quanto à afecção ocular e aos cuidados perioperatórios com a criança; as expectativas delas refletiam sentimentos de angústia e de indefinição, a preocupação estava relacionada a todas as fases do período perioperatório e havia uma previsão de dificuldades no cuidado com a criança tanto no pré como no pós-operatório. Após a reunião em grupo e a entrega dos folder verificou-se a melhora das respostas em relação às alternativas relacionadas à afecção ocular, tratamento, sentimentos e cuidados perioperatórios com a criança. Conforme relato das próprias mães, elas não encontraram dificuldades no cuidado com a criança nem antes nem após a cirurgia
Abstract: About patients¿ perioperative care at an Ambulatory Surgery Center, usually there is a complete fault of knowledge, specially in relation to the cataract surgery in infants, when their parents are questioned about the immediate preoperative period, regarding the primary care prior and after the surgery, surgical indication and the ocular affection. It is believed that this lack of knowledge is responsible for the fears and care dificulties in dealing with the children before the surgery and after surgery at home. There are studies stating the severity of the problems regarding the visual and social implications of the cataract in children and indicating crucial participation of the parents in the problems and the importance of parental orientation. The objectives of the present study were to verify the previous knowledge of children¿s parents abouth their ocular affection and perioperative cares in cataract disease; to identify the parents¿ dificulties and expectations towards the surgery; to elaborate information and orientation brochures directed to clarify the cataract disease and perioperative care; to create a group meeting with the parents; to verify the knowledge and the usefulness of the group meeting and the information and orientation brochures in the perioperative care of the children. The study population was composed by ten mothers whose children fulfilled the inclusion criteria. For data collection an interview with the mothers was made after the cataract surgery indication in the ophthalmology departament. There was also a group meeting fifteen days prior to the surgery and another interview five days following the surgery, and all questions were based on a previous elaborated questionnaire. The group meeting was based on Masseto¿s propositions, where he points out the interaction and participation of the adults in the learning and teaching procedures. Data analysis has shown that the mothers had a reasonable degree of knowledge about ocular affection and perioperative cares, and it has been also noted that they had anxiety and uncertanties towards all the perioperative period. After the group meeting and the offer of the brochures there was an increase in the knowledge about the ocular affection, its treatment and the postoperative cares. The data suggest that the group meeting and the information and orientation brochures about cataract and perioperative cares were useful to the mothers, because they contribute to the better diminution of their anxiet and uncertanties; the mothers¿s preocupation direct to only a few items of perioperative period. The mothers reported that they hadn¿t dificulties in care with the children neither before nor after surgery
Mestrado
Mestre em Enfermagem
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Villalobos, Nora Agnes Vega. « A Caminho da melhoria continua no cuidado de enfermagem pediatrica ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1996. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/112059.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Wolff, Lillian Daisy Gonçalves. « A compreensão da experiencia de ser cuidadora de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva pediatrica ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1996. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76542.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude
Made available in DSpace on 2012-10-16T11:18:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T20:28:51Z : No. of bitstreams: 1 105628.pdf: 2634828 bytes, checksum: 0780e31ab6dc32d804dfac1eb7af8f4d (MD5)
Pesquisa-cuidado que desvela o significado da experiência de ser cuidadora através da percepção das enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. A pesquisa fenomenológica teve como questão norteadora o que é ser cuidadora de enfermagem. O cuidado transpessoal que ocorreu no encontro entre a cuidadora-pesquisadora e cada um dos sujeitos facilitou-lhes o seu discurso espontâneo sobre o significado que a sua consciência atribuiu ao vivido. A trajetória fenomenológica permitiu a identificação de categorias que revelaram diversos aspectos da experiência das cuidadoras, tais como: a reflexão como auto-ajuda, o apreço pelo cuidar; o pensamento dos leigos sobre o seu trabalho; o limite do cuidado, o estresse; o cuidar de si; a condição de ser mulher; a valorização do fazer e a desvalorização deste profissional, a ambivalência quanto a cuidar dos outros e descuidar-se, cuidar da família ou trabalhar, razão e emoção, saber formal e o que advém da prática; a fé, as fontes de realização, o alcance das intenções das pessoas, ouvir o outro como uma forma de cuidado; o vínculo com as criançaso convívio e comunicação com os pais das crianças, a consciência ética; a morte e o morrer, o cuidado aos pais diante da morte dos filhos, e o sentimento de impotência. A síntese do significado da experiência das cuidadoras desvelou vários horizontes do cuidado de enfermagem, levando-me a destacar que a enfermagem atua lado a lado com outras profissões da área da saúde, contudo possui sua própria identidade, o seu próprio processo de cuidar fundamentado em princípios morais, éticos e científicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Pascoal, Livia Maia. « ValidaÃÃo diferencial dos diagnÃsticos de enfermagem desobstruÃÃo ineficaz de vias aÃreas, padrÃo respiratÃrio ineficaz e troca de gases prejudicada ». Universidade Federal do CearÃ, 2015. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14316.

Texte intégral
Résumé :
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico do MaranhÃo
O desenvolvimento de estudos voltados para diferenciaÃÃo entre diagnÃsticos de enfermagem intimamente relacionados sÃo Ãteis para diminuir as incertezas que podem surgir durante o processo de inferÃncia diagnÃstica. Essa diferenciaÃÃo faz-se necessÃria porque a inferÃncia de diagnÃsticos relacionados pode ser influenciada se os mesmos apresentarem caracterÃsticas definidoras similares ou cuja denominaÃÃo leva à incorporaÃÃo da informaÃÃo de outra. Devido à importÃncia de pesquisas relacionadas a essa temÃtica, este estudo foi realizado com o objetivo de identificar os indicadores clÃnicos que ajudam a diferenciar os diagnÃsticos de enfermagem PadrÃo respiratÃrio ineficaz (PRI), DesobstruÃÃo ineficaz das vias aÃreas (DIVA) e Troca de gases prejudicada (TGP). Para o alcance do objetivo proposto esta pesquisa foi desenvolvida em trÃs etapas: AnÃlise dos elementos que compÃem os conceitos, AnÃlise de conteÃdo por juÃzes e ValidaÃÃo diagnÃstica diferencial. Para a realizaÃÃo da primeira etapa, utilizou-se como referÃncia o Modelo de AnÃlise simultÃnea de conceitos e os passos da revisÃo integrativa da literatura. Nesta etapa, foram analisados os elementos que compÃem os conceitos ventilaÃÃo pulmonar, permeabilidade das vias aÃreas e troca gasosa pulmonar por um grupo consenso composto por trÃs enfermeiros integrantes do âNÃcleo de estudo de DiagnÃsticos, IntervenÃÃes e Resultados de Enfermagem - (NEDIRE)â. A busca na literatura foi realizada, individualmente, em quatro bases de dados (LILACS, CINAHL, PUBMED e SCOPUS) e em cinco livros tÃcnicos. A partir dos resultados obtidos, foi proposta uma lista final que contemplava 28, 21 e 22 indicadores clÃnicos para os diagnÃsticos de enfermagem PRI, DIVA e TGP, respectivamente. Na etapa de AnÃlise de conteÃdo por juÃzes, 39 enfermeiros verificaram a adequaÃÃo dos indicadores clÃnicos, definiÃÃes conceituais e referÃncias empÃricas, que foram determinados na etapa anterior, quanto a sua representatividade para os diagnÃsticos de enfermagem estudados. Com a realizaÃÃo desta etapa foi possÃvel validar 21 indicadores clÃnicos para PRI, 18 para DIVA e 21 para TGP. Estes resultados mostraram, ainda, que os juÃzes consideraram adequadas todas as definiÃÃes conceituais e referÃncias empÃricas propostas. Por fim, na etapa de ValidaÃÃo diagnÃstica diferencial, os indicadores validados pelo juÃzes foram analisados clinicamente em crianÃas com pneumonia com idade entre zero e cinco anos. A partir do mÃtodo de AnÃlise de correspondÃncias mÃltiplas e do Modelo de classe latente, foi possÃvel determinar o conjunto de indicadores clÃnicos que permitem o diagnÃstico diferencial entre os trÃs diagnÃsticos de enfermagem estudados. Deste modo, os indicadores com melhor capacidade discriminativa foram: RetraÃÃo subcostal, Dispneia, Ortopneia, AlteraÃÃo do frÃmito torÃcico e AusÃncia de tosse para PRI; AcÃmulo excessivo de muco, RuÃdos respiratÃrios adventÃcios e Tosse ineficaz para DIVA; InquietaÃÃo, Irritabilidade, MudanÃas no ritmo respiratÃrio, PercussÃo torÃcica alterada e Sons respiratÃrios diminuÃdos para TGP. Acredita-se que as evidÃncias clÃnicas obtidas (indicadores clÃnicos com boa capacidade discriminativa), podem contribuir para que o enfermeiro faÃa com mais seguranÃa a inferÃncia dos diagnÃsticos de enfermagem PRI, DIVA e TGP, e assim, melhore a qualidade da assistÃncia de enfermagem prestada ao paciente.
The development of studies to differentiate closely related nursing diagnoses is useful to reduce uncertainties that may arise during the diagnostic inference process. This differentiation becomes necessary as the inference related diagnoses can be influenced if they provide similar defining characteristics or whose names leads to the incorporation of other information. Because of the importance in researches related to this issue, this study was conducted in order to identify clinical indicators that help differentiate the nursing diagnosis Ineffective breathing pattern (IBP), Ineffective airway clearance (IAC) and Impaired Gas Exchange (IGE). To achieve the proposed objective this research was developed in three stages: Analysis of the components of the concepts, Content analysis by judges and Differential diagnostic validation. To perform the first stage was used as reference the concepts of the simultaneous analysis model and steps of integrative literature review. In this stage, where analyzed the elements included in the concept of pulmonary ventilation, airway permeability and pulmonary gas exchange by a consensus group composed of three nurses members of the âNÃcleo de estudo de DiagnÃsticos, IntervenÃÃes e Resultados de Enfermagem - (NEDIRE)â. The literature search was conducted individually in four databases (LILACS, CINAHL, PubMed and Scopus) and in five technical books. From the results obtained, a final list was proposed that included 28, 21 e 22 clinical indicators for nursing diagnoses IBP, IAC and IGE, respectively. In the Content analysis by judges phase, 39 nurses assessed the adequacy of the clinical indicators, conceptual definitions and empirical references that were determined in the previous stage, as its representative for the nursing diagnoses studied. With the accomplishment of this phase it was possible to validate 21 clinical indicators for IBP, 18 for IAC and 21 for IGE. Those results also showed that the judges considered appropriate all conceptual definitions and proposed empirical references. Finally, in the differential diagnosis validation stage, the indicators validated by the judges were examined clinically in children with pneumonia aged between zero and five years. From the Method of multiple correspondences analysis and the Latent class model, it was possible to determine the set of clinical indicators for the differential diagnosis between the three nursing diagnoses studied. Therefore, the indicators with best discriminative capacity were: Subcostal retraction, Dyspnea, Orthopnea, Change the thoracic thrill and cough for IBP; Excessive mucus accumulation, Adventitious breath sounds and Ineffective cough for IAC; Restlessness, Irritability, Changes in respiratory rate, Altered chest percussion and Diminished breath sounds to IGE. It is believed that the clinical evidence obtained (clinical indicators with good discriminative capacity), can contribute to nurses making more securely the inference of the nursing diagnoses IBP, IAC and IGE, and thus improve the quality of nursing care provided to patients.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Cerqueira, Ana Carolina Dantas Rocha. « Comportamento do sono e aleitamento materno em crianÃas de 12 a 18 meses de idade ». Universidade Federal do CearÃ, 2016. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17516.

Texte intégral
Résumé :
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
Na infÃncia, o sono adequado à especialmente importante pela influÃncia que exerce sobre o crescimento e o desenvolvimento. AlteraÃÃes no sono sÃo cada vez mais prevalentes e determinam mà qualidade ao desempenho, interferindo na saÃde, Ãs vezes, de forma muito grave. Objetivou-se analisar o comportamento do sono e o tempo de aleitamento materno em crianÃas com idade entre 12 e 18 meses frequentadoras ou nÃo de creches. Estudo transversal, realizado com 369 crianÃas de 12 a 18 meses de idade e seu principal cuidador. A coleta de dados ocorreu, no perÃodo de novembro de 2014 a maio de 2015, em creches pÃblicas, privadas e em postos de saÃde, durante campanha de vacinaÃÃo, junto a cuidadores das crianÃas, por meio da aplicaÃÃo de dois instrumentos: o Infant Sleep Questionnarie (ISQ) e um formulÃrio, contendo informaÃÃes relacionadas a caracterizaÃÃo dos participantes, ao sono da crianÃa e ao aleitamento materno. A variÃvel desfecho do estudo foi o comportamento do sono mensurada por meio de trÃs critÃrios de avaliaÃÃo: dos escores, do cuidador e do avaliador, constantes no ISQ. Desta forma trÃs modelos de regressÃo logÃstica foram estimados utilizando-se o mÃtodo Forward Stepwise e permaneceram no modelo final apenas as variÃveis com p-valor<0,05. Constatou-se alteraÃÃo no comportamento de sono segundo o critÃrio dos escores, o critÃrio do cuidador e o critÃrio do avaliador para 104 (28,2%), 102 (27,6%) e 85 (23,0%) crianÃas, respectivamente. Manteve-se, apÃs ajustes, associaÃÃo estatisticamente significante com as alteraÃÃes no comportamento do sono: o compartilhamento do domicÃlio por mais de trÃs pessoas; renda familiar superior a quatro salÃrios mÃnimos; mudanÃas na rotina da crianÃa; nÃo amamentaÃÃo na primeira hora de vida; alimentar a crianÃa durante a madrugada por todas as noites da semana; nÃo adormecer de chupeta; crianÃa dormir apÃs as 20 horas, mais de duas horas durante o dia e entre seis e oito horas durante a noite. O tempo de aleitamento materno superior a 12 meses elevou em duas vezes as chances para alteraÃÃes no comportamento do sono (OR=2,00; IC 1,06-3,79); a inserÃÃo das crianÃas em creches nÃo esteve associada nem com a duraÃÃo do aleitamento materno nem com a existÃncia de alteraÃÃes no comportamento de sono das crianÃas. A avaliaÃÃo do comportamento do sono em crianÃas segundo o ISQ representa importante mÃtodo de triagem a ser implementado nos serviÃos de atenÃÃo à crianÃa. Manter a crianÃa em creche nÃo foi considerado fator determinante para o insucesso da amamentaÃÃo e nÃo esteve associado ao comportamento do sono apresentado pelas mesmas. IntervenÃÃes junto à cuidadores de crianÃas que continuam sendo amamentadas apÃs o primeiro ano de vida precisam ser planejadas no sentido de orientar a respeito dos aspectos associados, especialmente, a manutenÃÃo da prÃtica do co-leito, do hÃbito de oferecer a mama para que a crianÃa pegue no sono e de oferecer o peito a crianÃa durante a madrugada, no sentido de minimizar os problemas de sono nesta populaÃÃo e ajudar a prevenir o estabelecimento de problemas recorrentes, potencialmente, causadores de distÃrbios do sono.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Viana, Tamires Rebeca Forte. « Comportamento do sono de crianÃas prematuras egressas da unidade neonatal ». Universidade Federal do CearÃ, 2016. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18390.

Texte intégral
Résumé :
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
A prematuridade acarreta uma sÃrie de riscos para o crescimento e desenvolvimento infantil, dentre esses, alteraÃÃes na constituiÃÃo do sono podem viabilizar doenÃas ou potencializar dÃficits decorrentes do parto prematuro. Objetivou-se avaliar o comportamento do sono de crianÃas que nasceram prematuras egressas da Unidade Neonatal de 12 a 18 meses. Estudo transversal, exploratÃrio e quantitativo, realizado no AmbulatÃrio Especializado de Pediatria do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Cearà e no NÃcleo de Tratamento e EstimulaÃÃo Precoce, de julho/2015 a fevereiro/2016. Amostra por conveniÃncia de 30 crianÃas de 12 a 18 meses que nasceram prematuras e egressas da unidade neonatal e 30 cuidadores principais. Utilizaram-se na coleta formulÃrio de caracterizaÃÃo dos participantes, Infant Sleep Questionnaire (ISQ) e um diÃrio de atividades diÃrias e hÃbitos de sono da crianÃa. Os dados foram organizados no Microsoft Office Excel e analisados pelo Statistical Package for the Social Sciences, versÃo 20.0. Calcularam-se as medidas mÃdia, desvio padrÃo e razÃo de chances e seu intervalo de confianÃa 95%. Para a associaÃÃo das variÃveis do cuidador e neonatais com o sono infantil, empregaram-se os testes de Qui-Quadrado, razÃo de verossimilhanÃa e teste exato de Fisher. Para todos os testes foi fixado o nÃvel de significÃncia de 5% (p<0,05). Estudo aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Federal do CearÃ, conforme CAAE 446786615.3.0000.5054. As variÃveis do cuidador que apresentaram associaÃÃo significativa, segundo critÃrio dos escores totais, do cuidador e do avaliador do ISQ, foram outras raÃas que nÃo a parda (branca, preta, indÃgena e amarela), estado civil sem companheiro, horÃrio de dormir do cuidador apÃs 22h31min e acordar entre 5h00min e 6h59min horas e com duraÃÃo total de sono por noite de 4h00min à 5h59min. Quanto à crianÃa, idade gestacional ao nascer entre 31 e 36 semanas, nÃo fazer uso da antibioticoterapia durante a internaÃÃo neonatal, duraÃÃo total de cinco a oito horas e meia de sono por noite, presenÃa de sestas ao longo do dia e dormir no quarto dos pais foram correlacionadas ao comportamento alterado do sono infantil. IntervenÃÃes para estÃmulo ao sono, como balanÃar a crianÃa na rede e alimentÃ-la logo antes de dormir, tambÃm, obtiveram associaÃÃo significativa. As informaÃÃes coletadas pelo instrumento de caracterizaÃÃo foram semelhantes Ãs obtidas no diÃrio do sono, entretanto, o nÃmero de despertares no questionÃrio foi subestimado em relaÃÃo ao diÃrio. Segundo os registros, a maioria das crianÃas dormia na rede, acompanhadas pelo cuidador, demonstrando em mÃdia uma sesta pela tarde e um despertar noturno independente de eventos externos inesperados. Conclui-se que crianÃas prematuras moderadas e limÃtrofes egressas da unidade neonatal possuem mais risco de apresentar comportamento alterado de sono que prematuras extremas. Do mesmo modo, variÃveis comportamentais e hÃbitos do sono tanto dos cuidadores como da crianÃa, como horÃrios para dormir e acordar, duraÃÃo total do sono e intervenÃÃes para estÃmulo do mesmo, sÃo mais influentes para o surgimento alteraÃÃes no sono infantil que condiÃÃes perinatais. Portanto, sugerem-se, por parte do enfermeiro, intervenÃÃes de promoÃÃo da saÃde do sono infantil direcionadas a famÃlia como um todo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

TomÃ, Marcela Ariadne Braga Gomes. « AvaliaÃÃo da integralidade, coordenaÃÃo do cuidado, orientaÃÃo familiar e comunitÃria sob a Ãtica das internaÃÃes por condiÃÃes sensÃveis em crianÃas de 0 atà 5 anos ». Universidade Federal do CearÃ, 2017. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18540.

Texte intégral
Résumé :
Dentre as doenÃas mais prevalentes na infÃncia e que geram maior nÃmero de internaÃÃes hospitalares em crianÃas atà 5 anos no Brasil, estÃo a diarreia, asma e pneumonia, Essas doenÃas endossam o crescente nÃmero de internaÃÃes hospitalares infantis por CondiÃÃes SensÃveis à AtenÃÃo PrimÃria (CSAP), que sÃo agravos à saÃde cuja morbidade e mortalidade podem ser reduzidas atravÃs de uma atenÃÃo primÃria oportuna e eficaz. Assim, destaca-se o instrumento o Primary Care Assessment Tool (PCATool), versÃo crianÃa, o qual avalia por meio de atributos a qualidade dos serviÃos ofertados a esta populaÃÃo. O objetivo do estudo à avaliar os atributos da atenÃÃo primÃria, Integralidade, CoordenaÃÃo do cuidado, OrientaÃÃo Familiar e OrientaÃÃo ComunitÃria oferecidos Ãs crianÃas menores de cinco anos internadas por CSAP pelo diagnÃstico de doenÃas gastrointestinais, asma e pneumonia em dois hospitais de Fortaleza-CE. Trata-se de estudo transversal, com abordagem quantitativa. Os resultados apresentaram fragilidades nos serviÃos e insatisfaÃÃo dos usuÃrios. Os atributos demonstraram escores fracos e insatisfatÃrios. CoordenaÃÃo- IntegraÃÃo de cuidados (4,08), CoordenaÃÃo- sistema de informaÃÃes (5,96), Integralidade- serviÃos disponÃveis (4,95), Integralidade- serviÃos prestados (4,30), OrientaÃÃo familiar (4,52) e OrientaÃÃo comunitÃria (3,36). O atributo CoordenaÃÃo, nas suas duas apresentaÃÃes (IntegraÃÃo de cuidados e Sistema de informaÃÃo) encontrou associaÃÃo significativa com a procedÃncia e a quantidade de pessoas que compartilhavam residÃncia. O atributo Integralidade (em suas duas apresentaÃÃes) apresentou baixos valores de escores, onde foi possÃvel identificar que a populaÃÃo nÃo tem acesso a serviÃos e orientaÃÃes bÃsicas, demostrando a necessidade de mudanÃas em vÃrios Ãmbitos, profissional, estrutural, polÃtico, entre outros. Percebe-se a ineficÃcia dos atributos de orientaÃÃo familiar e comunitÃria que obtiveram baixo escore na atenÃÃo a saÃde da crianÃa na avaliaÃÃo do usuÃrio dos serviÃos de atenÃÃo primÃria, nÃo atingindo sua total extensÃo, comprometendo, desse modo a resolutividade da atenÃÃo a saÃde da crianÃa. A partir destes achados, o profissional enfermeiro poderà repensar sua prÃtica e atuaÃÃo dentro da atenÃÃo primÃria. Desenvolvendo um trabalho que melhor atenda a comunidade e suas demandas mais urgentes. Priorizando por manter uma relaÃÃo de proximidade com o usuÃrio. A maior limitaÃÃo do estudo foi a realizaÃÃo apenas com o usuÃrio do serviÃo, à necessÃrio oportunizar o profissional de saÃde manifestar-se a espeito do serviÃo na APS.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

MagalhÃes, Fernanda Jorge. « ValidaÃÃo na prÃtica clÃnica do protocolo de acolhimento com classificaÃÃo de risco em pediatria ». Universidade Federal do CearÃ, 2016. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18924.

Texte intégral
Résumé :
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
O Acolhimento com ClassificaÃÃo de Risco (ACCR) se refere ao ato de acolher com escuta ativa e determinar a prioridade de atendimento do paciente em situaÃÃo de urgÃncia/emergÃncia. Para isso, o enfermeiro utiliza o Protocolo de Acolhimento com ClassificaÃÃo de Risco em Pediatria como instrumento que classifica o paciente em cinco prioridades de atendimento utilizando cores (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul). Objetivou-se validar a 2 EdiÃÃo do protocolo de ACCR em Pediatria na prÃtica clÃnica de urgÃncia/emergÃncia. Estudo metodolÃgico, realizado em hospital pediÃtrico na cidade de Fortaleza-CE-Brasil. Desenvolvido em quatro etapas: 1) curso de capacitaÃÃo para a elaboraÃÃo da 1 versÃo da 2 ediÃÃo do Protocolo de ACCR em Pediatria; 2) validaÃÃo de conteÃdo e aparÃncia por juÃzes especialistas sobre a 2 ediÃÃo do protocolo; 3) confiabilidade interobservadores de dois enfermeiros classificadores interobservadores treinados (ECIT) e a pesquisadora e de dois enfermeiros classificadores interobservadores nÃo treinados (ECINT) e a pesquisadora os quais, cada um, avaliaram 100 crianÃas e/ou adolescentes em diferentes momentos, totalizando 400 classificaÃÃes; e 4) aplicaÃÃo e validaÃÃo na prÃtica clÃnica do protocolo, realizada pela pesquisadora com 200 crianÃas e/ou adolescentes. Os dados foram analisados no SPSS-21, utilizando-se o Coeficiente Kappa com intervalo de confianÃa (IC) de 95% e a RazÃo de Chance. Estudo aprovado pelo Comità de Ãtica e Pesquisa sob Parecer n 1.282.924. Os resultados apontaram: uma concordÃncia de mais de 80% entre os juÃzes especialistas quanto simplicidade, clareza, relevÃncia do conteÃdo, aparÃncia e aplicabilidade tÃcnica da 2 EdiÃÃo do Protocolo. Na etapa de confiabilidade interobservadores, verificou-se: predomÃnio de 80,0% de pacientes classificados como menor urgÃncia (verdeâ50,7%) e nÃo urgente (azulâ29,3%); revelou uma substancial a excelente concordÃncia entre os enfermeiros e a pesquisadora com um Kappa entre 0,62 e 1,0. Quanto ao ECIT-2 e a pesquisadora obteve-se excelente concordÃncia (Kappa 1,0); excelente concordÃncia entre o ECINT-2 e a pesquisadora (Kappa 0,887) e entre o ECIT-1 e a pesquisadora (Kappa 0,725) e, tambÃm, uma substancial concordÃncia entre o ECINT-1 e a pesquisadora (Kappa 0,619). Na etapa de aplicaÃÃo evidenciou-se maior frequÃncia de alteraÃÃes dos sinais vitais (24,5%) e alteraÃÃes respiratÃrias (20,5%) como discriminadores clÃnicos; a maioria (57,5%) dos pacientes foi avaliada como sem dor e 45,0% classificados como azul. O tempo mÃdio para a classificaÃÃo foi de 1,5 minuto e para o atendimento mÃdico foi 35,7 minutos, o que corresponde adequaÃÃo ao perfil da populaÃÃo atendida. Concluiu-se que o Protocolo de ACCR em Pediatria à uma tecnologia em saÃde que apresentou confiabilidade interobservadores de enfermeiros classificadores treinados e nÃo treinados em conjunto com a pesquisadora e que à vÃlido na prÃtica clÃnica, de modo a direcionar o enfermeiro na classificaÃÃo de risco em situaÃÃes de urgÃncia/emergÃncia pediÃtrica.
The Host with Risk Rating (HRR) refers to the act of receiving with active listening and determine the patient care priority in urgency/emergency. For this, the nurse uses the Host Agreement with Risk Rating in Pediatrics as an instrument that classifies patients into five priority service using colors (red, orange, yellow, green and blue). This study aimed to validate the 2rd Edition of the HRR protocol in Pediatrics in clinical practice urgent / emergency. Methodological study in pediatric hospital in the city of Fortaleza-CE-Brazil. Developed in four stages: 1) training course for the preparation of the 1st version of the 2nd edition of the HRR in Pediatrics; 2) validation of content and appearance by expert judges on the 3rd edition of the Protocol; 3) interrater reliability of two classifiers interobserver trained nurses (CITN) and the researcher and two nurses classifiers interobserver untrained (CINTN) and the researcher who, each evaluated 100 children and / or adolescents at different times, totaling 400 ratings; and 4) application and validation in clinical practice protocol, conducted by researcher with 200 children and/or adolescents. The data analyzed using SPSS-21, using the Kappa coefficient with a confidence interval (CI) of 95% and the ratio of Chance. Study approved by the Research Ethics Committee under Opinion No. 1,282,924. The results showed: a concordance of over 80% among expert judges as simplicity, clarity, relevance of content, appearance and technical applicability of the 2nd Protocol Edition. In the inter-rater reliability of stage, it was found: prevalence of 80.0% of patients classified as less urgent (green 50.7%) and non-urgent (blue 29.3%); It revealed a substantial excellent agreement between the nurses and the researcher with a Kappa between 0.62 and 1.0. As for ECIT-2 and the researcher gave excellent agreement (kappa 1.0); excellent agreement between ECINT-2 and the researcher (Kappa 0.887) and between ECIT-1 and the researcher (Kappa 0.725) and also a substantial agreement between the ECINT-1 and the researcher (Kappa 0.619). As the odds ratio was found that clinical discriminators identified in the study have a higher chance of being classified as less urgent (green) or not urgent (blue). In the application stage showed higher frequency of changes in vital signs (24.5%) and respiratory disorders (20.5%) and clinical discriminators, the majority (57.5%) patients were assessed as pain and without 45.0 % classified as blue. The average time for the rating was 1.5 minutes and medical care was 35.7 minutes, corresponding adjustment to the profile of the population served. It was concluded that the HRR Protocol in Pediatrics is a health technology that presented interrater reliability of trained classifiers nurses not trained together with the researcher and that is valid in clinical practice in order to direct the nurse in the risk classification in situations urgent / pediatric emergency.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

FaÃanha, Dilene Maria de AraÃjo. « AvaliaÃÃo da funcionalidade em crianÃas com mielomeningocele ». Universidade Federal do CearÃ, 2015. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14334.

Texte intégral
Résumé :
nÃo hÃ
A Mielomeningocele à um tipo de malformaÃÃo congÃnita da coluna vertebral e da medula espinhal, de causas multifatoriais. Causa limitaÃÃes ao desenvolvimento da crianÃa e à sua funcionalidade, necessitando de assistÃncia, acompanhamento multiprofissional e intervenÃÃes interdisciplinares de reabilitaÃÃo. A enfermagem atua nesse processo e, assim, diante do exposto, buscou-se avaliar a funcionalidade da crianÃa com Mielomeningocele e verificar se os familiares tÃm ofertado cuidados de acordo com suas necessidades. Estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Aplicou-se um questionÃrio estruturado que documenta as habilidades funcionais da crianÃa, a assistÃncia dos cuidadores e as modificaÃÃes do ambiente para as Ãreas de autocuidado, mobilidade e funÃÃo social. Participaram do estudo 79 crianÃas na faixa etÃria de 3 a 7 anos e 6 meses, com diagnÃstico de Mielomeningocele. A pesquisa foi realizada no Centro de NeurorreabilitaÃÃo SARAH de Fortaleza. Nos resultados obtidos observou-se que nas habilidades funcionais as crianÃas apresentaram desenvolvimento inferior ao esperado. A oferta de condiÃÃes favorÃveis à promoÃÃo de independÃncia da crianÃa no domicÃlio ou a melhoria das habilidades com diminuiÃÃo da assistÃncia pode levar a uma maior mobilidade para a melhoria no autocuidado. Na assistÃncia observou-se maior dependÃncia na Ãrea de mobilidade, associada à dificuldade nas transferÃncias, locomoÃÃo em ambiente externo e escadas. Na Ãrea de autocuidado uma maior assistÃncia fornecida foi nos cuidados com a bexiga e o intestino neurogÃnico, o banho, o uso do banheiro, e o vestuÃrio de membros inferiores. Na funÃÃo social as dificuldades foram resoluÃÃo de problemas, seguranÃa e expressÃo funcional, sendo a Ãrea com menor assistÃncia do cuidador e maior independÃncia da crianÃa. As crianÃas apresentaram-se funcionais no autocuidado para alimentaÃÃo, higiene oral, cuidados com cabelos, nariz e face, e vestuÃrio de membros superiores. Na mobilidade teve maior independÃncia para transferÃncia e mobilidade em cama, locomoÃÃo em ambiente interno, usando, evidentemente, o arrastar ou marcha com apoio. As modificaÃÃes evidentes foram as da infÃncia e de reabilitaÃÃo. Diante do exposto, conclui-se que as crianÃas com Mielomeningocele tÃm um menor desempenho funcional nas habilidades, mas podem ser estimuladas a desenvolver as suas potencialidades no processo de reabilitaÃÃo. O cuidador fornece assistÃncia, mesmo nas Ãreas em que as crianÃas demonstram independÃncia, mas à necessÃrio diminuir a superproteÃÃo e favorecer a estimulaÃÃo dessas crianÃas pelos cuidadores. Assim se favorece a promoÃÃo da saÃde com qualidade de vida para o binÃmio mÃe/filho, aumentando a inserÃÃo social e a autonomia desse pÃblico na adolescÃncia. A enfermagem de reabilitaÃÃo tem papel fundamental junto à equipe, focando nos treinos para o autocuidado ou orientaÃÃo na assistÃncia do cuidador com conhecimento, humanismo e qualidade. Acredita-se que avaliar a funcionalidade de crianÃas atravÃs de instrumento quantificÃvel à de grande valor aos profissionais da neurologia, por nortear o perfil desse pÃblico e dos cuidadores, vislumbrando-se o que pode ser potencializado e promovido de independÃncia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Nobre, Keline Soraya Santana. « Manobra de movimentaÃÃo do ombro para progressÃo do cateter central de inserÃÃo perifÃrica em unidade neonatal ». Universidade Federal do CearÃ, 2014. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17368.

Texte intégral
Résumé :
nÃo hÃ
Cateter Central de InserÃÃo PerifÃrica (PICC) à um dispositivo intravascular inserido por punÃÃo venosa perifÃrica, que progride atà a vasculatura central, na veia cava superior. Objetivou-se avaliar a manobra de movimentaÃÃo do ombro para progressÃo do PICC em unidade neonatal. Estudo prÃ-experimental, desenho prà e pÃs-teste com um sà grupo conduzido, em Unidade Neonatal pÃblica, em Fortaleza/CearÃ/Brasil, de dezembro de 2013 a abril de 2014, aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa sob protocolo n 408.041. A amostra constou de 64 inserÃÃes de PICC, em 58 bebÃs. Optou-se puncionar veia basÃlica ou cefÃlica D da regiÃo cubital ipsilateral. Aplicou-se a manobra em todos os bebÃs, cujo PICC nÃo progrediu. A manobra consistiu em trÃs passos: elevaÃÃo do ombro, protraÃÃo e abaixamento do ombro. Para os PICC que progrediram com a manobra, fez-se exame radiolÃgico para verificar a localizaÃÃo da ponta do cateter. Os dados foram organizados pelo programa SPSS 20.0, aplicados Teste exato de Fisher, Qui-Quadrado de Pearson e de U Mann-Whitney, com cÃlculos de p, para associaÃÃes de variÃveis. Resultou que a maioria dos bebÃs sÃo femininos, prÃ-termo moderado, muito baixo peso ao nascer, com Apgar entre 7 e 9, no primeiro e quinto minutos de vida, com diagnÃsticos admissionais de prematuridade, desconforto respiratÃrio e infecÃÃo neonatal, com as seguintes medidas antropomÃtricas: estatura entre 32 e 51 centÃmetros (cm), comprimento do membro superior Direito (D), entre 10 e 17 cm, distÃncia entre a regiÃo cubital e a linha mÃdia clavicular D, entre 5 e 11 cm. A progressÃo do PICC ocorreu sem manobra em 43,7% (28), com manobra, em 56,3% (36), em veia basÃlica D 42,2% (27), cefÃlica D 57,87% (37). ApÃs o primeiro passo, 41,7% (15) progrediram, apÃs o segundo, 33,3% (12) e 2,8% (1), apÃs o terceiro, nenhum 22,2% (8) em veia cefÃlica D, apÃs o terceiro passo da manobra. Dos que progrediram apÃs manobra, 75% (21) ficaram central e 25% (7) nÃo central. A mÃdia do tempo entre a aplicaÃÃo da manobra e a realizaÃÃo da radiografia do tÃrax foi menor entre os que progrediram com manobra, e apresentaram posicionamento nÃo central. NÃo houve associaÃÃo estatÃstica significante entre as variÃveis neonatais e a progressÃo do PICC com e sem manobras, nem tampouco entre os passos da manobra e a veia e o posicionamento. Verificou-se associaÃÃo estatÃstica significante entre a progressÃo com manobra e cefÃlica D e a progressÃo sem manobra e basÃlica D. Ressalta-se a associaÃÃo estatÃstica entre a menor mÃdia do tempo de espera da radiografia do tÃrax e a localizaÃÃo nÃo central. Conclui-se que a manobra de movimentaÃÃo do ombro para progressÃo do PICC em bebÃs internados em unidade neonatal facilitou a progressÃo e adequado posicionamento em sistema venoso central. Por isso, considera ser ferramenta eficaz nas intervenÃÃes de enfermagem, que facilita a progressÃo e posicionamento do cateter e de impacto na reduÃÃo da internaÃÃo e sobrevida desses bebÃs.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Benevides, JÃssica Lima. « Analysis of the attributes of primary care in children hospitalization for preventable diseases : fisrt contact and longitudinality ». Universidade Federal do CearÃ, 2017. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18628.

Texte intégral
Résumé :
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
INTRODUÃÃO: A AtenÃÃo PrimÃria à SaÃde (APS) trata-se dos serÂviÃos de primeiro contato do usuÃrio com o sistema de saÃde. Nesse sentido, foi proposto um conceito amplo e direcionado à presenÃa e à extensÃo de atributos essenciais e derivados no serviÃo na atenÃÃo primÃria. Na saÃde infantil identificam-se internaÃÃes sensÃveis a atenÃÃo primÃria, as quais sÃo doenÃas evitÃveis, tais como a pneumonia e diarreias. OBJETIVO: Conhecer os atributos da atenÃÃo primÃria acesso de primeiro contato e longitudinalidade oferecidos Ãs crianÃas menores de cinco anos internadas por condiÃÃes sensÃveis à atenÃÃo primÃria, pelo diagnÃstico de diarreia, pneumonia e/ou asma no municÃpio de Fortaleza. METODOLOGIA: Estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado em dois hospitais pediÃtricos. A populaÃÃo foi composta por crianÃas menores de cinco anos, de ambos os sexos, internadas por diagnÃstico de diarreia, pneumonia e asma, que tenham recebido atendimento em unidades de saÃde do interior ou capital nos Ãltimos 12 meses. A coleta de dados foi realizada utilizando-se o PCATool â Primary Care Assessment Tool versÃo CrianÃa, o qual afere a presenÃa e a extensÃo dos atributos essenciais e derivados da APS em serviÃos de atenÃÃo à saÃde infantil. RESULTADOS: Foram entrevistados 120 cuidadores e 70% das internaÃÃes deu-se por pneumonias. A mÃdia de idade dos entrevistados foi de, aproximadamente, 27 anos e em sua maioria eram as mÃes as respondentes. A maioria residia em bairros circunscritos nas SER V e VI de Fortaleza, 38 (31,7%). Em sua maioria possuÃam beneficio do programa social do governo federal, o Bolsa FamÃlia, 75 (62,5%). A renda familiar de grande parte dos lares foi de apenas um salÃrio mÃnimo, 62 (51,7%). Ambos os atributos estudados apresentaram baixos escores, com exceÃÃo do componente Grau de AfiliaÃÃo, sendo o Ãnico entre todos os componentes do instrumento avaliado de forma satisfatÃria (≥6,6). Verifica-se que o atributo Longitudinalidade (>4,0) teve menor escore em comparaÃÃo ao Acesso de Primeiro Contato (5,6). CONCLUSÃO: Para as mÃes e/ou cuidadores de crianÃas menores de cinco anos internadas por pneumonia, diarreia e/ou asma, os atributos da APS Acesso de Primeiro Contato e Longitudinalidade obtiveram escores insatisfatÃrios. O conhecimento dos aspectos que envolvem os atributos da AtenÃÃo PrimÃria à SaÃde e sua oferta para os cuidados da crianÃa sÃo de extrema importÃncia, pois possuem potencial para fornecer subsÃdios aos profissionais e gestores do Sistema Ãnico de SaÃde em uma perspectiva de organizaÃÃo dos serviÃos de saÃde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Monticelli, Marisa. « Aproximações culturais entre trabalhadoras de enfermagem e famílias, no contexto do nascimento hospitalar ». Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86428.

Texte intégral
Résumé :
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Made available in DSpace on 2012-10-21T06:54:15Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Este estudo teve como objetivos compreender as relações que se estabelecem entre trabalhadoras de enfermagem e famílias que vivenciam o período pós-parto em Unidade de Alojamento Conjunto, bem como identificar as perspectivas ou referências que estas trabalhadoras adotam, ao interagirem com as famílias que vivenciam o pós-parto, durante a hospitalização, com o propósito de compreender o universo cultural que permeia tais relações. Foi realizado em uma Unidade de Alojamento Conjunto de uma maternidade pública localizada no sul do país. O suporte teórico envolveu quatro abordagens de uma mesma vertente proveniente da Antropologia da Saúde: os conceitos de illness, disease e sickness; a realidade clínica como o "lugar de onde se fala"; a narrativa na prática clínica e; o conhecimento autoritativo relacionado ao nascimento. O método etnográfico foi selecionado como caminho metodológico, utilizando-se a observação participante como guia habilitador principal e a entrevista etnográfica como guia complementar no levantamento de dados. Dentre os informantes-chave participantes do estudo, 19 eram trabalhadoras (cinco técnicas, oito auxiliares, cinco atendentes e uma enfermeira) e 42 eram membros das famílias, englobando puérperas, homens-pais, avós, bisavós, além de duplas puérperas-companheiros, mães-filhas e genros-sogras. As trabalhadoras que não se incluíram nos critérios de seleção dos informantes-chave e os membros das famílias que demonstraram atuação mais periférica no decorrer dos cuidados pós-natais foram considerados como informantes gerais. A análise dos dados foi construída com base na "etnoenfermagem" de Madeleine Leininger, constando de quatro fases: coleta, descrição e documentação dos dados brutos; identificação e categorização dos descritores e componentes; identificação de padrões recorrentes e; formulação de temas, achados relevantes e formulações teóricas. Os temas que surgiram foram: a) "Entre o leito e o berço: a vivência do processo de cuidar de dois", que apresenta um modelo de cuidado considerado sui generis na enfermagem hospitalar; b) "Aqui a autoridade sou eu: o status do conhecimento biomédico", cujo teor segue padrões decorrentes do modelo da biomedicina, aprendido durante a formação profissional e a prática cotidiana da assistência; c) "Tem coisas que são do conhecimento da gente: o status do conhecimento das famílias", que envolve o lugar hierárquico do saber experiencial das famílias; e d) "Conhecimentos que se constróem em narrativas terapêuticas: possibilidades de vitalização do pós-parto", onde são apresentados saberes que se constróem interativamente, sem que se descaracterizem os conhecimentos que todos os atores sociais trazem de seus sistemas culturais de origem. Os resultados apontaram que as relações entre as trabalhadoras de enfermagem e as famílias na Unidade de Alojamento Conjunto, bem como as referências que as mesmas utilizam para cuidar das puérperas e dos recém-nascidos, mostram-se complexas e permeadas pelo exercício de poderes e diferentes conhecimentos autoritativos que ora beneficiam e ora enfraquecem os participantes. Tais resultados trazem contribuições na área da assistência, na formulação de políticas públicas relacionadas com o nascimento, para a produção de conhecimentos e para o ensino da enfermagem, principalmente em nível médio profissionalizante.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Silva, Rafaela Reis da. « Construindo um processo cuidativo-educativo em enfermagem a partir da percepção de saúde em crianças em idade escolar de um bairro periférico de Florianópolis ». Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85184.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Made available in DSpace on 2012-10-20T16:08:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Trata-se de uma prática assistencial refletida, que se desenrolou através da construção de um processo cuidativo-educativo a partir da percepção de saúde de crianças em idade escolar. Realizou-se num bairro periférico com crianças carentes participantes de um projeto de educação complementar no município de Florianópolis. Teve como objetivo construir um processo cuidativo-educativo em enfermagem a partir da percepção de saúde de crianças em idade escolar. A fundamentação teórica apresenta: conceitos de crescimento e desenvolvimento e sua relação com a realidade da criança brasileira e as atividades educativas em saúde junto à criança em idade escolar, o marco conceitual é apresentado com base nos autores Paulo Freire e Lennart Nordenfelt. O processo cuidativo-educativo constituiu-se de um processo de enfermagem aliado ao Círculo da Cultura de Paulo Freire e ao conceito de saúde de Nordenfelt. No histórico do processo desvelou-se a percepção de bem e mal-estar das crianças, o que possibilitou a detecção de seus objetivos de saúde. Estas percepções foram captadas por depoimentos orais, escritos e em desenhos, que definiram o diagnóstico do processo e a implementação do plano, a partir da reflexão sobre realidade/necessidades. A análise deu-se paralela ao processo e possibilitou a retroalimentação do mesmo, estruturando-se em três momentos: durante os encontros com as crianças, pós-encontros e ao final do processo. Os resultados apontam o enfoque principal dessa proposta, que se dirigiu a construção do processo a partir da percepção das crianças. Dessa forma, o plano do processo foi traçado pelo grupo, a partir de sua visão de vida e saúde, desvelada mediante a troca de experiências sobre seu cotidiano na comunidade, na escola e na família. Permitiu as crianças refletirem e experimentarem autonomia suficiente para definirem prioridades e objetivos a serem alcançados, e o desenvolvimento de habilidades necessárias a sua implementação. Um passeio na comunidade com observação, análise e registro de detalhes captados pelas crianças foi uma técnica essencial no desenrolar do processo, a partir da qual elas exercitaram sua observação crítica e autonomia para decidir por mudanças no bairro. A partir da reflexão decidiram construir a "casinha", na tentativa de modificar parte de sua realidade. Foi o movimento no Círculo de Cultura que permitiu, pela ação-reflexão, diálogo e vínculo suficientes para a troca de experiências e intercâmbio de conhecimentos desejados. Nessa relação foram percebidas no grupo: dificuldade de concentração, afetividade, respeito e disciplina, características trabalhadas durante o plano do processo, através do despertar do desejo de mudança e do respeito à autonomia das crianças. Concluiu-se que esse processo representou uma forma de dar voz à criança quando se planejam e implementam atividades cuidativas-educativas. Assim, a criança sente-se valorizada e respeitada, contribuindo com atividades de cuidado e educação, e descobre novas condutas saudáveis que assume e pode repassar para com quem convive. Trata-se de um projeto que privilegia a aproximação entre o profissional enfermeiro e as crianças da comunidade, consolidando o diagnóstico e as necessidades de saúde individuais, da família e da comunidade a partir do olhar de escolares. Por último, representa uma proposta de ação em enfermagem à criança saudável, no âmbito de promoção de saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Souza, Laura Cristina da Silva Lisboa de. « O quotidiano de cuidado de enfermagem a família ». Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91553.

Texte intégral
Résumé :
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Made available in DSpace on 2012-10-24T00:12:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 262531.pdf: 7533195 bytes, checksum: 8d164b50dc0699220823e7b2f0640256 (MD5)
Esta tese revela a compreensão do quotidiano de cuidado de enfermagem às famílias na hospitalização materno-infantil, identificando o encontro entre as imagens dos profissionais e das famílias na vivência deste processo, a fim de que a Enfermagem possa cuidar destas famílias no ambiente hospitalar, sob a ótica de que a mesma é uma unidade de cuidado e a ser cuidada. O encontro teórico-epistemo-metodológico com a Sociologia Compreensiva de Michel Maffesoli permitiu olhar o que de fato #é#, o que se mostra neste quotidiano, de modo que as aparências expressas na singularidade das experiências vividas por famílias e profissionais geraram imagens apoiadas na razão sensível. Realizou-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual participaram 27 pessoas, entre equipe de Enfermagem e famílias que experienciavam o processo da hospitalização nas Unidades de Internação Pediátrica, Neonatologia e Alojamento Conjunto, do Hospital Universitário Dr. Hernani Polydoro, da Universidade Federal de Santa Catarina. Como métodos para coleta de dados foram realizados três passos: observação participante, análise de prontuário e entrevista com as famílias e os profissionais da Enfermagem de todas as unidades, no período de março a dezembro de 2008. Os dados foram agrupados em classes temáticas e ligações-chaves formando duas grandes categorias de análise: O quotidiano da hospitalização maternoinfantil: as imagens multidimensionais dos profissionais e das famílias. Para os profissionais o quotidiano de mostra: nas rotinas, no respeito pelo outro, nas informações passadas pelo enfermeiro que possui esta atribuição formal instituída, e depois do plantão, quando se deparam com a realidade,quando os profissionais elegem prioridades entre os seres que cuidam, amenizando os problemas através de conversa, como respiradouro, nas imagens de famílias que os profissionais construíram, através da comunicação, na solidariedade orgânica, na ausência ou resistência aos registros do cuidado de enfermagem, e principalmente o quotidiano de cuidado da Enfermagem se mostra tendo a criança como foco. Para as famílias, quotidiano de cuidado da Enfermagem se mostra: entre o real e o ideal, se mostra nas imagens de que a enfermagem não contempla a individualidade das famílias. A segunda grande categoria de análise foi: As imagens do cuidado de enfermagem à família nas unidades de internação materno-infantil: entre os olhares dos profissionais e das famílias. Nesta categoria surgiram fatores interessantes como: imagens dos profissionais de Enfermagem sobre como as famílias são cuidadas: ações de cuidado e de não cuidado, conhecer o que é cuidar das famílias neste quotidiano, a necessidade de conhecer como estes identificam que as famílias não são cuidadas. Para as famílias foi percebida a passividade e aceitação do destino, a certeza de que não são cuidadas como gostariam de ser, identificam a falta de identidade de cada família, percebem as diferenças nas atitudes dos profissionais e reconhecem os cuidadores ou não de sua família. E se colocam como potência para auxiliar a Enfermagem a reconhecer o que as famílias precisam para serem cuidadas. Vale ressaltar que ambos, famílias e profissionais em um entrecruzamento de necessidades apresentam o que é possível fazer para transformar esta realidade contribuindo com sugestões práticas que exige apenas o #querer# institucional, profissional e familiar. This thesis revels the understanding of the nursing daily care in relation to the families in the maternal-infantile hospitalization, the meeting between the professional#s images and the families is identified in the course of the process living, so that the Nursing team can take care of these families in the hospital environment under the optics that it (the Nursing team) is a care unit to be taken care of. The theoretical, epistemological and methodological meeting with the comprehensive Sociology of Michel Maffesoli permitted us to look at what #is# truly shown in this daily life. This was done, so that the aspects demonstrated in the singularity of the lived experiences by families and professionals generated and supported images through sensitive reasoning. A descriptive study with qualitative approach took place, and 27 people participated among the Nursing team and the families that experienced hospitalization process at the Paediatric Internment Units, Neonatology and Group Lodging of the University Hospital - Dr. Hernani Polydoro # Federal University of Santa Catarina. As methods of data collection, three steps were followed: participative observation reference book analysis and interview with the families and nursing professionals of all units. The process took place from March to December 2008. The data were grouped in thematic classes and key-connections forming two big categories of analysis: The quotidian of the maternal infantile hospitalization: the multi-dimensional images of professionals and of the families. For the professionals, the quotidian is shown: during the routines, in the respect with one another, in the information passed by the nurse who is in charge and after the duty and when they are faced with reality. That can be seen when professionals elect priorities among the patients they take care of, mitigating problems through conversation, the use of the breathing machine, in the family images built by the professionals through communication, in the organic sympathy, in the absence or resistance to the Nursing care shown having the child as focus. For the families, the quotidian of the Nursing care is shown: between the real and the ideal, in the images that the nursing team does not consider the individuality of the families. The second big category of analysis was: The images of the nursing care toward the families in the maternal infantile internment units: under the looks of professionals and families. In this category, some interesting factors came to light, such as: the images of the Nursing professionals of how the families are taken care of: care actions and careless ones, getting to know what it is to take care of these families daily, and the necessity of knowing how to identify that the families are not looked after. For the families, the passivity and destiny acceptance was perceived; the certainty that they are not looked after in the way they would like, identifying the lack of identity of each family. The families feel the differences in attitude from professionals and recognize the care or its absence to their families. And they volunteered to help the nursing team to identify what the families need to be looked after. It is worth emphasizing that both families and professionals, in an inter-crossing of necessities do whatever is possible to transform this reality, contributing with practical suggestions, which only demands the institutional, professional and familiar #desire#.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Silva, Michelini Fátima da. « A comunicação na passagem de plantão de enfermagem e sua repercussão na segurança do paciente pediátrico ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106763.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Florianópolis, 2012
Made available in DSpace on 2013-12-05T22:17:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 317487.pdf: 1014710 bytes, checksum: 97cf0b9aa3ab3cd713a6aa842dad9f34 (MD5) Previous issue date: 2012
Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de natureza exploratório-descritiva, realizada na Unidade de Internação Pediátrica (UIP) de um hospital público do Sul do País. O estudo teve como objetivo geral conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem sobre a comunicação durante a passagem de plantão e sua repercussão na segurança do paciente pediátrico. O estudo foi avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina sob o parecer n° 2232. A coleta dos dados ocorreu no período de fevereiro a maio de 2012, através de entrevistas semiestruturadas com 32 profissionais da equipe de enfermagem, sendo 7 enfermeiros, 14 técnicos e 11 auxiliares de enfermagem. Os dados foram analisados segundo a modalidade temática proposta por Minayo (2004). Agruparam-se os dados obtidos em duas categorias: "a passagem de plantão e sua interface com a comunicação", que evidencia uma ferramenta essencial para a continuidade do cuidado e a segurança do paciente pediátrico; e "fatores que interferem na comunicação: transcender barreiras para conduzir a passagem de plantão", desdobrada em duas subcategorias: "relacionados ao ambiente de trabalho" e "relacionados à participação dos profissionais de enfermagem". Os resultados da pesquisa originaram dois manuscritos, sendo o primeiro intitulado A comunicação na passagem de plantão na unidade de internação pediátrica e sua relação com segurança do paciente pediátrico. Evidencia-se que a passagem de plantão é uma ferramenta de extrema importância para a continuidade do cuidado e está alicerçada pela comunicação eficaz, visando à segurança do paciente pediátrico. O estudo traz reflexões relevantes sobre o processo de comunicação na passagem de plantão, possibilitando um olhar para o cuidado seguro, uma vez que os profissionais de enfermagem vivenciam as nuances da passagem de plantão e têm percepções das reais condições em que esta ocorre. O segundo manuscrito, intitulado A percepção dos profissionais da enfermagem sobre os fatores que interferem na comunicação durante a passagem de plantão, mostra que a comunicação eficaz na passagem de plantão requer a superação das barreiras de ordem física e humana. O ambiente precisa ser adequado, livre de ruídos e de eventuais interferências. Outro fator apontado pelos profissionais de enfermagem relaciona-se ao comprometimento profissional e à responsabilidade ética durante a passagem de plantão. Diante da magnitude e da complexidade que envolvem a segurança do paciente pediátrico, não basta que os profissionais de enfermagem se preocupem com a utilização de recursos tecnológicos ou com o aprimoramento de técnicas. Torna-se de extrema importância o aprimoramento de habilidades e competências para realizar uma comunicação eficaz na passagem de plantão. Os resultados evidenciaram a complexidade e a relevância da comunicação eficaz para a segurança do paciente pediátrico e sua importância para essa área do conhecimento

This qualitative and exploratory-descriptive study was performed at the Pediatric Hospitalization Unit of a public hospital in southern Brazil. The general objective of this study was to understand the perception of nursing professionals regarding communication during the change of shift and its effect on pediatric patient safety. The study was appraised and approved by the Human Research Ethics Committee at Federal University of Santa Catarina as per Process 2232. Data collection was performed in February and March of 2012, through semi-structured interviews with 32 nursing team professionals: seven nurses, 14 technicians, and 11 nurses' aides. The data were analyzed according to the thematic framework proposed by Minayo (2004). The data were grouped into two categories: "The change of shift and its interface with communication", which gives evidence of an essential tool for the continuity of care and pediatric patient safety; and "Factors that interfere in communication: overcoming barriers to perform the change of shift", unfolded into two subcategories: "related to the work environment" and "related to the participation of nursing professionals". The study results originated two manuscripts; the first named Communication in the change of shift at a pediatric hospitalization unit and its relationships with pediatric patient safety. Evidence shows that the change of shift is an extremely important tool for the continuity of care, and is based on effective communication, aiming at pediatric patient safety. This study presents important reflections regarding the communication process in the change-of-shift process, which allows for aiming at safe care, as nursing professionals experience the nuances of the change of shift and perceive the true conditions in which it occurs. The second manuscript, named The perception of nursing professionals regarding the factors that interfere in communication during the change of shift, shows that effective communication in the change of shift requires overcoming physical and human barriers. The environment must be adequate, with no noise or any eventual interference. Another factor pointed out by nursing professionals is related to the commitment of professionals and the ethical responsibility during the change of shift. In view of the magnitude and complexity of pediatric patient safety, it is not enough for nursing professionals to be concerned about using technological resources or improving techniques. It is extremely important for them to improve their skills and competencies to communicate effectively during the change of shift. The results gave evidence of the complexity and relevance of effective communication for pediatric patient safety as well as its importance for this area of knowledge.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Pierezan, Cinara Porto. « As necessidades da criança hospitalizada e seu acompanhante ». Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83124.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Made available in DSpace on 2012-10-19T21:11:16Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T02:12:08Z : No. of bitstreams: 1 189283.pdf: 14528116 bytes, checksum: 11980b942a80cb10143c5d1bc8af7c7f (MD5)
Este estudo constitui-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, com base na Teoria Sócio-Humanista de Capella e Leopardi (1999). A metodologia do presente trabalho foi dividida em duas etapas. A primeira é referente ao desenvolvimento do processo reflexivo realizado com os trabalhadores de enfermagem do ambulatório Ala I do Hospital Universitário de Santa Maria, RS. A segunda etapa refere-se às entrevistas realizadas com os mesmos trabalhadores de enfermagem, com o intuito de reconhecer e aprofundar as contradições existentes no processo de trabalho da enfermagem do ambulatório. Na prática reflexiva foi possível desencadear discussões acerca do processo de trabalho de enfermagem estimulando as relações intersubjetivas, valorizando o trabalhador nos aspectos pessoal e profissional, assim como o trabalho em equipe, por meio de um processo educativo participativo. Nas entrevistas emergiram dados referentes às contradições no processo de trabalho de enfermagem do cenário estudado. Para analisar e interpretar os dados foram relacionados os conceitos da Teoria Sócio-Humanista com as falas dos trabalhadores e, a partir disso, foram determinadas às categorias de sujeito trabalhador; de sujeito e sua relação com a natureza e de sujeito da necessidade, estabelecendo também uma relação com a teoria geral sobre o processo de trabalho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Gomes, Vera Lúcia de Oliveira. « A interpretação do cuidado de enfermagem à criança em creches, pela ótica de Pierre Bourdieu ». Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87424.

Texte intégral
Résumé :
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Made available in DSpace on 2012-10-21T19:54:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 204159.pdf: 597443 bytes, checksum: 538eb7a326131da02e671e258429a90c (MD5)
Neste estudo, objetivou-se correlacionar a produção científica de Enfermagem acerca do cuidado à criança em creches, com o capital científico, cultural, social, econômico e simbólico que tal produção confere no campo da Enfermagem. Para tanto, analisaram-se as teses e dissertações produzidas no Brasil no período de 1993 a 2002, utilizando-se a corrente interpretacionista e a abordagem qualitativa. Adotaram-se as concepções bourdieusianas como referencial teórico-filosófico e a hermenêutica dialética proposta por Minayo (1999), como referencial metodológico. Coletaram-se os dados por meio de consulta ao catálogo "Informações sobre pesquisas e pesquisadores em Enfermagem divulgado pelo CEPEn (2001)" e acessando a página da ABEn Nacional. Duas (0,7%) das teses e oito (0,9%) das dissertações referiam-se a essa temática, o que demonstrou sua pequena representatividade no universo da produção científica dos cursos de mestrado e doutorado em Enfermagem. Empregou-se como recurso técnico a análise de conteúdo na modalidade temática, adotando-se os critérios de relevância e repetição para a seleção das categorias empíricas. Nessa etapa, procurou-se apreender o cuidado de Enfermagem à criança em qualquer de suas dimensões. As categorias analíticas campo, habitus e capital foram selecionadas a priori. Da categoria campo, evidenciou-se que a produção científica analisada atende aos pressupostos que regem o campo da Enfermagem e está predominantemente fundamentada em referenciais e teorias de outros campos do saber. Da categoria habitus, apreendeu-se que o cuidado à criança em creches interfere na incorporação de habitus primários. Dessa forma, as creches constituem espaços privilegiados de promoção de saúde pela possibilidade de contato diário com a família e prolongado com a criança, o que oportuniza uma complementaridade das ações realizadas na creche e no lar. Apreendeu-se, ainda, que, dependendo da proposta pedagógica da instituição, podem ser gerados nas crianças habitus indicativos de submissão ou de cidadania. As manifestações do habitus de classe efetuaram-se por meio da capacitação para o cuidado, para o autocuidado, e para o cuidado de si. Na categoria capital, a falta de clareza quanto as funções da creche demonstrou dificultar a construção de capital científico específico para atuação neste cenário. Investigando-se as qualidades formal e política na produção científica analisada, identificou-se que, embora haja algumas fragilidades metodológicas, a qualidade política se fez presente. Exteriorizou-se pelo compromisso da Enfermagem com a promoção de saúde e qualidade de vida em nível individual e coletivo, bem como com as políticas públicas visando a intensificar a articulação dos campos da saúde e da educação. Constatou-se, ainda, a falta de um eixo político que representasse o compromisso profissional, social e ético da Enfermagem, com as crianças que freqüentam creches.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Matias, Erica Oliveira. « Nursing practice assessment in the process of pediatrics intravenous drug administration ». Universidade Federal do CearÃ, 2015. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13393.

Texte intégral
Résumé :
The delivery process of the intravenous (IV) medication, one of the activities of greater responsibility of the nursing team, has a high incidence in child care in urgent and emergency situation. This process is considered highly complex and when not planned, controlled and monitored through indicators is exposed to unpredictable results affecting the quality of care. The objective was to evaluate the nursing practice in drug administration in child trough IV. Exploratory, descriptive, observational, quantitative study. It was developed in the urgency and emergency department in a pediatric referral hospital of the municipal sphere of Fortaleza. The study population consisted of 69 nurses whom participated in the drug administration via IV process that was in work schedules during the study period in the investigated unit. The sample of professionals was composed by 36 licensed practice nurses and 2 nurses. For the number of observations, it was considered the calculation for finite population with a total of 327 observations of intravenous medication delivery process. Interviews were carried out for data collection with the nursing staff and systematic observation of drug delivery process in children via IV. For data collection interviews were performed with the nursing staff and systematic observation by IV drug delivery process in children, considering seven stages, namely: medical prescription reading, hand hygiene, preparation of material and medication , guidance on the procedure, puncture technique and administration of the drug. Such steps have the total 47 shares. The data was stored in a database produced on the Windows Excel 2010 and analyzed according to the literature. The study was approved by the Ethics Committee under CAAE protocol 34651314.7.0000.5054. It was found that in 15% of the observations nursing professionals did not understand the prescription due to illegible handwriting professional. In 78.0% of the time there was no hand hygiene. It was found that all professionals used personal protective equipment (cap and mask), but none used gloves. Among the 327 observations included: peripheral intravenous device most commonly used was the scalp 21 (63.3%); selection of dorsal hand veins arc (83.9%); success on the first attempt of venipuncture (82.6%); explains the procedure for child and /or guardian (5.5%); calms the child (82.6%); performs antisepsis of the skin at the site to be punctured with a swab with 70% alcohol (100%); awaits antiseptic evaporation to then continue the procedure (45.6%); proper disposal of the materials used during the procedure (89.3%); checks the prescription immediately after drug administration (86.8%). It was found unsatisfactory performance in 23 actions by IV drug administration process. Therefore, we suggest the development of training for nursing professionals about medication delivery process.
O processo de administraÃÃo de medicamento por via intravenosa (IV), uma das atividades mais importante da equipe de Enfermagem, possui alta incidÃncia na assistÃncia à crianÃa em situaÃÃo de urgÃncia e emergÃncia. Tal processo à considerado de alta complexidade e, quando nÃo planejado, controlado e monitorado por meio de indicadores, fica exposto à imprevisibilidade de seus resultados, interferindo na qualidade da assistÃncia. Objetivou-se avaliar a prÃtica de enfermagem no processo de administraÃÃo de medicamento por via IV na crianÃa. Trata-se de um estudo exploratÃrio, descritivo, observacional, de natureza quantitativa, desenvolvido no setor de urgÃncia e emergÃncia de um hospital pediÃtrico de referÃncia da esfera municipal de Fortaleza-CE. A populaÃÃo do estudo foi constituÃda por 69 profissionais de enfermagem que participaram do processo de administraÃÃo de medicamento pela via IV e que estavam nas escalas de trabalho durante o perÃodo do estudo na unidade investigada. A amostra dos profissionais foi composta por 36 tÃcnicos de enfermagem e 2 enfermeiros. Para o nÃmero de observaÃÃes, considerou-se o cÃlculo para populaÃÃo finita, com um total de 327 observaÃÃes do processo de administraÃÃo de medicamento por via IV. Para a coleta de dados realizou-se entrevista com a equipe de enfermagem e observaÃÃo sistemÃtica do processo de administraÃÃo de medicamento por via IV na crianÃa, considerando sete etapas, quais sejam: leitura da prescriÃÃo mÃdica, higienizaÃÃo das mÃos, preparo do material e medicaÃÃo, orientaÃÃo acerca do procedimento, tÃcnica de punÃÃo e administraÃÃo do medicamento. Tais etapas possuem ao total 47 aÃÃes. Os dados foram armazenados em um banco de dados produzidos no Excel do Windows 2010, analisados estatisticamente e de acordo com a literatura pertinente. O estudo foi aprovado pelo Comità de Ãtica sob parecer N0 805.953. Constatou-se que em 15% das observaÃÃes o profissional de enfermagem nÃo compreendeu a prescriÃÃo mÃdica devido à letra ilegÃvel do profissional. Em 78,0% das observaÃÃes nÃo houve a higienizaÃÃo das mÃos. Identificou-se que todos os profissionais utilizaram equipamento de proteÃÃo individual (gorro e mÃscara), entretanto nenhum utilizou luvas. Dentre as 327 observaÃÃes destacaram-se como dispositivo intravenoso perifÃrico mais utilizado o scalp n 21 (63,3%); escolha das veias do arco dorsal da mÃo (83,9%); Ãxito na primeira tentativa da punÃÃo venosa (82,6%); orientaÃÃo sobre o procedimento para crianÃa e/ou responsÃvel (5,5%); acalma a crianÃa (82,6%); realizaÃÃo de antissepsia da pele no local a ser puncionado com algodÃo embebido com Ãlcool a 70% (100%); aguarda a evaporaÃÃo do antissÃptico para em seguida dar prosseguimento ao procedimento (45,6%); descarte adequado dos materiais utilizados durante o procedimento (89,3%); checou a prescriÃÃo imediatamente apÃs a administraÃÃo do medicamento (86,8%). Concluiu-se desempenho insatisfatÃrio em 23 aÃÃes do processo de administraÃÃo de medicamento por via IV. Portanto, sugere-se o desenvolvimento de capacitaÃÃo para os profissionais de enfermagem acerca do processo de administraÃÃo de medicamento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Silva, Raquel Vicentina Gomes de Oliveira da. « O trabalho de enfermagem na articulação entre atenção hospitalar e atenção básica no pós alta da criança ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92706.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2009.
Made available in DSpace on 2012-10-24T11:24:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 271987.pdf: 4650374 bytes, checksum: 88d0bd40c278fd81704aa9f4626abaa4 (MD5)
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a articulação do trabalho de enfermeiros de uma Unidade de Internação Pediátrica Hospitalar e da Atenção Básica/ESF no pós alta hospitalar da criança/família, considerando a contribuição desta articulação para a integralidade do cuidado. Para aprofundamento do referencial foi desenvolvida uma revisão integrativa acerca da Integralidade do Cuidado. O estudo empírico delineou-se como uma pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada utilizando entrevistas semi-estruturadas com 07 enfermeiros da atenção hospitalar/Unidade de Internação Pediátrica e 06 enfermeiros da atenção básica/Estratégia de Saúde da Família. A análise e interpretação dos dados foram realizadas sob a ótica do Processo de Trabalho de Enfermagem e Integralidade do cuidado, com o apoio de uma versão do programa software de análise qualitativa ATLAS.ti . No resultado ficou constatado uma lacuna no processo de trabalho de enfermagem no pós alta hospitalar da criança/família, por praticamente não existir a articulação da atenção hospitalar e básica. O agir integral de cada enfermeiro nem sempre consegue ultrapassar seu espaço de trabalho. Como principal limite evidenciou-se a ausência de comunicação/protocolo entre as duas esferas e como potencialidade a alta cobertura de equipes de ESF e o perfil do enfermeiro. Conclui-se, na perspectiva da integralidade, a necessidade de um repensar dos profissionais envolvidos nesta prática, a fim de modificar o atual cenário. Os próprios profissionais envolvidos reconhecem que existem limitações em sua atuação nesta articulação, que remetem à necessidade de reorganização do trabalho.
This study has as objective to analyze the articulation of the work of a nurse of in the unit of the admission of a Pediatric Hospital and the Basic attention/ESF in the post discharge of the child/family from the hospital, considering the contribution of this articulation to the integration of care. To deepening of the references a revision of integrative was developed surrounded by the integration of care. The empirical study is outlined as a descriptiveexploratory study, with qualitative approach. The collection of data was realized through semi-structured interviews with 07 nurses of the pediatric admission unit/hospital and 06 nurses of the basic/strategy attention of the family health. The analysis and the interpretation of data were realized under the optics of the work process of the nurse and the integration of care, with the support of a version of a software program of qualitative analysis ATLAS. From the result a lacuna in the work process of the nurse in the post discharge of the child/family from the hospital, was practically in- existence in the basic and articulation of hospital attention. The mode of reaction of each nurse can not always overcome their space of work. The principal limits shows the absence of communication/protocol between the two parts and as a potential of a high protection of the teams of ESF and the profile of the nurse. It is concluded, in the perspective of integration, the necessity of a re-thinking of the professionals involved in this practice, in order to modify the actual scenario. The proper professionals involved admits that limitations exists in their actuation in this articulation, which refer the necessity of work re-organization.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Gomes, Giovana Calcagno. « A família como cliente na unidade de pediatria ». Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78454.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
Made available in DSpace on 2012-10-17T14:36:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T16:47:03Z : No. of bitstreams: 1 172871.pdf: 4117923 bytes, checksum: 35864aa36fdbb317b383f0de650a2a89 (MD5)
Reflexões da equipe de enfermagem da Unidade de Pediatria do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr de Rio Grande - RS, acerca da possibilidade da família também tornar-se cliente da enfermagem durante a internação hospitalar da criança. Através de entrevistas individuais e de reflexões coletivas foram levantados os limites e as possibilidades para um fazer enfermagem junto a famílias. As reflexões coletivas ampliam as possibilidades para a transformação de uma abordagem assistencial voltada apenas para a criança para outra voltada para a criança e sua família.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Oliveira, Maria Emília de. « A poesia de cuidar do recém-nascido pré-termo ». Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89906.

Texte intégral
Résumé :
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Made available in DSpace on 2012-10-23T03:55:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 243267.pdf: 530192 bytes, checksum: 9fd25324383d0746d215b24979a04dc3 (MD5)
Esta tese tem como objetivo evidenciar a sensibilidade e a intuição na prática diária dos profissionais de uma equipe de Enfermagem de uma Unidade de Internação Neonatal, bem como, compreender como se dá a inserção do sensível e intuitivo como tecnologia na prática de cuidar do recém-nascido pré-termo. O referencial teórico utilizado foi o método filosófico-intuitivo-sensível de Henri Bergson aliado a idéias de outros autores sobre a temática intuição e sensibilidade. Utilizei-me também de autores que discutem o cuidado de Enfermagem e o desenvolvimento comportamental e social do recém-nascido. O método utilizado foi a Sociopoética por tratar-se de um método dialógico que aceita uma pluralidade de vozes, permitindo desta forma, uma construção coletiva, a partir da escuta sensível. A coleta de dados constou de entrevista individual e observação do cuidado prestado, sendo que na análise utilizei-me do discurso do sujeito coletivo (DSC). O DSC é um método que permite a descrição do imaginário de um grupo sobre um determinado tema, mostrando-se como um caminho que possibilitou a elucidação dos termos intuição e sensibilidade no cuidado de Enfermagem ao recém-nascido pré-termo. Ao trabalhar com o imaginário individual, ou seja, o discurso de cada um dos profissionais de Enfermagem, pude produzir a soma dos discursos, o significado que a equipe de Enfermagem dá aos termos intuição e sensibilidade no cuidado. Pode-se perceber nos discursos dos profissionais da equipe de Enfermagem e na observação do cuidado prestado, que a intuição e a sensibilidade são utilizadas diariamente, e que o uso destes elementos propicia um cuidado mais individualizado, sendo que a rotina mecaniza o cuidado. A equipe de Enfermagem considera ainda que o uso da intuição e da sensibilidade devem ser características inerentes a todos os profissionais da saúde. No entanto estes elementos são pouco valorizados, e por isto mesmo, na grande maioria das vezes, ignorados no cuidado. Sobre o registro do uso destes elementos, a equipe de Enfermagem no seu discurso, deixa claro que mesmo considerando importante, não tem o hábito de anotar devido ao fato da intuição e da sensibilidade serem pouco valorizadas e não serem reconhecidas como científicas pela equipe de saúde. Por outro lado, considera que se passasse a fazer este tipo de registro haveria uma valorização da profissão de Enfermagem e possibilitaria o estabelecimento de novas rotinas. Refere ainda, que seria necessário um treinamento específico para poder colocar em prática este tipo de conduta. Cabe salientar que a equipe de Enfermagem considera que só poderá evidenciar os elementos sensibilidade e intuição no cuidado, se forem cuidados da mesma forma pela instituição. Na busca do seu imaginário, a equipe de Enfermagem rompeu com os conceitos rígidos e indo além dos limites de sua razão, entrelaçou realidade e imaginação, compondo em discursos sensíveis e poéticos as suas considerações sobre a sensibilidade e a intuição. Entendo que a equipe de Enfermagem a partir do refletido, mergulhando no seu mundo real e imaginal, mostra-se estimulada e se propõe a caminhar na composição da poesia de cuidar do recém-nascido pré-termo e sua família, reconhecendo a intuição e a sensibilidade como tecnologia do cuidado. This thesis like gold to show up the sensibility and the intuition at the daily practice of the professionals of a team of Nursing of a Unit of Admission Neonatal, as well like understand how its given the insertion of the sensible and the intuitive as a technology in the practice of taking care of the newborn pre-term. The theoretical yardstick utilized were constituted of sensitive-intuitive philosophical method of Henri Bergson allied to ideas of other authors on the thematic intuition and sensibility. I utilized also of authors who discuss the care of Nursing and the development comportamental and socially of the newborn baby. . The approach utilized was the Sóciopoetic since it's a approach dialogical that accepts a plurality of voices, allowing in this way a collective construction, from the sensible listening. The fact-gathering was comprised of individual interview and observation of the care that was lent, being that in the analysis I utilized of the talk of the Collective Subject (DSC). The DSC is an approach that allows the description of the imaginary of a group about a determined subject, showing itself as a road that enable the elucidation of the terms intuition and sensibility in the care of Nursing to the newborn pre-term. Upon working with the individual imaginary, or be, the talk of each one of the professionals of Nursing, I was able to produce the sum of these talks, the meaning that the team of Nursing gives to the terms intuition and sensibility in the care. We are able to perceived in the talks of the professionals of the team of Nursing and in the observation of the care lent, that the intuition and the sensibility are utilized daily, and that the uses of these elements provides a more individualized care, being that the routine mechanizes the care. The team considers even that the use of the intuition and the sensibility must be inherent characteristics to all the professionals of health. However these elements are little valued, and because of this, in the majority of times, ignored in the care. About the record of the use of these elements, the team, in their talk, makes it clear that even considering important, does not have the habit of making notes due to the fact that the intuition and the sensibility are little valued and are not recognized as scientific by the team of health. On the other hand, they consider that if they started to do this kind of record, there would be a valorization of the profession of Nursing and it would make possible the establishment of new routines. They refers also that it would be necessary a specific training to be able to put in practice this kind of conduct. It's necessary to highlight that the team considers that they only will be able to show the elements of sensibility and intuition in the care of nursing, if they are taken care of, similarly, by the institution. In the search of their imaginary, the researcher team broke with the strict concepts and going beyond the limits of their reasons, intertwined reality and imagination, composing in sensible and poetic talks their considerations about sensibility and intuition. I understand that the team of Nursing, from what was thought, diving in their real and imaginary world, shows itself stimulated and proposes to walk in the composition of the poetry of take care of the newborn pre-term, recognizing the intuition and the sensibility as a technology of the care.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Ferreira, Carla Lizandra de Lima. « A enfermagem cuidando de crianças e adolescentes vitimizados pelo abuso e exploração sexual ». Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86216.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Made available in DSpace on 2012-10-21T04:48:24Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Nesse estudo objetiva-se relatar uma proposta de construção de cuidado de Enfermagem à crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Foi realizada uma Prática Assistencial no CEDAS (Centro de Diagnóstico e Atenção Secundária) da Prefeitura Municipal de Santa Maria-RS, cedido por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Dos atendimentos realizados de junho a dezembro de 2002, três foram analisados e descritos neste estudo. É um caminhar desvelando compreender como cuidar de uma criança e/ou adolescente, vítimas de abuso e exploração sexual. Nesta perspectiva, buscando um estar melhor por conta do auto-conhecimento e conhecimento intuitivo do outro, adotou-se conceitos da Teoria Humanística de Paterson e Zderad e Freire, no que se refere ao processo educativo. A trajetória metodológica insere-se na pesquisa convergente assistencial. A Prática Assistencial realizada foi objeto de reflexão, a partir do contexto de cuidado, incluindo construções conceituais. Isto possibilitou descrever uma proposta de cuidado de Enfermagem à crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Os resultados alcançados nesse estudo desvelaram a possibilidade e valor do cuidado de Enfermagem a esse grupo, e deram origem a um serviço de atendimento no Município, ampliando esse cuidado às famílias e vítimas de violência física e psicológica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Souza, Neila Santini de. « Educação em saúde da criança e adolescente com câncer e sua família em casa de apoio ». Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90704.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Made available in DSpace on 2012-10-23T14:18:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 247011.pdf: 1390946 bytes, checksum: c0ae15e5d2188c43d8fba6d258246fb3 (MD5)
O câncer infantil constitui na atualidade um dos problemas na área de saúde pública. De acordo com o Instituto Nacional de Combate ao Câncer - INCA, ele já é a terceira causa de morte entre um e catorze anos de idade em nosso país. As formas de tratamento têm oportunizado acompanhamento ambulatorial a partir de centros de referência que concentram crianças e adolescentes de regiões geográficas extensas. Nesse contexto, as casas de apoio são recursos para abrigo, hospedagem e auxílio a essa população, passando a fazer parte do cotidiano e da realidade das famílias. Este estudo teve como objetivo identificar as necessidades de educação em saúde de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias em casa de apoio, bem como elaborar, aplicar e avaliar uma proposta de educação em saúde de acordo com as necessidades identificadas. Trata-se de uma pesquisa convergente-assistencial, que teve como referencial teórico-metodológico a dialogicidade de Mikhail Bakhtin, a pedagogia libertadora de Paulo Freire e as dinâmicas de criatividade e sensibilidade de Ivone Cabral. Para a geração de dados durante a prática-assistencial, utilizamos dinâmicas de criatividade e sensibilidade do método criativo-sensível. O trabalho foi desenvolvido em uma Casa de Apoio à criança e ao adolescente com câncer no município de Florianópolis/SC. Foram realizados nove encontros com as crianças e os adolescentes com câncer e suas famílias, as quais foram representadas por cinco mães que acompanhavam seus filhos durante o tratamento ambulatorial. A idade das crianças e dos adolescentes variou de dois a treze anos. As necessidades de educação em saúde foram agrupadas nos seguintes temas: o corpo tem necessidades especiais; a busca pela cidadania; aprendendo a conviver com a doença oncológica; garantindo o apoio familiar e a socialização. A avaliação da proposta destaca a logística necessária para estabelecer momentos de criatividade e sensibilidade, o uso das dinâmicas de criatividade e sensibilidade em casa de apoio e os recursos empregados no processo de construção de conhecimento e produções artísticas. Nowadays , cancer among children is one of the problems in public health. According to the Brazilian National Institute of Cancer (Instituto Nacional de Combate ao Cancer) (INCA), children´s cancer is already the third cause of death among children of one to fourteen years old in Brazil. In the treatments used ambulatorial care has been provided from reference centers that concentrate children and adolescents from extense geographical areas. In this context, support houses are resources used as shelters, homes and aid provided to the population. Support homes become a part of these families´ daily life and reality. The main objective of this study is to identify the educational health needs among children and adolescents with cancer and among their families in support homes, as well as to elaborate, to apply and evaluate one proposal for health education based on the identified needs. This study is based on the methodolgogy of the convergent research of assisting, whose theoretical-methodological background were the dialogue theory of Mikhail Bakhtin, Paulo Freire´s pedagogy of liberation, the dynamics of creativity sensitivity from Ivone Cabral. For data collection during the assistance-practice stage, creative and sensitive dynamics were used from the creative-sensitive method. The study took place at the Support home of children and adolescents with cancer in the district of Florianópolis/SC, Brazil.There were nine meetings with children and adolescents with cancer, as well as with their families.The families were represented by five mothers who attended their children during ambulatorial care. Children´s and adolescents´age ranged from two to thirteen.. The health educational needs were grouped into the following topics:the body has special needs, in search for citizenship, learning to live with an oncologic illness, implementing family support and socialization. The evaluation of the proposal points out the necessary logistic to establish moments of criativity and sensitivity in support homes; resources that are used in the process of building knowledge and artistical productions.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Bordin, Terezinha Albina. « O cuidado que influencia o ser em desenvolvimento ». Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78855.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
Made available in DSpace on 2012-10-17T20:11:56Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T18:33:34Z : No. of bitstreams: 1 174233.pdf: 7687156 bytes, checksum: bd9e242ee1b027ddf7b72503bba1f570 (MD5)
Este estudo tem como referencial teórico às teorias humanistas de Jean Watson e Carl Rogers que serviram de base para o desenvolvimento e análise do processo de cuidar de enfermagem, focalizando o relacionamento da equipe de enfermagem com a criança e a família no cotidiano da sala de vacinas. Considera a criança um sujeito que é capaz de vivenciar suas próprias experiências e a partir delas capacitar-se para experiências futuras. Apresenta uma proposta psicopedagógica que propõe formas de interação com a equipe a fim de produzir conhecimento em enfermagem a partir das próprias vivências e discute como este processo pode ser ampliado a outros espaços, como em situações de cuidado com a família. O estudo aponta dados sobre como as normas rígidas, criadas nos serviços de saúde, assumidas pela enfermagem, podem colocar em risco o processo de cuidar de enfermagem. Finalizando, propõe que a enfermagem utilize o espaço da sala de vacinas para observar bebês e famílias e reflete sobre comportamentos que foram levantados com relação à criança, família, enfermagem e os apresenta como fatores que promovem a saúde ou que representam risco ao crescimento e desenvolvimento da criança/família.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Andrade, Sandra de [UNESP]. « Adaptação de um instrumento para classificação de pacientes baseado nas necessidades individualizadas no cuidado de enfermagem do paciente pediátrico oncológico ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/88112.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-03-02Bitstream added on 2014-06-13T19:09:00Z : No. of bitstreams: 1 andrade_s_me_botfm.pdf: 187261 bytes, checksum: f9de178293f9656fe5bb8289177c54fd (MD5)
Fundação Pio Xii - Barretos
Este estudo teve como objetivos: (a)avaliar a confiabilidade interavaliadores do instrumento para a classificação de pacientes pediátricos proposto por Dini em uma população de pacientes infanto-juvenil portadores de câncer; (b) Verificar se o instrumento de classificação de pacientes pediátricos proposto por Dini é adequado para pacientes infanto juvenis portadores de câncer. (c) elaborar uma proposta de modificações no instrumento de classificação, permitindo a adaptação para pacientes pediátricos oncológicos. Foram avaliados 34 pacientes na unidade de internação pediátrica de um hospital de câncer, pelas equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para a avaliação do grau de concordância entre os escores obtidos pelos avaliadores, foi utilizado o coeficiente Kappa. A análise de concordância revelou um Kappa intermediário á alto (K= 069 á 0,84) entre as classificações objetivas, e um Kappa baixo (0,12 á 0,31) nas subjetivas. Conclui-se que o instrumento é confiável e reprodutível, porém para classificação do paciente pediátrico oncológico sugere-se a incorporação de itens complementares para atingir um resultado mais compatível com a realidade desta população.
This study aimed to a-) evaluate the reliability of Dini’s instrument model for classification pediatric patients in children youth cancer patients; b-) verifying if the classification pediatric patients; c-) preparing a proposal to amend the instrument of classification to pediatric cancer patients. 34 pediatric inpatients from the Cancer Hospital were evaluated by the physicians, nurses and auxiliary nursing team. Kappa’s quotient was used to observe the concordance degree of the total scores from the evaluating team. The reliability analysis showed a Kappa from intermediate to high (K= 0,69 to 0,84) for the objective classification and a low Kappa (0,12 to 0,31) which is worthful, however for the reality of this population, it suggests to add complementary itens to reach a better result.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Weschenfelder, Maribel Cristina. « A experiência da família ao conviver com a criança e o adolescente com insuficiência renal crônica ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128757.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2014.
Made available in DSpace on 2015-02-05T20:18:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 328217.pdf: 1754979 bytes, checksum: 6d7d051c851b0edaa475611d948c5672 (MD5) Previous issue date: 2014
As crianças e adolescentes surgem cada vez mais frequentes, no cotidiano dos serviços de saúde no Brasil, assim como em outros países. Estas crianças e adolescentes estão sendo acometidos por doenças crônicas de modo que este acontecimento é cada vez mais frequente, e se deparam com a obrigatoriedade de experienciar um modo de vida também crônico, alterando de certa forma seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. A insuficiência renal crônica é uma doença de elevada morbidade e mortalidade. A incidência e a prevalência da doença em estágio terminal crescem progressivamente, em "proporções epidêmicas", no Brasil e em todo o mundo, acometendo crianças e adolescentes e por vezes limitando ou incapacitando suas atividades diárias. Trata-se de uma pesquisa convergente assistencial, de abordagem qualitativa e teve como objetivo compreender a experiência das famílias das crianças e dos adolescentes em diálise peritoneal e identificar maneiras como a enfermeira auxilia a família, contribuindo para o bem-estar e o estar melhor, durante a terapia de diálise peritoneal. O referencial que embasou o estudo foi a teoria da enfermagem humanística proposta por Paterson e Zderad. Participaram do estudo sete famílias de crianças e adolescentes com insuficiência renal crônica em diálise. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada. O local de estudo foi um hospital pediátrico do sul do Brasil e a coleta dos dados realizada no período de abril a agosto de 2013. A análise e interpretação dos dados foram realizadas em duas etapas: fase de análise ? processo de apreensão e codificação; e fase de interpretação ? processo de síntese e o processo de teorização. Após o processo de análise, apreendemos a experiência das famílias em nove unidades de significados, sendo elas: (A) é preciso sobre (viver) para ser mais e estar melhor: a família diante do diagnóstico da IRC e o enfrentamento; (B) é preciso estar com seu filho, seja do jeito que for: evidenciando chamados e respostas; (C) é preciso se relacionar no mundo do cuidar: o encontro da enfermeira com a família; (D) a temporalidade da infância: vivenciando vínculos rompidos e vislumbrando os que se apresentarão; (E) a exigência do uso da tecnologia para sobrevivência: possibilidades e conflitos; (F) confrontando a realidade: a busca pelo existir mais pleno, a conquista pelo estar melhor frente às complicações associadas; (G) o vir a ser com a esperança do transplante: a aliança com horizonte futuro; e (H) ausência de vida social: é preciso reaprender o cotidiano com auxilio dos que o cercam. Também foi elaborada uma cartilha de orientações para a família, com intuito de ajudá-las a cuidar das crianças e adolescentes no contexto da IRC e da diálise peritoneal. Conclui-se que as restrições impostas pela doença e pelo tratamento implicam em transformações e adaptações do novo cotidiano da família e às vezes o que deveria ser uma terapia de transição até que ocorra o transplante renal, se apresenta como uma opção de terapia por tempo bem mais prolongado, com muitas idas e vindas ao hospital. A equipe de enfermagem deve estar ao lado da família comunicando-se efetivamente, gerando a possibilidade de confiança mútua e ajudando-a a enfrentar as condições impostas pela doença crônica, tendo em vista que é a família quem acompanha a criança e o adolescente em toda a sua trajetória ao longo da doença.

Abstract : Children and adolescents appear to be increasingly common patients in the routine of health services in Brazil, as well as in other countries. These children and adolescents are affected by chronic diseases and have to face a different way of life, severely altering their physical, cognitive and emotional development. Chronic kidney disease (CKD) has high morbidity and mortality. The incidence and prevalence of the disease at the end-stage progressively grow in "epidemic proportions" in Brazil and worldwide, sometimes disabling or limiting daily activities of affected people. The present work is a convergent care research with a qualitative approach and aimed to understand the experience of families of children and adolescents on peritoneal dialysis and to identify ways in which the nurse assists the family, contributing to the  well-being and to the  being better for patients on peritoneal dialysis therapy. The framework that guided the study was the theory of humanistic nursing proposed by Paterson and Zderad. Participants were seven families of children and adolescents with chronic renal disease on dialysis. We used a semi-structured interview. The study was performed at a pediatric hospital in southern Brazil and data collection was carried out from April to August 2013. The analysis and interpretation of data were conducted in two phases: the analytic phase  the process of catching and coding, and the interpretation phase  the process of synthesis and the process of theorizing. After the analytic process, we designed the experience of families in nine units of meaning, namely: (A) it is need to survive to be more and better: the way the family face with the CKD diagnosis and how she deal with it, (B) it is need to stay with your son, doesn t matter the way: showing up calls and responses, (C) it is need to relate the world of caring: finding Nurse Family, (D) the temporality of childhood: experiencing broken links and glimpsing the new ones, (E) the requirement of technology for survival: opportunities and conflicts; (F) confronting reality: the search for a more plenty existence, the conquest of a well-being when confronted with the disease complications, (G) living with hope for transplantation: an alliance with the future, and (H) the lack of social life: the need to relearn everyday with the help of those around. A booklet of guidelines was also developed for families, to help them in caring children and adolescents in the context of CKD and peritoneal dialysis. We concluded that the restrictions imposed by CKD and its treatment involve transformations and adaptations of the family routine and that sometimes, what should be a transitional therapy until renal transplantation, is presented as a much longer therapy option, with many round trips to the hospital. The nursing staff should stay besides the family, communicating effectively, creating the possibility of mutual trust and helping to face the troubles imposed by the chronic illness, given that it is the family who accompany children and adolescents throughout the their trajectory along the disease.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Ribeiro, Maria Jose. « O atendimento a criança hospitalizada : um estudo sobre serviço recreativo-educacional em enfermaria pediatrica ». [s.n.], 1993. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252988.

Texte intégral
Résumé :
Orientador : Maria Cecilia Rafael de Goes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-07-18T11:48:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ribeiro_MariaJose_M.pdf: 7502950 bytes, checksum: 7a2294501e767669c2f79d9f64cc501d (MD5) Previous issue date: 1993
Resumo: 0 atendimento à criança hospitalizada nos remete a uma variedade de questões a serem exploradas em diversos pontos que vão se ramificando. Trabalhar com crianças internadas em enfermaria pediátrica leva-nos a pensar sobre a organização da instituição hospitalar e sua trajetória na história; sobre a evolução dos conceitos de saúde e infância - que se intersectam na pediatria; sobre a questão da vida e da morte, da saúde e da doença e as diferentes formas de se vivenciar essas experiências, inerentes à nossa existência; sobre as relações de poder presentes no hospital que determinam os diversos comportamentos das pessoas que compõem a instituição. Nesse contexto de questões, nossa atenção foi orientada para a implementação e análise de um serviço de caráter recreativo-educacional numa enfermaria pediátrica, enquanto instância propiciadora do desenvolvimento das crianças hospitalizadas. A teoria histórico-cultural, com sua concepção de sujeito interativo que se constitui nas relações sociais, fundamentou o delineamento do serviço em implantação e a perspectiva de análise das experiências das crianças naquele espaço de atividades. Tais análises nos sugeriram que as crianças internadas podem se beneficiar largamente de experiências de aprendizagem enquanto hospitalizadas e que o internamento não impede que o fluxo de desenvolvimento dos pacientes tenha prosseguimento, sendo inclusive enriquecido pelas novas experiências no hospital
Abstract: Care to children while they are in hospital refers us to a variety of issues to be inquired in a number of further of shooting points. Working with children confined to a pediatric ward has led us to ponder over the hospital institutional, organization and its trajectory throughout history the evolution of the concepts on health and childhood, which are intersected in pediatrics the question of life and death, of health and disease, and the experiencing of these in so many and diversified ways, inherent in our lives and the relations of power present in a hospital, determining the behavioral diversity among those individuals that make the institution. In the above context of questions, our attention has been directed to the implementation and analysis of a pediatric ward service of a recreational and educational nature mainly aimed at developing the child while in hospital. The historic-cultural theory with its concept of interactive individuais establishing themselves in the social relations milieu has provided the grounds for outlining the service now under implementation and the perspective of analysis of the children¿s experiences within this area of activity. Such analysis has further suggested that the children can largely benefit from learning experiences while in the hospital and that their permanence in this getting will not prevent their development from being furthered and ay, in addition, enhance it
Mestrado
Psicologia Educacional
Mestre em Educação
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

ALFREDO, Evellin Ribeiro. « Implicações da contenção facilitada durante a punção venosa periférica em neonatos hospitalizados : ensaio clínico randomizado ». Universidade Federal de Alfenas, 2015. https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/877.

Texte intégral
Résumé :
A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTIN é o ambiente ideal para a sobrevivência e internação dos prematuros, mas apresenta características que colocam em risco o seu desenvolvimento extrauterino, por exemplo, os inúmeros procedimentos dolorosos que são realizados. Entre esses procedimentos, a punção venosa é um dos mais frequentes realizados pela enfermagem. Diante de um estimulo doloroso, o recém-nascido (RN) pode apresentar alterações dos parâmetros fisiológicos e comportamentais, sendo necessário aplicar intervenções para alívio da dor, como a contenção facilitada, que proporciona flexão dos membros, simulando a contenção da parede do útero. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, que objetivou avaliar a implicação da contenção facilitada no neonato, durante o procedimento de punção venosa periférica para a realização de coleta de sangue. Cinquenta neonatos internos na UTIN foram divididos em dois grupos: tratado (n=25) e controle (n=25), sendo que, no grupo tratado, a pesquisadora realizou a técnica de contenção facilitada durante o procedimento de coleta de sangue. As alterações comportamentais foram avaliadas através da escala NFCS de dor neonatal, os parâmetros fisiológicos (frequência cardíaca e saturação de oxigênio) foram registrados por monitor multiparamétrico e o padrão de sono e vigília foi avaliado através dos critérios de Pretchel. O resultado do cruzamento das variáveis mostrou que os neonatos que estavam há mais dias hospitalizados, e que receberam a técnica de contenção facilitada, tiveram menos alterações comportamentais em relação ao grupo controle. Concluiu-se que os neonatos que receberam a contenção facilitada apresentaram menos alterações comportamentais, minimizando seu estresse durante o procedimento doloroso, e os que receberam a técnica de contenção facilitada e tomaram banho de imersão mantiveram seu estado de sono e vigília e sua organização comportamental.
The Neonatal Intensive Care Unit – NCIU is the ideal environment for the survival and hospitalization of premature infants, but has characteristics that jeopardize your extra uterine development, for example, the many painful procedures that are performed. Among these painful procedures, venipuncture is one of the most frequently performed by nursing. Faced with a painful stimulus, the newborn (NB) can show changes of physiological and behavioral parameters, being necessary to apply interventions for pain relief, such as facilitated tucking that provides bending the limbs, simulating the containment wall of the uterus. s it provides bending the limbs, simulating the containment wall of the uterus. This is a randomized clinical trial, which aimed to evaluate the implication of containment facilitated the neonate during the peripheral venipuncture procedure for carrying out blood collection. Fifty internal neonates in the NCIU were divided into two groups: treated (n=25) and control (n=25), and, in the treated group, the researcher realized the restraint technique facilitated during the blood collection procedure. Behavioral changes were assessed by the NFCS scale of neonatal pain, physiological parameters (heart rate and oxygen saturation) were recorded by multiparameter monitor and the pattern of sleep and wakefulness was evaluated through Pretchel criteria. The result of crossing the variables showed that infants who were hospitalized more days, and who received the facilitated restraint technique had fewer behavioral changes compared to the control group. It was concluded that neonates who received facilitated tucking had fewer behavioral changes, minimizing your stress during the painful procedure, and those who received the facilitated tucking technique and took soak kept their state of sleep and wakefulness and its behavioral organization.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

SALLES, Thamyris Alexandre. « Desenvolvimento e avaliação de um sistema interativo para ponderar o consumo de álcool e /ou outras drogas entre adolescentes ». Universidade Federal de Alfenas, 2016. https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/779.

Texte intégral
Résumé :
Atualmente o uso abusivo de álcool e/ou de outras drogas está cada vez mais precoce e constitui um grave problema de saúde pública. A Organização Mundial de Saúde subsidiou a elaboração de instrumentos de triagem importantes para verificar o nível de uso de drogas e auxiliar o profissional de saúde em suas intervenções. Tais instrumentos devem despertar interesse nos adolescentes, utilizando meios mais atrativos, como o uso da tecnologia. Desse modo o trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um sistema interativo para a implementação de um Questionário sobre o Uso de Drogas entre adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico, descritivo, exploratório com abordagem quantitativa; realizado em quatro etapas: desenvolvimento do sistema interativo, avaliação aparente e de conteúdo, pré-teste e avaliação das propriedades métricas. Na elaboração do sistema interativo foi utilizado o método ágil Extreme Programming ou XP. Após a elaboração do sistema interativo, o mesmo foi submetido a um processo de avaliação aparente e de conteúdo por um grupo de 27 juízes. Em seguida foi realizada a avaliação de confiabilidade, a validação de critério e a avaliação da consistência interna do Questionário sobre o Uso de Drogas em sua forma impressa e por meio do Sistema Interativo. A amostra do estudo foi de 416 adolescentes do ensino fundamental II e a coleta de dados aconteceu de junho a setembro de 2015. A análise dos dados da avaliação do sistema interativo por um grupo de juízes foi realizada por meio do teste kappa fleiss. Contudo, para a avaliação das propriedades métricas no teste reteste foi calculado o coeficiente de correlação intraclasse ; na validade de critério foi utilizado o teste qui-quadrado e/ ou o teste exato de Fisher ou o teste de Mann Whitney; e para avaliar a consistência interna foi calculado o alfa de Cronbach. O desenvolvimento do sistema interativo ocorreu em seis fases: criação dos cenários do questionário, criação do banco de dados, desenvolvimento do módulo administrativo, desenvolvimento do sistema interativo, hospedagem do sistema em servidor e exportação dos resultados em planilhas. Em relação à análise de concordância inter- avaliadores por meio do teste kappa fleiss, foi estimado um kappa 0,74 , o que evidenciou concordância satisfatória dos juízes. No que tange a avaliação das propriedades métricas, no teste reteste mais da metade dos itens do questionário em sua forma impressa e no sistema interativo apresentaram confiabilidade perfeita. Na validação de critério 96,7% das variáveis do instrumento nas duas formas tiveram valores de p não significativos sendo proporcionalmente iguais e na análise da consistência interna, ambas as estratégias apresentaram alfa de Cronbach superior a 0,70. Deste modo o Questionário sobre o Uso de Drogas por meio do Sistema Interativo mantém as mesmas propriedades que na forma impressa, e os dois recrutam as mesmas informações. A elaboração do sistema interativo foi adequada e possibilitou o surgimento de uma ferramenta inovadora e atrativa para a triagem do uso de drogas entre adolescentes, o que contribui para o recrutamento de informações mais confiáveis em pesquisas.
Nowadays, the abusive consume of alcohol and several drugs has been increasingly early and constitutes a severe issue in public health. OMS financed the making of important trial tools to verify the level of drug consume and support the health professional in his interventions. Such tools must arouse interest among teenagers by making use of more attractive ways like technology. So the work aims at developing and evaluating an interactive system to implement a Survey about Use of Drugs among teenagers. It is a methodologic, descriptive, exploratory with quantitative approach; performed through 4 steps: Development of the interactive system, apparent and content evaluation, pre -test and evaluation of the metric properties. The quick method Extreme Programming or XP was used during the interactive system evaluation drawing up. After drawing it up, it was submitted to an apparent and content evaluation process by a group of 27 judges. Hereupon the reliability evaluation, credit validation and intern content of the Survey about the use of drugs evaluation in its printed form and by the Interactive System. 416 teenagers from elementary school constituted the sample and the data collecting happened from June to September 2015. The analysis of data from the interactive system evaluation by a group of judges was performed through kappa fleiss test. However, to evaluate the metric properties in the retest test it was calculated the interclass correlation coefficient; either Chi-square test, the Fisher Exact test or Mann Whitney test was used in validity of criteria; and in order to evaluate the intern consistence it was calculated Cronbach Alfa. The development of interactive system occurred in six steps: creation of the survey scenery, creating the database, development of the administrative module, development of the interactive system, server system hosting and exportation of the results into spreadsheets. Regarding the analysis of concordance between evaluators through Fleiss kappa test, it was found kappa 0.74 (p <0.001), indicating a satisfactory agreement among the judges. Regarding the evaluation of the metric properties, in the retest test more than half of the questionnaire items in its print and interactive system form had perfect reliability. The criterion validation 96.7% of instrument variables in both forms presented no significant p values, being proportionally equal and when the analysis of internal consistence is concerned o both strategies presented Cronbach's alpha higher than 0.7. Thus the Survey about Use of Drugs through the Interactive System keeps the same properties in printed form, and both recruit same information. The making of the interactive system was suitable and it allowed the arouse of an innovative and attractive tool for drug use trials among teenagers, therefore contributing to the recruitment of information the most reliable searches.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Oliveira, Fabene Etiane Silva. « Compreendendo a experiência de crianças e adolescentes submetidos à punção de medula óssea e lombar em centro cirúrgico de um hospital oncológico / ». Botucatu : [s.n.], 2008. http://hdl.handle.net/11449/104858.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: altas probabilidades de cura, graças aos avanços da ciência e da tecnologia. Porém, quando este diagnóstico é dado a crianças ou adolescentes ele ainda gera desconfortos, devido ao impacto que esta doença pode causar no desenvolvimento destes indivíduos. Tanto a fase de diagnóstico, quanto as etapas do tratamento incluem a realização de procedimentos invasivos, bem como a utilização de drogas agressivas. O objetivo deste estudo foi compreender a experiência de crianças e adolescentes submetidos a procedimentos de punção de medula óssea e punção lombar realizadas em uma Unidade de Centro Cirúrgico de um Hospital Oncológico, sedadas antes da realização dos mesmos. Foi realizado um estudo qualitativo, utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para a organização dos dados, e para análise dos resultados foi elaborado um Quadro Teórico. Foram entrevistados 15 sujeitos nos períodos pré e pós-procedimentos, na faixa etária de 7 a 14 anos de idade, procedentes de diversos Estados do Brasil. A maioria deles é do sexo masculino, com diagnóstico de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). De acordo com os resultados foram construídos 18 DSC que revelaram, além de aspectos positivos quanto à importância da sedação antes da execução dos procedimentos, noções sobre o tratamento e a doença, assim como, satisfação pelo atendimento recebido, sentimentos como medo, ansiedade, devido ao tempo de espera na etapa do préprocedimento e insegurança quanto à cura. Foram reveladas também dificuldades quanto à realização do tratamento, como a dependência de transporte público, da rotina hospitalar, a separação da família, a distância da escola e dos amigos. Oferecer uma assistência tecnicamente diferenciada ainda é insuficiente para minimizar as adversidades enfrentadas por estes indivíduos e suas famílias... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Child cancer has presently been more often studied and better understood, and it is very likely to be cured as a result of scientific and technological advancement. However, when this diagnosis is given to children or adolescents, it still causes discomfort due to the impact that such disease can have on those individuals' development. Both the diagnostic phase and the treatment period include the performance of invasive procedures as well as the use of aggressive drugs. This study aimed at understanding the experience of children and adolescents submitted to bone marrow puncture and lumbar puncture procedures, who had been sedated prior to such interventions, at the surgery unit of an oncology hospital. A qualitative study was carried out by using the Collective Subject Discourse (CSD) for data organization. In order to analyze the results, a Theoretical Chart was designed. Fifteen subjects from various Brazilian states at ages 7 to 14 were interviewed in the pre- and post-procedure periods. Most of them were males with an acute lymphoblastic leukemia diagnosis (ALL). According to the results, 18 CSD were constructed, which revealed, in addition to positive aspects concerning the importance of sedation prior to performing the procedure, notions related to the disease and its treatment, satisfaction concerning the care given, feelings such as anxiety due to the waiting time in the pre-procedure phase and insecurity in relation to being cured. Difficulties in treatment conduction, such as dependence on public transportation, hospital routine, separation from one's family, distance from school and friends, were also revealed. Providing technically differentiated care is still insufficient to minimize the adversities faced by these individuals and their families. Re-structuring physical space and the service's organization in order to further contribute to this clientele's well-being is required.
Orientador: Silvia Cristina Mangini Bocchi
Coorientador: Janete Pessuto Simonetti
Banca: Regina Aparecida Garcia de Lima
Banca: Wilza Carla Spiri
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Gomes, Giovana Calcagno. « Compartilhando o cuidado à criança ». Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101772.

Texte intégral
Résumé :
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Made available in DSpace on 2013-07-15T23:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 220961.pdf: 3100332 bytes, checksum: 30796f291df8ad3d4ddc8e1c147e6f5d (MD5)
Este estudo teve como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Seus objetivos foram desvelar os significados que as famílias constroem, durante a internação hospitalar da criança que orientam suas ações ao cuidá-la e apresentar um modelo teórico acerca deste cuidado. Para o levantamento e análise comparativa dos dados foram definidos quatro grupos amostrais formados por quinze famílias que tinham um filho internado no hospital. Os locais da coleta foram a Unidade de Pediatria e de Convênios do Hospital Universitário e a Unidade de Pediatria da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande. Os métodos de coleta utilizados foram a entrevista e a observação participante. Os dados foram validados por três famílias. O modelo teórico formulado foi Compartilhando o cuidado à criança: refletindo o ser família e construindo um novo modo de cuidar a partir da vivência na internação hospitalar. Verifica-se que, as famílias que vivenciam a internação hospitalar da criança passam por um processo formado por três etapas: vivenciando o cuidado à criança no domicílio antes da internação; vivenciando o cuidado à criança no hospital e preparando-se para a alta hospitalar. O modelo teórico formulado confirma a tese defendida de que as famílias que possuem crianças internadas no hospital constroem significados que orientam suas ações de cuidado à criança a partir das interações que estabelecem durante esta experiência.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Méllo, Dominique Cavalcanti. « O acompanhante de criança submetida à cirurgia cardíaca : possibilidades de atuação do enfermeiro ». Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=751.

Texte intégral
Résumé :
Na minha experiência profissional na assistência, em uma instituição hospitalar da rede estadual de saúde do Rio de Janeiro especializada em cardiologia, cuidando de crianças com cardiopatias congênitas, vivenciei algumas situações decorrentes da falta de orientação dos acompanhantes. A partir de então, surgiram alguns questionamentos quanto a que tipo de informação esses acompanhantes recebem quando chegam, a saber, que a criança será submetida a uma cirurgia e o que pode vir a acontecer com ela. Desse modo, o enfermeiro ao recepcioná-los na instituição hospitalar precisa atentar para alguns aspectos tais como: o acompanhante entender o que se passa com a criança desde a condição de saúde até o procedimento cirúrgico; além do que poderá ocorrer naquele contexto da internação. Nesse sentido, tracei como objeto de estudo o atendimento no ambulatório de cirurgia cardíaca pediátrica, e o objetivo de compreender a expectativa do acompanhante que vem para o atendimento no ambulatório de cirurgia cardíaca. Dessa forma, foi possível a apreensão do típico da ação do acompanhante que traz a criança ao atendimento no ambulatório de cirurgia cardíaca. Trata-se de estudo de caráter exploratório-descritivo, do tipo qualitativo, baseado fundamentalmente na fenomenologia sociológica de Alfred Schutz. Os sujeitos foram as acompanhantes de crianças que realizaram cirurgia cardíaca e que retornaram para a revisão ambulatorial. A entrevista fenomenológica foi o instrumento utilizado para a captação das falas desses sujeitos, que, na relação face a face, possibilitou a descrição de suas experiências vivenciadas e a apreensão do típico da ação desses atores sociais. Para tanto foi utilizada a seguinte questão orientadora que permitiu a captação do motivo para: Quais as suas expectativas quanto ao atendimento quando vem ao ambulatório? Assim, o típico da ação que surgiu das falas das acompanhantes de criança que se submeteram à cirurgia cardíaca é obter uma boa notícia. Essas mulheres têm em comum ter um filho que se submeteu à cirurgia cardíaca e essa vivência faz com que algumas delas tenham a preocupação de ter que passar por isto novamente, ou seja, seu filho realizar outra cirurgia cardíaca. Elas esperam que isto não ocorra, ou então, que o intervalo entre as consultas se prolongue para que o retorno delas à unidade hospitalar seja cada vez menor. Acredito que uma abordagem da enfermagem na consulta ambulatorial poderá diminuir as tensões criadas nessas acompanhantes pela expectativa de saber se a criança vai reinternar para realizar uma cirurgia ou não, e os esclarecimentos quanto aos cuidados domiciliares que podem auxiliar na tranqüilidade dessas mulheres. Deste modo, penso que o enfermeiro deva realizar a assistência à saúde centrada na criança e na pessoa que a acompanha ressaltando que o cuidar envolve todo o contexto entre a criança e o que está ao seu redor, ou seja, a acompanhante.
In my professional experience in assistance, in a state hospital specialized in Cardiology, taking care of children with congenital cardiopathy, I lived situations that occurred from less orientation to the companions. Then, surged some questions about what kind of information this companion receive when they know that the child will suffer a surgery and what can happen to them. Thus, when the nurse receive them, in the hospital, has to pay attention in some aspects as: the companion understand what happen with the child since the health condition of the child until the surgery procedure, besides what can occur in the hospitalization context. In this sense I traced as the object the study of the ambulatory of pediatric cardiopathy surgery, and the objective to comprehend the companion expectative that come from the attending of pediatric surgery cardiopathy. In this way, was possible the apprehensions of the typical actions of the companion that brought the child to the attending of cardiac surgery ambulatory. It is a study with descriptive - exploratory character, of qualitative type, fundamentally based on the Sociological Phenomenology of Alfred Schutz. The subjects were the companions of the children that suffered cardiac surgery and returned from the ambulatory review. The phenomenological interview was the tool utilized to suck in the speeches from this subjects, that in the face to face relation was enabled to comprehend the descriptions of the vivencial experiences and to apprehend the typical action of this social actors. Therefore utilized the orientation question that permitted the capitation of purpose-for: Which are your expectative for the attending when you come back to the ambulatory? Then the typical action grew up from the words of the child companions that suffered a cardiac surgery is to obtain a good news. These women has in common to have a child that suffered a cardiac surgery and this vivencial makes them with the preoccupation that must pass the same situation again, otherwise, the child has to suffer another cardiac surgery. They hope that this does not occur or the gap between the meetings become more distant and the return of them to the hospital become minor. I believe that the nursing approach at the nursing meeting can make less the tensions created in this companions from the expectative of knowing that the child would hospitalize to do another surgery or not, and the information about the homecare that can help them to make more tranquilized. Thus I think that the nurse must realize the health assistance centered on the child and the person who accompany jutting out that the care involves the entire context among the child and what is around, or else, the companion.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Andrade, Sandra de. « Adaptação de um instrumento para classificação de pacientes baseado nas necessidades individualizadas no cuidado de enfermagem do paciente pediátrico oncológico / ». Botucatu, 2009. http://hdl.handle.net/11449/88112.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: Este estudo teve como objetivos: (a)avaliar a confiabilidade interavaliadores do instrumento para a classificação de pacientes pediátricos proposto por Dini em uma população de pacientes infanto-juvenil portadores de câncer; (b) Verificar se o instrumento de classificação de pacientes pediátricos proposto por Dini é adequado para pacientes infanto juvenis portadores de câncer. (c) elaborar uma proposta de modificações no instrumento de classificação, permitindo a adaptação para pacientes pediátricos oncológicos. Foram avaliados 34 pacientes na unidade de internação pediátrica de um hospital de câncer, pelas equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para a avaliação do grau de concordância entre os escores obtidos pelos avaliadores, foi utilizado o coeficiente Kappa. A análise de concordância revelou um Kappa intermediário á alto (K= 069 á 0,84) entre as classificações objetivas, e um Kappa baixo (0,12 á 0,31) nas subjetivas. Conclui-se que o instrumento é confiável e reprodutível, porém para classificação do paciente pediátrico oncológico sugere-se a incorporação de itens complementares para atingir um resultado mais compatível com a realidade desta população.
Abstract: This study aimed to a-) evaluate the reliability of Dini's instrument model for classification pediatric patients in children youth cancer patients; b-) verifying if the classification pediatric patients; c-) preparing a proposal to amend the instrument of classification to pediatric cancer patients. 34 pediatric inpatients from the Cancer Hospital were evaluated by the physicians, nurses and auxiliary nursing team. Kappa's quotient was used to observe the concordance degree of the total scores from the evaluating team. The reliability analysis showed a Kappa from intermediate to high (K= 0,69 to 0,84) for the objective classification and a low Kappa (0,12 to 0,31) which is worthful, however for the reality of this population, it suggests to add complementary itens to reach a better result.
Orientador: Sergio Vicente Serrano
Coorientador: Maria Salete de A. Nascimento
Banca: Sônia Marta Moriguchi
Banca: Juliana França da Mata
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Oliveira, Fabene Etiane Silva [UNESP]. « Compreendendo a experiência de crianças e adolescentes submetidos à punção de medula óssea e lombar em centro cirúrgico de um hospital oncológico ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/104858.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-07-30Bitstream added on 2014-06-13T19:23:33Z : No. of bitstreams: 1 oliveira_fes_me_botfm.pdf: 467840 bytes, checksum: d3c28808bd912c063727bbc7c3d6f639 (MD5)
Hospital Das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
Pro-Reitoria de Extensao
Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
altas probabilidades de cura, graças aos avanços da ciência e da tecnologia. Porém, quando este diagnóstico é dado a crianças ou adolescentes ele ainda gera desconfortos, devido ao impacto que esta doença pode causar no desenvolvimento destes indivíduos. Tanto a fase de diagnóstico, quanto as etapas do tratamento incluem a realização de procedimentos invasivos, bem como a utilização de drogas agressivas. O objetivo deste estudo foi compreender a experiência de crianças e adolescentes submetidos a procedimentos de punção de medula óssea e punção lombar realizadas em uma Unidade de Centro Cirúrgico de um Hospital Oncológico, sedadas antes da realização dos mesmos. Foi realizado um estudo qualitativo, utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para a organização dos dados, e para análise dos resultados foi elaborado um Quadro Teórico. Foram entrevistados 15 sujeitos nos períodos pré e pós-procedimentos, na faixa etária de 7 a 14 anos de idade, procedentes de diversos Estados do Brasil. A maioria deles é do sexo masculino, com diagnóstico de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). De acordo com os resultados foram construídos 18 DSC que revelaram, além de aspectos positivos quanto à importância da sedação antes da execução dos procedimentos, noções sobre o tratamento e a doença, assim como, satisfação pelo atendimento recebido, sentimentos como medo, ansiedade, devido ao tempo de espera na etapa do préprocedimento e insegurança quanto à cura. Foram reveladas também dificuldades quanto à realização do tratamento, como a dependência de transporte público, da rotina hospitalar, a separação da família, a distância da escola e dos amigos. Oferecer uma assistência tecnicamente diferenciada ainda é insuficiente para minimizar as adversidades enfrentadas por estes indivíduos e suas famílias...
Child cancer has presently been more often studied and better understood, and it is very likely to be cured as a result of scientific and technological advancement. However, when this diagnosis is given to children or adolescents, it still causes discomfort due to the impact that such disease can have on those individuals’ development. Both the diagnostic phase and the treatment period include the performance of invasive procedures as well as the use of aggressive drugs. This study aimed at understanding the experience of children and adolescents submitted to bone marrow puncture and lumbar puncture procedures, who had been sedated prior to such interventions, at the surgery unit of an oncology hospital. A qualitative study was carried out by using the Collective Subject Discourse (CSD) for data organization. In order to analyze the results, a Theoretical Chart was designed. Fifteen subjects from various Brazilian states at ages 7 to 14 were interviewed in the pre- and post-procedure periods. Most of them were males with an acute lymphoblastic leukemia diagnosis (ALL). According to the results, 18 CSD were constructed, which revealed, in addition to positive aspects concerning the importance of sedation prior to performing the procedure, notions related to the disease and its treatment, satisfaction concerning the care given, feelings such as anxiety due to the waiting time in the pre-procedure phase and insecurity in relation to being cured. Difficulties in treatment conduction, such as dependence on public transportation, hospital routine, separation from one’s family, distance from school and friends, were also revealed. Providing technically differentiated care is still insufficient to minimize the adversities faced by these individuals and their families. Re-structuring physical space and the service’s organization in order to further contribute to this clientele’s well-being is required.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Silveira, Valeria do Amaral. « Trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva pediatrica ». [s.n.], 2002. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/311001.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Maria Ines Monteiro Cocco
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Made available in DSpace on 2018-08-02T15:50:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silveira_ValeriadoAmaral_M.pdf: 15573699 bytes, checksum: 740701472370d738724c9b781841c32a (MD5) Previous issue date: 2002
Resumo: O processo de trabalho de enfermagem, nas últimas décadas, sofreu mudanças importantes e para entendê-lo é fundamental estudar como se dá a concepção do trabalho geral, o trabalho de enfermagem e sua organização; além dos fatores que interferem na vida dos trabalhadores de enfermagem. A pesquisa tem como objetivo estudar a percepção dos trabalhadores em relação à sua qualidade de vida de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). O estudo foi realizado na UTIP de um Hospital Universitário, do interior do Estado de São Paulo. A população estudada foi constituída pelos trabalhadores de enfermagem dos três turnos. Foi utilizado um instrumento elaborado pela Organização Mundial da Saúde denominado WHOQOL-100 e um questionário com informações gerais para o desenvolvimento da pesquisa. Os dados foram analisados de forma quantitativa e apresentaram os seguintes resultados: a população é predominantemente feminina, jovem, tem boa qualificação; percebem sua saúde como boa; os domínios representativos de qualidade de vida mostram que os trabalhadores avaliam como boa sua qualidade de vida
Abstract: The processs of work of nursing, in the last decade, it suffered mudan important and to understand is necessary study to do the conception in the general work, the nurse's work and the organization, there in the factores how intefere in the life the nurse's workers. The principal objective this work was study the perception in the worers with report lhe quality of life of the intensive therapeutics unity pediatrics. The study was realized in the intensive therapeutics unity pediatrics. The population studed was the nurse's workers. Was utilization the test elaborated by Word Health Organization, called WHOQOL-100. This study is quantaty investigation and the results obtained: women's workers; young people; had a qualification good; perception of the health was good and the dominion according to workers perception the quality of life is good
Mestrado
Mestre em Enfermagem
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Mazza, Verônica de Azevedo. « A comunicação não-verbal como forma de cuidado de enfermagem : ensino e prática / ». Florianópolis, SC, 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77555.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
Made available in DSpace on 2012-10-17T05:18:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T01:12:39Z : No. of bitstreams: 1 139071.pdf: 1549035 bytes, checksum: cff1ef77ed00f78fc2aadcfe28314dea (MD5)
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Santos, Danilo Marcelo Araujo dos. « SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA : enfrentando desafios e tecendo novos arranjos ». Universidade Federal do Maranhão, 2014. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/702.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-08-18T17:27:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao DANILO MARCELO ARAUJO DOS SANTOS.pdf: 10488385 bytes, checksum: 01c4287a20d23352464aac9d079f035b (MD5) Previous issue date: 2014-08-08
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The Nursing Care Systematization, through the application of Nursing Process, the nurse practice organizes and promotes their professional autonomy. The Nursing Process is divided into five interrelated and interdependent phases: Nursing History; Nursing Diagnosis; Planning; Implementation and Evaluation. The name and the amount of these phases may vary depending on nursing theory used to guide the practice. However, the meaning and the purpose of this systematic procedure is to take care of human beings. While nursing practice is characterized by legal determination of the Brazilian Nursing Council, the nursing care activities are systematized in all Brazilian institutions, whether public or private. Based on these assertions, the research was guided by the assumption that scientific and technical meetings will provide the search and development of knowledge, skills and competencies necessary for choosing the theoretical framework and the involvement of nurses in the Pediatric ICU of the University Hospital of the Federal University of Maranhão for deployment of Nursing Care Systematization into the unit. The objectives of this research and scientific/meetings or workshops about Nursing Care Systematization were easier with the nurses of the Pediatric Intensive Care Unit; improving knowledge and skills of nurses for deployment of Nursing Process; Nursing History building to support the Nursing Process to children and adolescents hospitalized in intensive care; support and monitor the stages of the construction, validation, testing and deployment process of the Nursing History; Deploy the Nursing History as the first phase of the Pediatric ICU Nursing Process. The methodological approach used was Assistant Convergent Approach (ACRA), since this methodology research is conducted concurrently with the scenario of professional practice in order to introduce changes or innovations. As a methodological resource supports the use of several different methods and techniques for collecting and analyzing data, however, in this investigation, data were obtained from scientific meetings and workshops with nurses and through Literature Review for identifying scientific evidence for construction of the Nursing History. The scientific evidence and the theoretical framework of Basic Human Needs Wanda Horta gave theoretical at this stage of the research support, so that nursing care reach the human being in its entirety. After construction, the History of Nursing underwent validation expertise and tuned to be tested in clinical practice. With the cooperation of the nurses was built the final version of the Nursing History to meet the care needs of children, adolescents and their families during hospitalization; and standardized abbreviations and acronyms to be used in nursing records. The History of Nursing built and deployed in the unit is not intended to generalizations and not terminating the multiple and complex needs that arise in the setting of pediatric intensive care, on the contrary, it should be improved where necessary.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem, por meio da aplicação do Processo de Enfermagem, organiza a prática do enfermeiro e promove sua autonomia profissional. O Processo de Enfermagem é dividido em cinco fases inter-relacionadas e interdependentes: Histórico de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Prescrição de Enfermagem; Implementação; e Avaliação. A denominação e a quantidade dessas fases podem variar dependendo da Teoria de Enfermagem utilizada para nortear a prática profissional. Contudo, o sentido e a finalidade desse processo sistemático é cuidar do ser humano. Enquanto prática do enfermeiro, caracteriza-se por determinação legal do Conselho Federal de Enfermagem, que as atividades de cuidado da Enfermagem estejam sistematizadas em todas as instituições brasileiras, quer públicas ou privadas. Com base nessas assertivas, a pesquisa foi guiada pelo pressuposto de que encontros técnicos e científicos propiciarão a busca e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências necessárias para a escolha do embasamento teórico e o envolvimento dos enfermeiros da UTI Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão para implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem na referida unidade. Os objetivos desta pesquisa foram facilitar encontros científicos e/ou oficinas de Sistematização da Assistência de Enfermagem com os enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; aperfeiçoar o conhecimento e as habilidades dos enfermeiros para a implantação do Processo de Enfermagem; construir Histórico de Enfermagem para apoiar o Processo de Enfermagem à criança e adolescente hospitalizados em terapia intensiva; subsidiar e acompanhar as etapas do processo de construção, validação, teste e implantação do Histórico de Enfermagem; Implantar o Histórico de Enfermagem como primeira fase do Processo de Enfermagem da UTI Pediátrica. O recurso metodológico utilizado foi a Pesquisa Convergente Assistencial, pois nessa metodologia a pesquisa é realizada, concomitantemente, com o cenário da prática profissional com a finalidade de introduzir mudanças ou inovações. Como recurso metodológico aceita a utilização de vários e diferentes métodos e técnicas de coleta e análise dos dados, porém, nesta investigação, os dados foram obtidos a partir de encontros científicos e oficinas com os enfermeiros e por meio de Pesquisa Bibliográfica para a identificação de evidências científicas para a construção do Histórico de Enfermagem. As evidências científicas e o referencial teórico das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta deram sustentação teórica a essa etapa da pesquisa, de forma que o cuidado de enfermagem alcançasse o ser humano na sua integralidade. Após a construção, o Histórico de Enfermagem foi submetido à validação de expertises e ajustado para ser testado na prática clínica. Com a cooperação dos enfermeiros foi construída a versão final do Histórico de Enfermagem para atender as necessidades de cuidado da criança, adolescente e sua família durante a hospitalização; e padronizadas as abreviaturas e siglas a serem utilizadas nos registros de enfermagem. O Histórico de Enfermagem construído e implantado na unidade não se propõe a generalizações e não encerra as múltiplas e complexas necessidades que surgem no cenário da terapia intensiva pediátrica, pelo contrário, ele deve ser aperfeiçoado sempre que necessário.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Nitschke, Rosane Gonçalves. « Nascer em familia : uma proposta de assistencia de enfermagem para interação familial saudavel ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1991. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75726.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Saude. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Made available in DSpace on 2012-10-16T03:52:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T16:55:35Z : No. of bitstreams: 1 93737.pdf: 4747877 bytes, checksum: 00a7fd0b4991f37287424d75197532ec (MD5)
Este trabalho teve por objetivo desenvolver uma metodologia de assistência de enfermagem à família do recém-nascido internado na unidade neonatal de um hospital, fundamentada num marco conceital que enfatizasse a interação. Para tal, inicialmente foi elaborado um marco conceitual abrangendo 19 conceitos, embasados nas crenças e valores da autora, e na Teoria da Interação Simbólica. A partir disto, desenvolveu-se uma metodologia de assistência de enfermagem (o processo de enfermagem) caracterizada pelas fases de: Averiguação de Dados; Levantamento de Problemas; Diagnóstico de Enfermagem; Plano Assistencial (incluindo objetivos a serem alcançados e Prescrição de Enfermagem) e Avaliação. A implementação do marco através do processo de enfermagem foi realizada junto a 5 famílias, de recém-nascidos internados na unidade neonatal de um hospital da grande Florianópolis, no período de abril a agosto de 1989. Constatou-se que a metodologia assistencial adotada foi viável com pequenas modificações. Os conceitos mais utilizados foram: interação; família do recém-nascido; enfermagem à família do recém-nascido; crescimento e desenvolvimento; papel; saúde/doença familial; ambiente simbólico e definição de situação. Quanto ao processo de enfermagem comprovou-se ser o mesmo dinâmico, visto a interligação e complementaridade de suas fases.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

LÃlis, Ana Luiza Paula de Aguiar. « Cross-cultural adaptation and validation of Infant Sleep Questionnaire for use in Brazil with caregivers of children from 12 to 18 months ». Universidade Federal do CearÃ, 2015. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15470.

Texte intégral
Résumé :
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
A avaliaÃÃo de alteraÃÃes no comportamento do sono em crianÃas com e sem paralisia cerebral por meio de instrumento psicomÃtrico se faz importante, sendo o Infant Sleep Questionnaire (ISQ) um questionÃrio que avalia o relato dos pais sobre o comportamento do sono em crianÃas de 12 a 18 meses. Objetivou-se traduzir, adaptar e validar o ISQ para a versÃo brasileira com cuidadores de crianÃas com e sem paralisia cerebral. Estudo do tipo metodolÃgico, desenvolvido no NÃcleo de Tratamento e EstimulaÃÃo Precoce, no AmbulatÃrio Especializado de Pediatria e no Centro de Desenvolvimento Familiar da Universidade Federal do CearÃ. Seguiu as cinco etapas do processo de adaptaÃÃo transcultural: 1. TraduÃÃo inicial; 2. SÃntese da traduÃÃo; 3. TraduÃÃo de volta ao idioma original; 4. RevisÃo pelo Comità de Especialistas; e 5. Teste da versÃo prÃ-final com 10 cuidadores de crianÃas saudÃveis e com 10 de crianÃas com paralisia cerebral. ApÃs essa fase, o ISQ- versÃo brasileira foi aplicado a 50 cuidadores de crianÃas saudÃveis e 20 cuidadores de crianÃas com PC, totalizando uma amostra de 70 cuidadores. A validade de conteÃdo foi verificada por meio do julgamento de trÃs juÃzes e pelo Ãndice de validade de conteÃdo (IVC). A validade de construto foi analisada pela comparaÃÃo da pontuaÃÃo final do questionÃrio entre os grupos e da associaÃÃo dessa pontuaÃÃo com variÃveis sociodemogrÃficas do cuidador e clÃnicas da crianÃa. Considerou-se o intervalo de confianÃa de 95% (p<0,05) para todos os testes. Os dados foram coletados com o FormulÃrio para CaracterizaÃÃo dos Participantes e o ISQ- versÃo brasileira. O processo de adaptaÃÃo transcultural resultou em um instrumento vÃlido (IVC=0,93). Quanto a comparaÃÃo da pontuaÃÃo do ISQ- versÃo brasileira por grupos de cuidadores, a maioria das mÃdias das questÃes nÃo apresentou diferenÃa estatisticamente significante por grupo, exceto a questÃo cinco (p=0,046). Todavia, a chance da crianÃa com PC apresentar dificuldade para dormir à 2,6 vezes maior do que a da crianÃa saudÃvel e a mÃdia da pontuaÃÃo total do ISQ- versÃo brasileira mostrou-se mais elevada no grupo de cuidadores de crianÃas com PC (13,25), quando comparada a mÃdia do grupo de cuidadores das crianÃas saudÃveis (8,86), sendo essa comparaÃÃo entre as mÃdias estatisticamente significante (p=0,017). A testagem da confiabilidade indicou que os valores do Alpha de Conbrach, Coeficiente de Spearman-Brown e Coeficiente de Guttman Split-Half foram acima de 0,70 e a aplicaÃÃo do teste-reteste por meio do r de Spearman (p<0,001), teste de Wilcoxon (p>0,220) e McNemar (p=1,000) indicaram uma adequada estabilidade entre a primeira e segunda aplicaÃÃo das nove das dez questÃes do questionÃrio. O processo de traduÃÃo e adaptaÃÃo do ISQ-versÃo brasileira resultou em um instrumento adaptado, confiÃvel e vÃlido à lÃngua portuguesa adotada no Brasil.
A avaliaÃÃo de alteraÃÃes no comportamento do sono em crianÃas com e sem paralisia cerebral por meio de instrumento psicomÃtrico se faz importante, sendo o Infant Sleep Questionnaire (ISQ) um questionÃrio que avalia o relato dos pais sobre o comportamento do sono em crianÃas de 12 a 18 meses. Objetivou-se traduzir, adaptar e validar o ISQ para a versÃo brasileira com cuidadores de crianÃas com e sem paralisia cerebral. Estudo do tipo metodolÃgico, desenvolvido no NÃcleo de Tratamento e EstimulaÃÃo Precoce, no AmbulatÃrio Especializado de Pediatria e no Centro de Desenvolvimento Familiar da Universidade Federal do CearÃ. Seguiu as cinco etapas do processo de adaptaÃÃo transcultural: 1. TraduÃÃo inicial; 2. SÃntese da traduÃÃo; 3. TraduÃÃo de volta ao idioma original; 4. RevisÃo pelo Comità de Especialistas; e 5. Teste da versÃo prÃ-final com 10 cuidadores de crianÃas saudÃveis e com 10 de crianÃas com paralisia cerebral. ApÃs essa fase, o ISQ- versÃo brasileira foi aplicado a 50 cuidadores de crianÃas saudÃveis e 20 cuidadores de crianÃas com PC, totalizando uma amostra de 70 cuidadores. A validade de conteÃdo foi verificada por meio do julgamento de trÃs juÃzes e pelo Ãndice de validade de conteÃdo (IVC). A validade de construto foi analisada pela comparaÃÃo da pontuaÃÃo final do questionÃrio entre os grupos e da associaÃÃo dessa pontuaÃÃo com variÃveis sociodemogrÃficas do cuidador e clÃnicas da crianÃa. Considerou-se o intervalo de confianÃa de 95% (p<0,05) para todos os testes. Os dados foram coletados com o FormulÃrio para CaracterizaÃÃo dos Participantes e o ISQ- versÃo brasileira. O processo de adaptaÃÃo transcultural resultou em um instrumento vÃlido (IVC=0,93). Quanto a comparaÃÃo da pontuaÃÃo do ISQ- versÃo brasileira por grupos de cuidadores, a maioria das mÃdias das questÃes nÃo apresentou diferenÃa estatisticamente significante por grupo, exceto a questÃo cinco (p=0,046). Todavia, a chance da crianÃa com PC apresentar dificuldade para dormir à 2,6 vezes maior do que a da crianÃa saudÃvel e a mÃdia da pontuaÃÃo total do ISQ- versÃo brasileira mostrou-se mais elevada no grupo de cuidadores de crianÃas com PC (13,25), quando comparada a mÃdia do grupo de cuidadores das crianÃas saudÃveis (8,86), sendo essa comparaÃÃo entre as mÃdias estatisticamente significante (p=0,017). A testagem da confiabilidade indicou que os valores do Alpha de Conbrach, Coeficiente de Spearman-Brown e Coeficiente de Guttman Split-Half foram acima de 0,70 e a aplicaÃÃo do teste-reteste por meio do r de Spearman (p<0,001), teste de Wilcoxon (p>0,220) e McNemar (p=1,000) indicaram uma adequada estabilidade entre a primeira e segunda aplicaÃÃo das nove das dez questÃes do questionÃrio. O processo de traduÃÃo e adaptaÃÃo do ISQ-versÃo brasileira resultou em um instrumento adaptado, confiÃvel e vÃlido à lÃngua portuguesa adotada no Brasil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Souza, Ana Izabel Jatoba de. « A expressão de crianças e adoslescentes com diagnóstico de câncer ». Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102220.

Texte intégral
Résumé :
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Made available in DSpace on 2013-07-16T00:21:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Trata-se de um estudo fenomenológico com o objetivo de compreender o significado de ser criança e ser adolescente experienciando a saúde e a doença hemato-oncológica no existir. Este foi realizado junto a vinte e uma crianças e adolescentes na faixa etária de dois a treze anos, que vivenciavam diferentes etapas do diagnóstico e do tratamento e que se encontravam internadas na unidade do centro de hemato-oncologia de um Hospital pediátrico de Santa Catarina/Brasil no período de setembro de dois mil e três a janeiro de dois mil e quatro. O estudo teve como referencial teórico filosófico a abordagem fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty e como referencial metodológico a fenomenologia, tendo esta fundamentado a análise das expressões dos respondentes a partir dos seguintes passos: intuição sensível, intuição categorial e redução fenomenológica. Como instrumento para coleta de dados foram utilizados a entrevista e o diálogo a partir das interações diárias com os sujeitos da pesquisa, tanto na unidade de internação como em outros cenários do hospital. Os temas que contém a essência dos significados foram seis, a saber: a percepção do ser criança e ser adolescente sobre si, sobre o outro e o ambiente; a temporalidade do ser criança e ser adolescente na (con)vivência com a saúde, a doença e o tratamento oncohematológico; o visível e o invisível na expressão do ser criança e ser adolescente diante das alternâncias da saúde e da doença; o lúdico como dimensão/condição existencial do ser criança e ser adolescente; o ser criança e ser adolescente diante do cuidado de si e do outro; o ser criança e ser adolescente diante do exercício do saudável no cotidiano da doença e do tratamento. Todos estes evidenciam um ser capaz de experienciar a doença e a terapêutica sem perder o horizonte do saudável, elegendo o bom humor e o lúdico como uma das condições a partir das quais gostariam de ser cuidados. Os significados apontam para um ser lúdico, interativo, sensível, que expressa as fortalezas e fragilidades do ser humano, que cuida de si e do outro, que também precisa do outro e que pleiteia o direito ser cuidado com respeito e dignidade. O estudo evidencia: a necessidade de ações multi e interdisciplinares a fim de propiciar espaços e oportunidades institucionais para o saudável e construir políticas de atendimento que permitam uma maior cobertura em todas as fases do diagnóstico e do tratamento; valoriza a expressão dos respondentes como forma de cuidar-pesquisar em enfermagem pediátrica, e ressalta a importância de ultrapassar as metáforas de dor e sofrimento associadas ao câncer a fim de permitir a expressão das possibilidades e dos significados do que há de saudável nas alternâncias entre a saúde e a doença oncohematológica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Vieira, Karine Baretta Toninelo. « Cuidados de enfermagem em terapia intravenosa periférica em unidade de tratamento intensivo neonatal ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128833.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2014.
Made available in DSpace on 2015-02-05T20:23:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 328272.pdf: 2789182 bytes, checksum: 4af2b2ba11e53b15e28fdbf6e638e7e1 (MD5) Previous issue date: 2014
Pesquisa qualitativa, do tipo convergente-assistencial, cujo objetivo foi construir um Guia de cuidados em terapia intravenosa periférica com a equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva neonatal. O contexto do estudo foi a unidade neonatal de uma maternidade escola do sul do País e os sujeitos da pesquisa foram 26 profissionais de enfermagem que executam terapia intravenosa em recém-nascidos. Para coleta de dados foram utilizadas quatro estratégias metodológicas: a aplicação de um questionário com perguntas abertas, o desenvolvimento de encontros de reflexão, uma revisão integrativa e a promoção de espaços de discussão no local do trabalho. Para análise dos dados foram utilizados os processos de apreensão, síntese, teorização e recontextualização, conforme sugerem Trentini e Paim. Os resultados obtidos foram apresentados na forma de três manuscritos. O primeiro manuscrito é intitulado ?Terapia intravenosa periférica em UTI neonatal: o olhar da equipe de enfermagem?, tendo como objetivo identificar e refletir qual o conhecimento que os profissionais da enfermagem possuem acerca da terapia intravenosa periférica que é realizada em uma unidade neonatal. Neste manuscrito foram abordados temas como: a fragilidade da pele e da rede venosa e necessidade de cuidado especial ao recém-nascido; a terapia intravenosa no recém-nascido e o manejo da dor; e a importância da padronização do cuidado para a garantia da qualidade e segurança na execução da técnica. O segundo manuscrito "O cuidado de enfermagem na terapia intravenosa periférica em recém-nascidos: uma revisão integrativa" teve como objetivo conhecer a contribuição das pesquisas realizadas sobre este tema. Observa-se que as publicações abordam questões relativas ao manejo dos profissionais nas complicações da terapia venosa periférica, na escolha da veia e em maneiras de identificar os pacientes com dificuldade de acesso venoso, além de discorrer a respeito do tempo de troca do dispositivo. Entretanto, percebe-seuma lacuna de conhecimento em relação ao controle da dor durante o procedimento e as medidas de prevenção para infecção da corrente sanguínea relacionada a cateter. O terceiro manuscrito, "Guia de cuidados em terapia intravenosa periférica neonatal: uma construção coletiva da equipe de enfermagem" objetivou a construção de um instrumento contendo as principais ações de enfermagem e suas respectivas justificativas, referentes ao preparo do ambiente e do recém-nascido, a inserção do dispositivo propriamente dito e a manutenção da terapia intravenosa periférica. Os resultados desta Dissertação reafirmaram a necessidade de se refletir sobre as ações de cuidado desenvolvidas pela equipe de enfermagem no cotidiano da unidade de terapia intensiva neonatal. O desenvolvimento desta pesquisa convergente assistencial possibilitou muito mais que momentos de reflexões coletivas, incentivaram os profissionais a perceberem a necessidade de mudança na prática profissional. É oportuno lembrar que este estudo destacou também que a educação permanente faz parte das atividades da enfermeira e para tanto é necessário priorizar esta ação no sentido de garantir a segurança e a qualidade da assistência. Por fim, espera-se que o Guia de cuidados em terapia intravenosa periférica neonatal possa garantir a sistematização e padronização das ações da equipe de enfermagem possibilitando a melhoria do atendimento e a segurança do paciente neonatal.

Abstract : Qualitative research, the convergent- care type, whose aim was to build a care guide for peripheral intravenous therapy with the nursing staff of a neonatal intensive care. The context of the study was the neonatal unit of a maternity school from the south of the country and the subjects were 26 nurses who perform intravenous therapy in neonates. For data collection four methodological strategies were used: the application of a questionnaire with open questions, the development of meetings for reflection, an integrative review and promotion of opportunities for discussion in the workplace. Data analysis procedures for collection, synthesis, theory and recontextualization were used, as suggested Trentini and Paim. The results were presented as three manuscripts. The first manuscript is titled "Peripheral Intravenous Therapy in the NICU: the look of the nursing staff, aiming to identify and reflect what knowledge that nursing professionals have about the peripheral intravenous therapy that is performed in a neonatal unit. In this paper issues were addressed, such as the fragility of the skin and venous network and need special care for newborns; intravenous therapy in neonates and pain management, and the importance of standardization of care for quality assurance and safety of the technique. The second manuscript ?The nursing care in peripheral intravenous therapy in neonates: an integrative review ?aimed to assess the contribution of research conducted on this topic. It is observed that the publications address issues relating to the management of professionals in the complications of peripheral intravenous therapy, the choice of the vein and ways to identify patients with difficult venous access, and discoursing about the switching time of the device. However, there is a perceived gap in knowledge regarding the control of pain during the procedure and measures for preventing infection of catheter-related bloodstream. The third manuscript, "Guide for care in neonatal peripheral intravenous therapy: a collective construction of the nursing staff "aimed to construct an instrument containing the main nursing actions and their justifications concerning the readiness of the environment and the newborn, insertion of the device itself and the maintenance of peripheral intravenous therapy. The results of this Dissertation reaffirmed the need to reflect on the actions of care developed by the nursing staff in daily neonatal intensive care unit. The development of the convergent analysis allowed much more than moments of collective reflections encouraged professionals to realize the need for change inprofessional practice. It should be remembered that this study also highlighted that continuing education is part of the activities of the nurse and to do so you need to prioritize this action to ensure the safety and quality of care. Finally, it is hoped that the guide care in neonatal peripheral intravenous therapy can ensure the systematization and standardization of the actions of the nursing staff enabling improved care and safety of neonatal patient.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Risso, Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro [UNESP]. « A comunidade da suspensão de cirurgias pediátricas : motivos e sentimentos envolvidos no processo ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/101963.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:31:39Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-07-29Bitstream added on 2014-06-13T20:02:37Z : No. of bitstreams: 1 risso_acmcr_me_botfm.pdf: 474997 bytes, checksum: 964855ea304f1597b90342ac897f88ad (MD5)
Hospital Das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
A hospitalização é uma experiência complexa e pode apresentar-se como agradável ou não, sendo agravada no caso de necessidade de intervenção cirúrgica, principalmente quando o paciente é criança. Na prática, observa-se todo um movimento de reorganização pessoal do paciente e de seus familiares para enfrentar esse momento. Quando a cirurgia é suspensa, o paciente e seus familiares estão sujeitos a um desconforto maior, que pode gerar sentimentos de insegurança, angústia e ansiedade. Este estudo teve como objetivo identificar e descrever a percepção de quinze mães e/ou responsáveis por crianças de 0 a 18 anos, internadas num hospital de ensino do interior do Estado de São Paulo, após receberem a notícia de que a cirurgia de seu filho (a) seria suspensa. Foi um estudo descritivo com abordagem qualitativa, que utilizou o referencial teórico da Comunicação Interpessoal e o referencial metodológico da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que as suspensões de cirurgias pediátricas são um fato presente na instituição, que trazem repercussões ao paciente e seus familiares e à organização institucional; que a comunicação entre profissionais da equipe de saúde, pacientes e familiares sobre procedimentos a serem realizados ou não, é inadequada; que a atuação da enfermagem no momento da notícia da suspensão da cirurgia precisa ser pontual e efetiva.
Hospitalization is a complex experience which may or may not be agreeable; this can be made worse if surgical intervention is required, especially when the patient is a child. In practice a personal struggle can be seen in the patient and family to brave this moment. When surgery is suspended, the patient and family are subjected to a stronger discomfort, which can cause feelings of insecurity, distress, and anxiety. The objective of this study was to identify and describe the perceptions of fifteen mothers or guardians of children between 0 and 18 years old admitted in a teaching hospital in the interior of São Paulo State Brazil, after receiving news that surgery for their child was suspended. This was a descriptive qualitative study which used Interpersonal Communication as theoretical reference and Analysis of Content as the methodology. Results showed that suspension of pediatric surgery in our institution causes repercussions to patients, their families, and institution organisation; that communication between health team professionals, patients and families about procedures to be performed or not performed, is inadequate; and that nursing action at the moment when news of surgery suspension is given must be prompt and effective.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Ciuffo, Lia Leão. « Assistência do enfermeiro à criança com suspeita de abuso sexual ». Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=810.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo traz reflexões e contribuições acerca da assistência do enfermeiro à criança com suspeita de abuso sexual, tendo em vista a gravidade e a seriedade desta temática na sociedade e as possibilidades de ações a serem desenvolvidas pelo enfermeiro face à criança e sua família, considerando a promoção, proteção e prevenção em saúde. O estudo tem como objeto ações do enfermeiro face à criança com suspeita de abuso sexual e como objetivo analisar as ações do enfermeiro no contexto de atendimento à criança com suspeita de abuso sexual. Fundamentando-se em uma ampla definição de violência e mais especificadamente na contextualização do abuso sexual infantil e suas variadas formas, discute-se os aspectos éticos e legais que norteiam esse tipo de atendimento e a identificação da criança com suspeita de abuso por parte do enfermeiro. Caracterizando-se por ser uma pesquisa qualitativa com base na fenomenologia sociológica de Alfred Schutz, que enfatiza as relações sociais e define a ação como conduta humana dotada de propósito, ou seja, tem uma intencionalidade, os motivos para da ação, estes captados através da entrevista fenomenológica. As perguntas que nortearam a entrevista foram: Quando você atende uma criança com suspeita de abuso sexual, o que você faz? ; O que você tem em vista com as ações de enfermagem desencadeadas neste tipo de atendimento? Por quê? A análise das falas possibilitou a construção de quatro categorias discutidas à luz da fenomenologia. Assim, foi possível compreender o típico da ação do enfermeiro que atende uma criança com suspeita de abuso sexual, que se configura em interagir com outros profissionais para o atendimento à criança e ao mesmo tempo estabelecer um diálogo e uma escuta aberta possibilitando um cuidar na perspectiva do outro, buscando assistir a criança sem deixar de cumprir as rotinas da unidade. A partir da compreensão e interpretação das ações do enfermeiro entende-se que as possibilidades neste tipo de atendimento perpassam pelas experiências profissionais, bagagem de conhecimentos adquiridos ao longo da vida, os procedimentos e técnicas apreendidos na sua formação profissional, o cuidado dedicado e sensível, o olhar atento e criterioso, a escuta compreensiva, as orientações adequadas para a criança e sua família e acima de tudo o amor e respeito ao próximo.
This study brings reflexions and contributions about nurse attendance in child sexual abuse suspicion, in view the gravity and seriousness of this issue in society and the possibilities of actions to be undertaken by nurse face the child and his family, considering health promotion, protection and prevention. So has as object of study the nurse's actions face child sexual abuse suspicion and the objective was to analyze nurse actions in child sexual abuse suspicion context. Based on a broad definition of violence and more specifically in the context of child sexual abuse and its many forms, discusses the ethical and legal issues that guide this type of care and identification of child sexual abuse suspicion by the nurse. Be characterized by a qualitative research based on sociological phenomenology of Alfred Schutz, which emphasizes social relations and define the action as human conduct with a purpose, namely, has an intent, the In Order- To motives of the action, that were captured by phenomenological interview. The questions that guided the interview were: When you attend a child with sexual abuse suspicion, what do you do?; What you have in mind with nurse actions triggered in this type of attendance? Why? The analysis of speech allowed the construction of four categories discussed in the light of phenomenology. Thus, it was possible to comprehend the typical one of the nurse who attends a child with sexual abuse suspicion, which is set to interact with other professionals for child care and at the same time establish a dialogue and an open allowing, possibiliting a care with a prospect from the other, seeking to attend the children and fulfilling the routines of the unit. From the comprehension and interpretation of nurses actions the understanding was that the possibilities in this type of attendance permeate the professional experience, acquired knowledge luggage lifetime, procedures and techniques learned in their professional training, the dedicated and sensitive care, the attention and criterions look, comprehensive listener, the appropriate guidelines for the child and his family and above all the love and respect to the next.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Silva, Danielle Boing Bernardes. « Compreendendo a problemática da violência doméstica contra crianças e adolescentes para a promoção de novas possibilidades de cuidado ». Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88613.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Made available in DSpace on 2012-10-22T11:22:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 236619.pdf: 476944 bytes, checksum: 74a1cb5a02af36eaec040d7083bc2d66 (MD5)
A violência doméstica contra crianças e adolescentes, hoje, demonstra o que ao longo da história vem acontecendo, um descaso com as crianças e adolescentes, esclarecendo a verdadeira face das relações familiares que estão presentes cotidianamente. È evidente que a violência presente atualmente é o reflexo de como esses sujeitos estão sendo cuidados e percebidos na sociedade. Quando se propõe a realizar uma revisão daquilo que já foi ou está sendo dito e discutido sobre o fenômeno da violência pelos profissionais de enfermagem é para ter subsídios e poder ter um maior aprofundamento sobre a temática. Portanto, com o intuito de reconhecer as dificuldades que estão inerentes no cuidado a criança e adolescente vítima de violência doméstica e a partir destas encontrar novas possibilidades, propôs-se analisar esta temática manifestada pelos profissionais de enfermagem à luz do referencial problematizador de Paulo Freire e do pensamento complexo. Propôs-se, a realização de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Foi escolhida uma Unidade de Internação Pediátrica de um Hospital-Escola geral situado na região Sul do Brasil. Os sujeitos envolvidos no processo de sensibilização no qual se constituem os resultados foram 11 profissionais de enfermagem atuantes nesta unidade. Os dados coletados nesta pesquisa-ação originaram-se de encontros coletivos ocorridos sob a forma de 5 oficinas. Para delimitar e desenhar as questões pontuais das discussões, pautou-se, preferencialmente, nas questões relacionadas à própria problemática, à vítima, ao agressor e à família e, as relacionadas aos aspectos profissionais, pois estavam de acordo com os pontos-chave levantados pelos sujeitos. As categorias analíticas tecidas foram: família, profissional, violência e novas possibilidades de educar-cuidar. Para estas, as discussões geradas na prática educativa/interativa/investigativa proporcionaram um avanço significativo no cuidado prestado. Apesar destas categorias terem permitido uma reflexão profunda e esclarecedora, principalmente por terem promovido novas possibilidades de cuidado, algumas delas como o cuidado ao cuidador e a abordagem as vítimas e sua família necessitam ser ainda revisitadas pois são consideradas dificuldades que devem ser discutidas e superadas. Com o avanço teórico das dificuldades relacionadas à violência doméstica, pode-se perceber que elas regem certamente às condutas, sendo que, estas sim, impedem um cuidado de qualidade. Delimitar e perceber como elas impossibilitam esse cuidado, esclarece a verdadeira essência das questões que estão impossibilitando de assistir crianças, adolescentes e suas famílias, vítimas de violência doméstica. The domestic violence against children and adolescents, today, demonstrates what throughout history it comes happening, an indifference with the children and adolescents, clarifying the true face of the familiar relations that are gifts daily. Is evident that the present violence currently is the consequence of as these citizens is being well-taken care of and perceived in the society, When it is considered to carry through a revision of what already it was or is being said and argued on the phenomenon of the violence for the nursing professionals it is for having subsidies and power to have a bigger deepening on the thematic one. Therefore, with intention to recognize the difficulties that are inherent in the care the child and adolescent victim of domestic violence and from these to find new possibilities, it was considered to analyze problematic revealed by the professionals of nursing to the light of the problematizador references of Paulo Freire and of the complex thought. It was considered, the accomplishment of an research-action with qualitative boarding, in the direction to search around the domestic violence against children and adolescents. A Unit of Internment Pediatrics of a situated general Hospital-School in the South region of Brazil. The involved citizens in the process of sensitization in which if they constitute the results had been 11 operating professionals of nursing in the unit of pediatrics internment who attend the children and adolescents. The data collected in this research-action had originated from occurred collective meeting under the form of 5 workshops. To delimit and to draw the prompt questions of the quarrels, it was putout, preferential, in the questions related to proper the problematic one, the victim, the aggressor and the family and, the related ones to the professional aspects, and therefore they were in accordance with the point-key raised by the citizens. The weaveeed analytical categories had been: family, professional, violence and new possibilities educate-to take care of. For these, the quarrels generated in practical educative/interactive/investigative one had provided a significant advance in the given care. Although these categories to have allowed a deep and enlightening reflection, mainly for having promoted new possibilities of care, some of them as the care to the cuidador and the boarding the victims and its family still need to be revisited therefore are considered difficulties that must be argued and be surpassed. With the theoretical advance of the difficulties related to the domestic violence, it can be perceived that they prevail certainly to the behaviors, being that, these yes, hinder a care of quality. To delimit and to perceive as they disable this care, clarify the true essence of the questions that they are disabling to attend children, adolescents and its families, victims of domestic violence.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Meurer, Claudete Demétrio. « Assistência de enfermagem humanizada ao recém-nascido : : uma proposta educativa baseada em Paulo Freire / ». Florianópolis, SC, 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77573.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
Made available in DSpace on 2012-10-17T05:28:27Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T23:06:20Z : No. of bitstreams: 1 144963.pdf: 1527209 bytes, checksum: 8c9cd377ec50c6377fb40d4d83a768dc (MD5)
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Trevisan, Eleonor. « O cuidado à criança diabética, na teia da vida / ». Florianópolis, SC, 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77418.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
Made available in DSpace on 2012-10-17T03:57:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T00:59:20Z : No. of bitstreams: 1 138005.pdf: 30388360 bytes, checksum: 4558b34b48b25af0b5b9c92bfa966fc4 (MD5)
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Ribeiro, Rosa Lúcia Rocha. « A violência à criança hospitalizada : a dimensão ética da intervenção terapêutica / ». Florianópolis, SC, 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77638.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
Made available in DSpace on 2012-10-17T06:08:37Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T00:11:46Z : No. of bitstreams: 1 138070.pdf: 3223322 bytes, checksum: 0d3fb96d8d1e90eb76fc9c2818edae24 (MD5)
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Neto, José Antonio de Sá. « Enfermagem cuidando do recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal : um olhar ético da ação profissional ». Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2589.

Texte intégral
Résumé :
Trata-se de um estudo do tipo qualitativo, sobre as ações experienciadas pela equipe de enfermagem no cotidiano da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal), tendo como objetivo apreender os aspectos éticos implícitos nas ações experienciadas pelos profissionais de enfermagem ao cuidar do recém-nascido (RN). Foram utilizados como referencial teórico-filosófico alguns autores renomados como: Mehry, Pegoraro, Pessini, entre outros. A abordagem metodológica aplicada no estudo foi a fenomenologia sociológica de Alfred Schutz, buscando, na intencionalidade das ações de enfermagem, a motivação que sustenta este cuidar. A aproximação face a face aos sujeitos do estudo deu-se solicitando o seguinte: Fale-me sobre a sua experiência ao cuidar de um RN no cotidiano da UTI. Para alcançar o objetivo proposto, utilizei as questões orientadoras da entrevista fenomenológica: O que você tem em vista ao cuidar do RN na UTI? Em relação à ética, o que você pensa ao cuidar do RN? As entrevistas foram realizadas com 16 profissionais da equipe de enfermagem da UTI de uma Maternidade Pública do Município do Rio de Janeiro, escolhidos de forma aleatória. Foram respeitados os critérios estabelecidos pela Resolução n 196/96, garantindo a privacidade e o anonimato dos entrevistados, bem como aprovação do estudo pelo comitê de ética em pesquisa. A partir da análise das falas emergiram três categorias, que possibilitaram a apreensão dos aspectos éticos das ações de enfermagem na UTI como um típico. Esses profissionais têm em vista realizar o melhor cuidado desejando a cura e a alta do RN, apoiando-se na tecnologia para valorizar a perspectiva humana do cuidado na UTI e na possibilidade de agir com ética. Na realidade pesquisada, a tecnologia manifestou-se de maneira positiva no projeto intencional dos profissionais, mostrando uma enfermagem que acredita estar fazendo o seu melhor, envolvida com as questões éticas e humanas. A apreensão do típico da ação e compreensão do cotidiano da equipe de enfermagem permitirá uma avaliação crítica e reflexiva sobre a adequação da tecnologia no cuidado neonatal, bem como a adoção de medidas e estratégias que valorizem e respeitem a vida humana em toda a sua dimensão. Ratifica a sensibilidade, intuição e percepção do cuidador, propiciando um cuidado individualizado e personalizado ao RN e sua família. Além disso, contribui para se repensar novas maneiras de cuidar, utilizando a arte e a criatividade na adequação e humanização das tecnologias.
This is a qualitative study about experienced actions in the daily routine of the Neonatal Intensive Care Unit (NICU) by the nursing staff. It aims to understand implicit ethical aspects in experienced actions of nurses concerning the newborn care. Mehry. Pegoraro, Pessini and others renowned authors were used as theoretical and philosophical reference. The sociological phenomenology of Alfred Schutz was the methodological approach of the study as it seeks the motivation that confirms this care by the intention of nursing actions. The face-to-face approach to people of this study asked the following: Tell me about your experience in taking care of newborns in a NICU routine? Guiding questions of the phenomenological interview were used to achieve the proposed objective: What do you have in mind about taking care of newborns in a NICU? What do you think about when taking care of a newborn in relation to ethics? Sixteen professionals chosen at random of the nursing staff of a public hospital in the city of Rio de Janeiro carried the interviews out. The established criteria of the 196/96 resolution ensured the privacy and anonymity of the respondents and approves the study by the ethics committee on research. Three categories emerged from the analysis of the discourse and they allowed the understanding of ethical aspects of typical actions of the nursing staff in an Intensive Care Unit. These professionals aims to achieve the best care as they wants the newborn left the hospital well. So, they rely on technology in order to value the human perspective of care in the NICU and the ability to act ethically. The research proved that technology is a positive instrument in the intentional design of the nursing staff as it shows professionals who believe that ethical and human aspects help them to do their best. To better understand typical actions and the routine of the nursing staff will enable a critical and reflective evaluation about the appropriateness of technology in the neonatal care as well as the adoption of measures and strategies for the value and the respect of the human life entirely. Ratification of the sensitiveness, intuition and perception of the caregiver provides an individualized and personal care to the newborn and its family. Moreover, it contributes to rethink new ways of care by using art and creativity in adapting and humanizing technologies.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie