Littérature scientifique sur le sujet « Espiral de Aprendizagem »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Espiral de Aprendizagem ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Espiral de Aprendizagem"

1

Lima, Valéria Vernaschi. « Espiral construtivista : uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem ». Interface - Comunicação, Saúde, Educação 21, no 61 (27 octobre 2016) : 421–34. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0316.

Texte intégral
Résumé :
A partir da teoria sociointeracionista da educação e da trajetória das práticas pedagógicas nas sociedades ocidentais, o artigo apresenta a espiral construtivista como uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Discute as origens e a utilização de metodologias ativas no ensino superior, focalizando: a aprendizagem baseada em problemas, a metodologia da problematização, o método científico e o uso de narrativas, simulações ou atuações em cenários reais de prática. A exploração da espiral construtivista, de acordo com os movimentos: “identificando problemas”; “formulando explicações”; “elaborando questões”; “construindo novos significados”; “avaliando processo e produtos”, destaca semelhanças e diferenças em relação às metodologias ativas focalizadas. Para além dos aspectos metodológicos envolvidos, a intencionalidade educacional na utilização da espiral construtivista é explicitada pela natureza dos disparadores de aprendizagem utilizados e pelo sentido transformador da realidade derivado da postura crítica e reflexiva na interação do “sujeito” e “objeto”.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Gouveia, Relicler Pardim. « Uma experiência com professores de matemática utilizando o software XLOGO ». Revista Sítio Novo 4, no 2 (1 avril 2020) : 19. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i2.19-29p.

Texte intégral
Résumé :
<p>Este artigo tem por objetivo analisar a construção do conceito de paralelogramo e triângulo isósceles através de uma prática com o uso do<em> software</em> Xlogo. A dinâmica de trabalho consistiu na concepção/elaboração/análise/reflexão de tarefas que foram desenvolvidas com professores de matemática. Para tanto, assumiu-se como teoria os ciclos de ações e a espiral da aprendizagem proposta por José Armando Valente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram registros escritos produzidos pelos professores participantes e o diário de campo do professor formador. A análise permitiu constatar que os ciclos de ações e a espiral da aprendizagem podem possibilitar a análise da aprendizagem compartilhada no que diz respeito à troca de saberes entre o professor formador e os participantes dessa ação.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Ciclo de ações. Espiral de aprendizagem. Xlogo.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Amaral, Adaíse Passos Souza, Rita Narriman Silva de Oliveira Boery, Alba Benemérita Alves Vilela et Edite Lago Silva Sena. « Metodologias ativas ». Revista Docência do Ensino Superior 11 (4 février 2021) : 1–20. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24129.

Texte intégral
Résumé :
O artigo objetiva relatar a participação como discente em curso de especialização na área da Saúde ministrado por meio de metodologias ativas. Trata-se de relato de experiência da participação no curso de Especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente. A trajetória dos processos de aprendizagem significativa é descrita, permitindo entender o caminho percorrido para a formação crítico-reflexiva do discente ao utilizar a combinação de diferentes ações educacionais propostas como metodologias ativas: Espiral de Situação-problema, Espiral de Narrativa da Prática, Aprendizagem Baseada em Equipe, Plenária, Oficina de Trabalho, Viagem, Portfólio, Aprendizagem Autodirigida, Trabalho de Conclusão de Curso e Projeto Aplicativo. A aplicação de metodologias ativas permitiu refletir sobre diferentes maneiras de aprender, ampliar capacidades e qualificar a produção de intervenções na realidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

TEODOSIO, ELAINE De Sousa. « A ESPIRAL DE TESLA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO ». Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 7, no 20 (12 juillet 2020) : 233–40. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2930.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de natureza bibliográfica que estuda a Espiral de Tesla ou Mapa da Multiplicação como recurso metodológico no desenvolvimento da prática pedagógica no Ensino Médio, principalmente para os alunos que têm dificuldade com a multiplicação. No texto apresentamos como obtemos os múltiplos. O texto apresenta ainda ideias importantes que justificam a importância da História da Matemática no processo educativo. Além disso, a Espiral de Tesla na formação de professores, como uma estratégia metodológica, pode contribuir efetivamente na re(siginificação) da multiplicação promovendo impactos no processo de ensino e aprendizagem. A História da Matemática motiva e estimula a participação dos alunos no processo educativo, enriquece o desenvolvimento das aulas, esclarece dúvidas e questionamentos, pois apresenta a Matemática como uma criação humana, os discentes percebem que a mesma passou por diversas transformações ao longo do processo histórico, compostas de erros e acertos e, assim é possível desconstruir, em alguns professores e alunos, a visão de que a Matemática é um saber estático, hermético, composto de conhecimentos inquestionáveis e imutáveis.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Freitas, Denizard Batista de, Flávio Kieckow et Adriani Reichel Zilli. « MÉTODO DA ESPIRAL DE ENSINO (MEE) – UMA FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ENGENHARIA ». Revista ENCITEC 9, no 3 (16 décembre 2019) : 123. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3345.

Texte intégral
Résumé :
<strong>: </strong>A atuação profissional do engenheiro depende muito das disciplinas profissionalizantes do curso. As deficiências de aprendizagem nessas disciplinas afetam o seu desempenho profissional. Um dos principais problemas no processo da sua formação universitária é a aprendizagem mecânica. Os métodos de ensino abordados nesse trabalho buscam a aprendizagem significativa, valorizando o processo de ensinagem em disciplinas profissionalizantes da Engenharia Civil. O MEE contempla a distribuição do conteúdo, a avaliação, a busca das causas e os planos para melhorias em dois ou três ciclos durante o semestre regular. São previstas avaliações do conhecimento por meio de mapas conceituais para identificar as lacunas de aprendizagem. Equipes Aleatórias e Desafios em Sala de Aula são metodologias utilizadas para estimular trabalhos compartilhados e o partilhamento do conhecimento entre os alunos. A aplicação destas metodologias de ensino nos últimos quatro anos tem melhorado a aprendizagem dos alunos manifestada no seu desempenho acadêmico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Lopes da Silva, Moises. « APRENDIZAGEM E DOUTRINAÇÃO ». RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no 7 (15 août 2021) : e27562. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i7.562.

Texte intégral
Résumé :
Todo o ser que aprende escolhe seu estilo de aprendizagem a partir de duas fontes, a que flui do inato/indivíduo ou a que vem do empírico/meio. O aprimoramento dos estilos de aprendizagem crescerá no espiral ascendente da movimentação de recursos cognitivos (Piaget, 1977) que, por sua vez, dependerá da significação dos resultados desse processamento que de um lado se converterá nos assunçores de Ausubel (1978) por adquirirem uma moral e/ou juízo de valor verdadeiro à equilibração das tríades: psicomotora (cognição/ motricidade/ afetividade) (Silva, 2020); psicanalítica (id/ ego/ superego) (Freud, 2010) e morfológica (Lobos do Telencéfalo/ Sistema Límbico/ Sistema Nervoso Central) (Wecker, 2001) que se equiparam a equilibração-pós-perturbação (Piaget, 1977) e, portanto, verdadeiro ao inato ou não na falta dessa equilibração; do outro lado se tornarão em simples placas informativas indicando uma possibilidade de significado na melhor das hipóteses ou psicóticos na pior delas. Segundo Wallon a dimensão afetiva da tríade psicomotora é que principia a equilibração ou desequilibração do ser cognoscente. “A sensibilidade tem um nível afetivo e outro cognitivo, assim como a motricidade e a linguagem. A revolução orgânica provocada pela emoção se apresenta nas sensações: viscerais, metabólicas, respiratórias, diminuição da acuidade da percepção do exterior [...]” (Wallon 1879-1962 como citado em Dantas, 1992, p. 93). O problema do artigo é: Wallon estaria certo? O que justifica a pesquisa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Rocha, Marcelo Augusto, et Rosana Figueiredo Salvi. « Princípios da aprendizagem significativa crítica na formação continuada de professores ». Geosaberes 9, no 17 (28 décembre 2017) : 1. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.627.

Texte intégral
Résumé :
O artigo procura refletir a respeito dos resultados de uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada para a formação continuada de professores de Geografia em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto dos princípios da Aprendizagem Significativa Crítica proposta por Moreira (2005). O curso foi estruturado visando promover o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) como resultado da visão integrada de conhecimentos articulada por Mishra & Koehler (2006). Alicerçado num contexto pedagógico que procurou combinar o uso de tecnologias digitais com a Espiral de Aprendizagem de Valente (2005), com os aportes da Didática das Ciências de Zabala (1998) e com a Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira (2005).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Borba, Fabiane Inês Menezes de Oliveira, et Mara Elisângela Jappe Goi. « Jerome Bruner nos processos de aprender e ensinar Ciências ». Research, Society and Development 10, no 1 (7 janvier 2021) : e1521019508. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.9508.

Texte intégral
Résumé :
Neste trabalho enfatiza-se a teoria de Jerome Bruner por ele entender que a Resolução de Problemas é o ponto central para a construção do conhecimento humano. Este autor traz orientações sobre o desenvolvimento da criança, pautada na participação ativa do estudante para o desenvolvimento do seu processo de aprendizagem. Assim, propõe-se a apresentar e discutir aspectos da teoria de ensino fundamentados nas orientações do autor que aprofunda a participação ativa da criança no desenvolvimento do seu processo de aprendizagem, na aprendizagem através da descoberta, na exploração de novas alternativas de ensino e no currículo em espiral, levando em conta as fases do desenvolvimento da criança. Nesta concepção, os pressupostos teóricos do autor podem permitir uma formação de professores que valorize o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Borba, Fabiane Inês Menezes de Oliveira, et Mara Elisângela Jappe Goi. « Jerome Bruner nos processos de aprender e ensinar Ciências ». Research, Society and Development 10, no 1 (7 janvier 2021) : e1521019508. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.9508.

Texte intégral
Résumé :
Neste trabalho enfatiza-se a teoria de Jerome Bruner por ele entender que a Resolução de Problemas é o ponto central para a construção do conhecimento humano. Este autor traz orientações sobre o desenvolvimento da criança, pautada na participação ativa do estudante para o desenvolvimento do seu processo de aprendizagem. Assim, propõe-se a apresentar e discutir aspectos da teoria de ensino fundamentados nas orientações do autor que aprofunda a participação ativa da criança no desenvolvimento do seu processo de aprendizagem, na aprendizagem através da descoberta, na exploração de novas alternativas de ensino e no currículo em espiral, levando em conta as fases do desenvolvimento da criança. Nesta concepção, os pressupostos teóricos do autor podem permitir uma formação de professores que valorize o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Vieira, Carla de Cássia Nardelli, Carolina Klein Padilha, Denise Del Prá Netto Machado et Luciano De Castro Carvalho. « Processos de gestão do conhecimento no ensino superior : estudo em uma universidade de Santa Catarina ». Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 11, no 4 (30 septembre 2017) : 104. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v11i4.823.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo buscou analisar a percepção dos colaboradores de uma instituição de ensino superior quanto à eficácia dos processos de gestão do conhecimento em níveis individual, do grupo e organizacional. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. Para a coleta de dados utilizou-se questionário fechado, elaborado e validado conforme estudo de Sabherwal e Becerra-Fernandez (2003). Para a análise dos dados empregou-se estatística e modelagem de equações estruturais. Percebeu-se que na dimensão ontológica a percepção de aprendizagem é originada em nível individual, transferida para o grupo e para a organização. Na dimensão epistemológica a espiral do conhecimento é iniciada com a conversão de conhecimento tácito pela socialização e externalização. Concluiu-se que o conhecimento é gerado e socializado nos níveis de aprendizagem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Thèses sur le sujet "Espiral de Aprendizagem"

1

Valente, José Armando 1948. « A espiral da espiral de aprendizagem : o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação ». [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284458.

Texte intégral
Résumé :
Tese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-20T05:36:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valente_JoseArmando_LD.pdf: 2420904 bytes, checksum: e2628b9115993a6c3142bd2728fcc56b (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: Estamos aprendendo desde o primeiro momento da nossa vida, mas sabemos muito pouco sobre o nosso próprio processo de aprendizagem. Esse trabalho procura compreendê-lo, sobretudo no que diz respeito à interação do aprendiz com as tecnologias de informação e comunicação. O objetivo da tese é analisar e discutir o processo de compreensão do papel dessas tecnologias na educação, mais especificamente na construção de conhecimento. Esse processo aqui se apresenta como uma compreensão gradativa, descrita em diversos artigos, que evoluíram em complexidade, levando à idéia da espiral de aprendizagem. Os artigos funcionam, portanto, para mostrar como se deu essa evolução, e como novos conhecimentos, já existentes na literatura, em diferentes áreas do conhecimento, foram assimilados, foram arrebanhados e enlaçados, constituindo novos níveis dessa espiral. Foram selecionados quatro artigos que descrevem diferentes versões dessas idéias: "Usos do computador na Educação" e "Logo: mais do que uma linguagem de programação", publicados em 1991, "Análise dos diferentes tipos de software usados na educação" e "A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos", publicados respectivamente em 1999 e 2002. Eles funcionam, então, como marcos, produtos parciais de um mesmo trabalho, e registram diferentes níveis da espiral. Inicialmente, o computador era entendido como meio para representar o conhecimento do aprendiz, explicitando o raciocínio usado na resolução de problemas ou projetos. No entanto, fica patente que, além de representado, o "raciocínio" pode ser também executado por intermédio da máquina, oferecendo resultados que servirão para melhorar esta representação e, conseqüentemente, o conhecimento subjacente. Com isto, surgiu a idéia de ciclo de ações descrição-execução-reflexão-depuração. Porém, os avanços computacionais e uma melhor compreensão sobre a aprendizagem têm mostrado que a imagem da espiral capta melhor o processo de construção de conhecimento que resulta da interação aprendiz-computador. As idéias do ciclo de ações e da espiral de aprendizagem foram aplicadas em diversos contextos, por exemplo, na análise dos diferentes softwares usados na educação, no desenvolvimento da abordagem do estar junto virtual de educação a distância, na elaboração de idéias sobre a aprendizagem continuada ao longo da vida, como pressuposto teórico de diversos projetos de pesquisa e de formação de educadores e no trabalho com alunos de pós-graduação. Esta tese reúne esses resultados, discutindo cada uma das aplicações e mostrando de que forma essas discussões contribuíram também para gerar novos conhecimentos, que foram incorporados à própria evolução das concepções de ciclo e da espiral de aprendizagem
Abstract: We are learning from the first moment of our lives yet we know very little about our own learning process. This work aims to formulate a better understanding of learning, primarily in terms of what happens when the learner interacts with the information and communication technologies. The objective of the thesis is to analyze and discuss the process of understanding the role of these technologies in education, more specifically, in knowledge construction. This understanding has been constructed and described in various articles, which have evolved in complexity, leading to the idea of the learning spiral. The articles show how this evolution happened, and how new knowledge, already existing in the literature in several fields of knowledge, was assimilated, were assembled, and were intertwined, constituting new levels of this spiral. Four articles were selected, describing different versions of these ideas: "Usos do computador na Educação" and "Logo: mais do que uma linguagem de programação", published in 1991, "Análise dos diferentes tipos de software usados na educação" and "A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos", published respectively in 1999 and 2002. They serve as landmarks, partial products of the same work, registering different levels of the spiral. Initially, the computer was understood as a means to represent the learner's knowledge, making explicit the reasoning used in solving problems or projects. However, it became clear that in addition to representing reasoning, this "reasoning" could be executed by the machine, providing results that could serve to improve the initial representation, and consequently, the underlying knowledge. In this way, the notion appeared of a cycle of actions, description-execution-reflection-debugging. However, the computational advances and a better understanding of learning have shown that a spiral better captures the process of knowledge construction that takes place in the learner-computer interaction. These ideas of the action cycle and the learning spiral have been applied in a variety of contexts, for example, in the analysis of different software used in education, in the development of the virtual being together approach to distance education, in the elaboration of ideas about lifelong learning. They have also been used as the theoretical premise of various research and educator development projects, as well as in the work with graduate students. In addition to discussing each of these applications, it is shown how the results obtained also contributed to the generation of new knowledge that was incorporated into the actual evolution of the concepts of the cycle and the learning spiral
Tese (livre-docencia) - Univer
Comunicação Social
Livre Docente
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Marquezan, Fernanda Figueira. « A espiral da aprendizagem docente : processos formativos de egressos do Programa Institucional de Bolsa de Inicia??o ? Doc?ncia ». Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2016. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6657.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Setor de Tratamento da Informa??o - BC/PUCRS (tede2@pucrs.br) on 2016-05-10T12:13:01Z No. of bitstreams: 1 TES_FERNANDA_FIGUEIRA_MARQUEZAN_COMPLETO.pdf: 11666932 bytes, checksum: 2ed87147b5fea2d6c747973dae9de2bf (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-10T12:13:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_FERNANDA_FIGUEIRA_MARQUEZAN_COMPLETO.pdf: 11666932 bytes, checksum: 2ed87147b5fea2d6c747973dae9de2bf (MD5) Previous issue date: 2016-03-01
This doctoral dissertation in Education is part of the research line "Training, Policies and Practices in Education", of the PPGEdu/PUCRS and it is part of a set of work and research carried out at the Center for Studies in Higher Education (CSHE). The general purpose in this research was to analyze the impact of formative processes experienced by IT Scholarship Holders, former students of PIBID Education in teaching activity. The specific aims were: - to identify the educational processes of former students together to the Institutional Program of Introduction to Teaching - PIBID/UNIFRA; - to recognize how the former students of the program understand the relationships between academic knowledge, school knowledge and experiential knowledge in the context of practices of teaching initiation to the Sub-project of Education; - to show how the relationship between university and school contributes to the quality of training of former scholarship holders; - To assess how former scholarship holders realize their employability and; - to point some indicators for the quality of the Sub-project of the Area of Education. The methodology used was based on the interpretative paradigm under a qualitative approach, a case study type - Sub-project of the Area of Education, of a philanthropic and community HEI. The target subjects of the research were six (06) former scholarship holders of the Sub-project. The research instruments were narrative interviews and official documents (legislation, PPC of the Education Major, Institutional PIBID UNIFRA Project, Sub-project of Education). The Theoretical Framework involved in this work, was based mainly on authors such as: Bolzan (2006, 2009), Bolzan; Isaia (2006, 2010), Garc?a (1992, 1999, 2009), Morosini (2001, 2005, 2010, 2014, 2015), Tardif (2000, 2002), ZEICHNER (1992, 1998, 2002, 2010, 2015). The data analysis was based on the Discoursive Textual Analysis (DTA), the following categories of analysis were identified: Reflective Practice as Structuring Element of Teaching Activity, Multiplicity of Knowledge Needed to Teaching, Theory and Practice Interlocution, and Being a teacher: Identitarian Process and Professional Development of Teachers. The data analysis relied on the interrelationship of Regulatory Frameworks, Theoretical Framework and Discursive Framework. Based on the analysis which was carried out, it is possible to affirm that it constitutes an understanding of teaching activity of former students of PIBID Education systematized by the Spiral of the Teaching Activity. The Spiral of the Teaching Activity is characterized therefore by the movement produced by the process of learning how to be a teacher, which is being built and made up over training and educational performance. Thus, we arrive at that understanding, to the extent that the experiences lived by the former students in initiation practices to the teaching of the Sub-project Education, were reconstructed and a new meaning was offered, through concrete actions of learning situations regarding the school reality, the undergraduate students constructed and reconstructed the process of becoming a teacher.
Este trabalho de tese de doutorado em Educa??o insere-se na linha de pesquisa ?Forma??o, Pol?ticas e Pr?ticas em Educa??o?, do PPGEdu/PUCRS e faz parte do conjunto de trabalhos e pesquisas produzidos no Centro de Estudos em Educa??o Superior (CEES). A pesquisa teve o objetivo geral de analisar as repercuss?es dos processos formativos vivenciados por Bolsistas ID, Egressos do PIBID Pedagogia na aprendizagem docente. Os objetivos espec?ficos consistiram em: - identificar os processos formativos dos egressos junto ao Programa Institucional de Inicia??o ? Doc?ncia ? PIBID/UNIFRA; - reconhecer como os egressos compreendem as rela??es entre os saberes acad?micos, saberes escolares e os saberes experienciais no contexto das pr?ticas de inicia??o ? doc?ncia do Subprojeto da Pedagogia; - evidenciar como a rela??o entre universidade e escola contribui para a qualidade da forma??o dos bolsistas egressos; - avaliar como os bolsistas egressos percebem a sua empregabilidade e; - apontar indicadores para a qualidade do Subprojeto da ?rea da Pedagogia. A metodologia utilizada esteve pautada no paradigma interpretativo, sob uma abordagem qualitativa, de tipo estudo de caso ? Subprojeto da ?rea da Pedagogia, de uma IES filantr?pica e comunit?ria. Os sujeitos alvo da pesquisa foram seis (06) Bolsistas Egressas do Subprojeto. Os instrumentos da investiga??o foram entrevistas narrativas e documentos oficiais (legisla??o, PPC do Curso de Pedagogia, Projeto Institucional PIBID UNIFRA, Subprojeto da Pedagogia). O Marco Te?rico envolvido neste trabalho ancora-se, principalmente, em autores como: Bolzan (2006, 2009), Bolzan; Isaia (2006, 2009, 2010), Garc?a (1992, 1999, 2009), Morosini (2001, 2005, 2010, 2014, 2015), Tardif (2000, 2002), ZEICHNER (1992, 1998, 2002, 2010, 2015). A an?lise dos dados fundamentou-se na An?lise Textual Discursiva (ATD); identificaram-se as seguintes categorias de an?lise: Pr?tica Reflexiva como Elemento Estruturante da Aprendizagem Docente, Multiplicidade de Saberes Necess?rios ? Doc?ncia, Interlocu??o Teoria-Pr?tica, e Ser Professora: Desenvolvimento Profissional Docente e Processo Identit?rio. A an?lise dos dados apoiou-se na inter-rela??o dos Marcos Regulat?rios, Marcos Te?ricos e dos Marcos Discursivos. Com base nas an?lises realizadas, podemos afirmar que se constitui uma compreens?o da aprendizagem docente das Egressas do PIBID Pedagogia sistematizada pela Espiral da Aprendizagem Docente. A Espiral da Aprendizagem Docente caracteriza-se, portanto, pelo movimento produzido pelo processo de aprender a ser professor, que vai sendo constru?do e constitu?do ao longo da forma??o e atua??o docente. Assim sendo, chega-se ao entendimento de que, na medida em que as experi?ncias vivenciadas pelas Egressas nas pr?ticas de inicia??o ? doc?ncia do Subprojeto Pedagogia foram sendo [re]elaboradas e [res]significadas, por meio de a??es concretas de situa??es de aprendizagem na realidade escolar, as licenciandas constru?ram e [re]constru?ram o processo de tornar-se professor.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Felix, Patrícia do Prado. « Análise situacional da gestão do conhecimento em uma Instituição de Ensino Superior por Mmeio da Espiral do Conhecimento ». Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84878.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Made available in DSpace on 2012-10-20T13:20:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0
O estudo aborda o impacto da gestão do conhecimento na área pedagógica da União Educacional de Brasília - UNEB, como fator para a maximização do processo de ensino-aprendizagem, viabilizado por um alinhamento à estratégia organizacional. Considera-se na pesquisa como se encontra a gestão do conhecimento na prática docente a partir da identificação dos processos de conversão da espiral do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), antes e após a aplicação do alinhamento estratégico. A pesquisa se classifica com um estudo de caso e tem um caráter descritivo, quantitativo e qualitativo. Utilizou-se dois instrumentos de coletas de dados em cada uma das etapas da pesquisa, o questionário e o instrumento de alinhamento estratégico. A coleta e a análise de dados foram realizadas por meio de instrumentos aplicados a 37 % dos docentes da instituição e 100% dos docentes do Departamento de Processamento de Dados e do Departamento de Matemática. A análise de dados possibilitou identificar ações que expressam a viabilidade da implementação da gestão do conhecimento em uma instituição educacional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Zanco, Alcidir Mazutti. « A contribuição do PECSOL para aprendizagem dos diretores como multiplicadores do conhecimento no Cooperativismo ». Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3033.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2017-09-06T12:02:46Z No. of bitstreams: 2 Alcidir M. Zanco2017.pdf: 1232380 bytes, checksum: 66456b1f7e4c28ea912e603888db1368 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-06T12:02:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Alcidir M. Zanco2017.pdf: 1232380 bytes, checksum: 66456b1f7e4c28ea912e603888db1368 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-02-02
The cooperativism is based in its strategies of social and organizational development on cooperatives principles. This reason is founded for several prevailing doctrinal, mainly in the principle education, formation and information, developed with members, directors and employees, principle that guides the forms of cooperation, empower social and legitimizes self-management. In the face the importance of the principle and the challenges involved in its implementation, in the essay was verified how PECSOL- Programa Nacional de Educação do Cooperativismo Solidário/ National Education Program of Solidary Cooperativismcontributed in learning of the directors as multipliers of knowledge in the Cooperatives of Family Agriculture and Solidary Economy registered in the UNICAFES System. The essay was based on qualitative and quantitative description, with a longitudinal cut referring to the years 2013 and 2014. The instrument for the date was based in the activities of the program and on the conversion modes presents in the Spiral Knowledge of Nonaka and Takeuchi(1997), with the questionnaire organized through of Likert scale. The population searched was 1443 directors of cooperatives distributed in 20 states of Brazil. The essay verified the PECSOL contributed for learning and multiplication of knowledge, pointed out the needs of qualification of strategies for externalization, combination and mainly for the internalization of knowledge in the people and cooperatives.
O Cooperativismo fundamenta suas estratégias de desenvolvimento social e organizacional nos princípios cooperativistas. Esta fundamentação é alicerçada por diversas frentes doutrinárias, sobretudo no princípio de educação, formação e informação, desenvolvido junto aos associados, diretores e funcionários, princípio que orienta as formas de cooperação, fortalece a participação social e legitima a autogestão. Diante da importância do princípio e dos desafios presentes na sua execução, o estudo verificou o quanto o Programa Nacional de Educação do Cooperativismo Solidário (PECSOL) contribuiu para a aprendizagem dos diretores como multiplicadores do conhecimento nas Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária registradas no Sistema UNICAFES. O estudo foi descritivo de cunho quali-quantitativo com corte longitudinal referente aos anos de 2013 e 2014. O instrumento de coleta de dados baseou-se nas atividades do programa e nos modos de conversão presentes na Espiral do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), com um questionário organizado através da escala Likert. A população pesquisada foi de 1443 diretores de Cooperativas, distribuídos em 20 estados do Brasil. A pesquisa verificou que o PECSOL contribuiu para aprendizagem e multiplicação do conhecimento, apontando para a necessidade de qualificar as estratégias de externalização, combinação e principalmente de internalização do conhecimento nas pessoas e nas cooperativas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Araujo, Luis Gustavo de Jesus. « Uma Abordagem em Espiral para Disciplinas Iniciais de Programa??o na Educa??o Profissional em Inform?tica ». Universidade Estadual de Feira de Santana, 2018. http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/696.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Jadson Francisco de Jesus SILVA (jadson@uefs.br) on 2018-07-31T22:19:12Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_LuisGustavoAraujo.pdf: 8660411 bytes, checksum: cba36d7b6e819bd2743bd4343cccbccf (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-31T22:19:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_LuisGustavoAraujo.pdf: 8660411 bytes, checksum: cba36d7b6e819bd2743bd4343cccbccf (MD5) Previous issue date: 2018-04-06
Teaching programming is a great challenge in every educational stage and in several institutions of the world, being a general problem in the area of computing education. In the Brazilian Informatics vocational high school programs, historical issues of the Professional Education System in Brazil make this problem even harder. With these issues in mind, we proposed and evaluated a teaching approach based on spiral learning associated with programming environments for novices and contexts relevant to students, aiming to improve motivation and learning in programming courses. Three case studies were carried out: one in Midlle School, and two in vocational high school programs in Informatics in Feira de Santana, Bahia, Brazil. The case studies were split into three contextualized blocks, where programming content was learned through a context, using appropriate tools. Contexts such as games, geometric figures and images were used, as well as Scratch, JES and PPlay tools. Given the qualitative and quantitative nature of this research, we used sur- veys, interviews, observations, evaluations and logbooks to obtain the data. Results on motivation are described in terms of the ARCS model (Attention, Relevance, Confidence and Satisfaction), and the results on learning are described from student exams and qualitative data. Results point to high levels of motivation during the whole approach and to the influence in student motivation of either maintaining or changing context and tools used in each block. Regarding learning, results demonstrate that the approach has enhanced learning of some concepts. One noti- ces that Scratch helped in understanding Functions, Select and Repeart Structures, and that the use of the Python language led to better understanding of Variables and Relational Operators. About object-oriented programming concepts, students showed ease with Classes, Constructors, Objects and Variables. This study also reveals the mutual influence between student motivation and learning. The results, materials, research design and the courses presented in this work may contribute to the design of other vocational courses and to the research on teaching and learning programming.
O ensino de programa??o ? um grande desafio em todas as modalidades de ensino e em v?rias institui??es de diversos pa?ses, configurando-se como um problema geral na ?rea de Computa??o. Nos cursos t?cnicos em inform?tica brasileiros, somam-se os problemas hist?ricos da Educa??o Profissional no Brasil. Diante destes problemas, buscou-se a motiva??o e o aprendizado em disciplinas de programa??o, atrav?s de uma abordagem se ensino em espiral e contextualizada. Foram realizados tr?s estudos de caso: um, no ensino Fundamental, e dois, em cursos t?cnicos de Inform?tica, no munic?pio de Feira de Santana, Bahia. Os estudos de caso foram divididos em tr?s blocos contextualizados, onde estudavam-se conte?dos de programa??o atrav?s de um contexto, usando ferramentas apropriadas. Foram utilizados contextos como Jogos, Figuras geom?tricas e Imagens, assim como as ferramentas Scratch, JES e PPlay. Tendo em vista o car?ter qualitativo e quantitativo da pesquisa, utilizamos question?rios, entrevistas, observa??es, avalia??es e di?rios de bordo para obten??o dos dados. Os resultados sobre motiva??o s?o descritos em termos do modelo ARCS (Aten??o, Relev?ncia, Confian?a e Satisfa??o), enquanto que os resultados sobre aprendizagem s?o descritos a partir das avalia??es e dos dados qualitativos. Os resultados apontam para altos ?ndices de motiva??o, durante toda a abordagem e para a influ?ncia direta da manuten??o ou mudan?a do contexto e das ferramentas, utilizadas nos blocos, na motiva??o dos estudantes. Quanto `a aprendizagem, os resultados demonstram que a abordagem potencializou a aprendizagem de alguns conceitos. Percebe-se que o Scratch auxiliou na compreens?o de Fun??o, Estruturas de Repeti??o e Sele??o e que o uso da linguagem Python possibilitou uma maior compreens?o sobre Vari?veis e sobre Operadores Relacionais. Quanto ? orienta??o a objetos, os estudantes apresentaram facilidades em Classes, Construtores e Objetos. Este estudo revela ainda, rela??es de influ?ncia entre a motiva??o dos estudantes e a aprendizagem. Espera-se que os resultados, os materiais e o design da pesquisa e das disciplinas, aqui apresentados, possam contribuir para a concep??o de disciplinas de programa??o em outros cursos t?cnicos e para a investiga??o sobre o ensino-aprendizagem de programa??o.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Machado, Adriano Silveira. « Explorando o uso do computador na formaÃÃo de professores de ciÃncias e matemÃtica à luz da aprendizagem significativa e colaborativa ». Universidade Federal do CearÃ, 2012. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8086.

Texte intégral
Résumé :
nÃo hÃ
O computador e as novas tecnologias de informaÃÃo e comunicaÃÃo, no sÃculo XXI tÃm representado um marco referencial na atual sociedade do conhecimento em que dados e informaÃÃes, acessados via Web, potencialmente podem gerar novos saberes cientÃficos. Necessita-se entÃo articular pedagogicamente as TDIC à sala de aula integrando-as ao currÃculo, objetivando uma (re)visÃo sobre o fazer ciÃncias da(na) escola. Tomando como aporte teÃrico a aprendizagem significativa e aprendizagem colaborativa procurando ampliar as estratÃgias de aprendizagem, fez-se uso da teoria construcionista de Valente, no intuito de refletir sobre a apreensÃo dos saberes com o emprego do computador enquanto ferramenta de facilitaÃÃo da aprendizagem. Desta forma iniciou-se esta investigaÃÃo ensejando a (re)construÃÃo colaborativa da educaÃÃo cientÃfico-matemÃtica na educaÃÃo bÃsica tendo como base a colaboraÃÃo e o emprego das TDIC para se conceber esta dissertaÃÃo. O campo de anÃlise da pesquisa foi a disciplina de Ensino de CiÃncias e MatemÃtica, ofertada no ano de 2010 para os alunos do Mestrado Profissional em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica. A abordagem metodolÃgica empregada na pesquisa foi analise textual qualitativa. Esta anÃlise consistiu na investigaÃÃo de dados que prioriza a apreciaÃÃo de relatos escritos, procura elaborar novos sentidos e entendimentos mais amplos sobre os problemas analisados. A analise textual qualitativa baseou-se (trÃs) aspectos distintos: o processo de unitarizaÃÃo ou desmontagem dos textos estudados, o processo de categorizaÃÃo ou estabelecimento de relaÃÃes entre as informaÃÃes identificadas e a comunicaÃÃo. As ferramentas de apoio empregadas para a pesquisa-aÃÃo foram vinte e nove fÃruns e a ferramenta perfil dentro do AVA TELEDUC procurando compreender imbricaÃÃes entre os relatos-textualizados produzidos em fÃruns, a fim de verificar os aspectos subjacentes relacionados à construÃÃo de saberes e a aprendizagem colaborativa. As opiniÃes, ressignificaÃÃes e relatos experimentais cujos conteÃdos foram assimilados constituÃram-se em um corpus de anÃlise a fim de verificar o processo de aprendizagem e as relaÃÃes envolvidas no processo de cooperaÃÃo entre professores, enquanto circunstÃncias promotoras de mudanÃas conceituais e atitudinais nos professores-alunos em processo de formaÃÃo strictu sensu
The computer and information technologies and communication in the twenty-first century have represented a benchmark, the current knowledge society in which data and information accessed via the Web, can potentially generate new scientific knowledge. Need is then articulate the pedagogical TDIC to the classroom by integrating them into the curriculum, aiming at (re) vision about doing science (in) school. Taking as significant theoretical learning and collaborative learning seeking to broaden the learning strategies, was made use of the constructivist theory of Valens, in order to reflect on the apprehension of knowledge with the use of the computer as a tool for facilitating learning. Thus began this research entailing the (re) building collaborative scientific and mathematical education in basic education based on collaboration and employment of TDIC to develop this thesis. The field of analysis of the research was the discipline of Mathematics and Science Teaching, offered in 2010 for students of the Professional Masters in Teaching Science and Mathematics. The methodological approach employed in the research was qualitative textual analysis. This analysis consisted of the investigation data that prioritizes assessment of written reports, seeks to elaborate new meanings and understandings about the broader problems analyzed. The textual analysis was based on qualitative (three) distinct aspects: the process of unitarization or disassembly of the texts studied, the process of categorization or establishment of relations between the identified information and communication. Support tools were employed to pesquisaÃÃo twenty-nine forums and tool profile within the AVA TELEDUC trying to understand the interplay between-transcribed reports produced in forums, to verify the underlying aspects related to the construction of knowledge and learning telecolaborativa. The opinions, reinterpretation and experimental reports whose contents were assimilated constituted a corpus analysis to verify the learning process and the relationships involved in the process of cooperation between teachers, while the circumstances that promote conceptual and attitudinal changes in teachers Pupils in the process of strictu sensu education
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Araújo, Flávio Henrique de Lima. « Matemática Financeira para alunos de cursos profissionalizantes ». Universidade Federal de Goiás, 2016. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6369.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-10-07T15:41:58Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Flávio Henrique de Lima Araújo - 2016.pdf: 2470277 bytes, checksum: 98aebe9eec0d82b83067f3300fa2061c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-10-07T15:42:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Flávio Henrique de Lima Araújo - 2016.pdf: 2470277 bytes, checksum: 98aebe9eec0d82b83067f3300fa2061c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-10-07T15:42:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Flávio Henrique de Lima Araújo - 2016.pdf: 2470277 bytes, checksum: 98aebe9eec0d82b83067f3300fa2061c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-07-11
This paper presents the most important issues of Financial Mathematics for students of professional courses, mid-level technical training, target of this proposal. What is intended here was to approach these issues in a more accessible language to the audience, since most of them came into contact with the Financial Mathematics just to join a professional course of technical training and others who came from disastrous experiences with mathematics. Language is not full of technical terms and is brought closer to the daily lives of students. The formulas start from ideas present problems-situations and will develop to take the algebraic form itself. The content is presented in a different order from many textbooks available in the market, but with the intention that learning is done spiral form, that is, the contents are reproduced from time to time and that the structure of a content serve as basis for construction of the following content.
Neste trabalho são apresentados os temas mais importantes da Matemática Financeira para os alunos de cursos profissionalizantes, formação técnica de nível médio, público-alvo desta proposta. O que se pretendeu aqui foi a abordagem destes temas numa linguagem mais acessível ao público-alvo, uma vez que a maioria deles veio a ter contato com a Matemática Financeira apenas ao ingressarem num curso profissionalizante de formação técnica e outros ainda que vieram de desastrosas experiências com a Matemática. A linguagem não é carregada de termos técnicos e é trazida mais para o cotidiano dos alunos. As fórmulas iniciam a partir de ideias presentes em situações-problemas e vão se desenvolvendo até tomarem a forma algébrica propriamente dita. Os conteúdos são apresentados em uma ordem diferente de muitos materiais didáticos disponíveis no mercado, mas com a intenção de que a aprendizagem se faça de forma espiral, isto é, os conteúdos sejam retomados de tempo em tempo e que a estrutura de um conteúdo sirva de base para construção do conteúdo seguinte.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Vallin, Celso. « Projeto CER : comunidade escolar de estudo, trabalho e reflexão ». Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9525.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:30:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Celso Vallin.pdf: 1762546 bytes, checksum: 5992e0dbc6ebe7d6ef4a0eb5a533e35c (MD5) Previous issue date: 2004-11-30
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The objective of this work was to discover ways within the complex school system to use new technology and establish partnerships among schools in order to improve the opportunities and quality of interaction among teachers, fostering study habits, pedagogical work and reflection upon their practice, individually and collectively. A partnership was established among three public schools (for 11 to 17 years old). The project lasted for two and a half years, involving more than 2000 messages exchanged among these educators, through the internet. The research shows the main events and changes that took place, and analyzes those structures and strategies which encouraged the study, pedagogical work and reflection community (CER) as well as those which hindered its establishment and performance. The initial interviews and observations indicated that each teacher was unfamiliar with the lessons of their colleagues, as were the school administrators, despite the time they spend together, their common physical space, and their friendships. Use of internet (group messages), face-to-face meetings, and telephone calls helped to develop communications and interactions among teachers, administrators and researcher, through which it became possible to reflect upon their classroom practice. The duration and productivity of the internal pedagogical meetings increased. In addition, interschool meetings were established to foster educational study groups. The teachers approved of the new possibilities for planning and collective reflection, and began to work with greater commitment and enthusiasm. Despite the difficult conditions in the schools, the strategies proposed and implemented helped in the construction of greater community awareness, where teachers, as well as other members, could feel better as people, coexisting and developing their human potentials, instead of performing pre-established roles
Este trabalho tem como objetivo descobrir meios, dentro da complexidade da escola, para conseguir, com o uso de novas tecnologias e com a parceria entre escolas, melhorar as oportunidades e a qualidade da interação entre professores, despertando hábitos de estudo, trabalho pedagógico e reflexão, individualmente e no coletivo. Foi feita uma parceria com três escolas públicas, de ensino fundamental e médio e o trabalho com essas escolas durou dois anos e meio, e envolveu mais de 2000 mensagens entre educadores, pela internet. A pesquisa procura mostrar os principais acontecimentos que caracterizaram a ação e as mudanças, e estudar as estruturas e estratégias que favoreceram, e as que se contrapuseram à existência e o bom funcionamento dessa Comunidade de Estudo, trabalho pedagógico e Reflexão (CER). Pelas entrevistas e observações iniciais pode-se perceber que, cada professor pouco sabia sobre a aula dos outros, e os gestores também não as conheciam bem, apesar da convivência diária e do clima de amizade. Usando internet (mensagens em grupo), reuniões com presença real, e conversas por telefone, desenvolveram-se comunicações e trocas entre os professores, gestores e pesquisador, por meio das quais era possível refletir sobre a prática pedagógica que realizavam. Conseguiu-se que os horários pedagógicos fossem ampliados e mais bem aproveitados. Além dos horários internos, passaram a existir momentos de encontro entre educadores das três escolas. Os professores aprovaram as novas possibilidades de planejamento e reflexão em conjunto, e passaram a trabalhar com mais compromisso e entusiasmo. Apesar das difíceis condições que se têm nas escolas, as estratégias propostas e experimentadas ajudam na construção de uma escola mais cidadã, onde professores (e toda a comunidade escolar) possam se sentir melhor como pessoas, convivendo e desenvolvendo seus potenciais humanos, no lugar de executarem papéis pré-estabelecidos
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "Espiral de Aprendizagem"

1

Flora, Luisa M. R. De olhos abertos para a espiral dos tempos : Aprendizagem do romance de Doris Lessing. Lisbon : Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1987.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Espiral de Aprendizagem"

1

MARISCO DA SILVA, GABRIELE. « ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR ». Dans Itinerários de resistência : pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.269.

Texte intégral
Résumé :
PARA QUE OCORRA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, É NECESSÁRIO QUE O SUJEITO INICIALMENTE SINTA VONTADE DE APRENDER, E ISSO É DESPERTADO NO MOMENTO QUE INFORMAÇÕES NOVAS SE RELACIONAM ÀQUELAS QUE JÁ ESTÃO NA ESTRUTURA COGNITIVA. AS ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS PODEM CONTRIBUIR PARA ESSA APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE APRESENTA ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE FUNGOS, NO ENSINO SUPERIOR, AFIM DE ESTIMULAR A APRENDIZAGEM E INSERIR O ALUNO NO PAPEL CENTRAL DO CONHECIMENTO. FORAM USADOS DIFERENTES RECURSOS METODOLÓGICOS: GOOGLE SALA DE AULA, ESTUDO DE CASO, SALA DE AULA INVERTIDA ASSOCIADA À APRENDIZAGEM ESPIRAL, PAINEL INTEGRADO, O JOGO “GAME OF FUNGOS” E AULAS PRÁTICAS. RELATA-SE QUE O USO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS É DESAFIADOR, O PROFESSOR PRECISA ESTAR MOTIVADO E SAIR DA ZONO DE CONFORTO, ENTRETANTO, O USO DESSAS ESTRATÉGIAS, TROUXE MOTIVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, ENVOLVIMENTO, CURIOSIDADE E ESTÍMULO AOS TRABALHOS EM EQUIPE, PODENDO CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

BATISTA LINS, ADEILSON. « A METODOLOGIA INQUIRY NO ENSINO DE BIOLOGIA : PERSONALIZAÇÃO E LUDICIDADE ». Dans Itinerários de resistência : pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.041.

Texte intégral
Résumé :
O ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS TEM NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA O CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS QUE O IDENTIFICAM DENTRE AS DEMAIS ÁREAS DO SABER. NESSE UNIVERSO, BUSCOU-SE IMPLEMENTAR A EFICÁCIA DA METODOLOGIA INQUIRY (INQUIRY BASED LEARNING) POR MEIO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM ESTUDO DIRIGIDO INVESTIGATIVO, UTILIZANDO A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO EM QUATRO TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP. A VALIDAÇÃO DOS DADOS COLETADOS FOI AFERIDA VIA METODOLOGIA MISTA, COM RESPALDO NA PESQUISA-AÇÃO, CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO, ANÁLISE HERMENÊUTICO-DIALÉTICA E ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA. A AGREGAÇÃO DIALÉTICA E A INTERDEPENDÊNCIA DOS INDICADORES DE PERCURSO REVELARAM HIBRIDAÇÃO SATISFATÓRIA ENTRE AS MODALIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ANTES RESTRITAS À ANDRAGOGIA. OS ÍNDICES DE SIMILARIDADE PARA OS INDICADORES DE PERCURSO TRANSPARECERAM A ADOÇÃO DO CURRÍCULO EM ESPIRAL, BEM COMO DE METODOLOGIAS ATIVAS, COM VISTAS AO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Zaduski, Jeong Cir Deborah, Ana Lucia Farão Carneiro de Siqueira, Denise Gregory Trentin et Klaus Schlünzen Junior. « A ESPIRAL DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA : A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ». Dans Inclusão e educação 5, 91–98. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3391915019.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

HEBERLÊ DE ALMEIDA, LIVIA, et JULIO CESAR BRESOLIN MARINHO. « LIVRETO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ». Dans Itinerários de resistência : pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.340.

Texte intégral
Résumé :
"LIVRETO DE RECURSOS DID?TICOS PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIANOS DIAS ATUAIS, N?S PROFESSORES, ESTAMOS CONSTANTEMENTE PROCURANDO FORMAS DE OTIMIZAR NOSSAS AULAS E FAZER COM QUE OS CONTE?DOS ENSINADOS GANHEM MAIS SENTIDO E SIGNIFICADO PARA OS ALUNOS. GUIMAR?ES (2009, P. 13) EVIDENCIA A IMPORT?NCIA DE UMA ?METODOLOGIA DE ENSINO QUE TENHA EM VISTA A COMPLEXIDADE E A DIVERSIDADE DAS CI?NCIAS NATURAIS E QUE N?O ESTEJA RESTRITA ? SIMPLES MEMORIZA??O?. A PARTIR DESSA EVID?NCIA PODEMOS NOS QUESTIONAR: EXISTE UMA METODOLOGIA ?NICA PARA UTILIZARMOS EM NOSSAS AULAS? A RESPOSTA ? NEGATIVA, POIS O QUE EXISTE S?O METODOLOGIAS (NO PLURAL) ADEQUADAS PARA DETERMINADOS CONTEXTOS E SITUA??ES. ATRELADA A QUEST?O METODOL?GICA, TEMOS O DESAFIO DE COLOCAR O SABER CIENT?FICO (T?O VALORIZADO ATUALMENTE) AO ALCANCE DO P?BLICO ESCOLAR, O QUAL ? VASTO E HETEROG?NEO, VISTO QUE ATUALMENTE ? REPRESENTADO ?POR TODOS OS SEGUIMENTOS SOCIAIS E COM MAIORIA EXPRESSIVA ORIUNDA DE CLASSES E CULTURAS QUE AT? ENT?O N?O FREQUENTARAM A ESCOLA? (DELIZOICOV, ANGOTTI E PERNAMBUCO, 2011, P. 33). TENDO ESSE P?BLICO PLURAL EM NOSSAS SALAS DE AULA, EVIDENCIAMOS A DEMANDA DE PENSAR EM VARIADAS ESTRAT?GIAS DID?TICAS PARA CONTEMPLAR ESSES DIFERENTES PERFIS. DELIZOICOV, ANGOTTI E PERNAMBUCO (2011) NOS AUXILIAM A COMPREENDER QUE UMA DAS FUN??ES DA ESCOLA ? PREPARAR PARA O EXERC?CIO CONSCIENTE DA CIDADANIA, N?O SENDO POSS?VEL QUE SEU ENSINO N?O SEJA PERMEADO PELAS POSSIBILIDADES DO CONHECIMENTO CIENT?FICO. OS AUTORES COMPREENDEM TAMB?M QUE DIVERSAS QUEST?ES EXTRAPOLAM O ?MBITO EXCLUSIVO DAS CI?NCIAS NATURAIS E N?O PODEM SER ENFRENTADAS SEM OUTROS CONHECIMENTOS. DESSA FORMA, NA TENTATIVA DE FORNECER MAIS SIGNIFICADO AOS CONTE?DOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA, ATENDER A UMA MAIOR DIVERSIDADE DE ALUNOS E AUXILI?-LOS NO EXERC?CIO DA CIDADANIA APOSTAMOS NA UTILIZA??O DE RECURSOS DID?TICOS DIVERSIFICADOS PARA POTENCIALIZAR O ENSINO. NESTE SENTIDO, A PROFESSORA DO COMPONENTE CURRICULAR DE PR?TICAS FORMATIVAS E EDUCATIVAS II (PFE II), DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA) ? CAMPUS S?O GABRIEL, RS, BRASIL, JUNTAMENTE COM O PROFESSOR COORDENADOR DO PROJETO DE ENSINO ?MODALIDADES DID?TICAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA?, CADASTRADO NA UNIVERSIDADE, ORGANIZARAM ATIVIDADES PARA ATENDER AS DEMANDAS QUE SE COLOCAM NA FORMA??O INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. O PROJETO DE ENSINO, EST? VINCULADO AO COMPONENTE CURRICULAR PR?TICAS FORMATIVAS E EDUCATIVAS II. DESSA FORMA, AS ATIVIDADES INICIARAM NO ?MBITO DO COMPONENTE, CONTANDO COM AS SEGUINTES ATIVIDADES: ESTUDO, LEITURA E DISCUSS?O DE TEXTOS SOBRE M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO; APROFUNDAMENTO DAS FORMAS DE SE ORGANIZAR/PLANEJAR O ENSINO; PLANEJAMENTOS E DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ALTERNATIVAS COM CONTE?DOS/TEMAS DAS CI?NCIAS BIOL?GICAS; ELABORA??O DE MATERIAIS DID?TICOS, AVALIA??O DOS MATERIAIS PRODUZIDOS, ELABORA??O DO LIVRETO E REALIZA??O DE UM WORKSHOP PARA PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA DO MUNIC?PIO DE S?O GABRIEL, RS. NO QUADRO ABAIXO PODE-SE OBSERVAR AS ETAPAS DO PROJETO, RESPONS?VEIS PELAS A??ES E O PER?ODO DE REALIZA??O: ETAPA ATIVIDADES RESPONS?VEIS PER?ODO 1? LEITURA E DISCUSS?O DE TEXTOS SOBRE M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO PROFESSORA PFE II E ALUNOS AGOSTO 2019 2? APROFUNDAMENTO DAS FORMAS DE SE ORGANIZAR/PLANEJAR O ENSINO PROFESSORA PFE II E ALUNOS AGOSTO 2019 3? PLANEJAMENTOS DE ATIVIDADES ALTERNATIVAS COM CONTE?DOS/TEMAS DAS CI?NCIAS BIOL?GICAS PROFESSORA PFE II E ALUNOS SETEMBRO 2019 4? ELABORA??O DE RECURSOS DID?TICOS ALUNOS SETEMBRO 2019 5? AVALIA??O DOS RECURSOS PRODUZIDOS ALUNOS OUTUBRO 2019 6? ELABORA??O DE LIVRETO ALUNOS OUTUBRO 2019 7? ORGANIZA??O DO LIVRETO PROFESSORA PFE II E PROFESSOR COORDENADOR DO PROJETO NOVEMBRO 2019 8? ORGANIZA??O DO WORKSHOP PROFESSOR COORDENADOR DO PROJETO E PROFESSORA PFE II NOVEMBRO 2019 9? REALIZA??O DE WORKSHOP PARA PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA DO MUNIC?PIO PROFESSOR COORDENADOR DO PROJETO, PROFESSORA PFE II E ALUNOS DEZEMBRO 2019 10? AVALIA??O DO WORKSHOP PELOS ORGANIZADORES, SEGUNDA OS FORMUL?RIOS DE AVALIA??O DOS LICENCIANDOS EM CI?NCIAS BIOL?GICAS E PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA PARTICIPANTES DO EVENTO PROFESSOR COORDENADOR DO PROJETO E PROFESSORA PFE II DEZEMBRO 2019 JANEIRO 2020 NA ETAPA 1, OS ALUNOS PARTICIPARAM DE ATIVIDADES EM AULA QUE ENVOLVIAM O ESTUDO DIRIGIDO DE TEXTOS E DISCUSS?ES SOBRE RECURSOS DID?TICOS. KRASILCHIK (2004) DEFENDE A UTILIZA??O DA MODALIDADE DID?TICA DISCUSS?O, POIS ATRAV?S DELA H? TRANSI??O DE UMA AULA EM QUE SOMENTE O PROFESSOR FALA, PARA UMA A QUAL EXISTE O DI?LOGO ENTRE TODAS AS PARTES. A DISCUSS?O ESTRUTURADA E ORIENTADA, POSSIBILITOU UMA TROCA DE CONHECIMENTOS E REFLEX?O CR?TICA DOS ALUNOS SOBRE O PAPEL DA UTILIZA??O DE RECURSOS DID?TICOS NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA. POSTERIORMENTE, NAS ETAPAS 2 E 3, OS ALUNOS ESTIVERAM ENVOLVIDOS EM ATIVIDADES DE APROFUNDAMENTO TE?RICO SOBRE AS ?MODALIDADES DID?TICAS? (KRASILCHIK, 2004). TAIS ETAPAS VISARAM COMPREENDER E AUXILIAR OS ALUNOS NA ELABORA??O DE PLANEJAMENTOS DE AULA CONTEMPLANDO A INSER??O DE RECURSOS DID?TICOS. LIB?NEO (1994, P. 22) DESTACA A IMPORT?NCIA DO PLANEJAMENTO POR TRATAR-SE DE ?UM PROCESSO DE RACIONALIZA??O, ORGANIZA??O E COORDENA??O DA A??O DOCENTE?. A ETAPA 4, FOI O MOMENTO DEDICADO A ELABORA??O DOS RECURSOS DID?TICOS PELOS ALUNOS. A DEFINI??O DAS TEM?TICAS E/OU CONCEITOS TRABALHADOS POR CADA GRUPO ERA DE ESCOLHA LIVRE, PARTINDO DE SEU TEMA DE INTERESSE. NESSE CONTEXTO, ALGUNS ALUNOS OPTARAM POR ELABORAR MODELOS DID?TICOS, OUTROS CRIARAM JOGOS. ESTE MOMENTO DE IMERS?O DOS ALUNOS POSSIBILITOU ENVOLVIMENTO E MOTIVA??O PARA ELABORA??O DOS RECURSOS DID?TICOS, VISTO QUE SENTIRAM A NECESSIDADE DE PROCURAR INFORMA??ES EM DIFERENTES FONTES, EXPLORANDO A SUA CRIATIVIDADE. BUSCARAM TAMB?M CONTEMPLAR ASPECTOS REGIONAIS (BIOMA PAMPA) E VIABILIZAR A PRODU??O DE TAIS RECURSOS PELOS PROFESSORES (FACILIDADE DE TRANSPORTE E MATERIAIS DE BAIXO CUSTO). A PARTICIPA??O ATIVA DOS ALUNOS TORNOU-OS PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DE ACORDO COM COSTA (2000) O PROTAGONISMO, ENQUANTO PARTICIPA??O GENU?NA RESULTA NUM GANHO DE AUTONOMIA, AUTOCONFIAN?A, AUTODETERMINA??O NA CONSTRU??O DA IDENTIDADE PESSOAL, SOCIAL E NO PROJETO DE VIDA. NA ETAPA 5 BUSCOU-SE ANALISAR OS RECURSOS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES DIALOGANDO COM OS TEXTOS E FUNDAMENTOS TE?RICOS ABORDADOS NA DISCIPLINA. NESTE MOMENTO FOI POSS?VEL REFLETIR SOBRE A ELABORA??O E, POR MEIO DE SUGEST?ES DO GRUPO, APERFEI?OAR AS PROPOSTAS. AO FINAL DESTAS ETAPAS PENSOU-SE EM ELABORAR UM LIVRETO CONTEMPLANDO OS RECURSOS PRODUZIDOS NA DISCIPLINA. O INTUITO DESSE MATERIAL RESIDIA EM SOCIALIZAR A CONSTRU??O DOS LICENCIANDOS E DISPONIBILIZAR, AOS PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA DE S?O GABRIEL, UM MATERIAL COM SUGEST?ES PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA. ASSIM, NA ETAPA 6 OCORREU A ELABORA??O DO LIVRETO, ONDE CADA GRUPO FICOU RESPONS?VEL DE ESTRUTURAR O PLANEJAMENTO DO RECURSO ELABORADO, DE ACORDO COM OS CRIT?RIOS ESTABELECIDOS NO COMPONENTE CURRICULAR PFE II. POSTERIORMENTE A PROFESSORA DA DISCIPLINA, JUNTAMENTE COM O COORDENADOR DO PROJETO ORGANIZARAM O LIVRETO, UNINDO OS MATERIAIS DOS ALUNOS, ELABORANDO CAPA, PREF?CIO, APRESENTA??O E AS DEVIDAS FORMATA??ES. O LIVRETO (FIGURA 1) SOCIALIZA UM CONJUNTO DE RECURSOS DID?TICOS, ORGANIZADOS NA FORMA DE M?DULOS DE ATIVIDADES, VOLTADAS AO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA. OS M?DULOS EST?O ORGANIZADOS DA SEGUINTE FORMA: INTRODU??O, OBJETIVOS, MATERIAIS E EXPLORA??O DID?TICA. AL?M DO LIVRETO, COM O AUX?LIO DE UM DOS ALUNOS, FOI ELABORADO UM BLOG QUE APRESENTA ALGUNS RECURSOS DE FORMA MAIS DETALHADA, COM OP??ES DE IMPRESS?ES DE JOGOS E MATERIAIS. FIGURA 1: CAPA DO LIVRETO PRODUZIDO OS RECURSOS DISPONIBILIZADOS NO LIVRETO ABORDAVAM AS SEGUINTES TEM?TICAS: R?PTEIS, C?LULAS, BACT?RIAS, PIR?MIDE ALIMENTAR, SISTEMA GENITAL, SISTEMA DIGESTIVO, SISTEMA CIRCULAT?RIO, SISTEMA IMUNOL?GICO, SISTEMA ARTICULAR E SISTEMA SOLAR. NESTA PERSPECTIVA, FOI ORGANIZADO UM WORKSHOP PARA PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA DO MUNIC?PIO (ETAPA 8), A FIM DE SOCIALIZAR OS JOGOS E RECURSOS DID?TICOS PRODUZIDOS. DADOS OBTIDOS NA AVALIA??O (ETAPA 9) TANTO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES, COMO DOS ALUNOS DA LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIPAMPA APRESENTAVAM QUE O EVENTO TINHA ALCAN?ADO O SEU OBJETIVO. PALAVRAS CHAVE: ENSINO DE CI?NCIA, ENSINO DE BIOLOGIA, RECURSO DID?TICO, JOGO DID?TICO, FORMA??O DE PROFESSORES. AGRADECIMENTOS AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIPAMPA PELO EMPENHO NA ELABORA??O DOS RECURSOS. AOS ALUNOS E PROFESSORES DO CAMPUS S?O GABRIEL DA UNIPAMPA QUE COLABORARAM COM A REALIZA??O DO WORKSHOP. AOS PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA DE S?O GABRIEL PELA ACOLHIDA E PARTICIPA??O NO WORKSHOP. REFER?NCIAS COSTA, A. C. G. PROTAGONISMO JUVENIL: ADOLESC?NCIA, EDUCA??O E PARTICIPA??O DEMOCR?TICA. SALVADOR: FUNDA??O ODEBRECHT, 2000. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. ENSINO DE CI?NCIAS: FUNDAMENTOS E M?TODOS. 4 ED. S?O PAULO: CORTEZ, 2011. GUIMAR?ES, LUCIANA RIBEIRO. ATIVIDADES PARA AULAS DE CI?NCIAS: ENSINO FUNDAMENTAL, 6? AO 9? ANO. S?O PAULO: NOVA ESPIRAL, 2009. KRASILCHIK, M. 2004. PR?TICA DO ENSINO DE BIOLOGIA. EDITORA EDUSP, 2004. LIB?NEO; J. C. DID?TICA. S?O PAULO: CORTEZ, 1994."
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Espiral de Aprendizagem"

1

De Moura, Fábio F., Lucas M. Franco, Sara L. De Melo et Márcia A. Fernandes. « Evolução das Inteligências Múltiplas pelo Método da Espiral de Aprendizagem de Kolb utilizando PSO ». Dans XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.848.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Araújo, Luis Gustavo Jesus, Bianca Leite Santana et Roberto Almeida Bittencourt. « Computação e o Mundo : Uma Proposta de Educação em Computação para o Nono Ano do Ensino Fundamental II ». Dans Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.21.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo descreve uma proposta curricular e um livro didático de computação para o nono ano do Ensino Fundamental II brasileiro, construídos a partir de diretrizes e referenciais curriculares da área, objetivando popularizar a adoção da computação na educação básica. O livro combina simulações em uma linguagem de blocos, manipulação de imagens através de uma linguagem de programação textual, o desenvolvimento de jogos textuais e a construção de protótipos baseados em hardware livre, utilizando contextos familiares aos estudantes e uma abordagem de aprendizagem em espiral.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Santana, Bianca Leite, Luis Gustavo Jesus Araujo et Roberto Almeida Bittencourt. « Computação e Sociedade : Uma Proposta de Educação em Computação para o Oitavo Ano do Ensino Fundamental II ». Dans Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.81.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho apresenta uma proposta curricular e um livro didático de computação para o oitavo ano do ensino fundamental II brasileiro, baseados em diretrizes e currículos de referência da área. Estes materiais objetivam contribuir para a popularização da computação na educação básica. O livro combina o uso de sistemas colaborativos, uma reflexão sobre redes sociais online, robótica educacional, programação através de linguagens de blocos e uma introdução a uma linguagem textual de programação, usando contextos que proveem feedback imediato e uma abordagem de aprendizagem em espiral.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

MAGALHÃES, ALINE MIGUELIS FALCÃO, et CRISTIANE MENDES DE SOUZA CORBAGE. « DO REFORÇO ESCOLAR À ESPECIALIZAÇÃO CONTINUADA : OPORTUNIDADES E DESAFIOS ». Dans 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.57083.

Texte intégral
Résumé :
A PROPOSTA DESTE TRABALHO É APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PROJETOS DESENVOLVIDOS NA BUSCA PELO APRIMORAMENTO DO ENSINO MILITAR,A NÍVEL DE ENSINO MÉDIO. INICIALMENTE FOI CRIADO O PROJETO PILOTO DE REFORÇO ESCOLAR E, A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI DESENVOLVIDO O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DA ESPECIALIZAÇÃO CONTINUADA, VOLTADO PARA APLICAÇÃO EM MAIOR ESCALA, NA MODALIDADE EAD. O REFERENCIAL TEÓRICO É FEITO COM BASE NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE BRUNER, QUE TRATA DO CURRÍCULO EM ESPIRAL, DE FORMA QUE É SEMPRE POSSÍVEL APRESENTAR OS CONTEÚDOS AOS ALUNOS, DESDE QUE DE FORMA ADEQUADA ÀS SUAS REPRESENTAÇÕES, RETOMANDO-OS MAIS TARDE, A NÍVEIS DE REPRESENTAÇÃO MAIS ELABORADOS, TAL COMO OCORRE NO ENSINO POR COMPETÊNCIAS. NO SENTIDO DE EXPLORAR AS ESTRATÉGIAS ATIVAS NO EAD, FORAM EMPREGADOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE, POR MEIO DO QUAL OS TUTORES-CONTEUDISTAS ATUALIZAM PERIODICAMENTE O CONTEÚDO DIGITAL, PARA QUE AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS INCORPORADAS NO COTIDIANO DO ALUNO POSSAM ESTAR SEMPRE TRAZENDO NOVAS POSSIBILIDADES NA BUSCA POR MELHORIAS NA QUALIDADE DO ENSINO E NAS RELAÇÕES SOCIAIS ESTABELECIDAS, ALÉM DA EXPERIÊNCIA VIRTUAL DESEJADA.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

MAGALHÃES, ALINE MIGUELIS FALCÃO, et CRISTIANE MENDES DE SOUZA CORBAGE. « DO REFORÇO ESCOLAR À ESPECIALIZAÇÃO CONTINUADA : OPORTUNIDADES E DESAFIOS ». Dans 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.57083.

Texte intégral
Résumé :
A PROPOSTA DESTE TRABALHO É APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PROJETOS DESENVOLVIDOS NA BUSCA PELO APRIMORAMENTO DO ENSINO MILITAR,A NÍVEL DE ENSINO MÉDIO. INICIALMENTE FOI CRIADO O PROJETO PILOTO DE REFORÇO ESCOLAR E, A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI DESENVOLVIDO O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DA ESPECIALIZAÇÃO CONTINUADA, VOLTADO PARA APLICAÇÃO EM MAIOR ESCALA, NA MODALIDADE EAD. O REFERENCIAL TEÓRICO É FEITO COM BASE NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE BRUNER, QUE TRATA DO CURRÍCULO EM ESPIRAL, DE FORMA QUE É SEMPRE POSSÍVEL APRESENTAR OS CONTEÚDOS AOS ALUNOS, DESDE QUE DE FORMA ADEQUADA ÀS SUAS REPRESENTAÇÕES, RETOMANDO-OS MAIS TARDE, A NÍVEIS DE REPRESENTAÇÃO MAIS ELABORADOS, TAL COMO OCORRE NO ENSINO POR COMPETÊNCIAS. NO SENTIDO DE EXPLORAR AS ESTRATÉGIAS ATIVAS NO EAD, FORAM EMPREGADOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE, POR MEIO DO QUAL OS TUTORES-CONTEUDISTAS ATUALIZAM PERIODICAMENTE O CONTEÚDO DIGITAL, PARA QUE AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS INCORPORADAS NO COTIDIANO DO ALUNO POSSAM ESTAR SEMPRE TRAZENDO NOVAS POSSIBILIDADES NA BUSCA POR MELHORIAS NA QUALIDADE DO ENSINO E NAS RELAÇÕES SOCIAIS ESTABELECIDAS, ALÉM DA EXPERIÊNCIA VIRTUAL DESEJADA.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie