Littérature scientifique sur le sujet « Formação através do Cuidado »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Formação através do Cuidado ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Formação através do Cuidado"

1

Castro, Magda Ribeiro de, et Nébia Maria Almeida de Figueiredo. « O estado da arte sobre cuidado ao idoso : diagnóstico da produção científica em enfermagem ». Physis : Revista de Saúde Coletiva 19, no 3 (2009) : 743–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312009000300011.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como objetivos: identificar, nos resumos de pesquisas científicas, como o cuidado ao idoso foi abordado; e discutir o cuidado retratado nessas pesquisas. Trata-se de estudo bibliográfico, quantitativo, realizado através de 53 resumos científicos abordando o cuidado ao idoso, publicados no período de 1993 a 2005 nas bases de dados Lilacs, Medline, BDENF e Capes. Como resultado, foi possível identificar que o cuidado ao idoso foi abordado sob várias vertentes, com destaque para o "cuidador familiar no domicílio", a necessidade de investir na "formação/qualificação profissional", a importância da "atuação do enfermeiro" e a aplicabilidade da "teoria transcultural" no cuidado ao idoso. As evidências deste estudo apontam medidas necessárias e adequadas para o momento de transição que vivemos, envolvendo a necessidade premente de investimento na qualificação profissional de trabalhadores que cuidam dessa clientela e no conhecimento e esclarecimento da população em geral sobre questões pertinentes ao envelhecimento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Barrêto, Anne Jaquelyne Roque, Anna Luisa Figueiredo Evangelista, Lenilde Duarte de Sá, Sandra Aparecida de Almeida, Jordana de Almeida Nogueira et Ana Maria Cavalcante Lopes. « Gestão do cuidado à tuberculose : da formação à prática do enfermeiro ». Revista Brasileira de Enfermagem 66, no 6 (décembre 2013) : 847–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672013000600006.

Texte intégral
Résumé :
O estudo objetivou analisar a relação entre a formação do enfermeiro e as ações direcionadas à gestão do cuidado à tuberculose. De natureza qualitativa, foi realizada em um dos municípios da região metropolitana de João Pessoa-PB. Participaram do estudo dez enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada em fevereiro de 2010 através de um roteiro de entrevista semiestruturado. Para análise do material empírico, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Nos depoimentos dos enfermeiros há predominância da temática TB no espaço hospitalar, abordando tanto a superficialidade quanto o distanciamento do cuidado à TB no que concerne à relação entre a teoria e a prática, e a ausência de cuidados direto ao doente de TB durante a formação; a organização dos serviços aponta para uma prática mecanicista e tarefeira. Há necessidade das instituições formadoras se aproximarem dos serviços de saúde, numa relação dialógica, para melhor organizar os espaços de aprendizagem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Costa, Isabela Gonçalves, Raimundo Augusto Martins Torres, Joana Darc Martins Torres, Breno da Silva Albano, Samuel Ramalho Torres Maia et Luna Morgana de Oliveira Moraes. « Discursos das juventudes universitárias sobre as políticas de saúde com a população LGBTQIA+ através dos web seminários ». Research, Society and Development 10, no 7 (22 juin 2021) : e29810716580. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16580.

Texte intégral
Résumé :
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação possibilitaram o ensino nas escolas e universidades devido às restrições sanitárias causadas pela pandemia da Covid-19. Todavia, o canal online, Web Rádio AJIR, que contabiliza 13 anos de fundação com experiências na produção da comunicação com as juventudes através de programas, web aulas, web seminários, cursos online e entre outras estratégias pedagógicas de promoção do web cuidado educativo em saúde mesmo antes da pandemia, se fortaleceu ampliando seus dispositivos de saberes na formação profissional em saúde. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar discursos das juventudes universitárias mediadas nas produções dialógicas dos web seminário, acerca da População LGBTQIA+, desenvolvidos na disciplina de Políticas e Saberes em Saúde Coletiva da graduação em Enfermagem. Esta pesquisa se caracterizou como documental, descritiva e qualitativa, com a participação de 56 jovens que produziram perguntas-discursos que denotando lacunas destes conteúdos na formação e prática profissional no cotidiano da assistência direta no Sistema Único de Saúde, sendo requisitados mais conteúdos sobre os cuidados em saúde para com a população que reivindica à equidade, a integralidade e acesso universal à assistência nos serviços de saúde como direito humano. Concluiu-se, que ao abordar as políticas de equidade com universitários despertou a compreensão para o cuidado ampliado e a utilização das tecnologias digitais da comunicação como produtores de práticas de web cuidado, além de considerar às histórias de vidas, as singularidades, o respeito à diversidade sexual, de gêneros e a dignidade humana de LGBTQIA+.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Chrizostimo, Miriam Marinho, et Célia Pereira Caldas. « Formação profissional de enfermeiro gerontológico : revisão integrativa ». Research, Society and Development 10, no 11 (5 septembre 2021) : e426101119813. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19813.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo da pesquisa foi analisar a formação profissional na área da gerontologia, por meio das produções científicas para o reconhecimento das estratégias de ensino utilizados na educação em enfermagem geriátrica, tanto para a qualidade do cuidado do enfermeiro em relação à família como o de cuidadores familiares. O método utilizado foi a Revisão Integrativa da Literatura qualitativa realizada de julho a agosto de 2020. Através da combinação de operadores booleanos “and” e “or”, identificou-se cinquenta produções científicas, porém, oito atendiam os requisitos do estudo tendo em vista os critérios de inclusão/exclusão. No ensino da gerontologia, a formação dos estudantes de enfermagem deve ser fortalecida por métodos e estratégias de aprendizagem voltados para o desenvolvimento do conjunto de competências para o cuidado. Entretanto, a educação em enfermagem está relacionada com a extensão de resultados significativos da formação profissional, o processo de cuidar da pessoa idosa e a qualidade do cuidado familiar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Fortes, Sandra, Alice Menezes, Karen Athié, Luiz Fernando Chazan, Helio Rocha, Joana Thiesen, Celina Ragoni, Thiago Pithon et Angela Machado. « Psiquiatria no século XXI : transformações a partir da integração com a Atenção Primária pelo matriciamento ». Physis : Revista de Saúde Coletiva 24, no 4 (décembre 2014) : 1079–102. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312014000400006.

Texte intégral
Résumé :
A lacuna de cuidados em Saúde Mental (SM) é um problema mundial. A Atenção Primária à Saúde (APS) é a base para estruturação da rede assistencial integral que o solucione. Sua integração com a Psiquiatria é parte deste desafio. Partindo da pergunta norteadora "Como vem sendo desenvolvida a inserção da APS no cuidado em Saúde Mental através da integração com a Psiquiatria pelo Matriciamento?", este artigo analisa a participação da Psiquiatria na organização da assistência em saúde mental centrada na APS, dentro de um modelo integral de cuidado em saúde. Foi utilizada metodologia qualitativa baseada na problematização da integração do Psiquiatra com as equipes da Estratégia de Saúde da Família no processo de matriciamento, sistematizam-se as experiências e conhecimento desenvolvidos pelos autores nos projetos do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em APS da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A partir dos referenciais conceituais dos Cuidados Colaborativos, Apoio Matricial, Matriciamento e Cuidado Integral, e da caracterização das demandas clínicas de SM mais frequentes na APS, discutem-se as repercussões destes na estruturação do cuidado em SM, na formação médica e na transformação da Psiquiatria. Conclui-se que a APS é um novo campo de atuação da Psiquiatria trazendo desafios importantes para a formação e a assistência em SM.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Vieira, Alcivan Nunes, et Lia Carneiro Silveira. « O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro : saberes, práticas e modos de subjetivação ». Escola Anna Nery 15, no 4 (décembre 2011) : 776–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452011000400017.

Texte intégral
Résumé :
O cuidado e a clínica são imanentes ao trabalho do enfermeiro, e a forma como eles são concebidos norteia a formação e a produção do cuidado. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as concepções e as bases teóricas de clínica e de cuidado que norteiam a formação do enfermeiro. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem. Os dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise do discurso. Na formação, evidenciou-se uma produção de sentidos acerca destes conceitos enquanto atenção à doença, embora os sujeitos reconheçam que eles podem ser pensados em outras perspectivas. A análise revelou que esses conceitos não correspondem apenas a uma apreensão de referenciais teóricos, mas que se consolidam a partir da vivência da clínica e do cuidado nas relações entre docentes e discentes, e com os serviços de saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Valério, Miriam Cristina José, Daniele Niejelski Melechenko, Geise Patrícia Henrique de Melo, Inara Fernandes dos Santos, Maria Eduarda Frederico do Rosário et Rafaela Prestes de Souza. « Educação interprofissional através do projeto terapêutico singular no PET-Saúde/ interprofissionalidade ». Saúde e meio ambiente : revista interdisciplinar 9, Supl.1 (1 décembre 2020) : 55–56. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v9isupl.1.3425.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: As metodologias ativas são imprescindíveis na formação do profissional da saúde, a fim de formar profissionais críticos, resolutivos e conhecedores das realidades sociais. Estas metodologias de ensino, colocam o aluno, como centro do processo de ensino aprendizagem, estimulando-o a desenvolver seu de conhecimento. Ao ultrapassar o modelo bancário de ensino, se promove a formação de profissionais destituídos da mecanicidade e que perpassam aos limites da reprodução das habilidades. O acompanhamento de uma atividade na prática é um meio didático capaz de produzir aprendizado significativo, pois instiga o aluno a buscar conhecimento teórico já adquirido ao longo de sua formação acadêmica e aprimora conceitos ainda vagos1. Tradicionalmente, a terapia utilizada para os indivíduos tinha como foco principal apenas a sua patologia, esse modelo vem sofrendo alterações que buscam propor um cuidado integral considerando a particularidade de cada sujeito. Assim, o Projeto Terapêutico Singular (PTS) é utilizado pelos profissionais como uma ferramenta que busca propor um cuidado integral a cada usuário, considerando sua necessidade de saúde, através de uma equipe interprofissional que coloca o indivíduo no centro da atenção de sua saúde, tornando-se fundamental a participação de cada membro, permitindo a troca de saberes e conhecimento2,3. Sendo assim, usar o PTS como metodologia ativa de ensino, se apresenta favorável a formação acadêmica. Objetivo: Relatar a experiência do PTS, como metodologia de aprendizagem. Metodologia: Usar a experiência obtida durante uma vivência do PET Saúde, no acompanhamento de uma consulta domiciliar a um paciente do sexo masculino, 80 anos, acamado e portador de Doença Crônica Não Transmissível, pós AVC, usuário de sonda vesical de demora, gastrostomizado. Através do através do PTS, o tratamento do paciente foi revisto e reajustado, assim como os conceitos relativos a fisiopatologia e terapêutica foram aprofundados. Resultados: O acompanhamento do atendimento domiciliar permitiu observar a importância do trabalho interprofissional para a melhora do caso clínico. Percebe-se que o PTS foi indispensável para delinear o tratamento, conforme a necessidade do paciente. Os cuidados familiares foram simplificados, pela frequência semanal das visitas. Através da metodologia se pode revisar conceitos aprendidos e incorporar novos, que tornaram o processo ensino aprendizagem significativo, facilitando a vinculação da teoria com a prática. Considerações Finais: O PTS é importante em algumas situações, sendo uma forma de promover métodos que visam auxiliar o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo/família. Através da metodologia ativa de aprendizagem, é possível revisar, reforçar e incorporar conceitos, dando maior significado ao processo de ensino aprendizagem. Palavras-chave: Consulta domiciliar. Equipe multiprofissional. Atenção Básica. Aprendizado Contextualizado. Aprendizagem na Prática.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Avello Schirmer, Caticiane, Hilda Maria Barbosa de Freitas, Daiany Saldanha da Silveira Donaduzzi, Rosangela Marques Machado, Andrieli Berger Da Rosa et Fernanda Almeida Fettermann. « CUIDADOS PALIATIVOS EM UM PRONTO SOCORRO PEDIÁTRICO : PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ». Vivências 16, no 31 (29 juin 2020) : 235–44. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.112.

Texte intégral
Résumé :
Objetivos:compreender como a equipe de enfermagem se sente diante do cuidado paliativo à criança e ao adolescente internados em um Pronto Socorro Pediátrico. Materiais e método: pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratório. A coleta de dados ocorreu no período de 20 de setembro a 14 de novembro de 2018, através de entrevista semiestruturada, com 11 profissionais de enfermagem lotados em um Pronto Socorro Pediátrico de um hospital de ensino de grande porte localizado na região central do estado e após os dados foram submetidos à análise de conteúdo temático. Resultados: demonstram que os profissionais reconhecem os cuidados paliativos como uma alternativa para um cuidado mais humanizado, digno e respeitoso ao paciente sem possibilidades terapêuticas de cura. Conclusão: relatam dificuldade na prestação destes cuidados, visto a deficiência tanto na formação profissional quanto nas capacitações setoriais referentes à morte e aos cuidados paliativos, além de não considerarem o ambiente no qual atuam, adequado para realização dos cuidados paliativos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Barreto, Alexandre Franca. « Praticas Integrativas e Complementares como ética da sensibilidade no cuidado humano ». JMPHC | Journal of Management & ; Primary Health Care | ISSN 2179-6750 8, no 2 (22 août 2018) : 181–202. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v8i2.525.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a ética no cuidado das Práticas Integrativas e Complementares (PIC). Nossa opção é afirmar uma ética da sensibilidade que atravessa o campo das PICs e que permite sua existência e ascensão na contemporaneidade à revelia da doxa dominante na saúde protagonizada pela racionalidade biomédica. Entretanto, as fronteiras não são tão rígidas na vida prática, o lugar de cuidador e de quem recebe o cuidado é ambivalente, ele se dá na experiência que atravessa as margens de diversas racionalidades e práticas de cuidado. Adotamos o testemunho como método para aprofundar este lugar híbrido da existência humana na saúde. Um dos testemunhos coloca como marcadores desta ética da sensibilidade o vínculo seguro, o trabalho de si e a experiência encarnada de cuidado. No segundo testemunho vemos a importância da transmissão desta ética da sensibilidade pela formação humana do profissional da saúde. A conclusão aponta que a ética da sensibilidade permeia o campo da PICs através do cuidado humanizado e dos recursos objetivos em seus processos de formação terapêutica que focalizam em dimensões sensíveis e profundas do humano. Entretanto, diante de um processo de institucionalização e possíveis capturas que transformem as PICs em mais um produto no mercado da saúde/doença, a ética da sensibilidade deve se atualizar a cada novo vínculo de cuidado, é a sustentação cotidiana da sensibilidade em cada nova relação e ato que poderá suportar esta dimensão ética no interior deste campo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Lira, Jayara Mikarla de, Flávia Rayonara Santana da Silva, Henry Walber Dantas Vieira, Maria Neyrian de Fatima Fernandes et José Jailson de Almeida Júnior. « A vivência discente na formação em saúde nos espaços extramuros universitários ». Research, Society and Development 9, no 11 (6 novembre 2020) : e1149119522. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9522.

Texte intégral
Résumé :
A instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, demandou um novo modelo de promoção à saúde, o que exige um perfil diferenciado na educação dos profissionais de saúde através do compromisso com os princípios e diretrizes do SUS e com o cuidado além do processo patológico. O SUS passa a ser norteador na educação dos profissionais de saúde, o que exige das instituições de ensino superior voltar a formação em saúde para o compromisso com a realidade sócio-sanitária. Este estudo tem como objetivo avaliar a experiência discente na vivência extramuros proporcionadas pela disciplina Saúde e Cidadania (SACI). Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo a partir de grupos focais submetidos à técnica de análise de conteúdo com auxílio do software IRAMUTEQ. Os discursos dos discentes emergiram de experiências sensíveis e reconhecedoras da relevância da integralidade do cuidado e do trabalho em equipe para uma assistência mais ampla a população. Conclui-se que através de transformações nas estruturas curriculares norteadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde permitem que vivências como a SACI integrem a formação dos profissionais de saúde e contribuam para uma mudança no fazer saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Thèses sur le sujet "Formação através do Cuidado"

1

Reis, Leonardo Rangel dos. « Entre o sentido do cuidado e o cuidado do sentido : dispositivos formativos, controles e sinuosidades de um novo individualismo na cultura contemporânea ». Faculdade de Educação, 2011. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18426.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2015-11-26T16:26:42Z No. of bitstreams: 1 Leonardo Rangel_Versão final.pdf: 2923200 bytes, checksum: e15291f0a586b29fab1ed109127f4d51 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-12-18T14:28:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Leonardo Rangel_Versão final.pdf: 2923200 bytes, checksum: e15291f0a586b29fab1ed109127f4d51 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-18T14:28:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leonardo Rangel_Versão final.pdf: 2923200 bytes, checksum: e15291f0a586b29fab1ed109127f4d51 (MD5)
A presente dissertação é resultado de reflexões no campo da Educação, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. O estudo tem a tradição filosófica com base na sua configuração metodológica e emerge em meio aos objetos que vêm construindo o campo específico dos processos formativos. Neste caso, procuramos compreender de que modo a subjetividade vem sendo problematizada e quais suas implicações na vida/formação dos seres humanos. Tal investigação surgiu a partir das inquietações e provocações tencionadas pela problemática que parece a ssumir nos dias de hoje, quase a força de um princípio categórico, e que pode ser traduzida nas expressões: “A vida como obra”, “A vida como projeto”, ou ainda, na expressão mais utilizada no campo da educação: “Ser ou tornar-se autor de sua própria vida”; afirmação que ressalta o caráter de agência dos processos subjetivos e assinala a tendência contemporânea do fenômeno de ampliação dos espaços outrora tidos como da ordem da “interioridade”, “intimidade” ou do “privado”. Pois, a modernidade que se iniciou com o processo da I Revolução Industrial, modificou-se drasticamente com as posteriores revoluções empreendidas no modo de produção capitalista. Em grande parte, essas transformações foram impulsionadas pela introdução de novas tecnologias. Deste modo, os processos formativos emergentes apontam para toda uma reconfiguração dos espaços e dos tempos, tanto os exteriores quanto os interiores, e nos levam rumo a novos tipos de embate, rumo a novas formas de se fazer e experimentar a vida, o mundo, o trabalho, a educação, a política etc. Utilizando o cuidado como um dispositivo fundante e um dos modos prioritários de se situar no mundo em nossa atualidade, o presente trabalho tem como escopo uma problematização da relação entre o conhecimento e o modo de subjetivação dominante na cultura ocidental, no intuito de caracterizar suas influências na fundação das perspectivas formativas, com o propósito de levantar alguns impasses e armadilhas legadas pelo projeto iluminista. Ao fim dessa jornada, compreendemos que a referência aos valores constitui hoje, uma das mais importantes fontes de transcendência, e talvez uma das últimas, a nos convidar a viver e reconstruir os sentidos da vida, em suas dimensões individuais e coletivas, em um tipo de formação centrada no cuidado e no princípio de mais vida.
ABSTRACT This dissertation is a result of some thoughts about the education field developed in the Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (Master’s Program of Education at Federal University of Bahia ). The study uses a philosophical tradition as the basis of the theoretical method. It emerges from events which are building the specific research field of formative procedures. At this case, we are looking to understand how subjectivity has been questioned, and what are it life’s implications in the formation of the human being. The investigation has started with questioning issues, about life as a project or a masterpiece. Furthermore, these issues can be known within the Education field by the expressions: “To be or become the author of your own life”. Such an assertion highlights the human agency in the subjective process, and points out the contemporary tendency of the enlargement of the spaces once understood and called “privacy”, “intimacy” and “inner behavior”. Modernity started after the First Industrial Revolution and changed drastically the other capitalist revolution that was about to come. Theses transformations were largely motivated by the introduction and improvement of new technology. Thus, the ruse of formative procedures shows the new set of time and space, both inner and outside processes of development, taking us to new ways of experiencing life, trying different worlds, others concepts of job, education, politics, etc. Using care as a base apparatus, and also as one of the most important ways in which one fits into this world, this research has the purpose to debate the relationship between knowledge and dominant and occidental processes of subjectivity. My goal is to feature the influences in the formative perspectives foundation in order to bring up the traps and impasses of the Enlightment’s legacy. At the end it is possible to realize that the value references compose, nowadays, the most relevant transcendental source, or one of the last invitations to live and rebuild life’s meanings in its collective and individual aspects, focused on care and the principle of more life.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Rebouças, Lyra Cândida Calhau. « A integralidade do cuidado na formação da enfermeira ». Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da UFBA, 2007. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9566.

Texte intégral
Résumé :
98f.
Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-03T18:41:28Z No. of bitstreams: 1 Rebouças_Dissertacao.pdf: 1791430 bytes, checksum: c16e1adca29e9c0da3bfc2b8c28c45ad (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-04-09T16:13:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rebouças_Dissertacao.pdf: 1791430 bytes, checksum: c16e1adca29e9c0da3bfc2b8c28c45ad (MD5)
Made available in DSpace on 2013-04-09T16:13:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rebouças_Dissertacao.pdf: 1791430 bytes, checksum: c16e1adca29e9c0da3bfc2b8c28c45ad (MD5) Previous issue date: 2007
A integralidade do cuidado no processo de formação da enfermeira é um estudo realizado com doze docentes e nove discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma cidade do interior do estado da Bahia. Neste trabalho busquei analisar o princípio da integralidade do cuidado à saúde nas práticas curriculares desenvolvidas no processo de formação da enfermeira, através da noção de integralidade trazida pelos entrevistados, bem como evidências de aproximações e distanciamentos do princípio nas práticas curriculares. Utilizei como referencial teórico a produção científica do LAPPIS. No percurso metodológico, utilizei a abordagem qualitativa, com coleta de dados através da técnica de grupo focal. Para trabalhar os dados coletados, utilizei a análise temática, onde identifiquei cinco unidades temáticas: Compreensão da Integralidade do cuidado, Conhecimento do SUS, Acolhimento, Trabalho em equipe, Equilíbrio entre as áreas clinica e preventivas. Os resultados evidenciaram que as noções acerca de integralidade trazidas pelos informantes são bem restritas, se considerarmos os complexos sentidos que a literatura tem atribuído a esse princípio. Há uma valorização dos aspectos legais do SUS em detrimento dos seus princípios e formas práticas e possíveis de aplicação cotidiana. A qualidade do cuidado prestado ao usuário durante a prática curricular é influenciada pelo pouco tempo, pela alta demanda e pela supervalorização da técnica. Ficou evidente também uma desvalorização do trabalho em equipe, à medida que cada profissional oferece a sua assistência dentro do campo de conhecimento que possui, e ainda haver no curso um enfoque mais acentuado na saúde coletiva, o que leva a formação de profissionais pouco qualificados para atuar na área hospitalar. Esses achados nos remete a refletir, que devemos rever e aprofundar as práticas didático-pedagógicas que vem sendo utilizadas no processo de formação profissional para o setor saúde, no sentido de que estas tem se dado de maneira tradicional, pontual e desarticulada do contexto social, com poucas possibilidades de formar sujeitos com capacidade crítica e propositiva para atuarem nos espaços sociais, para transformar a organização das práticas e construir serviços institucionais que visem a consolidação de políticas sociais mais universalizantes, justas e integrais.
Salvador
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Conceição, Eliana Figueiredo da. « Entendimento sobre o cuidar/cuidado para enfermeiras ». www.pgenf.ufba.br, 2006. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12507.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Mendes Márcia (marciinhamendes@gmail.com) on 2013-08-05T13:58:18Z No. of bitstreams: 1 DISSER_PGENF_194_ELIANA FIGUEIREDO.pdf: 671975 bytes, checksum: adc6e732fc64b5e1ee6d982043f788fb (MD5)
Approved for entry into archive by Flávia Ferreira(flaviaccf@yahoo.com.br) on 2013-08-08T19:40:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSER_PGENF_194_ELIANA FIGUEIREDO.pdf: 671975 bytes, checksum: adc6e732fc64b5e1ee6d982043f788fb (MD5)
Made available in DSpace on 2013-08-08T19:40:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSER_PGENF_194_ELIANA FIGUEIREDO.pdf: 671975 bytes, checksum: adc6e732fc64b5e1ee6d982043f788fb (MD5) Previous issue date: 2006-05-31
Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, com o objetivo de conhecer o entendimento do cuidar para enfermeiras de um hospital público da cidade de Feira de Santana-Ba. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada entrevista semi-estruturada com 23 sujeitos. Para tratamento dos dados foi empregada a técnica de análise de Conteúdo de Bardin (2004). Após transcrição das fitas, organização dos dados para obter as unidades de registro, emergiram dos depoimentos dos sujeitos duas grandes categorias, o entendimento sobre o cuidar/cuidado e influências da formação para o cuidar. Na primeira categoria o cuidar perpassa pela visão tecnicista, de realizar procedimento, centrado na doença, como forma de ajudar, com a valorização da técnica; cuidar é promover o bem estar e educar; assistir ao paciente nos seus aspectos holísticos; cuidar é atendimento às necessidades básicas afetadas, quando elas estão em desequilíbrio; cuidar é relacional; cuidar é se colocar no lugar do outro; cuidar é ver o outro na sua integralidade, para estes sujeitos o cuidar tem uma visão mais ampliada voltada para a integralidades das ações, e nessa perspectiva cuidar é ouvir o outro, entendê-lo e compartilhar vivências e experiências, incluindo a visão de mundo e do saber dos sujeitos como parte de uma relação inter-pessoal entre a pessoa que cuida e o sujeito que recebe os cuidados que fazem parte do processo de cuidar. A segunda grande categoria presente nos discursos dos sujeitos refere-se às influências da formação para o cuidar. De acordo com a visão dos sujeitos a formação acadêmica foi polarizada entre o conhecimento científico e a prática voltada para o tecnicismo visando a realização de procedimentos e aperfeiçoamento de novas tecnologias como forma de tratar a doença. Revelaram, ainda, que a formação foi fundamental para a associação da teoria à prática necessárias à formação de competências para o cuidar. Neste contexto, o cuidado foi entendido como humanizado, relacional e a formação contribuiu para que se tornassem profissionais éticos, cidadãos críticos, com sensibilidade para o cuidar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Nörnberg, Marta. « Palpitações indizíveis : o lugar do cuidado na formação de professores ». reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2008. http://hdl.handle.net/10183/14835.

Texte intégral
Résumé :
Esta tese investiga o lugar do cuidado na formação de professores. Vale-se da construção de uma reflexão transdisciplinar que, estruturada e sustentada desde a Filosofia, a Teologia, a Antropologia e a Pedagogia, articula uma perspectiva teórico-conceitual que mostra possibilidades que emergem dos processos de formação de professores. Assume os preceitos e procedimentos da fenomenologia para apresentar e tecer a trama sobre algumas questões centrais do processo educativo: o Cuidado, a Espiritualidade e a Ética-Estética-Existencial do viver humano. Toma a hermenêutica como técnica para interpretar e construir o sentido da palavra que brota desde os Relatórios de Estágio. Estes foram analisados para constituir e apresentar o lugar do cuidado na formação de professores. Da descrição de situações que compõem a forma de ver e estar enquanto professora-formadora, apresenta e sustenta a Espiritualidade e o Cuidado como palpitações que pululam nos processos de formação. Nos Relatórios de Estágio, o Cuidado é encontrado, está materializado e fica configurado nas diferentes situações do cotidiano da Escola. Da análise interpretativa dos Relatórios de Estágio, resulta a compreensão de que o lugar do Cuidado na formação de professores revela a centralidade da Instituição Escolar como forma de acolher existências, mediante o educar e ensinar, o controlar e o resguardar, tarefas primordiais da Escola e da professora, mostrando que há, na Instituição escolar, espaço e tempo para o que é próprio da efervescência da convivência. Trata-se do Cuidado que se apresenta desde as reflexões, aprendido desde a ação, desde a reflexão. O que aqui se apresenta como tese é o lugar do Cuidado que se reflete no em-se-fazendo-professora-na-da-escola.
This thesis investigates the place of care in the formation of teachers. Availing itself of the construction of a transdisciplinary reflection, which is structured and sustained by Philosophy, Theology, Anthropology and Pedagogy, a theoretical-conceptual perspective is articulated that discloses possibilities emerging from the teacher formation processes. Assuming the precepts and procedures of phenomenology, the dissertation introduces and explores some central issues of the educational process: Care, Spirituality and the Ethics-Esthetics-Existence of human life, while taking hermeneutics as a technique for interpreting and constructing the meaning of the word that surfaces from teaching internship reports, which were analyzed in order to constitute and outline the place of Care in the formation of teachers. By describing situations that make up the manner of seeing and being of a teacher-moulder, the thesis presents and maintains Spirituality and Care as palpitations that sprout up in the formation processes. Care is found within the teaching internship reports, where it materializes and is configured in the different everyday school situations. From the interpretative analysis of the internship reports we derive the understanding that the place of Care in the formation of teachers reveals the centrality of the School Institution as a way of sheltering existences, by educating, teaching, controlling and guarding, all of which are primordial tasks of the school and the teacher, demonstrating that the school institution holds both space and time for what is inherent to the effervescence of togetherness. This is the Care that arises from reflections, that is learned out of action, out of reflection. What we here present as a thesis is the place of Care that is reflected in the process-of-becoming-a-teacher-in-school.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Costa, Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da. « O cuidado como trabalho e o cuidado de si no trabalho de enfermagem / ». Florianópolis, SC, 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78051.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
Made available in DSpace on 2012-10-17T09:55:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T00:10:16Z : No. of bitstreams: 1 138996.pdf: 2633890 bytes, checksum: a2a7df420029f087ac5ec97a7d2ac616 (MD5)
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Gerber, Anabel Priebe de Souza. « O bem-estar na docência : o cuidado em si através da arte ». Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007. http://hdl.handle.net/10923/2740.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:50:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000403744-Texto+Completo-0.pdf: 3594768 bytes, checksum: 1469514c395375ca98a7734bce0a2714 (MD5) Previous issue date: 2007
This paper tries to investigate artistic activity as a way to develop technologies of the self in perspective with an aesthetic of the existence focusing teaching welfare. We tried to verify how artistic activity developed by teachers helps to constitute self-care and a life-style capable to promote and support welfare. Initially, we proceed to make a short study on the malaise in civilization and its possible connections with teaching malaise as well, in order to approach teaching welfare. We assume artistic activity here as a coping strategy. This study makes use of qualitative methodology through bibliographic research and life narratives, according with the Content Analysis Method as described by Bardin. Half-structured interviews have been made with 5 teachers from the public school system in Rio Grande do Sul, who were issues from diverse fields of knowledge and institutions. Artistic activity is taken here by the principle that it is capable to promote one individual encounter with him/herself, opening broad new perspectives, as pointed out by Gadamer.
O presente estudo procura investigar a possibilidade de desenvolvimento de tecnologias de si através da atividade artística, na perspectiva de uma estética da existência, visando o bem-estar na docência. Procurou-se verificar como a atividade artística elaborada por docentes se direciona na dimensão do cuidado de si, mediante a constituição de um estilo de vida capaz de promover o desenvolvimento e manutenção do bem-estar pessoal. Inicialmente fizemos um breve estudo sobre o mal-estar na civilização e as relações possíveis com o mal-estar docente, a fim de abordarmos o bem-estar na docência, usando como recurso a atividade artística. Usamos nesse estudo a metodologia qualitativa, mediante estudo bibliográfico e narrativas de vida, tendo como referência o método de Análise de Conteúdo, descrito por Bardin. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 5 professoras da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, pertencentes a diversas áreas de conhecimento e diferentes instituições de ensino. A atividade artística é tomada aqui dentro do principio de que ela é capaz de promover o encontro consigo mesmo através da abertura de horizontes, como afirma Gadamer.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Carbogim, Fábio da Costa. « Integralidade do cuidado na formação do enfermeiro : um enfoque histórico-cultural ». Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2008.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-07-07T11:31:11Z No. of bitstreams: 1 fabiodacostacarbogim.pdf: 2909468 bytes, checksum: a8b20d814c38f01b78bf031d72c32a7d (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-07-13T16:29:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 fabiodacostacarbogim.pdf: 2909468 bytes, checksum: a8b20d814c38f01b78bf031d72c32a7d (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-07-13T16:30:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 fabiodacostacarbogim.pdf: 2909468 bytes, checksum: a8b20d814c38f01b78bf031d72c32a7d (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-13T16:30:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 fabiodacostacarbogim.pdf: 2909468 bytes, checksum: a8b20d814c38f01b78bf031d72c32a7d (MD5) Previous issue date: 2012-07-02
O estudo trata do paradigma da integralidade do cuidado enquanto eixo norteador do processo formativo do enfermeiro. Tem por objetivo compreender os sentidos de integralidade do cuidado construídos na formação do Enfermeiro a partir da percepção dos professores e alunos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. De cunho qualitativo, o trabalho desenvolveu-se orientado pelo referencial teórico-filosófico da abordagem histórico-cultural, sustentada no pensamento de Vigotski. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com 11 docentes e 12 discentes de enfermagem. As falas foram interpretadas à luz da Hermenêutica-dialética, sendo examinadas e aclaradas através do movimento de pensamento entre os pontos de vista do autor, de teóricos e pelas concepções Vigotskianas. Os dados de fonte secundária foram obtidos de análise documental do Projeto Político-Pedagógico e Currículo do Curso. Da análise das entrevistas emergiram três categorias empíricas: percebendo e cuidando como um todo interrelacionado; integralidade do cuidado no ensino de enfermagem: uma realidade em construção e o que temos e o que queremos: a integralidade na formação enquanto excelência técnica e relevância social. Da análise documental emergiram unidades de sentido, as quais foram representas em um quadro, fazendo paralelo entre Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Político-Pedagógico do Curso. Pela análise dos dados, integralidade do cuidado é estabelecer relação com pessoas que demandam assistência (cliente/paciente), compreendendo suas necessidades em uma perspectiva multifacetada, expressa, dentre outros, pelo campo social, psicológico, econômico e espiritual. É através do vinculo com o usuário e do diálogo consciente que surgem as possibilidades de desenvolvimento e transformação dos estados de saúde/doença. Contudo, ainda há um apresso ao processo de aprendizado e cuidado especializado, racional e técnico, pobre em sentidos e significados enquanto valores-base para uma verdadeira relação terapêutica. Vislumbra-se a necessidade de articulação macropolítica, em uma rede interativa composta de múltiplos atores (Universidades/Faculdades, Gestores, Conselhos de saúde) que, com seus saberes, discutirão a dinâmica curricular do curso de acordo com a realidade local. Em nível institucional, a integralidade ainda é uma realidade em construção. Porém, evidenciaram-se processos de mobilização e discussão para construção de um projeto ético-político-pedagógico condizente com as complexidades e demandas sociais. A pesar da estrutura curricular dividida por disciplinas, identificamos nas falas indícios do novo. Metodologias ativas, como a problematização, engendram caminhos para o conhecimento crítico-reflexivo. Conclui-se que a formação do enfermeiro, tendo em vista o interesse de múltiplos atores, requer projetos coletivos exequíveis e condizentes com as necessidades reais de formação para o cuidado humano, legitimando convergência dos conhecimentos à construção solidária da integralidade do cuidado.
The study deals with the paradigm of comprehensive care as a guiding principle of the formation process of nurses. Aims to understand the meanings of comprehensive care nurse in the formation of built from the perception of teachers and students of the School of Nursing, Federal University of Juiz de Fora. From a qualitative nature, the work developed by guiding theoretical and philosophical approach of historicalcultural, sustained in the thinking of Vygotsky. Data were obtained through interviews with 11 teachers and 12 nursing students. The speeches were interpreted in the light of hermeneutics-dialectics, being examined and clarified through the movement of thought between the views of the author, and the theoretical concepts Vigotskianas. The secondary data were obtained from documented analysis of the Political- Pedagogical and Curriculum Course. From the analysis of interviews revealed three empirical categories: sensing and caring as a whole interrelated, comprehensive care in nursing education: a reality in construction and we have and what we want: the integral formation as technical excellence and social relevance. Documentary analysis of meaning units emerged, which were you represent a frame, making parallels between the National Curriculum Guidelines and the Political-Pedagogical Project Course. For data analysis, comprehensive care is to establish relationship with people who require assistance (client / patient), understanding their needs in a multifaceted perspective, expressed, among others, by the social, psychological, economic and spiritual. It is through the link with the user and conscious dialogue emerging possibilities of development and transformation of states of health / disease. However, there is a rush to the learning process and specialized care, rational and technical meanings poor values as a basis for a genuine therapeutic relationship. Sees the need for macro policy coordination in an interactive network composed of multiple actors (Universities / Colleges, managers, boards of health) that, with their knowledge, discuss the dynamics of the course curriculum in accordance with local realities. At the institutional level, the completeness is still a reality in construction. However, become apparent mobilization processes and discussion to build an ethical-political-pedagogical consistent with the complexities and demands of society. In spite of the curriculum divided by disciplines, identified in the statements of the new evidence. Active methods such as questioning, generate paths for critical and reflective knowledge. It is concluded that the training of nurses, in view of the interests of multiple stakeholders, requires collective projects feasible and consistent with the real needs of training for human care, legitimizing convergence of knowledge of the construction joint comprehensive care.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Hotimsky, Sonia Nussenzweig. « A formação em obstetrícia : competência e cuidado na atenção ao parto ». Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-14112007-082030/.

Texte intégral
Résumé :
Esta tese consiste em uma análise da formação em obstetrícia durante a graduação em medicina, baseada em pesquisa etnográfica realizada em duas escolas conceituadas. Objetivou-se estudar o modo como se articulam a competência técnica e científica e o cuidado ou relação com a paciente no ensino teórico e prático da assistência ao parto. As técnicas utilizadas na coleta de dados foram: observação participante, entrevistas semi-estruturadas e, de modo complementar, a análise de livros-texto e protocolos assistenciais. O trabalho abrangeu uma caracterização das propostas curriculares e um exame da experiência dos alunos quanto ao ensino teórico e prático, incluindo sua supervisão nas diversas atividades assistenciais. Ênfase maior recai sobre o desenvolvimento de conhecimentos científicos na formação. Mesmo no internato ênfase é colocada na aprendizagem da construção e encenação de narrativas clínicas, privilegiando-se a transmissão oral do conhecimento e a memória em relação ao registro escrito e à consulta ao prontuário das pacientes. Pautado em parte por assim chamadas concepções \"clássicas\", que sustentam uma visão patológica da fisiologia do parto, o exercício da prática envolve condutas que têm sido questionadas a partir das evidencias científicas ou até abandonadas em outros contextos As decisões acerca das condutas ou tratamentos adotados não são compartilhadas com as mulheres atendidas que frequentemente não são consultadas ou sequer informadas à respeito. Por vezes juízos de valor também influenciam o julgamento clínico e a tomada de decisões médicas. Há poucos parâmetros para avaliar as atitudes dos alunos em sua interação com as pacientes. Nos serviços em que há maior interação entre alunos e pacientes, a supervisão é menor. Existem acordos informais entre os assistentes na divisão de plantões que se contrapõe aos organogramas formais dos serviços obstétricos vinculados as Faculdades de medicina pesquisadas. Esses acordos subordinam os objetivos institucionais da boa formação e assistência em obstetrícia aos interesses individuais e coletivos dos profissionais obstetras responsáveis pela supervisão do ensino. Componente do currículo oculto, esses acordos servem de modelo para outros envolvendo residentes e/ou alunos. Ao longo da formação dos estudantes de medicina, as interações entre os sujeitos em relação no exercício do ato médico contribuem de diversas maneiras para desqualificar a prática médica da obstetrícia como técnica moral-dependente.
This thesis consists of an analysis of obstetric training during medical school. It is based on ethnographic research undertaken at two acknowledged medical schools. The objective was to study how technical and scientific competence and care, that is, the relationship with the patient, are articulated in theoretical and practical training of birth assistance. The techniques employed in fieldwork were: participant observation, semi-structured interviews and, in a complementary form, the analysis of textbooks and assistance protocols. A characterization of the curriculum offered by the schools and an examination of students experience with respect to learning the theory and practice of obstetrics, including the supervision of the various activities involving obstetric assistance are discussed. Description and analysis of the scission between the development of technical and scientific competence in the educational process was undertaken. The implications of this scission for training in the practice of medicine as a moral dependent technique are discussed. Great emphasis is placed on the development of scientific knowledge during training. Even in the clinical years, emphasis is placed on learning to construct clinical narratives, placing priority on memory and the oral transmission of knowledge rather than written registration and consultation of patiente\'s charts. Learning and training is based in part on so-called \"classical\" concepts, which sustain a pathological approach to birthing. In training, this approach involves norms of conduct that have been questioned by scientific evidence and that have even been abandoned in other contexts. Obstetrical decisions involving conduct and training are not taken in conjunction with the women receiving assistance who frequently are not even consulted or informed of these decisions. Sometimes prejudices influence medical judgment and decision-making. There are few parameters to evaluate student attitudes in their interaction with patients. In the work stations where students interact more with patients there is less supervision. Informal arrangements between assistants with respect to rounds conflict with the formal schedules of the obstetric services associated to the medical schools where research was undertaken. These arrangements subordinate the institutional objectives of good medical practice and assistance to the individual and collective interests of the obstetricians responsible for supervising training. These arrangements are a component of the hidden curriculum and serve as a model for other arrangements involving residents and/or students. Throughout the obstetric training of medical students, interactions between the subjects involved in the medical act contribute in several ways to disqualify the medical practice of obstetrics as a morally-dependent technique.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Barcellos, Ruy de Almeida. « O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação ». reponame:Repositório Institucional da UCS, 2014. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/856.

Texte intégral
Résumé :
O tema central desta pesquisa é o ensino e a aprendizagem do cuidado de enfermagem. O objetivo foi conhecer as representações e as práticas predominantes no processo atual de ensino e aprendizagem do cuidado, na percepção de alunos e professores dos cursos de Enfermagem, em universidades gaúchas. A presente investigação foi realizada em três universidades de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a história oral e para análise das narrativas utilizou-se a análise temática. Ao trilhar os caminhos da construção desta dissertação, foram estabelecidos limites para a organização e apresentação dos resultados, uma vez que as possibilidades de desdobramentos eram múltiplas desta forma, para o desenvolvimento da versão final foram desenvolvidos três capítulos. Por fim, apresento algumas considerações finais, apontando estratégias e caminhos através de um ensino que é possível, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar as representações e práticas de seus saberes e fazeres, na construção de uma ação em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas.
Submitted by Ana Guimarães Pereira (agpereir@ucs.br) on 2015-02-05T12:47:16Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdf: 1292017 bytes, checksum: 6a8b7b00f47f47351768cdfd83b42b54 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-02-05T12:47:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdf: 1292017 bytes, checksum: 6a8b7b00f47f47351768cdfd83b42b54 (MD5)
The central theme of this research is teaching and learning nursing care. The aim was to study the representations and practices prevalent in the current process of teaching and learning care, the perception of students and teachers of nursing courses in universities gaúchas. This research was conducted at three universities in different regions of the State of Rio Grande do Sul. Methodology used was oral history and analysis of the narratives used the thematic analysis. To tread the path of construction of this thesis, limits to the organization and presentation of the results have been established, since the possibilities of multiple deployments were thus for the development of the final three chapters were developed. Finally, I present some concluding remarks, pointing strategies and paths through an education that is possible, since the ensinantes beings and learners are willing to merge the representations and practices of their knowledge and practices in the construction of an action where lives committed to caring for other lives.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Bernardi, Cláudia Maria Canestrine do Nascimento. « O lugar da ética na formação do psicólogo : cuidado e autopoiese ». Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010. http://hdl.handle.net/10923/2728.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:49:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000425811-Texto+Completo-0.pdf: 1002701 bytes, checksum: 71b433274c9a01b8b45a211a6cc5328c (MD5) Previous issue date: 2010
This thesis has as theme the place of ethics in the formation of psychologist. This is a highly theoretical study that developed from the experiences and the reflections developed in the context of professional practice of the researcher in her work with the formation of psychologists. It investigates some historical and philosophical concepts that serve as tools for thinking the present time and how this time appears in the formation of this professional and how it contributes to the establishment of ethics in this formation. The thesis contextualizes and problematizes the trajectory of the constitution of Psychology as a science from the nineteenth century. It postulates also that ethics is a constitutive dimension of becoming a psychologist and that, in a sense, the students graduate psychologists occupy themselves by themselves. Through the caution-of-itself, they are constantly building itself and, in this construction, there is not a properly separation between ethics and aesthetics, since it builds as subjects and professionals in an exercise very close to asceticism. The central problematic thesis emerges from the search of the place of ethics in the formation of psychologist, reaching itself the comprehension of ethics as caution and building itself. It is concluded that the formation of psychologists is a complex process that involves autopoiesis, the aestheticization of existence and also requires certain codes that regulate this process, so that it is not reduce to a solipsistic and selfish experience, excluding the other, the collective and the nature.
Esta tese tem como tema o lugar da ética na formação do psicólogo. Trata-se de um estudo eminentemente teórico que se desenvolveu a partir das experiências e reflexões produzidas no contexto da prática profissional da pesquisadora em seu trabalho com a formação de psicólogos. Investiga alguns conceitos filosóficos e históricos que servem como ferramentas para pensar o tempo presente e no como esse tempo aparece na formação desse profissional e de que maneira contribui para a constituição da ética nessa formação. A tese contextualiza e problematiza a trajetória da constituição da Psicologia como ciência a partir do século XIX. Postula, também, que a ética é a dimensão constitutiva do tornar-se psicólogo e que, em certo sentido, os estudantes se formam psicólogos ocupando-se consigo mesmos. Através do cuidado de si, estão constantemente construindo-se e, nessa construção, não há propriamente uma separação entre a ética e a estética, uma vez que se constroem como sujeitos e profissionais num exercício muito próximo da ascese. A problemática central da tese emerge da busca do lugar da ética na formação do psicólogo, alcançando-se a compreensão da ética como cuidado e construção de si. Conclui-se que a formação dos psicólogos é um processo complexo que envolve a autopoiese, a estetização da existência e também exige certos códigos que regulem esse processo, de modo que não se reduza a uma experiência solipsista e egoísta, excluindo o outro, o coletivo e a natureza.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Livres sur le sujet "Formação através do Cuidado"

1

Pinheiro, Roseni. Ética, técnica e formação : As razões do cuidado como direito à saúde. Rio de Janeiro, RJ : CEPESC-IMS/UERJ, 2010.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Martinho, Neudson Johnson, Carolina Carbonell Demori et João Vitor Andrade. Ciências da saúde : aprendizados, ensino e pesquisa no cenário contemporâneo. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.csa511.1121-0.

Texte intégral
Résumé :
Novos desafios surgem a cada dia na área de saúde, os quais vem demonstrando que somente a partir da confluência de saberes e fazeres das diversas áreas do conhecimento os sistemas de saúde estarão fortalecidos para o enfrentamento deles, tendo em vista a complexidade das ações que se fazem necessárias em todos os níveis de atenção: primário, secundário e terciário. As rápidas mudanças epidemiológicas e demográficas, concomitante ao surgimento de pandemias e recrudescimento de doenças transmissíveis e não transmissíveis no mundo, evocam novos olhares e fazeres que requerem transformações desde a formação dos profissionais, produção de conhecimentos com vistas à processos de trabalhos colaborativos nos serviços de saúde, nos quais ocorram uma compreensão quanto a complementariedade dos diversos saberes e fazeres que compõem a equipe de saúde, desconstruindo a cultura das ações sobrepostas ou, a falácia que algumas profissões são mais importantes e portanto, hegemônicas frente as outras. O mundo é complexo e dinâmico, logo, os seres humanos que nele existem também o são em suas dimensões existenciais considerando que estão imbricados no mundo e, por esta característica fenomenológica, o saber / fazer de uma única profissão jamais será capaz de compreender e atender as complexas necessidades factuais destes seres em todo o seu ciclo vital, tendo em vista a imprevisibilidades e incertezas oriundas delas. Com base nas afirmações supracitadas e partindo do princípio de que o trabalho em saúde não tem um produto concreto final, sendo seu resultado consequência das relações profissionais e interpessoais que subjazem suas ações de cuidado e não apenas resultante do saber/fazer de um único profissional, é importante enfatizar que toda a centralidade do processo de trabalho em saúde deve ser o usuário e suas complexas necessidades, as quais só poderão ser realmente atendidas com um cuidado interprofissional / colaborativo. Portanto, mudanças no modus operandi e modus faciendi na formação dos profissionais de saúde e no processo de trabalho suscitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades que devem permear a arte de ensinar, pesquisar e extensionar, reverberando no verdadeiro trabalho em equipe nos serviços de saúde, algo somente alcançável através da implementação de uma educação interprofissional nas universidades e cursos técnicos, assim como, a criação de políticas indutoras para o trabalho colaborativo, no qual os diversos saberes e fazeres profissionais sejam valorizados e reconhecidos quanto sua importante complementariedade, visando decisões terapêuticas compartilhadas no atendimento às necessidades de saúde no contexto mundial vigente frente a pandemia de COVID-19 e outras demandas biopsicossociais de cuidado humano. Nesta perspectiva, pensar em ciências da saúde é refletir sobre novos aprendizados, novas metodologias de ensino e novas formas de pesquisar em um cenário contemporâneo que desvela um mix de processos antigos que recrudescem e novos que surgem, apontando a urgência de novas tomadas de decisões, as quais sejam rápidas e eficazes em responder às complexas necessidades dos usuários do sistema de saúde, contribuindo para o resgate e manutenção da qualidade de vida. Desejamos a todos uma profícua leitura desta obra, a qual pela diversidade de temáticas abordadas, permitirá ao leitor não somente uma leitura do mundo sob o prisma dos autores ao socializarem os resultados alcançados em seus estudos, mas, sobretudo, poderá instigá-lo de certa forma à “reescrevê-lo”, no sentido de transformálo a partir da apreensão e ressignificação de conhecimentos contidos nas diferentes pesquisas que corporificam este e-book, permitindo um movimento de cruzamento e interdependência entre variadas competências.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Martinho, Neudson Johnson, Carolina Carbonell Demori et João Vitor Andrade. Ciências da saúde : aprendizados, ensino e pesquisa no cenário contemporâneo. 2e éd. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.csa528.2121-0.

Texte intégral
Résumé :
Novos desafios surgem a cada dia na área de saúde, os quais vem demonstrando que somente a partir da confluência de saberes e fazeres das diversas áreas do conhecimento os sistemas de saúde estarão fortalecidos para o enfrentamento deles, tendo em vista a complexidade das ações que se fazem necessárias em todos os níveis de atenção: primário, secundário e terciário. As rápidas mudanças epidemiológicas e demográficas, concomitante ao surgimento de pandemias e recrudescimento de doenças transmissíveis e não transmissíveis no mundo, evocam novos olhares e fazeres que requerem transformações desde a formação dos profissionais, produção de conhecimentos com vistas à processos de trabalhos colaborativos nos serviços de saúde, nos quais ocorram uma compreensão quanto a complementariedade dos diversos saberes e fazeres que compõem a equipe de saúde, desconstruindo a cultura das ações sobrepostas ou, a falácia que algumas profissões são mais importantes e portanto, hegemônicas frente as outras. O mundo é complexo e dinâmico, logo, os seres humanos que nele existem também o são em suas dimensões existenciais considerando que estão imbricados no mundo e, por esta característica fenomenológica, o saber / fazer de uma única profissão jamais será capaz de compreender e atender as complexas necessidades factuais destes seres em todo o seu ciclo vital, tendo em vista a imprevisibilidades e incertezas oriundas delas. Com base nas afirmações supracitadas e partindo do princípio de que o trabalho em saúde não tem um produto concreto final, sendo seu resultado consequência das relações profissionais e interpessoais que subjazem suas ações de cuidado e não apenas resultante do saber/fazer de um único profissional, é importante enfatizar que toda a centralidade do processo de trabalho em saúde deve ser o usuário e suas complexas necessidades, as quais só poderão ser realmente atendidas com um cuidado interprofissional / colaborativo. Portanto, mudanças no modus operandi e modus faciendi na formação dos profissionais de saúde e no processo de trabalho suscitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades que devem permear a arte de ensinar, pesquisar e extensionar, reverberando no verdadeiro trabalho em equipe nos serviços de saúde, algo somente alcançável através da implementação de uma educação interprofissional nas universidades e cursos técnicos, assim como, a criação de políticas indutoras para o trabalho colaborativo, no qual os diversos saberes e fazeres profissionais sejam valorizados e reconhecidos quanto sua importante complementariedade, visando decisões terapêuticas compartilhadas no atendimento às necessidades de saúde no contexto mundial vigente frente a pandemia de COVID-19 e outras demandas biopsicossociais de cuidado humano. Nesta perspectiva, pensar em ciências da saúde é refletir sobre novos aprendizados, novas metodologias de ensino e novas formas de pesquisar em um cenário contemporâneo que desvela um mix de processos antigos que recrudescem e novos que surgem, apontando a urgência de novas tomadas de decisões, as quais sejam rápidas e eficazes em responder às complexas necessidades dos usuários do sistema de saúde, contribuindo para o resgate e manutenção da qualidade de vida. Desejamos a todos uma profícua leitura desta obra, a qual pela diversidade de temáticas abordadas, permitirá ao leitor não somente uma leitura do mundo sob o prisma dos autores ao socializarem os resultados alcançados em seus estudos, mas, sobretudo, poderá instigá-lo de certa forma à “reescrevê-lo”, no sentido de transformálo a partir da apreensão e ressignificação de conhecimentos contidos nas diferentes pesquisas que corporificam este e-book, permitindo um movimento de cruzamento e interdependência entre variadas competências.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Feuerwerker, Laura Camargo Macruz. Micropolítica e saúde : produção do cuidado, gestão e formação. Editora da Rede Unida, 2014. http://dx.doi.org/10.18310/9788566659191.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Odontologia e Integralidade do Cuidado : aspectos da formação profissional e dos serviços de saúde. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/978-65-89826-26-2.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Veiga, Marcia Regina Medeiros. Territórios de Cuidado : Protagonismo e pluralidade na velhice. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1798-5.

Texte intégral
Résumé :
Em que medida os territórios exercem influência na gestão da velhice? Como qualificar as experiências de velhice a partir dos territórios? Estas são questões centrais nas discussões apontadas neste livro. Com base na etnografia desenvolvida em quatro diferentes territórios do concelho de Coimbra, a autora, num diálogo interdisciplinar humano e social, apresenta os territórios através de uma contextualização histórica e geográfica, ao mesmo tempo que elabora e aprofunda o debate sobre as relações estabelecidas entre as pessoas idosas e os territórios. O protagonismo e a pluralidade na velhice, presentes já no título, perpassam toda a obra, que traz as narrativas de pessoas idosas em relação aos seus próprios territórios, suas impressões, angústias, necessidades. Além de diagnosticar alguns dos principais problemas vivenciados pelos sujeitos idosos em suas relações com os territórios, o livro assume um caráter propositivo, apontando caminhos possíveis para a qualificação dessas relações.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Silva, Neivaldo Oliveira, et Lucas Benjamin Barbosa Souza. Práticas Colaborativas no Ambiente de Estágio : a matemática através da ludicidade. Editora da Universidade do Estado do Pará - Eduepa, 2021. http://dx.doi.org/10.31792/978-65-88106-26-6.

Texte intégral
Résumé :
Durante a II Jornada de Estágio do Curso de Licenciatura em Matemática da UEPA, foi concebido o e-book “Práticas Colaborativas no Ambiente de Estágio: a matemática através da ludicidade”, uma coletânea de artigos, fruto das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Matemática. Neste cenário de prática na formação inicial, o futuro professor pode observar, registrar, compreender e refletir sobre as expectativas e dificuldades da realidade educacional em que estará inserido e, através desse processo, tanto o professor em formação quanto os profissionais envolvidos, têm condições de reavaliar e renovar a sua própria prática. O presente volume destaca o papel da ludicidade e das práticas inovadoras para o aprendizado da Matemática.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

LIMA, A. B. EXISTENCIALISMO FRANKLIANO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM : vivências sobre o cuidado, a responsabilidade e o sentido da vida Coleção Vida em Família, Educação e Cuidado Volume 18. EDITORA CRV, 2020. http://dx.doi.org/10.24824/978655868433.6.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Araújo, Francisco Cleuton de. A MOSCA, A FORMIGA E A GOTA DE MEL : UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO A SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DE ABORDAGENS ALTERNATIVAS. Sous la direction de Jonathan Haryson Araújo Aguiar. Quipá Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.36599/qped-ed1.051.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

LEAL, T. C. M. FORMAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE E RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS EM UMA INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA : narrativas de professoras da Educação Infantil Coleção Vida em Família, Educação e Cuidado Volume 13. EDITORA CRV, 2020. http://dx.doi.org/10.24824/978655868423.7.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Chapitres de livres sur le sujet "Formação através do Cuidado"

1

Costa, Laura Fernandes, Hellem da Silva Tenório, Lysia Camila Ribeiro Gama, José Gutembergue de Vasconcelos Bezerra, Maria Eduarda Mendonça dos Santos, Mariana da Silva Acácio, Efrisia Pimentel dos Santos et Janssen Macdowell Cavalcante da Silva. « A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE BAIXO CUSTO NO CONTEXTO HOSPITALAR : UM OLHAR TERAPÊUTICO OCUPACIONAL ». Dans EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE : PRÁTICAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO EDIFICANTE, 1–9. Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2021. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-995572-3-1/01.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: Relatar a experiência dos estagiários de Terapia Ocupacional no ambiente hospitalar, através de atividades com materiais de baixo custo que contribuem na humanização do cuidado. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que contempla a importância da Terapia Ocupacional sob o olhar acadêmico em uma enfermaria oncológica. Os materiais utilizados são de baixo custo, tais como, telas para pintura, tintas, pincéis, além de estruturas de apoio confeccionado com tubos e conexões de PVC. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As visitas no leito promoveram vínculos e escuta qualificada. Após avaliação, foram propostas atividades de autoexpressão, tendo como objetivo minimizar o sofrimento inerentes à internação hospitalar. Contata-se que a utilização de recursos de baixo custo oportunizou momentos de autoconhecimento e estratégias para o enfrentamento da doença. CONCLUSÃO: Com a experiência do estágio foi possível identificar que a intervenção da Terapia Ocupacional, ao se utilizar de recursos de baixo custo nas atividades de autoexpressão, se mostrou eficaz, amenizando as angústias, dores e sofrimento. Além disso, permitiu uma reflexão acadêmica quanto ao olhar humanizado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Rocha, Layza Sa. « A FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL ATRAVÉS DO VER-SUS (VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE) EM MATO GROSSO DO SUL- RELATO DE EXPERIÊNCIA ». Dans Saúde Coletiva : avanços e desafios para a integralidade do cuidado, 418–24. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210203268.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Oliveira, Talita Aparecida de. « FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL ». Dans Aspectos Históricos, Políticos e Culturais da Educação Brasileira 2, 103–15. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0502021079.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

« Desafios do cuidado e da formação em saúde ». Dans Oficinas clínicas do cuidado : efeitos da narratividade sobre o trabalho em saúde, sous la direction de Marilene de Castilho Sá, Lilian Miranda, Denise Scofano Diniz, Elaine Sandra Amorim Savi, Eliane dos Santos Teixeira et Maria Liana Gesteira Fonseca, 25–50. Editora Fiocruz, 2019. http://dx.doi.org/10.7476/9786557080764.0003.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Pereira, Gabriel Soares. « O ENSINO DA BIOQUÍMICA ATRAVÉS DA COMPOSIÇÃO MUSICAL ». Dans Formação, Prática e Pesquisa em Educação 2, 377–81. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.91419030937.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Maia, Fátima Beatriz. « TERAPIA OCUPACIONAL NO CUIDADO HOSPITALAR ». Dans Terapia ocupacional, saberes e fazeres, 305–24. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-381-7-15.

Texte intégral
Résumé :
Historicamente, a Terapia Ocupacional surgiu no Brasil no Contexto Hospitalar no final do século XVIII especialmente para tratar pacientes psiquiátricos através de ocupações.No período pós Segunda Guerra Mundial se estabeleceu como uma profissão da saúde, debruçando-se nos estudos e prática da reabilitação física. Desde então, atravessamos na história desta ciência muitos caminhos que foram construindo alicerces para embasar as práticas em campos diversos, mas ainda com o foco na ocupação. Esse movimento foi pautado pelas conquistas e/ou interferências em políticas públicas e pela expansão de cursos e especializações. Entendendo que o fazer humano nos aponta os caminhos para identificar dificuldades no desempenho de atividades e, consequentemente, a necessidade de reestruturar o cotidiano, e considerando que a hospitalização promove mudanças radicais na rotina do sujeito e de sua família, podemos pensar que, em princípio, todo paciente que necessita de internação, independente da causa, é elegível para a Terapia Ocupacional. Desta forma, este capítulo tem como proposta abordar questões objetivas e subjetivas que fundamentam a prática da Terapia Ocupacional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Garnelo, Luiza, Sully de Souza Sampaio et Ana Lúcia Pontes. « Cuidado à saúde da criança indígena ». Dans Atenção diferenciada : a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro, 89–118. Editora FIOCRUZ, 2019. http://dx.doi.org/10.7476/9786557080115.0006.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Gomes, Júlia Diana Pereira, Ana Beatriz de Oliveira Fernandes, Ana Clara Costa Mendes, Brenda Chaves Diógenes, Ianca Pereira da Silva Dantas Marques et Líbne Lidianne da Rocha e. Nóbrega. « A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO EM SAÚDE ». Dans A Enfermagem e o Gerenciamento do Cuidado Integral 6, 6–12. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6832007122.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Calil, Ana Maria Gimenes Correa, Márcia Maria de Castro Buzzato et Letícia Maria Fagundes da Silva. « A PRÁTICA PROFISSIONAL DOCENTE DISCUTIDA ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA “LOJA DE BRINQUEDOS” ». Dans Inquietações e Proposituras na Formação Docente 2, 123–33. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.21519171012.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Agostini, Olivia Souza, Lílian Florindo Ribeiro, Raphaela Fernandes da Silva Ribeiro et Maria das Graças Ferreira Valente. « EXPERIÊNCIAS EM EXTENSÃO : CONHECIMENTO E VIVÊNCIA DO CUIDADO NA FORMAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL ». Dans Terapia ocupacional, saberes e fazeres, 19–38. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-381-7-1.

Texte intégral
Résumé :
Malfitano e Sakellariou (2019) em seu artigo que aborda sobre as definições de cuidado ressaltam que embora seja um termo muito mencionado “os cuidados em terapia ocupacional não são bem explorados e geralmente são aplicados quando associados a uma doença específica, como ‘cuidados com AVC’” (p. 682) direcionados a uma dimensão biomédica. Contatore et al. (2017) citam que ações de cuidado na saúde têm sido mais discutidas e abordadas em pesquisas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Formação através do Cuidado"

1

Sampaio, Marcela Vitória Dantas, Maria Vitória Dantas Sampaio, Elias Fernandes Da Silva Neto, Letícia Suyane Bento De Lima et Danilo Alencar Roseno. « TRABALHANDO A COMUNICAÇÃO E A EMPATIA EM MOMENTOS PRÁTICOS DA DISCIPLINA DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA ». Dans II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1397.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Entende-se por comunicação a prática que se origina a partir da interação entre indivíduos expressada através de formas verbais e não verbais. Nessa perspectiva, a relevância da comunicação nos serviços de saúde como instrumento de melhoria, fundamentada na relação de troca de saberes é um fator crucial para a promoção de ações efetivas e seguras. Todavia, ainda existem muitas barreiras que dificultam essa comunicação, gerando resultados negativos tanto para o profissional de saúde quanto para o paciente. Objetivos: Desta forma esse trabalho tem como objetivo descrever uma experiência exitosa de um momento prático da disciplina de atenção farmacêutica ofertado ao 4º período do curso de farmácia da Faculdade Nova Esperança de Mossoró. Materiais e Metódos: Este manuscrito fundamenta-se em um relato de experiência utilizando uma metodologia dinâmica para demonstrar a importância da comunicação do trabalho colaborativo no cuidado farmacêutico para os pacientes e da sensibilização dos futuros farmacêuticos através da apresentação de um vídeo de domínio público YouTube (link do vídeo) contribuindo uma formação humanizada desses profissionais. Resultados: A partir da visualização do vídeo proposto na aula, os alunos puderam perceber a importância da comunicação interpessoal, uma vez que, ao praticarem o dialogo entre eles de forma verbal e não verbal, se esforçaram ao máximo para que as informações passadas fossem captadas com assertividade. Sendo demonstrado aos discentes de farmácia, a relevância da intercomunicação e empatia na prestação de cuidados farmacêuticos, entre o farmacêutico com a equipe multiprofissional e pacientes, para otimizar e contribuir com melhorias nos serviços de saúde. Conclusão: O momento prático possibilitou aos discentes e futuros profissionais entender a importância do processo de comunicação para com o paciente no cuidado farmacêutico, compreendendo a relevância dessa ferramenta na relação terapêutica e consequente desfecho clínico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Silva, Tatiane Cristina Pereira da, Gabriel Jabismar Guelpa, Kauan Jaci Barbosa et Filipe Ruiz Zambão. « TÉTANO CANINO - RELATO DE CASO ». Dans I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1838.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O tétano é causado por uma neurotoxina pelo Clostridium tetani no corpo infectado. A epidemiologia desta patologia ocorre quando suas formas resistentes são inseridas em feridas ou lesões, através dos esporos que vegetam em resposta a condições anaeróbicas no local de lesão, vários fatores contribuem para a proliferação desta bactéria, tais como: necrose tecidual, na presença de outros microrganismos, corpos estranhos ou na formação de abscessos. Objetivo: Este estudo objetiva relatar caso de tétano em cão, acompanhado durante estágio extracurrilar, com o intuito de explorar as formas de diagnóstico e terapêuticas para está patologia pouco relatada. Material e Método: Animal de espécie canina, cor amarela, macho, SRD, adulto, pesando 28kg, atendido na Cliníca Veterinária Adamantina. Na anamnese foram relatadas alterações no paciente, sendo queixa principal de disfagia e hiporexia há 2 dias, com evolução progressiva, tosse esporádica, ferida em membro posterior esquerdo com prurido e vivia em área rural, com sinais clínicos presente no exame físico como: espasmos musculares, reflexos miotáticos, reflexos flexores deprimidos, protução da terceira pálpebra, enoftalmia, riso sardônico, fronte enrugada e posição de cavalete e o trismo (“mandíbula fechada”). Resultado: Pelo histórico e sinais clínicos firmou-se o diagnóstico de tétano. Instituindo a terapêutica com soro antitetânico 15.000 UI, dose única lento e diluído, Hidrocortizona (50 mg/kg - IV) e Prometazina (2 mg/kg - IM) somente em caso de reação alérgica, Diazepam (0,3 mg/kg - IV/TID), Sulfa + Trimetoprim (25mg/kg - IV/BID), Fluidoterapia com Ringer Lactato 134 ml/h, 500ml de RL + 3 ml de KCl 19%, no próximo dia realizou Fluidoterapia 3216 ml/24h, 134 ml/h 500 ml de RL + 3 ml de KCl 19,1%, Sulfa + Trimetoprim (25mg/kg - IV/BID), Metronidazol (25mg/kg - IV/SID) e Midazolam (0,5 mg/kg - IV/TID), seguindo com Fluidoterapia 1607 ml/24h, 67 ml/h 500 ml de RL + 3 ml de KCl 19%, Sulfa +Trimetoprim (25mg/kg -IV/BID); Metronidazol (25mg/kg - IV/SID); Midazolam (0,3mg/kg - IV/TID); Acepram 0,2% na dose (0,05mg/kg - IV) diluído em 3ml lento/BID. Conclusão: Os animais de vida livre, no qual possui feridas abertas sem devido cuidado estão predispostos ao tétano, podendo acometer qualquer faixa etária dos animais, mesmo os carnívoros sendo mais resistentes à patologia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Bezerra, Daniel Dias, Gabriele Batista Ferreira Pacheco et Izabel Maria Braz Oliveira. « A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM PANCREATITE AGUDA POR HIPERTRIGLICERIDEMIA - UM RELATO DE CASO ». Dans II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1476.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A Pancreatite é um distúrbio grave no qual ocorre um processo inflamatório no pâncreas, podendo ser dividida em pancreatite aguda e crônica. A aguda costuma ser uma emergência médica associada a um elevado risco de complicações potencialmente fatais e mortalidade. Já a crônica, muitas vezes não é detectada, visto que suas manifestações clínicas e diagnósticos clássicos não aparecem nos estágios iniciais da doença e, quando aparecem, cerca de 90% das células acinares foram perdidas. Objetivos: Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo descrever os meios de atuação e cuidados da equipe de enfermagem junto com a Sistematização da Assistência de Enfermagem frente ao paciente com Pancreatite Aguda por hipertrigliceridemia. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um estudo do tipo relato de caso, direcionado ao paciente com pancreatite aguda por hipertrigliceridemia admitido no Hospital Regional da Asa Norte – HRAN. A coleta dos dados foi realizada através do Instrumento de Coleta de dados, entrevista e exame físico com o paciente e utilização Prontuário eletrônico do paciente na base de dados Tackcare. Resultados: Paciente admitido no Pronto Socorro com história de dor em abdome superior em barra com início há 4 dias associado a náuseas, vômitos, pirose, hiporexia e saciedade precoce. Ao Prontuário Eletrônico do paciente apresenta-se lesões na pele, puntiforme em antebraços decorrentes de mordidas e arranhões de cão, sem informações quanto a vacina Antirrábica, e formação de bolha com aspecto seroso em região maleolar medial de MIE, foi solicitado parecer da psiquiatria constando paciente com humor ansioso e com resistência ao tratamento do etilismo, encaminhado a clínica médica. Conclusão: O Presente Estudo de Caso possibilitou a abordagem ao paciente com pancreatite aguda por hipertrigliceridemia observou-se que diante da elaboração do trabalho que a pancreatite é um distúrbio grave, no qual ocorre um processo inflamatório no pâncreas, com uma incidência elevada no Brasil, com um elevado número de internações por ano, que vem sido causado principalmente pelo uso excessivo de álcool e a formação de cálculos biliares, ainda podendo ser causada por outros motivos, como uso de alguns tipos de medicamentos, a hiperlipidemia, a hipercalcemia, entre outros fatores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Siqueira, Júlia, Helenice Nakamura et Camila Nascimento. « Cuidado com a saúde vocal de militares em formação ». Dans Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720192799.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Cardieri Fonseca, Ana Beatriz, Nathália Huguinim Rocha, Tayane Vasconcellos Pereira, Thamyres Coelho Vaccaro Machado, Mariana Areas Félix, Miguel Martins Cardoso et Maria Aparecida de Assis Patroclo. « Round Multidisciplinar como tecnologia de formação e cuidado em saúde ». Dans PRIMEIRO CONGRESSO DA REBRATS. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/rebrats-2019-113732.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Giovanetti, Leonardo Khaoê, Ceyça Lia Palerosi Borges, Micaelli Lobo Dos Santos et Lisandro Tomas Da Silva Bonome. « A CONSTRUÇÃO DE HORTAS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ». Dans I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1790.

Texte intégral
Résumé :
Introdução:A Educação Ambiental é um importante instrumento para o alcance da sustentabilidade e deve ser abordada em todos os níveis do processo educativo a fim de impulsionar ações que priorizem o meio ambiente e a sociedade. A construção de hortas escolares se torna relevante para apresentar conceitos relacionados ao meio ambiente de forma didático-prática e interdisciplinar, aliada a visão sistêmica que proporcionam a interpretação crítica e reflexiva em relação ao ambiente. Objetivos:Buscou-se fomentar a Educação Ambiental a partir da construção de hortas e realização de oficinas em duas escolas do município de Rio Bonito Iguaçu-PR através da extensão universitária. Material e métodos:As atividades foram conduzidas por estudantes e professores dos cursos de Agronomia e Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, campus Laranjeiras do Sul (PR) e realizadas entre julho e dezembro de 2016 nos colégios estaduais rurais Iraci Salete Strozak e Pinhalzinho. Contemplaram toda o planejamento, construção e produção de hortas e realização de dinâmicas sobre a temática com estudantes do ensino básico e médio. Resultados:O projeto alcançou 663 pessoas, entre alunos (89%), professores (8%) e a comunidade escolar (3%), com encontros quinzenais entre os extensionistas e público alvo. Neste período foi realizado a revitalização e preparo do espaço para as hortas, arrecadação de garrafas pet, construção de sementeiras, preparo de bandejas de mudas e canteiros, adubação orgânica, instalação de sombrites, planejamento e plantio de mudas, cuidados com a horta e oficinas sobre compostagem, educação alimentar, biofertilizantes e plantas medicinais. Todas as ações foram protagonizadas pelos alunos das escolas e orientadas pelos docentes e discentes da UFFS, de forma a colocar os alunos como agente principal na construção do conhecimento na busca pela conscientização ambiental. A produção da horta foi destinada a alimentação escolar e/ou venda para a comunidade, com renda revertida para as escolas envolvidas. Conclusão:Este trabalho permitiu que a abordagem de temas como manejos sustentáveis na produção de alimentos, importância dos recursos naturais, reciclagem e soberania alimentar fossem debatidos de maneira didática e participativa com os alunos em processo de formação de forma multidisciplinar, além de propiciar a construção da área produtiva (hortas) para a comunidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Paula J. de Oliveira, J., M. P. B. de Assunção, M. Pires de Sá, K. Maria M. Santos, R. Laudelina P. Arruda, D. Borges de Lima, G. Leal Sadoyama, A. dos Santos Prado Sadoyama, P. Alexandre de Castro et L. Santos Andrade. « A Formação de Professores Através do PIBID Interdisciplinar - UFG/RC ». Dans ANAIS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTERDISCIPLINARIDADE EM EDUCAçãO E IV SIMPóSIO DO MESTRADO EM GESTãO ORGANIZACIONAL. Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/ciie-2017-98066.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Wilson Sant'Ana, Robson Gonzatti, Germano Lambert-Torres, Erik Bonaldi, Rondineli Pereira, Luiz E. Borges-da-Silva, Carlos H. Silva, Guilherme Pinheiro, Denis Mollica et Joselino Santana Filho. « Suporte e formação de micro-redes através de conversor multinível ». Dans XXII Congresso Brasileiro de Automática. Joao Pessoa, Paraíba, Brasil : SBA Sociedade Brasileira de Automática, 2018. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cba2018-0485.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Pilatti, Patrícia, Janine Moreira et Fabiane Ferraz. « PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE E FORMAÇÃO PARA O SUS : REFLEXÕES TEÓRICAS A PARTIR DA VIVÊNCIA COMO PRECEPTORA ». Dans I Simpósio em Gestão do Cuidado em Saúde. Ediunesc, 2016. http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude7.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

JOYCE DE AGUIAR SILVA, PALLOMA, RAYANNE DA SILVA LIMA, FLÁVIO JOSÉ DE ABREU MOURA, WILSON ANTÔNIO DA SILVA et KILMA DA SILVA LIMA VIANA. « A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE CRÍTICO E REFLEXIVO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. » Dans VI CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS. Instituto internacional Despertando Vocações, 2019. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.vicointerpdvl.2019.0119.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie