Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Formação através do Cuidado.

Articles de revues sur le sujet « Formação através do Cuidado »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Formação através do Cuidado ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Castro, Magda Ribeiro de, et Nébia Maria Almeida de Figueiredo. « O estado da arte sobre cuidado ao idoso : diagnóstico da produção científica em enfermagem ». Physis : Revista de Saúde Coletiva 19, no 3 (2009) : 743–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312009000300011.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como objetivos: identificar, nos resumos de pesquisas científicas, como o cuidado ao idoso foi abordado; e discutir o cuidado retratado nessas pesquisas. Trata-se de estudo bibliográfico, quantitativo, realizado através de 53 resumos científicos abordando o cuidado ao idoso, publicados no período de 1993 a 2005 nas bases de dados Lilacs, Medline, BDENF e Capes. Como resultado, foi possível identificar que o cuidado ao idoso foi abordado sob várias vertentes, com destaque para o "cuidador familiar no domicílio", a necessidade de investir na "formação/qualificação profissional", a importância da "atuação do enfermeiro" e a aplicabilidade da "teoria transcultural" no cuidado ao idoso. As evidências deste estudo apontam medidas necessárias e adequadas para o momento de transição que vivemos, envolvendo a necessidade premente de investimento na qualificação profissional de trabalhadores que cuidam dessa clientela e no conhecimento e esclarecimento da população em geral sobre questões pertinentes ao envelhecimento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Barrêto, Anne Jaquelyne Roque, Anna Luisa Figueiredo Evangelista, Lenilde Duarte de Sá, Sandra Aparecida de Almeida, Jordana de Almeida Nogueira et Ana Maria Cavalcante Lopes. « Gestão do cuidado à tuberculose : da formação à prática do enfermeiro ». Revista Brasileira de Enfermagem 66, no 6 (décembre 2013) : 847–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672013000600006.

Texte intégral
Résumé :
O estudo objetivou analisar a relação entre a formação do enfermeiro e as ações direcionadas à gestão do cuidado à tuberculose. De natureza qualitativa, foi realizada em um dos municípios da região metropolitana de João Pessoa-PB. Participaram do estudo dez enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada em fevereiro de 2010 através de um roteiro de entrevista semiestruturado. Para análise do material empírico, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Nos depoimentos dos enfermeiros há predominância da temática TB no espaço hospitalar, abordando tanto a superficialidade quanto o distanciamento do cuidado à TB no que concerne à relação entre a teoria e a prática, e a ausência de cuidados direto ao doente de TB durante a formação; a organização dos serviços aponta para uma prática mecanicista e tarefeira. Há necessidade das instituições formadoras se aproximarem dos serviços de saúde, numa relação dialógica, para melhor organizar os espaços de aprendizagem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Costa, Isabela Gonçalves, Raimundo Augusto Martins Torres, Joana Darc Martins Torres, Breno da Silva Albano, Samuel Ramalho Torres Maia et Luna Morgana de Oliveira Moraes. « Discursos das juventudes universitárias sobre as políticas de saúde com a população LGBTQIA+ através dos web seminários ». Research, Society and Development 10, no 7 (22 juin 2021) : e29810716580. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16580.

Texte intégral
Résumé :
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação possibilitaram o ensino nas escolas e universidades devido às restrições sanitárias causadas pela pandemia da Covid-19. Todavia, o canal online, Web Rádio AJIR, que contabiliza 13 anos de fundação com experiências na produção da comunicação com as juventudes através de programas, web aulas, web seminários, cursos online e entre outras estratégias pedagógicas de promoção do web cuidado educativo em saúde mesmo antes da pandemia, se fortaleceu ampliando seus dispositivos de saberes na formação profissional em saúde. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar discursos das juventudes universitárias mediadas nas produções dialógicas dos web seminário, acerca da População LGBTQIA+, desenvolvidos na disciplina de Políticas e Saberes em Saúde Coletiva da graduação em Enfermagem. Esta pesquisa se caracterizou como documental, descritiva e qualitativa, com a participação de 56 jovens que produziram perguntas-discursos que denotando lacunas destes conteúdos na formação e prática profissional no cotidiano da assistência direta no Sistema Único de Saúde, sendo requisitados mais conteúdos sobre os cuidados em saúde para com a população que reivindica à equidade, a integralidade e acesso universal à assistência nos serviços de saúde como direito humano. Concluiu-se, que ao abordar as políticas de equidade com universitários despertou a compreensão para o cuidado ampliado e a utilização das tecnologias digitais da comunicação como produtores de práticas de web cuidado, além de considerar às histórias de vidas, as singularidades, o respeito à diversidade sexual, de gêneros e a dignidade humana de LGBTQIA+.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Chrizostimo, Miriam Marinho, et Célia Pereira Caldas. « Formação profissional de enfermeiro gerontológico : revisão integrativa ». Research, Society and Development 10, no 11 (5 septembre 2021) : e426101119813. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19813.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo da pesquisa foi analisar a formação profissional na área da gerontologia, por meio das produções científicas para o reconhecimento das estratégias de ensino utilizados na educação em enfermagem geriátrica, tanto para a qualidade do cuidado do enfermeiro em relação à família como o de cuidadores familiares. O método utilizado foi a Revisão Integrativa da Literatura qualitativa realizada de julho a agosto de 2020. Através da combinação de operadores booleanos “and” e “or”, identificou-se cinquenta produções científicas, porém, oito atendiam os requisitos do estudo tendo em vista os critérios de inclusão/exclusão. No ensino da gerontologia, a formação dos estudantes de enfermagem deve ser fortalecida por métodos e estratégias de aprendizagem voltados para o desenvolvimento do conjunto de competências para o cuidado. Entretanto, a educação em enfermagem está relacionada com a extensão de resultados significativos da formação profissional, o processo de cuidar da pessoa idosa e a qualidade do cuidado familiar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Fortes, Sandra, Alice Menezes, Karen Athié, Luiz Fernando Chazan, Helio Rocha, Joana Thiesen, Celina Ragoni, Thiago Pithon et Angela Machado. « Psiquiatria no século XXI : transformações a partir da integração com a Atenção Primária pelo matriciamento ». Physis : Revista de Saúde Coletiva 24, no 4 (décembre 2014) : 1079–102. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312014000400006.

Texte intégral
Résumé :
A lacuna de cuidados em Saúde Mental (SM) é um problema mundial. A Atenção Primária à Saúde (APS) é a base para estruturação da rede assistencial integral que o solucione. Sua integração com a Psiquiatria é parte deste desafio. Partindo da pergunta norteadora "Como vem sendo desenvolvida a inserção da APS no cuidado em Saúde Mental através da integração com a Psiquiatria pelo Matriciamento?", este artigo analisa a participação da Psiquiatria na organização da assistência em saúde mental centrada na APS, dentro de um modelo integral de cuidado em saúde. Foi utilizada metodologia qualitativa baseada na problematização da integração do Psiquiatra com as equipes da Estratégia de Saúde da Família no processo de matriciamento, sistematizam-se as experiências e conhecimento desenvolvidos pelos autores nos projetos do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em APS da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A partir dos referenciais conceituais dos Cuidados Colaborativos, Apoio Matricial, Matriciamento e Cuidado Integral, e da caracterização das demandas clínicas de SM mais frequentes na APS, discutem-se as repercussões destes na estruturação do cuidado em SM, na formação médica e na transformação da Psiquiatria. Conclui-se que a APS é um novo campo de atuação da Psiquiatria trazendo desafios importantes para a formação e a assistência em SM.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Vieira, Alcivan Nunes, et Lia Carneiro Silveira. « O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro : saberes, práticas e modos de subjetivação ». Escola Anna Nery 15, no 4 (décembre 2011) : 776–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452011000400017.

Texte intégral
Résumé :
O cuidado e a clínica são imanentes ao trabalho do enfermeiro, e a forma como eles são concebidos norteia a formação e a produção do cuidado. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as concepções e as bases teóricas de clínica e de cuidado que norteiam a formação do enfermeiro. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem. Os dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise do discurso. Na formação, evidenciou-se uma produção de sentidos acerca destes conceitos enquanto atenção à doença, embora os sujeitos reconheçam que eles podem ser pensados em outras perspectivas. A análise revelou que esses conceitos não correspondem apenas a uma apreensão de referenciais teóricos, mas que se consolidam a partir da vivência da clínica e do cuidado nas relações entre docentes e discentes, e com os serviços de saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Valério, Miriam Cristina José, Daniele Niejelski Melechenko, Geise Patrícia Henrique de Melo, Inara Fernandes dos Santos, Maria Eduarda Frederico do Rosário et Rafaela Prestes de Souza. « Educação interprofissional através do projeto terapêutico singular no PET-Saúde/ interprofissionalidade ». Saúde e meio ambiente : revista interdisciplinar 9, Supl.1 (1 décembre 2020) : 55–56. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v9isupl.1.3425.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: As metodologias ativas são imprescindíveis na formação do profissional da saúde, a fim de formar profissionais críticos, resolutivos e conhecedores das realidades sociais. Estas metodologias de ensino, colocam o aluno, como centro do processo de ensino aprendizagem, estimulando-o a desenvolver seu de conhecimento. Ao ultrapassar o modelo bancário de ensino, se promove a formação de profissionais destituídos da mecanicidade e que perpassam aos limites da reprodução das habilidades. O acompanhamento de uma atividade na prática é um meio didático capaz de produzir aprendizado significativo, pois instiga o aluno a buscar conhecimento teórico já adquirido ao longo de sua formação acadêmica e aprimora conceitos ainda vagos1. Tradicionalmente, a terapia utilizada para os indivíduos tinha como foco principal apenas a sua patologia, esse modelo vem sofrendo alterações que buscam propor um cuidado integral considerando a particularidade de cada sujeito. Assim, o Projeto Terapêutico Singular (PTS) é utilizado pelos profissionais como uma ferramenta que busca propor um cuidado integral a cada usuário, considerando sua necessidade de saúde, através de uma equipe interprofissional que coloca o indivíduo no centro da atenção de sua saúde, tornando-se fundamental a participação de cada membro, permitindo a troca de saberes e conhecimento2,3. Sendo assim, usar o PTS como metodologia ativa de ensino, se apresenta favorável a formação acadêmica. Objetivo: Relatar a experiência do PTS, como metodologia de aprendizagem. Metodologia: Usar a experiência obtida durante uma vivência do PET Saúde, no acompanhamento de uma consulta domiciliar a um paciente do sexo masculino, 80 anos, acamado e portador de Doença Crônica Não Transmissível, pós AVC, usuário de sonda vesical de demora, gastrostomizado. Através do através do PTS, o tratamento do paciente foi revisto e reajustado, assim como os conceitos relativos a fisiopatologia e terapêutica foram aprofundados. Resultados: O acompanhamento do atendimento domiciliar permitiu observar a importância do trabalho interprofissional para a melhora do caso clínico. Percebe-se que o PTS foi indispensável para delinear o tratamento, conforme a necessidade do paciente. Os cuidados familiares foram simplificados, pela frequência semanal das visitas. Através da metodologia se pode revisar conceitos aprendidos e incorporar novos, que tornaram o processo ensino aprendizagem significativo, facilitando a vinculação da teoria com a prática. Considerações Finais: O PTS é importante em algumas situações, sendo uma forma de promover métodos que visam auxiliar o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo/família. Através da metodologia ativa de aprendizagem, é possível revisar, reforçar e incorporar conceitos, dando maior significado ao processo de ensino aprendizagem. Palavras-chave: Consulta domiciliar. Equipe multiprofissional. Atenção Básica. Aprendizado Contextualizado. Aprendizagem na Prática.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Avello Schirmer, Caticiane, Hilda Maria Barbosa de Freitas, Daiany Saldanha da Silveira Donaduzzi, Rosangela Marques Machado, Andrieli Berger Da Rosa et Fernanda Almeida Fettermann. « CUIDADOS PALIATIVOS EM UM PRONTO SOCORRO PEDIÁTRICO : PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ». Vivências 16, no 31 (29 juin 2020) : 235–44. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.112.

Texte intégral
Résumé :
Objetivos:compreender como a equipe de enfermagem se sente diante do cuidado paliativo à criança e ao adolescente internados em um Pronto Socorro Pediátrico. Materiais e método: pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratório. A coleta de dados ocorreu no período de 20 de setembro a 14 de novembro de 2018, através de entrevista semiestruturada, com 11 profissionais de enfermagem lotados em um Pronto Socorro Pediátrico de um hospital de ensino de grande porte localizado na região central do estado e após os dados foram submetidos à análise de conteúdo temático. Resultados: demonstram que os profissionais reconhecem os cuidados paliativos como uma alternativa para um cuidado mais humanizado, digno e respeitoso ao paciente sem possibilidades terapêuticas de cura. Conclusão: relatam dificuldade na prestação destes cuidados, visto a deficiência tanto na formação profissional quanto nas capacitações setoriais referentes à morte e aos cuidados paliativos, além de não considerarem o ambiente no qual atuam, adequado para realização dos cuidados paliativos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Barreto, Alexandre Franca. « Praticas Integrativas e Complementares como ética da sensibilidade no cuidado humano ». JMPHC | Journal of Management & ; Primary Health Care | ISSN 2179-6750 8, no 2 (22 août 2018) : 181–202. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v8i2.525.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a ética no cuidado das Práticas Integrativas e Complementares (PIC). Nossa opção é afirmar uma ética da sensibilidade que atravessa o campo das PICs e que permite sua existência e ascensão na contemporaneidade à revelia da doxa dominante na saúde protagonizada pela racionalidade biomédica. Entretanto, as fronteiras não são tão rígidas na vida prática, o lugar de cuidador e de quem recebe o cuidado é ambivalente, ele se dá na experiência que atravessa as margens de diversas racionalidades e práticas de cuidado. Adotamos o testemunho como método para aprofundar este lugar híbrido da existência humana na saúde. Um dos testemunhos coloca como marcadores desta ética da sensibilidade o vínculo seguro, o trabalho de si e a experiência encarnada de cuidado. No segundo testemunho vemos a importância da transmissão desta ética da sensibilidade pela formação humana do profissional da saúde. A conclusão aponta que a ética da sensibilidade permeia o campo da PICs através do cuidado humanizado e dos recursos objetivos em seus processos de formação terapêutica que focalizam em dimensões sensíveis e profundas do humano. Entretanto, diante de um processo de institucionalização e possíveis capturas que transformem as PICs em mais um produto no mercado da saúde/doença, a ética da sensibilidade deve se atualizar a cada novo vínculo de cuidado, é a sustentação cotidiana da sensibilidade em cada nova relação e ato que poderá suportar esta dimensão ética no interior deste campo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Lira, Jayara Mikarla de, Flávia Rayonara Santana da Silva, Henry Walber Dantas Vieira, Maria Neyrian de Fatima Fernandes et José Jailson de Almeida Júnior. « A vivência discente na formação em saúde nos espaços extramuros universitários ». Research, Society and Development 9, no 11 (6 novembre 2020) : e1149119522. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9522.

Texte intégral
Résumé :
A instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, demandou um novo modelo de promoção à saúde, o que exige um perfil diferenciado na educação dos profissionais de saúde através do compromisso com os princípios e diretrizes do SUS e com o cuidado além do processo patológico. O SUS passa a ser norteador na educação dos profissionais de saúde, o que exige das instituições de ensino superior voltar a formação em saúde para o compromisso com a realidade sócio-sanitária. Este estudo tem como objetivo avaliar a experiência discente na vivência extramuros proporcionadas pela disciplina Saúde e Cidadania (SACI). Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo a partir de grupos focais submetidos à técnica de análise de conteúdo com auxílio do software IRAMUTEQ. Os discursos dos discentes emergiram de experiências sensíveis e reconhecedoras da relevância da integralidade do cuidado e do trabalho em equipe para uma assistência mais ampla a população. Conclui-se que através de transformações nas estruturas curriculares norteadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde permitem que vivências como a SACI integrem a formação dos profissionais de saúde e contribuam para uma mudança no fazer saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

TERRA, Tiago Andrade Muniz, Luciana De Oliveira Fumian BRASIL, Gilmara Mageste VON HELD, Mariacélia Fernandes ROCHA, Renata Caraline Carvalhal FRAGA, Mychelly Dias de Medeiros CHIARELLI et Cristiano Manhães de OLIVEIRA. « A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO PARA A FORMAÇÃO MÉDICA ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA ». Acta Biomédica Brasiliensia 9, no 2 (16 décembre 2018) : 10. http://dx.doi.org/10.18571/acbm.170.

Texte intégral
Résumé :
A humanização em saúde vem ganhando destaque pela necessidade de estabelecer uma prática assistencial que não contemple apenas as necessidades fisiológicas do ser humano, mas que possa interligar os determinantes biopsicossociais a fim de promover um cuidado integral a sua saúde. Para tal finalidade, é necessário o conhecimento acerca dessa temática. O presente trabalho elucida a importância da humanização em saúde através da análise da produção científica contida na base de dados <em>Scopus</em>, contribuindo para a construção de uma relação médica baseada nas consternações do paciente e nas práticas de educação em saúde, preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina. Assim foi possível identificar o crescente interesse dos pesquisadores brasileiros pela temática “humanização em saúde” devido ao grande número de publicações encontradas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Braz, Mariana Sarkis, et Maria Helena Pereira Franco. « Profissionais Paliativistas e suas Contribuições na Prevenção de Luto Complicado ». Psicologia : Ciência e Profissão 37, no 1 (janvier 2017) : 90–105. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001702016.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Os cuidados paliativos buscam qualidade de vida baseada principalmente na prevenção e alívio do sofrimento de pacientes que possuem doenças ameaçadoras de vida, englobando as esferas de ordem física, psicossocial e espiritual. Além disso, estende-se ao pós-morte do paciente, oferecendo suporte à família no processo de luto. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo compreender e analisar a formação dos profissionais em relação ao processo de morrer do paciente e as percepções daqueles em relação às suas contribuições para a prevenção de luto complicado da unidade de cuidado. A Teoria do Apego fundamentou teoricamente este estudo. Participaram voluntariamente profissionais de saúde que integram formalmente equipes de cuidados paliativos. Foi utilizado um questionário autoaplicativo para obtenção de dados acadêmicos, profissionais e de cursos realizados, e uma entrevista semiestruturada. A análise das informações colhidas nas entrevistas foi realizada através de transcrição e categorização das mesmas, seguida de análise de conteúdo. Os resultados confirmaram que a formação dos profissionais em relação ao processo de morrer é escassa. Ademais, observou-se que os profissionais de saúde que trabalham em cuidados paliativos possuem comportamentos de apego, os quais são identificados como naturais nesse contexto, o que acaba por dificultar a percepção de que são importantes contribuições para a prevenção de luto complicado da unidade de cuidado. Diante desses resultados, a presente pesquisa trouxe a relevância sobre a necessidade da inserção das temáticas morte e morrer na educação dos profissionais de saúde, o que pode contribuir para melhor assistência à unidade de cuidado nos seus processos de luto.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Borges, Maria Cristina Leite Araújo, Lucilane Maria Sales da Silva, Ana Virginia de Melo Fialho et Lucia de Fátima da Silva. « Cuidado de enfermagem : percepção dos enfermeiros assistenciais ». Revista Gaúcha de Enfermagem 33, no 1 (mars 2012) : 42–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472012000100006.

Texte intégral
Résumé :
Pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa realizada em Hospital Universitário da Rede Pública Federal de Fortaleza, Ceará, Brasil. Teve como objetivos compreender a percepção dos enfermeiros assistenciais sobre o cuidado de enfermagem; conhecer as ações desenvolvidas pelos enfermeiros que são reconhecidas como atividades de cuidado. Participaram oito enfermeiras da unidade de terapia intensiva pós-operatória. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e análise ocorreu através da análise de conteúdo com formação de categorias temáticas e um quadro que permitiram a melhor visualização dos resultados. Evidenciou-se que embora conheçam e conceituem o cuidado de enfermagem, as enfermeiras têm dificuldades em realizar o cuidado amplo, talvez por estarem sobrecarregadas por procedimentos técnicos realizados no ambiente hospitalar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Galindo, Isis da Silva, Silvana Silveira Kempfer, Priscila Juceli Romanoski, Daniele Delacanal Lazzari, Paula Bresolin et Pollyana Plautz Gorriz. « Enfermeiro intensivista : processo de formação profissional ». Revista de Enfermagem da UFSM 9 (23 octobre 2019) : e49. http://dx.doi.org/10.5902/2179769234763.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: conhecer o processo de formação profissional do enfermeiro para atuação no cuidado em terapia intensiva. Método: exploratório, descritivo e qualitativo, realizado com 20 enfermeiros com sua primeira experiência profissional em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), através de entrevista semiestruturada entre julho a setembro de 2017. Os resultados foram analisados na perspectiva de análise de conteúdo. Resultados: os resultados foram agrupados em duas categorias: a primeira abordou assuntos referentes ao processo formativo do intensivista que o fizeram aprimorar seus conhecimentos e sua prática; a segunda trata das decisões formativas tomadas pelos enfermeiros e suas repercussões na vida profissional dos mesmos. Considerações finais: a graduação é a construção do enfermeiro e acredita-se no aprofundamento do conhecimento para uma atuação de intensivista e obtenção do sucesso nesse ambiente complexo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Silveira, Patrícia Jasmine da, Arlete Eli Kunz da Costa, Paula Michele Lohmann et Eliane Lavall. « Revisão integrativa : cuidados paliativos em pacientes oncológicos ». Research, Society and Development 9, no 2 (1 janvier 2020) : e144922136. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2136.

Texte intégral
Résumé :
Os cuidados paliativos são oferecidos para pacientes sem chance de cura terem maior qualidade de vida até a chegada de sua morte. A enfermagem é um campo da saúde que está crescendo gradativamente nos últimos anos e se aperfeiçoando no que se trata de cuidados paliativos oncológicos, gerando novas técnicas de conforto para o doente. Por isso, objetivou-se conhecer os cuidados paliativos utilizados em pacientes oncológicos prestados pela equipe de enfermagem através de uma revisão integrativa, cujos dados foram coletados pela base de dados Scielo dos anos de 2009 a 2019, com os seguintes descritores: Cuidados Paliativos, oncológicas e Cuidados de enfermagem. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Foram encontrados 20 artigos sobre a temática e neste estudo incluiu-se oito artigos. Como uma abordagem inovadora os cuidados paliativos trazem sua importância dentro dos cuidados prestados aos pacientes hospitalizados e necessidade de conhecimento do profissional enfermeiro e sua formação acerca dos cuidados humanizados. Observou-se que o cuidado paliativo quando praticado pelo enfermeiro é dado maior conforto e alivio da dor ao paciente. Notou-se um déficit na formação durante a graduação do profissional enfermeiro.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Schoeller, Soraia Dornelles. « Enfermagem – transformações e formação profissional ». Enfermagem Brasil 11, no 3 (10 juin 2012) : 127. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v11i3.3796.

Texte intégral
Résumé :
Vivemos numa época de transformações sociais cada vez mais intensas e profundas. Nunca foi tão fácil conhecer tantas realidades ao mesmo tempo. Nunca as informações chegaram com tamanha velocidade a inúmeras pessoas simultaneamente. Hoje a realidade palpável e imediata se confunde com a realidade virtual. Os mecanismos de conhecimento, com o advento da internet e sua socialização, se multiplicaram infinitamente e nos colocam em contato constante com novos e diferentes conhecimentos, em todas as disciplinas. Vemos o surgimento de novas áreas de conhecimento em praticamente todos os campos e profissões. Aproximando este raciocínio à enfermagem devemos refletir sobre as consequências disso para a nossa profissão: Quais são? Estamos conseguindo acompanhar estas mudanças? Pensemos na nossa formação e em uma das finalidades de nosso trabalho: o cuidado. A enfermagem tem na sua essência o cuidado terapêutico, a partir do conhecimento profundo do sujeito enfermo, nas dimensões biológica, espiritual, afetiva, econômica, social e cultural [1]. Isso resulta que o conhecimento do outro na sua integralidade é condição para a realização deste cuidado, ou, visto de outro modo: o cuidado de enfermagem não se realiza sem o conhecimento do outro, a partir da ótica do outro e do significado que esta outra pessoa atribui a sua vida em geral e ao problema que está enfrentando em particular. A formação profissional, portanto, deve fornecer ferramentas para que isso aconteça.Segundo as diretrizes governamentais brasileiras vigentes para o profissional de enfermagem [2], o enfermeiro deve ser generalista, humanista, crítico e reflexivo. Para isso, uma de suas competências é “atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas” [2:2], identificando as necessidades do(s) sujeito(s) cuidado(s).Mais recentemente, o Conselho Federal de Enfermagem, através da Resolução 383/2011 [2] fixou em 44 as especialidades de enfermagem, acrescendo àquelas já existentes: citando algumas, temos hoje desde enfermagem materno infantil à aeroespacial, perpassando pela Auditoria e Pesquisa, Cardiologia (Perfusionista e Hemodinâmica), Centro Cirúrgico (Central de Material e Esterilização e Recuperação pós-anestésica), dermatologia (Estomaterapia, Feridas e Ostomias), Diagnóstico por Imagens, Endocrinologia, Farmacologia, Gerenciamento/Gestão, Hematologia e Hemoterapia, Informática em Saúde, Legislação, Ética e Bioética, Nutrição Parenteral e Enteral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Políticas Publicas, Saúde Complementar, Saúde Indígena, Sexologia Humana, Terapias Holísticas Complementares, Traumato-Ortopedia, e, offshore e aquaviária.A questão que coloco aqui para a reflexão é: a formação profissional acompanha estas transformações? Se, e a história da enfermagem reflete as transformações sociais, como a formação profissional as está acompanhando? As grades curriculares conseguem disponibilizar disciplinas de modo a que o egresso seja de fato generalista e humanista e conheçam quais são as possibilidades que o enfermeiro tem no atual mercado de trabalho? As Escolas de Enfermagem proporcionam ao acadêmico experiências compatíveis com as atuais realidades? Há trocas de experiências entre as escolas para socializar as ações realizadas para a formação profissional?Esta é uma reflexão urgente e necessária, para que caminhemos cada vez mais na construção de profissionais éticos, humanos e reconhecidos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Batista de Araújo, Raimundo Antonio, Artur Henrique Machado Lopes, Daniela Carvalho da Silva, Júlio César Ferreira, Suélem Maria De Sobral et Tárcio Augusto Medeiros de Alburquerque. « EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE CUIDADOS NO PUERPÉRIO POR MEIO DE FERRAMENTAS ONLINE : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ». Revista Extensão & ; Cidadania 8, no 14 (18 décembre 2020) : 372–82. http://dx.doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7842.

Texte intégral
Résumé :
O desenvolvimento de ações de educação em saúde através de práticas educativas voltadas à comunidade, em tempos de pandemia, tornam-se meios à mudança de paradigmas sociais. Assim, a utilização das tecnologias de informação e comunicação possibilita disseminar informações baseadas em evidências científicas por meio das redes sociais. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho é apresentar à comunidade acadêmica atividades que integraram academia e comunidade com base na aplicação e criação de alternativas inovadoras à educação em saúde. Nesse sentido, este estudo descritivo apresenta um relato de experiência sobre práticas adotadas no projeto de extensão “Pandemia e puerpério: educação e promoção de cuidado” da Universidade Federal de Campina Grande, executado através de boletins informativos dos programas de saúde presentes na comunidade, bem como pelo esclarecimento de dúvidas referentes ao período puerperal. Destacando a importância das informações publicadas em múltiplos formatos, como vídeo curtos, imagens instrutivas e informativas, a fim de informar e de ampliar o conhecimento das mulheres no ciclo gravídico-pueperal sobre as nuances desse intervalo da vida em meio à pandemia do novo coronavírus. Permitindo, consequentemente, um espaço para esclarecimento de dúvidas acerca dos cuidados com o recém-nascido, das mudanças corporais e dos cuidados gerais de saúde. Essas práticas proporcionam a consolidação das redes de cuidado, fundamentais à promoção de saúde. Portanto, ao dialogar com o modelo da determinação social de doenças, amplia-se a interlocução entre formação médica e comunidade, bem como o número de indivíduos comprometidos com as linhas de cuidado no âmbito da saúde coletiva.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Souza, Endi Evelin Ferraz de, Luciene Miguel Lima Nevesa, Ana Paula Alves Gregório et Mônica Villela Gouvêa. « Comunicação de Más Notícias nos Cuidados Paliativos Oncológicos : Revisão Integrativa ». DIVERSITATES International Journal 10, no 3 (3 juin 2019) : 35. http://dx.doi.org/10.53357/ewba1927.

Texte intégral
Résumé :
Paliativo é o termo utilizado para o cuidado multidisciplinar quando a doença ameaça a vida. Classifica-se quando o tratamento curativo não é mais possível. Neste cenário o paciente e familiares se deparam com notícias difíceis, modificando a perspectiva de futuro. Artigo com objetivo de apresentar revisão integrativa sobre a Comunicação de Notícias Difíceis (CND) nos Cuidados Paliativos Oncológicos (CPO). Realizou-se revisão de literatura através da estratégia PICO. Os textos selecionados foram submetidos à análise temática, emergindo três categorias: experiências com protocolos para comunicação de notícias difíceis; habilidade em comunicação de más notícias durante a formação; e importância das equipes e experiências ligadas à qualificação de trabalhadores. Observou-se relato e avaliação positiva de protocolos de CND. Os estudos reforçam a necessidade de investimento na formação de profissional. A análise indica a necessidade de pesquisas envolvendo a interprofissionalidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Cavalcante, Clara Beatriz Teixeira Lima, Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa, Andressa Teoli Nunciaroni, Sônia Regina de Souza et Juliana Abreu de Vasconcellos. « Formação para a prática de cuidado em oncologia nos cursos de ciências da saúde : revisão integrativa ». Research, Society and Development 10, no 5 (12 mai 2021) : e43310515080. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15080.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Identificar, na literatura, as estratégias de ensino para a prática de cuidado em oncologia nos cursos de graduação da área da saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados: LILACS; BDENF; MEDLINE; CINAHL e Web of Science, publicados no período de 2014 a 2020. Utilizou-se os descritores: Ciências da Saúde; Oncologia; Avaliação do Ensino e Universidades (Pesquisados no DeCS). Education, Graduate; Oncology and Universities (Pesquisados no MESH). 11 estudos compuseram o escopo da presente revisão. Resultados: Identificou-se 08 estratégias de ensino-aprendizagem, são elas: aulas teóricas e práticas; formação complementar através de cursos e disciplinas eletivas; uso de metodologias ativas através da discussão de casos, seminários e atividades educativas junto à população; e ligas acadêmicas. Quanto às estratégias de ensino voltadas aos princípios e diretrizes da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde, identificou-se as abordagens de: Promoção da saúde, prevenção e diagnóstico do câncer; tratamento e cuidados paliativos. Destaca-se que não se identificou estratégias de ensino voltadas às ações de detecção precoce, vigilância, monitoramento e avaliação. Conclusão: Salienta-se a necessidade de mais estudos na área, com o objetivo de promover a discussão de estratégias de ensino nos cursos de graduação da saúde que atendam aos princípios e diretrizes da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Barbosa, Guilherme Correa, Silmara Meneguim, Silvana Andréa Molina Lima et Vania Moreno. « Política Nacional de Humanização e formação dos profissionais de saúde : revisão integrativa ». Revista Brasileira de Enfermagem 66, no 1 (février 2013) : 123–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672013000100019.

Texte intégral
Résumé :
A Política Nacional de Humanização tem como objetivo provocar inovações na produção de saúde, gestão e no cuidado, com ênfase na educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde e na formação dos acadêmicos da área de saúde. Buscou-se conhecer, através de uma revisão integrativa, a produção científica sobre a Política Nacional de Humanização e a educação de trabalhadores e alunos da área da saúde, no período de 2002 a 2010. Dez artigos foram analisados na vertente temática e emergiram três eixos: humanização e o cuidado aos usuários, humanização e o processo de trabalho, humanização e a formação. Os artigos apontam a necessidade de superação da concepção biologicista e valorização dos aspectos culturais dos usuários. O processo de trabalho é marcado pela desvalorização dos trabalhadores e por usuários destituídos de seus direitos. A formação dos profissionais de saúde está pautada em serviços de saúde em que prevalece a padronização de condutas o que dificulta atitudes inovadoras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Saupe, Rosita, et Maria de Lourdes Denardin Budó. « Pedagogia interdisciplinar : "educare" (educação e cuidado) como objeto fronteiriço em saúde ». Texto & ; Contexto - Enfermagem 15, no 2 (juin 2006) : 326–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072006000200018.

Texte intégral
Résumé :
Esta reflexão emergiu da constatação de dificuldades para a concretização de políticas públicas em saúde, especialmente das decorrentes da integração entre os profissionais, com o propósito de consolidação da Reforma Sanitária Brasileira. Com esta realidade identificada, buscou-se uma contribuição para o debate que objetiva trazer a discussão acerca da interdisciplinaridade como possibilidade pedagógica através do - educare - educação e cuidado como objeto fronteiriço no trabalho com as equipes de saúde. Fundamenta-se nos conceitos de interdisciplinaridade, objeto fronteiriço e educare. Além disso, faz um resgate histórico dos principais modelos pedagógicos e traz como proposta uma pedagogia interdisciplinar, que se insere no movimento das teorias pós-críticas. Aponta alguns pressupostos, princípios e conceito que se concretizam através da busca de soluções conjuntas para enfrentamento dos desafios do trabalho em equipe interdisciplinar. Trata-se, portanto, de uma proposta de formação e de educação permanente para os profissionais de saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Geri Tomaschewisk-Barlem, Jamila, Diéssica Roggia Piexak, Edison Luiz Devos Barlem, Valéria Lerch Lunardi et Aline Marcelino Ramos. « Produção científica da enfermagem acerca do cuidado de si : uma revisão integrativa Scientific production of nursing about self-care : an integrative review ». Revista de Pesquisa : Cuidado é Fundamental Online 8, no 3 (15 juillet 2016) : 4629. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4629-4635.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Conhecer a produção científica da enfermagem acerca do cuidado de si. Método: Realizou-se uma revisão integrativa, cujos dados foram coletados na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e na biblioteca Scientific Eletronic Library Online, através das palavras-chave: enfermagem e cuidado de si, sendo encontrados 18 artigos que compuseram o corpus de análise, publicados entre 2003 e 2013. Para análise dos dados utilizou-se de um quadro contendo variáveis relevantes para a caracterização dos artigos e da Análise Textual Discursiva. Resultados: Emergiram quatro categorias, as quais retratam o cuidado de si, o descuidado de si, o cuidado de si na formação profissional e o cuidado de si como princípio ético do trabalho da enfermagem. Conclusão: Os achados deste estudo poderão contribuir para a produção de conhecimentos em enfermagem, ampliando a valorização do cuidado de si para o cuidar do outro.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Rosenente, Madalena, Amanda De Paula Vizoto, Luciane Favero, Luana Tonin et Kátia Renata Antunes Kochla. « Cuidado transpessoal como facilitador na adaptação parental de prematuros hospitalizados ». Research, Society and Development 9, no 12 (27 décembre 2020) : e37291211100. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11100.

Texte intégral
Résumé :
Descrever os cuidados de enfermagem, embasados na Ciência do Cuidado Unitário, que podem ser executados como facilitadores no processo de adaptação parental de país de bebês prematuros hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de artigos científicos publicados no período de 2015 a 2020, disponíveis eletronicamente na Biblioteca Virtual em Saúde, na Scientific Electronic Library Online, e no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Obteve-se como resultado uma categoria central denominada “Cuidados de Enfermagem que auxiliam na formação de vínculo entre família e prematuro” composta por nove cuidados, que se relacionam aos elementos do Processo Clinical Caritas Veritas: Incentivar o contato pele a pele (método canguru); Incluir a família na rotina de cuidados básicos do prematuro; Prover acolhimento e apoio emocional; Estimular a aproximação dos pais através do toque e conversa com o neonato; Incentivar maior tempo de permanência dos pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Esclarecer dúvidas e apoiar o aleitamento materno; Proporcionar informações claras com termos de fácil entendimento; Fornecer orientações e acompanhamento contínuo; Promover comunicação efetiva entre equipe de saúde e família. O presente estudo colabora com pesquisas na área da neonatologia ao reforçar a importância do desenvolvimento de uma relação de cuidado autêntica e genuína entre profissionais da saúde, em especial, a Enfermagem, e os pais de neonatos prematuros hospitalizados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Correia, Suzyenney Rodrigues, Amuzza Aylla Pereira Santos, Jovania Marques de Oliveira e. Silva, Isabel Comassetto, Géssica Kyvia Soares de Lima et Daniela Cristina da Silva Ferreira. « Cuidados de Enfermagem prestados à parturiente adolescente sob a luz da Teoria de Wanda Horta Nursing care to adolescent woman in labor in the light of Wanda Horta’s theory ». Revista de Pesquisa : Cuidado é Fundamental Online 9, no 3 (11 juillet 2017) : 857. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.857-866.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: conhecer os cuidados de Enfermagem prestados à adolescente durante o trabalho de parto, e assim identificar os fatores os influenciam e analisar os cuidados de Enfermagem prestados à parturiente adolescente. Método: é uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada através de entrevista com 08 enfermeiras obstétricas da maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes – UFAL. Os dados foram categorizados de acordo com a técnica de análise de Bardin e tendo como referencial teórico a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta. Resultados: foi possível identificar 03 unidades temáticas que evidenciam como o cuidado de Enfermagem à parturiente adolescente, destacando-se o acolhimento, a aproximação da equipe e formação do vínculo e das enfermeiras, e os cuidados em si. Conclusão: o estudo possibilitou evidenciar os cuidados prestados, que acontecem de forma generalizada, possibilitando assim identificar os fatores que determinam como os cuidados são prestados e suas dificuldades
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Pedrada, Lilia Dias Santana de Almeida, et Ana Karine Brum. « Simulação Realística como Estratégia Facilitadora no Ensino-aprendizagem para Identificação dos Riscos no Paciente Cirúrgico Oncológico ». Revista Pró-UniverSUS 11, no 2 (16 décembre 2020) : 195–98. http://dx.doi.org/10.21727/rpu.v11i2.2350.

Texte intégral
Résumé :
Esse estudo traz como objeto à utilização da simulação realística como tecnologia educacional visando uma estratégia facilitadora do ensino na gestão do cuidado seguro através da visita pré-operatória de enfermagem. Objetiva validar a estratégia da simulação realística aplicada no ensino da visita pré-operatória para residência de enfermagem oncológica, visando identificar os riscos no processo da gestão do cuidado seguro. A proposta metodológica da pesquisa será realizada em caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa de desenvolvimento metodológico, a qual caracteriza-se pela validação de tecnologias educacionais, o cenário de atuação da simulação realística se dará na unidade II no Instituto Nacional do Câncer (INCA). Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados questionário pré e pós teste (para os participantes), questionário de validação (para os juízes especialistas), habilitação de curso referência em simulação realística, atores e/ou manequins e roda de conversa (debriefing), os participantes da pesquisa serão os discentes de enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional Oncológica do Instituto Nacional do Câncer (INCA), eles deverão assinar o termo de consentimento livre e esclarecido. E como resultado, acredita se que esse estudo contribua com a formação do residente de enfermagem sob o olhar da gestão do cuidado seguro através da visita pré operatória e pretende-se produzir como produto um treinamento aplicando a simulação realística como metodologia ativa. Acredita-se que com o processo ensino aprendizagem (enfermeiro preceptor e residente de enfermagem), onde podemos destacar a ação participativa no fazer pedagógico através da metodologia ativa, a formação profissional se dará com ênfase na segurança do paciente cirúrgico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Elero, Yasmin, Daiane Aparecida dos Anjos de Lima, Francielle Gouveia da Silva, Quesia Baggio et Carla Corradi Perini. « O desenvolvimento de empatia na formação de nutricionistas visando à humanização do cuidado ». Revista Brasileira de Bioética 14, edsup (12 avril 2019) : 190–91. http://dx.doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26687.

Texte intégral
Résumé :
A formação do nutricionista não pode objetivar apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também deve ter como foco o desenvolvimento de profissionais humanizados, que saibam reconhecer as necessidades das pessoas na perspectiva delas, e traduzir isso nos cuidados que elas precisam, o que pode ser conquistado através do vínculo empático. No campo dos cuidados em saúde, a empatia pode entendida como um atributo cognitivo e comportamental que implica a capacidade de compreender como as experiências e sentimentos do paciente são influenciados por seus sintomas e doenças, além da capacidade de comunicar esse entendimento ao paciente. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a empatia de estudantes do curso de graduação em nutrição de uma universidade privada. Especificamente, medir e correlacionar o grau de empatia com o gênero, a idade e o nível de formação (ano cursado). Utilizou-se o instrumento EMRI (escala multidimensional de reatividade interpessoal) de Davis que explica sentimentos, comportamentos e características alusivas à empatia, nas dimensões desconforto pessoal (DP), preocupação empática (PE), fantasia (F) e tomada de perspectiva (TP).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Silva, Marylane Viana, et Maria do Livramento Fortes Figueiredo. « Desafios históricos da enfermagem à luz do pensamento bioético ». Revista Brasileira de Enfermagem 63, no 5 (octobre 2010) : 841–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672010000500024.

Texte intégral
Résumé :
Reflexão teórica sobre a bioética do cuidar, a partir da perspectiva histórica do cuidado em saúde e suas contribuições para a ampliação da produção de conhecimentos em Enfermagem, como proposta de intervenção mais humana e democrática no exercício do cuidar; através de conceitos baseados no respeito à pessoa humana, na formação de profissional comprometido com realidade social. A enfermagem como profissão priorizou os avanços técnico-científicos, em detrimento ao cuidado humanizado, decorrentes das demandas impostas pelo mundo capitalista. Neste sentido, se coloca como desafio a sistematização do cuidado, o que possibilitará a melhoria da qualidade de vida da clientela, sendo necessário para isto o estabelecimento de interlocuções de saberes com outros profissionais, consolidando a legitimidade da enfermagem como profissão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Ferreira, Anna Rebeka Oliveira, et Noely Cibeli dos Santos. « Cuidado integral : contribuições da análise existencial para formação do enfermeiro ». Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 10, no 32 (15 décembre 2020) : 135–43. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2020.10.32.135-143.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa propõe-se a analisar a opinião do aluno de Enfermagem sobre as contribuições da Análise Existencial na sua formação. Estudo de caráter qualitativo, realizado com discentes do curso de Enfermagem do segundo ao oitavo período. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas por meio do Grupo Focal, e para análise foi escolhido a técnica de análise de conteúdo de acordo com Bardin, que revelou 76 Unidades de Significado, oito Categorias temáticas que formaram duas Unidades Temáticas Centrais. A Análise Existencial pode contribuir para a formação humana, pois traz uma fundamentação que permite uma vivência real da humanização do cuidar, possibilitando sair do discurso para uma reflexão do seu sentido, além de possibilitar uma melhor compreensão do cuidado integral, de forma que estes passam a influenciar os outros a praticarem esse cuidado na assistência mesmo em situações não favoráveis.Descritores: Estudantes de Enfermagem, Humanização da Assistência, Capacitação Profissional. Integral care: contributions of existential analysis for the nurse’s formationAbstract: This research aims to analyze the student's opinion of the nursing on the contributions of Existential Analysis in its formation. Qualitative study, carried out with students of the nursing course from the second to the eighth period of the college. Data collection was done through interviews through the Focal Group, for content analysis, according to Bardin. The analysis revealed 76 Units of Meaning, 8 Thematic Categories that formed 2 Central Thematic Units. The Existential Analysis can contribute to human formation, as it brings a foundation that allows reflection on a real experience of the humanization of care, making it possible to leave the discourse for a reflection of their sense of life, in addition to enabling a better understanding of comprehensive care, so that they start to influence others to use this care in care, even in an unfavorable situations.Descriptors: Nursing Students, Humanization of Care, Professional Training. Atencíon integral: contribuciones del análisis existencial para formación del enfermeroResumen: Esta investigación tiene como objetivo analizar la opinión del alumno de Enfermería sobre las contribuciones de la analisis existencial en su formación. Estudio de carácter cualitativo, realizado con estudiantes de enfermería del segundo al octavo período. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas por medio del Grupo de enfoque, y para el análisis fue escogida la técnica de análisis de contenido de acuerdo con Bardin, que reveló 76 Unidades de significado, ocho Categorías temáticas que formaron 2 Unidades temáticas centrales. La análisis existencial pueden contribuir a la formación humana, ya que aporta una base que permite la experiencia real de la humanización del cuidar, lo que permite salir del discurso para una reflexión del sentido de la vida, además de permitir una mejor comprensión de atención integral, de forma que estos comiencen a influenciar a los otros a utilizar esa atención en cuidado, incluso en situaciones desfavorables.Descriptores: Estudiantes de Enfermería, Humanización de la Asistencia, Formación Profesional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Busse, Ana Carolina Silva, Fabrício Gonçalves Ferreira, Gabriela Ferreira Mendes, Renata Alessandra Evangelista, Sílvia Queiroz de Souza Matos et Wanessa Batista dos Anjos Anjos. « PET-SAÚDE : INTERFACE ENTRE A INTERPROFISSIONALIDADE E O CUIDADO COM AS PESSOAS COM DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL ». Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no 2 (27 février 2021) : 17. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i2.580.

Texte intégral
Résumé :
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma estratégia que preconiza ações para reconstrução da formação profissional e qualificação dos profissionais da saúde, mediante a integração ensino, serviço e comunidade. À sombra desse olhar, o presente trabalho visa descrever, através de estudo exploratório com abordagem qualitativa, a relevância da interprofissionalidade para o cuidado das pessoas com diabetes e hipertensão, com base nas experiências dos participantes da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) que foram propiciadas pelo PET-Saúde. As ações desenvolvidas fortalecem e articulam o ensino, a pesquisa, a extensão e a participação social, garantindo uma melhora significativa dos serviços de saúde, através da troca constante de vivências nos ambientes de atuação e da consolidação das possibilidades de cuidado integral com a proposta de garantir uma visão das necessidades globais do indivíduo, família e comunidade, assim como suscita um novo olhar para a conformação dos saberes e práticas cotidianas. O processo é norteado pela diretriz da universalidade de acesso aos serviços de saúde e amparado na assimilação da postura crítica e reflexiva dos usuários do SUS e dos mediadores do cuidado. Espera-se, portanto, que a interprofissionalidade contribua para a ampliação da resolutividade da Atenção à Saúde, de modo a trazer maior articulação de ações e serviços na Rede de Atenção à Saúde (RAS). Práticas como essas devem ser encorajadas, na tentativa de contribuir para uma formação com abordagem ampliada à luz da Educação Interprofissional (EIP) e de tornar os fazeres em saúde condicionados ao cuidado adequado às necessidades de saúde da população.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Silva, Rosane Azevedo Neves da, Gustavo Zambenedetti et Carlos Augusto Piccinini. « O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde no cuidado com pessoas que usam drogas : um diálogo com a PNH ». Revista Polis e Psique 2, no 3 (4 juin 2013) : 59. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.40320.

Texte intégral
Résumé :
O artigo discute as estratégias de cuidado utilizadas por Agentes Comunitários de Saúde no cuidado de pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas. Os dados tomados para discussão foram produzidos através de uma pesquisa-intervenção que buscou identificar as demandas em saúde mental presentes no cotidiano de trabalho dos agentes e, a partir daí, propor uma estratégia de formação em torno desta temática para os ACS de uma das gerências distritais de Porto Alegre-RS. A análise procura articular as proposições da Política Nacional de Humanização (PNH) com a diretriz da Redução de Danos, possibilitando a problematização da posição que entende a abstinência e o combate às drogas como o único horizonte terapêutico no cuidado às pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Oliveira Junior, João Batista de, Luana Bertamoni Wachholz, George Saliba Manske et Fernanda Cornelius Lange. « Promoção da saúde através da educação popular e práticas corporais : potencializando o cuidado e fortalecendo os vínculos sociais ». Motrivivência 32, no 62 (3 juin 2020) : 01–15. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65380.

Texte intégral
Résumé :
As ações de promoção à saúde podem servir como estratégia de fomento da democracia e participação social, e desse modo, a criação de grupos de promoção de saúde vinculados a perspectiva da Educação Popular passa a ter um papel fundamental na democracia participativa. Este trabalho relata a formação de um grupo de promoção de saúde com ações pautadas na Educação Popular em saúde e nas práticas corporais realizado por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família de uma Universidade. Este grupo, denominado “Movimenta SUS”, formou-se como um grupo multiprofissional com o intuito de cuidado integral, para trabalhar ações de educação popular e práticas corporais. A experiência permitiu o fortalecimento do vínculo, da autonomia, do cuidado de si e do outro, da utilização de espaços públicos, do sentimento de pertencimento, identidade cultural, da construção de uma consciência crítica e a experimentação de diferentes experiências.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Sousa, José Henrique Dias de, Stefanie Griebeler Oliveira, Adrize Rutz Porto, Fernanda Sant’ana Tristão et Silvia Francine Sartor. « Taking Care of the Caregiver : Student's Perceptions on Extension Project ». Revista de Cultura e Extensão USP 18 (27 novembre 2017) : 83. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p83-92.

Texte intégral
Résumé :
Objetivamos conhecer a percepção de acadêmicos de enfermagem e terapia ocupacional em relação aos sentimentos despertados durante a atuação no Projeto de Extensão “Um olhar sobre o cuidador familiar: quem cuida merece ser cuidado”. Trata-se de um relato de experiência, produzido a partir do projeto desenvolvido no período de junho de 2015 a dezembro de 2016, o qual realizou quatro encontros com cuidadores familiares de pacientes vinculados ao Programa Melhor em Casa ou ao Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar. Os dados foram extraídos dos registros realizados nas fichas dos cuidadores em janeiro de 2017 e aproximados de forma temática. Surgiram quatro categorias que compreendem as percepções dos acadêmicos que apresentaram sentimentos ou situações semelhantes entre si: percepções de vínculo com os cuidadores familiares; sentimentos vivenciados pelos acadêmicos ao cuidar de cuidadores; o olhar acadêmico sobre o cuidador familiar e saberes além da graduação. É comum o aparecimento de diversos sentimentos nos relatos dos acadêmicos, sobretudo os que se compadecem ou preocupam-se com a situação vivida pelo cuidador. Concluímos que o vínculo produzido com os cuidadores através da prestação do cuidado mostra a relevância do projeto de extensão na formação acadê- mica, permitindo a manutenção de questões já vistas na graduação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Vaz, Luana Catiele Silva, Kionna Oliveira Bernardes Santos et Daniel Dominguez Ferraz. « Condições de saúde e trabalho entre cuidadores de idosos frágeis ». Revista Pesquisa em Fisioterapia 8, no 3 (17 septembre 2018) : 319–29. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v8i3.1987.

Texte intégral
Résumé :
INTRODUÇÃO: A presença de problemas físicos e de saúde contribuem para que os idosos se tornem dependentes do auxílio de cuidadores para a realização das atividades básicas e instrumentais da vida diária. OBJETIVO: Avaliar as condições de saúde e de trabalho de cuidadores de idosos frágeis usuários do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI). MÉTODOS: Estudo observacional de corte transversal realizado no CREASI. Participaram do estudo 41 cuidadores. Foram coletadas informações sobre os aspectos sociodemográficos, atividade de cuidador, saúde do cuidador, sobrecarga doméstica e foi avaliada a frequência de dores musculoesqueléticas através do questionário Nórdico dos Sintomas Musculoesqueléticos (NMQ). RESULTADOS: A maioria dos participantes eram mulheres, filhas/os, informais, com idade 48,8 (±14,5) anos, 44% dos participantes possuíam ensino médio completo, 95,1% estavam satisfeitos com a atividade de cuidar do idoso e 87,8% não possuíam curso de capacitação. A alta sobrecarga doméstica foi observada em 51,2% dos cuidadores e 50% possuíam doenças crônicas degenerativas. De acordo com o NMQ, 46,34% relataram dor lombar e 26,83% dor na coluna dorsal. CONCLUSÃO: Foi possível observar um excesso de atividades realizadas pelo cuidador que quando acumuladas causam sobrecargas físicas e sintomas dolorosos pelo corpo, o que pode comprometer a atividade do cuidado e a saúde do cuidador. Assim, a formação em cuidador de idoso pode ser uma alternativa para evitar riscos a sua saúde como a do idoso cuidado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Prada, Isabela Aparecida Gonçalves, Sabrina Karla De Souza Cubas, Divanice Contim et Fernanda Carolina Camargo. « Educação em saúde através dos meios de comunicação : contribuindo para a formação dos estudantes de enfermagem ». Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social 7, no 1 (29 janvier 2019) : 97. http://dx.doi.org/10.18554/refacs.v7i1.3539.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência sobre a utilização de mídias (rádio e jornal) para difusão e acesso a informações seguras sobre cuidado em saúde, enquanto estratégia extracurricular na formação de enfermeiros. Teve como arcabouço conceitual metodológico a Literacia em Saúde, processo constituído por: compreensão e avaliação crítica das informações a serem difundidas e empreendimento de informações seguras sobre saúde capazes de apoiar a tomada de decisão. Iniciou-se em 2013 utilizando-se de veículos comunicacionais locais e universitários. Publicações dos textos informativos e dos assuntos reproduzidos na rádio foram definidas pelos acadêmicos. De forma geral, a difusão de informações seguras em saúde tem sido considerada prática potencial à transformação das condições de vida das populações. A utilização de mídias locais contextualiza a linguagem ao público alvo, permitindo maior amplitude de acesso das populações às informações. Sendo esta uma atividade extracurricular, possibilitou-se aos graduandos vivenciarem espaços de tecnologias inovadoras para a promoção da saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Paes Ladeira, Carla Graziela, Lia Melero Dos Anjos, Marcio Loyola De Araújo, Gabriela Pires Da Rosa, Marina Rodrigues Lemos et André Miranda De Oliveira. « Guia de Gestão Autônoma de Medicamentos como dispositivo na formação médica ». JMPHC | Journal of Management & ; Primary Health Care | ISSN 2179-6750 7, no 1 (5 janvier 2017) : 101. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.428.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho relata a experiência de um grupo de estudos formado por pesquisadores e acadêmicos de medicina da Universidade Federal Fluminense no intuito de investigar as implicações na formação médica da cogestão nas práticas de saúde e da construção da autonomia. O grupo de estudos é resultado do desdobramento de uma pesquisa de doutorado em curso na mesma universidade, cujo projeto encontra-se em fase de autorização para intervenção no serviço público de saúde mental do município de Niterói, tendo como proposta a utilização do guia de Gestão Autônoma de Medicamentos (GAM) para problematização das práticas de uso de psicotrópicos, de construção dos processos terapêuticos e de reprodução da medicalização da saúde mental. O guia GAM, de origem canadense, foi adequado à realidade brasileira por pesquisadores e usuários de saúde mental e é formado por pequenos textos e perguntas relacionadas às experiências dos usuários com psicotrópicos. Através de sua leitura conjunta em grupos terapêuticos, funciona como um dispositivo que problematiza questões relativas às formas de utilização de medicamentos psiquiátricos, instigando a maior participação dos usuários no tratamento, favorecendo o questionamento da hegemonia do saber médico expressa no processo de medicalização e possibilitando a construção cogestiva de novas formas de cuidado e de produção do conhecimento. Este estudo tem como objetivos: promover a preparação metodológica, bibliográfica e sensível de pesquisadores e graduandos de medicina para intervenção no serviço público de saúde mental de Niterói; provocar a implicação de pesquisadores, usuários e trabalhadores na proposição de terapêuticas mais participativas e produtoras de autonomia; avaliar o impacto desse processo na formação médica. Através de reuniões semanais do grupo de estudos, foram produzidos debates, visitas a serviços de saúde mental e articulação com a equipe do ambulatório de Pendotiba (integrante da rede de saúde mental de Niterói/RJ), com o intuito de construir uma proposta de intervenção no mesmo, a ser iniciada em setembro de 2016. Dois alunos de graduação em Medicina e um pesquisador do grupo de estudos participarão da intervenção com usuários e trabalhadores no ambulatório citado e os demais integrantes atuarão como supervisores através do compartilhamento semanal da experiência vivida. Ao final, serão avaliados os impactos que a intervenção, o alinhamento teórico e a partilha de experiências terão na formação médica dos alunos participantes. Além de fomentar a busca por práticas de saúde cogestivas que estimulem a autonomia do usuário e do trabalhador, a participação no projeto tem permitido que alunos e pesquisadores atentem-se à forma como o conhecimento médico é produzido, muitas vezes excluindo, deste processo, o usuário dos serviços; estimulado a produção de autonomia e uma forma de produção de saberes que inclui o conhecimento do usuário no cuidado em saúde e fomentado o questionamento da medicalização do campo da saúde. Encontramos no guia GAM uma abordagem incomum à prática médica habitual, oposta à medicalização e com a proposta de substituição do vínculo disciplinar e vertical pela relação cogestiva, a qual propicia a construção da autonomia do usuário de saúde e o cuidado com o outro.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Lima, Maria Juliana Vieira, et Noeme Moreira de Andrade. « A atuação do profissional de saúde residente em contato com a morte e o morrer ». Saúde e Sociedade 26, no 4 (décembre 2017) : 958–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017163041.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Decorrente de um processo sócio-histórico, a morte tornou-se um tabu: há uma constrição do tema que o afasta do cotidiano e isola sua vivência. Assim, a formação dos profissionais de saúde em torno da temática é insuficiente em níveis de graduação e pós-graduação, este último na modalidade de residência em saúde, interferindo no cuidado para com pacientes em processo de morte e morrer. Este artigo visa compreender a percepção do profissional de saúde residente diante da atuação na morte e no morrer, e investigar a formação dos residentes sobre essa temática, a experiência de atuação nessas situações e o aparato teórico e técnico obtido. A pesquisa é de natureza qualitativa, fundamentada na hermenêutica fenomenológica, e seus dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas com 14 médicos residentes de um hospital infantil vinculado à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Através das categorias de sentido encontradas, demarcou-se a carência de formação dos profissionais a respeito do tema, além dos sentimentos de despreparo, impotência e sofrimento relacionados à atuação diante da morte e do morrer. Destacou-se, ainda, a importância da interdisciplinaridade em saúde no trato com os pacientes nessa situação. Os resultados obtidos indicam o lugar dos programas de residência na tentativa de minimizar as complicações da carência da formação; apontam para a necessidade de espaços de cuidado para os profissionais; e destacam que a dimensão ética do cuidado a esses pacientes se sobrepôs às relações técnicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Araujo, Erika Da Silva, et Laura Cristina de Toledo Quadros. « Um cuidado tecido em rede : versões de um atendimento clínico na graduação de psicologia ». Estudos e Pesquisas em Psicologia 18, no 3 (27 février 2019) : 873–90. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2018.40454.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho debruça-se sobre uma experiência clínica em psicologia a partir do estágio e acompanhamento de um caso clínico no Serviço de Psicologia Aplicada em uma universidade pública do Rio de Janeiro. Nosso principal objetivo é o mapeamento das redes de cuidado que suportam esse atendimento, utilizando para tal a Teoria Ator-Rede, tendo como fio condutor a Lógica do Cuidado proposta por Mol (2008). O caso descrito é narrado através de experiências vivenciadas pela cliente, que retratam diferentes redes onde essa cliente atuou. Compreendendo que o cuidado na psicoterapia individual não acontece exclusivamente na relação terapeuta-cliente, mas pode transbordar por outros espaços, buscamos realizar uma reflexão acerca das práticas de cuidado como um processo que acontece articulado a uma rede, incluindo humanos e não humanos. Nessa escrita, tangenciamos a formação em psicologia e alguns pressupostos da Gestalt-terapia, abordagem que orientou o referido atendimento clínico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Alves, Pedro Henrique Melo, Claudia Daniele Barros Leite-Salgueiro, Ana Carla Silva Alexandre et Gislene Farias de Oliveira. « Reflexões sobre o cuidado integral no contexto étnico-racial : uma revisão integrativa ». Ciência & ; Saúde Coletiva 25, no 6 (juin 2020) : 2227–36. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020256.23842018.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O objetivo deste artigo é identificar na literatura científica, as ações afirmativas de cuidado para população negra. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada no mês de abril de 2017, na Biblioteca Virtual em Saúde, tendo como base de dados a LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e a Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Após levar em consideração os critérios de inclusão e exclusão, foram utilizados e analisados através de um instrumento, dez artigos explorados e demonstrados em quadros sinópticos. Após o estudo dos artigos, foram elencadas nove ações afirmativas para promoção do cuidado à população negra no âmbito da saúde. Faz-se necessário, tanto nos espaços de cuidado, como nos de formação, problematizar sobre as principais demandas frente ao contexto em que a população negra está inserida, bem como as ações afirmativas de cuidado para população negra, de modo a efetivar os princípios da universalidade e da integralidade nos serviços de saúde em sua plenitude.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Caldeira da Silva, Pedro, Cláudia Eira, Maria De Góis Vicente et Rita Guerreiro. « Promoção do desenvolvimento psicossocial das crianças através dos Serviços de Cuidados de Saúde Primários ». Análise Psicológica 21, no 1 (30 novembre 2012) : 59–76. http://dx.doi.org/10.14417/ap.120.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho resulta de um longo processo de investigação e elaboração no sentido de tentar organizar nos serviços existentes de cuidados de saúde primários um programa destinado a dar formação aos médicos de família, introduzindo a dimensão «saúdemental» nas consultas de rotina da gravidez e até ao fim do segundo ano de vida das crianças, com um mínimo de «perturbação» possível e uma eficácia demonstrável.Avalia-se a importância da formação para a modificação das práticas e atitudes dos médicos de família; em seguida avalia-se o impacto que esta formação em conjunto com a utilização na consulta de um instrumento (entrevistas semi-estruturadas), facilitador da abordagem dos aspectos afectivos e relacionais, tem nas mães e crianças pequenas; e finalmente avalia-se o impacto que a simples aplicação do instrumento teria.Os resultados apontam, de uma forma global, para a existência de efeitos relevantes da formação sobre as práticas dos médicos, mas sugerem igualmente que estes efeitos não se traduzem em grandes diferenças nas crianças e nas mães.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Silva, Jamylla Barbosa Moreira, et Ana Maria Ferreira Barcelos. « Desvelando a paixão pelo ensino de professores de inglês em formação inicial ». Revista X 16, no 2 (11 mai 2021) : 381. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77263.

Texte intégral
Résumé :
A formação de docentes de línguas enfrenta vários desafios, entre eles, a pouca atratividade da carreira. Sendo assim, o desejo de ensinar é uma das principais formas através das quais os professores expressam sua paixão e, por isso, uma emoção essencial à promoção de um ensino efetivo (DAY, 2004; 2009). Na Linguística Aplicada no Brasil, ainda não existem estudos sobre a paixão dos professores de inglês pelo seu ofício. Com isso, este trabalho investigou como se constitui a paixão pelo ensino em um grupo de oito professores de inglês em formação inicial, estagiários em um curso de extensão de uma universidade federal mineira. O referencial teórico se pautou em pesquisas relativas ao estudo das emoções no ensino de línguas (BARCELOS, 2015; ZEMBYLAS, 2005) e à paixão pelo ensino (DAY, 2004; 2009; CARBONNEAU et al., 2008; MART, 2013). Os dados foram coletados através de (1) questionários abertos, (2) entrevistas e (3) narrativas visuais e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os participantes sentem paixão pelo ensino, haja vista manifestarem desejo de ensinar, gosto pelo inglês, emoções positivas e cuidado e comprometimento ao se engajarem em sua prática docente em seus contextos de ensino.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Lacerda, Maria Ribeiro. « Cuidado domiciliar : em busca da autonomia do indivíduo e da família - na perspectiva da área pública ». Ciência & ; Saúde Coletiva 15, no 5 (août 2010) : 2621–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000500036.

Texte intégral
Résumé :
Este texto é um ensaio com o objetivo de refletir sobre a possibilidade da busca da autonomia do indivíduo e da família nos serviços públicos de saúde, através da ação dos profissionais de saúde e, principalmente, da presença da enfermeira no desenvolvimento do cuidado domiciliar. Para realizar o cuidado domiciliar nos sistemas de saúde, principalmente na perspectiva do serviço público, devem ser considerados alguns aspectos referentes à organização e à formação dos profissionais de saúde. O sucesso do cuidado domiciliar está em olhar o indivíduo e sua família em seu contexto, visualizando e considerando seu meio social, suas inserções, seu local de moradia, seus hábitos e relações e qualquer outra coisa ou situação que façam parte de seu existir e estar no mundo. Autonomia, para os indivíduos e familiares terem condições para desenvolverem o cuidado no domicílio numa situação de adoecimento, é a possibilidade de estar capacitado a realizar o cuidado com ajuda do sistema de saúde, com profissionais que ensinem, orientem e acompanhem e principalmente com uma enfermeira que tenha sensibilidade e capacidade técnica-científica para estabelecer metas de cuidado factíveis à realidade de saúde-doença vivenciada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Marins, Josafá Barbosa, Larissa Cristina Rodrigues Alencar, Ana Helia De Lima Sardinha et Maria do Carmo Rodrigues Araujo. « Formação e aplicabilidade dos preceitos éticos pelos enfermeiros ». Enfermagem Brasil 17, no 5 (23 novembre 2018) : 490. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i5.2053.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Na área da saúde, a competência ética dos futuros profissionais é entendida como a capacidade autônoma de percepção, reflexão e decisão coerente em relação às condutas humanas no cuidado à saúde e à vida. A enfermagem vem se desenvolvendo com base em conhecimentos empíricos, teorias fundamentadas e desempenho dirigido à assistência, ao ensino, ao gerenciamento e à pesquisa. Objetivo: Apreender as percepções dos enfermeiros de um Hospital Universitário acerca da formação e aplicabilidade dos preceitos éticos na profissão. Material e métodos: Pesquisa, qualitativa descritiva, realizada em um Hospital Universitário em São Luis/MA. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 30 enfermeiros, as quais foram examinadas através da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Emergiram 4 categorias: a) Ensino da ética; b) Postura ética dos enfermeiros; c) Relacionamento com a instituição; d) Domínio ético dos profissionais. Conclusão: Faz-se necessário o entendimento da importância da ética na enfermagem, seja esta na assistência ou no ensino, atrelada aos valores adquiridos na formação social, familiar, religiosa, inerentes ao indivíduo.Palavras-chave: ética, enfermagem, ensino, assistência.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Brusamarello, Tatiana, Fernanda Carolina Capistrano, Mariluci Alves Maftum, Maria de Fátima Mantovani, Nen Nalú Alves das Mercês et Luciana Puchalski Kalinke. «  Promovendo o empoderamento através de ações de enfermagem na extensão universitária/ Promoting empowerment through nursing actions in university extension ». Ciência, Cuidado e Saúde 15, no 2 (10 octobre 2016) : 297. http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v15i2.23640.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desta pesquisa é descrever as ações de enfermagem promotoras de empoderamento aos participantes da extensão universitária. Trata-se de estudo quantitativo retrospectivo, desenvolvido a partir da técnica de pesquisa documental de dados que emergiram do Projeto de Extensão “O cuidado à saúde de pessoas com sofrimento mental e familiares”. Os dados referem-se ao período de junho de 2005 a dezembro de 2011, coletados em registros de 480 atas das reuniões semanais do Projeto de Extensão, no período de janeiro a março de 2012. Assim, foram identificados os participantes do projeto, as modalidades das reuniões realizadas, bem como as atividades desenvolvidas pelos estudantes. É possível concluir, então, que as atividades desenvolvidas neste Projeto de Extensão contribuíram na formação de profissionais capacitados para o cuidado em saúde mental, fortaleceram a rede social de apoio às pessoas com transtornos mentais e promoveram o desenvolvimento do empoderamento de todos os participantes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Bender, Karin Gabriele, Fernanda de Conto et Jeferson Rodrigues. « Cuidado de enfermagem à pessoa com comportamento suicida na Atenção Primária à saúde ». Research, Society and Development 10, no 11 (7 septembre 2021) : e501101120002. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.20002.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Compreender o cuidado prestado por enfermeiros da atenção primária à saúde de Florianópolis à pessoa com comportamento suicida. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva realizada com 10 enfermeiros através de entrevista semiestruturada. Dados analisados por Análise de Conteúdo modalidade temática. Resultados: Emergiram duas categorias temáticas: O contexto do cuidado à pessoa com comportamento suicida na Atenção Primária à Saúde e Limites, desafios e possibilidades ao atendimento da pessoa com comportamento suicida. Conclusão: O estudo demonstrou que os enfermeiros estão ininterruptamente fazendo parte deste cuidado que se desenvolve no âmbito multidisciplinar e interdisciplinar, identificando a pessoa em risco de suicídio, realizando escuta para minimizar sofrimento e mobilizando a rede familiar e social. Os limites percebidos que se configuram como possibilidades de melhoria estão relacionados à formação e educação em serviço dos profissionais e à necessidade de estruturação da rede para o atendimento a pessoa com comportamento suicida.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Bastos, Leonor da Silva, Marluce Maria Araújo Assis, Maria Angela Alves do Nascimento et Luciane Cristina Feltrin de Oliveira. « Construção da integralidade no cuidar de pessoas com diabetes mellitus em um centro de saúde em Feira de Santana (BA) ». Ciência & ; Saúde Coletiva 16, suppl 1 (2011) : 1417–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000700077.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo analisa o cuidado de pessoas com diabetes mellitus (DM) sob a ótica da integralidade, através do acesso, do vínculo-responsabilização e da formação da equipe em um centro de saúde de Feira de Santana (BA). É um estudo qualitativo, numa aproximação crítico-reflexiva. Os sujeitos foram os trabalhadores de saúde (Grupo I) e usuários cadastrados no Programa de Atenção ao Diabético (Grupo II). A entrevista estruturada e a observação sistemática foram utilizadas como técnicas de coleta de dados e a análise de conteúdo e o fluxograma analisador de Merhy, como técnicas de análise dos dados. Os resultados revelam que a atenção básica é pouco estruturada, com um modelo de organização dos serviços esgotado, um processo de cuidar construído no cotidiano do serviço de forma fragmentada, superficial, médico-centrado, e que a municipalização como vem se desenvolvendo em Feira de Santana provocou (des)estruturação e (des)continuidade da atenção à saúde das pessoas com DM. O acesso é restrito, focalizado e direcionado a ações de baixa complexidade. O acolhimento e o vínculo, distantes da corresponsabilização, e ainda há carência de formação e de autonomia. Conclui-se que é necessário ampliar o debate sobre o cuidado integral e gestão do trabalho, valorizando a práxis cotidiana dos sujeitos envolvidos no cuidado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Ribeiro, Maria Inês Lemos Coelho, et Luiz Jorge Pedrão. « Relacionamento interpessoal em enfermagem : considerações sobre formação/atuação no nível médio de enfermagem ». Paidéia (Ribeirão Preto) 11, no 21 (2001) : 99–102. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2001000200011.

Texte intégral
Résumé :
Trata-se de uma reflexão sobre o tema, relacionamento interpessoal nos cursos e na atuação profissional de auxiliares e técnicos de enfermagem. Constata-se que os pedidos dos pacientes se situam na esfera relacional e raramente na técnica e que o relacionamento interpessoal aparece como mola propulsora do cuidado. Sabe-se que 70% da mão de obra de enfermagem é desenvolvida por profissionais de nível médio, sendo executores de grande parte das técnicas, justificando assim este estudo. Considerou-se imprescindível que o profissional citado tenha um melhor preparo no tema em questão para oferecer uma assistência mais humanizada. Cabe às instituições formadoras de nível médio proporcionarem condições para o desenvolvimento desta habilidade e ao enfermeiro assistencial mantê-la, principalmente através de atividades educativas contínuas em serviço.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Lima (UFSC), Drª Patrícia de Moraes, Dndª Marta Corrêa Moraes (UFSC) et Dndº Rogério Machado Rosa (UFSC). « A construção de saberes para uma escola que protege : notas sobre a formação de educadores/as na modalidade de ensino a distância ». Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 5, no 9 (30 juin 2012) : 234. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e92012234-246.

Texte intégral
Résumé :
Especialização “A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege”, que teve como intenção instrumentalizar educadores/as e outros atores sociais para construírem projetos de intervenção educacional nas escolas, buscando reconhecê-las como um espaço que integra a Rede de Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes no Brasil. O projeto de formação nasceu da iniciativa conjunta do Núcleo Vida e Cuidado (NUVIC) e do Laboratório de Novas Tecnologias da UFSC (LANTEC) e buscou, através da modalidade EAD (Educação à Distância), disseminar iniciativas de enfrentamento aos cenários de violências nos contextos escolares da Região Sul/Brasil. Esta experiência pedagógica procurou se afastar do mero acúmulo de horas e dias vividos entre mensagens, chats, fóruns e formações presenciais e a distância, para se aproximar de tudo aquilo aí se passou e, ao passar, tramou acontecimentos e experiências. Afecções diversas transitaram por essa formação arquitetada pelo desejo de um núcleo de pesquisa, que, com suas leituras, experiências e intenções ousou propor um desenho/currículo enredando e enredado de/por muitas mãos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Caroni, Mariana Malheiros, et Eloisa Grossman. « As marcas corporais segundo a percepção de profissionais de saúde : adorno ou estigma ? » Ciência & ; Saúde Coletiva 17, no 4 (avril 2012) : 1061–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012000400027.

Texte intégral
Résumé :
O uso de marcas corporais tem se tornado cada vez mais frequente, sobretudo entre adolescentes. Através de abordagem qualitativa, este estudo pretende avaliar se o uso de piercings e tatuagens afeta o cuidado prestado por auxiliares de enfermagem a adolescentes internados e identificar influências na formação dos significados atribuídos às marcas. Foram entrevistados auxiliares que trabalham em enfermaria específica para o atendimento de adolescentes. Após análise das entrevistas, foram formuladas categorias para melhor apreensão do sentido atribuído pelos auxiliares ao uso de marcas. Algumas categorias foram recorrentes, destacando-se a associação das marcas a: comportamentos de desvio; apelo erótico e consumismo; gesto de coragem; riscos de adoecimento e doença mental. Religião e valores familiares predominaram sobre a formação profissional em relação aos significados atribuídos ao objeto de estudo. Conclui-se que a visão negativa em relação às marcas relaciona-se diretamente ao cuidado. A quantidade de marcas, a localização, o tipo, a idade do adolescente e o caráter definitivo/transitório interferem na interpretação dos profissionais. Contudo, marcas corporais são ferramentas semiológicas importantes, devendo ser incluídas no roteiro de avaliação dos adolescentes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Morais, Aisiane Cedraz, Jéssica Souto Mascarenhas, Jairo Caique De Araujo, Manuela De Jesus Souza, Rita Da Cruz Amorim et Isamara De Sousa Lima. « Significados de grupo de apoio para familiares na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal ». Revista Enfermagem Contemporânea 9, no 2 (28 septembre 2020) : 168. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2819.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: analisar o significado que familiares de recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal atribuem ao Grupo de Apoio. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, desenvolvido na unidade de um hospital público. Participaram sete familiares de recém-nascido internados. Os dados foram coletados em 2017 por meio de entrevista semiestruturada e analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS: Emergiram duas categorias, sendo elas: Grupo de Apoio como cenário de suporte emocional para familiares na unidade e Grupo de Apoio como cenário de informação para familiares na unidade. O Grupo significou um cenário de suporte e cuidado para a família na unidade, sob a forma de suporte emocional associada à formação de vínculos e suporte de informação, surgindo como excelente ferramenta de apoio aos seus membros. CONCLUSÃO: o grupo de Apoio se configurou como espaço de cuidado e suporte para os familiares, através do compartilhamento das experiências, vínculos estabelecidos e informações ofertadas, obtendo efeito positivo no processo de hospitalização dos pacientes e seus familiares, solidificando a humanização entre os profissionais de saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Scochi, Carmen Gracinda Silvan, Fernanda dos Santos Nogueira, Fabíola Lima Pereira et Mariana Ribeiro Brunherotti. « Programa para pais de bebês de risco : contribuição para formação do aluno de enfermagem ». Revista Brasileira de Enfermagem 55, no 1 (février 2002) : 36–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672002000100007.

Texte intégral
Résumé :
Trata da formação acadêmica de alunas de enfermagem inseridas em programa de extensão dirigido aos pais de bebês assistidos em unidades neonatais, objetivando analisar a contribuição desta vivência na formação profissional. Estudo descritivo, tendo como sujeitos alunas, de 18 a 22 anos, que desenvolvem atividades lúdico-pedagógicas e de lazer junto aos pais de bebês de risco assistidos em um hospital escola de Ribeirão Preto. Os dados foram coletados através de um questionário no qual discorreram sobre a vivência no projeto (vantagens, desvantagens e contribuição para a formação profissional). As respostas foram analisadas utilizandose a técnica de análise temática. Verificou-se que a participação no programa ampliou a visão das graduandas sobre o cuidado de enfermagem, possibilitou melhoria no relacionamento interpessoal e no desenvolvimento de habilidades, expandiu a visão da assistência hospitalar para além da doença e proporcionou a aquisição de conhecimentos e valores, contribuindo para a formação acadêmica, estimulando a criatividade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie