Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Grupo Mito.

Articles de revues sur le sujet « Grupo Mito »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Grupo Mito ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Vargas Sant´anna, Antonio Carlos, et Ana Luiza Fortes Carvalho. « O mito no teatro de grupo ». DAPesquisa 2, no 4 (26 novembre 2019) : 311–18. http://dx.doi.org/10.5965/1808312902042007311.

Texte intégral
Résumé :
O artigo aborda a análise dos discurso do diretor do grupo do tempo Roberto Mallet, buscando identificar possíveis relações com a mitologia heróica, traçando também paralelos referente ao teatro de grupo brasileiro sob essa perspectiva.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Astigueta, Fernando D. « Grupo, Pensamiento Y Mito (Group Thinking and Myth) ». International Journal of Group Psychotherapy 36, no 1 (janvier 1986) : 158–59. http://dx.doi.org/10.1080/00207284.1986.11490906.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Pereira, Antonio Carlos Soares, Adriane Vieira, Fernando Coutinho Garcia et Maria Teresa de Azeredo Roscoe. « Desconstrução do mito e sucessão do fundador em empresas familiares ». Revista de Administração Contemporânea 17, no 5 (octobre 2013) : 518–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552013000500002.

Texte intégral
Résumé :
Mitos funcionais promovem a estruturação da empresa e dos relacionamentos interpessoais; no entanto, tornam-se disfuncionais quando dificultam o processo sucessório. O objetivo geral da pesquisa consistiu em identificar os fatores que contribuem para a desconstrução de um mito em uma empresa familiar que passa pelo processo de sucessão do fundador, e em analisar como o estágio do mito se relaciona com o desenvolvimento sistêmico da organização. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso. A análise dos dados revela que os fatores que mais contribuíram para a desconstrução do mito foram: a sua recusa em abordar temas relacionados a conflitos familiares; o comportamento de centralização e autoritarismo do mito; e a não transmissão do empreendedorismo para a geração sucessora. Na dimensão propriedade, o Grupo encontra-se no estágio inicial, de proprietário controlador, mas o desejo de substituir o fundador-mito tem levado à transição para o estágio de sociedade entre irmãos; na dimensão família, o Grupo está na fase de passagem do bastão, mesmo com a resistência do fundador-mito; e, por fim, na dimensão empresa, encontra-se em expansão/formalização, apesar da existência de conflitos latentes entre os membros da família.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Trigo, Maria Helena Bueno. « Maria Antonia : um mito ? » Plural (São Paulo. Online) 2 (2 décembre 1995) : 98. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.1995.68045.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste artigo é fazer uma reconstrução do espaço da Faculdade de Filosofia da USP quando funcionava na rua Maria Antonia, décadas de 50 e 60, tomando como base depoimentos (publicados) de alunos, depois professores, dessa instituição. O texto examina os códigos de sociabilidade praticados pelo grupo universitário e pretende, ainda, examinar os ritos instituídos, mostrando como essa reconstrução do passado deu origem a uma memória mítica
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Fernández Uriel, Pilar. « El mito fundacional de Roma ». Eikon / Imago 5, no 2 (9 décembre 2016) : 1–26. http://dx.doi.org/10.5209/eiko.73492.

Texte intégral
Résumé :
Breve recorrido del tratamiento iconográfico del denominado Grupo de Eneas, desde sus posibles orígenes griegos y etruscos a nuestros días, con una especial atención a su evolución en Roma y la creación pictórica del siglo XVII depositada en el Museo Nacional del Prado, realizada por Juan de la Corte, Francisco Collantes y Luca Giordano.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Pirolo, Sueli Moreira, et Eliane Corrêa Chaves. « A equipe de enfermagem e o mito do trabalho em grupo ». Revista da Escola de Enfermagem da USP 36, no 4 (décembre 2002) : 351–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342002000400009.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo tem como objetivos: análise dos comportamentos individuais no transcorrer da "passagem de plantão"; e análise do comportamento grupal na realização da referida tarefa, a partir da observação cenas filmadas da equipe de enfermagem, recebendo e passando o plantão. Na análise dos comportamentos individuais, foi utilizada uma lista de indicadores de comunicação não -verbal. Na análise dos comportamentos grupais foi utilizada uma lista de indicadores, considerando os conceitos de processo grupal. Os resultados mostraram que os indicadores não -verbais ineficazes predominaram, e os indicadores grupais inadequados foram mais expressivos. Com base nesses resultados, pode-se concluir que a "passagem de plantão" não se constituiu como uma atividade grupal.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Pereira, André Cesar. « Percusos de Don Juan nas Américas ». Língua e Literatura, no 27 (15 octobre 2003) : 245. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2003.105467.

Texte intégral
Résumé :
Esse trabalho analisa o mito de Don Juan em duas obras das Américas (Le Don Juan chrétien - 1966, do autor quebequense Jacques Ferron, e Don Juan acorrentado -1999, da autora brasileira Wanda Fabian) a partir da análise de Jean Rousset (O mito de Don Juan - 1981), que estuda o mito através de três pontos fundamentais: o ser inconstante, o grupo feminino e a figura do morto. Inicialmente apresenta-se o percurso histórico do mito de Don Juan na literatura escrita da Europa, observando as suas características. Em um segundo momento, desenvolve-se a análise de Jean Rousset e em seguida, estuda-se a migração do mito para o imaginário americano, no Quebec, com a obra de Jacques Ferron e no Brasil, com a obra de Wanda Fabian, tratando-o através dos três pontos fundamentais levantados por Jean Rousset. Por fim, busca-se observar as transformações do mito de Don Juan ao encontrar-se em um novo contexto social e literário, ao migrar para um novo imaginário cultural. Busca-se ainda estudar quais características do mito inicial serão mantidas nessas recorrências americanas e quais o ressemantizarão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Déniz Montesdeoca, Omayra, Leticia Verona Suárez et Carmelo Javier Hernández Castellano. « Triaje en Atención Primaria. ¿Mito o realidad ? » Revista Científica de Enfermería, no 17 (1 juillet 2019) : 11. http://dx.doi.org/10.14198/recien.2019.17.03.

Texte intégral
Résumé :
Uno de los problemas actuales en los Servicios de Urgencias es la masificación y colapso debido al uso inadecuado de los mismos. En la isla de Gran Canaria, la valoración de la urgencia mediante triaje estructurado sólo se contempla en el ámbito hospitalario, siendo el criterio que establece los servicios de urgencias de Atención Primaria (SUAP) el “orden de llegada”.Objetivo general: Identificar la percepción por parte del personal sanitario sobre la utilidad y las barreras en la utilización de la herramienta actual de triaje por enfermería en los Servicios de Urgencias de los Centros de Salud de Atención Primaria de Gran Canaria.Diseño: Se realizó un estudio cualitativo participativo a través de grupos focales, formados por profesionales de medicina y enfermería de familia.Emplazamiento: Los grupos focales se constituyeron en marzo de 2018, en los CS Escaleritas y Cueva-torres.Participantes: Mediante captación oportunista, se realizaron con médicos y enfermeros con distinta experiencia en urgencias.Método: La técnica empleada fue la de grupo focal, realizando una grabación de lo comentado en los mismos.Resultados: Lo expresado por los profesionales se agrupó en cuatro apartados o temas, relacionados con el mal uso de los servicios de urgencias y de la instauración de un sistema de triaje en Atención Primaria, llevado a cabo por enfermería.Conclusiones: Los profesionales sanitarios consideran el triaje como una herramienta útil que mejoraría la calidad en la atención, destacando que las enfermeras están cualificadas para llevarlo a cabo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Pineda Mozo, Miyer Fernando. « El árbol que apalabra el mundo : Acercamiento a la poética de Julio César Goyes ». Cuadernos de Literatura, no 31 (7 janvier 2020) : 73–102. http://dx.doi.org/10.15648/cl..31.2020.2538.

Texte intégral
Résumé :
Julio César Goyes, uno de los poetas fundadores del grupo Si Mañana Despierto, es el árbol que apalabra el mundo; para hacerlo se sumerge en el río de la muerte a través del mito y sus misterios. Su imagen poética devora, semilla el silencio en el lector que habita su obra. El escenario conceptual que respalda este análisis, proviene de parámetros ofrecidos por la hermenéutica de Ricoeur, en lo concerniente a la mediación textual que posibilita procesos de comprensión y de autocomprensión, resuelta a través de lo simbólico; además, se aborda su noción de cuasi-texto: posibilidad de pensar la acción humana como textualidad a interpretar. La importancia de este tipo de reflexiones, radica en la necesaria lectura de los aportes de un grupo literario, cuya génesis es una raíz crítica-creativa desprendida de la tradición poética de MITO.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Nascimento, Ricardo Carvalho. « É luta ou dança ? Reinventando a capoeira na Bretanha francesa ». Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia 2, no 2 (15 avril 2020) : 59. http://dx.doi.org/10.26694/rer.v2i2.10064.

Texte intégral
Résumé :
Entre as narrativas-mito de compreensão da capoeira como gênero performático,encontramos, quase sempre, a dimensão de que, em sua gênese, se trata de uma lutadisfarçada de dança. Neste artigo, problematizamos esta propriedade polissêmica daprática da capoeira, através de um estudo de caso de um grupo de dança e capoeiraresidente na região da Bretanha francesa, a Cie Ladainha e da Cooperative Bretonne deCapoeira. Argumentamos que nos processos transnacionais deste gênero performático, oimaginário estético da capoeira como forma de dança foi objeto de mobilização paraformação e implantação de grupos de praticantes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Costa, Ricardo da Gama-Rosa. « A caminho do paraíso : Galdino do Valle Filho e o projeto liberal burguês na Nova Friburgo republicana ». História, Ciências, Saúde-Manguinhos 9, no 1 (avril 2002) : 79–104. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702002000100005.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta parte da história política de Nova Friburgo, cidade da região serrana do estado do Rio de Janeiro, a partir da trajetória do grupo liderado pelo médico Galdino do Valle Filho, durante a afirmação da ordem republicana no país, no início do século XX. O grupo de Galdino, associado à defesa dos interesses de industriais e comerciantes, elaborou uma visão de cidade "européia" e "civilizada", quando da instalação no município das primeiras fábricas têxteis, fundadas por empresários alemães. Na construção dessa imagem houve tensão entre privilegiar a formação de Nova Friburgo, ligada à colonização suíça no século XIX, ou reconhecer a forte presença germânica na cidade. É dessa época a formulação do "mito da Suíça brasileira", relacionada à luta pela hegemonia dos liberais. O mito acabou se firmando como contingência do processo histórico mundial, abalado pelas duas grandes guerras, nas quais a participação dos alemães ficou marcada como negativa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Scorachio, Flavia Rodrigues de Souza, Teresa Kam Teng, Márcia Gallo De Conti, Tania Cristina Freire et Sheila Jean McNeill Ingham. « Arte reabilitação em mulheres amputadas utilizando o mito de Pandora como recurso facilitador de autoestima e qualidade de vida ». Acta Fisiátrica 25, no 1 (31 mars 2018) : 12–18. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v25i1a158827.

Texte intégral
Résumé :
A amputação é um evento traumático que repercute intensamente na vida da pessoa acometida. A dificuldade em lidar com a nova realidade pode contribuir negativamente para a autoestima e reabilitação do indivíduo, afetando a sua qualidade de vida. A Arteterapia por meio dos recursos expressivos pode ser um canal facilitador e promotor de aspectos resilientes para a superação do trauma. Objetivo: Averiguar a influência da Arteterapia na autoestima e qualidade de vida em mulheres amputadas. Grupo formado por 8 mulheres amputadas, entre 35 a 65 anos. Método: Divididos em 2 grupos (4 indivíduos no grupo de intervenção e 4 indivíduos no grupo controle). Instrumentos de avaliação: WHOQOL- Bref (World Health Organization Quality of Life), Escala de Autoestima Rosemberg (EAR), o Desenho da Figura Humana e Relatos das Participantes. As atividades foram desenvolvidas com base no mito de Pandora, em 11 oficinas arteterapêuticas com 1 hora de duração, uma vez por semana no setor de Arte-Reabilitação, AACD – Ibirapuera, São Paulo. Resultados: Estatisticamente não foram observadas diferenças significantes entre os momentos inicial e final para os domínios de Whoqol Bref e EAR, em ambos os grupos; porém, o grupo intervenção apresenta um movimento de melhora na autoestima, especialmente no quesito autodepreciação. Qualitativamente foram observadas através do discurso das participantes melhorias de autoestima e possibilidade de melhoria na qualidade de vida das participantes. Conclusão: A arteterapia, junto com a equipe interdisciplinar, pode contribuir positivamente para o processo de reabilitação em mulheres amputadas ajudando a promover a autoestima e qualidade de vida.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Silva, Willy Nascimento, Juan Ignacio Jurado Centurión Lopez et Luciane Alves Santos. « Mito e distopia : os ritos de “Fahrenheit 451” ». Revista Letras Raras 10, no 1 (31 janvier 2021) : 35. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.1924.

Texte intégral
Résumé :
Esse artigo objetiva verificar a manifestação do mito como mecanismo de poder na ficção utópica/distópica a partir do exame de suas práticas litúrgicas (ritos). Para tanto, discutir-se-á a relação entre utopia e mito, partindo da reflexão proposta por Hilário Franco Júnior (1992; 2018) a respeito das utopias medievais e de sua ligação com as noções de ideologia e liturgia; em seguida, tratar-se-á do conceito de rito, destacando sua importância para a consolidação e manutenção da narrativa mítica como elemento estruturante da diegese utópica/distópica; e, por fim, examinar-se-á a função que o mito (materializado por meio das práticas litúrgicas de um grupo) exerce enquanto expressão de uma estrutura de poder na utopia/distopia. Os argumentos construídos no decurso das seções teóricas serão ilustrados por meio de uma análise de Fahrenheit 451, de Ray Bradbury (obra selecionada com a finalidade de ratificar a hipótese sustentada por essa pesquisa de que utopia e distopia são conceitos equivalentes).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Laterza Filho, Moacyr. « A PLAUSIBILIDADE DOS FANTASMAS ». Em Tese 2 (31 décembre 1998) : 151. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.2.0.151-158.

Texte intégral
Résumé :
Vê-se, na recorrência das narrativas de assombração na tradição oral das Minas Gerais e na frequência com que elas são retomadas pela "literatura consagrada", a projeção de uma espécie de desejo que permeia o grupo que, assim, procura conservar esse elemento sobrenatural. Esbarrando fatalmente no mito da mineiridade, esse desejo cristalizado em estereótipos, constrói-se e descontrói-se nessas narrativas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Lask, Tomke. « Imigração brasileira no Japão : o mito da volta e a preservação da identidade ». Horizontes Antropológicos 6, no 14 (novembre 2000) : 71–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832000001400004.

Texte intégral
Résumé :
A emigração brasileira para o Japão é um fenômeno recente que ainda não lida com os problemas decorrentes da socialização de filhos na emigração. Por isso os emigrantes, certos de que voltem ao Brasil, não consideram uma eventual perda de identidade de seus filhos como um problema. Mas já existem dois grupos no Japão que começam a alarmar-se com o avanço da socialização japonesa dos seus filhos: mulheres nipo-brasileiras casadas com japoneses e famílias brasileiras com filhos em idade escolar. Trata-se então de apresentar neste trabalho duas estratégias conscientes para a preservação da identidade brasileira, focalisadas na manutenção do domínio da língua portuguesa. Refiro-me às atividades da associação "Grupo Brasil" em Tóquio, fundada por brasileiras casadas com japoneses, e as atividades da associação nipo-brasileira de Oizume.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Mezquita Fernández, María Antonia. « Análisis del Mito de Gaia y de la perspectiva ecocrítica en Avatar, de James Cameron ». El Futuro del Pasado 7 (31 octobre 2016) : 127–51. http://dx.doi.org/10.14516/fdp.2016.007.001.004.

Texte intégral
Résumé :
Es bien sabido que la cultura popular contiene una gran variedad de mitos. En el mundo que el cineasta James Cameron plasmó en el film Avatar resulta sencillo distinguir una representación del Mito de Gaia. Sin embargo, el film también puede ser analizado desde una perspectiva ecocrítica. Por ende, el siguiente artículo analizará, mediante una revisión de dicho mito y también de las hipótesis de James Lovelock, cómo Gaia está presente en el planeta Pandora y es perfectamente reconocible en la figura de Eywa. Basándonos en la ecocrítica, veremos que la visión del planeta Pandora es aquella donde prima la defensa del universo natural y de los Na’vi, que, como grupo más débil y oprimido, logrará superar las adversidades y vencer los intereses de una sociedad moderna que busca extraer recursos naturales a cualquier precio.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Bazilio, Jennifer, et Claudinei José Gomes Campos. « Aspectos simbólicos envolvidos em atividade grupal para pessoas que convivem com HIV ». SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 13, no 1 (9 février 2017) : 13. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i1p13-21.

Texte intégral
Résumé :
Trata-se de um trabalho qualitativo e descritivo, que se utilizou do método clínico e qualitativo. A amostra foi composta por nove pacientes que vivem com HIV. Utilizamos a técnica de entrevista com perguntas semiestruturadas, para coletar os dados. Estes foram analisados pelo método da análise de conteúdo. Nosso objetivo foi descrever as representações simbólicas emergentes durante a atividade em grupo, atribuídas a pacientes portadores de HIV/AIDS. Concluímos que o simbólico é muito forte e representativo na vida desta população. O mito que cerca o HIV pode ser rompido pelo conhecimento adquirido durante encontros em grupos. Alternativas que ofereçam atenção dirigida a populações com tendência a isolamento e exclusão social devem ser incentivadas por parte de profissionais da saúde e seus dirigentes
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Santos Filho, Edson Guilherme dos, Guilherme Lozi Abdo, Milton Orel et Carlos Gun. « Prevenção da reestenose pós-angioplastia coronária : mito ou realidade ? » Revista de Medicina 81, no 1-4 (20 décembre 2002) : 31. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v81i1-4p31-41.

Texte intégral
Résumé :
A doença arterial coronária é a principal causa de óbito em ambos os sexos em nações industrializadas. A maioria destas mortes ocorre devido à aterosclerose das artérias coronárias. A medida terapêutica mais eficaz para a aterosclerose obstrutiva é a Angioplastia Percutânea Transluminal Coronária (APTC) com a utilização de stent. Entretanto, esta terapia vem encontrando limitações em seu sucesso, pois em 30 a 50% dos casos de implantação de stent ocorre a principal complicação deste procedimento – a reestenose. Inúmeros fármacos têm sido testados com o propósito de prevenir o processo reestenótico, porém o sucesso foi pequeno quando comparado às taxas de reestenose encontradas. Estes fármacos podem ser divididos em dois grupos, os de ação sistêmica e local. Os sistêmicos não apresentaram resultados satisfatórios, uma vez que as taxas variaram de 9,5 a 40% na prevenção da reestenose. Já as drogas de liberação local, através do revestimento de stent com substâncias liberadas lentamente, os resultados foram significativos. Os principais fármacos estudados neste grupo incluem a Rapamicina e Paclitaxel. Este obteve resultados importantes na proliferação das camadas íntima e média, alcançando taxa de reestenose de 4%. Já a Rapamicina, através da inibição da proliferação de células musculares lisas tem importante papel naprevenção da neoformação intimal, confirmado através da realização de estudos randomizados e duplo-cegos (RAVEL),nos quais constatou-se taxa de reestenose nunca antes observada na cardiologia intervencionista – 0%. Apesar deresultados promissores, há necessidade de maiores estudos clínicos para definir a real efetividade desta droga naprevenção da reestenose pós APTC.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Casanova Velásquez, Jorge. « Parentesco, mito y territorio entre los aido pai (secoya) de la amazonía peruana ». Investigaciones Sociales 9, no 15 (11 juin 2014) : 15–28. http://dx.doi.org/10.15381/is.v9i15.6986.

Texte intégral
Résumé :
En este artículo se presenta el territorio ancestral de un grupo indígena de la Amazonía peruana, los aido pai. El autor en base a su trabajo de campo explora las relaciones entre el mito, el parentesco y el hábitat. Sobre esta base da criterios en cuanto a una justa adjudicación del territorio a los aido pai, cuando se establezca el Parque Nacional de Gueppi en la región del Alto Putumayo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Viana, André Luiz Pullig. « O que podemos aprender com o pensamento mítico presente nas obras clássicas ? » Revista Alterjor 23, no 1 (3 février 2021) : 236–47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v23i1p236-247.

Texte intégral
Résumé :
As obras clássicas oferecem farto material que nos ajuda a entender o pensamento mítico e sua influência até os nossos dias. Diametralmente à razão, esse pensamento oferece ao homem a confiança de que suas ações podem ser preponderantes às respostas do mundo natural, além de fixar modelos para todas as funções e atividades humanas. O mito, portanto, é uma atribuição de sentido ao mundo, apoiado no efeito psicológico e na imaginação humana, capaz de infligir ao homem acomodação em seu habitat, enquanto parte de um grupo social. Por meio da existência dos outros ele se afirma e essa afirmação se dá não somente por meio da sua razão, também, por meio das suas crenças. Este trabalho pretende, dessa forma, apresentar o que podemos aprender com pensamento mítico presente nas obras clássicas. Palavras-chaves: Clássico. Mito. Pensamento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Thomaz Pereira, Affonso Celso. « A ‘nova’ história intelectual : Debate virtual sobre a realidade de um mito. » Revista Eletrônica da ANPHLAC, no 14 (21 mai 2013) : 319–24. http://dx.doi.org/10.46752/anphlac.14.2013.1239.

Texte intégral
Résumé :
Resenha de: Elías José Palti. “Mito y realidad de la ‘cultura política latinoamericana’. Debates en Iberoideas”. Buenos Aires: Prometeo, 2010, 272pp.O livro é o resultado de uma consulta ao foro virtual Iberdoideas(http://foroiberoideas.cervantesvirtual.com/, composto por um grupo de pesquisadores, estudantes e professores, de distintas origens geográficas e acadêmicas, ligados à história dos conceitos, à história intelectual e à história das linguagens políticas. A proposta do debate foi “pôr em discussão a ideia da existência de uma ‘cultura política latino-americana’”
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Torres Sánchez, Horacio. « Humboldt y el rayo del Catatumbo : ¿mito o realidad ? » Revista de la Academia Colombiana de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales 43, no 168 (25 septembre 2019) : 382–87. http://dx.doi.org/10.18257/raccefyn.980.

Texte intégral
Résumé :
Este artículo presenta a la comunidad académica internacional los resultados de varios años de investigación sobre el fenómeno del rayo, dentro del grupo de investigación PAAS-UN de la Universidad Nacional de Colombia, específicamente el llamado rayo del Catatumbo. Este fenómeno meteorológico se presenta desde la zona sur del lago de Maracaibo en Venezuela, hasta la cuenca inferior del rio Catatumbo y mas allá, en Colombia, de donde procede su nombre. El fenómeno tiene un interés histórico por saber como el explorador prusiano Alexander von Humboldt supo de su actividad en sus exploraciones a finales del siglo 18 y un interés científico porque hoy en día se sabe que la región del Catatumbo presenta la mayor actividad de rayos del mundo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Bernardino, Joaze. « Ação afirmativa e a rediscussão do mito da democracia racial no Brasil ». Estudos Afro-Asiáticos 24, no 2 (2002) : 247–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-546x2002000200002.

Texte intégral
Résumé :
O texto discute o significado das propostas de ação afirmativa no contexto brasileiro de relações raciais, marcado pela popularização da crença tanto no mito da democracia racial quanto no ideal de embranquecimento. Como conseqüência prática dessas duas crenças, tem-se, por um lado, a dificuldade de uma autoclassificação positiva e, por outro, uma alterclassificação negativa de quem é negro no Brasil. Utilizando entrevistas com militantes negros, chegamos à conclusão de que as referidas propostas procuram - além de minimizar as desigualdades raciais - redefinir o modelo brasileiro de relações raciais a partir de uma revalorização da identidade negra. Para que esse desiderato seja cumprido, requer-se o desenvolvimento do sentimento de pertencimento a um grupo racial, assim como um auto e alter reconhecimento positivo de quem é negro no Brasil. A partir daí, seriam construídas condições para se rediscutir, quiçá superar, o mito da democracia racial.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Morais, Jéssica Rodrigues, Juliana Farias Novaes, Francilene Maria Azevedo, Bruna Amorim Teixeira, Iasmim Xisto Campos et Mayara Fassheber Coelho. « Dinâmica “mitos e verdades” como estratégia de educação alimentar e nutricional de escolares : um trabalho de extensão realizado pelo Programa de Educação para o Trabalho do curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa(PET-NUT/UFV) ». JMPHC | Journal of Management & ; Primary Health Care | ISSN 2179-6750 7, no 1 (5 janvier 2017) : 12. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.338.

Texte intégral
Résumé :
Na educação alimentar e nutricional, a atividade lúdica é uma ferramenta importante, devido ao seu significado na promoção da saúde e prevenção de doenças. A educação convencional pode não ter se mostrado efetiva para a modificação de hábitos alimentares adequados e para desmistificar crenças acerca da alimentação, sendo imprescindível a realização de abordagens mais significativas para os escolares. O objetivo do presente estudo foi desmistificar crenças acerca da alimentação, avaliando o processo de ensino-aprendizagem em uma dinâmica intitulada “Mitos e Verdades” desenvolvida com estudantes de uma escola municipal de Viçosa-MG. Este estudo foi realizado com escolares de 5 a 10 anos, de ambos os sexos, divididos em 5 turmas, de acordo com as séries escolares. Foi realizada a dinâmica, sendo cada sala dividida em dois grupos, os quais receberam nomes criados pelos escolares. Cada grupo recebeu duas plaquinhas, sendo uma referente a “mito” e outra a “verdade”. O mediador lia as frases sobre nutrição, como por exemplo, “Faz mal não realizar o café da manhã”, “Ficar em jejum emagrece”, que deveriam ser julgadas e justificadas pelos participantes de acordo com a placa levantada, ou seja, como “mito” ou “verdade”. Após cada resposta, realizava-se uma discussão sobre o tema abordado para complementar e reforçar as informações discutidas. Ao final da dinâmica, o grupo que obteve mais acertos recebeu um certificado como reconhecimento. Verificou-se que as crianças já possuíam um conhecimento anterior acerca dos hábitos alimentares e que esse saber foi aprimorado através da discussão de cada afirmativa, desvendando paradigmas relacionados à alimentação. Assim, foi possível impulsionar o trabalho em equipe através da reflexão entre os membros do grupo, tendo em vista a harmonia de um julgamento a respeito das afirmativas. O caráter lúdico da dinâmica permite maior comprometimento dos grupos, motivando maior troca de saberes, bem como uma promoção da saúde satisfatória. Por meio da atividade realizada, observou-se que a mesma proporcionou um conhecimento científico aos escolares, quebrando tabus e o senso comum acerca da alimentação, retificando informações errôneas. O caráter lúdico da atividade permitiu a participação dos estudantes, facilitando o processo ensino-aprendizagem e tornando-o mais significativo. Ressalta-se a importância de atividades de educação alimentar e nutricional voltadas aos escolares, a fim de promover hábitos alimentares saudáveis e sua perpetuação na fase adulta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Vórtica, Cia. « Rua das Camélias ». Em Tese 24, no 1 (1 mars 2019) : 477. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.477-493.

Texte intégral
Résumé :
Apresentamos fotografias e um relato de processo do espetáculo Rua dasCamélias, da Cia Vórtica. Com direção geral de Gabriela Luque, o grupo ocupou durante todo o ano de 2016 a Rua dos Guaicurus, em Belo Horizonte, considerada a principal zona de prostituição do Brasil. A pesquisa deu origem ao espetáculo que, literalmente, ocupa um hotel de “alta rotatividade” e procura revelar um pouco da vida que existe atrás do mito da rua e das mulheres que seguem, seletivamente, invisíveis.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Pérez Amezcua, Luis Alberto. « Tecnopoïesis azteca : el mito de Coatlicue y la “nueva mexicanidad” ». Revista ICONO14 Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergentes 15, no 1 (1 janvier 2017) : 63–87. http://dx.doi.org/10.7195/ri14.v15i1.1049.

Texte intégral
Résumé :
En este trabajo se analiza la influencia que ejerce el mito de Coatlicue (y de una de las esculturas de esta diosa) en la novela Tlacaelel, de Antonio Velasco Piña, uno de los fundadores de un grupo nativista e indianista denominado la “nueva mexicanidad”. A través de la revisión de algunos pasajes del texto literario, se reflexiona sobre la importancia de un estudio de los mitos —y del arte que los vehicula— mediante un método mitocrítico que considere como de la mayor relevancia su componente tecnológico en esta era postmoderna, una época intermedial que encara riesgos que habrán de ser superados con ayuda de un arte que permita una nueva sacralización de la vida cotidiana.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Barros, Líliam Cristina da Silva. « O Kapiwayá e seu lugar no universo músico-coreográfico-ritual em um clã Desana, alto rio Negro, Amazonas ». Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 7, no 2 (août 2012) : 509–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222012000200012.

Texte intégral
Résumé :
O artigo apresenta a descrição de um repertório musical específico (Kapiwayá) e seu lugar no universo músico-coreográfico-ritual de um clã Desana. A pesquisa foi realizada em São Gabriel da Cachoeira (AM), por meio de entrevistas com o especialista em cantos - o bayá. O estudo aborda o aspecto da formação da humanidade e da construção da pessoa a partir das práticas musicais e rituais, tendo como ponto de partida o mito de criação do mundo e os repertórios musicais deste grupo indígena.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Arango-Ochante, Pedro. « Anemia y su asociación con el peso del recién en gestantes adolescentes : ¿mito o realidad ? » Revista Peruana de Investigación Materno Perinatal 7, no 1 (13 février 2019) : 35–50. http://dx.doi.org/10.33421/inmp.2018106.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo. Determinar la relación existente entre la hemoglobina materna de gestantes adolescentes y el peso de los recién nacidos en el Instituto Nacional Materno Perinatal (INMP). Material y métodos. Transversalmente se analizaron 914 gestantes seleccionadas mediante criterios de inclusión y exclusión de 2729 partos de adolescentes atendidas en el INMP correspondiente al año 2017. Los datos se recogieron del registro de partos y las historias clínicas, las variables de interés fueron la hemoglobina materna y el peso del recién nacido. Resultados. De los 914 partos 299 madres (32%) presentaron anemia y 615 (68%) no la presentaron, el grupo etario predominante fueron las adolescentes en la etapa tardía 73% (con anemia) y 71% (sin anemia). En el control prenatal predominó los insuficiente o sin control 74% (con anemia) y 73%(sin anemia). Las solteras fueron el grupo mayoritario, 91% (con anemia) y 93% (sin anemia). La procedencia de los distritos con quintiles IV y V fue el 90% (con anemia) y el 87% (sin anemia). No se encontró asociación entre el peso del recién nacido y la hemoglobina del tercer trimestre de la madre (r de Pearson = -0,0141; valor p = 0,6702). Conclusiones. No encontramos relación entre la hemoglobina materna baja y el peso al nacimiento de gestaciones a término de adolescentes, esto podría deberse a que en el control del peso fetal existirían múltiples factores que podrían ser más influyentes en este grupo de gestantes adolescentes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Forti, Steven. « El mito del corporativismo en el “fascismo de izquierda” italiano. » Revista Estudos do Século XX, no 16 (27 juin 2018) : 113–28. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8622_16_6.

Texte intégral
Résumé :
En el artículo se analiza el mito del corporativismo en la llamada “izquierda fascista” italiana a partir de un estudio de caso, el de La Verità, una revista mensual publicada en Italia entre 1936 y 1943. La Verità fue dirigida por el exlíder comunista Nicola Bombacci y en ella colaboraron un número no desdeñable de otros exdirigentes de los partidos de la izquierda italiana que se conviertieron al fascismo después de la instauración del régimen de Mussolini. A través del análisis de las publicaciones de La Verità sobre la cuestión corporativa, se pone de relieve como el grupo de colaboradores de la revista, incluido su mismo director, se convirtió en un megáfono del régimen fascista y en un aparato de irradiación acrítica de la propuesta corporativa del fascismo italiano hasta el verano de 1943.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Segura-Ramírez, Héctor Fernando. « Gênero e raça em casa-grande & ; senzala e “democracia racial” no Brasil contemporâneo ». Tematicas 11, no 21 (1 avril 2003) : 127–58. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v11i21/22.13562.

Texte intégral
Résumé :
O trabalho focaliza a obra Casa-grande & Senzala de Gilberto Freyre (1933) e determina as formas como são apresentadas no discurso do autor as inter-relações entre sexo/gênero, raça e classe nos processos de construção dos indivíduos e dos grupos sociais. Noutros termos, evidenciamos como esse autor constrói de uma forma hierárquica, racializante e sexualizada, as diferenças entre os três grupos sociais, brancos, negros e indígenas, que estão na gênese da sociedade brasileira. Isto é, primeiro, como são construídos discursivamente por Freyre, homens e mulheres nesses grupos; segundo, como são construídas de forma hierárquica e contrastiva as masculinidades dos homens negros, brancos e indígenas; terceiro, como ele vê as relações de gênero e raça entre os membros desses grupos: homem branco/mulher branca, negra e indígena; homem negro/mulher branca, negra e indígena; homem indígena /mulher branca, negra, indígena; e, porúltimo, como na construção dessas identidades raciais e sexuais são incorporados os estereótipos negativos a respeito dos grupos historicamente subordinados.Dividido em três partes, o artigo focaliza na primeira delas, as relações raciais no mito das três raças presente em CGS, enquanto peça fundamental da memória coletiva nacional que não é outra que a memória coletiva do grupo branco dominante imposta como a memória coletiva oficial da nação. Na segunda parte intitulada: Hierarquias, racialização dos sexos e sexualização das raças, é focalizada a questão da construção discursiva realizada por Freyre dos grupos humanos que estão na gênese da nação a partir das categorias sexo/gênero, raças e classe. Também abordamos a questão dos “papéis” e do status sociais atribuídos aos grupos construídos pela pena do autor. Na terceira parte abordamos o anti-racismo freyriano, o seu conteúdo e as suas características. Por último, nas considerações finais articularmos nossa análise à defesa atual feita da democracia racial por acadêmicos das relações raciais para indagar: afinal de contas quais são os interesses materiais e simbólicos implicados nessa defesa ferrenha no mito das três raças como a essência da identidade nacional brasileira?
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Manieri, Dagmar. « A estrutura mitológica de Macunaíma : ». História, histórias 6, no 11 (21 juillet 2018) : 27–48. http://dx.doi.org/10.26512/hh.v6i11.11006.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como objetivo um estudo de Macunaíma de Mário de Andrade nas perspectivas histórica e da análise estrutural de Claude Lévi-Strauss. A obra literária, nessa perspectiva, conjuga uma interpretação mediada pelo mito, bem como o grupo político envolvido com o artista. No Brasil da década de 1920, surge uma espécie de otimismo reformador na elite dos democráticos no Estado de São Paulo. A hipótese deste artigo é que a criação artística de Mário de Andrade pode ser concebida como uma expressão desta elite engajada em uma reforma modernizadora do Brasil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Barbosa, Tereza Virginia. « Uma mulher vestida de sol : Medeia e a virgem-mãe Maria ». Arquivo Maaravi : Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG 7, no 12 (30 mars 2013) : 170–79. http://dx.doi.org/10.17851/1982-3053.7.12.170-179.

Texte intégral
Résumé :
Abordaremos neste artigo dois mitos opostos e complementares: o da mãe filicida e o da virgem-mãe, a partir da observação da primazia de reescritas recuperadoras do mito de Medeia na literatura brasileira e do gosto popular e literário pelo mito bíblico da virgem-mãe. Paradoxos em si, ambos os mitos mostram, no mundo masculino, o absurdo do feminino americano, a saber, a figura daquela que gera e mata e daquela que gera do nada de modo a gerar um curto-circuito conceitual. A virgem-mãe é “Senhora destes povos tão sofridos/Patrona dos pequenos e oprimidos”. Medeia, como mãe, vê o estorvo que são os filhos e elimina-os de sua trajetória. Em ambas as abordagens, as duas protagonistas surgem no imaginário mítico vestidas de sol, gloriosas, de forma a iluminar, clarear, provocar a lucidez e, ao mesmo tempo, ofuscar e cegar. Serão observadas as peças Medeia, de Eurípides, e, do grupo Mayombe, A pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos. Também faremos breves incursões a uma pequena farsa de Ariano Suassuna, Uma mulher vestida de Sol e ao Apocalipse.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Lourenço, Gilclécia Oliveira, Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas et Ricardo Delgado Marques de Lima. « Nem santa, nem puta, apenas mulher : a feminização do HIV/aids e a experiência de soropositividade ». Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro), no 30 (décembre 2018) : 262–81. http://dx.doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2018.30.13.a.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Este estudo objetivou problematizar como as dimensões socio-históricas de gênero e os elementos discursivos das sexualidades se correlacionam com as vivências de mulheres soropositivas em relação ao vírus HIV. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa em que foram entrevistadas, individualmente, dez mulheres soropositivas. O diagnóstico dessas mulheres aponta para a fragilidade da relação conjugal, desvela o mito do amor ideal e enfatiza a relação de desigualdade estabelecida entre os gêneros. Conclui-se que o grupo social das mulheres, devido à iniquidade de gênero, ainda é socialmente mais vulnerável ao acometimento do vírus.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Martins, André Ferrer Pinto. « Terraplanismo, Ludwik Fleck e o mito de Prometeu ». Caderno Brasileiro de Ensino de Física 37, no 3 (16 décembre 2020) : 1193–216. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1193.

Texte intégral
Résumé :
Objetivamos, nesse trabalho, analisar o movimento terraplanista com a utilização do referencial oferecido pela teoria do conhecimento de Ludwik Fleck (1896-1961). O terraplanismo é um fenômeno social que pode ser associado à problemática da chamada “pós-verdade”. A crença de que a Terra é plana e de que o conhecimento científico construído historicamente a esse respeito está errado vem, aparentemente, crescendo no Brasil e no mundo. Um reflexo disso foi a realização, no final de 2019 em São Paulo, da primeira Convenção Nacional da Terra Plana. Tomando como base os discursos proferidos nas diversas palestras ocorridas durante esse evento, esse trabalho, de cunho qualitativo, buscou identificar elementos característicos do pensamento desse grupo. Por meio da análise das notas de campo de observação, identificou-se um conjunto prévio de seis características do discurso terraplanista, detalhadas no corpo do trabalho. Em seguida, procedeu-se à análise desse material a partir do referencial oferecido pela epistemologia de Fleck. Especificamente, os conceitos fleckianos de estilo de pensamento, coletivo de pensamento, circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias, círculos esotérico e exotérico, acoplamentos ativo e passivo, harmonia das ilusões e protoideias mostraram-se úteis na caracterização e interpretação do movimento terraplanista. Ao final, tecemos algumas reflexões que, a nosso ver, deveriam ser objeto de atenção da área de ensino de ciências/física no que diz respeito a essa temática, em particular, a necessidade de estarmos atentos a esse fenômeno social, problematizando-o. Defendemos que um ensino crítico da ciência e o respeito a pontos de vista diversos aos cientificamente aceitos não deve implicar em uma desvalorização do pensamento científico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Paz Bueno Pinto, Lucas Dionizio, Henrique Fernandes da Rosa et Mairim Linck Piva. « O MITO DA ALMA GÊMEA E O IMAGINÁRIO DO AMOR EM “MARÍLIA ACORDA”, DE NATALIA BORGES POLESSO ». Téssera 2, no 1 (17 décembre 2019) : 227–39. http://dx.doi.org/10.14393/tes-v2n1-2019-51142.

Texte intégral
Résumé :
Através das possíveis relações entre a teoria do Imaginário embasada por Gilbert Durand (1988), Chevalier e Gheerbrant (1995), e seus aspectos sociais, esse artigo objetiva analisar o conto “Marília acorda”, de Natalia Borges Polesso, presente na coletânea de contos Amora (2015). Partindo da união homoafetiva entre as duas personagens centrais da narrativa, busca-se desdobramentos referentes ao mito do amor de Aristófanes e os símbolos presentes na história dessas mulheres. Além disso, destaca-se provocações sociais causadas pela abordagem da homossexualidade feminina e a intolerância e preconceito que persegue esse grupo há séculos, corroborando para a percepção das aproximações entre crítica social da Literatura e a teoria do Imaginário.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Silva, Renata Bortoletto. « Oloniti e o castigo da festa errada : relações entre mito e ritual entre os Paresi ». Cadernos de Campo (São Paulo, 1991) 13, no 13 (30 mars 2005) : 91. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p91-100.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo se propõe a realizar umexercício etnográfico envolvendo a descrição de um ritual intercomunitário conhecido como oloniti, que coletamos entre os Paresi, grupo Arawak do Brasil Central. O exame do ritual, em especial por sua re- lação de simetria e inversão com o mito denomina- do O castigo da festa errada, também oriundo dos Paresi, permite desvelar certos códigos que gover- nam as relações sociais, códigos estes que contêm, a um só tempo, valores como a reciprocidade e a predação. Apesar de seu caráter mais marcadamente etnográfico, acreditamos que esse caso, ora analisa- do, possa vir a contribuir para uma reflexão teórica feita hoje na Etnologia Sul-Americana sobre o lugar da parceria e da guerra para os povos da região.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

França, Inacia Sátiro Xavier de, et Adriana de Freitas Chaves. « Sexualidade e paraplegia : o dito, o explícito e o oculto ». Acta Paulista de Enfermagem 18, no 3 (septembre 2005) : 253–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002005000300005.

Texte intégral
Résumé :
INTRODUÇÃO: A intenção de contribuir para o desenvolvimento de ações educativas que desmistifiquem mitos e tabus relacionados a sexualidade da pessoa portadora de paraplegia e melhorar a qualidade de vida desse tipo de cliente motivou a seleção do objeto "sexualidade da mulher portadora de paraplegia". OBJETIVO: Compreender a construção de sentidos das mulheres portadoras de paraplegia acerca da sexualidade e relatar as barreiras enfrentadas por estas mulheres para vivenciar sua sexualidade. MÉTODO: Estudo descritivo onde os sujeitos foram selecionados por acessibilidade, conforme critérios pré-estabelecidos e, utilizando-se a entrevista semi-estruturada, a coleta de dados e a análise de discurso emergiram categorias. RESULTADOS: As categorias sinalizaram o processo de negativação da auto-imagem, do auto-conceito e de tendência a auto-discriminação, além de culpabilização, quando da sensação de orgasmo. Também emergiram categorias sinalizadoras da crença no casamento monogâmico como realização pessoal, e que o orgasmo é uma questão de conhecimento do próprio corpo e do corpo do parceiro. CONCLUSÕES: Conclui-se que o mito da beleza e o mito adâmico normatizam a sexualidade dos sujeitos. Mas nem todas as mulheres estudadas seguem, à risca, as regras da cultura, de modo que um grupo de mulheres portadoras de paraplegia vivencia a sexualidade de forma diferente das demais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Chamorro, Graciela, Misael Concianza Jorge et Levi Marques Pereira. « KAIOWA MOMBE’UPY NHEMOHEMBYPY REHEGWA - RELATOS DA COSMOGONIA KAIOWÁ : IMPLICAÇÕES NO CAMPO LINGUÍSTICO E NA PRODUÇÃO DA VIDA SOCIAL ». Espaço Ameríndio 10, no 1 (30 juin 2016) : 10. http://dx.doi.org/10.22456/1982-6524.64991.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo procura demonstrar a relevância dos relatos e ensinamentos míticos apontada pelos Kaiowá nos modelos e práticas de produção e reprodução da vida social de suas comunidades. Constitui-se, ainda, num esforço de identificar alguns elementos que apontam para sua cosmogonia. Os dados etnográficos resultam da pesquisa desenvolvida pelo professor kaiowá Misael Concianza Jorge, no trabalho de conclusão de curso do curso de Licenciatura Intercultural – Teko Arandu, da Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados. Posteriormente, as outras autorias analisaram o material com o estudante para apresentá-lo na forma de artigo, acrescentando discussões bibliográficas e dados etnográficos levantados por elas. O mito é apresentado neste artigo como uma linguagem que expressa, através de recursos ritualísticos e poéticos, vários aspectos da ética e da estética kaiowá. Tais relatos fornecem códigos para os modos de relação entre os Kaiowá e entre eles e seus outros. Entre outras implicações, eles explicam a disposição de elementos da paisagem. Mas, além de tudo isso, o mito é apresentado como obra literária, que permite ao grupo que o relata e ritualiza pensar sobre as origens, os sentidos e o fim das ordens sociológicas e cosmológicas, e, sobretudo, entretém as pessoas com palavras e imagens significativas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Almeida, Saulo Vinícius, et Robson Carlos Haderchpek. « O Axis Mundi e o Jogo Ritual : Deslocamento da realidade imanente para se alcançar a Hierofania ». Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 2, no 38 (22 septembre 2020) : 1–25. http://dx.doi.org/10.5965/14145731023820200017.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo se propõe a analisar as práticas de criação cênica do Grupo Arkhétypos à luz do Jogo Ritual relacionando-o com o conceito de axis mundi proposto por Mircea Eliade e as teorias do imaginário de Gilbert Durand. Trabalha-se com a hipótese de que a experiência do mito manifestada no corpo do ator reorganiza a relação espaço-temporal permitindo ao público um deslocamento da realidade imanente para que se possa alcançar a hierofania. A fim de elucidar a questão desenvolvemos uma breve reflexão a partir dos espetáculos Santa Cruz do Não Sei (2011) e Revoada (2014) e lançamos um olhar crítico frente ao processo de colonização sofrido nas Américas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

De Ávila Melo Silveira, Rosana. « PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRODESCENDENTE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES ». Revista Ciranda 5, no 3 (1 septembre 2021) : 304–8. http://dx.doi.org/10.46551/259498102021046.

Texte intégral
Résumé :
Este ensaio artigo propõe a analisar uma das principais fontes responsável pela manutenção do mito da democracia racial no Brasil, considerando a contínua discriminação racial que parte da sociedade brasileira vivencia: a Escola Básica. Todos nós sabemos que um dos maiores intento da Educação atual é a formação plena do cidadão. Mas, contraditoriamente, contrastando com esse objetivo, se observa, inclusive por estatística, a contínua exclusão da comunidade negra e parda do processo de formação formal, uma vez que uma parcela significativa desse grupo, não foi inclusa, de forma justa nesse processo. Existe um racismo velado e enraizado em nossa sociedade. Essa discriminação tem afetado por séculos as condições de vida do povo negro em nosso país e tem se perpetuado, pois, há um ‘consenso’ (idealizado e concretizado) de que existe uma democracia racial no Brasil. Um Racismo Estrutural e Institucional. Segundo o IPEA, mais da metade da população brasileira, é negra e mestiça, possuem baixa renda per capita e baixo índice de escolaridade. Poucas pessoas desse grupo conseguem ingressar em universidades e fazer parte das classes média e alta em nosso país.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Andrade de Noguera, Sonia Mercedes. « Venezuela : ¿superando el mito de Sísifo ? Una radiografía de la motivación, la toma de decisiones y la creatividad heurística ». Ciencias Sociales y Educación 8, no 15 (28 juin 2019) : 131–49. http://dx.doi.org/10.22395/csye.v8n15a7.

Texte intégral
Résumé :
El presente artículo forma parte de un examen social centrado en la crisis venezolana y la figura del salario como un mecanismo de compensación y valoración del esfuerzo realizado por los trabajadores. La línea metodológica se sostiene en un tipo de construcción cualitativa en donde se triangulan los aportes de un grupo de diez informantes, las opiniones de personas que forman parte de diez grupos de whatsapp y los informes y noticias que surgen diariamente sobre Venezuela desde la prensa digital nacional e internacional, así como también el reporte estadístico y crítico del Observatorio del Conflictividad social (OVCS) y el Observatorio Venezolano de Violencia (OVV). El análisis del contenido que se produjo de la vinculación planteada permitió la detección de un conjunto de categorías que dan luces sobre la condición laboral desde la motivación, la toma de decisiones y la creatividad heurística en unión reflexiva con el mito de Sísifo. *Este trabajo es producto de una investigación en permanente construcción vinculada a la línea de investigación " Comportamiento organizacional". Los datos han sido suministrados por estudiantes y colaboradores. Las ideas expuestas forman parte de los estudios y propuestas que se llevan a cabo como parte de la planificación de la Catedra "Socio humanísticas" de la Facultad de Ciencias Económicas y Sociales FACES ULA- Mérida.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Hernández Mella, Rocío, et Patricia Liranzo Soto. « Las diosas sometidas : autoconcepto en mujeres de grupos vulnerables. Encuentro afectivo-participativos y sus efectos en el self ». Ciencia y Sociedad 38, no 4 (1 décembre 2013) : 659–90. http://dx.doi.org/10.22206/cys.2013.v38i4.pp659-690.

Texte intégral
Résumé :
Este artículo contiene el marco teórico con el cual se analiza el autoconcepto de un grupo de mujeres pobres y excluidas, son mujeres que viven con el VIH, la mitad de ellas son trabajadoras sexuales, para comprender su vulnerabilidad; aquello que las convierte en diosas sometidas. En esta teorización se exponen los planteamientos de la Psicología Profunda, como son los relativos al mito y al arquetipo, que inspiran reflexiones en torno al Autoconcepto, así como sobre el arte y la emotividad, que han servido de fundamento a los Encuentros Afectivo-Participativos. Se admite el Autoconcepto como parte de la estructura del self, revelando cómo ambos se han concebido y categorizado en el tiempo. Se presentan, además, nociones criticas acerca del ser mujer dentro de la cultura patriarcal dominante, y aportes analíticos de investigaciones sobre el fenómeno de la exclusión.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira. « Escrita acadêmica performática... Escrita F(r)iccional : Pureza e perigo ». Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 2, no 38 (22 septembre 2020) : 1–13. http://dx.doi.org/10.5965/14145731023820200033.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo discute o modo como transformamos a experiência artística em escrita, alcançando a dimensão performática deste ato liminar (Turner apud Dawsey, 2005). Do atrito entre corpo/escritura sugere o que se intitula artista/pesquisadora(o) de f(r)icção (Lyra, 2011, p.44), uma espécie de cartógrafa(o) que traça paisagens na relação eu/alteridade, gerando momentos eletrizantes de uma escrita acadêmica f(r)iccional. Faz-se mister frisar que o texto é calcado nas pesquisas no Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra/2005-2013); nas experiências com a disciplina ministrada pela pesquisadora nos programas de pós-graduações em artes da UERJ, UDESC e UFRN (2017-2019); e na produção de artigos, dissertações e teses elaboradas com o grupo de pesquisa MOTIM – Mito, Rito e Cartografias Feministas nas Artes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Castro, Jorge Luis. « La Madre SS.CC. Hermasie Paget, “Salvadora de Lima” ¿Mito o realidad histórica ? El Colegio Belén de Lima en el siglo XIX ». Revista del Archivo General de la Nación 30, no 1 (16 septembre 2015) : 231–58. http://dx.doi.org/10.37840/ragn.v30i1.48.

Texte intégral
Résumé :
Durante la Guerra del Guano y del Salitre (1879-1884), el ejército chileno ocupó la ciudad de Lima después de triunfar en las batallas de Chorrillos y Miraflores. Se temía que el ejército invasor saqueara la ciudad; pero no fue así porque un grupo de jefes navales extranjeros llegó a un acuerdo con el general chileno Manuel Baquedano. Uno de estos jefes fue el almirante francés Abel Bergasse du Petit Thouars, quien habría actuado bajo influencia de la madre Hermasie Paget, superiora del colegio de los Sagrados Corazones de Belén.El presente artículo pretende desvirtuar esta creencia apoyada por un grupo de destacados especialistas, pues después de haber revisado el archivo del Colegio en mención no se encontró prueba documental alguna y todo indica que la historia de la “madre salvadora de Lima” fue una creación del monseñor José Antonio Roca y Boloña, célebre religioso que, en su intento de ponderar el recuerdo de la madre, terminó creando una tradición que hasta nuestros días se mantiene.En estas páginas, además, se ponderan las virtudes religiosas de la madre Paget invitando a que se le reconozca por su extraordinaria calidad humana y no por atribuirle hechos que no estaba en capacidad de poder realizar. Se reflexiona sobre la educación femenina en Lima durante el siglo XIX.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Randazzo Eisemann, Francesca, Ramón Fernando Coto Méndez et Xiomara Mercedes Cacho Caballero. « Exploración de los imaginarios sociales de la etnicidad garífuna ». Cuadernos Inter.c.a.mbio sobre Centroamérica y el Caribe 18, no 2 (31 mai 2021) : e47110. http://dx.doi.org/10.15517/c.a..v18i2.47110.

Texte intégral
Résumé :
Este artículo examina los rasgos étnicos garífunas que contribuyen en el proceso de creación social cultural, los cuales pueden ser analizados a partir de ciertos niveles de registro de los imaginarios sociales. En un intento de colaborar en la elaboración de una lista identitaria garífuna, nuestro objetivo central en este trabajo es abordar algunas dimensiones fundamentales de las colectividades étnicas, con el fin de evidenciarlas, tales como: un nombre, un mito común de ascendencia, una historia común, una cultura compartida, la asociación a un territorio y un movimiento político de defensa de la propia identidad. Para cumplir con este propósito se siguen esencialmente los lineamientos de Anthony Smith (1987) y sus colaboradores, con base, entre otros, en los mitos fundacionales profundos como vía de estudio de los imaginarios sociales y algunas de las producciones relativas del grupo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Jorge Carneiro, Érica. « COMPROMISSO COM OS DIREITOS HUMANOS : POLÍTICAS CULTURAIS DO CANDOMBLÉ NO COMBATE AO RACISMO ». Estudos Teológicos 60, no 1 (4 juin 2020) : 69. http://dx.doi.org/10.22351/et.v60i1.3919.

Texte intégral
Résumé :
O racismo é uma doença social e foi construído historicamente na sociedade brasileira desde o período da escravidão e da diáspora africana. Passando por teorias científi cas datadas do século XIX, até sua reconfi guração por meio do mito de democracia racial, negras e negros e afrodescendentes sofrem ainda hoje de forma explícita ou velada com o racismo. Desde as décadas de 1960 e 1970, movimentos sociais, estudantis, culturais e religiosos têm se preocupado em elaborar estratégias que visem combater o racismo bem como reforçar as políticas identitárias africanas e afrodescendentes de ordem histórica, cultural e religiosa. O texto em questão aborda duas ações culturais de combate ao racismo elaboradas por um terreiro de candomblé jeje-nagô, de forma a destacar a preocupação dessa religião com a preservação dos direitos humanos sem declinar das especifi cidades étnicas, culturais e religiosas do grupo em questão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Quiñones Triana, Yago. « Betsknate, el carnaval del perdón del pueblo kamsá. Interpretaciones sobre el contacto y la transformación cultural entre historia y mito ». Maguaré 33, no 1 (1 janvier 2019) : 109–38. http://dx.doi.org/10.15446/mag.v33n1.82408.

Texte intégral
Résumé :
A partir del análisis del Betsknate, festividad ritual del pueblo kamsá, este artículo propone una interpretación sobre las formas en que este grupo lee la presencia del blanco. El Betsknate es una narrativa en la que los personajes que participan remiten a elementos históricos y míticos, que han sido centrales en la definición del ser kamsá. El artículo sugiere que los personajes del carnaval permiten entender cómo los nativos han interpretado y relacionado los procesos históricos y los relatos míticos, al encontrar en el sacrificio ritual una forma para sublimar la belicosidad latente, fruto de un pasado violento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Rosa, Claudia Beltrão. « Ritual e narrativa : A supplicatio no mito da Fortuna Muliebris (Dionísio de Halicarnasso, Antiquitates Romanae, 8. 39.1-53.1) ». Varia Historia 31, no 55 (avril 2015) : 193–220. http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752015000100008.

Texte intégral
Résumé :
Mitos e rituais criam e reforçam os laços entre indivíduos e comunidade, legitimando o grupo e a autoridade, envolvendo o potencial mimético das performances. O principado augustano foi um momento rico de criação e de ressignificação de rituais e de mitos, expressos em ações e intervenções espaciais e numa literatura cuja observação permite uma via de acesso à compreensão do sistema de valores, do uso das tradições e das inovações no espaço público romano. Este artigo tratará da etiologia do santuário da Fortuna Muliebris na versão de Dionísio de Halicarnasso. As narrativas etiológicas da Fortuna Muliebris são um dos elementos mais significativos para a análise do sistema de valores e das distinções de gênero na Roma augustana, e estarão em pauta elementos verbais e visuais da performance das personagens, interessando à análise elementos vinculados a normas e tradições do ritual da supplicatio.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Sastre, Angelo, et Juliano Maurício de Carvalho. « O comportamento do usuário no processo de difusão de Fake News : reflexões sobre o processo de comunicação nas plataformas digitais ». Comunicação & ; Informação 21, no 3 (6 décembre 2018) : 91. http://dx.doi.org/10.5216/ci.v21i3.54005.

Texte intégral
Résumé :
A comunicação, conforme observado por Maffesoli (2003), é uma ferramenta de “religação” entre os indivíduos e o elemento que funciona como um “cimento social” ao unir pessoas, interesses e crenças. Nesse sentindo, o presente artigo busca discutir sobre como o comportamento do usuário, refletindo esse processo de identificação com o grupo por meio das novas tecnologias, pode interferir na difusão da fake news. Dessa forma, observamos que a cultura das mídias sociais fortalece a construção de mitos e gera referências sociais que distorcem o processo de comunicação em torno de um mecanismo de (in)formação com base em padrões pré-estabelecidos. Assim, ampliamos a reflexão por meio do conceito do “além-homem”, de Nietzsche (2005a), e o Mito de Superman, Eco (2004), já que é necessário fugir dos “filtros” tecnológicos, estéticos e sociais para evitar as “ilusões” construídas e compartilhadas, até de forma ingênua, por meio das redes construídas nas diferentes plataformas de comunicação digital.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Marques, Elisa Maria De Barros. « Os Mitos e as Realidades : Conceções e Práticas no Exercício da Expressão Livre das Crianças ». Revista Portuguesa de Pedagogia, no 52-2 (1 août 2019) : 19–45. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_52-2_2.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como principal objetivo debater o conceito de expressão livre nas crianças (6-10 anos) no contexto da aprendizagem da Educação e Expressão Plástica (EEP). Nesta discussão mobiliza-se o papel que é atribuído à expressão comummente afirmada nos discursos dos docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) de que as crianças são livres por natureza, exprimindo-se plasticamente de acordo com a sua imaginação e a sua criatividade. Esta maneira de pensar, conhecer e dizer tem-se constituído numa quase aceitação coletiva do pensamento educativo na prática da educação e expressão plástica e nas artes em geral, tornando-se num mito pedagógico e numa verdade intuída.É em torno da análise e da problematização dos discursos de um grupo de seis docentes do 1º ciclo do Ensino Básico que se procura clarificar quais os fundamentos que os levam a incentivar e criar condições para o que classificam de expressão livre das crianças.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie