Littérature scientifique sur le sujet « Jogos escolares »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Jogos escolares ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Jogos escolares"

1

Neuenfeldt, Derli Juliano, et Jaqueline Luiza Klein. « Jogos escolares e Educação Física Escolar : investigando esta (des)articulação ». Revista Thema 17, no 1 (29 avril 2020) : 151–71. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v17.2020.151-171.1207.

Texte intégral
Résumé :
O esporte, atualmente, é conteúdo prioritário na Educação Física Escolar. Entretanto, critica-se a reprodução do esporte de rendimento nesse componente curricular, sendo que dever-se-ia ensinar um esporte com fins pedagógicos e características escolares. Nesse contexto, situam-se os Jogos Escolares. Essa pesquisa objetiva analisar a relação dos Jogos Escolares com a Educação Física Escolar. Para isto, entrevistou-se cinco professores da Rede Municipal de uma cidade do Vale do Taquari/RS/BR, que lecionam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e que participam dos Jogos Escolares. Constatou-se que os Jogos Escolares influenciam na Educação Física Escolar, pois conteúdos, planejamento anual e método de seleção dos participantes ocorrem de acordo com a proposta dos Jogos. Apesar de os Jogos serem pautados no esporte de rendimento, há princípios educacionais visualizados pelos professores, tais como a cooperação, a coeducação, o respeito e a socialização. Todavia, os professores perceberam também atritos e situações que contradizem estes princípios; e a partir disto, pôde-se refletir sobre a possibilidade de mudanças e outros modelos de Jogos a fim de alcançar os princípios pedagógicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

ARANTES, ANDRÉ ALMEIDA CUNHA, Katia Rúbio et Gislane Ferreira de Melo. « DOS JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS AS OLIMPÍADAS : A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ATLETAS OLÍMPICOS BRASILEIROS ». Revista Brasileira de Ciência e Movimento 28, no 1 (28 juillet 2020) : 51. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v28i1.10078.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo teve como objetivo identificar se atletas participantes dos Jogos Escolares Brasileiros entre 1969 e 2014 chegaram as Olimpíadas. Dentre as questões levantadas para análise, quais as modalidades dos jogos escolares apresentaram maior concentração de olímpicos, há diferença entre as representações por sexo e se as diferentes fases dos jogos escolares impactaram na presença de atletas nas Olimpíadas. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo, que envolveu levantamento documental e bibliográfico e se propôs a estabelecer relações entre os fatos e as variáveis investigadas. Fizeram parte da amostra 433 homens e mulheres atletas, nas modalidades atletismo, natação, judô e ginástica rítmica (GR), os quais participaram das Olimpíadas entre 1972 e 2016. Os participantes dos Jogos Escolares Brasileiros chegaram às Olimpíadas com frequência de 43,4% nas modalidades estudadas. Atletas escolares da GR foram percentualmente mais frequentes nas Olimpíadas, seguido pelos do judô, atletismo e natação. Quando observado de forma relativa, a participação feminina foi maior na GR, atletismo e natação. Para todas as modalidades estudadas, a segunda fase foi a que levou o menor número de atletas escolares para as olimpíadas e a terceira fase a que levou o maior número.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Kroeff, Renata Fischer da Silveira, et Cleci Maraschin. « Jogos Digitais : Dispositivos Para Pensar Práticas Escolares ». Revista de Psicologia da IMED 10, no 1 (14 août 2018) : 56. http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2515.

Texte intégral
Résumé :
Esse artigo tem por objetivo explorar as possibilidades de inserção de um jogo digital em um contexto escolar, acompanhando os efeitos de sua utilização nas relações entre os estudantes e suas professoras, assim como nos modos dos estudantes interagirem entre si e se posicionarem em relação a suas próprias performances como jogadores. O campo empírico da pesquisa foi composto pela realização de oficinas com 2 professoras e 33 estudantes nas quais as/os participantes utilizaram um jogo digital e, a seguir, conversaram sobre a experiência. Tomamos para análise um episódio que atravessou todas as oficinas e que evidenciou diferenças entre a cultura escolar e a cultura gamer nas relações entre competição e cooperação. Os resultados foram discutidos a partir da contribuição de estudos da área conhecida como Games Studies. Sugere-se que a construção de propostas educativas utilizando jogos digitais possam considerar os conjuntos de práticas associadas à cultura gamer, em especial aquelas relacionadas à constituição de espaços de afinidade entre jogadores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Frizzo, Giovanni. « OS JOGOS ESCOLARES COMO MECANISMOS DE MANUTENÇÃO E ELIMINAÇÃO : UMA CRÍTICA À LÓGICA ESPORTIVA NA ESCOLA ». Movimento (ESEFID/UFRGS) 19, no 4 (8 août 2013) : 163. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.38628.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem por objetivo analisar os mecanismos de manutenção e eliminação presentes nos Jogos Escolares, especialmente nas séries finais do ensino fundamental da Educação Básica, evidenciando a lógica esportiva na escola integrada ao projeto formativo escolar da atualidade. Através de uma pesquisa de caráter qualitativo na rede municipal de ensino de Nova Santa Rita, analisamos os Jogos Escolares que compõem o calendário escolar desta rede de ensino, identificando a lógica esportiva integrada ao projeto formativo na escola.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Santos, Juliana Batista Pereira dos, et Isabel Cristina Machado de Lara. « O algoritmo da multiplicação : possibilidades de diferentes formas de matematizar ». ACTIO : Docência em Ciências 4, no 3 (31 décembre 2019) : 629. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n3.10589.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como objetivo investigar quais os efeitos imediatos da articulação entre a História da Matemática e a Etnomatemática na realização de uma proposta de ensino, voltada a estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. A proposta foi realizada com dezoito estudantes de uma escola pública da cidade de Porto Alegre, RS, e abordou o ensino da multiplicação. Os dados foram obtidos a partir de um questionário, com nove questões de respostas abertas, aplicado aos estudantes após realização da proposta. Para analisar os resultados obtidos utilizou-se como método a análise genealógica discursiva, adotando-se como ferramentas analíticas os escritos de Michel Foucault, em especial sobre os conceitos de poder e saber, e de Ludwig Wittgenstein, sobre jogos de linguagem e semelhanças de família. Evidencia-se que, por meio da proposta de ensino, os estudantes: sentiram-se motivados a aprender outras formas para a realização do produto; conheceram outros modos de matematizar; reforçaram sua aprendizagem sobre o algoritmo da multiplicação em seus jogos de linguagem escolares. Além disso, mostra-se que as atividades realizadas ao longo da proposta de ensino possibilitaram aos estudantes: conhecer outras formas de matematizar, através de jogos de linguagens com suas regras específicas; rever aspectos relativos ao algoritmo da multiplicação ensinado nas escolas; além de refletir acerca das vantagens que outros jogos de linguagem têm sobre o jogo de linguagem da Matemática Escolar e vice-versa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Pfeifer, Luzia Iara, Patrícia Gonçalves Rombe et Jair Licio Ferreira Santos. « A influência socieconômica e cultural no brincar de pré-escolares ». Paidéia (Ribeirão Preto) 19, no 43 (août 2009) : 249–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2009000200013.

Texte intégral
Résumé :
Considerando que o contexto econômico influencia o brincar de crianças, este trabalho teve por objetivo analisar as diferenças entre os brinquedos utilizados por crianças de duas diferentes classes socioeconômicas. Os dados foram coletados junto a 50 mães de crianças com idade entre três e seis anos, metade pertencentes à classe econômica A2 (Grupo 2), e a outra metade pertencente à classe econômica D (Grupo 1), segundo o Critério Brasil. Os resultados apontam para a existência de diferenças significativas quanto ao uso do computador (p=0,000), jogos de tabuleiro (p=0,023), jogos de armar (p=0,042) e jogo de botão (p=0,012), mais presentes no Grupo 2, e quanto ao uso de brinquedos de corda (p=0,005), brinquedos de sucata (p=0,000) e pular corda (p=0,021), mais presentes no Grupo 1. Os resultados sugerem certa influência socioeconômica no brincar de crianças pré-escolares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Florentino, Raiane. « REFLEXÕES SOBRE O USO DE JOGOS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II ». Boletim de Geografia 35, no 3 (8 septembre 2017) : 152. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v35i3.38002.

Texte intégral
Résumé :
A presente dissertação apresenta reflexões sobre a experiência com jogos na disciplina de Geografia no ensino fundamental II, explorando suas possibilidades enquanto recurso didático sobre a Cartografia Temática no ambiente escolar. Pode-se dizer que três razões influenciaram este estudo. A primeira relaciona-se ao fato de que atualmente o aluno está exigindo cada vez mais novos desafios que estimulem seu raciocínio. A segunda é que o uso desse material paradidático pode potencializar o desenvolvimento de competências e habilidades no estudante, por meio do esforço natural da curiosidade de vencer os desafios científicos impostos pelos jogos. E a terceira razão é que, quando pautado em um objetivo, seu uso pode ter aspectos positivos, deixando de ser apenas um entretenimento, tornando-se mais um elemento gerador de conhecimento. Esse material é muito utilizado na educação formal e na educação não formal, a fim de estimular o aprendizado em diversas áreas do conhecimento. Todavia, nas aulas de Geografia, seu uso ainda é muito incipiente, ou mesmo inexistente. Apropriando-se do método “Estudo de Caso”, baseado na obra de Yin (2001), estruturou-se a pesquisa e escolheram-se o objetivo e o objeto de estudo, para, então, realizar a coleta de dados. Por meio de entrevistas e questionários, visou-se a obtenção de subsídios para a elaboração dos jogos protótipos, que foram, posteriormente, aplicados nas escolas públicas localizadas nos municípios de Rio Claro-SP e São José dos Campos-SP. Diante das críticas e contribuições dos professores responsáveis pelas turmas e dos estudantes com opiniões e sugestões, foi possível adequar as propostas dos jogos e as suas sequências didáticas. Os jogos abrangem cinco quebra-cabeças, um jogo da memória, um jogo dominó e um jogo de tabuleiro. Como resultado final, tem-se que os jogos são eficazes para realizar análises sobre as peculiaridades da Geografia, reforçando, principalmente, os mapas temáticos. Assim, os educadores, que já possuíam um conhecimento prévio do assunto, relembraram os conceitos, e os escolares tanto fixaram o tema como aprenderam novos conteúdos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Bento, Wilian Dos Santos, Otávio Guerson Rodrigues De Angelis, Isaias Soares da Silva, Vinícius Resende de Oliveira et Frederico Souzalima Caldoncelli Franco. « INFLUÊNCIA DO GÊNERO E TIPO DE COMPETIÇÃO SOBRE PARÂMETROS DO RALLY NO VOLEIBOL ». Revista Brasileira de Ciência e Movimento 27, no 2 (12 juin 2019) : 176. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v27i2.9898.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo foi investigar se o gênero e o tipo de competição impactam sobre os parâmetros do rally em jogos de voleibol. Investigou 17 jogos de competições escolares e recreacionais, que foram gravados em filmadora digital, sendo analisada em ecrã de notebook de 14’. Avaliou o tempo de duração do rally e seus intervalos, densidade do set, além quantificar e caracterizar os complexos e ações nos rallies. Os resultados do presente estudo mostrou que o padrão dos rallies no voleibol em competições de equipes recreacionais foi semelhante aos de equipes escolares em treinamento, porém, nos jogos recreacionais o tempo de rally, o número de ações e o % densidade do set foram maiores do que em competições com equipes escolares em treinamento, contudo, o tempo de intervalo entre rallies foi menor. Ao fator gênero não verificou alteração na maioria dos parâmetros analisados, no entanto, observou uma frequência reduzida de complexo com três toques, que pode ser justificado pelo padrão de jogo do voleibol feminino. Também identificou um alto índice de saques errados gerando ponto à equipe adversária comparada aos aces tanto para os gêneros quanto paras os tipos de competições. Adicionalmente, observou que 82,1% dos rallies ocorreram em até 11” com predominância do complexo I, o tempo médio de rally foi de 7”7 e o tempo de intervalo 2,3 vezes maior que o de sua duração, demonstrando ser suficiente para a recuperação energética do esforço despendido. Conclui-se que o gênero e as competições escolares e recreacionais pouco interferem no padrão do rally realizado durante o jogo de voleibol.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Câmara, Fábio Sampaio Dos Santos, et Yan Gabriel Bezerra Barboza. « A gamificação no processo de aprendizagem de alunos do ensino fundamental ». Revista Práxis : saberes da extensão 8, no 17 (8 mai 2020) : 23. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p23-31.

Texte intégral
Résumé :
<p>A gamificação está cada vez mais presente em ambientes escolares, sendo um mecanismo influente no processo de aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo descrever essa influência no aprendizado de crianças do 5º ao 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Monteiro - PB. Para tanto, foram analisados os resultados de um projeto de extensão que visa melhorar a formação e desempenho dos alunos em matérias básicas, como a matemática e o português, por meio do pensamento computacional promovido por jogos digitais em ambiente de aprendizagem. O projeto denominado Projelógica: fundamentos do pensamento computacional nas escolas de Monteiro - PB tem sido desenvolvido no <em>campus</em> Monteiro desde 2016. Os dados para o presente estudo foram obtidos por meio de questionários respondidos pelos alunos que participaram do projeto entre os meses de junho e dezembro de 2018. Os resultados demonstram que os jogos e recursos tecnológicos, quando integrados às matérias escolares, podem provocar maior interesse dos alunos pelos estudos, bem como melhorar seu desempenho escolar.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Garbarino, Mariana Inés, Maria Thereza Costa Coelho de Souza, Ana Lúcia Petty et Camila Tarif Folquitto. « Jogos e intervenções grupais no atendimento de crianças com dificuldades escolares ». Psico 51, no 3 (6 mai 2020) : e30367. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2020.3.30367.

Texte intégral
Résumé :
O artigo discute a relevância da utilização de jogos no contexto do atendimento de crianças com dificuldades escolares. Estuda seu potencial como instrumento de observação e de intervenção sustentando-se em duas frentes de análise. Por um lado, examina as contribuições dos jogos de mesa à luz de pesquisas francesas neopiagetianas acerca dos impactos das novas tecnologias no desenvolvimento infantil. Por outro, articula essas discussões com dados oriundos de um Programa de Extensão Universitário destinado a crianças de 7 a 11 anos. O método contemplou a sistematização de 172 protocolos correspondentes a 35 participantes. Os resultados destacam as potencialidades do jogo como instrumento de intervenção, e constatam que o interesse e a persistência, por si sós, não garantem procedimentos satisfatórios na resolução de desafios cognitivos e socioafetivos, ao contrário do que afirma o discurso dos adultos, o qual insiste na falta de esforço e de atenção como causas para as dificuldades escolares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Thèses sur le sujet "Jogos escolares"

1

NEVES, ângela Balzano. « Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares ». Universidade Federal de Pelotas, 2012. http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1653.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-08-20T13:47:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Angela Balzano Neves_Dissertacao.pdf: 1395916 bytes, checksum: 4c2d137cf152e253aed8a7f775c2b2d5 (MD5) Previous issue date: 2012-05-14
This study aimed to analyze and theorize about the repercussions of a series of workshops Theater Games which took a group of students from a fourth grade. More specifically the effects were evaluated in terms of development of higher mental functions and the development of social skills. It was used as a theoretical methodology of teaching Theater Games of Viola Spolin and Historical-Cultural Psychology of Vygotsky. The qualitative research was developed with 19 children in a public school in the city of Pelotas, in 2010. Data were collected through semi-structured interviews with students and classroom teacher, a questionnaire answered by parents of portfolios prepared by students and observations and records in a field notebook. The results suggest that students exercised and developed higher mental functions such as attention, concentration, awareness, abstraction, memory, sensory and body awareness, as well as social skills such as respect for others, working together, disinhibition front of colleagues and adults and gender relations. The work aims to bring a contribution to the discussion about the importance of teaching in public school Theatre Games concerning the cognitive and affective development of students.
Esta investigação teve como objetivo teorizar e analisar acerca de repercussões de um conjunto de Oficinas de Jogos Teatrais do qual participou um grupo de escolares de uma quarta série do ensino fundamental. Mais especificamente as repercussões foram avaliadas em termos do desenvolvimento de funções psicológicas superiores e do desenvolvimento de habilidades sociais. Utilizou-se como referencial teórico a metodologia do ensino de Teatro Jogos Teatrais de Viola Spolin e a Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com 19 crianças de uma escola pública da cidade de Pelotas no ano de 2010. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os alunos e professora da turma, de questionário respondido pelos pais, de portfólios elaborados pelos escolares e de observações e registros em caderno de campo. Os resultados sugerem que os estudantes exercitaram e desenvolveram funções psicológicas superiores, como atenção, concentração, tomada de consciência, abstração, memória sensorial e consciência corporal, assim como habilidades sociais como o respeito ao outro, o trabalho conjunto, a desinibição frente aos colegas e adultos e a relação entre gêneros. O trabalho pretende trazer uma contribuição para a discussão sobre a importância do ensino de Jogos Teatrais na escola pública concernente ao desenvolvimento cognitivo e afetivo dos estudantes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Allebrandt, Lidia Ines. « A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1991. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
Made available in DSpace on 2012-10-16T04:24:37Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T17:18:48Z : No. of bitstreams: 1 88728.pdf: 27492881 bytes, checksum: 955a1bb5d5b05b5913452c252064ef69 (MD5)
A presente dissertação estuda o processo de construção de jogos de interlocução e jogos dramáticos orais em crianças, na faixa etária dos 5 aos 7 anos, residentes na cidade de Ijuí - RS, e que freqüentam pré-escolas. Este processo se expressa pela presença ou ausência de determinadas manifestações, pela forma como estas se organizam em seqüências verbais e não verbais e pelos saltos qualitativos que evidenciam mudanças em nível de estruturação mais complexa na oralidade. Perpassa este trabalho a concepção de linguagem enquanto interação/intercâmbio, entre falantes e ouvintes que constróem sua produção num processo real de interlocução. Nesta perspectiva, recupera-se o papel do interlocutor-criança como aquele que tem um conhecimento, também em termos de produção oral, e o papel do interlocutor-adulto, como parceiro, que pode, atuando na zona de desenvolvimento proximal da criança, auxiliá-la em seu avanço intelectual. Pode-se inferir que a construção de jogos de interlocução e jogos dramáticos é um processo, entendido como um movimento contínuo que passa por transformações em situações concretas de interação. Verifica-se que o brinquedo, aqui compreendido como o mundo ilusório e imaginário, da possibilidades às crianças de verbalizarem ou não determinadas situações imaginárias ou reais sob a forma de atividade consciente, prevalecendo a ação significativa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Kiouranis, Taiza Daniela Seron. « Os jogos escolares brasileiros chegam ao século XXI : reproduão ou modernização na política de esporte escolar ? » reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2017. http://hdl.handle.net/1884/47355.

Texte intégral
Résumé :
Orientador : Prof. Dr. Wanderley Marchi Júnior
Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 24/02/2017
Inclui referências : f. 261-277
Área de concentração: Exercício e esporte
Resumo: Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) são um evento esportivo competitivo de esporte escolar que são realizados desde 1969. No decorrer de sua história, os JEBs foram sendo reformulados e gerenciados por diferentes agentes e instituições governamentais. A partir de 2005, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) passou a ser o principal organizador, contando ainda com o apoio do Ministério do Esporte (ME) e das Organizações Globo (OG). Esse novo cenário apontou para uma possível modernização desses eventos. Considerando esse nova fase, estabelecemos como objetivo central desse estudo: analisar o desenvolvimento dos Jogos Escolares Brasileiros no período entre 2005 e 2014, sob o ponto de vista do seu modelo de organização e das dinâmicas de agentes, instituições e estruturas envolvidas. Visando atender ao objetivo proposto, o presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com dados advindos de documentos (Regulamentos Gerais dos JEBs; Boletins oficiais de resultados finais; revista publicada pelo COB) e entrevistas (dois agentes do ME e um do COB). Para análise dos dados apropriamo-nos de estudos que discutem o campo esportivo na contemporaneidade, bem como, os pressupostos teórico-metodológicos de Pierre Bourdieu e sua Teoria dos Campos. A partir dos resultados dessa pesquisa, nota-se que os JEBs no período de 2005 a 2014 apresentaram diversos sintomas de modernização, como a garantia de financiamento; a ampliação do número de alunos e escolas atendidos; o aumento no número de modalidades; a modernização das instalações, tanto em termos de competição esportiva, quanto em termos de alojamento das delegações; a projeção internacional do evento, de alunos e professores envolvidos; a exigência técnica e padronizada, atendendo às instituições reguladoras; a inserção de atividades que abordam temas globais mais amplos como a sustentabilidade; e a presença da mídia na veiculação dos JEBs e a consequente abertura para a entrada de patrocinadores. No entanto, notamos que o rendimento esportivo permaneceu como pano de fundo legitimador, sustentando a antiga crença do esporte escolar como o "redentor" do esporte brasileiro. No discurso dos agentes há uma forte tendência à ideia de talento esportivo e da formação de uma base para o topo do alto rendimento, fato que aponta para um subcampo dominado pelo campo do esporte. Desse modo, esses eventos tem se configurado pela reprodução de modelos do esporte de rendimento, demonstrando uma reprodução de estruturas de poder. Assim, o trabalho avança no sentido de que os JEBs no período de 2005 a 2014 transitam entre a modernização e a reprodução, uma "modernização conservadora" ou uma "reprodução modernizada". Palavras-chave: Esporte. Esporte escolar. Competições Escolares Brasileiras. Sociologia do Esporte.
Abstract: The Brazilian School Games (JEBs) are a competitive sports event held since 1969. Throughout its history, JEBs have been redesigned and managed by different government agencies and institutions. Since 2005, the Brazilian Olympic Committee (COB) has become the main organizer, with the support of the Ministry of Sport (ME) and Globo Organizations (OG). This new scenario pointed to a possible modernization of these events. Considering this new phase, we established as a central objective of this study: to analyze the development of the Brazilian School Games in the period between 2005 and 2014, from the point of view of its organizational model and the dynamics of agents, institutions and structures involved. In order to meet the proposed objective, the present study is a qualitative and quantitative research, with data from documents (JEBs' General Regulations, official final results bulletins, journal published by the COB) and interviews (two agents from ME and one from COB). In order to analyze the data, we take advantage of studies that discuss the field of sport in the contemporary world, as well as the theoretical-methodological assumptions of Pierre Bourdieu and his Theory of Fields. From the results of this research, it is noted that the JEBs in the period from 2005 to 2014 presented several symptoms of modernization, such as the guarantee of financing; The expansion of the number of students and schools attended; The increase in the number of modalities; The modernization of facilities, both in terms of sports competition, and in terms of hosting delegations; The international projection of the event, of students and teachers involved; The technical and standardized requirement, taking care of the regulatory institutions; The insertion of activities that address broader global themes such as sustainability; And the presence of the media in the placement of the JEBs and the consequent opening for the entry of sponsors. However, we noticed that sports performance remained a legitimating background, sustaining the old belief of school sport as the "redeemer" of Brazilian sport. In the agent discourse there is a strong tendency towards the idea of sports talent and the formation of a base for the top of the high income, a fact that points to a subfield dominated by the field of sports. Thus, these events have been configured by the reproduction of models of the sport of yield, demonstrating a reproduction of structures of power. Thus, the work progresses in the sense that the JEBs between 2005 and 2014 transition between modernization and reproduction, a "conservative modernization" or a "modernized reproduction". Keywords: Sport. Scholar Sport. Brazilian Scholar Competitions. Sociology of Sport.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Kiouranis, Taiza Daniela Seron. « Os jogos escolares brasileiros chegam ao século XXI : reprodução ou modernização na política de esporte escolar ? » Universidade Federal do Paraná, 2017. http://hdl.handle.net/11612/550.

Texte intégral
Résumé :
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) são um evento esportivo competitivo de esporte escolar que são realizados desde 1969. No decorrer de sua história, os JEBs foram sendo reformulados e gerenciados por diferentes agentes e instituições governamentais. A partir de 2005, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) passou a ser o principal organizador, contando ainda com o apoio do Ministério do Esporte (ME) e das Organizações Globo (OG). Esse novo cenário apontou para uma possível modernização desses eventos. Considerando esse nova fase, estabelecemos como objetivo central desse estudo: analisar o desenvolvimento dos Jogos Escolares Brasileiros no período entre 2005 e 2014, sob o ponto de vista do seu modelo de organização e das dinâmicas de agentes, instituições e estruturas envolvidas. Visando atender ao objetivo proposto, o presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com dados advindos de documentos (Regulamentos Gerais dos JEBs; Boletins oficiais de resultados finais; revista publicada pelo COB) e entrevistas (dois agentes do ME e um do COB). Para análise dos dados apropriamo-nos de estudos que discutem o campo esportivo na contemporaneidade, bem como, os pressupostos teórico-metodológicos de Pierre Bourdieu e sua Teoria dos Campos. A partir dos resultados dessa pesquisa, nota-se que os JEBs no período de 2005 a 2014 apresentaram diversos sintomas de modernização, como a garantia de financiamento; a ampliação do número de alunos e escolas atendidos; o aumento no número de modalidades; a modernização das instalações, tanto em termos de competição esportiva, quanto em termos de alojamento das delegações; a projeção internacional do evento, de alunos e professores envolvidos; a exigência técnica e padronizada, atendendo às instituições reguladoras; a inserção de atividades que abordam temas globais mais amplos como a sustentabilidade; e a presença da mídia na veiculação dos JEBs e a consequente abertura para a entrada de patrocinadores. No entanto, notamos que o rendimento esportivo permaneceu como pano de fundo legitimador, sustentando a antiga crença do esporte escolar como o “redentor” do esporte brasileiro. No discurso dos agentes há uma forte tendência à ideia de talento esportivo e da formação de uma base para o topo do alto rendimento, fato que aponta para um subcampo dominado pelo campo do esporte. Desse modo, esses eventos tem se configurado pela reprodução de modelos do esporte de rendimento, demonstrando uma reprodução de estruturas de poder. Assim, o trabalho avança no sentido de que os JEBs no período de 2005 a 2014 transitam entre a modernização e a reprodução, uma “modernização conservadora” ou uma “reprodução modernizada”.
The Brazilian School Games (JEBs) are a competitive sports event held since 1969. Throughout its history, JEBs have been redesigned and managed by different government agencies and institutions. Since 2005, the Brazilian Olympic Committee (COB) has become the main organizer, with the support of the Ministry of Sport (ME) and Globo Organizations (OG). This new scenario pointed to a possible modernization of these events. Considering this new phase, we established as a central objective of this study: to analyze the development of the Brazilian School Games in the period between 2005 and 2014, from the point of view of its organizational model and the dynamics of agents, institutions and structures involved. In order to meet the proposed objective, the present study is a qualitative and quantitative research, with data from documents (JEBs’ General Regulations, official final results bulletins, journal published by the COB) and interviews (two agents from ME and one from COB). In order to analyze the data, we take advantage of studies that discuss the field of sport in the contemporary world, as well as the theoretical-methodological assumptions of Pierre Bourdieu and his Theory of Fields. From the results of this research, it is noted that the JEBs in the period from 2005 to 2014 presented several symptoms of modernization, such as the guarantee of financing; The expansion of the number of students and schools attended; The increase in the number of modalities; The modernization of facilities, both in terms of sports competition, and in terms of hosting delegations; The international projection of the event, of students and teachers involved; The technical and standardized requirement, taking care of the regulatory institutions; The insertion of activities that address broader global themes such as sustainability; And the presence of the media in the placement of the JEBs and the consequent opening for the entry of sponsors. However, we noticed that sports performance remained a legitimating background, sustaining the old belief of school sport as the "redeemer" of Brazilian sport. In the agent discourse there is a strong tendency towards the idea of sports talent and the formation of a base for the top of the high income, a fact that points to a subfield dominated by the field of sports. Thus, these events have been configured by the reproduction of models of the sport of yield, demonstrating a reproduction of structures of power. Thus, the work progresses in the sense that the JEBs between 2005 and 2014 transition between modernization and reproduction, a "conservative modernization" or a "modernized reproduction".
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Silva, Leonardo Peixoto Arêas da. « As ações gerenciais e os resultados esportivos das escolas públicas participantes dos jogos escolares do Distrito Federal ». reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16550.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado em Educação Física, 2014.
Submitted by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2014-10-17T18:57:57Z No. of bitstreams: 1 2014_LeonardoPeixotoArêasdaSilva.pdf: 3456793 bytes, checksum: cc4611d807e3072dcc1c6a2c85cc0320 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2014-10-17T19:05:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_LeonardoPeixotoArêasdaSilva.pdf: 3456793 bytes, checksum: cc4611d807e3072dcc1c6a2c85cc0320 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-10-17T19:05:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_LeonardoPeixotoArêasdaSilva.pdf: 3456793 bytes, checksum: cc4611d807e3072dcc1c6a2c85cc0320 (MD5)
Este estudo analisou a atuação dos Técnicos Esportivos das escolas públicas do Distrito Federal enquanto gestores do Esporte Escolar e os Resultados Esportivos conquistados por essas organizações à luz da Teoria Geral da Administração e de abordagens complementares. Para uma melhor compreensão desse fenômeno o estudo, também, identificou o perfil profissiográfico a partir das características das tarefas que são realizadas estabelecendo a correspondência dessas com a qualificação profissional e das condições de trabalho disponíveis para a realização das ações gerenciais necessárias ao desenvolvimento do Projeto Esportivo. Foi realizado um levantamento por meio de uma pesquisa de campo aplicando-se questionário semi-aberto a 107 Técnicos Esportivos. Uma pesquisa documental complementou a coleta e análise dos dados. Em relação à caracterização sócio-demográfica a população desta pesquisa é composta em sua maioria de homens, média de 40 anos, casados. A metade tem naturalidade brasiliense. Todos praticam ou praticaram atividade física. Mais da metade trabalha há mais de 10 anos na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF e participam dos Jogos Escolares do Distrito Federal - FEDF no máximo há 5 anos. São servidores públicos efetivos da SEDF, trabalham 40 horas semanais e são professores regentes. Possuem formação em Educação Física há mais de 16 anos, são pós-graduados ao nível de especialização e possuem formação específica em Gestão do Esporte. Realizaram ações gerenciais de planejamento e controle e algumas das ações de organização e de direção analisadas. Consideram-se Coordenadores Esportivos da escola e tem o apoio da Direção, mas não tem apoio de colegas de outras disciplinas. Estão satisfeitos profissionalmente. Conquistaram as três primeiras posições por modalidades/categorias nas duas etapas dos JEDF 24 escolas públicas e 27 escolas particulares, contudo, poucas escolas particulares obtiveram muitas conquistas e muitas escolas públicas obtiveram poucas conquistas em modalidades/categorias. Quase a metade das escolas públicas analisadas teve alunos-atletas conquistando medalhas - ouro, prata e bronze. Quando a decisão dependeu do Técnico Esportivo houve ações gerenciais implementadas. O Projeto Esportivo não é institucionalizado e não houve o envolvimento da Comunidade Escolar. Há espaço para crescimento em relação na quantidade de escolas que participam desse evento e na qualidade dessa participação das escolas públicas. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study analyzed the performance of the coaches in the Federal District public schools while managers of the School Sport and Sporting Results achieved by these organizations in the light of the general theory of administration and of complementary approaches. For a better understanding of this phenomenon, the study also identified professional profile from the characteristics of the tasks that are performed by the correspondence of those with professional qualifications and working conditions available to carry out the management actions necessary for the development of the Sports Project. A survey was carried out by means of a field research applying semi-open questionnaire to 107 coaches. A documentary research complemented the collection and analysis of data. With regard to socio-demographic characterization the population of this research consists mostly of men, an average of 40 years old. married. The half was born in Brasilia. All practice or hove practiced physical activity. More than half has been working for more than 10 years in the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEDF and participate in the Jogos Escolares do Distrito Federal - JEDF maximum 5 years far. Are long-time civil servants SEDF. work 40 hours a week and are teachers regents. Have training in Physical Education for over 16 years, are postgraduates at the level of expertise and have specific training in Sports Management. Performed managerial planning and control actions and some of the actions of the Organization and of direction analysed. Consider themselves Sports Coordinators from school and has the support of the Direction, but has no support from colleagues from other subjects. Are satisfied professionally. Won the first three positions for modalities/categories in two stages of 24 JEDF public schools and private schools 27, however. a few private schools have obtained lots of achievements and many public schools have few achievements in modalities/categories. Nearly half of public schools analysed had student-athletes winning medals - gold, silver and bronze. When the decision depended on the coach managerial actions were implemented. The Sports Project is not institutionalized, and there was no involvement of the school community. There's room for growth in relation to the amount of schools that participate in this event and in the quality of participation of public schools.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Parra, Navarro Laura Milena. « Jogo digital educacional para apoio no processo de ensino-aprendizagem nas escolhas alimentares de pré-escolares e escolares ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167854.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-09-20T04:27:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341232.pdf: 5815902 bytes, checksum: 749fab8e034c732a60a1f88b76ae4064 (MD5) Previous issue date: 2016
O panorama brasileiro da obesidade tem se revelado como um novo desafio para a saúde pública, uma vez que sua incidência e prevalência têm aumentado de forma alarmante nos últimos 30 anos. A obesidade é um dos problemas provocados por uma alimentação inadequada. Portanto, é importante a educação nutricional da população, principalmente de crianças com idade entre 5 e 10 anos, público alvo do presente estudo, as quais estão começando a definir seus hábitos alimentares que carregarão consigo por toda a vida. Nesse contexto, um jogo sério é um software desenvolvido com base nos princípios do desenho de jogo interativo, com o objetivo de transmitir um conteúdo educativo. Estes se mostram uma ferramenta de aprendizado útil e de boa receptividade. Considerando o uso da tecnologia por crianças, pesquisadores demonstraram que esses jogos educacionais podem ser uma boa estratégia, também, para o aprendizado e a mudança de comportamentos em prol de hábitos mais saudáveis desde a infância. Assim, o objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de um jogo digital educacional voltado para a educação nutricional através de um método de abordagem didática para crianças pré-escolares e escolares. Deste modo, vai estimular as crianças a consumirem alimentos mais nutritivos e saudáveis e auxiliar os profissionais da saúde na educação nutricional. A metodologia utilizada segue as características cruciais para jogos digitais baseados na aprendizagem. Para avaliar o jogo educacional foi utilizada uma ferramenta de eye-tracking para fornecer uma avaliação de busca visual, atenção e foco do usuário. O jogo foi denominado ?Aventuras Espaciais? e a temática do jogo corresponde a uma galáxia e diferentes planetas idealizados que correspondem às refeições do dia-a-dia. Foram realizados testes com o público alvo, e foi analisado também o comportamento de cada voluntário durante a execução do jogo. Os testes aconteceram em duas instituições: de assistência à saúde (hospital) e escola primária. Os resultados mostraram diferenças entre as duas instituições, demostrando maior número escolhas saudáveis das crianças da escola (p < 0,05). Isto pode refletir o fato de que as crianças da escola têm aulas de educação nutricional semanais. Este tipo de jogos digitais baseados na aprendizagem auxilia no processo de ensino-aprendizagem nas escolhas alimentares e transmitem conteúdo nutricional adequado para a faixa etária do projeto.

Abstract: The Brazilian panorama of obesity have been shown to be a new challenge for public health, since their incidence and prevalence have increased alarmingly in the last 30 years. Obesity is one of the problems caused by inadequate nutrition. Therefore, is important nutritional education of the population, particularly of children aged 5 to 10 years, the target audience of this study, which are starting to define their eating habits that will carry with them for life. In this context, a serious game is a software or hardware developed based on the principles of interactive game design, with the aim of transmitting educational content. The use of educational games is a useful and well received by children to achieve the goal of nutrition education. Considering the use of technology by children, researches demonstrated that the use of educational games can be a good strategy, too, for learning and behavior change towards healthier habits from childhood. The objective of this research is to develop a digital educational platform focused on nutrition education through a didactic approach method for preschool and school children (5-10 years old). Thus, it will encourage children to consume more nutritious and healthy foods and help health professionals in nutrition education of children. The methodology follows the essential features for learning and fun games. To evaluate the educational game was used an eye-tracking tool to measure the standards of visual exploration and distribution of visual attention in the educational game, so it will be used to provide a detailed assessment of visual search, attention and user focus. The game was called 'Space Adventures' and was chosen the category or genre of computer called platformer game and the theme corresponds to a galaxy and different idealized planets corresponding to the daily meals. Were conducted tests with 5-10 years old children and analyzed the behavior of each volunteer during the execution of the game. Two institutions tested the educational game: health care (hospital) and primary school. The results showed differences between the two institutions, showing more healthy choices of school's children (p <0.05). This type of digital game-based learning aids in the teaching-learning process in food choices and transmit adequate nutritional content for the age range of the project.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Magnani, Eliana Maria. « O brincar na pre-escola : um caso serio ? » [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251203.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-07-24T03:07:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Magnani_ElianaMaria_M.pdf: 5250915 bytes, checksum: 1f31af904f62738491043947087344ee (MD5) Previous issue date: 1998
Mestrado
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Oliveira, Patrícia Maria de 1968. « O papel das interações sociais em escolares na elaboração de estratégias no jogo Quoridor ». [s.n.], 2014. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/319180.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Rosely Palermo Brenelli
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-25T13:18:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oliveira_PatriciaMariade_M.pdf: 1356718 bytes, checksum: f6a1d53970aa485deb74d0f2d07a9b4c (MD5) Previous issue date: 2014
Resumo: A presente pesquisa, fundamentada na Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget quanto aos conceitos de interação social, tem como objetivo verificar a influência da interação social na elaboração de condutas no jogo de regras Quoridor em alunos do Ensino Fundamental I de diferentes idades e níveis de escolaridade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que busca caracterizar os níveis de conduta apresentados no jogo pelos alunos estudados e compará-los em duas situações de jogo: individual e grupal. Foram selecionados para esta pesquisa 39 alunos, que frequentaram as classes de 1º, 3º e 5º anos, sendo 13 alunos de cada ano escolar de uma escola particular estabelecida no município de Campinas, interior do Estado de São Paulo. Dos 13 alunos de cada ano escolar, foram sorteados 4 para participar da situação individual (N=12) e 9 para a situação grupal (N=27). A situação grupal se constituiu em nove grupos distintos, sendo três compostos por alunos da mesma classe e seis grupos compostos por alunos de diferentes classes, havendo predominância de um desses, na proporção de dois participantes da mesma classe. A coleta de dados foi realizada na própria escola em três encontros que tiveram duração média de 40 minutos cada um e se caracterizaram em: 1º encontro, três partidas para a aprendizagem do jogo, 2º encontro, três partidas com apresentação de situações-problema e 3º encontro, duas partidas do jogo. Para a análise dos dados foram considerados três níveis de condutas de jogo que apresentam as características fundamentais dos procedimentos empregados pelos participantes quanto à Compreensão das Regras, Antecipação e Construção de Estratégias. A análise estatística dos resultados obtidos apontou que não foram encontradas diferenças significativas entre as situações individual e grupal para a compreensão (p-valor=0,304), antecipação (p-valor=0,114), estratégias (p-valor=0,260) e pontuação (p-valor=0,200). Foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney nas comparações. O teste não paramétrico de Kruskall-Wallis seguido do procedimento de comparações múltiplas de Dunn revelou que na conduta de Compreensão das Regras do jogo, a pontuação dos alunos do 3º ano na situação individual foi superior comparado ao 1º ano (p-valor=0,036) e 5º ano (p-valor=0,082) e dos alunos do 5º ano em situação grupal foi superior comparado ao 1º ano (p-valor=0,002); na conduta de Antecipação, a pontuação em situação individual foi superior para o 5º ano comparado com o 1º ano (p-valor=0,026) e 3º ano (p-valor=0,057) e na situação grupal a pontuação também foi significativamente superior para o 5º ano em relação ao 1º ano (p-valor=0,002) e 3º ano (p-valor=0,047) e na conduta de Construção de Estratégias, a pontuação do 3º ano foi superior comparado com o 1º ano (p-valor=0,039) na situação individual e superior para o 5º ano comparado com o 1º ano (p-valor=0,002) e 3º ano comparado com o 1º ano (p-valor=0,049) na situação grupal. A análise qualitativa realizada possibilitou apontar que para alguns sujeitos da pesquisa a situação grupal favoreceu a melhor compreensão do jogo Quoridor por possibilitar a ocorrência do conflito sócio cognitivo e provocar a construção de condutas mais eficientes à partir da interação social. O uso do jogo de regras constitui uma situação de desafio em que o sujeito é solicitado a agir, quando há uma perturbação sentida por ele, que ao ser compensada, resulta em progresso
Abstract: This current research, based on the Theory of Genetic Epistemology by Jean Piaget on the concepts of social interaction, has as its goal the verification of the influence of social interaction on the elaboration of conducts in the game of rules Quoridor in elementary school students from different ages and levels of schooling. This is a qualitative study that seeks to characterize the levels of conduct presented in the game by the students studied and compare them in two situations on game: individual and group. There were selected for this study 39 students that have attended classes in the 1st, 3rd, and 5th grades of school, being 13 students from each school year in a private school established in the city of Campinas, in the state of São Paulo. Of the 13 students from each school year, 4 were selected to participate in the individual game situation (N=12) and 9 were selected to participate in the group situation (N=27). The group situation is constituted in nine distinct groups, being three of them composed by students from the same class and six of them composed by students from different classes; there being the predominance of one of these, in the proportion to two participants of the same class. The data collection was performed in the same school on three moments that had average duration of 40 minutes each and characterized themselves in: 1st moment, three game matches so as to learn the game; 2nd moment, three game matches with the presentation of the problem situations; and 3rd moment, two game matches. For the data analysis there were considered three levels of game conducts that feature the fundamental characteristics of the procedures used by the participants on the Comprehension of Rules, Anticipation and Construction of Strategies. The statistical analysis of the results obtained has pointed that there weren¿t any significant differences between the individual and the group situations for the comprehension (p-value=0,304), anticipation (p-value=0,114), strategies (p-value=0,260) and punctuation (p-value=0,200). The nonparametric Mann-Whitney test was used for the comparisons. The nonparametric Kruskall-Wallis test followed by the multiple comparisons procedure of Dunn revealed that in the conduct of Comprehension of the Rules of the game, the punctuation of the students of the 3rd grade on the individual situation was superior compared to the 1st grade (p-value=0,026) and 5th grade (p-value=0,082) and the 5th grade students in group situation was superior compared to the 1st grade (p-value=0,002); in the conduct of Anticipation, the punctuation in individual situation was superior for the 5th grade compared to the 1st grade (p-value=0,026) and 3rd grade (p-value=0,057) and in the group situation the punctuation was also significantly superior for the 5th year when compared to the 1st year (p-value=0,002) and 3rd year (p-value=0,047) and in the conduct of Construction of Strategies, the punctuation of the 3rd grade was superior compared to the 1st grade (p-value=0,039) in the individual situation and superior for the 5th grade compared to the 1st grade (p-value=0,002) and 3rd grade compared to the 1st grade (p-value=0,049) in the group situation. The used qualitative analysis allowed to point out that for some subjects of the research the group situation favored the best comprehension of the game Quoridor by allowing the occurrence of social cognitive conflicts and causing the construction of more efficient conducts from the social interaction. The use of the game of rules constitutes a challenging situation in which the subject is asked to act when there is a disturbance felt by him, that being compensated to, results in progress
Mestrado
Psicologia Educacional
Mestra em Educação
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Gertrudes, Rejanira Alves. « Regras escolares : estudo de caso sobre as relações de poder no cotidiano escolar ». Universidade Federal da Paraíba, 2016. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8532.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Márcio Maia (marciokjmaia@gmail.com) on 2016-08-15T20:03:59Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2131416 bytes, checksum: 6a7635e0b6f7534ef681f5a4e76b8f88 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-15T20:03:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2131416 bytes, checksum: 6a7635e0b6f7534ef681f5a4e76b8f88 (MD5) Previous issue date: 2016-04-29
The school rules are represented as a tool to "establish" the order in the school environment. In this perspective, the school rules define what behaviors and attitudes that should be, through a repetitive routine, inculcated in the students. The reflections developed in this paper are based on the Education Cultural Studies and they are referenced in sociologist Norbert Elias’ procedural theory , in order to notice how these nearby / connections can contribute to understand some specifics of the field of Education. We will cover throughout the text the concepts of interdependence, figuration and power games in the view of eliasiana theory. The general purpose of this study is to analyze the power relations established between and by the student body in the school routine, up against the school rules. Therefore, we have constituded the following specific objectives: to analyse the continuities and discontinuities in the history of the surveyed school; to investigate how the students establish the power games in the school life; to problematize, from the data gotten on, as the students deal with the rules in the researched school. It is a case study carried out at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Elementary and High State School) Francisca Martiniano da Rocha , placed in Lagoa Seca city, a provincial town in the Paraiba State. The methodology for this study was qualitative, in ethnographic modality (ANGROSINO, 2009), data collection was based on three skills: in the observation of the field of study; in the application of the questionnaire; and in research in the internal file of the school. The analysis of data obtained by these three skills was the triangulation (FLICK, 2009). It was identified from the data obtained that the students don’t agree with the school rules, however, this does not randomly happened and/or isolatedly. This disagreement is interwoved to the complex history of the school and also to the authoritaritative , desultory and vertical form that the rules were elaborated and applied in the researched school.
As regras escolares são representadas como instrumento para “estabelecer” a ordem no ambiente escolar. Nessa perspectiva, as regras escolares definem quais as condutas e posturas que devem ser, por uma rotina repetitiva, inculcadas nos/as alunos/as. As reflexões desenvolvidas nesta dissertação são pautadas nos Estudos Culturais da Educação e referenciadas na teoria processual do sociólogo Norbert Elias, a fim de perceber como essas proximidades/conexões podem contribuir para o entendimento de algumas especificidades do campo da Educação. Abordaremos, ao longo do texto, os conceitos de interdependência, figuração e os jogos de poder na ótica da teoria eliasiana. O objetivo geral deste estudo é analisar as relações de poder estabelecidas entre e pelos/as discentes no cotidiano escolar, diante das regras escolares. Para tanto, constituímos os seguintes objetivos específicos: analisar as continuidades e descontinuidades da história da escola pesquisada; investigar como os/as alunos/as estabelecem jogos de poder no cotidiano escolar; problematizar, a partir dos dados obtidos, como os discentes lidam com as regras na escola pesquisada. Trata-se de estudo de caso, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisca Martiniano da Rocha, localizada no município de Lagoa Seca, cidade interiorana do estado da Paraíba. A metodologia adotada para esse estudo foi à qualitativa, na modalidade etnográfica (ANGROSINO, 2009), a coleta de dados se baseou em três modalidades: na observação do campo de estudo, na aplicação de questionário, e na pesquisa em arquivo interno da escola. A análise dos dados obtidos por estas três habilidades foi realizada por peio da triangulação (FLICK, 2009). Identificou-se, a partir dos dados obtidos, que os/as alunos/as não concordam com as regras escolares, porém, isto não aconteceu aleatoriamente e/ou isoladamente. Tal discordância está entrelaçada à complexa história da escola e também à forma autoritária, desconexa e vertical com que as regras foram elaboradas e aplicadas na escola pesquisada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Matsui, Regina. « 1. Jogos Escolares Brasileiros da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos : um estudo de caso ». [s.n.], 2007. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275221.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Made available in DSpace on 2018-08-08T14:20:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Matsui_Regina_M.pdf: 834439 bytes, checksum: 05248518c8c8fd105cff43d663764afc (MD5) Previous issue date: 2007
Resumo: A pessoa com deficiência visual possui um atraso no seu desenvolvimento motor, em decorrência das poucas oportunidades que elas possuem ao longo da vida. Nesse sentido, sabemos da importância da prática de atividade física para essas pessoas, tendo em vista que ela contribui para o desenvolvimento global da pessoa. As informações retiradas do meio e a aprendizagem de gestos e habilidades motoras contribuem na formação e no desenvolvimento motor dessas pessoas. Na busca de possibilitar essas práticas, em específico as modalidades esportivas paraolímpicas, a Confederação Brasileira de Desportos para Cegos ¿ CBDC realizou o 1º Jogos Escolares Brasileiros para crianças e jovens com deficiência visual em idade escolar. Esse evento é o tema principal do nosso trabalho e temos como objetivo, estudar, avaliar e documentar o Iº Jogos Escolares Brasileiros da CBDC, realizado na cidade de São Paulo, no período de 12 a 15 de novembro de 2004. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, sendo especificamente um estudo de caso e, como instrumento de pesquisa, utilizamos a análise documental feita através da análise de relatórios, projetos e ofícios da CBDC, relacionados a esse evento. Assim, analisamos e avaliamos (discutimos) o processo pedagógico e técnico utilizados nas modalidades de atletismo, goalball, natação, judô, futebol B1 e xadrez; o processo histórico dessas modalidades no Brasil; o papel político-social desse evento junto às instituições, a CBDC e o Comitê Paraolímpico Brasileiro - CPB e, por fim, o papel das instituições de ensino superior enquanto agentes influenciados e influenciadores pelas manifestações culturais e esportivas, para e pela sociedade. Observamos então que esse evento teve um caráter principal de proporcionar a ¿vivência¿ esportiva em algumas modalidades, porém pedagogicamente e tecnicamente as condições dos alunos/atletas foram respeitadas. Quanto ao processo histórico, apesar desse evento não exigir de fato o alto rendimento, esses jogos contribuíram para a detecção de novos talentos e, assim, para a formação de atletas de base. Notamos também que as políticas das instituições foram respeitadas e os órgãos máximos, no caso CBDC e CPB, buscaram e buscam cumprir com os objetivos e deveres em relação ao desenvolvimento de eventos voltados para o desporto escolar. Pudemos notar que esses eventos tem contado cada vez mais com a participação e envolvimento de universidades, demonstrando que atualmente essa área do esporte adaptado está abrindo espaços para discussões nas mesmas, pois oferece estudos referentes a ela, em cursos de especialização, mestrado, doutorado e nas disciplinas da graduação. Por ter sido o 1º Jogos Escolares da CBDC, muitos pontos merecem reflexão, como a forma trabalhada, as regras adotadas e o cumprimento de seus reais objetivos. Assim, esperamos que essas análises e documentação aqui registrados, possam contribuir na realização de eventos futuros
Abstract: People with visual impairment have a delay in their motor development due to the lack of opportunities throughout life. Thus the importance of the practice of physical activities for this group of people since it contributes to their global development. The information drawn from the environment, the learning of gestures and motor skills contributes to the formation and motor development. Seeking to make these practices possible, especially the practice of Paralympic sports, the Brazilian Blind Sports Confederation ¿ CBDC held its 1st Brazilian School Games, for youngsters ¿ in school age - with visual impairment. The above mentioned event is the theme of our work and our objective is to study, evaluate and document the 1st Brazilian School Games held by the Brazilian Blind Sports Confederation in the city of São Paulo from November 12 to 15, 2004. The methodology used was descriptive research, more specifically a case study, and as research tools we used the documental analysis of reports, project and official letters of the CBDC related to the event. We analyzed and evaluated the technical and pedagogical process used in the sports of athletics, goalball, swimming, judo, football 5-a-side and chess, as well as the historical process of these sports in Brazil; the social-political role of the event to the associations affiliated to the CBDC, to the CBDC itself and to the Brazilian Paralympic Committee - CPB; and lastly the role of the institutions of higher education as agents that are influenced and influence cultural and sporting manifestations to and from society. We observed that the main characteristic of this event was to provide a ¿sporting experience¿ in some sports, respecting the pedagogical and technical conditions of the students/athletes. With respect to the historical process, although the event was not focused on elite level, the games contributed to the detection of new talents and therefore to the formation of grassroots athletes; we also noticed that the policies of the several sports entities involved were respected, that the CBDC and the CPB seek to fulfill their objectives and obligations with respect to the development of school sport events. From the analysis of the participation of higher education students we detected that these events have had increased the participation and involvement of universities, demonstrating that the subject of adapted sports is opening spaces for discussions in these institutions since they offer it in their graduation, master degree and specialization courses. Being the event here addressed the 1st School Games held by the CBDC many aspects deserve to be discussed, like for instance, its structure, the rules adopted and the fulfillment of its objectives. We expect that the analysis made and the documents here presented may contribute to the organization of future events of the same kind
Mestrado
Atividade Fisica, Adaptação e Saude
Mestre em Educação Física
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Livres sur le sujet "Jogos escolares"

1

Pires, Edmilson Ferreira. Corporeidade e sensibilidade : O jogo da beleza na educação física escolar. Natal, RN : EDUFRN, Editora da UFRN, 2000.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Luis Sawitzki, Rosalvo. FUNÇÃO PEDAGÓGICA EDUCACIONAL DOS ESPORTES E DOS JOGOS ESCOLARES. EDITORA CRV, 2014. http://dx.doi.org/10.24824/978854440253.5.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

3000 Exercícios e Jogos para Educação Física Escolar - Vol. 1. Sprint, 2003.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Desenvolvimento do Pré-Escolar e o Jogo, O. Ícone, 1992.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Carolina Marin, Elizara, et Pierre Normando Gomes-da-Silva. JOGOS TRADICIONAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR : experiências concretas e sedutoras Volume 16. EDITORA CRV, 2016. http://dx.doi.org/10.24824/978854441044.8.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Almeida, Andreza de Souza. A neuroeducação : uma reflexão sobre a eventual contribuição dos jogos educativos digitais no contexto escolar. Pimenta Cultural, 2020. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2020.893.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Sena, Silvio, et Célia Maria Guimarães. Intervenção pedagógica no jogo de papéis sociais da criança em idade pré-escolar. Editora CRV, 2018. http://dx.doi.org/10.24824/978854442713.2.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Conexões : linguagens e educação em cena. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-0.

Texte intégral
Résumé :
O conhecimento se fabrica nos múltiplos circuitos da linguagem e em conexões estabelecidas nos próprios efeitos dos saberes humanos. As dinâmicas dos discursos, as práticas de ensino e os territórios das artes são algumas fronteiras que deslizam entre conceitos e experiências, significantes e significados. Em As palavras e as coisas, Michel Foucault (2007) reflete que “a linguagem representa o pensamento como o pensamento se representa a si mesmo”. Nesses termos, a produção crítica e intelectual constrói um jogo em que os textos se transformam em repositórios daquilo que somos e buscamos representar através das palavras. Cada repositório pode ser classificado como uma cena que opera dentro e através da linguagem, de modo que sua força é determinada por sua capacidade de intervir nas práticas sociais e, consequentemente, transformá-las. É reconhecendo a presença da diversidade produzida nas esferas do conhecimento humano que o livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, organizado por Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, José Wandsson do Nascimento Batista, Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isabela Feitosa Lima Garcia e Ana Flávia Matos Freire, representa um espaço de circulação de ideias e práticas críticas imprescindíveis para estudantes, professores e pesquisadores das Letras e outros campos de estudo. As demandas acerca da linguagem, da cultura e da sociedade nunca se esgotam. Dessa forma, abrem-se novas margens e cenários de saberes relacionados à Linguística, Literatura, Educação e à História que nos ajudam a interpretar e aperfeiçoar o entendimento das relações de poder e das interações entre os sujeitos. É urgente que, em nossas experiências docentes e discentes, exerçamos o papel de mediar a produção do conhecimento entre a academia e outras organizações sociais, criando visibilidades para que os espaços dos saberes sejam cada vez mais democráticos e inclusivos. O livro reúne textos-cartografias – produzidos por professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores – que lançam perspectivas multidisciplinares das instâncias da linguagem, da educação e da formação política – envolvendo vários atores sociais – e promovem estratégias de leitura diante dos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, o capítulo de abertura, intitulado “A modalidade volitiva em relatos de pacientes que superaram a Covid-19”, André Silva Oliveira descreve e analisa através da modalidade volitiva os comportamentos de pessoas que divulgaram seus relatos na internet acerca da superação da doença. No contexto da pandemia que enfrentamos atualmente torna-se relevante a vigilância dos efeitos desta enfermidade que se instaura no imaginário dos sujeitos. No Capítulo 2, intitulado “Reflexões sobre a linguística e a semiótica: revisão teórica e um exemplo de aplicação”, Jancen Sérgio Lima de Oliveira investiga as distinções e as semelhanças entre a linguística e a semiótica tendo como ponto de partida a produção de imagens no mundo contemporâneo. Em outro espectro de pesquisa, no Capítulo 3, “Gêneros orais: objetos de ensino como suporte às aulas de língua portuguesa”, George Pereira Brito inscreve um estudo para situar os gêneros orais no ensino de língua portuguesa, atentando para o papel dos docentes no desenvolvimento da oralidade como uma prática fundamental na formação estudantil.No Capítulo 4, “As interfaces da leitura: decodificação e compreensão leitora”, de Alessandra Figueiró Thornton, discute a formação leitora dos estudantes da Educação Básica, destacando a necessidade de políticas que desenvolvam as habilidades relacionadas à proficiência leitora nas escolas. Lidando com outras molduras da linguagem, mais precisamente no campo da literatura, no Capítulo 5, “Vozes femininas tecendo a resistência no enfrentamento às violências nos contos de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, escrito por Maria Valdenia da Silva, Maria José Rolim, Diely da Cruz Lopes e José Ronildo Holanda Lima, observamos uma análise das profundas marcas da violência de gênero representadas na literatura de Evaristo e os atos de resistência das personagens, que lutam para produzir outras escrevivências no tecer do texto literário. Ainda no contexto dos estudos literários, Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, no Capítulo 6, “Ressignificações no conto de fada ‘Entre a espada e a rosa’, de Marina Colasanti”, estuda as ressonâncias entre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e o conto “Pele de Asno”, de Charles Perrault. A autora explora o imaginário da literatura infanto-juvenil e confronta ambas as narrativas para identificar intertextos e rastros entre o texto clássico e o moderno. No Capítulo 7, intitulado “A morte com véu branco: uma análise da poesia de Emily Dickinson”, Brena Kézzia de Lima Ferreira e Francisco Carlos Carvalho da Silva analisam a obra poética de Dickinson com foco na representação da morte e suas figurações simbólicas que acentuam as incertezas da existência humana. Expandindo as cenas de pesquisa, no Capítulo 8, “A formação leitora: uma proposta metodológica com um poema de Manoel de Barros”, André de Araújo Pinheiro, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos e Verônica Maria de Araújo Pontes desenvolvem um procedimento metodológico baseado em jogos teatrais e sequências básicas para fornecer estratégias e dinâmicas de leitura que visam propiciar maior proficiência leitora entre os sujeitos participantes.Tomando como ponto de discussão os fundamentos do letramento literário, no Capítulo 9, “Novas práticas de leitura literária à luz do teatro do oprimido”, Danyelle Ribeiro Vasconcelos situa as práticas de leitura do texto literário dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, gerada a partir do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, em diálogo com o método teatral do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, com o intuito de transformar o ato de ler literatura em uma prática emancipatória, em que o território da sala de aula passa a ser o palco de jogos dramáticos, onde os alunos assumem importantes papeis sociais. No Capítulo 10, “Letramento na educação infantil a partir do livro A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector”, os autores Nadja Maria de Menezes Morais, Laís Correia Teófilo de Souza, Jôse Pessoa de Lima e Marinalva Pereira de Araújo traçam um perfil da formação leitora e infantil baseada nas experiências de leitura literária. Nesse contexto de aprendizagem, o livro de Lispector permite estimular a reflexão em torno da importância do letramento literário desde os primeiros anos da vida escolar. Em conexão com a temática, em “Multiletramentos na escola: proposta de leitura do hipertexto ‘Um estudo em vermelho’, de Marcelo Spalding”, Capítulo 11, Angélica Benício Alves e Sandro César Silveira Jucá, atentos acerca das novas situações comunicativas geradas por ambientes virtuais, exploram a existência de gêneros literários digitais e refletem sobre suas aplicabilidades na sala de aula para promover práticas de leitura e, como resultado disso, desenvolver condições de multiletramento nos espaços educacionais. Dando continuidade, em “O ser criança e a sexualização infantil em face ao discurso midiático: O Caderno Rosa de Lori Lamby”, Capítulo 12, Elane da Silva Plácido e Maria da Conceição Santos tomam como objeto de estudo o livro Caderno Rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, para analisar as nuances da personagem Lori em face da influência midiática no processo de sexualização e adultização do corpo infantil, provocando impactos na identidade da criança. É por meio do Capítulo 13, designado “Canciones que el tiempo no borra: memorias, censura y canciones bregas en el contexto de la dictadura civil-militar en Brasil (1964-1985)”, escrito em espanhol por Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isaíde Bandeira da Silva e Edmilson Alves Maia Júnior, que aprendemos sobre os efeitos da censura na arte, mais precisamente na música brega, tida como manifestação artística imprópria aos valores defendidos pelo regime militar no Brasil (1964-1985). Os autores examinam os impactos da censura na sociedade da época, mas também enunciam como a música pode expressar as contínuas tensões de um momento histórico. Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Francinalda Machado Stascxak e Maria Aparecida Alves da Costa refletem em “O vínculo entre o estado e a igreja católica no Brasil imperial (1822-1889) e sua reverberação na educação”, Capítulo 14 desta coletânea, a relação da Igreja Católica com o Estado na época do império, identificando as implicações deste vínculo na história da educação brasileira. Por sua vez, o Capítulo 15, “As contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino na educação infantil: uma revisão de literatura”, assinado por Camila Alvares Sofiati, foca na compreensão do processo de aprendizagem infantil a partir das teorias de Vigotski, em que o trabalho pedagógico com crianças é observado. Já no Capítulo 16, intitulado “Proposta e currículo no contexto educacional do ensino infantil brasileiro”, também de Marcus Vinicius Peralva Santos, o autor produz um panorama de pesquisas sobre propostas curriculares direcionadas ao ensino infantil no Brasil, averiguando como os projetos políticos pedagógicos contemplam as novas demandas da sociedade contemporânea. No capítulo seguinte, “As contribuições do NTPPS na aprendizagem de língua inglesa numa escola pública de Pacoti – CE”, Capítulo 17, as autoras Francisca Marilene de Castro Rodrigues e Isabela Feitosa Lima Garcia contextualizam os desafios do ensino de língua inglesa nas escolas brasileiras e apresentam princípios metodológicos que visam dirimir as problemáticas em torno da aprendizagem do inglês, reforçando a necessidade de produzir um modelo de ensino que coloque no centro do processo o conhecimento do aluno em relação às interfaces de cognição. Dessa forma, as autoras abrem perspectivas positivas para o ensino-aprendizagem do idioma em questão.O Capítulo 18, “A utilização do blog pelas escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro do Norte – CE”, as autoras Maria Francimar Teles de Souza e Rosa Cruz Macêdo abordam o blog como uma ferramenta digital fundamental na divulgação de atividades escolares e mapeiam seus usos em escolas estaduais de ensino profissionalizante na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Em outro contexto de pesquisa, no Capítulo 19, “Intervenções inter/multidisciplinares em crianças disléxicas”, Wanda Luzia Caldas de Brito e Maria Josefina Ferreira da Silva investigam, através de uma abordagem multidisciplinar, questões relacionadas à dislexia em crianças e como tal condição afeta o desenvolvimento da aprendizagem nos anos escolares, evidenciando a necessidade de que os profissionais sejam subsidiados de informações sobre como lidar com o diagnóstico deste transtorno e, consequentemente, possam proporcionar um bom ambiente de ensino. No Capítulo 20, intitulado “A importância da interação e do material adaptado para o processo cognitivo do aluno com necessidades educacionais especiais”, Samara de Oliveira Lima, Sanara Macedo Sousa e Sabrina de oliveira Marques abordam o progresso do aluno com Necessidade Educacional Especial (NEE) e a importância de sua inclusão no contexto escolar. Para isso, os autores entendem que o professor tem um papel importante no processo de acolhimento e na ação de produzir materiais adaptáveis para o ensino. Traçando outro cenário de reflexão, no horizonte do Capítulo 21, nomeado “O papel do tutor no contexto da educação a distância: uma análise dos estudos brasileiros até 2020”, Marcus Vinicius Peralva Santos concentra-se na função do tutor no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância, trazendo à tona os desafios que os profissionais da área enfrentam e as necessidades oriundas de suas práticas. Já no Capítulo 22, “O ensino remoto na visão docente: desafios e perspectivas”, Elizete Pereira de Oliva Leão e Mauricio Alves de Souza Pereira avaliam as condições do ensino remoto a partir da experiência de professores de uma escola pública da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Os dados levantados pelos autores apontam para problemas que precisam ser superados, especialmente relacionados ao acesso das mídias digitais e à formação continuada dos docentes, para que estejam preparados para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O capítulo seguinte aborda práticas do contexto de ensino-aprendizagem de línguas. “O processo de elaboração das organizações didáticas no contexto da residência pedagógica de língua portuguesa”, Capítulo 23, George Pereira Brito e Maria Beatriz Bezerra de Brito dedicam-se a examinar as produções de Organizações Didáticas de um programa de residência pedagógica para o ensino médio desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, com o objetivo de dar suporte aos alunos bolsistas para que tenham em mãos materiais adequados para o ensino de português. No horizonte da educação básica e suas diversas disciplinas, o Capítulo 24, com o título de “Química verde: análises das concepções de alunos do ensino médio”, de autoria de Michelle de Moraes Brito, Kariny Mery Araujo Cunha, Francilene Pereira da Silva e Márcia Valéria Silva Lima, atende às demandas da educação ambiental, uma vez que, preocupadas com os vários níveis de degradação do meio ambiente, as autoras analisam a percepção de alunos do ensino médio acerca das problemáticas ambientais, na perspectiva da Química Verde, atribuindo a importância de formar sujeitos mais conscientes acerca dos problemas ocasionados pela ação humana na natureza. No Capítulo 25, “As licenciaturas em química ead e presencial nos IF: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos e as implicações na formação docente”, os autores Dylan Ávila Alves, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Raiane Silva Lemes e Abecy Antônio Rodrigues Neto avaliam cursos de licenciatura em Química de Institutos Federais em sua modalidade de Ensino a Distância (EaD) e comparam as suas especificidades – direcionadas aos alunos – com o modelo de ensino tradicional. Nos dois últimos capítulos, percebendo a emergência das novas tecnologias nas práticas educacionais, Karina Pereira Carvalho, Mariana da Costa Teles, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima destacam, no Capítulo 26, “Ensino remoto da matemática a partir das tecnologias digitais: a importância dos jogos digitais como ferramenta auxiliar da aprendizagem”, o papel de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem da matemática e como essas ferramentas auxiliam no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e cognição. Em diálogo com a área, no Capítulo 27, “A modelagem matemática utilizada para ensinar funções e aplicações”, Karina Pereira Carvalho trabalha com a modelagem matemática como princípio norteador do ensino das funções e aplicações, objetivando apresentar soluções para lidar com as dificuldades dos alunos relacionadas ao tema. Apresentadas as coordenadas iniciais de cada capítulo do Livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, convidamos o leitor para que adentre nas páginas desta coletânea e deixe fluir essas cenas de aprendizagem na sua formação humana. Como declara Paulo Freire, no livro Educação como prática da liberdade (1967), “há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo, na medida em que responde à ampla variedade dos seus desafios.” Nesse sentido, esta obra fornece diversos olhares sobre alguns desafios que os autores e autoras enfrentam em suas experiências humanas. Suas contribuições são plurais e buscam responder as problemáticas da linguagem, da educação, da literatura e da sociedade que os cerca. Uma última assertiva: os conhecimentos são mutáveis, o que permanece é o desejo de produzir novos pensamentos e afetos transformadores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Pereira, Álex Sousa, Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, Kleber Tüxen Carneiro et Alcides José Scaglia. Pedagogia das lutas/artes marciais : Do ambiente de jogo à sistematização do ensino. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-87836-42-3.

Texte intégral
Résumé :
Trata-se de uma obra com arrojado grau de originalidade e uma eloquente preocupação com aqueles que se dedicam ao exercício do ensino, notadamente no que se refere às Lutas/Artes Marciais. Sob a acepção de um livro-experiência, sua trama procura situar epistemologicamente a Educação Física enquanto componente curricular, por efeito os saberes corporais relativos às Lutas/Artes Marciais em seu interior. Na qualidade de uma literatura didático-científica, expõe conceitos sem, porém, concebê-los linearmente, já que se assentada em uma perspectiva rizomática. Adjudica ao jogo (de oposição) uma condição sine qua non para se pensar o ensino das Lutas/Artes Marciais. Com efeito, apresenta uma proposta de organização de seus saberes, a qual desestabiliza os interditos que comumente impedem sua presença no ambiente escolar. Por certo se trata de uma contribuição que fornece subsídios para se pensar e debater o mote, porquanto, quando ensinado, tem superestimado os processos formativos mecânicos e descontextualizados, em detrimento de um ensino diversificado e que produza sentido/significado ao aprendiz. Configura-se, portanto, em uma leitura aprazível e indispensável para expansão das margens formativas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Oliveira, Talita Adão Perini de. Instrumento didático-pedagógico para ensino de ética na educação física escolar conjunto com jogos de regras e histórias ilustradas com temas éticos. Editora CRV, 2019. http://dx.doi.org/10.24824/978854443045.3.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Jogos escolares"

1

AUGUSTO GOMES JÚNIOR, FÁBIO, LUIZ GUSTAVO FRANCO et LUDMILA FERNANDES KELLES. « JOGOS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO : UMA EXPERIÊNCIA COM UMA TURMA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ». Dans Itinerários de resistência : pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.331.

Texte intégral
Résumé :
A PANDEMIA DE COVID-19 GEROU IMPACTOS SIGNIFICATIVOS NA EDUCAÇÃO DO PAÍS, LEVANDO À IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM DIVERSOS CONTEXTOS ESCOLARES. O PRESENTE TRABALHO RELATA A EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE CIÊNCIAS POR MEIO DE JOGOS DIDÁTICOS ON-LINE COM ALUNOS DO 9˚ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. TRÊS DIFERENTES JOGOS FORAM UTILIZADOS COMO FORMA DE AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO E O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM AULAS ON-LINE. MUITOS ALUNOS RELATARAM QUESTÕES DO AMBIENTE DOMÉSTICO QUE INTERFEREM NA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS. APESAR DAS DIFICULDADES, OBSERVAMOS QUE AS AULAS COM JOGOS FAVORECEM O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES, QUE PARTICIPARAM ORA POR ÁUDIO, ORA POR CHAT DAS DISCUSSÕES. DESTACAMOS AINDA QUE OS JOGOS GERARAM OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS, COMO ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES, TRABALHO COM EVIDÊNCIAS, ARGUMENTAÇÃO E ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DAS ATIVIDADES COM ASPECTOS DO COTIDIANO, COMO A PRÓPRIA PANDEMIA.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

SOUSA COSTA, RICARDO, DION LENO BENCHIMOL DA SILVA, MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA BUGARIM, LEONALDO DE CARVALHO BRANDÃO, ROSENETE SABAA SRUR DE ANDRADE, JHESSICA DOS SANTOS BARROS, LUCAS MARTINS FREITAS et SAMILLE CONCEIÇÃO DIAS. « MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE ASTRONOMIA : PROPOSTA DO JOGO ROLETA ASTRONÔMICA ». Dans Itinerários de resistência : pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.347.

Texte intégral
Résumé :
ASTRONOMIA ? UMA DAS MAIS ANTIGAS CI?NCIAS, CONSIDERADA O PRIMEIRO CONHECIMENTO HUMANO ORGANIZADO DE FORMA SISTEM?TICA. ? O ESTUDO DOS CORPOS CELESTES, SUA ORIGEM, COMPOSI??O, FORMA E MOVIMENTOS, DENTRE OUTROS ASPECTOS. ? UMA DISCIPLINA DE CAR?TER INTERDISCIPLINAR, CUJOS CONTE?DOS EST?O PRESENTES EM SALAS DE AULA, NOS PROGRAMAS ESCOLARES E LIVROS DID?TICOS E INTEGRAM O EIXO ?TERRA E UNIVERSO?, DOS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS. A ROLETA ASTRON?MICA CONSISTE EM UM JOGO DID?TICO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS QUE DEVE SER APLICADO EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, ELE ? CONSTITU?DO POR UMA ROLETA QUE EST? DIVIDIDA EM CINCO T?PICOS RELACIONADOS AO CONTE?DO DE ASTRONOMIA, E POR UM PAINEL QUE POSSUI CART?ES COM PERGUNTAS REFERENTES AOS TEMAS DA ROLETA, CADA PERGUNTA CONT?M QUATRO ALTERNATIVAS, SENDO TR?S AFIRMATIVAS INCORRETAS E UMA CORRETA. O USO DE JOGOS DID?TICOS VISA AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POR SEREM ?TIMAS ESTRAT?GIAS PARA TRANSFORMAR O AMBIENTE DE ENSINO, TORNANDO-O UM LUGAR QUE INSTIGUE A CRIATIVA DOS ALUNOS. A UTILIZA??O DE ATIVIDADES L?DICAS NAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR S?O ?TIMAS FERRAMENTAS PARA AUXILIAR O PROFESSOR NA DINAMIZA??O DA AULA E AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

SANTA BÁRBARA SOUSA FRANCO, THAMILLES, DÉRCIO PENA DUARTE et MARIA CLARA GUIMARÃES REBELO. « JOGOS NO ENSINO DE BIOLOGIA : REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM BASE EM TRABALHOS APRESENTADOS NO ENEBIO ». Dans Itinerários de resistência : pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.333.

Texte intégral
Résumé :
ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE FAZER UM LEVANTAMENTO DE TRABALHOS REFERENTES AO USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA, QUE FORAM APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO EM BIOLOGIA ENTRE OS ANOS DE 2012 E 2018. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI REALIZADA COM BUSCAS NOS ANAIS DO IV, V, VI E VII ENEBIO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS MOSTRAM QUE O NÚMERO DE TRABALHOS REFERENTES À ÁREA DESSA PESQUISA VEM CRESCENDO. OBSERVOU-SE QUE GRANDE PARTE DOS JOGOS PRODUZIDOS É DE CARÁTER JOGO DE TABULEIRO (35,42%), FOCO NO ENSINO MÉDIO (43,80%) E ÁREA DE ATUAÇÃO ECOLOGIA (23,97%). DESTACA-SE TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS DE INSERÇÃO ANTECIPADA DO GRADUANDO NO AMBIENTE ESCOLAR (A EXEMPLO DO PIBID) NO AUMENTO DA PRODUÇÃO DESTES JOGOS.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

GOMES DAS MERCÊS COSTA, JÉSSICA, et PATRÍCIA MACHADO MOREIRA. « SOCIALIZANDO O DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ». Dans Itinerários de resistência : pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.520.

Texte intégral
Résumé :
AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE ATRAVESSAM O AMBIENTE ESCOLAR POR SUA CARACTERÍSTICA DE LUGAR DE SOCIALIZAÇÃO. ASSIM, SE TORNA RELEVANTE O DEBATE DE TAIS QUESTÕES INERENTE AO SER HUMANO, QUE, PELO QUE É APRESENTADO PELA LITERATURA É UM DEBATE ESCASSO, ADEMAIS NO QUE SE REFERE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. DIANTE DE TAL CONTEXTO, RESOLVEMOS DESENVOLVER UM JOGO DIDÁTICO, PARA QUE ATRAVÉS DA INTERAÇÃO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AS VIDENTES, PUDESSEM DISCUTIR AS QUESTÕES DE GÊNERO. O JOGO DIDÁTICO "TRILHANDO CONHECIMENTOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE" FOI DESENVOLVIDO COM BASE NOS JOGOS DE TABULEIRO DE TRILHA, E APRESENTA UMA SÉRIE DE QUESTÕES A SEREM DEBATIDAS PELAS ALUNAS E ALUNOS AO LONGO DO PERCURSO. PARA ATINGIR A PROPOSTA DE INCLUSÃO, TODOS OS ELEMENTOS DO JOGO FORAM ADAPTADOS DE FORMA QUE A JOGADORA CEGA/O JOGADOR CEGO PUDESSE DISPOR DE AUTONOMIA PARA INTERAGIR COM A ATIVIDADE.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Baratto, Mariângela Barichello, Taís Fim Alberti et Karine Josieli König Meyer. « Novas tecnologias, novas perspectivas : o uso dos jogos online e do site rede social Facebook como recursos em ambientes escolares ». Dans Educação, aprendizagem e tecnologias : relações pedagógicas e interdisciplinares, 113–38. Pimenta Cultural, 2018. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2018.914.113-138.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

DE ASSIS PEREIRA DA SILVA, FRANCISCO, IVANI DE ARAUJO COSTA, HÉRICA TANHARA SOUZA DA COSTA, MAYRA LIMA ARAUJO DE SOUZA et FRANCINALD MARIA RODRIGUES DA ROCHA. « JOGO DE DOMINÓ COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM EM GENÉTICA ». Dans Itinerários de resistência : pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.325.

Texte intégral
Résumé :
DENTRE OS VARIADOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENCONTRA-SE A GENÉTICA, QUE NESSE NÍVEL DE ENSINO, É APRESENTADA PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE MANEIRA INTRODUTÓRIA, TRAZENDO ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DESSE CAMPO DE CONHECIMENTO. NO ENTANTO, A DIFICULDADE APRESENTADA POR MUITOS ESTUDANTES NA COMPREENSÃO DESSES CONCEITOS É BASTANTE EVIDENTE. ESSE TRABALHO UTILIZA-SE DA METODOLOGIA QUALITATIVA, SE CONFIGURANDO COMO RELATO DE EXPERIÊNCIA DECORRENTE DA APLICAÇÃO DO JOGO “DOMINÓ DA GENÉTICA” EM UMA TURMA DE 8º ANO. O MOMENTO DA APLICAÇÃO SE REFERE ÀS AULAS DE CIÊNCIAS MINISTRADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III. ASSIM, PERCEBE-SE QUE CONSEGUIMOS ATINGIR NOSSOS OBJETIVOS INICIAIS QUANTO A ESSA ATIVIDADE, UMA VEZ QUE, FOI NOTÓRIA A MELHORA NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS LIGADOS À GENÉTICA. ELENCAMOS POR FIM, A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, PROPORCIONADAS PELOS JOGOS, QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DO INDIVIDUO, REFLETINDO EM SUAS AÇÕES E POSTURAS NO AMBIENTE ESCOLAR E EM SEU CONVÍVIO SOCIAL.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

MACIEL DE ALMEIDA, MARTHA, et LUIZ ANTONIO DA COSTA RODRIGUES. « QUAL É A LEI ? UM JOGO DIDÁTICO QUE FACILITA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON PARA O 7ºANO ». Dans Itinerários de resistência : pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.483.

Texte intégral
Résumé :
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, NORTEIA A CONSTRU??O DO CURR?CULO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS COM O PROP?SITO DA CONSTRU??O DE UMA SOCIEDADE JUSTA ?TICA E INCLUSIVA. MUDAN?AS SIGNIFICATIVAS FORAM REALIZADAS E NO QUE DIZ RESPEITO AOS CONTE?DOS INTRODUT?RIOS DE QU?MICA E F?SICA QUE ANTES DESSA REFORMA ERAM VISTO APENAS NO 9? ANO, ONDE OS ALUNOS J? TINHAM MATURIDADE PARA MELHOR COMPREENS?O DE TAIS TEMAS, RECENTEMENTE FORAM DISTRIBU?DOS AO LONGO DE TODOS OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. TAL ALTERA??O CONFIGURA UMA DESAFIO AO DOCENTE, POIS OS ALUNOS PRECISAR?O DESENVOLVER ALGUMAS HABILIDADES AO ESTUD?-LOS E CABER? AO PROFESSOR FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, PROMOVENDO SUA AUTONOMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO D?-SE A IMPORT?NCIA DO DOCENTE FAZER USO DE FERRAMENTAS QUE PROMOVAM O DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS E HABILIDADES. O USO DE JOGOS DID?TICOS COMO ESTRAT?GIA NO ENSINO DE F?SICA PARA O 7?ANO PODE SER EFICAZ, PROMOVENDO OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS E HABILIDADES QUE TRANSPASSAM A SIMPLES ASSIMILA??O DE CONTE?DO. O JOGO DID?TICO ELABORADO INTITULADO ?QUAL ? A LEI??, FOI CONFECCIONADO EM MATERIAL DE BAIXO CUSTO PARA QUE SE TORNE ACESS?VEL E VI?VEL ECONOMICAMENTE A QUALQUER DOCENTE QUE QUEIRA UTILIZ?-LO. A VALIDA??O DO JOGO FOI REALIZADA POR PROFESSORES DE F?SICA E CI?NCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E DO ENSINO M?DIO, ELES SE IDENTIFICARAM MUITO COM O MATERIAL ELABORADO, PONTUARAM QUE O JOGO TEM UMA LINGUAGEM DE F?CIL ENTENDIMENTO, QUE AS REGRAS S?O CLARAS, QUE ? UM JOGO QUE INSTIGA A CURIOSIDADE E ESTIMULA A COOPERA??O. OS PROFESSORES TAMB?M AFIRMARAM QUE USARIAM O ?QUAL ? A LEI?? COMO UMA FORMA DE TORNAR A AULA ESTIMULANTE PARA OS ALUNOS E AUXILIAR O ENTENDIMENTO DAS APLICA??ES DAS LEIS DE NEWTON. ESPERA-SE COM ESTE TRABALHO CONTRIBUIR PARA QUE OUTROS PROFESSORES UTILIZEM O ?QUAL ? A LEI?? PARA FACILITAR O ENSINO DE F?SICA NO 7? ANO.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Montenegro, Yuri Fontenelle Lima, Edilson Montenegro Chaves, Paulo Bruno de Andrade Braga, Vitória Barbosa Rodrigues, Aderson dos Santos Sampaio et Marilene Calderaro Munguba. « TOC TUM : JOGOS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR ». Dans Impactos das Tecnologias nas Ciências Sociais Aplicadas 2, 18–25. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1281927034.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Boas, Fábio Souza Vilas, Romeu Araújo Menezes et Eujácio Batista Lopes Filho. « OS JOGOS INDÍGENAS PATAXÓ – ESQUECIMENTO, AUTENTICIDADE E PERTENCIMENTO ». Dans Desdobramentos da Educação Física Escolar e Esportiva 2, 31–39. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5151901105.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Salles, Felipe da Silva Marques, et Mariângela Camba. « JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA, NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ». Dans O Ensino Aprendizagem face às Alternativas Epistemológicas 4, 128–33. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.64020020713.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Jogos escolares"

1

De Morais, Dyego, et Taciana Falcão. « Processos Participativos de Desenvolvimento de Jogos Digitais em Contextos Escolares ». Dans IV Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/desafie.2015.10047.

Texte intégral
Résumé :
A motivação, o engajamento e a imersão que os nativos digitais apresentam ao interagir com mídias digitais em ambientes extra-escolares deveriam, idealmente, ser de mesma intensidade para estudantes interagindo com conteúdos curriculares na educação formal. Atrelada a isso, está a crescente necessidade de construção de habilidades relacionadas a pensamento computacional na sociedade contemporânea. Nesse sentido, este artigo discute desafios da inserção do pensamento computacional no currículo escolar atrelada à aplicação construcionista de jogos digitais por meio de metodologias participativas, visando possibilitar uma aprendizagem mais autônoma, dialógica e divertida.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

L. Junior, Gilberto V., Thereza P. P. Padilha et Vinicius H. S. Gomes. « Jogos de Tabuleiro e Digitais para Estimular o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico : Como escolher ? » Dans IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e). Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2019.8934.

Texte intégral
Résumé :
Atualmente, sabe-se que há uma variedade de jogos (digitais ou de tabuleiro) tanto para fins educacionais quanto para entretenimento. No entanto, diante desta diversidade, escolher um certo jogo para o desenvolvimento de determinadas habilidades é um processo árduo. Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar uma análise de oito jogos de tabuleiro e suas versões digitais que suportam uma série de benefícios para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Assim, como resultado, é apresentada uma tabela destacando as principais características destes jogos para ajudar professores e, também, gestores escolares na escolha de recursos que auxiliem o aprendizado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Gomes da Silva Filho, Noel, et Albertina Marília Alves Guedes. « JOGOS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ENSINO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES ». Dans III Congresso Internacional das Licenciaturas. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2016. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.iiicointerpdvl.2016.00062.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Lopes Junior, Carlos Alberto. « Tecnologias Digitais : Revisão Sistemática da Literatura Sobre o Uso de Jogos Digitais na Educação ». Dans Congresso sobre Tecnologias na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2020.11419.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura – RSL, dos artigos científicos publicados nos Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação CTRL + E, em suas edições anteriores (2016 – 2019). Analisando as pesquisas cientificas sobre aplicações práticas com jogos digitais na educação. Verificando, quais foram utilizados, os níveis de escolaridade e as disciplinas, bem como, os relatos sobre o uso desses jogos. Os resultados foram classificados como satisfatórios, sendo bem avaliados nos artigos analisados, apresentando uma multiplicidade de jogos disponíveis, os quais podem ser trabalhados nos mais diferentes níveis educacionais, e nas diversas disciplinas escolares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

De Lima Junior, Fernando R., Flávia M. De A. e Peres et Ladjane De F. R. Caporal. « Role-Playing Games Digitais e Ensino-Aprendizagem com Adolescentes em Contexto Escolar : Interfaces Histórico-Culturais e Psicanalíticas ». Dans IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e). Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2019.8905.

Texte intégral
Résumé :
Apresenta-se revisão de literatura, com fundamentos dialéticos entre a psicologia histórico-cultural e a psicanálise, com o objetivo de refletir a potencialidade dos Role-playing games (RPG) digitais como instrumento de ensino-aprendizagem com adolescentes em contexto escolar. Embasa-se em uma concepção sociointeracionista de educação, pensada a partir dos postulados vygotskyanos e da psicanálise, para: expor as origens e a jogabilidade dos RPG, também em sua condição digital, e defender a utilização desses jogos como instrumentos pedagógicos que permitem a internalização (Vygotsky) de conteúdos escolares, considerando a identificação (Lacan) engendrada pelo desejo na construção de tais conteúdos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Assis, Elenclis, Gemirson Reis et Carlos Pereira. « A importância do ensino lúdico para jovens e criança que frequentam o Centro Cultural do Bairro Piedade ». Dans Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.2502.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho aborda a relevância do ensino lúdico como forma de ensino-aprendizagem, tendo como base o ensino não-formal, essas formas de aprendizagem viabilizam novos métodos de ensinamento, que contribui diretamente para construção de uma educação mais qualificada e emancipatória, colaborando com o ensino formal. Durante o ano de 2019 mais de 100 alunos circularam pelo centro cultural do bairro Piedade com o intuito em desenvolver alguma atividade, sendo 40 destes com aquisição para o reforço escolar, 26 participaram das oficinas promovida pelo Festival de Inverno. Com isso, ressaltamos a importância do brincar, como forma de ensino para jovens e crianças que frequentam o Centro Cultural, pois, por meio de oficinas e jogos é possível que o aluno desenvolva habilidades como concentração, motivação, coordenação motoras, além de facilitar o entendimento do conteúdo das disciplinas formais. Através do lúdico o aluno expande sua imaginação, aumenta sua criatividade e seu interesse em participar das atividades escolares, contribuindo de forma gradativa para sua autonomia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Emerich, Clara Scheffer, Rafael Américo Fuhrich, Matheus Lorenzato Braga et Victor Martins De Sousa. « FlipIFC : O desenvolvimento de um fliperama de preparação e divulgação do exame de classificação do Instituto Federal Catarinense ». Dans VI Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2019.7216.

Texte intégral
Résumé :
Considerando a importância social dos Institutos Federais e o potencial atrativo dos jogos, bem como sua utilização no meio escolar, este artigo apresenta o desenvolvimento de uma plataforma destinada à divulgação e preparação para o exame de classificação do Instituto Federal Catarinense (IFC). Após o levantamento de dados, realizado através de um questionário, por parte do corpo discente do IFC - Campus Avançado Sombrio, pôde-se perceber que estes consideram interessante uma ferramenta preparatória para o exame. A plataforma foi desenvolvida como um jogo e será executada em uma máquina de fliperama, instalada em escolas de ensino fundamental onde os alunos podem ter acesso à tal.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Araujo, Francisco Marcelino Almeida de, Deymes Aguiar, Matheus Dantas, Luize Silva, Wellynson Soares et Marcos Castelo. « Projeto Arcade : Desenvolvimento de Jogos Na Atuação De Um Futuro Melhor Através da Informática e Cidadania. » Dans Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/desafie.2019.12194.

Texte intégral
Résumé :
O Projeto Arcade e uma maquina de fliperama, que visa através do entretenimento fomentar a produção local de desenvolvimento de jogos eletrônicos (games). Acompanhando um curso de desenvolvimento de games para alunos de escolas publicas, curso esse não encontrado facilmente, ao fim os alunos terão de criar um jogo, afim de ser introduzido na maquina, proporcionando o ensino sobre criação de jogos abrangendo conhecimentos da computação, empreendedorismo, marketing e trabalho em equipe, dando ao aluno formado uma visão empreendedora. Acompanhado de um sistema de IoT (Internet Of Things), informando total transparência de todos os recursos adquiridos e métricas dos jogos servindo de feedback para os desenvolvedores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Nunes, Marjorie Klich, Claucida S. de Oliveira Lima et Márcia Finimundi Nóbile. « Relato de experiência : projeto Robótica na Escola em Tramandaí no Rio Grande do Sul ». Dans Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/educomp.2021.14490.

Texte intégral
Résumé :
A robótica como recurso pedagógico vem conquistando espaço nos currículos escolares juntamente com abordagens e metodologias ativas que visam proporcionar aos estudantes espaços e tempos para o desenvolvimento do protagonismo juvenil e competências e habilidades necessárias ao cidadão do século XXI. A proposta deste artigo é relatar e compartilhar a experiência do projeto Robótica na Escola desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental nas escolas municipais de Tramandaí, região litorânea no Rio Grande do Sul. Este projeto marca a iniciativa deste município em implantar a robótica para todas as unidades escolares oferecendo formação de gestores e professores e o acompanhamento pedagógico e técnico necessário. O projeto com duração de 12 meses objetivou implantar a robótica como recurso pedagógico e contou com as etapas de sensibilização dos gestores, aula inaugural, formação dos professores, inscrições para a Feira do Conhecimento e realização da Feira do Conhecimento. O projeto envolveu diretamente 10 escolas, 41 professores, 163 estudantes e resultou na apresentação de 21 projetos interdisciplinares desenvolvidos a partir da Aprendizagem Baseadas em Projetos e STEAM Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics. O projeto proporcionou aos envolvidos os primeiros passos no mundo da programação, eletrônica, e da robótica, integrando competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Ao final do projeto Robótica na Escola professores e estudantes vivenciaram experiências profundas de construção de projetos envolvendo pesquisa em temáticas intimamente ligadas à sua comunidade. A ligação dos projetos com a realidade da comunidade escolar e seu vínculo com os objetivos de aprendizagem propostos permitiu que na Feira do Conhecimentos fossem apresentados artefatos repletos de sentido como a construção de uma maquete com ideias para melhorar o acesso de cadeirantes a praia, uma luva inteligente para auxiliar cegos no deslocamento pela cidade e até mesmo a construção de um jogo da memória capaz de exercitar não apenas a memória, mas todo o corpo nas aulas de educação física.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

MUNHOZ, Elzira Maria Bagatin, Milena dos Santos SILVEIRA et Ivana MARTINS. « Educação Ambiental Escolar - Jogos e Materiais Didáticos Alternativos ». Dans Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL. Recife, Brasil : Even3, 2015. http://dx.doi.org/10.29327/13515.1-9.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie