Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Jogos escolares.

Articles de revues sur le sujet « Jogos escolares »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Jogos escolares ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Neuenfeldt, Derli Juliano, et Jaqueline Luiza Klein. « Jogos escolares e Educação Física Escolar : investigando esta (des)articulação ». Revista Thema 17, no 1 (29 avril 2020) : 151–71. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v17.2020.151-171.1207.

Texte intégral
Résumé :
O esporte, atualmente, é conteúdo prioritário na Educação Física Escolar. Entretanto, critica-se a reprodução do esporte de rendimento nesse componente curricular, sendo que dever-se-ia ensinar um esporte com fins pedagógicos e características escolares. Nesse contexto, situam-se os Jogos Escolares. Essa pesquisa objetiva analisar a relação dos Jogos Escolares com a Educação Física Escolar. Para isto, entrevistou-se cinco professores da Rede Municipal de uma cidade do Vale do Taquari/RS/BR, que lecionam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e que participam dos Jogos Escolares. Constatou-se que os Jogos Escolares influenciam na Educação Física Escolar, pois conteúdos, planejamento anual e método de seleção dos participantes ocorrem de acordo com a proposta dos Jogos. Apesar de os Jogos serem pautados no esporte de rendimento, há princípios educacionais visualizados pelos professores, tais como a cooperação, a coeducação, o respeito e a socialização. Todavia, os professores perceberam também atritos e situações que contradizem estes princípios; e a partir disto, pôde-se refletir sobre a possibilidade de mudanças e outros modelos de Jogos a fim de alcançar os princípios pedagógicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

ARANTES, ANDRÉ ALMEIDA CUNHA, Katia Rúbio et Gislane Ferreira de Melo. « DOS JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS AS OLIMPÍADAS : A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ATLETAS OLÍMPICOS BRASILEIROS ». Revista Brasileira de Ciência e Movimento 28, no 1 (28 juillet 2020) : 51. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v28i1.10078.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo teve como objetivo identificar se atletas participantes dos Jogos Escolares Brasileiros entre 1969 e 2014 chegaram as Olimpíadas. Dentre as questões levantadas para análise, quais as modalidades dos jogos escolares apresentaram maior concentração de olímpicos, há diferença entre as representações por sexo e se as diferentes fases dos jogos escolares impactaram na presença de atletas nas Olimpíadas. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo, que envolveu levantamento documental e bibliográfico e se propôs a estabelecer relações entre os fatos e as variáveis investigadas. Fizeram parte da amostra 433 homens e mulheres atletas, nas modalidades atletismo, natação, judô e ginástica rítmica (GR), os quais participaram das Olimpíadas entre 1972 e 2016. Os participantes dos Jogos Escolares Brasileiros chegaram às Olimpíadas com frequência de 43,4% nas modalidades estudadas. Atletas escolares da GR foram percentualmente mais frequentes nas Olimpíadas, seguido pelos do judô, atletismo e natação. Quando observado de forma relativa, a participação feminina foi maior na GR, atletismo e natação. Para todas as modalidades estudadas, a segunda fase foi a que levou o menor número de atletas escolares para as olimpíadas e a terceira fase a que levou o maior número.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Kroeff, Renata Fischer da Silveira, et Cleci Maraschin. « Jogos Digitais : Dispositivos Para Pensar Práticas Escolares ». Revista de Psicologia da IMED 10, no 1 (14 août 2018) : 56. http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2515.

Texte intégral
Résumé :
Esse artigo tem por objetivo explorar as possibilidades de inserção de um jogo digital em um contexto escolar, acompanhando os efeitos de sua utilização nas relações entre os estudantes e suas professoras, assim como nos modos dos estudantes interagirem entre si e se posicionarem em relação a suas próprias performances como jogadores. O campo empírico da pesquisa foi composto pela realização de oficinas com 2 professoras e 33 estudantes nas quais as/os participantes utilizaram um jogo digital e, a seguir, conversaram sobre a experiência. Tomamos para análise um episódio que atravessou todas as oficinas e que evidenciou diferenças entre a cultura escolar e a cultura gamer nas relações entre competição e cooperação. Os resultados foram discutidos a partir da contribuição de estudos da área conhecida como Games Studies. Sugere-se que a construção de propostas educativas utilizando jogos digitais possam considerar os conjuntos de práticas associadas à cultura gamer, em especial aquelas relacionadas à constituição de espaços de afinidade entre jogadores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Frizzo, Giovanni. « OS JOGOS ESCOLARES COMO MECANISMOS DE MANUTENÇÃO E ELIMINAÇÃO : UMA CRÍTICA À LÓGICA ESPORTIVA NA ESCOLA ». Movimento (ESEFID/UFRGS) 19, no 4 (8 août 2013) : 163. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.38628.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem por objetivo analisar os mecanismos de manutenção e eliminação presentes nos Jogos Escolares, especialmente nas séries finais do ensino fundamental da Educação Básica, evidenciando a lógica esportiva na escola integrada ao projeto formativo escolar da atualidade. Através de uma pesquisa de caráter qualitativo na rede municipal de ensino de Nova Santa Rita, analisamos os Jogos Escolares que compõem o calendário escolar desta rede de ensino, identificando a lógica esportiva integrada ao projeto formativo na escola.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Santos, Juliana Batista Pereira dos, et Isabel Cristina Machado de Lara. « O algoritmo da multiplicação : possibilidades de diferentes formas de matematizar ». ACTIO : Docência em Ciências 4, no 3 (31 décembre 2019) : 629. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n3.10589.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como objetivo investigar quais os efeitos imediatos da articulação entre a História da Matemática e a Etnomatemática na realização de uma proposta de ensino, voltada a estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. A proposta foi realizada com dezoito estudantes de uma escola pública da cidade de Porto Alegre, RS, e abordou o ensino da multiplicação. Os dados foram obtidos a partir de um questionário, com nove questões de respostas abertas, aplicado aos estudantes após realização da proposta. Para analisar os resultados obtidos utilizou-se como método a análise genealógica discursiva, adotando-se como ferramentas analíticas os escritos de Michel Foucault, em especial sobre os conceitos de poder e saber, e de Ludwig Wittgenstein, sobre jogos de linguagem e semelhanças de família. Evidencia-se que, por meio da proposta de ensino, os estudantes: sentiram-se motivados a aprender outras formas para a realização do produto; conheceram outros modos de matematizar; reforçaram sua aprendizagem sobre o algoritmo da multiplicação em seus jogos de linguagem escolares. Além disso, mostra-se que as atividades realizadas ao longo da proposta de ensino possibilitaram aos estudantes: conhecer outras formas de matematizar, através de jogos de linguagens com suas regras específicas; rever aspectos relativos ao algoritmo da multiplicação ensinado nas escolas; além de refletir acerca das vantagens que outros jogos de linguagem têm sobre o jogo de linguagem da Matemática Escolar e vice-versa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Pfeifer, Luzia Iara, Patrícia Gonçalves Rombe et Jair Licio Ferreira Santos. « A influência socieconômica e cultural no brincar de pré-escolares ». Paidéia (Ribeirão Preto) 19, no 43 (août 2009) : 249–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2009000200013.

Texte intégral
Résumé :
Considerando que o contexto econômico influencia o brincar de crianças, este trabalho teve por objetivo analisar as diferenças entre os brinquedos utilizados por crianças de duas diferentes classes socioeconômicas. Os dados foram coletados junto a 50 mães de crianças com idade entre três e seis anos, metade pertencentes à classe econômica A2 (Grupo 2), e a outra metade pertencente à classe econômica D (Grupo 1), segundo o Critério Brasil. Os resultados apontam para a existência de diferenças significativas quanto ao uso do computador (p=0,000), jogos de tabuleiro (p=0,023), jogos de armar (p=0,042) e jogo de botão (p=0,012), mais presentes no Grupo 2, e quanto ao uso de brinquedos de corda (p=0,005), brinquedos de sucata (p=0,000) e pular corda (p=0,021), mais presentes no Grupo 1. Os resultados sugerem certa influência socioeconômica no brincar de crianças pré-escolares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Florentino, Raiane. « REFLEXÕES SOBRE O USO DE JOGOS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II ». Boletim de Geografia 35, no 3 (8 septembre 2017) : 152. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v35i3.38002.

Texte intégral
Résumé :
A presente dissertação apresenta reflexões sobre a experiência com jogos na disciplina de Geografia no ensino fundamental II, explorando suas possibilidades enquanto recurso didático sobre a Cartografia Temática no ambiente escolar. Pode-se dizer que três razões influenciaram este estudo. A primeira relaciona-se ao fato de que atualmente o aluno está exigindo cada vez mais novos desafios que estimulem seu raciocínio. A segunda é que o uso desse material paradidático pode potencializar o desenvolvimento de competências e habilidades no estudante, por meio do esforço natural da curiosidade de vencer os desafios científicos impostos pelos jogos. E a terceira razão é que, quando pautado em um objetivo, seu uso pode ter aspectos positivos, deixando de ser apenas um entretenimento, tornando-se mais um elemento gerador de conhecimento. Esse material é muito utilizado na educação formal e na educação não formal, a fim de estimular o aprendizado em diversas áreas do conhecimento. Todavia, nas aulas de Geografia, seu uso ainda é muito incipiente, ou mesmo inexistente. Apropriando-se do método “Estudo de Caso”, baseado na obra de Yin (2001), estruturou-se a pesquisa e escolheram-se o objetivo e o objeto de estudo, para, então, realizar a coleta de dados. Por meio de entrevistas e questionários, visou-se a obtenção de subsídios para a elaboração dos jogos protótipos, que foram, posteriormente, aplicados nas escolas públicas localizadas nos municípios de Rio Claro-SP e São José dos Campos-SP. Diante das críticas e contribuições dos professores responsáveis pelas turmas e dos estudantes com opiniões e sugestões, foi possível adequar as propostas dos jogos e as suas sequências didáticas. Os jogos abrangem cinco quebra-cabeças, um jogo da memória, um jogo dominó e um jogo de tabuleiro. Como resultado final, tem-se que os jogos são eficazes para realizar análises sobre as peculiaridades da Geografia, reforçando, principalmente, os mapas temáticos. Assim, os educadores, que já possuíam um conhecimento prévio do assunto, relembraram os conceitos, e os escolares tanto fixaram o tema como aprenderam novos conteúdos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Bento, Wilian Dos Santos, Otávio Guerson Rodrigues De Angelis, Isaias Soares da Silva, Vinícius Resende de Oliveira et Frederico Souzalima Caldoncelli Franco. « INFLUÊNCIA DO GÊNERO E TIPO DE COMPETIÇÃO SOBRE PARÂMETROS DO RALLY NO VOLEIBOL ». Revista Brasileira de Ciência e Movimento 27, no 2 (12 juin 2019) : 176. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v27i2.9898.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo foi investigar se o gênero e o tipo de competição impactam sobre os parâmetros do rally em jogos de voleibol. Investigou 17 jogos de competições escolares e recreacionais, que foram gravados em filmadora digital, sendo analisada em ecrã de notebook de 14’. Avaliou o tempo de duração do rally e seus intervalos, densidade do set, além quantificar e caracterizar os complexos e ações nos rallies. Os resultados do presente estudo mostrou que o padrão dos rallies no voleibol em competições de equipes recreacionais foi semelhante aos de equipes escolares em treinamento, porém, nos jogos recreacionais o tempo de rally, o número de ações e o % densidade do set foram maiores do que em competições com equipes escolares em treinamento, contudo, o tempo de intervalo entre rallies foi menor. Ao fator gênero não verificou alteração na maioria dos parâmetros analisados, no entanto, observou uma frequência reduzida de complexo com três toques, que pode ser justificado pelo padrão de jogo do voleibol feminino. Também identificou um alto índice de saques errados gerando ponto à equipe adversária comparada aos aces tanto para os gêneros quanto paras os tipos de competições. Adicionalmente, observou que 82,1% dos rallies ocorreram em até 11” com predominância do complexo I, o tempo médio de rally foi de 7”7 e o tempo de intervalo 2,3 vezes maior que o de sua duração, demonstrando ser suficiente para a recuperação energética do esforço despendido. Conclui-se que o gênero e as competições escolares e recreacionais pouco interferem no padrão do rally realizado durante o jogo de voleibol.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Câmara, Fábio Sampaio Dos Santos, et Yan Gabriel Bezerra Barboza. « A gamificação no processo de aprendizagem de alunos do ensino fundamental ». Revista Práxis : saberes da extensão 8, no 17 (8 mai 2020) : 23. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p23-31.

Texte intégral
Résumé :
<p>A gamificação está cada vez mais presente em ambientes escolares, sendo um mecanismo influente no processo de aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo descrever essa influência no aprendizado de crianças do 5º ao 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Monteiro - PB. Para tanto, foram analisados os resultados de um projeto de extensão que visa melhorar a formação e desempenho dos alunos em matérias básicas, como a matemática e o português, por meio do pensamento computacional promovido por jogos digitais em ambiente de aprendizagem. O projeto denominado Projelógica: fundamentos do pensamento computacional nas escolas de Monteiro - PB tem sido desenvolvido no <em>campus</em> Monteiro desde 2016. Os dados para o presente estudo foram obtidos por meio de questionários respondidos pelos alunos que participaram do projeto entre os meses de junho e dezembro de 2018. Os resultados demonstram que os jogos e recursos tecnológicos, quando integrados às matérias escolares, podem provocar maior interesse dos alunos pelos estudos, bem como melhorar seu desempenho escolar.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Garbarino, Mariana Inés, Maria Thereza Costa Coelho de Souza, Ana Lúcia Petty et Camila Tarif Folquitto. « Jogos e intervenções grupais no atendimento de crianças com dificuldades escolares ». Psico 51, no 3 (6 mai 2020) : e30367. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2020.3.30367.

Texte intégral
Résumé :
O artigo discute a relevância da utilização de jogos no contexto do atendimento de crianças com dificuldades escolares. Estuda seu potencial como instrumento de observação e de intervenção sustentando-se em duas frentes de análise. Por um lado, examina as contribuições dos jogos de mesa à luz de pesquisas francesas neopiagetianas acerca dos impactos das novas tecnologias no desenvolvimento infantil. Por outro, articula essas discussões com dados oriundos de um Programa de Extensão Universitário destinado a crianças de 7 a 11 anos. O método contemplou a sistematização de 172 protocolos correspondentes a 35 participantes. Os resultados destacam as potencialidades do jogo como instrumento de intervenção, e constatam que o interesse e a persistência, por si sós, não garantem procedimentos satisfatórios na resolução de desafios cognitivos e socioafetivos, ao contrário do que afirma o discurso dos adultos, o qual insiste na falta de esforço e de atenção como causas para as dificuldades escolares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Macedo, Rodolfo Alves de. « O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning ». ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no 52 (30 octobre 2020) : 131–40. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2678.

Texte intégral
Résumé :
Partindo do pressuposto de que os jogos são muitas vezes ignorados e deixados em segundo plano como recurso pedagógico por professores, almeja-se discorrer sobre a importância do jogo e do lúdico como ferramentas de desenvolvimento cognitivo e emocional. Procuramos demonstrar, através de revisão bibliográfica, que os jogos têm seu potencial de desenvolvimento, sendo recursos facilitadores de uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares e para a socialização da criança, pois, por meio do lúdico, esta explora, levanta hipóteses, questiona, dialoga com o outro e compartilha ideias. Objetiva-se evidenciar o papel do jogo na construção do conhecimento, com o intuito de encorajar a reflexão dos docentes para uma concepção construtivista.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Dos Santos, Mikeias Santos, Fabricio Moraes Pereira, Amanda Menezes Medeiros et Liliane Silva Do Nascimento. « Uso de tecnologia no desenvolvimento de jogos educativos eletrônicos para a promoção de saúde bucal e Educação Ambiental ». Revista Thema 17, no 4 (14 janvier 2021) : 843–54. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v17.2020.843-854.1180.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo envolveu estudantes da rede pública de 06 a 07 anos de idade, residentes do distrito de Mosqueiro na cidade de Belém-PA. O objetivo principal do projeto foi a construção de jogo educativo eletrônico, para provedor Desktop, abordando temas necessários à saúde da comunidade. A ferramenta de eleição foi o Scracth.mit, que transforma a complexa linguagem de programação em blocos como em um quebra-cabeça, facilitando a construção de animações e jogos, viabilizando o desenvolvimento da aplicação pelo próprio profissional de saúde. Trata-se de uma pesquisa-ação com a produção e aplicação de um software educacional a ser inserido nas atividades escolares. O resultado deste trabalho é o desenvolvimento do jogo “Saúde bucal e Sustentabilidade”, que aborda temas que fazem parte da realidade da população atendida. O jogo foi testado com uma turma de 2º ano do ensino fundamental menor, com 22 escolares no total. Através de questionário pós-jogo, observaram-se resultados relevantes tanto quanto à promoção da saúde bucal quanto à sustentabilidade, além de boa aceitação do público-alvo, porém fica evidente a necessidade de maiores esforços dos profissionais de odontologia em apropriarem-se das novas tecnologias para aplicação em ações coletivas de promoção de saúde, assim como aprofundamento nas mudanças sociais contemporâneas, mudanças climáticas, racionamento de recursos naturais e sustentabilidade. Palavras-chave: Jogos de vídeo; jogos experimentais; promoção da saúde; saúde bucal; conservação dos recursos naturais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Macarini, Samira M., et Mauro L. Vieira. « O brincar de crianças escolares na brinquedoteca ». Journal of Human Growth and Development 16, no 1 (1 avril 2006) : 49. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19780.

Texte intégral
Résumé :
A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar o ato de brincar de crianças escolares em uma brinquedoteca; identificando os diferentes brinquedos mais utilizados entre meninos e meninas na brincadeira. Foram realizadas 517 observações diretas de eventos de brincadeira livre, utilizando-se um protocolo de observação. Os resultados confirmaram a existência de segregação e estereotipia no brincar infantil, mostrando que meninos tendem a brincar entre si e meninas também. Foi evidenciado que a composição do grupo, de acordo com o sexo das crianças, determina o tipo de brinquedo utilizado na atividade lúdica. Com relação aos grupos de meninos, foi verificada preferência pelos jogos sociais, brinquedos que reproduzem o mundo técnico - miniaturas, carrinhos, helicópteros - e fantasias. Nos grupos de meninas, constatou-se predominância por brinquedos responsáveis pelo desenvolvimento afetivo - bonecas, bebês, roupinhas - jogos sociais e fantasias. Nos grupos mistos verificou-se uma predominância da utilização dos jogos sociais, das fantasias e dos brinquedos que reproduzem o mundo técnico. A variedade de brincadeiras verificada pode ser remetida ao grande acervo de brinquedos e possibilidades de criações propiciadas pelos diferentes espaços lúdicos da brinquedoteca.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Xavier, Antônio Roberto, Maria Karine Rocha Barbosa, Karla Renata de Aguiar Muniz, Francisco Ari de Andrade, José Rogério Santana, Jose Gerardo Vasconcelos, Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Elaine de Farias Giffoni de Carvalho, Arnaldo Dias Ferreira et Maria José Costa dos Santos. « Saberes populares, Etnomatemática e o uso de Jogos no ensino de Geometria ». Research, Society and Development 10, no 1 (28 janvier 2021) : e50910111998. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11998.

Texte intégral
Résumé :
Percebe-se que os discentes das escolas públicas brasileiras apresentam dificuldades em relação aos conteúdos de matemática em geral, mas este estudo, trata-se, especificamente dos conteúdos de geometria, com foco nos saberes populares e os processos de ensino e de aprendizagem das ciências, especialmente da matemática, como fonte de atenção diferenciada nas práticas pedagógicas escolares. Tem-se como escopo principal a apreensão dos conteúdos de matemática, com foco na geometria por meio de metodologias emergentes que se apoiam no uso de jogos, e se fundamentam em saberes populares, abalizados na Etnomatemática. Objetiva-se analisar os saberes populares da Etnomatemática como uma alternativa metodológica para compreensão de problemas existentes no cotidiano escolar, sobretudo no ensino fundamental, a partir da realidade do discente. A pesquisa foi do tipo exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa e de método prevalecente de pesquisa-ação com análise empírica. O lócus deste estudo foi uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental na cidade Redenção, no estado do Ceará. Os sujeitos sociais são os alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental. A proposta metodológica se deu por meio do uso de recursos educacionais (jogos) voltados para o ensino de Geometria. Os resultados apontaram que o uso de jogos trouxe significado para os discentes, sujeitos da pesquisa, e, portanto, considera-se que a proposta aliada ao jogo foi eficaz para um ensino mais significativo de geometria.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Meneses, Paulla Valéria de Souza, Érica Paula Barbosa, Flávia Accioly Canuto Wanderley et Carmen Silvia Motta Bandini. « Atividades lúdicas para promoção de saúde bucal em escolares : revisão de literatura ». Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no 2 (12 février 2021) : e5726. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5726.2021.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Avaliar se as atividades lúdicas em saúde bucal realizadas com escolares contribuem para mudança de hábitos em relação à higiene oral. Métodos: Revisão sistemática da literatura mediante consulta a: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo), utilizando os descritores: higiene bucal, saúde bucal, educação em saúde bucal, placa dentária, escolares, jogos, brinquedos, recreação, jogos educativos e jogos infantis. Foram considerados elegíveis estudos experimentais, com crianças em idade escolar (5 a 12 anos). Resultados: Foram selecionados 186 estudos elegíveis, recuperados pela busca de forma pareada e independente por dois pesquisadores, retiradas 57 duplicatas e após a aplicação dos critérios de elegibilidade na leitura dos títulos e resumos houve discordâncias entre os dois pesquisadores, que foram resolvidas por um terceiro avaliador, permanecendo 4 estudos. As intervenções educativas lúdicas promoveram mudanças nos indicadores de higiene oral (índice de placa visível e índice de sangramento gengival), o que sugere melhorias nos comportamentos relacionados à saúde bucal. Considerações finais: A promoção em saúde bucal em escolares impõe desafios e, diferentes intervenções educativas lúdicas podem ser capazes de promover mudanças favoráveis de comportamento relacionados à saúde bucal.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Augusta Ribeiro do Prado, Luciana, et Daniela Karine Ramos. « O uso de jogos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização : intervenções no contexto escolar ». Revista Iberoamericana de Educación 85, no 1 (21 janvier 2021) : 185–204. http://dx.doi.org/10.35362/rie8514110.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo tem o objetivo de avaliar as contribuições do uso de jogos digitais para o desenvolvimento da consciência fonológica junto a crianças com dificuldades no processo de alfabetização na escola. A metodologia de pesquisa utilizada foi quase-experimental com abordagens quantitativa e qualitativa. Participaram dessa pesquisa 14 estudantes com dificuldades escolares, matriculados no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do município de Florianópolis no sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de testes – Teste de desempenho escolar (TDE) e Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS), da realização de entrevista com as professoras e do registro de observação. A intervenção ocorreu no período de dois meses, com total 12 horas. Os estudantes foram acompanhados por meio do protocolo de observação participante que registrou seus comportamentos durante a intervenção. As informações coletadas foram organizadas e sistematizadas, demonstraram que o uso dos jogos digitais na escola contribuiu no processo de alfabetização dos estudantes. Conclui-se que uso dos jogos digitais proporcionam uma experiência significativa para o processo de alfabetização no contexto escolar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Moura, Patrícia Dos Santos. « As mobilizações dos usos dos números e dos seus registros na produção e no governo das condutas em práticas escolares ». Educação, Ciência e Cultura 23, no 1 (3 mai 2018) : 177. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v23i1.4182.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa tem como questão investigar de que maneira os usos dos números e de seus registros nas práticas escolares operam estrategicamente nas formas de governo do indivíduo na contemporaneidade. Aproximo as contribuições teóricas de Foucault e Wittgenstein, aprofundando a noção de práticas, concebendo-as estreitamente relacionadas às atividades humanas e às formas de vida, instituídas pela linguagem. Foram realizadas observações de cenas de salas de aula, acompanhando uma turma de classe de alfabetização durante o seu 1º e 2º anos do ensino fundamental, no período 2011-2012. Analiso desconstrutivamente as práticas escolares, observando como estas são mobilizadas pela professora e pelos alunos nas atividades realizadas. Também lancei meu olhar, quando pertinente às cenas observadas, às atividades escritas realizadas pelas crianças. As mobilizações de jogos de práticas que ocorriam na escola tornaram-se meu foco de pesquisa, bem como a busca por rastros de outras práticas em tais cenas escolares. O que se delineou filosoficamente, então, a partir de uma problematização indisciplinar das matemáticas, foram os diferentes usos da linguagem, tendo-se como foco os números e os modos como eles operam na vida diária de crianças em processo de alfabetização, não se restringindo este uso aos conteúdos de matemática como campo disciplinar. Esses jogos de prática mobilizam jogos de verdade, produzindo e orientando condutas, constituindo as crianças em sujeitos alunos. A manifestação da verdade na sala de aula está presente de diferentes formas, através dos diferentes recursos utilizados pela professora, da sua fala e dos alunos, dos seus gestos, das atividades propostas. O interessante é o jogo que se constitui nos deslocamentos de uma prática a outra. A escola pode problematizar os diferentes jogos de prática de diferentes maneiras e, ao mesmo tempo, problematizar-se ao praticar tais jogos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Souza Junior, Antonio Fernandes de, Sérgio Melo da Cunha, Carlos Vitor de Morais Felix, Márcio Romeu Ribas de Oliveira et Allyson Carvalho de Araújo. « PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS : EXPERIÊNCIAS COM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ». Interfaces Científicas - Educação 7, no 3 (17 avril 2019) : 27–40. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p27-40.

Texte intégral
Résumé :
Esse trabalho tem por objetivo discutir sobre as relações estabelecidas pelas crianças diante da proposta de produção de narrativas digitais, em histórias em quadrinhos, sobre os Jogos Olímpicos em ambientes escolares. A metodologia utilizada para essa pesquisa é qualitativa de tipo descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participante, fazendo-se de uso de anotações de campo. Foram realizadas cinco experiências na produção de narrativas digitais sobre os Jogos Olímpicos em três escolas da Região Metropolitana de Natal. Por meio desta pesquisa pode-se constatar a potencialidade d a produção de narrativas em uma postura dialógica para a construção de saberes sobre os Jogos Olímpicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Juchem, Luciano, Marines Matter de Souza, Tuany Defaveri Begossi et Carlos Adelar Abaide Balbinotti. « Jogos Escolares de Petrolina : apontamentos históricos (década de 1970) ». Revista Thema 15, no 4 (3 octobre 2018) : 1362–75. http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1362-1375.1012.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Silva, Luvanor Santana, Marcel Anderson Ferreira, Luciano Marchado Ferreira Tenório de Oliveira, Edil De Albuquerque Rodrigues Filho et Iberê Caldas Souza Leão. « Por onde anda o esporte escolar em Pernambuco ? Where is school sport going in Pernambuco ? » Caderno de Educação Física e Esporte 19, no 1 (6 janvier 2021) : 1–6. http://dx.doi.org/10.36453/cefe.2021191.a26061.

Texte intégral
Résumé :
INTRODUÇÃO: O esporte escolar está presente na EF e transcende seus muros. Equipes de treinamento representam a escola em competições esportivas. OBJETIVO: Objetivou-se relatar a evolução do esporte escolar no estado de Pernambuco, buscando reflexões e mudanças a partir da escola e entidades governamentais. MÉTODOS: O estudo trata-se de um relato de experiência de natureza qualitativa e descritiva. Obtiveram-se dados numéricos para o desenvolvimento do estudo. RESULTADOS: Destacou-se a vivência do esporte na aula de EF como também a participação das escolas nos Jogos Escolares de Pernambuco e Jogos Escolares da Juventude, além de mudanças nas escolas para ingresarem em competições dentro e fora do estado. Após descrever sobre a evolução do esporte escolar em PE, aspectos devem ser embutidos na aula de EF e na participação das escolas nos JEP e Jogos da Juventude. CONCLUSÃO: A prática esportiva de uma maneira geral no estado de PE deve passar por uma série de mudanças, algumas, propostas neste estudo. Essas farão com que sejam despertados novamente no ambiente do esporte escolar, valores significantes para a vida dos praticantes.ABSTRACTBACKGROUND: School sport is present in physical education and transcends its walls. Training teams represent the school in sports competitions. OBJECTIVE: The objective was to report the evolution of school sports in the state of Pernambuco, seeking reflections and changes from the school and government entities. METHODS: The study is a qualitative and descriptive experience report. Numerical data were obtained for the development of the study. RESULTS: Noteworthy was the experience of sport in the PE class as well as the participation of schools in the Pernambuco School Games and Youth School Games, in addition to changes in schools to enter competitions inside and outside the state. After describing the evolution of school sports in PE, aspects must be embedded in the PE class and in the participation of schools in the JEP and Youth Games. CONCLUSION: Sports practice in general in the state of PE must undergo a series of changes, some of which are proposed in this study. These will cause significant values to the lives of practitioners to be awakened again in the school sports environment.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Silva, Vergas Vitória Andrade, Éberton Da Costa Moreira et Kleberson Almeida de Albuquerque. « JOGOS, DIMENSÃO FORMATIVA E APRENDIZAGEM EM SOCIOLOGIA ». Revista Temas em Educação 30, no 2 (31 mai 2021) : 114–32. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.53453.

Texte intégral
Résumé :
Com base na perspectiva segundo a qual o jogo é um meio de desenvolvimento das capacidades humanas e um suporte para melhorar desempenhos escolares, este trabalho se propõe analisar as dimensões formativas do jogo na aprendizagem de sociologia. Para tanto, lança o seguinte problema de pesquisa: quais as possibilidades formativas dos jogos na compreensão de conteúdos sociológicos? Para dar conta desta questão, o artigo enfoca uma experiência educativa desenvolvida com alunos/as do 1º ano do ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA. Dar respostas à problemática em pauta implicou recorrer a duas demandas centrais para os propósitos desta pesquisa: 1) verificar os aprendizados mediante estratégias de ensino com jogos e 2) examinar o nível de dificuldade, interesse e satisfação, demonstrado pelos/as discentes, no ato de jogar e aprender. Os resultados de nossa pesquisa empírica nos levam a depreender que o jogo funcionou como uma espécie de suporte para a aprendizagem de conteúdos considerados formais da sociologia, mas não somente isso. Conforme nossa análise, o emprego dos jogos permitiu desenvolver competências muito importantes como: aumento da interação entre alunos/as e entre professor-aluno; mais interesse na disciplina; aumento da capacidade de retenção do conteúdo; utilização de conceitos em situações cotidianas reais e crescimento no interesse e participação nas aulas de sociologia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Goulart, Ana Caroline. « ENTRE SABERES, IDENTIDADES E JOGOS DE PODER NA REESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO PARANÁ ». @rquivo Brasileiro de Educação 4, no 7 (17 octobre 2016) : 24. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-7344.2016v4n7p24.

Texte intégral
Résumé :
<p>Refazer os sentidos e a organização da educação escolarizada tem sido uma intensa preocupação de profissionais indígenas que atuam nas escolas dentro de suas terras. Saberes e memórias que enfrentam tentativas históricas de controle e formatação nos colocam frente a um cenário de disputa e distribuição desigual de poder quando pensamos, por exemplo, na (re)formulação curricular e formação de professores. É a partir desse cenário, que se apresenta entre os povos indígenas no Paraná, que desenvolvo uma reflexão acerca das transformações identitárias, políticas e escolares, entendendo-os como indissociáveis. Concomitante a isso, proponho um olhar para as relações entre professores indígenas e não indígenas a partir de suas perspectivas sobre educação escolar, currículo e interculturalidade, ressaltando o caráter político que é atribuído às escolas indígenas e a protagonismo de profissionais indígenas na gestão das escolas e na progressiva substituição de professores não indígenas.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Silva, Rayanne Medeiros da, et Allyson Carvalho de Araújo. « Um olhar sobre os jogos escolares do Rio Grande do Norte : recortes da história da capoeira no estado ». Conexões 15, no 2 (15 août 2017) : 129. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v15i2.8646352.

Texte intégral
Résumé :
Dentro das ações do Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Rio Grande do Norte está a estruturação do Centro de Memória em Educação Física, Esporte e Lazer do RN, que tem como objetivo reconstruir, preservar e divulgar a memória do esporte, educação física, lazer no Rio Grande do Norte. Como primeira ação apresentamos uma pesquisa piloto para registrar e compreender como a Capoeira foi historicamente constituída nos espaços estudantis, especificamente, nos Jogos Escolares do estado Rio Grande do Norte. Nestes termos, o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva que faz uso de entrevistas e recuperação de material de arquivo para compreender o fenômeno estudado, utilizando como referências a oralidade e acervo do Mestre Marcos. Identificamos que os Jogos Escolares Brasileiros disseminou a Capoeira como esporte competição a todo Brasil e influenciou diretamente a introdução da Capoeira nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Schwertner, Suzana Feldens, Afonso Wenneker Roveda et Maria Isabel Lopes. « Estratégias curriculares em espaços escolares ». Pro-Posições 27, no 1 (avril 2016) : 197–210. http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201607911.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar as especificidades curriculares em espaços escolares e não escolares. Este escrito objetiva, especificamente, problematizar um dos espaços escolares conveniados, uma escola pública brasileira, buscando as propostas de currículos ali desenhadas e produzidas. Utiliza-se como metodologia aproximações da genealogia de Michel Foucault e Gilles Deleuze, com o intuito de visibilizar a rede discursiva, os jogos de poder, a produção de currículos específicos e os modos de relação presentes no campo empírico. Que relações seriam possíveis mobilizar nos movimentos curriculares desse espaço escolar? Entende-se, a partir da análise realizada, que os modos atuais de currículo, escola e escolarização não são naturais, mas construções históricas permanentemente refeitas. Dessa maneira, apontam-se movimentos de captura dentro da organização escolar investigada e linhas de fuga que possibilitam aberturas para outras experiências curriculares.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Rigon, Thiago André. « Jogos reduzidos de futsal : comparação entre atividades com e sem limitação de passes ». Lecturas : Educación Física y Deportes 26, no 276 (8 mai 2021) : 63–74. http://dx.doi.org/10.46642/efd.v26i276.2388.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho teve como objetivo investigar a limitação de passes entre os atacantes no comportamento tático ofensivo (ações) em situação de jogo reduzido no futsal. Foram analisadas duas atividades em formato de jogo reduzido que consistiram em 2x1+G (dois atacantes contra um marcador e um goleiro, em meia quadra), nomeadas 2x1a e 2x1b, sem e com a promoção da limitação de passes entre os atacantes, respectivamente. Participaram da pesquisa 59 alunos de nível iniciante, com idades entre 9 e 12 anos, integrantes de cursos extracurriculares de futsal de 4 escolas particulares de São Paulo. Os participantes foram divididos em 7 grupos de prática, entre 7 e 9 alunos cada, que realizaram os jogos reduzidos durante 3 minutos e 30 segundos cronometrados, sendo uma participação em cada formato de jogo. A sessão de coleta de dados foi organizada pelo pesquisador gerente durante uma sessão de treinamento de futsal regular dos alunos nos seus respectivos grupos escolares. Os resultados apontaram que a frequência das ações em cada formato de jogo apresentou diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) para os critérios direcionamento para o rebote e a abertura de espaço para o companheiro (jogador sem bola), e passes e duelos 1x1 (jogador com a bola). Isso indica que a manipulação das estruturas dos jogos reduzidos pode atender a diferentes finalidades pedagógicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Nogueira, Quefren Weld Cardozo. « EQUIPES ESPORTIVAS NO COLÉGIO ARQUIDIOCESANO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS : ANOTAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE JOGO COMO FORMAÇÃO ». Movimento (ESEFID/UFRGS) 21, no 3 (9 juin 2015) : 731. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.50269.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho apresenta os relatos de uma observação participante realizada com equipes de voleibol em momentos de preparação e disputa de Jogos Escolares. O objetivo foi o de compreender como uma proposta de educação moral se dinamiza na formação da experiência de jogo, em que é preciso gerenciar situações, buscar formas de reconhecimento e visibilidade e ampliar oportunidades de participação, as quais são, ao mesmo tempo, experiência de formação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

MELLO, PEDRO HENRIQUE FERREIRA DE. « A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS ESCOLARES ENQUANTO MEGAEVENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ». XI Coloquio Internacional Educação e Conteiporaneadade 12, no 01 (20 septembre 2018) : 1–6. http://dx.doi.org/10.29380/2018.12.11.36.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

DOS SANTOS ROCHA COSTA, TAINÁ ANGÉLICA, JOSIVANA PONTES DOS SANTOS, EDSON DOS SANTOS FARIAS et JOÃO BERNARDINO DE OLIVEIRA NETO. « MEMÓRIA HISTÓRICA DOS JOGOS ESCOLARES EM RONDÔNIA : PERÍODO 1973 - 1980 ». Fiep Bulletin- Online 88, no I (1 janvier 2018) : 526–30. http://dx.doi.org/10.16887/88.a1.129.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Figueiredo Lacanallo, Luciana, et Nerli Nonato Ribeiro Mori. « “Psiu, estou jogando!!” : o jogo no ensino da Matemática ». Revista Diálogo Educacional 16, no 49 (14 juillet 2016) : 657. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.ao01.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo tem o objetivo de apontar como os jogos de regras podem constituir-se em um recurso metodológico na organização do ensino da matemática e na formação do pensamento teórico dos escolares. Esse artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado realizada em 2011, na Universidade Estadual de Maringá. Trabalhamos com alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Maringá, que apresentavam rendimento escolar abaixo da média 6,0 em matemática e encaminhados ao Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade, pela escola por terem dificuldades de aprendizagem. A partir do jogo Kalah e estudos da Psicologia Histórico-Cultural, buscamos descrever o movimento de aprendizagem feito pelos alunos nas situações de jogo, no intuito de reconhecer que o aprender implica em dialeticidade e interação entre o sujeito e o conhecimento. Partindo da concepção de jogo como atividade humana e social, nossa contribuição é no sentido de que esse seja visto como recurso metodológico na organização do ensino de matemática capaz de possibilitar a formação do pensamento teórico. Para tanto se exige um novo olhar do professor para o lúdico, com vistas a alcançar a aprendizagem e o desenvolvimento psíquico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Ferreira, Aline Fernanda, et Suraya Cristina Darido. « Os jogos eletrônicos no cotidiano dos alunos do 9° ano do ensino fundamental ». ETD - Educação Temática Digital 15, no 3 (21 octobre 2013) : 595. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v15i3.1275.

Texte intégral
Résumé :
Um dos desafios enfrentados pela educação é o de pensar em como utilizar as TIC de maneira efetiva para proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa e contextualizada que alie os conhecimentos científicos com os conhecimentos adquiridos pelos alunos por meio do uso cotidiano e intenso das tecnologias, como os jogos eletrônicos. Estes podem se constituir em estratégias de ensino possibilitando que o aluno aprenda brincando conceitos, valores e atitudes referentes aos conteúdos escolares. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar quais são os jogos eletrônicos preferidos dos alunos do 9° ano do ensino fundamental das escolas públicas do município de Rio Claro, além do tempo, local e plataforma de jogo. Este estudo fundamentando-se na Pesquisa Descritiva. Como instrumento para a coleta de dados foi elaborado um questionário com questões fechadas e abertas referentes aos objetivos propostos. Os resultados apontaram que 95% dos alunos gostam de brincar com os jogos eletrônicos durante todos os dias da semana, sendo o computador o mais utilizado e o celular a plataforma que os alunos passam mais tempo jogando. Os jogos mais preferidos destes alunos são, respectivamente os esportivos, de passatempo, de ação, plataforma e RPG. Como consequência deste estudo espera-se que os professores se conscientizem da necessidade de se inserir no mundo dos alunos, se motivem para formularem mais estratégias e aulas contextualizadas e lutem pelas mudanças necessárias para a efetivação dos usos das TIC na educação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Silva, Maria Daiane da, Maria da Conceição Oliveira, Cazimiro de Sousa Campos et Emanuel Neto Alves de Oliveira. « O lúdico dos jogos e das brincadeiras no ensino inclusivo de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) : uma revisão de literatura ». Research, Society and Development 8, no 4 (13 février 2019) : e1084943. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i4.943.

Texte intégral
Résumé :
Os jogos e as brincadeiras têm sido incluída nas escolas pelos professores com o objetivo de realizar as atividades em sala de aula de forma mais dinâmica e divertida. Tendo em vista esse objeto e sua complexidade na dinâmica dos processos escolares, é de suma relevância que professores possam refletir criticamente sobre a potencialidade da ludicidade em sala de aula. Nesse horizonte este artigo tem como objetivo investigar o papel dos jogos e das brincadeiras (atividades lúdicas) no processo de aprendizagem de crianças portadoras do “Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Para tanto, recorremos a uma pesquisa de natureza qualitativa desenvolvida através de um estudo bibliográfico (revisão de literatura) feito com publicações e documentos oficiais do Brasil e do exterior. Os resultados obtidos com essa busca evidenciaram o papel crucial dos jogos e das brincadeiras no processo de aquisição e construção de conhecimentos para as crianças portadoras do autismo. Essa premissa, corrobora para que a utilização das atividades lúdicas seja visto como um instrumento de intervenção no mundo, de tal modo que, essa ferramenta deveria complementar o fazer pedagógico dos educadores, sobretudo, daqueles que buscam ir além da criatividade e do dinamismo para promover a inclusão no lócus escolar. Concluiu-se assim, que o uso dos jogos e brincadeiras no viés lúdico é um fator fundamental para que se frutifique a inclusão de um aluno com TEA de forma mais efetiva.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Silveira, Sergio Roberto, Claudia Guedes et Jeff Tuibeo. « Participação feminina no pré-mirim nos jogos escolares de São Paulo ». Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 34, Esp. (31 juillet 2020) : 97–107. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v34i0p97-107.

Texte intégral
Résumé :
O artigo teve como objetivo analisar como os Jogos Escolares do Estado de São Paulo-JEESP, na categoria pré-mirim, têm contribuído para fomentar a participação feminina como forma de promoção de motivação intrínseca e ampliação das chances de adesão e aderência das alunas para a prática de atividade física ao longo da vida. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com triangulação de métodos, a partir de dados dos quadros estatísticos dos JEESP, num recorte dos últimos cinco anos (2015-2019), com análise de contexto de educação física e qualidade educacional e, o impacto na promoção da motivação intrínseca. Os resultados mostraram: a) uma participação inferior das meninas em relação aos meninos em todas as modalidades nos cinco anos; b) redução gradual da participação feminina ao longo dos anos; c) aumento da participação feminina em modalidades individuais em situações de extrema diminuição do número de participantes totais na categoria; d) aumento da participação feminina ao longo dos anos em modalidades coletivas futsal e handebol. Dessa forma, concluiu-se que: i) o Estado necessita de uma política de promoção de atividade física às alunas da rede pública de forma mais efetiva e a ser promovida em progressão longitudinal para vencer as barreiras enfrentadas; ii) de acordo com os resultados novas investigações precisam ser realizadas para avaliar os motivos para a possível perda de interesse das alunas e/ou de professores(as) de educação física escolar-EFE em participar das competições escolares nas diversas modalidades; iii) os JEESP não têm funcionado como ação de política pública para a promoção de motivação intrínseca das alunas para a prática de atividade física na fase adulta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Silveira, Sergio Roberto, Claudia Guedes et Jeff Tuibeo. « Participação feminina no pré-mirim nos jogos escolares de São Paulo ». Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 34, Esp. (31 juillet 2020) : 97–107. http://dx.doi.org/10.11606/1807-5509202000034nesp097.

Texte intégral
Résumé :
O artigo teve como objetivo analisar como os Jogos Escolares do Estado de São Paulo-JEESP, na categoria pré-mirim, têm contribuído para fomentar a participação feminina como forma de promoção de motivação intrínseca e ampliação das chances de adesão e aderência das alunas para a prática de atividade física ao longo da vida. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com triangulação de métodos, a partir de dados dos quadros estatísticos dos JEESP, num recorte dos últimos cinco anos (2015-2019), com análise de contexto de educação física e qualidade educacional e, o impacto na promoção da motivação intrínseca. Os resultados mostraram: a) uma participação inferior das meninas em relação aos meninos em todas as modalidades nos cinco anos; b) redução gradual da participação feminina ao longo dos anos; c) aumento da participação feminina em modalidades individuais em situações de extrema diminuição do número de participantes totais na categoria; d) aumento da participação feminina ao longo dos anos em modalidades coletivas futsal e handebol. Dessa forma, concluiu-se que: i) o Estado necessita de uma política de promoção de atividade física às alunas da rede pública de forma mais efetiva e a ser promovida em progressão longitudinal para vencer as barreiras enfrentadas; ii) de acordo com os resultados novas investigações precisam ser realizadas para avaliar os motivos para a possível perda de interesse das alunas e/ou de professores(as) de educação física escolar-EFE em participar das competições escolares nas diversas modalidades; iii) os JEESP não têm funcionado como ação de política pública para a promoção de motivação intrínseca das alunas para a prática de atividade física na fase adulta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Torres, Vitor Bruno Cavalcanti, Nayara Malheiros Caruzzo, Leopoldo Sindice-Silva, Emily Alves Rufino et Gilmário Ricarte Batista. « Desempenho técnico-tático e estados de humor : indicadores entre vitória e derrota em atletas jovens de voleibol de praia ». Research, Society and Development 9, no 8 (5 juillet 2020) : e289984690. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.4690.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do estudo foi comparar indicadores de performance e o perfil de estados de humor em atletas masculinos de voleibol de praia juvenil. A amostra foi composta por 50 atletas, com faixa etária entre 15 a 17 anos, participantes dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Foram filmados 16 jogos durante a fase classificatória JEJ, que foram agrupados posteriormente em vencedores e perdedores. Melhores escores com diferença significativa (p<0,01) foram verificados em todos os fundamentos (saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa) para as equipes dos jogos vencedores. Para os estados de humor, diferenças significativas foram encontradas na perturbação total do humor e fadiga, identificando-se menores valores para as equipes vencedoras. A partir da análise de jogo, conclui-se que todos os fundamentos do voleibol de praia foram importantes indicadores de performance de atletas masculinos juvenis da modalidade. Dessa forma, não evidenciou-se discrepância em algum fundamento específico, mas o equilíbrio de um melhor desempenho apontou a diferença entre as equipes vencedoras e perdedoras nos primeiros jogos do torneio. Além disso, percebeu-se que os estados de humor que prejudicam o desempenho foram observados em menores níveis nas equipes vencedoras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Costa, Isabelle Plociniak, Emilia Devantel Hercules, André Felipe Caregnato, Camile Luciane Da Silva et Fernando Renato Cavichiolli. « Jogos Escolares do Paraná : análise da competição no Município de Curitiba ». Educación Física y Ciencia 19, no 1 (29 juin 2017) : 023. http://dx.doi.org/10.24215/23142561e023.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo procura estabelecer a participação dos estudantes da cidade de Curitiba nos Jogos Escolares do Paraná, com o objetivo de discutir a efetividade da competição enquanto política pública ou apenas uma política de governo. A pesquisa caracteriza-se por ser documental exploratória e descritiva e tem por base os dados e informações, disponibilizados pelo Núcleo Regional de Educação de Curitiba, entre os anos de 2004 a 2013, com exceção dos anos 2010 e 2012 nas modalidades coletivas. Observa-se a predominância dos esportes futsal e voleibol, com destaque no futsal que é a preferência dos estudantes. Assim, é importante compreender que os Jogos Escolares não realiza uma política pública efetiva, devido à diferença dos seus objetivos propostos com o que acontece na prática.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Martins Figuera, Adriana Claudia, et Gislaine A. R. da Silva Rossetto. « RESENHA DA OBRA : JOGO TRADICIONAL E CULTURA ». Movimento (ESEFID/UFRGS) 22, no 2 (12 décembre 2015) : 677. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.55105.

Texte intégral
Résumé :
Esta resenha discorre sobre a obra Jogo Tradicional e Cultura, de Elizara Carolina Marin e João Francisco Magno Ribas. Neste texto é apresentada a relevância do tema apresentado no livro, o qual traz os jogos tradicionais encontrados em quatro grupos sociais do Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa sistematizados na obra apontam para a necessidade de maior investimento no registro dessas manifestações culturais e de sua inserção nos projetos pedagógicos escolares em forma de conteúdos da Educação Física e áreas afins.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Brito, Stéphany Vieira, Marcela Brandão Dias, Isabela Almeida Ramos, Raiane Maiara dos Santos Pereira, Eduardo Bodnariuc Fontes et Carmen Silva Grubert Campbell. « Brincando e aprendendo ». LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 20, no 1 (15 mars 2017) : 305–33. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1617.

Texte intégral
Résumé :
A motricidade e a ludicidade são elementos essenciais no desenvolvimento integral de crianças. Este estudo investigou a influência de aulas lúdicas de educação física integradas ao conteúdo escolar sobre o desempenho escolar e a percepção (relato) dos pais e professoras sobre o comportamento de crianças. Durante três meses, crianças com baixo desempenho escolar receberam aulas de reforço com jogos e brincadeiras integrando o conteudo básico das disciplinas escolares. Foi observado melhora na leitura e no desempenho escolar geral, assim como, pais e professores relataram que as crianças se tornaram mais comunicativas, atentas e prestativas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Ramos, Daniela Karine, et Patrícia Nunes Martins. « Jogos digitais em contextos educacionais e as inteligências múltiplas : aproximações e contribuições à aprendizagem ». Research, Society and Development 7, no 5 (24 avril 2018) : e1375318. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v7i5.318.

Texte intégral
Résumé :
Saber lidar com telas digitais e novos artefatos envolve várias habilidades e diferentes inteligências. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar o exercício das múltiplas inteligências nas possibilidades educativas de uso dos jogos digitais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário com 58 alunos do Curso de Extensão em Formação Continuada em Conselhos Escolares para avaliação da experiência de uso de um jogo educativo previsto como atividade. Os resultados revelaram, segundo a percepção dos cursistas, que a inteligência relacionada à matemática e o raciocínio lógico foi a mais utilizada, seguida pela inteligência existencial, a abstração e inteligência espacial e a coordenação motora. Este reconhecimento do exercício das múltiplas inteligências na interação com jogos digitais reforça seu potencial educativo e as diferentes possibilidades pedagógicas de uso.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Lopes Farias, Wiliam, Caleb Siloé Ben Silva, Edson Rodrigues Cavalcante et Yuri De Lucas Xavier Martins. « JOGOS INTERESCOLARES DO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES - RO (JIEMA) : ». Revista Científica FAEMA 10, no 2 (27 mai 2020) : 56–66. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v10i2.780.

Texte intégral
Résumé :
As competições escolares movimentam milhares de jovens em todos os lugares do Brasil e do mundo. Leva-se em consideração a necessidade de explorar um campo não estudado na cidade de Ariquemes – RO, com objetivo de prover melhorias na forma em que são conduzidas as competições e as destinações de recursos públicos, além de possibilitar novas discussões acerca das metodologias que são empregadas nas competições escolares e na prática de ensino das modalidades esportivas. Frente a isso, o objetivo principal deste trabalho foi investigar quais as prevalências de participação nas modalidades esportivas do JIEMA. Foram utilizados como base para a pesquisa de campo, os próprios registros da Secretária Municipal de Educação. Foi utilizada estatística descritiva em forma de percentagem para ilustração das prevalências. Quanto aos resultados, foi demonstrado que o futebol e o futsal são as modalidades que apresentam maiores índices de participação. O Taewkondo apresenta os menores índices, o que contrasta com outra modalidade esportiva de combate, o Judô, que apresentou índices de participações maiores que algumas modalidades coletivas como o handebol e o basquete. No geral, apesar da redução de aderência em algumas modalidades, o JIEMA apresenta uma crescente na participação de atletas a cada ano que passa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

ALVES, Adriana Gomes, et Regina Célia Linhares HOSTINS. « Desenvolvimento da Imaginação e da Criatividade por meio de Design de Games por Crianças na Escola Inclusiva ». Revista Brasileira de Educação Especial 25, no 1 (mars 2019) : 17–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382519000100002.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: Este artigo examina o desenvolvimento da imaginação e da criatividade de crianças com e sem deficiência por meio do design de games. O estudo sustenta-se nas teorias de Vygotski relacionadas à elaboração conceitual, à imaginação e à criatividade na infância e nos estudos avançados em design de jogos com crianças. O Design-Based Research (DBR) foi adotado como abordagem metodológica, configurando pesquisa qualitativa e colaborativa de criação de jogos. Realizaram-se encontros semanais em uma escola da rede de ensino de Itajaí - SC, durante seis meses, os quais envolveram um grupo de quatro crianças de nove anos, dentre as quais duas com deficiência intelectual, pesquisadores e acadêmicos das áreas de computação, design e educação. Buscou-se demonstrar o potencial da abordagem coletiva, criativa e compartilhada de criação de jogos para o desenvolvimento intelectual de crianças em contextos de inclusão escolar. Como resultado definiu-se o framework “Eu fiz meu game” para desenvolvimento de jogos em contextos escolares. As análises dos resultados da pesquisa revelam o empoderamento das crianças envolvidas frente aos desafios propostos, a operação intelectual em níveis complexos, o protagonismo na construção de soluções e a valorização das diferenças individuais, favorecidas pelas atividades coletivas e colaborativas vivenciadas no processo de criação de jogos digitais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Baum, Carlos, et Cleci Maraschin. « Vencendo o conteúdo : pistas e desafios para o uso de videogames nas escolas ». Ayvu : Revista de Psicologia 1, no 1 (19 décembre 2014) : 39. http://dx.doi.org/10.22409/ayvu.v1i1.22170.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho propõe uma discussão sobre concepções de aprendizagem relacionadas ao de videogames na escola. Argumentamos que diferentes formas de entender a aprendizagem levam a diferentes potencialidades no uso das tecnologias e descrevemos a fluência digital como a capacidade de trafegar pela rede de práticas agenciada pelos computadores. Os videogames têm se mostrado um importante precursor dessas práticas menos lineares e mais exploratórias que o conteúdo escolar. A segunda metade do texto expõe elementos para alinhar os objetivos e práticas escolares com o uso dos videogames, sugerindo uma metodologia de trabalho não linear e descrevendo alguns jogos comerciais que integram mecânicas desafiadoras com conteúdos que se adaptam ao currículo escolar. Artigo conclui com algumas críticas que os estudos do videogame endereçam ao formato da escola e que podem ser superados a partir de um uso mais produtivo dos jogos eletrônicos, promovendo competências importantes para o uso geral das tecnologias digitais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Bressan, João Carlos Martins, Kleber Tuxen Carneiro, Viviane Teixeira Silveira, Dominique Stefany Gomes Dos Santos et Riller Silva Reverdito. « Arbitragem no contexto do esporte escolar : percepções de violência narradas por árbitros ». Journal of Physical Education 30, no 1 (20 juin 2019) : 3056. http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i13056.

Texte intégral
Résumé :
O árbitro/a ocupa uma posição de destaque no esporte, tendo a responsabilidade de realizar a gestão do jogo, função que o/a expõe a situações de violência. Em competições em nível escolar, a pesquisa nesse campo ainda é incipiente. Assim, o objetivo do estudo foi reconhecer a violência percebida por árbitros/as no contexto dos jogos escolares da juventude. Lança mão de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, e fora realizado na fase estadual dos jogos em 2016 no estado de mato grosso. Participaram da pesquisa árbitros/as (n=19), das categorias a e b. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas, registradas em um gravador digital (sonyⓇ icd-px312) e transcritas na íntegra, empregou-se a análise de conteúdo, usando o software nvivoⓇ10. Com base nos resultados, observou-se que todos/as sofreram ou vivenciaram algum tipo de violência, bem como a relativizam considerando o contexto investigado. Revelou-se também a fragilidade no sistema de controle dessas situações, atribuindo ao/a árbitro/a a exclusiva responsabilidade pela gestão do ambiente de competição. O papel do/a árbitro/a deverá ser abordado como conteúdo do processo de formação de jovens no esporte e, nesse sentido, deverão compreender que são corresponsáveis pela educação esportiva.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Kiouranis, Taiza Daniela Seron, Leila Salvini et Wanderley Marchi Júnior. « “O MARCO DE 1989” : UMA REFLEXÃO SOBRE OS XVIII JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS ». Movimento (ESEFID/UFRGS) 23, no 3 (30 septembre 2017) : 907. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.64143.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste artigo é descrever as características dos JEBs de 1989 e identificar agentes e estratégias de ação para o desenvolvimento de um modelo para o esporte escolar. Utilizamos como fonte de informações uma entrevista e uma fonte literária. Tendo como referencial de análise a Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu, foi possível concluir que os agentes que idealizaram a ação em questão eram oriundos (em sua maioria) do campo acadêmico, e numa tentativa pouco profícua tentaram inculcar o habitus desse campo em uma estrutura esportiva, vinculada às ações práticas alicerçadas na competição.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Onofre, Etiene Elias, et Robinalva Ferreira. « Critérios de escolha para participar dos jogos escolares de Içara (JOESI)/SC ». Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento 04, no 08 (28 septembre 2019) : 130–60. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao-fisica/criterios-de-escolha.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Dantas Junior, Hamilcar Silveira. « A "esportivização" da escola na sociedade do espetáculo : o caso dos jogos da primavera em Sergipe (1964-1995) ». Revista HISTEDBR On-line 9, no 35 (23 octobre 2012) : 108. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639617.

Texte intégral
Résumé :
Ao longo do século XX, marcado pelos signos do espetáculo, o esporte, como produçãohistórico-cultural da modernidade pautada na institucionalização de temas lúdicos dacultura corporal, foi apropriado como saber a ser escolarizado no âmbito dos projetoseducacionais modernos. Todavia, esse projeto de “escolarização do esporte” transmutou-seem projeto de "esportivização da escola” devido à confluência de um movimento históricointernacional que radicava uma cultura moderna, jovem e espetacular, reconstruindo astradições escolares aos moldes da sociedade do espetáculo. No Brasil, tal processo tevesuas peculiaridades regionais que, em Sergipe, foram materializadas nos Jogos daPrimavera, evento esportivo-educacional luminar do Estado no período de 1964 a 1995.Os Jogos tornaram-se a referência das concepções acerca de esporte e educação física emtodo o Estado. O objetivo deste trabalho é investigar como os Jogos da Primaveratornaram-se o epicentro da "esportivização da escola" ou a síntese educacional dasociedade do espetáculo: a contínua reconstrução das tradições ritualísticas esportivas emespetáculo, com a ênfase no caráter mercantil do esporte, inebriando o seio escolar com sualógica de produtividade e selecionamento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Palhares (Unifran), Odana. « O ensino e a aprendizagem da matemática na perspectiva piagetiana ». Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 1, no 1 (29 avril 2011) : 108–15. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n1.p108-15.

Texte intégral
Résumé :
Nosso propósito, nesse artigo, é refletir sobre a relação dos jogos e o ensino da aritmética, dentro dos pressupostos da psicologia genética piagetiana e dos estudos realizados por Kamii. Nessa perspectiva o objetivo do ensino da matemática nas primeiras séries escolares é ajudar a criança a construir um raciocínio lógico-matemático. Segundo essa autora, no início estas ações dependem do objeto concreto, mais tarde, com a evolução do pensamento, o sujeito pode prescindir do concreto e pensar de forma abstrata. Trazer os jogos para um plano privilegiado da ação da criança supondo um sujeito ativo e que não pode ser subtraído no processo de aprendizagem, é também a proposta do LaPp – Laboratório de Psicopedagogia do Instituto de Psicologia da USP, coordenado por Macedo. Esse diálogo, possível, do jogo e da aprendizagem, cria um espaço onde aprender a pensar é uma necessidade do sujeito na busca de soluções e é também o objeto da presente reflexão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Ribeiro da Silva, Carlos Manuel, et Joana Martins Abreu. « JOGO PEDAGÓGICO E EXPRESSÃO PLÁSTICA NA MOTIVAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESCOLARES – CONTRIBUTOS DO PROJETO CURRICULAR INTEGRADO ». Práxis Educacional 14, no 30 (19 octobre 2018) : 200. http://dx.doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4368.

Texte intégral
Résumé :
A escola contemporânea depara-se com a necessidade de estabelecer estratégias pedagógicas e métodos de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento harmonioso da criança e do seu sucesso escolar. Este panorama requer dos professores uma reflexão das práticas educativas, privilegiando modelos pedagógicos diferenciadores que respeitem a individualidade do aluno, contribuindo para o enriquecimento do contexto educativo e motivação dos alunos para a aprendizagem. Algumas estratégias pedagógicas diferenciadoras, corroboradas por investigadores da área, permeiam o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas e recreativas, desenvolvidas sob a forma de jogos pedagógicos e de atividades de expressão plástica, que aliadas aos conteúdos programáticos, motivam e mobilizam os alunos para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, pela sua vertente prática e lúdica. O trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades dos jogos lúdico-pedagógicos e da expressão plástica na motivação das aprendizagens escolares numa turma do 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo. A partir de uma metodologia de investigação-ação de natureza qualitativa, os resultados do estudo sugerem que os jogos lúdico-pedagógicos e a expressão plástica constituem-se como fatores de potenciação da motivação e do trabalho cooperativo, permitindo despoletar uma predisposição do grupo-turma para a realização de novas aprendizagens. Concluímos com uma reflexão que estabelece um vínculo significativo entre educação e ciência e de como esta relação deve influenciar os pressupostos da formação de professores, nomeadamente os que são subjacentes ao constructo de projeto curricular integrado na concretização das experiências de aprendizagem escolar e de formação de professores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Brandão, Zaia. « Os jogos de escalas na sociologia da educação ». Educação & ; Sociedade 29, no 103 (août 2008) : 607–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302008000200015.

Texte intégral
Résumé :
A complexidade dos fenômenos sociais indica que uma realidade social não é a mesma dependendo do nível de análise, propõe Revel, em seus "jogos de escalas". O artigo assinala que os dados agregados com os quais se constroem os indicadores socioeconômicos e as escalas de estratificação social com utilização de surveys, centrais para a análise de fenômenos escolares, oferecem certa ilusão de objetividade, pois na vida real posições equivalentes nessas escalas resultam em experiências sociais bastante distintas que só são apreendidas pelo trabalho de campo em nível micro social. Exemplifica uma experiência de pesquisa na perspectiva dos "jogos de escalas" no campo da Sociologia da Educação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Teodoro, Micaela Aparecida, Lourene Marina Pinheiro Gomes Dos Santos, Daniela Braga Lima, Eric Batista Ferreira et Flavia Della Lucia. « Estratégia de educação alimentar e nutricional na prevenção de distúrbios nutricionais em pré-escolares ». Extensio : Revista Eletrônica de Extensão 15, no 31 (18 décembre 2018) : 15–30. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p15.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo foi descrever ações de educação alimentar e nutricional na prevenção de distúrbios nutricionais em pré-escolares. O estudo faz parte do projeto de extensão “Crescendo e Brincando com Saúde e Nutrição”, conduzido em Alfenas, Minas Gerais. A classificação do estado nutricional foi realizada por meio do Índice de Massa Corporal/Idade. Para as ações utilizou-se de metodologias lúdicas tais como jogos, histórias e teatro. Aplicou-se um questionário antes e após para analisar a eficácia das ações e o conhecimento dos pré-escolares (n=40). Verificou-se que, 77,5% dos pré-escolares avaliados apresentavam eutrofia (peso adequado) e, 22,5%, excesso de peso. Observou-se que tais ações obtiveram bons resultados no aprendizado e que o uso de metodologias lúdicas em ambiente escolar favorece esse processo. Concluiu-se que ações de educação alimentar e nutricional devem ser de duração continuada para que contribuam nas mudanças efetivas no comportamento alimentar e, consequentemente, na prevenção dos distúrbios nutricionais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Junges, Débora De Lima Velho. « Os rituais da matemática escolar nas escolas da imigração alemã no Rio Grande do Sul ». Educação, Ciência e Cultura 23, no 1 (3 mai 2018) : 191. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v23i1.3925.

Texte intégral
Résumé :
O artigo tem como objetivo analisar como a escola e, em particular, a matemática escolar, operavam como parte dos processos de subjetivação de escolares descendentes de imigrantes alemães no Rio Grande do Sul, no período da Campanha de Nacionalização. As ferramentas teóricas do estudo estão vinculadas às teorizações de Foucault. O material de pesquisa consiste em narrativas de sete pessoas que estudaram em escolas da imigração alemã no Rio Grande do Sul, no período da Campanha de Nacionalização (1938-1945). Diante do exercício analítico, foi possível identificar dois rituais da matemática escolar que operavam nessa forma de vida. A respeito do primeiro ritual, se observou que apropriar-se dos jogos de linguagem da matemática escolar era valorizado tanto pelos professores, quanto pelos familiares. O segundo ritual se centrou na prática de realização de contas consideradas difíceis e foi considerado que os alunos que as realizavam corretamente eram posicionados como inteligentes e exemplos a serem seguidos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie