Littérature scientifique sur le sujet « Literatura goiana »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Literatura goiana ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Literatura goiana"

1

Mollo, Lúcia Tormin, et Anderson Nunes da Mata. « De uma literatura combativa a uma literatura pacificada : a questão do controle sobre a poesia de Cora Coralina ». Acta Scientiarum. Language and Culture 39, no 3 (6 juillet 2017) : 255. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i3.31860.

Texte intégral
Résumé :
Cora Coralina, poeta goiana, travou uma batalha intensa para alcançar o reconhecimento, principalmente, de seus pares da literatura. Reconhecimento que só veio 13 anos depois da publicação de seu primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais (1965). Neste texto buscaremos delimitar ao que podemos atribuir tais barreiras, por meio da análise tanto da recepção do trabalho de Cora Coralina pelo meio literário goiano, com base no conceito de ‘controle do imaginário’, de Luiz Costa Lima (2013), quanto das escolhas da poeta pela marginalidade, observadas a partir do pensamento de Pascale Casanova (2011) sobre as ‘literaturas combativas’.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

De Oliveira, Antonio Miranda. « O Mundo Rural na Literatura Regional de Goiás e Tocantins ». Baru 2, no 1 (18 juillet 2016) : 93. http://dx.doi.org/10.18224/baru.v2i1.4882.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: o artigo objetiva apresentar o mundo rural do estado do Tocantins apartir do olhar de autores clássicos da literatura goiana e tocantinense: Hugo deCarvalho Ramos, Bernardo Élis, Carmo Bernardes, Bariani Ortêncio, Eli Brasiliensee Moura Lima. Não há pretensão de fazer uma hermenêutica de cada autore de suas obras, mas apresentar elementos chaves da constituição da realidadeespecífica do camponês tocantinense a partir da produção literária. Incialmenteo texto define e caracteriza o que vem a ser o sistema de poder do coronelismo,na sequência são trabalhados aspectos do mundo rural goiano e tocantinense talcomo retratado pelos autores da literatura regional. Nas considerações finais,aponta-se que o avanço do capitalismo no campo não eliminou as característicasseculares da exploração do camponês, apenas agregou novos contornos.Palavras-chave: Campesinato. literatura regional. coronelismo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Assumpção, Albertina Vicentini, et Gabriel De Paula. « Apontamentos sobre Bernardo Élis biógrafo (1973-1980) ». Intellèctus 17, no 1 (18 juillet 2018) : 169–90. http://dx.doi.org/10.12957/intellectus.2018.25333.

Texte intégral
Résumé :
O artigo objetiva apresentar, suscintamente, algumas modalidades de escrita de Bernardo Élis no exercício de biógrafo de vultos goianos, especialmente a sua biografia do General Xavier Curado. Insiste nos tons e na patrimonialização cedidos aos biografados e na autolegitimação do biógrafo. Uma questão central na obra de Bernardo Élis é o desejo de inclusão da região goiana no contexto nacional. A literatura de Élis busca reduzir a distância entre o litoral e o sertão. Suas obras caminham no sentido de pensar o Brasil de forma mais ampla, escapando do monopólio narrativo do centro-sul.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Silva, Sandro Dutra e., Aurea Marchetti Bandeira, Giovana Galvão Tavares et Luciana Murari. « O cerrado goiano na literatura de Bernardo Élis sob o olhar da história ambiental ». História, Ciências, Saúde-Manguinhos 24, no 1 (10 octobre 2016) : 93–110. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702016005000024.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O artigo analisa as representações de natureza na literatura de Bernardo Élis, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da história ambiental. Élis fez parte de um grupo de intelectuais que apresentava, por meio da literatura, as condições de vida na fronteira goiana e as relações humanas nessas paisagens “gerais”. Nas gerais, os dramas de suas personagens misturavam-se ao ambiente físico do cerrado, numa narrativa realista e denunciadora das condições de vida na isolada fronteira (ermos e gerais). Em seu diálogo com a literatura, os fundamentos desse campo da pesquisa historiográfica podem ser adotados como instrumentos analíticos, aliados a concepções relativas à integração entre sociedade e natureza, como as de fronteira e wilderness.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Afiune, Pepita De Souza. « ENTRE TESOUROS OCULTOS E ÓVNIS : A CHAPADA DOS VEADEIROS POR MEIO DA LITERATURA REGIONAL ». Revista NÓS : Cultura, Estética e Linguagens (ISSN 2448-1793) 3, no 3 (12 décembre 2018) : 207–19. http://dx.doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v3n3-8550.

Texte intégral
Résumé :
Dois nomes da literatura regional goiana, moradores da Chapada dos Veadeiros, representam o que a cultura sertaneja possui de mais rico e peculiar: a permanência de uma vida simples, ligada à natureza, como uma resistência às incursões da modernidade. Em diferentes momentos, ambos os autores se viram frente à cultura chegante, que por sua vez, atribuiu novas experiências e significados para esta região, transformando-a em uma paisagem híbrida. Seu Domingos e Geraldina Lombardi, em suas bucólicas fantasias, nos levam a refletir sobre a importância da narrativa para a memória dos povos tradicionais frente a um novo período marcado pela turbulência turística.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Sacho, Sara Duarte, Lucas Rosse Caldas, Simone Costa Pfeiffer et Rosa Maria Sposto. « AVALIAÇÃO ECONÔMICA E DE EMISSÕES DE CO2 DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO CLASSE A : ESTUDO DE CASO PARA GOIÂNIA - GO ». MIX Sustentável 2, no 2 (12 septembre 2016) : 20. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2016.v2.n2.20-28.

Texte intégral
Résumé :
O uso cada vez maior de resíduos sólidos da construção e demolição (RSCD), principalmente os resíduos Classe A, para a produção de agregados para pavimentação surgiu nos últimos anos como uma alternativa interessante para atingir os objetivos da sustentabilidade ambiental. No entanto, o seu custo muitas vezes ainda é elevado devido entre outros fatores, ao desenvolvimento tecnológico nacional existente para reciclagem, incluindo o uso de energia. Este trabalho trata da análise da viabilidade econômica e ambiental destes resíduos. Além dos custos, foi feita uma quantificação das emissões de dióxido de carbono (CO2) da reciclagem de resíduos Classe A, considerando-se um estudo de caso no município de Goiânia - GO. Foram coletados dados em uma usina de reciclagem existente na região. A partir da análise econômica, observou-se que o material reciclado apresentou valor de mercado superior ao do agregado convencional fornecido pelas principais empresas goianas. Em relação às emissões de CO2, observou-se que a usina de reciclagem gera 2,6 kgCO2/t, valor próximo aos encontrados na literatura. Concluiu-se que a reciclagem de resíduos Classe A para a realidade goiana é viável do ponto de vista de emissões, no entanto não vantajosa do ponto de vista econômico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Guimarães, Lidiane Silva Araújo, et Kênia Mara De Freitas Siqueira. « Toponímia e literatura : o nome do rio como referência no conto Gente da gleba ». Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ 17, no 26 (3 juillet 2018) : 383–401. http://dx.doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35306.

Texte intégral
Résumé :
Subjacente ao topônimo estão as motivações, que são as percepções do denominador acerca do lugar nomeado, bem como há indícios dos marcos históricos e das características físicas e sociais do lugar nomeado. Assim, os estudos toponímicos têm como objetivo investigar os nomes próprios de lugar buscando deslindar tais motivações. O foco é o conjunto de hidrônimos que são mencionados no conto “Gente da Gleba”, texto publicado no livro “Tropas e Boiadas”, de Hugo de Carvalho Ramos. Os hidrônimos são como pontos no mapa pelo qual os personagens se locomovem e se orientam face ao desenrolar da narrativa. Espera-se contribuir para os estudos toponímicos, principalmente no que refere à relação entre tais estudos e a literatura goiana a fim de demonstrar como os nomes de lugares se entrelaçam aos costumes, anseios dos personagens.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Bezerra, Rodolfo, et Anselmo Cesar Bezerra. « DESENVOLVIMENTO OU CRESCIMENTO ECONÔMICO ? OS IMPACTOS DAS TRANSFORMAÇÕES RECENTES NO MUNICÍPIO DE GOIANA, PERNAMBUCO ». Revista de Geografia 35, no 2 (12 mai 2018) : 180. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229337.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo busca discutir como o município de Goiana vem sendo impactado por um recente processo de industrialização, bem como compreender como esse movimento está modificando a dinâmica de vida local. Foi realizada uma revisão de literatura sobre os conceitos de crescimento e desenvolvimento, assim como uma caracterização do município através de análise documental. Para a coleta de dados realizaram-se entrevistas semiestruturadas com atores-chave, além de visitas de campo e de registros fotográficos. Observou-se que os empreendimentos industriais recém-chegados ao município vêm alterando a dinâmica econômica na região, e também gerando oportunidades para os moradores locais. Porém, devido à deficiência na capacitação profissional prévia dos habitantes, as empresas contratam funcionários oriundos de outras localidades. A chegada desses trabalhadores impacta diretamente o setor imobiliário, a infraestrutura urbana e a prestação de serviços públicos. O serviço de comércio foi o mais beneficiado com a chegada dos grandes empreendimentos, já a prestação dos serviços públicos, como segurança, mobilidade, saúde e saneamento sofreu um impacto negativo. Conclui-se que no atual momento, o município de Goiana não está inserido num processo de desenvolvimento includente e sustentável, ao contrário, o município parece caminhar no sentido de um desenvolvimento excludente baseado no crescimento econômico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Bittencourt, Rita Lenira De Freitas. « LOUÇA CHINESA E POESIA BRASILEIRA : CORA CORALINA EM CAMPO EXPANDIDO ». Organon 34, no 67 (9 décembre 2019) : 1–13. http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.99341.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo se ocupa de alguns poemas e um texto em prosa de Cora Coralina. São trabalhos onde se cruzam tempos e espaços, se recuperam sensações e dados da memória individual e coletiva e nos quais, simultaneamente, o caseiro e o interiorano se aproximam do distante e do estrangeiro. A partir da noção de campo expandido, desenvolvida pela teórica americana Rosalind Krauss, no artigo “Sculpture in Expanded Field”, de 1979, que explora certa condição do poético e traz alguns elementos esculturais que podem auxiliar a definir estratégias teóricas de abordagem ao literário, entendemos a cena contemporânea na aproximação analítica e crítica a objetos, textos e imagens em movimento para fora das especificidades. Lugar da poesia e da prosa poética, a obra da poeta goiana circula sem constrangimentos ou amarras, anacrônica e deliberadamente transdisciplinar.PALAVRAS CHAVE: poesia; história; literatura; campo expandido; Cora Coralina
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Britto, Clovis Carvalho. « CARREGADEIRAS DE ÁGUA : GÊNERO, PATRIMÔNIO E TRAJETÓRIAS NO TEMPO ». Revista NÓS : Cultura, Estética e Linguagens (ISSN 2448-1793) 3, no 1 (20 juillet 2018) : 76–92. http://dx.doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v3n1-7937.

Texte intégral
Résumé :
Goiás e seu passado – como diferentes cidades e seus passados – nos convida constantemente para o diálogo. Na verdade são as personagens da cidade que vez ou outra rompem com o regime de história estabelecido e criam novos sentidos para o tempo, novos passados para a cidade. Estes personagens, ou melhor, as carregadeiras de água que exigem passagem pelo rol da história goiana e por seu patrimônio têm aparecido constantemente na literatura local, figurado em exposições museológicas organizadas pelo Museu das Bandeiras, ilustrado caricaturas e armações efêmeras, utilizadas pela Secretária de Cultura da Cidade de Goiás e abrilhantado o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA, 2015), através do filme curta metragem de Lázaro Ribeiro, cineasta e morador de Goiás. Estas personagens tem constantemente colocado em cheque a ordem simbólica da dominação masculina imposta por instituições de poder – leis, estado, igreja e família – e oportunizado provocações acerca de categorias que parecem ignorá-las como contribuintes/construtoras da comunidade humana no tempo e no espaço.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Thèses sur le sujet "Literatura goiana"

1

Borges, Patrícia Espíndola. « A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA NA LITERATURA GOIANA : DOIS AUTORES, DUAS OBRAS ». Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2009. http://localhost:8080/tede/handle/tede/3169.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-08-10T11:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PATRICIA ESPINDOLA BORGES.pdf: 761896 bytes, checksum: 76861850fcb5371e73c4d612f3e3d0c5 (MD5) Previous issue date: 2009-09-25
This essay aims to discuss the historiography metafictional in the books A Casca da Serpente, by José J. Veiga and Sete Léguas de Paraíso , by Antônio José de Moura, based on theoretical studies of Hayden White, George Lukács, Linda Hutcheon and Aristóteles, among others. Initially, discuss the conception of history and literature and their respective discourse. Then make a soon evolution of the novel, emphasizing the similarities and distinctions between the historical novel, and historiography metafiction. To be Worth to the features of this, especially the parody, irony and eccentricity, to analyze the novels selected in order to prove that the discourse historiography metafictional recurs in their plots, A Casca da Serpente , and Sete Léguas de Paraíso . Complementing this interpretation, we resorted to some aspects of symbolic and metaphorical in order to enhance and strengthen the proposed objectives. He drew a parallel between the narratives of the active corpus with reference to the theory explained by Bakhtin in Problems of Dostoevsky's poetics. At the end of the study, emerged as the literature has the power to subvert the story, transforming it into other discourses, making it take a new look, taking the reader to reflect and challenge the components of historiography discourse.
Esta dissertação tem como objetivo discutir a metaficção historiográfica nos livros A Casca da Serpente, de José J. Veiga e Sete Léguas de Paraíso, de Antônio José de Moura, baseando-se nos estudos teóricos de Hayden White, George Lukács, Aristóteles e Linda Hutcheon, dentre outros. Inicialmente discuti-se a concepção de história e literatura e seus respectivos discursos. Em seguida, faz-se uma breve evolução do romance, enfatizando as semelhanças e distinções existentes entre o romance histórico e a metaficção historiográfica. Valeu-se das características desta, em especial a paródia, a ironia e a excentricidade, para analisar os romances selecionados, de modo a comprovar que o discurso metaficcional historiográfico é recorrente nas respectivas tramas, A casca da serpente e Sete léguas de paraíso. Complementando essa interpretação, recorreu-se a alguns aspectos simbólicos e metafóricos de modo a realçar e reforçar os objetivos propostos. Traçou-se um paralelo entre as narrativas do corpus ativo com referência na teoria explicitada por Bakhtin em Problemas da poética de Dostoievski. No final do estudo, evidenciou-se como a literatura tem o poder de subverter a história, transformando-a em outros discursos, fazendo com que essa tome uma nova roupagem, levando o leitor a refletir e contestar os componentes do discurso historiográfico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Arima, Regina Oliveira Silva. « HISTÓRIA, LITERATURA E CRÍTICA LITERÁRIA GOIANA : SENSIBILIDADES REGIONAIS NA DÉCADA DE 1980 ». Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2009. http://localhost:8080/tede/handle/tede/3366.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-08-10T11:22:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REGINA OLIVEIRA SILVA ARIMA.pdf: 899190 bytes, checksum: 6a2261208ec25490f6b9e6b6a3656216 (MD5) Previous issue date: 2009-09-06
This work has a propose the redemption of regional sensibilities in the 1980s. The materiality of such feelings were found in the opinions and literary critics of the competition Exchange Publications "Hugo de Carvalho Ramos. Inside in of a thematic framework of cultural history sought to emphasize the dialogue between history and literature. It is emphasized in the text zoom in and out of such speeches, as well as its complementary relationship in the production of historical knowledge. The work also emphasizes the integration of literary criticism as a source for history, for it is pointed out some peculiarities that define its status as a stand-alone and text with specific aesthetic qualities. In addition, by working directly with literary texts we used the theory of reception as a way to explain how these texts have served as mediators between objective reality and the "world of the text" created by the fictional narrative. We made an overview of the Exchange Office, as well as some information about the writer Goias Hugo de Carvalho Ramos whose name was given to the stock as a way to honor the forerunner of regionalism in the state. Work verticalizes sensitivities as a representation of a specific temporality of history Goias. By focusing on emotions in relation to sensitive self and its reality, the sensitivities allow a form of knowledge of the world, making this a temporality disposed therefore to understand how men represented themselves and others. The texts (critical opinions) and (literary) were as marks of historicity, the reading of these sources could establish relations to reach another place where people expressed their feelings in many different ways. We decided to analyze literary works by dividing them according to genre (prose and poetry), then did the analysis of critical opinions. The reading of these sources revealed that nurture feelings relive a time unique, with remarkable presence of a regional identity with values and beliefs were associated with small-town atmosphere and simple country life. These specific situations have given their texts authors emphasize social and political critics.
Este trabalho tem como proposta o resgate das sensibilidades regionais na década de 1980. A materialidade de tais sentimentos foi encontrada nos pareceres críticos e obras literárias do concurso Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos . Dentro de uma perspectiva temática da história cultural, procurou-se enfatizar o diálogo entre a história e a literatura. Ressaltam-se no texto as aproximações e distanciamentos de tais discursos, bem como sua relação de complementaridade na produção do conhecimento histórico. O trabalho destaca ainda a inserção da crítica literária como fonte para a história; pontuam-se, para isso, algumas singularidades que definem seu estatuto como um texto autônomo e com qualidades estéticas específicas. Além disso, por trabalhar diretamente com textos literários, utilizou-se a teoria da recepção como forma de esclarecer como esses textos serviram de mediadores entre a realidade objetiva e o mundo do texto criado pela narrativa de ficção. Procurou-se fazer um quadro geral da Bolsa de Publicações, bem como algumas informações a respeito do escritor goiano Hugo de Carvalho Ramos, cujo nome foi dado à bolsa, como forma de homenagear o precursor do regionalismo no Estado. O trabalho verticalizou as sensibilidades como representação de uma temporalidade específica da história goiana. Ao incidir sobre as emoções na relação do sensível do eu e sua realidade, as sensibilidades permitem uma forma de conhecimento do mundo, tornando presente uma temporalidade escoada, pois, permite entender como os homens representavam a si mesmos e aos outros. Os textos (pareceres críticos) e (obras literárias) apresentaram-se como marcas de historicidade, a leitura de tais fontes possibilitaram estabelecer relações para se alcançar um tempo em que as pessoas expressavam seus sentimentos das mais variadas formas. Optou-se por analisar as obras literárias dividindo-as de acordo com o gênero (prosa e poesia), em seguida procedeu-se à análise dos pareceres críticos. A leitura de tais fontes revelou sentimentos que oportunizaram reviver uma época singular, com presença marcante de uma identidade regional, cujos valores e crenças estavam associados ao ambiente interiorano e à vida simples do campo. Tais situações específicas proporcionaram aos autores enfatizarem em seus textos críticas políticas e sociais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Peres, Luciano Gonzaga. « José Godoy Garcia e a poesia modernista em Goiás ». Universidade Federal de Goiás, 2017. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7988.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-11-23T09:51:11Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Luciano Gonzaga Peres - 2017.pdf: 1272230 bytes, checksum: 33370d5644b3065ad74009f16c66a8a0 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-11-23T09:51:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Luciano Gonzaga Peres - 2017.pdf: 1272230 bytes, checksum: 33370d5644b3065ad74009f16c66a8a0 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-23T09:51:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Luciano Gonzaga Peres - 2017.pdf: 1272230 bytes, checksum: 33370d5644b3065ad74009f16c66a8a0 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-09-05
The present study has the purpose of bringing to light the work of José Godoy Garcia, In particular the book Rio do Sono (Sleep River) (1948). For this purpose, It was necessary to appeal to considerations about authors traditionally affiliated with Modernism, as Mário de Andrade, Manuel Bandeira and Carlos Drummond de Andrade. It was also necessary for us to locate the Modernism in Goiás and its relation to the publication of the various numbers of the magazine Oeste. The decisive role of Léo Lynce, Bernardo Élis, José Décio Filho and José Godoy Garcia so that the Modernism would gain place in Goiás was provided by such a press vehicle, seen as a true herald of the innovations proposed by such literary period. The texts published in the magazine demonstrate the climate of ideological conflict in which the State of Goiás was, Because there were some authors who were still attached to the past movements, publishing poems that mirrored characteristics of Parnassianism and Romanticism. This confluence of literary styles made us realize the hybrid panorama of our literature in the first half of the 20th Century. After verifying these formative aspects of Modernism in Goiás, We began to analyze the poetic construction and how all these factors influenced the work of José Godoy Garcia. We find that the author went beyond mere modernist fads, strongly exercising the role of literary critic and making evident the concern with the underprivileged, with the marginalized beings, with those who had no space in poetry. What we found, then, was a well-known author of his social role and master of his poetic practice, which made the poet to be recognized not only by his contemporaries, but also by other poets and other scholars of literature. We find that although he is not a goiano author with enormous commercial recognition, his works reflect well the maturity and conscience of those who knew how to measure the language appropriate to the poems, essays, short stories and other textual genres to which he appealed. In order to base our incursions on the work of Godoy Garcia, we use several theoretical contributions, among which we highlight: Afrânio Coutinho (1996), Antônio Geraldo Ramos Jubé (1978), Darcy França Denófrio (1996), Gilberto Mendonça Teles (1964), Humberto Eco (1979), Massaud Moisés (1974), Octávio Paz (1974) and Tzvetan Todorov (1978), to support this dissertation.
O presente estudo tem a finalidade de trazer à luz a obra de José Godoy Garcia, em especial o livro Rio do sono (1948). Para tal propósito, foi preciso que recorrêssemos a considerações sobre autores tradicionalmente filiados ao Modernismo, como Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade. Também foi preciso que localizássemos o Modernismo em Goiás e a sua relação com a publicação dos vários números da revista Oeste. O papel decisivo de Léo Lynce, Bernardo Élis, José Décio Filho e José Godoy Garcia para que o Modernismo ganhasse corpo em Goiás foi propiciado por tal veículo de imprensa, visto como verdadeiro arauto das inovações propostas por tal período literário. Os textos publicados na revista demonstram bem o clima de embate ideológico no qual o Estado de Goiás se encontrava, pois havia alguns autores que O presente estudo tem a finalidade de trazer à luz a obra de José Godoy Garcia, em especial o livro Rio do sono (1948). Para tal propósito, foi preciso que recorrêssemos a considerações sobre autores tradicionalmente filiados ao Modernismo, como Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade. Também foi preciso que localizássemos o Modernismo em Goiás e a sua relação com a publicação dos vários números da revista Oeste. O papel decisivo de Léo Lynce, Bernardo Élis, José Décio Filho e José Godoy Garcia para que o Modernismo ganhasse corpo em Goiás foi propiciado por tal veículo de imprensa, visto como verdadeiro arauto das inovações propostas por tal período literário. Os textos publicados na revista demonstram bem o clima de embate ideológico no qual o Estado de Goiás se encontrava, pois havia alguns autores que ainda estavam presos aos tidos movimentos passadistas, publicando poemas que espelhavam características do Parnasianismo e do Romantismo. Esta confluência de estilos literários nos fez perceber o panorama híbrido de nossa literatura na primeira metade do Século XX. Depois de constatados esses aspectos formativos do Modernismo em Goiás, passamos a analisar a construção poética e como todos esses fatores citados influenciaram a obra de José Godoy Garcia. Verificamos que o autor foi além dos meros modismos modernistas, exercendo fortemente o papel de crítico literário e deixando evidente a preocupação com os desvalidos, com os seres marginalizados, com aqueles que não tinham espaço na poesia. O que constatamos, então, foi um autor bem consciente do seu papel social e senhor de sua prática poética, o que fez o poeta ser reconhecido não só pelos seus contemporâneos, como também por outros poetas e por outros estudiosos da literatura. Constatamos que, embora não seja autor goiano com enorme reconhecimento comercial, suas obras espelham bem a maturidade e consciência de quem soube dosar a linguagem adequada aos poemas, aos ensaios, aos contos e a outros gêneros textuais a que recorreu. Para alicerçar nossas incursões sobre a obra de Godoy Garcia, utilizamos diversos aportes teóricos, entre os quais destacamos: Afrânio Coutinho (1996), Antônio Geraldo Ramos Jubé (1978), Darcy França Denófrio (1996), Gilberto Mendonça Teles (1964), Humberto Eco (1979), Massaud Moisés (1974), Octávio Paz (1974) e Tzvetan Todorov (1978), para fundamentarem esta dissertação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Pimenta, Vanda Ambrósia. « Recorrelações de gênero em contos da antologia do conto goiano II ». Universidade Federal de Goiás, 2012. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3669.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2014-11-21T12:50:18Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Vanda Ambrósia Pimenta - 2013.pdf: 1046700 bytes, checksum: a0d866e077757cdeb25a74842cbcd1bf (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2014-11-21T12:52:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Vanda Ambrósia Pimenta - 2013.pdf: 1046700 bytes, checksum: a0d866e077757cdeb25a74842cbcd1bf (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-11-21T12:52:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Vanda Ambrósia Pimenta - 2013.pdf: 1046700 bytes, checksum: a0d866e077757cdeb25a74842cbcd1bf (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2012-11-05
The purpose of this research is to examine the presence of gender relations in five goianos tales, especially the violence of male characters against female characters and the degree of acceptance or resistance to the phenomenon. The stories analyzed are part of the second volume of the Antologia do conto goiano, organized by Vera Maria Tietzmann Silva and Maria Zaira Turchi (1994). As a result of the literary object, we address the evolution of the gender system from the development of civilization until the twentieth century, showing the emergence and perpetuation of the structure of male domination, even after the maturity of feminist struggles. These struggles, however, are not systematically studied, appearingonly in scattered references. With regard to adhesion and to the resistance, we call attention to the fact that identities are socially and politically constructed, in order to establish dominant and dominated groups, and generated cognition of this division as natural and therefore inevitable. The internalization of constructed identities demand constant work of situated agents and, in the case of generic identities, this is played by the institutions and men, with their violent practices. The continuous effect of these practices is leading to adhesion of dominated to dominant, as in almost all of the stories analyzed. Nevertheless, the characters explored also offer a degree of resistance, adopting defensive attitudes, which, however, does not solve the problem. Neither can transpose radically negative condition, usually faced by females.
O objeto teórico deste estudo são as relações de gênero, que se delinearam nas sociedades a partir da organização das civilizações por meio dos contatos. À proporção que elas se organizavam, distinguiam-se os atributos e papéis de homens e mulheres. O propósito da pesquisa é verificar o modo pelo qual, no interior dessas relações, o homem veio a adquirir primazia sobre a mulher, e, em seguida, examinar a presença das relações de gênero em cinco contos goianos. O foco da análise literária é a violência dos personagens masculinos contra os femininos e o grau de adesão ou de resistência ao fenômeno. Os contos analisados fazem parte do segundo volume da Antologia do conto goiano, organizada por Vera Maria Tietzmann Silva e Maria Zaira Turchi (1994). Em decorrência do objeto literário, abordamos a evolução do sistema de gêneros desde o desenvolvimento das civilizações até o século XX, mostrando o surgimento e a perpetuação da estrutura de dominação masculina, mesmo após o amadurecimento das lutas feministas. Essas lutas, entretanto, não são estudadas sistematicamente, aparecendo apenas em referências esparsas. No concernente à adesão e à resistência, chamamos a atenção para o fato de que as identidades são construídas social e politicamente, de forma a estabelecer grupos de dominantes e dominados, e a gerar o reconhecimento dessa divisão como algo natural e, portanto, inevitável. A interiorização das identidades construídas demanda um trabalho constante de agentes situados, e, no caso das identidades genéricas, este é desempenhado pelas instituições e pelos homens, com suas práticas violentas. O efeito contínuo dessas práticas é que leva à adesão do dominado ao dominante, como acontece na quase totalidade dos contos analisados. Apesar disso, as personagens exploradas oferecem também certo grau de resistência, adotando atitudes defensivas, que, entretanto, não solucionam de vez o problema. Nenhuma delas consegue transpor radicalmente a condição negativa, enfrentada em comum pelo gênero feminino.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Neiva, Regina Maria Gonçalves. « ETHOS E DISCURSO FEMININO : PERCURSO E PRESENÇA NA CONTEMPORANEIDADE EM DUAS ESCRITORAS GOIANAS ». Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2015. http://localhost:8080/tede/handle/tede/3229.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-08-10T11:07:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REGINA MARIA GONCALVES NEIVA.pdf: 1178298 bytes, checksum: 62ed028d6c7b2c249b925318065be0db (MD5) Previous issue date: 2015-03-13
This paper conducts a critical approach to ethos present in female discourse, tracing a historical profile to culminate in the works and speeches of two Goiás writers: Maria Aparecida Rodrigues and Maria Helena Chein, who in his dialogues with other works, make up our object of study. Used as an analytical method, preferably, the deductive, since, saying something about the object of study, we set of hypotheses that can be tested in comparative studies, performing an investigative research, comparing texts and readings in order to demonstrate affinity, various orders, between universal literature and produced in Goiás. This research uses, and other theorists of Ruth Amossy studies, regarding the statement that every act of taking the word implies in building a picture of themselves. In the first chapter, Ethos and female literary discourse, observed in the works under study, dialogues, traces of speech and character building of the texts studied, focusing on the presence of women in literature, and the ethos of the manifestation in the discourse of female voice. In the second chapter, Hiking and mishaps of the female voice literature, we revisit the voices who undertook trajectories in Literature, encouraging other writers and critics to participate in this particular discourse. Goiás two authors and their writings in this chapter, there was an almost exclusive attention to the works of the two writers Goiás in question, making a comparison between them, observing the nuances of their texts, from theoretical basis to demonstrate how it is put into his work ethos and female speech in dialogue with other works and other realities. In Chapter IV, Two writers Goiás two arts scene, is put in question, the writing of the two Goiás writers studied observing inherent properties of the game played with some concepts as truth and lie, metamorphoses and others, in which the words give life the language that moves between moving images and scenes of past and future, permeating a cinematic reflection of this.
Este trabalho realiza uma abordagem crítica sobre ethos presentes no discurso feminino, traçando um perfil histórico para culminar nas obras e discursos de duas escritoras goianas: Maria Aparecida Rodrigues e Maria Helena Chein, que em seus diálogos com outras obras, compõem o nosso objeto de estudo. Utilizamos como método de análise, preferencialmente, o dedutivo, uma vez que, ao afirmar algo sobre o objeto de estudo, partimos de hipóteses que podem ser testadas nos estudos comparativos, realizando uma pesquisa investigativa, confrontando textos e leituras afim de demonstrar afinidades, de ordens diversas, entre a literatura universal e a produzida em Goiás. Esta pesquisa se serve, além de outros teóricos, dos estudos de Ruth Amossy, no que tange à afirmação de que todo ato de tomar a palavra implica na construção de uma imagem de si. No primeiro capítulo, Ethos e discurso literário feminino, observamos nas obras em estudo, diálogos, traços da fala e construção das personagens dos textos estudados, tendo como foco a presença da mulher na literatura, e na manifestação do ethos no discurso de voz feminina. No capítulo segundo, Percurso e percalços da literatura de voz feminina, revisitamos as vozes que empreenderam trajetórias na Literatura, motivando outras escritoras e críticos a participarem desse discurso peculiar. Duas autoras goianas e suas escrituras, neste capítulo, houve uma atenção quase exclusiva para as obras das duas escritoras goianas em questão, fazendo uma comparação entre elas, observando as nuances de seus textos, a partir de bases teóricas para se demonstrar como está posto em suas obras o ethos e o discurso feminino em diálogo com outras obras e outras realidades. No capítulo IV, Duas escritoras goianas, duas artes em cena, põe-se em questão, a escrita das duas escritoras goianas estudadas, observando propriedades inerentes ao jogo praticado com alguns conceitos como verdade e mentira, metamorfoses e outros, nos quais as palavras dão vida a uma linguagem que transita entre imagens em movimento e cenas do passado e do futuro, permeando uma reflexão cinematográfica do presente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva, Fernando Costa e. « O Jornal Oió na formação do campo literário goiano em 1957 e 1958 ». Universidade Federal de Goiás, 2018. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8967.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Onia Arantes Albuquerque (onia.ufg@gmail.com) on 2018-10-10T14:53:33Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fernando Costa e Silva - 2018.pdf: 1477366 bytes, checksum: 9328481adafcc2ee034b41eebce7666a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-10-10T14:59:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fernando Costa e Silva - 2018.pdf: 1477366 bytes, checksum: 9328481adafcc2ee034b41eebce7666a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-10T14:59:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fernando Costa e Silva - 2018.pdf: 1477366 bytes, checksum: 9328481adafcc2ee034b41eebce7666a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-06-28
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The following text is result of research involving the Oió Journal, published monthly in Goiânia between February 1957 and August 1958. It will be demonstrated that, around the Oió Journal, critics and writers met who introduced discussions involving the need to structure a literary field in Goiás. Part of these efforts, recorded in the self-titled "monthly of Goiás culture", appear to involve the professionalization of literary criticism and the prominence given to Bernardo Élis and Eli Brasiliense, most cited authors. Coordinated by the bookseller Olavo Tormin and his secretary Eliezer Penna, the Oió Journal gave an impetus to literary production in Goiás, which increased exponentially between the 50’s and 70’s. The texts published in this paper recorded the flourishing of Modernist Literature in the capital of Goiás, consolidated in the consecration of Bernardo Élis and Eli Brasiliense, in the maintenance of associations of letters, such as the Goian Academy of Letters and the Brazilian Association of Writers, and in the systematization of criticism professional.
O texto que segue é fruto de pesquisa que envolve o Jornal Oió, publicado mensalmente em Goiânia entre fevereiro de 1957 e agosto de 1958. Será demonstrado que, em torno do Jornal Oió, reuniram-se críticos e escritores que introduziram discussões envolvendo a necessidade de estruturação de um campo literário em Goiás. Parte destes esforços, registrados no autointitulado “mensário da cultura goiana”, aparecem envolvendo profissionalização da crítica literária e no destaque dado a Bernardo Élis e Eli Brasiliense, autores mais citados. Coordenado pelo livreiro Olavo Tormin e seu secretário Eliezer Penna, o Jornal Oió impulsionou a produção literária em Goiás, que aumentou exponencialmente entre as décadas de 50 e 70. Os textos veiculados neste suporte registraram o florescer da Literatura modernista na capital goiana, sedimentada na consagração de Bernardo Élis e Eli Brasiliense, na manutenção de associações de letras, como a Academia Goiana de Letras e a Associação Brasileira de Escritores, e na sistematização da crítica profissional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Oliveira, Mônica Castelo Branco de. « Going for the jugular : strategies of resistance in the fiction of Helena Maria Viramontes ». Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2006. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4263.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desta dissertação é analisar contos selecionados e o romance Under the Feet of Jesus da escritora chicana Helena María Viramontes, enfocando a apropriação de mitos astecas e lendas mexicanas protagonizados por figuras femininas, históricas ou míticas, como La Manlinche, La Llorona e The Hungry Woman. Esta re-visão crítica do passado tem um papel vital para as chicanas, reais e ficcionais, ao enfrentarem o domínio patriarcal, colonial e neocolonial. Devido à complexidade gerada pela ausência de linearidade narrativa, tanto nos contos como no romance, tornou-se necessária uma breve análise das estratégias narrativas a fim de ilustrar como tais estratégias estão intrinsecamente ligadas à apresentação fragmentada da vida dos trabalhadores migrantes. Foi igualmente indispensável examinar as demais práticas narrativas da autora tais como focalização, desconstrução, simultaneidade e justaposição, assim como o elo, por ela proposto em Under the Feet of Jesus, entre leitura, identidade, e engajamento com o mundo para promover a transformação social
The aim of this dissertation is to analyze selected short stories and the novel Under the Feet of Jesus by Chicana writer Helena María Viramontes, focusing on her appropriation of Aztec myths and Mexican legends whose protagonists are feminine figures, whether of historical or mythical origin, such as La Malinche, La Llorona and The Hungry Woman. This critical re-view of the past plays a vital role for real and fictional Chicanas when facing patriarchal, colonial and neocolonial domination. Due to the complexity brought by the lack of linearity in the narrative, both in the short stories and in the novel, a brief analysis of the narrative strategies became necessary to show how these strategies are intertwined with the fragmented presentation of the migrant workers lives. It became equally indispensable to examine other narrative practices adopted by the author, namely, focalization, deconstruction, simultaneity and juxtaposition, as well as the link she establishes in Under the Feet of Jesus between reading, identity and effective human agency in order to achieve social changes
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Rodrigues, Cintya Maria Costa. « Historias sobre lugares, historias fora de lugar ? : os escritores e a literatura do sudoeste de Goias ». [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279993.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Emilia Pietrafesa de Godoi
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-07T03:39:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigues_CintyaMariaCosta_D.pdf: 9449224 bytes, checksum: b1031b5c3399c76afc1499e84364b3ab (MD5) Previous issue date: 2006
Resumo: Este estudo debruça-se sobre uma vertente da literatura goiana, mais precisamente, sobre textos que trazem a referência do sudoeste de Goiás como espaço simbólico de reconhecida especificidade cultural, com o objetivo de compreender a construção desse espaço. As histórias dos lugares sudoestinos são o conteúdo principal da literatura local focalizada aqui. Essas histórias e essa literatura constituem, os campos privilegiados da construção desses lugares. Nelas se pode verificar a inscrição do "sentido do próprio" e ver atuar, por meio de processos específicos da construção dos textos, um conjunto de relações dos sujeitos envolvidos, os escritores locais, nos espaços definidos por suas trajetórias e escrituras. A apreensão dos modos de construção dos lugares privilegiou os escritores que, em razão dos seus textos e através deles, bem como das relações que mantêm com os lugares, envolveram-se em processos de construção de referências culturais definidoras de seus espaços de vida e história. A construção do sudoeste de Goiás - objeto que se firmou para este trabalho -dimensionou, desde o princípio, um entrelaçamento entre os sujeitos, os seus textos e os lugares, e jogou com a possibilidade de um caminho de investigação definido pelas relações entre essas três dimensões como o mais apropriado para o entendimento dessa construção. Os capítulos definidos são fragmentos, unidos pela idéia de um constante entrelaçamento, cujo palco principal é um lugar histórico e social. Os dois textos escolhidos foram interpretados de forma contrapontual, isto é, dentro de uma perspectiva comparativa que considera os elementos estéticos e de conteúdo que surgem como diferenças significativas, com conseqüências para a visão dos lugares que cada texto constrói. A leitura em contraponto aqui realizada abarca a sugestão de Said (1995) de uma abordagem interpretativa que as analisa em conjunto, tratando-as de forma a não polarizá-las, mas, a entrelaçá-las por meio da tentativa de construção de visões, de imagens de cultura, de história e de sociedade. A interpretação dessa obras considerou as relações das narrativas com a cultura. A propósito desse aspecto, é possível dizer que a produção textual incorporada à análise traz a marca do Jugar e expressa um passado. A literatura, ao mesmo tempo em que faz circular essa marca, que também está inscrita na trajetória dos escritores, veicula a sua continuidade
Abstract: This study is about the Goiânia literature, definite exact, about texts that bring reference of the south west of Goiás as a symbolic space of the recognizable specificity culture with the goal to understand the build of this space. These histories and the literature are the patent fields of this place building. In the histories it is possible to identify the registration of the "own meaning" and see to act, through the specific process of the texts elaborations a relation group of the envolved people, the local writers, in definite spaces through their trajectories and contract. The apprehension of the building way of this places privileged the writers that in reason of their texts and through them, as well as the relation they keep with the places, they envolved in process of the building of the culture references that are definied of their spaces of life and history. The building of the south west of Goiás- object that firmed for this job- conducted since the start, a mix among the people, their texts and the places and played with the possibility of an investigation way defined for the relations among those three dimensions as the most appropriate to the understanding of this building. The defined chapters are fragments, joined for the idea of a constant union, whose the main scenery is a history and a social place. The two choosen texts were interpreted the contraposition, besides, in a comparison and the contents that appears as significatives differences, as a consequence to the view of the places that each text build. The reading in comparision here realizied has the suggest of Said (1995), of an interpretative view that it analyzied together treating them the way of not making them all together, but mix them through the experiment of the building of views, the culture images, the history and the society. The interpretation of this texts considered the relation of the narration with the culture. In purpose of the aspects, it is possible that the textual production incorporated the analysis bring the brand of the place and express the past. The literature, at the same lime that moves this brand, that is also registrated in the writers trajectory, shows its continuation
Doutorado
Processos Sociais, Identidades e Representações do Mundo Rural
Doutor em Ciências Sociais
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

ABREU, Clarismar Gomes de. « História e literatura na cidade de Chão vermelho ». Universidade Federal de Goiás, 2010. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2312.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-07-29T16:17:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Clarismar Gomes de Abreu.pdf: 519292 bytes, checksum: 6db7bf636073dc437d4188ffd6632ceb (MD5) Previous issue date: 2010-02-14
This work seeks to understand some characteristics of Goiania, in the period of its construction, through the analysis of the novel Chão Vermelho , by Eli Brasiliense, a piece of work that was written and set in the town of Goiania during the 50s of the last century. I find the romance in time and space to then discuss the sociospacial segregation, the labor and peasant emigration occurred in Goiania. In addition, I discuss issues related to modernity and progress, which ended up being recurring themes in the historiography of Goiás, and I point out the ambivalence in response to the questions about the modern and nonmodern conditions of the city. Also, I highlight some aspects of leisure and politics present throughout the novel and which raise the possibility that some aspirations, found in the book, are indicative of future expectations for revealing part of its present and past.
O presente trabalho busca perceber algumas características de Goiânia, no período de sua construção, por meio da análise do romance Chão vermelho, de Eli Brasiliense, obra escrita e ambientada nessa cidade na década de 50 do século passado. Localizo o romance no tempo e no espaço para em seguida discutir a segregação socioespacial verificada em Goiânia, o trabalho e a emigração campesina. Além disso, abordo questões relativas ao moderno e ao progresso, que acabaram sendo temas recorrentes na historiografia goiana, e aponto a ambivalência como resposta ao questionamento sobre a condição moderna ou não da cidade. Destaco alguns aspectos do lazer e da política presentes no conjunto do romance e que suscitam a hipótese de que algumas aspirações, impressas na obra, são indicativos de expectativas de futuro ao revelarem parte de seu presente e passado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Souza, Gabriel Elias Rodrigues de. « A cidade entre a poesia e o poeta : geografia e literatura em Goiânia : sonho e argamassa de Jesus Barros Boquady (1959) ». Universidade Federal de Goiás, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7651.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Cássia Santos (cassia.bcufg@gmail.com) on 2017-08-07T10:57:36Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Gabriel Elias Rodrigues de Souza - 2015.pdf: 2574919 bytes, checksum: 719892533b7d3797177f1e5e44e8d3c9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-08-07T15:47:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Gabriel Elias Rodrigues de Souza - 2015.pdf: 2574919 bytes, checksum: 719892533b7d3797177f1e5e44e8d3c9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-07T15:47:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Gabriel Elias Rodrigues de Souza - 2015.pdf: 2574919 bytes, checksum: 719892533b7d3797177f1e5e44e8d3c9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-12-18
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Esta disertación fue construida a partir del conocimiento científico de la Geografía, en su especificidad teórica humana, quiere decir histórico y social. En ella hay el estudio sobre la poesía de Jesús Barros Boquady, poeta Cearense y Goiano, que produjo un libro en forma de epopeya, cuyos poemas relatan la formación espacial de Goiânia, desde su sentido mítico, histórico y social, en la configuración de las formas y funciones de la ciudad, y en este proceso la estructuración de las desigualdades y las diferentes formas de vivir y narran la nueva capital del estado de Goiás, en ese momento histórico.
Esta dissertação foi construída a partir do conhecimento científico da Geografia, em sua especificidade teórica humana, quer dizer histórico e social. Nela há o estudo sobre a poesia de Jesus Barros Boquady, poeta Cearense e Goiano, que produziu um livro em forma de epopeia, cujos poemas relatam a formação espacial de Goiânia, desde o seu sentido mítico, histórico e social, na configuração da formas e funções da cidade, tendo nesse processo a estruturação de desigualdades e modos diferentes de habitar e narrar a nova capital do Estado de Goiás, naquele momento histórico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Livres sur le sujet "Literatura goiana"

1

Vaz, Coelho. Literatura goiana : Síntese histórica. Goiânia : Kelps, 2000.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Fernandes, José. Dimensões da literatura goiana. Goiânia, Goiás : Gráfica de Goiás-CERNE, 1992.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Academia Goiana de Letras : História e antologia. Goiânia : Editora Kelps, 2008.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Teles, José Mendonça. Dicionário do escritor goiano. 4e éd. Goiânia (GO) : Editora Kelps, 2011.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Teles, José Mendonça. Dicionário do escritor goiano. 2e éd. Goiânia, GO : Editora Kelps, 2000.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Biendarra, Anke S. Germans going global : Contemporary literature and cultural globalization. Berlin : De Gruyter, 2012.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Going the distance : Dissident subjectivity in modernist American literature. Baton Rouge : Louisiana State University Press, 2003.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Benjamin, Floella. We're going out ! London : Marilyn Malin in association with Deutsch, 1988.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Macdonald, Fiona. Going shopping. London : Franklin Watts, 2004.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Wachter, Joanne. Going west. Barrington, Ill : Rigby, 2004.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Chapitres de livres sur le sujet "Literatura goiana"

1

Towle, Philip. « War and Literature ». Dans Going to War, 68–79. London : Palgrave Macmillan UK, 2009. http://dx.doi.org/10.1057/9780230234314_6.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Hamann, Christof, et Magdalena Kißling. « Going native ». Dans Handbuch Postkolonialismus und Literatur, 149–53. Stuttgart : J.B. Metzler, 2017. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05386-2_25.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Butler, Martin. « Wright, Stephen : Going Native ». Dans Kindlers Literatur Lexikon (KLL), 1–2. Stuttgart : J.B. Metzler, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05728-0_18974-1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Berensmeyer, Ingo. « Green, Henry : Party Going ». Dans Kindlers Literatur Lexikon (KLL), 1–2. Stuttgart : J.B. Metzler, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05728-0_8660-1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Spooner, Sarah. « Landscapes : ‘Going foreign’ in Arthur Ransome’s Peter Duck ». Dans Children's Literature, 206–27. London : Palgrave Macmillan UK, 2004. http://dx.doi.org/10.1057/9780230523777_10.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Groß, Karl, et Frank Kelleter. « O'Brien, Tim : Going After Cacciato ». Dans Kindlers Literatur Lexikon (KLL), 1–3. Stuttgart : J.B. Metzler, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05728-0_12242-1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Breitinger, Eckhard. « Mwangi, Meja : Going Down River Road ». Dans Kindlers Literatur Lexikon (KLL), 1–2. Stuttgart : J.B. Metzler, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05728-0_16658-1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Benesch, Klaus. « Baldwin, James : Going to Meet the Man ». Dans Kindlers Literatur Lexikon (KLL), 1–2. Stuttgart : J.B. Metzler, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05728-0_4849-1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Barreca, Regina. « Introduction : Coming and Going in Victorian Literature ». Dans Sex and Death in Victorian Literature, 1–8. London : Palgrave Macmillan UK, 1990. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-349-10280-8_1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Väljataga, Terje, et Sebastian H. D. Fiedler. « Going Digital : Literature Review on E-textbooks ». Dans Learning and Collaboration Technologies. Designing and Developing Novel Learning Experiences, 138–48. Cham : Springer International Publishing, 2014. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-07482-5_14.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Literatura goiana"

1

Joaquin, Hazel D. « A Corpus-Based Study of On-going and Going on ». Dans Annual International Conference on Language, Literature and Linguistics. Global Science & Technology Forum (GSTF), 2014. http://dx.doi.org/10.5176/2251-3566_l314.55.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

ROCHA, Lara Ananias da Silva, Thiago Augusto Pereira de REZENDE et Leonice de Andrade CARVALHO. « DO HOSPÍCIO EM BARBACENA A LITERATURA DE GUIMARÃES ROSA : AS IMPRESSÕES DE JOVENS LEITORES SOBRE O TREM DA LOUCURA ». Dans Anais do Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Goiano. Recife, Brasil : Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/15229.6-3.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Tambunan, Shuri Mariasih Gietty, Dhita Hapsarani et Herdiana Hakim. « Going Beyond Celebratory Multiculturalism - Developing a Self-Reflective Children Story Project ». Dans Tenth International Conference on Applied Linguistics and First International Conference on Language, Literature and Culture. SCITEPRESS - Science and Technology Publications, 2017. http://dx.doi.org/10.5220/0007169804930498.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Liu, Sisi. « Characteristics of Translation and Introduction in the Historical Context of Chinese Literature Going Out ». Dans 4th International Conference on Culture, Education and Economic Development of Modern Society (ICCESE 2020). Paris, France : Atlantis Press, 2020. http://dx.doi.org/10.2991/assehr.k.200316.017.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Zhang, Q., P. F. Zhang et Z. J. Pei. « Effects of Particle Size on Cellulosic Biomass Pellets : A Literature Review ». Dans ASME 2010 International Manufacturing Science and Engineering Conference. ASMEDC, 2010. http://dx.doi.org/10.1115/msec2010-34080.

Texte intégral
Résumé :
Cellulosic biofuels are becoming an attractive alternative to conventional liquid transportation fuels. Cellulosic biomass is the feedstock for cellulosic biofuel manufacturing. However, high transportation and storage cost of cellulosic biomass due to its low density hinders large-scale and cost-effective manufacturing of cellulosic biofuels. Pelleting processes are used to produce biomass pellets which have higher density and are easier to handle in transportation and storage. Before going through pelleting processes, original cellulosic biomass materials are milled into particles. The particle size is an important input parameter in pelleting processes. Many investigations have been conducted on effects of biomass particle size on pellet quality (in terms of density, durability, stability, and strength). This paper reviews the literature about effects of particle size on pellet quality. Investigated biomass materials, selected range of particle size, utilized milling and pelleting processes are summarized. The approaches to evaluating pellet quality are also reviewed.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

REIS, SONIA MARIA DA SILVA. « THUS, AN EXPERIENCE IN OCCUPATIONAL HEALTH IS BORN ». Dans South Florida Congress. sflpub, 2021. http://dx.doi.org/10.47172/sfc.dev2021-0145.

Texte intégral
Résumé :
The study aimed to reflect on the Occupational Health and Safety Policy at the Prefecture of Goiania-GO. Bibliographic, descriptive, and exploratory research with a qualitative approach was carried out. An embryonic seed, as well as the process as it was conceived, in the City Hall of Goiania, the Health and Safety at Work Policy (PSST) enabled a certain unveiling and description of the facts from the exploration of the orality of some public servants in the current Board of Health and Safety of the Server (DIRSAU), an organ contained in the structure of the Municipal Administration Secretariat (SEMAD), as well as by a search in the municipal legislation and in a scarce collection of literature built through academic participation via an internship.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Kizhakkethil, Priya. « Information experience in a diaspora small world ». Dans ISIC : the Information Behaviour Conference. University of Borås, Borås, Sweden, 2020. http://dx.doi.org/10.47989/irisic2022.

Texte intégral
Résumé :
Introduction. Leisure is considered important in the settlement and acculturation experiences of refugee and immigrant communities. Perceiving a gap in the literature which has taken a diaspora perspective, this on-going study looks at an online community converging around a leisure activity from a gender and diaspora standpoint, while looking to understand what would be experienced as information in that context. Method. Employing a qualitative research approach, data was obtained through semi-structured interviews with fourteen participants and also through the collecting of comments posted on fan fiction blogs. Analysis. Qualitative thematic analysis is being carried out using Nvivo software. Results. Early observations by way of themes lend credence to the importance of social context and point towards the role of meaning making in the information and document experience of the participants. Conclusions. Going beyond information seeking and problematic situations, adopting an experience approach can contribute towards conceptual and theoretical development in the field. The study also hopes to contribute towards literature that has looked at diaspora communities from a gender and leisure perspective.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Gully, Benjamin H., Michael E. Webber et Carolyn C. Seepersad. « A Comparative Analysis of Wind Propulsion Systems for Ocean-Going Vessels ». Dans ASME 2010 International Mechanical Engineering Congress and Exposition. ASMEDC, 2010. http://dx.doi.org/10.1115/imece2010-38395.

Texte intégral
Résumé :
Recent increases in fuel prices have spurred interest in energy efficiency and alternative energy technologies. These interests are especially relevant for the marine industry, which is responsible for transporting over 90% of the world’s freight. The present global fleet of commercial ships consumes approximately 200 million tonnes of diesel fuel each year — which is expected to rise to around 350 million tonnes a year by 2020 [5]. Studies have been conducted evaluating technologies to increase seagoing propulsion efficiency as well as harness available alternative energy sources. One renewable source, wind, is particularly interesting since 1) it presents a vast source of free energy that has been used throughout much of the history of marine transportation, and 2) novel technologies are available that might make it attractive for modern ships. The purpose of this analysis is to specifically evaluate and compare the ability of two modern wind-based technologies to produce thrust-reducing propulsion power for use in reducing the fuel consumption of a ship, namely a rigid wing sail and Flettner rotor. The analysis focuses on design specifications for each based on existing literature and compares the performance of the two technologies within a specified, but naturally varying wind environment. The force-producing capabilities of each technology are compared as a function of the ship operational parameters of heading and speed.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

REIS, MEILLYNE ALVES DOS, GEOVANA ALVES DA SILVA, NATALIA SILVA DE ANDRADE, CACIA REGIA DE PAULA, GLAUCIA OLIVEIRA ABREU BATISTA MEIRELES, MARIA BEATRIZ MOREIRA DAS CHAGAS, RAQUEL PEREIRA DE MESQUITA et MARCOS ANDRE DE MATOS. « VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA : UM OLHAR PARA O CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19, SIL?NCIO, BRAMIDO E MEDO ». Dans Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.health2020-00022.

Texte intégral
Résumé :
Nos ultimos anos, a emergencia e reemergencia de doencas infecciosas como a COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) tem sido alvo de grande preocupacao social em todo o mundo, nao apenas pela letalidade, mas pelo impacto social e economico. Em media, 30.055.710 da populacao mundial apresentou confirmacao para COVID-19. Segundo dados do Sistema Unico de Saude, o indice de casos no Brasil foi de 4.558.068, sendo 5% representados por gestantes e lactentes. Somente a regiao Centro-Oeste notificou 26,4%, dos casos detectados de COVID-19, e Goias 26,8% em gestantes e lactentes. A OMS preconiza que a assistencia ao nascimento deva ocorrer com o minimo possivel de intervencao. Assim, espera-se que a equipe de saude no momento do parto seja capaz de resgatar a fisiologia do parto, incentivar a relacao de harmonia entre os avancos tecnologicos e a qualidade das relacoes humanas, bem como destacar o respeito aos direitos de cidadania. Objetivo: revisar a literatura acerca da producao de conhecimento sobre violencia obstetrica em tempos de pandemia de COVID-19 e elucidar as contribuicoes para o enfrentamento dessa problematica. Metodologia: Trata-se de estudo de revisao da literatura entre novembro de 2019 e 2020, nas bases de dados eletronicas da Biblioteca Virtual de Saude (BVS): Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciencias da Saude (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), e Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e na SciELO (Scientific Electronic Library Online). Resultado: Para a redacao final utilizou-se 07 artigos cientificos, que apos analise deram origem a 02 categorias tematicas a saber: COVID-19 e violencia obstetrica: silencio, bramido e medo, e COVID-19 e violencia obstetrica: um olhar para alem da pandemia. Consideracoes Finais: Observou-se que a producao cientifica relacionada a violencia obstetrica tem emergido gradativamente, e tomando proporcoes sombrias nesse periodo de pandemia de COVID-19. Assim, tornam-se prementes intervencoes assertivas que contribuam para garantia dos direitos humanos dessas vulneraveis, com foco na recuperacao da autonomia, prevencao de danos obstetricos, emocionais e fisicos. Almeja-se que os nossos achados contribuam para a universalizacao do cuidado a essas mulheres e sua familia de modo a fornecer condicoes capazes de oferecer os condicionantes para a construcao da possibilidade de superacao das vulnerabilidades que vao alem da COVID-19. Por fim, espera-se que os dados aqui suscitados possam contribuir para que o silencio, bramido e medo gerado pela violencia obstetrica e suas interfaces com a saude sexual e reprodutiva dessas mulheres nao sejam mais relatados.,
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Locatelli, Giorgio, et Mauro Mancini. « Competitiveness of Small-Medium, New Generation Reactors : A Comparative Study on Decommissioning ». Dans 17th International Conference on Nuclear Engineering. ASMEDC, 2009. http://dx.doi.org/10.1115/icone17-75254.

Texte intégral
Résumé :
Smaller size reactors are going to be an important player of the worldwide nuclear renaissance. The economy of scale plays against the development of this kind of reactors, even if sometimes its influence is overestimated so that Small Medium Reactor (SMR) appears to have a Levelised Unit Electricity Cost (LUEC) significantly higher than Large Reactors (LR). However, the economy of scale applies only if the designs of SMR are similar to that of LR, but this is not the case, since the small size allows original design solutions not accessible to large size reactors. The literature already presents studies showing how, under certain assumptions, the Capital Cost and the Operation and Maintenance (O&M) Cost of a site provided by one large reactor is quite similar to another site composed by 4 SMRs providing the same power. However the literature still lacks of this kind of analysis about the decommissioning cost. The paper fulfill this gap investigating the cost breakdown of a decommissioning project and providing a literature review about its cost estimate techniques and managerial approach.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie