Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Ortodontia Corretiva.

Articles de revues sur le sujet « Ortodontia Corretiva »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 35 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Ortodontia Corretiva ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Maruo, Ivan Toshio, Maria da Glória Colucci, Sérgio Vieira, Orlando Tanaka, Elisa Souza Camargo et Hiroshi Maruo. « Estudo da legalidade do exercício profissional da Ortodontia por cirurgião-dentista não-especialista ». Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 14, no 6 (décembre 2009) : 42e1–42e10. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192009000600005.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: tendo em vista o conflito existente, no Ordenamento Jurídico brasileiro, entre o princípio da legalidade e o princípio da dignidade da pessoa humana no que diz respeito à prática da Ortodontia pelo cirurgião-dentista não-especialista, este trabalho teve como objetivo analisar a legislação e os julgados dos tribunais nesse assunto. MÉTODOS: realizou-se o levantamento da legislação referente ao ensino e à prática da Ortodontia no Diário Oficial da União e nos órgãos competentes. Com relação aos julgados dos tribunais, a pesquisa foi realizada nos Tribunais de Justiça e nos extintos Tribunais de Alçada de todos os Estados-membros da República Federativa do Brasil, bem como do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, utilizando as palavras-chave " Ortodontia" , " ortodôntico" e " ortodontista" . RESULTADOS: a legislação brasileira classifica os cursos de pós-graduação em stricto sensu e lato sensu, os quais possuem normas de funcionamento próprias. As Diretrizes Curriculares Nacionais determinam que, no curso de graduação em Odontologia, seja apenas ministrada a Ortodontia Preventiva. Os tribunais brasileiros entendem que, para a prática da Ortodontia Corretiva, é necessária habilitação em curso de pós-graduação. CONCLUSÃO: o curso de graduação em Odontologia é competente para o ensino da Ortodontia Preventiva; somente os cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu são competentes para ensinar a Ortodontia Corretiva; é inconcebível a interpretação de que o legislador faculta ao cirurgião-dentista não-especialista praticar a Ortodontia Corretiva; e o cirurgião-dentista não-especialista só pode praticar procedimentos que estejam incluídos na categoria de Ortodontia Preventiva e Interceptiva.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

De Azevedo, Monarko Nunes, Eneida Franco Vêncio et Marcos Augusto Lenza. « HIPERSENSIBILIDADE AO NÍQUEL E O APARELHO ORTODÔNTICO : ASPECTOS BIOLÓGICOS E CLÍNICOS ». Scientific Investigation in Dentistry 27, no 1 (4 avril 2022) : 04–19. http://dx.doi.org/10.37951/2317-2835.2022v27i1.p04-19.

Texte intégral
Résumé :
O níquel é um elemento responsável por até 17% dos casos de hipersensibilidade em pacientes sob tratamento ortodôntico. Apesar de ser uma preocupação recorrente, não há um consenso sobre a influência das taxas de níquel, liberadas dos aparelhos ao longo do tratamento ortodôntico, e da resposta imune inflamatória capazes de causar reações alérgicas ao paciente. O objetivo do presente estudo é apresentar uma revisão da literatura sobre os aspectos biológicos e clínicos envolvidos nas reações de hipersensibilidade ao níquel durante o tratamento ortodôntico. A coleta de dados ocorreu por meio de busca bibliográfica, nas seguintes bases de dados: Pubmed, Periódicos Capes, BVS e SciELO, utilizando os descritores “Ortodontia corretiva”, “Hipersensibilidade tardia”, e “Níquel”. Foram selecionados 128 trabalhos publicados entre 1929 a 2019. Considerando que a utilização de dispositivos metálicos é muito frequente dentro da Ortodontia, os autores abordam quais são as implicações do uso de aparelhos com níquel na prática clínica do ortodontista. Em seguida, apresentam um dos principais problemas causados pelo íon níquel: a hipersensibilidade. Por fim, são discutidos os aspectos epidemiológicos e fatores de risco da doença, como ela se desenvolve, como se manifesta, através dos sinais e sintomas, nos indivíduos alérgicos e como é realizado o diagnóstico e o melhor tratamento para as reações. Os resultados do presente estudo podem ajudar a desenvolver estratégias eficientes e seguras para a prevenção e o tratamento dessa condição, além de contribuir para uma conduta adequada durante a terapia ortodôntica dos indivíduos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Dias, Flaviana Alves, Lucineide Lima Dos Santos, Marcio Rodrigues De Almeida, Ana Cláudia De Castro Ferreira Conti, Paula Vanessa Pedron Oltramari, Thais Maria Freire Fernandes et Renato Rodrigues De Almeida. « Supranumerário : a Importância do Tratamento Ortodôntico Precoce ». Journal of Health Sciences 21, no 2 (19 juin 2019) : 112. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2019v21n2p112-114.

Texte intégral
Résumé :
AbstractThe presence of supernumeraries may lead to irruptive problems, such as impacted teeth, functional and aesthetic disorders. The present study describes two clinical cases, with anterior teeth eruption disorders caused by additional dental elements, treated early. Patients presented with aesthetic involvement, with delay in the emergence of the upper incisors. The clinical and radiographic examinations detected the presence of obstacles to the teeth eruption. Early treatment with 2x4 appliance was realized, followed by final corrective orthodontics. After restoration of the dimension for retained teeth, there was spontaneous eruption in clinical case 1 and need of traction in clinical case 2. When patients reached the complete permanent dentition, a corrective phase was performed with the objective of detailing the dental occlusion and finishing the treatment. The early diagnosis of teeth impacted and supernumerary, provide the achievement of adequate occlusion and positive aesthetic of patients, with good prognosis, avoiding psychological and functional problems caused by absence of anterior teeth. Keywords Interceptive Orthodontics. Supernumerary Tooth. Ectopic Tooth Eruption. ResumoA presença de supranumerários pode ocasionar problemas irruptivos, como impacção de dentes, desordens funcionais e estéticas. O presente trabalho descreve dois casos clínicos abordados precocemente, com alterações na irrupção de dentes anteriores devido a presença de supranumerários. Os pacientes apresentavam queixas estéticas, com atraso no aparecimento dos incisivos superiores. Os exames clínico e radiográfico detectaram a presença de barreiras irruptivas. Realizou-se tratamento precoce com auxílio da mecânica 4x2, seguido pela ortodontia corretiva final. Após etapa de restabelecimento da dimensão para os dentes retidos, houve irrompimento espontâneo no caso clínico 1 e necessidade de tracionamento no caso clínico 2. Quando pacientes atingiram a dentição permanente completa, realizou-se uma fase corretiva com o objetivo de detalhamento da oclusão dentária e finalização do tratamento. O diagnóstico precoce de impacção dentária e detecção de supranumerários favoreceu a restituição de oclusão adequada e estética dos pacientes, com prognóstico muito favorável, evitando problemas psicológicos e funcionais provocados pela ausência de dentes anteriores. Palavras-chave: Ortodontia interceptora. Dente supranumerário. Erupção ectópica de dente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Scardua, Maria Tereza. « Má oclusão Classe II de Angle tratada sem extrações e com controle de crescimento ». Dental Press Journal of Orthodontics 16, no 2 (avril 2011) : 120–30. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512011000200015.

Texte intégral
Résumé :
A má oclusão Classe II de Angle é definida pela relação anteroposterior dos molares, que pode estar acompanhada por um degrau aumentado entre as bases ósseas. Estão incluídos nesse padrão os portadores de protrusão maxilar e/ou deficiência mandibular. O tratamento ortodôntico precoce permite intervenção na direção de crescimento, tanto nas bases ósseas quanto na região dentoalveolar, o que favorece a correção do posicionamento dentário na fase corretiva. O presente relato descreve o tratamento de um caso de má oclusão Classe II, divisão 1, de Angle, que foi apresentado à Diretoria do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial (BBO) como parte dos requisitos para a obtenção do título de Diplomado pelo BBO. O caso foi avaliado como representante da Categoria 1, ou seja, má oclusão Classe II de Angle tratada sem extrações dentárias e com controle de crescimento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Hebling, Sandra Regina Facciolli, Antonio Carlos Pereira, Eduardo Hebling et Marcelo de Castro Meneghim. « Considerações para elaboração de protocolo de assistência ortodôntica em saúde coletiva ». Ciência & ; Saúde Coletiva 12, no 4 (août 2007) : 1067–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232007000400028.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desse estudo foi elaborar um protocolo de assistência ortodôntica em saúde coletiva. Um programa de prevenção e interceptação ortodôntica foi sugerido, com a inclusão de atitudes que visem à prevenção das oclusopatias em programas de saúde já existentes e a ampliação da oferta de serviços nas UBSs, abrangendo a instalação de mantenedores de espaço e procedimentos interceptores. Os possíveis problemas oclusais a serem abordados no programa interceptor foram discutidos e classificados em prioridades primária e secundária de atendimento, enfatizando os desvios oclusais que não deveriam ser tratados precocemente. A idade sugerida para abordagem seria a correspondente à da dentição decídua e início da dentição mista. A organização e inclusão de procedimentos ortodônticos são possíveis de ser aplicadas com o gerenciamento dos recursos físicos, humanos e financeiros e o estabelecimento de critérios para acesso aos serviços. A utilização de protocolo de assistência e o correto planejamento das ações ortodônticas podem possibilitar a realização de ações preventivas e interceptoras nas próprias UBSs, enquanto maiores recursos possam ser alocados para a criação de Centros de Referência de Especialidades, com a possível implantação de procedimentos em Ortodontia Corretiva.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Rosa, Albertina Fontana, Solange Basilio da Costa, Paulo Roberto Santos Silva, Carla Dal Maso Nunes Roxo, Gilberto Silva Machado, Alberto Azevedo Alves Teixeira, Ana Maria Visconti et al. « Estudo descritivo de alterações odontológicas verificadas em 400 jogadores de futebol ». Revista Brasileira de Medicina do Esporte 5, no 2 (avril 1999) : 55–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86921999000200004.

Texte intégral
Résumé :
O principal objetivo deste estudo foi verificar as alterações odontológicas mais freqüentes encontradas em jogadores de futebol. Num levantamento realizado pela Seção de Odontologia da Associação Portuguesa de Desportos-SP, 400 prontuários de futebolistas, correspondentes a um período de seis anos, foram avaliados. Todos eram do sexo masculino, sendo 353 amadores e 47 profissionais, com média de idade de 16,5 ± 2,1 anos (variação de 9 a 20) e 24,7 ± 3,6 anos (variação de 21 a 34), respectivamente, pertencentes ao quadro de atletas do Departamento de Futebol. Os equipamentos utilizados durante os procedimentos foram: espelho clínico e explorador nº 5 da marca Duflex em um consultório modelo MLX Plus da marca Funk. As radiografias oclusais foram realizadas com filmes da marca Kodak no equipamento de raios-X modelo Spectro II da marca Dabi Atlante. As seguintes alterações e os resultados encontrados nos futebolistas amadores foram: 199 casos (56%) de tartarectomia, 283 de cáries (71%), 61 de gengivites (17%), 51 de endodontias (14%), 51 de pulpites (14%), 33 de abscessos (9%), 21 de fístulas (6%) e 10 de aftas (3%). Nos casos de ortodontia foram verificados: diastema em 12 atletas (3,5%), apinhados em 35 (10%), heterotópicos em 36 (10,2%) e empactados em 4 (1%). Foram realizadas 78 exodontias (22%), 41 obturações (11,5%) e 72 próteses (20%). A profilaxia realizada atingiu 148 casos (42%). Os jogadores profissionais apresentaram os seguintes resultados: 17 casos de tartarectomia (36%), 32 cáries (68%), 14 gengivites (30%), 11 endodontias (23%), 6 pulpites 13%), nenhum abscesso, 2 fístulas e aftas (4%), respectivamente. Foram verificados 6 casos de ortodontia, subdivididos em 3 apinhados e heterotópicos (6%), respectivamente. Foram realizadas 24 exodontias (51%), 6 obturações (13%) e 23 próteses (49%). Conclusão: os resultados verificados neste estudo demonstraram a importância da odontologia, como medida preventiva e/ou corretiva, em jogadores de futebol. É importante salientar que uma dentição inadequada pode gerar desde alterações gastrintestinais até lesões músculo-esqueléticas, dificultando a participação do atleta em treinamentos e jogos competitivos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Diógenes, Alexandre Magno de Negreiros, Rildo Medeiros Matoso, Emmanuelle Medeiros de Araújo, Kenio Costa Lima et Raniere Luiz dos Santos Sousa. « Avaliação cefalométrica dos resultados do aparelho de protração mandibular (APM) associado ao aparelho fixo em relação às estruturas dentoalveolares e tegumentares em pacientes portadores de má oclusão de Classe II, 1ª divisão ». Dental Press Journal of Orthodontics 16, no 6 (décembre 2011) : 52–62. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512011000600010.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: avaliar cefalometricamente as alterações tegumentares e dentoalveolares em jovens brasileiros portadores de má oclusão de Classe II, 1ª divisão, tratados com APM associado à Ortodontia corretiva fixa. MÉTODOS: a amostra consistiu-se de 28 pacientes (16 do sexo feminino e 12 do sexo masculino), com idade média de 13,06 anos, tratados por um período médio de 14,43 meses. As alterações foram medidas em 56 cefalogramas específicos, obtidos das telerradiografias laterais feitas antes e após o tratamento, por dois examinadores calibrados para identificar as alterações tegumentares e dentoalveolares, utilizando-se grandezas cefalométricas lineares e angulares. As variáveis independentes (sexo, idade, padrão facial, tipo de APM, arco, técnica e tempo de tratamento) foram consideradas e analisadas com as grandezas cefalométricas lineares e angulares. As respostas ao tratamento foram analisadas e comparadas pelos testes Wilcoxon Signed Ranks e Mann-Whitney para um nível de significância de 5%. RESULTADOS: os resultados mostraram mudanças dentoalveolares de grande magnitude, provocando, assim, mudanças favoráveis no tecido mole. Observou-se, ainda, que as variáveis idade, tipo de APM e técnica utilizada influenciaram no tratamento. CONCLUSÕES: o APM mostrou-se uma alternativa eficaz para o tratamento da má oclusão de Classe II, 1ª divisão, propiciando alterações dentoalveolares e tegumentares com resultados clínicos satisfatórios.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Araújo, Emmanuelle Medeiros de, Rildo Medeiros Matoso, Alexandre Magno Negreiros Diógenes et Kenio Costa Lima. « Avaliação cefalométrica dos efeitos do aparelho de protração mandibular (APM) associado à aparatologia fixa em relação às estruturas esqueléticas em pacientes portadores de má oclusão Classe II, 1ª divisão ». Dental Press Journal of Orthodontics 16, no 3 (juin 2011) : 113–24. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512011000300014.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: este estudo objetivou avaliar as respostas cefalométricas esqueléticas provocadas pelo Aparelho de Protração Mandibular, em jovens brasileiros portadores de má oclusão Classe II, 1ª divisão, associado à Ortodontia corretiva fixa. MÉTODOS: a amostra consistiu de 56 telerradiografias em norma lateral de 28 pacientes, sendo 16 do sexo feminino e 12 do masculino. A idade inicial média foi de 13,06 anos e o período médio da terapia com o APM foi de 14,43 meses. As telerradiografias laterais foram obtidas antes e após o tratamento, tendo sido comparadas por dois examinadores calibrados para identificar as alterações esqueléticas do APM, utilizando-se 16 grandezas cefalométricas lineares e angulares. Algumas variáveis independentes (idade do paciente, sexo, padrão facial, modelo de APM, tempo total de uso do aparelho, arco usado durante a terapia com APM e técnica ortodôntica utilizada) foram consideradas e associadas às referidas grandezas, no intuito de demonstrar a influência dessas variáveis sobre as grandezas As respostas ao tratamento foram analisadas e comparadas pelos testes Wilcoxon Signed Ranks e Mann-Whitney para um nível de significância de 5%. RESULTADOS: os resultados mostraram uma restrição no deslocamento anterior da maxila, um aumento na protrusão mandibular, uma melhora no relacionamento anteroposterior das bases ósseas e estabilidade do plano mandibular em relação à base do crânio. Observou-se, ainda, influência das variáveis idade, padrão facial e tipo de APM utilizado. CONCLUSÕES: o APM consistiu numa alternativa eficaz no tratamento da má oclusão de Classe II, 1ª divisão, propiciando alterações do componente esquelético com resultados clínicos satisfatórios.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Bocato, Jessica Rico, Daiara Paula Pacheco, Mauro Toma, Ricardo Lima Navarro, Thais Maria Freire Fernandes, Ana Claúdia de Castro Ferreira Conti, Marcio Rodrigues de Almeida et Paula Vanessa Pedron Oltramari. « Differential Diagnosis of Skeletal Class II : Orthodontic-Surgical Approach with Surgery First ». Journal of Health Sciences 23, no 4 (6 décembre 2021) : 257–63. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2021v23n4p257-263.

Texte intégral
Résumé :
AbstractOrthodontic-surgical treatment with the “Surgery First Approach” provides immediate facial aesthetic improvements and significantly reduces the patient's orthodontic treatment time, avoiding the transient worsening of the facial profile due to dental decompensation that occurs in surgical cases. Thus, this clinical case describes the retreatment of a 22-year-old female leukoderma patient, whose main complaint was related to the proclination of upper and lower incisors. The patient used a mio-relaxing plate for 30 days, which evidenced the skeletal mandibular deficiency and the ½ bilateral Class II malocclusion. Orthognathic surgery first approach associated with the extraction of the 4 premolars was chosen considering the patient’s aesthetic demand. The use of a mio-relaxing plate in the diagnostic stage was essential for the real diagnosis of mandibular deficiency and the technique employed made it possible to conclude the treatment avoiding aesthetic commitment, with excellent results. Keywords: Malocclusion, Angle Class II. Orthognathic Surgery. Orthodontics, Corrective. ResumoO tratamento ortodôntico-cirúrgico por meio do benefício antecipado proporciona melhorias estéticas faciais imediatas e reduz de maneira significativa o tempo de tratamento ortodôntico do paciente, evitando a piora transitória do perfil facial devido à descompensação dentária que ocorre em casos cirúrgicos. Assim, este caso clínico descreve o retratamento de uma paciente com 22 anos de idade, leucoderma, sexo feminino, que apresentava queixa principal relacionada à inclinação vestibular dos dentes anteriores. Após uso de placa miorrelaxante por 30 dias, verificou-se a presença de Classe II esquelética com deficiência mandibular e ½ Classe II dentária bilateral. Considerando a demanda estética da paciente, optou-se pela abordagem ortodôntico-cirúrgica com Benefício Antecipado associada à extração de 4 pré-molares para correção da inclinação dentária anterior. O uso da placa miorrelaxante foi fundamental para o diagnóstico real da deficiência mandibular e a técnica empregada possibilitou concluir o tratamento evitando o comprometimento estético pré-cirúrgico, com obtenção de excelentes resultados. Palavras-chave: Maloclusão Classe II de Angle. Cirurgia Ortognática. Ortodontia Corretiva.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Melani, Rodolfo Francisco Haltenhoff, et Ricarda Duarte da Silva. « A relação profissional-paciente : o entendimento e implicações legais que se estabelecem durante o tratamento ortodôntico ». Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 11, no 6 (décembre 2006) : 104–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192006000600013.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: investigar a relação profissional/paciente na área da Ortodontia. Foram analisados os aspectos legais que permeiam o tratamento ortodôntico. METODOLOGIA: a pesquisa foi realizada por meio de dois questionários: um dirigido a 10 profissionais da área de Ortodontia e o outro dirigido a 100 pacientes em tratamento ortodôntico dos respectivos profissionais. RESULTADOS: a análise das respostas obtidas demonstrou que a preocupação estética é a principal motivação que leva os pacientes aos consultórios ortodônticos. Os profissionais acreditam existirem fatores imprevisíveis que podem intervir no desenvolvimento e no resultado do tratamento ortodôntico. Apesar deste fato, 40% dos profissionais asseguram ao paciente o sucesso do tratamento. Para todos os profissionais, o principal meio de defesa do ortodontista frente a um processo de responsabilidade civil é o prontuário completo. Porém, 90% dos entrevistados não possuem em seu prontuário a ficha de procedimentos executados, com as intercorrências anotadas e assinatura do paciente, pressupondo o consentimento do tratamento. Nos contratos escritos de honorários e manutenção foi verificado que 50% dos profissionais formalizavam o registro. CONCLUSÃO: concluiu-se que existe uma preocupação em relação à parte financeira, e os profissionais não vêem a correta execução do prontuário principal como um meio de defesa e tampouco preocupam-se em fornecer informações claras e por escrito aos seus pacientes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Maruo, Ivan Toshio, Armando Saga, Elisa Souza Camargo, Odilon Guariza Filho, Orlando Tanaka et Hiroshi Maruo. « Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos (VRPO) em ortodontia ». Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 14, no 3 (juin 2009) : 40–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192009000300006.

Texte intégral
Résumé :
INTRODUÇÃO: a discussão sobre o valor dos honorários a serem cobrados pelo tratamento ortodôntico é importante e bastante atual. OBJETIVO: o objetivo da presente pesquisa foi analisar os fundamentos dos atuais Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos (VRPO) nos procedimentos ortodônticos. MÉTODOS: para analisar esse tema do ponto de vista legal, ético e científico, foram utilizados documentos legais, matérias de entidades de classe odontológica e artigos científicos. RESULTADOS: a legislação é genérica e apenas fornece parâmetros abstratos para definir o valor dos honorários. Os VRPO atuais variam dentro do mesmo Estado, conforme a entidade que se consulte. As entidades odontológicas interpretam que os procedimentos ortodônticos corretivos podem ser praticados por qualquer cirurgião-dentista clínico geral, mas já surgem trabalhos científicos na literatura que afirmam o contrário. A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) propõe que sejam formulados VRPO específicos para a Ortodontia. CONCLUSÃO: os VRPO atuais não são padronizados e estão abaixo do valor correto para os procedimentos ortodônticos corretivos, pois são as médias dos valores cobrados por cirurgiões-dentistas especialistas e por clínicos gerais; e a ABOR está embasada legal e eticamente para exigir VRPO específicos para a especialidade da Ortodontia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Simões, Wilma Alexandre. « Hiperdivergência ». Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 36, no 2 (30 avril 2020) : 3–4. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.7845.

Texte intégral
Résumé :
As relações interdisciplinares entre a otorrinolaringologia, fisioterapia, fonoaudiologia e a ortopedia funcional, ortodontia e cirurgia ortognática exigem a locação correta do diagnóstico e terapêutica em função da idade e gravidade da síndrome evolutiva da hiperdivergência. O estabelecimento de 6 etapas ou níveis na evolução da síndrome ajudam a atitude clínica a ser tomada nestes casos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Almeida, Marcio. « Como você utiliza os métodos de ligação de molas e/ou elásticos na mecânica de mini-implantes extra-alveolares ? » Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 18, no 1 (6 mars 2019) : 76–97. http://dx.doi.org/10.14436/1676-6849.18.1.076-097.epa.

Texte intégral
Résumé :
"O uso da ancoragem esquelética com mini-implantes extra-alveolares revolucionou a Ortodontia. Nesse sentido, a retração (distalização) ou mesialização de toda a dentição superior e/ou inferior com a ancoragem esquelética extra-alveolar (EA) pode ser obtida por meio da correta aplicação das forças provenientes de elásticos em cadeia ou molas de níquel-titânio (Fig. 1 a 3)."
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Ruellas, Antônio Carlos de Oliveira, Ricardo Martins de Oliveira Ruellas, Fábio Lourenço Romano, Matheus Melo Pithon et Rogério Lacerda dos Santos. « Extrações dentárias em Ortodontia : avaliação de elementos de diagnóstico ». Dental Press Journal of Orthodontics 15, no 3 (juin 2010) : 134–57. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512010000300017.

Texte intégral
Résumé :
Algumas más oclusões exigem do ortodontista capacidade de diagnóstico para decidir pela melhor maneira de tratar o paciente. O objetivo dos autores deste artigo foi apresentar casos clínicos e discutir alguns elementos de diagnóstico utilizados na elaboração do plano de tratamento, auxiliando na decisão de extrair dentes. Foi dada ênfase em cada elemento de diagnóstico: aspectos relacionados à cooperação, discrepância de modelo, discrepância cefalométrica e perfil facial, idade esquelética (crescimento) e relações anteroposteriores, assimetrias dentárias, padrão facial e patologias. Sugere-se que a associação dos aspectos citados é importante para a decisão correta. Todavia, algumas vezes, uma característica, por si só, pode definir o plano de tratamento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Negrete, Daniel, Paulo Eduardo Guedes Carvalho, Acácio Acácio Fuziy, Fernando Cesar Torres, Tarcila Triviño et Everton Flaiban. « Prevalência de dentes supranumerários em pacientes de Ortodontia ». Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 27, no 1 (17 novembre 2017) : 6. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v27i1.238.

Texte intégral
Résumé :
Existem várias alterações nos arcos dentários, entre estas se encontram as de número, forma e tamanho dos dentes. O dente supranumerário representa um fator etiológico importante e frequente da má oclusão. Este trabalho teve o objetivo de avaliar a prevalência de dentes supranumerários nos pacientes tratados nos cursos de pós-graduação em Ortodontia da Universidade Cidade de São Paulo. A amostra, composta por 1117 radiografias panorâmicas de pacientes que se submeteram a tratamento ortodôntico corretivo, foi estudada quanto à distribuição da prevalência de dentes supranumerários entre os gêneros, os arcos dentários e as regiões bucais. A média de idade da amostra foi de 13,7 anos, sendo que 56% dos pacientes eram do gênero feminino e 44% do masculino. Do total analisada, apenas 18 pacientes (1,61%) apresentaram dentes supranumerários. Em relação ao gênero, verificou-se uma prevalência de 1,9% no gênero feminino, enquanto o gênero masculino apresentou prevalência de 1,2%. Na comparação entre os gêneros não se verificou diferença com significância estatística. No total foram constatados 24 dentes supranumerários, uma vez que existiram radiografias de pessoas com a presença de mais de um dente supranumerário. Destes 24 dentes, 16 estavam no arco superior e 8 no arco inferior. A partir da metodologia aplicada e dos resultados obtidos, pôde-se concluir que: a prevalência de dentes supranumerários foi de 1,61% dos indivíduos da amostra; não se pôde verificar diferença significante na prevalência de supranumerários entre os gêneros masculino e feminino; e a prevalência de dentes supranumerários foi estatisticamente semelhante para os arcos dentários superior e inferior, apesar de 66,7% deles terem sido localizados no arco superior.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Perrotti, G., L. De Vecchi, S. Ferrario, M. Politi et R. L. Weinstein. « Conoscenze di base e indicazioni cliniche per una corretta prescrizione della CBCT in ortodonzia ». Mondo Ortodontico 37, no 5 (décembre 2012) : 25–35. http://dx.doi.org/10.1016/j.mor.2012.03.004.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Moura, Luiz Gustavo Centurion de, Weber Ursi, Estevão Tomomitsu Kimpara et Pedro Henrique Moraes Ananias. « Ferramenta Referencial para Elaboração de Valores em Ortodontia ». Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 21, no 1 (16 mars 2022) : 78–85. http://dx.doi.org/10.14436/2675-486x.21.1.078-085.exp.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: Com a difícil missão de estabelecer valores adequados para os serviços prestados em Odontologia, e frente a uma carência de informações específicas na literatura de classe acerca desse assunto, o objetivo do presente trabalho foi o esenvolvimento de uma ferramenta referencial para elaboração de valores, útil e simplificada, na forma de um aplicativo web, a fim de guiar uma correta precificação em Ortodontia. MÉTODOS: Serão apresentadas as variáveis que têm influência direta ou indireta no processo de formação dos preços, alocadas dentro de um programa de dados, criado em parceria com a Diretoria Técnica de Informática da Universidade Estadual Paulista. RESULTADOS: Desenvolveu-se a FREVO (Ferramenta Referencial para Elaboração de Valores em Ortodontia), que facilita, na prática, a definição dos honorários, de forma adaptável ao perfil de cada profissional, cliente e tipo de consultório, com uma sugestão final de valores, que sejam justificados com mais clareza, sem grandes divergências e com transparência, na prestação dos serviços ortodônticos. CONCLUSÃO: Tendo em vista a expressiva falta na literatura odontológica sobre o tema precificação, a utilização de aplicativos como o FREVO agiliza o cálculo do valor dos serviços a serem prestados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Vargas Jr, Carlos Sanches, José Antonio de Carvalho Morales, Thalitta Pereira Queiroz et Karina Eiras Dela Coleta Pizzol. « Solução ortodontica para tracionamento de segundos molares permanentes não irrompidos ». Revista Brasileira Multidisciplinar 21, no 1 (10 janvier 2018) : 81–94. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2018.v21i1.580.

Texte intégral
Résumé :
A irrupção dentária é um processo fisiológico, em que há a formação dos dentes decíduos e permanents dentro da estrutura óssea dos maxilares, que se irrompem emu ma sequência e espaço de tempo estabelecidos pela natureza, para exercer as respectivas funções do sistema estomatognático. A retenção prolongada de dentes permanentes é uma alteração frequente na clínica ortodôntica, exigindo em alguns casos, intervenção cirúrgica para o tracionamento dentário. O artigo descreve o caso clinico de uma paciente do gênero feminino, 15 anos, com oclusão normal, mas com os dentes 17 e 27 inclusos no tecido ósseo. Embora os mesmos apresentassem posição axial favorável, não irromperam espontaneamente, necessitando de intervenção ortodôntico-cirúrgica. Como forma de tratamento, realizou-se um retalho cirúrgico, ostectomia e colagem de botão ortodôntico com a finalidade de realizar o tracionamento dos mesmos, utilizando-se para tal um botão/barra palatina personalizada, desenvolvido especificamente para esse fim. Ao final de 11 meses de tratamento, os dentes entraram em oclusão com seus respectivos antagonistas, sem que houvesse a necessidade da realização de um tratamento ortodôntico corretivo convencional. Considera-se que aparelho personalizado desenvolvido pelos autores mostrou-se efetivo, uma vez que possibilitou o tracionamento dos dentes inclusos de forma simples, em um curto período de tempo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Seixas, Máyra Reis, Roberto Amarante Costa-Pinto et Telma Martins de Araújo. « Checklist dos aspectos estéticos a serem considerados no diagnóstico e tratamento do sorriso gengival ». Dental Press Journal of Orthodontics 16, no 2 (avril 2011) : 131–57. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512011000200016.

Texte intégral
Résumé :
INTRODUÇÃO: a exposição exagerada da gengiva ao sorrir é um dos problemas que afetam negativamente a estética do sorriso e, na maioria das vezes, está relacionada à atuação conjunta de alguns fatores etiológicos. A análise sistematizada de alguns aspectos do sorriso e da posição de repouso dos lábios facilita a correta avaliação desses pacientes. OBJETIVO: apresentar um checklist de características dentolabiais e ilustrar como esse método de registro de dados, durante o diagnóstico ortodôntico, pode facilitar a tomada de decisões no tratamento do sorriso gengival, que geralmente envolve o conhecimento da Ortodontia e de outras especialidades médico-odontológicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Viana, Tayane Silva Gonçalves, José Henrique de Araújo Cruz, Estefania Queiroga de Santana e. Alencar, Fatima Roneiva Alves Fonseca et Maria Carolina Bandeira Macena. « O uso do plano inclinado fixo na correção de mordida cruzada anterior dentária : relato de caso clínico ». ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no 1 (22 octobre 2020) : 67–71. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i1.4847.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Os tratamentos dos casos clínicos das más oclusões tem maiores índices de sucesso e facilidade de resolução quando são diagnosticadas precocemente na dentição decídua e mista. Objetivo: O propósito desse trabalho é relatar um caso clínico de mordida cruzada anterior dentária tratada com aparelho plano inclinado fixo. Relato do caso: Paciente do sexo masculino, 8 anos e 6 meses de idade, compareceu a Clínica Escola de Odontologia da UFCG diagnosticada com mordida cruzada anterior dentária e sob intervenção através do uso do plano inclinado fixo confeccionado na prórpia instituição, evidenciando as etapas de confecção desse método interceptativo. O aparelho foi confeccionado, instalado e utilizado em duas etapas de 15 dias cada na disciplina de Clínica Infantil II (Ortodontia). Conclusão: Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo um impacto corretivo da mordida cruzada anterior dentária, sem intercorrências e boa aceitação do paciente frente ao aparelho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Viana, Tayane Silva Gonçalves, José Henrique de Araújo Cruz, Estefania Queiroga de Santana e. Alencar, Fatima Roneiva Alves Fonseca et Maria Carolina Bandeira Macena. « O uso do plano inclinado fixo na correção de mordida cruzada anterior dentária : relato de caso clínico ». ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no 1 (22 octobre 2020) : 67–71. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i1.4847.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Os tratamentos dos casos clínicos das más oclusões tem maiores índices de sucesso e facilidade de resolução quando são diagnosticadas precocemente na dentição decídua e mista. Objetivo: O propósito desse trabalho é relatar um caso clínico de mordida cruzada anterior dentária tratada com aparelho plano inclinado fixo. Relato do caso: Paciente do sexo masculino, 8 anos e 6 meses de idade, compareceu a Clínica Escola de Odontologia da UFCG diagnosticada com mordida cruzada anterior dentária e sob intervenção através do uso do plano inclinado fixo confeccionado na prórpia instituição, evidenciando as etapas de confecção desse método interceptativo. O aparelho foi confeccionado, instalado e utilizado em duas etapas de 15 dias cada na disciplina de Clínica Infantil II (Ortodontia). Conclusão: Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo um impacto corretivo da mordida cruzada anterior dentária, sem intercorrências e boa aceitação do paciente frente ao aparelho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Almada, Rodrigo de Oliveira. « Estratégias de estagiamento e o uso de terapia auxiliar no tratamento ortodôntico com o Invisalign® associado à extração dentária ». Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 20, no 3 (19 juillet 2021) : 32–53. http://dx.doi.org/10.14436/2675-486x.20.3.032-053.ali.

Texte intégral
Résumé :
INTRODUÇÃO: O uso dos alinhadores ortodônticos tem apresentado um aumento significativo na prática clínica, sendo utilizado, inclusive, em casos complexos, exigindo do ortodontista um maior conhecimento biomecânico do sistema, principalmente no que tange ao estagiamento da movimentação e ao uso de terapia auxiliar durante o tratamento. OBJETIVO: Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo relatar o tratamento para a correção da Classe II dentária associado a extrações de primeiros molares superiores, utilizando-se o sistema Invisalign®, evidenciando as dificuldades que podem ocorrer durante a mecânica e suas possíveis soluções. CONCLUSÃO: O tratamento ortodôntico com alinhadores pode trazer excelentes resultados, inclusive em casos complexos, desde que o ortodontista tenha experiência na sua biomecânica e saiba lidar com possíveis dificuldades durante o tratamento e, dessa forma, estabelecer uma correta conduta clínica no seu manejo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Cunha, Anderson Farias da, Ana Gláucia de Oliveira Macedo, Hallissa Simplício Gomes Pereira, Ângela Cristina Pinto de Paiva Cunha et Arthur Costa Rodrigues Farias. « OrthoSystem : aplicativo de cálculo da análise da dentadura mista ». Revista de Odontologia da UNESP 44, no 3 (juin 2015) : 163–68. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.1056.

Texte intégral
Résumé :
Introdução A análise da dentadura mista é essencial no diagnóstico em Ortodontia, uma vez que estima o tamanho dos dentes permanentes não irrompidos e verifica se o volume dentário estará de acordo com o tamanho da base óssea. Atualmente, existem softwares que realizam análise de modelos em 2D e 3D. Entretanto, esses programas ainda possuem um custo elevado. Objetivo O objetivo deste estudo foi desenvolver um software (OrthoSystem), voltado para alunos de graduação e pós-graduação em Ortodontia, para efetuar a Análise de Modelos de Moyers. Método Para avaliação da acurácia e do tempo despendido, utilizaram-se 60 pares de modelos de estudo que foram submetidos à Análise de Moyers manual e com o software. Para testar a usabilidade do programa, foram aplicados questionários a 72 graduandos de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Resultado O programa teve a acurácia validada, apresentando uma concordância perfeita (p=1) e um tempo de 4,20 minutos a menos para aferir a discrepância dos modelos em comparação com o método manual. Além disso, o OrthoSystem foi considerado de excelente usabilidade e melhor que o método convencional pelos alunos. Conclusão Pode-se inferir que o software OrthoSystem realiza o que se propõe a fazer de forma correta e foi considerado um programa de excelente usabilidade pelos graduandos em odontologia da UFRN.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Martins, Patrícia Paschoal, Júlio de Araújo Gurgel, Eduardo Sant' Ana, Osny Ferreira Júnior et José Fernando Castanha Henriques. « Avaliação radiográfica da localização de caninos superiores não irrompidos ». Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 10, no 4 (août 2005) : 106–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192005000400011.

Texte intégral
Résumé :
A erupção ectópica e a impacção de caninos superiores são problemas bastante comuns na população. A excelência do tratamento ortodôntico traduz-se na correção da oclusão, harmonia do sorriso, saúde periodontal e estabilidade pós-tratamento. Para obtermos tais condições, a manutenção dos caninos é fundamental. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar radiograficamente a localização de caninos superiores não irrompidos utilizando-se radiografias panorâmicas. Foram selecionadas setenta radiografias panorâmicas de pacientes com impacção uni ou bilateral de caninos, candidatos a tratamento cirúrgico. Para determinação da posição espacial dos caninos superiores não irrompidos foram selecionados métodos descritos na literatura e uma avaliação proposta neste trabalho. A localização de caninos não irrompidos é fundamental para estabelecer o plano de tratamento, auxiliando no acesso cirúrgico e na direção das forças ortodônticas a serem aplicadas no dente impactado. Os pacientes que tiveram suas radiografias utilizadas neste estudo serão tratados pelas disciplinas de Ortodontia e Cirurgia, com exodontia do canino ou exposição cirúrgica para colagem do dispositivo de tracionamento associada ao tratamento ortodôntico corretivo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Lima, Camilo Massa Ferreira, Eduardo Lacet et Candice Ramos Marques. « Extração de incisivo inferior : uma opção terapêutica ». Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 10, no 4 (août 2005) : 47–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192005000400006.

Texte intégral
Résumé :
O planejamento ortodôntico em casos de apinhamento, normalmente oscila entre não extração e extrações de quatro pré-molares. Em determinadas situações a escolha por uma alternativa ou outra pode provocar conseqüências negativas. A extração de um incisivo inferior em casos bem selecionados é uma abordagem eficiente, pouco explorada na literatura. Entretanto, para sua correta indicação o ortodontista precisa conhecer as variáveis que envolvem este tipo de terapia. O objetivo deste trabalho é abordar de maneira sistemática os diversos aspectos clínicos relacionados com esta modalidade terapêutica, ilustrando sua aplicabilidade com a apresentação de casos clínicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Mendes, Yasmine Bitencourt Emílio, Juliana Roderjan Bergmann, Marina Fonseca Pellissari, Sérgio Paulo Hilgenberg et Ulisses Coelho. « Análise da maturação óssea em pacientes de 13 a 20 anos de idade por meio de radiografias de punho ». Dental Press Journal of Orthodontics 15, no 1 (février 2010) : 74–79. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512010000100009.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVO: avaliar um método alternativo e simplificado de tomada radiográfica, oportunizando aos implantodontistas e ortodontistas verificarem o término do crescimento ósseo, bem como as diferenças existentes entre os gêneros, em uma amostra de indivíduos de 13 a 20 anos de idade. MÉTODOS: utilizou-se uma tomada radiográfica do punho, onde foi empregada película radiográfica oclusal, para avaliar a maturação do osso rádio. Foram avaliados 160 pacientes de ambos os gêneros, divididos em grupos de 10 indivíduos. As radiografias obtidas foram examinadas por cinco avaliadores especialistas em Ortodontia devidamente calibrados. RESULTADOS: verificou-se que houve uma correlação positiva entre a idade cronológica dos pacientes e a sua idade biológica, além de o gênero feminino possuir uma maturação óssea anterior ao gênero masculino. CONCLUSÃO: esse método pode determinar o estágio de maturação do osso rádio, possibilitando um meio de diagnóstico acessível e rápido na determinação da idade óssea correta para instalação de um implante e dispositivo ortodôntico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Vieira, Islana Cleia Carvalho, Idalécio Carvalho Vieira, Morgana Souza de Azeredo, Lauren Stephanie Vieira Jardim, Jônatas Pereira do Prado, Jade Alexandre Belo Reis et Anne Maria Guimarães Lessa. « Tratamento de mordida aberta anterior : Uma revisão de literatura ». ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no 42 (31 octobre 2018) : 984–95. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1391.

Texte intégral
Résumé :
A mordida aberta anterior é um problema de oclusão de etiologia complexa e que ao longo do tempo foi sendo tratada devido a evolução e ao avanço dos tratamentos ortodônticos que acrescentaram de forma crucial a aplicabilidade do cuidado em muitas situações, mas para isso o ortodontista deve compreender cada situação em si, diagnosticar de forma correta e analisar as propriedades de cada tratamento para que os riscos e limitações sejam eliminados. E, neste sentido, este estudo objetiva fazer uma análise do tratamento de mordida aberta anterior (MAA), por meio de uma revisão de literatura. Para isso foi utilizado o método qualitativo, trazendo uma revisão de literatura abrangendo estudos das bases de dados do Scielo, Pubmed, Medline e Lilacs, sendo selecionados os estudos do idioma português e inglês entre os anos de 2010 a 2018. Diante disso, busca-se trazer um melhor entendimento sobre o assunto, trazendo um arcabouço teórico para profissionais da saúde sobre a situação exposta, destacando os tratamentos mais usados em pacientes com problemas de oclusão que podem ter resultados bastante satisfatórios.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Lopez, Gregorio Garcia Lobato, et Rubens Gonçalves Teixeira. « Cisto ósseo traumático : Relato de caso clínico ». Research, Society and Development 10, no 8 (10 juillet 2021) : e16210816952. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.16952.

Texte intégral
Résumé :
Cisto ósseo traumático (COT) refere-se a uma lesão rara dos maxilares, denominada por muitos autores como pseudocisto, na maioria das vezes as lesões são descobertas por acaso, em radiografias de rotina. Apresenta-se intraósseo, com cápsula tênue ou tecido conectivo sem epitélio e grande parte das lesões são cavidades vazias, contendo pouco fluido seroso ou serosanguinolento, com cápsula epitelial ausente. O objetivo do estudo foi descrever a clínica de um caso raro de cisto ósseo traumático em uma criança de oito anos, desde seu diagnóstico, até a resolução do caso. Na primeira radiografia panorâmica, feita logo após o trauma, em 07/01/2020 mostra o achado radiográfico de uma lesão, na ocasião não diagnosticada. Pelo trauma houve uma fratura na cortical óssea, ficando associada com essa lesão já existente. Após um ano houve uma reação inflamatória recidivante, expondo o sequestro ósseo, novas imagens, uma anamnese detalhada e principalmente uma busca pela imagem inicial, determinou a existência da lesão ser anterior ao trauma ocorrido. Conforme relato da mãe, houveram outras quedas, anteriores, tornando o trauma a etiologia da lesão. Pela abordagem cirúrgica foi possível o diagnóstico definitivo, o exame anatomopatológico confirmou a hipótese de diagnóstico sendo positivo para COT. O canino inferior esquerdo erupcionando em posição desfavorável foi encaminhado ao serviço de ortodontia. O cirurgião-dentista deve possuir conhecimentos suficientes para diferenciar e diagnosticar as mais diversas lesões císticas, podendo assim proceder rápida e correta resolução dos casos, oferecendo assim um diagnóstico preciso e uma reparação óssea.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Fernandes, Bruno Viezzer, Calisson Ildemar Peters, Ulisses Coelho, Tito Lúcio Fernandes et Leandro Eduardo Klüppel. « Cirurgia ortognática para tratamento de má oclusão de Classe III : relato de caso clínico ». Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 18, no 2 (26 avril 2019) : 80–91. http://dx.doi.org/10.14436/1676-6849.18.2.080-091.art.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: a cirurgia ortognática é uma modalidade de tratamento voltada para a correção das deformidades dentofaciais que envolve uma equipe multidisciplinar, conduzida pela interação do cirurgião bucomaxilofacial com o ortodontista. O tratamento ortodôntico associado a técnicas cirúrgicas, como osteotomia sagital bilateral dos ramos mandibulares e osteotomia Le Fort I, trouxe grandes avanços para a correção das más oclusões esqueléticas com o objetivo de obter uma oclusão funcional, visando a saúde das estruturas orofaciais, harmonia facial e dentária, e estabilidade dos resultados. Objetivo: o presente trabalho exemplifica o tratamento ortodôntico-cirúrgico contemporâneo com o relato de um caso clínico de deformidade dentofacial Classe III. Relato de caso: paciente do sexo masculino, 23 anos de idade, portador de má oclusão Classe III esquelética com histórico de tratamento ortodôntico compensatório prévio, com indicação de tratamento ortodôntico- cirúrgico com a finalidade de aprimorar as funções mastigatória, respiratória e de fonação, aliada à melhora da estética facial e do sorriso. Resultados: após 16 meses de preparo ortodôntico, foi realizada cirurgia ortognática com avanço de maxila, recuo de mandíbula e mentoplastia de avanço. No controle pós-operatório de 6 meses, com o tratamento ortodôntico finalizado, apresentou resultados funcionais e estéticos favoráveis. Conclusões: a correta indicação do tratamento ortodôntico-cirúrgico representa um método eficaz para a correção das más oclusões esqueléticas, proporcionando resultados funcionais satisfatórios, com previsibilidade e estabilidade adequadas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Idelfonso Bistaffa, Alisson Gabriel, Paula Vanessa Pedron Oltramari, Ana Claudia Castro Ferreira Conti, Marcio Rodrigues de Almeida, Arnaldo Pinzan et Thais Maria Freire Fernandes. « Hábitos Bucais Deletérios e Possíveis Intervenções : uma Revisão de Literatura ». Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde 25, no 1 (29 mars 2021) : 77–84. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2021v25n1p77-84.

Texte intégral
Résumé :
A Odontologia visa o equilíbrio e a manutenção das estruturas bucais para atingir os objetivos anatomofuncionais, musculares e estruturais. Os hábitos bucais deletérios são caracterizados como comportamentos que quebram esse equilíbrio, por meio de qualquer função anormal exercida pela musculatura orofacial. Interferem no desenvolvimento normal da oclusão e são motivos para estudos em relação as suas origens e consequências. Na Ortodontia, sabendo-se que esses comportamentos afetam a oclusão e as características ideais dos arcos dentários, a preocupação com o desenvolvimento normal da oclusão dentária motivou a realização de uma revisão de literatura sobre os hábitos bucais deletérios e o estabelecimento de uma sistematização de tratamento. Foi realizada uma revisão de literatura, nas bases de dados eletrônicas: Pubmed, SciELO e Google Acadêmico. Sendo selecionados os artigos em inglês e português, que versam sobre os fatores etiológicos envolvidos nos hábitos bucais deletérios, seu diagnóstico, suas implicações clínicas e possibilidades de tratamento. Apresentam fatores etiológicos, diagnóstico e implicações clínicas para nortear as atitudes do cirurgião-dentista diante de possíveis más oclusões advindas de um hábito. É de suma importância a identificação precoce dos aspectos clínicos e físicos presentes nos pacientes com hábitos bucais deletérios para tratamento adequado, no momento certo. Foi possível verificar que o diagnóstico correto e a intervenção precoce trazem benefícios estéticos e funcionais ao paciente, evitando-se que as más oclusões incipientes originem deformidades esqueléticas permanentes de difícil tratamento, minimizando o tratamento corretivo posterior e atribuindo maior estabilidade nos resultados alcançados. Palavras-chave: Hábitos. Etiologia. Má Oclusão. Abstract Dentistry aims to balance and maintain oral structures to achieve anatomical, functional, muscular and structural objectives. Abnormal habits are characterized as behaviors that break this balance, through any abnormal function performed by the orofacial muscles. They interfere with the normal occlusion development and are grounds for studies regarding its origins and consequences. In orthodontics, it is known that these behaviors affect the occlusion and ideal characteristics of dental bows, the concern with the normal development of dental occlusion motivated a literature review on deleterious oral habits and the establishment of a treatment systemization. The aim of this study was to conduct a literature review, based on a search conducted in the electronic databases Pubmed, SciELO and Google Scholar. Articles that dealt with the etiological factors involved in abnormal oral habits, their diagnosis, clinical implications and treatment possibilities were selected. They present etiological factors, diagnosis and clinical implications to guide the dentist's attitudes towards possible malocclusions arising from a habit. It is extremely important to identify the clinical and physical aspects present in patients with harmful oral habits for appropriate treatment at the right time. Correct diagnosis and early intervention bring aesthetic and functional benefits to the patient, preventing incipient malocclusions from causing permanent skeletal deformities that are difficult to treat, minimizing subsequent corrective treatment and giving greater stability to the results achieved. A narrative literature review was carried out. Keywords: Habits. Etiology. Malocclusion.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Verri, Ana Caroline Gonçales, Cleidiel Aparecido Araújo Lemos, Ronaldo Silva Cruz, Carlos Augusto Munhoz Araújo, Ricardo Shibayama et Fellippo Ramos Verri. « Tratamento da mordida aberta anterior dentoalveolar e reeducação da postura lingual : relato de caso clínico ». ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 6, no 9 (3 octobre 2017). http://dx.doi.org/10.21270/archi.v6i9.2226.

Texte intégral
Résumé :
A mordida aberta anterior é uma má oclusão caracterizada pela presença de um trespasse vertical negativo entre as bordas incisais dos dentes anteriores superiores e inferiores. A etiologia é multifatorial, entre eles estão à hereditariedade, hábitos de sucção digital e chupeta, interposição de língua e respiração bucal. Estes fatores tornam a má oclusão complexa, principalmente em relação a estabilidade, sendo necessário um tratamento multidisciplinar, envolvendo psicólogos, otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, para que o tratamento ortodôntico se torne mais preciso e eficiente, diminuindo o risco da instabilidade desta má oclusão. Na literatura há várias formas de tratamento, desde a utilização de aparelhos fixos mais complexos até tratamentos mais simples. O objetivo deste artigo foi descrever o tratamento estabelecido para um paciente com 13 anos de idade, apresentando uma mordida aberta anterior dentoalveolar, causada por hábito de sucção digital até os 9 anos de idade, que desencadeou uma interposição lingual e dificuldade de fonação adequada. O tratamento proposto foi uma ortodontia simples e efetiva por meio da extrusão dos dentes anteriores com o uso de elásticos intermaxilares, apoiados no aparelho ortodôntico fixo metálico pré-ajustado (Prescrição Andrews, slot 0.022”) e controle clínico mostrando estabilidade após 2 anos. O tratamento ortodôntico realizado foi satisfatório, porém é necessário destacar a importância da participação da fonoaudiologia para que houvesse estabilidade da oclusão e retorno das funções musculares à normalidade.Descritores: Má Oclusão; Ortodontia Corretiva; Fonoaudiologia; Ortodontia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Teslenco, Vítor Bruno, Maylson Alves Nogueira Barros, Herbert de Abreu Cavalcanti et Guilherme Nucci dos Reis. « Glossectomia como alternativa à recidiva de maloclusão : relato de caso ». ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 8, no 12 (29 juin 2020). http://dx.doi.org/10.21270/archi.v8i12.4653.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: a macroglossia é uma condição incomum e pode ser caracterizada como uma desordem por hipertrofia muscular, podendo ter também origem tumoral, endócrina, causas congênitas e doenças adquiridas. Inúmeras são as técnicas cirúrgicas para correção desta anomalia, porém, o plano de tratamento deve ter como base a etiologia da macroglossia. A correção cirúrgica objetiva a retomada de forma e função da língua, reestabelecendo a capacidade mastigatória, respiratória, fonética e estabilidade oclusal. Objetivo: relatar a comunidade científica um caso de glossectomia parcial para correção de um quadro de macroglossia, facilitando assim, a estabilidade do tratamento ortodôntico do paciente. Relato de caso: Paciente de 50 anos, leucoderma, em tratamento por ortodontia corretiva há mais de 18 meses, sem sucesso observado. Devido ao quadro de instablidade ortodôntica, maloclusão sem resolução passiva, macroglossia diagnosticada e redução da capacidade respiratória foi optado por realizar a glossectomia parcial. O procedimento foi realizado sob anestesia geral, onde removemos o tecido muscular a partir da abordagem de buraco de fechadura (Técnica de Kole). Conclusão: constatamos no presente caso, que a técnica de buraco de fechadura empregada neste paciente se mostrou eficaz, uma vez que obtivemos uma melhora estética e funcional, diminuindo o comprimento e largura da língua. Da mesma maneira, o tratamento ortodôntico foi passível de ser finalizado.Descritores: Macroglossia; Cirurgia Bucal; Glossectomia.ReferênciasTopouzelis N, Iliopoulos C, Kolokitha OE. Macroglossia. Int Dent J. 2011;61(2):63-9.Neville BW, Allen CM, Damm DD, Chi AC. Patologia: oral e maxilofacial. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2016.Gadiwalla Y, Burnham R, Warfield A, Praveen P. Surgical management ofmacroglossia secondary to amyloidosis. BMJ Case Rep. 2016:10.1136.Salmen FS, Dedivitis RA. Partial glossectomy as an auxiliary method to orthodontic treatment of dentofacial deformity. Int Arch Otorhinolaryngol. 2012;16(3):414-17.Costa SAP, Brinhole MCP, da Silva RA, Dos Santos DH, Tanabe MN. Surgical treatment of congenital true macroglossia. Case Rep Dent. 2013;2013:489194.Balaji SM. Reduction glossectomy for large tongues. Ann Maxillofac Surg. 2013;3(2):167-72.Cymrot M, Teixeira FAA, Sales FCD, Muniz NFJ. Glossectomia subtotal pela técnica de ressecção lingual em orifício de fechadura modificada como tratamento de macroglossia verdadeira. Rev Bras Cir Plást. 2012;27(1):165-69.Tanaka OM, Guariza-Filho O, Carlini JL, Oliveira DD, Pithon MM, Camargo ES.Glossectomy as an adjunct to correct an open-bite malocclusion with shortenedmaxillary central incisor roots. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2013;144(1):130-40.Salmen FS, Dedivitis RA. Glossectomia parcial como método auxiliar ao tratamento ortodôntico da deformidade dento-facial. Int Arch Otorhinolaryngol. 2012;16(3):414-17.Jung YW, On SW, Chung KR, Song SI. Simultaneous glossectomy with orthognathic surgery for mandibular prognathism. Maxillofac Plast Reconstr Surg. 2014;36(5):214-18.Vieira CA. Fonoterapia em glossectomia total: estudo de caso. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2011;16(4):479-82.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Maria Lopes Neves, Regina. « Como determinar a posição correta dos acessórios ortodônticos fixos ? » Revista Fluminense de Odontologia, 28 juin 2013. http://dx.doi.org/10.22409/ijosd.v1i37.113.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do presente trabalho foi descrever uma sequência de procedimentos clínicos para determinar o ponto correto para o posicionamento dos acessórios quando da montagem do aparelho ortodôntico fixo. Pontos e linhas foram determinados obedecendo-se a uma sequência: 1. Plano oclusal - ponto determinado na região das cúspides ou bordas incisais correspondentes à orientação vestíbulo-lingual; 2. Plano vertical. A- determinação do ponto cervical, correspondente ao longo eixo; B - determinação das cristas marginais ou pontos de contato; C - Determinação da inclinação mésio-distal; 3. Determinação do ponto central da altura dos acessórios. Os dentes apresentam características próprias de forma e tamanho. A adequada determinação da orientação mésio-distal em um plano oclusal, do longo eixo, dos pontos de contato ou alturas das cristas e, consequentemente, a determinação correta do ponto central para a posição dos acessórios ortodônticos constituem fator fundamental para a obtenção de excelentes resultados. Cabe ao ortodontista observar atentamente as variações da anatomia dentária para cada caso, especificamente, e entre dentes de um mesmo indivíduo, para determinar a altura correta dos acessórios. A sequência clínica descrita tem-se mostrado bastante útil para a determinação correta dos acessórios ortodônticos.Palavras-Chave: Brackets ortodônticos – Tubos – Posicionamento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

MARQEVIX, Osmar, Leonardo Silva BENATO, Cassia BIRON, Kelston Ulbricht GOMES et João Luiz CARLINI. « TRATAMENTO CIRÚRGICO-ORTODÔNTICO DE DENTES RETIDOS : RELATO DE UM CASO CLÍNICO ». DENS 17, no 2 (31 décembre 2009). http://dx.doi.org/10.5380/rd.v17i2.15557.

Texte intégral
Résumé :
O tratamento cirúrgico-ortodôntico de dentes retidos objetiva a recolocação do dente na arcada dentária, sem causar danos aos outros elementos dentais adjacentes, restabelecendo a estética e a função. O objetivo do trabalho é relatar, através de um caso clínico, a forma de tratamento para o tracionamento do dente canino superior direto incluso apontando a técnica cirúrgica utilizada. A paciente, na segunda década de vida, foi encaminhado da ortodontia para cirurgia de exposição e colagem de dispositivo para posterior tracionamento ortodôntico. Para localizar a posição do dente na arcada, foi utilizada a técnica radiográfica de Clark, onde concluiu-se que se encontrava na região vestibular. A abordagem cirúrgica foi através de uma incisão no rebordo alveolar e duas incisões relaxantes em direção ao fundo de vestíbulo na distal do 14 e mesial do 12. Após a exposição do dente e isolamento do campo com gaze para permitir um campo seco, fizemos a colagem do botão ortodôntico com resina fotopolimerizável. Após 18 meses de tratamento ortodôntico, o dente se encontrava na posição correta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Silva, Isabela Joane Prado, Anne Karoline Carvalho Magalhães, Grace Kelly Martins Carneiro et Carla Oliveira Favretto. « Fechamento de diastema interincisal superior associado a dente supranumerário com intervenção ortodôntica : relato de caso clínico ». ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 8, no 3 (24 mai 2019). http://dx.doi.org/10.21270/archi.v8i3.3825.

Texte intégral
Résumé :
A abordagem correta e precoce de paciente infantil frente a alteração de desenvolvimento como a presença de dentes supranumerários modificando a oclusão normal tem apresentado resultados satisfatórios e importantes para manter a função e estética da cavidade bucal. O objetivo deste trabalho é apresentar um caso clínico com tratamento multidisciplinar envolvendo dente supranumerário e diastema interincisal em paciente infantil. Paciente com 7 anos de idade, gênero masculino, compareceu a clínica de Odontopediatria da Faculdade Morgana Potrich, com a queixa de um dente da frente torto. O exame clínico e radiográfico revelou a presença de um mesiodens causando um diastema na região anterior da maxila, com evidentes transtornos estéticos. O plano de tratamento estabelecido foi a remoção cirúrgica do dente supranumerário e tratamento ortodôntico para fechamento do diastema, possibilitando um resultado funcional e estético satisfatório, melhorando a qualidade de vida deste paciente. Dessa forma, o tratamento em paciente com pouca idade propiciou uma intervenção simples e com boa resolubilidade, devolvendo sua autoestima e bem-estar no seu convívio social.Descritores: Dente Supranumerário; Diastema; Ortodontia; Criança.ReferênciasRussell KA, Folwarczna MA. Mesiodens — diagnosis and management of a common supernumerary tooth. J Can Dent Assoc. 2003;69(6):362-66.Khandelwal V, Nayak AU, Naveen RB, Ninawe N, Nayak PA, Sai Prasad SV. Prevalence of mesiodens among six-to seventeen-year-old school going children of Indore. J Indian Soc Pedod Prev Dent. 2011;29(4):288-93.Yusof WZ. Non-syndrome multiple supernumerary teeth:Literature review. J Can Dent Assoc. 1990;56(2):147-49.Hong J, Lee DG, Park K. Retrospective analysis of the factors influencing mesiodentes eruption. Int J Paediatr Dent. 2009;19(5):343-48.Webwe FN. Dientes supernumerarios. Dent Clin Noth Am. 1980;23:302-11.Issao M, Kahtalian LY. Dentes supranumerários na região ântero-superior na dentição mista. Rev Fac. Odont S Paulo. 1968;6(2):137-50.Assed A, Borsatto MC, Freitas AC. Anomalias dentárias. São Paulo: Artes Médicas; 2005.Berthold TB, Benemann E. Anomalia do número de dentes: Anodontia e supranumerário. Rev Odonto Ciênc. 1996;11(22):101-9.Cal Neto JOAP, Cunha DL. Diastemas Interincisais Superiores Associados a Dentes Supranumerários – Considerações Clínicas e Relato de um caso. J Bras Ortodon Ortop Facial. 2002;7(39):239-44.Raveli DB, Chiavini PCR, Pinto AS, Sakima MT, Martins LP, Melo ACM. Diastema interincisal. Fatores etiológicos: relatos de casos clínicos. J Bras Ortodon Ortop Facial. 1998;3(18):36-42.Gatto RCJ, GarbinAJI, Corrente JE, Garbin CAS. Nível da autoestima de adolescentes brasileiros vítimas de bullying e sua relação com a necessidade de tratamento ortodôntico. RGO Rev Gaúch Odontol. 2017;65(1):30-6Corso ACT, Zeni LAZR, Heidrich EMC, Kleine L, Closs G, Botelho LJ et al. Crianças pré-escolares e o impacto da assistência pública sobre seu crescimento. Rev Ciências da Saúde. 1996;15:29-46.Mickenautsch S. An introduction to minimum intervention dentistry. Singapore Dent J. 2005;27(1):1-6.Campos LM, Silva SREP, Imparato JCP, Pinheiro SL. Dente supranumerário rudimentar: relato de caso. JBC: J Bras Clin Odontol Int. 2002;6(32):129-32.Garcia Junior IR, Coradazzi LF, Hasse PN, Manfrin TM. Remoção cirúrgica de mesiodens para erupção tardia dos incisivos centrais superiores – relato de caso clínico. Rev Bras Cir Implantodont. 2000; 7(27):6-10.Marchetti G, Oliveira RV. Mesiodens - dentes supranumerários: diagnóstico, causas e tratamento. Uningá Review. 2015;24(1):19-23.Almeida RR, Isbralde CMB, Ramos AL, Terada HH, Ribeiro R, Carreiro LS. Supranumerários – Implicações e procedimentos clínicos. Rev Dental Press Ortodon Ortop Fac. 1997;2(6):91-108.Cachapuz PF, Siqueira FS, Prietsch JR. Tratamento ortodôntico interceptativo de maloclusão causada por mesiodente: relato de caso. Rev Fac Odontol Porto Alegre. 2002;43(1):18-22.Mc Donald RE. Odontopediatria. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1991.Solares R. The complications of late diagnosis of anterior supernumerary teeth: Case report. ASDC J Dent Child. 1990;57(3):209-11.Freitas MR, Henriques JFC, Martins DR, Scavone Jr H. Dentes supranumerários. Relato de um caso acompanhado durante dez anos. Ortodontia. 1993;26(1):92-7.Almeida RR, Garib DG, Almeida-Pedrin RR, Almeida MR, Pinzan A, Junqueira MHZ. Diastema interincisivos centrais superiores: quando e como intervir? R Dental Press Ortodon Ortop Facial. 2004;9(3):137-56.Boffi JC, Franzin LCS. Bullying e a atuação da Odontologia. Uningá Review. 2017;29(2):38-41.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie