Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Perfil de estudantes.

Articles de revues sur le sujet « Perfil de estudantes »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Perfil de estudantes ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Borges Vilela-Ribeiro, Eveline, et Anna Maria Canavarro Benite. « IDENTIFICAÇÃO DE ZONAS DE PERFIL CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO ». Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 7, no 01 (11 octobre 2019) : 69–79. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v7i01.188.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho foi o de estudar as zonas de perfis conceituais como estratégia para avaliação da aprendizagem sobre transformações químicas e físicas. Foi planejada uma estratégia didática abordando transformações físicas e químicas utilizando o tema gerador “lixo”, e aplicada em cinco escolas de ensino médio nas cidades de Jataí e Goiânia, ambas do Estado de Goiânia, Brasil. Foi avaliada a aprendizagem dos estudantes utilizando zonas de perfil conceitual em condições adaptadas. Também foram relacionados os perfis conceituais alcançados pelos estudantes à escola que eles frequentam. Dos 46 estudantes que participaram da avaliação da estratégia, 18 apresentaram perfil conceitual “Confuso”, 15 deles, com um perfil conceitual “Cozinha”; e 13 com perfil “Mecânico”. Foi evidenciado que mais de 70% dos estudantes, mesmo após a aula ou a estratégia didática, ainda possuíam perfis conceituais incoerentes. Embora os perfis conceituais tenham sido considerados adequados para avaliar o desempenho dos estudantes sobre o assunto, foi percebido que a estratégia didática não foi eficiente para promover o aprendizado sobre o assunto para os estudantes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Alves, Beatriz, Marina Borges Gonçalves, Léia Viviane Fontoura et Gustavo D’Eça Neves. « Perfil sexual de estudantes universitários ». Revista Brasileira em Promoção da Saúde 30, no 4 (6 décembre 2017) : 1–8. http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2017.6219.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Rezende, Bruno Henrique Evangelista, Letícia Gomes Ribeiro, Talyta de Freitas Sousa, Thiago de Souza Oliveira, Vinicius Evangelista Rezende et Denilson Junio Marques Soares. « Análise do perfil do estudante de Engenharia Civil do IFMG – Campus Piumhi ». Research, Society and Development 9, no 8 (6 août 2020) : e992986713. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6713.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta uma discussão acerca do perfil do estudante matriculado no curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Piumhi. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, realizada em uma amostra de 120 estudantes, que utilizou questionários virtuais e físicos para levantar informações de aspectos sociais, profissionais e econômicos dos estudantes. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes do curso é do sexo masculino (55,0%), moram com os pais (45,0%) e possuem renda familiar entre dois e quatro salários mínimos (46%), se locomove a pé (50,0%), realizam suas refeições em casa (72,0%), frequentaram o ensino médio em escola pública (68,0%) e possuem algum tipo de auxílio estudantil (52%). Em relação à escolha do curso, a maioria optou por Engenharia Civil como primeira opção (77%). Dos demais, a opção mais procurada foi Arquitetura e Urbanismo (29,0%). O principal motivo da escolha pelo curso foi a vocação (36,0%) e pela escolha do campus foi a localização (55,0%). Ademais, os respondentes pretendem exercer a profissão em empresas privadas (38,0%) e consideram realizar uma pós-graduação (48,0%). Espera-se que este artigo oriente uma melhor gestão na instituição, através do conhecimento do perfil dos seus estudantes, trazendo benefícios a todos os envolvidos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona, Ana Maria de Albuquerque Moreira, Catarina de Almeida Santos et Silene de Paulino Lozzi. « Equidade e democratização : o perfil dos estudantes cotistas na Universidade de Brasília ». Laplage em Revista 6, no 1 (22 février 2020) : 19. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220202061717p.19-33.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo versa sobre a temática da equidade e da democratização na educação superior. Trata-se de uma pesquisa descritiva que, com base nos microdados e no Questionário do Estudante do Enade 2017, buscou evidenciar os efeitos da política de cotas na Universidade de Brasília (UnB) a partir da análise do perfil dos estudantes cotistas. Os dados revelaram que as características sociais, econômicas e educacionais dos estudantes da UnB vêm diversificando o perfil dos educandos da Universidade. Também demonstrou resultados das políticas e ações de suporte à permanência, destinadas a esses estudantes ao longo do curso na UnB. Concluiu-se que os efeitos das políticas de cotas na UnB, ao diversificar o perfil do estudante, têm contribuído para a equidade e a democratização do acesso à educação superior.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Roncon, Paulo Fernando, et Sarah Munhoz. « Estudantes de enfermagem têm perfil empreendedor ? » Revista Brasileira de Enfermagem 62, no 5 (octobre 2009) : 695–700. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672009000500007.

Texte intégral
Résumé :
Estudo descritivo-exploratório que teve como objetivo conhecer o perfil dos estudantes concluintes de um curso de graduação em enfermagem quanto ao empreendedorismo. O Teste de Tendência Empreendedora Geral, contendo 54 questões, foi aplicado a 41 estudantes. Os resultados demonstraram que14% apresentam cinco tendências empreendedoras e 12% quatro tendências empreendedoras; 80% apresentam fraca ou nenhuma tendência empreendedora. A grande maioria pretende encaminhar sua a profissão em atividades assistenciais, enquanto nenhum dos estudantes pretende atuar em atividades administrativas. Conclui-se que, os estudantes possuem baixo grau de presença de características empreendedoras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Gonçalves, Liliane Honorato, et Débora Carneiro Zuin. « O sistema de saúde na assistência estudantil da UFV ». Revista Internacional de Educação Superior 6 (5 décembre 2019) : e020034. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8656321.

Texte intégral
Résumé :
Grande mudança foi observada no cenário educacional brasileiro após a expansão do Ensino Superior devido à instauração do sistema de cotas e de programas do governo tais como Reuni e Prouni. Dessa maneira houve mudança no perfil dos universitários brasileiros, aumentando muito o número daqueles que apresentam maior vulnerabilidade econômica e social. Assim, a Assistência Estudantil torna-se essencial para manutenção destes estudantes no Ensino Superior e para servir de suporte para que estes consigam concluir os seus estudos. Nessa pesquisa, buscou-se conhecer a percepção dos estudantes com este perfil em relação à assistência à saúde recebida em uma instituição federal de ensino (Universidade Federal de Viçosa/ UFV). Método: A técnica de coleta de dados foi o grupo focal realizado com os representantes da CME (Comissão de Moradias Estudantis) da UFV. Resultados: O objetivo foi alcançado pois este estudo permitiu perceber o conhecimento dos estudantes sobre a assistência estudantil em geral e em especial em relação à assistência à saúde, além de descobrir seus anseios e queixas. Conclusão: pode-se concluir que apesar de possuir uma abrangente Assistência Estudantil, a UFV não consegue atender todas as demandas existentes e que necessita de maior envolvimento com os estudantes para que ocorra maior participação destes, tanto nas decisões de ações quanto no planejamento da utilização de recursos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Garcez, Pedro de Moraes. « QUEM É ESTUDANTE FALANTE DE PORTUGUÊS EM FAMÍLIAS DE ORIGEM BRASILEIRA EM TORONTO, CANADÁ ? QUESTÕES DE CLASSE ». Linguagem em (Dis)curso 18, no 3 (décembre 2018) : 729–49. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-180304-do0418.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Filhos de famílias de migrantes de origem brasileira em Toronto podem ser vistos como estudantes falantes de português, expressão usada por direções escolares da cidade para identificar luso-canadenses marcados por insucesso escolar. Entrevistas com estudantes de origem brasileira que frequentavam escolas de uma mesma Direção Escolar e suas famílias mostram, porém, perfis socioeconômicos distintos, conforme indicado pelas regiões de residência e as ocupações dos pais, associados a ideologias de linguagem diferentes. Amostras do discurso de entrevistados em cada perfil sobre o valor de falar português revelam indícios de aproximação apenas dos migrantes brasileiros com menos qualificação profissional à etnoclasse falante de português luso-canadense. O distanciamento do português por parte de uma estudante nesse perfil que, entretanto, possui aspirações acadêmicas aprofunda o entendimento das diferentes perspectivas do que é ser estudante falante de português em Toronto. O estudo reforça a relevância de classe social para os estudos da linguagem na contemporaneidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Braz, Raquel Leite, et Maria do Carmo de Lacerda Peixoto. « Perfil dos estudantes participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica ». Avaliação : Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 23, no 3 (décembre 2018) : 795–814. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300013.

Texte intégral
Résumé :
A mobilidade acadêmica constitui-se em um elemento importante para o ensino superior desde seus primórdios. Ao longo do processo de globalização, as políticas educacionais para internacionalização da educação foram intensificadas, ampliando a migração acadêmica temporária dos estudantes universitários. Na educação superior brasileira, constituída por um sistema complexo e diversificado de instituições públicas e privadas com diferentes tipos de cursos e programas, há as modalidades de mobilidade acadêmica internacional e nacional. Em 2003, foi criado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) um programa de mobilidade estudantil a ser realizado exclusivamente no território brasileiro. O Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica (PAMA) é realizado por meio de convênio firmado entre a Associação e 63 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), estabelecendo uma relação de reciprocidade entre as signatárias para fins de mobilidade dos alunos de graduação, de modo que eles possam cursar os componentes curriculares em instituição federal diversa daquela em que estão regularmente matriculados. Nesta pesquisa, buscou-se identificar o perfil sociodemográfico dos estudantes participantes do Programa e traçar algumas considerações sobre as trajetórias escolares dos mesmos. A metodologia compreendeu a realização de pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas, e a aplicação de um questionário virtual. A análise dos dados mostrou que os estudantes participantes do PAMA são majoritariamente brancos, do sexo feminino, com média de idade de 23 anos, provenientes de famílias pouco numerosas, com menos irmãos, de pais com escolaridade de ensino médio, ou de ensino superior, e com faixa de renda de até 10 salários mínimos. Em grande parte, eles são discentes de cursos de graduação diurnos, da área de Ciências Sociais e Aplicadas, de universidades localizadas na região sudeste e com percursos escolares sem grandes interrupções. Os participantes avaliaram como deficientes a divulgação e as informações sobre o PAMA nas IFES. Neste estudo, chegou-se à conclusão de que, em qualquer escala que se realize, a mobilidade é uma vivência construtiva na formação dos estudantes de ensino superior e que ela deve ser ampliada para alcançar diferentes perfis estudantis.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Melo, Francisco Ramos de, Edna Lúcia Flôres, Sirlon Diniz de Carvalho, Weber Martins, Gilberto Arantes Carrijo et Antônio Cláudio Paschoarelli Veiga. « Conteúdo didático multinível para personalização reativa em sistemas tutores inteligentes ». Sba : Controle & ; Automação Sociedade Brasileira de Automatica 23, no 6 (décembre 2012) : 679–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592012000600003.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho apresenta um modelo para organização de conteúdos didáticos em sistemas tutores inteligentes conexionistas. A disponibilidade de conteúdos didáticos em formato único tem se apresentado como um problema para muitos estudantes. A inadequação de um formato único de conteúdo que desconsidera diferenças de perfil individual pode apresentar resultados ineficientes no processo de ensino aprendizagem. A proposta de estruturação multinível de conceitos possibilita diferentes combinações de apresentação para um mesmo conteúdo. Pressupondo que o padrão bem sucedido de organização do estudo por um estudante pode ser aplicado a outros estudantes com perfis semelhantes, um sistema foi estruturado para auxiliar na tarefa de personalização reativa do conteúdo. A personalização é propiciada por uma rede neural que associa o perfil do estudante a um padrão proximal de aprendizagem. Este padrão é combinado com regras de especialistas para possibilitar uma seleção probabilistica para que o sistema apresente a reatividade nos diferentes momentos do processo. Os resultados do experimento indicam que a abordagem é eficiente ao proporcionar melhor aproveitamento do conteúdo no processo individual de estudo e o seu potencial emprego no Ensino a Distância.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti, Juliana Maciel de Souza, Cassiano Kuchenbecker Rösing et Alexandre Baumgarten. « Perfil sociodemográfico e perspectivas em relação à profissão do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil ». Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 52, no 1/3 (4 mars 2011) : 25–32. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.29914.

Texte intégral
Résumé :
Objetivos: Conhecer o perfil sociodemográfico e perspectivas em relação à profissão do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Metodologia: Estudo transversal realizado por meio da aplicação de questionário semiestruturado, pré-testado, dividido em: perfil sociodemográfico dos estudantes; sobre a opção pela Odontologia e perspectiva de atuação profissional. Participaram do estudo 360 estudantes do 1º ao 10º semestre do curso de Odontologia (88,5% do total). Foi criado um banco de dados com as informações coletadas (questões objetivas), digitadas no software estatístico SPSS. As respostas envolvendo a opinião dos estudantes foram interpretadas seguindo o método da análise de conteúdo. Resultados: A maior parte dos estudantes são mulheres, jovens, solteiros (as), sem filhos, do Rio Grande do Sul, sem dentista na família, não trabalham, embora apresente vínculo com projetos de pesquisa, monitoria ou extensão universitária, remunerados ou não. Seus pais apresentam alto nível de escolaridade e estão inseridos no mercado de trabalho. As expectativas relatadas em relação ao curso relacionam-se a realização profissional, formação para o mercado de trabalho, retorno financeiro e realização pessoal. Os estudantes pretendem trabalhar no setor público e privado, bem como se especializar, especialmente nas áreas de prótese/implantodontia, cirurgia e ortodontia. Conclusão: Os resultados encontrados permitiram identificar o perfil do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e suas perspectivas em relação à Odontologia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Burdzinski, Carla Simone, et Fernando Negret Fernandez. « Condições socioeconômicas dos estudantes dos Institutos Federais : o caso do Campus Palmas, do IFTO ». Revista Sítio Novo 5, no 1 (29 décembre 2020) : 128. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.128-147p.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo objetivou identificar as características socioeconômicas dos estudantes do <em>Campus</em> Palmas, do Instituto Federal de Tocantins (IFTO). O estudo se desenvolveu com base em pesquisa bibliográfica para a definição dos aspectos teóricos e conceituais; pesquisa documental para obter dados e informações sobre aspectos gerais dos Institutos Federais, suas principais áreas de formação profissional, o perfil dos estudantes da rede, bem como os dados sobre a estrutura institucional e administrativa do IFTO, dos seus estudantes e, especificamente, do <em>Campus</em> Palmas. Nas pesquisas de campo, foram aplicados questionários aos estudantes, que definiram suas características socioeconômicas, e, posteriormente, entrevistas com as assistentes sociais do <em>campus</em>, em que se pretendeu avaliar o perfil discente, do ponto de vista social. Durante o estudo, foi constatado um número expressivo de discentes em situação de evasão e retenção na unidade, e se examinaram as políticas de assistência estudantil e as ofertas dos auxílios concedidos. Por fim, com base nos resultados dos questionários, realizaram-se propostas para subsidiar as ações, programas e projetos de assistência ao estudante que contribuam para deter a evasão, facilitar a permanência e melhorar a qualidade de vida e as possibilidades de sucesso na vida profissional do discente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Ortega-Pérez, Carlos Alexander, Moacyr Lobo da Costa-Júnior et Gabriela Pereira Vasters. « Perfil epidemiológico da toxicodependência em estudantes universitários ». Revista Latino-Americana de Enfermagem 19, spe (juin 2011) : 665–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692011000700002.

Texte intégral
Résumé :
Trata-se de estudo exploratório com metodologia quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado fechado e autoaplicável, com 500 estudantes universitários. O processamento e análise dos dados foram baseados em frequências simples e estratificadas. Dos estudantes, 185 (37,1%) consumiram ou tinham usado drogas pelo menos uma vez na vida. A idade da iniciação do consumo, sua primeira droga, começou entre 13 e 21 anos. O álcool foi a primeira droga utilizada, seguido pelos inalantes, depois maconha, benzodiazepínicos e anfetaminas. A respeito das percepções de autoefeito das drogas entre os usuários, esse grupo mostrou tendência a negar que as drogas exercessem algum impacto em seu desempenho acadêmico e, ainda, que o uso de drogas não é percebido como problema que afeta a si próprio, mas afeta apenas os outros colegas que as consomem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Nonato, Bréscia França, Cláudio Marques Martins Nogueira, Liliane Gonçalves Fernandes de Lima et Shirley Torres de Lima Otoni. « Mudanças no perfil dos estudantes da UFMG ». Revista Docência do Ensino Superior 10 (22 septembre 2020) : 1–21. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20463.

Texte intégral
Résumé :
Este texto tem como objetivo discutir a relação entre desigualdades educacionais e prática docente, diante das mudanças no perfil dos estudantes da UFMG. Como aporte teórico, considerou-se estudos do campo da Sociologia da Educação, em especial os trabalhos de Pierre Bourdieu, e da Didática do Ensino Superior. A análise foi realizada a partir dos bancos de dados cedidos pela PROGRAD/UFMG e teve como referência os anos de 2007, 2012, 2016 e 2019, que representam importantes marcos nas políticas de acesso ao ensino superior. No artigo, busca-se evidenciar as mudanças no perfil dos estudantes, ocasionadas, principalmente, pela implementação de políticas de ações afirmativas, as quais afetaram sobretudo os cursos mais seletivos, assim como as suas implicações para a prática docente. Tendo em vista que o acesso à universidade foi expandido, sendo ainda preciso garantir a permanência nesse espaço, conclui-se sobre a necessidade de viabilização de práticas pedagógicas que se orientem pela diversidade e pela inclusão social.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Gonçalves, Juliana De Souza, Leila Lima da Silva, Maria Fernanda Melo Lopes Ninahuaman, Gina Andrade Abdala et Marlise De Oliveira Pimentel Lima. « PERFIL DE RISCO CARDIOVASCULAR EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ». Life Style 5, no 2 (21 décembre 2018) : 91–108. http://dx.doi.org/10.19141/2237-3756.lifestyle.v5.n2.p91-108.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho tem por objetivo avaliar o perfil de risco para doenças cardiovasculares em estudantes universitários do período noturno na zona Sul de São Paulo. Utilizou-se, para esta pesquisa, o método de estudo transversal, quantitativo, realizado com 116 universitários em São Paulo (SP). Os dados sociodemográficos e os hábitos de vida foram coletados mediante questionário autopreenchido. Nos resultados obtidos, prevaleceu uma população jovem, com média de idade de 26,7 anos (dp= 8,9) e sexo feminino (59,5%, n= 69). Ao comparar por sexo, o masculino apresentou fatores de risco para pré-hipertensão (46,7%) e hipertensão (19,1%), hiperglicemia (4,4%) e etilismo (13%). As mulheres apresentaram como fatores de risco, a colesterolemia (27,5%), o índice de massa corporal elevado (33,9%), o sedentarismo (72,5%) e o Self-Reporting Questionnaire (> 7) (37,7%). Concluiu-se que o risco cardiovascular para esses 116 estudantes foi menor quando comparado com outros na literatura, porém, necessitam de atenção quanto a algumas mudanças nos hábitos do estilo de vida para ambos os sexos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Baur, Gustavo, Murillo Barreto Cardoso, Vinícius Spiger et Cláudio José Amante. « Perfil empreendedor dos estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina ». Revista da ABENO 16, no 2 (12 juillet 2016) : 77–82. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.268.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo objetivou verificar o perfil empreendedor entre os estudantes do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, através de uma pesquisa descritiva do tipo transversal, realizada em abril de 2015, com alunos regularmente matriculados que já haviam concluído a disciplina Clínica I. A coleta de dados foi realizada em sala de aula, por meio do Questionário Sociodemográfico, do Questionário de Classificação Econômica do Brasil e do Teste do Perfil Empreendedor, instrumento que avalia, através de um sistema de quatro pontos, o perfil empreendedor, classificando-o em alto, médio ou baixo. Os dados foram então tabulados e submetidos à análise estatística descritiva. Entre os 94 participantes da pesquisa, o sexo feminino foi predominante (73,34%). As classes econômicas mais frequentes foram a Classe A (50,00%) e a Classe B2 (22,34%), sem nenhum participante da Classe D ou E. Observou-se predominância do perfil empreendedor médio (58,51%), em relação ao alto (41,49%). Nenhum estudante apresentou perfil baixo. Entre os estudantes de perfil empreendedor alto, 76,92% eram do sexo feminino. A classe econômica C2, apenas composta por dois indivíduos, apresentou maior frequência como perfil empreendedor alto (50%), seguida das classes A1 (46,81%) e C1 (46,15%). Assim, essa pesquisa possibilitou identificar o perfil empreendedor entre os estudantes de odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, onde embora não exista um perfil empreendedor baixo, existe a necessidade de estimular o perfil empreendedor alto. Há também um destaque para a tendência empreendedora no sexo feminino.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Dos Santos, Cláudia Priscila, Heide De Jesus Damasceno et Jorge Manuel Leitão Ferreira. « Ações afirmativas, assistência estudantil e Serviço Social : uma análise a partir do perfil discente da UFSC e UFJF ». SER Social 20, no 43 (13 novembre 2018) : 241–67. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v20i43.18859.

Texte intégral
Résumé :
O artigo apresenta uma análise do perfil dos estudantes ingressantes na universidade, por via de política de ações afirmativas, as demandas à assistência estudantil e a intervenção do assistente social neste âmbito. Discute os critérios do sistema de cotas, considerando as características sociais e econômicas dos estudantes ingressantes no ensino superior em duas universidades federais brasileiras, reconhecendo as desigualdades de acesso que foram impostas à população negra neste nível de educação (SANTOS; SOUZA; SASAKI, 2013). A pesquisa de campo foi orientada por uma abordagem qualitativa e quantitativa. Realizamos estudos bibliográficos e documentais, além de coleta de dados com questionário on-line aplicado aos estudantes bolsistas que ingressaram nas respectivas universidades pelas ações afirmativas e pela ampla concorrência. Mesmo não havendo diferenças de perfil dos estudantes a partir dos critérios das ações afirmativas, há uma diversidade de demandas subjetivas às quais a assistência estudantil e a atuação do Serviço Social ainda não respondem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Silva, Clayton Robson Moreira da, Laís Vieira Castro Oliveira et Ana Paula Moreno Pinho. « Perfil empreendedor de estudantes de um curso técnico em administração ». Educação Online, no 25 (27 août 2017) : 141–65. http://dx.doi.org/10.36556/eol.vi25.311.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo analisa a percepção de professores e estudantes de um curso técnico em administração sobre o perfil empreendedor dos estudantes. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de objetivo descritivo, no qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram elaboradas com base no perfil empreendedor proposto por Schmidt e Bohnenberger (2009). Foram entrevistados cinco indivíduos, dois professores e três estudantes. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para a análise dos dados. Os resultados apontam que há alinhamento entre a percepção dos professores e estudantes sobre o perfil empreendedor dos estudantes em relação ao perfil proposto pelos teóricos utilizados neste estudo. Palavras-chave: Perfil empreendedor, Ensino técnico integrado, administração
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Zatti, Fernanda Almeida Ribeiro. « ALÉM DO NIVELAMENTO : PERCURSO DO PROGRAMA EXTENSIONISTA CURSOS COMPLEMENTARES NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA ». Revista Extensão & ; Cidadania 8, no 13 (27 juillet 2020) : 317. http://dx.doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.6092.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho descreve a experiência extensionista do Programa Cursos Complementares na Universidade Estadual de Feira de Santana, desde a avaliação da demanda que lhe deu origem em 2014 até seu pleno funcionamento como programa de extensão devidamente regulamentado em 2017. Os Cursos Complementares se propõem a abordar conteúdos básicos em diversas áreas de conhecimento, proporcionando aos estudantes graduandos um melhor aproveitamento nos seus respectivos cursos de graduação, visto que alguns apresentam lacunas oriundas da educação básica. Buscam contribuir para a permanência imaterial e simbólica dos estudantes, relacionada às condições que excedem a dimensão material, e para a redução do índice de evasão. São oferecidas turmas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Informática para toda a comunidade estudantil, com prioridade para os estudantes que tiveram acesso à universidade através do sistema de reservas de vagas e os residentes universitários. Para contextualização do trabalho, este artigo apresenta o Núcleo de Apoio Psicossocial e Pedagógico da UEFS, setor idealizador e responsável pela coordenação do programa, pertencente à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, e fundamenta a discussão citando estudos sobre o perfil do estudante universitário, o processo de adaptação a essa nova realidade, a subjetividade relacionada ao processo formativo, entre outros temas relacionados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Santos, Claudia Priscila Chupel dos, et Nelize Moscon Marafon. « A Política de Assistência Estudantil na Universidade Pública Brasileira : desafios para o Serviço Social / The Student Assistance Policy in Brazilian Public University : challenges to Social Work ». Textos & ; Contextos (Porto Alegre) 15, no 2 (19 décembre 2016) : 408. http://dx.doi.org/10.15448/1677-9509.2016.2.22232.

Texte intégral
Résumé :
A Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituída a partir de 2008 nas universidades públicas, visa propiciar condições de permanência e promover a democratização do acesso, contudo, contradições inerentes comprometem a sua efetividade e desafios são colocados ao Serviço Social. O estudo objetiva demonstrar o desenvolvimento dos programas de assistência aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina e discutir os desafios profissionais para este campo. Baseia-se na análise documental de dados quantitativos e qualitativos. Os resultados sugerem que houve ampliação de todos os programas assistenciais; que o perfil socioeconômico do estudante atendido é inferior ao da totalidade dos estudantes do meio universitário; e que os desafios para assegurar a efetividade da política envolvem a insuficiência de recursos financeiros e humanos, sendo o Assistente Social o principal responsável pela permanência a partir da complexa tarefa de selecionar os estudantes a serem atendidos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Barros, Mariana Salles Motta Rodrigues de, et Luciana Scarlazzari Costa. « Perfil do consumo de álcool entre estudantes universitários ». SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 15, no 1 (27 août 2019) : 4–13. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000353.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo foi avaliar o perfil de consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes de uma universidade brasileira. Quanto ao consumo de álcool, 76,6% foram classificados com baixo risco e 23,4% de risco/uso abusivo. Os estudantes que faziam uso de tabaco e drogas ilícitas apresentaram riscos potencialmente elevados de consumo de álcool (RP bruta = 3,69, IC95%: 2,01 – 6,79; RP bruta =2,44, IC95%: 1,32 – 4,50, respectivamente). Os estudantes apresentaram baixo risco de dependência, no entanto, os escores se mostraram diferenciados quando avaliado com características sociodemográficas e hábitos de vida.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Santos, Hugo Gedeon Barros dos, Samira Reschetti Marcon, Mariano Martínez Espinosa, Makilin Nunes Baptista et Stela Veiga Vilena Silva. « Ideação suicida em estudantes universitários : um perfil sociodemográfico ». Psicologia Argumento 36, no 92 (18 novembre 2019) : 237. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.36.92.ao06.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Descrever a prevalência da ideação suicida entre universitários e seu perfil sociodemográfico. Método: Estudo transversal, com 714 alunos em uma universidade pública do centro-oeste brasileiro. Instrumentos: questionário sociodemográfico e presença de ideação suicida, consumo de álcool e o Inventário de Depressão Maior. Realizada análise descritiva com intervalo de confiança de 95%. Resultados: 9,9% da amostra apresentaram ideação suicida nos últimos 30 dias anteriores à coleta de dados, prevaleceram a idade de 18 a 24 anos, sexo feminino, solteiros, pardos, não moravam sozinhos, heterossexuais, possuíam prática religiosa e cursavam os anos iniciais. Em 18,2% observaram-se tentativas de suicídio familiar com 8,9% tendo consumado. Entre os amigos, as prevalências foram 29,4% e 13% para a tentativa e suicídio, respectivamente. Consumo de álcool 72,4% apresentaram baixo risco, e 42% apresentaram sintomas depressivos. Conclusão: Conhecer as características dos universitários contribui para o direcionamento na criação de políticas de saúde dentro dos campus universitários.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Leinig, Cyntia Erthal. « Percepções dos estudantes sobre o uso das metodologias ativas na disciplina Terapia Nutricional da Gestação à Adolescência do curso de Nutrição de uma Universidade em Curitiba-PR ». Revista Brasileira de Ensino Superior 4, no 4 (17 décembre 2018) : 101. http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i4.2591.

Texte intégral
Résumé :
As demandas da sociedade moderna exigem uma educação transformadora. Profissionais com perfil crítico-reflexivo e capazes de trabalhar adequadamente em equipes é fundamental, o que requer a utilização de novas metodologias de ensino-aprendizagem. Um aspecto desafiador na aplicação dessas metodologias diz respeito ao estudante, pois este nem sempre está preparado para a mudança e há dúvidas sobre a efetividade do aprendizado numa ótica distante da tradicional. Assim, este artigo tem por objetivo avaliar as percepções dos estudantes sobre a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem numa disciplina da área clínica do curso de graduação em Nutrição de uma Universidade de Curitiba. Estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto do uso de metodologias ativas numa disciplina ministrada no quinto período do Curso de Nutrição e ocorrida no primeiro semestre de 2017. Foi fundamentado em questionários realizados pelos estudantes em dois momentos, no meio e ao final da disciplina. As questões buscaram levantar percepções dos estudantes sobre o processo ensino-aprendizagem, compreendendo o perfil do estudante enquanto componente de equipes; o esforço do estudante em relação ao processo; pontos positivos e negativos do método e sua relação com a prática. A turma em questão tinha 43 estudantes, sendo 86% mulheres. Pela análise dos relatos, observa-se que os estudantes fizeram uma avaliação positiva do método, principalmente no foco específico da interação e do compartilhamento do conhecimento entre os pares. Além disso, foi evidenciado que a essencialidade do método diz respeito ao estímulo da autonomia do estudante, o que é componente fundamental para um aprendizado significativo e duradouro.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Jesus, Rhenan Ferraz de, et Vanderlei Folmer. « Reflexões acerca dos estilos de aprendizagem no contexto do Ensino Fundamental ». Research, Society and Development 10, no 12 (19 septembre 2021) : e252101220503. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20503.

Texte intégral
Résumé :
Analisar as preferências de estilo de aprendizagem de estudantes e professores do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo exploratório. Participaram efetivamente do estudo 193 estudantes e 19 professores do Ensino Fundamental, pertencentes a duas escolas da rede pública de ensino de Alegrete-RS. Foi utilizado o Inventário dos Estilos de Aprendizagem – IEA (Learning Style Inventory – LSI) de David Kolb para a coleta dos dados. Observou-se que os estilos de aprendizagem predominantes no perfil dos estudantes foram o Assimilador (n=89; 46,25%) e o Convergente (n=61; 31,73%). Notou-se que o estilo de aprendizagem Convergente predomina o perfil dos professores (n=9; 47,37%) respondentes. Percebeu que há uma distribuição mais uniforme entre os estilos de aprendizagem dos professores do que os estilos dos estudantes. Isso leva a entender que os estilos de ensino predominante dos professores apresentam compatibilidade com os estilos de aprendizagem dos estudantes. Notou-se que há vários perfis de aprendizado e de ensino. Comprendeu-se que os estilos de aprendizagem dos professores, que se baseiam para ensinar, abarcam diversos estilos de aprendizagem dos seus alunos. A partir disso, entende-se que o perfil dos professores possibilita explorar as distintas maneiras que os estudantes tendem a aprender. Acredita-se que identificar os estilos de aprendizagem é uma estratégia pedagógica que, aliada ao uso de metodologias inovadoras no ensino, tem potencial de auxiliar na eficácia de intervenções educativas e na qualidade do processo de ensino e de aprendizagem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Silva, Gustavo Bianch. « Desconstruindo o “oposicionismo nato” do movimento estudantil : os estudantes de direita (1960-1970) * Deconstructing the “opposition by birth” of the student movement : the right-wing students (1960-1970) ». História e Cultura 5, no 3 (14 décembre 2016) : 267. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v5i3.1897.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste artigo é abordar a questão atuação dos estudantes de direita no movimento estudantil. A mobilização do movimento nas universidades oscilou entre o ativismo em prol das mudanças educacionais e a luta por questões políticas de cunho mais gerais e estruturais. Porém, muitos estudantes enfrentaram a militância de esquerda e empenharam-se na articulação de outras propostas para a universidade, sobretudo influenciadas pelas ideias liberais. A finalidade desse texto é compreender o perfil dos grupos que questionaram os valores da esquerda participaram do movimento estudantil na ditadura militar. Quais as principais ações empreendidas por esses estudantes? Para problematizar essa questão, recorremos à historiografia para analisar a influência da direita entre os estudantes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Ruver, Franco Apolo. « ESTRATÉGIAS PARA O FOMENTO DO COOPERATIVISMO ESTUDANTIL NA UFFS CAMPUS CHAPECÓ/SC ». Revista Cadernos de Economia 24, no 40 (14 octobre 2020) : 1–24. http://dx.doi.org/10.46699/rce.v24i40.5461.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo visa propor estratégias para fomentar o cooperativismo estudantil na UFFS Campus Chapecó. Para que o objetivo fosse alcançado, realizaram-se entrevistas com representantes de seis cooperativas estudantis dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a realização de uma pesquisa com os estudantes da UFFS, com vistas a compreender o seu perfil, a sua percepção quanto ao cooperativismo e a sua predisposição ao cooperativismo. O estudo é de natureza qualitativa, classificada quanto aos fins como descritiva e quanto aos meios como estudo de campo. Como resultados da pesquisa, observa-se, que para a viabilização e consolidação de uma cooperativa de estudantes na UFFS Campus Chapecó, tornam-se necessárias a tomada de algumas medidas propostas em um plano de ações, como por exemplo, gerar conhecimento sobre cooperativismo entre os estudantes da universidade, definir o ramo de atuação da cooperativa, suas principais atividades e benefícios aos associados e o processo de constituição da cooperativa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Fiorotti, Karoline Pedroti, Renzo Roldi Rossoni et Angélica Espinosa Miranda. « Perfil do estudante de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo, 2007 ». Revista Brasileira de Educação Médica 34, no 3 (septembre 2010) : 355–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022010000300004.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho é mostrar o perfil socioeconômico do estudante de Medicina da UFES e conhecer suas opiniões e expectativas sobre a formação médica. Estudo transversal realizado em 2007 com 229 alunos do curso de Medicina. O questionário utilizado foi autoaplicável e anônimo. Foram coletados dados socioeconômicos, informações sobre o curso e o processo de ensino-aprendizagem. O estudo mostrou predomínio de mulheres (50,2%), brancos (68,6%), solteiros (98,7%), com renda familiar acima de R$ 3.000,00 (77,7%), vindos de escolas particulares (80,3%) e cujos pais possuem nível superior completo (65%). Os estudantes escolheram a profissão por adequação à aptidão pessoal e vocacional (66,4%) e acreditam na realização profissional e financeira (75,5%). Relatam sobrecarga de atividades (79%) e poucas horas para o lazer. Descrevem a relação professor-aluno centrada ou com predomínio no professor (68,2%) e 88,6% deles exercem pelo menos uma atividade extracurricular. Os resultados confirmam o elevado nível socioeconômico e cultural dos estudantes de Medicina da UFES, os efeitos prejudiciais da carga curricular sobre as atividades de lazer destes estudantes e a influência do modelo flexneriano no curso médico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Oliveira da Silva, Fabrício. « Perfil Socioidentitário e Profissional Docente no Ensino Superior : Implicações na/da Relação Professor e Estudante ». Revista Internacional Educon 1, no 1 (28 décembre 2020) : e20011020. http://dx.doi.org/10.47764/e20011020.

Texte intégral
Résumé :
O artigo apresenta o perfil socioidentitário profissional de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, enredando reflexões em torno da relação professor e estudante face aos processos de ensino e aprendizagem na universidade. O foco centra-se em questões inerentes às práticas educativas dos professores com vistas a compreender como a relação com os estudantes se visibiliza pelo fazer docente. O texto objetiva discutir as ações pedagógicas de professores universitários em relação ao desenvolvimento de aprendizagens logradas pelo estudante. A pesquisa é de natureza quantitativa e revela os resultados de um questionário do tipo survey, de 25 questões, aplicado a 338 professores de diferentes áreas do conhecimento. O estudo permitiu concluir que a relação professor e estudante é fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens. Os professores revelam que planejam aulas, que socializam tais planejamentos com os estudantes, que explicam os critérios de avaliação, inclusive os relativos à correção.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Carvalho, Matheus Sousa Marques, Daniela Furtado Rodrigues de Andrade, Álvaro Francisco Lopes de Sousa, Andréia Rodrigues Moura da Costa Valle, Daniela Reis Joaquim Freitas, Glicia Cardoso Nascimento, Denise de Andrade et Evandro Watanabe. « Colonização nasal por Staphylococcus aureus entre estudantes de Enfermagem : subsídios para monitorização ». Revista Brasileira de Enfermagem 69, no 6 (décembre 2016) : 1046–51. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0210.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO Objetivo: monitorar as cepas de Staphylococcus aureus resistentes ou não à oxacilina, entre estudantes da graduação em enfermagem, com ênfase no processo de colonização. Método: estudo transversal de prevalência, realizado com 138 estudantes de Enfermagem. As amostras biológicas da cavidade nasal foram coletadas em junho de 2015, utilizando-se swabs estéreis, posteriormente submetidos a testes confirmatórios de catalase e coagulase. Os Staphylococcus aureus isolados tiveram seus perfis de sensibilidade determinados por meio da técnica de Kirby Bauer. Foram realizadas análises descritivas, univariadas e bivariadas. Resultados: a prevalência de Staphylococcus aureus foi de 21,7. Com relação ao perfil de resistência, 24,1% das cepas se mostraram resistentes à oxacilina, sendo a ampicilina o antimicrobiano com maior resistência (82,8%). Conclusão: a cavidade nasal é importante reservatório de S. aureus em estudantes de Enfermagem. O perfil das linhagens isoladas evidencia o aumento da resistência de Staphylococcus aureus a antimicrobianos, como a oxacilina.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Honório, Daniel Augusto, Josiane Aparecida De Jesus, Gracielle Fin et Rudy José Nodari Júnior. « Perfil motivacional, formas de estudo e satisfação de estudantes universitários com a vida ». Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 101, no 258 (20 septembre 2020) : 16. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4645.

Texte intégral
Résumé :
O estudo do perfil motivacional em ambientes educacionais tem sido alvo de centros de pesquisa de diversas instituições de ensino de nível básico ou superior, bem como a análise das abordagens de aprendizagem e da satisfação de estudantes universitários com a vida. O objetivo deste trabalho é identificar os perfis motivacionais, as formas de estudo e a satisfação de estudantes universitários com a vida. Trata-se de estudo descritivo quanto aos objetivos, e quantitativo quanto à abordagem do problema, com desenho transversal, analítico-observacional. Para avaliar a motivação dos estudantes, foi utilizada a Escala de Motivação Situacional (SIMS); para medir os enfoques de aprendizagem, o instrumento utilizado foi o Questionário Revisado sobre o Processo de Estudo (R-SPQ-2F); e para avaliar a satisfação com a vida, foi utilizada a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). O perfil motivacional dos estudantes se mostrou mais autodeterminado, ligado à motivação intrínseca. As abordagens de estudo foram relacionadas a motivações profundas e os estudantes se mostraram satisfeitos com a vida. Observou-se correlação positiva entre a motivação intrínseca, a abordagem de estudo de motivo profundo e estratégia profunda, e a satisfação com a vida.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Leite, Graciliana Garcia, et Juliane Aparecida de Paula Perez Campos. « Perfil escolar de estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos, nível ensino médio ». Revista Educação Especial 32 (18 mars 2019) : 30. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x27878.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do estudo foi analisar o perfil escolar de estudantes com deficiência matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível ensino médio. O estudo contou com a participação de 10 estudantes de diferentes escolas estaduais de três municípios do interior do estado de São Paulo. Para coleta de dados, aplicou-se o questionário socioeconômico adaptado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA 2013). Os resultados indicaram perfil jovem dos estudantes, predominância do sexo masculino, baixo nível escolaridade dos pais, perfil econômico baixo e fragmentação do processo de escolarização, caracterizado pela interrupção dos estudos. Foi possível concluir que os estudantes reconhecem que o retorna a escola representa a oportunidade ascensão profissional, rompendo com o processo de fragmentação escolar. Destacamos a relevância do estudo, pois é necessário conhecer o perfil dos estudantes que frequentam a EJA, como forma de compreender sua caracterização e trajetória escolar, oportunizando o desenvolvimento educacional destes sujeitos no contexto do ensino regular.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Araújo, Susana Lima de Queiroz Pontes de, Felipe Di Blasi et Flávia Barbosa da Silva Dutra. « Responsabilidade Social da Universidade Observada a Partir da Trajetória Educacional de Pessoas com Deficiência ». Educação, Sociedade & ; Culturas, no 58 (30 avril 2021) : 117–37. http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi58.113.

Texte intégral
Résumé :
Com a promulgação da Lei n.º 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnicos de nível médio e superior das instituições federais de ensino, surgiram questões referentes ao perfil desse/a estudante, motivando o estudo. Objetivamos discutir a questão da responsabilidade social da universidade frente à educação inclusiva, traçando o perfil do/a estudante com deficiência no ensino superior da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ingressante pelo sistema de reserva de vagas. Desenvolvemos uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, utilizando‑se das metodologias de estudo de caso e história de vida, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista autobiográfica aberta, para apresentar a visão destes/as estudantes em situação de inclusão, oriundos de matrícula destinada à pessoa com deficiência através de reserva de vagas do Sistema de Seleção Unificada das Universidades Públicas Brasileiras. Apresentando o perfil destes/as estudantes, foi possível visualizar algumas demandas que eles/as julgam necessárias para seu pleno desenvolvimento educacional, evidenciando que garantir o acesso e permanência das pessoas com deficiência no ensino superior é responsabilidade social da universidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Rocha, Beatriz Da Silva, Samuel Fontes Batista et Maria Ângela Arêa Leão Ferraz. « Perfil dos discentes de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí ». Revista da ABENO 19, no 4 (25 décembre 2019) : 55–60. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.700.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo teve como objetivo conhecer o perfil acadêmico e sociodemográfico dos estudantes de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí. A pesquisa foi do tipo transversal com abordagem quantitativa. Aplicou-se um questionário contendo perguntas a respeito dos aspectos socioeconômicos e acadêmicos dos discentes. Dos 92 estudantes matriculados, 71% (66) participaram do estudo, desses 59% (39) são mulheres, 92% (61) solteiros(as), 59% (39) com idade entre 21 e 24 anos, 38% (25) de classe econômica favorecida e 44% (29) que se autodeclaram brancos. Quanto ao motivo de escolha do curso, desejo pessoal foi a resposta escolhida por 48,50% (32) dos discentes. A pesquisa científica foi classificada como muito importante durante a formação e após a graduação, 97% (64) pretendem fazer especialização, sendo Cirurgia (16, 24%) e Ortodontia (13, 20%) as áreas de maior interesse. As perspectivas quanto à profissão se relacionam com a realização pessoal/profissional e promoção de saúde. Com base nos resultados, identificou-se o perfil do estudante de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí, suas expectativas e o que pretendem realizar após a formação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Peron, Lucélia, et Rosenei Cella. « perfil e a trajetória dos estudantes indígenas na UFFS ». Olhares : Revista do Departamento de Educação da Unifesp 9, no 2 (25 juillet 2021) : 80–99. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11321.

Texte intégral
Résumé :
Este texto tem como intenção apresentar o perfil dos estudantes indígenas que estão matriculados e frequentando os cursos de graduação na Universidade Federal da Fronteira - UFFS e as suas percepções a respeito dos processos seletivos de ingresso, da inserção na universidade, das ações de permanência, do seu desempenho acadêmico, além das sugestões que eles propõem para qualificar o Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN) da UFFS. Para a produção do texto, utilizou-se como materiais de análise as respostas dadas pelos estudantes indígenas no questionário aplicado a eles para a construção do segundo relatório de avaliação do PIN e os dados existentes no Sistema de Gestão Acadêmica – SGA da UFFS. Observa-se que os estudantes indígenas demonstram uma satisfação muito grande em estarem na universidade, porém enfrentam muitos desafios provenientes tanto de questões culturais quanto de limitações decorrentes da sua condição econômica e social. Contudo, esses estudantes têm superado séculos de exclusão e esquecimento ao buscarem a educação superior. O PIN representa um esforço institucional da UFFS para fortalecer esse grupo social e firmar-se como entidade que possui um papel diferenciado nas regiões em que está inserida, propiciando oportunidades de acesso e permanência no ensino superior desconhecidas antes de sua instalação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Otubo, Karina Aki, Andréa Cintra Lopes et José Roberto Pereira Lauris. « Uma análise do perfil audiológico de estudantes de música ». Per Musi, no 27 (juin 2013) : 141–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992013000100013.

Texte intégral
Résumé :
Tocar um instrumento musical requer a integração das habilidades perceptiva, motora, e cognitiva, desenvolvidas modularmente, de forma gradativa e hierarquicamente coordenada. Na realização de uma obra musical, a audição atua de forma marcante na sua complexa associação com o cérebro, capaz de produzir mudanças comportamentais e emocionais nos humanos. O presente estudo analisa o perfil audiológico de estudantes de graduação em Música, que foram submetidos à Avaliação Audiológica (Entrevista, Audiometria Tonal Liminar, Logoaudiometria, e Imitanciometria), além dos exames complementares de Audiometria Tonal de Altas Frequências (AT-AF) e Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente (EOAT). Os resultados indicaram que os estudantes apresentam audição dentro da normalidade. Entretanto, ações educativas e preventivas são essenciais para promover a conscientização sobre alterações auditivas nesse grupo de risco.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Souza, Vivian Mendes de, Josiane Fujisawa Filus de Freitas, Aline Rodrigues Guedes da Silva, Barbara Cristovão Carminati et Gustavo Levandoski. « Perfil do estilo de vida de estudantes de engenharia ». Espaço para a Saúde- Revista de Saúde Pública do Paraná 19, no 1 (2 août 2018) : 74–83. http://dx.doi.org/10.22421/15177130-2018v19n1p74.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Oliveira, Ana Luíza Matos de. « Perfil dos estudantes de graduação entre 2001 e 2015 : uma revisão ». Avaliação : Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 26, no 1 (avril 2021) : 237–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772021000100013.

Texte intégral
Résumé :
Em uma perspectiva multidimensional quanto à desigualdade, o artigo objetiva verificar se a literatura e as bases de dados comumente utilizadas permitem identificar uma democratização do acesso à educação superior entre 2001 e 2015 e se há alguma lacuna nos estudos que analisam o perfil dos estudantes de graduação no período. O artigo é composto por introdução, revisão da literatura, panorama dos principais bancos de dados e pesquisas realizadas sobre o perfil dos estudantes e finaliza identificando possíveis lacunas e agendas de pesquisa futuras. Conclui-se que a literatura aponta uma democratização do perfil dos estudantes, mas falta uma comparação anual dos estudantes do setor público e privado conjuntamente quanto a cor/raça, renda e região, que poderia ser construída a partir da PNAD.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

SALES VIEIRA, KARINA, et VELEIDA ANAHI DA SILVA. « RELAÇÃO COM O SABER NO SETOR PRIVADO : ». Anais do Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" 13, no 28 (21 septembre 2019) : e13192809. http://dx.doi.org/10.29380/2019.13.28.09.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta reflexões sobre o perfil geral dos estudantes de Medicina objeto de uma pesquisa de doutorado em Educação, ainda em andamento, que busca analisar a Relação com o Saber dos estudantes de Medicina de uma universidade particular. Os estudantes que compõem os sujeitos da análise dessa pesquisa totalizam 209 estudantes, os quais cursam medicina em uma instituição de ensino superior privado localizada na cidade de Jacobina (BA). Nessa perspectiva, neste artigo apresentar-se-á o perfil geral desses acadêmicos, resultado dos dados obtidos a partir da análise de documentação preenchida por eles no ato da matrícula. A pesquisa, sustenta-se em uma investigação qualitativa, com amparo nos trabalhos de Bernard Charlot e Alain Coulon. O estudo apontou um perfil de estudantes jovens, oriundos de camadas sociais mais privilegiadas, que chegam à universidade não por ultrapassar a escolaridade dos pais, mas por ser essa a trajetória comum na família.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Oliveira, Aparecida Beatriz de, et Silvia Maria Cintra da Silva. « A Psicologia na promoção da saúde do estudante universitário ». Revista Psicologia, Diversidade e Saúde 7, no 3 (7 août 2018) : 373. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1913.

Texte intégral
Résumé :
A saúde mental de estudantes universitários tem sido tema de muitas pesquisas no país e motivado importantes discussões a partir de perspectivas sociais, econômicas, políticas e pedagógicas, entre outras. Estudos têm demonstrado a vulnerabilidade de saúde dos estudantes, tornando relevante a investigação de intervenções do psicólogo diante dessa problemática. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar práticas desenvolvidas por psicólogos na Assistência Estudantil de universidades públicas federais mineiras, utilizando os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Escolar Crítica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com a participação de 19 psicólogos, que responderam a um questionário. Foram analisadas respostas concernentes ao perfil dos participantes, à prática profissional e às percepções dos psicólogos acerca dela, envolvendo composição dos serviços, modalidades de atuação, desafios e dificuldades com estratégias de enfrentamento e superação; mudanças necessárias; o papel do psicólogo na assistência estudantil e compreensão da contribuição de sua atuação para a Educação. Verificou-se a existência de ações de promoção da saúde do estudante e presença da interface da Psicologia com a Educação e a Saúde tanto na formação quanto na atuação dos profissionais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Ramos dos Santos, Elen Cristina. « Permanência e resistência de estudantes oriundas de uma escola pública na universidade - interfaces entre raça, gênero e classe ». Áskesis - Revista des discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar 9, no 1 (24 février 2021) : 36–58. http://dx.doi.org/10.46269/9120.538.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como objetivo discutir e analisar sobre o perfil e trajetória de estudantes universitárias, oriundas de uma escola pública de Brasília. Metodologicamente optou-se por aplicação de questionários fechados e entrevistas em profundidade com 16 estudantes secundaristas e que atualmente são estudantes de graduação na Universidade de Brasília- UnB. A partir dos dados obtidos e de bibliografia ancorada nos debates de raça, gênero e classe, será abordado sobre os desafios, bem como as resistências para a permanência empenhadas pelas estudantes investigadas cujo perfil constituído majoritariamente de negras, periféricas e de contextos socioeconomicamente vulnerabilizados
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Pelicioli, Marina, Cristiane Barelli, Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves, Siomara Regina Hahn et José Ivo Scherer. « Perfil do consumo de álcool e prática do beber pesado episódico entre universitários brasileiros da área da saúde ». Jornal Brasileiro de Psiquiatria 66, no 3 (septembre 2017) : 150–56. http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000164.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO Objetivo Identificar entre os universitários da área da saúde de uma universidade brasileira a prevalência, o perfil do consumo de álcool e a prática do beber pesado episódico (BPE). Métodos Estudo transversal, quantitativo, com amostra randomizada dos universitários dos 12 cursos da saúde. Foram aplicados questionários individualizados, em formulário eletrônico, utilizando a escala AUDIT, após consentimento informado. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial. Resultados Entre os 619 estudantes selecionados, a prevalência de consumo de álcool foi de 85%, com perfil do consumo de baixo risco (77,1%). Consumo nocivo e provável dependência foram detectados em 2,7%. A prática do BPE foi de 51,6%, quase o dobro em comparação com outros estudos. As características que mais se associaram ao consumo de álcool foram: ser solteiro, do sexo masculino e frequentar festas semanalmente. Conclusão O consumo de álcool é elevado entre os estudantes avaliados, embora a maioria esteja no perfil de baixo risco. Contudo, fica evidente a necessidade de ações educativas para a promoção da saúde do estudante, visando à redução e ao consumo consciente de bebidas alcoólicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

De Melo, Viviane Florentino, et Amanda Amantes. « Mapeando elementos do perfil epistemológico de densidade ». Amazônia : Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 17, no 38 (2 juillet 2021) : 153. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.9787.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo apresentamos o mapeamento de elementos do perfil epistemológico de densidade de estudantes do ensino médio e superior. Aplicamos testes a uma amostra de 324 estudantes desses dois níveis com o intuito de identificar a presença de elementos do perfil a partir da segmentação do conceito nas três primeiras zonas: realismo ingênuo, empirismo e racionalismo tradicional. Os testes foram construídos tendo como parâmetro o conteúdo de nível médio. Nossos resultados evidenciam que a consolidação dos conhecimentos referentes ao conceito de densidade que permite a diferenciação de contextos de uso: científico e cotidiano, assim como a apropriação de elementos teóricos para lidar com o conceito, só são constatadas, de modo significativo, em estudantes de nível superior. A partir desses resultados questionamos a formação em nível médio em termos de promoção do desenvolvimento de concepções, uma vez que há evidências de não superação do senso comum. Além disso, parece não haver a instrução necessária para prover elementos teóricos necessários à compreensão de situações empíricas. Por fim, apontamos a necessidade de mais pesquisas, a fim de evidenciar como o processo de escolarização fornece subsídios para que alunos superem o senso comum e consigam operar com teorias científicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Knoblauch, Adriane, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna et Giselly Cristini Mondardo. « ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIFESP E DA UFPR : PERFIL SOCIOCULTURAL E FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA ». Atos de Pesquisa em Educação 13, no 1 (22 mai 2018) : 102. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p102-124.

Texte intégral
Résumé :
O trabalho apresenta dados do perfil socioeconômico dos estudantes de Pedagogia da UNIFESP – campus Guarulhos ingressantes em 2011 e dos estudantes de Pedagogia da UFPR ingressantes em 2012, a partir de Banco de Dados gerado pelas duas instituições. Os dados corroboram estudos clássicos da sociologia da educação que apontam correlação entre origem social e escolha por cursos superiores. As análises realizadas evidenciam a relevância de se apontar relações entre o perfil sociocultural de alunos de cursos de formação de professores e disposições vinculadas a esse perfil, importantes para se compreender a relação estabelecida por esses estudantes com o conhecimento em seu percurso universitário, ampliando o debate sobre a formação para a docência.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Guimarães, Cleiça Rafaela De Almeida, Flávia Cristiane Vieira da Silva et Jose Euzebio Simões Neto. « Modos de pensar sobre entropia e espontaneidade de licenciandos em química a partir da teoria dos perfis conceituais ». ACTIO : Docência em Ciências 4, no 2 (8 juillet 2019) : 15. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n2.8836.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla de mestrado acadêmico, que tem por objetivo analisar a emergência de zonas do perfil conceitual de entropia e espontaneidade em uma sequência didática aplicada a licenciandos em química. Justificamos a utilização da teoria dos perfis conceituais por sua importância em se considerar diversos modos de pensar conceitos científicos, que possuem valor pragmático em determinados contextos, bem como a necessidade de apresentar essa pluralidade em situações de ensino e de aprendizagem em sala de aula. Este estudo é um recorte com o objetivo específico de analisar a emergência das zonas do perfil conceitual de entropia e espontaneidade a partir das concepções informais e científicas dos estudantes. A pesquisa ocorreu com vinte estudantes matriculados na disciplina Físico-química I do curso de Licenciatura em Química do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco mediante aplicação de um instrumento constituído de uma única e ampla pergunta, elaborada segundo recomendações da literatura: “o que você entende por entropia?”. A análise evidenciou a emergência das três zonas do perfil conceitual de entropia e espontaneidade nas respostas dos estudantes, a saber: zona perceptiva/intuitiva, zona empírica e zona racionalista. Destacamos a ocorrência de respostas majoritariamente associadas a ideia de entropia como grau de desordem de um sistema, em associação direta à questão da espontaneidade dos processos mediante aumento da entropia, que corresponde a zona empírica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Araújo, Francisco Adeil Gomes de, Meirivâni Meneses de Oliveira, Eloneid Felipe Nobre, Alexandre Gonçalves Pinheiro et Marcony Silva Cunha. « O ESTUDO DE DINÂMICA DOS FLUIDOS COM O APLICATIVO WIND TUNNEL ». Revista do Professor de Física 1, no 2 (21 décembre 2017) : 25–36. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v1i2.7070.

Texte intégral
Résumé :
Como os aviões conseguem voar? Este trabalho tem como objetivo geral fornecer aos estudantes, fundamentação teórica e orientação prática, a fim de lhes dar as condições de aprendizagem para responder esta pergunta, através de simulações do aplicativo Wind Tunnel no estudo de dinâmica dos fluidos para analisar o voo de um avião. Para alcançar este objetivo são propostas quatro atividades usando os aplicativos e materiais de fácil aquisição. A primeira consiste em utilizar os perfis aerodinâmicos, já existentes no aplicativo, dando aos estudantes a oportunidade de explorar os conteúdos expostos pelo professor em sala de aula. Na segunda atividade, os estudantes, usando o aplicativo, simulariam um perfil aerodinâmico que resulte a melhor relação entre a sustentação e o arrasto. Seguindo a segunda atividade, eles construirão em 3D, o protótipo da asa de avião usando, preferencialmente, materiais de baixo custo, como papel, cola, arame, usando como modelo, o perfil escolhido e criado na atividade anterior. Finalmente, na quarta atividade, os estudantes apresentarão seus projetos na sala de aula, explicando cada passo seguido para alcançar seus resultados. Como um passo além no estudo de dinâmica dos fluidos, o professor promoverá discussões em sala de aula, fornecendo pesquisas recentes sobre o uso de superfluidos em túneis de vento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Corrêa, Nancy Nazareth Gatzke, Marinez Meneghello Passos et Sérgio De Mello Arruda. « PERFIL METACOGNITIVO (PARTE II) : APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO DE ANÁLISE ». Investigações em Ensino de Ciências 23, no 1 (30 avril 2018) : 230. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p230.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação que procurou caracterizar o aprendizado em Física de estudantes do Ensino Médio, por meio das percepções e das reflexões que compõem o processo metacognitivo do grupo estudado. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista coletiva que depois de transcrita foi submetida aos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Os relatos dos sete estudantes que formaram o grupo foram classificados em quinze categorias emergentes, as quais permitiram evidenciar o perfil metacognitivo de cada um deles. Por meio dos relatos foi possível verificar que os estudantes do grupo entrevistado possuem uma percepção singular de como se relacionam com o processo do aprender e sobre as estratégias que utilizam para que o processo se efetive, demonstrando clareza no reconhecimento do aprendizado de Física e das formas individuais utilizadas para efetivá-lo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Pigato, Decio Tadeu Dalcin, et Silvana Maria Paes Cangiani. « Utilização do perfil dos estudantes como parâmetro da gestão educacional ». Revista de Gestão e Avaliação Educacional 1, no 1 (7 avril 2017) : 107. http://dx.doi.org/10.5902/2318133825913.

Texte intégral
Résumé :
No presente trabalho buscou-se compreender como o diagnóstico da realidade dos estudantes do ensino fundamental é conduzida no âmbito da rede municipal de educação de Viamão/RS. A partir desta compreensão buscou-se elaborar uma metodologia para a utilização do perfil dos estudantes como parâmetro de gestão. Para tanto, estruturou-se a pesquisa em três dimensões: como o diagnóstico da realidade dos estudantes é feito na atualidade, quais as contribuições oferecidas pelo banco de dados Pense do IBGE. O trabalho gerou um produto para a rede municipal de ensino, o qual possibilita a ampliação do cadastro dos alunos, com a proposta de inclusão de parâmetros que contemplam variáveis as quais permitem identificar melhor a diversidade presente nas escolas.Palavras-chave: perfil dos estudantes, diagnóstico, gestão educacional, ensino fundamental. USING THE PROFILE OF STUDENTS AS A PARAMETER OF EDUCATIONAL MANAGEMENTAbstractThis study is an attempt to understand the reality of the education network in the city of Viamão, in the state of Rio Grande do Sul, in performing the diagnosis of students’ profiles. The aim of this research is to formulate a methodology for the use of the students’ profiles as a management parameter. In order to do that, the research has been grounded on three pillars: the way the city conducts the process today, what important actions database has taken, and the main trends pointed by the research. The study has led to one outcome’s for the educational network that allows widening of the students’ records with the formulation of a parameter including variables that are more suitable to the diversity seen in the schools. Key-words: student profile, diagnosis, educational management, elementary school.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

M.B., COSTA. « PERFIL DOS JOVENS ESTUDANTES DOS CURSOS SUPERIORES DE ALTA SELETIVIDADE ». Revista Espaço do Currículo 9, no 1 (13 mai 2016) : 80–96. http://dx.doi.org/10.15687/rec.2016.v9i1.080096.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Soares, Audrey Cabral Branches, Iago Gonçalves Ferreira, Luciana Brandão Carreira et Thaís Cortez Silva Ribeiro. « Perfil científico de estudantes de Medicina em uma universidade pública ». Scientia Medica 27, no 2 (6 mai 2017) : 25177. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2017.2.25177.

Texte intégral
Résumé :
*** Scientific profile of medical students in a public university ***AIMS: To describe the characteristics of scientific activities conducted by medical students at the State University of Pará, Brazil, including their participation in research, events, and publications of medical articles.METHODS: A cross-sectional study was conducted from March to June 2015 with over-18-year-old students from the medical school of the State University of Pará, after they signed an informed consent form for their participation. Thirty students from each academic year (6 in total) answered a questionnaire developed and applied by the researchers. The questionnaire addressed the students’ participation in research activities, the types of research developed, and their scientific production. The participants were grouped according to academic cycles (1st and 2nd years, 3rd and 4th years, and 5th and 6th years). The type of scientific research was classified into four categories: database search, experiments with animals, clinical practice at outpatient clinics and health centers, and analyses of biological samples. The categorical variables were expressed as frequencies and percentage and compared by the chi-square test. A p ≤0.05 was considered to be statistically significant.RESULTS: Out of 180 assessed students, 96 (53.3%) conducted research. Of these, 23 (12.7%) were 1st- or 2nd-year students, 33 (18.3%) were in the 3rd or 4th year, and 40 (22.2%) were attending the 5th or 6th year. Regarding the type of research, there was a larger participation in database search (26.7%) and in clinical studies (26.7%). Participation of undergraduates in scientific events consisted of poster sessions (40.6%) and oral presentations (14.4%).CONCLUSIONS: The study revealed a high frequency of participation of medical students in research activities, with a major focus on clinical studies and database search. Students from the 3rd to the 6th year showed a higher degree of participation. The students’ scientific production was made known more frequently through their participation in scientific events, especially in poster sessions. There was a paucity of publications by the investigated undergraduate students.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Castellanos, Marcelo Eduardo Pfeiffer, Terezinha de Lisieux Quesado Fagundes, Tânia Celeste Matos Nunes, Célia Regina Rodrigues Gil, Isabela Cardoso de Matos Pinto, Soraya Almeida Belisário, Solange Veloso Viana, Guilherme Torres Correa et Raphael Augusto Teixeira de Aguiar. « Estudantes de graduação em saúde coletiva : perfil sociodemográfico e motivações ». Ciência & ; Saúde Coletiva 18, no 6 (juin 2013) : 1657–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013000600017.

Texte intégral
Résumé :
Os Cursos de Graduação em Saúde Coletiva (CGSC) consistem em uma nova modalidade formativa no campo da Saúde Coletiva que visa formar profissionais focados nas principais necessidades em saúde da população brasileira e no Sistema Único de Saúde. Assim, torna-se relevante traçar o perfil sociodemográfico de seus alunos e conhecer seus interesses quanto à formação e atuação profissional. Com esses objetivos, em 2010, adotando uma abordagem quantitativa ao tema, realizamos um inquérito, através da aplicação de um questionário semiestruturado aos alunos dos CGSC de universidades federais dos estados do Acre, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Entre os 304 respondentes, encontramos uma população majoritariamente feminina, com 26 anos de idade, composta por indivíduos solteiros que moram com os pais, cursaram principalmente o ensino público, pertencem a famílias com baixa renda e escolaridade, aprovam o estudo noturno, trabalham e contribuem com a renda familiar, desejam trabalhar no setor público, preferencialmente em capitais e identificam no CGSC uma oportunidade para trabalhar na área da saúde. Esse perfil aponta para desafios e avanços presentes na formação pretendida, reforçando a necessidade de monitoramento do processo de implementação dos CGSC.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Castellanos, Marcelo Eduardo Pfeiffer, Terezinha de Lisieux Quesado Fagundes, Tânia Celeste Matos Nunes, Célia Regina Rodrigues Gil, Isabela Cardoso de Matos Pinto, Soraya Almeida Belisário, Solange Veloso Viana, Guilherme Torres Correa et Raphael Augusto Teixeira de Aguiar. « Estudantes de graduação em saúde coletiva : perfil sociodemográfico e motivações ». Ciência & ; Saúde Coletiva 18, no 6 (juin 2013) : 1657–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013001400017.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie