Littérature scientifique sur le sujet « Piscicultura orgânica »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Piscicultura orgânica ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Piscicultura orgânica"

1

Boscolo, Wilson Rogério, Aldi Feiden, Dacley Hertes Neu et Fabiana Dieterich. « Sistema orgânico de produção de pescado de água doce ». Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 13, no 2 (juin 2012) : 578–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402012000200025.

Texte intégral
Résumé :
No presente trabalho objetivou-se levantar dados sobre a produção orgânica de pescado de água doce. Atualmente, a produção de alimentos orgânicos de origem vegetal é a predominante no mercado, no entanto, a criação de animais com certificação de origem orgânica tem grande potencial e é uma importante ferramenta para agregação de valor aos grãos e subprodutos agroindustriais orgânicos. Quanto à normatização da aquicultura orgânica, os produtores têm se baseado em normas internacionais. No Brasil, a normatização para criação de animais é bastante recente e sua regulamentação foi consolidada por meio da Instrução Normativa Interministerial No28, publicada no dia 8 de junho de 2011 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) juntamente com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Na literatura, são escassos os trabalhos com piscicultura orgânica, mas de acordo com os dados disponíveis, a criação de espécies como a tilápia (Oreochromis niloticus) o pacu (Piaractus mesopotamicus) e o jundiá (Rhamdia sp.) alimentados com rações orgânicas, em diferentes sistemas de cultivo, demonstram resultados bastante otimistas quanto ao sistema de produção, foco deste trabalho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Oliveira, Hudson Do Vale de, Francisco Bezerra Neto, Celicina Maria da Silveira Borges Azevedo, Cybelle Barbosa e. Lima et Gabriela Cemirames de Sousa Gurgel. « Alterações nas características químicas de um Argissolo Vermelho-Amarelo irrigado com efluente de piscicultura, em ambiente protegido ». REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 3, no 1 (19 mai 2010) : 9. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v3i1.240.

Texte intégral
Résumé :
Com o objetivo de verificar as alterações ocorridas nas características químicas do solo irrigado com efluente de piscicultura um experimento foi conduzido em casa de vegetação. O delineamento estatístico foi o inteiramente casualizado com quatro repetições, em esquema fatorial (2x3x2), sendo os tratamentos gerados da combinação de dois tipos de águas de irrigação (poço tubular, efluente de piscicultura), três fontes de fósforo (fosfato natural, fosfato solúvel e controle) e dois substratos (com matéria orgânica e sem matéria orgânica na proporção de 3:1), totalizando 12 tratamentos. O solo utilizado foi um Argissolo Vermelho-Amarelo. O experimento foi conduzido em vasos, que foram irrigados de acordo com os tratamentos durante 60 dias. Observou-se que as duas fontes de água alteraram as características físico-químicas do solo, porém o efluente de piscicultura proporcionou um maior aumento nos teores dos sais do solo. Aumento nos valores de pH e condutividade elétrica foram observados. Nos tratamentos em que se aplicou a matéria orgânica observou-se um aumento nos cátions trocáveis quando aplicado o efluente de piscicultura.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Muelbert, Betina, Marcos Weingartner, Ricardo Yuji Sado, Fernanda Ferrari et Maude Regina de Borba. « Performance of poly cultured fish species fed organic or commercial diets ». Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 15, no 4 (1 octobre 2020) : 422–28. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v15i4.7893.

Texte intégral
Résumé :
Para a produção de peixes orgânicos o sistema de policultivo é indicado. O objetivo deste estudo foi verificar o desempenho de peixes criados em sistema de policultivo, alimentados com dieta orgânica ou comercial, em experimento de campo realizado no sul do Brasil. O policultivo compreendeu a combinação de espécies com diferentes hábitos alimentares: Rhamdia quelen (30%), Cyprinus carpio (20%), Pterygoplichthys joselimaianus (15%), Prochilodus lineatus (15%) Hypophthalmichthys molitrix (7,5%), H. nobilis (7,5%) e Ctenopharyngodon idella (5%), distribuídas (1,5 peixe m-2) em viveiros escavados de quatro propriedades rurais, em delineamento em blocos casualizados. Foram avaliados dois tratamentos alimentares, dieta orgânica artesanal peletizada e dieta convencional comercial extrusada, ao longo de 12 meses. Ao final do período de cultivo sobrevivência média, peso médio final, taxa de crescimento específico e composição do filé não diferiram entre os tratamentos dietéticos. Todavia, foi obtida produtividade média significativamente maior nos viveiros em que os peixes foram alimentados com a dieta orgânica (4.877,8kg ha-1) em comparação aos que receberam a dieta comercial (3.067,1 kg ha-1). Conclui-se que a suplementação alimentar com dietas orgânicas peletizadas registrou maior produção do que dieta comercial neste sistema de policultivo. Esperamos que estes resultados estimulem mais pesquisas sobre a piscicultura orgânica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Souza, Raimundo Aderson Lobão de, Rodrigo Takata, Alex da Silva Lobão de Souza, Mário Lopes da Silva Júnior et Fabricio Nilo Lima da Silva. « Caracterização de sedimentos em viveiros de piscicultura na Amazônia Oriental, Brasil ». Research, Society and Development 10, no 1 (21 janvier 2021) : e41710111815. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11815.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do estudo foi caracterizar o sedimento de viveiros com peixes e sem peixes da várzea estuarina da Amazônia Oriental, Pará, Brasil, após a calagem e adubação. Foi utilizado tambaquis (Colossoma macropomum), com comprimento total médio de 3,19cm e peso total médio de 0,28g. Os tratamentos foram viveiros de várzea estuarina que receberam calagem, adubação e peixe (T1); viveiros com calagem e sem peixe (T2); e, viveiros sem qualquer preparação e com peixe (T3). A calagem para assepsia e correção de pH, foi realizada com cal hidratada magnesiana e PRNT 90% na quantidade de 1000 kg ha-1. Além disso, efetuada a fertilização com esterco orgânico (esterco curtido de aves) na quantidade de 1000 kg ha-1, após a aplicação do calcário. O pH médio foi significativamente maior nos sedimentos (T1), seguido dos tratamentos T2 e T3, respectivamente. O carbono orgânico, Mg+2 e Al+3 trocáveis foram superiores (p<0,05) em sedimentos de T1, em comparação com T2 e T3, que apresentaram valores intermédios e inferiores (p<0,05), respectivamente. A quantidade de matéria orgânica e K trocável foram maiores (p<0,05) em T1 e T3 quando comparado ao T2. O P disponível e Ca trocável, foram significativamente maiores nos solos sem preparo calagem (T3) e inferiores (p <0,05) nos tratamentos que receberam calagem (T1 e T2). O H + Al trocável foi maior (p<0,05) em T3, seguida por T1 e T2, respectivamente. Portanto, conclui-se que os solos de viveiros de piscicultura em várzeas na Amazônia são susceptíveis à calagem, e manejo de fertilizantes. O manejo correto na preparação dos viveiros em várzeas estuarinas pode melhorar a qualidade do solo para piscicultura neste tipo de ambiente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Massago, Haluko, et Bruno Corrêa da Silva. « Uso de produtos clorados na desinfecção de viveiros de piscicultura ». Agropecuária Catarinense 33, no 2 (1 septembre 2020) : 26–28. http://dx.doi.org/10.52945/rac.v33i2.476.

Texte intégral
Résumé :
Os peixes presentes nos viveiros, podem ser predadores vorazes dos alevinos a serem povoados para o cultivo. Com intuito de eliminar estes predadores, avaliou-se o hipoclorito de cálcio 65% (HC65%) e o dicloroisocianurato de sódio 65% (DS65%) nos juvenis de tilápia, lambari e jundiá. Inicialmente, foram realizados testes em água clara para determinar concentração letal (CL) para estas três espécies de peixe. Posteriormente, realizou-se os testes em viveiro de piscicultura para alcançar a CL100. A CL100 em 8 horas, nas águas claras foi de até 4mg.L-1 HC65% ou 6mg.L-1 DS65%, para as três espécies. Já no viveiro, que apresentava 2,4% de matéria orgânica no solo, a CL100 foi de 30 mg.L-1 dos produtos teste. Pelo resultado, aconselha a concentração acima de 30mg.L-1 de cloro (3~6 g.m-2 de HC65% ou DS65% em viveiro com média de 10~20 cm de altura da água).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Oliveira, Rui F., et Leonor Galhardo. « Sobre a aplicação do conceito de bem-estar a peixes teleósteos e implicações para a piscicultura ». Revista Brasileira de Zootecnia 36, suppl (juillet 2007) : 77–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982007001000009.

Texte intégral
Résumé :
A produção de peixes teleósteos em piscicultura tem vindo a aumentar nas últimas décadas. Embora exista legislação reguladora do bem-estar animal em contextos de produção animal que tende a abranger todos os vertebrados, e por consequência também as espécies piscícolas, o conhecimento acerca do bem-estar dos peixes é ainda reduzido. Noutras classes de vertebrados (i.e. mamíferos e aves), tradicionalmente utilizados em produção animal, o estudo do bem-estar animal permitiu no passado recente um conhecimento aprofundado do estado em que os animais se encontram e dos recursos mínimos de que necessitam nas explorações pecuárias, o que veio modelar normas de boas práticas, linhas de orientação e legislação acerca de como devem ser tratados em cativeiro. Estes estudos identificaram três dimensões centrais no conceito de bem-estar animal: (a) o funcionamento orgânico e a saúde dos animais; (b) o funcionamento mental e o sofrimento dos animais; e (c) a natureza dos animais e a capacidade destes poderem expressar em cativeiro o repertório comportamental típico da espécie. Relativamente aos peixes, os estudos disponíveis incidem sobretudo sobre aspectos de saúde orgânica e de respostas de estresse, pelo que dos três pilares do conceito de bem-estar animal apenas o primeiro tem sido considerado, faltando ainda integrar as três dimensões do bem-estar em estudos futuros. A presente comunicação tem como objectivo evidenciar como o bem-estar animal é um conceito legitimamente extensível aos peixes, com base em dados recentes sobre a nocicepção, cognição e estresse social em peixes, que sugerem que estes são animais sencientes, e de como o conceito de bem- estar deve ser tido em conta em actividades tão expressivas como a piscicultura.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Carvalho Júnior, Sebastião B. de, Dermeval A. Furtado, Valneide R. da Silva, Renilson T. Dantas, Iracema da S. P. Lima et Vera L. A. de Lima. « Produção e avaliação bromatológica de espécies forrageiras irrigadas com água salina ». Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no 10 (octobre 2010) : 1045–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010001000004.

Texte intégral
Résumé :
Uma das alternativas para a destinação de rejeito de dessalinizadores é a utilização em tanques de piscicultura e carcinocultura e posterior reúso na irrigação de culturas tolerantes a salinidade. O trabalho foi conduzido no município de Barra de Santa Rosa, PB, objetivando verificar a taxa de germinação da semente, brotação das mudas e características bromatológicas de maniçoba (Manihot glaziovii Muell Arg), erva-sal (Atriplex nummularia), flor de seda (Calotropis procera) e jureminha (Desmanthus virgatus), cultivadas e irrigadas com água excedentes de tanques de piscicultura e carcinocultura, oriundos de rejeito de dessalinizadores, com condutividade elétrica de 5.800 e 5.200 μS cm-1, respectivamente. A flor de seda e erva-sal apresentam maiores taxas de germinação (96,0%) e brotação (70,0%), respectivamente, seguidas da taxa de brotação da maniçoba (62,0%) e da jureminha (51,0%). Do total de mudas transplantadas 95,0; 93,0; 82,7 e 80,5% das plantas de flor de seda, maniçoba, atriplex e jureminha, foram viáveis, respectivamente. As forrageiras apresentaram boa taxa de brotação e germinação e propagação e boa composição bromotologica, onde a jureminha e o atriplex apresentaram teor de proteína, matéria orgânica e energia bruta de 9,4 e 17,8%; 95,0 e 76,3% e 4.295,8 e 3.575,9 cal g-1 de energia bruta, respectivamente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Martins, Ana P. L., Carlos B. Reissmann, Nerilde Favaretto, Maria R. T. Boeger et Edilson B. de Oliveira. « Capacidade da Typha dominguensis na fitorremediação de efluentes de tanques de piscicultura na Bacia do Iraí - Paraná ». Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 11, no 3 (juin 2007) : 324–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662007000300013.

Texte intégral
Résumé :
A eutrofização é caracterizada por um processo no qual um corpo d'água adquire altos níveis de nutrientes, especialmente nitratos e fosfatos, provocando o posterior acúmulo de matéria orgânica e sua decomposição. Uma das alternativas para a descontaminação ambiental é o uso da fitorremediação. O objetivo principal do trabalho foi testar a capacidade da Typha dominguensis na minimização da eutrofização da água de tanques de piscicultura. A partir da água dos tanques da Estação Experimental do Canguiri - UFPR, instalou-se um experimento para cultivo da espécie Typha dominguensis sob diferentes níveis tróficos em sistema fechado. Os tratamentos são representados por cinco níveis de nitrogênio (N) e fósforo (P), arranjados em esquema fatorial em delineamento inteiramente casualizado com seis repetições. Após 160 dias de cultivo, as plantas foram coletadas e analisadas em relação ao desenvolvimento e composição química da parte aérea. A capacidade extratora das plantas foi avaliada através da sua biomassa acumulada e do teor de nutrientes na matéria seca e remanescente na água. No melhor tratamento, observou-se uma remoção na água de até 87% de N e 54% de P adicionados, significando ser uma planta bastante promissora nesta linha de investigação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

De Andrade Lopes, Yuri Vinicius, Ederson Ruas Medrades et Jerônimo Vieira Dantas Filho. « VARIAÇÃO LIMNOLÓGICA E SAZONAL DOS CORPOS DE ÁGUA DO CENTRO DE PISCICULTURA CARLOS EDUARDO MATIAZZE ». Revista de Administração e Negócios da Amazônia 11, no 2 (27 septembre 2019) : 144. http://dx.doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n2p144-183.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo com o estudo foi avaliar a variação dos parâmetros limnológicos da água do Centro de Pesquisa em Piscicultura Carlos Eduardo Matiazze, Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici-RO. Avaliou-se a qualidade da água da represa de abastecimento, de dois viveiros e do efluente.A Análise dos Componentes Principais (ACP) foi aplicada no intuito de ordenar os pontos de amostragem, a partir da matriz de correlação das variáveis físicas e químicas, sendo que para realizar a ACP utilizou-se os dados das variáveis limnológicas horizontais, adotando-se médias para os períodos estudados, chuva e estiagem. Obteve-se um paralelismo de resultados das análises, porque os parâmetros no período chuvoso nos respectivos locais apresentaram resultados mais elevados que os parâmetros destacados potencial hidrogenionico (pH) e oxigênio dissolvido em água (OD), apresentando características opostas em relação ao período de estiagem, que por sua vez, mostrou um resultado comum de temperatura e condutividade no efluente e na represa. As médias limnológicas da represa e dos viveiros apresentaram-se aceitáveis, no entanto, o efluente apresentou médias de condutividade, oxigênio dissolvido e concentração de matéria orgânica inadequados de acordo com a Resolução CONAMA 357/2005. Sendo assim, há necessidade de continuar estudos na área, ampliando as análises físico-químicas e biológicas, como análise de sólidos totais e o fósforo para se ter o conhecimento da área de influência do cultivo do Centro de Pesquisa e a relação dos sólidos suspensos com os demais parâmetros de qualidade de água, e também, que potencial de prejuízo essas concentrações podem causar às pesquisas científicas da Universidade Federal de Rondônia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Gentelini, André Luis, Simone Damasceno Gomes, Aldi Feiden, Dilcemara Zenatti, Silvio César Sampaio et Anderson Coldebella. « Produção de biomassa das macrófitas aquáticas Eichhornia crassipes (aguapé) e Egeria densa (egeria) em sistema de tratamento de efluente de piscicultura orgânica ». Semina : Ciências Agrárias 29, no 2 (30 août 2008) : 441. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p441.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Thèses sur le sujet "Piscicultura orgânica"

1

Gentelini, André Luis. « Tratamento de efluente de piscicultura orgânica utilizando macrófitas aquáticas Eichhornia crassipes (mart. Solms) e Egeria densa (Planchon.) ». Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2007. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/169.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2017-05-12T14:46:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andre Luis Gentelini.pdf: 1181211 bytes, checksum: 52d87460c18b71f3e2128d705863b662 (MD5) Previous issue date: 2007-02-15
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The objective of the recent research was to evaluate the efficiency of a system of aquatic treatment being used macrophytes Eichhornia crassipes (water hyacinth) and Egeria dense (egeria) in three times of hydraulic detention, the removal of pollutants of the effluent one of organic culture of tilápias of the Nile (Oreochromis niloticus), and to get given of production of biomass of the aquatics macrophytes. The work was carried through in the Paturi farm, Terra Roxa city, state of the Paraná, during the period of 6 weeks. The system was composed for 18 experimental tanks of 2.00 x 1.00 x 0.65m length, width and depth respectively, coated with polypropylene canvas. An entirely randomized 2 macrophytes x 3 hydraulic detention times (HDT) and 3 repetitions. The used HDT had been of 04h, outflow of ≈ 4.15 L.min-1, 08h, outflow of ≈ 2.10 L.min-1 and 12h, outflow of ≈ 1.40 L.min-1. The samples were collected in inlet and outlet of the system, in intervals of five days, being evaluated total nitrogen (NT), total phosphorus (PT), ammonia, nitrite, nitrate, turbidity, DQO, pH and electric conductivity. The temperature was measures daily. The biomass production was evaluated to the end of the experiment. For NT in such a way the water hyacinth and would egeria as it biggest removal (P<0.05) 39.90% and 37.38%, respectively was observed in the HDT of 12 hours, not differing from the HDT of 8 hours. The best removals of PT (P<0.05) 41.57% and 43.42% had been observed in the HDT of 12 hours for the water hyacinth and would egeria respectively. In the case of the turbidez, biggest removal 62.74% (P<0.05) was observed in the HDT of 12 hours for the water hyacinth, not differing from the HDT of 8 hours, already for it would egeria optimum resulted (P<0.05) was observed in the HDT of 12 hours with 81.81%. For the DQO, as much the water hyacinth as it would egeria it, the best ones resulted of removal (P<0.05) 63.61% and 62.64% had been observed in the HDT of 12 not differing from the HDT of 8 hours. For the biomass production the water hyacinth presented the best ones resulted, being greater 8.95 kg.m-2 for the HDT of 4 hours, followed for the HDT of 12 and 8 hours, already for would egeria optimum 0.05kg.m-2 in the HDT of 12 hours result, followed for the HDT of 8 and 4 hours. One concludes that for removal of NT, PT, turbidez and DQO the TDH of 12 hours was what it presented better resulted for both the macrophytes. The water hyacinth produced more biomass that egeria in these conditions in all the TDH.
O presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficiência de um sistema de tratamento utilizando macrófitas aquáticas Eichhornia crassipes (aguapé) e Egeria densa (egeria) em três tempos de detenção hidráulica, na remoção de poluentes do efluente de cultivo orgânico de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) e obter dados sobre a produção de biomassa das macrófitas aquáticas. O trabalho foi realizado na fazenda Paturi, município de Terra Roxa, estado do Paraná, durante o período de 6 semanas. O sistema foi composto por 18 tanques experimentais de 2,00 x 1,00 x 0,65 m de comprimento, largura e profundidade, respectivamente, revestidos com lona de polipropileno. O delineamento foi inteiramente casualizado, 2 macrófitas x 3 tempos de detenção hidráulica (TDH) e 3 repetições. Os TDH utilizados foram de 4 h, vazão de ≈ 4,15 L.min-1, 8 h, vazão de ≈ 2,10 L.min-1 e 12 h, vazão de ≈ 1,40 L.min-1. As amostras foram coletadas na entrada e saída do sistema, em intervalos de cinco dias, avaliando-se o nitrogênio total (NT), fósforo total (PT), amônia, nitrito, nitrato, turbidez, DQO, pH e condutividade elétrica. A temperatura foi medida diariamente. A produção de biomassa foi avaliada ao final do experimento. Para NT, tanto para o aguapé como para a egeria, a maior remoção (P<0,05) foi de 39,90% e 37,38%, respectivamente, observada no TDH de 12 horas, não diferindo do TDH de 8 horas. As melhores remoções de PT (P<0,05) 41,57% e 43,42% foram observadas no TDH de 12 horas para o aguapé e egeria, respectivamente. No caso da turbidez, a maior remoção 62,74% (P<0,05) foi observada no TDH de 12 horas para o aguapé, não diferindo do TDH de 8 horas. Para a egeria o melhor resultado (P<0,05) foi observado no TDH de 12 horas com 81,81%. Para a DQO, tanto o aguapé como a egeria, os melhores resultados de remoção (P<0,05) 63,61% e 62,64% foram observados no TDH de 12 horas, não diferindo do TDH de 8 horas. Para a produção de biomassa o aguapé apresentou os melhores resultados, sendo o maior 8,95 kg.m-2 para o TDH de 4 horas, seguido pelo TDH de 12 e 8 horas. Para a egeria o melhor resultado 0,05 kg.m-2 no TDH de 12 horas, seguido pelos TDH de 8 e 4 horas. Conclui-se que. para remoção de NT, PT, turbidez e DQO, o TDH de 12 horas foi o que apresentou melhor resultado para ambas as macrófitas. O aguapé produziu mais biomassa que a egeria nessas condições em todos os TDH.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Remor, Eliane. « Piscicultura orgânica : equivalência e harmonização entre as normas nacional e internacionais e a aplicabilidade do plano de manejo para certificação participativa ». Universidade Federal da Fronteira Sul, 2016. https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/519.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Maria Rosa Moraes Maximiano (maria.maximiano@uffs.edu.br) on 2017-06-26T18:15:40Z No. of bitstreams: 1 REMOR.pdf: 1584841 bytes, checksum: 64c1b87cd7134c3dd1d73e04b638e3fd (MD5)
Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-26T18:53:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 REMOR.pdf: 1584841 bytes, checksum: 64c1b87cd7134c3dd1d73e04b638e3fd (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-26T18:53:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REMOR.pdf: 1584841 bytes, checksum: 64c1b87cd7134c3dd1d73e04b638e3fd (MD5) Previous issue date: 2016-02-16
A demanda pelos produtos da aquicultura, principalmente os produzidos com práticas sociais e ambientalmente corretas, vem crescendo em todo o mundo. Países e mercados estão adotando normas de rotulagem e certificação para fazer diferenciação desses produtos dos demais convencionais. Neste contexto, objetivou-se com o presente estudo, verificar a equivalência e harmonização entre a norma nacional e normas internacionais de produção aquícola orgânica. Para tanto, a Instrução Normativa Interministerial No 28, de 2011 (IN 28/2011), que estabelece normas técnicas para os sistemas orgânicos de produção aquícola nacional, foi comparada com normas internacionais públicas de países em quatro continentes, a fim de verificar o grau de harmonização e a possibilidade de equivalência com a norma brasileira. Foi utilizada a ferramenta Equitool, com adaptações, para a comparação e verificação do grau de equivalência e harmonização entre as normas: Brasileira (IN 28/2011), da União Europeia (U.E.) (EC: 834/07, 710/09 e 1358/14), do Canadá (CAN 32.312/2012), da Austrália (Australian Certified Organic Standard 2013) e da China (GB/T19630/2011). A partir de estudos bibliográficos, documentais e principalmente atendendo aos requisitos da IN 28/2011 para produção aquícola orgânica, foi desenvolvido um plano de manejo para ser testado teoricamente. A aplicação do plano de manejo foi realizada a partir de visitas à propriedade agroecológica e entrevista semiestruturada. Como resultado da comparação, verificou-se que a norma brasileira está mais harmonizada com os requisitos da norma chinesa. As principais não conformidades encontram-se primeiramente com a norma europeia, em segundo a australiana e em terceiro a norma canadense. Entre os critérios estudados, observou-se que as maiores diferenças encontram-se quanto a delimitação dos períodos de conversão para o sistema orgânico, a alimentação e o uso de tratamentos profiláticos nos animais. A certificação da aquicultura orgânica nos países estudados é predominantemente realizada por Organismos Certificadores (OC) por auditoria, não havendo sido identificados na pesquisa Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade (OPAC) que tenham certificado produtos da aquicultura. O diagnóstico para a elaboração do plano de manejo revelou os principais problemas existentes para se produzir peixes orgânicos em uma propriedade familiar rural. Mesmo que a propriedade estudada tenha apresentado ótimas condições ecológicas, por já estar convertida agricolamente à produção agroecológica, muitas adequações estruturais teriam que ser implementadas, acarretando custos e aumento no trabalho da família. Além disso, a carência de conhecimento sobre manejo orgânico na piscicultura demandaria capacitação dos produtores, bem como a falta de alimentos nutricionalmente adequados e orgânicos para fornecer aos peixes dificultaria o cultivo. Conclui-se que a piscicultura orgânica em unidades familiares rurais é uma atividade com grande potencial para a diversificação da produção e agregação de renda para o pequeno produtor, mas ainda há um logo caminho a ser percorrido para a sua consolidação no território Cantuquiriguaçu.
The demand for aquaculture products, especially those produced with social and environmentally practices, is growing worldwide. Countries and markets are adopting labeling and certification standards as a way to differente these products from conventional. In this context, the aim of the present study, is to verify the equivalence and harmonization between national legislation and international standards for organic aquaculture production. Therefore, the Inter-Ministerial Instruction No 28, 2011 (IN 28/2011), which establishes technical standards for organic aquaculture systems production, was compared with public international standards in countries on four continents in order to verify the degree harmonization and the possibility of equivalence with the Brazilian standard. Equitool was the tool used, with adjustments for comparison and verification of the degree of harmonization and equivalence between the standards: Brazilian (IN 28/2011), the European Union (EU) (EC: 834/07, 710/09 and 1358 / 14), Canada (32 312 CAN / 2012), Australia (Australian Certified Organic Standard 2013) and China (GB / T19630 / 2011). From bibliographical, documentary studies and particularly in view of the IN 28/2011 requirements for organic aquaculture production, it was developed a management plan to be tested theoretically. The implementation of the management plan was carried in visits to agro-ecological properties and semistructured interviews was applied. As a result of the comparison, it was found that the Brazilian standard is more harmonized with the requirements of the Chinese standard. The main non-compliances are primarily with the European standard, then with the Australian and the Canadian standard respectively. Among the criteria studied, it was observed that the largest differences are found as the division of the conversion periods for the organic system, feeding and prophylactic use in animals. The certification of organic aquaculture in the countries studied is predominantly carried out by audit Certification Bodies (OC) it was identified in the research Conformity Assessment Participatory Organisations (OPAC) that have certified aquaculture products. The diagnosis for the preparation of the management plan revealed the main problems to produce organic fish in a rural family property. Even considering that the studied farm has made great ecological emprovements, agroecological converted, many structural adjustments would have to be implemented, resulting in costs and increase in family work. In addition, the lack of knowledge about organic management in fish farming would require trainning for producers, as well as the lack of nutritionally adequate and organic food to provide fish dificult reprodution. It concludes that organic fish farming in rural households is an activity with great potential for the diversification of production and aggregation of income for small farmers, but there is still a long way to go before its consolidation in Cantuquiriguaçu territory.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

SANTOS, Rubeni Cunha dos. « Avaliação nutricional e de crescimento incial em altura de espécies arbóreas em sistemas agroflorestais na região de Itaparica, semiárido pernambucano ». Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5023.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-07-08T13:47:04Z No. of bitstreams: 1 Rubeni Cunha dos Santos.pdf: 1742923 bytes, checksum: 953173bab6b47ea6b8b8c3ffecede71f (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-08T13:47:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rubeni Cunha dos Santos.pdf: 1742923 bytes, checksum: 953173bab6b47ea6b8b8c3ffecede71f (MD5) Previous issue date: 2016-02-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
This study developed at the Experimental IPA station in Belém de São Francisco - PE, surrounding the Itaparica Reservoir, in Pernambuco semiarid zone, aimed to evaluate the effect of using sediments from Itaparica reservoir and fish pond waste as organic fertilizers and biochar as a soil conditioner and the effect of two spacings, 3 x 2 m and 4 x 2 m, in stimulating the growth of four tree species: two Eucalyptus clones (Eucalytpus urophylla x Eucalytpus tereticornis) angico (Anadenanthera colubrina var. cebil) and aroeira (Myracrodruon urundeuva Allemão), associated or not in agroforestry systems with cowpea and in a silvopastoral system with Tanzania grass. It was used a multivariate statistical method of repeated measures over the time. Measurements were taken every three months after planting (0, 3, 6, 9, 12, 15 and 18 months) in the useful area of the plots (10 plants). The number of permanent plots was 256, distributed in a randomized pattern, with four repetitions, which included control without fertilization and isolated plantations. The two spacing were 4 x 2 m for tree species in the consortium and isolated and 3 x 2 m for the species forest isolated. it was collected samples of leaves for foliar analysis in newly mature harvested from the middle third of the canopy, to determine the nutritional status of four tree species, adopting a completely randomized design in a factorial arrangement 4 x 4 x 2, for the isolated and consortium plantation. The fertilization of the species with organic sources of nutrients at the time and after planting resulted in better growth of tree species and improved the nutritional status of the species, especially in relation to nitrogen. The residues from fish farms ponds and lake sediments appear as good alternatives to fertilization in agroforestry systems, as well as in forestry and agriculture. The smallest spacing (3m x 2m) resulted in higher growth of forest species. Native species (angico and aroeira) appeared to have higher nutritional requirement and, in general, had higher levels of nutrients in the leaves compared to Eucalyptus clones. The nutritional content found in leaves, in different spacing and consontium for angico, aroeira and the clone MA 2000 followed the decreasing order: N> Ca> P> Mg and for clone MA 2001 the sequence was N> Ca> Mg> P. For the different consortia, the sequence for all the species was N> Ca> P> Mg. Consortia with agricultural species and the forage species did not affect height growth of forest species and added value to forest production.
O presente estudo desenvolvido na Estação Experimental do IPA, em Belém do São Francisco - PE, no entorno da Represa de Itaparica, no semiárido pernambucano, objetivou avaliar o efeito do uso de sedimentos do reservatório de Itaparica, resíduos de tanques de piscicultura como fertilizantes orgânicos e do biocarvão como condicionador de solo e o efeito de dois espaçamentos, 3 x 2 m e 4 x 2 m, no estímulo ao crescimento de quatro culturas florestais: dois clones de eucalipto (Eucalytpus urophylla x Eucalytpus tereticornis.), angico (Anadenanthera colubrina var. cebil) e aroeira (Myracrodruon urundeuva Allemão), consorciados ou não em sistemas agrossilvicultural com feijão caupi e em sistema silvipastoril com capim Tanzânia. Utilizou-se o método estatístico multivariado de medidas repetidas de altura a cada três meses após o plantio (0, 3, 6, 9, 12, 15 e 18 meses). O número de parcelas permanentes foi 256, distribuídas de forma inteiramente aleatória, com 4 repetições, que incluíram testemunhas sem adubação e plantios isolados, sendo o espaçamento 4 x 2 m para as culturas florestais em consórcio e isolado e 3 x 2 m para as culturasflorestais em plantio isolado. Usou-se área útil de coleta dos dados com 10 plantas por parcela. Foram feitas análises foliares em folhas recém-maturas colhidas do terço médio da copa, para determinação do estado nutricional das quatro culturas arbóreas, adotando-se o delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 4 x 4 x 2, para o plantio isolado e para o plantio em consórcio. A adubação das plantas com as fontes orgânicas de nutrientes no momento e após o plantio resultou melhores crescimentos das culturas florestais e melhorou o seu estado nutricional, principalmente em relação ao nitrogênio, sendo que os resíduos de tanques de piscicultura e sedimentos do lago surgem como boas alternativas para adubação em sistemas agroflorestais, bem como em silvicultura e em agricultura. O menor espaçamento (3 m x 2 m) resultou maior crescimento das culturas florestais. As espécies nativas (angico e aroeira) aparentaram maior requerimento nutricional e, em geral, tinham maiores teores de nutrientes nas folhas, em comparação aos clones de eucalipto. Os teores nutricionais encontrados nas folhas, nos diferentes espaçamentos e consórcios, de angico, aroeira e clone MA 2000 seguiram a sequência decrescente: N > Ca > P > Mg e os teores foliares para o Clone MA 2001 apresentaram a sequência N > Ca > Mg > P, enquanto que, nos diferentes consórcios, a sequência dos teores foliares de todas culturas florestais foi N > Ca > P > Mg. Os consórcios com a espécie agrícola e a espécie forrageira não afetaram negativamente o crescimento em altura das espécies florestais e agregaram valor à produção florestal.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Dieterich, Fabiana. « Fontes de fósforo em rações orgânicas para alevinos e juvenis de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus) ». Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2010. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1618.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2017-07-10T17:48:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabiana_Dieterich.pdf: 548442 bytes, checksum: a6ddac63b91985f11bbd5ff7b79a725e (MD5) Previous issue date: 2010-02-23
Fundação Araucária
Two experiments were conducted in the Aquaculture Laboratory of the Group of Studies on Aquaculture Handling (GEMAq, in the Portuguese acronyms), which, by the way, belong to the State University of the West of Paraná, in Toledo. In experiment 1, we utilized 270 Nile tilapia fingerlings (Oreochromis niloticus) with 0.88±0.33g average weight, assigned into 18 500-liter tanks, in a total random fashion, indoor system. Each experiment dealt with three treatments and six repetitions, with a daily renewal of water equivalent to 10%, done through siphonage in order to eliminate feces and occasional feed rests. The fingerlings and the juveniles was feed organic, coming from corn, wheat and soybean meal, containing 32% and 28% of gross protein (GP), for the first and the second experiment, respectively. The diets were supplemented with industrial waste seafood flour (SF), bicalcium phosphate (BF), or their combination (SF + BF), in which case both the sources contributed with 50% of phosphorus amount. Physico-chemical parameters were evaluated (OD, pH, conductivity and temperature), as well as water analyses, one in the beginning, another after 30 days and a last one in 60 days of the experiment, aiming to check the values of ammonia, nitrite, phosphrus and nitrate. At the end of the experiment, then, the evaluations focused on livestock performance data and on the fish s carcasses chemical composition. Water physico-chemical parameters fit the recommendation for the species in both the experiments. Evaluated phosphorus sources didn t influence (P<0.05) livestock performance, or the carcass centesimal composition and the water quality for the raising of Nile tilapia fingerlings. For the juveniles of Nile tilapia fingerlings, the evaluated treatments did not bring a significant difference (p>0.05) as to the survival rate. However, there was a significant difference (p<0.05) for the final weight, the weight gain and the food conversion, what indicates that the fish feds with diets supplemented with bicalcium phosphate obtained low final weight and weight gain when compared to the fish fed with the diets supplemented with phosphorus coming from seafood flour and with phosphorus supplementation equally divided, 50% BF, 50% SF and a worse food conversion when compared with the treatment based on phosphorus coming only from SF, but it didn t differ (p>0.05) from the treatment SF and BF. The values obtained for phosphorus in water in experiments 1 and 2 were above the accepted by the resolution 357/2005 of CONAMA, what indicates the necessity of improvement in relation to the food handling and/or alternate treatment of the generated effluent. For fingerlings, it is either possible to use the bicalcium phosphate, seafood flour, or their combination as source of phosphorus. However, for Nile tilapia juveniles it is recommended to use the seafood waste meal as for the phosphorus supplementation, or also the combination of SF and BF (it is important to note that each source must supplement 50% of the phosphorus demands)
Foram realizados dois experimentos com objetivo de avaliar duas fontes de fósforo, farinha de peixe e fosfato bicálcico, e sua combinação em rações orgânicas para alevinos e juvenis de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Foram utilizados 270 alevinos com peso inicial de cerca de 0,88±0,33g distribuídos em 18 tanques experimentais com capacidade para 250L e 180 juvenis de tilápia do Nilo com peso inicial de 13,63±1,05g distribuídos em 18 tanques experimentais com capacidade para 500L, em um delineamento inteiramente casualizado em um sistema indoor . Cada experimento constou de três tratamentos e seis repetições, com uma taxa de renovação diária de água equivalente a 10%, realizada através de sifonagem para eliminar as fezes e eventuais sobras de ração. Os alevinos e juvenis foram alimentados com rações de origem orgânica a base de milho, trigo e farelo de soja contendo 32% e 28% de proteína bruta (PB), para o primeiro e segundo experimento, respectivamente. As rações foram suplementadas com farinha de resíduos da industrialização de pescado de origem marinha (FP), fosfato bicálcico (FB) ou sua combinação (FP+FB), neste caso com 50% de cada fonte como fonte suplementar de fósforo. Foram monitorados parâmetros físico-químicos (OD, pH, condutividade e temperatura) e realizadas análises da água no início, aos 30 dias e 60 dias do experimento para avaliação de amônia, nitrito, fósforo e nitrato. Ao final do experimento foram avaliados índices zootécnicos e de composição química da carcaça dos peixes. Os parâmetros físico-químicos da água enquadraram-se no recomendado para a espécie nos dois experimentos. As fontes de fósforo avaliadas não influenciaram (P<0,05) os parâmetros zootécnicos como composição centesimal da carcaça e qualidade da água de cultivo dos alevinos de tilápia. Para juvenis de tilápia do Nilo os tratamentos avaliados não proporcionaram diferença significativa (p>0,05) quanto a sobrevivência, entretanto houve diferença significativa (p>0,05) para peso final, ganho de peso e conversão alimentar, indicando que os peixes alimentados com a dieta suplementada com fosfato bicálcico obtiveram menor peso final e ganho de peso quando comparados aos peixes alimentado com as dietas com suplementação de fósforo a base de farinha de peixe e com suplementação de fósforo a base de 50% de FB e 50% de FP e pior conversão alimentar que o tratamento com suplementação de fósforo a base de FP, mas não diferindo (p>0,05) do tratamento FP + FB. Os valores obtidos para fósforo na água nos experimentos 1 e 2 ficaram acima do preconizado pela Resolução 357/2005 do CONAMA, indicando a necessidade de melhorias quanto ao manejo alimentar e/ou tratamento alternativo do efluente gerado. Para alevinos é possível utilizar fosfato bicálcico, farinha de peixe ou sua combinação como fonte de fósforo, no entanto, para juvenis de tilápia do Nilo recomenda-se como suplementação de fósforo em rações orgânicas a farinha de resíduos de peixes ou a combinação de FP e FB, sendo que cada fonte deve suplementar 50% da demanda de fósforo
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Bortoluzzi, Neida Lucas. « Aspecto sanitário de pisciculturas do litoral sul catarinense / ». Jaboticabal, 2013. http://hdl.handle.net/11449/104609.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Flávio Ruas de Moraes
Banca: Marcello Pardi de Castro
Banca: Fabiana Bozzo
Banca: Eduardo Makoto Onaka
Banca: Rogério Salvador
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo avaliar a condição sanitária de pisciculturas em municípios do litoral sul catarinense por meio da identificação dos agentes com potencial patogênico e da avaliação da distribuição dos focos de doenças, bem como a ocorrência de doenças em relação ao regime alimentar. As colheitas foram realizadas em 136 animais de 32 propriedades distribuídas em seis municípios da região de Tubarão/SC. Os peixes foram submetidos ao raspado cutâneo e colheita de fragmentos branquiais para pesquisa a fresco de parasitos. Fragmentos de fígado, rim, brânquias e demais órgãos que apresentaram lesão macroscópica à necropsia foram colhidos para exame histopatológico. No exame a fresco foram encontrados Gyrodactilus spp., Argulus spp., Trichodina spp.. Em nenhuma das propriedades foram observadas lesões por infecções secundárias isoladas, mas estas estavam sempre acompanhadas por lesões decorrentes da ação parasitária ou coexistência de lesão hepática e/ou renal
Abstract: The aim of this assay was to evaluate the sanitary condition those fish farms on the south coast of Santa Catarina state throught the identification of pathogenic agents, as well as the relation between illness and diet. The samples were made in 136 animals distribute on 32 fish farms in six cities around Tubarão/SC. The animals were skin scraped and fragment gills samples were extracted for parasites research in natural conditions and liver, kidney, gill samples and others organs with macroscopic lesions for histopathology. In the natural conditions research was found Gyrodactilus spp., Argulus spp., Trichodina spp.. None farm with cutaneous infection were found alone, they were always present with cutaneous parasite or liver and/or kidney lesions
Doutor
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Piscicultura orgânica"

1

Bonfim, Vinicius Cesar do, Bruna Caroline Kotz Kliemann, José Daniel Soler Garves, João Paulo De Arruda Amorim et Igor Paiva Ramos. « INFLUÊNCIA DE PISCICULTURA EM TANQUES-REDE SOBRE A DIETA DE TRIPORTHEUS NEMATURUS (KNER, 1858) EM UM RESERVATÓRIO NEOTROPICAL ». Dans II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1269.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O sistema de pisciculturas em tanques-rede é um modelo de cultivo intensivo que apresenta um significativo crescimento no Brasil, beneficiado pela grande capacidade hídrica nacional. No entanto, a produção de peixes neste sistema apresenta aspectos que podem ser danosos ao meio aquático circundante, em especial à comunidade de peixes nativos. Objetivo: Avaliar os aspectos alimentares de Triportheus nematurus em áreas sem influência (CT) e sob influência de pisciculturas em tanques-rede (TR). Materiais e Métodos: Os peixes foram coletados em março e junho de 2019, com auxílio de redes de espera (Licença SISBio nº 64763-2, Autorização CEUA nº 006/2019; Cadastro SisGen A908D5F) no reservatório de Ilha Solteira, SP. O conteúdo estomacal de 57 indivíduos (41-CT e 16-TR) foi analisado, por meio do método volumétrico. Resultados: No geral, foram identificados 12 itens alimentares, dos quais Cladocera (36,91%) e Copepoda (30,11%) foram os principais na área controle e insetos terrestres (41,75%) e fragmentos de peixes (20,70%) na área tanque. Houve diferença significativa na dieta entre as áreas avaliadas (PERMANOVA, p=0,001), relacionadas aos fatores analisados (composição da dieta) (PERMDISP, p=0,211) e não a dispersão ou heterogeneidade das amostras. Copepoda (29,24%), insetos terrestres (24,75%) e Cladocera (13,94%) foram os itens que mais contribuíram para essa diferença (SIMPER). Conclusão: Não foram observadas influências diretas das pisciculturas na dieta da espécie, com o consumo de ração, por exemplo. No entanto, observou-se o consumo de fragmentos de peixes apenas na área tanque, o que pode indicar influência indireta da piscicultura devido à maior abundância de peixes no entorno dos tanques de cultivo, atraídos pela matéria orgânica disponível. Por fim, os resultados aqui apresentados podem contribuir com informações adicionais sobre as influências desse modelo de cultivo, auxiliando no desenvolvimento sustentável e econômico das pisciculturas em tanques-rede.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ramos, Julia Kaori Kuriyama, Bruna Caroline Kotz Kliemann, José Daniel Soler Garves, Lidiane Franceschini et Igor Paiva Ramos. « ALTERAÇÕES NA COMPOSIÇÃO DA DIETA, GUILDA TRÓFICA E AMPLITUDE DE NICHO TRÓFICO DE METYNNIS LIPPINCOTTIANUS (CHARACIFORMES, SERRASALMIDAE) ASSOCIADO A PISCICULTURA EM TANQUES-REDE ». Dans II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1275.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: Associado a implementação de pisciculturas em tanques-rede, um input de matéria orgânica ocorre no ambiente aquático adjacente, influenciando a biota local, em especial a alimentação de peixes silvestres. Objetivo: Avaliar a influência desse modelo de cultivo sobre a composição alimentar, guilda trófica e amplitude de nicho trófico de Metynnis lippincottianus, espécie abundante no reservatório de Ilha Solteira, SP. Materiais e Métodos: Foram realizadas coletas em duas áreas amostrais (controle e tanque) em 2019. Vinte dois conteúdos estomacais na área tanque e 17 na área controle, foram quantificados por meio do método volumétrico. Resultados: Diferenças na dieta entre as áreas foram observadas (PERMANOVA, p<0,001). Macrófitas (20,4%), algas Cladophoraceae (20,3%) e Elodea sp. (17,7%), foram os principais itens consumidos na área controle, enquanto ração (46,7%) e Elodea sp. (23,4%) na área tanque. Os itens que mais contribuíram para diferença entre as áreas foram ração, Elodea sp., macrófita e as algas Ulthricaceae e Rhodophiceae (SIMPER). Na área controle, como os itens predominantes foram algas (48,2%) e macrófitas (41,4%), a espécie foi classificada como herbivora, enquanto na área tanque, observou-se tendência a herbivoria (24,7% alga e 23% macrófita), mas a maior predominância é de ração. A mediana da amplitude de nicho trófico (PERMDISP, p<0,001) também diferiu entre as áreas (tanque, 0,51; controle, 0,64), sendo menor na área tanque. Conclusão: Observou-se alterações na composição da dieta, com consequentes, mudanças na guilda trófica e amplitude de nicho trófico. Metynnis lippincottianus passou a consumir ração na área tanque, reduzindo assim o consumo da variedade de vegetais aquáticos, corroborando com a contração do nicho trófico. Por se tratar de um consumidor primário, a mudança na alimentação da espécie pode interferir na dinâmica da comunidade da biota aquática local e na ciclagem de nutrientes. Ainda, foi observada a presença de fragmentos de plásticos no estômago de alguns indivíduos. Tais resultados demonstram a influência negativa de atividades antrópicas sobre a ictiofauna local, ressaltando a importância de estudos sobre a ecologia trófica de espécies silvestres que forrageiam o entorno de tanques de cultivo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie