Littérature scientifique sur le sujet « Poesia lírica »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Poesia lírica ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Poesia lírica"

1

Imbroisi, Waldyr. « A DISPERSÃO DA LÍRICA EM CHICO ALVIM : MÁSCARAS, NARRATIVA E MEMÓRIA ». Cadernos do IL, no 45 (27 mars 2013) : 067–86. http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.35780.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho visa a analisar a produção poética mais recente de Chico Alvim sob a ótica da dispersão da identidade e do eu lírico. Buscamos analisar as definições tradicionais da poesia lírica e, alicerçados por reflexões acerca da poesia moderna e contemporânea, perceber como a obra do poeta mineiro configura-se em um movimento de dispersão do eu lírico coerente, processada pelo esgarçamento das fronteiras entre poesia e prosa, pela concepção assumida da memória enquanto construção e pela própria fragmentação e descentramento das identidades.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

MARQUES, Pedro. « ALGUMA MÚSICA NA LÍRICA DO BRASIL COLÔNIA ». Revista Texto Poético 12, no 21 (28 décembre 2016) : 9. http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2016n21a369.

Texte intégral
Résumé :
Constitutiva do estilo seiscentista, a invenção lírica do Brasil Colônia é abordada aqui em algumas de suas convenções poético-retóricas. O artigo não sublinha a utilização de tais recursos como mera extravagância barroquista, a qual produziria uma linguagem encerrada em seus próprios torneios conceituais e construtivos, gerando obscurantismo e exibicionismo. O objetivo é verificar como três dessas figuras comuns (disseminação e recolha, anadiplose e anáfora) ao estilo do período potencializam a sonoridade do lírico, gênero por origem e definição músico-poético.Palavras-chave: Lírica. Poesia brasileira colonial. Teoria e análise de poesia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Sales, Paulo Alberto da Silva. « A poesia-outra de Carlito Azevedo ». Terra Roxa e Outras Terras : Revista de Estudos Literários 38 (22 juin 2020) : 90. http://dx.doi.org/10.5433/1678-2054.2020v38p90.

Texte intégral
Résumé :
A tradição da ruptura e as tensões dissonantes em torno da modernidade lírica instauraram a crise como elemento fundador da experiência moderna. Inovações e experimentalismos na composição poética feitas a partir de categorias negativas, anormais e obscuras se firmaram como marcas dessa poesia desde Baudelaire e em seus herdeiros. Os vestígios da crise de verso e das cisões instauradas no modo de sentir lírico da modernidade se unem às tendências da inespecificidade da arte, da desterritorialização, da desconstrução e do hibridismo sintomáticos de poéticas contemporâneas. Carlito Azevedo é um dos principais nomes da recente lírica brasileira cuja obra poética causa, simultaneamente, estranhamento e fascínio em seus leitores pelo seu caráter inespecífico. Na tentativa de investigar a obscuridade intencional presente nos experimentos do poeta fluminense, principalmente mantendo os olhos fixos nos tempos, discursos e elementos utilizados como matéria de poesia, faremos um exercício de leitura de algumas passagens do Livro das postagens, publicado em 2016, composto de dois poemas que põem em xeque a própria noção de poesia lírica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Macarini, Luciana Aparecida Bravim, Valdirene Aparecida Cotta, Josiane Valcarenghi Ribeiro et Francisco Pereira Smith Junior. « A POÉTICA DE ADÃO VENTURA COMO EXPRESSÃO DE RESISTÊNCIA E COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL ». Nova Revista Amazônica 10, no 1 (8 juin 2022) : 33. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v10i1.12756.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo busca demonstrar, na leitura da poesia negro-brasileira de Adão Ventura, formas de resistência lírica que contribuam para a superação do racismo estrutural que organiza a vida social no país. Antípodas ao discurso racista, nos poemas “A cor da pele” e “Negro forro”, a peculiar expressão lírica apresenta recursos poéticos (ritmo, musicalidade, sonoridade) que foram empregados para a problematização dos vieses histórico, social e político ligados à identidade do negro brasileiro. As análises, aqui propostas, amparam-se no referencial teórico fornecido pelos estudos literários, do gênero lírico e pelos estudos étnico-raciais. Como resultado, propõe-se que a leitura de poesia negro-brasileira pode ser arma de luta e de resistência contra o racismo na sociedade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Brandão, Roberto De Oliveira. « A POESIA “LÍRICA” DE ANCHIETA ». Via Atlântica, no 2 (21 juin 1999) : 129. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i2.48739.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Botton, Alexandre Mariotto. « A INDIVIDUALIDADE IMANENTE NA POESIA LÍRICA ». Revista Moinhos, no 4 (5 octobre 2014) : 40–49. http://dx.doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2479.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo analisa alguns aspectos metodológicos do ensaio “Palestra sobre lírica e sociedade” de Theodor W. Adorno. Seu objetivo é confrontar o procedimento de leitura imanente, desenvolvido no referido ensaio, com o conceito de lírica formulado por teóricos contemporâneos de Adorno.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Tavares de Faria, Rui. « "Cantos de Safo para Átis" de Natália Correia ». Humanitas, no 80 (14 décembre 2022) : 123–44. http://dx.doi.org/10.14195/2183-1718_80_7.

Texte intégral
Résumé :
Destaca-se na literatura greco-latina uns quantos poetas líricos que têm por musa aquela que transpôs para as suas odes e elegias os desígnios da poderosa Afrodite: Safo de Mitilene. Mas o seu legado não se esgota na Antiguidade Clássica. No âmbito da poesia portuguesa contemporânea, é objeto do nosso estudo o caso de Natália Correia, que recria em “Cantos de Safo para Átis”, integrados na obra Poemas, publicada em 1955, o reencontro amoroso do eu lírico com a sua amada Átis. No presente artigo, além da contextualização histórico-literária da figura de Safo e da reflexão sobre uma das especificidades que a sua poesia revela – o homoerotismo no feminino –, analisa-se e comenta-se o modo como a lírica da poetisa de Lesbos influencia a contemporaneidade e mostra-se como a recriação poética se opera a partir dessa herança clássica numa composição de Natália Correia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Destri, Luisa. « QUESTÃO DE PERSPECTIVA : O PONTO DE VISTA DO EU LÍRICO NA POESIA DE MURILO MENDES ». Via Atlântica, no 32 (21 décembre 2017) : 133. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i32.126095.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo procura a caracterização específica da visualidade na poesia de Murilo Mendes. A fim de compreender os recursos que permitem a expressão do “olho armado” do poeta, discute poemas colhidos em diferentes momentos da trajetória, com interesse, principalmente, na atitude lírica do sujeito poético, que se mantém frequentemente como observador. A partir do emprego, nas análises, das ferramentas fornecidas por Emil Staiger e Wolfgang Kayser, sustenta-se que o ponto de vista do eu lírico seja uma categoria fundamental para o estudo da poesia de Murilo Mendes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Oliveira, Cassio de. « The urban poetry of Valerii Briusov ». Revista de Estudos Orientais, no 8 (31 décembre 2010) : 209–26. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2763-650x.i8p209-226.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo é dedicado a uma análise da figura do eu-lírico e dos vários motivos usados nos ciclos de poemas urbanos do simbolista russo Valeii Briusov. A fascinação de Briusov com temas urbanos relaciona-se com seu interesse pela poesia do francés Charles Baudelaire e do belga Emile Verharen, que Ihe providenciaram exemplos, respectivamente, do eu-lírico moderno e do uso do tema da modernidade na poesia simbolista. No entanto, a poesia de Briusov se distingue daquela de Baudelaire pela presença mais marcante, explícita emoderna de um conjunto de imagens estritamente relacionadas ao ambiente da cidade; sua poesia também se distingue da de Verhaeren pela criação de um eu-lírico consideravelmente mais variado, complexo e dotado do olhar inerente à modernidade. Ainda que Briusov tenha Sido influenciado por esses poetas na criação de seus poemas urbanos, é evidente que seus poemas revelam traços característicos da concepção estética - e, pode-se dizer também, ética -de seu autor, figura singular na formação do movimento simbolista na Rússia. Assim sendo, este artigo também propõe uma forma de integração de um gênero especial da poesia de Briusov no contexto de sua criação lírica em geral.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Xavier, Lígia Maria Pereira de Pádua, et Guacira Marcondes Machado Leite. « Francis Ponge : a poesia e a revolução da linguagem ». Revista Letras Raras 4, no 1 (31 août 2015) : 20–29. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.391.

Texte intégral
Résumé :
Francis Ponge, nascido em 1899, em Montpellier, é um poeta francês designado como “poeta das coisas”, pois, ao refutar a efusão lírica e o subjetivismo, dedica-se à observação e à apreensão da realidade das coisas e dos objetos por meio de um vertiginoso trabalho da linguagem, fazendo uso de neologismos a partir da etimologia das palavras. Como um exímio representante dos antípodas da lírica, Ponge conduziu sua poesia pelos domínios da prosa – “proemas” – e fez um intenso exercício de crítica em seus poemas, chegando, até mesmo, a publicar seus esboços e borrões, levando às últimas consequências o “inacabamento perpétuo” da arte literária com os seus “poemascanteiros-de-obra”. Ele falece em 1988, em Paris, e entra para o cânone literário mundial como um poeta revolucionário que promove a “desintoxicação da linguagem poética da massa de suas escórias líricas”, através da transgressão da noção analógica da metáfora. O objetivo desse trabalho incide justamente em verificar como Ponge, em original criação poética, opera uma revolução da linguagem capaz de fazer frente à sua contaminação pelo uso cotidiano.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Thèses sur le sujet "Poesia lírica"

1

Colla, Bruno [UNESP]. « A poesia lírica na revista Guanabara (1849-1856) ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/94033.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-01-07Bitstream added on 2014-06-13T20:15:56Z : No. of bitstreams: 1 colla_b_me_assis_parcial.pdf: 167921 bytes, checksum: ff7d1a206df34af026402d410b8fe59c (MD5) Bitstreams deleted on 2015-02-04T11:39:26Z: colla_b_me_assis_parcial.pdf,Bitstream added on 2015-02-04T11:40:11Z : No. of bitstreams: 1 000719141.pdf: 1038338 bytes, checksum: e9902b2dd059df0b7f73c885a9104ecc (MD5)
A presente dissertação propõe-se a estudar o papel histórico da Guanabara, revista mensal, artística, científica e literária (1849-1856) dentro do projeto romântico brasileiro de construção de uma literatura nacional. Para isso, far-se-á um mapeamento das formas de expressão do nacionalismo literário, concebido desde a exaltação da cor local até inovações na poesia lírico-amorosa. Nesse sentido, este trabalho apresentará um levantamento e análise dos poemas líricos publicados neste importante periódicos. Por fim, além de discutir a importância da Guanabara para o Romantismo brasileiro, é preciso destacar que a pesquisa também se propõe a recuperar os textos literários, tanto de autores consagrados como Gonçalves Dias e Manuel de Araújo Porto Alegre, quanto de autores pouco conhecidos como, por exemplo, Antonio Joaquim de Melo. Espera-se com esses resgates literários contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre a literatura romântica no Brasil
This research proposes to study the historical role of Guanabara, montly, artistical, cientifical and literary magazine (1849-1856) for the process of the Romanticism consolidation in Brazil, mainly to create a national literature. To reach this goal, it will be done a mapping of the forms to express the literary nationalism, conceived from the glorification of local color to innovations in the loving lyric. Due to it, the research will discuss this subject through the reading and analyses of lyrical poems published in this important magazine, in which it can be verified a nationalist character. At last, besides the discussion of the importance of Guanabara for the Brazilian Romanticism, it is needed to emphasize that the research also proposes to recuperate literary texts of canonic authors, such as Gonçalves Dias and Manuel de Araújo Porto Alegre, as well as others almost unknown nowadays, for instance, Antonio Joaquim de Melo. It is expected, through this literary recuperation, to contribute to profound the studies on the Romanticism in Brazilian literature
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Rodrigues, Afonso Celso Carvalho. « Ritmo e poesia a lírica da periferia urbana ». Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2009. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3421.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by isabela.moljf@hotmail.com (isabela.moljf@hotmail.com) on 2017-02-21T12:40:50Z No. of bitstreams: 1 afonsocelsocarvalhorodrigues.pdf: 788785 bytes, checksum: 5c26ee3c3525ba4e4ab31116e06d29e8 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-02-21T13:58:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 afonsocelsocarvalhorodrigues.pdf: 788785 bytes, checksum: 5c26ee3c3525ba4e4ab31116e06d29e8 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-02-21T13:58:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 afonsocelsocarvalhorodrigues.pdf: 788785 bytes, checksum: 5c26ee3c3525ba4e4ab31116e06d29e8 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-21T13:58:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 afonsocelsocarvalhorodrigues.pdf: 788785 bytes, checksum: 5c26ee3c3525ba4e4ab31116e06d29e8 (MD5) Previous issue date: 2009-12
O presente trabalho analisa a produção de textos por pessoas consideradas à margem da sociedade. A dissertação se concentra nos autores de rap da periferia dos grandes centros urbanos e na noção de território ideológico estabelecido por sua escrita e canto performático. Tal análise é feita a partir de pesquisa bibliográfica e entrevista, tendo como objetivo ressaltar a importância de um discurso inclusivo para as populações periféricas das grandes cidades brasileiras.
The present work analyzes the production of texts for people considered to the part of society. The dissertation concentrates on the rap authors of the periphery of the great urban centers and the notion of ideological territory established by its writing and performers singers. Such analysis is made starting from bibliographical research and interviews, tends as objective to stand out the importance of an inclusive speech for the outlying populations of the Brazilian cities.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Lachat, Marcelo. « A lírica amorosa seiscentista : poesia de amor agudo ». Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-01102014-170241/.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho discute as especificidades da poesia seiscentista produzida em Portugal e no Brasil Colônia, propondo a noção de amor agudo para caracterizar sua variada lírica amorosa. Em busca desse objetivo, a leitura dos poemas segue os caminhos da imitação, termo fundamental para se compreender a produção retórico-poética dos séculos XVI e XVII. Os poemas líricos dos quais partem as análises, ou seja, tanto aqueles autorizados (ainda que, muitas vezes, com atribuições de autoria questionáveis) pelos nomes de reconhecidos poetas seiscentistas, como Antônio Barbosa Bacelar, D. Francisco Manuel de Melo, Frei Antônio das Chagas, Gregório de Matos, Jerônimo Baía, Manuel Botelho de Oliveira e Violante do Céu, quanto aqueles ditos anônimos ou de autoridades poéticas menos constituídas, como Bernardo Vieira Ravasco e Manuel de Faria e Sousa, todos eles, enquanto imitações, exigiam dos leitores ou ouvintes cultos da época o reconhecimento de seus modelos poéticos; por isso, este estudo recorre, frequentemente, a Camões e Góngora, por exemplo. Porém, imitar as auctoritates para se fazer auctoritas, no século XVII, não era apenas copiar servilmente; os poetas seiscentistas emulavam seus modelos, elaborando composições engenhosas e agudas mais adequadas ao decoro dos tempos. Desse modo, a agudeza é noção central na preceptiva retórico-poética seiscentista e, portanto, também o é neste estudo. Como se procura demonstrar, dessa poesia aguda decorre a confecção de um amor igualmente agudo, isto é, um amor que não é expressão subjetiva e original de indivíduo algum, mas que aparece em poemas cujos efeitos inesperados são retórica e poeticamente construídos. Fruto de imitações, o amor agudo é ovidiano, cortês, petrarquista, camoniano, marinista, gongórico; miscelânea de doutrinas, é platônico, estoico, epicurista, cristão; definindo-o, nesta tese, pretende-se reunir a variedade poética da lírica amorosa seiscentista, feito agudo caule que sustenta cultas flores
The present work articulates the specificities of 17th-century poetry produced in Portugal and in Colonial Brazil as it proposes the notion of witty love to characterize its diverse love lyric poems. Pursuing this perspective, the reading of these poems follows the path of imitation, a fundamental term to understand the rhetorico-poetic production of the 16th and 17th centuries. The lyric poems from which the analyses depart, that is, both those penned (despite a questionable attribution of authorship in many cases) by well-known 17th-century poets such as Antônio Barbosa Bacelar, D. Francisco Manuel de Melo, Frei Antônio das Chagas, Gregório de Matos, Jerônimo Baía, Manuel Botelho de Oliveira, and Violante do Céu, and those deemed anonymous or with a less constituted poetic authorship, such as Bernardo Vieira Ravasco and Manuel de Faria e Sousa, all these poems, as imitations, demanded that the learned readers or listeners of the time recognize their poetic models; for this reason, this study often draws from Camões and Góngora, for instance. In any event, in the 17th century imitating the auctoritates to forge auctoritas did not only mean to copy obsequiously; 17th-century poets emulated their models, crafting ingenious and witty compositions that were more suitable to the decorum in vogue. Thus wit is a central notion in 17th-century rhetorico-poetic precepts, and it will also be so in this study. As I will demonstrate, from this wit poetry ensues the crafting of an equally witty love, that is, a love that is not the subjective and original expression of any individual, but one which is present in poems whose unexpected effects are rhetorically and poetically forged. The fruit of imitations, witty love is Ovidian, courtly, Petrarchan, Camonian, Marinist, Gongorian; miscellanea of doctrines, it is Platonic, Stoic, Epicurean, Christian; by defining it in this dissertation, I intend to gather the poetic variety of 17th-century love lyric, like an acute stem that supports learned flowers
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Colla, Bruno. « A poesia lírica na revista Guanabara (1849-1856) / ». Assis : [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/11449/94033.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Luiz Roberto Velloso Cairo
Banca: Wilton José Marques
Resumo: A presente dissertação propõe-se a estudar o papel histórico da Guanabara, revista mensal, artística, científica e literária (1849-1856) dentro do projeto romântico brasileiro de construção de uma literatura nacional. Para isso, far-se-á um mapeamento das formas de expressão do nacionalismo literário, concebido desde a exaltação da cor local até inovações na poesia lírico-amorosa. Nesse sentido, este trabalho apresentará um levantamento e análise dos poemas líricos publicados neste importante periódicos. Por fim, além de discutir a importância da Guanabara para o Romantismo brasileiro, é preciso destacar que a pesquisa também se propõe a recuperar os textos literários, tanto de autores consagrados como Gonçalves Dias e Manuel de Araújo Porto Alegre, quanto de autores pouco conhecidos como, por exemplo, Antonio Joaquim de Melo. Espera-se com esses resgates literários contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre a literatura romântica no Brasil
Abstract: This research proposes to study the historical role of Guanabara, montly, artistical, cientifical and literary magazine (1849-1856) for the process of the Romanticism consolidation in Brazil, mainly to create a national literature. To reach this goal, it will be done a mapping of the forms to express the literary nationalism, conceived from the glorification of local color to innovations in the loving lyric. Due to it, the research will discuss this subject through the reading and analyses of lyrical poems published in this important magazine, in which it can be verified a nationalist character. At last, besides the discussion of the importance of Guanabara for the Brazilian Romanticism, it is needed to emphasize that the research also proposes to recuperate literary texts of canonic authors, such as Gonçalves Dias and Manuel de Araújo Porto Alegre, as well as others almost unknown nowadays, for instance, Antonio Joaquim de Melo. It is expected, through this literary recuperation, to contribute to profound the studies on the Romanticism in Brazilian literature
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Simone, Bruna Fernanda de. « As configurações do amor na lírica de Nuno Júdice / ». Araraquara, 2015. http://hdl.handle.net/11449/131887.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Maria Lúcia Outeiro Fernandes
Banca: Cristiane Rodrigues de Souza
Banca: Fábio Gerônimo Mota Diniz
Resumo: Um dos maiores nomes da poesia portuguesa contemporânea, Nuno Júdice possui vasta obra marcada, segundo Ida Alves (2006), pela presença de uma poesia feita sobre ruínas. Suas características mais marcantes são o diálogo que promove com outras artes, as reflexões filosóficas e principalmente uma visão crítica sobre a própria poesia. Tais características, ligadas a um ambiente sombrio, de espaços desabitados ou abandonados, onde se insere um eu-lírico consciente de sua própria produção poética, são algumas das marcas de uma poesia singular, marcada por vestígios do passado. Júdice iniciou sua produção com "A Noção de Poema", em que já se destacava pela retomada do sujeito lírico e pela plena ciência do poema como o lugar de discussão da linguagem poética, seus mistérios e sua tradição. Atrelado a esta produção e crítica poética, o poeta algarvio demonstra grande interesse pelo tema do amor e sua configuração como parte integrante de toda uma tradição lírica amorosa. São muitos os poemas em que o tema do amor aparece, porém sempre relacionado a um sujeito lírico melancólico e consciente da criação do poema e de sua artificialidade. A melancolia do eulírico, as imagens obscuras e a nostalgia são características de uma lírica amorosa cujo principal aspecto é a ausência. O poema parece ser o único lugar onde o sujeito encontra uma possibilidade de fugir do presente e da ausência da amada. Neste trabalho, buscaremos verificar, portanto, como esta poesia se insere numa tradição da lírica amorosa ocidental, procurando evidenciar os artifícios de que o autor se utiliza para retomar o imaginário do amor, questionar e reapresentar a subjetividade e a emotividade, recriando em sua obra um lirismo amoroso típico da contemporaneidade
Abstract: One of the greatest names of contemporary Portuguese poetry, Nuno Júdice's wide work is marked, according to Ida Alves (2006), by the presence of a poetry built over ruins. His most decisive features are the dialogue established with other forms of art, the philosophical reflections and, above all the others, the critical look over his own poetry. Such features, related to dark environments, uninhabited or abandoned places and the presence of a poetic persona aware of its own poetic production, are some of the main characteristics of a singular poetry marked by references of the past. Júdice began his production with "A Noção de Poema". In this work, the retake of the poetic persona and the awareness of the poetry as the ideal place to discuss the poetic language, its mysteries and traditions, are salient. Attached to this poetic criticism and production, the Algarve poet demonstrates his interest in love as a theme of poetry and its configuration as an integrant part of a loving lyrical tradition. Love is present in many of his poems, although it is always related to a melancholic lyrical subject and conscious of the poem creation and its artificiality. The poetic persona melancholy, dark images and nostalgia, are the characteristics of a loving lyric marked by absence. The poem seems to be the only place where the subject finds a possibility to run away from the present and from the absence of his beloved woman. In the present work, we seek to verify how this poetry can be inserted in a loving lyric western tradition highlighting the strategies used by the author to retake the imaginary of love, to question and restate the subjectivity and the emotionality, and to recreate a contemporaneity typical loving lyric in his work
Mestre
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Simone, Bruna Fernanda de [UNESP]. « As configurações do amor na lírica de Nuno Júdice ». Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/131887.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2015-12-10T14:22:24Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-06-24. Added 1 bitstream(s) on 2015-12-10T14:28:30Z : No. of bitstreams: 1 000851841.pdf: 782450 bytes, checksum: ad355f988e92b369ceb32c2054da312e (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Um dos maiores nomes da poesia portuguesa contemporânea, Nuno Júdice possui vasta obra marcada, segundo Ida Alves (2006), pela presença de uma poesia feita sobre ruínas. Suas características mais marcantes são o diálogo que promove com outras artes, as reflexões filosóficas e principalmente uma visão crítica sobre a própria poesia. Tais características, ligadas a um ambiente sombrio, de espaços desabitados ou abandonados, onde se insere um eu-lírico consciente de sua própria produção poética, são algumas das marcas de uma poesia singular, marcada por vestígios do passado. Júdice iniciou sua produção com A Noção de Poema, em que já se destacava pela retomada do sujeito lírico e pela plena ciência do poema como o lugar de discussão da linguagem poética, seus mistérios e sua tradição. Atrelado a esta produção e crítica poética, o poeta algarvio demonstra grande interesse pelo tema do amor e sua configuração como parte integrante de toda uma tradição lírica amorosa. São muitos os poemas em que o tema do amor aparece, porém sempre relacionado a um sujeito lírico melancólico e consciente da criação do poema e de sua artificialidade. A melancolia do eulírico, as imagens obscuras e a nostalgia são características de uma lírica amorosa cujo principal aspecto é a ausência. O poema parece ser o único lugar onde o sujeito encontra uma possibilidade de fugir do presente e da ausência da amada. Neste trabalho, buscaremos verificar, portanto, como esta poesia se insere numa tradição da lírica amorosa ocidental, procurando evidenciar os artifícios de que o autor se utiliza para retomar o imaginário do amor, questionar e reapresentar a subjetividade e a emotividade, recriando em sua obra um lirismo amoroso típico da contemporaneidade
One of the greatest names of contemporary Portuguese poetry, Nuno Júdice's wide work is marked, according to Ida Alves (2006), by the presence of a poetry built over ruins. His most decisive features are the dialogue established with other forms of art, the philosophical reflections and, above all the others, the critical look over his own poetry. Such features, related to dark environments, uninhabited or abandoned places and the presence of a poetic persona aware of its own poetic production, are some of the main characteristics of a singular poetry marked by references of the past. Júdice began his production with A Noção de Poema. In this work, the retake of the poetic persona and the awareness of the poetry as the ideal place to discuss the poetic language, its mysteries and traditions, are salient. Attached to this poetic criticism and production, the Algarve poet demonstrates his interest in love as a theme of poetry and its configuration as an integrant part of a loving lyrical tradition. Love is present in many of his poems, although it is always related to a melancholic lyrical subject and conscious of the poem creation and its artificiality. The poetic persona melancholy, dark images and nostalgia, are the characteristics of a loving lyric marked by absence. The poem seems to be the only place where the subject finds a possibility to run away from the present and from the absence of his beloved woman. In the present work, we seek to verify how this poetry can be inserted in a loving lyric western tradition highlighting the strategies used by the author to retake the imaginary of love, to question and restate the subjectivity and the emotionality, and to recreate a contemporaneity typical loving lyric in his work
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Lima, Tatiana Vieira de. « Mario Quintana : a (re) invenção lírica da infância ». reponame:Repositório Institucional da UFC, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22716.

Texte intégral
Résumé :
LIMA, Tatiana Vieira de; COUTINHO, Fernanda Maria Abreu. Mario Quintana: a (re) invenção lírica da infância. 2016. 86f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2016.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2017-05-12T13:11:09Z No. of bitstreams: 1 2016_dis_tvlima.pdf: 861243 bytes, checksum: 23404321f448b0628010236f36780ef8 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2017-05-12T13:11:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_dis_tvlima.pdf: 861243 bytes, checksum: 23404321f448b0628010236f36780ef8 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-12T13:11:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_dis_tvlima.pdf: 861243 bytes, checksum: 23404321f448b0628010236f36780ef8 (MD5) Previous issue date: 2016
Este trabalho tem como objetivo observar os modos pelos quais o imaginário infantil é representado na poesia do escritor sul-rio-grandense Mario Quintana (1906-1994). Busca-se compreender de que maneira se dá essa relação entre infância e poesia, criança e poeta, a partir da leitura das obras iniciais desse poeta: A rua dos cataventos (1940) e Canções (1946), além disso, compõem o corpus dessa pesquisa as obras constituídas por poemas em prosa: Sapato florido (1948), Caderno H (1973), A vaca e o hipogrifo (1977), Da preguiça como método de trabalho (1987) e Porta giratória (1988). A partir desse corpus propõe-se estabelecer uma discussão acerca dos sentimentos de tristeza e melancolia que envolvem a recordação da infância presente nos dois primeiros livros e que são substituídos nos livros de poemas em prosa, pela figuração de uma criança que é tida como um modelo a ser seguido pelo poeta em sua criação literária, a infância é representada não somente como uma fase cronológica da vida humana, mas como uma postura que o poeta assume diante de seu projeto literário. A fim de realizar o que se propõe, estabeleceu-se um diálogo com teóricos da literatura como Octávio Paz (1984,2012), Michael Hamburger (2007), Wolfgang Iser (2002), Emil Staiger (1997), bem como textos que discutem a infância: Gaston Bachelard, Benjamin (1994), Marisa Lajolo (2009), Marie-José Chombart de Lauwe (1991). Entende-se, portanto, que a criança é representada na poesia quintaniana de forma a desconstruir algumas concepções idealizadas relativas a fase pueril, além do mais, entre as diversas figurações da infância nessa poesia, prevalece de maneira persistente o encontro entre as idades, que só é possível por meio do fazer literário.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Lorenção, Andre Luiz. « A lírica amorosa na Modernidade : a poesia de Manuel Bandeira ». Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-05112013-104523/.

Texte intégral
Résumé :
A proposta do presente trabalho é estudar a poesia de Manuel Bandeira, atentando para o diálogo que nela se estabelece entre a lírica medieval e a lírica moderna. A partir da análise de determinadas composições, indica-se as ideias tópicas (os topoi) da Idade Média reinterpretadas e reelaboradas na poética de Bandeira tais como: a inacessibilidade do ser amado, a consagração da submissão absoluta, humilde e paciente e a total entrega bem como se aponta a releitura de certos tópicos, como o senhal e a não-nomeação da amada, no contexto da modernidade e do modernismo brasileiro.
The proposal of this study is to analyse and interpret Manuel Bandeira´s poetic production, focusing on the dialogue entertained between the medieval and the modern poetry. Considering the analysis of certain poems of the Brazilian poet, we aim at eliciting the main ideas from the Middle Age that can be reinterpreted and reelaborated in Bandeira´s poetic works for instance: inacessibility of the loved person, total submission and subservience, and the humble and patient attitude of the troubadour towards the lady as well as the intention is to indicate the different approach to certain procedures, including senhal and the convention that prescribes that the identity of the beloved lady has to be maintained in secret, unveiled all this in the context of modernity and Modernism in Brazil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Cavalcante, de Andrade Fábio. « A transparência impossível : lírica e hermetismo na poesia brasileira atual ». Universidade Federal de Pernambuco, 2008. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7213.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:30:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo3545_1.pdf: 1205321 bytes, checksum: 24429a569c091caa8a225af628a3b1e4 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2008
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Demonstramos, através da análise de quatro poetas brasileiros contemporâneos: Weydson Barros Leal, Cláudio Daniel, Marco Lucchesi e Micheliny Verunschk; a existência, no âmbito da poesia brasileira atual, de uma tendência poética que nomeamos de hermetismo. As obras desses quatro autores estudados abrangem as duas décadas em que emerge e amadurece a poesia hermética brasileira: dos meados dos anos 80 até estes anos 2000. Vivos e atuantes, esses autores desenvolvem em sua produção um hermetismo literário que reforça uma linha de criação que traspassa toda a modernidade, partindo do Romantismo mais arrojado, passando pelo Simbolismo e por algumas poéticas modernistas não alinhadas necessariamente às experiências mais radicais de vanguarda. Dividido em três partes, o estudo toma como ponto de partida uma das principais faces da poesia moderna: seu poder de fascinar e constituir-se como verdadeiro processo, enigmático e nunca concluído de leitura e interpretação aberta; estudando-a a partir de seus principais deflagradores, inicialmente no âmbito internacional e, posteriormente em terras brasileiras, foco das duas últimas partes. A existência, então, dessa tendência hermética em nossa poesia está intimamente ligada ao desenvolvimento de uma reflexão sobre os limites expressivos da linguagem poética, sobre sua função em tempos democráticos (sem urgências nacionalistas ou políticas) e mesmo sobre sua especificidade
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Viñolas, i. Solés Mariona. « Lírica trobadoresca a la Corona d'Aragó : estudi de casos ». Doctoral thesis, Universitat de Girona, 2017. http://hdl.handle.net/10803/668984.

Texte intégral
Résumé :
The PhD entitled "Troubadour Lyrics in the Crown of Aragon: case study" offers a detailed census of all those troubadours for whom a link has been proposed with the Crown of Aragon, with fundamental information about the reigns of contact –those who welcomed and promoted, precisely, the Occitan lyric; that is, the reigns of Alphonse I the Chaste, Peter I the Catholic, James I the Conqueror and Peter II the Great-, the compositions that underpin their inclusion in this census and data related to their own pieces. Some issues that exemplify the Occitan case in the Crown of Aragon, and which we have defined as "cases", are, for example, the analysis of the "Catalan" word in lyrical troubadour, an analysis in courtesy terms, more than not in geographic terms. Undoubtedly, the figure of Peire Vidal as the greatest exponent of the lyrical in the times of Alphonse I is one of the most important cases in this PhD, given the magnitude of his work and the long distance that the same troubadour does all around most significant courts of the moment. In this sense, we offer a proposal for the dating of his work related to the Crown of Aragon and, at the same time, a re-reading of it. Finally, the last case exposed to the PhD deals with the figure of Peter II the Great, as a patron. In this case, the image of the monarch, often in the shadow of the golden age of his father, James I, has not been appropriately valued or, at least, his work as a patron was not considered, as we said, which could well resemble that of his great-grandfather, Alphonse I the Chaste
La tesi titulada “Lírica trobadoresca a la Corona d’Aragó: estudi de casos” ofereix un cens detallat de tots aquells trobadors per als quals s’ha proposat algun vincle amb la Corona d’Aragó, amb informació fonamental sobre els regnats de contacte –aquells que van acollir i promoure, precisament, la lírica occitana; això és, els regnats d’Alfons I el Cast, Pere I el Catòlic, Jaume I el Conqueridor i Pere II el Gran-, les composicions que fonamenten llur inclusió en aquest cens i dades relatives a les pròpies peces. Algunes qüestions que exemplifiquen el cas occità a la Corona d’Aragó, i que hem definit com a “casos”, són, per exemple, l’anàlisi del mot “català” en la lírica trobadoresca, una anàlisi en termes cortesos, més que no pas en termes geogràfics. Sens dubte, la figura de Peire Vidal com a màxim exponent de la lírica en temps d’Alfons I és un dels casos més rellevants en aquesta tesi, donada la magnitud de la seva obra i el llarg recorregut que el mateix trobador fa arreu de les corts més significatives del moment; en aquest sentit, oferim una proposta de datació de l’obra relacionada amb la Corona d’Aragó i, alhora, una relectura de la mateixa. Finalment, el darrer cas exposat a la tesi tracta la figura de Pere II el Gran, en tant que mecenes; en aquest cas, la imatge del monarca, sovint a l’ombra de l’època daurada del seu pare, Jaume I, no ha estat prou valorada o, si més no, no se n’havia contemplat la tasca de mecenes, com dèiem, que bé podria assemblar-se a la del seu besavi, Alfons I el Cast
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Livres sur le sujet "Poesia lírica"

1

Cara, Salete de Almeida. A poesia lírica. São Paulo : Ática, 1985.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Tavani, Giuseppe. A poesia lírica galego-portuguesa. Lisboa : Editorial Comunicação, 1990.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Juanola, Joana Raspall i. Batec de paraules : Poesia lírica completa. Vilanova i la Geltrú : El Cep i la Nansa Edicions, 2013.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

DRedynha, A. Flores do campo : Composição de prosa poética e poesia lírica. Coimbra : [s.n.], 1986.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Balbuena, Bernardo de. Poesía lírica. Ciudad Real [Spain] : Diputación Provincial de Ciudad Real, 2000.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

ed, Barchino Matías, dir. Poesía lírica. [Ciudad Real] : Diputación Provincial de Ciudad Real, 2000.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

1905-, García Gómez Emilio, et Bejarano Virgilio, dir. Poesía lírica : Traducción rítmica. Madrid : Real Academia de la Historia, 2007.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Sinfonía lírica : Muestra de poesía total. Lima, Perú : Ediciones Vicio Perpetuo Vicio Perfecto, 2014.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

La narratividad de la poesía lírica galaicoportuguesa. Zaragoza, Spain : Edition Reichenberger, 1985.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

González del Valle y Carvajal, Emilio Martin. La poesía lírica en Cuba : España, 1884. México, D.F : Frente de Afirmación Hispanista, 2009.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Chapitres de livres sur le sujet "Poesia lírica"

1

Fajardo, Leila Cristina. « LILITH E EVA : A TRANSGRESSÃO NA POESIA DE ADÉLIA PRADO ». Dans Ellas Volume 3, 76–88. Texto e contexto editora, 2022. http://dx.doi.org/10.54176/lrbk2757.

Texte intégral
Résumé :
Adélia Prado traz uma aproximação que se inicia no feminino, perpassa o literário e culmina na expressão lírica por meio de referências a figuras bíblicas, Lilith e Eva, enfoque central desta pesquisa. A produção literária se encontra, em dado momento, com a de Carlos Drummond de Andrade, em cujos versos ela reconhece a apreensão da alma feminina e, com intertextualidade declarada, ecoa a voz do poeta mineiro no tom confessional do “Poema de sete faces”.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Brito, Amanda Ramalho de Freitas. « ESTUDOS COMPARADOS : INCURSÕES DA POESIA LÍRICA EM SALA DE AULA ». Dans Linguística, Letras e Artes e as Novas Perspectivas dos Saberes Científicos 2, 40–49. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6382008124.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Freitas, Nayara Cavalcante de, et Vitor Fernando Perilo Vitoy. « DA MODERNIDADE DE BAUDELAIRE À MODERNIDADE BRASILEIRA ». Dans Coleção Gênesis : ciência e tecnologia, 16–22. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.16-22.

Texte intégral
Résumé :
A poesia do poeta francês Charles Baudelaire ressoou até a poesia brasileira. Isto porque Baudelaire é precursor do conceito de modernidade e os efeitos desta têm grande influência na formação cultural e acadêmica dos estudantes da contemporaneidade. Foi o poeta que em seus trabalhos promoveu a ruptura com o romantismo e incentivou os trabalhos que atualmente conhecemos. Objetivo: buscar investigar através da pesquisa as diversas formas literárias e demonstrar a influência baudelairiana na modernidade brasileira. Nesse sentido, pretendeu-se constituir um corpus com obras poéticas em perspectiva crítica e demonstrativa, com as vertentes artísticas de mesma temática e período histórico. Método: Foi realizado um estudo complexo de textos e documentos históricos inerentes ao período do modernismo baseados em uma pesquisa de revisão bibliográfica. Os procedimentos metodológicos utilizados nesse projeto permitiram captar uma variedade de fenômenos e situações que se construíram na realidade em estudo entre a modernidade de Charles Baudelaire e sua influência na lírica moderna brasileira. Resultados: Através das diversas fontes da pesquisa foi realizado um apanhado de influências de Baudelaire no Brasil, a começar pela sua aparição no Jornal do Comércio, no qual Félix Pacheco promoveu um verdadeiro revival baudelairiano; perpassando pelo poema de Vinicius de Moraes à Baudelaire presente em sua obra “Antologia Poética”. E por fim, o flanêur de Baudelaire, apresenta na poesia de Vinicius. Conclusão: Através de fontes bibliográficas disponíveis. Foi possível compreender a modernidade precursora de Baudelaire e seu processo estilístico, demonstrando sua chegada ao Ocidente, com enfoque no Brasil; analisar com maior propriedade a poética e prosa modernas de Baudelaire e Vinicius, pontuando as influências e contribuições artísticas do poeta francês nos escritos brasileiros; e trabalhar com leituras imanentes dos textos selecionados de modo a constituir uma visão do modernismo brasileiro, essencialmente influenciado por Baudelaire.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Cavalcante de Freitas, Nayara, et Vitor Fernando Perilo Vitoy. « DA MODERNIDADE DE BAUDELAIRE À MODERNIDADE BRASILEIRA ». Dans Coleção Gênesis : ciência e tecnologia, 10–35. Editora da PUC Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.teste.10-35.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: a poesia do poeta francês Charles Baudelaire ressoou até a poesia brasileira. Isto porque Baudelaire é precursor do conceito de modernidade e os efeitos desta têm grande influência na formação cultural e acadêmica dos estudantes da contemporaneidade. Foi o poeta que em seus trabalhos promoveu a ruptura com o romantismo e incentivou os trabalhos que atualmente conhecemos. Objetivo: buscar investigar através da pesquisa as diversas formas literárias e demonstrar a influência baudelairiana na modernidade brasileira. Nesse sentido, pretendeu-se constituir um corpus com obras poéticas em perspectiva crítica e demonstrativa, com as vertentes artísticas de mesma temática e período histórico. Método: Foi realizado um estudo complexo de textos e documentos históricos inerentes ao período do modernismo baseados em uma pesquisa de revisão bibliográfica. Os procedimentos metodológicos utilizados nesse projeto permitiram captar uma variedade de fenômenos e situações que se construíram na realidade em estudo entre a modernidade de Charles Baudelaire e sua influência na lírica moderna brasileira. Resultados: Através das diversas fontes da pesquisa foi realizado um apanhado de influências de Baudelaire no Brasil, a começar pela sua aparição no Jornal do Comércio, no qual Félix Pacheco promoveu um verdadeiro revival baudelairiano; perpassando pelo poema de Vinicius de Moraes à Baudelaire presente em sua obra “Antologia Poética”. E por fim, o flanêur de Baudelaire, apresenta na poesia de Vinicius. Conclusão: Através de fontes bibliográficas disponíveis. Foi possível compreender a modernidade precursora de Baudelaire e seu processo estilístico, demonstrando sua chegada ao Ocidente, com enfoque no Brasil; analisar com maior propriedade a poética e prosa modernas de Baudelaire e Vinicius, pontuando as influências e contribuições artísticas do poeta francês nos escritos brasileiros; e trabalhar com leituras imanentes dos textos selecionados de modo a constituir uma visão do modernismo brasileiro, essencialmente influenciado por Baudelaire.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Almeida, Carolina da Costa de, et Raphael Bessa Ferreira. « TEXTURAS E TESSITURAS DA LÍRICA : UM MODO DE LER A POESIA DE MAX MARTINS ». Dans Linguística, Letras e Artes e sua Atuação Multidisciplinar 2, 164–75. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.06720230715.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Hernández, Pura Nieto. « Mito y poesía lírica ». Dans Claves para la lectura del mito griego, 139–74. Dykinson, 2021. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv1ks0drq.8.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

« Qué entiendo por poesía lírica ». Dans Vanguardia latinoamericana, Tomo V, 226. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2009. http://dx.doi.org/10.31819/9783964564221-028.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

« Prólogo : Poesía & ; Tecnología ». Dans Poesía lírica y progreso tecnológico (1868-1939), 9–18. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2003. http://dx.doi.org/10.31819/9783954870257-001.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

« El cinematógrafo y la lírica ». Dans Poesía lírica y progreso tecnológico (1868-1939), 289–304. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2003. http://dx.doi.org/10.31819/9783954870257-012.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

« Los nuevos Prometeos : La imagen positiva de la ciencia y el progreso en la poesía española del siglo XIX (1868-1900) ». Dans Poesía lírica y progreso tecnológico (1868-1939), 19–52. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2003. http://dx.doi.org/10.31819/9783954870257-002.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Poesia lírica"

1

Ricardo Araujo da, Silva. « O EU-LÍRICO NA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS : O POETA ». Dans V Congresso Internacional das Licenciaturas. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.vcointerpdvl.2018.00111.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Rodríguez Jiménez, Antonio. « Memoria de ciudades del mundo a través de los poetas en Cuadernos del sur : desde los restos arqueológicos a las reconstrucciones virtuales y reales ». Dans International Conference Virtual City and Territory. Roma : Centre de Política de Sòl i Valoracions, 2014. http://dx.doi.org/10.5821/ctv.8018.

Texte intégral
Résumé :
Una visión más lírica que histórica permitirá sostener diferentes miradas sobre ciudades emblemáticas del mundo en un entorno evolutivo: desde su esplendor hasta su destrucción, descubrimiento de sus restos y recuperación. El tema gira en torno a ¿cómo ven los poetas el entorno urbano de las ciudades? ¿Cómo veían los creadores de hace varios siglos una ciudad emblemática y cómo la ven en la actualidad? ¿Cómo afectan las nuevas tecnologías a esas ciudades especiales y de qué manera puede proteger un género tan débil y tan fuerte como es la poesía a las ciudades, algunas de ellas Patrimonio de la Humanidad? Ciudades como Medina Azahara, ciudad palatina del siglo X, durante el califato de Abderramán III, en pleno esplendor de los Omeyas. La ponencia aborda cómo contemplaban la ciudad los poetas de la época y cómo la han visto o las ven ahora en el siglo XXI. También se abordarán las visiones líricas de ciudades como Córdoba, París, Roma, Florencia, Venecia, Praga, Nueva York, Madrid, Granada, Lisboa, La Habana o Sevilla. Contemplación de la ciudad y de su memoria, de su gente. Miradas míticas, sacralizadas y miradas sencillas sobre la urbe anclada en el pasado o viva en el futuro. En definitiva, cómo a través de esas miradas privilegiadas, que resplandecen el pasado se pueden conservar en el presente y dinamizarlas para el futuro. A more lyrical history will hold different views of the world's iconic cities in an evolving environment: from its splendor to its destruction, discovery and recovery of their remains. The issue revolves around how poets see the urban environment of cities? How creators saw centuries ago an iconic city and how are today? How new technologies affect these special cities and how you can protect a genre as weak and as strong as poetry to the cities, some of them World Heritage? Cities like Medina Azahara, palace city of the tenth century, during the reign of Abd al-Rahman III, in the splendor of the Umayyads. The paper discusses how the city looked poets of the time and how they have been or are now in the XXI century. It will also address the lyrical visions of cities like Cordoba, Paris, Rome, Florence, Venice, Prague, New York, Madrid, Granada, Lisbon, Havana and Seville. Vision of the city and its memory, its people. Looks mythical, Hallowed and looks simple on the city stuck in the past or living in the future. Exactly how those looks through privileged, that shine can preserve the past in the present and animate them for the future.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie