Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Programas de mestrado em rede.

Articles de revues sur le sujet « Programas de mestrado em rede »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Programas de mestrado em rede ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Alves, Ana Claudia Tasinaffo, et Irene Cristina de Mello. « TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE DOUTORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EGRESSOS DO PROGRAMA DA AMAZÔNIA LEGAL ». Revista Prática Docente 5, no 3 (30 décembre 2020) : 1884–908. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n3.p1884-1908.id925.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa realizada com egressos do Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). O objetivo era analisar as percepções de doutores titulados na primeira turma sobre as contribuições desta formação para sua trajetória profissional. Foi realizado um levantamento do perfil de 29 egressos por meio de consultas aos currículos Lattes dos egressos e entrevista com onze deles. O estudo mostrou que a formação doutoral contribuiu para a inserção em programas de mestrado na área de Educação em Ciências e Matemática, para um significativo aumento da produção científica, e que novos mestrados foram constituídos com a formação dos doutores da primeira turma. E, apesar da formação em rede, em sua maioria, os egressos continuam isolados e não mantém os trabalhos e pesquisas em rede, demonstrando que a formação por si só não é fator determinante para tal configuração.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Fadigas, Inácio de Sousa, Trazíbulo Henrique Pardo Casas, Marcos Grilo Rosa et Hernane Borges de Barros Pereira. « Programas de mestrado em Matemática no Brasil ». Obra digital, no 18 (28 février 2020) : 103–18. http://dx.doi.org/10.25029/od.2020.259.18.

Texte intégral
Résumé :
O trabalho aborda redes dos títulos das dissertações de mestrados em matemática, no Brasil. A análise usa redes semânticas de títulos (RST) para caracterizar qualitativa e quantitativamente as redes. Foram selecionados 41 cursos de mestrado e construídas as RST usando-se a abordagem de redes por cliques, na qual as palavras dos títulos são mutuamente conectadas. Foi aplicado o método Louvain (algoritmo) para detectar as comunidades de palavras. As redes foram caracterizadas e agrupadas por região geográfica, o que levou a inferir distinções entre regiões com base em regularidade ou não dos grupos de palavras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Bigarella, Nadia, et Andrêssa Gomes de Rezende Alves. « O papel do diretor gerente : gerencialismo, treinamento e certificação na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul ». Dialogia, no 22 (6 novembre 2015) : 103–13. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n22.6053.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo faz parte de duas dissertaes de mestrado em Educao, defendidas em setembro de 2004 e em abril de 2014, no Programa de Ps-graduao em Educao - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que investigaram os programas de gesto educacional dos governos que administraram o Estado de Mato Grosso do Sul, no perodo de 1991 a 2014. Tem como objetivo discutir a configurao da poltica para a gesto educacional na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), nesse perodo de vinte e quatro anos, seis mandatos, quatro governadores e dois partidos polticos (PMDB e PT) e quatro programas educacionais. Com base em pesquisas documentais, as duas pesquisas mostram que as polticas para a gesto educacional, aps 2007 foram norteadas por componentes gerenciais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Nascimento, Sabrina do, et Ilse Maria Beuren. « Redes sociais na produção científica dos programas de pós-graduação de ciências contábeis do Brasil ». Revista de Administração Contemporânea 15, no 1 (février 2011) : 47–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552011000100004.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo objetiva identificar a formação de redes sociais na produção científica definitiva do triênio 2007-2009 dos programas de pós-graduação de ciências contábeis do Brasil. Pesquisa descritiva, por meio de um estudo bibliométrico e sociométrico, foi realizado, considerando os 199 docentes permanentes de 21 cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em ciências contábeis, distribuídos em 17 instituições de ensino superior. Na análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, com auxílio do software UNICET® 6 para confecção das redes de cooperação entre os programas investigados. Os resultados da pesquisa mostram que a evolução da produção científica definitiva, no triênio 2007-2009, em termos percentuais, foi maior nos programas com conceito 3; que a produção científica definitiva veiculada em periódicos pelos docentes permanentes dos programas analisados apresenta-se de forma dispersa nas estratificações do Qualis CAPES; e que a centralidade da rede social é ocupada pelo programa da USP. Conclui-se que, de modo geral, os programas de pós-graduação em ciências contábeis apresentam ligações fracas, esparsas e pouco densas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Banys, Vera Lúcia, David Michel De Oliveira, Andréia Vitor Couto Do Amaral et Adriana Luize Bocchi. « MESTRADO PROFISSIONAL - NO BRASIL E NA REGIONAL JATAÍ ». Itinerarius Reflectionis 14, no 3 (15 septembre 2018) : 01. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v14i3.53243.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se com este trabalho descrever conceitos, características e a legislação que rege os programas de pós-graduação profissionais bem com traçar o perfil dos programas de Mestrado Profissional no Brasil, na região Centro-oeste e no Estado de Goiás. Utilizou-se como método a revisão de literatura narrativa. Para levantamento do referencial teórico foram acessados, por meio eletrônico, as plataformas virtuais Google, Google Acadêmico e CAPES. Os dados do Programa foram obtidos do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) – Módulo Stricto Sensu e organizados utilizando-se o programa Excel 2013 da Microsoft®, versão for Windows 10, o que permitiu a montagem de quadros e gráficos para as análises descritivas. Foram incluídos documentos e portarias sobre o referido tema e conteúdos de sites de instituição de ensino superior e técnico pública e privada. Foram excluídos os sites comerciais, blogs e páginas de rede social que relatavam sobre o assunto. O número de programas de MP vem crescendo significativamente no Brasil e, acredita-se que o fato esteja relacionado a aplicação de metodologias de pesquisa que buscam solucionar problemas do cotidiano profissional, bem como sua aplicação prática imediata que estimulam e aumentam a procura determinado o crescimento desta modalidade de pós-graduação. Dos mais de 500 programas de Mestrado Profissional apenas 37 encontram-se no Centro-oeste, e destes, mais de 80% são ofertados em instituições públicas de ensino e apenas dois em Jataí. Observa-se que é indispensável a criação de programas de MP na UFG Regional Jataí, devido à demanda regional, alto número de professores titulados e com perfil profissionalizante convalidando recursos humanos para a abertura destes programas, bem como a proximidade da instituição com outros órgãos públicos e instituições privadas locais e regionais. Portanto, este diagnóstico indica a oferta de programas nas diversas áreas do conhecimento como ciências, tecnologia, saúde e educação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

De Oliveira, Ana Claudia Delfini Capistrano, et Carlos Golembiewski. « Rede Hila : a luta pela igualdade de gênero na América Latina ». Revista Brasileira de Tecnologias Sociais 2, no 2 (5 septembre 2016) : 185. http://dx.doi.org/10.14210/rbts.v2n2.p185-188.

Texte intégral
Résumé :
A professora María Nohemi Gonzalez Martinez é doutora e mestre em Estudos de Gênero pela Universidade de Cádiz (Espanha), especialista em Direitos Humanos das Mulheres pela Universidade de Lund (Suécia) e pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos de São José da Costa Rica. Atualmente, é coordenadora da RED-Hila na Universidade Simón Bolívar, Barranquila, Colômbia. A professora esteve na Univali em 2015 para referendar o ingresso da universidade na RED Hila. Durante a visita, a professora colombiana falou à Revista Brasileira de Tecnologias Sociais, editada pelos Programas de Mestrado em Saúde e Gestão de Políticas Públicas, da Univali.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Severo, Eliana Andréa, Julio Cesar Ferro de Guimarães, Cristine Hermann Nodari, Eric Charles Henri Dorion et Pelayo Munhoz Olea. « INOVAÇÃO EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS : O SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO ». Administração : Ensino e Pesquisa 14, no 3 (30 septembre 2013) : 591. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2013.v14n3.62.

Texte intégral
Résumé :
<p>A relevância do estudo sobre a inovação em serviço educacional, exercida pelos Programas de Stricto Sensu em Administração, passa pela apreciação do papel que esse cumpre no conjunto da formação profissional e do cidadão na sociedade. O Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Administração (SIPAD) foi idealizado pelos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração das universidades do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma experiência inovadora, com objetivo de ampliar a interação de conhecimento entre docentes e discentes no que tange a pesquisa em Administração. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo identificar as contribuições do sipad para a pesquisa em Administração, geradas por meio das sete edições (2006-2012), bem como analisar a importância dos seminários para os alunos de Mestrado e Doutorado. Os resultados indicam que o sipad possibilitou a formação de uma rede de relacionamento no Estado, entre alunos e professores dos Programas Stricto Sensu, possibilitando trocas de informações e desenvolvimento de novos temas de pesquisas em Administração. Os docentes e discentes destacam que houve a troca de informações acerca de técnicas e métodos de pesquisa, além de parcerias para desenvolvimento de novas pesquisas.<br /><br /></p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Tavares Nogueira, Eurides Costa, et Hernandes Andrade Silva. « Colaboração científica na Ciência da Informação : Uma análise dos periódicos "Em Questão" e "Informação & ; Informação" ». Biblionline 13, no 3 (16 janvier 2018) : 55. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n3.35208.

Texte intégral
Résumé :
A colaboração na ciência tem ocupado papel de destaque no campo da comunicação científica em razão da complexidade da investigação em ciência, tecnologia e inovação. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar a colaboração nos artigos em periódicos científicos com periodicidade quadrimestral e classificação Qualis Capes B1: “Em Questão” e “Informação & Informação”, no período de 2015. Para mapear a rede de colaboração científica utilizou-se como metodologia de pesquisa a Análise de Redes Sociais (ARS). Os dados foram organizados e analisados com o auxílio dos softwares Ucinet e Netdraw. Para caracterizar os nós da rede, utilizou-se os graus de centralidade, proximidade e intermediação. Identificou-se os atributos de produção por região geográfica, distribuição das autorias e autores mais produtivos. Constatou-se, a partir do estudo, que os autores estão diretamente ligados a programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado e que esses cursos em alguns casos são realizados na modalidade sanduíche. Os resultados apresentam uma colaboração intensa principalmente nas regiões Sul e Sudeste que juntas obtiveram 71,2% da produção total das revistas, enquanto as demais regiões, apesar do bom desenvolvimento ainda tem muito caminho a percorrer.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Board, Editorial. « Pesquisa Regulatória em Telecomunicações ». Law, State and Telecommunications Review 3, no 1 (16 mai 2011) : 321–22. http://dx.doi.org/10.26512/lstr.v3i1.21675.

Texte intégral
Résumé :
Convergência e regulação setorial: análise dos modelos regulatórios dos EUA e do Reino Unido/Bernardo Fernandes Corrêa Mendonça/Mestrado em Comunicação da Universidade de Brasília (2009). Defesa da concorrência na TV por assinatura: a lógica da experiência brasileira/Fábio Lúcio Koleski/Mestrado em Comunicação da Universidade de Brasília (2010). Desenvolvimento de técnica de sensoriamento do espectro embasada em detecção de energia para aplicação em sistemas rádio-cognitivos/Erika Portela Lopes de Almeida/Mestrado em Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (2010). Direito achado na rede: a emergência do acesso à internet como direito fundamental no Brasil, O/Paulo Rená da Silva Santarém/Mestrado em Direito, Estado e Constituição da Universidade de Brasília (2010). Estado e comunicação: uma análise dos modos de regulação da radiodifusão no Brasil e na Venezuela/Rodrigo Garcia Vieira Braz/Mestrado em Comunicação da Universidade de Brasília (2010). Governança da internet: construção da agenda brasileira negociada em uma realidade de múltiplos atores/Denise do Carmo Direito/Mestrado em Ciência Política da Universidade de Brasília (2010). Internet como meio de comunicação a partir dos estudos da Teoria do Meio, A/Rodrigo Miranda Barbosa/Mestrado em Comunicação da Universidade de Brasília (2010). Participação da Rádio Nacional na difusão do futebol no Brasil nas décadas de 1930 e 40, A/Daniel Damasceno Crepaldi/Mestrado em Sociologia da Universidade de Brasília (2009). Perspectiva constitucional sobre o Programa Nacional de Banda Larga, Uma/Guilherme Sena Assunção/Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Direito da Universidade de Brasília (2010). Regulação em camadas e a Lei Geral de Telecomunicações, A/Renata Tonicelli de Mello Quelho/Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Direito da Universidade de Brasília (2009). Telecentros de informação e negócio como veículo de educação corporativa nas microempresas e empresas de pequeno porte/Lilian Maria Araújo de Rezende Alvares/Mestrado em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (2010).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Monteiro, Karoline Matos, et José Raulino Chaves Pessoa Junior. « Educação Profissional e Formação de Professores : ». Inovação & ; Tecnologia Social 1, no 1 (1 juillet 2019) : 68–79. http://dx.doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.1.1980.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta parte da discussão teórica integrante de uma pesquisa de mestrado defendida na área de planejamento e políticas públicas que teve como objetivo investigar a formação de professores para educação profissional e técnica (EPT) no âmbito da rede estadual de educação do estado do Ceará. Tendo como base o ciclo de políticas públicas (SECCHIO, 2013) e os saberes docentes (TARDIF, 2012), a pesquisa que serve como base para este trabalho possibilitou o estudo das políticas educacionais de formação de professores para EPT e dos programas implementados pela secretaria de educação do Ceará que beneficiaram a formação dos professores da área técnica das escolas estaduais de educação profissional (EEEPs). Através da coleta de dados sobre a rede de EPT do Ceará, foi possível construirmos um panorama atualizado desta política e seus desdobramentos em programas de formação pedagógica para o docente da base técnica com objetivo de compreender suas principais características e resultados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Glauco Roberto Gonçalves et Vivianne Fleury de Faria. « O Programa Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UFG : um olhar sobre sua história, experiências e possibilidades ». Devir Educação 4, no 2 (29 novembre 2020) : 34–54. http://dx.doi.org/10.30905/ded.v4i2.273.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste artigo é relatar a história de formação e desenvolvimento do Programa de Pós Graduação em Educação em Ensino Básico do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás(PPGEEB/CEPAE/UFG), um programa de mestrado profissionalizante multidisciplinar eminentemente voltado para docentes da rede pública (municipal, estadual e federal), bem como de profissionais da rede privada e de educadores que atuem em espaços informais e não formais de ensino, possibilitando que tais docentes realizem pesquisas e estudos sobre suas práticas educacionais e sobre as políticas educacionais e de ensino. Para isto, recorremos a um breve histórico deste Centro de Ensino para contextualizar e apresentar as especificidades deste programa com destaque para a formação de professores, pesquisa com intervenção e criação de produtos educacionais e a relação entre projetos de ensino transdisciplinares do CEPAE e pesquisa escolares desenvolvidas e em andamento no PPGEEB. Finalmente relatamos duas pesquisas, uma em fase de finalização e outra já finalizada a fim de demonstrar o tipo de produção oriunda do nosso mestrado profissional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Meireles, Fernanda Rosalina da Silva, Ana Cláudia Azevedo et Raíssa de Azevedo Barbosa. « Inserção da Temática de Redes Interorganizacionais nos Currículos de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração ». Avaliação : Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 24, no 1 (mai 2019) : 257–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-407720190001000014.

Texte intégral
Résumé :
O debate sobre o ensino na pós-graduação tem despertado o interesse dos pesquisadores, sobretudo no campo dos componentes de formação curricular. Na mesma perspectiva, o tópico - redes interorganizacionais - tem-se revelado uma temática relevante para a compreensão das novas configurações organizacionais conquistando um reconhecido espaço na literatura de administração. Isto posto, esse estudo buscou lançar luz sob a junção desses dois aspectos, com o objetivo de analisar a inserção do tema de redes interorganizacionais no conteúdo curricular dos programas de pós-graduação stricto sensu em administração do Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, a partir da Plataforma Sucupira, analisando o conteúdo dos currículos dos cursos de pós-graduação disponibilizados pelos respectivos programas. Como resultado verificou-se que o tema é bem difundido entre os programas que disponibilizam suas ementas, sendo tratado diretamente em 65,34%, dos cursos envolvendo mestrado acadêmico, doutorado e mestrado profissional. Entre as perspectivas abordadas destaca-se o aspecto racional e econômico, enfocando o viés estratégico das redes interorganizacionais. A contribuição desse estudo está em demonstrar a importância da temática de redes interorganizacionais para formação discente no nível stricto sensu, e a importância da construção e atualização dos componentes curriculares em alinhamento aos temas emergentes para concepção acadêmica e profissional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Dos Santos de Souza, Ilvanete, et Jonei Cerqueira Barbosa. « Mensagens de educação matemática comunicadas no contexto de uma turma do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional ». Horizontes 39, no 1 (1 juillet 2021) : e021024. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1163.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo, o objetivo foi identificar e caracterizar que mensagens de educação matemática são comunicadas na prática pedagógica no contexto de uma turma do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados foram produzidos por meio de observação, entrevistas e documentos, à luz de constructos da teoria dos códigos de Basil Bernstein. Os resultados sugerem diferentes formas de seleção, sequenciamento e compassamento da prática pedagógica, além de uma variação no enquadramento, tendendo a mais forte ou mais fraco. As mensagens sobre educar matematicamente observadas reforçam o propósito previsto nos documentos oficiais do programa de que a “melhoria da prática pedagógica” acontece por meio do “domínio aprofundado de conteúdo matemático”.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Giacomazzo, Graziela Fatima. « Rede de formação de professores da educação básica : análise dos princípios organizacionais em cursos de pós-graduação stricto sensu ». EccoS – Revista Científica, no 37 (8 juin 2015) : 93–109. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n37.5437.

Texte intégral
Résumé :
O artigo pauta-se em um estudo realizado no contexto da Ps-Graduao (stricto sensu), semipresencial, tendo como cenrio investigativo o programa PROFMAT Mestrado Profissional em Matemtica em Rede Nacional. O Programa vai ao encontro da Meta 16 do Plano Nacional de Educao (PNE), que coloca como um dos objetivos nacionais para o decnio 2014-2024 formar cinquenta por cento dos professores da educao bsica em nvel de ps-graduao lato e stricto sensu e garantir a todos a formao continuada em sua rea de atuao. O aporte terico analtico refere-se aos conceitos sobre os novos modos de produo do conhecimento, denominado Modo 2, considerando-se que h alinhamentos com a natureza do Mestrado Profissional. Apresentam-se assim as anlises decorrentes da documentao do programa, cujo objetivo era identificar em que registros escritos e publicados as afirmativas e os compromissos firmados traduzem os seguintes princpios no Modo 2: Princpio da Aplicabilidade e Princpio da Heterogeneidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Lamas, Dênis Ester, Vânia Aparecida Rezende et Fabrício Molica De Mendonça. « O perfil discente do mestrado profissional em administração pública em rede nacional no Brasil : Uma análise das expectativas e motivos ». education policy analysis archives 29 (12 avril 2021) : 50. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.29.5870.

Texte intégral
Résumé :
Buscou-se, por meio deste artigo, identificar o perfil do discente do curso de mestrado profissional em administração pública em rede nacional - Profiap, no Brasil, que iniciou o curso nos anos de 2016 e 2017, visando descrever os motivos e as expectativas para ingresso no curso em questão. Sobre a metodologia utilizada, fez-se uma pesquisa descritiva, com abordagem predominantemente quantitativa, análise documental e aplicação de survey, com questionários estruturados enviados aos 694 discentes das 21 instituições ofertantes em todo país, obtendo-se, como resultado dessa investigação, respostas equivalentes a 43% dos entrevistados. O recorte teórico abordou políticas públicas educacionais, os mestrados profissionais no país e as expectativas e motivadores de discentes. A análise dos resultados ocorreu a partir do software estatístico R², por meio do teste de Friedman, complementado pelo critério pareado de Siegel e pelos testes de Kruskal-Wallis e de Nemenyi. Os resultados demonstraram que os motivos mais importantes para o ingresso foram o impacto na remuneração, na satisfação pessoal e nas atividades profissionais, já a expectativa mais desejada foi o aumento do salário. Constatou-se que os motivos e expectativas estão parcialmente condizentes com os objetivos do programa, sendo o principal alinhamento a melhoria das práticas no trabalho e a capacitação profissional para as instituições públicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Silva de Andrade, Wilkens Lenon, et Ana Beatriz Gomes Carvalho. « O uso do software livre no programa um computador por aluno – PROUCA : cultura livre, apropriação tecnológica e cultura escolar ». Texto Livre : Linguagem e Tecnologia 6, no 1 (18 juin 2013) : 43–62. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.6.1.43-62.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve por motivação a reflexão sobre a inclusão digital no contexto do Programa Um Computador Por Aluno, cujas tecnologias digitais são baseadas em software livre, em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Campina Grande, PB. O objetivo geral é a análise do software livre como fundamento para construção de um ambiente de aprendizagem e inclusão sociodigital em rede, seja em modo online ou offline, discutindo o tema da Inclusão Digital nas escolas em uma perspectiva sociocultural. A fundamentação teórica abordou as temáticas da liberdade de acesso (SILVEIRA, PRETTO, LÉVY) e uso livre do conhecimento na cultura escolar bem como da apropriação tecnológica a partir da dimensão do compartilhamento de saberes entre sujeitos. Nessa perspectiva, os resultados indicam que o software livre potencializa o processo da aprendizagem quando compreendido e apropriado, na escola, a partir de sua origem fundante que é a inteligência coletiva articulada de forma geograficamente localizada expandindo-se colaborativamente para as redes cibernéticas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

De Farias, José Vilani, et Denise Silva Vilela. « O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu : tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar ». Revista de Educação PUC-Campinas 22, no 1 (15 mars 2017) : 109. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3519.

Texte intégral
Résumé :
O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, em 2010, até o ano de 2012. Este estudo justifica-se pela dimensão e abrangência do referido curso. Os documentos de pesquisa, constituídos pelas versões da matriz curricular, serão analisados à luz da teoria sociológica de Bourdieu, da qual se destacam para esta análise os conceitos de habitus, capital e campo. Buscar-se-á delinear o campo da matemática no âmbito desse Programa a fim de entender o que Bourdieu chama de estratégias de reprodução das relações hierárquicas – nesse caso, entre a prática matemática dos matemáticos e a prática matemática dos professores no âmbito da escola –, assim como as estratégias de conservação e legitimação de um modo de fazer matemática. Nesse sentido, serão enfatizados aspectos que aproximam ou afastam o Programa do que preconizam as recentes pesquisas a respeito da formação docente.Palavras-chave: Campo científico. Formação de professores. Matemática acadêmica e escolar. Mestrado profissional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Gomes, Christianne Luce, Rodrigo Elizalde, Rodrigo Silva, Leonardo Lincoln Leite Lacerda et Mirleide Chaar Bahia. « Lazer/Ocio no Contexto da Pós-Graduação em Sustentabilidade e Meio Ambiente na América Latina ». LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 17, no 2 (30 juin 2014) : 1–20. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2014.847.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla e tem, como objetivo, identificar e discutir as compreensões de lazer/ocio de estudantes, professores e profissionais vinculados a programas de Mestrado e Doutorado dedicados às temáticas da sustentabilidade e meio ambiente na América Latina. De enfoque qualitativo, a metodologia da pesquisa aqui contemplada foi baseada em estudo bibliográfico e aplicação de questionários no contexto de 12 programas vinculados à Rede CLACSO de Pós-graduação desenvolvidos em sete países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador e México. A análise dos resultados seguiu a estratégia de análise de conteúdo. O lazer/ocio foi compreendido de formas distintas pelos 49 voluntários, evidenciando uma variedade de sentidos e significações. Majoritariamente, o lazer/ocio foi tratado como algo oposto e diferente do trabalho e das atividades rotineiras, sendo utilizadas diferentes categorias para caracterizá-lo (tempo, atitude, atividade e espaço). Essa diversidade de olhares indica a importância de aprofundar conhecimentos sobre as categorias conceituais que constituem o lazer/ocio, tendo em vista a multiplicidade de possibilidades para compreendê-lo na América Latina e em outros contextos do mundo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Liberman, Flavia, Maria Fernanda Petroli Frutuoso, Laura Camara Lima, Rosilda Mendes et Ana Rojas Acosta. « Articulação prático-teórica e a produção de inovação no mestrado profissional em Ensino em Ciências da Saúde ». Saúde e Sociedade 24, no 2 (juin 2015) : 716–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902015000200025.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como objetivo analisar a experiência da disciplina de pós-graduação Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Práticas (GEPPRA) do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde, da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP, campus Baixada Santista, com foco na metodologia dos escribas, sua potência como método de ensino-aprendizagem e como fonte de reflexão. O corpus analisado foi de 14 registros elaborados por estudantes e docentes, e as etapas de análise foram: análise pragmática automática dos textos com auxílio do programa Alceste; análise de conteúdo dos trechos que continham as palavras-chave: Geppra (Geppra I, Geppra II), Escriba (escrito, escrever) e Trabalho (fazer, prática e reflexão) para identificar alguns sentidos atribuídos ao GEPPRA; a metodologia dos escribas; e efeitos da disciplina na prática profissional. Os resultados apontam que foi possível construir coletivamente uma nova textualidade em rede, a partir de uma experiência reflexiva, com troca, discussão e questionamento sobre as maneiras de lidar com situações desafiadoras no trabalho. Afirma-se a potência da ferramenta dos escribas e o seu uso em outros contextos de formação ou nos processos grupais, sejam acadêmicos e/ou clínicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Cruz, Flávia Galvão, Sandra Cohim, Ana Paula Quixadá Carneiro et Katia Nunes Sá. « PERFIL DO FISIOTERAPEUTA PESQUISADOR DOCENTE NO ESTADO DA BAHIA : UMA ANÁLISE DOCUMENTAL ». Revista Pesquisa em Fisioterapia 7, no 1 (21 février 2017) : 70. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i1.1238.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: O delineamento do perfil do fisioterapeuta pesquisador docente do Estado da Bahia ajuda a identificar lacunas a serem preenchidas para o desenvolvimento da ciência na área. Objetivo: Traçar o perfil do fisioterapeuta docente com título doutor no estado da Bahia e analisar o grau de conexão entre os pesquisadores por subárea de conhecimento. Metodologia: Estudo cientométrico de base documental com dados obtidos dos currículos Lattes dos docentes das instituições de ensino superior do estado da Bahia. Os dados foram analisados por meio do teste Mann Whitney e da Rede de Colaboração. O nível de significância foi de 5%. Resultados: Foram identificados e analisados 24 fisioterapeutas doutores, sendo a maior parte do sexo feminino (75,0%), com três anos ou menos de tempo de obtenção do título de doutor (58,3%), pouco treinamento no exterior (20,8%), baixa inserção em programas de mestrado e doutorado (20,8%), com mediana de publicação de 1,5 artigos/ano/docente e de índice h de 3,6 citações/ano/docente. A vocação para a pesquisa envolve mais a subárea neurofuncional (25,0%). Nenhum (0,0%) fisioterapeuta doutor da amostra é beneficiado por bolsa de produtividade em pesquisa e 62,5% atua em instituições públicas. O número das diferentes orientações se associou com o tempo de titulação (p<0,050), mas não com o índice h (p=0,272). Observou-se que a rede de colaboração ainda é incipiente. Conclusão: Os fisioterapeutas pesquisadores e docentes do estado da Bahia são jovens doutores, com produtividade em pesquisa em desenvolvimento e pouca inserção em redes de pesquisa locais, nacionais e internacionais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Farias, Milena, et Larissa Cândido. « USO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS LÚDICOS POR EGRESSOS DO PROFMAT E SUA INFLUÊNCIA NO APRENDIZADO EM MATEMÁTICA EM ALAGOAS ». Revista de Ensino de Ciências e Matemática 10, no 6 (10 décembre 2019) : 340–59. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i6.2066.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo relata a experiência dos egressos do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) na Ufal que lecionam Matemática em Alagoas e utilizam materiais didático-pedagógicos lúdicos (ábaco, atividades de corte, colagem ou dobradura, jogos, material dourado, sólidos geométricos, tangram, softwares, entre outros) em suas aulas. Assim, com a aplicação de um questionário eletrônico fomos capazes de apontar resultados positivos na prática pedagógica dos egressos ­­­– como a motivação de seus alunos – mediante o uso de tais materiais. Além disso, embora o Profmat não tenha atividades específicas acerca do uso desses recursos didáticos, os egressos do Profmat na Ufal foram influenciados pelo Programa para utilizar tais materiais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Kac, Gilberto, Eliane Fialho, Sandra Maria Chaves dos Santos et Ana Marlucia Oliveira Assis. « Reflexões do I fórum de coordenadores de programas de pós-graduação em nutrição no Brasil ». Revista de Nutrição 19, no 6 (décembre 2006) : 785–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732006000600013.

Texte intégral
Résumé :
A necessidade de compartilhar experiências, associada ao interesse em construir uma rede de comunicação entre os Programas de Pós-Graduação em Nutrição, foi o que orientou a realização do I Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Nutrição, realizado em Junho de 2006, em Salvador. Este artigo apresenta uma síntese dos principais aspectos discutidos e das proposições formuladas na direção do fortalecimento técnico e político dos Programas de Pós-Graduação em Nutrição. Os participantes concordaram com a necessidade de aperfeiçoar o processo seletivo de ingresso de pós-graduandos nos cursos, evitando endogenia, mas oferecendo atenção especial àqueles alunos já engajados em projetos de pesquisa, como bolsistas de iniciação científica. Considerou-se consenso a realização de uma criteriosa seleção de professores, com ênfase na qualidade e regularidade da produção intelectual. Considerou-se importante gerar condições internas que favoreçam aos alunos a dedicação integral aos cursos de Mestrado e Doutorado. Uma análise dos fatores que levam ao sucesso da publicação científica depende do desenvolvimento de objetos relevantes, inovadores e metodologicamente adequados. Propôs-se que os Programas de Pós-Graduação em Nutrição atuem para a definição de uma agenda de temáticas relevantes para a pesquisa na área. O sucesso de um Programas de Pós-Graduação em Nutrição foi definido por meio da integração entre projetos financiados, seleção de alunos que apresentem vocação para a pesquisa científica e de professores credenciados para o ensino, desenvolvimento de projetos de pesquisa relevantes e publicação em revistas indexadas. No âmbito político, os participantes concordaram em criar uma organização formal capaz de representar e estreitar interesses coletivos na área da nutrição.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Montalli, Katia Maria Lemos. « Perfil do profissional de informação tecnológica e empresarial ». Ciência da Informação 26, no 3 (septembre 1997) : 290–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651997000300010.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo investiga, junto à Rede de Núcleos de Informação Tecnológica do PADCT, junto ao Sistema de Informação do Sebrae e ao da CNI-CAMPI's, o sexo, a escolaridade e a preferência de formatos de oferta de cursos de especialização. Do universo total, 69,2% de respostas foram tabuladas. Existe uma pequena superioridade masculina quanto ao número de profissionais de informação tecnológica empresarial, sendo que mais da metade deles tem graduação completa. É bastante reduzido o número de profissionais com mestrado e doutoramento. Administração e economia formam as áreas de origem mais freqüentes desses profissionais. O formato preferido para cursos de especialização é de um mês, intervalo de três, outro mês, seqüencialmente até o final da carga horária. Para cursos de curta duração, a preferência é que sejam oferecidos em período integral. Conclui-se também que existe uma demanda potencial para programas de mestrado e doutorado. Sugere-se a criação de, pelo menos, um curso de especialização em informação tecnológica empresarial por região, além de maiores investimentos em capacitação de recursos humanos. Sugere-se ainda a realização de pesquisas sobre o impacto dos egressos dos cursos de especialização oferecidos pela UFSC e UFMG e que as investigações sejam realizadas por sistemas de informação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Profice, Christiana, Salvador Trevizan, Alexandre Schiavetti et Fabio Massena. « Cientistas Ambientais : Acadêmicos ou Ambientalistas Profissionais ? » Gaia Scientia 10, no 1 (2016) : 152. http://dx.doi.org/10.21707/gs.v10.n01a17.

Texte intégral
Résumé :
A formação em ciências ambientais nos programas de pós-graduação stricto sensu pode atender tanto a propósitos acadêmicos como a expectativas de intervenção profissional. Buscamos participar desse debate por meio da análise do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade Estadual de Santa Cruz (MDRMA/UESC), localizado em Ilhéus na região sul do Estado da Bahia e parte de uma rede mais ampla, o Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Para tal fim iniciamos com uma breve demarcação teórica acerca das interpelações entre meio ambiente, desenvolvimento, interdisciplinaridade e ciências ambientais pautada nas definições de critérios de área conforme os documentos da CAPES, bem como na apresentação de reflexões atuais sobre o tema na literatura. Reconstruímos a trajetória histórica do MDRMA/UESC e de suas avaliações pela CAPES. Em seguida apresentamos e discutimos os dados obtidos a partir da análise dos perfis de egressos e suas publicações. Em posse destes dados e de demais informações acerca do MDRMA/UESC aplicamos a matriz SWOT para apreciarmos seus pontos fortes, suas fragilidades, bem como suas oportunidades e ameaças. Ao final tecemos considerações acerca do tema proposto e analisamos diferentes cenários para o futuro do MDRMA/UESC.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Bauer, Adriana. « É possível relacionar avaliação discente e formação de professores ? A experiência de São Paulo ». Educação em Revista 28, no 2 (juin 2012) : 61–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982012000200004.

Texte intégral
Résumé :
No contexto da política educacional paulista, busca-se relacionar os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) ao direcionamento de ações de formação de professores. Este trabalho amplia a análise teórica do texto original, produzido durante o mestrado da autora, que focou a articulação entre o Saresp e os programas de formação contínua da rede estadual. Partindo dos anúncios da relação presente nos documentos oficiais, questiona-se em que medida é pertinente elaborar programas e ações de formação e bonificação de professores, tendo como pressuposto que os resultados dos alunos nas avaliações ilustram as necessidades de formação dos docentes e o trabalho realizado pelos professores. Conclui-se que essa relação não é direta, apesar de ser defendida no âmbito de elaboração de políticas educacionais preocupadas com a gestão racionalizada do sistema educacional, e aponta-se a necessidade de estudos e debates mais aprofundados sobre o binômio formação de professores/resultados de desempenho de alunos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Monteiro, Claudete Ferreira de Souza, et Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira. « Professional qualification in family health in the northeast : the RENASF model /Qualificação profissional em saúde da família na região Nordeste : o modelo RENASF/ Cualificación profesional em La salud de La famiia em El Nordeste : el modelo RENASF / ». Revista de Enfermagem da UFPI 5, no 4 (1 décembre 2016) : 1. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5733.

Texte intégral
Résumé :
No Brasil, o acesso a Rede de Atenção à Saúdetem como porta de entrada a atenção básica, quese caracteriza por ações de saúde, direcionadas apromoção e a proteção da saúde, a prevenção deagravos, o diagnóstico, o tratamento, areabilitação e a manutenção da saúde,desenvolvidas no âmbito individual e coletivo. Naatenção básica as ações de saúde são desenvolvidaspor práticas de cuidado e gestão, realizadas pelotrabalho em equipe, de forma democrática eparticipativa(¹).Esse modelo redireciona práticas de saúdecentradas na doença para um novo paradigmavoltado ao acolhimento, à vinculação e àcorresponsabilização do usuário pela atenção àssuas necessidades de saúde. Para tanto, requer dosprofissionais de saúde e da gestão, principalmenteno nível local, um saber e um fazer que garantamnovas práticas de cuidado, gestão e participaçãopopular(1,2).Dentre os diversos programas governamentaisvoltados para a atenção básica, a Estratégia Saúdeda Família desempenha papel prioritário naexpansão, qualificação e consolidação dessa área.A efetividade desse modelo se deve ao trabalhodesenvolvido por equipe multiprofissional,composta por profissionais médicos, enfermeiros,técnicos em enfermagem e agentes comunitáriosem saúde(¹).Entretanto, a recente política de saúde noBrasil, além de representar uma importanteexpansão do mercado de trabalho em saúde, trouxetambém um desafio para a área de recursoshumanos, tanto no que se refere ao quantitativo edistributivo dos profissionais quanto em relação àpossibilidade de qualificação profissional(³).Nesse sentido os mestrados profissionais emsaúde, voltados para a atenção básica, têm sido umeixo norteador dessa qualificação, possibilitando aoprofissional a ampliação de seus conhecimentos,desenvolvimento de novas habilidades ecompetências para serem indutores de mudançasem seus espaços de trabalho.Nessa perspectiva, a região nordeste vem sendocontemplada com um modelo de qualificaçãoprofissional, em larga escala, desenvolvido em rede- o Mestrado Profissional em Saúde da Família(MPSF), da RENASF (Rede Nordeste de Formação emSaúde da Família/Fiocruz). O MPSF constitui-se naprimeira ação estruturante da RENASF, que é umarede com 26 instituições de ensino, pesquisa eserviço no Nordeste brasileiro.A RENASF tem como finalidades potencializar oensino e fomentar a pesquisa no campo Saúde daFamília visando melhorar o desenvolvimento dostrabalhadores da saúde, reforçar as relações entreformação e gestão em saúde e criar instânciascolegiadas para o diálogo e pactuaçãointerinstitucional. Organiza-se sob a forma de umcolegiado gestor, eleito pelos pares, e umcolegiado geral (com representantes de todas as instituições partícipes) que se reúnemsemestralmente para fins de planejamento eavaliação de ações. Assim, a RENASF se alinha a umcompromisso sanitário e ético de dar respostas aossistemas local e regional de saúde e à políticanacional de formação para a saúde. Premissa quecontribui para seu reconhecimento regional enacional.O mestrado tem participação direta de 13instituições da RENASF, sendo nove nucleadoras,que possuem turma no mestrado (FIOCRUZ/CE -UECE - UFC - UFMA - UFPB - UFPI - UFRN - URCA –UVA), e quatro colaboradoras, que contribuem comalguns dos docentes no mestrado (EFSFVS –UNICHRISTUS – FMJ - UNILAB), todas comqualificação e com competência para essa ação.Este curso, além de ser reconhecido pela CAPES,tem sido contemplado com a política dequalificação profissional do Ministério da Saúde,cujo apoio possibilitou qualificar mais de 220profissionais em apenas duas turmas (2012-2014;2014-2016). O edital da terceira turma (2017-2019)contempla 190 novas vagas. Todos os profissionaisque participaram do curso atuam na EstratégiaSaúde da Família, atuando na área da medicina,enfermagem, odontologia, nutrição, psicologiaentre outras.A proposta do MPSF entende os serviços desaúde como locais de produção de conhecimento epropõe o fomento do conhecimento metodológico,o desenvolvimento do potencial analítico e dacapacidade de reflexão crítica dos profissionais daESF, todos eles relacionados com a mudança nomodelo de atenção para plena implementação doSUS. Neste contexto, a multiprofissionalidade e aintersetorialidade se apresentam como estratégicaspara o compartilhamento de saberes queconvergem para promoção da qualidade de vida.Assim, a orientação pedagógica do MPSF parte doentendimento que o mestrando/profissional ésujeito ativo da aprendizagem. Hortale et al.4 eMachado et al.5 descrevem a construção teóricometodológica do MPSF, assim como o processo deconstrução do currículo do mestrado.As premissas utilizadas para o processo deensino-aprendizagem são as referidas aos daeducação de adultos (Aprendizagem Significativa,Problematização, Aprendizagem Baseada emProblemas); o trabalho como princípio educativo; aavaliação formativa e autoaprendizagem; o uso desituações-problema. A colaboração interprofissionale o aprendizado por competências são utilizadoscomo referencial neste processo educativo. Asatividades de ensino-aprendizagem do curso sãodesenvolvidas de forma descentralizada,entretanto toda a concepção e preparação domaterial didático dos módulos são realizadas com aparticipação de docentes de todas as instituições.Desta forma, o empoderamento dos docentes comas estratégias de ensino-aprendizagem a seremutilizadas, possibilitando que as atividadesdesenvolvidas em todos os núcleos sejam asmesmas, possibilitando o desenvolvimento de ummestrado em rede descentralizado, mas orientadopelas mesmas diretrizes pedagógicas e sanitárias.A produção do conhecimento resultante dessecurso vem apontando mudanças de postura, novaspráticas, maior envolvimento com a comunidade,desenvolvimento de novos instrumentos parasubsidiar práticas em saúde, além de levantardados para avaliar resultados das ações realizadas.Portanto, esse modelo de qualificação strictosensu, da RENASF, se mostra eficaz, reconhecidapelos pares e pelos profissionais da EstratégiaSaúde da Família.A experiência da oferta do MPSF da RENASF tematraindo parceiros no Nordeste em torno dofortalecimento e qualificação da Estratégia Saúdeda Família. Tem sido exemplar na busca aexcelência, além de parceiros externos, como oMinistério da Saúde, que subsidia, com apoiotécnico-científico, financeiro e politico, odesenvolvimento do projeto. Assim, destaca-se aexperiência do MPSF como exemplo a outrasiniciativas na área, ao ser considerado comoexperiência exitosa na colaboração dodelineamento de um projeto pedagógicointencionado a qualificar a atenção primária nopaís, articulando instituições que individualmentenão poderiam ofertar tal qualificação, mas que deforma articulada fortificam-se e apoiam o SistemaÚnico de Saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Rettich, Juliana Silva. « cartografia como método : potências e devires para as práticas em análise do discurso ». Fórum Linguístico 17, no 4 (30 décembre 2020) : 5429–41. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2020.e66402.

Texte intégral
Résumé :
Este ensaio tem como objetivo narrar o processo feito ao longo da dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Estudos de Língua, com a abordagem da Análise do Discurso francesa, cujos pilares foram Dominique Maingueneau e Michel Foucault. No entanto, aqui, será apresentado o método da cartografia, a partir de uma perspectiva deleuziana, tendo como principal suporte teórico o livro Pistas do Método Cartográfico: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. O resultado é a possiblidade de entrelaçar narrativamente teoria e prática, apresentando a potência desse método em outras áreas das ciências que não só a psicologia. A pesquisa de mestrado se deu a partir da análise do PL 867/2015, fruto do movimento Escola Sem Partido, com a construção de uma rede discursiva, composta por esse projeto de lei, seus apensados, além do PL 14111/2015, que tipifica como crime o chamado assédio ideológico em sala.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Santos, Leandra Ines Seganfredo, et Luzia Aparecida Oliva dos Santos. « Crenças e expectativas tecidas pelos docentes-alunos de Língua Portuguesa do Mestrado PROFLETRAS ». Signótica 28, no 2 (23 novembre 2016) : 257. http://dx.doi.org/10.5216/sig.v28i2.35454.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste texto é apresentar um estudo qualitativo-interpretativista realizado com docentes de Língua Portuguesa da rede pública de ensino de Mato Grosso, ingressantes da primeira turma do Programa de Mestrado Pro ssional em Letras (PROFLETRAS), na UNEMAT/Sinop, com dados coletados por meio de questionários abertos. A partir dos estudos do letramento, das crenças e da formação de professores como agente letrador, discute-se como o grupo concebe conceitos de língua, linguagem, alfabetização e letramento(s), o papel da escola e do professor de Língua Portuguesa. Socializa-se como é a prática nas aulas de Língua Portuguesa e o que o grupo almeja a partir das re exões propostas pelo Programa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Fonseca, Jussara Aparecida da, et José Carlos Pinto Leivas. « A abordagem da geometria esférica no ensino e na aprendizagem matemática : o que apontam as pesquisas realizadas entre 2000 e 2018 ». TANGRAM - Revista de Educação Matemática 4, no 2 (5 juillet 2021) : 59–82. http://dx.doi.org/10.30612/tangram.v4i2.11952.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um mapeamento de pesquisas, realizadas entre os anos 2000 e 2018, vinculados ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e aos programas de pós-graduação, nas áreas de educação, educação matemática, ensino de matemática e/ou ensino de ciências e matemática, de modo a analisar o que é revelado sobre o ensino e aprendizagem da geometria esférica. O corpus do estudo foi constituído de 20 produções, analisadas a partir de critérios estabelecidos de acordo com Moraes (2003). A análise dos dados apontou a preocupação, quanto à aprendizagem da geometria esférica por alunos da Educação Básica, a partir de diferentes encaminhamentos didático-metodológicos, mas pouca discussão sobre o ensino dessa temática em cursos de formação de professores. Tal cenário, nos levou a observar a necessidade de novas investigações que visem alternativas para o ensino da geometria esférica na formação de professores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Rezende, Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues. « Do gênero ao hipergênero, do hipergênero ao sistema de hipergenericidade : um estudo sobre o funcionamento discursivo do Facebook ». Domínios de Lingu@gem 13, no 1 (3 février 2019) : 109. http://dx.doi.org/10.14393/dl37-v13n1a2019-5.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo, que é fruto de uma pesquisa de mestrado ligada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Uberlândia, apresentamos alguns resultados provenientes da análise discursiva que empreendemos em torno da rede social Facebook. Para tanto, valemo-nos do arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha fancesa, especialmente dos conceitos de gênero do discurso e hipergênero postulados por Dominique Maingueneau (2006, 2008b, 2010). Com efeito, o que pudemos demonstrar é que a rede social Facebook apresenta um comportamento discursivo distinto em relação a outros websites, implicando, assim, a formulação de novas categorias de análise. Em virtude disso, postulamos o conceito de sistema de hipergenericidade, que permitiu demonstrar que a pretensa “liberdade” enunciativa da Web, pelo menos no que diz respeito a essa rede social, não se aplica, uma vez que as identidades discursivas de suas páginas se inscrevem em um processo de legitimação que não é sem margens e que depende da relação que elas estabelecem com aquilo que nelas é posto a circular, especialmente sob a forma de compartilhamentos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Antunes Júnior, Estevão, Fernanda Ostermann et Cláudio José de Holanda Cavalcanti. « A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física ». Alexandria : Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 12, no 2 (29 novembre 2019) : 267–91. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p267.

Texte intégral
Résumé :
O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como Mestrado Profissional em rede, focado muito mais no conteúdo de Física do que na formação pedagógica e/ou epistemológica. À luz do pensamento bakhtiniano, consideramos os mais de 200 trabalhos concluídos até a metade de 2017 como um conjunto de enunciados cujos aspectos verbais e não verbais, expressam diferentes vozes e que respondem e se direcionam a outras enunciações. A análise foi feita por meio de um método misto que integra o dispositivo analítico bakhtiniano de Veneu et al. (2015) à análise de correspondência fundamentada em Greenacre (2017). Ao analisar 208 trabalhos apresentados no contexto do MNPEF, encontramos que a articulação do referencial teórico no produto desenvolvido é dependente da formação e do histórico de pesquisa dos orientadores, e que trabalhos orientados por orientadores com formação ou histórico de pesquisa na área se afastam das diretrizes do programa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Frizon, Vanessa, et Adriana Richit. « Compreensões sobre Tecnologias Digitais em Educação : ». Quaestio : revista de estudos em educação 19, no 2 (4 septembre 2017) : 471. http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p471-490.

Texte intégral
Résumé :
O artigo consiste em examinar as compreensões sobre tecnologias em educação subjacentes às diretrizes de ensino da educação básica da rede municipal de Concórdia, Santa Catarina, e constitui-se em um recorte de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, em face a qual buscou-se analisar as compreensões acerca do uso das tecnologias digitais que permeiam os projetos político-pedagógicos e as diretrizes curriculares da educação básica do referido município. Para tanto, desenvolveu-se uma investigação qualitativa, pautada na análise de conteúdo, tomando por base de análise os projetos político-pedagógicos e as diretrizes curriculares de ensino de Concórdia. A análise dos documentos sinaliza, dentre outras perspectivas, a compreensão sobre o uso das tecnologias digitais como elemento redefinidor das funções, espaços, tempos e processos educativos, na perspectiva de desenvolvimento de um trabalho integrado e interdisciplinar, que contribua nos processos de apropriação e produção do conhecimento curricular escolar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Resende Ribeiro, Diovane de César, Diego Gerônimo Silva, Wagner Wey Moreira et Regina Maria Rovigati Simões. « EDUCAÇÃO INTEGRAL : CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS ». Interfaces Científicas - Educação 8, no 3 (6 septembre 2020) : 497–511. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p497-511.

Texte intégral
Résumé :
O artigo versa sobre uma pesquisa de mestrado em andamento vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tratou-se nesse trabalho do histórico da concepção de Educação Integral no Brasil e o Programa de Educação em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/MG. Partindo da problemática de como os professores que atuam nas turmas dos anos iniciais de uma escola de tempo integral, percebem a Educação Integral?, traçou-se como objetivo analisar as percepções dos docentes regentes das turmas e professores responsáveis pelas oficinas dos anos iniciais na escola de tempo integral, possuem quanto à Educação Integral. A pesquisa utilizou como método de coleta para construção do material empírico a “Entrevista Narrativa” e para a análise dos dados a “Técnica de elaboração e análise de unidades de significado” para interpretação dos dados. O trabalho foi desenvolvido com 17 professores da rede municipal de ensino. Identificou-se diferentes concepções de Educação Integral nas respostas dos docentes: ampliação da jornada escolar, e ainda, notou-se a construção de uma identidade municipal para a política de Educação Integral.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Souza, Francisco das Chagas Silva. « PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT) : conquistas, perspectivas e desafios ». Cadernos de Pesquisa 26, no 4 (20 décembre 2019) : 217. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p217-234.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo, discutimos a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Mestrado Profissional em Rede Nacional, como uma medida voltada à formação continuada de servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de professores da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com uso de dados estatísticos. Concluímos que a criação do ProfEPT representa um avanço para a Rede e para a Educação Básica, embora essa conquista é acompanhada de desafios que envolvem a formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica, a prática da interdisciplinaridade, a elaboração de produtos educacionais alicerçados nas bases conceituais da EPT, entre outras limitações a serem avaliadas e superadas pelos docentes do Programa.Palavras-chave: Educação profissional e tcnológica. Mestrado profissional. Formação continuada. Produtos educacionais. Interdisciplinaridade.PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION GRADUATE PROGRAM (PROFEPT): achievements, perspectives and challengesAbstractIn this article, we discuss the creation of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), Professional Master in National Network, as a measure aimed at the continuing education of servers belonging to the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education and Basic Education teachers. It is a bibliographic and documentary research, using statistical data. We conclude that the ProfEPT creation represents a breakthrough for the Network and for Basic Education, but this achievement is accompanied by challenges involving teacher education for Professional and Technological Education, the practice of interdisciplinarity, the development of educational products based on conceptual basis of VTE, among other limitations to be evaluated and overcome by the teachers of the Program.Keywords: Professional and technological education. Professional master's degree. Continuing education. Educational products. Interdisciplinarity.PROGRAMA DE POSGRADO EN EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA (PROFEPT): logros, perspectivas y desafíosResumen En este artículo, discutimos la creación del Programa de Posgrado en Educación Profesional y Tecnologica (ProfEPT), Maestría Profesional en Red Nacional, como una medida dirigida a la educación continua de los servidores de la Red Federal de Educación Profesional, Cientifica y Tecnológica y docentes de educación básica. Es una investigación bibliográfica y documental, que utiliza datos estadísticos. Llegamos a la conclusión de que la creación de ProfEPT representa un gran avance para la Red y para la educación básica, pero este logro es acompañado de desafíos que involucran la formación del profesorado para la Educación Vocacional y Tecnologica, la práctica de la interdisciplinariedad, el desarrollo de productos educativos basados en base conceptual de la EPT, entre otras limitaciones para ser evaluadas y superadas por los docentes del Programa.Palabras clave: Educación profesional y tecnológica. Máster profesional. Educación continua Productos educativos Interdisciplinariedad.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo, et Awdrey Dorásio de Souza Oliveira. « ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIDÁTICO : UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS ». Revista Leia Escola 17, no 1 (24 septembre 2017) : 45–58. http://dx.doi.org/10.35572/rle.v17i1.849.

Texte intégral
Résumé :
Esta pesquisa foi desenvolvida em um Programa de Mestrado Profissional em Letras e objetivou elaborar um protótipo de material didático inovador para o ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. Objetivou-se, especificamente, produzir um jogo didático que promovesse a atividade de expressão oral e escrita de alunos da rede pública de ensino. O protótipo do jogo foi elaborado por meio de uma pesquisa qualitativa que investigou as contribuições didáticas do jogo em ambiente escolar, elaborando situações de comunicação capazes de demandar atividades de expressão pertinentes às vivências dos estudantes. Os resultados indicam que o produto em questão apresenta potencialidades didáticas para o ensino de português, sendo considerado um instrumento inovador para o Ensino Fundamental.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. « A pedagogia histórico-crítica e a formação continuada de professores na rede municipal de ensino de Curitiba ». Revista HISTEDBR On-line 14, no 58 (31 janvier 2015) : 58. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640378.

Texte intégral
Résumé :
O artigo tem por objeto discutir as políticas públicas de formação continuada dos professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, no período 1963-1996, tema que vem sendo estudadona linha de pesquisa “História e Políticas da Educação”, do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O recorte histórico ora selecionado abrange o período 1986-1989, relativo à gestão do prefeito Roberto Requião, quando se implantou o 4º Plano Educacional, inspirado nas ideias pedagógicas de Saviani. O objetivo do trabalho, portanto, é refletir sobre as implicações daadoção da pedagogia histórico-crítica na formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, nesse período. Do ponto de vista metodológico, trata-se de pesquisa de caráter documental, que teve apoio em relatórios disponíveis no Arquivo da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, contando com a contribuição teórica de Mello (1995) e Saviani (2008), entre outros. Os resultados obtidos evidenciaram a ênfase da formação continuada dos professores voltada ao desenvolvimento das competências técnicas e políticas necessárias à execução da proposta pedagógica implantada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Veiga, Miriã Santana, Jussara Santos Pimenta et Luciana Semeão Da Silva. « O desafio educacional do bibliotecários nas bibliotecas multiníveis da rede federal de educação profissional, científica e tecnologica ». Biblionline 14, no 4 (3 janvier 2019) : 49–64. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n4.42957.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho faz parte de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado em Educação, tendo como lócus do estudo, as bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), pertencente à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O objetivo foi conhecer e entender as práticas e os projetos educativos, ambos desenvolvidos pelos profissionais Bibliotecários do IFRO. O método utilizado foi o indutivo, tendo como tipo de pesquisa, a pesquisa-ação. Os instrumentais utilizados foram análise documental e a aplicação de questionários semiestruturados. Como resultado do estudo, descobrimos que as bibliotecas da Rede Federal (EPCT), é um novo tipo de biblioteca, e deve ser chamada de “Biblioteca Multinível”, também se observou que um dos maiores desafios educacionais dos bibliotecários, é o planejamento e a execução de projetos educativos informacionais, que vise a Competência Crítica em Informação do educando. Portanto, realizamos um mapeamento das atividades e as relacionamos com a criação de um Programa Educativo de Letramento Informacional, que visa à melhoria e o planejamento das atividades e projetos educativos ofertados pelas Bibliotecas da do IFRO e da Rede Federal (EPCT).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Solner, Tiago Barboza, Liana da Silva Fernandes et Leonardo Fantinel. « ensino de Bioquímica ». Revista Thema 17, no 4 (14 janvier 2021) : 899–911. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v17.2020.899-911.1591.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo é um recorte do trabalho desenvolvido no mestrado intitulado “O Ensino de Bioquímica: Uma Proposta de Ensino a partir de uma Sequência Didática”, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT) da Universidade Franciscana (UFN), e se insere no âmbito das pesquisas. Tem como objetivo investigar como está ocorrendo o Ensino de Bioquímica, do componente curricular de Química, do ensino médio em escolas da rede pública e privada de ensino na cidade de Santa Maria – RS. Essa pesquisa de caráter qualitativo e contou com a participação de oito professores, sendo quatro da rede pública e quatro da rede privada de ensino. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista do tipo semiestruturada. Após a análise das entrevistas concluiu-se que é necessário desenvolver estratégias, para que esses professores consigam abordar todo o conteúdo programático, possivelmente por meio de uma metodologia que dê o suporte necessário, a fim de colaborar com o melhoramento de alguns problemas mencionados durante a realização deste estudo, visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, auxiliando, de maneira motivadora, os professores em exercício na Educação Básica. Palavras-chave: Ensino de química; entrevistas; educação básica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Francklin, Adelino. « As implicações do Programa Choque de Gestão para o trabalho docente na Rede Estadual Mineira ». Debates em Educação 10, no 21 (31 août 2018) : 89. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p89-105.

Texte intégral
Résumé :
A presente pesquisa visa analisar os efeitos do Programa Choque de Gestão (CG), entre 2003 e 2014, para o trabalho docente dos professores secundários da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (REE/MG). Justifica-se pelo fato de haver indícios de intensificação e precarização do trabalho docente devido às medidas deste programa de governo. O levantamento bibliográfico foi realizado por meio de buscas de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado pelo Google Acadêmico, site de periódicos da Scielo, banco de teses da CAPES e em bibliotecas universitárias. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 5 professores secundários da REE/MG. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Os resultados apontaram a existência de meritocracia, performatividade, proletarização, intensificação e precarização no trabalho docente na REE/MG. Entre as considerações finais, constatou-se que as medidas do programa CG, nas três gerações, provocaram uma intensificação e precarização do trabalho docente na REE/MG em virtude das condições de trabalho dos professores secundários, como a responsabilização por resultados, a má remuneração e a sobrecarga de trabalho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Caldatto, Marlova Estela, Dario Fiorentini et Regina Maria Pavanello. « Uma análise do Projeto de formação profissional de professores privilegiada pelo PROFMAT ». Zetetike 26, no 2 (13 juin 2018) : 260–81. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v26i2.8651034.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo visa analisar e discutir o projeto acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), destacando, sobretudo, a natureza dos conhecimentos formativos que são priorizados por essa política pública de desenvolvimento docente. Tendo por base a teorização de Gimeno Sacristán, esse projeto foi considerado neste artigo o currículo oficial desse programa, que foi analisado a partir de uma perspectiva curricular crítica e de pesquisas que investigam o “conhecimento especializado do professor de matemática”. As análises evidenciaram que esse programa de pós-graduação privilegia a disseminação de códigos e conhecimentos vinculados fortemente à prática do matemático profissional, ao mesmo tempo que não aborda conhecimentos referidos pela literatura especializada como sendo fundamentais para a prática do professor que ensina matemática na educação básica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Silveira, Sandy. « O OLHAR DOCENTE SOBRE A DANÇA ». O Teatro Transcende 26, no 1 (28 juillet 2021) : 144. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p144-158.

Texte intégral
Résumé :
O OLHAR DOCENTE SOBRE A DANÇA Sandy Silveira - FURB.Graduanda em dança pela Universidade Regional de Blumenau, cursando a sétima fase do curso. sandysilvleira592@gmail.comCaroline Carvalho- FURB.Caroline Carvalho é Doutoranda em Educação pela UFPR. Mestre em Educação pela UNIVALI. Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Teatro pela FURB. Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro da FURB. Pesquisadora do grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da FURB. Integrante da Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR. Escritora de literatura para a infância com quatro títulos publicados e duas premiações. RESUMO O presente estudo exploratório efetiva-se por meio de uma pesquisa qualitativa, que oportuniza análises de dados coletados atrávez de entrevistas realizadas com três professoras educacionais infantis de uma rede de ensino privada localizada na cidade de Gaspar – SC. Tendo como enfoque, oportunizar possíveis costuras de dialogos entre teorias e práticas educacionais e suas relações com o movimento corporal na ainfância. Contudo, o presente estudo propõe a utilização da comunicação não verbal – linguagem corporal - como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem das crianças pequenas, oferecendo e defendendo a dança como utensilio metodológico agregador, sendo compreendida como uma grande aliada no que diz respeito a preocupação com o desenvolvimento da criança. Palavras-chave: Infância. Dança. Aprendizagem. Educação infantil.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Souza Junior, Osmar Moreira de, et Glauco Nunes Souto Ramos. « Apresentação Seção Especial Motricidades (v. 5, n. 1, seç. esp.) ». MOTRICIDADES : Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana 5, no 1 (29 avril 2021) : 93–95. http://dx.doi.org/10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p93-95.

Texte intégral
Résumé :
Convidados para contribuir com a organização da Seção Especial da Motricidades sobre Educação Física Escolar, fomos provocados pelos editores no sentido de compartilhar “algumas amostras” da produção de conhecimentos emergentes de contextos pedagógicos dos/as professores(as)-pesquisadores(as) participantes do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). O ProEF está inserido no Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), lançado em 2011. Trata-se de uma política de formação continuada stricto sensu dos(as) professores(as) em exercício na rede pública de Educação Básica, desenvolvida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC) mediante apoio às instituições de ensino superior (IES) ou rede de instituições associadas do país, responsáveis pela implantação e execução de cursos com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica. No caso específico do ProEF, trata-se do primeiro Programa desta natureza, contemplando a área de Educação Física, por meio de uma rede de 11 Instituições de Ensino Superior (IES) Associadas. Nesta Seção Especial, contamos com cinco textos protagonizados por integrantes da extensa rede de coordenadores(as), docentes e professores(as)-pesquisadores(as) da primeira turma do ProEF (2018-2020). São três pesquisas desenvolvidas no núcleo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), uma desenvolvida no núcleo da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Rio Claro e um artigo de revisão de autoria da equipe da coordenação nacional do ProEF. Com o título “Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantil”, as professoras Adria Maria Messias e Fernanda Moreto Impolcetto (UNESP Rio Claro) nos apresentam limites e possibilidades no trabalho do conteúdo ligado às atividades circenses em aulas de Educação Física na Educação Infantil, com uma turma de 20 alunos(as) da 2ª etapa (5 anos) de uma escola da rede pública municipal do interior do Estado de São Paulo. Nesta imersão que envolveu a construção de uma unidade didática com 12 planos de aulas, as autoras indicam que vídeos, músicas, fantasias e acessórios utilizados contribuíram com o envolvimento dos(as) alunos(as) no mundo do circo e que materiais de baixo custo ou recicláveis, incluindo-se aí a possibilidade de os(as) alunos(as) participarem da sua construção, serviram para enriquecer e viabilizar o processo de ensino e de aprendizagem. Como fatores limitantes, indicam a falta de estrutura física adequada da escola bem como imprevistos relacionados a eventos que não foram informados com antecedência. Finalizam o estudo indicando que, apesar de algumas limitações ou dificuldades, o desenvolvimento de atividades circenses na Educação Infantil é viável e precisa ser incorporado/concretizado como um dos conteúdos da Educação Física Infantil, sempre com olhar atento para a segurança dos/as envolvidos(as). Analisar a participação das meninas de uma turma de 30 alunos(as) de 6º ano do Ensino Fundamental na prática do futsal nas aulas de Educação Física de uma escola pública municipal, situada na zona urbana da cidade de Feira de Santana, na Bahia, foi o objetivo do trabalho intitulado “‘E a gente teve que aprender a conviver’: meninas e futsal escolar”, realizado pelos professores Antonio Jorge Martins Malvar e Osmar Moreira de Souza Júnior (UFSCar). Com a elaboração e aplicação de uma unidade didática de futsal composta por 16 aulas, e com a utilização dos modelos de ensino dos esportes Teaching Games for Understanding (TGfU) e Sport Education, os pesquisadores trazem para este trabalho conquistas e superações vivenciadas pelas meninas, bem como problemas, dificuldades e divergências, decorrentes do trabalho pedagógico com tal perspectiva. As alunas mais participativas conseguiram ter um avanço maior nos saberes procedimentais e atitudinais, enquanto a maioria não conseguiu romper com as barreiras impostas pelo sexismo estrutural e pela violência simbólica, que continuaram a desmotivá-las a uma participação mais efetiva. Contudo, houve uma participação efetiva de boa parte das meninas nas atividades propostas, principalmente considerando-se que o futsal era encarado por elas como uma modalidade “predominantemente masculina”, e cuja prática nos horários livres na escola pesquisada sempre foi dominada pelos meninos. Finalizam o trabalho, afirmando que tanto o TGfU como o Sport Education têm potencial para auxiliar os(as) professores(as) de Educação Física no ensino do esporte na escola, tratando de forma inclusiva esse importante conteúdo da disciplina, sobretudo quando aliados a uma estratégia pedagógica como a roda de conversa dentro de um processo coeducativo. “Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física”, é o trabalho elaborado pelos professores Luiz Antonio Pereira e Glauco Nunes Souto Ramos (UFSCar) e pela professora Lílian Aparecida Ferreira (UNESP Bauru), cujos objetivos foram identificar situações de indisciplina em uma turma de 25 alunos(as) do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior de São Paulo e analisar percepções e reflexões dos(as) estudantes sobre a temática a partir de ações didático-pedagógicas. A turma que integrou o estudo era considerada bastante indisciplinada pela gestão e por vários(as) professores(as) da escola. Quanto à indisciplina nas aulas de Educação Física da turma analisada, foram observadas dificuldades como: conversas paralelas, discussões e ofensas pessoais entre os(as) alunos(as) durante as aulas. Para enfrentar este desafio, foram promovidas ações em parceria com os(as) alunos(as) voltadas a favorecer a percepção e mobilizar a reflexão sobre a temática. Os autores e a autora finalizam indicando que a promoção de uma proposta de enfrentamento em relação à indisciplina não deve vir acompanhada da ilusão de que os conteúdos propostos em si vão resolver os problemas, já que este se revela com um elemento multifatorial e relacionado a uma problemática socialmente mais ampla. Por isso, é fundamental considerar que trabalho desta natureza envolve continuidade e tempo, na medida em que não se trata de moldar comportamentos, mas de refletir sobre eles em prol de mudanças efetivas nas relações entre as pessoas. No trabalho intitulado “Os saberes atitudinais e a metodologia callejera na educação física escolar”, de Fabio de Moraes e Yara Aparecida Couto (UFSCar), o autor e a autora revelam os saberes atitudinais que emergiram a partir das intervenções em aulas de Educação Física com a aplicação de uma Unidade Didática de Esportes de Invasão através da Metodologia Callejera, com alunos(as) do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede Estadual de São Paulo, na cidade de São Carlos, localizada em um bairro periférico originado por um conjunto habitacional popular. O autor a e autora destacam que a Metodologia Callejera é derivada do Fútbol Callejero, tendo sua dinâmica desenvolvida a partir da realização de um jogo composto por times mistos realizado em três Tempos, a saber: no 1º Tempo são estabelecidas coletivamente as regras, no 2º Tempo joga-se balizado pelas regras criadas anteriormente e, no 3º Tempo, tem-se a mediação dos conflitos vivenciados no jogo e a contagem dos pontos para o placar final. Após a realização da pesquisa-ação, o professor-pesquisador e a professora orientadora revelam que foi possível perceber que os processos educativos e, consequentemente, a troca de saberes, ocorreram em vários momentos das intervenções, contribuindo em diálogos que levassem para atitudes de compartir em detrimento de competir, como no reconhecimento de situações relacionadas a gênero em que as meninas sofriam diversos preconceitos e exclusões. Por fim, no artigo de revisão “O que os mestrados profissionais têm a nos ensinar: análise de uma proposta”, de Denise Ivana de Paula Albuquerque, Maria Cândida Soares Del Masso e Andreia de Carvalho Lopes Fujihara (UNESP Presidente Prudente), as autoras, além de aspectos gerais e da legislação da pós-graduação stricto sensu no país, tratam da abertura e da importância dos programas de Mestrado Profissional na formação e atuação de professores(as) da Educação Básica (ProEB), em 2011, e, em particular, do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Destacam os principais objetivos de tais programas no processo de valorização do trabalho docente em escolas públicas brasileiras e suas reflexões sobre o nosso sistema educacional. O ProEF inicia em 2018, atendendo a 181 professores(as)-pesquisadores(as) aprovados(as) no processo seletivo nacional, com a missão de contribuir para uma formação relevante do ensino da Educação Física na escola básica, na área de concentração da Educação Física Escolar, visando contemplar as necessidades advindas tanto do trabalho cotidiano dos(as) professores(as), quanto das suas próprias necessidades de desenvolvimento e valorização profissional. Além disso, busca articular e produzir novos conhecimentos para a área e atender às demandas sociais e profissionais, em consonância com os objetivos do ProEB. As autoras indicam que, de forma inovadora, o ProEF é um curso no modelo híbrido, que oferece atividades na modalidade de Educação a Distância (EaD), via plataforma Moodle e atividades presenciais nas 11 Instituições de Ensino Superior Associadas distribuídas pelo Brasil, sendo coordenado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Além da dissertação de mestrado – característica de programas acadêmicos de pós-graduação – os(as) professores(as)-pesquisadores(as) participantes do ProEF devem elaborar um Produto Educacional, tendo em vista a perspectiva da concretização da teoria à prática, considerado importante recurso para os(as) professores(as), que poderão se valer desses materiais para orientar suas práticas pedagógicas, impactando o contexto no qual atuam. As autoras finalizam seu artigo de revisão reafirmando que o ProEF tem o compromisso de contribuir para um processo de formação que possa garantir novas formas de conceber, aplicar e repensar os saberes essenciais para a Educação Física na escola pública e para a própria sociedade. Temos convicção de que esta Seção Especial não possui a pretensão de abarcar toda uma diversidade de produções acadêmico-profissionais proporcionadas por uma rede tão ampla e plural como o ProEF. No entanto, temos consciência de que iniciativas como esta contribuem para que os conhecimentos e experiências tecidos pela rede do Programa se espraiem e cheguem aos diferentes rincões do país, estabelecendo importantes referências éticas, pedagógicas e políticas relacionadas aos saberes da Educação Física Escolar. Parafraseando Paulo Freire, entendemos que o ProEF não transforma a Educação Física Escolar, mas transforma os(as) professores(as) que contribuem para a transformação da Educação Física, da escola e do mundo. Os textos ora apresentados nesta Seção Especial são apenas “pílulas” dos conhecimentos e experiências produzidos na esfera do Programa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Jardim, Tatiane Mota Santos, et Fábio Luiz Da Silva. « Quais Saberes Docentes são Necessários para Trabalhar a Música na Escola ? » Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 17, no 1 (15 janvier 2016) : 37. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n1p37-41.

Texte intégral
Résumé :
<p>A presente pesquisa refere-se a um recorte da dissertação de Mestrado em Metodologia para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Norte do Paraná, sobre o Ensino e os Saberes de Música nas Escolas Urbanas da Rede Municipal de Londrina. O referencial teórico está fundamentado nos conceitos de saberes docentes de Maurice Tardif (2012), complementado por reflexões das áreas de educação e educação musical. Ao destacar os saberes docentes necessários para trabalhar a música na escola, 33% dos professores pesquisados elegeram os saberes disciplinares como fundamentais para tal prática, 26% destacaram os saberes curriculares, 21% citaram os saberes profissionais, 10% dos entrevistados relataram os saberes experienciais, 7% não responderam e 3% admitiram não saber responder a questão, evidenciando a falta de conhecimento sobre o tema. Espera-se que os resultados obtidos oportunizem a reflexão sobre o trabalho desenvolvido nas escolas do município, contribuindo para a ampliação e elaboração de novos programas de formação para os professores.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Magalhães, Juliana Guidi. « Os fundamentos liberais conservadores da ideologia de gênero e do programa “escola sem partido” : a práxis educativa como alternativa no ensino de sociologia crítica ». Simpósio Gênero e Polí­ticas Públicas 6 (19 janvier 2021) : 801–21. http://dx.doi.org/10.5433/sgpp.2020v6.p801.

Texte intégral
Résumé :
A pesquisa consiste numa síntese da dissertação de mestrado apresentada no Programa Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional e possui o objetivo principal de analisar os desafios relativos à prática docente no tocante ao ensino da Sociologia no Ensino Médio, considerando o atual contexto político, social e econômico de evidente ofensiva liberal conservadora no Brasil, mediante o Programa "Escola sem Partido" e a construção da narrativa de "ideologia de gênero". Apresentando o atual contexto e apontando para a necessidade de uma alternativa educacional, a pesquisa propôs uma reflexão sobre a aula como práxis educativa, como ferramenta política e educacional de enfrentamento do supradito discurso e de defesa do caráter científico da sociologia. A proposição teórico-metodológica alternativa para efetivar esta reflexão se pautou na “Metodologia de Mediação Dialética – M.M.D”, desenvolvida pela professora e pesquisadora Maria Elisa Brefere Arnoni, professora do Departamento de Educação – IBILCE de São José do Rio Preto/SP.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Paiva, Francisco Jeimes de Oliveira. « Da formação docente tecnológica às práticas de letramentos em uma escola da rede pública ». Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília 4, no 2 (24 décembre 2018) : 97–106. http://dx.doi.org/10.33027/2447-780x.2018.v4.n2.09.p97.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo e decorrente do projeto de pesquisa O uso de mídias digitais por professores de Língua Portuguesa no Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). Detemo-nos agora a apresentar algumas reflexões acerca das práticas de (multi)letramentos nos (des)dobramentos das ações e/ou atividades, decorrentes da linha de pesquisa: Ensino e Linguagens, do Programa do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL), da Universidade Estadual do Ceará. Optamos, por razões metodológicas, pela observação e análise das práticas discursivas e interacionais mediadas pelas TDICs no desenvolvimento de pesquisas de letramentos múltiplos com um grupo de professores do ensino médio de uma escola da rede pública estadual, E.E.M. Egídia Cavalcante Chagas. Nesse contexto educacional, discutimos como tais projetos de (multi)letramentos podem constituir-se em estratégias da prática docente que possibilitem ampliar os conhecimentos linguísticos, discursivos e tecnológicos quanto à leitura e à escrita de gêneros textuais/discursivos multimodais em ambientes virtuais de aprendizagem, sobretudo nas aulas e práticas no laboratório de informática (LEI). Concluímos a posteriori que, muitas vezes, os professores sabem muito pouco sobre o que os alunos conhecem acerca das tecnologias digitais, em sala de aula, e, ainda, quanto ao uso de textos multimodais e multissemióticos nos vários contextos de construção da linguagem na era das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICs), na atual sociedade tecnologizada e globalizada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Rosa, Maria Cristina, Denize da Silva Souza et Veleida Anahi da Silva. « A RELAÇÃO COM O SABER DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ». Revista de Estudos de Cultura 5, no 14 (17 mars 2020) : 45–58. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v5i14.13250.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa visa analisar os sentidos e significados construídos por professores de matemática participantes de um processo de formação continuada desenvolvido por meio de Oficinas de Matemática. Essas Oficinas consistem em um projeto de extensão como parceria entre esta universidade e redes municipais de ensino púbico do estado de Sergipe. Para esta pesquisa, selecionamos um desses municípios parceiros, cuja análise de dados dos dois primeiros encontros é apresentada neste artigo, a partir de questionários, mapas conceituais e discussões de grupos. O estudo norteia-se na Teoria Relação com o Saber, de Charlot (2000, 2001, 2013), a qual nos permite analisar sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos pesquisados, por meio das relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Nesses resultados parciais, identificamos uma Rede de Constelações instituída como: O aprender; A construção de saberes docentes; A mobilização e o Ensinar geometria. Palavras-chave: Sentidos e significados. Formação continuada para professores de matemática. Relação com o Saber.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Almeida, Julio Gomes, et Pâmela Pereira de Assis Bomfim de Queiroz. « Autoavaliação institucional : a percepção dos pais sobre o trabalho da escola ». Impulso 27, no 68 (8 mai 2017) : 37. http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v27n68p37-48.

Texte intégral
Résumé :
Esse artigo discute dados de pesquisa que buscou identificar percepções dos pais sobre as condições de trabalho e estudo em uma escola da rede pública municipal, com vistas a inclui-los no processo de autoavaliação institucional desenvolvido por esta unidade educacional. Tal pesquisa estava relacionada a pesquisa mais ampla, cujo objetivo principal foi investigar possibilidades de uma escola pública construir indicadores de avaliação que possibilitasse o diálogo com as avaliações externas. Para atingir esse objetivo buscou-se mobilizar a comunidade escolar em torno de duas questões básicas: primeiro o que essa comunidade entendia por avaliação na escola e segundo o que a mesma comunidade entendia por escola de qualidade. Neste artigo são discutidos os dados produzidos junto ao segmento responsáveis/pais de alunos, portanto trata-se de um recorte. A pesquisa foi realizada mediante parceria entre uma escola da rede pública municipal de São Paulo e o Programa de Mestrado em Educação de uma universidade desta cidade e contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Barbosa de Camargo, Rubens, et Claudia Alves Pereira. « Remuneração inicial docente da rede estadual de ensino de São Paulo : algumas comparações (1977-2014) ». Revista Amazônida : Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas 5, no 1 (13 janvier 2021) : 01–25. http://dx.doi.org/10.29280/rappge.v5i1.8617.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho é resultado de parte de pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e busca analisar a remuneração inicial (RI) dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual de São Paulo, tendo como recorte temporal uma série histórica longa, o período de 1977 a 2014, e tomando como parâmetros comparativos o valor do Salário Mínimo Oficial (SMO) e o valor da Cesta Básica de Alimentos em São Paulo (CBA-SP). O método de investigação se caracteriza como de uma pesquisa exploratória, com base em análise bibliográfica e documental. Os resultados permitiram perceber que os parâmetros informam sobre um maior ou menor “poder de compra” no período, sendo que a pior relação do SMO com a CBA-SP ocorreu em outubro de 1994, em que 1 (um) SMO comprou somente 0,79 da CBA-SP e a melhor ocorreu em outubro de 2014 onde 1 (um) SMO conseguia adquirir 2,12 CBA-SP. Com relação aos docentes, efetuou-se a comparação entre a RI e a CBA-SP e a melhor relação ocorreu em 1977, em que 1 (uma) RI conseguia adquirir 8,90 CBA-SP, e a pior em 1991, quando foi possível adquirir somente 3,02 CBA-SP, caracterizando pior poder de compra dos docentes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

De Oliveira, Erik Rocha, Antonio Romero Costa Pinheiro et Isaias Fernandes Gomes. « Aplicativo com fenômenos do cotidiano para desenvolvimento dos conceitos de Física Moderna ». Revista do Professor de Física 3, Especial (6 juillet 2019) : 79–80. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v3iespecial.25891.

Texte intégral
Résumé :
A luz de novas pesquisas que fomentam o crescimento tecnológico no século XXI, é cada vez mais comum a procura de professores de toda a rede de ensino por novas metodologias que o auxiliem na facilitação do processo de ensino e aprendizagem. De acordo com (UNESCO, 2010) essas tecnologias digitais estão inseridas na nossa sociedade em todos os âmbitos da vida e vieram para ficar. Então a grande exclamação, é sobre como a escola pode utilizar melhor a tecnologia para que essas tenham maior eficácia quando atreladas a educação. A partir de toda essa perspectiva tecnológica, verifica-se o crescente fluxo de descobertas na última década, que fez com que a Física Moderna ganhasse espaços avassaladores nos noticiários, nos meios de pesquisa, programas de mestrado e doutorado e até no mercado de trabalho. O estado do Acre, por exemplo, onde está localizada a universidade onde propomos a criação do aplicativo e também a aplicação do mesmo, segundo (ANATEL, 2019), foi referência crescente no desenvolvimento de fibra óptica. E se a física moderna presente nesse e em outros fenômenos é a explicação para grande parte das tecnologias presentes no mundo, por que não utilizar delas próprias para a disseminação do conteúdo que mais apresenta defasagem na rede de ensino regular? O manuseio de maneira correta dessa onda crescente de dispositivos conectados à internet dentro das escolas, se dará nesta pesquisa, pela abordagem de Ensino Aprendizagem, focalizado em David Ausubel, Psicólogo da Educação Estadunidense, onde através de um aplicativo direcionado para o ensino de física, especificamente ao conteúdo de física moderna, o aluno do Ensino Médio, será capaz de desenvolver habilidades de análise comparativa da física abstrata com o cotidiano, assimilando os conceitos científicos com a linguagem diária do aluno. O aplicativo intitulado como Physics Phone, funciona em sistemas operacionais, Android, IOS e Microsoft, podendo ser baixado por todos os alunos da rede pública e privada, com disponibilidade para download gratuita. Vale ressaltar que o aplicativo é uma obra em andamento, autoria do próprio autor deste resumo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Tadeu Antão da Silva, Cleder, et José Ângelo Garíglio. « A formação continuada de professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) : o caso do projeto Escolas em Rede, da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais ». Revista Diálogo Educacional 10, no 31 (7 juillet 2010) : 481. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v10i31.2380.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo busca discutir as práticas de formação continuada de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no interior da atual política pública de inclusão digital, implantada pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG) – o projeto Escolas em Rede. Nele analisam-se as metodologias de ensino utilizadas nos processos de formação dos professores, assim como os ambientes de aprendizagem e materiais didáticos privilegiados nas ações do programa em questão. Analisa-se, também, o processo de formação dos professores a partir da documentação do projeto da SEE-MG, buscando compreender paralelamente a visão dos professores, formadores e coordenadores envolvidos na proposta de capacitação. O artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso, com duas turmas de professores que participaram dos processos de formação desenvolvidos pelo projeto de inclusão digital Escolas em Rede, da SEE-MG. A análise dos dados da pesquisa evidencia que a política de inclusão digital da SEE-MG vem sofrendo (d)os mesmos problemas de outras políticas públicas históricas da área, visto necessitar de melhor infraestrutura tecnológica e de pessoal para dar suporte às práticas de uso das TIC nas escolas. Além disso, há ainda um caráter de verticalização na implantação do projeto, considerando que em nenhum momento a política dialoga com a realidade dos professores e de suas escolas de origem, ocasionando um distanciamento entre o programa da SEE-MG e as reais demandas das instituições de ensino e educadores da rede estadual.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie