Littérature scientifique sur le sujet « Recurso (processo trabalhista) »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Recurso (processo trabalhista) ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Recurso (processo trabalhista)"

1

Arroyo, Cristiane Sonia, Lesley Carina do Lago Attadia Galli, Glaucia Aparecida Prates, Sheila Farias Alves Garcia et Ana Margarida Theodoro Caminhas. « A GESTÃO DE PESSOAS EM EMPRESAS FAMILIARES DO AGRONEGÓCIO ». SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 3, no 1 (7 mars 2021) : 334–47. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v3i1.139.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo é identificar como o processo de gestão de pessoas vem sendo executado nas empresas familiares do agronegócio da região de Jaboticabal-SP, tendo como referência a visão dos funcionários com foco em sistemas de Recursos Humanos (RH): benefícios, treinamento e desenvolvimento (T&D), e outros (Departamento de Pessoal (DP), Higiene e Segurança do Trabalho, Serviços Gerais, Contencioso Trabalhista, Assistência Social, Relações Trabalhista). O estudo é de natureza exploratória-descritiva com abordagem quantitativa. O método de pesquisa é o levantamento de dados. Um questionário do tipo estruturado foi elaborado e aplicado. O processo de gestão de pessoas nas empresas familiares de Jaboticabal deixa a desejar em alguns sistemas: T&D (falta de treinamento interpessoal, avaliação de desempenho, promoção por mérito), Benefícios, Contencioso Trabalhista, Assistência Social e Relações Trabalhistas. Os processos de gestão bem avaliados são o oferecimento de treinamento para a melhora dos processos, produtos e serviços, os sistemas bem avaliados são: DP, Serviços Gerais, Higiene e Segurança do Trabalho. O resultado indica que a maioria dos funcionários está satisfeita com as políticas adotadas de RH.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ventura, Deisy De Freitas Lima, et Rachelle Amália Amália Agostini Balbinot. « A aplicação judicial das normas da Organização Mundial da Saúde no Brasil : in dubio pro salute ». Revista de Direito Sanitário 15, no 3 (14 avril 2015) : 162. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v15i3p162-172.

Texte intégral
Résumé :
<p>A empresa Acumuladores Ajax Ltda., uma das maiores fabricantes de baterias automotivas do Brasil, violou ao longo das últimas décadas normas de segurança no trabalho, ambientais e sanitárias, promovendo a contaminação do ar e do solo em áreas residenciais próximas à sua fábrica, localizada no município de Bauru (SP). O chamando “caso Ajax” possui, além da esfera administrativa, ao menos três frentes judiciais: a cível, a trabalhista e a fiscal. O caso Ajax chegou ao Superior Tribunal de Justiça sob a forma de um recurso relativo à execução fiscal de uma multa aplicada à empresa. O acórdão daí resultante evoca, entre outros, um tema raramente discutido no meio jurídico brasileiro, qual seja o alcance do direito da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil. Em 2002, um inquérito epidemiológico indicou que 314 crianças residentes no entorno da fábrica apresentavam taxas de <em>plumbemia</em> (presença de chumbo no sangue) superiores às que a OMS considera “aceitável”. A empresa argumentou que o padrão da OMS não encontra respaldo na legislação brasileira. O relator do processo, Ministro Herman Benjamin, afirmou que, na ausência ou na manifesta desatualização dos padrões brasileiros, a contaminação e o consequente dano se caracterizam quando se constata o desrespeito aos padrões de instituições internacionais das quais o Brasil seja membro ou partícipe, aplicando o princípio <em>in dubio pro salute</em>. Segundo o relator, é dever do juiz fazer prevalecer a norma que melhor assegure a saúde, seja ela branda ou dotada de sanção, seja ela internacional ou interna.<br />Palavras-chave</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Assumpção, Luiz Felipe Monsores de. « PROJEÇÕES PARA UM MODELO DE ADJUDICAÇÃO ADMINISTRATIVA DE CONFLITOS NAS RELAÇÕES LABORAIS NO PÓS-REFORMA TRABALHISTA E PÓS-EXTINÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO ». Revista Opinião Jurídica (Fortaleza) 19, no 31 (12 mai 2021) : 96. http://dx.doi.org/10.12662/2447-6641oj.v19i31.p96-126.2021.

Texte intégral
Résumé :
Objetivo: Com a reforma trabalhista ocorrida no Brasil em 2017 e a extinção do Ministério do Trabalho em 2019, o modelo de adjudicação administrativa de conflitos trabalhistas, denominado “Mesa-redonda”, sofreu um revés, tendo em vista a desarticulação estrutural da gestão do sistema brasileiro de relações de trabalho. O objetivo deste artigo é, justamente, examinar o atual contexto da administração estatal dos conflitos trabalhistas, especular sobre a possibilidade de reconstrução do modelo não jurisdicional de composição desses conflitos e, no limite, testar as condições para a reversão do processo de silenciamento das representações de classe, sobretudo dos sindicatos profissionais.Metodologia: Este trabalho é uma contribuição teórica, de corte interdisciplinar, que, a despeito do acento jurídico, recebe aportes da sociologia e da economia política. Aplica-se, predominantemente, o método dedutivo para a análise normativa e doutrinária, sem embargo de algumas sistematizações críticas de cenários e causalidades, nas quais se empregaram recursos da etnografia documental e da observação participante. Resultados: Confirmaram-se as premissas iniciais. A primeira, que toma a extinção do Ministério do Trabalho brasileiro como evidência da (re)colonização da ordem social pela ordem econômica, contrariando a topologia constitucional vigente. A segunda, que a reforma trabalhista de 2017 foi determinante para a estratégia de silenciamento das nossas representações operárias. A terceira, que o modelo vigente de composição público-administrativa de conflitos trabalhistas é incompatível com a atual gestão das relações de trabalho no Brasil.Contribuições: Além de trazer novos aportes para a compreensão do modelo brasileiro de mediação pública de conflitos trabalhistas (as Mesas-redondas) e da sua relação com o Sistema de Inspeção do Trabalho, este trabalho oferece lineamentos para uma reconfiguração paradigmática da gestão pública dos conflitos laborais, no âmbito do Sistema de Relações de Trabalho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Freitas, Genival Fernandes de, Fernanda Maria Togeiro Fugulin et Maria de Fátima Prado Fernandes. « A regulação das relações de trabalho e o gerenciamento de recursos humanos em enfermagem ». Revista da Escola de Enfermagem da USP 40, no 3 (septembre 2006) : 434–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342006000300017.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem a finalidade de discorrer sobre a regulação das relações de trabalho na enfermagem, subsidiando a prática gerencial do enfermeiro, no que se refere aos direitos e obrigações de empregados e empregadores, baseando-se na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e das normas constitucionais. Enfatiza algumas normatizações que suscitam dúvidas e conflitos no cotidiano profissional do enfermeiro, tais como: duração da jornada de trabalho, períodos de descanso intra e entre jornadas, horas extraordinárias, descanso semanal remunerado e alterações de turnos de trabalho, considerando que a conformação do exercício profissional com o processo legal amplia as possibilidades do enfermeiro atuar junto à equipe com mais propriedade e segurança, respeitando os direitos dos profissionais e dos clientes, reduzindo, ainda, eventuais problemas jurídicos inerentes aos direitos e deveres trabalhistas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Afonso, Érica Maria De Azevedo Silveira, et Marinina Gruska Benevides. « “A EBSERH como nova opção para os Hospitais Universitários” ». Inovação & ; Tecnologia Social 1, no 3 (6 janvier 2020) : 96–105. http://dx.doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.3.3940.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desse estudo foi compreender os desafios impostos pela terceirização como parte das políticas públicas de emprego e pela “desterceirização” mediante o processo de reestruturação organizacional dos hospitais dos universitários da UFC como parte das políticas de saúde, o qual tem na ruptura de contratos com uma organização do terceiro setor (SAMEAC) e na criação da estatal EBSERH sua expressão máxima. Partindo da descrição das relações trabalhistas e administrativas segundo contratos de prestação de serviços mantidos pelos hospitais universitários da UFC com a SAMEAC, são analisados os impactos da mudança das relações trabalhistas e administrativas no contexto de ruptura dos vínculos contratuais e consequente contratação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH. Para atingir os objetivos propostos, realizei pesquisa documental junto aos arquivos da SAMEAC e EBSERH. Diante dos dados colhidos, discuto a relação problemática do ponto de vista legal e administrativo que a SAMEAC manteve com a UFC, mormente marcada pela precarização de vínculos trabalhistas e pela ilegalidade do contrato de prestação de serviços e de gestão de processos e recursos, e situo o novo formato de gestão dos hospitais universitários federais, como uma “desterceirização” dos serviços de saúde pública mediante a criação da estatal EBSERH que continua a vivenciar as mesmas dificuldades da saúde pública em nosso País
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Santini, Stela Maris Lopes, Elisabete de Fátima Polo de Almeida Nunes, Brígida Gimenez Carvalho et Francisco Eugênio Alves de Souza. « DOS ‘RECURSOS HUMANOS’ À GESTÃO DO TRABALHO : UMA ANÁLISE DA LITERATURA SOBRE O TRABALHO NO SUS ». Trabalho, Educação e Saúde 15, no 2 (6 mars 2017) : 537–59. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00065.

Texte intégral
Résumé :
Resumo O estudo que deu origem a este artigo apresentou os resultados de revisão integrativa de literatura sobre a gestão do trabalho no Sistema Único de Saúde, tendo como objetivo analisar as diferentes contribuições científicas na área, as experiências e estratégias desenvolvidas pelos municípios. Utilizou-se para a coleta de dados as bases PubMed e SciELO em 2014. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, analisaram-se 22 artigos. O maior número deles foi publicado no biênio 2010–2011 e referia-se a municípios de grande porte ou estados. Foram construídas duas categorias temáticas: concepções de gestão de trabalho e questões relacionadas à vida funcional do trabalhador, como provimento e garantia de direitos trabalhistas. Verificaram-se a evolução do termo recursos humanos para a concepção de gestão do trabalho; o processo de expansão dos empregos públicos na esfera municipal e as diversas formas de seleção adotadas; a desprecarização dos vínculos trabalhistas a partir dos anos 2000; dificuldades de atração e fixação de profissionais e a não consolidação do plano de carreira, cargos e salários como instrumento estratégico para a gestão do trabalho. Evidenciaram-se a complexidade do tema e a necessidade de constantes estudos pela sua importância para o Sistema Único de Saúde.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Silva, Renato Caldas da, et Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca. « As dificuldades encontradas na implantação do e-social em empresas do município de São Luís do Maranhão ». Revista Foco 12, no 3 (8 octobre 2019) : 21. http://dx.doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2019.v12i3.672.

Texte intégral
Résumé :
Com a instituição do novo tipo de governo digital por meio do Decreto nº 8373/2014, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), as empresas tiveram que remodelar seus processos organizacionais, bem como sua infraestrutura de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nesse sentido, este artigo parte da seguinte problemática: Quais são as dificuldades na implementação do sistema eSocial pelas empresas do município de São Luís do Maranhão? Este artigo tem como objetivo levantar nas empresas do município de São Luís quais são as dificuldades na implementação do eSocial. Para tanto se utilizou do método de levantamento com aplicação de formulário junto a profissionais de Recursos Humanos de empresas ludovicenses, que no ato da pesquisa estavam a passar pelo processo de implementação do eSocial e manipulam esta ferramenta. Os resultados obtidos apresentaram que 59% das empresas concordam que praticavam atividades em discordância com o prescrito na lei trabalhista e, 46% concordam que possuem dificuldades tanto no registro de eventos periódicos e não periódicos do eSocial. Na dimensão apoio de outras áreas organizacionais ao RH na implantação do eSocial, obteve-se concordância de 58%. With the introduction of the new type of digital government through Decree 8373/2014, the Digital Bookkeeping System for Tax, Social Security and Labor Obligations (eSocial), companies had to reshape their organizational processes, as well as their IT infrastructure. Information and Communication (ICT). In this sense, this article starts with the following problematic: What are the difficulties in the implementation of the social system by the companies of the state of Maranhão? This article has as objective to raise in the companies of the municipality of São Luís what are the difficulties in the implementation of eSocial. In order to do so, the survey method was used with the application of the Human Resources professionals of the Ludovician companies, who at the time of the research were going through the process of implementing eSocial and manipulating this tool. The results showed that 59% of the companies agree that they practiced activities in disagreement with what was prescribed in the labor law, and 46% agree that they have difficulties both in the registration of periodic and non-periodical eSocial events. In the dimension of support of other organizational areas to the HR in the implantation of eSocial, agreement was obtained of 58%.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Carvalho, Wagner. « A reforma administrativa da Nova Zelândia nos anos 80-90 : Controle estratégico, eficiência gerencial e accountability ». Revista do Serviço Público 48, no 3 (24 février 2014) : 5–35. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v48i3.387.

Texte intégral
Résumé :
O artigo discute o processo de reforma administrativa implementada na Nova Zelândia a partir de 1984, com a chegada do Partido Trabalhista ao poder, abordando seus principais desdobramentos nos anos 90. Parte de uma apresentação do modelo administrativo em vigor na Nova Zelândia antes das reformas empreendidas em 1984, delimitando dessa forma o quadro referencial para comparar a situação anterior com a atual, de maneira que proporcione uma avaliação sobre os impactos das medidas empreendidas. Em seguida, apresenta uma descrição dos objetivos e princípios norteadores da reforma tais como, separação das funções comerciais das não-comerciais; separação entre as funções administrativas e de assessoria; princípio do “quem usa paga”, user pays; transparência na concessão de subsídios; neutralidade competitiva, descentralização e aumento do poder discricionário do administrador; melhoramento da accountability, entre outros. A seguir, são apresentadas as principais medidas empreendidas pelo governo trabalhista entre 1984 e 1990, dando ênfase à metodologia adotada para a implementação e accountability dos contratos de gestão firmados entre os executivos-chefe e os ministros. Posteriormente, o autor apresenta as modificações introduzidas nas regras de contratação de pessoal no serviço público neozelandês e, de um modo mais geral, na política de recursos humanos. Finalmente, é traçado um perfil da situação atual da Nova Zelândia, bem como é feita a apresentação sucinta daqueles que o autor considera como sendo os “suportes conceituais da reforma”: o movimento gerencialista, a teoria do Public Choice e a teoria Principal-Agente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Silva, Alexsandro Da, Rosimere Viera da Cruz de Souza, Carlos Rogerio Montenegro de Lima, Mauricio Andrade de Lima et Nicole Smielevski de Souza. « A avaliação da gestão de recursos humanos por meio do balanced scorecard em alinhamento ao planejamento estratégico organizacional ». Revista Brasileira de Administração Científica 8, no 3 (15 septembre 2017) : 73–84. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2017.003.0006.

Texte intégral
Résumé :
Atualmente, as organizações visam buscar equilíbrio e sucesso, tendo como principal expoente o capital humano. Sabe-se que se deve organizar e planejar todas as ações, prevendo oscilações que o mercado pode vir a demonstrar, sendo necessário que os colaboradores estejam em total sincronia e principalmente focados nos mesmos objetivos da empresa, podendo levar a organização ao sucesso ou ao fracasso. O departamento de Gestão de Pessoas se envolve nas mais variadas atividades, desde as operacionais, das quais são conhecidas como rotineiras, como a legislação trabalhista, até mais complexas, conhecidas como as estratégicas, como por exemplo, desenvolver atividades que busquem a qualidade de vida do colaborador no ambiente da organização. Nesse trabalho, analisou-se a área de Gestão de Pessoas, e a criação de valor a partir do emprego do Balanced Scorecard (BSC). O BSC, que é uma metodologia de difusão da estratégia adotada pela empresa, por meio de indicadores de desempenho dos objetivos estratégicos, tendo como uma de suas funções, a interação, comprometimento e o desempenho exercido pelas pessoas dentro das estratégias da organização. Também foi possível observar o quanto essa área tem se organizado de forma sistematizada, dado ao fato dos resultados positivos apresentados desse setor. A metodologia dessa pesquisa foi de cunho qualitativo, com enfoque bibliográfico, com o objetivo geral de verificar a possibilidade do Balanced Scorecard proporcionar a avaliação do capital humano, verificando de forma qualitativa os resultados ao planejamento de Recursos Humanos no planejamento estratégico organizacional. Desse modo, foi possível concluir que para alcançar os objetivos organizacionais relacionados a aprendizado e crescimento, explanados no planejamento estratégico, é importante o engajamento das pessoas envolvidas no processo, capazes de assegurar o alcance de tais metas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Souza, Agnes Cruz De. « Uberização, ode à crise e precarização : desempenho, cansaço e colonização do tempo ». MovimentAção 8, no 14 (2 août 2021) : 11–23. http://dx.doi.org/10.30612/mvt.v8i14.15017.

Texte intégral
Résumé :
O artigo discute perspectivas contemporâneas relacionadas ao mundo do trabalho e a intensidade das transformações práticas, teóricas e discursivas no contexto da ordem capitalista neoliberal que invocam, por um lado, a noção de liberdade, autonomia, flexibilização e incentivo ao empreendedorismo e, por outro, redimensionam o âmbito da precarização configurando uma ordem facetada por reformas trabalhistas e sociais que reduzem o espaço de direitos. Referencia-se o processo de uberização do trabalho, a noção de cansaço, colonização de tempo 24/7 e a incrustação da precarização de categorias amplas e significativas de trabalhadores. Procura-se observar de que maneira os fatores elencados associam-se à legitimação, cristalização, incentivo e acentuação da falta de limites com relação à exploração e desestabilização das condições de trabalho na atualidade. Conclui-se que a tecnologia inaugura novos padrões e processos de trabalho e estes são permeados por empregos precários, mal remunerados e instáveis afetando de forma ampla a vida dos trabalhadores uberizados, para além da esfera laboral. Os recursos metodológicos do texto perpassam por recortes teóricos das obras de Antunes (2020, 2018, 2009), Abílio (2020, 2019a, 2019b), Crary (2016) e Han (2017), além de aportes midiáticos e artísticos para referenciar a realidade das condições e experiências do trabalho na atualidade: a série Years and years (2019) produzida pela BBC e HBO, o curta-documentário Vidas Entregues (2019) de Renato Prata Bitar, o filme Você não estava aqui (2019) dirigido por Ken Loach e o quadro modernista de Goya, O sono da razão produz monstros.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Thèses sur le sujet "Recurso (processo trabalhista)"

1

Souza, José Pedro de Camargo Rodrigues de. « Apontamentos sobre a transcendência do recurso de revista ». Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2138/tde-31052012-154840/.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho discute a transcendência, requisito específico de cabimento do recurso de revista trabalhista, instituído pela Medida Provisória n.º 2226, de 05 de setembro de 2001. Quase uma década depois, essa criação legislativa não surtiu qualquer efeito prático, porque dependente de regulamentação por parte do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o qual, todavia, depois de vários estudos, inclina-se por descartar esse critério de admissibilidade, em face da evidente dificuldade de se conceituar o que é transcendência econômica, política, social e jurídica. A celeuma envolvendo esse requisito recursal, no entanto, abriu oportunidade para se discutir um pouco o papel da Justiça do Trabalho e, particularmente, a atuação do TST, incumbido de julgar um número cada vez maior de recursos de revista, o que pode comprometer a credibilidade de sua missão. O surgimento da transcendência, portanto, instiga a revisitar as origens do próprio recurso de revista, procurando-se identificar na herança histórica romana, ibérica e lusitana, como surgiram a recorribilidade extraordinária das decisões e a jurisprudência e de que maneira isso se transferiu para o Brasil. Examinam-se, também, o processo legislativo de criação desse requisito, as experiências similares e a influência estrangeira e aborda-se a constitucionalidade da transcendência à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que, desde 1999, não admite o uso de medida provisória para legislar direito processual. A dificuldade de operacionalização desse pressuposto, fato declarado em entrevistas por alguns Ministros do TST e reconhecido pela última Comissão incumbida de estudá-lo, resultou na elaboração de anteprojeto de lei, alternativo à transcendência, que é revelado e comentado neste trabalho. Porque, na maioria das vezes, o direito do trabalho envolve interesses de grupos de indivíduos e de categorias profissionais e econômicas, com reflexos em todo o mercado de trabalho, a uniformidade de sua aplicação e de sua interpretação continua necessária, mas não pode restringir-se ao TST; deve, antes, ser compartilhada com os Tribunais Regionais, obrigados à unificação de sua jurisprudência interna. São urgentes alterações no sistema recursal trabalhista, com a adoção de medidas, mais simples, objetivas e práticas, em sintonia com os propósitos de celeridade, qualidade, eficácia, segurança e justiça nos julgamentos.
This work discusses the principle of transcendence of appeals, a specific requirement for the admission of an appeal in a labor case instituted by the Provisional Presidential Decree no. 2226 of September 5, 2001. After almost a decade, such legislative creation has not had any practical effect because it depends on regulation by the Superior Labor Court (TST) which, however, after several studies, tends to discard such criterion of admissibility in light of the clear difficulty of defining what is economic, political, social and legal transcendent. Notwithstanding, the argumentation involving such requirement has opened the door to discussions about the role of Labor Courts and, in particular, the action of the TST that is responsible for adjudging an increasing number of appeals, which might compromise the credibility of its mission. Hence, the rising of the principle of transcendence directs us to revisit the origins of the appeal in labor cases with the purpose of identifying in the Roman, Iberian and Portuguese historical heritage the source of the extraordinary appealability of decisions and the related case law and how this was transferred to Brazil. The legislative process of creation of such requirement is also examined, as well as similar experiences and foreign influences, and the constitutionality of the principle of transcendence in light of case law of the Brazilian Federal Supreme Court, seeing that it has not admitted the use of provisional presidential decrees to legislate on procedural right since 1999. The difficult operationalization of such principle, as stated in interviews by some TST Justices and recognized by the last Commission incumbent on studying it, has resulted in the preparation of a bill alternative to the principle of transcendence that is disclosed and commented herein. Considering that Labor Law, more often than not, involves interests of groups of individuals and professional and economic categories with reflexes in the labor market as a whole, it is required be consistently applied and constructed, albeit not restricted to the TST; it should, above all, be shared with the Regional Courts, compelling them to unify their internal case law. The changes in the labor appealing system are urgent, with the adoption of simpler, more objective and practical measures in accordance with the principles of celerity, quality, effectiveness, safety and justice in judgments.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ferreira, Maria Lúcia de Freitas Petrucci. « A instrumentalidade do processo trabalhista com o emprego dos recursos tecnológicos ». Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8118.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-04-26T20:27:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Lucia de Freitas Petrucci Ferreira.pdf: 1387466 bytes, checksum: 691cb54a6c8fabf06dec5b173f25b8b2 (MD5) Previous issue date: 2008-05-16
Society digs solutions for its conflicts in a fast and effective way, and the same happens in labor disputes. Several attempts were employed, however, they have not reached society pacification yet, since many times other conflict points are generated, taking in consideration that the existing mechanisms are ineffective and obsolete to solve them Unexpectedly, technological resources have appeared at the labor ambit, therefore achieving fast and effective judicial proceedings. Information technology aid at Labor Law, in other words the electronic proceedings, are still being improved; nevertheless it intends to reach the apex, which would be the virtual justice proceeding, since they are tracks to be followed with new clothes, aiming at satisfactory results for social pacification. This experience can be confirmed by analyzing a field research performed at State Justice Virtual Forum in Freguesia do Ó, neighborhood in the city of São Paulo, where the labor proceedings are actually instrumental with beneficial reflexes to society
O homem busca a solução para os seus conflitos de forma célere e eficaz, e no processo trabalhista isso não é diferente. Várias tentativas foram empregadas, nem sempre com sucesso, para atingir a pacificação da sociedade, pois, muitas vezes, mais pontos de conflito são gerados, em razão da existência de mecanismos ineficazes e obsoletos para solucioná-los. Eis que surge o emprego de recursos tecnológicos no âmbito trabalhista, como forma de obtenção de um processo célere e eficaz. A informatização da Justiça do Trabalho está ainda em andamento, tendo-se atualmente apenas o processo eletrônico, mas se pretende chegar ao ápice, que é o processo virtual. São caminhos a serem percorridos dotados de uma nova roupagem, em busca de resultados satisfatórios para a pacificação social. Essa experiência pôde ser confirmada em pesquisa de campo realizada no Fórum Virtual da Justiça Estadual da Freguesia do Ó, situado na cidade de São Paulo; ali, o processo é efetivamente instrumental, com reflexos benéficos para a sociedade
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Amaral, José Messias Nunes. « A assessoria jurídica preventiva na gestão dos processos trabalhistas ». Universidade Federal da Paraí­ba, 2014. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/5941.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:20:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 927023 bytes, checksum: 84aa177854fcc88e28ee81e07396f763 (MD5) Previous issue date: 2014-09-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The research aims to analyze the performance of preventive legal counsel alongside Human resourse management and their effect on the quantity of labor lawsuits. The evolution of Human Resource Management and Employment Law concepts are studied in order to understand the relationship between the newer stiles of human resource managment and labor laws , proposing a series of preventive joint actions to promote rhe reduction of incidents that may result in future lawsuits increasing the company´s labor liabilities through preventive legal counsel. The empirical field is the Commercial Ramos Company . Data collection spanned from 2009 to 2013 , during counsel contract . The research is of an applied, literary, documentary and exploratory natures making use of qualitative and quantitative methods . For quantitative data analysis the Pearson correlation coefficient was used. Analyzing the period in which preventive labor counsel acted and actions taken with or without HR, it is concluded that this is an important meas in whitch to prevent and reduce costs and risk in the company´s labor issues.
A pesquisa tem como objetivo analisar a atuação da assessoria jurídica preventiva em conjunto com a gestão de pessoas e seus efeitos sobre o número de ações judiciais trabalhistas. Estuda-se a evolução dos conceitos da Administração de Recursos Humanos e do Direito do Trabalho, para compreender as relações entre a nova gestão de recursos humanos e os direitos trabalhistas, propondo uma série de ações conjuntas preventivas que possibilitem diminuir a incidência de situações ensejadoras de ações judiciais futuras que aumentem o passivo trabalhista da empresa através da atuação da assessoria jurídica preventiva. O campo empírico é a Empresa Comercial Ramos. A coleta de dados se estendeu de 2009 a 2013, período em que a assessoria jurídica atuou. A pesquisa é de natureza aplicada, bibliográfica, documental e exploratória e utiliza-se de métodos qualitativos e quantitativos. Para análise dos dados quantitativos, utilizou-se o coeficiente de correlação de Pearson. Analisando-se o período em que assessoria jurídica trabalhista preventiva atuou e as ações empreendidas junto ao setor de Recursos Humanos e fora dele, conclui-se que esta é uma importante forma de prevenção e redução de custos e riscos na área trabalhista da empresa.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Oliveira, Rejane Sales. « Avaliação do Programa de Educação de Adultos da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ) : análises de processos e de impactos ». reponame:Repositório Institucional da UFC, 2011. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22927.

Texte intégral
Résumé :
OLIVEIRA, Rejane Sales. Avaliação do Programa de Educação de Adultos da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ): análises de processos e de impactos. 2011. 165f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2011.
Submitted by Gustavo Daher (gdaherufc@hotmail.com) on 2017-05-30T13:58:41Z No. of bitstreams: 1 2011_dis_rsoliveira.pdf: 1184988 bytes, checksum: dea3000432534c7d22df045b827552fd (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2017-05-30T19:29:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_dis_rsoliveira.pdf: 1184988 bytes, checksum: dea3000432534c7d22df045b827552fd (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-30T19:29:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_dis_rsoliveira.pdf: 1184988 bytes, checksum: dea3000432534c7d22df045b827552fd (MD5) Previous issue date: 2011
O presente trabalho aborda o tema Avaliação de Programas de Educação, uma ferramenta emergente para uso de pesquisadores, avaliadores bem como das organizações. Constitui-se de um estudo de caso realizado no âmbito de uma organização pública, a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará - SEFAZ-CE. Teve como objetivo geral analisar o Programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará – SEFAZ. Como objetivos específicos: mensurar as transformações ocorridas no contexto individual e organizacional; avaliar o programa e sua contribuição para a melhoria do desempenho profissional e pessoal dos servidores na situação de educandos; verificar impactos que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento humano dentro da realidade organizacional SEFAZ. Para tanto, utilizou – se de procedimentos como formulário avaliativo do próprio programa, questionários e conversas informais. Para estudo e análise dessa ação, buscou-se analisar o Programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará – SEFAZ, cuja execução esteve a cargo da Célula de Desenvolvimento de Recursos Humanos – CEDRH da instituição. Durante a pesquisa, foram identificadas, primeiramente, as fases de concepção, implementação e conclusão do programa referente à fase I, a Alfabetização de Adultos, além das práticas de avaliação utilizadas. A pesquisa foi aplicada junto aos 22 servidores fazendários, facilitadores e voluntários do programa, bem como aos 57 educandos também, servidores participantes. Observou-se no estudo de caso que a avaliação é sinônima de instrumento eficaz e importante para a aprendizagem do servidor e da organizacão, ou seja, mostrou – se como ferramenta para detecção dos resultados em benefício de futuras ações de melhoria. Os dados também mostram os aspectos cognitivos e pessoais, fatores essenciais e interdependentes no processo de aprendizagem do ser humano. Estes indicam uma ação eficaz no que se refere à gestão de pessoas, numa consciência do papel e da responsabilidade social por parte da área de recursos humanos com relação à instituição. Embora a pesquisa aponte para um processo embrionário de avaliação no que concerne ao programa analisado, constatou-se que, a implantação e execução da ação educativa apresentaram impactos positivos e eficientes no âmbito individual e organizacional. Estes impactos relacionados primeiramente aos aspectos emocionais e que posteriormente contribuem significadamente para o desenvolvimento humano dos funcionários da instituição.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Masiero, Gilmar. « Processo de socialização na empresa privada no Brasil : a atuação da administração de recursos humanos ». reponame:Repositório Institucional do FGV, 1987. http://hdl.handle.net/10438/10766.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by BKAB Setor Proc. Técnicos FGV-SP (biblioteca.sp.cat@fgv.br) on 2013-04-19T21:05:26Z No. of bitstreams: 1 1198800339.pdf: 10523835 bytes, checksum: f3afa8663f603bb4bd580a918e0c87e6 (MD5)
Trata do desenvolvimento da técnica do maquinario-automação/robotização-e adaptação da força-de-trabalho ao processo produtivo. Aborda a falta de métodos próprios e da pouca atuação de A.R.H. na busca de melhores relações de trabalho. Caracteriza o aumento do controle do capital sobre o trabalho e o desenvolvimento da luta sindical para auferir ganhos sociais no sistema capitalista. Conclui que as empresas acompanham o desenvolvimento da base estritamente técnica-a maquinaria mas não a social, relações igualitárias no processo produtivo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Zampronha, Marcelo. « Gestão de pessoas em processos de integração pós-aquisições : um estudo múltiplo de casos no Unibanco entre 1995 e 2004 ». reponame:Repositório Institucional do FGV, 2006. http://hdl.handle.net/10438/5482.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:19:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 149579.pdf: 361390 bytes, checksum: f860b8126d13bda55756bb2230697f5a (MD5) Previous issue date: 2006-05-15T00:00:00Z
Mergers and Acquisitions (M&A) are an example of those organizational changes that can significantly affect the generation of value in any one form of business. In these (people) movements, integration plays an outstanding role. During this process, all actions involved in the management of available resources need to be carefully monitored and treated, for they can be of straight influence on the results of transactions performed. In Brazil, and especially after the second half of the nineties, one could record a large number of company mergers, particularly among banking organizations. People with clearly distinct cultures, values, and beliefs were pooled into the same organizational bowl, and, in a few cases, were integrated in a hurried and disorderly manner, thereby resulting in clear dismantling of values. The results of local and international research work suggest that a significant portion of the critical success factors in any M&A process refer to the carefull integration of work teams, and adequate consideration to the characteristics of the involved individuals. During the period ranging from 1995 through 2004, Unibanco acquired and absorbed various companies, thereby setting up a very important study background in this field of knowledge. This work presents some of the cases illustrating the path adopted by Unibanco in the acquisition and integration of companies, by means of a Multiple Case Study, further subdivided into four main movements: 1 – “Banco Nacional”, 2 – “Banco Bandeirantes”, 3 – “Credibanco” and 4 – “Retail Companies”. In these cases, some strategic, operational, and – in a little more detail – people management aspects are highlighted and analysed, relating to the processes of post-acquisition integration employed by Unibanco during the research period. According to those analyses, it comes to perception that Unibanco performed a clear evolution in the organization or its postacquisition integration process, when viewed from the standpoint of the theoretical fundamental grounds set forth herein. Such evolution could be noticed in various aspects of the integration process, but mainly in three factors: organization of the transition team, communication, and focus on people during the whole process.
Fusões e Aquisições, 'F&As', são exemplos de transformações organizacionais que podem afetar significativamente a geração de valor de um negócio. Nesses movimentos, o processo de integração tem destacada importância. Durante esse processo, os aspectos que envolvem a gestão dos recursos disponíveis necessitam ser cuidadosamente observados e tratados, pois podem influenciar diretamente os resultados das transações. No Brasil, especialmente após a segunda metade da década de noventa, pode-se observar uma grande quantidade de fusões entre empresas, especialmente entre bancos. Pessoas com culturas, valores e crenças distintas foram combinadas sob a mesma esfera organizacional e, em alguns casos, integradas, apressada e desordenadamente, resultando em uma destruição de valor. Pesquisas locais e internacionais sugerem que uma parte significativa dos fatores críticos de sucesso em um processo de F&A refere-se à condução cuidadosa da integração e ao tratamento adequado às pessoas envolvidas. Durante o período 1995-2004, o Unibanco adquiriu e integrou diversas empresas, constituindo um histórico importante para o aprendizado neste campo de conhecimento. Neste trabalho são apresentados alguns dos casos que ilustram a forma adotada pelo Unibanco para adquirir e integrar empresas, através de um Estudo Múltiplo de Casos, dividido em 4 (quatro) macro-movimentos: 1 - caso 'Banco Nacional', 2 - caso 'Banco Bandeirantes', 3 - caso 'Credibanco' e 4 - caso 'Empresas de Varejo'. Nestes casos foram apontados e analisados aspectos estratégicos, operacionais e - de uma forma mais detalhada - os aspectos da gestão de pessoas nos processos de integração pós-aquisição adotados pelo Unibanco no período da pesquisa. De acordo com as análises, percebeu-se que o Unibanco estabeleceu uma evolução na organização de seu processo de integração pós-aquisição baseada nos pontos relevantes da fundamentação teórica aqui apresentada. Esta evolução foi observada em vários aspectos da integração, mas de modo marcante em três fatores: organização da equipe de transição, comunicação e foco dado às pessoas durante o processo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Castro, Daniele Carvalho. « O trabalho em saúde coletiva no contexto da reestruturação produtiva : precarização, conflitos e subjetivação ». Universidade Federal de Sergipe, 2016. https://ri.ufs.br/handle/riufs/5923.

Texte intégral
Résumé :
The problem of this research consists on the subjective processes that permeate the experience of the collective health professional in front of a production mode defined by capitalist ideas of the society, taken the precarious working conditions as an axe analysis. The interest in the subject starts from researcher’s reflection related to the conditions of life and work of professionals in the Unified Health System (SUS) in different areas of activity: assistance and management. The work has an ethnographic inspiration and the analytical material corpus that supports the study consists on a file containing accumulated reports on the subject during the course of a professional career of ten years in the SUS in Sergipe. This file is the product of a field exercise that was not properly consolidated as a diary, but as a memory record of interactions or simple systematic observation of the numerous and anonymous actors of this practice. The study found that capitalism, despite its manipulative density potential corresponds to a social technology that creates, in terms of subjective processes, multiple and provisional affective and cognitive reconfigurations, ahead of tensions experienced by workers because of bad working conditions.
O problema da presente pesquisa consiste nos processos de subjetivação que permeiam as experiências do profissional em saúde coletiva frente a um modo de produção configurado pelo ideário capitalista de sociedade, tomando-se como eixo de análise a precarização das condições de trabalho. O interesse pelo tema decorre de reflexões relacionadas à experiência profissional da pesquisadora com as condições concretas de vida e de trabalho dos profissionais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em diferentes frentes de atuação: assistência e gestão. O trabalho tem inspiração etnográfica e o corpus de material analítico que subsidia o estudo consiste em uma espécie de arquivo contendo relatos acumulados sobre o tema, durante o percurso de uma trajetória profissional de cerca de dez anos de atuação no SUS em Sergipe. Esse arquivo é produto de um exercício de campo que foi consolidado não propriamente como um diário de campo, mas muito mais como um registro de memórias sobre uma experiência desenvolvida a partir da interação ou simples observação sistemática dos inúmeros e anônimos interlocutores dessa práxis. O trabalho apurou que o capitalismo, apesar de sua potencial densidade manipulatória, corresponde a uma tecnologia social que engendra, em termos de processos de subjetivação, reconfigurações afetivas e cognitivas múltiplas e provisórias, frente às tensões vivenciadas pelos trabalhadores em razão da precarização.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Livres sur le sujet "Recurso (processo trabalhista)"

1

Recursos Trabalhistas e Outros Estudos de Direito e de Processo... LTR, 2001.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie