Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : RelaÃÃo volumoso:concentrado.

Articles de revues sur le sujet « RelaÃÃo volumoso:concentrado »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « RelaÃÃo volumoso:concentrado ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Nörnberg, José Laerte, Waldyr Stumpf Júnior, Jorge López et Patrícia Barcellos Costa. « Valor do farelo de arroz integral como fonte de gordura na dieta de vacas Jersey na fase inicial de lactação : digestibilidade aparente de nutrientes ». Revista Brasileira de Zootecnia 33, no 6 suppl 3 (décembre 2004) : 2412–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982004000900030.

Texte intégral
Résumé :
Foram utilizadas oito vacas Jersey, com peso médio de 420 kg, produção média de 20 kg de leite corrigida para 3,5% de gordura, na fase inicial de lactação (próximas ao pico de lactação), estabuladas em baias individuais, distribuídas em dois quadrados latinos (4 x 4). Objetivou-se avaliar a potencialidade do farelo de arroz integral como fonte de gordura, associado a óleo de arroz e a sebo bovino, em dietas isoprotéicas, isofibrosas e isolipídicas entre as fontes de gordura estudadas, por meio da digestibilidade aparente dos nutrientes. Os tratamentos foram: CON- concentrado sem adição de gordura; GP- concentrado com gordura protegida; FAIO- concentrado com farelo de arroz integral e óleo de arroz; FAIS- concentrado com farelo de arroz integral e sebo bovino. Os concentrados foram à base de grãos de milho moído e farelo de soja, e, como volumosos, foram empregados silagem de milho e feno de alfafa (1:1). O concentrado foi fornecido três vezes ao dia, separadamente dos volumosos. Os volumosos foram fornecidos à vontade, procurando-se manter a proporção de 55% em relação às misturas concentradas. A estimativa da excreção fecal foi obtida com emprego de óxido de cromo e a digestibilidade da gordura por diferença. A interpretação estatística foi feita pela análise de variância dos valores médios de cada tratamento pelo teste F. As fontes de gordura não afetaram a digestibilidade aparente da matéria seca, matéria orgânica, proteína bruta, fibra em detergente neutro e de carboidratos não-fibrosos. O farelo de arroz integral pode ser usado como fonte de gordura, totalizando 6% de gordura bruta na dieta de vacas leiteiras na fase inicial da lactação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Rodrigues, Paulo Henrique Mazza, Wilson Roberto Soares Mattos, Laércio Melotti et Renato Ranzini Rodrigues. « Monensina e digestibilidade aparente em ovinos alimentados com proporções de volumoso/concentrado ». Scientia Agricola 58, no 3 (septembre 2001) : 449–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90162001000300002.

Texte intégral
Résumé :
A resposta obtida com a utilização dos ionóforos é influenciada por diversos fatores, entre eles a densidade energética da dieta. Foram objetivos do presente estudo avaliar os efeitos da monensina sobre a digestibilidade total em ovinos submetidos a diferentes dietas. Dezoito animais machos e castrados foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com um arranjo fatorial de tratamentos 2 x 3, correspondentes a zero ou 40 mg de monensina sódica por animal e por dia e 25%, 50% ou 75% de concentrados na dieta, composta por mistura de concentrados, a base de milho e farelo de soja, e feno de Coast-Cross. O experimento teve duração total de 25 dias, sendo os 5 últimos destinados à coleta de fezes e urina. A monensina aumentou a digestibilidade total da proteína bruta, avaliada através de coleta total de fezes, independentemente do nível de fibra utilizado (25% de concentrados: 69,6% vs. 65,3%; 50% de concentrados: 72,2% vs. 69,2%; 75% de concentrados: 73,4% vs. 69,8%). A monensina interagiu com o nível de concentrados da dieta para a digestibilidade total da fibra bruta (25% de concentrados: 62,0% vs. 61,0%; 50% de concentrados: 53,2% vs. 59,2%; 75% de concentrados: 51,8% vs. 42,7%) e retenção nitrogenada (25% de concentrados: -3,8 vs. -20,6; 50% de concentrados: -10,4 vs. +2,0; 75% de concentrados: +11,4 vs. +7,9% do N retido em relação ao absorvido), sendo as melhores respostas obtidas na dieta predominantemente concentrada e as piores na dieta mista. Este produto não alterou o consumo de matéria seca, a digestibilidade total da matéria seca, dos extrativos não nitrogenados, do extrato etéreo, da fibra em detergente ácido, da fibra em detergente neutro, da energia bruta e os nutrientes digestíveis totais em qualquer dieta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Gomes, S. P., M. I. Leão, S. C. Valadares Filho et M. F. Paulino. « Consumo, digestibilidade e produção microbiana em novilhos alimentados com diferentes volumosos, com e sem suplementação ». Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 58, no 5 (octobre 2006) : 884–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352006000500026.

Texte intégral
Résumé :
Determinaram-se os consumos e as digestibilidades aparentes totais da matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), carboidratos totais (CHO), fibra em detergente neutro (FDN), carboidratos não fibrosos (CNF), o consumo de nutrientes digestíveis totais (NDT), e estimou-se a produção microbiana (PMic) de dietas para novilhos. Avaliou-se, também, a degradabilidade in situ dos alimentos. Foram utilizados cinco novilhos, fistulados no rúmen, com peso vivo (PV) médio de 185,4kg, em delineamento inteiramente ao acaso, alimentados com: 1- capim-elefante picado (CE); 2- pré-secado de capim-tifton 85 (PS); 3- feno de capim-braquiária (FB); 4- feno de capim-braquiária e concentrado a 0,5% PV (FB:C1); e 5- feno de capim-braquiária e concentrado a 1% PV (FB:C2). O PS proporcionou maior ingestão de MS (6kg/novilho/dia) e de NDT (4,2kg/novilho/dia) em relação aos demais volumosos utilizados, mostrando ser boa alternativa na nutrição de bovinos. A adição de concentrado ao feno de capim-braquiária aumentou o consumo de MS do volumoso, que passou de 2,7kg/novilho/dia para 3,9kg/novilho/dia, constituindo estratégia para a utilização de volumosos de baixa qualidade. O maior consumo do concentrado C2 (1%PV) resultou em aumento no consumo de MS (0,9kg/novilho/dia) e de NDT (1kg/novilho/dia) na dieta FB:C2, em relação à dieta FB:C1.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Orrico Júnior, Marco A. P., Ana C. A. Orrico et Jorge de Lucas Júnior. « Influência da relação volumoso : concentrado e do tempo de retenção hidráulica sob a biodigestão anaeróbia de dejetos de bovinos ». Engenharia Agrícola 30, no 3 (juin 2010) : 386–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000300003.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho foi avaliar as possíveis alterações existentes na composição e no processo de biodigestão anaeróbia dos dejetos de bovinos em fase de terminação alimentados com diferentes proporções de volumoso: concentrado e com diferentes tempos de retenção hidráulica (TRH). Foram utilizados 24 biodigestores batelada de bancada com 12 litros de capacidade, dos quais 12 foram abastecidos com dejetos de bovinos alimentados com a dieta 1 (60% volumoso:40% concentrado) e dieta 2 (40% volumoso:60% concentrado) e submetidos a 30, 60, 90 e 120 dias de TRH. A eficiência do processo de biodigestão anaeróbia foi avaliada pelas reduções de sólidos totais, sólidos voláteis, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, celulose e número mais provável (NMP) de coliformes totais e termotolerantes, além dos potenciais de produção de biogás e metano. Os resultados mostraram que o aumento da proporção de volumoso na dieta levou a menor eficiência do processo, principalmente nos potenciais de produção de biogás e metano que foram em média 13% menor. Com relação ao NMP de coliformes totais e termotolerantes, foram observadas reduções significativas conforme aumentou TRH.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Rodrigues Filho, Moacir, Antônio Bento Mancio, Sebastião Teixeira Gomes, Fabiano Ferreira da Silva, Rogério de Paula Lana, Nair Elizabeth Barreto Rodrigues, Carla Aparecida Soares et Cristina Mattos Veloso. « Avaliação econômica do confinamento de novilhos de origem leiteira, alimentados com diferentes níveis de concentrado e de cama de frango ». Revista Brasileira de Zootecnia 31, no 5 (septembre 2002) : 2055–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982002000800021.

Texte intégral
Résumé :
Foram confinados 24 bezerros mestiços Holandês x Zebu, machos não-castrados, com peso médio inicial de 75 kg e final de 215 kg, com o objetivo de avaliar o custo de produção. Os animais foram alimentados com capim-elefante de 30 a 45 dias de idade, concentrado à base de farelo de soja, fubá de milho, farinha de carne, mistura mineral e cama de frango, sendo constituídos os tratamentos: 1 = 50% volumoso e 50% concentrado; 2 = 50% volumoso, 35% de concentrado e 15% de cama de frango; 3 = 25% de volumoso e 75% concentrado; e 4 = 25% de volumoso, 52,5% de concentrado e 22,5% de cama de frango, na base da matéria seca. O delineamento experimental foi em blocos casualisados, com seis repetições. A análise da renda bruta, dos custos e do lucro indicou que o lucro foi negativo em todos os tratamentos, quando o preço de venda da carne produzida foi igual ao preço do boi gordo. Entretanto, quando foram mantidos os mesmos custos (custo operacional efetivo e custo operacional total) e elevado em 10% o preço de venda do quilo de carne produzida, em relação ao preço do quilo de carne de boi gordo, todos os tratamentos apresentaram lucro, sendo destacados os tratamentos 2 e 3, com R$ 0,042 e R$ 0,03 por quilo de carne produzida e retorno sobre capital investido de 14,20 e 14,64%/ano, respectivamente. A variação no preço do concentrado, de R$ 0,26 a 0,20/kg, causou maior impacto no custo operacional efetivo do tratamento 3 e menor no tratamento 2, proporcionando lucro e retorno sobre capital o investido para todos os tratamentos, a partir da relação 7,62:1 entre preço do concentrado x preço da carne. As simulações mostraram que o tratamento 2 foi economicamente mais vantajoso, visto que gerou melhor relação custo/benefício para as condições do presente trabalho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Carvalho, Sérgio, et Mariana Augusta Brochier. « Composição tecidual e centesimal e teor de colesterol da carne de cordeiros terminados em confinamento com dietas contendo níveis crescentes de resíduo úmido de cervejaria ». Ciência Rural 38, no 7 (octobre 2008) : 2023–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000700035.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de diferentes níveis de substituição do alimento concentrado por resíduo úmido de cervejaria sobre a composição tecidual, a composição centesimal e o teor de colesterol da carne de cordeiros terminados em confinamento. Foram utilizados 25 cordeiros, machos, não-castrados, da raça Texel, distribuídos aleatoriamente em cinco tratamentos compostos por níveis de substituição do alimento concentrado por resíduo úmido de cervejaria, sendo: 0%, 25%, 50%, 75% e 100% de substituição. Foram utilizadas uma dieta composta de feno de Tifton-85 e uma mistura concentrada em uma relação volumoso: concentrado de 40:60, com base na matéria seca (MS). O alimento concentrado foi constituído por milho desintegrado, farelo de soja, mistura mineral e resíduo úmido de cervejaria, sendo que suas proporções variaram de acordo com os tratamentos. As dietas foram formuladas para serem isoprotéicas, baseados no teor de proteína bruta (PB) do tratamento com maior nível de resíduo. Os cordeiros foram abatidos após um período experimental de 77 dias. Observou-se, na secção entre a 9ª e a 11ª costelas, que os pesos de osso, músculo e gordura diminuíram linearmente e a proporção de músculo aumentou linearmente com o incremento do nível de resíduo. Verificou-se aumento linear na proporção de umidade no músculo Longissimus dorsi com o aumento do resíduo úmido de cervejaria nas dietas dos cordeiros.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Stelzer, Fábio Selva, Rogério de Paula Lana, José Maurício de Souza Campos, Antonio Bento Mancio, José Carlos Pereira et Jacqueline Geraldo de Lima. « Desempenho de vacas leiteiras recebendo concentrado em diferentes níveis, associado ou não a própolis ». Revista Brasileira de Zootecnia 38, no 7 (juillet 2009) : 1381–89. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009000700030.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se avaliar dois níveis de concentrado (20 e 40% da matéria seca) e a presença ou ausência de extrato etanólico de própolis (EEP) na ração (30% p/v). Avaliaram-se o consumo e a digestibilidade aparente dos nutrientes, a produção e composição do leite, o peso vivo e a eficiência alimentar e de utilização do concentrado para produção de leite. Foram utilizadas oito vacas da raça Holandesa, distribuídas em dois quadrados latinos 4 × 4, com quatro períodos de 21 dias (14 dias de adaptação dos animais às rações e 7 para coleta de dados). As rações experimentais foram compostas de silagem de milho na proporção de 80 ou 60% e concentrados à base de fubá de milho e farelo de soja, com adição de 34 mL de EEP por dia quando os tratamentos assim requeriam. Os animais foram alojados em baias individuais, onde receberam alimentação à vontade e foram ordenhados duas vezes ao dia. Não houve interações entre níveis de concentrado e própolis em nenhum parâmetro avaliado. Não houve efeito de EEP para nenhum parâmetro avaliado. As rações com 40% de concentrado proporcionaram aumento nos consumos diários de matéria seca, concentrado e nutrientes digestíveis totais (NDT) e causaram decréscimo no consumo de volumoso em relação àquelas com 20% de concentrado. Os níveis de concentrado na ração não alteraram os coeficientes de digestibilidade aparente total. Houve maior produção de leite, produção de leite corrigida para 3,5% de gordura, teor de proteína e produção de gordura e proteína no leite quando fornecidas as rações com 40% de concentrado. Embora o nível de 40% de concentrado tenha proporcionado melhor desempenho produtivo, a eficiência obtida com esse nível foi de apenas 0,68 kg de leite/kg de concentrado. A adição de própolis não altera o consumo, a digestibilidade e o desempenho de vacas produzindo acima de 20 kg de leite/dia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Silva, José Humberto Vilar da, Marcelo Teixeira Rodrigues et Joaquim Campos. « Desempenho de cabras leiteiras recebendo dietas com diferentes relações volumoso : concentrado ». Revista Brasileira de Zootecnia 28, no 6 (1999) : 1412–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35981999000600032.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de dietas com vários níveis de concentrado sobre o comportamento alimentar de cabras leiteiras. Dezoito cabras leiteiras Sem Raça Definida foram distribuídas em delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e seis repetições Três diferentes dietas em mistura completa foram oferecidas aos animais, com variação na relação volumoso:concentrado (V.C) de 62:38; 52:48; e 42:58 na matéria natural. O período experimento foi de 131 dias, com 26 dias de adaptação e 105 dias para o período de colheita de dados. Consumos maiores de PB e menores de FDN, FDA e lignina foram obtidos com o aumento do nível de concentrado da dieta. O mesmo padrão foi observado para o material recusado. Menores perda de peso e produção de leite foram obtidas, respectivamente, com as dietas de maior e menor relação V:C. A qualidade da mistura completa de uma dieta teve efeito direto sobre a habilidade de escolha do alimento, aumentando o desempenho das cabras. A redução do tamanho de partícula do volumoso pode minimizar a seleção do concentrado presente em uma ração completa para cabras leiteiras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Pazdiora, Raul Dirceu, Ivan Luiz Brondani, Magali Floriano da Silveira, Miguelangelo Ziegler Arboitte, Jonatas Cattelam et Perla Cordeiro de Paula. « Efeitos da frequência de fornecimento do volumoso e concentrado no comportamento ingestivo de vacas e novilhas em confinamento ». Revista Brasileira de Zootecnia 40, no 10 (octobre 2011) : 2244–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011001000026.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar a influência da frequência no fornecimento de volumoso e concentrado e/ou da categoria animal sobre o comportamento ingestivo de bovinos. Foram utilizadas 16 novilhas e 16 vacas com idade média inicial de 20 e 66 meses e peso médio inicial de 338 e 432 kg, respectivamente. Os tratamentos foram representados pelas frequências de fornecimento do volumoso e do concentrado: 2 V/C - volumoso e concentrado duas vezes ao dia; 1 V/C - volumoso e concentrado uma vez ao dia; 1 V/2 C - volumoso uma vez ao dia e concentrado duas vezes ao dia; 1 V/3 C - volumoso uma vez ao dia e concentrado três vezes ao dia, ofertadas às categorias vacas e novilhas. A dieta foi composta de 60% de silagem de milho e 40% de concentrado com base na matéria seca (MS). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial 4 × 2 (frequências × categorias). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias, comparadas pelo teste t. A interação frequência de fornecimento e categoria animal foi significativa para as características tempo de ruminação e ócio, eficiência de ruminação da matéria seca e da fibra detergente neutro, número de bolos diário e tempo diário de mastigação. Em relação às vacas, as novilhas apresentaram maiores tempos de ócio e mastigação quando receberam a alimentação uma vez ao dia. A frequência de fornecimento da dieta não influenciou o tempo de consumo. As vacas apresentaram maior tempo consumindo alimento e taxa de ingestão em comparação às novilhas (4,38 vs 4,09 horas e 2,91 vs 2,35 kg de MS/hora de consumo, respectivamente). O aumento na frequência da alimentação estimula os animais a maior ingestão de alimento no momento do fornecimento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Carvalho, Sérgio, Mariana Augusta Brochier, Josane Pivato, André Vergueiro, Regina Cánovas Teixeira et Roberto Kieling. « Desempenho e avaliação econômica da alimentação de cordeiros confinados com dietas contendo diferentes relações volumoso : concentrado ». Ciência Rural 37, no 5 (octobre 2007) : 1411–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782007000500030.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo objetivou avaliar o efeito do uso de diferentes relações volumoso:concentrado sobre o desempenho, as características de carcaça e o conteúdo gastrintestinal de cordeiros, bem como realizar uma avaliação econômica da alimentação de cordeiros confinados na fase de terminação. Foram utilizados 25 cordeiros, machos não-castrados, da raça Texel, desmamados com a idade média de 60 dias, e distribuídos aleatoriamente em cinco tratamentos, compostos por diferentes relações volumoso:concentrado, sendo: 30:70; 40:60; 50:50; 60:40 e 70:30, em base da matéria seca (MS). O volumoso utilizado foi o feno de Tifton-85 e o alimento concentrado era constituído por ração comercial, farelo de soja, calcário calcítico e fosfato bicálcico, em diferentes proporções. O período experimental teve duração de 80 dias, quando os animais foram abatidos. O aumento do teor de volumoso e a diminuição no teor de concentrado nas dietas promoveu redução linear (P<FONT FACE=Symbol>£</FONT>0,01) no ganho de peso diário e peso vivo ao abate. O consumo de matéria seca e a conversão alimentar foram influenciados de forma quadrática pelo aumento da relação volumoso:concentrado. Verificou-se redução linear (P<FONT FACE=Symbol>£</FONT>0,01) no peso de carcaça quente, rendimento de carcaça quente e nos pesos de quarto (perna), paleta, costilhar, pescoço e de vísceras verdes vazias, com o aumento do teor de volumoso e a diminuição no teor de concentrado nas dietas. Ocorreu crescimento linear nas proporções de vísceras verdes cheias (P<FONT FACE=Symbol>£</FONT>0,05) e de conteúdo gastrintestinal (P<FONT FACE=Symbol>£</FONT>0,01) com a elevação da proporção de volumoso e com a redução na proporção de concentrado nas dietas. A lucratividade em relação à venda dos cordeiros vivos não diferiu entre os tratamentos, apresentando um valor médio de R$ 57,00 por cordeiro. Houve redução linear (P<FONT FACE=Symbol>£</FONT>0,05) na lucratividade em relação à venda das carcaças dos cordeiros com o aumento da proporção de volumoso e com a diminuição na proporção de concentrado nas dietas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Orrico Junior, Marco Antonio Previdelli, Ana Carolina Amorim Orrico, Jorge de Lucas Junior, Alexandre Amstalden Moraes Sampaio, Alexandre Rodrigo Mendes Fernandes et Emanuel Almeida de Oliveira. « Biodigestão anaeróbia dos dejetos da bovinocultura de corte : influência do período, do genótipo e da dieta ». Revista Brasileira de Zootecnia 41, no 6 (juin 2012) : 1533–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982012000600030.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se com este estudo identificar possíveis alterações na composição e no processo de biodigestão anaeróbia dos dejetos produzidos por bovinos Canchim e Nelore em diferentes períodos do confinamento e alimentados com diferentes proporções de volumoso e concentrado. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial com parcela subdividida no tempo. As parcelas foram compostas por quatro tratamentos: dejetos provenientes de duas dietas (40% de volumoso e 60% de concentrado e 60% de volumoso e 40% de concentrado) e dois genótipos (Canchim e Nelore) e as subparcelas pelos três períodos de colheita dos resíduos (início, meio e final). A eficiência do processo de biodigestão foi avaliada pelas reduções de sólidos totais (ST), sólidos voláteis (SV), número mais provável (NMP) de coliformes totais e termotolerantes, demanda química e bioquímica de oxigênio, além da produção e dos potenciais de produção de biogás e metano. Não houve efeito do genótipo nem do período sobre a composição dos dejetos, no entanto o aumento da proporção de volumoso na dieta levou a menor eficiência do processo, pois foi observado aumento de 26,31% no volume de metano produzido na dieta com 60% de concentrado com relação à dieta com 40%, de concentrado. Também foram observadas importantes reduções no NMP de coliformes totais e termotolerantes ao final do processo, independentemente do tratamento testado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Restle, João, Jorge Luis Carvalho Flores, Fabiano Nunes Vaz et Renan Augusto Lisboa. « Desempenho em confinamento, do desmame ao abate aos quatorze meses, de bovinos inteiros ou castrados, produzidos por vacas de dois anos ». Ciência Rural 27, no 4 (décembre 1997) : 651–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781997000400022.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de machos Hereford, inteiros ou castrados, filhos de vacas de dois anos, confinados por 193 dias do desmame aos sete meses até o abate aos quatorze meses, quando atingiram em média 205kg de carcaça. A relação volumoso/concentrado foi decrescente, iniciando em 70/30 e finalizando em 40/60. Os volumosos utilizados foram a silagem de sorgo forrageiro, cana-de-açúcar e feno de aveia. Os animais inteiros apresentaram um maior ganho de peso médio diário (1,23 contra l,09kg) e uma melhor conversão alimentar (5,8 contra 6,8) em relação aos castrados. A eficiência de conversão expressa em Mcal de energia digestível para cada quilograma de ganho de peso, também foi melhor nos animais inteiros (16,0 contra 18,6 Mcal/kg). O consumo de matéria seca e de energia digestível, ambos ajustados para unidade de tamanho metabólico foram de 109,1 contra 106,1 g e 299,1 contra 29l,2Kcal, para castrados e inteiros, respectivamente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Lana, Rogério de Paula, et James B. Russell. « Efeitos da monensina sobre a fermentação e sensibilidade de bactérias ruminais de bovinos sob dietas ricas em volumoso ou concentrado ». Revista Brasileira de Zootecnia 30, no 1 (février 2001) : 254–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000100036.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se avaliar os efeitos da monensina sobre as mudanças nos padrões de fermentação e resistência à perda do potássio intracelular das bactérias ruminais provenientes de quatro bovinos recebendo dietas ricas em volumoso ou concentrado. As bactérias obtidas por centrifugação diferencial foram resuspensas em um meio pobre em potássio, no qual foi medida a perda do potássio intracelular, em 10 minutos de incubação, pelo uso de nível crescente de monensina. Os produtos de fermentação foram obtidos após 24 horas de incubação da cultura com feno de gramínea (100 mg/10 mL). As bactérias obtidas de animais recebendo dieta com 90% de concentrado produziram metade do metano e apresentaram metade da relação acetato propionato que as bactérias de animais recebendo forragem. Mais monensina foi requerida para diminuir a produção de metano e a relação acetato:propionato em bactérias de animais alimentados com 90% de concentrado que naquelas de animais recebendo forragem. A quantidade de monensina necessária para causar metade da perda máxima de potássio intracelular em bactérias de animais recebendo 90% de concentrado foi 12 vezes maior que aquela necessária em bactérias de animais recebendo forragem. Uma vez que as bactérias de animais recebendo forragem são mais sensíveis à monensina que aquelas de animais recebendo dietas ricas em concentrado, espera-se maior efeito deste ionóforo no desempenho de bovinos em dietas ricas em volumoso.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Pina, Douglas dos Santos, Sebastião de Campos Valadares Filho, Rilene Ferreira Diniz Valadares, José Maurício de Souza Campos, Edenio Detmann, Marcos Inácio Marcondes, André Soares de Oliveira et Rafael Monteiro Araújo Teixeira. « Consumo e digestibilidade aparente total dos nutrientes, produção e composição do leite de vacas alimentadas com dietas contendo diferentes fontes de proteína ». Revista Brasileira de Zootecnia 35, no 4 (août 2006) : 1543–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000500037.

Texte intégral
Résumé :
Foram utilizadas 12 vacas da raça Holandesa distribuídas em três quadrados latinos 4 x 4, organizados de acordo com os dias em lactação, com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes fontes protéicas na dieta sobre o consumo e a digestibilidade dos nutrientes e a produção e composição do leite. Utilizou-se silagem de milho como volumoso, na proporção de 60% da MS total. Os concentrados foram constituídos de diferentes fontes protéicas (FS - farelo de soja; FA38 - farelo de algodão 38% PB; FA28 - farelo de algodão 28% PB e FSU - farelo de soja + 5% de uréia/sulfato de amônia na MS do concentrado). Os consumos de MS e MO não diferiram entre as dietas, mas os de NDT foram maiores na dieta controle. Os coeficientes de digestibilidade (CD) da MS e MO foram menores para as dietas FA38, FA28 e FSU. A produção de leite (PL), corrigida ou não para 3,5% (PLC) de gordura, o teor e a produção de gordura do leite não foram influenciados pelas diferentes fontes protéicas, mas a eficiência de utilização da MS e do nitrogênio dietético para a PL e o teor e a produção de proteína do leite foram inferiores para as dietas contendo farelo de algodão em relação àquela com FS. Vacas com produção média de 25 kg de leite/dia podem ser alimentadas com dietas contendo 5% de uréia/sulfato de amônia na MS do concentrado ou farelo de algodão (38% PB) quando utilizada silagem de milho como volumoso na proporção de 60% da MS total das dietas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Nörnberg, José Laerte, Jorge López, Waldyr Stumpf Júnior, Patricia Barcellos Costa et Jorge Schafhäuser Júnior. « Desempenho de vacas Jersey suplementadas com diferentes fontes lipídicas na fase inicial da lactação ». Revista Brasileira de Zootecnia 35, no 4 (août 2006) : 1431–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000500024.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito da inclusão de três fontes lipídicas (6% de EE total) em dietas com teores semelhantes de proteína, fibra e lipídios sobre o consumo voluntário, a produção de leite e a eficiência alimentar de vacas Jersey na fase inicial da lactação. Foram utilizadas oito vacas multíparas em estágio próximo ao pico de lactação, com 420 kg de PV e produção média de 20 kg de leite (corrigida para 3,5% de gordura), estabuladas em baias individuais. Os tratamentos foram avaliados em dois quadrados latinos (4 x 4) com períodos de 28 dias, conforme descritos a seguir: CON - dieta controle, sem inclusão de lipídios; GPC - dieta com gordura protegida comercial (sais de cálcio de ácidos graxos de óleo de palma); FAIO - dieta com farelo de arroz integral e óleo de arroz; FAIS - dieta com farelo de arroz integral e sebo bovino. Utilizaram-se concentrados à base de grãos de milho moídos e farelo de soja e, como volumosos, silagem de milho e feno de alfafa (1:1, na MS). Os concentrados foram fornecidos três vezes ao dia, separadamente dos volumosos. Os volumosos foram fornecidos à vontade, procurando-se manter a proporção de 55% em relação ao concentrado. A interpretação estatística foi feita por meio de análise de variância dos valores médios de cada tratamento aplicando-se o teste F. Os resultados comprovaram que as fontes lipídicas estudadas não afetam o consumo voluntário de MS e proporcionam maior produção de leite, de modo que a fonte de sais cálcicos de ácidos graxos de óleo de palma promoveu, também, maior produção de leite corrigida para 3,5% de gordura e melhorou a eficiência alimentar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Rodrigues Filho, Moacir, Antônio Bento Mancio, Rogério de Paula Lana, Paulo Roberto Cecon, Fabiano Ferreira da Silva, Nair Elizabeth Barreto Rodrigues et Cristina Mattos Veloso. « Desempenho e características de carcaça de novilhos de origem leiteira, alimentados com diferentes níveis de concentrado e de cama de frango ». Revista Brasileira de Zootecnia 32, no 3 (juin 2003) : 672–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982003000300019.

Texte intégral
Résumé :
Foram confinados 24 bezerros mestiços holandeses machos não-castrados com peso médio inicial de 75 kg e final de 215 kg, com o objetivo de avaliar consumo, ganho de peso, conversão alimentar, rendimento de carcaça e dos cortes básicos e composição física da carcaça. Os animais foram alimentados com capim-elefante de 30 a 45 dias de idade, concentrado à base de farelo de soja, fubá de milho, farinha de carne e mistura mineral e cama de frango, constituindo-se os tratamentos: 1 = 50% volumoso e 50% concentrado, 2 = 50% volumoso, 35% de concentrado e 15% de cama de frango, 3 = 25% de volumoso e 75% concentrado e 4 = 25% de volumoso, 52,5% de concentrado e 22,5% de cama de frango, na base da matéria seca. O delineamento experimental foi em blocos casualisados, com seis blocos e quatro tratamentos. Não houve efeito de tratamento para consumo de matéria seca (CMS), em kg/dia. O consumo de fibra em detergente neutro (CFDN) foi menor para o tratamento 3 e o consumo de proteína bruta (CPB) maior para o tratamento 4. As conversões alimentares de MS, PB e FDN foram melhores, o ganho de peso médio diário (GMD) e o peso de carcaça quente e fria dos animais do tratamento 3 (75% de concentrado) foram superiores aos dos demais tratamentos. A proporção de cama de frango de 22,5% na matéria seca da ração total diminuiu o GMD em ração contendo 75% de concentrado, mas não foi observado o mesmo comportamento para a proporção de 15%. Os rendimentos de carcaça quente e fria, os rendimentos de acém, ponta de agulha, alcatra, coxão, dianteiro, traseiro especial e traseiro total, o comprimento de carcaça, a área de olho de lombo, a composição física de carcaça e a relação músculo/osso não foram influenciados pelos tratamentos. Os animais do tratamento 3 apresentaram maior espessura de gordura e, conseqüentemente, o menor valor absoluto de quebra no rendimento de carcaça pelo resfriamento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Vargas, Luiz Henrique, Rogério de Paula Lana, Antônio Bento Mâncio, José Maurício de Souza Campos, Gulab Newamdram Jham, Acyr Wanderley de Paula Freitas et Marcus Vinicius Morais de Oliveira. « Influência de Rumensin®, óleo de soja e níveis de concentrado sobre o consumo e os parâmetros fermentativos ruminais em bovinos ». Revista Brasileira de Zootecnia 30, no 5 (octobre 2001) : 1650–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000600035.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se avaliar os efeitos de óleo de soja (500 mL/animal/dia), Rumensin® (3 g/animal/dia) e níveis de concentrado (0, 25, 50, 75%) na dieta de bovinos, e cana-de-açúcar como volumoso, sobre alguns parâmetros ruminais e consumo de matéria seca. Foram utilizados quatro bovinos 7/8 holandês-zebu fistulados no rúmen, com peso vivo médio de 400 kg. O experimento consistiu de quatro períodos de 15 dias, sendo 12 dias para adaptação à dieta e três dias para coletas de amostras. Utilizou-se um nível de concentrado em cada período e o óleo e rumensin foram distribuídos em quadrado latino, em um fatorial 2x2. As análises de amônia, pH e AGV do líquido ruminal foram feitas em amostras coletadas através da fístula às 0, 3 e 6 horas após a alimentação. A leitura do pH foi feita com potenciômetro, as análises de amônia por colorimetria e as de ácidos graxos voláteis por cromatografia gasosa. O acetato, a relação acetato:propionato e o pH decresceram, e os teores de isobutirato, isovalerato e amônia ruminal aumentaram com a elevação do nível de concentrado. O propionato aumentou e a relação acetato:propionato diminuiu com a presença de Rumensin. O butirato aumentou com o óleo quando a dieta continha somente volumoso e diminuiu com o aumento de concentrado. O pH e a amônia ruminais diminuíram com o tempo de coleta. A atividade in vitro de desaminação pela população microbiana decresceu com o aumento do nível de concentrado e aumentou na presença de óleo. O consumo de matéria seca aumentou com a elevação do nível de concentrado e diminuiu na presença de Rumensin e óleo. Todos os outros efeitos principais e interações não foram significativos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Gonçalves, André Luigi, Rogério de Paula Lana, Marcelo Teixeira Rodrigues, Ricardo Augusto Mendonça Vieira, Augusto César de Queiroz et Douglas Sampaio Henrique. « Degrabilidade Ruminal da Matéria Seca e da Fibra em Detergente Neutro de Alguns Volumosos Utilizados na Alimentação de Cabras Leiteiras, Submetidas a Dietas com Diferentes Relações Volumoso : Concentrado ». Revista Brasileira de Zootecnia 30, no 6 (décembre 2001) : 1893–903. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000700028.

Texte intégral
Résumé :
Os objetivos do presente estudo foram a caracterização e a determinação das estimativas dos parâmetros relativos à cinética de degradação ruminal dos carboidratos contidos nas amostras dos volumosos feno de alfafa, capim-elefante, feno de Tifton 85 e silagem de milho em cabras submetidas a diferentes relações volumoso:concentrado, por meio das técnicas in situ e in vitro. Para a determinação da digestibilidade in situ, foram utilizadas cinco cabras Alpinas, não-gestantes, não-lactantes, com peso médio de 58 kg, fistuladas no rúmen. Para o ensaio de digestibilidade in vitro, utilizou-se tampão de McDougall, adaptado por Gonzáles, ajustados para os pHs observados nos animais, conforme a relação volumoso:concentrado (100:0, 80:20, 60:40, 40:60 e 20:80), com solução de ácido cítrico 1 M. Utilizou-se o delineamento estatístico em quadrado latino 5´5. A partir dos resultados observados, pode-se sugerir que houve influência significativa da relação volumoso:concentrado sobre a digestibilidade ruminal dos volumosos avaliados, para todas as frações analisadas, uma vez que o efeito associativo desta relação possibilitou aumento da degradação, em certa faixa de pH (6,8 a 6,2), em detrimento de sua redução em pH inferior a 6,0. O período de latência sofreu decréscimo, quando o pH passou de 7,05 para 6,8, mantendo-se estável até 6,5, a partir do qual ocorreu incremento significativo para todos os volumosos, principalmente quando atingiu pH inferior a 6,0. As incubações in situ e in vitro resultaram em curvas de degradação da matéria seca semelhantes em seus formatos para todos os alimentos avaliados, que apresentaram também valores bem próximos para as taxas de degradação. Porém, vale ressaltar que a comparação entre os parâmetros cinéticos observados nos métodos in situ e in vitro é desnecessária, uma vez que os objetivos de cada técnica são diferentes. Dessa forma, ambos os métodos podem ser utilizados com confiabilidade para predizer os parâmetros observados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Orrico, Ana Carolina Amorim, Marco Antonio Previdelli Orrico Junior et Jorge de Lucas Junior. « Biodigestão anaeróbia dos dejetos de cabritos Saanen alimentados com dietas com diferentes proporções volumoso e concentrado ». Revista Brasileira de Zootecnia 40, no 2 (février 2011) : 448–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011000200029.

Texte intégral
Résumé :
Avaliaram-se os efeitos da idade do animal e da proporção de volumoso nas dietas sobre a biodigestão anaeróbia dos dejetos de cabritos Saanen. Foram utilizadas as fezes produzidas por cabritos Saanen aos 90, 120 e 150 dias de idade e alimentados com dietas de três relações volumoso:concentrado (80:20, 60:40 e 40:60), representando as dietas 1, 2 e 3, respectivamente. Utilizaram-se biodigestores tipo batelada de bancada com capacidade para 12 litros de substrato em fermentação e 8% de sólidos totais iniciais para determinação das produções e dos potenciais de produção de biogás e metano, da redução de sólidos voláteis e quantificação dos teores de minerais no afluente e efluente. As maiores reduções de sólidos voláteis foram observadas nos substratos preparados com as fezes de cabritos aos 150 dias alimentados com a dieta com relação volumoso:concentrado de 40:60. Os melhores rendimentos de substrato ou fezes foram obtidos com os dejetos dos cabritos de 120 e 150 dias de idade alimentados com a dieta com relação volumoso:concentrado 40:60. As maiores concentrações de minerais nos biodigestores foram observadas para as fezes de cabritos de 150 dias de idade alimentados com a dieta com relação volumoso:concentrado 40:60. A biodigestão anaeróbia é eficiente na remoção de coliformes nos dejetos de caprinos, proporcionando efluentes com no máximo 4,3 × 10² coliformes totais termotolerantes por grama de material.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Malafaia, Pedro, Viviane Antunes Pimentel, Karen Purper Freitas, Cleide Duarte Coelho, Marilene de Farias Brito et Paulo Vargas Peixoto. « Desempenho ponderal, aspectos econômicos, nutricionais e clínicos de caprinos submetidos a dois esquemas de suplementação mineral ». Pesquisa Veterinária Brasileira 24, no 1 (mars 2004) : 15–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2004000100005.

Texte intégral
Résumé :
O desempenho ponderal, os custos e os aspectos nutricionais e clínicos foram avaliados em 16 caprinos (8 pequenos e 8 maiores) submetidos a dois tipos de suplementação mineral por 148 dias. Um grupo recebeu uma mistura mineral comercial e outro, uma mistura mineral (sal seletivo) formulado apenas com cloreto de sódio (239 gNa/kg), superfosfato simples (34 gP/kg) e sulfato de cobre (1244 mgCu/kg). Não houve diferença estatística no ganho de peso diário entre os grupos de animais que receberam o suplemento mineral comercial ou o sal seletivo. O menor consumo do sal seletivo (66% do verificado na mistura mineral comercial), observado no lote de animais maiores, deveu-se ao teor mais alto de NaCl na composição desse suplemento; essa menor ingestão representou um gasto 3,9 menor na suplementação mineral desses animais. Em relação aos animais pequenos, houve um consumo exagerado do sal seletivo, durante os primeiros 3 meses e, depois dessa fase, o consumo de ambos os suplementos foi idêntico. Esse maior consumo pode estar associado ao fato de que os animais eram lactentes antes do experimento e, quando tiveram acesso ao sal seletivo contendo mais cloreto de sódio, possivelmente tiveram maior apetite para esse suplemento. Todos os animais que receberam os dois tipos de suplementação mineral apresentaram evidente melhora da qualidade da pelagem geral e aumento da pigmentação na pelagem periocular, o que foi atribuído à correção da moderada deficiência de cobre existente nos solos da região; pois o rebanho não recebia suplemento mineral antes do início do experimento. Nos animais maiores, ambos os suplementos foram capazes de aumentar o número de hemácias, a concentração de hemoglobina e o hematócrito. Pela análise mineral do capim e da ração, bem como da quantificação do consumo diário desses alimentos, demonstrou-se que apenas o consumo do volumoso foi capaz de fornecer o cálcio e o cobalto necessário aos animais maiores e, em relação à ingestão de fósforo, apenas o consumo da ração concentrada foi suficiente para suprir os requerimentos dos dois grupos de animais. As exigências de zinco foram supridas pela ingestão da ração e do volumoso. Além dos cálculos sobre o consumo de fósforo, cálcio, cobalto e zinco demonstrarem que as exigências desses minerais foram totalmente atendidas apenas com a ingestão da ração concentrada e do volumoso; clinicamente os animais não apresentaram quaisquer sinais diretos ou indiretos de deficiência desses elementos. Esses fatos reforçam a hipótese de que quando os animais são alimentados com rações concentradas e volumosos de boa qualidade, poucos serão os elementos minerais a serem supridos - especificamente, neste sistema de criação desta região, apenas o sódio e o cobre. Os resultados desse estudo endossam a idéia de que a suplementação seletiva, conceito que significa fornecer apenas os elementos minerais que efetivamente estão em falta na dieta dos animais, está correta, e implica em marcada redução nos custos com a suplementação mineral do rebanho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Riet-Correa, Franklin, Sara V. D. Simões et Jackson S. Vasconcelos. « Urolitíase em caprinos e ovinos ». Pesquisa Veterinária Brasileira 28, no 6 (juin 2008) : 319–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2008000600010.

Texte intégral
Résumé :
A urolitíase é uma doença freqüente no semi-árido em ovinos e caprinos alimentados com grãos, principalmente quando a relação Ca:P não é corrigida e são utilizadas grandes quantidades de concentrado. De 28 ovinos com urolitíase atendidos no Hospital Veterinário da UFCG, 19 morreram e 9 receberam alta, dos 15 caprinos 12 morreram e 3 receberam alta. As alterações mais freqüentes foi presença de cálculos na uretra e bexiga, uretrite hemorrágica difusa severa, uretrite purulenta, ruptura de uretra com presença de urina no tecido subcutâneo, cistite hemorrágica necrosante, ruptura de bexiga, hidronefrose, nefrite necrosante difusa, abscesso renal, pielonefrite, hemorragia renal e ruptura renal. A gravidade das lesões observadas justifica a alta letalidade apesar dos tratamentos medicamentosos e cirúrgicos. A medida preventiva mais importante é a correção dos níveis de Ca e P. Recomenda-se, também, a administração de volumosos em boa quantidade e qualidade e, nos casos em que a quantidade de concentrados seja superior a 1,5% do peso vivo, a administração de cloreto de amônia a 1% no concentrado e a administração de cloreto de sódio em concentrações de 0,5 até 4%. Deve ser administrada água de boa qualidade à vontade. É necessário abolir a prática, extremamente utilizada em caprinos e ovinos, de administrar sal mineral em animais alimentados com grãos e subprodutos dos mesmos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Restle, João, Paulo Santana Pacheco, Eduardo Castro da Costa, Aline Kellermann de Freitas, Fabiano Nunes Vaz, Ivan Luiz Brondani et Juliano José de Resende Fernandes. « Apreciação econômica da terminação em confinamento de novilhos Red Angus superjovens abatidos com diferentes pesos ». Revista Brasileira de Zootecnia 36, no 4 (août 2007) : 978–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982007000400030.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se com este estudo avaliar economicamente a terminação em confinamento de novilhos Red Angus superjovens alimentados até atingirem os pesos de abate pretendidos de 340, 370, 400 e 430 kg (pesos reais obtidos: 340, 373, 401 e 434 kg). O número de dias necessários para atingir os respectivos pesos foi de 114, 144, 168 e 209 dias aos 12, 13, 14 e 15 meses de idade. Os animais foram alimentados com dieta contendo 13,26% de PB e relação volumoso (silagem de milho):concentrado de 56,21:43,79 na MS. Na formação e condução da lavoura para produção de volumoso, as operações mais representativas do custo total/ha foram, em ordem decrescente, adubação de plantio (21,21%), adubação de cobertura (12,86%), sementes (11,40%) e controle de plantas daninhas (5,78%) e de pragas (4,52%). A alimentação (volumoso mais concentrado) foi o componente de custo mais representativo (média de 77,2%) se desconsiderado o custo de compra do animal. Da alimentação, o concentrado foi o componente mais oneroso (58,3%). O custo/kg de ganho de peso incrementou linearmente com o aumento no peso de abate, sendo de 1,94; 2,06; 2,15 e 2,34 R$/kg, respectivamente, para os pesos de abate de 340, 373, 401 e 434 kg. O incremento no peso de abate de 340 para 434 kg reduziu a lucratividade da terminação em confinamento de novilhos Red Angus superjovens.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Moreno, Greicy Mitzi Bezerra, Américo Garcia da Silva Sobrinho, André Gustavo Leão, Henrique Leal Perez, Cintia Maria Battiston Loureiro et Gener Tadeu Pereira. « Rendimento dos componentes não-carcaça de cordeiros alimentados com silagem de milho ou cana-de-açúcar e dois níveis de concentrado ». Revista Brasileira de Zootecnia 40, no 12 (décembre 2011) : 2878–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011001200035.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se avaliar o rendimento dos componentes não-carcaça de cordeiros terminados em confinamento recebendo dietas formuladas com silagem de milho ou cana-de-açúcar e dois níveis de concentrado. Utilizaram-se 32 cordeiros Ile de France, não-castrados, alimentados com silagem de milho ou cana-de-açúcar em duas relações volumoso:concentrado, 60:40 ou 40:60. Os cordeiros foram mantidos em confinamento até atingirem 32 kg de peso corporal (PCA), quando foram abatidos. Após a sangria, todos os constituintes não-carcaça (sangue, pele, cabeça, patas, rúmen, retículo, omaso, abomaso, intestino delgado, intestino grosso, baço, fígado, coração, pulmão com traqueia, pâncreas, rins com gordura perirrenal, gorduras omental e mesentérica) foram separados e pesados, calculando-se suas porcentagens em relação ao PCA. O conteúdo do trato gastrintestinal (TGI) foi maior nos cordeiros alimentados com cana-de-açúcar (15,17%) e 60% de volumoso (14,55%); enquanto as gorduras omental e perirrenal foram maiores nos cordeiros que receberam silagem de milho, 0,53 e 0,63%, respectivamente. A relação volumoso:concentrado e o tipo de volumoso afetaram as proporções de rúmen, omaso e intestino delgado em relação ao peso total do trato gastrintestinal. A relação volumoso:concentrado e o tipo de volumoso influenciam o conteúdo do trato gastrintestinal de cordeiros, afetando indiretamente os rendimentos de carcaça. O tipo de alimentação tem maior influência sobre as proporções dos órgãos responsáveis pela digestão e absorção de nutrientes. Os fatores que influenciam os componentes não-carcaça de cordeiros são variados e contraditórios, o que torna necessária a realização de mais pesquisas para incentivar sua utilização e, consequentemente, agregar valor aos sistemas de produção de carne ovina.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Gonzaga Neto, Severino, Américo Garcia da Silva Sobrinho, Nívea Maria Brancacci Lopes Zeola, Carlo Aldrovandi Torreão Marques, Aderbal Marcos de Azevedo Silva, José Morais Pereira Filho et Ângela Cristina Dias Ferreira. « Características quantitativas da carcaça de cordeiros deslanados Morada Nova em função da relação volumoso:concentrado na dieta ». Revista Brasileira de Zootecnia 35, no 4 (août 2006) : 1487–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000500031.

Texte intégral
Résumé :
Com o objetivo de avaliar a influência da relação volumoso:concentrado sobre a composição tecidual e os rendimentos de carcaça e de cortes comerciais de cordeiros Morada Nova em confinamento, utilizaram-se 18 cordeiros com peso vivo (PV) inicial de 15 kg, distribuídos em seis grupos de três animais (um em cada dieta), de acordo com a relação volumoso(V):concentrado(C): 40:60, 55:45 e 70:30. Foram avaliados os pesos de corpo vazio (PCV), de carcaça quente (PCQ) e de carcaça fria (PCF), a partir dos quais foram calculados os rendimentos biológico (RB), de carcaça quente (RCQ) e de carcaça fria (RCF) e a perda de peso por resfriamento (PPR). A carcaça foi dividida em cinco cortes cárneos (perna, lombo, costelas, paleta e pescoço), os quais foram pesados para cálculo de seus rendimentos em relação ao peso da meia-carcaça. A perna foi dissecada em músculo, osso e gordura e os pesos desses tecidos foram expressos em peso absoluto e em porcentagem da perna. Calcularam-se as relações músculo:osso e músculo:gordura, o índice de musculosidade da perna (IMP) e a área de olho-de-lombo (AOL). O aumento de 30 para 60% de concentrado na dieta elevou os rendimentos de carcaça quente e carcaça fria, assim como o rendimento biológico. Os crescentes teores de concentrado na dieta não afetaram a porcentagem de músculo na perna, mas proporcionaram maior deposição de gordura e maior área de olho-de-lombo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Madruga, Marta Suely, Wandrick Hauss de Sousa, Maria D. Rosales, Maria das Graças Glória Cunha et Jorge Luiz de Farias Ramos. « Qualidade da carne de cordeiros Santa Inês terminados com diferentes dietas ». Revista Brasileira de Zootecnia 34, no 1 (février 2005) : 309–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982005000100035.

Texte intégral
Résumé :
Foram avaliados os aspectos qualitativos da carne de cordeiros Santa Inês submetidos, na fase de terminação, a sistemas de alimentação diferenciados. Foram analisadas 24 pernas de cordeiros não-castrados, com idade de abate entre seis e dez meses, distribuídos eqüitativamente segundo as dietas recebidas: T1 = feno de capim-d'água + concentrado, T2 = feno de restolho de abacaxi + concentrado, T3 = palma + mistura, T4 = silagem de milho + concentrado. A utilização de quatro tipos de alimentos volumosos exerceu influência significativa sobre os teores de composição centesimal, cálcio, fósforo, colesterol, fosfolipídios, ácidos graxos saturados e poliinsaturados e nos parâmetros sensoriais da carne de ovinos Santa Inês. Os cordeiros alimentados com volumosos energéticos (T1, T2 e T4) apresentaram carnes com maiores concentrações lipídicas em (6,93; 8,09 e 8,38%, respectivamente), melhor qualidade sensorial e maiores percentuais de ácidos graxos monoinsaturados (C18:1, C16:1, com médias de 41,38; 46,40; 43,15 e 3,44; 3,34; e 2,76%, respectivamente). O uso de palma forrageira (T3) na alimentação dos cordeiros resultou em uma carne com teores de umidade, proteínas, fósforo, cálcio, colesterol e ácidos graxos saturados significativamente maiores em relação aos demais volumosos (T1, T2 e T4), porém com qualidade sensorial inferior.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Vargas, L. I. M., R. P. Lana, J. C. P. Modesto da Silva, C. M. Veloso, L. N. Rennó et D. M. Fonseca. « Desempenho de vacas mestiças em função de suplementação energética e proteica em dietas à base de silagem de milho ». Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 67, no 3 (juin 2015) : 827–36. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-6752.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se avaliar níveis de concentrados energéticos e proteicos sobre o desempenho de vacas leiteiras Holandês x Zebu, com peso corporal de 452±77kg, de terceira e quarta lactação, 80 dias pós-parto e produção de 12,8kg de leite/dia. Nove vacas foram distribuídas em três quadrados latinos 3x3, em períodos experimentais de 10 dias, distribuídas segundo número de lactações, sendo os tratamentos níveis de farelo de soja (FS) em substituição ao fubá de milho (FM) (0,8; 1,6 e 2,4kg/vaca dia, completando para 3,2kg/vaca dia com FM), níveis de FS ou de FM (0,8; 1,6 e 3,2kg/vaca/dia) e silagem de milho como volumoso. Somente o consumo de proteína bruta se elevou com o aumento nos níveis de FS em dietas contendo FM+FS, ao passo que os consumos diários de matéria seca (MS) e das frações nutricionais aumentaram com a elevação do FS ou FM. Os coeficientes de digestibilidade da MS e dos nutrientes não diferiram em dietas contendo FM+FS. A digestibilidade da proteína bruta (PB) aumentou ao passar de 1,6 para 3,2kg/dia de FS. Houve diminuição da digestibilidade da MS, MO e CNF ao passar de 0,8 para 3,2kg/dia de FM e diminuição do NDT ao passar de 1,6 para 3,2kg/dia de FM. As exigências de NDT e PB só foram satisfeitas plenamente com 0,8+2,4kg (FM+FS) e 3,2kg de FS. As dietas contendo FM não atenderam sequer às exigências de NDT. A produção de leite e a sua composição bem como o peso corporal e a eficiência alimentar relacionada ao CMS não foram influenciados pelos tratamentos. A eficiência alimentar em relação ao fornecimento de concentrado decresceu quando se adicionaram níveis crescentes de FS ou FM. Tendo como volumoso a silagem de milho, o fornecimento de fubá de milho ou farelo de soja, nas quantidades analisadas neste experimento, não promove aumento da produção de leite ou de seus constituintes, sendo que a eficiência do uso do concentrado diminui ao se elevar o nível de suplementação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Bail, Carlos Alberto Torrel de, Ivan Luiz Brondani et João Restle. « Níveis de concentrado na fase de terminação em confinamento para novilhos previamente mantidos em pastagem nativa ou cultivada ». Ciência Rural 30, no 1 (mars 2000) : 151–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782000000100024.

Texte intégral
Résumé :
O estudo foi conduzido no Departamento de Zootecnia, Universidade Federal de Santa Maria-RS de junho a outubro de 1995. O objetivo foi avaliar o desempenho de novilhos que iniciaram o confinamento com 270kg (mantidos em pastagem nativa durante o período de crescimento dos doze aos vinte meses) ou 340kg (mantidos em pastagem cultivada), submetidos a dois níveis de concentrado, 45% (alto) ou 30% (baixo) da dieta (MS). Os tratamentos foram: T1, novilhos do campo nativo, relação volumoso:concentrado 70:30 (baixo); T2, novilhos do campo nativo, relação volumoso:concentrado 55:45 (alto); T3, novilhos da pastagem cultivada, relação volumoso:concentrado 70:30 (baixo); e T4, novilhos da pastagem cultivada, relação volumoso:concentrado 55:45 (alto). O volumoso foi a silagem de milho. O concentrado incluiu milho grão triturado, farelo de soja, sal comum e calcário calcítico. A dieta dos quatro tratamentos continham 14% de proteína bruta. Foram usados 34 novilhos com idade média de 20 meses. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos em um esquema fatorial de 2x2 (dois pesos iniciais x dois níveis de concentrado). Foram avaliados o consumo de matéria seca médio diário (CMS), ganho de peso médio diário (GMD) e conversão alimentar (CA). O CMS expresso em percentagem de peso vivo foi maior nos novilhos provenientes do campo nativo (2,48%) do que nos de pastagem cultivada (2,17%). Novilhos provenientes do campo nativo tiveram um GMD 20% superior ao daqueles da pastagem cultivada (1,30 vs 1,08kg). GMD também foi maior para os novilhos com maior nível de concentrado (1,30kg) que para aqueles com baixo nível (1,08kg). A CA dos novilhos do campo nativo e da pastagem cultivada foram respectivamente de 6,57 e 7,98, enquanto para os níveis baixo e alto de concentrado os valores foram de 7,8 e 6,75, respectivamente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Silveira, Isabella Dias Barbosa, Vivian Fischer, Luis Henrique Ebling Farinatti, João Restle et Dari Celestino Alves Filho. « Relação entre genótipos e temperamento de novilhos Charolês x Nelore em confinamento ». Revista Brasileira de Zootecnia 37, no 10 (octobre 2008) : 1808–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008001000014.

Texte intégral
Résumé :
Avaliou-se a influência da interação entre genótipos e do temperamento de bovinos sobre os ganhos diretos e indiretos para a produção de carne. Utilizaram-se 79 machos castrados com 19 a 20 meses de idade, divididos em oito grupos genéticos resultantes de cruzamentos Charolês x Nelore: 0, 25, 31, 38, 63, 69, 75 ou 100% Charolês. Os animais foram mantidos em confinamento e alimentados com uma dieta contendo 50% de volumoso e 50% de concentrado. O temperamento foi avaliado utilizando-se quatro metodologias adotadas durante as pesagens: escore composto (EC); tempo de saída (TS); distância de fuga (DF); e escore de localização do redemoinho de pêlos faciais (RED). Maiores porcentagens de sangue Charolês estiveram relacionadas positivamente ao ganho de peso diário. Independentemente do grupo genético, os animais mais reativos ganharam menos peso. O temperamento é influenciado pelo grupo genético, uma vez que animais com maiores proporções de sangue Nelore são mais agitados e excitáveis.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Lima, Laísse Garcia de, Luiz Gustavo Nussio, José Renato Silva Gonçalves, José Manuel Correia de Simas, Alexandre Vaz Pires et Flávio Augusto Portela Santos. « Fontes de amido e proteína para vacas leiteiras em dietas à base de capim elefante ». Scientia Agricola 59, no 1 (mars 2002) : 19–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90162002000100002.

Texte intégral
Résumé :
A correta associação de fontes concentradas de energia e/ou proteína ao volumoso da ração de bovinos, poderá maximizar o desempenho dos animais, como efeito da complementariedade das taxas de degradação de nutrientes. Avaliou-se o efeito de diferentes formas de processamento de milho, níveis de inclusão na dieta e fontes de proteína sobre a digestibilidade dos nutrientes na dieta, parâmetros de fermentação ruminal, bem como o desempenho de vacas leiteiras. Foram utilizadas cinco vacas da raça holandesa em lactação, distribuídas ao acaso em um delineamento experimental do tipo quadrado latino 5 x 5. Os tratamentos utilizados foram: silagem de milho, farelo de soja e milho moído (quirera fino) em nível alto; capim elefante, farelo de soja, milho moído em nível alto; capim elefante, farelo de soja, milho moído em nível baixo; capim elefante, farelo de soja, milho floculado (360 g L-1) em nível alto; capim elefante, farinha de peixe, milho floculado em nível alto. A dieta contendo capim elefante, milho floculado e farelo de soja em alto nível foi a que mais se aproximou da dieta de silagem de milho nos diversos parâmetros avaliados. A fonte de proteína não degradável no rúmen (PNDR) não apresentou vantagens em relação à fonte convencional de proteína. O fornecimento de baixo nível de concentrado não supriu as deficiências energéticas do capim elefante. A maior eficiência de produção de vacas leiteiras que receberam rações com base em capim elefante simulando pastejo foi observada quando a energia estava disponível no rúmen, seja através do processamento, ou seja da maior inclusão de concentrado na dieta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Frasson, M. F., S. Carvalho, C. C. Pires, F. S. B. Simões, M. M. Severo, E. T. Farinha, A. M. Menegon, R. R. Simões, V. L. Mello et A. Kayser. « Comportamento ingestivo e produtivo de cordeiros alimentados com resíduo úmido de cervejaria em substituição a silagem de sorgo ». Archivos de Zootecnia 65, no 250 (11 juin 2016) : 183–90. http://dx.doi.org/10.21071/az.v65i250.486.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de níveis crescentes de substituição da silagem de sorgo por resíduo úmido de cervejaria (RUC) sobre o comportamento ingestivo de cordeiros terminados em confinamento. Foram utilizados 24 cordeiros machos, não castrados, da raça Suffolk, oriundos de parto simples e mantidos em baias individuais. Os tratamentos foram constituídos por quatro níveis de substituição de silagem de sorgo por resíduo úmido de cervejaria sendo: 0 %; 33,5 %; 66,5 % e 100 %. Utilizou-se uma relação volumoso: concentrado de 50:50, com base na matéria seca. O concentrado era constituído por milho desintegrado, farelo de soja e mistura mineral. As dietas eram isoprotéicas contendo 18,81 % de proteína bruta (PB). Os tempos despendidos com alimentação, ruminação e mastigação total diminuíram linearmente (p
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Goularte, S. R., L. C. V. Ítavo, M. G. Morais, C. C. B. F. Ítavo, G. T. Santos, A. M. Dias, F. S. Bezerra, N. P. Azevedo Júnior et D. S. Calvis. « Consumo de nutrientes e parâmetros ruminais de vacas alimentadas com diferentes níveis de energia na dieta ». Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 62, no 2 (avril 2010) : 357–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352010000200016.

Texte intégral
Résumé :
Avaliou-se a influência de níveis de concentrado na dieta de bovinos. Utilizaram-se quatro vacas fistuladas no rúmen, distribuídas em quadrado latino 4x4, sobre o consumo, pH ruminal e nitrogênio amoniacal (N-NH3). Foi utilizada a silagem de milho, como volumoso, e concentrado, à base de milho, sorgo, farelo de soja, casca de soja, ureia e gordura protegida. As dietas foram isoproteicas com 18,6% de proteína bruta, utilizando valores crescentes de extrato etéreo (5,7; 6,6; 7,5 e 8,4%) para os níveis de concentrado de 30; 40; 50 e 60%. Os valores médios de pH ruminal foram 6,71; 6,64; 6,63; 6,69 e as concentrações médias de N-NH3 de 37,40; 39,62; 35,59 e 34,13mg/100mL de líquido ruminal. O tratamento com 7,5% de extrato etéreo apresentou média de consumo de fibra detergente neutro mais alto que os demais tratamentos, com máximo consumo de matéria seca estimado em 10,47kg/dia. Dietas com gordura protegida não interferiram no ambiente ruminal, até níveis de 8,4% de extrato etéreo, apresentando melhor eficiência com relação ao consumo de 55% de concentrado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Nostre, Frederico Taques Fonseca, et Ivan Luiz Brondani. « AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS QUALITATIVOS DE CARCAÇAS DE NOVILHOS CANCHIN, AUMENTADOS COM DIFERENTES VOLUMOSOS ». Ciência Rural 23, no 3 (décembre 1993) : 351–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781993000300020.

Texte intégral
Résumé :
No presente trabalho fez-se uso de 18 novilhos da raça Canchin, com 24 meses de idade aproximadamente, e de 3 tratamentos: T1 - Silagem de milho + concentrado + uréia; T2 - Silagem de milho (70%) + silagem de aveia emurchecida (Avena strigosa Screb) (30%) + concentrado + uréia e T3 - Silagem de milho (40%) + silagem de aveia emurchecida (60%) + concentrado. O concentrado utilizado foi de igual composição para os tratamentos. A uréia adicionada ao T1 e T2, teve como função tornar os 3 tratamentos isonitrogenados (12% de proteína bruta). Os animais foram mantidos sob regime de confinamento durante 123 dias. As carcaças do T2 apresentaram uma menor percentagem de músculo, 62,78% contra 65,45% para T1 e 65,3% para T3 (P < 0,02411) e não se observou diferença significativa entre os 3 tratamentos para as percentagens de osso (P > 0,05) e gordura (P > 0,18853). O marmoreio da carne foi de 5,67; 7,17 e 4,67 pontos para T1, T2 e T3 respectivamente (P > 0,09488). Os resultados para coloração e textura da carne foram similares entre os tratamentos. O estudo da carne, em laboratório, mostrou que as percentagens de perda de peso no descongelamento e cocção não diferiram estatisticamente, sendo de 10,70 e 20,27 para T1; 11,25 e 23,54 para T2 ; 11,87% e 19,79% para T3 (P > 0,05 para ambas as variáveis). O sabor, suculência e a maciez foram similares para T1, T2 e T3. Conclui-se que as carcaças dos novilhos do T2 apresentaram uma menor percentagem de músculo. Já em relação as demais variáveis estudadas não houve diferença significativa quando se adicionou silagem de aveia emurchecida junto à silagem de milho na alimentação dos animais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Resende, Flávio Dutra de, Augusto César de Queiroz, José Victor de Oliveira, José Carlos Pereira et Antonio Bento Mâncio. « Bovinos mestiços alimentados com diferentes proporções de volumoso:concentrado. 1. Digestibilidade aparente dos nutrientes, ganho de peso e conversão alimentar ». Revista Brasileira de Zootecnia 30, no 1 (février 2001) : 261–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000100037.

Texte intégral
Résumé :
Os objetivos deste trabalho foram avaliar os efeitos da relação volumoso: concentrado sobre ganho de peso e conversão alimentar e determinar a digestibilidade aparente dos nutrientes de 25 e 20 novilhos mestiços, com 310 kg PV médio inicial, respectivamente. Cinco dietas foram fornecidas à vontade, à base de feno de capim-tanzânia e concentrado, em diferentes proporções de volumoso:concentrado (85:15; 70:30; 55:45; 40:60; e 25:75). A análise de regressão dos coeficientes de digestibilidade aparente da matéria seca, matéria orgânica, fibra em detergente neutro, proteína bruta e energia bruta, em função do nível de concentrado na dieta, apresentou efeito quadrático e os coeficientes máximos estimados foram de 67, 70, 51, 42, 74 e 69%, para os níveis de 54, 58, 28, 12, 34 e 77,0% de concentrado na dieta, respectivamente. O ganho médio diário de PV (GMD) elevou-se linearmente com o aumento do nível de concentrado na dieta. Observaram-se incrementos de 0,00895 kg/dia no GMD para cada aumento percentual do nível de concentrado na dieta, entre 15 e 75%. Nesta mesma faixa, a conversão alimentar da MS, PB e EB melhorou 0,08; 0,011468; e 0,50646, respectivamente, para cada aumento percentual do nível de concentrado na dieta. A máxima digestão dos nutrientes para a máxima eficiência de utilização ocorreu com níveis de ingestão de FDN variando de 1,25 a 1,02% PV para novilhos mestiços.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Moreno, Greicy Mitzi Bezerra, Américo Garciada Silva Sobrinho, André Gustavo Leão, Cíntia Maria Battiston Loureiro, Henrique Leal Perez et Rodrigo César Rossi. « Desempenho, digestibilidade e balanço de nitrogênio em cordeiros alimentados com silagem de milho ou cana-de-açúcar e dois níveis de concentrado ». Revista Brasileira de Zootecnia 39, no 4 (avril 2010) : 853–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010000400022.

Texte intégral
Résumé :
Utilizaram-se 32 cordeiros Ile de France, não-castrados, alimentados com dietas contendo silagem de milho ou cana-de-açúcar em duas relações volumoso:concentrado (60:40 ou 40:60). Os animais foram mantidos confinados individualmente com controle do alimento fornecido e das sobras e pesados semanalmente para determinação do ganho de peso diário e da conversão alimentar. Simultaneamente, foram realizados ensaios de digestibilidade e metabolismo para determinação do consumo e da digestibilidade dos nutrientes e do balanço de nitrogênio das dietas experimentais. O ganho de peso foi maior nos cordeiros alimentados com silagem de milho, de 294,6 g/dia, e com a relação volumoso:concentrado 40:60, de 314,3 g/dia. A relação volumoso:concentrado influenciou apenas os consumos de fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA) digestíveis, cujos maiores valores, de 125,26 e 48,97 g/dia, foram obtidos com a relação volumoso:concentrado 60:40. Os cordeiros alimentados com silagem de milho apresentaram maior consumo de todos os nutrientes digestíveis, exceto proteína bruta (162,00 g/dia) e carboidratos não-fibrosos (471,42 g/dia). As maiores digestibilidades de matéria orgânica (80,34%) e carboidratos totais (80,71%) foram obtidas com a relação 40:60 e as de matéria seca (78,91%), proteína bruta (81,30%) e energia bruta (78,77%), nos cordeiros alimentados com cana-de-açúcar. Os maiores valores de nitrogênio ingerido, absorvido e retido, de 32,6; 20,5 e 13,7 g/dia, respectivamente, foram observados com o fornecimento das dietas com 40% de volumoso. O tipo de volumoso influencia mais a digestibilidade dos nutrientes que sua proporção na dieta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Lopes, F. C. F., N. M. Rodriguez, L. J. M. Aroeira, I. B. M. Sampaio, F. Deresz, I. Borges, D. S. C. Paciullo et T. T. Berchielli. « Relação entre variáveis na regulação do consumo de vacas Holandês × Zebu em lactação sob pastejo em capim-elefante ». Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 56, no 1 (février 2004) : 52–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352004000100009.

Texte intégral
Résumé :
A análise fatorial de componentes principais (CP) foi usada no exame do relacionamento entre variáveis de um banco de dados da Embrapa Gado de Leite. As variáveis disponíveis foram relacionadas às vacas (dias em lactação, teores lácteos de gordura e extrato seco total, produção de leite, ordem de lactação, peso vivo e grau de sangue), ao manejo (dia de pastejo, disponibilidade e períodos de descanso da pastagem), ao ambiente (estação do ano, precipitação pluviométrica) e ao alimento (consumo de nutrientes do concentrado e da cana × uréia, consumo de MS de pastagem de capim-elefante, composição química e digestibilidade in vitro da pastagem e concentração fecal de PB, FDN e FDA). O primeiro CP (33,7% da inércia dos dados) representou o uso da suplementação volumosa (cana × uréia) da pastagem em resposta à redução sazonal da disponibilidade e do consumo de capim-elefante. O segundo CP (15,3% da inércia) foi relacionado ao consumo de nutrientes do concentrado. O terceiro CP (8,5% da inércia) representou efeitos do manejo sobre a composição química da pastagem. A interpretação gráfica dos resultados favoreceu a percepção mais dinâmica da intensidade da associação e do antagonismo entre as variáveis contextualizadas no estudo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Teixeira, R. M. A., J. M. Martins, N. G. Silva, E. A. Silva, L. O. Fernandes, A. S. Oliveira, F. M. Salvador et D. J. G. Faria. « Suplementação proteica de vacas leiteiras mantidas em pastagem de Tifton 85 durante o período de seca ». Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 71, no 3 (juin 2019) : 1027–36. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9805.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO Concentrados com alta proteína bruta e minerais e com menor concentração de energia poderiam ser utilizados em menores quantidades no balanceamento de dietas com volumosos tropicais. Assim, objetivou-se avaliar o consumo de matéria seca, a resposta produtiva e econômica de vacas da raça Girolando mantidas em pastagem de Tifton 85 durante o período de seca, as quais receberam diferentes concentrações de suplementação proteica. Foram utilizadas 12 vacas da raça Girolando em lactação, com produção de leite média inicial de 18,00±1,615kg/dia. Os animais foram distribuídos em três quadrados latinos (4x4), constituídos de quatro tratamentos e quatro períodos experimentais, com duração de 15 dias cada. Os tratamentos consistiram de uma dieta controle, apenas sal mineral e três níveis de suplementação proteica com 40; 50 e 60% de proteína bruta (PB) sendo fornecidas nas quantidades de 2,5kg/animal/dia. Observou-se que os fornecimentos de suplementos proteicos proporcionaram um efeito substitutivo da forragem em relação à suplementação mineral. O uso de suplementação concentrada com teor de 40% de proteína bruta foi mais eficiente em termos produtivos, econômicos e de produção de proteína bruta no leite.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Silva Sobrinho, Américo Garcia da, Márcia Rita Fernandes Machado, Kleber Augusto Gastaldi et Cledson Augusto Garcia. « Efeitos da relação volumoso : concentrado e do peso ao abate sobre os componentes da perna de cordeiros Ile de France x Ideal confinados ». Revista Brasileira de Zootecnia 31, no 2 suppl (avril 2002) : 1017–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982002000400026.

Texte intégral
Résumé :
Foram avaliados os seguintes componentes da perna dos animais: peso total e comprimento, peso total de músculos, peso dos músculos bíceps femural + semimembranoso + semitendinoso + quadríceps femural + adutor, peso total de ossos, peso do fêmur e das gorduras subcutânea, intermuscular e total, porcentagens de todos estes pesos em relação ao peso total da perna, comprimento e circunferência do fêmur e calculados a relação músculo:osso e o índice de musculosidade. Foram utilizados 20 cordeiros inteiros Ile de France x Ideal (F1) com peso vivo médio ao início do experimento de 18,2 ± 0,74 kg e idade média de 83 ± 10 dias. As relações volumoso (V):concentrado (C) utilizadas no experimento foram 50V:50C ou 30V:70C, com base na matéria seca (MS), sendo as rações isoprotéicas (18% de proteína bruta na MS) e isoenergéticas (10,92 MJ de energia metabolizável/kg MS). Os animais foram abatidos aos 30 ou 34 kg de peso vivo. Os abatidos mais pesados apresentaram perna, total de músculos, músculos bíceps femural + semimembranoso + semitendinoso + quadríceps femural + adutor, total de ossos, fêmur e gorduras subcutânea e total mais pesados, além de maior circunferência do fêmur. Os animais que receberam a ração com relação 30V:70C apresentaram menores relação músculo:osso e índice de musculosidade e maior porcentagem de gordura intermuscular em relação ao peso total da perna.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Ribeiro, Glauco Mora, Alexandre Amstalden Moraes Sampaio, Alexandre Rodrigo Mendes Fernandes, Wignez Henrique, Atushi Sugohara et Ana Carolina Amorim. « Efeito da fonte protéica e do processamento físico do concentrado sobre a terminação de bovinos jovens confinados e o impacto ambiental dos dejetos ». Revista Brasileira de Zootecnia 36, no 6 suppl (décembre 2007) : 2082–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982007000900019.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo nesta pesquisa foi avaliar o efeito de dois ingredientes protéicos da dieta (farelo de soja e de algodão) e de dois processamentos físicos do concentrado (farelado e extrusado) na terminação de 16 bovinos machos não-castrados da raça Canchim. Avaliaram-se ainda a excreção de nutrientes nos dejetos e o potencial de produção de biogás. Os animais tinham 12 meses de idade e 315 kg PC, em média, e foram confinados em baias individuais durante 147 dias (os primeiros 35 dias foram de adaptação). Como volumoso utilizou-se silagem de milho, em uma relação volumoso:concentrado de 50:50, com base na MS. Os resultados foram analisados em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 × 2 (fonte protéica × processamento físico). A fonte protéica influenciou o ganho de peso corporal (1,50 e 1,35 kg/dia para o farelo de soja e de algodão, respectivamente), a conversão alimentar (4,73 e 5,31 kg MS ingerida/kg de ganho de peso, respectivamente) e a eficiência protéica (1,78 e 1,59 kg de ganho de peso/kg PB ingerida, respectivamente). O tratamento físico do concentrado e a fonte protéica não influenciaram a ingestão de MS, a área de olho-de-lombo e a espessura de gordura, estimadas por ultra-som. O balanço de nutrientes foi semelhante entre tratamentos para MS, FDN e FDA, mas a fonte protéica determinou diferenças no balanço de PB. Entre os macro e microminerais quantificados nas fezes, os teores de P e Mg diferiram entre as fontes protéicas e a extrusão aumentou o conteúdo de Ca, com médias de 0,39 e 0,43 g/100 g de MS de dejetos, respectivamente, para os concentrados farelado e extrusado. Os dejetos produziram biogás de maneira efetiva entre o 70º e o 200º dia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Faturi, Cristian, João Restle, Ivan Luiz Brondani, Dari Celestino Alves Filho, Joilmaro Rodrigo Pereira Rosa, Fernando Kuss et Luis Fernando Glasenapp de Menezes. « Grão de aveia preta em substituição ao grão de sorgo para alimentação de novilhos na fase de terminação ». Revista Brasileira de Zootecnia 32, no 2 (avril 2003) : 437–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982003000200024.

Texte intégral
Résumé :
Foi estudado o efeito de quatro níveis de substituição (0; 33; 66 e 100%) do grão de sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) por grão de aveia preta (Avena strigosa) na fração concentrado da dieta de novilhos, na fase de terminação em confinamento. Os novilhos, com idade média inicial de 19 meses e peso inicial de 381 kg, foram alimentados com dieta composta por 60% de volumoso e 40% de concentrado, contendo PB para ganho de peso de 1,2 kg/animal/dia. No período de adaptação de sete dias e na primeira metade do período experimental (35 dias), o volumoso utilizado foi a silagem de sorgo forrageiro (Sorghum bicolor L. Moench) e na segunda metade do período experimental (32 dias), a silagem de milho (Zea mays). Durante o período de adaptação, as dietas com maior concentração de aveia promoveram melhor desempenho animal, no entanto, durante o período experimental, o aumento da proporção de aveia no concentrado, em substituição ao grão de sorgo, promoveu decréscimo linear no ganho de peso (1,292; 1,251; 1,217; e 1,051 kg, respectivamente, para os níveis 0; 33; 66 e 100% de aveia), assim como aumentou linearmente a quantidade de alimento consumido para cada kg de peso vivo ganho (7,911; 8,000; 8,220 e 9,212 kg, respectivamente). O decréscimo no ganho de peso, à medida que aumentou o nível de aveia, esteve relacionado à maior concentração de FDN (29,3 vs 16,1%) e menor concentração de energia digestível (3,179 vs 3,590 Mcal/kg) da aveia em relação ao sorgo, o que limitou o consumo de matéria seca e de energia digestível/animal/dia. A utilização de um volumoso de melhor qualidade no período final do confinamento, proporcionando maior consumo de matéria seca e de energia digestível, permitiu a uniformidade do ganho de peso durante todo o período experimental.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Oliveira, P. A., R. L. Oliveira, G. G. P. Carvalho, O. L. Ribeiro, M. C. P. Leite, B. R. Correia, A. C. Ferreira et N. B. Santana Filho. « Comportamento ingestivo e respostas fisiológicas de novilhos submetidos a dietas com torta de amendoim ». Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 66, no 3 (juin 2014) : 861–69. http://dx.doi.org/10.1590/1678-41627073.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se avaliar a substituição do farelo de soja por torta de amendoim no concentrado da dieta de novilhos, por meio do comportamento ingestivo e respostas fisiológicas. Foram utilizados cinco novilhos, dispostos em um quadrado latino 5 x 5. As dietas foram compostas de feno de tifton, milho moído, farelo de soja e torta de amendoim, constituídas de zero (100% de farelo de soja), 25, 50, 75 e 100% de substituição por torta de amendoim no concentrado. Os níveis de torta de amendoim não influenciaram (P>0,05) as eficiências de ingestão e ruminação da matéria seca e da fibra em detergente neutro. Em relação às atividades comportamentais, o único parâmetro em que se observou efeito da substituição foi o número de períodos de ócio no turno da manhã (P<0,05), no qual se constatou efeito linear crescente. A taxa de secreção salivar e a quebra de partículas foram semelhantes, pois não houve efeito (P>0,05) das dietas sobre as características de mastigação. Como não houve efeito (P>0,05) das dietas sobre as frequências respiratória, cardíaca e a temperatura retal, o calor endógeno produzido pela fermentação ruminal foi equivalente. A torta de amendoim, por conter aflatoxinas, quando fornecida em alta relação volumoso x concentrado, pode substituir o farelo de soja na dieta de novilhos, pois ocasiona comportamento ingestivo e respostas fisiológicas semelhantes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Madruga, Marta Suely, Mércia de Sousa Galvão, Roberto Germano Costa, Sandra Elisabeth Santiago Beltrão, Neube Michel dos Santos, Fernanda Monteiro de Carvalho et Vaneska Delgado Viaro. « Perfil aromático e qualidade química da carne de caprinos Saanen alimentados com diferentes níveis de concentrado ». Revista Brasileira de Zootecnia 37, no 5 (mai 2008) : 936–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008000500023.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito do nível de concentrado na dieta sobre a qualidade da carne de caprinos machos Saanen não-castrados. Foram utilizados 15 cabritos com peso vivo inicial de 16 ± 0,3 kg e 4 meses de idade alimentados com dietas formuladas com 80, 65 ou 50% de concentrado até que atingissem 22 kg de peso vivo médio final. As rações foram formuladas para promover ganho de peso de 150 g/animal/dia. Nas 15 paletas caprinas, foram avaliados a composição centesimal, a cor, a textura, o pH, o perfil lipídico e o perfil de componentes voláteis. Os níveis de concentrado e volumoso utilizados na alimentação dos caprinos Saanen não influenciaram os parâmetros químicos e físico-químicos de umidade, cinzas, proteínas, colesterol, fosfolipídios, pH, Aw, a*, b*, L* da carne. No entanto, a concentração de gordura, os percentuais de ácidos graxos insaturados (mono e poli) e a textura da carne diferiram significativamente entre os níveis de concentrado usados. Tanto na análise qualitativa quanto na quantitativa de componentes voláteis, o extrato da carne de caprinos alimentados com 50% de concentrado apresentou melhor qualidade aromática. A relação 50:50 volumoso:concentrado foi a mais viável para a alimentação de caprinos machos Saanen para abate aos 22 kg de peso vivo, considerando os aspectos de redução de custo e qualidade química e aromática da carne caprina produzida.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Resende, Flávio Dutra de, Augusto César de Queiroz, José Victor de Oliveira, José Carlos Pereira et Antonio Bento Mâncio. « Bovinos mestiços alimentados com diferentes proporções de volumoso:concentrado. 2. Efeito sobre a ingestão de nutrientes ». Revista Brasileira de Zootecnia 30, no 1 (février 2001) : 270–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000100038.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da relação volumoso: concentrado sobre a ingestão dos nutrientes de 25 novilhos mestiços, com 310 kg peso vivo (PV) médio inicial. Foram usadas cinco rações à base de feno de capim-tanzânia e concentrado, em diferentes proporções de volumoso:concentrado (85:15; 70:30; 55:45; 40:60; e 25:75). Observou-se efeito quadrático do nível de concentrado sobre a ingestão de matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB) e energia bruta (EB), com ingestões máxima para MS de 2,87% PV; MO, 118g/kg0,75 e 2,7% PV; PB, 1,52 kg/dia; 18,2 g/kg0,75; e 0,42% PV e EB, 536 Kcal/ kg0,75, para os níveis 39, 44, 42, 43, 39, 38 e 46% de concentrado, respectivamente. Observou-se efeito quadrático para ingestão de MS digestível (MSD), MO digestível (MOD), proteína digestível (PD) e energia digestível (ED), com ingestões máximas para MSD de 7,07; 83,8; e 1,91; MOD, 6,91; 81,4, e 1,86; e PD, 1,13; 13,4; e 0,31, em kg/dia, g/kg0,75 e % PV, para os níveis de 52, 49, 48, 54, 51, 50, 41, 28 e 37% de concentrado, respectivamente. Para ED, as ingestões máximas foram de 30,6 Mcal/dia e 356 kcal/kg0,75, para os níveis de 62 e 57% de concentrado na dieta, respectivamente. A maximização da ingestão de nutrientes digestíveis para a máxima eficiência de utilização ocorreu com níveis de ingestão de FDN variando de 1,25 a 1,02% PV para novilhos mestiços.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Jesus, Lisiane Pereira de, Luciano da Silva Cabral, Mariano Martinez Espinosa, Joadil Gonçalves de Abreu, Joanis Tilemahos Zervoudakis et Mirton José Frota Morenz. « Modelagem estatística para estimação da população de protozoários ruminais em função da relação volumoso : concentrado na dieta e da presença de aditivos ». Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 13, no 1 (mars 2012) : 97–109. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402012000100009.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se com a realização deste trabalho desenvolver modelos estatísticos para estimar as variações da população de protozoários ruminais em função da relação volumoso:concentrado e da presença ou não de aditivos na dieta. Foram construídas planilhas mediante a utilização do software Excel com dados referentes à composição da dieta, presença e ausência de aditivos e do número de protozoários do rúmen de bovinos de 23 artigos científicos e três teses realizados no Brasil. Estas variáveis foram utilizadas e testadas para obtenção da equação para predição do perfil da população de protozoários. Os modelos estatísticos obtidos foram verificados por análise residual e a seleção das variáveis foi realizada considerando o nível de significância de 5% de probabilidade do erro experimental. Verificou-se que dietas com maior proporção de volumosos favorecem o incremento na população de protozoários totais e em particular, de Entodinium, enquanto a presença de ionóforos reduz o número desses microorganismos ruminais. O modelo estatísticos desenvolvido pode auxiliar na identificação antecipada de fatores nutricionais limitantes para o desenvolvimento da microbiota ruminal.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Zambom, Maximiliane Alavarse, Claudete Regina Alcalde, Karina Toledo da Silva, Francisco de Assis Fonseca de Macedo, Geraldo Tadeu dos Santos, Everton Luiz Borghi et Eder Dias Barbosa. « Ingestão, digestibilidade das rações e produção de leite em cabras Saanen submetidas a diferentes relações volumoso : concentrado na ração ». Revista Brasileira de Zootecnia 34, no 6 suppl (décembre 2005) : 2505–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982005000700039.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se avaliar o desempenho produtivo, os parâmetros sangüíneos e a digestibilidade dos nutrientes em cabras Saanen no início e após 60 dias de lactação. Foram utilizadas 20 cabras (59,59 kg ± 6,97) em delineamento inteiramente casualizado, submetidas a diferentes relações volumoso:concentrado nas rações (40:60, 50:50, 60:40, 70:30 e 80:20), correspondendo a 2,95; 2,83; 2,70; 2,58 e 2,46 Mcal de EM/kg MS, respectivamente. Os animais permaneceram confinados em baias individuais, com controle diário da ração ingerida e da produção de leite. Os tratamentos não influenciaram o peso vivo das cabras. Verificou-se efeito linear negativo do aumento de volumoso na ração sobre a ingestão (kg/dia) e a digestibilidade de alguns dos nutrientes, dependendo da fase avaliada. Os tratamentos influenciaram a produção de leite, que foi maior nos animais alimentados com a ração contendo maior teor energético. Não foi observada influência dos tratamentos sobre os parâmetros sanguíneos no início de lactação, mas, após 60 dias de lactação, houve efeito linear negativo do aumento de volumoso na ração sobre a concentração de colesterol. A relação volumoso:concentrado 40:60, com maior nível energético, proporcionou melhor desempenho produtivo e digestibilidade dos nutrientes em cabras Saanen em lactação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Ferreira, Marcelo de Andrade, Sebastião de Campos Valadares Filho, José Fernando Coelho da Silva, Mário Fonseca Paulino, Rilene Ferreira Diniz Valadares, Paulo Roberto Cecon et Elaine Barboza Muniz. « Consumo, conversão alimentar, ganho de peso e características da carcaça de bovinos F1 Simental x Nelore ». Revista Brasileira de Zootecnia 28, no 2 (avril 1999) : 343–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35981999000200018.

Texte intégral
Résumé :
Avaliaram-se os efeitos de diferentes níveis de concentrado nas rações sobre os consumos de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), extrato etéreo (EE), carboidratos totais (CHO), nutrientes digestíveis totais (NDT), cálcio (Ca), fósforo (P), magnésio (Mg), sódio (Na) e potássio (K). Ganhos de peso vivo (GPV) e de corpo vazio (GPCV), conversão alimentar (CA), ganho de carcaça (GC) e rendimentos de carcaça em relação ao peso vivo (RCPV) e ao corpo vazio (RCPCV) também foram avaliados. Foram utilizados 29 bovinos, não-castrados, F1 Simental x Nelore com, em média, 17 meses de idade e peso vivo inicial de 354 kg. Cinco animais foram abatidos ao início do experimento, como referência, para se estimar o peso de corpo vazio (PCV) inicial. Os animais restantes foram distribuídos nos tratamentos, de forma inteiramente casualizada, de acordo com o nível de concentrado nas rações: 25; 37,5; 50; 62,5; e 75%. Os animais foram alimentados à vontade até atingirem o peso de abate pré-estabelecido de 500 kg. Como volumoso, foram utilizados os fenos de coast-cross (Cynodon dactylon) e braquiária (Brachiaria decumbens). O consumo de MS, PB, EE e NDT aumentou, enquanto o de FDN reduziu linearmente com o aumento de concentrado nas rações. O consumo de P, Mg e K foi influenciado de forma linear e o de Ca quadraticamente pelos níveis de concentrado. Houve aumento de GDPV, GDPCV e GC e redução linear de CA, em função dos níveis de concentrado nas rações, porém os RCPV e RCPCV não foram influenciados pelos níveis de concentrado nas rações. O desempenho animal foi melhor com a utilização de maiores teores de concentrado nas rações.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Zambom, Maximiliane Alavarse, Claudete Regina Alcalde, Elias Nunes Martins, Geraldo Tadeu dos Santos, Francisco de Assis Fonseca de Macedo, José Augusto Horst et Darcy Rodrigues da Veiga. « Curva de lactação e qualidade do leite de cabras Saanen recebendo rações com diferentes relações volumoso : concentrado ». Revista Brasileira de Zootecnia 34, no 6 suppl (décembre 2005) : 2515–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982005000700040.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo neste estudo foi avaliar a curva de lactação e a qualidade do leite de cabras Saanen recebendo rações com diferentes relações volumoso:concentrado. Foram utilizadas 20 cabras (59,59 kg ± 6,97) em lactação, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado. Os tratamentos consistiram de cinco relações volumoso:concentrado nas rações (40:60, 50:50, 60:40, 70:30 e 80:20), correspondentes a 2,95; 2,83; 2,70; 2,58 e 2,46 Mcal de EM/kg MS. Os animais permaneceram alojados, durante 152 dias, em baias individuais com controle diário da ração ingerida e da produção de leite. Os tratamentos não influenciaram o peso vivo (kg) das cabras. A ingestão de matéria seca (kg/dia) variou ao longo do ciclo produtivo. A produção de leite foi influenciada pelos tratamentos, de modo que a ração com maior concentração energética proporcionou maior produção de leite. Não foram verificadas diferenças entre os tratamentos para os constituintes do leite, a produção inicial, a taxa de acréscimo de produção até o pico de lactação e a taxa de declínio de produção após o pico. No entanto, foi observado efeito linear negativo para o dia de produção no pico e a produção no pico. A relação volumoso:concentrado com maior concentração energética melhora o desempenho produtivo dos animais, sem alterar a qualidade do leite.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Vilanova, M. S., M. T. M. Osório, V. Schmidt, J. C. S. Osório, D. S. Vilanova et J. D. Kessler. « Perfil de ácidos graxos do leite de cabras leiteiras alimentadas com dieta contendo dois níveis de óleo de arroz ». Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 64, no 6 (décembre 2012) : 1755–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352012000600047.

Texte intégral
Résumé :
Foram testados os efeitos de dois níveis de extrato etéreo à base de óleo de arroz no concentrado em 30 cabras Saanen durante a fase inicial de lactação. A alimentação baseou-se na relação 60% de volumoso (feno de alfafa) e 40% de concentrado comercial com dois níveis de extrato etéreo (3% e 5%). As variáveis estudadas foram a quantificação e qualificação do perfil de ácidos graxos do leite total e frente ao tempo de lactação. O acréscimo de óleo de arroz na dieta diminuiu (P<0,05) a concentração de ácidos graxos saturados e aumentou (P<0,05) a concentração de ácidos graxos poli-insaturados no leite caprino. O ácido linoleico conjugado (ALC) também é afetado positivamente pelo acréscimo de óleo de arroz na dieta. A inclusão de óleo de arroz nos níveis de 3% e 5% da matéria seca, na dieta de cabras leiteiras da raça Saanen, influencia o perfil de ácidos graxos do leite, com ênfase no ALC, até a 11ª semana de lactação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Silva, V. B., C. E. M. Fonseca, M. I. V. Almeida, L. S. G. Brasileiro, F. N. Godoi et M. S. Mendonça. « Comportamento alimentar de cabras alimentadas com diferentes teores de fibra em detergente neutro ». Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 63, no 1 (février 2011) : 165–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352011000100025.

Texte intégral
Résumé :
Avaliou-se o comportamento alimentar de cabras alimentadas com dietas que continham diferentes teores de fibra em detergente neutro (FDN) - 49, 54, 59, 64 e 69% -, em função de diferentes teores de inclusão de resíduo úmido de cervejaria (RUC), em substituição ao concentrado da dieta - 0, 25, 50, 75 e 100%. Foram utilizadas cinco cabras mestiças Boer x Saanen e cinco cabras Saanen distribuídas em dois quadrados latinos 5x5. O volumoso utilizado foi feno de tifton, com relação volumoso: concentrado de 40:60. As observações foram feitas em períodos de 20 minutos até o tempo total de 24 horas. Os animais dos diferentes genótipos não apresentaram diferenças no comportamento alimentar. Os tempos gastos com alimentação e com ociosidade não diferiram quanto aos teores de FDN na dieta, no entanto resposta linear crescente foi observada para os tempos despendidos com ruminação e com a mastigação total com o aumento dos teores de FDN e RUC na dieta. As dietas com os teores de 49 e 64% apresentaram menor tempo de ruminação quando comparadas com a dieta com teor de 69% de FDN, com resultados respectivos de 218, 268 e 366 minutos de ruminação. Isso contribuiu para diminuir a eficiência (min/kg MS e FDN) de alimentação, ruminação e mastigação. Conclui-se que o resíduo úmido de cervejaria pode ser usado como fonte de fibra efetiva na dieta de cabras.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Silva, Lisiane Furtado da, et Cleber Cassol Pires. « Avaliações quantitativas e predição das proporções de osso, músculo e gordura da carcaça em ovinos ». Revista Brasileira de Zootecnia 29, no 4 (août 2000) : 1253–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982000000400040.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste experimento foi estudar as características da carcaça e suas correlações com a composição tecidual. Foram utilizados 22 cordeiros machos inteiros, filhos de carneiros Texel e ovelhas cruzas (Texel x Ideal). Destes, quatro foram abatidos no início do experimento (24 horas após o nascimento), como referência, e o restante, ao desmame e aos 28 e 33 kg PV. Os cordeiros foram confinados em baias individuais com suas respectivas mães até o desmame (45 dias de idade). Nesse período, a dieta fornecida, constituída de 70% de volumoso e 30% de concentrado, visava atender às necessidades nutricionais da mãe. A partir do desmame até o abate, a dieta fornecida aos cordeiros foi constituída de 60% de volumoso e 40% de concentrado. Os rendimentos de carcaça fria foram 51,20; 45,14; 42,216; e 41,73% para os pesos de abate de 20,93; 28,3; 32,57; e 4,12 kg PV, respectivamente. A relação tecido mole/osso foi de 1,74 e 4,24%, respectivamente, para os cordeiros abatidos ao nascimento e os abatidos com 32,57 kg. Os maiores coeficientes de determinação e correlação foram obtidos para a equação da porcentagem de músculo da carcaça, em função da proporção do mesmo na costela. Os valores dos coeficientes de determinação e correlação foram, respectivamente, 71,65 e 0,85. Para as equações das porcentagens de osso e gordura na carcaça, os maiores coeficientes de determinação foram obtidos para costela.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Pazdiora, R. D., P. C. Paula, A. M. Callegaro, P. A. M. Metz, M. F. Silveira, L. F. G. Menezes, M. Z. Arboitte, I. L. Brondani, D. C. Alves Filho et A. F. Moura. « Frequências do fornecimento da dieta sobre as características da carcaça bovina em confinamento ». Archivos de Zootecnia 62, no 240 (26 juin 2012) : 567. http://dx.doi.org/10.21071/az.v62i240.627.

Texte intégral
Résumé :
Objetivou-se avaliar a influência de diferentes freqüências do fornecimento do volumoso e concentrado sobre as características da carcaça nas categorias vaca e novilha, terminadas em confinamento. Foram utilizadas 16 novilhas e 16 vacas, com idade média de 20 e 66 meses e peso médio inicial de 338 e 432 kg, respectivamente, provenientes de gerações avançadas do cruzamento rotativo contínuo entre as raças Charolês e Nelore. Os tratamentos representados pelas freqüências do fornecimento do volumoso (V) e do concentrado (C), foram: 2 V/C (V e C duas vezes ao dia); 1 V/C (V e C uma vez ao dia); 1 V/2 C (V uma vez e o C duas vezes ao dia); 1 V/3 C (V uma vez e o C três vezes ao dia). Cada fornecimento alimentar foi ofertado às categorias vaca e novilha. A dieta fornecida foi composta de 60 % de silagem de milho e 40 % de concentrado com base na matéria seca. O abate foi realizado em frigorífico comercial, seguindo as normas do estabelecimento. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial 4 x 2 (fornecimento x categoria). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste t. Não houve interação significativa entre freqüência de fornecimento e categoria animal. A freqüência de fornecimento não promoveu alterações nas características da carcaça avaliadas (p>0,05). As vacas apresentaram maior peso de abate e de carcaça quente e fria em relação às novilhas (525,5; 291,0; 281,7 kg vs. 424,7; 236,1; 227,5 kg, respectivamente). Entretanto, as carcaças das novilhas apresentaram maior porcentagem de traseiro do que as vacas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie