Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Rio MundaÃ.

Articles de revues sur le sujet « Rio Mundaà»

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Rio Mundaà».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Silva, Djane Fonseca da, Francisco de Assis Salviano de Sousa et Mary Toshie Kayano. « Escalas temporais da variabilidade pluviométrica na bacia hidrográfica do Rio Mundaú ». Revista Brasileira de Meteorologia 25, no 3 (septembre 2010) : 324–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862010000300004.

Texte intégral
Résumé :
Foram utilizados dados de precipitação da bacia hidrográfica do rio Mundaú, nos Estados de Alagoas e Pernambuco, obtidos da ANA, de 1955 a 1991. As análises foram feitas para três regiões desta bacia: Alto Mundaú (AM), Médio Mundaú (MM) e Baixo Mundaú (BM). Análises do Índice de anomalia de chuva (IAC) anual mostraram que as séries destas regiões têm variações temporais distintas, exceto pela dominância de anos secos no início do período de análise. Portanto, em alguns anos os fenômenos de grande escala podem ter o mesmo efeito nas três regiões da bacia hidrográfica do rio Mundaú e não em outros. Para as Análises de Ondaletas (AO), foi usado um índice de precipitação para cada região calculado pela média das séries de anomalias normalizadas das estações. Os resultados mostraram que a variabilidade de precipitação é definida por multi-escalas temporais localizadas em certos intervalos de tempo. No entanto, a variabilidade interanual do El Niño/Oscilação Sul (ENOS) e a variabilidade decenal influenciaram a variabilidade pluviométrica local. A partir desses resultados espera-se que a bacia hidrográfica tenha mais informações para a gestão de seus recursos hídricos e monitoramento climatológico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Lidemberg de Sousa Lopes, José, et Leandra Lourenço Domingos. « População em perigo : rios urbanos e áreas vulneráveis a inundações – o caso do município de União dos Palmares, Alagoas, Brasil ». PerCursos 21, no 46 (19 octobre 2020) : 113–35. http://dx.doi.org/10.5965/1984724621462020113.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho teve como objetivo mensurar as áreas vulneráveis no município alagoano de União dos Palmares, em decorrência da enchente no ano de 2010, através do diagnóstico ambiental do Rio Mundaú. Na pesquisa foram utilizadas informações bibliográficas sobre as temáticas abordadas, levantamentos de matérias publicadas na imprensa local e nacional sobre essa inundação e, paralelamente, foram coletados dados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O levantamento das áreas afetadas foi realizado mediante visitas em campo, nas quais foram realizadas entrevistas para saber até onde as águas atingiram e, com a utilização de GPS, foram coletados os pontos para a confecção do mapa de área afetada pelo transbordamento da água do Rio Mundaú. A ferramenta do mapeamento foi a resposta que os pesquisadores produziram para contribuir com a gestão pública municipal, visto que o planejamento territorial do município está desalinhado em relação ao plano diretor e ao código de postura, sendo que esses documentos não fazem menções sobre áreas ribeirinhas, proibindo, por exemplo, essas áreas de uso e ocupação por qualquer tipo de edificação, seja de moradia ou de comércio. Palavras-chave: Bacias hidrográficas. Inundações. Administração pública. Mundaú, Rio. União dos Palmares (AL).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Da Silva, Djane Fonseca, Francisco de Assis Salviano de Sousa, Mary Toshie Kayano et Josicleda Domiciano Galvincio. « INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA GLOBAL E DE SUAS ESCALAS TEMPORAIS SOBRE A PRECIPITAÇÃO NO ALTO MUNDAÚ (PE) ». Revista Brasileira de Geografia Física 2, no 3 (5 janvier 2010) : 64. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v2i3.232644.

Texte intégral
Résumé :
As variações da precipitação em uma região da bacia hidrográfica do rio Mundaú foram estudadas utilizando o Índice de anomalia de chuva (IAC) e a Análise de Ondeleta. Esta técnica envolve transformação de uma série unidimensional em um espaço de tempo e freqüência, permitindo determinar as escalas de variabilidade dominantes e suas variações temporais. Os resultados mostraram que a variabilidade da precipitação é definida por multi-escalas temporais localizadas em certos intervalos de tempo. No entanto, a variabilidade interanual ligada ao ciclo de El Niño Oscilação Sul e a variabilidade decadal influenciaram na variabilidade pluviométrica do Alto Mundaú.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Fonseca da Silva, Djane, Francisco De Assis Salviano de Sousa et Mary Toshie Kayano. « Uso de ferramentas estatísticas para acompanhamento climático e prevenção de riscos na bacia hidrográfica do rio Mundaú (Brasil) ». Territorium, no 17 (10 août 2010) : 17–26. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_17_2.

Texte intégral
Résumé :
As variações da precipitação na bacia hidrográfica do rio Mundaú foram estudadas utilizando o Índice de anomalia de chuva (IAC) e a Análise de Ondeleta. Os resultados mostraram que a variabilidade interanual ligada ao ciclo de El Niño Oscilação Sul e a variabilidade decadal influenciaram na variabilidade pluviométrica local.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Teixeira Nunes, Flavio, Francisco das Chagas Junior et Cleiton da Silva Silveira. « Avaliação Interanual das Anomalias de Chuvas da Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú - Ceará ». Revista Brasileira de Geografia Física 12, no 1 (2019) : 022–38. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v12.1.p022-038.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Soares Santos, Eder. « Heidegger e o mito da conspiração judaica mundial ». Revista de Filosofia Aurora 28, no 43 (7 avril 2016) : 365. http://dx.doi.org/10.7213/aurora.28.043.rs01.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Silva, Anderson Santos da, Mário Melquíades Silva dos Anjos, Anthony Wellington Almeida Gomes, Alan Cézar Bezerra et Miguel Julio Machado Guimarães. « Modelagem automática e cálculo da precipitação média da Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú ». Research, Society and Development 9, no 10 (5 octobre 2020) : e4919108867. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8867.

Texte intégral
Résumé :
As bacias hidrográficas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento territorial desde que a exploração dos recursos naturais seja equilibrada tanto pela população quanto na gestão dos órgãos competentes. Assim, objetivou-se nessa pesquisa a delimitação automática e cálculo da precipitação média da Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú (BHRM). A imagem foi processada no software livre QGIS 2.18.7 utilizando o conjunto de ferramentas embarcado no TauDEM (Terrain Analysis Using Digital Elevation Models) que dimensiona toda malha hidrológica através do uso de Modelo digital de Elevação (MDE) provenientes de dados altimétricos de imagem SRTM (Shuttle Radar Topographic Mission). Foi realizado todo tratamento na modelagem da rede de drenagem observando as remoções de depressões, declividades, canal principal, direções dos fluxos simples e múltiplos. Em seguida foi realizado o cálculo de precipitação média pelo método de Thiessen com subsídio de dados pluviométricos coletados em estações meteorológicas presentes no perímetro da bacia. Para complementação do trabalho, foram feitas umas caracterizações do relevo com uso do MDE obtido e assim corroborar com a interpretação dos resultados encontrados. Ficaram constatadas diferenças significativas entre os índices pluviométricos da BHRM entre o período de 2013 até 2019, pois no início da observação, o estado de Pernambuco e Alagoas vinha passando por um período de estiagem significativo justificando assim o reduzido volume pluviométrico. Em relação ao cômputo da área, houve uma diferença de mais de 400 km² na área da BHRM quando correlacionado com as informações dos órgãos oficiais, representando uma redução de aproximadamente 10%.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Parra, Francisco. « Un Modelo Aixológico para la gobernanza mundial ». Revista Internacional de Sistemas 21, no 1 (20 février 2018) : 26. http://dx.doi.org/10.7203/ris.21.1.11597.

Texte intégral
Résumé :
La materia prima fundamental de este modelo son los VALORES UNIVERSALES los cuales sirven para presentar o elaborar cuatro instrumentos técnicos concretos (“Patrón Referencial de Valores Universales”; “Perfiles Axiológicos”; “Abanico Equilibrador” e “Indice Internacional de Desarrollo Humano”). Instrumentos que se utilizan como medios para replantear y/o intentar resolver algunos de los grandes problemas mundiales (inmigraciones masivas, paro, hambre infantil…) pero tomando como potentes catalizadores” hacia la solución de dichos problemas mundiales, dos de los problemas considerados además altamente negativos como las guerras y los terrorismos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Gomes, Daniel Dantas Moreira, Djenane Regina Maia de Lima, Cynthia Romariz Duarte et César Ulisses Vieira Veríssimo. « Mapeamento e caracterização dos sistemas ambientais da bacia hidrográfica do Rio Mundaú - PE/AL ». Caderno de Geografia 26, no 2 (7 décembre 2016) : 272. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26nesp2p272.

Texte intégral
Résumé :
<p>Este trabalho objetivou elaborar o mapeamento e caracterização dos sistemas ambientais da bacia hidrográfica do Rio Mundaú, localizada entre a mesorregião do Agreste Pernambucano e o Leste Alagoano. Para tanto, foram utilizadas técnicas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e trabalhos de campo para elaboração do mapeamento dos sistemas ambientais na mencionada bacia hidrográfica, a partir da sistematização e da inter-relação que se dá entre Sociedade-Natureza na perspectiva do uso racional dos sistemas ambientais, levando em consideração as potencialidades e limitações. Os resultados nos permitem analisar de forma integrada a natureza, frente aos mais diversos processos de uso e ocupação da terra, servindo como base para um diagnóstico geoambiental.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Machado, Cássia, José Lima, Antônio Antonino, Edevaldo Alves, EDUARDO SOUZA, Apolo Ribeiro et Francis Firmino. « Fluxos de água no consórcio milho-pastagem na microbacia hidrográfica do Rio Mundaú, Pernambuco ». Revista Brasileira de Recursos Hídricos 20, no 3 (2015) : 731–40. http://dx.doi.org/10.21168/rbrh.v20n3.p731-740.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Andrade, Carolyne Wanessa Lins de, Suzana Maria Gico Lima Montenegro, José Romualdo de Sousa Lima, Abelardo Antônio de Assunção Montenegro et Adriana Guedes Magalhães. « Modelagem hidrológica sob escassez de dados na Bacia do Alto Mundaú, Nordeste do Brasil ». Journal of Environmental Analysis and Progress 2, no 3 (31 juillet 2017) : 227–38. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.2.3.2017.1443.227-238.

Texte intégral
Résumé :
Estudos voltados ao entendimento dos processos hidrológicos são de suma importância para auxiliar a gestão e a tomada de decisões relacionadas aos recursos hídricos. Modelos hidrológicos são considerados ferramentas poderosas no entendimento desses processos. Entretanto, tais modelos requerem uma série de dados que não estão facilmente acessíveis. Objetivou-se com este trabalho, aplicar e testar o modelo SWAT, seguindo uma sequência de procedimentos recomendada em uma sub-bacia do rio Mundaú, Nordeste do Brasil. Foram utilizados dados de entrada como mapa de uso e ocupação do solo, mapa digital de elevação e mapa dos tipos de solo, além de um período de 2000 a 2016, em passo de tempo diário. A acurácia do modelo foi medida com base no coeficiente de Nash-Sutcliffe (CNS), pelo percentual de tendência (PBIAS) e pelo coeficiente de determinação (R²). Os valores de CNS, PBIAS e R² obtidos foram de 0,53; -7,1 e 0,56 respectivamente, para o período de calibração. Foi possível realizar a modelagem hidrológica com o modelo SWAT na sub-bacia do rio Mundaú, obtendo-se desempenho satisfatório, segundo o CNS e muito bom considerando o PBIAS na calibração. Com o modelo calibrado, estudos futuros podem ser realizados com o SWAT, a fim de validá-lo e prever possíveis impactos de mudanças climáticas e de uso do solo na bacia estudada. Estudos como este têm mostrado que cada vez mais, os dados experimentais são imprescindíveis para a adequada representação e entendimento dos processos por meio da modelagem hidrológica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Andrade, Carolyne Wanessa Lins de, Suzana Maria Gico Lima Montenegro, José Romualdo de Sousa Lima, Abelardo Antônio de Assunção Montenegro et Adriana Guedes Magalhães. « Modelagem hidrológica sob mudanças na cobertura vegetal de uma bacia hidrográfica no Nordeste do Brasil ». Journal of Environmental Analysis and Progress 2, no 3 (31 juillet 2017) : 239. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.2.3.2017.1446.239-248.

Texte intégral
Résumé :
Modificações na cobertura vegetal do solo em bacias hidrográficas podem ocasionar alterações nas componentes hidrológicas. O objetivo do trabalho foi avaliar os processos hidrológicos sob diferentes condições de cobertura vegetal na Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú (BHRM), Nordeste do Brasil, utilizando o modelo SWAT. Para a simulação hidrológica, foram considerados dois cenários (C1 – uso atual) e C2 (substituição de áreas agrícolas por Caatinga). Foram utilizados dados de entrada como mapa de uso e ocupação do solo, mapa digital de elevação e mapa dos tipos de solo, além de uma série de 17 anos de dados, em passo de tempo diário. A precipitação anual média da BHRM foi 1.109,7 mm, a evapotranspiração potencial anual foi 1.247,7 mm e a ascensão do aquífero raso foi de 24,94 mm por ano, em parte da bacia. O escoamento superficial anual para o cenário C1 foi igual 262,62 mm e para o cenário C2 igual a 257,49 mm. Os valores de percolação e recarga anuais foram de 302,78 e 15,14 mm para o cenário C1 e de 306,73 e 15,34 mm para o cenário C2. A evapotranspiração real anual para o cenário C1 resultou em 548,2 mm e para o cenário C2 em 549,3 mm. A mudança de uso do solo exerceu influência no regime hidrológico da Bacia do Rio Mundaú. A implantação de vegetação Caatinga em áreas agrícolas proporcionou redução no escoamento superficial. Por outro lado, processos como evapotranspiração, percolação para o aquífero raso e recarga para o aquífero profundo aumentaram.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Tischer, Vinicius. « TRANSPORTE FERROVIÁRIO PARA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL : UM PANORAMA MUNDIAL ». Revista Internacional de Ciências 8, no 1 (21 juin 2018) : 62–81. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2018.31636.

Texte intégral
Résumé :
Os impactos decorrentes de um modelo de transportes urbanos fundamentado no uso de carros particulares vêm causando inúmeras externalidades econômicas sociais e ambientais. Nesse sentido, há uma necessidade de repensar sobre novas abordagens e modais de transportes para o planejamento urbano de forma mais sustentável e que promovam melhorias na qualidade de vida, qualidade ambiental e promovam uma melhora na competitividade econômica dos municípios brasileiros. O artigo destacou a utilização de transporte ferroviário como modal promotor de impactos positivos no contexto urbano, tendo por objetivo determinar um panorama do transporte ferroviário urbano em nível mundial, relacionando características demográficas e a extensão da infraestrutura existente. Foi realizada compilação de dados de infraestrutura ferroviária urbana em municípios ao longo do mundo que apresentam esta infraestrutura implementada, correlacionando estes com variáveis demográficas, tais como a densidade demográfica, avaliando comparativamente com municípios brasileiros. Obtiveram-se resultados importantes que permitiram identificar as regiões com maior concentração da infraestrutura, por tipologia de capacidade de carga do modal ferroviário, além de gerar discussão acerca da utilização do modal no cenário brasileiro.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Maffia, Gesualdo. « Considerações sobre a formação de Gramsci durante a Primeira Guerra Mundial ». Brazilian Journal of International Relations 3, no 3 (4 novembre 2020) : 566–73. http://dx.doi.org/10.36311/2237-7743.2014.v3n3.p566-573.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

DiMauro, Claudio. « Fórum Social Mundial : Palestra de Celso Daniel na abertura da Reunião Regional Preparatória ». CRÍTICA E SOCIEDADE 9, no 1 (18 septembre 2020) : 82–88. http://dx.doi.org/10.14393/rcs-v9n1-2019-57359.

Texte intégral
Résumé :
O Fórum Social Mundial (FSM) foi, durante muito tempo, uma das maiores referências globais em termos de articulação da reflexão e da prática de movimentos sociais altermundistas. Em novembro de 2001, portanto meses antes de sua morte, o ex-prefeito de Santo André e importante quadro do Partido dos Trabalhadores, Celso Daniel, abriu a Reunião Regional Preparatória para o II FSM em Rio Claro (SP). Com transcrição de Cláudio Antônio Di Mauro (ex-prefeito de Rio Claro), a palestra reúne importante análise daquela conjuntura, bem como a identifica caminhos para análises e abordagens a respeito dos espaços públicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Panta, Genisson, et Kleython De Araújo Monteiro. « INTENSIDADE DE ENTRELAÇAMENTO, SINUOSIDADE E DECLIVIDADE EM SETORES DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MUNDAÚ (AL-PE) ». Revista de Geografia 35, no 4 (18 septembre 2018) : 195. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2018.238217.

Texte intégral
Résumé :
Os rios entrelaçados são caracterizados por apresentarem baixa sinuosidade, alta variação da vazão, predominância de carga de fundo e um canal que se divide e se reúne em um complexo arranjo geomorfológico. Atualmente existe reconhecida dificuldade em se quantificar a intensidade de entrelaçamento porque as formas que lhe dão origem possuem geralmente baixo tempo de permanência dentro do sistema fluvial. Utilizaram-se imagens disponibilizadas pelo software Google Eath Pro dos meses de novembro e dezembro de 2015 e 2016 para se quantificar a intensidade do entrelaçamento em setores do rio principal da Bacia Hidrográfica do Mundaú, nordeste brasileiro. Concomitantemente mediu-se a sinuosidade do canal e a declividade nos segmentos entrelaçados. Esta pesquisa permitiu observar que existe predominância de baixa sinuosidade nos trechos contemplados pela análise, bem como baixa frequência de altos valores de intensidade de entrelaçamento e declividade baixa ao longo dos trechos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Gonzalez, Luciana Thais Villa, et Cecília Loreto Mariz. « Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 : ressignificando espaços da cidade e identidades religiosas ». Religião & ; Sociedade 37, no 2 (décembre 2017) : 14–37. http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872017v37n2cap01.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Através de observações da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e entrevistas com anfitriões de “peregrinos”, discute-se como esse ritual religioso-festivo se fez presente no espaço público e nas casas de moradores do Rio de Janeiro impactando a subjetividade de católicos de bairros mais pobres. Por dispersar seus “peregrinos” por toda cidade incluindo regiões marcadas pelo alto percentual de evangélicos, a JMJ proporcionou a seus moradores contato com católicos de outros países despertando a consciência da dimensão dessa igreja e, entre católicos, o orgulho de pertencer a seu “rebanho universal”. Além disso, através de eventos públicos, a JMJ levou esses católicos a vivenciarem áreas nobres e turísticas da cidade que lhes eram antes vistas como afastadas e distantes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Villa Gonzalez, Luciana Thais, Cecília Loreto Mariz et Paulo Gracino Junior. « As esferas pública e doméstica da hospitalidade na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 na percepção de estrangeiros ». Ágora 19, no 2 (30 juillet 2017) : 101. http://dx.doi.org/10.17058/agora.v19i2.9758.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como objetivo principal apresentar dados relativos a uma pesquisa realizada durante a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 (JMJ Rio 2013) acerca da percepção dos participantes estrangeiros do evento em relação à hospitalidade doméstica e pública ofertadas pela cidade do Rio de Janeiro e sua população. A Igreja Católica carioca promoveu antes e durante o evento a hospedagem de participantes na casa dos habitantes da cidade, bem como, ocupou com diversas atividades as mais variadas regiões do município, usualmente, esquecidas pelos turistas. Desta forma, o bem receber no lar e na cidade tornaram-se aspectos fundamentais da JMJ Rio 2013 para os participantes deste evento. A pesquisa teve caráter quanti-qualitativo uma vez que utilizou como instrumentos de coleta de dados um survey aplicado a 550 participantes estrangeiros inscritos oficialmente no evento durante os seis dias de sua duração e a realização de 17 entrevistas semiestruturadas. Por meio dos dados coletados, percebeu-se que a hospitalidade doméstica deu sentido profundo e significativo a experiência do evento vivida pelos entrevistados e amenizou aspectos considerados negativos por estes em relação a hospitalidade pública.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Silva, Alessandra de Oliveira, Lara Figueiredo Vidon, Rafaela Vitória Werneck Ribeiro, Yluana Aparecida Viana Souza et Leandro de Oliveira Silva. « Explorando o mundo microscópico através de leitores de DVD usados : uma experiência com alunos do Ensino Médio de escolas do interior do estado do Rio de Janeiro ». Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento 02, no 10 (30 octobre 2019) : 103–37. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/biologia/mundo-microscopico.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

César Praciano Sampaio, Augusto, Frederico De Holanda Bastos et Abner Monteiro Nunes Cordeiro. « Técnicas de análise de multicritério aplicadas à modelagem do escoamento superficial na bacia do Rio Mundaú, Ceará, Brasil ». Boletim Goiano de Geografia 38, no 3 (17 décembre 2018) : 646–66. http://dx.doi.org/10.5216/bgg.v38i3.56363.

Texte intégral
Résumé :
A seleção e a priorização de áreas que satisfazem um objetivo específico contribuem para otimizar a tomada de decisões estratégicas no planejamento ambiental, a exemplo da identificação de áreas preferenciais para o controle e a redução das taxas de escoamento, apontada como medida eficaz na preservação das bacias hidrográficas. Dessa forma, objetivou-se elaborar um modelo determinístico do potencial de geração de escoamento superficial na bacia do rio Mundaú, Ceará, Brasil. Foram aplicadas técnicas de Análise de Multicritério, dentre as quais: o método do Processo Hierárquico Analítico e da Média Ponderada Ordenada associada à lógica fuzzy. As variáveis uso e cobertura do solo, declividade, grupo hidrológico do solo,precipitação e fluxo acumulado foram selecionadas como critérios de análise, com base no Coeficiente de Escoamento Superficial e no modelo do Soil Conservation System. Os resultados demonstraram bastante flexibilidade do modelo no espaço estratégico de decisão, permitindo identificar as áreas adequadas à geração de fluxos superficiais. Essas áreas estão localizadas na porção oeste da bacia sobre as suas vertentes mais íngremes. Palavras-chave: Bacia hidrográfica semiárida, Coeficiente de escoamento superficial, Lógica fuzzy
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Ribeiro, Rafael Winter. « Gestão da paisagem, gestão da cidade : quais os legados do Rio de Janeiro Patrimônio Mundial ? » Revista CPC 14, no 27 (29 juillet 2019) : 144–66. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27p144-166.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo discute a relação entre a inscrição da cidade do Rio de Janeiro na Lista de Patrimônio Mundial da Unesco, a emergência da paisagem como instrumento de políticas públicas e o processo de constituição de novos espaços políticos de gestão do patrimônio e da cidade. Dividido em duas partes, na primeira discute o contexto e legado do processo de inscrição do Rio de Janeiro na Lista de Patrimônio Mundial para a discussão sobre paisagem e política urbana no Brasil, feita a partir de três temas centrais: a paisagem no centro da atenção pública, a ampliação da noção de paisagem empregada e a necessidade de participação através da construção de espaços políticos da gestão. Na segunda parte, tomando a discussão recente da geografia política sobre as características de espaços políticos, através do acompanhamento das reuniões do Comitê Gestor da Paisagem Carioca, o artigo aponta os desafios ainda existentes para conciliar as necessidades e vontades que a inscrição coloca e os entraves para a apropriação de todo o seu potencial, sobretudo para a constituição de novos modelos de gestão mais democráticos a partir de espaços políticos da gestão da cidade e do patrimônio.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Klever, Lucas De Oliveira. « A REPRESENTAÇÃO DO JORNAL DO BRASIL ACERCA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NO RIO DE JANEIRO ». História e Cultura 9, no 2 (4 décembre 2020) : 550. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3191.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo pretende discutir a representação da Segunda Guerra Mundial no Rio de Janeiro nas páginas do Jornal do Brasil. A justificativa se dá pelas poucas pesquisas sobre a antiga capital federal durante a guerra e utilizando esta fonte. Para isso, foi necessária uma breve introdução, aos principais trabalhos sobre o tema, ao Estado Novo (1937-45), política internacional do regime autoritário e também da imprensa naquele período para situar o Jornal do Brasil. Para tanto será feito tanto uma revisão bibliográfica quanto será dada atenção para outros documentos da época.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Fernando Monteoliva Doratioto, Francisco. « PARAGUAI, URUGUAI, A II GUERRA MUNDIAL E O REEQUILÍBRIO DE FORÇAS NO RIO DA PRATA ». Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro 483, no 483 (1 mai 2020) : 269–302. http://dx.doi.org/10.23927/issn.2526-1347.rihgb.2020(483):269-302.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Piovezan, Adriane. « Engajados post-mortem : os translados dos marinheiros mortos pelos torpedeamentos durante a Segunda Guerra Mundial ». Revista Nordestina de História do Brasil 1, no 2 (30 juin 2019) : 11–31. http://dx.doi.org/10.17648/2596-0334-v1i2-1247.

Texte intégral
Résumé :
Em 1960 é inaugurado no Rio de Janeiro o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. A comissão de repatriamento dos mortos desde 1953 buscava decidir o destino final dos restos mortais dos soldados caídos na Itália durante o conflito. A partir da construção de um monumento específico, a necessidade de privilegiar outras forças além da FEB (Força Expedicionária Brasileira) se torna essencial. O discurso de unidade nacional contra o inimigo comum numa guerra total pretendia que todas as forças fossem rememoradas no monumento. A Marinha de Guerra foi a arma que contabilizou as maiores perdas no conflito, mas sem enfrentamento direto e sem cadáveres a homenagem a esses mortos seria desproporcional na narrativa proposta pelo monumento. A solução foi trasladar 4 cadáveres de mortos representantes da Marinha do Brasil do Nordeste para o Rio de Janeiro. Com base na documentação de exumação dos cadáveres e de periódicos do período é possível perceber os conflitos dessa resolução que pretendia justificar um discurso e inseri-lo na narrativa de um monumento funerário.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Acevedo, Yadira Segura. « The eternal alliance of two worlds in William Ospina ». Romanica Olomucensia 29, no 2 (30 décembre 2017) : 271–86. http://dx.doi.org/10.5507/ro.2017.020.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Quesada, Balbino A. « Aproximación hermenéutico-crítica a la fenomenología de la razón en Ideas I ». Investigaciones Fenomenológicas, no 5 (12 février 2021) : 287. http://dx.doi.org/10.5944/rif.5.2015.29821.

Texte intégral
Résumé :
La fenomenología de la razón escudriña todos los procesos racionales que intervienen en la aprehensión del objeto real y de su constitución, y las consiguientes relaciones noético-noemáticas. Sólo la razón pura colegida, primero como fuerza que depura los procesos de la evidencia y las posiciones del sujeto, y sólo la razón entendida también como proceso que ratifica la verificabilidad del darse el objeto y de todos los demás procesos y relaciones, se revela como la única instancia posible capaz de asegurar la validez del conocimiento y del objeto del conocimiento. Por otro lado, la razón juega un papel decisivo en lo que respecta al sujeto de razón. Ésta es la nota constitutiva y respectiva del ser humano, el poder que lo separa del entramado de facticidades y contingencias de las que se compone la realidad, de suerte que éste no es un factum más entre todas las objetividades, tal como postulan la psicología y las ciencias naturales. El hombre es un ser mundano, está efectivamente en el mundo. Ahora bien, “su ser en” y “su estar en” son modificados por el poder de la razón. Su modo de ser mundano es serlo racionalmente. Únicamente de este modo el Umwelt deviene Lebenswelt.The phenomenology of reason inspects all rational processes involved (which participate) in the apprehension of real object and its constitution, and the respective noetic-noematic relationships. Only the pure reason comprehended, first of all, as a strength which purifies the mentioned processes, the evidence and the subject positions. Secondly the reason, also comprehended as a process which confirms the object verificability which gives itself and the other processes and relationships, appears as the only possible power, which is able to guarantee the validity of the knowledge, and so the object of knowledge. On the other hand, the reason plays a very important role in the subject of the reason. This is the constitutive and respective note of the human being, the power (strength) that separates it from the labyrinth of facts and contingencies which makes up reality, so that this (human being) isn’t a fact among all objectivities, as postulated by psychology and natural sciences. The human being is a worldly being; he is really in the world. Now then, “his being-in” and “his staying-in” are modified by the strength of the reason. His way of being worldly is being rationaly. Only in this way the “Umwelt” becomes “Lebenswelt”.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Rocha, Ricardo de Souza. « A arquitetura moderna diante da esfinge ou a nova monumentalidade : uma análise do Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial, Rio de Janeiro ». Anais do Museu Paulista : História e Cultura Material 15, no 2 (décembre 2007) : 151–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-47142007000200016.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho pretende analisar o Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial (1956-60), projeto de Marcos Konder Netto e Hélio Ribas Marinho, localizado no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro. Inicialmente, são feitos comentários a respeito dos debates, no interior do Movimento Moderno, sobre a necessidade de uma nova monumentalidade; em seguida, são discutidas a inserção da obra no contexto urbano do Rio de Janeiro e sua materialidade específica; finalmente, é proposta uma hipótese para a compreensão do monumento moderno.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Alexandre, Fernando Da Silva, Ana Lúcia Bezerra Candeias et Daniel Dantas Moreira Gomes. « Modelagem cartográfica para a delimitação das paisagens da bacia hidrográfica do Alto Curso do Rio Mundaú - Pernambuco/Alagoas, Nordeste, Brasil ». Revista Brasileira de Geografia Física 12, no 7 (31 janvier 2020) : 2489. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v12.7.p2489-2502.

Texte intégral
Résumé :
A noção de paisagem está presente na memória do ser humano antes mesmo da elaboração do conceito. As sínteses naturalistas concebem a natureza através de uma ordem natural que promove a organização da superfície terrestre a partir dos elementos internos e externos do globo, essa ordem está passível de analise, já que se espacializa em áreas naturais homogêneas, dotadas de uma hierarquia. A bacia hidrográfica é uma excelente opção de investigação, é um sistema aberto, dinâmico, onde ocorrem trocas constantes de matéria e energia. As bacias hidrográficas, na condição de unidades funcionais de planejamento, esguardam paisagens. Assim para a delimitação das paisagens do alto curso, buscou-se correlacionar os fatores geológico-geomorfológico com a climatologia da bacia, o que resultou na delimitação de 8 unidades de paisagens, sendo elas: caatingas secas em relevo dissecado em ravina, caatingas subúmidas em relevo dissecado convexo, matas úmidas em relevo convexo, matas úmidas em relevo dissecado aguçado, matas úmidas em relevo pediplano degradado inumado, matas úmidas em relevo tabular, atas subúmidas em relevo tabular e matas úmidas em relevo dissecado aguçado. Cartographic modeling of the delimitation of landscapes in watershed of the high course of the Mundaú River – Pernambuco / Alagoas, Northeastern, Brazil A B S T R A C TThe notion of landscape is present in human memory even before the elaboration of this concept. Naturalistic syntheses conceive nature through a natural order that promotes the organization of the earth's surface from the inner and outer elements of the globe. This order is subject to analysis, since it is spatialized in homogeneous natural areas, endowed with a hierarchy. The watershed is an excellent research option. It is an open, dynamic system where constant exchanges of matter and energy occur. Watersheds, as functional planning units, protect landscapes. Thus, for the delimitation of the landscapes of the upper course, we sought to correlate the geological-geomorphological factors with the climatology of the basin, which resulted in the delimitation of 8 landscape units, namely: dried dry caatingas in ravine, submerged caatingas in convex dissected relief, convex embossed wetlands, sharp dissected embossed wetlands, smoked degraded pediplane embossed woods, tabular embossed wetlands, tabular embossed wetlands and thickened dissected embossed wetlands.Keywords: landscape cartography, landscape units, geosystems, landscape mapping.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Hoffmam, Fernando. « POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA UMA (CIBER)DEMOCRACIA MUNDIAL ». Prisma Juridico 15, no 1 (19 janvier 2017) : 51–76. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v15n1.6266.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo tem como escopo a partir da ligação entre os processos de internacionalização do direito, de constituição de uma sociedade civil mundial e de uma cidadania comum, determinar a construção de uma (ciber)democracia comum-mundial. Para tanto, compõe-se essa possibilidade tendo como ponto de partida o surgimento do comum enquanto subjetividade cooperativa e solidária, fundamentada na garantia e concretização dos direitos humanos e fundamentais enquanto direitos da humanidade. ont-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} Mestre e Doutorando em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Bolsista PROEX/CAPES; Membro do Grupo de Pesquisa Estado e Constituição e da Rede Interinstitucional de Pesquisa Estado e Constituição, vinculado à UNISINOS e ao CNPQ; Professor Titular do Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/ Câmpus Santiago); Membro do Grupo de Pesquisa Direito, Justiça e Cidadania, vinculado à URI e ao CNPQ; Especialista em Direito: Temas Emergentes em Novas Tecnologias da Informação e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Imada, Heloísa, et Orna Levin. « A crônica mundana e a circulação transnacional de modelos narrativos ». Revista Mídia e Cotidiano 14, no 2 (28 mai 2020) : 129. http://dx.doi.org/10.22409/rmc.v14i2.41367.

Texte intégral
Résumé :
Atentando para o vínculo estreito entre literatura e imprensa periódica durante as primeiras décadas do século XX, este artigo procura examinar a crônica mundana na perspectiva da circulação transnacional, sobretudo, no eixo França-Brasil. A análise se apoia em conceitos da história cultural, dando ênfase à história literária da imprensa. Considera que por se dedicar ao retrato da vida elegante nos centros urbanos, a crônica mundana ajudou a criar e legitimar um imaginário de modernidade nas cidades. O objetivo é investigar por meio desse gênero textual a construção literária do imaginário coletivo e observar a transferência de modelos de escrita no momento de expansão da cultura midiática. O trabalho realiza um exercício de análise comparativa entre dois periódicos – a revista francesa Femina e a Revista da Semana –, tendo em vista que ambas circularam no Rio de Janeiro na Belle Époque. As semelhanças e diferenças entre as crônicas das duas revistas indicam características do processo de adaptação e apropriação dos gêneros literários. Essa modalidade jornalístico-literária contribuiu para forjar referências compartilhadas de práticas modernas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Oliveira, Alexandre Barbosa de, Tânia Cristina Franco Santos, Ieda de Alencar Barreira, Gertrudes Teixeira Lopes, Antônio José de Almeida Filho et Wellington Mendonça de Amorim. « Enfermeiras brasileiras na retaguarda da Segunda Guerra Mundial : repercussões dessa participação ». Texto & ; Contexto - Enfermagem 18, no 4 (décembre 2009) : 688–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072009000400010.

Texte intégral
Résumé :
Estudo histórico-social, cujos objetivos foram descrever as circunstâncias da mobilização e da desmobilização das enfermeiras brasileiras que atuaram na Segunda Guerra Mundial, e discutir a eficácia simbólica da participação dessas enfermeiras no campo militar. Utilizou-se como fontes de dados os documentos escritos coletados em arquivos históricos civis e militares do Rio de Janeiro; entrevista realizada com uma enfermeira que atuou na Força Expedicionária Brasileira; além de uma fotografia pertencente ao Acervo da Força Expedicionária Brasileira. Os achados, classificados, contextualizados e analisados à luz da Teoria do Mundo Social de Pierre Bourdieu, evidenciaram que a participação de mulheres na guerra, na condição de enfermeiras militares, ao tempo em que representou a ocupação de um espaço homologado por mandatários do poder, também contribuiu para consagrar a inserção de mulheres em espaços públicos consagrados aos homens, ainda que na retaguarda.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Atkinson, Rebecca. « Traduzindo Valongo : a Tradução da Proposta de Inscrição do Sítio Arqueológico Cais do Valongo na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO ». Cadernos de Tradução 41, no 1 (15 janvier 2021) : 66–85. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2021.e67457.

Texte intégral
Résumé :
Este texto busca analisar a tradução de um trecho do dossiê de candidatura do Sítio Arqueológico Cais do Valongo a Patrimônio Mundial da UNESCO pela lente da Linguística Sistêmico-Funcional. O cais, descoberto em 2011 durante os trabalhos de reurbanização no centro do Rio de Janeiro, foi construída em 1811 para o desembarque dos africanos escravizados no país. A análise enfoca um trecho do dossiê que descreve a chegada e o processamento dos africanos recém-chegados no Rio de Janeiro e as traduções para o inglês produzidas por alunos de tradução. Partes do texto em que as traduções dos alunos divergem do original são analisadas, trazendo à tona aspectos marcantes do texto, como a utilização de nominalizações e de construções verbais passivas, induzindo um efeito de apagamento dos atores históricos e distanciamento dos autores dos acontecimentos que narram. Alterações sutis identificadas em algumas das traduções, como a troca de construções passivas por verbos na voz ativa, ou vice-versa, revelam a agência ou interferência do tradutor na representação do texto de origem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Gouveia Engel, Magali. « Gêneros, modernidade e moralidade : leituras da cidade submersa nas crônicas de Benjamin Costallat ». La Manzana de la Discordia 2, no 1 (10 mars 2016) : 65. http://dx.doi.org/10.25100/lamanzanadeladiscordia.v2i1.1415.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: Inspirados nas experiências literárias que,situadas dentro dos parâmetros da crônica mundana esocial, buscavam retratar o submundo das grandesmetrópoles, os escritos de Benjamim Costallat (1897-1961) têm como uma das temáticas centrais a relaçãoentre a modernidade e os padrões morais que, segundoo autor, passaram a nortear nas primeiras décadas doséculo XX, os comportamentos urbanos. Destacam-se,neste sentido, as crônicas publicadas na série «Mistériosdo Rio» do Jornal do Brasil – reunidas em livro no anode 1924 –, onde são construídas e/ou veiculadas imagensfemininas e masculinas. Trata-se, pois, de analisar nestesescritos a leitura profundamente moralista e conservadoradas cidades submersas e de seus personagensproposta pelo autor.Palavras-chave: gêneros, cidade do Rio, modernidade,crônicas de Benjamim CostallatResumen: Inspirados en las experiencias literariasque, situadas dentro de los parámetros de la crónicamundana y social, buscaban retratar el submundo delas grandes metrópolis, los escritos de BenjaminCostallat (1897-1961) tienen como una de las temáticascentrales la relación entre la modernidad y los patronesmorales que, según el autor, pasaron a orientar en lasprimeras décadas del siglo XX, los comportamientosurbanos. Se destacan, en este sentido, las crónicaspublicadas en la serie «Misterios de Rio», del Jornal doBrasil –reunidas en libro en el año de 1924– donde sonconstruidas o vehiculadas imágenes femeninas ymasculinas. Se trata, pues, de analizar en estos escritosla lectura profundamente moralista y conservadora delas ciudades y de los personajes propuesta por el autor.Palabras clave: géneros, ciudad de Rio, modernidad,crónicas de Benjamin Costallat.Abstract: Inspired on the literary experiences which,within the parameters of the worldly social chronicle,sought to portray the underworld of great metropoles, Benjamin Costallat’s writings (1897-1961) have as one of their central themes the relationship between modernity and moral patterns that, according to the author, came to orienturban behavior during the first decades of the XX Century. In this regard, the chronicles published in the Journal of Brazil, in the series entitled «Mysteries of Rio» –gathered in book form in 1924– stand out, in which feminine and masculine images are constructed. The object is to analyze the profoundly moralistic and conservative reading of the cities and the characters proposed by the author.Key Words: genders, city of Rio, modernity, chroniclesby Benjamin Costallat
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Corrêa, Lindley De Oliveira, et Millena Cassim Rodrigues Guedes. « Dinorá de Simas Enéas : uma pensionista de Gravura de Medalhas em Roma durante a 1ª Guerra Mundial ». LaborHistórico 6, no 2 (29 décembre 2020) : 517–39. http://dx.doi.org/10.24206/lh.v6i2.40555.

Texte intégral
Résumé :
A pensionista de Gravura de Medalhas e Pedras Preciosas, Dinorá de Simas Enéas, ganhadora do prêmio de Viagem da Escola Nacional de Belas Artes no ano 1913, se depararia meses após a sua chegada a Roma com uma situação inesperada que a faria retornar ao Brasil, interrompendo sua pensão: a Primeira Guerra Mundial. Dentre os registros de todo este processo, conservados no Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentamos aqui uma série de cartas que foram trocadas entre as partes para regularização da situação da estudante.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Cytrynowicz, Roney. « Além do Estado e da ideologia : imigração judaica, Estado-Novo e Segunda Guerra Mundial ». Revista Brasileira de História 22, no 44 (2002) : 393–423. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882002000200007.

Texte intégral
Résumé :
A partir de uma pesquisa em fontes primárias das instituições centrais associadas à imigração judaica em São Paulo e Rio de Janeiro, este artigo mostra como, durante o Estado-Novo e a Segunda Guerra Mundial, as entidades judaicas funcionaram de forma corriqueira, adaptaram-se às restrições nacionalistas do governo Getúlio Vargas e, muitas vezes, engendraram estratégias sofisticadas para enfrentar a lei e a ideologia. Esta perspectiva de história social e do cotidiano evidencia, portanto, uma leitura distinta daquela que - analisando exclusivamente a lei, a ideologia e o preconceito do regime Vargas - considera que havia um clima de medo e perseguição generalizado entre os imigrantes judeus residentes no País. Este artigo mostra, complementarmente, que 1937-1945 foram anos decisivos para a implantação de uma comunidade etnicamente ativa e para a sedimentação de uma identidade judaico-brasileira.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Farias, Carolyne Wanessa Lins de Andrade, Suzana Maria Gico Lima Montenegro, Frederico Abraão Costa Lins et Abelardo Antônio de Assunção Montenegro. « Correção de tendência das projeções climáticas futuras simuladas pelo modelo regional Eta-Hadgem2-Es para a Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú, Nordeste do Brasil ». Journal of Environmental Analysis and Progress 5, no 3 (27 août 2020) : 288–301. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.5.3.2020.2812.288-301.

Texte intégral
Résumé :
Os efeitos das mudanças climáticas futuras decorrentes de ações antrópicas sobre os recursos hídricos têm sido uma das principais questões estudadas atualmente. A compreensão dessas mudanças é de extrema importância para que ações de prevenção e mitigação sejam tomadas. Uma das formas de avaliar tais efeitos é por meio da inclusão das previsões climáticas em modelos hidrológicos. Entretanto, os dados oriundos de modelos climáticos globais/regionais geralmente possuem erros sistemáticos (vieses), e não podem ser utilizados diretamente na modelagem hidrológica. Neste contexto, objetivou-se realizar a correção de tendência de dados de precipitação e temperatura simulados pelo modelo regional Eta-HadGEM2-ES para a Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú, testando dois métodos para a correção de tendência, utilizando o software Climate Model for Hydrologic Modeling (CMHyd). Os dados de precipitação e temperatura simulados pelo modelo regional Eta-HadGEM2-ES foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A correção de tendência foi realizada testando-se dois métodos para a correção: Linear Scaling (LS) e Distribution Mapping (DM). Ambos os métodos foram capazes de corrigir a tendência dos dados de precipitação e temperatura da projeção climática do modelo regional Eta-HadGEM2-ES, mas o método DM mostrou-se mais eficaz na correção quando comparado ao LS.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Ahmad, Ijaz, De Shan Tang, Mei Wang et Sarfraz Hashim. « Trend Analysis on Precipitation Time Series Data in Munda Catchment, Pakistan ». Applied Mechanics and Materials 692 (novembre 2014) : 97–102. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/amm.692.97.

Texte intégral
Résumé :
This paper investigates the trends in precipitation time series of 10 stations for the time period of 51 years (1961-2011) in the Munda catchment, Pakistan. The Mann-Kendall (MK) and Spearman’s rho (SR) tests were employed for detection of the trend on the seasonal and annual basis at 5% significance level. For the removal of the serial correlation Trend Free Pre-Whitening approach was applied. The results show, a mixture of positive (increasing) and negative (decreasing) trends. A shift in precipitation time series is observed on seasonal scale from summer to autumn season. The Charbagh station exhibits the most number of significant cases on the seasonal basis while, no significant trends are found at Thalozom, Kalam and Dir stations. On the annual basis, only Charbagh station shows a significant positive trend, while on other stations, no significant trends are found annually. The performance of MK and SR tests was consistent in detecting the trend at different stations.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Melo, Victor Andrade de. « Educação do corpo - bailes no Rio de Janeiro do século XIX : o olhar de Paranhos ». Educação e Pesquisa 40, no 3 (7 février 2014) : 751–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014005000004.

Texte intégral
Résumé :
Muitos autores consideram os anos 1850 como um marco na história brasileira, pois foi um período em que se conformou, em diferentes âmbitos, uma estabilidade que permitiu avançar, de forma mais efetiva, o processo de construção da nação independente. Na capital, que se tornou foco irradiador de novas modas e costumes, gestou-se uma dinâmica social mais mundana, uma maior estruturação do comércio de luxos e entretenimentos. Ao estudar esse período da história brasileira, este artigo tem por objetivo discutir os aspectos educacionais que cercavam uma das atividades comumente promovidas no Rio de Janeiro de meados do século XIX, os bailes, a partir do olhar de um importante personagem do Império: José Maria da Silva Paranhos. Trata-se de uma pesquisa histórica que utilizou como fontes 47 crônicas da série Cartas ao amigo ausente, publicadas no Jornal do Commercio entre os anos de 1850 e 1851. Ao final, conclui-se que a visão de Paranhos a respeito dos bailes tem relação direta com sua percepção e seus projetos para o país. Os eventos dançantes não eram concebidos somente como um divertimento, mas, a seu ver, eram também ocasiões que contribuíam para forjar e fortalecer uma sociedade civil, composta por distintos setores da elite nacional, que poderia conduzir o Brasil a um futuro alvissareiro, marcado pelas ideias de civilização e progresso. Os posicionamentos de Paranhos ajudam a entender os bailes como uma estratégia de educação do corpo a partir de três princípios: eficácia, propriedade e identidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Fernandes, Vinícius Rodrigues Vieira, et Clesio Marcelino de Jesus. « FINANCIAMENTOS DO BANCO MUNDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL DO RIO GRANDE DO NORTE : UMA ANÁLISE DO PROJETO GOVERNO CIDADÃO NO TERRITÓRIO ALTO OESTE ». Informe GEPEC 25 (18 janvier 2021) : 66–90. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v25i0.26299.

Texte intégral
Résumé :
Por meio da sua atuação política, intelectual e financeira, o Banco Mundial vem contribuindo para que espaços subnacionais institucionalizem suas políticas de desenvolvimento rural, com destaque para o Rio Grande do Norte, que, historicamente, tem recorrido aos financiamentos da instituição para a implementação dessas ações. O último capítulo dessa relação ocorreu com o financiamento do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio Grande do Norte (Projeto Governo Cidadão), em 2013, que utiliza o enfoque territorial. Objetiva-se analisar a experiência de territórios potiguares com a execução desta Política, estudando-se o caso do território Alto Oeste. Lançou-se mão de entrevistas semiestruturadas com membros envolvidos no Programa e recorreu-se ao uso de dados secundários e primários para efetuar análises. Em que pesem algumas possibilidades encontradas, sobressaem problemas com os projetos financiados, reduzida articulação com a política territorial federal e baixa interação bottom-up e top-down. Conclui-se que o complexo arranjo institucional vigente exige revisão das estruturas de governança e um efetivo pacto territorial entre Estado e sociedade civil na construção do desenvolvimento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Araújo, Michelle Piraciaba, Wania Amélia Belchior Mesquita et Vanessa Da Silva Palagar Ribeiro. « Tornando-se um Peregrino : jovens católicos de Campos dos Goytacazes na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro ». Revista Vértices 21, no 3 (19 décembre 2019) : 406–16. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v21n32019p406-416.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como objetivo compreender as práticas religiosas de jovens católicos no contexto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), ocorrida na cidade do Rio de Janeiro em 2013, a partir de uma pesquisa empírica realizada com um grupo de jovens católicos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Campos dos Goytacazes – RJ. Apresentam-se, inicialmente aspectos demográficos da população jovem desse município, delimitada pelo perfil da religião de acordo com os dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a tendência de queda do catolicismo identificada nesse recenseamento. Considerando esse quadro analítico, focalizamos algumas dinâmicas religiosas sobre a preparação de jovens campistas na JMJ.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Monteiro, João Evangelista Dias, et Osiris Ricardo Bezerra Marques. « A Jornada Mundial da Juventude 2013 : os impactos econômicos dos gastos dos peregrinos na Cidade do Rio de Janeiro ». Tourism & ; Management Studies 11, no 2 (31 juillet 2015) : 71–77. http://dx.doi.org/10.18089/tms.2015.11209.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Estenssoro, Fernando. « HISTORIA DE AMÉRICA LATINA EN LA POLÍTICA AMBIENTAL MUNDIAL. DE ESTOCOLMO 1972 A RÍO DE JANEIRO 2012 ». Revista Direito em Debate 29, no 54 (13 novembre 2020) : 6–20. http://dx.doi.org/10.21527/2176-6622.2020.54.6-20.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo é uma análise histórica dos quarenta anos de participação da América Latina e do Caribe (AMLC) no debate ambiental global, ou seja, todo o debate que ocorre no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus apelos aos países do mundo destinados a superar a crise ambiental global. Esse período vai da Conferência das Nações Unidas sobre o Estado do Ambiente Humano, em Estocolmo, 1972, até a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro de 2012. Durante esse período, cinco grandes momentos são esquematicamente propostos que permitem a reunião de e levantar quais foram as principais idéias da AMLC no debate ambiental e como elas foram geradas e expressas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Speranza, Clarice Gontarski. « Os mineiros de carvão, seus patrões e as leis sobre trabalho : conflitos e estratégias durante a Segunda Guerra Mundial ». Revista Brasileira de História 32, no 64 (décembre 2012) : 129–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882012000200008.

Texte intégral
Résumé :
O artigo examina uma série de conflitos ocorridos entre trabalhadores das minas de carvão e seus patrões no Rio Grande do Sul em 1943, relacionados à pressão pelo cumprimento de leis. Tais conflitos tiveram desdobramentos diretos no Judiciário, indicando uma opção dos militantes sindicais pela estratégia legal e política como forma de garantir direitos. Essa estratégia combinava um discurso de aparente confiança e apoio ao governo de Getúlio Vargas, e de júbilo e elogio pela instalação da Justiça do Trabalho, porém associados a uma cobrança intensa pelo cumprimento da legislação social e à utilização ativa dos instrumentos jurídico-legais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Vasques, Daniel Giordani, Mauro Myskiw, Patrick Trabal et Marco Paulo Stigger. « A ANTIDOPAGEM EM FACE DAS DEMANDAS DA AGÊNCIA MUNDIAL : UMA ETNOGRAFIA DA ‘CONFORMIDADE’ EM AÇÃO ». Movimento (ESEFID/UFRGS) 27 (12 juillet 2021) : e27035. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.111756.

Texte intégral
Résumé :
A “conformidade” é um instrumento utilizado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) para a aderência das agências nacionais às exigências do capturador. No presente artigo, descrevemos, com base na sociologia pragmática, as ações de atores no trabalho de constituição da “conformidade” da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), tendo em vista a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e o desenvolvimento de uma “cultura antidopagem”. A partir de uma etnografia multissituada, procuramos descrever os trabalhos dos mediadores, transformando, traduzindo, distorcendo e modificando os seus interesses. Elegemos como fontes de controvérsias a criação e funcionamento da ABCD; a aprovação do Código Brasileiro Antidopagem; e a constituição e funcionamento do Justiça Desportiva Antidopagem. O trabalho social de conquista da “conformidade” da ABCD reflete um processo de translação para a estabilização dessa comunidade nacional antidopagem protagonizada por uma agência de Estado e, portanto, na composição de uma política pública.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Breuer, Irene. « Revisión de la confrontación Heidegger-Husserl. La protocontingencia del mundo de la vida y sus estructuras esenciales ». Investigaciones Fenomenológicas, no 17 (8 février 2021) : 61. http://dx.doi.org/10.5944/rif.17.2020.29704.

Texte intégral
Résumé :
La confrontación entre Heidegger y Husserl que ha dominado hasta fecha reciente la interpretación filosófica debe ser revisada a la luz de las indagaciones de Husserl sobre la protofacticidad: Ella concierne a una ontología del mundo de la vida que es afín a la mundaneidad heideggeriana: Los protohechos constituyen un horizonte de sentido ya instaurado, que el yo debe reconfigurar en su praxis. Esta protofacticidad inmodalizable alberga un núcleo de protocontingencia que da cuenta no sólo de la contingencia fáctica de las categorías experienciales, sino también la del mundo, del ego y de los entes finitos: En tanto procesos o sujetos a cambios cualitativos en sus características esenciales su modo de ser se caracteriza por una permanente apertura esencial. Ambos pensadores sostienen la contingencia esencial del mundo, de la que sólo puede dar cuenta la experiencia fáctica hic et nunc de un ego encarnado y mundano.The confrontation between Heidegger and Husserl, ever present in philosophical debates, should be reviewed in the light of Hus-serl’s late inquiries into protofacticity. Concerning the ontology of the lifeworld, it addresses some of the issues of Heidegger’s characterization of Dasein as being-in-the-world: Protofacts constitute an already given sense-horizon, which the ego must re-configurate in its praxis. This unmodalizable primal facts host a core of protocontingency that accounts for the factual contingency not only of the categories of experience, but of the world, the ego and of finite beings: Understood as processes or subjected to qualitative changes in their essential structures, their mode of being is characterized by an essential openness. Both thinkers sustain the contingency of the world, for which only the hic et nunc factual experience of a mundane, incarnated ego can account.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Bernardes, Margarida Maria Rocha, Gertrudes Teixeira Lopes et Tânia Cristina Franco Santos. « A visibilidade da atuação de uma enfermeira do Exército Brasileiro a um ferido na 2ª Guerra Mundial ». Revista da Escola de Enfermagem da USP 39, no 1 (mars 2005) : 62–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342005000100008.

Texte intégral
Résumé :
Estudo histórico-sociológico com o objetivo de analisar e descrever a visibilidade da atuação de uma enfermeira do Exército inserida na Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a 2º Guerra Mundial. Fonte primária: uma fotografia da época, articulada aos depoimentos orais de dezenove agentes. Essa modalidade de obtenção de dados possibilitou criar um método de pesquisa que denominamos Analítico Fotográfico Oral. Escolhemos a foto no acervo iconográfico do Exército localizado no Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro. Fontes secundárias: acervo literário sobre o contexto histórico social da época. Utilizamos os conceitos de habitus, poder e capital cultural de Pierre Bourdieu. Os resultados evidenciaram que para enfrentar o desafio, as voluntárias precisaram adquirir novos habitus mediante treinamento obrigatório, orientado pelos militares para cuidar dos feridos de guerra.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

De Freixo, Adriano, et Vágner Camilo Alves. « O Futebol em Tempos de Conflito : os grandes clubes do Rio de Janeiro e a Segunda Guerra Mundial (1942-1945) ». Revista Tempo e Argumento 13, no 32 (30 avril 2021) : e0101. http://dx.doi.org/10.5965/2175180313322021e0101.

Texte intégral
Résumé :
EEm agosto de 1942, o Brasil declarou guerra à Alemanha e Itália e, no período subsequente a essa declaração, houve intensa mobilização do Estado brasileiro para articular o front externo – com a estruturação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) – e o interno –, com a mobilização maciça dos recursos civis para o esforço de guerra. A produção historiográfica sobre o período tem priorizado a discussão da atuação do Estado nesse processo, seja através da análise da participação brasileira no conflito, seja enfatizando o seu caráter autoritário e os mecanismos repressivos por ele utilizados para mobilizar e controlar a sociedade. Estudos sobre a atuação de entidades da sociedade, que, com algum grau de autonomia e por interesses diversos, também atuaram no esforço de guerra, são relativamente escassos. Tendo como ponto de partida as relações entre Estado e sociedade durante o Estado Novo, este trabalho pretende analisar a mobilização dos principais clubes de futebol cariocas durante a Segunda Guerra Mundial, a partir de matérias publicadas pela imprensa do Rio de Janeiro e da documentação disponível no acervo dos clubes. Parte-se da hipótese de que houve, mesmo que de forma esparsa, certo grau de atuação autônoma de setores da sociedade carioca para o esforço de guerra.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Cunha, Ricardo Almeida, Allison Gonçalves Silva, Leonardo Dias Nascimento, Luciano De Souza Lima et Marcus Luciano Ferreira de Souza Bandeira. « POLYPUS : SONDA DE BAIXO CUSTO PARA ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUAS SUPERFICIAIS ». Revista Gestão & ; Sustentabilidade Ambiental 9, no 4 (29 décembre 2020) : 653. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020653-671.

Texte intégral
Résumé :
A baixa disponibilidade no mercado de sondas multiparâmetros de baixo custo que permitam a coleta de dados e acesso aos seus resultados em tempo real remotamente levou ao desenvolvimento dessa pesquisa. Este trabalho apresentou uma contribuição na criação e implementação de um sistema integrado (hardware e software), batizado de Polypus, que se baseia na análise de águas superficiais através do uso de sensores de temperatura, pH, salinidade, eletro condutividade, oxigênio dissolvido e sólidos totais dissolvidos em plataforma microcontroladora, visando sua aplicação em um sistema hídrico para avaliação dos resultados em suas variações temporais e espaciais. Para atender a proposta primeiramente foi criado um protótipo de um sistema integrado dotado de sensores fabricados pela empresa Dfrobot em plataforma Arduíno Mega. E por fim desenvolvido um programa para controle do sistema integrado bem como armazenamento/transmissão dos dados coletados. A pesquisa foi realizada em laboratório e as amostras das águas avaliadas provenientes da foz do rio Buranhém, do rio Mundaí e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). O Protótipo conta ainda em sua estrutura com módulo de transmissão de dados GSM SIM800L, módulo de armazenamento micro-SD, alimentação de duas baterias externas, um módulo sensor shield e visor LCD. Os dados foram obtidos a partir do protótipo Polypus e da sonda multiparâmetros Hanna HI 9828. Os resultados foram confrontados e por meio de comparação simples pôde-se verificar um comportamento análogo dos dispositivos, demonstrando que não houve diferenças significativas nos resultados. O custo obtido do protótipo foi de aproximadamente R$ 1.500,00 versus o custo de uma sonda multiparâmetros que é de aproximadamente R$ 10.500,00. Os resultados apresentados até o momento mostraram a confiabilidade no uso do protótipo desenvolvido a baixo custo nos projetos de análise ambiental.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Linck, Bruno, Jorge Moreira et Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro. « RESENHA DO LIVRO "FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA : COMO OS LUTADORES BRASILEIROS TRANSFORMARAM O MMA EM UM FENÔMENO MUNDIAL" ». Movimento (ESEFID/UFRGS) 19, no 4 (2 octobre 2013) : 333. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.39879.

Texte intégral
Résumé :
AWI, F. Filho teu não foge à luta: como os lutadores brasileiros transformaram o MMA em um fenômeno mundial. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012. Como os lutadores brasileiros tornaram o MMA, em um fenômeno mundial. Conta a história da criação do mma, o esporte que mais cresce no mundo. Desde seu surgimento através dos confrontos de Vale Tudo feitos pela Família Gracie, até os dias atuais. O livro foi elaborado a partir de relatos dos personagens que fizeram parte dessa história. E mostra como o Vale Tudo foi modificado para se tornar um esporte que move milhões em dinheiro e cria atletas que hoje praticam o MMA no mundo todo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Campos, Rosânia. « FAZENDO O DEVER DE CASA : ESTRATÉGIAS MUNICIPAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FACE ÀS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL ». Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 10, no 18 (20 décembre 2016) : 353. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v10e182016353-370.

Texte intégral
Résumé :
O presente texto origina-se em uma pesquisa desenvolvida junto às três maiores cidades dos estados de Santa Catarina e Rio grande do sul, cujo objetivo era analisar quais estratégias esses municípios estavam privilegiando para atender a obrigatoriedade da matrícula aos quatros anos. Foi uma pesquisa documental, na qual a coleta de dados foi realizada em diferentes sites federais e municipais. Os dados coletados foram tabulados e, posteriormente, analisados. As análises indicaram duas fortes estratégias priorizadas: o conveniamento e a parcialização do atendimento. Para este artigo, optamos em discutir o processo de conveniamento na maior cidade de cada um dos estados, procurando captar os nexos entre essa opção governamental e as indicações dos organismos internacionais, sobretudo o Banco Mundial, que defendem os atendimentos informais como uma proposta boae de baixo custo para o desenvolvimento da primeira infância.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie