Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Síntese orgânica (Química).

Articles de revues sur le sujet « Síntese orgânica (Química) »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Síntese orgânica (Química) ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Alves, Diego S., Milenna M. Sena, Felipe A. Viana et Rafael O. Rocha. « Organocatálise : Conceitos e Aplicações nas Reações de Aldol, Adição Conjugada e Henry ». Revista Processos Químicos 5, no 9 (3 janvier 2011) : 64–78. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v5i9.134.

Texte intégral
Résumé :
A organocatálise é um dos campos da química orgânica de maior destaque e de grande potencial da atualidade. Nos últimos anos, um crescente número de publicações neste campo tem sido reportado onde pequenas moléculas orgânicas quirais são utilizadas como catalisadores para indução de assimetria, livre de metal, levando à obtenção de intermediários versáteis para a síntese de compostos com potencial farmacológico elevado. Esse interesse se deve à praticidade das metodologias e às altas seletividades obtidas nas diferentes reações já estudadas, tais como, reações de adição aldólica, adição de Michael e reações de Henry. Mais recentemente, esforços têm sido aplicados na síntese de novos organocatalisadores quirais, seja por pequenas modificações estruturais de moléculas já empregadas em organocatálise, tais como os aminoácidos e alcalóides naturais do tipo cinchonas e cinchonidinas, ou até mesmo pela síntese de guanidinas, tiouréias e sulfonamidas quirais, o que tem se mostrado como um ramo em pleno crescimento para aplicação e desenvolvimento de metodologias em sínteses enantiosseletivas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Rocha, David Rodrigues da, Vitor Francisco Ferreira et Wilson da Costa Santos. « Aspectos da Síntese Orgânica no Desenvolvimento de Métodos e de Moléculas Biologicamente Ativas ». Revista Processos Químicos 2, no 3 (2 janvier 2008) : 9–22. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v02i03.p09-22.2008.

Texte intégral
Résumé :
A síntese orgânica é um dos pilares da indústria farmoquímica. Igualmente a outras áreas da ciência, avanços ocorrem rapidamente. Os processos químicos são inovados com novas reações, condições reacionais mais simples, acoplamento de reações, processos multicomponentes, novos catalisadores mais eficientes, etc. As indústrias de insumos de química fina e farmoquímicas precisam estar alerta para esta evolução, não apenas para a procura de novos fármacos, como também para os processos implantados, visando sempre a uma melhor adequação destes às novas demandas ambientais. Este trabalho procura enfatizar as questões relacionadas com as políticas industriais e como estas estão relacionadas às estratégias utilizadas no planejamento de uma síntese.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Valério Martins, Valquria Tereza, Kevin Christian de Melo Bacochina, Leonardo Henrique Coelho Da Silva et Helder Faria. « BIOCOMBUSTÍVEL : UMA QUESTÃO DE SUSTENTABILIDADE ». Revista Univap 22, no 40 (28 avril 2017) : 842. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1689.

Texte intégral
Résumé :
O artigo refere-se a uma atividade de pesquisa e experimentação realizada no primeiro semestre de 2016 por uma equipe de alunos da escola E.E.E.I. Professor Nelson do Nascimento Monteiro durante as aulas semanais da Disciplina Eletiva “Caminhos da Ciência”. Essa disciplina da escola integral é escolhida pelo alunos conforme a profissão que querem seguir, podendo elaborar pesquisas e projetos conforme sua escolha profissional com o auxílio de professores de áreas específicas. Este artigo tem como objetivo estudar, aprofundar e compreender o uso do biocombustível, buscando a inovação na técnica da síntese e seus benefícios para a sustentabilidade tendo como base o estudo da química orgânica voltada para as reações orgânicas, estudo de compostos orgânicos, suas propriedades e utilidades no dia a dia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Rocha, Keslei Rosendo da, et Arilton Januário Bacelar Júnior. « OTIMIZAÇÃO DA SÍNTESE DO ÓLEO DE BÉTULA USANDO MICRO-ONDAS GERADAS POR UM MAGNETRON MAPEADO ». Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia - ISSN : 1984-5693 9, Único (8 novembre 2017) : 54. http://dx.doi.org/10.22407/1984-5693.2017.v9.p.54-61.

Texte intégral
Résumé :
O aparelho de micro-ondas foi desenvolvido para tornar a vida mais fácil na cozinha. Hoje em dia eles podem ser usados para síntese orgânica reduzindo o tempo de reação. Nesse artigo, foi usado um destes aparelhos para promover uma reação química mapeando o magnétron do aparelho. O mapeamento do aparelho foi feito para determinar-se a localização do maior poder de radiação. Também fora feita uma reação orgânica para a síntese do metil-2-hidroxybenzoato (óleo de bétula) usando o aparelho de micro-ondas em vez do tradicional método de refluxo. Foram encontrados 63% de rendimento por este método.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Capellesso, Adinor José, et Ademir Antonio Cazella. « Indicador de sustentabilidade dos agroecossistemas : estudo de caso em áreas de cultivo de milho ». Ciência Rural 43, no 12 (1 octobre 2013) : 2297–303. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782013005000130.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência energética de sistemas de produção de milho convencional e orgânico em unidades produtivas do Extremo Oeste Catarinense. Os resultados do estudo de caso apontam que a produção dos híbridos transgênicos e convencionais tem uso intensivo de insumos, alcançando maior produtividade que o sistema orgânico. A conversão dos insumos em energia demonstra a baixa de eficiência energética. Com diferentes níveis de mecanização e adoção de tecnologia, o principal fator responsável pelas entradas energéticas é o uso de adubos nitrogenados de síntese química. As áreas com sistemas de produção orgânica apresentam maior eficiência energética, sendo conduzidas em pequena escala e obtendo menor produtividade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Dias Gonçalves de Oliveira, Leandro José, Ana Júlia Bastos Madeira, Gabriel Penna Matias, Karolayne Naiara Oliveira Gomes et Letícia Rodrigues Lacerda. « SÍNTESE DO CORANTE 2-CARBOXI-INDOFENOL DISSÓDICO E VERIFICAÇÃO DE SUA PROPRIEDADE ANALÍTICA DE INDICADOR ÁCIDO-BASE ». RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 4, no 2 (8 février 2023) : e422797. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2797.

Texte intégral
Résumé :
Corantes são substâncias, quase sempre orgânicas, muito presentes em nossas vidas, e possuem a função de adicionar cor sem que o material de contato perca sua transparência, sendo largamente utilizados no campo industrial. O presente artigo versa sobre a replicação da síntese do corante 2-carboxi-indofenol dissódico através da condensação entre estruturas de fármacos, o Paracetamol e a Aspirina®, a qual foi conduzida por estudantes do ensino técnico de química de uma escola estadual do Médio-Piracicaba, MG. Contudo, foram propostas modificações ao processo de síntese e novos testes foram realizados para verificar a propriedade de indicador ácido-base do corante. Os resultados revelaram que o corante sintetizado possui propriedade analítica de sofrer protonação ou desprotonação dependendo do meio reacional, mudando de cor em meio ácido e retornando à sua cor original em meio alcalino. Porém, ele se mostrou pouco eficiente em soluções de ácidos diluídos. Observou-se, também, que ele se desestabiliza com facilidade e, por ser sintetizado em meio alcalino concentrado, estima-se que sua interação com outras soluções possa interferir em resultados de análises volumétricas, por exemplo, não sendo viável sua utilização em titulações. Contudo, novos estudos são necessários para melhor concluir sobre a viabilidade de sua utilização em análises quantitativas. A síntese realizada é importante, considerando que pode contribuir para elucidar dúvidas quanto à aplicação do corante produzido e oportunizar estudos promissores em síntese orgânica e química analítica a partir de princípios ativos farmacológicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Cristiano, Rodrigo, Marília Gabriela B. Cabral, Rafael B. de Aquino et Cláudia M. Z. Cristiano. « Síntese de cristais líquidos derivados do nitroazobenzeno : uma proposta de síntese multi-etapas aplicada às aulas de química orgânica experimental ». Química Nova 37, no 1 (2014) : 181–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422014000100031.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Costa, Kelly Clair de Moura da, Danúbia Jussara Bento da Silva, Jair Marques Júnior et Claudemir Batalini. « Avaliação dos potenciais antioxidante e tóxico de amidas aromáticas sintetizadas seguindo a Química Verde ». Research, Society and Development 11, no 2 (6 février 2022) : e58811225913. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25913.

Texte intégral
Résumé :
A síntese orgânica corresponde ao maior meio de produção de novos fármacos na terapêutica atualmente disponível no mercado, desse modo, pensar em processos de produção que visem a menor agressão ao meio ambiente e geração de resíduos é imprescindível, principalmente de amidas aromáticas que por via clássica de síntese geram resíduos, e são amplamente aplicadas na indústria química e farmacêutica de modo geral. Este estudo analisou o padrão antioxidante e tóxico de cinco amidas aromáticas sintetizadas seguindo preceitos da Química Verde - pelo método de Schotten-Baumann, sendo enaltecida sua relação estrutura-atividade para explicar os padrões encontrados no estudo. Ressalta-se que duas delas apresentaram resultados promissores para o teste antioxidante e tóxico, e podem seguir adiante em estudos futuros que testem com segurança suas aplicações e usos como compostos bioativos, ambas são consideradas inéditas na literatura até o presente momento, estabelecendo, portanto, o importante vínculo entre as vias alternativas verdes de produção para o meio industrial e o meio ambiente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Cavalheiro, A. A., M. A. Zaghete et J. A. Varela. « Influência do oxalato de amônio na formação do precursor columbita obtido pelo método Pechini ». Cerâmica 45, no 292-293 (juin 1999) : 56–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69131999000200002.

Texte intégral
Résumé :
A rota da columbita para síntese do PMN (Pb3MgNb2O9) é um processo que permite reduzir significativamente a formação de fases secundárias. O método Pechini, utilizado na síntese da columbita, permite perfeita homogeneidade química e maior reatividade dos pós. Neste trabalho foi demonstrado como o controle dos parâmetros de síntese, impurezas e condição de calcinação podem afetar a obtenção de MN uma única fase cristalina MgNb2O6. Durante a etapa de decomposição da matéria orgânica, a presença do resíduo oxalato de amônio elevou a temperatura de síntese do MN, reduzindo os valores da área superficial. Os resultados de TG/DTA e DRX indicaram que o mecanismo de formação da fase columbita é influenciado pela quantidade de resíduo de oxalato de amônio existente na resina. O precursor columbita (MN), com monofase cristalina e grande reatividade superficial, foi obtido utilizando solução de citrato de nióbio completamente livre de impurezas e calcinação a 900°C por 2 horas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Alves Oliveira, Ana Flávia, Paula Viana Queiroz, Carlos Henrique Furtado da Cunha, André Gustavo Sato et Fábio De Ávila Rodrigues. « TRANSESTERIFICAÇÃO DO ACETATO DE ETILA COM METANOL : AVALIAÇÃO TERMODINÂMICA ». Journal of Engineering and Exact Sciences 3, no 3 (10 février 2017) : 499–506. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss3pp499-506.

Texte intégral
Résumé :
A transesterificação é uma das mais primordiais reações da química orgânica, e é responsável pela síntese de diversos produtos, nos mais variados ramos industriais. O estudo aqui realizado consiste em avaliar o comportamento da reação modelo de transesterificação de acetato de etila com metanol a fim de se obter acetato de metila e etanol usando a abordagem de minimização de energia de Gibbs para cálculo de equilíbrio químico. A simulação foi realizada no software Aspen Plus 8.8 e para efeitos comparativos variou-se as temperaturas de reação e razões molares de reagentes. A partir dos resultados de simulação nota-se que a temperatura de reação não exerce grande influência na composição de equilíbrio. Por outro lado, o equilíbrio termodinâmico mostra forte dependência na razão molar de reagentes quando se analisa o processo isotermicamente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Baptistella, Lúcia H. B., Rosana A. Giacomini et Paulo M. Imamura. « Síntese dos analgésicos paracetamol e fenacetina e do adoçante dulcina : um projeto para química orgânica experimental ». Química Nova 26, no 2 (mars 2003) : 284–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422003000200024.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Murtinho, Dina Maria B., Maria Elisa S. Serra et Marta Pineiro. « Síntese de fotoprotetores e sua imobilização em poli(metacrilato de metilo) : um projeto integrado de química orgânica, química de polímeros e fotoquímica ». Química Nova 33, no 8 (2010) : 1805–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422010000800032.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Bisol, Tula Beck, Marcelo Volpatto Marques, Thaís Andreia Rossa, Maria da Graça Nascimento et Marcus Mandolesi Sá. « Síntese da Epoxone a partir de D-frutose : um experimento didático em laboratório de Química Orgânica com foco nos princípios da Química Verde ». Química Nova 35, no 6 (2012) : 1260–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422012000600035.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Farias, Robson Fernandes de. « Uma proposta de síntese para o ensino integrado das disciplinas experimentais de química orgânica e inorgânica nos cursos de graduação ». Química Nova 26, no 1 (janvier 2003) : 139–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422003000100024.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Cunha, Silvio, Luciano M. Lião, Ricardo R. Bonfim, Rodrigo M. Bastos, Ana Paula M. Monteiro et Kelly S. Alencar. « Síntese do isobutileno e seu emprego em reações de esterificação : propostas de aulas práticas de química orgânica para a graduação ». Química Nova 26, no 3 (mai 2003) : 425–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422003000300022.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Gonçalves, Débora Cristina, Luciana Alves Parreira et Luciano Menini. « ESTUDO DA OXIDAÇÃO DE ÁLCOOL NATURAL POR MATERIAIS SÓLIDOS ». Revista Univap 22, no 40 (24 janvier 2017) : 388. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.904.

Texte intégral
Résumé :
Resumo: Reações de oxidação para obter aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e ésteres são reações de fundamental importância em síntese orgânica na indústria farmacêutica e química. A busca por reagentes seletivos, que possam ser utilizados em quantidades catalíticas, recicláveis, de fácil manuseio, não tóxicos, estáveis, bem como capazes de proporcionar reações com custo e tempo reduzidos, condições brandas e rendimentos elevados, tem sido objeto de intensos estudos. Recentemente uma inesperada atividade do ouro na oxidação de álcoois, colocando os materiais contendo nanopartículas de ouro suportadas entre os catalisadores mais promissores para essas reações devido a sua alta atividade e estabilidade. Neste trabalho, foi desenvolvido um excelente processo de oxidação catalítica do natural, álcool cinâmico, em um sistema heterogêneo, utilizando matérias contendo nanopartículas de ouro em óxido de magnésio (Au/MgO). O processo apresenta um grande avanço tecnológico, pois as utilizações de catalisadores sólidos diminuem o tempo de separação do catalisador da reação, e desta forma minimiza-se o tempo de produção em uma escala industrial.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Zeoula, Lúcia Maria, Saul Ferreira Caldas Neto, Antonio Ferriani Branco, Ivanor Nunes do Prado, Augusto Ortega Dalponte, Marcos Kassies et Fábio Luiz Fregadolli. « Mandioca e Resíduos das Farinheiras na Alimentação de Ruminantes : pH, Concentração de N-NH3 e Eficiência Microbiana ». Revista Brasileira de Zootecnia 31, no 3 suppl (juin 2002) : 1582–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982002000600030.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a concentração de N-NH3, o pH do líquido ruminal e a eficiência de síntese microbiana de rações que continham diferentes fontes energéticas: milho (MI), milho + casca de mandioca desidratada (MC), raspa de mandioca (RM) e farinha de varredura de mandioca (FV). Foram utilizados quatro novilhos da raça Holandesa (270 kg), portadores de cânulas ruminal e duodenal, distribuídos em um delineamento Quadrado Latino 4x4. A cinza insolúvel em ácido foi utilizada como indicador do fluxo duodenal e fecal. Não houve efeito das rações experimentais no pH ruminal. No entanto, menor concentração de N-NH3 foi observada para a ração com FV. O fluxo duodenal de matéria orgânica e nitrogênio e a composição química das bactérias ruminais não foram influenciados pelas rações experimentais. A maior eficiência microbiana aparente foi obtida para a ração com FV. Nas condições do presente experimento a FV, possivelmente apresentou uma melhor sincronização com a fonte protéica (farelo de soja), diminuindo a perda de nitrogênio na forma de N-NH3 e aumentando a eficiência microbiana.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Cunha, Silvio, Raimundo Francisco dos Santos Filho, Valéria Belli Riatto et Glauber Antonio Albuquerque Dourado. « Síntese e hidrólise de azalactonas de Erlenmeyer-Plöchl mediadas por radiação micro-ondas em aparelhos doméstico e dedicado : experimentos de química orgânica para a graduação ». Química Nova 36, no 1 (2013) : 190–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422013000100032.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Esteves, Franciele Mylena, et Alessandra Barrochelli da Silva Ecker. « AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Eucalyptus urograndis EM CEPAS PADRÃO DE BACILOS GRAM NEGATIVOS ». Revista Uningá 57, no 1 (30 mars 2020) : 11–23. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.57.euj3330.

Texte intégral
Résumé :
Infecções de origem clínica contemplam uma ampla variedade de bactérias com resistência a antimicrobianos, sendo um exemplo Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa, esses bacilos gram-negativas (BGN) causam com regularidade infecções no trato urinário. Grandes quantidades de fármacos obtidos através da síntese orgânica têm sido utilizadas no tratamento de infecções, o gênero Eucalyptus tem eficácia no combate de afecções das vias respiratórias, dores de estômago, diabetes, cistites e diarreia. Sendo primordial a avaliação da composição química, atividades antioxidante e antimicrobiana, uma vez que determinará a bioatividade de cada óleo essencial. O objetivo desse trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana do óleo essencial de Eucalyptus urograndis em cepas padrão de bacilos gram-negativos. O óleo foi extraído pelo método de Clevenger, e o teste de susceptibilidade antibacteriana in vitro foi realizada através do método de microdiluição em caldo, de acordo com o Clinical and Laboratory Standards Institute (M27-A3), com modificações. A análise do óleo demostrou predomínio do composto citronelol que possui atividade antimicrobiana. Foram testadas duas cepas padrão: Escherichia coli ATCC 25922 e Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853. Foi realizada a Concentração Inibitória Mínima (CIM) em placas de 96 poços e alíquotas foram semeadas em Mueller Hinton ágar para confirmar o crescimento. A CIM para ambas as bactérias analisadas se mostrou sensível, sendo os valores obtidos para P.aeruginosa considerados com maior relevância. O uso do óleo essencial de E.urograndis mostrou-se eficaz como agente antimicrobiano, podendo ser considerado no desenvolvimento de novos antibacterianos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Fregadolli, Fábio Luiz, Lúcia Maria Zeoula, Antônio Ferriani Branco, Ivanor Nunes do Prado, Saul Ferreira Caldas Neto, Kátia Cilene Guimarães, Marcos Paulo Kassies et Augusto Ortega Dalponte. « Efeito das fontes de amido e nitrogênio de diferentes degradabilidades ruminais.2. pH, concentração de amônia no líquido ruminal e eficiência de síntese microbiana ». Revista Brasileira de Zootecnia 30, no 3 (juin 2001) : 870–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000300036.

Texte intégral
Résumé :
Avaliou-se o efeito de rações contendo 50% de silagem de milho e 50% de concentrado, resultante da combinação de fontes de amido (AM) de alta (casca de mandioca) e baixa (milho) degradabilidade ruminal, com fontes de nitrogênio (N) de alta (levedura) e baixa (farelo de algodão e farinha de carne e ossos) degradabilidade ruminal sobre o pH, amônia e eficiência microbiana. Foram utilizados quatro novilhos da raça Holandesa (334 kg) portadores de cânula no rúmen e duodeno, em delineamento experimental quadrado latino 4x4. A ingestão foi limitada a 2% do peso vivo. As fontes de AM e N não influenciaram o pH e a concentração de N-NH3/mL do líquido ruminal. O pH variou 6,02 e 6,67 e a concentração média de N-NH3 foi de 8,46 mg/100 mL. A composição química das bactérias e os fluxos médios de matéria orgânica (MO), MO microbiana, N microbiano não diferiram entre as fontes de AM e N. O fluxo de N não microbiano foi maior para as rações com farelo de algodão + farinha de carne e ossos do que com levedura. Houve interação das fontes de AM e N sobre a MO verdadeiramente degradável no rúmen (MOVDR), expressa como porcentagem do ingerido. Os maiores valores para MOVDR foram observados para as rações com casca de mandioca e levedura, intermediários para aquela contendo milho e farelo de algodão + farinha de carne e ossos e menores para as com milho e levedura e casca de mandioca e farelo de farelo de algodão + farinha de carne e ossos. As fontes de AM e N não influenciaram a eficiência de síntese microbiana, que apresentou valor médio de 57,2 g de N microbiano/kg de MO aparentemente degradada no rúmen e 30,9 g de N microbiano/ MOVDR.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Venquiaruto, Luciana Dornelles, Rogério Marcos Dallago, Lariessa Olkoski, Andressa Franco Denti, Carolina Elisa Demaman Oro, Elvis Wisniewski, Marcelo Luis Mignoni et Natália Paroul. « AVALIAÇÃO DE DIFERENTES PROCESSOS DE TRATAMENTO VISANDO A REMOÇÃO DE FORMOL PRESENTE EM EFLUENTES DE LABORATÓRIOS ANATÔMICOS ». Vivências 16, no 31 (29 juin 2020) : 137–55. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.186.

Texte intégral
Résumé :
O formaldeído é um dos compostos mais utilizados em várias áreas, desde a saúde até a síntese de materiais. Em termos de aplicação, destaca-se na conservação de peças anatômicas onde é empregado na forma de uma solução a 10% (v/v) e deve ser renovado periodicamente, gerando volumes significativos de efluente com características tóxicas e de difícil tratamento. Em 2017 a URI-Erechim substitui o formol empregado em seu laboratório anatômico, gerando 5.000 litros deste efluente. Na busca por dar um destino adequado, recebeu uma proposta baseada no emprego de metabissulfito de sódio, segundo a qual após neutralização o mesmo poderia ser descartado. Neste contexto, antes da implementação desta metodologia, a qual era onerosa, foi conduzido um estudo de sua viabilidade técnica, objetivo deste trabalho. A metodologia consiste no emprego de 1.350 g de Na2S2O5 para 7,5 litros de efluente em pH 11 por 15 minutos, seguido de redução a pH 7. Paralelamente foram avaliadas outras metodologias: coagulação química com FeCl3 e Al2(SO4)3, ozonição, fenton e destilação. O método proposto demonstrou eficiência na neutralização do formaldeído, no entanto não remove a carga orgânica (COT = 13.673 mg.L-1), inviabilizando seu descarte após tratamento. Além disto demonstrou-se dependente do pH, sendo o processo é reversível, podendo vir a reestabelecer o formaldeído após lançamento ou quando submetido subsequentemente a processos de tratamento, especialmente de coagulação. A metodologia que se mostrou mais viável foi a destilação, pois a mesma permite a recuperação do formaldeído o qual é passível de ser reutilizado em novos processos, reduzindo custos e minimizando impactos ao meio ambiente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Almeida, L. R. de. « Manejo de parasitoses em sistema orgânico de produção de leite ». Arquivos do Instituto Biológico 80, no 1 (mars 2013) : 129–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-16572013000100020.

Texte intégral
Résumé :
Os sistemas agropecuários de produção orgânica respondem às necessidades do mercado e às crescentes preocupações dos consumidores, relacionadas à qualidade dos alimentos, ao respeito ao meio ambiente e ao bem-estar dos animais. Em tais sistemas de produção animal, o emprego de produtos químicos de síntese é severamente limitado. Assim, a conversão de um sistema de produção animal convencional em sistema de produção orgânica é acompanhada de alterações relacionadas à intensidade e à diversidade de infestação/infecção dos animais por ecto e endoparasitos, tornando indispensável o emprego de medidas profiláticas. O presente trabalho tem como objetivo expor as principais questões relacionadas ao manejo de parasitoses em sistemas orgânicos de produção de leite, assim como suas perspectivas de controle.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Neves, Paulo César Pereira das, Dione Silva Corrêa et Joel Ricardo Cardoso. « A classe mineralógica das combinações orgânicas associadas ao hidrogênio ». Terrae Didatica 4, no 1 (30 juin 2015) : 51. http://dx.doi.org/10.20396/td.v4i1.8637494.

Texte intégral
Résumé :
O hidrogênio, aparentemente, é o elemento químico mais abundante do Universo, perfazendo aproximadamente 88,6 % de todos os átomos conhecidos. Apresenta abundância geoquímica na crosta terrestre de 0,14 %, ocorrendo ainda nos gases vulcânicos, nas auroras boreais, na água, no corpo humano, nos hidrocarbonetos (petróleo, carvão mineral, turfa e folhelho pirobetuminoso), nos vegetais e animais e, também, em ampla gama de minerais. Este trabalho revisa a interessante classe mineralógica das combinações orgânicas, cujos cristais são relativamente raros. Nesta classe o hidrogênio está presente na composição de 40 das 41 substâncias conhecidas. A maioria dessas substâncias apresenta importância industrial significativa em seus correspondentes sintéticos, principalmente nas indústrias farmacêutica e química. Substâncias como os oxalatos, as amidas, os formiatos, os acetatos, o fluoreno, a níquel-porfirina, o coroneno, o citrato, a purina, o diperteno, a antraquinona, a ftalimida, o melato e o fenantreno, têm múltiplas aplicações. Entre as mesmas estão filmes eletropolimerizadores, reagentes para síntese de compostos orgânicos, plastificadores, insumos para preparação de nanomateriais, separação e concentração de ETR e elementos transurânicos, nutriente em dietas complementares, produtos para tratamento de águas, revestimento de válvulas e aditivos em cosméticos, tintas metálicas e plásticos em geral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Souza, Elizabeth Fátima de, Mariana Borges Porto, Natália Betelli Pompermayer et Matheus Henrique da Silva Bergamo. « Comparação dos processos de síntese e do desempenho de fotocatalisadores para a degradação do corante rodamina B ». Engenharia Sanitaria e Ambiental 23, no 4 (août 2018) : 791–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522018149826.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO Nanopartículas de óxidos de titânio (TiO2), zinco (ZnO) e ferro (Fe3O4) podem ser utilizadas na foto-oxidação de poluentes orgânicos, e em muitas outras aplicações. No entanto, entre os desafios para aplicação tecnológica dos desenvolvimentos científicos da nanotecnologia dois aspectos ainda são pouco explorados: a investigação sobre os métodos de preparação de nanomateriais compatíveis com o ambiente, e o estudo sobre a variabilidade das propriedades de nanomateriais. Diferentes métodos de síntese de partículas de TiO2, ZnO e Fe3O4 foram usados para obter dispersões coloidais com nano e micropartículas desses semicondutores. As partículas de TiO2, ZnO e Fe3O4 obtidas foram testadas como fotocatalisadores e aumentaram a taxa de fotodegradação do corante orgânico rodamina B (RHB) em até 20,5 vezes. Foram selecionadas as rotas de síntese que melhor atendem aos princípios da Química Verde para obtenção de partículas de ZnO e TiO2. Entretanto, para a aplicação comercial dessas partículas, ainda é preciso reduzir a variação em seus desempenhos fotocatalíticos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Faria, Ana Flávia Gouveia de, Antonio Clementino dos Santos, Thiago Martins dos Santos et Felipe Batistella Filho. « Influência do manejo do solo nas propriedades químicas e físicas em topossequência na bacia do rio Araguaia, Estado do Tocantins ». Revista Brasileira de Ciência do Solo 34, no 2 (avril 2010) : 517–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832010000200025.

Texte intégral
Résumé :
A conversão do Cerrado nativo em áreas de exploração agrícola pode modificar os processos de decomposição e síntese da matéria orgânica do solo e, assim, na disponibilidade de nutrientes. Objetivou-se avaliar as propriedades químicas e físicas do solo em topossequência caracterizada por apresentar uso com pastagem cultivada com Brachiaria brizantha ao lado do Cerrado nativo, na camada de 0- 15 cm de profundidade. O estudo foi realizado no município de Colmeia, Estado do Tocantins. Foram determinados 10 pontos de coleta (cinco para Cerrado nativo e cinco para pasto) para cada posição do relevo (topo, encosta e pedimento); em cada ponto amostral, foram coletados solos em três profundidades (0-5, 5-10 e 10- 15 cm), totalizando 90 amostras. Foram realizadas as seguintes análises químicas e físicas: C orgânico, P, K+, Ca2+, Mg2+, H + Al, pH e granulometria. O C orgânico não apresentou diferença (p > 0,05) entre os valores encontrados no Cerrado nativo e pastagem e as posições do relevo avaliadas. A conversão de Cerrado nativo para uso agropecuário reduziu os teores de P. Os teores de K trocável não foram alterados pela retirada da cobertura vegetal original. Observou-se aumento dos teores de areia quando se passou da meia-encosta para o pedimento.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Ferreira da Cruz, Taniel, Geziel Rodrigues de Andrade, Geilson Rodrigues da Silva, Camila Santos Suniga Tozatti et Lis Regiane Vizolli Favarin. « SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COMPLEXOS DE COBALTO (II) COM LIGANTES ORGÂNICOS E AVALIAÇÃO ANTIMICROBIANA ». UNESUM-Ciencias. Revista Científica Multidisciplinaria. ISSN 2602-8166 3, no 1 (2 février 2020) : 177–90. http://dx.doi.org/10.47230/unesum-ciencias.v3.n1.2019.137.

Texte intégral
Résumé :
A Química Inorgânica Medicinal é uma das áreas da Química de Coordenação que vem apresentando avanços na elucidação de novos fármacos com atividade biológica oriundos de complexos metálicos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivos sintetizar dois complexos de cobalto com os ligantes 1-(1-feniletilideno)Carbonohidrazida (LDC) e com o ligante 1,10-Fenantrolina, realizar as caracterizações espectroscópicas e termogravimétrica, assim como, avaliar a atividade antibacteriana do ligante e dos complexos frente à bactéria Escherichia coli. Realizou-se a síntese de dois complexos a partir da adaptação da rota sintética disponível na literatura. Os complexos obtidos foram caracterizados por espectroscopia na região do Ultravioleta-Visível, bem como, pela Espectroscopia no Infravermelho e pela Termogravimetria. A atividade biológica ocorreu in vitro pelo método de difusão em disco, frente a cepa bacteriana Escherichia coli. O LDC apresentou duas bandas na região do ultravioleta (180 nm – 380 nm), não sendo verificadas absorções na região do visível (380 nm – 780 nm), pois o composto não apresentou cor. Verificou-se que na região do infravermelho, a banda dos complexos é deslocada para região de maior energia (maior número de onda), isso indica que o íon metálico esteja coordenado ao oxigênio da C=O. As avaliações termogravimétricas permitiram indicar a real composição dos complexos sintetizados. O ligante não apresentou inibição diante da bactéria, o complexo I e o complexo II demonstraram atividade frente à cepa bacteriana.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Feltrin, J., M. N. Sartor, A. De Noni Jr., A. M. Bernardin, D. Hotza et J. A. Labrincha. « Superfícies fotocatalíticas de titânia em substratos cerâmicos : Parte I : Síntese, estrutura e fotoatividade ». Cerâmica 59, no 352 (décembre 2013) : 620–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000400020.

Texte intégral
Résumé :
A fotocatálise é um processo de oxidação avançada capaz de transformar uma grande variedade de poluentes orgânicos tóxicos em substâncias inofensivas em condições ambientes. Porém, a utilização do dióxido de titânio na fase anatase em produtos cerâmicos é limitada devido à transformação para fase rutilo em temperaturas superiores a 400 °C. As pesquisas apontam caminhos promissores para inibir a formação da fase rutilo através da introdução de dopantes na estrutura do semicondutor. Neste trabalho, foi realizada uma revisão dos principais aspectos encontrados na literatura especializada sobre fotocatálise com dióxido de titânio, em particular a relação entre estrutura química e atividade fotocatalítica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Da Silva, Luana Góes Soares, et Annelise Kopp Alves. « Análise da fotoatividade de fibras de TiO2 observadas através da descoloração do corante alaranjado de metila ». Latin American Journal of Development 3, no 4 (11 juillet 2021) : 1843–55. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n4-013.

Texte intégral
Résumé :
O alaranjado de metila é um corante aniônico pertencente ao grupo dos azocorantes, muito empregado em ensaios de fotocatálise heterogênea. Sua utilização adquiriu relevância, devido ao fato dos corantes sintéticos, mais especificamente os corantes azo serem os contaminantes responsáveis por aproximadamente 10-20% da poluição dos efluentes. Estes resíduos podem gerar subprodutos perigosos resultantes da oxidação, hidrólise ou outras reações químicas. A sua elevada estabilidade química, dificulta a ação de tratamentos convencionais na purificação de águas contaminadas. A utilização da fotocatálise heterogênea se insere dentro deste contexto, pois além de ser um tratamento eficiente para a diminuição da toxicidade de águas superficiais contaminadas também não polui o meio ambiente com a geração de subprodutos. Neste processo, radicais hidroxila são gerados através da excitação de semicondutores, constantemente expostos a luz solar ou artificial. Na fotocatálise heterogênea a excitação do semicondutor ocorre através da absorção de fótons, com energia maior ou igual a energia de band gap, ocasionando a promoção do elétron da banda de valência (BV) para a banda de condução (BC), gerando assim o par elétron/lacuna. Dentre os vários semicondutores empregados como fotocatalisadores, o mais comumente utilizado na degradação/mineralização de poluentes orgânicos é o TiO2. Fotocatalisadores são sólidos semicondutores que se caracterizam por converterem a energia contida em fótons (luz) em energia eletroquímica disponível em um sistema químico, tanto para oxidação, como para a redução de compostos ou espécies químicas (íons). Diversas moléculas se mostraram capazes de promover a fotocatálise, entre elas o ZnO e o TiO2. O dióxido de titânio é um semicondutor do tipo n que possui três formas alotrópicas, anatase, brookita e rutilo. É utilizado comercialmente como um material para conferir opacidade às tintas, cosméticos, plásticos e papéis. A presente proposta, tem como objetivo a síntese de nanoestruturas de TiO2 através da técnica de electrospinning, utilizando polivinilpirrolidona e tetraisisopropóxido de titânio como reagentes precursores. Após a síntese das fibras, o material obtido foi tratado termicamente em diferentes temperaturas para análise microestrutural através da microscopia eletrônica de varredura (MEV), das fases presentes através da difração de raios X (DRX), da energia de band gap por espectroscopia de reflectância difusa (ERD) e a atividade fotocatalítica. Acompanhou-se a degradação do corante alaranjado de metila em presença das fibras de dióxido de titânio sob iluminação UV-A. Observou-se que a formação e a presença majoritária da fase anatase é um fator fundamental para a maior atividade fotocatalítica das fibras nanoestruturadas de TiO2.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Gomes Rangel, José Hilton, Edilson Batista S. Pereira, Paulo Roberto Garcês Gonçalves Júnior, Marcelo Moizinho Oliveira, Jomar Sales Vasconcelos et Elson Longo. « SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DE PIGMENTOS CERÂMICOS A BASE DE CROMITA POR MÉTODO QUÍMICO ». HOLOS 4 (18 septembre 2012) : 3. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.990.

Texte intégral
Résumé :
Os pigmentos cerâmicos são substâncias inorgânicas coloridas que durante o processo de dispersas nos esmaltes cerâmicos e posterior calcinação, se mantêm estáveis frente ao ataque físico e químico. Por conseguinte, são compostos cristalinos aplicados na indústria cerâmica para colorir bases vítreas. Neste trabalho foi utilizado o método Pechini na obtenção do pigmento CuCr2O4 com tratamento térmico nas temperaturas de 800, 900 e 1000 °C. Os pós pigmentantes foram caracterizados nos aspectos estruturais, morfológicos e colorimétricos. A análise térmica realizada no precursor amorfo em um TG/DTA revela a perda de massa em todo o intervalo de temperatura investigado, com pico exotérmico característico da eliminação da composição orgânica do precursor em torno de 300 °C. A evolução das fases cristalinas foi investigada por DRX, utilizando um difratometro com radiação ka do Cu e monocromador de grafite onde se observou a presença de fases cristalinas correspondentes ao Cr2O3 e CuCr2O4. As medidas de área superficial específica dos pós pigmentantes foram realizadas em um equipamento Micromeritcs modelo ASAP 2000, utilizando N2 como gás de adsorção/desorção. As medidas colorimétricas dos pigmentos foram realizadas em um colorímetro Gretac Macbeth Color-eye spectrophotometer 2180/ 2180UV, nos padrões CIELAB. Com base nos resultados obtidos verifica-se a estabilidade térmica dos pós pigmentantes de coloração verde, o que o habilita como alternativa aos materiais atualmente empregados na indústria de pisos cerâmicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Oliveira, Maurício Pinheiro de, et Caroline Reggiani da Silva. « Síntese de látices com baixa concentração de compostos orgânicos voláteis (COVs) : efeito das técnicas de redução dos COVs nas propriedades dos látexes e das tintas ». Polímeros 24, no 4 (août 2014) : 478–85. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.1506.

Texte intégral
Résumé :
A redução dos compostos orgânicos voláteis (COVs) nos látices produzidos via polimerização em emulsão é uma opção viável, mas em algumas situações pode comprometer a qualidade do látex. Diferentes técnicas de redução da concentração dos monômeros e dos COVs foram estudadas com o objetivo de entender o efeito destas técnicas e da concentração dos COVs nas propriedades de aplicação dos látices e das tintas. Os látices de estireno com acrilato de 2-etil hexila funcionalizados com ácido acrílico e acrilamida foram produzidos via polimerização em emulsão, seguido por remoção química, física e a combinação de ambas as técnicas de redução dos monômeros e dos COVs. Os parâmetros relacionados à técnica de redução dos COVs, ao tipo de iniciador, ao agente de redução e à introdução de nitrogênio saturado com vapor de água foram estudados e correlacionados com as propriedades de aplicação das tintas. A combinação da técnica química com a técnica física foi mais eficiente na redução dos monômeros e dos COVs nos látices. As técnicas utilizadas na redução dos COVs tiveram influência negativa nas propriedades de aplicação dos látices. A resistência à abrasão dos filmes de tinta foi dependente da técnica empregada e da concentração dos COVs.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Gomes, E. V. D., L. L. Y. Visconte et E. B. A. V. Pacheco. « Processo de organofilização de vermiculia brasileira com cloreto de cetiltrimetilamônio ». Cerâmica 56, no 337 (mars 2010) : 44–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000100008.

Texte intégral
Résumé :
A vermiculita, argila da família dos aluminossilicatos 2:1 proveniente do estado de Goiás, Brasil, foi utilizada para a produção de uma argila organofílica. A vermiculita foi primeiramente submetida ao tratamento com cloreto de sódio para a obtenção de uma argila homoiônica sódica. A argila organofílica foi, então, obtida a partir da síntese com o sal de amônio quaternário, cloreto de cetiltrimetil amônio. As argilas, tratada com o sal orgânico e a não tratada, foram caracterizadas por espectrometria de fluorescência de raios X, espectroscopia de absorção na região do infravermelho, difração de raios X e análise termogravimétrica. Os resultados de fluorescência de raios X evidenciaram a mudança na composição química da vermiculita após as reações de troca com NaCl e sal orgânico. Os resultados obtidos por espectroscopia de absorção na região do infravermelho mostraram a presença dos grupos característicos do sal na argila e os de difração de raios X confirmaram sua intercalação entre as camadas da argila. Os resultados de análise termogravimétrica mostraram que a argila organofílica apresentou outras faixas de decomposição, além daquelas apresentadas pela vermiculita natural, correspondentes à decomposição do sal de amônio quaternário.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Costa, A. F., P. M. Pimentel, L. A. O. Fontes, D. M. A. Melo, M. A. F. Melo et G. C. B. Dantas. « Pigmentos à base de cobalto para aplicação em revestimentos cerâmicos ». Cerâmica 66, no 377 (mars 2020) : 7–13. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132020663772702.

Texte intégral
Résumé :
Resumo Pigmentos inorgânicos foram preparados com estrutura espinélio para aplicações em revestimentos cerâmicos. Pigmentos com composição CoCr2O4 e Co0,8Zn0,2Cr2O4 foram sintetizados por uma rota química usando gelatina de uso farmacêutico como precursor orgânico. Foram investigadas a influência da dopagem e a temperatura de tratamento térmico na coloração dos pigmentos e dos esmaltes cerâmicos. Os materiais foram caracterizados por análise termogravimétrica, difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia por energia dispersiva, espectroscopia na região do UV-visível e colorimetria. Os pós apresentaram estrutura espinélio a partir de 500 °C, com formação de fase secundária residual de Cr2O3 nas amostras Co0,8Zn0,2Cr2O4 tratadas termicamente a 500 e 1000 °C. Os pigmentos e os esmaltes preparados apresentaram cores em tons de azul esverdeado para as amostras CoCr2O4 e verde para a amostra Co0,8Zn0,2Cr2O4. Os resultados confirmaram a efetividade da rota de síntese utilizada para produzir óxidos com estrutura espinélio.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Cunha, M. V. P. O., et J. A. M. Corrêa. « Síntese e caracterização de hidróxidos duplos a partir da lama vermelha ». Cerâmica 57, no 341 (mars 2011) : 85–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132011000100011.

Texte intégral
Résumé :
O resíduo do refino da bauxita, comumente conhecido como lama vermelha, tem mostrado ser capaz de ligar metais traços tais como o cobre, cádmio, zinco, cromo, níquel e chumbo sob condições apropriadas. A neutralização da lama vermelha é necessária porque essa lama é tipicamente cáustica, com pH em torno de 13. Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas envolvendo a utilização da lama vermelha, porque contem uma série de elementos valiosos. Assim a utilização da lama vermelha como material de construção e como adsorvente é atrativa porque ela é utilizada em grande quantidade. Nada pode ser feito sem descartar componentes valiosos como titânio, zircônio e principalmente ferro. A síntese de hidrotalcita conectada com a reciclagem de soluções alcalinas representa uma maneira efetiva de uso dessa solução considerando a forte demanda por proteção ambiental no mundo. Os compostos tipo hidrotalcita, precipitados durante a neutralização da lama, também removem oxi-ânions de metais de transição através da combinação de intercalações e adsorção de espécies aniônicas na sua superfície externa. Os hidróxidos duplos lamelares (HDL) vêm sendo investigados à muitos anos como materiais hospedeiros para uma variedade de reações de intercalação de anions. A estrutura lamelar dos HDLs pode ser usada para controlar a adição ou remoção de uma variedade de espécies químicas, tanto orgânicas quanto inorgânicas. Isto é alcançado através de sua habilidade de adaptar a separação das lamelas de hidróxidos, e da reatividade da região interlamelar. O material resultante adsorve anions quando colocado em soluções e reverte a estrutura da hidrotalcita. Avanços significativos têm sido alcançados recentemente na caracterização desses materiais, incluindo estudos estruturais sobre o mecanismo de intercalação. O objetivo desse trabalho foi a síntese e caracterização de HDLs a partir da lama vermelha, e testar esses materiais como adsorventes de metais pesados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Costa, Edson de Oliveira, et Crislene Rodrigues da Silva Morais. « Síntese e caracterização de pós obtidos por complexação de íons lantanídeos (Eu3+, Er3+ e Nd3+) com β-dicetona e 1,10 - fenantrolina ». Research, Society and Development 11, no 12 (20 septembre 2022) : e442111234512. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34512.

Texte intégral
Résumé :
Os complexos de íons lantanídeos possuem propriedades de luminescência as quais lhes proporcionam um amplo potencial de aplicações. Neste trabalho os complexos Ln(β-dic)3L (onde Ln = Eu+3, Er+3 e Nd+3, β-dic = 4,4,4-trifluoro-1-fenil-1,3-butanodiona (HBtfa) e L = 1,10-Fenantrolina (fen)), foram sintetizados a partir da reação direta de LnCl3 com a β-dicetona e o ligante (fen). A reação dos sais lantanídicos com os ligantes orgânicos originou três complexos sólidos: [Eu(HBtfa)3fen, Er(HBtfa)3fen e Nd(HBtfa)3fen], os quais apresentaram coloração diferentes dos sais de lantanídicos e dos ligantes, sugerindo a ocorrência de coordenação entre os íons lantanídicos e os ligantes orgânicos. Dessa forma, os complexos foram caracterizados por teste de solubilidade, espectroscopia de absorção na região do infravermelho (FTIR), difração de raio-X (DRX). Com base nas propriedades verificadas, o teste de solubilidade constatou que os complexos não são solúveis em clorofórmio e água e ficou constatado que esses foram bastante solúveis em metanol, etanol e acetona. Contudo, os complexos precisam apresentar boa solubilidade em solução aquosa e alta estabilidade química, fotoquímica e cinética em condições fisiológicas, além de não alterar as propriedades estruturais e funções biológicas. Dessa forma, o estudo visa a síntese e caracterização de complexos de íons lantanídeos com β-dicetona e 1,10-fenantrolina na perspectiva para estudo em aplicações biológicas e fármacos com atividades antitumorais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Gomes, B. S., M. B. Portela, J. N. S. M. D. Maia, M. A. Barros, A. O. Mendes, A. A. Neves et E. M. Silva. « Síntese e Caracterização de Compósitos Restauradores Remineralizantes com Partículas de Ionômero de Vidro-Ca Pré-Reagidas (PRG-Ca). » Journal of Health Sciences 19, no 5 (23 février 2018) : 272. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p272.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desta pesquisa foi sintetizar e caracterizar compósitos restauradores experimentais (CRE) com partículas de ionômero de vidro-cálcio pré-reagidas (PRG-Ca). As PRG-Ca foram obtidas a partir da síntese de um vidro de cálcio fluoraluminosilicato e sua reação com ácido poliacrílico. As PRG-Ca foram silanizadas e CRE foram produzidos: E0, E1, E2, E3, E4, E5 e E6. A matriz orgânica (40% p/p) foi composta de Bis-GMA / TEGDMA e canforoquinona / etil N,N-dimetil-4aminobenzoato. O compósito base (E0) continha 60% p/p de partículas de bário-boro-silicato (BaBSi), sendo o controle. Em E1, E2, E3, E4, E5 e E6, o BaBSi foi parcialmente substituído por 10, 20, 30, 40, 50 e 60% p/p de PRG-Ca, respectivamente. O Empress Direct (ED) foi a referência comercial utilizada. Foram avaliadas as seguintes propriedades: grau de conversão (GC), rugosidade (Ra), dureza Knoop (DK), resistência à flexão (RF), módulo de flexão (MF), absorção (Ab), solubilidade (Sl), brilho (GU), translucidez (PT), cor (OE) e o potencial remineralizante (PR) através de microtomografia. Os dados foram submetidos à análise de variância e teste de Tukey HSD (a 0,05). Quanto à Ra, DK e GU, não houve diferença entre os CRE. O aumento de PRG-Ca diminuiu GC, RF, MF e PT e aumentou Ab, Sl, OE e PR. Na maioria das propriedades avaliadas, ED apresentou comportamento intermediário aos CRE. E0 e ED não apresentaram PR. Os CRE com PRG-Ca demonstraram ser materiais bioativos promissores, apresentando bom desempenho nas propriedades avaliadas e um potencial remineralizante que aumenta com uma maior concentração de PRG-Ca.Palavras-chave: Resinas Compostas. Remineralização Dentária. Propriedades Físicas e Químicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Ferreira, Janilson Alves, Antônio Italcy de Oliveira Júnior et Ledjane Lima Sobrinho. « SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS POLIMÉRICOS REFORÇADOS COM VERMICULITAS ». e-xacta 11, no 1 (15 juin 2018) : 39. http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v11i1.2192.

Texte intégral
Résumé :
<p><em>As propriedades de proteção de um material por um revestimento polimérico são enfraquecidas por mecanismos térmicos e químicos, onde a reação de corrosão é favorecida na interface entre o material protegido e o material protetor. Para isso, faz-se necessário o estudo de sínteses menos complexas e eficientes de materiais que atuem com essa finalidade. </em><em>Este trabalho busca analisar o efeito das propriedades térmicas, mecânicas e morfológicas na resina epóxi, a partir da adição de argila vermiculita paraibana nos teores de 1 e 3% em massa numa matriz à base de resina epóxi, após o processo de organofilização das argilas, que se apresentam naturalmente hidrofílicas e sem afinidade à compostos orgânicos. Os resultados mostraram uma estabilidade na temperatura de degradação do nanocompósito e um impressionante aumento na temperatura de transição vítrea. Houve também uma melhora na resistência à tração em relação a resina não modificada, sugerindo a intercalação polímero/argila, estrutura essa, comprovada a partir da técnica de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV).</em></p><p><em> </em></p><p><em>ABSTRACT</em></p><p><em></em><em>The protective properties of a material by a polymer coating are weakened by thermal and chemical mechanisms, where the corrosion reaction is favored at the interface between the protected material and the protective material. For this, it is necessary to study less complex and efficient syntheses of materials that act for this purpose. This work aims at analyzing the effect of thermal, mechanical and morphological properties on the epoxy resin, from the addition of vermiculite paraibaan clay at 1 and 3% by mass in a matrix based on epoxy resin, after the organophilization process of the clays, which are naturally hydrophilic and have no affinity for organic compounds. The results showed a stability in the degradation temperature of the nanocomposite and an impressive increase in the glass transition temperature. There was also an improvement in the tensile strength in relation to the unmodified resin, suggesting the polymer / clay intercalation, a structure that was proven using the Scanning Electron Microscopy technique (SEM).</em></p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Gonçalves Dias de Souza, Nelson Luis, Iago Aguiar Dias Carmo et Luiz Fernando Cappa de Oliveira. « PREPARAÇÃO DE COMPÓSITO FORMADO ENTRE O CATALISADOR BIMETÁLICO DE ÓXIDO DE Cd/La E POLI(ÁCIDO 4-AMINOBENZOICO) PARA A FOTODEGRADAÇÃO DO CORANTE VERDE MALAQUITA ». DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 8, no 1 (12 mars 2021) : 75–83. http://dx.doi.org/10.20873/uftv8-9577.

Texte intégral
Résumé :
A produção de corantes orgânicos ascendeu nos últimos anos, sendo que a e a indústria têxtil possui a principal aplicação final e contribui para o acúmulo de compostos tóxicos não biodegradáveis que levam à degradação da qualidade da água. Existem diferentes métodos de remoção desses compostos através do tratamento de águas residuais, no entanto métodos convencionais não fornecem a remoção satisfatória dos corantes. Nesse sentido, o processo de remoção de corantes utilizando a fotocatálise é considerado um dos métodos mais eficiente e promissor. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo a síntese e caracterização de compósitos formados entre o poli(ácido 4-aminobenzóico) e o óxido bimetálico de Cd/La, a fim de estudar a sua atividade na fotodegradação do corante verde malaquita. A estrutura química desses materiais foi caracterizada utilizando a espectroscopia vibracional e os resultados obtidos indicam a obtenção dos compostos propostos. A energia de band gap do catalizador foi determinada com o valor de 2,76 eV. A cinética foi determinada como de pseudo-primeira para o catalizador e de secunda ordem para o compósito. O estudo cinético determinou que a utilização da poli(ácido 4-aminobenzóico) aumenta a eficiência da fotocatálise em 4,56 vezes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Pôrto, Weyler Galvão. « Radicais Livres e Neurodegeneração ». Revista Neurociências 9, no 2 (23 janvier 2019) : 70–76. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2001.v9.8922.

Texte intégral
Résumé :
Radicais livres (RL) são toda e qualquer substância capaz de vida independente e que contém um ou mais elétrons nãoemparelhados. RL são implicados como agentes causais e/ou conseqüência de atividades patológicas. Os seres humanos constantemente formam radicais livres e outras espécies reativas do oxigênio por meio de síntese deliberada e também por efeito colateral de reações químicas adversas. Eles são removidos por agentes de defesa antioxidantes enzimáticos e não-enzimáticos. Quando essas defesas são inadequadas, ocorre estresse oxidativo que pode danificar substratos orgânicos. Em menor proporção, o estresse oxidativo causa certas condições clínicas. No entanto, é mais comum que o estresse oxidativo seja uma conseqüência de patologias. Atualmente, acredita-se que determinadas patologias neurodegenerativas, em sua gênese, têm ligação direta com a atividade de radicais livres. Entre elas se encontram a doença de Alzheimer, a doença de Parkinson, a doença de Huntington, a esclerose lateral amiotrófica, a esquizofrenia, a degeneração de gânglios da base, a atrofia sistêmica múltipla e a degeneração supranuclear progressiva. O entendimento adequado sobre os radicais livres é mister para a manipulação adequada destes como possível fonte de futuros medicamentos
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Rockenbach, Lara Colvero, Daniele Trajano Raupp, Danielle Prazeres Reppold et Carlos Eduardo Schnorr. « Uma revisão sistemática de literatura sobre as estratégias e temáticas para ensino de estereoisomeria ». Research, Society and Development 9, no 11 (27 novembre 2020) : e58691110043. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10043.

Texte intégral
Résumé :
Os obstáculos enfrentados na aprendizagem de estereoquímica englobam dificuldades relativas à visualização, problemas na aquisição e domínio de conceitos que são pré-requisitos para compreensão e diferenciação dos estereoisômeros. É importante destacar que aportes cognitivistas de aprendizagem consideram que o estudante aprende o que para ele tem significado; por esse motivo, a contextualização tem papel fundamental no processo de conceitualização. Este trabalho objetiva apresentar uma revisão sistemática de literatura sobre ensino de estereoisomeria buscando identificar estratégias e temáticas utilizadas. O método de busca consistiu na seleção de estudos publicados em periódicos nos últimos 20 anos, em português e espanhol, com Qualis A1 e A2 na área de ensino, além dos artigos da Química Nova na Escola. Foram incluídos os que contemplavam estereoisomeria em compostos orgânicos como tema central, apresentando estratégias ou temas para sua contextualização no ensino. Baseado na Análise de Conteúdo, o processo analítico dos dezesseis artigos selecionados a partir dos critérios resultou na criação das categorias: escopo do artigo, estratégias de ensino, recursos didáticos para visualização e temas utilizados. Os resultados indicam o foco na publicação de propostas de ensino, estratégias para desenvolvimento das habilidades visuais com uso de kits moleculares e aplicativos, e a temática fármacos sendo a mais utilizada para contextualização. Como síntese geral, constatamos o uso de recursos para alfabetização visual, além da contextualização que privilegia uma variedade de situações nas quais o conceito de estereoisomeria é aplicado, tendo o potencial de torná-lo significativo para os estudantes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Cardoso, Augusto O. « Determinação de Inibidores de Degradação em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) Através da Extração por Micro-Ondas e Análise via HPLC ». Revista Processos Químicos 9, no 17 (2 janvier 2015) : 55–64. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v9i17.238.

Texte intégral
Résumé :
A extração e subsequente separação e quantificação de substâncias que retardam o processo de degradação no Polietileno de Alta Densidade (PEAD), denominadas como aditivos, têm provado ser um desafio para os químicos. Existem alguns métodos que utilizam o refluxo com solventes específicos para esta extração, assim como energia sônica, forno de microondas, extração com fluido supercrítico, apenas para citar os mais utilizados. Recentemente foi lançado no mercado um digestor que utiliza micro-ondas, normalmente, usado em sínteses orgânicas, mas que também pode ser utilizado nas extrações de aditivos em polímeros. Por ser uma técnica nova, na literatura praticamente não existem publicações científicas a respeito do seu uso para a extração de aditivos em PEAD, embora para polipropileno e polietileno linear já existam métodos consagrados para esta finalidade. Foi obtida uma boa condição para a extração de irganox 1010, irganox 1076 e irgafos 168 fosfito e fostato em 30 minutos, com subsequente separação em corrida de oito minutos, utilizando HPLC com fase reversa, coluna C18 e fase móvel isocrática composta por acetonitrila e metanol. Salientamos que, apesar de terem sido determinadas condições ótimas de extração, não significa afirmar que sejam as únicas possíveis. Certamente existirão outras combinações de parâmetros que trarão boas taxas de recuperação destes aditivos em PEAD.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Rodrigues, Plínio Ribeiro, et Jéssica Magalhães Neves Nunes. « MODELAGEM DO COMPORTAMENTO LÍQUIDO-VAPOR EM EQUILÍBRIO ISOBÁRICO PARA A MISTURA HEXAMETILDISILOXANO + ACETATO DE SEC-BUTILA ». e-xacta 12, no 1 (23 juin 2019) : 21. http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v12i1.2521.

Texte intégral
Résumé :
O hexametildisiloxano (HMDSO) e o acetato de sec-butila (ACSB) são compostos orgânicos utilizados em diversas aplicações tecnológicas, dentre elas a síntese química de vários produtos de interesse farmacêutico. No presente trabalho, as composições da mistura dos compostos em equilíbrio foram determinadas por meio do método Bolha P, calculado pela equação de estado cúbica com parâmetros de Peng-Robinson para a pressão de 101,3 kPa. Os erros médios percentuais entre os dados calculados e os valores experimentais também foram determinados, o que permitiu mostrar a precisão do modelo estudado em simular o sistema termodinâmico. Dessa maneira, o modelo mostrou-se útil para o cálculo da composição do equilíbrio do sistema binário avaliado, refletindo o comportamento real da mistura com precisão média de 90,57%, sendo, portanto, adequado a aplicações tecnológicas que exijam exatidão relativamente elevada e servindo de base para estudos futuros de modelagem do sistema HMDSO + ACSB. AbstractHexamethyldisiloxane (HMDSO) and sec-butyl acetate (ACSB) are organic compounds used in various technological applications, such as the chemical synthesis of various products of pharmaceutical interest. In the present work, mixture compositions of the compounds in equilibrium were determined by the Bubble P method, calculated by the cubic state equation with Peng-Robinson parameters for the pressure of 101.3 kPa. Mean percentage errors between the calculated and the experimental data were also determined, which allowed to indicate the precision of the model studied for the thermodynamic system modeling. In this way, the model proved to be useful for calculating the equilibrium composition of the evaluated binary system, reflecting the actual behavior of the mixture with an average accuracy of 90.57%; and is therefore suitable for technological applications that require relatively high accuracy and serving as basis for HMDSO + ACSB system future modeling studies.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Maria Rosa Anton et Consuelo Boticário. « Dificuldades na aprendizagem de um primeiro curso de Química Orgânica : a síntese orgânica ». Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 1 juin 1985, 54. http://dx.doi.org/10.52590/m3.p544.a3000225.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

William Antônio Brito Santos, Franciele Dias Dordet et Adalberto Manoel da Silva. « SÍNTESE DOS DERIVADOS DA VANILINA ». Anais da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI) - e-ISSN 2316-7165 1, no 13 (2 décembre 2020). http://dx.doi.org/10.21166/micti.v1i1.1598.

Texte intégral
Résumé :
A vanilina é tradicionalmente obtida da vagem de uma planta epífita (orquídea) com hábito escandente, a Vanilla planifolia, fazendo dela a única orquídea de interesse comercial fora do contexto ornamental. A publicação deste gênero foi feita pela primeira vez, seguindo o sistema de Linneus, por Miller, em seu "Gardener 's Dictionary”, datado de 1754, com o nome latinizado de vanilina. Este trabalho tem como objetivo descrever a síntese de nove derivados da vanilina contendo núcleos 1,2,3-triazólicos. Para a síntese da vanilina propargilada (VP) foi utilizado vanilina comercial (4-hidroxi-3-metoxibenzaldeido) e brometo de propargila (3-bromoprop-1-ino), obtendo um rendimento de 72,4%. A VP apresentou-secomo um sólido branco de Rf= 0,63 e Tf= 87,4 – 88,2°C. Para as sínteses dos novos compostos através de click chemistry, foram utilizadas nove azidas: benzilazida (A01), 4-bromobenzilazida (A02), 3-clorobenzilazida (A03), 4-metilbenzilazida (A04), 4-clorobenzilazida (A05), 3-metoxibenzilazida (A06), 4-nitrobenzilazida (A07), 4-fluorobenzilazida (A08), 2-clorobenzilazida (A09). Para a realização da click chemistry foi utilizado um frasco reacional de 10 mL, adicionando-se 0,75 mmol de VP, 0,78 mmol das azidas correspondentes para cada reação dissolvidas em 1,5 mL de diclorometano, 1,5 mL deágua e 0,30 mmol de ascorbato de sódio. A seguir adicionou-se 0,16 mmol de CuSO4.5H2O, na mistura reacional, sob agitação à temperatura ambiente. A reação foi acompanhada por CCD até o consumo do material de partida. Uma solução saturada de Na2CO3 (5,0 mL) foi adicionada e a solução resultante foi transferida para um funil de separação para ser extraída a fase orgânica com acetato de etila. As fases orgânicas foram reunidas, em seguida, secadas com Mg2SO4 anidro e concentradas sob pressão reduzida. Após a secagem o produto da click chemistry (VC) foi purificado em coluna cromatográfica, utilizando sílica-gel como fase estacionária e uma mistura de acetato de etila:hexano (1:1) v/v como eluente. Dentre os nove compostos sintetizados, oito apresentaram rendimento acima de 50%. Desta forma, pode-se observar que a química “click” pode contribuir para a síntese de novos compostos orgânicos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Bezerra, Karen Pinheiro, et Daniel Fabio Kawano. « Synthesis of phospholipids via “Click-Chemistry” ». Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, no 26 (23 janvier 2019). http://dx.doi.org/10.20396/revpibic262018746.

Texte intégral
Résumé :
O projeto tem como objetivo desenvolver uma rota sintética capaz de chegar na síntese de um análogo da edelfosina, um fosfolipídio com características importantes no tratamento de células tumorais, a qual tem capacidade de re-sensibilizar tais células ao processo de apoptose, sem induzir a apoptose de células não neoplásicas. Dessa forma, o trabalho consiste em estudar as reações químicas, bem como realizá-las em laboratório por meio de suas condições mais favoráveis; acompanhar cada reação para verificar e confirmar a presença do produto formado, bem como sua pureza, por meio de técnicas de CCD, ponto de fusão e RMN, para fazer a correta caracterização amostras. Portanto, para a formação do análogo, usa-se diferentes conceitos de química orgânica, partindo-se de um reagente e realizando as devidas inserções de grupos funcionais até chegar no produto final esperado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

C. Rodrigues, Searitha, Kaio R. Lucio, Maria Tereza M. Martins, Isabela de O. Silva, Raphael Silva M. de Moraes, Flaviana Rodrigues F. Dias et Anna C. Cunha. « L-Proline : Applications of a Versatile Amino Acid in the Areas of Medicinal Chemistry and Organic Synthesis ». Revista Virtual de Química, 2022. http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20220015.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Victor, Mauricio Moraes. « Química Orgânica no Brasil : sua contribuição na síntese total de produtos naturais desde a fundação da SBQ ». Química Nova, 3 juillet 2017. http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170077.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Oliveira, Maria Zillene Franklin da Silva, Tatiana Sainara Maia Fernandes et Tecia Vieira Carvalho. « Síntese e caracterização de beads de quitosana comercial reticulados com glutaraldeído ». Matéria (Rio de Janeiro) 26, no 2 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620210002.1261.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO A quitosana é um polímero natural com propriedades interessantes para remoção de compostos orgânicos. O presente trabalho trata da preparação e caracterização de beads de quitosana utilizando glutaraldeído (GLA) como agente reticulante, para serem futuramente serem aplicados na remoção de compostos orgânicos em matrizes aquosas. A variação na origem da quitosana ou nas suas condições de obtenção pode alterar suas propriedades físico-químicas, gerando modificações nas características dos beads, o que muitas vezes podem tornar os resultados não reprodutíveis. Existe uma grande dificuldade em comparar resultados obtidos com os da literatura, pois ocorre uma grande quantidade de diferenças nas propriedades físico-químicas da quitosana. Assim, a determinação dessas propriedades ajuda a esclarecer as diferentes características encontradas para os beads, e que irão influenciar em sua aplicação. Inicialmente foi realizada a análise físico-química da quitosana comercial usada no estudo, visto que muitos fabricantes nacionais de quitosana não especificam a metodologia para sua obtenção, nem mesmo suas condições de processamento. Os beads obtidos a partir de quitosana comercial foram preparados através de um sistema de gotejamento, após o processo de reticulação com glutaraldeído (GLA) (0,75% 2,5% e 25%) as amostras foram caracterizadas por Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Fluorescência de Raios - X (FRX), Difração de Raios – X (DRX) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). O processo de reticulação promoveu alterações nas características de coloração dos beads, indicando efetivação da reticulação, que foi confirmada através da análise de DRX e MEV, visto que houve um aumento da cristalinidade. Com o FTIR foi possível visualizar as ligações formadas entre os grupos funcionais da quitosana com GLA, que ocorreu preferencialmente nos grupos amino. O preparo dos beads mostrou-se adequado, já que resultou em beads semelhantes ao encontrado na literatura.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Amorim, Mateus Oliveira de, Karyane Meazza, Ana Alice Oliveira, José Carlos Calado Sales Júnior, Yurimiler Leyet Ruiz et Jean Carlos Silva Andrade. « Síntese e caracterização de hidroxiapatita natural extraída de escamas de pirarucu (Arapaima gigas) ». Matéria (Rio de Janeiro) 25, no 1 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620200001.0917.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO A hidroxiapatita integra o grupo de biomateriais cerâmicos sendo aplicada na área médica devido a sua biocompatibilidade e propriedade osteocondutora, o que a torna uma opção para tratamentos envolvendo recuperação de traumas ósseos. Os resíduos pesqueiros, os ossos e as escamas, podem ser utilizados como uma fonte barata para a produção de fosfatos de cálcio (hidroxiapatita). O objetivo do estudo foi o uso das escamas de pirarucu, resíduo não tóxico, para investigar a viabilidade de extrair hidroxiapatita natural e caracterizá-la por análises físico-químicas e estruturais a fim de comprovar a sua integridade. Primeiramente, foi realizado caracterização térmica para estabelecer as condições do tratamento térmico. Com isso, as escamas foram tratadas termicamente para a remoção dos compostos orgânicos. Após isso, o material foi homogeneizado, peneirado e purificado com reagentes, devido a possibilidade da amostra absorver impurezas durante o procedimento experimental. As caracterizações físico-químicas e estruturais foram realizadas para acompanhar e comprovar as etapas desenvolvidas e examinadas. Os resultados apresentam que o produto obtido apresentou 99% de fase de HAp natural e fase cristalina. Na região do infravermelho obteve-se a presença dos picos 3750-3500cm-1 e 610-560 cm-1, referentes aos íons OH- e PO4-3 respectivamente, apresentando os grupos funcionais hidroxila e fosfato que constituem a fórmula química da hidroxiapatita e, por meio da espectroscopia por energia dispersiva, as amostras apresentaram percentuais elementares de cálcio (37%), oxigênio (40%) e fósforo (13) que são compatíveis com a razão molar Ca/P da fase de hidroxiapatita.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Sousa da Conceição, Ariana. « IMOBILIZAÇÃO DA ENZIMA PEROXIDASE RAIZ FORTE (HRP) APRESENTA DIVERSIFICADAS APLICAÇÕES, EM SUPORTES HÍBRIDOS DE SÍLICA-POLISSACARÍDEO (AMIDO) ». Anais dos Seminários de Iniciação Científica, no 22 (4 février 2019). http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.3992.

Texte intégral
Résumé :
A imobilização de enzimas em suportes híbridos mesoporosos (orgânico e inorgânico)possui um grande potencial devido a que apresenta melhores características, quandocomparadas a enzima livre. A síntese destes suportes pode ser feita pelo método de cocondensaçãoa partir da utilização de aditivo inorgânico- tetraetil ortosliciato(TEOS) ecomo aditivo orgânico o amido, na presença de ácido clorídrico à temperatura entre 80-95°C.O amido é um polissacarídeo de origem vegetal, biodegradável, biocompatível cujo nãoapresenta toxidade. Ele é constituído por polímeros de amilase e de amilopectina, unidos porligações glicosídicas alfa da glicose. Por suas características químicas, bem como fácil deobtenção, o amido é utilizado em indústrias alimentícias como espessante, e na indústriafarmacêutica como aglutinante nos processos de granulação, como diluente, desintegrante, entreoutros. O mesmo pode ser quimicamente modificado através de derivações, como a reticulação,a eterificação, a esterificação e o enxerto de grupos funcionas em sua estrutura. (SAKEER et al.,2017).A estrutura química do amido facilita a obtenção de suportes híbridos insolúveis que sirvampara imobilizar enzimas. Uma das técnicas mais utilizadas no processo de imobilização deenzimas é a adsorção física. Este método se baseia na bioafinidade enzima-suporte.Segundo Singh e colaboradores o método por adsorção física pode reduzir ou evitar a lixiviaçãoda enzima. A enzima pode-se ligar ao suporte orgânico ou inorgânico através de interaçõesadicionais covalentes ou não covalentes, o que ocasiona na diminuição da flexibilidadeestrutural da enzima e uma maior rigidez a enzima imobilizada, reduzindo a possibilidade de desnaturação (SINGH et al., 2013).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Pinto, Taynã Carneiro. « SÍNTESE DE ADSORVENTE A PARTIR DA COMPOSIÇÃO DAS AMOSTRAS DE LODO AERÓBIO E LODO ANAERÓBIO PARA REMOÇÃO DE CORANTES ». Anais dos Seminários de Iniciação Científica, no 21 (1 novembre 2017). http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2277.

Texte intégral
Résumé :
Nas ultimas décadas os problemas ambientais tem tomado grandes proporções devidoao crescimento populacional, e ao aumento da produção industrial, gerando cada vezmais resíduos, que muitas vezes são descartados sem o devido tratamento trazendocomo consequência a contaminação do solo e da água, as indústrias têxteis utilizamcorantes para colorir seus tecidos, mas parte desse corante é descartada devido a baixafixação em tecidos.A necessidade de tratamento dos resíduos de corantes dos efluentes é de grandenecessidade para conter os problemas ambientais, métodos físicos, químicos ebiológicos são usados para tal tratamento, tais como precipitação, filtração, oxidaçãobiológica, os processos envolvendo membranas, processos oxidativos avançados,eletroquímica, (porém esses processos possuem um custo muito elevado, o quedificulta a viabilidade do processo), e adsorção entre outros métodos. Adsorventes abase de lodo de esgoto se torna uma alternativa viável devido a sua eficiência, grandedisponibilidade, e facilidade de caracterização dos adsorventes.A constituição das amostras de resíduo do lodo é complexa e depende dos tratamentoempregado nas estações e da fonte de produção. Normalmente é composto por umamistura de sólidos, minerais e orgânicos, que apresentaram modificação química,1física e/ou biológica (FONTS et al., 2012).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie