Letteratura scientifica selezionata sul tema "Azeite"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Azeite".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Azeite"

1

Cruz, Ana Carolina Sirelli da, Ila Silva de Britto Cunha, Laísa Maria Souza Xavier da Silva, Adrian Rui Angela Gonzalez, Luis Fernandes Pereira Santos, Ingrid Lessa Leal, Elaine Janaína Linhares da Conceição, Priscilla Quenia Muniz Bezerra e Márcia Filgueiras Rebelo de Matos. "Azeites aromatizados por óleos essenciais: uma comparação entre análises físico-químicas e sensoriais para atender diferentes perfis de consumidores". Research, Society and Development 11, n. 5 (29 marzo 2022): e6411527912. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i5.27912.

Testo completo
Abstract (sommario):
Para aumentar a atratividade do azeite extra virgem para os consumidores, a indústria alimentícia vem adicionando óleos essenciais (OE) ao produto. Entretanto, existe uma lacuna sobre as características sensoriais e físico-químicas do azeite após a adoção desta prática. O presente estudo teve como objetivo: (i) desenvolver azeites extra virgens aromatizados por OE; (ii) realizar treinamento de avaliadores; (iii) analisar sensorialmente os azeites aromatizados e padrão, entre provadores treinados e não treinados, e (iv) avaliar o efeito do OE na estabilidade oxidativa do azeite extra virgem. Amostras de azeites aromatizados foram desenvolvidas utilizando azeite extra virgem e OE de alecrim, limão siciliano, louro e orégano (0,5% p/v). O azeite tradicional foi utilizado como padrão e todas as amostras do estudo foram avaliadas sensorialmente por um grupo de avaliadores treinados e não treinados e caracterizadas quanto à acidez e índice de peróxido. Os azeites aromatizados apresentaram melhores resultados para todos os testes sensoriais aplicados quando comparados ao padrão. A adição de OE no azeite demonstrou a capacidade de aumentar sua estabilidade oxidativa, podendo atuar como conservante natural, considerando as variações da acidez de 0,46 a 0,64% e do índice de peróxido de 9,59 a 12,16 meq/kg nas amostras (valores de referência de até 0,8% e 20 meq/kg, respectivamente). Neste estudo, o desenvolvimento dos novos produtos mostrou potencial de inserção comercial, oferecendo versatilidade ao azeite tradicional ao agregar sabor, aroma e estabilidade, e ampliação da possibilidade de utilização por diferentes perfis de consumidores (cozinheiros profissionais ou não) para aplicação em diversas preparações gastronômicas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

OLIVEIRA, Adelson Francisco de, João VIEIRA NETO, Emerson Dias GONÇALVES, Fabíola VILLA e Luiz Fernando de Oliveira da SILVA. "PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DOS PRIMEIROS AZEITES DE OLIVA BRASILEIROS EXTRAÍDOS EM MARIA DA FÉ, MINAS GERAIS". Scientia Agraria 11, n. 3 (24 maggio 2010): 255. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v11i3.17511.

Testo completo
Abstract (sommario):
Para que o azeite de oliva seja comercializado, precisa apresentar-se dentro dos padrões vigentes, com base em análises físico-químicas que o qualificarão. O presente trabalho teve por objetivos verificar as características físico-químicas de diferentes variedades de olivas introduzidas no município de Maria da Fé, sul de Minas Gerais, Brasil, com a finalidade de selecionar aquelas que apresentam perfil adequado para a extração de azeite de oliva. Foram extraídos azeites de frutos colhidos de sete cultivares de oliveira, na safra 2007/2008. Nos frutos avaliaram-se tamanho e peso e, nos azeites de oliva, a acidez, índice de peróxido, índice de iodo, índice de refração absoluto a +20 °C, absorbância no ultravioleta a 270 nm, e a 232 nm, além do perfil de ácidos graxos por cromatografia gasosa. Os dados foram comparados com resultados obtidos de duas amostras de azeites comerciais e com parâmetros definidos pelo Codex Alimentarius. Os primeiros azeites extraídos dos frutos das sete cultivares foram classificados previamente como extra virgem. Em todos os azeites analisados foi possível observar conteúdos de ácido oléico acima de 64,39%, com maiores concentrações nas cultivares Penafiel SP, Alto D’Ouro, em acordo com a legislação brasileira.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Silva, Luiz Fernando de Oliveira da, Adelson Francisco de Oliveira, Rafael Pio, Tatielle Custódio Alves e Carolina Ruiz Zambon. "Variação na qualidade do azeite em cultivares de oliveira". Bragantia 71, n. 2 (2012): 202–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052012000200008.

Testo completo
Abstract (sommario):
O cultivo de oliveira (Olea europaea L.) no sul de Minas Gerais tem apresentado resultados promissores quanto à produção de frutos. No entanto, há necessidade de verificar seu valor nutritivo e a qualidade do azeite oriundo dos frutos das cultivares potencialmente produtivas. Objetivou-se com este trabalho determinar a composição centesimal dos frutos, as características químicas e o perfil de ácidos graxos dos azeites extraídos de diferentes cultivares de oliveira, com a finalidade de selecionar os materiais com potencial agroindustrial. Foram avaliadas 32 cultivares de oliveira com seis anos de idades quanto à composição centesimal (teores de umidade, lipídeos, proteínas e cinzas, tanto na polpa quanto no caroço dos frutos); composição química e perfil de ácidos graxos dos azeites. Observaram-se nas cultivares MGS ASC315, Cerignola, MGS GRAP561 e MGS GRAP575 maiores valores de lipídeos. Além disso, as análises indicaram que o caroço possui quantidades significativas de lipídeos, embora sempre inferiores às quantidades presentes na polpa. Os índices de acidez em ácido oleico, peróxidos e refração absoluta estão de acordo com a resolução da ANVISA, podendo ser inicialmente classificados como azeite de oliva extravirgem ou virgem. De modo geral, todos os ácidos graxos presentes nos azeites possuem valores satisfatórios, destacando a cultivar MGS GRAP084, com maior concentração de ácido oleico, principal ácido responsável pelos benefícios à saúde.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Santos, Clédina de Oliveira Stiegemaier dos, Taline Laura Bortolossi e Andréia Zilio Dinon. "Efeito da condimentação permanente com alho desidratado e in natura nas características físico-químicas, atividade antioxidante e estabilidade térmica do azeite de oliva". Research, Society and Development 10, n. 15 (29 novembre 2021): e412101522945. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22945.

Testo completo
Abstract (sommario):
O alho (Allium sativum) é popularmente utilizado para condimentar azeites de oliva, possui altos teores de alicina e selênio com capacidade antioxidante, além de compostos fenólicos como os ácidos p-cumárico e cafeico. O presente trabalho avaliou a qualidade do azeite de oliva extravirgem condimentado individualmente com alho desidratado e com alho in natura, ambos na proporção de 10 % (m/m) durante a infusão permanente por 50 dias à 60 ± 2⁰C. Foram realizadas análises para determinar a atividade antioxidante, o conteúdo de compostos fenólicos totais, a estabilidade térmica e os principais parâmetros de qualidade pela determinação do índice de acidez, índice de peróxidos, coeficiente de extinção específica por absorção UV, atividade de água (Aw), teor de clorofilas e carotenoides. Os resultados demonstraram que a infusão permanente de alho desidratado (AOEVD) e do alho in natura (AOEVIN) no azeite de oliva aumentaram a atividade antioxidante das amostras avaliadas, preservaram o teor de compostos fenólicos totais ao longo do armazenamento e retardaram o processo de degradação das clorofilas em relação a amostra controle (AOEVP). A amostra AOEVIN apresentou o maior índice de acidez; o AOEVD apresentou a menor Aw; e o AOEVD e o AOEVIN reduziram o índice de peróxidos em relação ao AOEVP. Assim, a adição de 10 % (m/m) de alho desidratado ou in natura de forma permanente pode aumentar a capacidade antioxidante, o teor de compostos fenólicos totais e retardar a degradação de clorofilas no azeite de oliva.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Pereira, Paulo Almeida. "Estudo da possibilidade de aplicação industrial de um processo inovador de refinação de azeite". Gestão e Desenvolvimento, n. 7 (1 gennaio 1998): 63–96. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1998.438.

Testo completo
Abstract (sommario):
O azeite é um produto com larga utilização, principalmente na culinária, fazendo parte da cultura mediterrânica e, nomeadamente, da portuguesa. Neste trabalho caracteriza-se o processo que vai desde a cultura da oliveira até à produção do azeite e analisa-se o mercado de produção de azeite, a nível nacional, sendo feita a desagregação, essencialmente, por tipo de azeite virgem (no que diz respeito à sua qualidade) e por regiões. A extracção supercrítica é um processo inovador que permite a extracção, através de um método "ecológico", de componentes a partir de produtos naturais, aplicável à refinação de azeite. Um estudo de "scale-up" (dimensionamento) de uma unidade industrial para este processo de refinação, acompanhado por um estudo de viabilidade económica, permite chegar à conclusão de que este processo é, numa primeira análise, viável.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Nogueira-de-Almeida, Carlos Alberto, Durval Ribas Filho, Elza Daniel de Mello, Graziela Melz e Ane Cristina Fayão Almeida. "Azeite de Oliva e suas propriedades em preparações quentes: revisão da literatura". International Journal of Nutrology 08, n. 02 (maggio 2015): 013–20. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1705067.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Introdução: O azeite de oliva é reconhecido devido a suas propriedades antioxidantes de forma a ser incorporado na culinária, contudo, a forma mais utilizada do azeite é na apresentação fria. O objetivo desse estudo foi verificar as modificações de propriedades do azeite de oliva após cozimento e fritura. Métodos: Pesquisa ativa de artigos nas bases científicas nacionais e internacionais, cobrindo os anos de 1990 a 2015. Resultados: O azeite de oliva apresenta discretas perdas das propriedades antioxidantes e mudanças pequenas no perfil lipídico após o aquecimento em temperaturas elevadas, contudo apresenta grande estabilidade comparada a demais tipos de óleos, praticamente não levando à formação de compostos tóxicos. Conclusão: Pode-se utilizar azeite de oliva em preparações aquecidas, pois são preservadasboa parte de suas características benéficas e, após aquecimento, as mesmas mantêm-se superiores aos demais óleos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Ambrosini, Larissa Bueno, Suzimary Specht, Roni Blume e Paulo Lipp João. "Pesquisa sobre hábitos de consumo e preferências dos consumidores com relação ao azeite de oliva no Rio Grande do Sul". Pesquisa Agropecuária Gaúcha 25, n. 3 (21 novembre 2019): 17–35. http://dx.doi.org/10.36812/pag.201925317-35.

Testo completo
Abstract (sommario):
Nos últimos 30 anos a importação de azeite de oliva e o consumo no país cresceram muito. Entretanto, estudos sobre hábitos e percepção dos consumidores com relação ao produto ainda são pouco numerosos. O objetivo desse estudo é verificar hábitos de consumo, critérios de escolha e preferência dos consumidores gaúchos com relação ao azeite de oliva. A metodologia utilizada foi um survey realizado via internet. A amostra foi de 291 consumidores, que apresentou renda familiar e escolaridade mais elevadas que a média da população brasileira, sendo que 55% declarou consumir azeite de oliva diariamente. Os principais resultados apontam que preço, origem, grau de acidez e marca são os critérios mais importantes no momento de escolher o azeite de oliva; as origens preferidas são Portugal e Brasil; a maioria consumiria mais azeite de oliva se o produto fosse mais barato e se cozinhasse mais em casa; apenas 5% declarou ter bom conhecimento sobre como utilizar o produto; e as principais motivações para o consumo estão relacionadas à saúde e ao sabor. A contribuição de nosso estudo é gerar dados que contribuam para guiar ações educativas e promocionais, auxiliando, assim, no desenvolvimento dessa cadeia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Rodrigues, Patrícia Helena Cravo, Maria Elisabeth Machado Pinto-e-Silva e Sophia Cornbluth Szarfarc. "O uso de azeite de dendê na fortificação de alimentos". Segurança Alimentar e Nutricional 18, n. 2 (10 febbraio 2015): 53. http://dx.doi.org/10.20396/san.v18i2.8634677.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo do trabalho foi incluir o azeite de dendê como fonte de vitamina A em alimentos de consumo habitual da população brasileira e avaliar sua estabilidade e aceitação. Foram desenvolvidas as preparações: sequilho salgado, sequilho doce e biscoito de polvilho em suas formulações originais e as acrescidas de azeite de dendê. A vitamina A foi determinada pela quantificação de β caroteno presente nas amostras do azeite de dendê e nas preparações. Para a análise sensorial, utilizou-se o teste afetivo de aceitabilidade. As preparações desenvolvidas tiveram como parâmetro as originais para posterior análise. Com relação ao teor de vitamina A, todos os produtos com dendê tiveram concentrações significativas deste nutriente quando comparados aos biscoitos sem dendê. Pela análise sensorial, os produtos apresentaram aceitabilidade no atributo aceitação global. O azeite de dendê se manteve como fonte de vitamina A quando utilizado como ingrediente de preparações, mesmo se submetido a um processamento térmico, e mostrou ser uma boa fonte complementar deste nutriente. Assim, o azeite de dendê pode ser utilizado no enriquecimento de alimentos pela sua contribuição em retinol visando o controle da hipovitaminose A.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Conceição, Valdir Silva, Angela Machado Rocha e Marcelo Santana Silva. "Indicação Geográfica para o Dendê da Bahia: uma possibilidade". Cadernos de Prospecção 14, n. 2 (1 aprile 2021): 648. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v14i2.33014.

Testo completo
Abstract (sommario):
A planta do dendê gera diversos subprodutos, tanto no segmento artesanal quanto na gastronomia, como o azeite, utilizado para fazer vatapá, acarajé, abará, que são produtos comercializados pelas baianas que se vestem a caráter e possuem representatividade em termos turísticos. A sua produção está inserida na região denominada Costa do Dendê, na Bahia, e, no município de Valença, o azeite de dendê possui um processo produtivo artesanal, manufatureiro e pouco mecanizado, o que gera ocupação para diversas pessoas. O presente artigo tem como objetivo demonstrar o potencial da viabilidade da solicitação do registro de uma IG para o azeite de dendê de Valença, que possui alguns requisitos, como: a notoriedade, o saber-fazer, um órgão representativo e a qualidade do produto. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que o azeite de dendê possui potencial para se tornar uma IG.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Rodrigues, Mara Lina, Adriana Régia Marques de Souza, Jean Carlos Rodrigues de Lima, Celso José de Moura e Robson Maia Geraldine. "Cinética da degradação de carotenoides e da alteração de cor do azeite de pequi submetido ao aquecimento em temperatura de fritura". Ciência Rural 43, n. 8 (agosto 2013): 1509–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782013000800027.

Testo completo
Abstract (sommario):
O azeite de pequi possui coloração vermelho-alaranjada devido à presença de carotenoides. Possíveis alterações químicas nesses compostos durante o processamento podem influenciar em modificações físicas do produto que ocorrem quando este é submetido ao aquecimento. Este estudo teve como objetivo utilizar parâmetros cinéticos para avaliar a degradação de carotenoides e a alteração de cor do azeite de pequi submetido ao aquecimento em temperatura de fritura. Para avaliar o efeito do aquecimento, o azeite de pequi foi tratado termicamente a 180°C em intervalo crescente de 10 minutos até uma hora de aquecimento. Realizaram-se as análises de carotenoides totais e cor e com esses resultados determinaram-se os parâmetros cinéticos. Ao longo do aquecimento, o teor de carotenoides foi praticamente todo degradado e consequentemente a cor foi bastante alterada. A cinética de degradação dos carotenoides foi de primeira ordem e da alteração de cor foi de ordem zero. Essas cinéticas refletiram as observações visuais das amostras do azeite de pequi obtidas depois de cada tratamento.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Più fonti

Tesi sul tema "Azeite"

1

Gamelas, Carlos Filipe Esperança. "CôaOliva Azeite Biológico". Master's thesis, Universidade Europeia - Laureate International Universities, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/9644.

Testo completo
Abstract (sommario):
A CôaOliva, Lda., será um lagar de azeite, localizado na freguesia de Vilar Torpim, ligado à produção e comercialização de azeite biológico de qualidade superior, obtido através de uma linha de extração moderna que utiliza a mais recente tecnologia para o sector. Encontra-se prevista uma produção anual de 20.000L. de azeite, que posteriormente será embalado em garrafas de 250ml e 500ml, com um design inovador e rótulos atrativos, acompanhadas com um pequeno livro explicativo, com informação personalizada sobre o produto. A sua comercialização vai ser efetuada através de lojas gourmet, vendas online, estabelecimentos comerciais locais e restauração. Este projeto nasceu da vontade dos seus promotores em desenvolver um negócio familiar, aproveitando e valorizando as excelentes condições climáticas e de solos existentes na região, para a produção de azeitona biológica de excelência. A estratégia para este projeto assenta essencialmente, na comercialização de produtos de elevada qualidade e na sua diferenciação através da certificação em modo de produção biológico, pelo que se pretende explorar um nicho de mercado, relacionado com um segmento de mercado médio alto, composto por clientes com um poder de compra elevado, que dão importância à diferenciação, qualidade e segurança dos produtos que consomem. Por outro lado a estratégia de preços competitivos, aleada a um sistema de comunicação direta feita com os clientes e apoiada pelo marketing digital, vai permitir angariar e fidelizar novos clientes. Da análise de viabilidade económico-financeira deste plano de negócio para o cenário provável, podemos constatar que estamos diante um projeto com um período de recuperação do investimento (Payback) de 2 anos, com uma taxa interna de rentabilidade (TIR) de 59,57% e um valor atual líquido (VAL) de 190.782€, para um investimento inicial de 175.836€. Relativamente aos cenários otimista e pessimista, em todos eles os resultados obtidos são muito positivos. Com os fatores acima referenciados, podemos considerar que este projeto reúne todas as condições para ser um caso de sucesso.
CôaOliva, Lda., is a mill linked to the production and marketing of organic olive oil of superior quality, obtained through a line of modern extraction that uses the latest technology to the industry, located in Vilar Torpim. It is expected an annual production of 20.000L. olive oil, which will then be packaged in bottles of 250ml and 500ml, with an innovative design and attractive labels, along with a small explanatory book with personalized information about the product. Its marketing will be done through gourmet stores, online sales, local businesses and restaurants. This project was born of the will of its promoters to develop a family business taking advantage of excellent climate and soil conditions existing in the region to organic olive production excellence. The strategy for this project is based mainly on marketing high quality products and their differentiation through certification in organic farming, so if you want to explore a niche market related to a medium-high market segment, composed of customers with a high purchasing power, which attach importance to differentiation, quality and safety of products they consume. On the other hand, the strategy of competitive pricing, along with a direct communication system made with customers and supported by digital marketing, will allow garner and retain new customers. The economic and financial feasibility analysis of this business plan for the probable scenario, we note that we are facing a project with a payback period (Payback) 2 years, with an internal rate of return (IRR) of 59, 57% and a net present value (NPV) of € 190,782, for an initial investment of € 175,836. With regard to the optimistic and pessimistic scenarios, in all of them the results are positive. With the above referenced factors, we can consider that this project meets all the conditions to be a success story.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Carapinha, Pedro Gomes. "Utilização do azeite na fritura de alimentos". Master's thesis, ISA/UTL, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5317.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mestrado em Engenharia Alimentar - Processamento de Alimentos - Instituto Superior de Agronomia
Olive oil has been widely used in the cuisine of the Mediterranean basin, due to its organoleptic properties and also to its oxidative thermostability.ascribed to the richness in monounsaturated fatty acids and high concentration of natural antioxidants. Two heating trials were performed to.evaluate the thermostability of two olive oils with the name: “extra virgin olive oil” and “olive oil” (moisture of virgin olive oil with refined olive oil): one of these trial consisted on heating at 180ºC (±2ºC) during 63 hours and the other one was a heating trial with frying periods of frozen potato chips, for 45 hours. Several physico-chemical parameters were evaluated in the different olive oil samples collected along the experiments: viscosity, acidity, peroxide index, p-anisidine, absorbance in the UV (232 and 270 nm), polar compounds and fatty acid profile. The results showed that oxidation was higher in the samples heated at 180°C than in the corresponding samples from the trials with frying periods due to the decrease in temperature when the frozen potatoes were immersed in the olive oil. The extra virgin olive oil showed more stability than the “olive oil”, due to the presence of higher concentrations of natural antioxidants which are removed during refining
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Inês, Helder Diogo Lucas. "A olivicultura e a caracterização química e organolética do azeite virgem: os azeites Denominação de Origem Protegida em Portugal". Master's thesis, ISA, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/15095.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Fernandes, Luisa Silvestre Freitas. "Produto elaborado com manteiga e azeite de oliva". UFVJM, 2013. http://acervo.ufvjm.edu.br:8080/jspui/handle/1/399.

Testo completo
Abstract (sommario):
"Aprovada em 23/04/2013".
Submitted by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2015-01-13T11:53:31Z No. of bitstreams: 2 luisa_silvestre_freitas_fernandes.pdf: 666880 bytes, checksum: 4fe344a43ea1f03805c4248d5f3971e9 (MD5) license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2015-01-13T11:54:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 luisa_silvestre_freitas_fernandes.pdf: 666880 bytes, checksum: 4fe344a43ea1f03805c4248d5f3971e9 (MD5) license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2015-01-13T11:54:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 luisa_silvestre_freitas_fernandes.pdf: 666880 bytes, checksum: 4fe344a43ea1f03805c4248d5f3971e9 (MD5) license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2015-01-13T11:54:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 luisa_silvestre_freitas_fernandes.pdf: 666880 bytes, checksum: 4fe344a43ea1f03805c4248d5f3971e9 (MD5) license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-01-13T11:54:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 luisa_silvestre_freitas_fernandes.pdf: 666880 bytes, checksum: 4fe344a43ea1f03805c4248d5f3971e9 (MD5) license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Previous issue date: 2013
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior (CAPES)
A manteiga ? um produto muito apreciado pelo consumidor, haja vista a vasta gama de produtos com sabor de manteiga dispon?vel no mercado. Devido o seu alto teor de gordura saturada e colesterol, e tamb?m por haverem estudos que demonstram riscos ? sa?de do cora??o, o consumidor tem desenvolvido certa relut?ncia ao utiliz?-la, fazendo com que d?em prefer?ncia a produtos similares, por?m funcionais. A presente pesquisa foi conduzida com o objetivo de se desenvolver e caracterizar um produto derivado da adi??o de azeite de oliva em manteiga obtida com leite bovino. Quantidades suficientes de manteiga foram obtidas em um latic?nio, submetido ao sistema de inspe??o federal. ? manteiga foram incorporados 5%, 10%, 15% e 20% de azeite de oliva extra-virgem, sendo posteriormente embalada em embalagem de polietileno para an?lises no tempo inicial de fabrica??o e nos tempos 15, 30, 45 e 60 dias. A pesquisa foi conduzida em delineamento inteiramente casualizado com quatro repeti??es. Procedeu-se ? determina??o da acidez titul?vel, ?ndice de iodo, umidade, teor de gordura, firmeza, for?a de corte, resist?ncia e colorimetria (L*a*b*). Houve efeito significativo (P<0,01) das diferentes propor??es de azeite adicionado para a luminosidade (L*), componente vermelho-verde (a*), componente azul-amarelo (b*), tonalidade crom?tica (H) e a vivacidade da cor (C). Tamb?m foram significativos a acidez titul?vel, ?ndice de iodo, umidade, firmeza, for?a de corte e insol?veis em ?ter. Houve diferen?a estat?stica nos diferentes tempos de estocagem para os par?metros a*, L*, H, for?a de corte, resist?ncia da sonda. N?o foram significativos para o teor de gordura. Mesmo com a adi??o do azeite de oliva a manteiga, o produto resultante n?o teve seus par?metros exigidos pela legisla??o de manteiga alterados. No entanto, houve queda na quantidade de gordura saturada devido ? adi??o de ?leo vegetal que constitui uma fonte de gordura insaturada. Esse aumento relativo da gordura insaturada fez com que houvesse o aumento do ?ndice de iodo e melhora consider?vel na textura e espalhabilidade a 4?C. Os teores de umidade, acidez e insol?veis em ?ter diminu?ram com a adi??o de ?leo. Os valores de L* aumentaram com o passar do tempo de estocagem, por?m diminuiu com a adi??o de ?leo. Os valores de a* decaem perante a adi??o de azeite de oliva, bem como o aumento de dias de estocagem. O b* apresentou resultados maiores com o aumento do teor de ?leo. Os valores para croma apresentaram-se de forma crescente de acordo com o aumento da incorpora??o do azeite de oliva. Os valores encontrados para H diminuem de acordo com a adi??o de azeite. Mesmo com a adi??o do azeite de oliva a manteiga, o produto resultante n?o teve alterados os par?metros exigidos pela legisla??o da manteiga.
Disserta??o (Mestrado) ? Programa de P?s-Gradua??o em Zootecnia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2013.
ABSTRACT Butter is a product widely appreciated by the consumer, given the wide range of products flavored butter available. Due to its high content of saturated fat and cholesterol, and also because they have studies showing heart health risks, consumers have developed a reluctance to use it, making that give preference to similar products, but functional. This research was conducted with the objective to develop and characterize a product derived from the addition of olive oil for butter obtained from cow milk. Sufficient amounts of butter were obtained in a plant, subject to the system of federal inspection. At butter were added 5%, 10%, 15% and 20% extra virgin olive oil, and subsequently packed in polyethylene bags for analysis at the initial time of manufacture and at times 15, 30, 45 and 60 days. The research was conducted in a completely randomized design with four replications. Proceeded to the determination of titratable acidity, iodine value, moisture, fat, firm, cutting force, endurance and colorimetry (L * a * b *). Significant effects (P <0.01) of different proportions of olive oil added to the lightness (L *), red-green component (a *), blue-yellow component (b *), hue (H) and the liveliness of color (C). Were also significant titratable acidity, iodine value, moisture, firmness, cutting force and insoluble in ether. There was statistical difference in the different storage time for the parameters a *, L *, H, cutting force, resistance probe. There were no significant fat content. Even with the addition of olive oil, the butter, the resulting product had its parameters required by the laws of butter changed. However, there was a decrease in the amount of saturated fat due to the addition of vegetable oil which is a source of unsaturated fat. This relative increase in unsaturated fat meant that there was an increase in iodine and considerable improvement in texture and spreadability at 4 ? C. The moisture, acidity and insoluble in ether decreased with the addition of oil. The L * value increased over the storage time, but decreased with the addition of oil. The values of a * decay before the addition of olive oil, as well as increasing days of storage. The b * presented higher with increasing oil content. The values for chroma were presented in ascending order according to increased incorporation of olive oil. The values found for H decreases according to the addition of olive oil. Even with the addition of olive oil, the butter, the resulting product had not changed the parameters required by legislation butter.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Santos, Sandra Isabel Fidalgo dos. "Desenvolvimento de um azeite com aroma a limão". Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3973.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mestrado em Biotecnologia
Foram preparadas amostras de azeite aromatizadas com casca de limão, uma com 10,5g/kg à qual foram retiradas as cascas após 7 dias e outra com 5g/kg onde a casca permaneceu ao longo do estudo, tendo a sua estabilidade sido acompanhada ao longo de 60 dias.Verificou-se que o índice de acidez de ambas as amostras se manteve estável ao longo de todo o estudo, no entanto o índice de peróxidos sofreu variação ao longo do tempo atingindo, no final do estudo, valores acima dos regulamentados para este parâmetro (20meq.O2/kg).A quantidade de limoneno extraída da casca de limão para o azeite, revela valores sem oscilações significativas, não havendo portanto perdas ao longo do tempo. A PCA (Análise de Componentes Principais) aplicada aos espectros de FTIR permitiu classificar o azeite aromatizado ao longo do tempo mostrando uma separação entre azeites com valores de índice de peróxido inferior e superior a 20meq.O2/kg). A utilização da Alta Pressão (AP) na extracção de limoneno, permitiu concluir que as amostras pressurizadas apresentam um teor de limoneno mais elevado do que as aromatizadas à pressão atmosférica. Os valores de extracção mais elevados (±30Ig/kg) foram obtidos a 100 MPa durante 15 minutos, tendo-se obtido, com estas condições experimentais, quase o dobro da quantidade de limoneno extraída à pressão atmosférica. Procedeu-se ainda à extracção do azeite recorrendo a AP reduzindo a quantidade de azeite envolvida (pressurização em saco). Os resultados obtidos com frasco, concluindo-se que existe similaridade no que diz respeito à quantidade de limoneno extraída. Nas mesmas condições, foi realizado um ensaio que permitiu avaliar a quantidade de casca de limão a partir da qual, mantendo-se a quantidade de azeite, se atinge o equilíbrio de extracção, o que em termos industriais permitirá a diminuição de custos inerentes à redução de matéria-prima. Verificou-se que os valores determinados para o índice de acidez e índice de peróxidos do azeite submetido a AP, encontram-se dentro dos valores regulamentados para esses parâmetros químicos, mesmo após os 30 dias. Sugere-se ainda, como alternativa industrial à aromatização de azeite com casca de limão, a preparação de uma amostra de azeite intensamente aromatizado com limoneno de casca de limão, podendo ser usada em diluições, ajustando-se a quantidade de limoneno desejada e sem que o azeite necessite de estar em contacto com as cascas de limão.
Was performed flavoring of olive oil with citric peel, with 10,5g/kg, that we retired the peel after 7 days and another with 5g/kg, that stay with peel throughout the study, and the stability has been accompained for aproximatelly 60 days.It was investigated that both samples acidity was kept stable throughout the study, however peroxid level varies along the time, and in the end of the investigation it is above to the allowed (20meq.O2/kg).Limonene quantity extracted doesn´t show any significant variations, and obviously no losses over the time. PCA (Principal Component Analysis) applied to FTIR spectres allowed peel lemon with fragrance olive to be classified along the time, and clear results differentiation could be visualized between olive oils with values lower and above to 20meq.O2/kg. (HP) High Pressure use in limonene extraction allowed conclusions such as : pressurized samples present a higher limonene content comparing to samples flavored at atmospheric pressure. Extraction results higher (±30Ig/kg) were obtained to 100 MPa for 15 minutes, being almost double of atmosferic pressure extracted quantity taken. To complement the investigation, AP extraction was performed, reducing olive oil quantities involved (bag pressurization). Comparing results it is concluded that there is a similar, to the amount of limeneextracted.A trial was performed in the same conditions, where lemon peel could be analysed keeping. Keeping the same olive oil quantity extraction equilibrium is achieved, which allows to minimize raw material costs. Acidity índex results and peroxid índex submited to AP are under the legislation, even after 30 days. Lemon peel intense flavoring oil with limonene is suggested as alternative to industrialized lemon peel olive fragrance. It can be used in dilutions adjusting required limonene ammont, and through this method olive don´t need to be in contact with peels.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Pedrosa, Sandra Sofia Simões. "Análise dos componentes do azeite utilizando métodos quimiométricos". Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3977.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mestrado em Biotecnologia Alimentar
O objectivo deste trabalho é analisar os componentes do azeite virgem por Espectroscopia de Infravermelho Próximo (NIR) e tratamentos quimiométricos, tais como a PCA (Análise em Componentes Principais) e o PLS (Regressão por Mínimos Quadrados Parciais). Para a realização deste trabalho foram utilizadas análises químicas do azeite virgem efectuadas no Laboratório de Estudos Técnicos do Instituto Superior de Agronomia e espectros NIR do mesmo azeite. Foram preparados diversos conjuntos de dados e foram feitos diferentes pré- -tratamentos de dados para avaliar o mais adequado na modelação. A PCA foi utilizada para avaliar a distribuição das amostras e para detectar a possível presença de amostras atípicas. O PLS foi utilizado para estabelecer a relação entre os dados espectrais e a componente de interesse. Com este trabalho conclui-se que o método NIR é muito prático, eficiente, rápido e apresenta a grande vantagem de não necessitar de pré-tratamento de amostra. Esta abordagem quando associada a uma análise quimiométrica revela ser uma metodologia rápida e eficaz em comparação como os métodos tradicionais de análise.
The aim of this study is to analyze the components of virgin olive oil using Near Infrared spectroscopy (NIR) and chemometric methods such as PCA (Principal Component Analysis) and PLS (Partial Least Squares Regression). For this work the results from the chemical analyses of virgin olive oil made by the Laboratory of Technical Studies from Institute of Agronomy were used. Several sets of data and different pre-treatment of data were made in order to evaluate the most appropriate modeling. The PCA was used to assess the distribution of the samples and to detect the possible presence of atypical samples. PLS was used to establish the relationship between spectral data and the component of interest. This work concluded that the NIR method is very practical, efficient, fast and has the great advantage of not requiring sample pre-treatment. This approach, when combined with a chemometric analysis reveals to be a rapid and effective method compared to traditional methods of analysis.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Duarte, Ana Catarina Vasconcelos Alves de Avelar Henriques. "Análise estratégica da indústria do azeite em Portugal". Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 1999. http://hdl.handle.net/10400.5/4194.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mestrado em Gestão/MBA
A teoria de Porter tem influenciado quer a investigação teórica, quer gestores e em-presarios no desenvolvimento dos planeamentos estratégicos e na busca de vantagens competitivas para as suas empresas. O sector do Azeite ocupa uma posição de destaque no contexto da Economia Agrícola e, nomeadamente, no Sector Agro-Alimentar Português, tanto do ponto de vista económico, como do ponto de vista social. No entanto, a adesão de Portugal à CE iniciou uma nova fase, de mudanças radicais no sector, onde a presença de players externos se tornou uma realidade, bem como a afirmação da industria portuguesa como player internacional se reveste de carácter de urgência. O presente trabalho constitui um exemplo de aplicação da metodologia de Porter, para abordar o sistema concorrencial no sector do Azeite, com o objectivo de, por um lado, caracterizar, à luz dessa teoria, a indústria e a sua atractividade, bem como as estratégias genéricas adoptadas pelos principais players e, por outro, definir alternativas estratégicas para essas empresas, tendo em conta as perspectivas de evolução do mercado. Para o efeito, recorreu-se à realização de entrevistas com profissionais do sector e à elaboração de questionários a efectuar junto dos responsáveis estratégicos das principais empresas.
Porter's theory has had an effect on theoretical research and on managers attitudes, influential in being developed on strategic management and in reaching competitive advantages to their own enterprises. Till now, the olive oil sector has held a strategic position in the Agriculture Economy and primary in Portuguese Agro Alimentary Sector, not only on economical level, but also on social level. However, a new era has begun with Portugal's adhesion to CE; a era of radical removes at olive oil sector, where the presence of external players has became a reality and where it is urgent the Portuguese industry affirmation as an international player. This study is an example of Porter's methodology to approach a competition system on olive oil sector. On one hand, of characterising thp. industry and its qtrrgr-tivpnecc and generical strategies adopted by the headmasters players, on the other hand, to define strategic alternative to those enterprises, not forgetting the perspective of market development. For this study be realized it was necessary to obtain some interviews with professionals on the olive oil sector and to elaborate two questionnaires to be answered by the strategical responsibles for the principal enterprises in Portugal.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Santos, Guilherme Martins Marta dos. "Análise do mercado de exportação de azeite português". Master's thesis, ISA/UTL, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/4093.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mestrado em Engenharia Agronómica - Instituto Superior de Agronomia
The purpose of this work is to draw an Analysis of the Export Market of Portuguese Olive Oil. For such, a characterization was made of the domestic olive oil market, a quick look to the world market and the selection and analysis of three target markets. Two questionnaires were also made, one to the national companies that export olive oil and another to the companies that import olive oil in the three target markets, Brazil, China and United Kingdom, previously selected. The olive oil imports/exports involves several attributes that affect in a different way the buy/selling operations. With the purpose to understand how important those attributes are, the answers from both questionnaires were analysed and gathered information was crossed, because that was the only reasonable way. It was concluded that the best way to overcome the difficulties of national olive oil exports companies would be to create a strong cluster that would aloud a bigger percentage of market to the national products, through increased sales of the brands already on market and the help to market entry of new national products.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Barreira, Maria Machado de Oliveira. "Plano de marketing : azeite da Herdade da Apariça". Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/10694.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mestrado em Marketing
O azeite é um produto muito apreciado desde a antiguidade e está presente no consumo mundial fazendo parte da chamada Dieta Mediterrânica. A apreciação do azeite por parte dos consumidores é devido ao seu valor gastronómico, às suas características químicas, biológicas, organoléticas e por ser uma gordura saudável com mais valias nutricionais. O presente Projeto Final de Mestrado apresenta um plano de marketing para o azeite da Herdade da Apariça. O objetivo principal do plano, consiste no aumento da notoriedade da marca junto dos consumidores, e por consequência no aumento das vendas e aumento do valor da marca. Um dos objetivos desde estudo foi o de avaliar a valorização dada pelos consumidores ao azeite da Herdade da Apariça. Com base nos resultados obtido do questionário online aos consumidores concluiu-se que, o azeite da Herdade da Apariça é um produto de qualidade, mas que apresenta algumas falhas nos pontos de venda, sendo difícil encontrá-lo. A Herdade da Apariça, situada em São Matias, Beja, está na mesma família desde os anos 60 que posteriormente constituiu a Companhia Agrícola da Apariça, o azeite engarrafado é denominado da Herdade da Apariça. As variedades de azeitonas produzidas na Herdade da Apariça são: Maçanilha (produção de conserva) e Arbequina (produção de azeite, sendo uma parte vendida a granel e a outra parte é engarrafada).
The oil is a product very appreciated since the very past and it's still present in the worldwide consume making part of the Mediterranean Diet. Consumers appreciate olive oil due to its gastronomic value, its chemical, biological and organic characteristics, and also because it's a healthy fat with nutritional value. This Final Masters Project presents a marketing plan to the Herdade da Apariça olive oil. The main goal of this plan is to develop the brand's name amongst the consumers and therefore raise the sells and the brand's value. One of the goals of this study was to assess the consumers' valuation of the Herdade da Apariça olive oil. Based on the results of the online questionnaire it is concluded that the oil of the Herdade da Apariça is a quality product but it has some flaws at points of sale, being hard to find it on market. The Herdade da Apariça is located at São Matias in Beja and belongs to the same family since the 60's later formed the Companhia Agrícola da Apariça, the bottled olive oil's called Herdade da Apariça. The variety of olives produced in the Herdade da Apariça are: Maçanilha (production of preserves) and Arbequina (oil's production, some is sold in bulk and the rest is bottled)
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

FURTADO, Matheus Braga. "Produção de biodiesel a partir do processamento das oleaginosas amazônicas compadre-do-azeite (Plukenethia polyadenia) e comadre-do-azeite (Onphalea diandra)". Universidade Federal do Pará, 2014. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8253.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Nathalya Silva (nathyjf033@gmail.com) on 2017-04-24T20:03:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_ProducaoBiodieselProcessamento.pdf: 3294034 bytes, checksum: b61a5b09ca384b83cc6ffd6ad283b25f (MD5)
Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2017-04-26T12:50:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_ProducaoBiodieselProcessamento.pdf: 3294034 bytes, checksum: b61a5b09ca384b83cc6ffd6ad283b25f (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-26T12:50:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_ProducaoBiodieselProcessamento.pdf: 3294034 bytes, checksum: b61a5b09ca384b83cc6ffd6ad283b25f (MD5) Previous issue date: 2014-06
FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas
Analisa-se experimentalmente a produção de biodiesel a partir do processamento das oleaginosas amazônicas compadre-do-azeite (Plukenethia polyadenia) e comadre-do-azeite (Onphalea diandra), como uma alternativa potencialmente viável para compor a matriz energética. Desde a Revolução Industrial no século XIX, a matriz energética mundial sempre foi baseada em combustíveis fósseis. Com a escassez desses combustíveis, a elevação de preços muito ocasionada com os constantes conflitos nas principais regiões produtoras, tem tornado as pesquisas em fontes renováveis cada vez mais atrativas. O estudo de novas fontes de óleos vegetais como alternativa energética é importante para o País, particularmente para os amazônicos; possibilitando estruturar cadeias produtivas de oleaginosas na região, gerando emprego no campo, efeitos distributivos na economia regional e, um vetor de desenvolvimento sustentável na Amazônia, sem agressão ao meio ambiente. A proposta deste trabalho é estudar duas espécies da família euphorbiaceae, as lianas Plukenethia polyadenia e Onphalea diandra, mais conhecidas como compadre-do-azeite e comadre-do-azeite respectivamente, produtoras de óleo; extrair e caracterizar os mesmos, sugerindo possíveis aplicações e utilizando-os para a produção de biodiesel através de uma transesterificação metílica, utilizando hidróxido de potássio como catalisador, tratando-se o processo com base em ensaios estatisticamente planejados. Verifica-se a influência das variáveis de entrada: concentração óleo/álcool, temperatura e concentração de catalisador na resposta rendimento em biodiesel, através da metodologia de superfície de resposta (RSM) empregando o planejamento de Box-Behenken. Visa-se dessa forma agregar valor a um rejeito da indústria de beneficiamento de caulim, utilizando zeólitas produzidas desse material como catalisador em substituição ao KOH, comparando as eficiências dos dois tratamentos. O planejamento de Box-Benhken se mostrou eficiente para otimizar a catálise homogênea dos biodieseis, concluindo-se que a concentração do catalisador foi a variável controladora do processo de produção dos biodieseis, e o aumento de sua concentração causa influência negativa e indesejável ao rendimento do produto.
Analyse experimentally the production of biodiesel from oilseeds processing compadre of Amazonian oil (plukenethia polyadenia) and Ruth-of-oil (Aubrey onphalea), as a potentially viable alternative to compose the energy matrix. Since the Industrial Revolution in the 19th century, the world energy matrix has always been based on fossil fuels. With the scarcity of such fuels, the rise of prices caused with the constant conflicts in major producing regions, has become the research into renewable sources increasingly attractive. The study of new sources of vegetable oils as alternative energy is important for the Country, particularly for the Amazon; enabling structure of oilseeds production chains in the region, generating employment in the field, distributional effects on regional economy and a vector of sustainable development in the Amazon, no aggression to the environment. The purpose of this work is to study two species of the family euphorbiaceae, lianas and polyadenia Onphalea Plukenethia diandra, better known as compadre of the olive oil and the olive oil Cummer respectively, oil-producing; extract and characterize them, suggesting possible applications and using them for the production of biodiesel through Transesterification using methyl potassium hydroxide as a catalyst, in the case the process based on statistical tests planned. The influence of input variables: oil/alcohol concentration, temperature and concentration of catalyst on biodiesel yield response by response surface methodology (RSM) employing the Box-Behenken planning. The aim is thus to add value to a tailing kaolin processing industry, using zeolites produced this material as a catalyst to KOH, comparing the efficiencies of the two treatments. The Box-planning Benhken proved efficient to optimize the homogeneous catalysis of the biodieseis, concluding that the concentration of the catalyst was the variable controlling the production process of biodieseis, and the increase of its concentration cause negative and undesirable influence the yield of the product.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Più fonti

Libri sul tema "Azeite"

1

Nunes, António Corrêa. Os caminhos do azeite: Acompanhando o tempo, a luz da azeite guiará o nosso caminho. São João do Estoril: Sopa de Letras, 2012.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Beiguelman, Paula. O pingo de azeite: Estudo sobre a instauração da ditadura. São Paulo, SP: Inep, 1991.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Do moço do anel às coisas do azeite: Um estudo sobre as práticas terapêuticas no candomblé. Salvador - Bahia: Kawo-Kabiyesile, 2014.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Azeret. Santiago: LOM Ediciones, 1996.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Castle, Irene. Azette from Jersey: Complete and unabridged. Leicester: Linford, 2008.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Azebe. Beyoğlu, İstanbul: Weşanên Sı̂, 2002.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Le désordre Azerty. Paris: Les Éditions de Minuit, 2014.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Gaminde, Iñaki. Bizkaieraren azentu-moldeez. Bilbao: Labayru Ikastegia, 1995.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Salem, Salem M. Studies in azepine chemistry. Salford: University of Salford, 1985.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Massin. Azerty: L'alphabet du monde. [Paris]: Gallimard, 2004.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Più fonti

Capitoli di libri sul tema "Azeite"

1

Bährle-Rapp, Marina. "Dipotassium Azelate". In Springer Lexikon Kosmetik und Körperpflege, 165. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-71095-0_3206.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Bährle-Rapp, Marina. "Disodium Azelate". In Springer Lexikon Kosmetik und Körperpflege, 166. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-71095-0_3233.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Gooch, Jan W. "Dicyclohexyl Azelate". In Encyclopedic Dictionary of Polymers, 210. New York, NY: Springer New York, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4419-6247-8_3557.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Gooch, Jan W. "Diisobutyl Azelate". In Encyclopedic Dictionary of Polymers, 221. New York, NY: Springer New York, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4419-6247-8_3671.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Gooch, Jan W. "Diisooctyl Azelate". In Encyclopedic Dictionary of Polymers, 223. New York, NY: Springer New York, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4419-6247-8_3683.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Bährle-Rapp, Marina. "Acetate, auch: Azetate". In Springer Lexikon Kosmetik und Körperpflege, 4. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-71095-0_62.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Gooch, Jan W. "Di(2-ethylbutyl) Azelate". In Encyclopedic Dictionary of Polymers, 215. New York, NY: Springer New York, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4419-6247-8_3616.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Gooch, Jan W. "Di(2-ethylhexyl) Azelate". In Encyclopedic Dictionary of Polymers, 217. New York, NY: Springer New York, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4419-6247-8_3631.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Gooch, Jan W. "Di-n-hexyl Azelate". In Encyclopedic Dictionary of Polymers, 228. New York, NY: Springer New York, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4419-6247-8_3735.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Proctor, George R. "Azepine Ring Systems Containing two Rings". In Chemistry of Heterocyclic Compounds: A Series Of Monographs, 637–768. Hoboken, NJ, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2008. http://dx.doi.org/10.1002/9780470187210.ch2.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Atti di convegni sul tema "Azeite"

1

Ibsch, Raquel, Mercedes Reiter e Carolina de Souza. "Azeite de Oliva Extra Virgem E o Teor de Polifenóis Disponíveis Pós Procedimentos de Cocção". In XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1674491.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Fonseca, Alessandro, Jamila Barbosa, Mahyara Yamashita, Sabria Aued-Pimentel, Maria Rodas e Regina Minazzi-Rodrigues. "Azeite de Oliva: Avaliação Físico-Química de Amostras Comercializadas no Estado de São Paulo (2017–2018)". In XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1674492.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

PELISSARI, M. M. B., A. V. de PAULA e F. L. PRIMO. "DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NANOEMULSÕES POLIMÉRICAS PREPARADAS A PARTIR DE ÓLEOS DE UVA, ALGODÃO E AZEITE". In Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeqic2017-134.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

HUK, T. T. S., J. SCAPINELLO, D. M. CROCE, F. KUHN, A. BOHN e J. DAL MAGRO. "DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E POTENCIAL ANTIOXIDANTE DO AZEITE DE OLIVA PRODUZIDO NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA". In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-1051-21350-172088.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

GONÇALVES, L. R., Z. G. COSTA, D. R. PINHEIRO e N. F. P. RIBEIRO. "REAÇÃO DE HIDRÓLISE DO ÓLEO VEGETAL COMPADRE DO AZEITE (Plukenethia polyadenia) AVALIANDO A UTILIZAÇÃO CATALISADORES HOMOGÊNEO E HETEROGÊNEO". In XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cobeq2018-pt.0969.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Oliveira Lopes Peclat, Veronica Regina. "PRODUÇÃO DE LIPASE ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS DE AZEITE EMPREGANDO A LEVEDURA Yarrowia lipolytica IMUFRJ 50682". In Simpósio Nacional de Bioprocessos e Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.17648/sinaferm-2015-33829.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

MARCUCCI, S. M. P., E. R. ZANATTA, L. S. da SILVA, R. Z. RAIA, G. M. ZANIN e P. A. ARROYO. "IMOBILIZAÇÃO DE LIPASE EM SBA-15 POR ADSORÇÃO E LIGAÇÃO COVALENTE: ESTUDO COMPARATIVO NA REAÇÃO DE HIDRÓLISE DO AZEITE DE OLIVA". In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-0820-23561-145010.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

da Silva Alves de Pinho, Jéssica, e Jean de Aguiar Seabra. "Aplicação da quimiometria aliada ao uso de um smartphone em aulas práticas de química visando determinar adulteração em azeite de oliva extra virgem". In IV Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2021.347772.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Torres de Assis, Bianca Beatriz, Érica da Costa Monção, Jéssica Lima de Morais, Winnie Alencar Luciano, SIMONE ALVES MONTEIRO DA FRANCA e gabrielle ingrid florentino. "ELABORAÇÃO DE HAMBÚRGUER DE FRANGO ADICIONADO DE AZEITE DE OLIVA IN NATURA E PRÉ-EMULSIFICADO COM ISOLADO PROTEICO DE SOJA COMO SUBSTITUTO PARCIAL DE GORDURA". In V ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDúSTRIA. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/enag-2019-115049.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Dias, Marcos André Moura, e Marcia Nitschke. "PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES POR BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS UTILIZANDO DIFERENTES FONTES DE CARBONO". In II Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbiotec/06.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: Biossurfactantes (BS) são compostos anfifílicos de origem microbiana que apresentam uma ampla diversidade estrutural, consistindo em subprodutos metabólicos de bactérias, fungos e leveduras. A busca por microrganismos produtores de biocompostos de interesse econômico, entre eles os biossurfactantes, tem impulsionado a biotecnologia nas últimas décadas. A medida de tensão superficial (TS) é uma técnica quantitativa largamente empregada no monitoramento da produção de biossurfactantes. Objetivo: Este trabalho teve por objetivo avaliar a produção de BS por duas linhagens de rizóbios (J96) e (16186) pertencentes ao gênero Paraburkholderia diazotrophica, utilizando nove fontes de carbono diferentes. Material e métodos: As bactérias foram cultivadas em meio contendo: NH4Cl (4,0 g/L); NaCl (0,5 g/L); KH2PO4 (0,5 g/L); Na2HPO4 (1,0 g/L); MgSO4.7 H2O (0,5 g/L), acrescido de 10,0 g/L das seguintes fontes de carbono: glicose, óleo de girassol, azeite de oliva, glicerina, lactose, vaselina, óleo de soja, sacarose e óleo de motor. O ensaio foi conduzido a 28ºC e 160 rpm, durante 10 dias em incubadora tipo shaker. Após a separação da biomassa (10.000 g/ 20 min. 4°), o sobrenadante, livres de células, foi utilizado para medida da tensão superficial pelo método do anel de Du Noüy. Resultados: o óleo de girassol foi a melhor fonte de carbono para ambas as linhagens, sendo o valor da TS do meio reduzida de 69,9 mN/m para 28,4 mN/m, para alinhagem J96 e 35,9 mN/m para a linhagem 16186. Conclusão: Os resultados obtidos nesse estudo apontam o potencial biotecnológico dessas bactérias para produção de biossurfactantes quando cultivadas em meio mineral suplementado com óleo de girassol como única fonte de carbono e sob condições específicas de crescimento. Estudos complementares se fazem necessários afim de investigar a natureza química e propriedades dos BS sintetizados pelas linhagens diazotroficas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Rapporti di organizzazioni sul tema "Azeite"

1

Nico, Bravo, e Lurdes Pratas Nico. Cartaz do Workshop sobre a Fileira do Azeite em Alandroal. Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora (UPTE/UÉ), 2016. http://dx.doi.org/10.5935/ref.20160117.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia