Letteratura scientifica selezionata sul tema "Batelada alimentada"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Batelada alimentada".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Batelada alimentada"

1

Muliterno, Adriana, Patrícia Correa Mosele, Jorge Alberto Vieira Costa, Marcelo Hemkemeier, Telma Elita Bertolin e Luciane Maria Colla. "Cultivo mixotrófico da microalga Spirulina platensis em batelada alimentada". Ciência e Agrotecnologia 29, n. 6 (dicembre 2005): 1132–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542005000600005.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Spirulina platensis tem sido estudada devido a seu alto valor protéico, digestibilidade e por apresentar quantidades significativas de ácidos graxos poliinsaturados, vitaminas, fenólicos e ficocianina, podendo ser utilizada na alimentação humana. A utilização de nutrientes de baixo custo é um fator importante na produção da cianobactéria por possibilitar a redução de custos de processo. Objetivou-se com este trabalho estudar o cultivo mixotrófico da S. platensis por meio da adição de uma fonte orgânica de carbono (glicose) em modo bateladaalimentada. Foi utilizado um Planejamento Fatorial Completo 2³ para o cultivo e as variáveis de estudo foram a concentração de glicose (0,5 gL-1 e 1,0 gL-1), a diluição do meio Zarrouk (50% e 75%) e a iluminância (1800 lux e 3000 lux). A concentração celular máxima obtida foi de 5,38 gL-1 com uma velocidade específica máxima de crescimento de 0,0063 h-1, nas condições de 0,5 gL-1 de glicose, diluição do meio de 75% e iluminância de 3000 lux.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Albuquerque, Maria Virgínia da Conceição, Maria Célia Cavalcante de Paula e. Silva, Amanda da Silva Barbosa Cartaxo, Railson de Oliveira Ramos, Roberta Milena Moura Rodrigues, Josivaldo Rodrigues Sátiro, Wilton Silva Lopes, Valderi Duarte Leite e José Tavares de Sousa. "Avaliação da influência da biomassa algal no pós tratamento de esgoto doméstico em lagoas de polimento". Research, Society and Development 10, n. 2 (18 febbraio 2021): e34910212749. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12749.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo avaliou influência da biomassa algal no pós tratamento de esgoto doméstico em distintas lagoas de polimento. Para tanto, a pesquisa foi realizada na Estação Experimental de Tratamento Biológico de Esgotos Sanitários (EXTRABES), localizada na cidade de Campina Grande-PB, em duas fases experimentais. Na primeira fase, o sistema experimental era constituído de quatro lagoas, na qual duas lagoas foram monitoradas com alimentação contínua (LC57 e LC45) e duas com alimentação semi contínua (LB57 e LB45). Na segunda fase experimental, foi avaliado o desempenho de três lagoas alimentadas em bateladas (LBT45 e LB245), e uma alimentada continuamente (LC245). Verificou-se que a determinação das concentrações de clorofila-a pôde proporcionar uma estimativa da biomassa fitoplanctônica, no entanto, elas foram facilmente alteradas, por variações da alta incidência luminosa, temperatura, carga orgânica e TDH. Foi observado que o efluente digerido e a biomassa de algas proveniente da lagoa de transbordo com TDH de 2,4 dias na primeira fase do estudo, propiciou um maior desenvolvimento da comunidade fitoplanctônica. Durante a segunda fase, as lagoas de polimento alimentadas em bateladas sequenciais (LB245 e LBT45) apresentaram maiores concentrações de clorofila-a em relação a fase experimental anterior. Concluiu-se que as lagoas de polimento alimentadas em regime de batelada se destacaram por apresentarem remoções superiores às lagoas com alimentação contínua e semi contínua, evidenciando-as como promissora no tratamento de esgoto doméstico. Além de obter excelentes resultados, principalmente nas remoções de nutrientes, foi possível tratar uma quantidade superior de afluente em menos tempo de operação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Lobato, Fran Sergio. "Controle Ótimo da Fermentação Alcoólica em Reator Batelada Alimentada usando Computação Bio-Inspirada". TEMA (São Carlos) 16, n. 1 (29 maggio 2015): 3. http://dx.doi.org/10.5540/tema.2015.016.01.0003.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Sombrio, Bruna Regina, Andréa Lima dos Santos Schneider, Ana Paula Testa Pezzin, Giannini Apati e Tamiris Schroeder. "Produção de poli(3-hidroxibutirato) por Cupriavidus necator em batelada alimentada usando glicerol". Polímeros 27, spe (16 gennaio 2017): 110–15. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.2237.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Poli(3-hidroxibutirato) [P(3HB)] é um poliéster natural, biodegradável e é considerado um substituto atrativo para polímeros petroquímicos, pois tem a vantagem de ser degradado em solo dentro de alguns meses por micro-organismos. Este trabalho explora três estratégias para sintetizar P(3HB) a partir de Cupriavidus necator tendo glicerol como cosubstrato: cultivo sem glicerol, com adição de 20 g L–1 de glicerol na fase de produção do polímero e 20 g L–1 de glicerol no início do cultivo, a fim de avaliar o seu efeito sobre o crescimento celular e a síntese do polímero. Os resultados mostraram que a adição de glicerol no início do cultivo conduziu a maiores valores de percentagem de acúmulo de P(3HB) (64,12%). No entanto, nos experimentos sem glicerol podem ser observados maiores valores para fator de conversão em substrato (0,17 g g–1). Esses parâmetros apresentaram diferenças estatisticamente significativas em função da estratégia de cultivo utilizado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Francisco, Érika Cristina, Telma Teixeira Franco, Mariana Manzoni Maroneze, Leila Queiroz Zepka e Eduardo Jacob-Lopes. "Produção de biodiesel de terceira geração a partir de microalgas". Ciência Rural 45, n. 2 (febbraio 2015): 349–55. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20131222.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo do estudo foi avaliar o biodiesel de 3 a geração produzido a partir do cultivo heterotrófico da microalga Phormidium sp., empregando amido de mandioca como fonte de carbono orgânico. Um planejamento experimental foi realizado para determinar as condições ótimas de temperatura e razão C/N. A partir da obtenção das melhores condições de cultivo desenvolveram-se cultivos em batelada e batelada alimentada em biorreator e avaliaram-se as características do biodiesel produzido. Os resultados indicaram que a temperatura de 30ºC e a razão C/N de 68 são as condições ideais do processo. As maiores produtividades em biomassa (50,41mgL-1h-1) e lipídica (7,49mgL-1h-1) foram obtidas no cultivo em batelada. Os ácidos graxos com maior representatividade foram os ácidos caproico (65,29%) e oleico (23,88%). As propriedades de combustão do biodiesel: conteúdo de ésteres (99,9%), número de cetano (54,88), índice de iodo (21,47gI2100g-1), grau de instauração (23,88%) e ponto de entupimento de filtro a frio (39,21ºC) se mostraram adequadas às principais normativas nacionais e internacionais
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Pereira, Danilo Aparecido, Rita de Cássia Macri Vieira e Alex Zerbinatti Gimenez. "FATORES QUE AFETAM A FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA". Ciência & Tecnologia 12, n. 1 (23 dicembre 2020): 44–55. http://dx.doi.org/10.52138/citec.v12i1.113.

Testo completo
Abstract (sommario):
Entre diversas fontes de energias renováveis produzida no país, o etanol fabricado a partir da cana-de-açúcar ocupa uma posição de destaque. Sendo assim, o etanol é um fator econômico importantíssimo, conduzindo a interesses internos e externos. Esse processo só teve seu melhoramento por conta dos avanços tecnológicos, tanto na área agrícola, como na industrial. Com o processo fermentativo não poderia ser diferente, a partir do melhoramento do sistema em batelada alimentada e contínuos com utilização de centrífugas, com recirculação e tratamento de fermento, aliado a seleção de leveduras de alta capacidade fermentativa e melhorias nos processos de destilação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Góes-Favoni, Silvana Pedroso de, Anne Caroline Cardoso Monteiro, Claudia Dorta, Mariele Gonçalves Crippa e Elke Shigematsu. "Fermentação alcoólica na produção de etanol e os fatores determinantes do rendimento". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, n. 4 (23 maggio 2018): 285–96. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.004.0023.

Testo completo
Abstract (sommario):
A obtenção de etanol, realizada através de processos fermentativos está sujeita a diversas situações de estresse sofridas pelo micro-organismo e pode acarretar em redução da produção etanólica e prejuízo da eficiência industrial. Considerando que o Brasil é o primeiro produtor mundial de etanol combustível bem como de sua matéria prima, a cana de açúcar, o objetivo deste trabalho foi o estudo, através de revisões de literatura, das principais etapas do processo industrial e da bioquímica da fermentação, além de avaliar alguns fatores interferentes do processo de produção de etanol nas indústrias brasileiras. No Brasil, o método mais utilizado é o de batelada alimentada com reciclo de células, conhecido como Melle-Boinot que, além de produtivo expõem as leveduras a menor grau de estresse. Leveduras do gênero Saccharomyces são as mais empregadas pelas usinas brasileiras, sendo capazes de metabolizar a sacarose da cana de açúcar e produzir quando em meio anaeróbio, etanol e gás carbônico. Fatores como temperatura, pH, concentração alcoólica e presença de sulfito relacionam-se diretamente com o desempenho da levedura e sua viabilidade, que sendo prejudicada, pode favorecer contaminações. Problemas na viabilidade bem como as contaminações podem por sua vez acarretar baixa produtividade e diminuição da qualidade do produto final. Assim, o conhecimento das bases científicas que regem o processo fermentativo nas diferentes fases do processo industrial pode contribuir para a redução de problemas e aumento da produção.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Kremer, Mayara Kretzer, Dolores Ursula Mehnert, Telma Alves Monezi, Elizabeth Moura, Mirian Silveira e Hugo Moreira Soares. "Fagos de bactérias redutoras de sulfato em água de produção de um reservatório de petróleo offshore: método tentativo de concentração e purificação". Engenharia Sanitaria e Ambiental 25, n. 4 (agosto 2020): 619–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522020182484.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO O controle do crescimento microbiano é um desafio crescente na produção de petróleo e gás, uma vez que a presença de determinadas bactérias traz impactos econômica e ambientalmente negativos. As bactérias redutoras de sulfato (BRS) são particularmente problemáticas, uma vez que são responsáveis pela corrosão biológica ligada à produção de sulfeto de hidrogênio, efeito conhecido como souring. A principal forma de controle das BRS atualmente é a injeção de biocidas, no entanto essa estratégia, além de requerer aplicação contínua, tem se revelado pouco efetiva na eliminação de biofilmes e é associada a um alto risco de contaminação das águas. Portanto, é necessário que se busquem abordagens mais eficientes e específicas em relação ao controle microbiológico. O uso de vírus bacteriófagos vem ao encontro dessas necessidades, pois eles, após se multiplicarem, geralmente provocam a lise celular, liberando novas partículas virais e evitando que a bactéria se prolifere. Diante disso, este estudo propõe estabelecer um método para a concentração e a determinação da eficiência de recuperação de bacteriófagos de BRS presentes em água de reator oriunda de poços de petróleo. As amostras foram coletadas de dois reatores operados em batelada alimentada e que simulam um poço de petróleo. As amostras de água de reator foram primeiramente clarificadas, os vírus eluídos desse sedimento e, em seguida, concentrados por ultracentrifugação. O concentrado viral foi então purificado com Vertrel XF. Ensaios de semeadura experimental de miofago P1 nas amostras de água do reator revelaram taxa de recuperação viral de 27,7%, contra ao 16% obtidos com outros protocolos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Lourenço, Giovani Aud, e José Roberto Delalibera Finzer. "Secagem parcial de tomate-cereja em secador de bandejas vibradas com reciclo". Brazilian Journal of Food Technology 16, n. 4 (dicembre 2013): 334–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-67232013005000040.

Testo completo
Abstract (sommario):
Foram analisados os dados experimentais da curva e da cinética de secagem para desidratação parcial do tomate-cereja ovalado, Lycopersicum sp. Mill., e foi verificado o desempenho na aplicação de um secador em leito fixo e em leito vibrado na sua secagem. A umidade inicial do tomate-cereja foi de 94,01% (15,7 kg água/kg massa seca) e utilizou-se um secador de bandejas vibradas operando com reciclo até que no tomate restasse 15% da quantidade de água inicial ou umidade em base úmida de 70,15% (2,35 kg de água/kg de massa seca). Para a identificação dos frutos amostrados, estes foram dispostos em cinco cestos feitos de tecido de polietileno, com diâmetros de abertura de cerca de 0,01 m. Os tomates-cereja processados foram seccionados radialmente em duas metades, perpendicularmente ao eixo de maior comprimento de cada fruto. A temperatura, a vazão de ar e a quantidade de tomate alimentada foram ajustadas em 67,6 °C, 6 kg/min e 4,025 kg, respectivamente. O processo de secagem iniciou-se com operação em batelada sem recirculação dos frutos, até que se atingiu o teor de umidade de aproximadamente 85% (5,67 kg água/kg tomate seco); seguiu-se a adição de esferas de porcelana com 0,0235 m de diâmetro, as quais forçaram o escoamento das partículas de tomate e o processo passou a ocorrer com recirculação. Na cinética de secagem obtida dos resultados experimentais, três períodos foram identificados: dois períodos em que os tomates secaram em taxas constantes, intercalados por um período com taxa variável. Para as taxas de secagem constantes, quantificaram-se os valores do coeficiente de correlação superiores a 0,99, ao ajustar uma reta aos pontos experimentais. Comparando-se o processo de secagem de leito fixo com o vibrado, observou-se que, no processo com aplicação de vibração, ocorreu diminuição em 30% do tempo de secagem. A esfericidade do tomate variou do valor unitário (início da secagem) para 0,53 ao final da secagem. A contração do tomate na secagem foi de 80% e o diâmetro médio inicial das partículas, de 2,32 cm, modificou-se para 1,34 cm, no final da secagem. Os resultados indicaram que as influências simultâneas da vibração e das esferas de porcelana intensificam o processo de secagem, resultando em uma cinética de secagem não convencional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Orrico, Ana C. A., Jorge de Lucas Júnior e Marco A. P. Orrico Júnior. "Caracterização e biodigestão anaeróbia dos dejetos de caprinos". Engenharia Agrícola 27, n. 3 (dicembre 2007): 639–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162007000400006.

Testo completo
Abstract (sommario):
Quantificar e caracterizar os dejetos gerados por cabras Saanen em quatro categorias de idade e alimentadas com três dietas e na seqüência, e promover a biodigestão anaeróbia dos dejetos constituíram os objetivos deste trabalho. Para a produção de dejetos, foram utilizadas 36 cabras Saanen, com idades entre 2 e 4 (C1), 4 e 8 (C2), 8 e 12 (C3) e acima de 12 meses (C4), alimentadas com as dietas 1 (D1: 80% volumoso (Vol) e 20% concentrado (Con)); 2 (D2: 60% Vol e 40% Con) e 3 (D3: 40% Vol e 20% Con). Foram quantificadas as produções diárias de fezes e urina e seus teores em N, P, K, Ca, Mg, Na, Fe, Cu, Zn e Mn. Com a mistura das fezes e urina de todas as categorias, separadas segundo as dietas, foram abastecidos biodigestores batelada, com capacidade para 4 L de substrato em fermentação. A C1 apresentou menor (P<0,05) excreção de fezes (164,1 g de MS (massa seca)/animal por dia) e o menor consumo de alimento (362,2g MS (massa seca)/animal por dia). As maiores concentrações de N, P, K, Ca, Mg e K ocorreram nas fezes e urina geradas por cabras da C4 e alimentadas pela D3. O substrato preparado com dejetos oriundos da D3 apresentou 45% de redução nos teores de sólidos voláteis (SV). Os substratos preparados com dejetos obtidos de animais alimentados com a D3 produziram mais biogás (P<0,01) por kg de sólidos totais e SV adicionados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Più fonti

Tesi sul tema "Batelada alimentada"

1

Bellão, Carolina. "Produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus em batelada e batelada alimentada". Universidade Federal de São Carlos, 2010. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3882.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:55:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3016.pdf: 1439858 bytes, checksum: d2fb7acefaebdedc5e74fca49ca5195d (MD5) Previous issue date: 2010-03-31
Universidade Federal de Sao Carlos
Cephamycin C (CephC) is a natural antibiotic produced by Streptomyces clavuligerus that presents β-lactamases resistance, enzymes that clives β-lactam of antibiotics. The aim of present work was study cephamycin production by Streptomyces clavuligerus in batch and fed-batch cultivations, in order to define important parameters as culture medium and carbon source feeding conditions for the purpose of maximize the CefC production. First the methodology of analysis of CefC was tested. Due to standard unavailability for analysis of CefC in the fermentative broths, it was evaluated the sensibility of microorganism test (Escherichia coli ESS) face other standards. It was verified that E. coli ESS strain presents super sensibility to penicillin G and cephalosporin C. Due to the presence of clavulanic acid (CA) in the both, a β-lactamase inhibitor, it was evaluated the influence of the sample treatment (acid and basic hydrolisis) on penicillin N hydrolysis by penicillinase. For an adequate CephC analysis, the results showed that both clavulanic acid and cephamycin C were degraded in acid and alkaline medium, with higher degradation was in alkaline pH. The results show that the samples should be treated only with penicillinase for the correct CephC analysis by elimination of intermediates compounds the CephC biosynthetic pathway. For the evaluation of the CephC production, firstly different culture media proposed in the literature were tested with S. clavuligerus ATCC 27064 strain in bench scale bioreactor. The best result in terms of cellular growth and CephC production (374.8 mg.L-1 em 66 h) was obtained in batch cultivation that utilized starch and cottonseed meal as carbon and nitrogen sources. The influence of carbon and nitrogen sources on CephC production was then evaluated utilizing two Streptomyces clavuligerus strains, ATCC 27064 and DSM 41826, a natural mutant indicated as higher CephC producing by literature. Glycerol and soy bean meal have showed more suitable as carbon and nitrogen sources for CephC production due probably to slow and gradual availability of nitrogen from protein hydrolysis of soy bean meal (insoluble nitrogen source). In the fed-batch cultivation utilizing glycerol or starch as carbon source, the best result in terms of CephC production (566.5 mg.L-1 in 108 h) was obtained in the fed-batch cultivation with glycerol feeding at volumetric flow rate of 0,01 L.h-1 and concentration of 177 g.L-1. In the experimental conditions tested in the fed-batch cultivations, ranging carbon source and feeding conditions, it was not possible visualize the dissociation between clavulanic acid and cephamycin productions. The higher CephC in medium with glycerol is probably associated to its favorable energetic balance and metabolization rate in relation to starch.
A cefamicina C (CefC) é um antibiótico natural produzido por Streptomyces clavuligerus que apresenta resistência à ação de β-lactamases, enzimas que degradam o anel β -lactâmico de antibióticos. O presente trabalho teve como objetivo estudar a produção de CefC por Streptomyces clavuligerus em batelada e batelada alimentada, no sentido de se definir parâmetros importantes como composição do meio de cultura e condições de alimentação de meio suplementar de forma a maximizar a produção de CefC. Primeiramente, a metodologia de análise de CefC foi testada. Devido à indisponibilidade de um padrão para a análise da concentração de CefC obtida nos caldos fermentados, avaliou-se a sensibilidade do microrganismo teste, Escherichia coli ESS, frente a outros padrões. Verificou-se que a linhagem de E. coli ESS é supersensível à penicilina G e à cefalosporina C. Devido à presença de ácido clavulânico (AC) no caldo, um inibidor de β-lactamases, foi avaliada a influência do tratamento das amostras (hidrólises ácida ou alcalina) na hidrólise de penicilina N por penicilinase. Tanto AC quanto a CefC foram degradados em meios ácidos e alcalinos, sendo a degradação maior em pH básico. Os resultados demonstraram que a inativação do ácido clavulânico não é necessária para a inativação de penicilina N pela penicilinase. Para a avaliação da produção de CefC, primeiramente foram testados diferentes meios de cultura propostos na literatura com a linhagem de S. clavuligerus ATCC 27064. O melhor resultado foi alcançado no cultivo utilizando meio de cultura composto por amido como fonte de carbono e farinha de semente de algodão como fonte de nitrogênio que forneceu boa produção de cefamicina (374,8 mg.L-1 em 66 h) associada a bom crescimento celular. Foi também estudada a influência de diferentes fontes de carbono e de nitrogênio na produção de CefC, utilizando duas linhagens de Streptomyces clavuligerus, ATCC 27064 e DSM 41826. O glicerol e farinha de soja mostram-se como mais favoráveis, mostrando que a produção de CefC é melhorada com a lenta e gradual disponibilidade de nitrogênio a partir da hidrólise de proteínas da farinha de soja (fonte insolúvel de nitrogênio). Nos cultivos em batelada alimentada, a maior produção de CefC (566,5 mg.L-1 em 108 h) foi alcançada no cultivo alimentado com glicerol à vazão volumétrica de 0,010 L.h-1 e concentração de glicerol na alimentação de 177 g.L-1. Nas condições experimentais testadas variando fonte de C e condições de alimentação não foi possível visualizar a dissociação entre as produções de ácido clavulânico e de cefamicina C. A maior produção de CefC com glicerol em relação ao amido está associada provavelmente ao balanço energético e velocidade de metabolização favoráveis ao glicerol.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Anschau, Andréia 1983. "Produção de glutationa utilizando subprodutos industriais em processos de batelada simples e batelada alimentada". [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322491.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientadores: Ranulfo Monte Alegre, Lucielen Oliveira dos Santos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-08-16T11:34:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Anschau_Andreia_M.pdf: 29652981 bytes, checksum: e582c54f37db71e9fc13826b3422cc07 (MD5) Previous issue date: 2010
Mestrado
Mestre em Engenharia de Alimentos
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Gonzales, Tatiane Araujo. "Estudo fenomenologico do reator batelada alimentada utilizando dois processos fermentativos distintos". [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/255470.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Ranulfo Monte Alegre
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-08-03T21:39:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gonzales_TatianeAraujo_M.pdf: 808675 bytes, checksum: 754d8f090b92f6186edb2bc0bad0c5b2 (MD5) Previous issue date: 2004
Resumo: O processo de batelada alimentada é útil para o estudo da cinética de processos fermentativos, pois permite a manutenção de baixos níveis de substrato por longo período de tempo, que é favorável à estimativa de parâmetros cinéticos; permite manter concentração celular constante e controlar a velocidade de crescimento em condições transientes. São as equações cinéticas que indicam como as variáveis de estado do processo em estudo interferem nas velocidades de crescimento e morte celular, de geração de produtos metabólicos e de consumo de substrato. Estudos de biorreatores de batelada alimentada têm sido freqüentemente relatados na literatura, entretanto para a modelagem destes processos necessita-se conhecer parâmetros cinéticos e informações sobre estes são escassas. A implantação do PROÁLCOOL no Brasil fez aumentar o número de destilarias. Atualmente, o processo de batelada alimentada responde por cerca de 60% do volume de etanol produzido. Outro processo fermentativo de alto valor comercial é a produção de ácido lático, uma vez que este tem grande aplicação no uso em alimentos, na área farmacêutica, de plásticos e indústria química. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar duas fermentações distintas com relação à cinética de produção e entender a fenomenologia do processo de batelada alimentada. Escolheram-se dois tipos de fermentações com cinética de produção diferentes, uma alcoólica e outra lática, o primeiro com produção associada ao crescimento e o outro de produção parcialmente associada ao crescimento. Realizaram-se ensaios de fermentações em batelada para obtenção dos parâmetros cinéticos e em batelada alimentada para aplicação dos parâmetros obtidos em modelos e estes em balanço de massa do processo batelada alimentada. Em seguida, foram conduzidas simulações do processo batelada alimentada com o auxílio do software AnaBio 1.0 e ajustados os parâmetros cinéticos através de análise visual, utilizando-se dois modelos encontrados na literatura: o modelo cinético de Monod e outro também baseado em Monod com inclusão de um termo de inibição pelo produto. Estes modelos representaram visualmente os dados experimentais de forma satisfatória para a fermentação alcoólica, no entanto, somente um ajuste regular dos dados experimentais em relação aos preditos foram obtidos para fermentação lática
Abstract: The fed-batch process is useful for studying of fermentation process kinetic, because it allows keeping low level of substrate for a long period, which is favorable to estimate kinetic parameters; it enables keeping a constant biomass concentration and controlling growing rate in transient conditions. The kinetic equations indicate how the process variables interfere in the cell growing rate and death, the metabolic product formation and substrate consumption. The bioreactors studies of fed-batch have been often found on specialized literature, however, its necessary to know the kinetic parameters that are not available. A very important program in Brazil, called PROALCOOL, leveraged a raise in the number of alcohol industries and 60% of ethanol assembled in this country, in the present time, use fed-batch process. Another interesting process is the production of lactic acid, which is important to food, pharmaceutical, plastic and chemical industry. Therefore the main objective of this project was to study two different fermentation processes to apply the material balance of the fed-batch reactor with determined parameters and known mathematical models. Two production kinetic fermentations were chosen, one alcoholic and another lactic. The first one is associated with the cell growth and the other is partially associated with cell growth. Some batch fermentations essays were carried out to obtain kinetics parameters and fed-batch processes were performed to study the kinetic process. Simulations of fed-batch process, running the software Anabio 1.0, were executed and the kinetic parameters fitted through visual analysis, using two known models, Monod kinetic model and Monod including inhibitory effect of product. Theses models were better visually represented by the alcoholic fermentation experimental data than lactic fermentation data. In the condition of the fed-batch assays the Monod or Monod with inhibitory effect of product inserted in the material balance do not describe these process
Mestrado
Mestre em Engenharia de Alimentos
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Guidini, Carla Zanella. "Fermentação alcoólica em batelada alimentada empregando Saccharomyces cerevisiae de características floculantes". Universidade Federal de Uberlândia, 2013. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15069.

Testo completo
Abstract (sommario):
Researches are done with the aim of select yeast strains that plays a differentiated role in the process of alcoholic fermentation, with the purpose of improve the performance in the ethanol production and decrease the productions costs. In this work it was studied the application of Saccharomyces cerevisiae yeasts with flocculent features in fed batch reactor. It was evaluated the fermentative capacity of six strains of flocculent yeasts. The yeast C2/00 was involved in higher productivity and yield in ethanol compared to other yeasts tested. After it was studied the alcoholic fermentation in fed batch reactor using the yeast C2/00. The fermentations were performed at 32°C and initial pH adjusted in 4.5. The process was optimized in sucrose concentration of 170 g/L, cell concentration in the inoculum of 40% (v/v) and filling time of 6 hours, it is obtaining a yield of 92.20% in relation to the theoretical one, productivity of 6.01 g/L.h and residual sucrose of 42.84 g/L in 10.5 hours of fermentative process. It was studied the influence of cells recirculation during the fermentative process and the influence of initial concentration of ethanol and substrate in inoculum on the fed batch process with the aim of improve the productivity and reduce the residual sugar. From of this study it was obtained 92.75% of yield, 9.26 g/L.h of productivity, 2.9 g/L of residual sucrose concentration and the ethanol concentration produced was 83.37 g/L in 9 hours of fermentative process. The inhibition by the substrate and product model to the kinetics of alcoholic fermentation was proposed. The parameters of model were calculated by means of nonlinear adjust to the experimental results of growth of yeast, substrate consumption and formation of product to the batch reactor. The maximum specific speed of growth was 0.103 h-1 with KI and Ks equal to 109.86 and 30.24 g/L, respectively. With the experimental results of fed batch reactor and fed batch with recycle, it can be noted a good fit to the model proposed, resulting in a maximum specific velocity of growth of 0.080 h-1 to the process in fed batch without recycle and 0.182 h-1 to the fed batch process with recycle of fermentative media. The ethanol concentration in which the production of it is completely inhibited (P max) was 110 gethanol /L , approximately 13.92% (v/v). For the result of maximum concentration of product that inhibits fully the microorganisms growth (Pmax) was 12% (v/v), corresponding to 94.8 g/L of ethanol. The specific velocity of sedimentation (SVS) to the yeast C2/00 in pH 5 was 0.240 min-1 and the sedimentation rate of the test beaker was 0.444 cm/min. The alcoholic fermentation, using the flocculent yeast Saccharomyces cerevisiae in fed batch reactor with recycle of fermentative media provided higher productivity and yields when compared to the reported data by literature, in which used batch reactor or fed batch without recycle of fermentative media.
Com o objetivo de melhorar o desempenho na produção de etanol e diminuir os custos de produção, pesquisas são realizadas no intuito de selecionar linhagens de leveduras que vêm sendo diferenciadas no processo de fermentação alcoólica. Neste trabalho estudou-se a aplicação de leveduras Saccharomyces cerevisiae com características floculantes em reator batelada alimentada. Avaliou-se a capacidade fermentativa de seis cepas de leveduras floculantes. A levedura C2/00 foi a gerou maiores produtividade e rendimento em etanol em comparação às outras leveduras testadas. Posteriormente, estudou-se a fermentação alcoólica em processo batelada alimentada utilizando a levedura C2/00. As fermentações foram realizadas a 32°C e pH inicial ajustado em 4,5. O processo foi otimizado com concentração de sacarose de 170 g/L, concentração celular no inóculo de 40% (v/v) e tempo de enchimento de 6 horas, obtendo-se um rendimento de 92,20% em relação ao teórico, produtividade de 6,01 g/L.h e sacarose residual de 42,84 g/L em 10,5 horas de processo fermentativo. Com o intuito de melhorar a produtividade e reduzir o açúcar residual foi estudada a influência da recirculação de células durante o processo fermentativo e a influência da concentração inicial de etanol e substrato no inóculo no processo em batelada alimentada. A partir deste estudo obteve-se 92,75% de rendimento, 9,26 g/L.h de produtividade, 2,9 g/L de concentração de sacarose residual e a concentração de etanol produzido foi de 83,37 g/L em 9 horas de processo fermentativo. Foi proposto o modelo de inibição pelo substrato e produto para a cinética da fermentação alcoólica. Os parâmetros do modelo foram calculados por meio de ajuste não linear aos resultados experimentais de crescimento de leveduras, consumo de substrato e formação de produto para o reator batelada. A velocidade específica máxima de crescimento foi de 0,103 h-1 com KI e Ks iguais a 109,86 e 30,24 g/L, respectivamente. Com os resultados experimentais do reator batelada alimentada e batelada alimentada com reciclo, constatou um bom ajuste do modelo proposto, resultando em uma velocidade específica máxima de crescimento de 0,080 h-1 para o processo em batelada alimentada sem reciclo e 0,182 h-1 para o processo batelada alimentada com reciclo de meio fermentativo. A concentração máxima de etanol na qual a produção do mesmo foi completadamente inibida (P máx) foi de 110 getanol /L , aproximadamente 13,92% (v/v). No entanto a concentração máxima de produto que cessa totalmente o crescimento do micro-organismo (Pmáx) foi de 12% (v/v), correspondendo a 94,8 g/L de etanol. A velocidade específica de sedimentação (VES) para a levedura C2/00 em pH 5 foi de 0,240 min-1 e a velocidade de sedimentação pelo teste da proveta foi de 0,444 cm/min. A fermentação alcoólica, utilizando a levedura floculante Saccharomyces cerevisiae em reator batelada alimentada com reciclo de meio fermentativo forneceu maior produtividade e rendimentos quando comparados a dados reportados pela literatura, nos quais utilizaram reator batelada ou batelada alimentada sem reciclo de meio fermentativo.
Doutor em Engenharia Química
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Pinto, Flávia Santos Twardowski. "Produção de ciclodextrina glicosiltransferase pela bactéria alcalófila Bacillus circulans ATCC 21783 : cultivo em batelada, batelada alimentada e estado semi-sólido". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/11136.

Testo completo
Abstract (sommario):
A ciclodextrina glicosiltransferase [E.C. 2.4.1.19; CGTase] é uma enzima industrialmente importante, usada para produzir ciclodextrinas. Neste trabalho foi utilizado o planejamento experimental e a metodologia de superfície de resposta a fim de identificar as melhores condições para a produção de CGTase pela bactéria alcalófila Bacillus circulans. As melhores condições de temperatura e pH, para a produção de CGTase foram, respectivamente, 36 ºC e 9,7. Em seguida, utilizando estes parâmetros otimizados, a produção de CGTase foi avaliada em cultivos submersos, batelada e batelada alimentada, e em cultivo semi-sólido (CSS), usando um resíduo fibroso de soja (SIFR) como substrato. Nos cultivos em batelada, a atividade máxima de CGTase obtida foi de 1155 U.mL-1, em aerobiose. A produção de CGTase foi bastante influenciada pelo fluxo de ar e pela agitação, sendo que uma alta produtividade enzimática (155 U.(mLh)-1) foi obtida em condições de aeração moderada (400 rpm para a velocidade de agitação e 1,7 vvm para o fluxo de ar). Com estes parâmetros otimizados, a produtividade de CGTase obtida em cultivo em batelada alimentada foi de 137 U.(mLh)-1, com uma taxa de alimentação de 0,17 g.(Lh)-1. O crescimento celular e a síntese de CGTase, usando o resíduo fibroso de soja como substrato apresentou um rendimento de 32.776 U.g(SIFR) -1. As diferentes abordagens utilizadas neste trabalho poderão ser aplicadas para a produção de outras enzimas amilolíticas e também para a produção de CGTase com outros substratos.
Cyclodextrin glycosyltransferase [E.C. 2.4.1.19; CGTase] is an industrially important enzyme, which is used to produce cyclodextrins. In this study we report the use of experimental factorial design and response surface methodology to find the best conditions for CGTase production by alkaliphilic Bacillus circulans. The optimized calculated values for the tested variables were pH 9.7 and temperature 36oC. The CGTase production was further studied with the optimized process parameters on submerged cultivations (SC), batch or fedbatch, and solid-state cultivations (SSC) using soybean industrial fibrous residue (SIFR). The maximum CGTase activity obtained on batch cultivation was 1,155 U.mL-1 under aerobic conditions. The CGTase production was strongly affected by air flow rate and agitation speed, showing high enzyme productivity (155 U.mL-1h-1) under moderate conditions of aeration (400 rpm for speed agitation and 1.7 vvm for air flow rate). With these optimized process parameters, CGTase productivity obtained on fed-batch cultivations was 137 U.mL-1h-1, with feeding rate at 0.17 g.L-1h-1. Cell growth and CGTase synthesis in SSC using soybean industrial fibrous residue as substrate was excellent, with CGTase yield of 32,776 U.g(SIFR) -1. The different approaches used in this study may also find applications for the production of other starch-converting enzymes and also for other CGTase-producing substrates.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Ferreira, Erica. "Contribuição para o estudo da otimização da fermentação alcoólica operando em batelada-alimentada". [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/267197.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Silvio Roberto Andrietta
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Quimica
Made available in DSpace on 2018-08-04T13:51:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ferreira_Erica_M.pdf: 2525603 bytes, checksum: f97ccddcfb17fb8f1171b0c8fafecb97 (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: Este trabalho teve por objetivo estudar o processo de fermentação alcoólica operando em batelada-alimentada, analisando o efeito da forma de alimentação do reator, da temperatura e da concentração de inóculo sobre o rendimento fermentativo, a produtividade e a cinética do sistema, encontrando a forma mais adequada de operação das unidades que trabalham com esse tipo de processo. Os ensaios foram realizados em reator de bancada utilizando meio sintético a base de sacarose e extrato de levedura. O microrganismo utilizado foi a cepa de levedura Y904 (Saccharomyces cerevisae). As concentrações de substrato e etanol foram determinadas pelo método colorimétrico em espectrofotômetro, e as concentrações de células foram determinadas pelo método gravimétrico. Para avaliação cinética, utilizou-se um modelo proposto por LEE et. al. 1983 modificado e os parâmentros cinéticos foram ajustados por um programa computacional desenvolvido em Delphi. Através de uma análise estatística realizada no Software Statistica 5.0 foi possível determinar quais parâmetros cinéticos apresentaram variação significativa em relação às variáveis estudadas. Como resultado, observou-se que nas condições estudadas, o rendimento em etanol obteve significância com a temperatura e a concentração de inoculo, sendo que valores elevados foram obtidos em temperaturas extremas e altas concentrações de inoculo. O rendimento em células foi afetado pela temperatura, obtendo valores elevados a baixa temperatura... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital
Abstract: Many fermentative processes industrial are realized in the fed-batch way, where the feeding containing substract and/or nutrients are fed the bioreactor. This work has as objective to study the process of alcoholic fermentation operating in fed-batch, analyzing the effect of feeding way the bioreactor, temperature and concentration of yeast about the fermentative yield, the productivity and the kinetic of the system, finding the more appropriate way of operating the units that work with this kind of process. The essays were realized in the bench bioreactor using synthetic substract with sucrose and yeast extract. The microorganism used is the strain of yeast Y904 (Saccharomyces cerevisae). The concentration of substract and ethanol were determined by metric color method in espectrofotometer, and the concentrations of biomass were determined by gravity methody. For the kinetic evaluation was used the proposed model by LEE et. al. 1983 modified and kinetics parameters were adjusted by a software developed in Delphi. Through a statistica analyse in the Software Statistica 5.0 it was possible to determine the kinetic parameters that presented significant variation regarding the variables studied. As a result, it was notice that in the conditions studied, the yield of ethanol obtained significant with the temperature and concentration of yeast, considering that high values were obtained in extreme temperature and high concentration of yeast... Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertations
Mestrado
Engenharia Química
Mestre em Engenharia Química
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Mockaitis, Gustavo. "Redução de sulfato em biorreator operado em batelada e batelada alimentada seqüenciais contendo biomassa granulada com agitação mecânica e Draft-Tube". Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-03122008-141204/.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente projeto avaliou um reator anaeróbio operado em batelada e batelada alimentada seqüenciais (ASBR), em ciclos de 8 horas, utilizando biomassa granulada e agitação mecânica em um draft-tube, alimentado com água residuária sintética (500 mgDQO/L), contendo sulfato em diferentes relações DQO/[\'SO IND.4\' POT.2-\']. Em todos os ensaios o reator apresentou uma operação estável, produzindo alcalinidade e com concentração de ácidos voláteis totais em níveis adequados. Para os tempos de alimentação de 10 min, 3 h e 6 h, respectivamente, as eficiências de remoção de sulfato foram de 30, 72 e 72% nas operações nas quais o reator foi alimentado com uma relação DQO/[\'SO IND.4\'POT.2-\'] de 1,34. Nos ensaios nos quais o reator foi alimentado na relação DQO/[\'SO IND.4\'POT. 2-\'] de 0,67, as eficiências para a redução de sulfato foram de 25, 58 e 55%, respectivamente. Na operação com relação DQO/[\'SO IND.4\'POT.2-\'] de 0,34, as eficiências para redução de sulfato foram de 23, 37 e 27%, respectivamente. Desta maneira, pode-se concluir que as operações em batelada alimentada favoreceram a remoção de sulfato, enquanto foi observado que nas operações em batelada a remoção de matéria orgânica atingiu melhores eficiências.
This present work evaluate an anaerobic sequencing batch reactor (ASBR), fed in batch and fed-batch, and cycles of 8 hours, using granulated biomass and mechanical stirring in a draft-tube, fed with synthetic wastewater (500 mgCOD/L), enriched with sulfate in some COD/[\'SO IND.4\'POT.2-\'] relations. In all operations the reactor showed a stable operation, producing alkalinity and maintaining the volatile acids in adequate levels. Considering the fed periods of 10 min, 3 h and 6 h, respectively, the removal efficiencies of the sulfate was 30, 72 e 72%, in the operations when the reactor was fed with a COD/[\'SO IND.4\'POT.2-\'] relation of 1,34. In the essays when the reactor was fed in COD/[\'SO IND.4\'POT.2-\'] relation of 0,67, the efficiencies of the sulfate reduction was 25, 58 e 55%, respectively. When the reactor was operated with COD/[\'SO IND.4\'POT.2-\'] relation of 0,34, the efficiencies of sulfate reduction 23, 37 e 27%, respectively. Thus, is possible to conclude that the operations in fed-batch increased the efficiency of sulfate removal, at what time was observed that in batch operations the organic matter removal attained improved efficiencies.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Gomes, Leda Maria de Souza. "Estudo da produção de cefalosporina C : composição do meio, produtividades especificas e caracterização reologica em processos conduzidos em batelada e batelada alimentada". [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/266738.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Maria Helena Andrade Santana
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Quimica
Made available in DSpace on 2018-07-23T11:08:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gomes_LedaMariadeSouza_D.pdf: 4411705 bytes, checksum: f7b72ffd75c1d44a2fec3441e1684626 (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: o bioprocesso para a obtenção de cefalosporina C foi realizado abordando os aspectos de composição do meio, produtividades específicas e caracterização reológica em processos conduzidos em batelada e batelada alimentada. O processo em batelada foi feito em frascos agitados e em reator do tipo tanque agitado de 5 litros, com controle de pH, temperatura, agitação e aeração. Nas fermentações em frascos agitados verificou-se a resposta da linhagem de Cephalosporium acremonium ATCC 48272 em meio sintético, com diferentes fontes de carbono, empregando-se meios contendo glicose, frutose e sacarose. O meio com glicose e sacarose, na relação de 27:36 proporcionou à linhagem um melhor desempenho com relação à produtividade que foi de 0,18 mgcpc/gcél.h.Nos ensaios em biorreator de tanque agitado, em batelada, foi usada a relação de 27:36 de glicose e sacarose, e nos bioprocessos em batelada alimentada foi verificada a influência da relação da glicose e sacarose como fontes de carbono no meio empregando as relações 81:100; 27:126 e 26:187. A melhor produtividade específica obtida nos processos em batelada alimentada foi de 0,62 mgcpc/gcél.hpara o cultivo glicose e sacarose na relação de 81:100. A produtividade específicado processo em batelada foi de 0,74 mgcpc/gcél.h para relação de glicose/sacarose de 27:36. A caracterização reológica dos caldos em viscosímetro de cilindros concêntricos apresentou, para cada bioprocesso estudado, comportamento Newtoniano e pseudoplástico, para tempos distintos de fermentação. O índice de consistência (K) atingiu valor máximo no intervalo entre 3O e 40 horas de fermentação, e o índice de escoamento (n) para todos os ensaios mostrou semelhantes valores. As fotomicrografias realizadas durante os processos mostraram uma correspondência entre as formas das células e as fases do processo: fase inicial de crescimento celular, fase de esgotamento de glicose e formação de cefalosporina C
Abstract: Bioprocess for cephalosporin C production in fed-batch fermentor was studied concermng medium composition, specific productivity and rheological characterization. The batch process was performed in shake flasks and in 5 liters stirred tank reactor provided with pH, temperature, aeration and agitation control. In the shake flask experiments the performance of the strain Cephalosporium acremonium ATCC 48272, was examined with media containing glucose, fructose and sucrose. The medium with glucose and sucrose at the ratio 27:36 enable the best behavior concerning specific productivity, 0.18 mgcpc/gcél.h. In the runs carried out in stirred tank biorreactor the 27:36 ratio for glucose and sucrose was utilized, while in the fed-batch experiments the effect of different glucose ratios, 81:100; 27:126; 26:187 was examined. The higher specific productivity (0.62 mgcpdgcél.h) was observed for the experiment with 81:100 ratio glucose:sucrose. For the batch process with 27:36 glucose:sacarose ratio, the specific productivity was 0.74 mgcpdgcél.h. The rheological characterization of the mash were made in concentric cylinders viscometer. For each bioprocess it presented Newtonian and pseudoplastic behavior depending on the fermentation time. The consistency index (K) reached its maximum value between 3Oand 40 hours fermentation time, while the flow behavior index (n) showed similar values for all experiments. The photomicrographs taken during the process showed a relationship between the three cell morphologies and the three bioprocess phases: initial phase, glucose depletion phase and cephalosporin C production phase
Doutorado
Desenvolvimento de Processos Químicos
Doutor em Engenharia Química
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Mello, Roseli Aparecida de. "Produção do bioaroma acetoína por Hanseniaspora guilliermondii CCT3800 através do processo fermentativo batelada alimentada". Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81940.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.
Made available in DSpace on 2012-10-19T09:31:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 189143.pdf: 1250491 bytes, checksum: 1967bb12041c2f7b78ff0e110744f526 (MD5)
Os aromas estão entre os mais valiosos constituintes de alimentos, bebidas fármacos e cosméticos. As leveduras do vinho, em especial a levedura Hanseniaspora guilliermondii, têm-se mostrado boas produtoras de acetoína, um potencializador de aromas. Em face disso, o presente trabalho tem como objetivo o estudo da produção de acetoína por Hanseniaspora guiliermondii em processo fermentativo batelada alimentada, buscando manter a concentração de glicose no meio de crescimento entre 30 e 12 g.L-1. Para tanto foram realizados diversos experimentos em batelada e batelada alimentada com o propósito de aumentar a concentração de acetoína no meio de cultura. No primeiro ensaio em frascos agitados as concentrações de acetoína ficaram em torno de 330 mg.L-1, Nos ensaios realizados em batelada a concentração de acetoína alcançou 366 mg.L-1 resultados semelhantes aos encontrados na literatura. Posteriormente foram realizados ensaios em batelada alimentada, onde o primeiro ensaio foi realizado com solução de alimentação constituída unicamente de glicose concentrada, e um segundo ensaio foi realizado usando glicose concentrada com nutrientes. Foi realizado também um ensaio para verificar a influência da aeração na produção do composto em estudo. No primeiro ensaio com alimentação sem nutrientes obteve-se uma produção de 380 mg.L-1, sendo que no segundo ensaio foi obtido uma produção de 572 mg.L-1, e no ensaio onde se verificou a influência da aeração a produção de acetoína chegou a mais de 1g.L-1, este último bem maior aos citados pela literatura.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Oliva, Neto Pedro de. "Influencia da contaminação por bacterias lacticas na fermentação alcoolica pelo processo de batelada alimentada". [s.n.], 1990. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/256597.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Fumio Yokoya
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-07-13T22:13:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OlivaNeto_Pedrode_M.pdf: 3938694 bytes, checksum: b06fecbb0e1698db9875252607095764 (MD5) Previous issue date: 1990
Resumo: Este trabalho foi realizado em duas etapas: uma envolvendo isolamento, taxonomia e testes de resistência ao etanol e floculação do fermento comercial, no intuito de selecionar bactérias táticas, natura!mente contaminantes de dornas de fermentação. Na segunda etapa, foi montado um sistema piloto de Saneada para realização dos ensaios de fermentação. Inoculando com uma bactéria selecionada na primeira etapa - o LactobaclIIus fermentum nº 28 , simulando-se a infecção bacteriana das dornas de fermentação nas usinas, através do processo cíclico de batelada alimentada. Para a primeira etapa, a amostragem foi feita tícleite de leyeduras", sem tratamento ácido, obtido de duas destilarias anexas no mes de agosto de 1988. A primeira - Usina Santa Adélia (Jabotícabal-SP) - apresentava problemas microbiológicos e a segunda Usina Modelo - operava normalmente. Os resultados da taxonomia demonstraram que e bactéria predominantemente encontrada foi Lactobaci!Ius fermentum (62%), seguida de LactobaciIIua murinus (9%), Lactobacillus vaccInostercus (9%), LactobaciIlus piantarum (2%) e Leuconostoc (2%). Dentre os lactobacilos houve um predomínio do tipo heterofermentativo obrigatório (85%). As cepas testadas apresentaram-se resistentes a 7% (v/v) de etanol e 63% resistiram a 10%, demonstrando adaptação ao ambiente alcoólico. A característica de floculação do fermento foi manifestada em 67% das cepas testadas. Quanto às usinas, confirmou-se que a Usina Santa Adélia apresentava maior índice de contam inação, de cepas resistentes ao etanol e de floculação do fermento comercial. Os resultados dos ensaios de fermentação demonstraram que acima Ce 4,8 g/l de acidez, expressa em ácido látlco, e a relação levedura/bactéria inferior a 0,9, as características vitais e o crescimento da levedura foram seriamente comprometidos. A produtividade de etanol (Pe) e a taxa de consumo de açúcar (Ps) sofreram queda semelhante (em torno de 54%), entre a média dos primeiros 9 cicios e o 16° cicio, onde a acidez e a contaminação foram máximas. Isso causou a diminuição na velocidade de consumo de açúcar pela levedura, e a consequente queda na produção de etanol, devido ao excesso de acidez proveniente da contaminação bacteriana. Os parâmetros de rendimento de álcool , Yp/so e porcentagem de ART consumido, também apresentaram uma queda acentuada nos ciclos finais, servindo também como índices para avaliação da infecção na produção de etanol. O fator de conversão de açúcar consumido em etanol produzido - Yp/s não demonstrou o efeito da acidez sobre a produção de etanol, isso, foi distribuição o cálculo baseando-se no açúcar consumido pela levedura e não no disponível no sistema
Abstract: This research was carried out in 2 stages. The first stage involved isolation, taxonomy, tests of resistance to ethanol and commercial yeast flocculation tests, all aimed at selecting lactic bacteria which were natural contaminants of fermentation vats. In the second stage, a pilot system was set up to carry out fermentation assays simulating distillery conditions and using one of the bacteria's selected in the first stage. Under these conditions Lactobacillus fermentum isolated n 28 was tested, reproducing the bacterial infection of the distillery fermentation vats by way of a fed-batch process. For the first stage of experiment, concentrated yeast samples from two distilleries were obtained, without cid treatment, during August , 1388. The first distillery (Santa AdeIla - Jaboticabal, S.P.) was presenting microbiological problems, while the second (Modelo - Piracicaba, SP) was operating formally. The results of the taxonomic study showed that the predominant bacterium present woo Lactobacillus fermentum (Bet), followed by Lactobacilus murinus (9%), Lactobacillus vacclnostercus (9%), Lactobacillus plantarun (2%) and Leuconostoc (2%). Among the lactobaciIIus, the obligate he terofermentatiue types were predominant Í8BX). The strains tested were all resistant to 7% (v/u) ethanol, and 64% were resistant to 10%, demonstrating adaptation to the alcoholic environment. Flocculation of the yeast was a characteristic of 67% of the strains tested. Regarding the distilleries, the expected results were confirmed. The Santa fidélla showed a higher level of contamination, with strains more resistant to alcohol and floculation of the commercial yeast. The results of the fermentation assays, showed that both the vital characteristics and growth of the yeast were seriously undermined when the acid concentration exceeded 4,8 g/f (expressed as lactic acid) and yeast/bacteria ratio of about 0,9. The alcohol productivity (Pern) and sugar consumption ratios (Ps> suffered similar decrease (about 54%) between the average of the first 9 cycles and that of the sixteenth cycle, when the acidity and contamination were maximum. This indicated a loss in the velocity of sugar consumption by yeast, and a consequent fail in the production of ethanol, due to the excess of acidity caused by the bacteria! contamination. The parameters alcohol yield, Yp/so and the percentage of total sugars consumed also showed accentuated fails during the final cycles, and therefore could also serve as index for the evaluate some of infection in the ethanol production. The conversion factor Yp/s was not affected by the acidity. This was related to the fact that the calculations were based on the sugar consumed by the yeast, and not that available within the system
Mestrado
Mestre em Ciência de Alimentos
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Più fonti

Atti di convegni sul tema "Batelada alimentada"

1

CABRAL, P. S., M. L. CORAZZA, F. A. P. VOLL e A. ZANDONÁ. "CINÉTICA ENZIMÁTICA DA HIDRÓLISE DO ÓLEO DE OLIVA EM SISTEMAS BATELADA E BATELADA ALIMENTADA". In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-0972-22007-179060.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

PEREIRA, R. N., J. M. SILVEIRA, I. L. R. SOUZA, J. C. ORES e C. A. V. BURKERT. "BATELADA ALIMENTADA PARA PRODUÇÃO DE CAROTENOIDES POR Rhodotorula mucilaginosa". In XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cobeq2018-pt.0604.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Da Silva, Marcio Aurélio, Aldemir Ap Cavalini Jr, Valder Steffen Jr e Fran Sérgio Lobato. "Otimização do Processo de Fermentação Batelada-Alimentada usando Evolução Diferencial e Otimização Robusta". In CNMAC 2017 - XXXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. SBMAC, 2018. http://dx.doi.org/10.5540/03.2018.006.01.0412.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Lopes Cruz, Mariana, Marcela Loureiro Fanni Raminho, Ana Luisa Moreira Castro, Miriam Maria de Resende e Eloízio Júlio Ribeiro. "ESTUDO DE FATORES QUE INTERFEREM NA PRODUTIVIDADE DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA EM BATELADA ALIMENTADA". In Simpósio Nacional de Bioprocessos e Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.17648/sinaferm-2015-33295.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

LEMOS, D. A., J. L. S. SONEGO, A. J. L. CRUZ e A. C. BADINO. "FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA EXTRATIVA IN SITU EM BATELADA ALIMENTADA USANDO BIORREATOR COLUNA DE GOTAS". In XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cobeq2018-pt.0540.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

VALDUGA, EUNICE, Rosicler Colet, Letícia Urnau, Daiane Trentin, Naiane Sabedot Marcon e Marco Di Luccio. "BIOPRODUÇÃO DE CAROTENOIDES POR Sporidiobolus salmonicolor CBS 2636 EM BIORREATOR: PROCESSOS BATELADA ALIMENTADA E SEMICONTÍNUO". In Simpósio Nacional de Bioprocessos e Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.17648/sinaferm-2015-33448.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Batista, Gustavo, Ivan Ilich Kerbauy Veloso e Antonio José Gonçalves Cruz. "Produção de flavonóides em meios complexos pelo fungo phellinus sp.: estequiometrias mínimas e modelagem cinética e simulação para cultivos em batelada e batelada alimentada". In III Simpósio Paranaense de Modelagem, Simulação e Controle de Processos. Curitiba: DEQ/UFPR, 2018. http://dx.doi.org/10.5380/19847521.3simproc2018.a06p39-47.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

ZENEVICZ, M. C. P., M. C. FEITEN, C. DALLA ROSA, D. de OLIVEIRA e J. V. de OLIVEIRA. "PRODUÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS LIVRES A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA NOS MODOS BATELADA E BATELADA ALIMENTADA POR UMA LIPASE COMERCIAL EM BANHO DE ULTRASSOM". In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-0932-22343-174050.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

DANTAS, G. C., A. F. de ALMEIDA, A. R. A. REIS, G. R. de MACEDO M. L. SOUZA e M. R. S. PEDRINI. "DETERMINAÇÃO DA QUANTIDADE DE INÓCULO VIRAL PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO EM BATELADA-ALIMENTADA DE BACULOVÍRUS SPODOPTERA". In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-1345-19742-162179.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Silveira Sonego, Jorge Luiz, Diego Andrade Lemos, Carlos Eduardo Martins Pinto, Antonio José Gonçalves Cruz e Alberto Colli Badino Junior. "ESTUDO DA FERMENTAÇÃO EXTRATIVA EM BATELADA ALIMENTADA PARA PRODUÇÃO DE ETANOL EMPREGANDO CO2 COMO GÁS DE ARRASTE". In Simpósio Nacional de Bioprocessos e Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.17648/sinaferm-2015-33399.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia