Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Batelada alimentada.

Articoli di riviste sul tema "Batelada alimentada"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-34 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Batelada alimentada".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Muliterno, Adriana, Patrícia Correa Mosele, Jorge Alberto Vieira Costa, Marcelo Hemkemeier, Telma Elita Bertolin e Luciane Maria Colla. "Cultivo mixotrófico da microalga Spirulina platensis em batelada alimentada". Ciência e Agrotecnologia 29, n. 6 (dicembre 2005): 1132–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542005000600005.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Spirulina platensis tem sido estudada devido a seu alto valor protéico, digestibilidade e por apresentar quantidades significativas de ácidos graxos poliinsaturados, vitaminas, fenólicos e ficocianina, podendo ser utilizada na alimentação humana. A utilização de nutrientes de baixo custo é um fator importante na produção da cianobactéria por possibilitar a redução de custos de processo. Objetivou-se com este trabalho estudar o cultivo mixotrófico da S. platensis por meio da adição de uma fonte orgânica de carbono (glicose) em modo bateladaalimentada. Foi utilizado um Planejamento Fatorial Completo 2³ para o cultivo e as variáveis de estudo foram a concentração de glicose (0,5 gL-1 e 1,0 gL-1), a diluição do meio Zarrouk (50% e 75%) e a iluminância (1800 lux e 3000 lux). A concentração celular máxima obtida foi de 5,38 gL-1 com uma velocidade específica máxima de crescimento de 0,0063 h-1, nas condições de 0,5 gL-1 de glicose, diluição do meio de 75% e iluminância de 3000 lux.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Albuquerque, Maria Virgínia da Conceição, Maria Célia Cavalcante de Paula e. Silva, Amanda da Silva Barbosa Cartaxo, Railson de Oliveira Ramos, Roberta Milena Moura Rodrigues, Josivaldo Rodrigues Sátiro, Wilton Silva Lopes, Valderi Duarte Leite e José Tavares de Sousa. "Avaliação da influência da biomassa algal no pós tratamento de esgoto doméstico em lagoas de polimento". Research, Society and Development 10, n. 2 (18 febbraio 2021): e34910212749. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12749.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo avaliou influência da biomassa algal no pós tratamento de esgoto doméstico em distintas lagoas de polimento. Para tanto, a pesquisa foi realizada na Estação Experimental de Tratamento Biológico de Esgotos Sanitários (EXTRABES), localizada na cidade de Campina Grande-PB, em duas fases experimentais. Na primeira fase, o sistema experimental era constituído de quatro lagoas, na qual duas lagoas foram monitoradas com alimentação contínua (LC57 e LC45) e duas com alimentação semi contínua (LB57 e LB45). Na segunda fase experimental, foi avaliado o desempenho de três lagoas alimentadas em bateladas (LBT45 e LB245), e uma alimentada continuamente (LC245). Verificou-se que a determinação das concentrações de clorofila-a pôde proporcionar uma estimativa da biomassa fitoplanctônica, no entanto, elas foram facilmente alteradas, por variações da alta incidência luminosa, temperatura, carga orgânica e TDH. Foi observado que o efluente digerido e a biomassa de algas proveniente da lagoa de transbordo com TDH de 2,4 dias na primeira fase do estudo, propiciou um maior desenvolvimento da comunidade fitoplanctônica. Durante a segunda fase, as lagoas de polimento alimentadas em bateladas sequenciais (LB245 e LBT45) apresentaram maiores concentrações de clorofila-a em relação a fase experimental anterior. Concluiu-se que as lagoas de polimento alimentadas em regime de batelada se destacaram por apresentarem remoções superiores às lagoas com alimentação contínua e semi contínua, evidenciando-as como promissora no tratamento de esgoto doméstico. Além de obter excelentes resultados, principalmente nas remoções de nutrientes, foi possível tratar uma quantidade superior de afluente em menos tempo de operação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Lobato, Fran Sergio. "Controle Ótimo da Fermentação Alcoólica em Reator Batelada Alimentada usando Computação Bio-Inspirada". TEMA (São Carlos) 16, n. 1 (29 maggio 2015): 3. http://dx.doi.org/10.5540/tema.2015.016.01.0003.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Sombrio, Bruna Regina, Andréa Lima dos Santos Schneider, Ana Paula Testa Pezzin, Giannini Apati e Tamiris Schroeder. "Produção de poli(3-hidroxibutirato) por Cupriavidus necator em batelada alimentada usando glicerol". Polímeros 27, spe (16 gennaio 2017): 110–15. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.2237.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Poli(3-hidroxibutirato) [P(3HB)] é um poliéster natural, biodegradável e é considerado um substituto atrativo para polímeros petroquímicos, pois tem a vantagem de ser degradado em solo dentro de alguns meses por micro-organismos. Este trabalho explora três estratégias para sintetizar P(3HB) a partir de Cupriavidus necator tendo glicerol como cosubstrato: cultivo sem glicerol, com adição de 20 g L–1 de glicerol na fase de produção do polímero e 20 g L–1 de glicerol no início do cultivo, a fim de avaliar o seu efeito sobre o crescimento celular e a síntese do polímero. Os resultados mostraram que a adição de glicerol no início do cultivo conduziu a maiores valores de percentagem de acúmulo de P(3HB) (64,12%). No entanto, nos experimentos sem glicerol podem ser observados maiores valores para fator de conversão em substrato (0,17 g g–1). Esses parâmetros apresentaram diferenças estatisticamente significativas em função da estratégia de cultivo utilizado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Francisco, Érika Cristina, Telma Teixeira Franco, Mariana Manzoni Maroneze, Leila Queiroz Zepka e Eduardo Jacob-Lopes. "Produção de biodiesel de terceira geração a partir de microalgas". Ciência Rural 45, n. 2 (febbraio 2015): 349–55. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20131222.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo do estudo foi avaliar o biodiesel de 3 a geração produzido a partir do cultivo heterotrófico da microalga Phormidium sp., empregando amido de mandioca como fonte de carbono orgânico. Um planejamento experimental foi realizado para determinar as condições ótimas de temperatura e razão C/N. A partir da obtenção das melhores condições de cultivo desenvolveram-se cultivos em batelada e batelada alimentada em biorreator e avaliaram-se as características do biodiesel produzido. Os resultados indicaram que a temperatura de 30ºC e a razão C/N de 68 são as condições ideais do processo. As maiores produtividades em biomassa (50,41mgL-1h-1) e lipídica (7,49mgL-1h-1) foram obtidas no cultivo em batelada. Os ácidos graxos com maior representatividade foram os ácidos caproico (65,29%) e oleico (23,88%). As propriedades de combustão do biodiesel: conteúdo de ésteres (99,9%), número de cetano (54,88), índice de iodo (21,47gI2100g-1), grau de instauração (23,88%) e ponto de entupimento de filtro a frio (39,21ºC) se mostraram adequadas às principais normativas nacionais e internacionais
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Pereira, Danilo Aparecido, Rita de Cássia Macri Vieira e Alex Zerbinatti Gimenez. "FATORES QUE AFETAM A FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA". Ciência & Tecnologia 12, n. 1 (23 dicembre 2020): 44–55. http://dx.doi.org/10.52138/citec.v12i1.113.

Testo completo
Abstract (sommario):
Entre diversas fontes de energias renováveis produzida no país, o etanol fabricado a partir da cana-de-açúcar ocupa uma posição de destaque. Sendo assim, o etanol é um fator econômico importantíssimo, conduzindo a interesses internos e externos. Esse processo só teve seu melhoramento por conta dos avanços tecnológicos, tanto na área agrícola, como na industrial. Com o processo fermentativo não poderia ser diferente, a partir do melhoramento do sistema em batelada alimentada e contínuos com utilização de centrífugas, com recirculação e tratamento de fermento, aliado a seleção de leveduras de alta capacidade fermentativa e melhorias nos processos de destilação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Góes-Favoni, Silvana Pedroso de, Anne Caroline Cardoso Monteiro, Claudia Dorta, Mariele Gonçalves Crippa e Elke Shigematsu. "Fermentação alcoólica na produção de etanol e os fatores determinantes do rendimento". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, n. 4 (23 maggio 2018): 285–96. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.004.0023.

Testo completo
Abstract (sommario):
A obtenção de etanol, realizada através de processos fermentativos está sujeita a diversas situações de estresse sofridas pelo micro-organismo e pode acarretar em redução da produção etanólica e prejuízo da eficiência industrial. Considerando que o Brasil é o primeiro produtor mundial de etanol combustível bem como de sua matéria prima, a cana de açúcar, o objetivo deste trabalho foi o estudo, através de revisões de literatura, das principais etapas do processo industrial e da bioquímica da fermentação, além de avaliar alguns fatores interferentes do processo de produção de etanol nas indústrias brasileiras. No Brasil, o método mais utilizado é o de batelada alimentada com reciclo de células, conhecido como Melle-Boinot que, além de produtivo expõem as leveduras a menor grau de estresse. Leveduras do gênero Saccharomyces são as mais empregadas pelas usinas brasileiras, sendo capazes de metabolizar a sacarose da cana de açúcar e produzir quando em meio anaeróbio, etanol e gás carbônico. Fatores como temperatura, pH, concentração alcoólica e presença de sulfito relacionam-se diretamente com o desempenho da levedura e sua viabilidade, que sendo prejudicada, pode favorecer contaminações. Problemas na viabilidade bem como as contaminações podem por sua vez acarretar baixa produtividade e diminuição da qualidade do produto final. Assim, o conhecimento das bases científicas que regem o processo fermentativo nas diferentes fases do processo industrial pode contribuir para a redução de problemas e aumento da produção.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Kremer, Mayara Kretzer, Dolores Ursula Mehnert, Telma Alves Monezi, Elizabeth Moura, Mirian Silveira e Hugo Moreira Soares. "Fagos de bactérias redutoras de sulfato em água de produção de um reservatório de petróleo offshore: método tentativo de concentração e purificação". Engenharia Sanitaria e Ambiental 25, n. 4 (agosto 2020): 619–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522020182484.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO O controle do crescimento microbiano é um desafio crescente na produção de petróleo e gás, uma vez que a presença de determinadas bactérias traz impactos econômica e ambientalmente negativos. As bactérias redutoras de sulfato (BRS) são particularmente problemáticas, uma vez que são responsáveis pela corrosão biológica ligada à produção de sulfeto de hidrogênio, efeito conhecido como souring. A principal forma de controle das BRS atualmente é a injeção de biocidas, no entanto essa estratégia, além de requerer aplicação contínua, tem se revelado pouco efetiva na eliminação de biofilmes e é associada a um alto risco de contaminação das águas. Portanto, é necessário que se busquem abordagens mais eficientes e específicas em relação ao controle microbiológico. O uso de vírus bacteriófagos vem ao encontro dessas necessidades, pois eles, após se multiplicarem, geralmente provocam a lise celular, liberando novas partículas virais e evitando que a bactéria se prolifere. Diante disso, este estudo propõe estabelecer um método para a concentração e a determinação da eficiência de recuperação de bacteriófagos de BRS presentes em água de reator oriunda de poços de petróleo. As amostras foram coletadas de dois reatores operados em batelada alimentada e que simulam um poço de petróleo. As amostras de água de reator foram primeiramente clarificadas, os vírus eluídos desse sedimento e, em seguida, concentrados por ultracentrifugação. O concentrado viral foi então purificado com Vertrel XF. Ensaios de semeadura experimental de miofago P1 nas amostras de água do reator revelaram taxa de recuperação viral de 27,7%, contra ao 16% obtidos com outros protocolos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Lourenço, Giovani Aud, e José Roberto Delalibera Finzer. "Secagem parcial de tomate-cereja em secador de bandejas vibradas com reciclo". Brazilian Journal of Food Technology 16, n. 4 (dicembre 2013): 334–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-67232013005000040.

Testo completo
Abstract (sommario):
Foram analisados os dados experimentais da curva e da cinética de secagem para desidratação parcial do tomate-cereja ovalado, Lycopersicum sp. Mill., e foi verificado o desempenho na aplicação de um secador em leito fixo e em leito vibrado na sua secagem. A umidade inicial do tomate-cereja foi de 94,01% (15,7 kg água/kg massa seca) e utilizou-se um secador de bandejas vibradas operando com reciclo até que no tomate restasse 15% da quantidade de água inicial ou umidade em base úmida de 70,15% (2,35 kg de água/kg de massa seca). Para a identificação dos frutos amostrados, estes foram dispostos em cinco cestos feitos de tecido de polietileno, com diâmetros de abertura de cerca de 0,01 m. Os tomates-cereja processados foram seccionados radialmente em duas metades, perpendicularmente ao eixo de maior comprimento de cada fruto. A temperatura, a vazão de ar e a quantidade de tomate alimentada foram ajustadas em 67,6 °C, 6 kg/min e 4,025 kg, respectivamente. O processo de secagem iniciou-se com operação em batelada sem recirculação dos frutos, até que se atingiu o teor de umidade de aproximadamente 85% (5,67 kg água/kg tomate seco); seguiu-se a adição de esferas de porcelana com 0,0235 m de diâmetro, as quais forçaram o escoamento das partículas de tomate e o processo passou a ocorrer com recirculação. Na cinética de secagem obtida dos resultados experimentais, três períodos foram identificados: dois períodos em que os tomates secaram em taxas constantes, intercalados por um período com taxa variável. Para as taxas de secagem constantes, quantificaram-se os valores do coeficiente de correlação superiores a 0,99, ao ajustar uma reta aos pontos experimentais. Comparando-se o processo de secagem de leito fixo com o vibrado, observou-se que, no processo com aplicação de vibração, ocorreu diminuição em 30% do tempo de secagem. A esfericidade do tomate variou do valor unitário (início da secagem) para 0,53 ao final da secagem. A contração do tomate na secagem foi de 80% e o diâmetro médio inicial das partículas, de 2,32 cm, modificou-se para 1,34 cm, no final da secagem. Os resultados indicaram que as influências simultâneas da vibração e das esferas de porcelana intensificam o processo de secagem, resultando em uma cinética de secagem não convencional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Orrico, Ana C. A., Jorge de Lucas Júnior e Marco A. P. Orrico Júnior. "Caracterização e biodigestão anaeróbia dos dejetos de caprinos". Engenharia Agrícola 27, n. 3 (dicembre 2007): 639–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162007000400006.

Testo completo
Abstract (sommario):
Quantificar e caracterizar os dejetos gerados por cabras Saanen em quatro categorias de idade e alimentadas com três dietas e na seqüência, e promover a biodigestão anaeróbia dos dejetos constituíram os objetivos deste trabalho. Para a produção de dejetos, foram utilizadas 36 cabras Saanen, com idades entre 2 e 4 (C1), 4 e 8 (C2), 8 e 12 (C3) e acima de 12 meses (C4), alimentadas com as dietas 1 (D1: 80% volumoso (Vol) e 20% concentrado (Con)); 2 (D2: 60% Vol e 40% Con) e 3 (D3: 40% Vol e 20% Con). Foram quantificadas as produções diárias de fezes e urina e seus teores em N, P, K, Ca, Mg, Na, Fe, Cu, Zn e Mn. Com a mistura das fezes e urina de todas as categorias, separadas segundo as dietas, foram abastecidos biodigestores batelada, com capacidade para 4 L de substrato em fermentação. A C1 apresentou menor (P<0,05) excreção de fezes (164,1 g de MS (massa seca)/animal por dia) e o menor consumo de alimento (362,2g MS (massa seca)/animal por dia). As maiores concentrações de N, P, K, Ca, Mg e K ocorreram nas fezes e urina geradas por cabras da C4 e alimentadas pela D3. O substrato preparado com dejetos oriundos da D3 apresentou 45% de redução nos teores de sólidos voláteis (SV). Os substratos preparados com dejetos obtidos de animais alimentados com a D3 produziram mais biogás (P<0,01) por kg de sólidos totais e SV adicionados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Paula e Silva, Maria Célia Cavalcante de, Maria Virgínia da Conceição Albuquerque, Roberta Milena Moura Rodrigues, Amanda da Silva Barbosa Cartaxo, Wilton Silva Lopes, Howard William Pearson, Magnólia de Araújo Campos e Valderi Duarte Leite. "TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO APLICANDO MICROALGAS EM BIORREATORES ALIMENTADOS EM BATELADA". Brazilian Journal of Development 6, n. 8 (2020): 61722–33. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n8-554.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Dall’ Agnol, Patrícia, Sebastian Ladnorg, Bruna Scandolara Magnus, Nelson Libardi Junior e Rejane Helena Ribeiro da Costa. "Uso de esferas de alginato e de biopolímeros extraídos de lodo granular como material adsorvente na remoção de fósforo". Revista DAE 68, n. 226 (18 settembre 2020): 60–74. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.067.

Testo completo
Abstract (sommario):
As estimativas de redução das reservas minerais aumentaram a demanda atual por novas fontes de fósforo. Paralelamente, novas tecnologias buscam formas eficientes de remover esse nutriente do meio aquático devido a sua interferência na qualidade dos recursos hídricos. Neste sentido, e englobando os conceitos de economia circular aplicados às biorrefinarias em estações de tratamento de efluentes, este estudo propõe a recuperação de um biopolímero presente no lodo granular aeróbio (LGA). O biopolímero ALE (alginate-like exopolymer), extraído de um reator batelada sequencial piloto granular, alimentado com efluente sanitário real, foi testado como material adsorvente para remover fósforo de amostras líquidas. As eficiências de remoção obtidas no tempo de equilíbrio (ERe) foram de 27% para as esferas de ALE e de 18% para esferas de alginato comercial. Palavras-chave: Alginate-like exopolymer. Lodo granular aeróbio. Adsorção de fósforo. Reator de batelada sequencial.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Gomes, Luciana Paulo, Douglas Velho, Roger Pieri, Marcelo Oliveira Caetano e Luis Alcides Schiavo Miranda. "POTENCIALIDADE ENERGÉTICA E QUALIDADE DO BIOFERTILIZANTE PRODUZIDO EM BIODIGESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PUTRESCÍVEIS DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO". Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales. Investigación, desarrollo y práctica 11, n. 3 (6 dicembre 2018): 348. http://dx.doi.org/10.22201/iingen.0718378xe.2018.11.3.58109.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>O acúmulo de resíduos sólidos urbanos produzidos pela sociedade representa hoje um dos principais impactos ambientais enfrentados. Geralmente são dispostos em aterros que, se não são operados quase como lixões, são sistemas que não aproveitam o biogás gerado. O presente trabalho realizou a avaliação do biogás e do biofertilizante produzidos a partir de um biodigestor anaeróbio, operado em batelada. Foram realizados cinco ensaios, em condições mesofílicas, quando o biodigestor foi alimentado com a fração orgânica facilmente biodegradável dos resíduos sólidos produzidos em um restaurante universitário. Durante os ensaios a taxa de carregamento orgânico média foi de 30.4 ± 15.1 g STV/dia.m³. O biofertilizante produzido apresentou pH entre 7.9 e 8.6. O carbono orgânico total resultou em 13.4% e nitrogênio total médio em 0.24 %, ou seja, relação média de 58:1. A proporção que apresentou melhores resultados foi a 2:1 (batelada 5), com produção de 2416.12 NL de biogás. O biogás gerado apresentou teor médio de metano igual a 77.8%, sendo que se estimou, para o caso de uso deste biogás na operação do próprio biodigestor anaeróbio, um balanço energético positivo igual a 1.21 kWh.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Xavier, C. A. N., T. M. B. Santos e J. Lucas Júnior. "Digestão anaeróbia de dejetos de bovinos leiteiros: efeito da dieta e da adição de caldo de cana-de-açúcar". Archivos de Zootecnia 65, n. 250 (11 giugno 2016): 131–38. http://dx.doi.org/10.21071/az.v65i250.479.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivou-se avaliar o processo de digestão anaeróbia dos dejetos de vacas leiteiras alimentadas com diferentes volumosos em que alguns dejetos receberam caldo de canade-açúcar como aditivo. Os tratamentos avaliados nos biodigestores foram substratos que continham dejetos de vacas que receberam dietas contendo silagem de milho (substrato SM), que receberam cana-de-açúcar in natura (substrato CIN) ou que receberam cana-de-açúcar hidrolisada com cal virgem (substrato CHCV). Dejetos de animais que receberam cana-de-açúcar in natura ou cana-de-açúcar hidrolisada com cal virgem também foram avaliados com a adição de caldo de cana e denominados de substratos CINC e CHCVC, respectivamente. Nos dois últimos substratos, a inclusão de caldo de cana foi de 6 % volume/volume. Foram utilizados 15 biodigestores batelada e cinco biodigestores semicontínuos, todos com volume útil de 10 L, mantidos a 30±2 ºC. Os parâmetros avaliados foram pH, alcalinidade parcial, redução de sólidos voláteis (SV) e potenciais de produção de CH4. O valores de pH e alcalinidade indicaram que não houve risco de falência do processo de digestão anaeróbia. As reduções de SV nos biodigestores batelada e semicontínuos foram de 51 % em todos os substratos. Maiores potenciais de produção de CH4 foram obtidos com o substrato CINC e CHCVC nos biodigestores batelada, média de 0,258 L CH4 g SV-1. Nos biodigestores semicontínuos, o maior potencial de produção de CH4 foi do substrato CINC, de 0,226 L CH4 g SV-1. Nesses biodigestores, os substratos SM, CIN, CHCV, CHCVC renderam, em média, 0,171 L CH4 g SV-1. A adição de 6 % de caldo de cana-de-açúcar contribuiu para o incremento da produção de CH4 em até 24 %.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Amancio Frutuoso, Francisca Kamila, Silvânia Lucas dos Santos e Adrianus van Haandel. "Lagoas de transbordo aplicadas para o melhoramento de efluentes anaeróbios destinados a lagoas de polimento". Reengenharia de lagoas de estabilização 69, n. 229 (15 febbraio 2021): 115–31. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.024.

Testo completo
Abstract (sommario):
Para operar lagoas de polimento em regime de bateladas sequenciais (LPBS) pode ser conveniente ter uma lagoa de transbordo (LT) com a finalidade de receber continuamente o efluente do UASB e alimentar com bateladas as LPBS. Neste trabalho, operaram-se três LTs, em escala piloto, com diferentes profundidades e tempos de detenção hidráulica (TDH) de 1,5 a 3 dias. Os resultados apresentaram ótimas eficiências na remoção de sólidos suspensos (SS) e ovos de helmintos (OH). Não houve diferença significativa (p>0,05) para os SS em relação ao TDH, enquanto para os OH as eficiências foram da ordem de 90% em todas as lagoas e TDH. Verificou-se uma variação de 51% a 14% de eficiência na remoção de DQO, decrescendo do maior ao menor TDH. Ademais, notaram-se outros processos, tais como: início da proliferação de algas, dessorção de CO2 e diminuição da concentração de sulfeto. Conclui-se que lagoas de transbordo podem ser uma alternativa no melhoramento do tratamento de efluentes destinados às LPBS. Palavras-chave: Tratamento de esgoto. Lagoa de estabilização. UASB. Lagoa de polimento em bateladas sequenciais. Lagoa de transbordo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Orrico, Ana Carolina Amorim, Marco Antonio Previdelli Orrico Junior e Jorge de Lucas Junior. "Biodigestão anaeróbia dos dejetos de cabritos Saanen alimentados com dietas com diferentes proporções volumoso e concentrado". Revista Brasileira de Zootecnia 40, n. 2 (febbraio 2011): 448–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011000200029.

Testo completo
Abstract (sommario):
Avaliaram-se os efeitos da idade do animal e da proporção de volumoso nas dietas sobre a biodigestão anaeróbia dos dejetos de cabritos Saanen. Foram utilizadas as fezes produzidas por cabritos Saanen aos 90, 120 e 150 dias de idade e alimentados com dietas de três relações volumoso:concentrado (80:20, 60:40 e 40:60), representando as dietas 1, 2 e 3, respectivamente. Utilizaram-se biodigestores tipo batelada de bancada com capacidade para 12 litros de substrato em fermentação e 8% de sólidos totais iniciais para determinação das produções e dos potenciais de produção de biogás e metano, da redução de sólidos voláteis e quantificação dos teores de minerais no afluente e efluente. As maiores reduções de sólidos voláteis foram observadas nos substratos preparados com as fezes de cabritos aos 150 dias alimentados com a dieta com relação volumoso:concentrado de 40:60. Os melhores rendimentos de substrato ou fezes foram obtidos com os dejetos dos cabritos de 120 e 150 dias de idade alimentados com a dieta com relação volumoso:concentrado 40:60. As maiores concentrações de minerais nos biodigestores foram observadas para as fezes de cabritos de 150 dias de idade alimentados com a dieta com relação volumoso:concentrado 40:60. A biodigestão anaeróbia é eficiente na remoção de coliformes nos dejetos de caprinos, proporcionando efluentes com no máximo 4,3 × 10² coliformes totais termotolerantes por grama de material.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Orrico Júnior, Marco A. P., Ana C. A. Orrico e Jorge de Lucas Júnior. "Influência da relação volumoso: concentrado e do tempo de retenção hidráulica sob a biodigestão anaeróbia de dejetos de bovinos". Engenharia Agrícola 30, n. 3 (giugno 2010): 386–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000300003.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste trabalho foi avaliar as possíveis alterações existentes na composição e no processo de biodigestão anaeróbia dos dejetos de bovinos em fase de terminação alimentados com diferentes proporções de volumoso: concentrado e com diferentes tempos de retenção hidráulica (TRH). Foram utilizados 24 biodigestores batelada de bancada com 12 litros de capacidade, dos quais 12 foram abastecidos com dejetos de bovinos alimentados com a dieta 1 (60% volumoso:40% concentrado) e dieta 2 (40% volumoso:60% concentrado) e submetidos a 30, 60, 90 e 120 dias de TRH. A eficiência do processo de biodigestão anaeróbia foi avaliada pelas reduções de sólidos totais, sólidos voláteis, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, celulose e número mais provável (NMP) de coliformes totais e termotolerantes, além dos potenciais de produção de biogás e metano. Os resultados mostraram que o aumento da proporção de volumoso na dieta levou a menor eficiência do processo, principalmente nos potenciais de produção de biogás e metano que foram em média 13% menor. Com relação ao NMP de coliformes totais e termotolerantes, foram observadas reduções significativas conforme aumentou TRH.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Orrico Júnior, Marco A. P., Ana C. A. Orrico e Jorge De Lucas Júnior. "Avaliação de parâmetros da biodigestão anaeróbia de dejetos de suínos alimentados com dietas à base de milho e sorgo". Engenharia Agrícola 30, n. 4 (agosto 2010): 600–607. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000400004.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste trabalho foi avaliar a interferência da dieta à base de sorgo em substituição à de milho na composição e no tratamento dos dejetos. Foram utilizados 24 biodigestores batelada de bancada, dos quais 12 foram abastecidos com dejetos de suínos alimentados com dieta á base de milho, e o restante, com dieta á base de sorgo. A cada 30 dias foram esvaziados três biodigestores dentro de cada dieta, em um total de quatro tempos de retenção hidráulica (TRH) 30; 60; 90 e 120 dias. Para avaliar a eficiência do processo de biodigestão anaeróbia, foram avaliadas as reduções de sólidos totais, sólidos voláteis totais, demanda química de oxigênio, demanda bioquímica de oxigênio, número mais provável (NMP) de coliformes totais e termotolerantes, além dos potenciais de produção do biogás e metano. Os resultados mostraram que os dejetos dos suínos alimentados com dietas à base de sorgo apresentaram menor eficiência no processo, principalmente nos potenciais de produção de biogás e metano. Em média, os potenciais foram 8,6% menor (P<0,01) que os potenciais obtidos em biodigestores abastecidos com dejetos de suínos alimentados com dieta à base de milho. Com relação ao NMP de coliformes totais e termotolerantes, apenas foram observadas reduções significativas conforme aumentou TRH.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Rodrigues, Kelly, Patrícia Celestino Carvalho de Oliveira, Francisco Wilame Amaral Júnior, João Paulo da Silva Siqueira, Rinaldo dos Santos Araújo, Carlos Ronald Pessoa Wanderley e Glória Marinho. "Tratamento de água com hidrocarbonetos aromáticos por uso de reator em bateladas sequenciais com inoculo fúngico". Engenharia Sanitaria e Ambiental 17, n. 2 (giugno 2012): 163–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522012000200005.

Testo completo
Abstract (sommario):
Um reator em batelada, aerado, com biomassa imobilizada de Aspergillus niger AN400 foi operado durante 10 ciclos de 7 dias para remover benzeno (200 mg.L-1), tolueno (200 mg.L-1) e xileno (50 mg.L-1) - BTX - e de nutrientes de meio basal. O reator era alimentado semanalmente com 4 L do meio e glicose - 1 g.L-1, na Fase I, e 0,5 g.L-1, na Fase II. Os BTX foram detectados até o quarto dia de operação, em todos os ciclos. As melhores eficiências médias de remoção foram na Fase I: 75%de matéria orgânica solúvel, 80% de ortofosfato e 77% de amônia. O reator pode ser uma alternativa viável para tratamento de águas poluídas com BTX, porém há a necessidade de estudar o comportamento do reator durante período de operação mais longo e com ciclos reacionais mais curtos, bem como da identificação dos metabólitos produzidos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Wagner, Jamile, e Rejane Helena Ribeiro da Costa. "Reator em bateladas sequenciais de grânulos aeróbios: estudo da formação dos grânulos e do efeito da duração do ciclo na remoção de carbono, nitrogênio e fósforo de esgoto doméstico". Engenharia Sanitaria e Ambiental 20, n. 2 (giugno 2015): 269–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522015020000078980.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste trabalho estudou-se a formação de grânulos aeróbios em um reator em bateladas sequenciais alimentado com esgoto doméstico e avaliou-se o desempenho desse reator em relação à remoção de carbono, nitrogênio e fósforo utilizando ciclos operacionais de 3 e 4 h. Após 150 dias de operação, a biomassa do reator era constituída predominantemente por grânulos maduros e compactos, com concentração de sólidos suspensos em torno de 1,5 g.L-1. O reator apresentou elevada capacidade de remoção de carbono, nitrogênio e fósforo, principalmente quando operado em sucessivos ciclos de 4 h, atingindo uma eficiência média de remoção de demanda química de oxigênio solúvel de 82±5%, de NH4+-N de 69±19% e de PO43--P de 30±10%.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Döll, Maria Magdalena Ribas, e Eugenio Foresti. "Efeito do bicarbonato de sódio no tratamento de vinhaça em AnSBBR operado a 55 e 35ºC". Engenharia Sanitaria e Ambiental 15, n. 3 (settembre 2010): 275–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522010000300011.

Testo completo
Abstract (sommario):
Avaliou-se a influência do bicarbonato de sódio (NaHCO3) no desempenho do reator anaeróbio batelada sequencial com biomassa imobilizada tratando vinhaça a 55 e a 35ºC. O reator foi preenchido com espuma de poliuretano e agitado a 300 rpm. A adaptação a 55ºC estendeu-se por 50 dias, tendo o reator sido alimentado com vinhaça (DQO de 0,3 a 1,0 g/L). Para a operação a 35ºC, procedeu-se inicialmente ao enriquecimento da população metanogênica, durante 21 dias, com substrato à base de etanol (2,5 gDQO/L). Posteriormente, cargas orgânicas volumétricas (COV) de 0,85 a 5,70 gDQO/L.d foram aplicadas no reator a 55ºC, com suplementação de 1,2 a 0,4 gHCO3-/gDQO. A 35ºC, o reator foi submetido a COV de 2,85 a 36,0 gDQO/L.d com 0,4 a 0,2 gHCO3-/gDQO. A remoção de DQO variou de 43 a 78% a 55ºC e de 75 a 85% a 35ºC. A suplementação de alcalinidade mostrou-se essencial para a estabilidade do processo, sendo requerida em menor quantidade a 35ºC.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Silva, Karla Mayara Lima da, Carlos Ronald Pessoa Wanderley, Glória Marinho, Jéssica Cavalcante de Oliveira, Andreza Dnarla Oliveira dos Santos e Kelly Rodrigues. "Influência do excesso de nitrogênio amoniacal no tratamento de efluente têxtil em reator de bateladas sequenciais com Aspergillus niger AN 400". Engenharia Sanitaria e Ambiental 20, n. 4 (dicembre 2015): 635–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522015020040106578.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Água residuária têxtil foi tratada com Aspergillus niger AN 400 em reator de bateladas sequenciais, em ciclos de 48 h para avaliar o efeito de fonte adicional de nitrogênio sobre a eficiência do sistema alimentado com efluente diluído (10% v/v) e glicose (3 g.L-1). O afluente recebeu fonte adicional de nitrogênio (etapa I), acarretando em excesso de nitrogênio amoniacal (192 mg.L-1) no meio, resultando em remoção de matéria orgânica de 85%, porém em apenas 55% de remoção de corante. Ao se diminuir a concentração média de amônia para 98 mg.L-1 (etapa II), a remoção de corante (83%) passou a ser superior à de matéria orgânica, de 69%, mostrando o efeito negativo de concentrações elevadas de amônia sobre o sistema, favorecendo ainda o crescimento de bactérias, o que provavelmente inibiu a produção de enzimas fúngicas e contribuiu para a perda de eficiência na remoção de corante e formação de subprodutos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Oliveira, Roberto A. de, e Adriana M. de Santana. "Tratamento de águas residuárias de suinocultura em reatores anaeróbios de fluxo ascendente com manta de lodo (uasb) em dois estágios seguidos de reator operado em batelada sequencial (RBS)". Engenharia Agrícola 31, n. 1 (febbraio 2011): 178–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162011000100018.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste trabalho, avaliou-se o desempenho de dois reatores anaeróbios de fluxo ascendente com manta de lodo (UASB), em série, seguidos de um reator operado em batelada sequencial (RBS) com etapa aeróbia, no tratamento de águas residuárias de suinocultura. O sistema de tratamento anaeróbio em dois estágios foi alimentado com águas residuárias de suinocultura com concentrações médias de sólidos suspensos totais (SST), de 4.427 a 16.425 mg L-1 . As cargas orgânicas volumétricas (COV) aplicadas no reator UASB do primeiro estágio variaram de 14,8 a 24,4 g DQO (L d)-1. Os tempos de detenção hidráulica (TDH) foram de 28 e 11 h e de 14 e 6 h no primeiro e segundo reatores UASB, respectivamente. O RBS foi operado com 1 e 2 ciclos diários de alimentação e com concentrações de SST do afluente, de 1.348 a 2.036 mg L-1 . As maiores eficiências de remoção de DQOtotal ocorreram com os maiores TDH, com valores médios de 78 a 88% nos reatores UASB, em dois estágios. Com o tratamento do efluente dos reatores UASB no RBS, as eficiências médias de remoção aumentaram para 93 a 97%, 92 a 98%, 57 a 78%, 71 a 88% e 68 a 85% para a DQO total, SST, P-total, nitrogênio total Kjeldahl (NTK) e nitrogênio total (NT), respectivamente. Para os coliformes termotolerantes, as remoções foram de 93,80 a 99,99%.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Amorim, Ana C., Jorge de Lucas Júnior e Kléber T. Resende. "Biodigestão anaeróbia de dejetos de caprinos obtidos nas diferentes estações do ano". Engenharia Agrícola 24, n. 1 (aprile 2004): 16–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162004000100003.

Testo completo
Abstract (sommario):
Foram utilizados dejetos produzidos por caprinos, em diferentes estádios fisiológicos e submetidos ao mesmo regime alimentar, nas quatro estações do ano. O objetivo foi avaliar o efeito das estações do ano sobre a digestão anaeróbia de resíduos de caprinos em biodigestores modelo batelada com volume útil de 60 L de substrato em fermentação e mantidos sob temperatura ambiente. Foram avaliadas as produções de biogás, as reduções de sólidos voláteis (SV), os potenciais de produção (m³ de biogás/kg de substrato, de estrume, de sólidos totais (ST) ou sólidos voláteis), os números mais prováveis de coliformes totais e fecais, e a composição do biogás. As reduções de SV foram de 38; 34; 33 e 39% para o verão, outono, inverno e primavera, respectivamente. Os totais de biogás produzidos foram de 1,06 m³ no verão, 0,88 m³ no outono, 0,88 m³ no inverno e 0,99 m³ na primavera, e os potenciais de produção médios foram de 0,02 m³ de biogás/kg de substrato e 0,2 m³ de biogás/kg de estrume para todas as estações. As reduções médias de coliformes totais e fecais foram de 99,99% em todas as estações, e os teores máximos de CH4 no biogás foram 88,3; 84,6; 80,6 e 79,2%, para o verão, outono, inverno e primavera, respectivamente.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Campos, Cláudio Milton Montenegro, Emerson Teruaki Mochizuki, Leonardo Henrique Soares Damasceno e Cláudio Gouvêa Botelho. "Avaliação do potencial de produção de biogás e da eficiência de tratamento do reator anaeróbio de manta de lodo (UASB) alimentado com dejetos de suínos". Ciência e Agrotecnologia 29, n. 4 (agosto 2005): 848–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542005000400018.

Testo completo
Abstract (sommario):
Com o presente trabalho de pesquisa objetivou-se avaliar a eficiência na remoção de poluentes orgânicos e a produção de biogás de um sistema de tratamento de efluentes de dejetos de suínos em escala laboratorial (bancada). A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Análise de Água do Departamento de Engenharia (LAADEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O sistema de tratamento foi constituído por um Tanque de Acidificação e Equalização (TAE), Reator Anaeróbio de Manta de Lodo (UASB) com medidor de biogás (gasômetro) e uma Lagoa Aerada Facultativa (LAF). A alimentação foi realizada em bateladas no TAE, onde o efluente líquido era bombeado para um sistema de aquecimento sendo então introduzido no reator UASB e finalmente conduzido para polimento na LAF. O biogás acumulado na parte superior do UASB, após passar por um equalizador de pressão, era canalizado e armazenado no gasômetro. O valor médio do Tempo de Detenção Hidráulica (TDH) foi de 30 horas. Os valores médios de remoção da DQO T, DBO5, ST, STF e STV, foram: 1755, 670, 1089; 142 e 948 mg.L-1, respectivamente. As eficiências de remoção da DQO T e DBO5 no reator UASB foram de 78 e 75%, respectivamente. A produção média de biogás e metano (CH4) foi de 0,14 e 0,10 L.d-1. O potencial de produção de CH4 em termos de DBO5 removida foi de 0,01 m³CH4.(kg.DBO removida )-1. O sistema apresentou boa eficiência quanto a remoção de DQO T, DBO5 e Sólidos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Klajn, Vera Maria, Rosana Colussi, Ângela Maria Fiorentini, Moacir Cardoso Elias e Luiz Carlos Gutkoski. "Processamento hidrotérmico em escala industrial sobre parâmetros de qualidade em frações de aveia". Ciência Rural 44, n. 5 (maggio 2014): 931–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782014000500027.

Testo completo
Abstract (sommario):
A aveia destaca-se dentre os cereais por seu teor e qualidade proteica, alta porcentagem de lipídios distribuídos por todo o grão e predominância de ácidos graxos insaturados, além de possuir altos teores de fibra alimentar, minerais e antioxidantes, responsáveis pelos efeitos benéficos à saúde humana. Devido aos seus constituintes, a aveia apresenta forte tendência à rancidez e, por esse motivo, faz-se necessária a inativação enzimática das cariopses. Na indústria, a inativação normalmente é realizada pelo tratamento hidrotérmico. Objetivou-se, com este trabalho, estudar os efeitos do processamento hidrotérmico em escala industrial sobre parâmetros de composição química, atividade enzimática, β-glicanas e compostos fenólicos solúveis totais nas frações de aveia farinha, farelo e integral. O processamento industrial da aveia foi realizado em batelada com temperatura e pressão constantes e tempo de retenção na coluna de 37min e 110min. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, sendo os resultados submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey a 5% de significância. Os constituintes químicos das frações farinha, farelo e integral foram pouco afetados nos tempos de retenção estudados. O tempo de retenção de 37min se mostra mais adequado por ser suficiente para inativar as enzimas lipase e peroxidase e preservar os compostos fenólicos solúveis totais em todas as frações de aveia estudadas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Freitas, Luciane Mara Cardoso, Bárbara Chaves Aguiar Barbosa, Kelly Rodrigues e Glória Marinho. "Emprego de Aspergillus niger AN 400 em reatores de bancada para remover pesticida de matriz aquosa". Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, n. 6 (20 aprile 2017): 1175–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017138266.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Esta pesquisa propõe utilizar o fungo Aspergillus niger AN 400 no tratamento de matriz aquosa contendo metil paration por meio de reatores em batelada, sendo dividida em duas etapas. Na etapa I, foram montados reatores controle (RCs) contendo apenas metil paration em matriz aquosa; reatores contendo metil paration e suspensão de esporos de fungo (RFs); e reatores contendo metil paration, suspensão de esporos de fungo e etanol (RFEs). A cada tempo de reação (TR), um RC, um RF e um RFE eram colocados fora de operação. Os TRs estudados foram distribuídos em 30 dias. Na etapa II, operou-se um reator com biomassa imobilizada (RBI) alimentado por metil paration e etanol, efetuando-se cinco ciclos cada um com duração de uma semana. Como resultados, na Etapa I, verificou-se que o pH variou de 5 a 8, atingindo remoções finais de 61% (RF) e 89% (RFE) de demanda química de oxigênio (DQO) bruta; 67% (RF) e 52% (RFE) de nitrogênio amoniacal; 34% (RF) e 45% (RFE) de nitrato; 2% (RF) e 15% (RFE) de fósforo total. Na Etapa II, o pH variou de 3 a 8 e as médias de remoção final foram: 94% de DQO filtrada, 88% de DQO bruta, 19% de nitrogênio amoniacal, 96% de nitrato, 12% de fósforo total e metil paration de 95%, com biomassa imobilizada e 73% (95%) com biomassa dispersa. Os resultados mostraram que a utilização do fungo Aspergillus niger AN 400 pode ser uma alternativa no tratamento de água residuária contendo metil paration.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Silveira, Elizandro Oliveira, Matheus Wink, Ana Letícia Zappe, Lourdes Teresinha Kist e Ênio Leandro Machado. "Sistema integrado com microalgas e wetland construído de fluxo vertical no tratamento de efluentes urbanos". Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, n. 2 (aprile 2019): 305–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019161655.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO O sistema integrado com microalgas (MA) e wetland construído de fluxo vertical (wetland construído pós-microalgas - WCPMA) foi aplicado para a realização de ensaios de tratamento de efluentes no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul (UNISC-RS). Águas negras e amarelas foram alimentadas para esse sistema em regime de batelada a partir de um tanque equalizador da estação de tratamento de efluentes da universidade, considerando tempo de detenção hidráulica (TDH) de três dias para cada unidade do sistema integrado. O comparativo de desempenho foi feito com unidades também envolvendo a sequência de tanque de armazenamento de efluentes (TAE) + sistema de controle (C), somente com suporte de areia e brita, em triplo estágio, bem como wetlands construídos de fluxo vertical, também em triplo estágio. O abastecimento utilizou fatores de carga em termos de demanda química de oxigênio (DQO) de 2,4±0,9 g m-1dia-1 para o TAE e de 26,7±11,2 g m-1dia-1 para as unidades de wetlands construídos, de MA+WCPMA e de C (sem o cultivo da Hymenachne grumosa). Em relação à unidade TAE+MA+WCPMA, as reduções dos parâmetros de cargas poluentes foram mais significativas em termos de demanda bioquímica de oxigênio (DBO5) (58%), fósforo total (63%) e, principalmente, nitrogênio amoniacal no sistema integrado, com redução de 100%. Em termos de toxicidade aguda com Daphnia magna, a detoxificação foi efetiva, com variações de valores de EC50 de 58 a 100%. O estudo obteve resultados expressivos que indicam que o sistema MA+WCPMA é uma alternativa promissora no tratamento de águas residuárias para unidades geradoras descentralizadas, possibilitando maior redução da ação eutrofizante.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Silva, Maria Célia Cavalcante de Paula e., Valderi Duarte Leite, Maria Virgínia da Conceição Albuquerque, Amanda da Silva Barbosa Cartaxo, Railson de Oliveira Ramos e Wilton da Silva Lopes. "Tratamento de lixiviado de aterro sanitário aplicando Chlorella sp. imobilizada em diferentes matrizes poliméricas". Research, Society and Development 9, n. 12 (13 dicembre 2020): e7691210865. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10865.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste trabalho, investigou-se a capacidade de remoção de nitrogênio amoniacal de lixiviado de aterro sanitário previamente diluído por Chlorella sp. imobilizada em matrizes poliméricas de alginato/quitosana (AG/QT) e alginato de cálcio(AG). Dois sistemas de tratamento foram avaliados, um com biorreatores tubulares alimentados com substrato constituído por lixiviado de aterro sanitário (LAS) in natura mais esgoto doméstico (ED) e outro sistema constituído por biorreatores cônicos, tendo como substrato LAS diluído em água destilada. Os ensaios foram realizados em regime batelada a 27o C e luminosidade de 85 µE. s-1.m-2. As análises de MEV e EDS da superfície das esferas indicaram que a estrutura suporte possui porosidade e retém as células em seu interior. Foram constatadas eficiências de remoções de nitrogênio amoniacal de 40% após 4h de tratamento do substrato LAS/ED com microalga imobilizada em AG/QT. Já nos ensaios da Chlorella sp. imobilizada em AG, foram registradas eficiências remoções entre 81 e 97% após 2h de tratamento do substrato LAS diluído em água destilada. Além disso, a Chlorella sp. apresentou eficiência de remoção de N-amoniacal de LAS diluído em água destilada na faixa de 49 a 98% com incrementos de oxigênio dissolvido de até 192% em 5 h de monitoramento. Tais resultados indicam vantagens significativas do uso de microalgas imobilizadas para o tratamento de águas residuárias, tanto em termos recuperação e reciclagem de recursos, quanto em relação ao potencial fitorremediativo da Chlorella sp. na remoção de nitrogênio amoniacal de lixiviado de aterro sanitário.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Pires, Rachel Barros, Emanuele Diógenes Guerra, Luiza Feitosa Cordeiro de Souza e Simone Machado Santos. "Avaliação de rúmen bovino como inóculo de reatores anaeróbios". Journal of Environmental Analysis and Progress 6, n. 3 (14 settembre 2021): 259–67. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.6.3.2021.3745.259-267.

Testo completo
Abstract (sommario):
O rúmen bovino é uma fonte de microrganismos que realizam a digestão anaeróbia de compostos de carbono. A sua alta atividade celulolítica acelera o processo de partida em reatores anaeróbios, que tende a ser lento e instável, quando realizado sem inóculo. O estudo objetivou avaliar o potencial do uso de rúmen bovino como inóculo de reatores anaeróbios. O teste foi realizado em bateladas sequenciais, escala de bancada, regime estático e com controle de temperatura de 30 °C. Os reatores foram alimentados com uma solução ácidos graxos voláteis de 6000 mgO2 L-1, de DQO e 3 gSSV.L-1 das respectivas biomassas, rúmen bruto, rúmen lavado e lodo de cervejaria. O desempenho da degradação da DQO, a quantidade de metano produzida e a velocidade de produção de cada biomassa foram medidos e analisados. Após o período experimental, observou-se que apesar do rúmen bovino ter maior concentração de sólidos voláteis, a sua produção de metano foi menor, quando comparado ao lodo de cervejaria. Entretanto, o rúmen apresentou melhor desempenho na degradação da DQO. A Atividade Metanogênica Específica (AME) para os rumens lavado e bruto foram nove e quatro vezes inferior ao do lodo de cervejaria, na primeira alimentação. Na segunda alimentação, houve um aumento de 2,4 e 2,7 vezes para o rúmen lavado e o bruto, respectivamente, em comparação com a alimentação anterior. Concluiu-se que o rúmen bovino pode ser utilizado para a inoculação de um reator biológico anaeróbio para a degradação de matéria orgânica e produção de metano como biogás.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Corazza, Fernanda De Castilhos, Flávio Faria de Moraes, Gisella Maria Zanin e Ivo Neitzel. "Controle ótimo em reator batelada alimentada para a hidrólise enzimática da celobiose". Acta Scientiarum. Technology 25, n. 1 (16 aprile 2003). http://dx.doi.org/10.4025/actascitechnol.v25i1.2236.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Lobato, F. S., e V. Steffen Jr. "Algoritmo de Luus-Jaakola Aplicado a um Problema Inverso de Fermentação Batelada Alimentada". TEMA - Tendências em Matemática Aplicada e Computacional 9, n. 3 (12 dicembre 2008). http://dx.doi.org/10.5540/tema.2008.09.03.0417.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Silva, Daiana Camila da, Luan Vieira Adames, Lorena Oliveira Pires, Rodrigo Fernando Costa Marques, Maria Angela Tallarico Adorno e Sandra Imaculada Maintinguer. "Aplicação de resíduo da agroindústria citrícola para a produção de hidrogênio utilizando culturas puras e mistas". Matéria (Rio de Janeiro) 26, n. 2 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620210002.1269.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Nos últimos anos há um interesse crescente no uso de diversos resíduos agroindustriais. No Brasil, as indústrias de alimentos acumulam uma enorme quantidade de resíduos, principalmente as de processamento de frutos cítricos.Entre as possibilidades de valorização destes resíduos, a digestão anaeróbia é uma alternativa promissora na geração de energia renovável e controle da poluição. Nesse sentido, esse estudo avaliou a digestão anaeróbia de água residuária citrícola, visando à produção biológica de hidrogênio a partir de três inóculos: (1) Clostridium Acetobutylicum ATCC 824,(2) Clostridium Beijerinckii ATCC 10132 e (3) consórcio anaeróbio obtido da água residuária citrícola. O experimento foi realizado em 51h, em triplicatas de reatores anaeróbios em batelada, alimentados com 2 fontes distintas de carbono: glicose (10,7 g DQO L-1) e água residuária citrícola (10,0 g DQO L-1), headspace preenchido com N2 (99,99%), pH inicial 7,0 e mantidos a 37°C, sob modo estático. Nos reatores alimentados com glicose foram verificados geração de hidrogênio apenas com os inóculos 1 e 2, que foram, respectivamente, de 36,8 mmol L-1 e 64,1 mmol L-1. Nos reatores operados com água residuária citrícola foram obtidos 21,2; 15,7 e; 37,6 mmol H2 L-1 com os inóculos 1; 2 e 3, respectivamente. Além disso, foram verificadas gerações expressivas de etanol para todos os inóculos testados nos reatores alimentados com glicose. Na caracterização do consórcio anaeróbio citrícola foi verificado predomínio de bacilos Gram + e quantificados os gêneros de bactérias anaeróbias geradoras de H2 (UFC mL-1): Clostridium sp. (3x105), Bacteroides sp. (4x105), Lactobacillus sp. (4x105), Streptococcus sp. (5x104), e Veillonella sp. (3x105), revelando diversidade elevada de bactérias anaeróbias produtoras de hidrogênio presentes na água residuária agroindustrial. Tais resultados ressaltam que a geração de hidrogênio pode ocorrer em vias metabólicas distintas com consequente favorecimento na geração de biocombustíveis como etanol ou butanol.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Rodrigues, Caroline Varella, Luan Vieira Adames, Rodrigo Fernando Costa Marques, Ana Paula Jacobus, Lorena Oliveira Pires e Sandra Imaculada Maintinguer. "Biossistemas integrados na codigestão do glicerol bruto em resíduos agroindustriais para a geração de H2 e CH4". Matéria (Rio de Janeiro) 26, n. 2 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620210002.1262.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO A produção de biodiesel tem crescido e ganhado destaque no cenário energético mundial. Com isso, seu principal coproduto, o glicerol bruto (GB), tem acompanhado esse aumento, ocasionando a formação de grandes estoques deste resíduo. Uma alternativa promissora para a sua redução consiste na utilização por processos biológicos anaeróbios visando à produção de biogás, tanto hidrogênio (H2) quanto metano (CH4). Sabe-se que a eficiência dessa bioconversão aumenta por meio da codigestão com outros resíduos orgânicos. Assim, o objetivo deste estudo consistiu na codigestão do GB, proveniente da produção de biodiesel a partir de óleos residuais domésticos, com vinhaça citrícola (VC), em dois estágios sequenciais. No 1º estágio (Ensaio 1), o reator anaeróbio foi operado em batelada, alimentado com 5 g DQO L-1 GB e 5 g DQO L-1 VC, na presença de cultura mista pertencente ao gênero Clostridium sp., a 37 °C, pH 5,5, headspace com N2, gerando 4,48 mmol H2 L-1 em 112 h de experimento, sendo consumidos 93,19 % de GB e 74,00 % de glicose. Um ensaio controle (Controle 1) foi montado com apenas 5 g DQO L-1 GB, não sendo verificada produção de H2. O efluente gerado no Ensaio 1 (200 mL) foi usado como substrato no 2º estágio (Ensaio 2) por um inóculo in natura identificado por consórcio de bactérias anaeróbias fermentativas e archaeas metanogênicas, no reator anaeróbio metanogênico (500 mL), headspace com N2, pH 7,0, a 37 °C, gerando 229,08 mmol CH4 L-1 em 624 h de operação. Além disso, 87,34 % da DQO e 93,75 % do metanol proveniente do GB foram consumidos. O efluente gerado pelo Controle 1 produziu apenas 40,58 mmol CH4 L-1 (Controle 2). Dessa forma, constatou-se que a codigestão elevou a geração de biogás, com consumos de resíduos orgânicos e tóxicos presentes no GB por meio dos sistemas integrados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia