Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Biblioteconomia (Historia Do Livro).

Articoli di riviste sul tema "Biblioteconomia (Historia Do Livro)"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Biblioteconomia (Historia Do Livro)".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Tanus, Gabrielle Francinne. "Da prática à produção do conhecimento: bibliotecas na modernidade e biblioteconomia protocientífica". RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 13, n. 3 (25 settembre 2015): 546. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v13i3.8639460.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Biblioteconomia possui uma longa história, sua origem está associada às bibliotecas há milhares de anos. As bibliotecas acompanham as alterações de cada um dos períodos históricos, uma mudança significativa advém dos acontecimentos e transformações da Idade Moderna. Momento este de passagem dos livros manuscritos para impressos, o que gerou um crescimento dos acervos e, consequentemente, maiores demandas pelas atividades de organização do conhecimento. Tais preocupações em administrar, organizar, descrever, entre outras atividades, podem ser vistas nas obras produzidas ao longo dos séculos XV-XVIII, período em que a Biblioteconomia assume a denominação de protocientífica, marcada pelas normas e procedimentos técnicos. Abstract: The Library Science has a long history, its origin is associated libraries for thousands of years. Libraries accompany the changes of each of the historical periods, a significant change in its trajectory comes from the events and transformations of the modern age. This moment of passage of the manuscripts for printed books, which generated a growth of collections and consequently greater demands by organizing activities of knowledge. Such concerns in managing, organizing, describing, among other activities, can be seen in the works produced over the XV-XVIII centuries, during which the Library Science takes the name of proto-scientific, marked by the technical standards and procedures.Keywords:Libraries. Library science. Librarian.Resumen: La Bibliotecología tiene una larga historia, su origen se asocia las bibliotecas durante miles de años. Bibliotecas acompañan a los cambios de cada uno de los períodos históricos, un cambio importante se deriva de los acontecimientos y transformaciones de la era moderna. Este momento de la aprobación de los manuscritos de los libros impresos, lo que generó un crecimiento de las colecciones y en consecuencia una mayor demanda mediante la organización de actividades de conocimiento. Tales preocupaciones en la gestión, la organización, que describe, entre otras actividades, se pueden ver en las obras producidas en los siglos XV-XVIII, durante el cual la Bibliotecológia lleva el nombre de protocientífica, marcado por las normas y procedimientos técnicos.Palabras clave: Bibliotecas. Bibliotecología. Bibliotecario.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Vcentini, Abner Lellis Corrêa. "Da Biblioteconomia à Informática". Revista do Serviço Público 105, n. 3 (29 agosto 2017): 251–96. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v0i3.2609.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Biblioteconomia surgiu como decorrência da necessidade de sistematização e organização das coleções de livros. Estes constituíram os primeiros veículos de difusão dos conhecimentos humanos e de transmissão de cultura geral e especializada. O termo Biblioteca (do grego Biblion: livro, e theke: caixa) significa, etimologicamente, guarda ou custódia de livros (41). A história do livro e das bibliotecas (61) nos mostra que estas, na Antiguidade, constituíram privilégios reais e sacerdotais, como sucedeu com as grandes bibliotecas de Nínive e Alexandria. Na Idade Média as bibliotecas pertenceram quase que exclusivamente aos conventos (verdadeiros centros de difusão da cultura na época, como por exemplo o de Fulda, na Alemanha) e aos senhores feudais, continuando a ser privilégio dos eruditos e da nobreza. Somente na Idade Moderna, com o aparecimento da imprensa, com o barateamento dos livros, com a multiplicação de bibliotecas e sua inclusão nos planos nacionais de educação e de desenvolvimento, e ainda, com o rompimento das barreiras entre o livro e seu utilizador, pelo acesso livre às estantes e pelo empréstimo domiciliar, pôde a Biblioteca, finalmente, transformar-se em instituição democrática e afirmar-se como universidade do povo (241).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Rocha, David Rodrigues. " Leitura e biblioteconomia: entre o conceito e a prática Reading and librarianship: between concept and practice ". RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 8, n. 2 (25 febbraio 2011): 166. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v8i2.1939.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho apresenta, por meio de pesquisa descritiva, as práticas de leitura dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), regularmente matriculados no período de 2009/2. Através de pesquisa de campo, investiga suas relações com o livro e a leitura, as áreas de interesse e o perfil destes estudantes. A pesquisa aponta ainda que a experiência da leitura envolve diferentes processos em sua prática, e que o estereótipo sobre a imagem do estudante de Biblioteconomia, geralmente tão ligada à leitura e ao livro, nem sempre condiz com a realidade, uma vez que este demonstra manter uma relação funcional com a leitura ao longo de sua graduação.Palavras-Chave: Leitura; Estudante-biblioteconomia; Livro; Leitor AbstractThis work presents, by a descriptive research, the reading practices of the librarianship students from the Brazilian Espírito Santo Federal University (UFES), regularly enrolled in the period of 2009/2. Through a field research, it investigates the relationship of students with book and reading, besides their interest fields and profiles. The research points out that the reading experience involves different processes in its practice and that the librarianship student stereotype, generally so linked to reading and book, not always matches with the reality, since this student demonstrates to keep a functional relationship with the reading along with his undergraduate level.Keywords: Reading; Student-librarianship; Book; Reader
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Barbosa, Ricardo Rodrigues. "Perspectivas profissionais e educacionais em biblioteconomia e ciência da informação". Ciência da Informação 27, n. 1 (1998): 53–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651998000100007.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo analisa a área de biblioteconomia/ciência da informação em termos dos desafios e oportunidades atuais para os profissionais e para os programas de formação profissional. As desvantagens da denominação tradicional da profissão, usualmente associada à biblioteca e ao livro, são abordadas. Soluções adotadas por escolas, departamentos e entidades profissionais, especialmente na América do Norte e na Grã-Bretanha, são relatadas. Aponta oportunidades para profissionais de informação possuidores de habilidades diversificadas. Apresenta modelos que retratam a importação e exportação de conhecimento entre a biblioteconomia/ ciência da informação e outras áreas. Defende a necessidade de se promover a aplicação do conhecimento específico da área de biblioteconomia/ciência da informação em contextos e ambientes informacionais amplos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Brambilla, Sônia Domingues Santos, e Ida Regina Chittó Stumpf. "Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: estudo bibliométrico de referências". Transinformação 18, n. 1 (aprile 2006): 37–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862006000100004.

Testo completo
Abstract (sommario):
O estudo reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2004. O objetivo principal foi traçar o perfil das referências dos planos de ensino, através da análise da tipologia dos documentos, idiomas referenciados, procedência dos autores, autores citados, auto-referenciação, temporalidade, periódicos referenciados, distribuição por disciplina, disponibilidade e acessibilidade dos documentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram análise de referências na realização de um estudo bibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre a Biblioteconomia no Brasil e fundamentos educacionais. Os resultados revelaram que livro e capítulo de livro perfazem 60% das citações, formato predominante dos documentos impresso, com 79%. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros, a Universidade Federal de Minas Gerais como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal. A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o idioma mais citado foi o português e 80% de disponibilidade e acesso dos documentos. Pretendeu-se contribuir para a identidade e o auto-conhecimento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Santos, Gildenir Carolino. "O bibliotecário sábio". RDBCI Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 18 (24 novembre 2020): e020038. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v18i00.8663466.

Testo completo
Abstract (sommario):
Nesta resenha, apresenta-se o livro "A sabedoria do bibliotecário", escrito por Michel Melot, que foi traduzido do francês (La sagesse du bibliothécaire) pelas editoras Ateliê Editorial e Edições SESC. A temática do livro está focada na bibliofilia, bibliotecários e a Biblioteconomia como profissão. Uma obra com 147 páginas, publicada a primeira edição brasileira em 2020. Foi publicado num formato pocket em capa dura diferenciada das publicações convencionais, e pertencente à Coleção Bibliofilia das editoras citadas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Gauz, Valeria. "O Livro Raro e Antigo como Patrimônio Bibliográfico". Museologia & Interdisciplinaridade 4, n. 8 (9 dicembre 2015): 71–87. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v4i8.16905.

Testo completo
Abstract (sommario):
A pluralidade do termo patrimônio enseja múltiplas leituras em diversos campos do conhecimento. A presente pesquisa aborda o nascimento da concepção de patrimônio no final da era moderna (implantado e solidificado na idade contemporânea) e seus desdobramentos para o patrimônio bibliográfico. Observou-se que muitos conceitos utilizados nos séculos XIX e XX, entre outras áreas na Antropologia e na Museologia, podem ser aplicados no sentido de aprofundar discussões na Biblioteconomia de Livros Raros, no que diz respeito ao entendimento e às fronteiras do patrimônio escrito no Brasil.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Korstanje, Maximiliano. "Resenha de livro: "Historia del Turismo Argentino"". Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 2, n. 2 (1 luglio 2008): 128–36. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v2i2.106.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resenha do livro:WALLINGRE, Noemí. Historia del Turismo Argentino. Buenos Aires: Ediciones Turísticas, 2007.Este trabalho versa sobre uma análise crítica do livro Historia del Turismo Argentino, de autoria de Noemí Wallingre, publicado pela primeira vez em 2007. É uma obra compacta, com bom manejo bibliográfico, de onde saem afirmações até certo ponto sustentadas em pesquisas reconhecidamente sérias de outros autores.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Silva, Roge Cavalcante da, e Gustavo Silva Saldanha. "Uma “impressão histórico-bibliográfica” sobre Comenius: da cultura à cultura impressa na obra comeniana". InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 8, n. 1 (20 aprile 2017): 4. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i1p4-23.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo, orientado para a filosofia do livro e seu impacto no pensamento pedagógico de Comenius, integra o projeto “Epistemologia histórica do pensamento biblioteconômico-informacional: a trama da linguagem entre instituições, conceitos, artefatos e intersujeitos”, desenvolvido no contexto da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O recorte de pesquisa se aproxima dos debates sobre a fundamentação do campo informacional, porém explorando não apenas suas demandas filosóficas, mas incluindo dois eixos co-centrais: a) uma epistemologia histórica, interessada em um olhar sobre os modos como as ideias se estabelecem no tempo-espaço em mutação, e b) uma filosofia da cultura, orientada para o posicionamento dos objetos de estudo, abarcando os conceitos, com integrantes de dimensões construídas e disputadas dentro das dinâmicas culturais. O referencial teórico estabelece-se a partir de fontes oriundas da Biblioteconomia & Ciência da Informação, Educação e História (mais especificamente, os estudos do domínio de História do Livro). Como caracterização metodológica, realiza-se estudo histórico-bibliográfico, com foco no pensamento bibliológico, com vistas à compreensão das margens de influência da cultura impressa no pensamento pedagógico de Johann Amós Comenius (1592-1670). Parte do resultado de um estudo mais amplo, de natureza dupla (histórica e empírico-conceitual), o enfoque geral do estudo procurou demarcar os indícios manifestos da cultura impressa na elaboração de conceitos da Filosofia da Educação presentes na obra maior de Comenius, a Didactica Magna (1657). As diretivas conclusivas procuram comprovar os modos teóricos de influência de uma filosofia do livro transformada por impactos socioculturais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Baptista, Sofia Galvão, e Mariana Baptista Brandt. "Do manuscrito ao digital: a longa sobrevivência das bibliotecas e dos profissionais envolvidos". RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 4, n. 3 (20 settembre 2006): 21. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v4i3.2027.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mostra a evolução do curso de Biblioteconomia no Brasil e a atuação do bibliotecário. Traz o trecho do livro de Umberto Eco como referencial histórico da era medieval, pretendendo questionar a função de "guardião" da informação nesta fase e no contexto atual. Abstract Progress in Brazilian Library/Information Science is discussed, as well as librarian performance. An excerpt from Umberto Ecos’ book (The name of the Rose) was used as an argument for the guardian fuction as one exerced by librarians.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Pereira de Oliveira, Lais, e Larissa Rosa de Oliveira. "O papel do ensino em tratamento temático da informação frente ao cenário pandêmico". Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação 7, especial (12 ottobre 2020): 109–28. http://dx.doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.201.

Testo completo
Abstract (sommario):
Aborda o tratamento temático da informação em sua perspectiva teórico-formativa, em conexão com o período de pandemia e de emergência sanitária instalado mundialmente. Objetiva analisar teoricamente o papel do ensino em tratamento temático da informação frente ao cenário pandêmico, para elencar contributos possíveis da área de Biblioteconomia mediante seu macroprocesso fundamental de constituição de representações de assunto. Metodologicamente, constitui estudo de revisão de literatura, de cunho descritivo e de natureza qualitativa. Incide sobre artigos de periódico, capítulos de livro e trabalhos na forma de anais de evento, versados em tratamento temático e em sua dimensão formativa. Demonstra que o trato temático é conteúdo formativo nos cursos de Biblioteconomia, ao organizar e representar tematicamente cada item informacional segundo suas especificidades, e consequentemente, atuar como instrumento para a obtenção de recuperação confiável. Conclui que a adequada realização do tratamento temático da informação pode auxiliar no combate à desinformação, principalmente durante a crise do Coronavírus, ao apontar o papel mediador do bibliotecário entre usuário e a recuperação da informação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Rosado, Maria José. "MÉNAGE, Gilles. Historia de las Mujeres Filósofas, Barcelona, Herder editorial, 2009, 160p. ISBN: 8425425816 ISBN-13: 9788425425813". Revista de Estudos da Religião (REVER). ISSN 1677-1222 11, n. 1 (25 giugno 2011): 193. http://dx.doi.org/10.21724/rever.v11i1.6037.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Fonseca, Edson Nery da. "Importância da Biblioteca nos Programas de Alfabetização e Educação de Base". Revista do Serviço Público 94, n. 3 (30 ottobre 2017): 99–108. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v0i3.3003.

Testo completo
Abstract (sommario):
No ensaio que escreveram para a segunda edição do livro Documentation, de S.C.Bradford , Jesse Shera e Margaret Egan, fazendo embora uma admirável e profunda análise do estado atual da biblioteconomia e da documentação”, cometeram, a nosso ver, um lamentável equívoco, ao censurarem os bibliotecários que "se afundaram na onda de entusiasmo pela cultura popular’ (29: 25). (**) Nota-se, no referido ensaio, um injustificável desprezo pela educação de adultos e pela democratização da cultura. Eles lamentam que as bibliotecas se tenham transformado em agências educacionais, quando deviam ter resolvido os problemas da informação cientifica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Malatian, Teresa. "Resenha do livro La historia cultural, de Justo Serna e Anaclet Pons". Anos 90 14, n. 25 (1 luglio 2007): 223–27. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.5408.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Milheira, Rafael Guedes. "NOVIDADES DA BACIA DO PRATA: ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA INDÍGENA DA PROVÍNCIA DE ENTRE RÍOS, ARGENTINA". Espaço Ameríndio 8, n. 1 (28 giugno 2014): 232. http://dx.doi.org/10.22456/1982-6524.46751.

Testo completo
Abstract (sommario):
Historia Prehispánica de Entre Ríos, livro publicado por Mariano Bonomo, através da Fundación de Historia Natural Félix de Azara; Universidad Maimónides, no ano de 2012, é um livro que busca a divulgação do conhecimento arqueológico oriundo das pesquisas realizadas desde o final do século XIX na Província de Entre Ríos, Argentina. O livro tem três objetivos centrais: 1) apontar, através de informações arqueológicas, a profundidade histórica e a complexidade multicultural das ocupações humanas no território entrerriense; 2) demonstrar o protagonismo das populações ameríndias, que manejaram os recursos ambientais e constituíram sociedades complexas, ao contrário do proposto pela Arqueologia e Antropologia tradicionais; 3) reforçar a importância da Arqueologia enquanto disciplina com potência para criticar e rediscutir a história tradicional (essa, por sua vez, comumente embasada na documentação escrita), contribuindo para a construção da memória social contemporânea.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Machado, Charliton José dos Santos, Lia Machado Fiuza Fialho e Larissa Meira de Vasconcelos. "PELOS FIOS DAS MEMÓRIAS DO LIVRO E DA LEITURA: O ARQUIVO ZILA DA COSTA MAMEDE". HOLOS 5 (21 novembre 2013): 333. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1721.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo objetiva biografar Zila da Costa Mamede, escritora, poetisa e bibliotecária, enfatizando seu protagonismo no universo cultural da produção, organização e circulação do livro no Brasil. Por intermédio da abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, destacam-se as principais contribuições educacionais de Mamede, com suporte na análise de fontes documentais diversas que possibilitam compreender o seu trabalho em prol da expansão das bibliotecas brasileiras, particularmente as do Rio Grande do Norte, com o objetivo de romper os limites de uma cultura elitista predominante do saber. Ao promover maior interação e compartilhamento das instituições formais do saber e a comunidade de leitores, Zila Mamede se imortalizou como intérprete de inquietações humanísticas e literárias de sua época, destacando-se como pioneira na área da Biblioteconomia no Rio Grande do Norte.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Vilar, Fernanda Salomão. "Resenha Geografias da Memória". Revista Crioula 1, n. 19 (30 giugno 2017): 245. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.130590.

Testo completo
Abstract (sommario):
O livro Geometrias da Memória: configurações pós-coloniais é o primeiro volume da série “Memoirs – Filhos de Império”, do grupo de pesquisa de mesmo nome MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-memorias Europeias (http://memoirs.ces.uc.pt) financiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). Organizado por António Sousa Ribeiro e Margarida Calafate Ribeiro, o livro interroga o lugar da memória e da pós memória colonial na narrativa da historia europeia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Maia, Helder Thiago. "UM HOMEM GASTO: NATURALISMO, HISTORIOGRAFIA LGBT E PRIMEIRA RECEPÇÃO CRÍTICA". Via Atlântica, n. 33 (11 settembre 2018): 273–83. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i33.145475.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste artigo, traço um paralelo entre a utopia higienista e o naturalismo literário através do livro Um homem gasto: episodio da historia social do XIX seculo (1885), do médico carioca Ferreira Leal, apostando em um continum entre essas textualidades. Aponto também para o lugar da obra no contexto de sua produção e na historiografia literária lgbt, assim como abordo a recepção do livro através das primeiras críticas dos jornais cariocas A Semana e Jornal do Commercio.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Da Silva, Einstein Augusto. "Um livro-catedral: história e literatura sob a ótica de Ivan Jablonka". Artcultura 22, n. 41 (26 dicembre 2020): 240–46. http://dx.doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58655.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Pereira de Oliveira, Lais. "Por uma abordagem temática de organização da informação". Revista Informação na Sociedade Contemporânea 4, n. 1 (2 novembre 2020): e21983. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2020v4n1id21983.

Testo completo
Abstract (sommario):
Aborda o tratamento temático da informação em sua perspectiva teórica. Incide sobre a literatura produzida em Biblioteconomia e Ciência da Informação sobre o assunto, tendo por base a necessidade de abordagem individualizada do eixo temático de organização da informação. Objetiva analisar teoricamente o tratamento temático da informação, como forma de explicitar a abordagem temática de organização da informação. Problematiza acerca da sustentação teórica da dimensão temática da organização da informação. Constitui pesquisa descritiva, teórica e de abordagem qualitativa. Emprega revisão de literatura sobre livros, capítulos de livro, artigos de periódico e trabalhos apresentados em evento. Demonstra a particularidade de contribuições do tratamento temático da informação, bem como a mediação por ele proporcionada no ciclo informacional, entre a produção e o uso da informação, integrando o usuário à representação de assunto estabelecida. Evidencia, também, a especificidade de processos, produtos e instrumentos de trato temático, que acabam por estabelecer uma abordagem temática da informação, congregando procedimentos específicos para sua organização e posterior busca e acesso por assunto, assim como dando o devido relevo à dimensão de conteúdo informacional. Conclui, por fim, com a histórica condução de procedimentos de representação de assunto e a expressão do teor dos registros do conhecimento, que reverbera em uma abordagem temática de cunho epistemológico, metodológico e operacional em Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Medeiros, Maraína Souza, Pedro Henrique Pereira e. Moreira, Adilson Correia Goulart, Éder Cairo Guimarães, Eduardo Pereira Resende e Rosiane Gonçalves Lima. "DESAFIO AMBIENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS EM BIBLIOTECA". Revista de Estudos Ambientais 22, n. 2 (31 maggio 2021): 50. http://dx.doi.org/10.7867/1983-1501.2020v22n2p50-62.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os resíduos sólidos que são descartados de maneira inadequada pela população, têm interferido significativamente na qualidade ambiental. Em consequência, estudos têm sido desenvolvidos para reduzir os efeitos deletérios causados por esses materiais. Nesse viés, o objetivo deste trabalho foi promover a sensibilização ambiental nos usuários e comunidade da Biblioteca Maria Gabriela Pacheco Pardey em relação aos benefícios oriundos do reaproveitamento de resíduos sólidos descartados através de um Desafio Ambiental, integrando meio ambiente e biblioteconomia. O projeto Desafio Ambiental foi realizado na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do IFG – Câmpus Itumbiara e contou com a participação de 124 alunos, 12 servidores e 1 funcionária terceirizada. As atividades desenvolvidas e fundamentadas na pesquisa-ação participante foram: “Lixo por Livro”; “Caça ao tesouro: Explorando o Acervo da Biblioteca” e “Oficina de Artes”. Ao final do Desafio, foram coletadas 8.631 latinhas de alumínio e 150 livros foram doados. Os resultados dessa experiência diferenciada proporcionaram uma reflexão acerca do papel educacional de uma biblioteca, da importância de ações de educação ambiental integradas ao tema resíduos sólidos e, principalmente, da troca de saberes entre os envolvidos no projeto.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Ferreira, Rodrigo De Almeida. "HISTÓRIA PÚBLICA E ENSINO DE HISTÓRIA: um olhar sobre o filme no livro didático". Revista Observatório 3, n. 2 (1 aprile 2017): 136. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p136.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo discute o ensino de História em diálogo com as perspectivas da história pública. Ao considerar o processo de ensino-aprendizagem sob o ângulo da mediação didática, elegemos o “filme com temática histórica” como mediador desse diálogo. A relação entre educação e história pública se acentua na interface com o cinema-história, pois a narrativa cinematográfica potencializa a divulgação, o compartilhamento e a ressignificação do conhecimento histórico circulante. Ao refletir sobre o filme na educação escolar, analisamos a inserção das narrativas fílmicas nos livros didáticos. Para tanto, discutimos como os filmes Xica da Silva e Chico Rei foram abordados nos livros didáticos circulantes entre 1978-2006, a partir do acervo LIVRES (FE/USP). Como resultado das análises, a reflexão proposta desenvolve a compreensão do ensino de história, mediado pelo filme, como prática de história pública. PALAVRAS-CHAVE: Educação; Ensino de História; História Pública; Filme;Livro Didático ABSTRACT This article discusses history education in a dialogue with public history. Looking at the teaching-learning process from a didactic mediation angle, we chose “period piece film” as the mediator of this dialogue. The relation between education and public history is stronger at the interface with cinema-history, as film narrative enhances the dissemination, sharing and resignification of current history knowledge. Through reflecting on the effect film has on education, we analyzed how film narratives are inserted into text books. To this end, we analyzed how the movies Xica da Silva and Chico Rei were discussed in text books in circulation between 1978 and 2006, based on the LIVRES (FE/USP) collection. KEYWORDS: Education; History Education; Public History; Film; Textbook RESUMEN El artículo discute La enseñanza de la Historia en diálogo com las perspectivas de la historia pública. Al considerar el proceso de enseñanza-aprendizaje desde elángulo de La mediación didáctica, elegimos la “película con temática histórica” como mediadora de ese diálogo. La relación entre educación e historia pública se acentua em la interfaz con el cine-historia, pues la narrativa cinematográfica potencializa La divulgación, el intercambio y La resignificación Del conocimiento histórico circulante. Al reflexionar sobre el cine en la educación escolar, analizamos La inserción de las narrativas fílmicas en los libros didácticos. Para eso, analizamos cómo se abordaronlas películas Xica da Silva y Chico Rei en los libros didácticos circulantes entre 1978-2006, a partir del acervo LIVRES (FE/USP). PALABRAS-CLAVE: Educación; Enseñanza de Historia; Historia Pública; Película; Libro Didáctico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

IGLESIAS, PAULINA. "TRANSNACIONALIDAD Y CONTACTOS CULTURALES EN UNA HISTORIA DE EDICIÓN: el libro judá­o en Buenos Aires". Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 13, n. 21 (30 giugno 2016): 281–84. http://dx.doi.org/10.18817/ot.v13i21.483.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Alves, Mariana De Souza. "Concepções de literatura e formação de leitores na Biblioteconomia e Ciência da Informação: provocações a partir da obra “Paradigmas do ensino da literatura”, de Rildo Cosson". Em Questão 27, n. 3 (30 giugno 2021): 458–69. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245273.458-469.

Testo completo
Abstract (sommario):
Apresenta uma resenha do livro “Paradigmas do ensino da literatura”, de autoria de Rildo Cosson a fim de destacar suas contribuições para a área da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI). Embora a obra trate do ensino da literatura, serão elencados, nesta resenha, os argumentos utilizados pelo autor capazes de alargar e de propor uma visão crítica a respeito da literatura, cuja compreensão é de essencial relevância para a atuação da(o) bibliotecária(o) em espaços de leitura literária. Descreve brevemente o mapeamento dos seis paradigmas identificados por Cosson, em suas dimensões conceituais, metodológicas e pragmáticas, ao tempo em que, a partir de uma perspectiva histórica, pontua as virtudes e limitações presentes em cada modelo. Finaliza com o questionamento acerca do conceito de literatura no âmbito da BCI e a reflexão sobre a importância de um posicionamento crítico para o campo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Grotto, Livia. "O Borges desta América, e outras personas literárias". Remate de Males 36, n. 1 (14 marzo 2016): 197. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v36i1.8646458.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este ensaio se serve da dissolução do lugar enunciativo do autor implícito eleita por Borges no poema de 1975 "La rosa profunda" e no conto de 1970, "Historia de Rosendo Juárez", para contrastá-la com o jovem Borges de Historia universal de la infamia, capaz de comparar-se, entre outros, com John Donne e Baltasar Gracián. Neste sentido, a noção de barroco empregada pelo autor ao longo do tempo denuncia sua vontade de ser lido num âmbito simultaneamente argentino e universal desde o seu primeiro de livro de ficções. Percorrem-se os prólogos de 1935 e de 1954 da Historia universal de la infamia para abordar, a partir desses limiares textuais, a construção da voz do narrador ao longo do livro, observando, igualmente, as suas implicações sobre a imagem do autor implícito. Em linhas gerais, o narrador, absolutamente instável, assume máscaras diferentes, seja no conto que ocupa graficamente a posição central do volume, "Hombre de la esquina rosada", ou no interior dos contos da seção que empresta seu título ao conjunto. Mesmo assim, em 1935, pode-se dizer que o Borges ficcional absorve o caminho da autoconfiança e da fama através da estetização da infâmia. Os senões, ironias e ambiguidades destilados nos prólogos prefiguram um percurso da máscara autoral que deixa o papel de principiante para domesticar o olhar de um "guapo".
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Danziger, Leila. "Leila Danziger". Revista da Universidade Federal de Minas Gerais 27, n. 1 (19 febbraio 2021): 38–41. http://dx.doi.org/10.35699/2316-770x.2020.29510.

Testo completo
Abstract (sommario):
Um dos vetores de seu trabalho é a investigação da página impressa (jornal, livro, documento histórico), orientando-se pelos atritos entre a micro e a macro historia, entre a memória familiar e as construções da memória de violências extremas. Seus trabalhos desenvolvem-se em meios diversos (técnicas de impressão e de apagamento, fotografia, vídeo, instalação e escrita).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Pereira, Ana Paula, André Luís Onório Coneglian, Sueli Bortolin e Adriana Rosecler Alcará. "O livro de imagem e a inclusão da criança surda na biblioteca escolar". Perspectivas em Ciência da Informação 26, n. 2 (giugno 2021): 104–23. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/4179.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO O objetivo do artigo é refletir sobre o processo de leitura e de escrita dos surdos, evidenciando o seu impacto nas ações do mediador da leitura na biblioteca escolar e apresentar o livro de imagem como um recurso eficiente para o fluir da leitura dos surdos. Defende que a surdez ultrapassa a constatação de uma deficiência e se caracteriza por uma diferença. Nesse sentido, foi essencial abordar nesse trabalho a Língua de Sinais, uma Língua espaço-motora-visual que mediará o pensamento e a comunicação do sujeito surdo, pois seu pensamento se processa de modo diferente dos ouvintes, isto é, por sinais. Como procedimentos metodológicos, o texto foi construído com base em pesquisa bibliográfica, nas áreas da Educação, Biblioteconomia e Ciência da Informação, sem delimitação temporal em virtude da escassez de produção científica, especialmente nas duas últimas áreas. Salienta que a biblioteca escolar precisa valorizar a leitura da literatura infantil, a qual pode ser fonte de diversidade e de multiplicidade, sendo fundamental a ação dos mediadores da leitura no fortalecimento das práticas leitoras. Detecta que, de modo geral, a biblioteca escolar não se apresenta como local acessível e inclusivo e, por essa razão, não faz parte da vida dos surdos; bem como a atitude dos mediadores diante da criança surda não fortalece o sentimento de pertença e a apropriação dos diversos textos literários. Conclui que o livro de imagem, com seu vocabulário receptivo visual, tende a contribuir para a inserção da criança surda no universo da leitura e favorecer a fruição, o prazer e o aprender por meio da literatura.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Segadilha, Delcineide Maria Ferreira, e David Silva Dias. "Livro didático e imagens: uma análise no Instituto Federal do Maranhão". História & Ensino 24, n. 2 (31 dicembre 2018): 107. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p107.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo traz como objetivo: analisar o uso de representações iconográficas no livro didático do Terceiro Ano do Ensino Médio dos Cursos de Informática e Comunicação Visual do Instituto Federal do Maranhão, assim como, algumas percepções dos/as estudantes acerca do livro didático e da imagem. A pesquisa se constituiu de dois momentos: inicialmente uma análise de algumas imagens contidas no livro didático e posteriormente a aplicação de um questionário com as referidas turmas. Situamo-nos na dimensão da Historia Cultural; domínio do ensino de História; e campo temático do livro didático e imagem. Teoricamente nos apoiamos em Rüsen (1997, 2006), Burke (2004), Bittencourt (2008) e Ströher (2012), referências que analisam o livro didático e a importância da imagem como fonte histórica. Como resultados, verificamos sensível mudança na apresentação das temáticas históricas a contemplar “minorias” silenciadas nos livros didáticos de História, contudo, ainda a permanência, de modo contundente, de representações esteriotipadas de agentes históricos, a exemplo dos negros. Constatamos ainda, pelas respostas dos questionários aplicados aos/às estudantes, que a noção de Didática da História não se faz presente de maneira perceptível no fazer docente nas aulas de História, dificultando a conexão história, vida prática e aprendizado e, anulando a perspectiva de construção de uma consciência histórica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Donnard, Anna. "La Chronique de Saint Brieuc, Le Livre de faits d’Arthur et Le Liber vetustissimus de Geoffroi de Monmouth". Nuntius Antiquus 1 (30 giugno 2008): 114–28. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.1..114-128.

Testo completo
Abstract (sommario):
No prefácio da Historia regum Britanniae, Geoffroi de Monmouth faz menção à existência de um livro muito antigo em língua bretã, o Liber vetustissimus, que teria sido levado do reino daBretanha armoricana (hoje região da França) pelo arquidiácono Gautier de Oxford e que foi por muito tempo considerado como uma invenção do autor, ele mesmo Bretão armoricano. Quandoda edição parcial da Crônica de Saint-Brieuc por Gwenaël Le Duc e Claude Sterckx, os fragmentos de um Livro dos feitos de Artur foram descobertos. Os fragmentos ainda inéditos poderão servir a um trabalho comparativo e filológico para elucidar um mistério da civilização céltica: as origens da lenda arturiana e do ciclo literário da Matéria da Bretanha.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Faria Filho, Luciano Mendes de, e Marcilaine Soares Inácio. "Rui Barbosa no pensamento educacional brasileiro na primeira metade do século XX". Revista HISTEDBR On-line 15, n. 61 (23 luglio 2015): 178. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640521.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo trata da presença das produções de Rui Barbosa no pensamento educacional brasileiro da primeira metade do século XX. A proposta inicial da nossa pesquisa era analisar a presença desse autor em pelo menos uma obra dos principais intelectuais da educação brasileira publicadas entre 1906 – ano da 2ª edição do livro “A educação brasileira”, de José Veríssimo –, e 1945 – livro, Noções de história da educação, de Theobaldo Miranda Santos. Para isto, realizamos uma pesquisa para entender a forma os “pensadores da educação” – José Veríssimo, Lourenço Filho, Fernando Azevedo e outros autores de reconhecida importância na historia do pensamento educacional brasileiro – mobilizaram os textos de Rui Barbosa em suas produções sobre educação brasileira ao longo da primeira metade do século XX.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Ferreira, Rubens Da Silva. "A experiência docente no ensino de história do livro e das bibliotecas na Universidade Federal do Pará (UFPA)". Informação & Informação 21, n. 1 (24 giugno 2016): 573. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p573.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p><strong>Introdução: </strong>O trabalho relata a experiência docente na disciplina História do Livro e das Bibliotecas do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Presente no currículo do curso desde 1963, essa disciplina é basilar para a formação dos futuros bibliotecários, pois trabalha com três importantes elementos que são dinâmicos na história da profissão: o suporte (o livro), a instituição (a biblioteca) e o profissional (o bibliotecário).</p><p><strong>Objetivo: </strong>Reúne, sistematiza e socializa<strong> </strong>estratégias utilizadas no processo ensino-aprendizagem no contexto da disciplina História do Livro e das Bibliotecas.</p><p><strong>Metodologia: </strong>Ao longo de dois anos (2010-2012), para além das aulas expositivas, o processo ensino-aprendizagem foi dinamizado com a realização de visitas técnicas, a introdução de textos para leitura complementar em língua estrangeira e a construção de um <em>site </em>com o auxílio de monitores, a fim de associar as novidades tecnológicas a uma disciplina em que os elementos “livro” e “biblioteca” suscitam, nos discentes, a ideia de tradição.</p><p><strong>Resultados: </strong>A estratégia usada mostra ser satisfatória quanto ao desempenho dos alunos. O principal desafio reside na necessidade do desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, aspectos essenciais a serem considerados para uma formação profissional qualitativa, sobretudo porque os futuros egressos atuarão na área da documentação/informação.</p><p class="Standard"><strong>Conclusões:</strong> Os aspectos negativos da experiência: (1) as dificuldades de alunos das turmas noturnas para participarem de visitas técnicas; e (2) os estágios acumulados pelos alunos que afetam o desempenho na disciplina. Os aspectos positivos da experiência: (1) a melhora da habilidade de escrita; (2) o crescimento de interesse pela produção científica; (3) o crescimento de interesse por cursos de idioma; (4) o contato dos monitores de classe com a prática docente; e (5) uma melhor assimilação dos conteúdos trabalhados na disciplina.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

García Fernández, Miguel, e Pablo S. Otero Piñeyro Maseda. "El origen gallego del Livro de Tristan: hipótesis sobre su procedencia e itinerario". Verba: Anuario Galego de Filoloxía 43 (24 ottobre 2016): 385. http://dx.doi.org/10.15304/verba.43.2528.

Testo completo
Abstract (sommario):
La circulación de textos literarios por los círculos aristocráticos bajomedievales resulta hoy incuestionable. A esta realidad obedece la realización de traducciones y copias de obras de diversa naturaleza, como el fragmento del Livro de Tristan hallado en 1928 por Manuel Serrano y Sanz entre los fondos de la Casa de Osuna del AHN. Lo que ahora se propone, desde la perspectiva de la Historia Social y Cultural, es ofrecer nuevas hipótesis que puedan defender con cierta solvencia la procedencia y circulación del citado fragmento en el entorno nobiliario gallego, acreditándose así inquietudes literarias entre sus miembros más señalados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Demarchi Villalón, Corina, e Iván David Sanabria-González. "Como entender o descolonial? Releitura de Ch’ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores". Cadernos PROLAM/USP 19, n. 36 (1 luglio 2020): 234–43. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2020.165601.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em Ch’ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores (Tinta Limón, Buenos Aires, 2010), Silvia Rivera Cusicanqui (La Paz, Bolívia, 1949), realiza uma análise crítica descolonizadora do social a partir de noções e conceitos do mundo andino. O livro é organizado em três partes ou capítulos, El otro bicentenario; Sociología de la Imagen. Una visión desde la historia colonial andina; e Ch´ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. A análise crítica que propõe a autora, parte da compreensão e reivindicação da concepção indígena do mundo. O livro assume como noção central o ch’ixi, conceito aymara que é a base para o desenvolvimento das críticas e propostas de descolonização. Estas se revelam em, ao menos, dois caminhos. Por um lado, as críticas aos modos ocidentais de construção da história andina e, por outro, as estratégias do discurso multicultural.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Almeida, Vitória Gomes, e Maria Das Graças Targino. "Políticas culturais e bibliotecas do Cariri cearense". Em Questão 24, n. 1 (1 gennaio 2018): 244. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245241.244-266.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo discute a cultura e sua instrumentalização sob a forma de políticas públicas no âmbito das bibliotecas brasileiras. Objetiva saber em que medida as bibliotecas estão inseridas nas políticas nacionais de cultura - Plano Nacional de Cultura e o Plano Nacional do Livro e Leitura – e como vêm sendo aplicadas as metas desses planos. Estabelece um recorte de análise nos programas e projetos desenvolvidos em três bibliotecas do Cariri cearense - Biblioteca Inspiração Nordestina, Juazeiro do Norte; Biblioteca do Centro de Artes e Esportes, Barbalha; e Biblioteca Pública do Crato, Crato, em razão da pluralidade e diversidade cultural existente nessa localidade. Realiza o estudo por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de questionários para bibliotecários e auxiliares das bibliotecas analisadas. Conclui-se que apesar de existirem muitas dificuldades e barreiras para o pleno funcionamento das bibliotecas, as ações e atividades contribuem para a efetivação das metas propostas nos planos, bem como constata a relevância dessa discussão dentro da Biblioteconomia, uma vez que falar em política cultural é referir-se aos fenômenos informacionais, que evocam questões de uso, apropriação e circulação da informação, assim como à produção e organização do conhecimento.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Muriel-Torrado, Enrique, e Adilson Luiz Pinto. "Editorial". Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 23, n. 52 (15 maggio 2018): i. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2017v23n52pi.

Testo completo
Abstract (sommario):
Prezados leitores.É com muita alegria e satisfação que publicamos o segundo número de 2018 (v. 23, n. 52) da Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação.Para a presente edição contamos com uma imagem de Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis (UFSC).Em relação à parte científica da revista, temos o prazer de contar com sete artigos científicos:(1) Dos direitos sociais ao prazer: itinerários discursivos em Biblioteconomia & Ciência Informação - Rachel de Melo Vellozo Pereira e Gustavo Silva Saldanha;(2) O comportamento informacional e a competência em informação: uma abordagem para geração de inovação em micro e pequenas empresas - Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar, Clemilton Luis Bassetto e Natália Marinho do Nascimento;(3) Aprendizagem móvel, competência em informação e mediação: interlocução sob a ótica do paradigma social da Ciência da Informação - Bárbara Luisa Ferreira Carneiro, Jefferson Veras Nunes, Lidia Eugenia Cavalcante e Maria Giovanna Guedes Farias;(4) Exclusão e inclusão digitais em bibliotecas públicas municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte: análise do serviço de acesso à internet disponibilizado pelas instituições para o exercício da cidadania - Luciana Gonçalves Silva Souza e Lígia Maria Moreira Dumont;(5) Construção Colaborativa de Representações para a Disseminação de Dados Agrícolas: Um Estudo do Portal CoDAF - Fabio Mosso Moreira, Diana Vilas Boas Souto Aleixo, Pedro Henrique Santos Bisi, Leonardo Felipe Franchi e Ricardo César Gonçalves Sant'ana;(6) Gestão do conhecimento no setor público: um estudo sobre os artigos publicados em periódicos nacionais no período 2005-2015 - Ana Paula Nogueira e Silva e Angélica Conceição Dias Miranda;(7) Aplicação do modelo Servqual na bienal do livro da Zona da Mata: o olhar dos interagentes abrindo novas páginas para melhoria da qualidade- Ana Claudia Borges Campos, Marcelo Calderari Miguel e Sandra Maria Souza De Carvalho;E um ensaio, (1) INFORMAÇÃO E MEMÓRIA: aproximações teóricas e conceituais de Ana Pricila Celedonio da Silva, Lidia Eugenia Cavalcante e Jefferson Veras Nunes.Boa leitura.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Grotto, Livia. "Jorge Luis Borges e “Etcétera”". Tradterm 20 (18 dicembre 2012): 43. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.49042.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este ensaio curto discute o caráter das traduções realizadas por Jorge Luis Borges para o livro <em>Historia universal de la infamia</em> sob o título de “Etcétera”, relacionando-as com a reflexão do autor, sobretudo no ensaio Los traductores de <em>Las mil y una noches</em>, quando procura intervir no conceito de tradução e mostrar como as “piores” são as “fiéis” e “literais”. A seção “Etcétera” é formada por cinco textos da primeira edição de 1935, e um sexto, da edição de 1954.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Lima dos Santos, Maria Aparecida, e Patrícia Bastos De Azevedo. "Entrevista com Gonzalo de Amézola - "Esquizohistoria": a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação Básica". Revista História Hoje 4, n. 8 (16 febbraio 2016): 197. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v4i8.221.

Testo completo
Abstract (sommario):
A entrevista com o professor e pesquisador Dr. Gustavo de Amézola, docente de Prática de Ensino de História na Universidade de La Plata (UNLP), Argentina, foi realizada com o objetivo de divulgar sua reflexão em torno das questões que, historicamente, marcaram as relações entre a História produzida nas universidades e aquela gestada na sala de aula. A partir de seu livro intitulado Esquizohistoria: la historia que se enseña en la escuela, la que preocupa a los historiadores y una renovación posible de la historia escolar, foram abordados temas relacionados à história da disciplina de História e sua imbricação com a historiografia e com as práticas políticas dos governantes de seu país. Também foram enfocados a temática da formação de professores, as reformas do sistema educativo argentino nas duas últimas décadas e os principais aspectos que, do seu ponto de vista, constituem- se como desafios para o ensino de História na contemporaneidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Roiffe, Ana Gabriela Dickstein. "A LITERATURA PORTÁTIL DE ENRIQUE VILA-MATAS: DA INTERTEXTUALIDADE À ARTE CONCEITUAL". Organon 34, n. 67 (9 dicembre 2019): 1–17. http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.96921.

Testo completo
Abstract (sommario):
Há mais de 40 anos, o escritor catalão Enrique Vila-Matas tem sido um atuante defensor de uma literatura impura. Mais além de uma provocação ao próprio modo de escrever, suas obras dialogam com o espírito mais amplo das artes, especialmente no caso das vanguardas das décadas de 1920 e 1930, dos movimentos integrados de arte dos anos 1960 e 1970 e de certas expressões artísticas na contemporaneidade. A partir de obras como A historia abreviada de la literatura portátil (1985), a página virtual “Versión disidente de Historia Abreviada de la Literatura Portátil”, o conto “Porque ela não pediu isso” (2013) e o livro Não há lugar para a lógica em Kassel (2015), o artigo analisa de que modo o termo portátil, usado como categoria, recupera características de um escritor que ultrapassa os jogos intertextuais para se metamorfosear como um autor conceitual.PALAVRAS-CHAVE: Vila-Matas; literatura expandida; arte conceitual; portátil.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Vieira, Matheus Silva. "LLOSA, Mario Vargas. A orgia perpétua: Flaubert e Madame Bovary. Tradução de José Rubens Siqueira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015." Cadernos de Tradução 37, n. 2 (10 maggio 2017): 338. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2017v37n2p338.

Testo completo
Abstract (sommario):
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2017v37n2p338A presente resenha visa analisar a nova tradução de La orgía perpetua, realizada por José Rubens Siqueira, e publicada em 2015. Publicado originalmente em 1975, La Orgía perpetua é o terceiro livro de crítica de Vargas Llosa; antes ele já havia escrito Bases para una interpretación de Ruben Darío (1958) e García Márquez: historia de un deicídio (1971). É comum a crítica afirmar que La Orgía perpetua é uma das portas de entrada para os estudos flaubertianos, o que não deixa de ser uma verdade, mas essa obra também pode ser lida como um “confessionário crítico”, já que Llosa assume nesse livro a influência recebida de Flaubert. Assim, La orgía perpetua pode interessar tanto aos estudiosos da obra de Gustave Flaubert, quanto aos estudiosos de Vargas Llosa. Por A orgia perpétua se tratar de um livro de crítica literária e não de ficção, encontramos um texto em que Vargas Llosa não explora tanto os recursos estilísticos da língua espanhola, mais especificamente do espanhol “callejero” peruano, como o faz em livros como As cidades e os cachorros. Desse modo, ao analisarmos a tradução de Siqueira, percebemos que esse tradutor se ateve ao estilo claro e direto da prosa ensaística de Vargas Llosa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Lopes de Sá, Antônio. "Procedimentos contábeis no século XIX. O livro de contas de Manoel de Sousa Guedes de Itabira". De Computis - Revista Española de Historia de la Contabilidad 7, n. 12 (1 luglio 2010): 3. http://dx.doi.org/10.26784/issn.1886-1881.v7i12.123.

Testo completo
Abstract (sommario):
La intensificación de las investigaciones realizadas bajo la dirección del Dr. Eugênio Ferraz, delMinisterio de Hacienda en Minas Gerais ocasionó que vieran la luz registros de transacciones comerciales que contribuyeron al enriquecimiento de la historia de la contabilidad em Brasil y, especialmente en Minas Gerais.Tuvimos a mano elementos que propiciaron los comentarios que siguen, permitiendo efectuarcomparaciones importantes en relación con los procedimientos y prácticas contables utilizados.El presente estudio se centra em los hechos ocurridos em el siglo XIX, dentro de su contexto histórico, comentando los registros de esa época , así como las condiciones que dieron lugar a los mismos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Moreira, Marcello, e Manoela Freire Correia. "O Hipupiára e a poética: uma reflexão sobre os limites do verossímil e da autópsia no século XVI". Scripta 23, n. 47 (24 maggio 2019): 203–14. http://dx.doi.org/10.5752/p.2358-3428.2019v23n47p203-214.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo: O estudo tem como matéria práticas de descrição e, também, uma imagem manuscrita, e outra, análoga, impressa, que compõem livros de Pero de Magalhães de Gandavo, intitulado, o primeiro - manuscrito depositado nos dias de hoje no Museu do Escorial -, Historia da prouincia Sancta Cruz, a que ulgar mente chamamos Brasil: feita por Pero Magalhães de Gandauo, dirigida ao muito Illustre Sñor Do Lionis Pereira, e, o segundo, Historia da prouincia Sãcta Cruz a que ulgarmente chamamos Brasil feita por Pero de Magalhães de Gandauo dirigida ao mui Illusmo Dom Lionis Pa gouernador que foy de Malaca e das demais partes do Sul da India - encontrado no acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Objetiva-se compreender como a figuração do monstro Hipupiára, presente nas duas versões do livro de Pero de Magalhães de Gandavo acima mencionados, é constituída poética e retoricamente, evidenciando-se processos de analogia, fundamentais para a composição dos corpora monstrorum, e a relação entre história, poética, autópsia e verossimilhança.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Almeida, Vasni De, Cristiano Gomes Lopes e Dhiogo Rezende Gomes. "O ENSINO DE HISTÓRIA E UM TEXTO EM CONTEXTOS: uma leitura sobre o livro “História da Liberdade no Brasil” de Viriato Corrêa". Revista Observatório 3, n. 2 (1 aprile 2017): 309. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p309.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho tem como foco o ensino de História e a análise do livro A História da Liberdade no Brasil de Viriato Corrêa, que em diferentes contextos históricos, a citada obra foi utilizada com finalidades diferentes. O discurso e a narrativa histórica extraídas da fonte em questão, produziu, em três momentos distintos, diferentes reorientações de sentidos, o seu lançamento em 1962, seu uso como tema de enredo de samba pela Salgueiro no carnaval de 1967 e na sua 2ª coedição pelo Instituto Nacional do Livro (INL) em 1974. Além dos contextos culturais e sociais, destaca-se o político na história recente do Brasil, na transição entre a democracia e a ditadura com o advento do golpe civil-militar de 1964. O tema central da nossa reflexão é “luta por liberdade no Brasil”, perpassando contextos políticos e históricos, correlacionando repercussões das abordagens no ensino de História. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História, Contexto histórico, Discurso histórico, Narrativa histórica. ABSTRACT This work focuses on the teaching of History and the analysis of the book The History of Freedom in Brazil by Viriato Corrêa, that in different historical contexts, the mentioned work was used for different purposes. The discourse and historical narrative extracted from the source in question produced, in three distinct moments, different reorientations of meanings, its launching in 1962, its use as theme of samba story by the Salgueiro in the carnival of 1967 and in its second coedition by the National Institute of the Book (INL) in 1974. In addition to the cultural and social contexts, the politician stands out in the recent history of Brazil, in the transition between democracy and dictatorship with the advent of the civil-military coup of 1964. The central theme Of our reflection is "struggle for freedom in Brazil", crossing political and historical contexts, correlating repercussions of the approaches in the teaching of History. KEYWORDS: History Teaching, Historical context, Historical speech, Historical narrative. RESUMEN Este trabajo se centra en la enseñanza de la historia y el análisis de lo libro Libertad de historia en Brasil de Viriato Correa, que en diferentes contextos históricos, se utilizó el trabajo citado para diferentes propósitos. El discurso y la narrativa histórica extraída de la fuente en cuestión, producido en tres ocasiones diferentes, diferentes reorientaciones de los sentidos, su lanzamiento en 1962, su uso como el tema de samba Salgueiro trama del carnaval 1967 y su segundo co-editado en español por Instituto nacional del libro (INL) en 1974. Además de los contextos culturales y sociales, existe el político en la historia reciente de Brasil, en la transición entre la democracia y la dictadura con el advenimiento del golpe cívico-militar de 1964. el tema central nuestra reflexión es "la libertad luchando en Brasil," que impregna contextos políticos e históricos, efectos de los enfoques de la historia de la enseñanza de la correlación. PALABRAS CLAVE: Enseñanza de la historia, contexto histórico, discurso histórico, narrativa histórica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Prieto Lasa, J. Ramón. "Significado y tradición de un relato mítico. Los orígenes de la Casa de Haro". Disparidades. Revista de Antropología 47, n. 1 (15 aprile 2020): 203. http://dx.doi.org/10.3989/rdtp.1992.v47.i1.249.

Testo completo
Abstract (sommario):
El artículo resume un estudio sobre el significado y la tradición de un relato mítico, realizado desde una perspectiva sincrónica ( mediante el análisis de cuarenta versiones europeas de la misma leyenda) y diacrónica (observando las diferentes «manipulaciones» de que ha sido objeto a lo largo de su historia). Se trata de un relato medieval, perteneciente al ciclo mítico de Melusina, cuyos sucesivos héroes son Diego López e Íñiguez Guerra, señores de Vizcaya cuarto y quinto, según la genealogía de los Haro contenida en el título IX del Livro de linhagens, compuesto entre 1340 y 1344 por Pedro de Barcelos .
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Ruppenthal Neto, Willibaldo. "2 Macabeus e os cânones grego, judaico e cristão". Caminhando 24, n. 1 (11 giugno 2019): 153. http://dx.doi.org/10.15603/2176-3828/caminhando.v24n1p153-165.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMOO presente artigo visa analisar a relação do livro de 2 Macabeus com os cânones grego (LXX), judaico (Bíblia Hebraica) e cristão (das diversas denominações). Além de se averiguar a relevância do livro para a história do judaísmo, se destaca a relação com os cânones como evidência de sua importância teológica e de sua difusão no contexto helenístico.ABSTRACTThis article aims to analyze the relationship between the book of 2 Maccabees and the Greek (LXX), the Jewish (Hebrew Bible) and the Christian (of the various denominations) canons. In addition, aims to ascertain the relevance of the book to the history of Judaism, showing the relation with the canons as evidence of its theological importance and its diffusion in the Hellenistic context.RESUMENEl presente artículo busca analizar la relación del libro de 2 Macabeos con los cánones griego (LXX), judío (Biblia hebrea) y cristiano (de las diversas denominaciones). Además, busca también averiguar la relevancia del libro para la historia del judaísmo, destacando la relación con los cánones como evidencia de su importancia teológica y de su difusión en el contexto helenístico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Alcides, Sérgio. "O momentâneo na ‘Formação’". O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 20, n. 1 (30 giugno 2011): 141–54. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.20.1.141-154.

Testo completo
Abstract (sommario):
Do título da clássica história literária publicada por AntonioCandido em 1959, tem sido bem explorada a significação da primeirapalavra, “formação”. Pouca atenção se dá à expressão posta entre parênteses,“momentos decisivos”. Ela aparece também na História da literatura brasileira,de Sílvio Romero, que aponta como um “momento decisivo” precisamente ametade do século XVIII – periodização que o crítico posterior também adotará.A indagação sobre essa expressão e a relação entre Antonio Candido e SílvioRomero contribui para evidenciar o caráter emergencial que marcou a redaçãodo livro, entre as décadas de 1940 e 1950, quando o “sistema literário” queele historia ameaçava se decompor em vista do momento histórico de aceleradastransformações culturais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Alves, Wanderlan. "Historia de una perdida y otros cuentos, de Cristina de la Concha: ética, gênero e sociedade". Acta Scientiarum. Language and Culture 41, n. 1 (5 aprile 2019): 41601. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.41601.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste artigo, faz-se uma leitura crítica das tensões de gênero e suas relações com a ética e a sociedade apresentadas nas narrativas de Historia de una perdida y otros cuentos, da mexicana Cristina de la Concha. A partir de um diálogo, assim como de um protesto ético em relação ao histórico de violência contra a mulher, no México e na América Latina, nesses contos do livro a autora promove o desmascaramento e a denúncia do silêncio e da naturalização a que, tradicionalmente, a violência simbólica e de fato contra a mulher são relegadas. Por tratar-se de uma escritora ainda praticamente desconhecida da crítica, o estudo visa, também, a apresentá-la ao público leitor brasileiro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Pérez Barcala, Gerardo. "El Livro de Alveitaria del CÓD. 2294 de la Biblioteca Nacional de Portugal: anotaciones para su historia y descripción". Revista de Literatura Medieval 31 (31 dicembre 2019): 179–200. http://dx.doi.org/10.37536/rpm.2019.31.0.62852.

Testo completo
Abstract (sommario):
A partir de los primeros catálogos, de finales del siglo XVIII, de la Biblioteca Nacional de Portugal, este artículo profundiza en la identificación del CÓD. 2294 con el Livro de alveitaria donado por Cenáculo en la etapa fundacional de la institución y con el manuscrito catalogado inicialmente como H-5-39. Tomando en consideración aquellos (y otros) documentos, así como las primeras descripciones del ejemplar (en particular, las de Francisco Martins de Andrade, en la segunda mitad del siglo XIX, y Gabriel Pereira, a comienzos del siglo XX), se revisan y matizan datos relativos a su contenido, a su cronología y a su materialidad con el propósito de subsanar algunas incorrecciones y proporcionar datos que contribuyan a ofrecer una más precisa caracterización del manuscrito.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Pérez Barcala, Gerardo. "El Livro de Alveitaria del CÓD. 2294 de la Biblioteca Nacional de Portugal: anotaciones para su historia y descripción". Revista de Literatura Medieval 31 (31 dicembre 2019): 179–200. http://dx.doi.org/10.37536/rlm.2019.31.0.62852.

Testo completo
Abstract (sommario):
A partir de los primeros catálogos, de finales del siglo XVIII, de la Biblioteca Nacional de Portugal, este artículo profundiza en la identificación del CÓD. 2294 con el Livro de alveitaria donado por Cenáculo en la etapa fundacional de la institución y con el manuscrito catalogado inicialmente como H-5-39. Tomando en consideración aquellos (y otros) documentos, así como las primeras descripciones del ejemplar (en particular, las de Francisco Martins de Andrade, en la segunda mitad del siglo XIX, y Gabriel Pereira, a comienzos del siglo XX), se revisan y matizan datos relativos a su contenido, a su cronología y a su materialidad con el propósito de subsanar algunas incorrecciones y proporcionar datos que contribuyan a ofrecer una más precisa caracterización del manuscrito.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Cruz, Paula Lorena C. Albano da, e Maria Inês S. Stamatto. "“Na Grande Pátria, Nossa Tão Amada, o Culto que lhe Devemos”: o Ensino de História no Grupo Escolar Barão de Mipibu – RN (1909-1920)". Cadernos de História da Educação 17, n. 2 (1 agosto 2018): 515. http://dx.doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-14.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho tem por objeto de pesquisa o ensino de História no Grupo Escolar Barão de Mipibu - RN de 1909 a 1920. O seu objetivo é discutir como essa disciplina tornou-se elemento colaborador na formação do imaginário social republicano. As fontes analisadas na pesquisa foram Diários de Classe e o livro didático de História da instituição. O estudo se encontra inserido na História da Educação. Como aporte teórico foi utilizado as contribuições de Carvalho (1990) sobre a formação do imaginário social na República brasileira e Chervel (1990) acerca da História das disciplinas escolares. O trabalho possibilitou a compreensão da organização da disciplina História no Brasil ao longo dos tempos e de forma particular como via de contribuição da formação do cidadão brasileiro no início da República.Palavras-chave: Ensino de História. Grupo Escolar. Imaginário. AbstractThis study has as research object the history teaching at the school group of Barão de Mipibu - RN from 1909 to 1920. It aims to discuss about how that discipline has become a collaborator element in the formation of the republican social imaginary. The analyzed sources in the research were the classes diaries and the history textbook of the instituition. The study is inserted in the History of Education. As a theoretical framework was used Carvalho's (1990) contributions about the formation of social imaginary in the Brazilian Republic and Chervel (1990) about the history of school subjects. The work enabled the understanding of the organization of the discipline history in Brazil over time and especially as a way of contribution of the brazilian citizen formation in the beginning of the Republic.Keywords: History teaching. School group. Imaginary. Resumen El presente trabajo tiene por objetivo de pesquisa la enseñanza de Historia en el Grupo Escolar Barão de Mipibu - RN de 1909 a 1920. Su objetivo es discutir como esa disciplina se ha tornado elemento colaborador en la formación del imaginario social republicano. Las fuentes analizadas en la pesquisa fueron los Diarios de Clase y el libro didáctico de Historia de la institución, bien como la legislación educacional local. El estudio se encuentra inserido en la Historia de la Educación. Como aporte teórico se utilizó las contribuciones de Carvalho (1990) sobre la formación del imaginario social na República brasileña y Chervel (1990) acerca de la Historia de las disciplinas escolares. El trabajo ha viabilizado la comprensión de la organización de la disciplina Historia en Brasil a lo largo de los tiempos y de forma particular como camino a la contribución para la formación del ciudadano brasileño en el inicio da República.Palavras Clave: Enseñanza de Historia; Grupo Escolar; Imaginario
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Pacheco, Paulo Roberto de Andrada. "O primeiro livro do tratado De Arte Voluntatis de Juan Eusebio Nieremberg (1595-1658)". Antiguos jesuitas en Iberoamérica 1, n. 2 (26 febbraio 2014): 170–258. http://dx.doi.org/10.31057/2314.3908.v1.n2.17588.

Testo completo
Abstract (sommario):
Escrito, originalmente, em 1631, em latim, o tratado De Arte Voluntatis[1] (DAV) é uma das primeiras obras do sacerdote jesuíta Juan Eusebio Nieremberg (Fig. 1). Nelase encerra um conjunto de ideias estoicas, platônicas e cristãs sobre a educação da vontade[2] que, ao que tudo indica, compõem a base de seu pensamento. Conheceu inúmeras edições, até 1649 e duas traduções – uma para o francês (editada em 1657)[3]e outra para o italiano (editada em 1669)[4].A tradução que vem a público agora, quase quatrocentos anos depois de sua primeira edição, foi feita a partir da tradução realizada em 1657 por Louys Videl, e da edição latina do DAV de 1639[1] Cujo título completo, na verdade, é: De Arte Voluntatis libri sex: in quibus Platonicae, Stoicae, & Christianae Disciplina medulla digeritur, succo omni politioris Philosophia expresso ex Platone, Seneca, Epicteto, Dione, Chrysostomo, Plotino, Lamblicho; & aliis, Quorum sensa subtiliora artificiosius ordinantur; nonnulla emendantur; plurima adducuntur noue, & argute. Accedit ad calcem Historia Panegyrica de tribus Martyribus eius dem Societatis, in Urugaï pro fide occisis.[2] Cf. Didier, H. (1976). Vida y pensamiento de Juan E. Nieremberg (M. Navarro, Trad.). Madrid: Universidad Pontificia de Salamanca; Fundacion Universitaria Española (original de 1974).[3]Cujo título é L’art de conduire la volonté selon les preceptes de la morale ancienne & moderne, tirez des Philosophes payens & chrestiens...Foi traduzido por Louys Videl e publicado em Paris.[4] Cujo título é Dell'Arte per ben reggere la volontà, insegnata dal Padre Gio: Eusebio Nierembergh della Compagnia di Giesu, Libri Sei, Trasportati dalla Latina nella Lingua Italiana. All'Illustrissimo e Reverendissimo Signore Monsignore Daniello Delfino, Vescovo di Filadelfia, & Eletto Patriarca d'Aquileia. Foi traduzido por Gabriello Baba e publicado em Veneza.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia