Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Biofilmes.

Articoli di riviste sul tema "Biofilmes"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Biofilmes".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Braga, Marília Toledo, Isabela Bueno Rosseti e Maricilia Silva Costa. "EFEITO DOS COMPOSTOS ORAGANOCALCOGÊNEOS (PhSe)2 E (p-Cl-PhSe)2 SOBRE A VIABILIDADE DO BIOFILME FORMADO POR Candida albicans". Revista Univap 22, n. 40 (11 maggio 2017): 899. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1633.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os fungos do gênero Candida são capazes de produzir infecções superficiais ou sistêmicas em indivíduos com baixa resposta imunológica. Estes fungos promovem infecções a partir da sua capacidade de formar biofilmes. Os biofilmes formados por C. albicans são mais resistentes aos tratamentos antifúngicos convencionais. Portanto o objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar o potencial antifúngico dos compostos organocalcogêneos (PhSe)2 e (p­-Cl-PhSe)2 sobre os biofilmes de C. albicans. Suspensões de C. albicans foram incubadas para a formação do biofilme e estes foram tratados com os compostos organocalcogêneos por 24 horas. Os resultados obtidos demonstraram o potencial antifúngico de ambos compostos sobre o biofilme formado por C. albicans, inibindo a viabilidade do biofilme e reduzindo a quantidade de células planctônicas. Esses compostos apresentaram uma resposta terapêutica promissora, uma vez que as opções para tratamento de infecções fúngicas é limitado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Silva, Keila de Cássia Ferreira de Almeida, Mariana Alcântara Calomino, Gabriela Deutsch, Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires, Luciana Maria Ramires Esper, Geraldo Renato de Paula e Lenise Arneiro Teixeira. "Avaliação da eficácia de biocidas na remoção de biofilmes produzidos por Pseudomonas aeruginosa multidroga resistentes". Research, Society and Development 9, n. 9 (13 agosto 2020): e83996975. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6975.

Testo completo
Abstract (sommario):
Pseudomonas aeruginosa é um dos patógenos mais frequentes em infecções acometendo pacientes queimados, tendo como importante determinante de patogenicidade sua capacidade de formar biofilmes. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a eficácia das soluções biocidas: clorexidina 4%, hipoclorito de sódio 1%, peróxido de hidrogênio 5% e álcool 70% na remoção de biofilmes de P. aeruginosa multidroga resistentes. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa. Foram avaliados biofilmes de nove cepas de P. aeruginosa, de diferentes tipos clonais, sendo oito resistentes a carbapenêmicos e uma sensível, coletadas de pacientes queimados e mesas de balneoterapia. As cepas estudas foram cultivadas juntamente com cupons de aço inoxidável, e incubadas por 24 h. Posteriormente, os cupons foram tratados com e sem biocidas, nos tempos de contato de 15, 5 e 0 minutos. A remoção do biofilme foi avaliada através da contagem de células viáveis obtidas dos cupons com e sem tratamento. A concentração mínima inibitória ao imipenem e meropenem foi determinada para cepas avaliadas através do método epsilométrico. Foi observado formação de biofilme em todos os cupons não tratados com biocidas. Entretanto, não houve contagem de células viáveis após contato do biofilme com todas soluções biocidas, nos tempos estudados. A concentração mínima inibitória aos carbapenêmicos variou entre 16 a ≥ 32µg/mL. Concluiu-se que todas a soluções desinfetantes avaliadas, foram eficazes na remoção de biofilmes produzidos pelas cepas de P. aeruginosa estudadas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Figueira, Fernanda Ramos, Guilherme Redi Torello, André Luiz S. Oliveira, Jhonatan S. Brandão de Lima, José Augusto Nunes Figueira, Homero Santiago Maciel, Rodrigo Sávio Pessoa, Anelise Cristina Osóro Cesar Doria e Sônia Khouri. "AÇÃO ANTIFÚNGICA DE UM JATO DE PLASMA NÃO-TERMICO DE HÉLIO/AR COMPRIMIDO SOBRE BIOFILMES DE CANDIDA ALBICANS". Revista Univap 22, n. 40 (17 gennaio 2017): 328. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.813.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os biofilmes fúngicos são uma predominante causa de infecções crônicas associadas à utilização de cateteres e próteses, conferindo resistência aos antibióticos e fatores imunológicos do hospedeiro, sendo as leveduras, do gênero Candida spp, as mais frequentemente isoladas. O plasma não-térmico, operado à pressão atmosférica, vem ganhando destaque como uma nova estratégia antimicrobiana, inclusive para erradicação de biofilmes. Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia da inativação de biofilmes de Candida albicans ATCC sobre substrato de poliuretano, utilizando jatos de plasma atmosférico de 6L/min de hélio e 4L/min de ar comprimido, alternando entre sistema contínuo e pulsado, com frequência de 60Hz e distâncias de 10 a 30mm entre o bocal e substrato. Após tratamento, realizou-se a contagem das unidades formadoras de colônia e a análise morfológica da superfície do biofilme por Microscopia Eletrônica de Varredura. O melhor grupo foi o plasma de modo pulsado com distância de 30mm com redução de 92% das unidades formadoras de colônia, demonstrando ser uma tecnologia promissora para o controle de biofilmes de C. albicans.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Balsamo, Ana Cristina, Kazuko Uchikawa Graziano, René Peter Schneider, Manoel Antunes Junior e Rúbia Aparecida Lacerda. "Remoção de biofilme em canais de endoscópios: avaliação de métodos de desinfecção atualmente utilizados". Revista da Escola de Enfermagem da USP 46, spe (ottobre 2012): 91–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342012000700014.

Testo completo
Abstract (sommario):
Estudo experimental laboratorial que comparou a ação de cinco métodos de desinfecção na remoção de biofilme em endoscópios gastrintestinais. Foram utilizados como corpos de prova tubos novos transparentes de politetrafluoretileno (Teflon®) simulando os canais flexíveis dos endoscópios. Após limpeza prévia os tubos foram contaminados intencionalmente com Pseudomonas aeruginosa para formação de biofilme e submetidos à desinfecção. Como resultado, nenhum deles removeu 100% dos biofilmes. O que mais removeu fisicamente o biofilme foi o glutaraldeído 2% em processadora automática, provavelmente justificado pela dupla limpeza, já que o equipamento conta com essa fase no início do seu ciclo. O método que se mostrou menos eficiente para remoção de biofilme e outros resíduos foi água eletrolítica ácida. Esses resultados sugerem que a limpeza é mais impactante na remoção de biofilmes do que a desinfecção consecutiva, uma vez que o glutaraldeído, desinfetante da máquina que se mostrou mais eficiente, é um fixador de resíduos orgânicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Sousa, Álvaro Francisco Lopes de, Daniella Maia Marques, Rachel Maciel Monteiro, Artur Acelino Francisco Luz Queiroz, Denise Andrade e Evandro Watanabe. "Prevenção da formação de biofilmes em marcapassos artificiais: é viável?" Acta Paulista de Enfermagem 30, n. 6 (dicembre 2017): 644–50. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700085.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Objetivo: Identificar os agentes antimicrobianos utilizados na prevenção da formação de biofilme em marcapassos artificiais. Métodos: Revisão da literatura para responder a seguinte questão: “Quais agentes antimicrobianos são usados para prevenir a formação de biofilmes em marcapassos artificiais?” As bases de dados PubMed, Web of Science, Scopus, Science Direct, Cochrane, CINAHL, Embase e LILACS foram consultadas em todos os idiomas sem restrição de tempo. Resultados: A amostra final apresentou cinco estudos primários, sendo a maioria experimental. As investigações identificaram agentes com potencial para a redução ou inibição da formação de biofilmes em marcapassos. Destacou-se a associação de agentes físico-químicos e farmacológicos aos agentes antimicrobianos. Conclusão: A prevenção da formação de biofilmes em marcapassos é viável. Os agentes mais promissores para obter este efeito foram a rifampicina, AIGIS®, a formulação aquosa neobactrim e a cobertura com trimetilsilano e oxigênio em superfícies tratadas com plasma.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Costa, J. C. M., I. F. Espeschit, F. A. Pieri, I. A. Carvalho e M. A. S. Moreira. "Perfil de sensibilidade de células sésseis e planctônicas de Escherichia coli a antimicrobianos usados no tratamento da mastite bovina". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 66, n. 1 (febbraio 2014): 129–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352014000100019.

Testo completo
Abstract (sommario):
Escherichia coli é um micro-organismo altamente adaptativo e sua habilidade em formar biofilmes pode ser fundamental na resistência a tratamentos com antimicrobianos. A avaliação da concentração mínima inibitória (CMI) vem sendo utilizada para verificar a sensibilidade dos micro-organismos aos antimicrobianos. Entretanto, quando se avaliam células sésseis, a concentração do antimicrobiano requerido para erradicação do biofilme é maior do que a determinada pela CMI. Objetivou-se comparar as CMI com as concentrações mínimas de erradicação de biofilmes (CMEB) de antimicrobianos usados no tratamento da mastite em 27 isolados de E. coli produtores de biofilmes provenientes de mastite. Os isolados foram submetidos a testes de sensibilidade a antimicrobianos usados no tratamento da mastite, tanto para células planctônicas, por meio da CMI, quanto para células sésseis, pela avaliação da CMEB. Os resultados revelaram uma alta sensibilidade: apenas quatro (14,8%) isolados obtiveram valores da CMI elevados, variando de 4 a 10µg/mL, sendo classificados como resistentes. Para os demais isolados (85,2%), os valores foram menores, variando de 0,125 a 2µg/mL, classificados como sensíveis. A avaliação de CMEB indicou que a concentração dos antimicrobianos necessária para eliminar as células sésseis variou de 100µg/mL a 500µg/mL. Os valores de CMEB foram significativamente maiores nos isolados grandes e moderados produtores de biofilmes em relação aos isolados fracos produtores de biofilmes (p<0,001). Não houve correlação entre os valores de CMEB e CMI (p>0,05). A escolha da terapêutica antimicrobiana correta para o tratamento de infecções intramamárias em bovinos relacionadas com a produção de biofilmes parece exigir a aplicação de testes mais específicos. Testes de susceptibilidade antimicrobiana baseados apenas em valores de CMI mostraram-se ineficazes em determinar com precisão a susceptibilidade das células bacterianas sésseis.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Peixoto, Maria M. R., Letícia T. Gressler, Fernando Jonas Sutili, Mateus M. Costa e Agueda C. Vargas. "Ação dos desinfetantes sobre a adesão e biofilme consolidado de Staphylococcus spp." Pesquisa Veterinária Brasileira 35, n. 2 (febbraio 2015): 105–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2015000200001.

Testo completo
Abstract (sommario):
Staphylococcus spp. são reconhecidos como importantes causadores de mastites em rebanhos leiteiros. Esses micro-organismos têm a capacidade de produzir uma estrutura denominada biofilme, que é responsável pela sobrevivência e muitas vezes pela resistência a ação de produtos desinfetantes e as demais condições adversas. Neste trabalho avaliou-se a ação de dois produtos pós-dipping a base de iodo (0,7%) e clorexidine (2,0%) sobre a adesão de Staphylococcus coagulase positiva (SCP) e Staphy-lococcus coagulase negativa (SCN) isolados de casos de mastite subclínica, e também sobre biofilmes pré formados a partir destes isolados. Os produtos testados apresentaram uma alta redução na taxa de adesão de todos os isolados. No entanto, a ação sobre os biofilmes consolidados só foi estatisticamente significativa sobre os SCN. Assim, ressalta-se a importância dos programas sanitários a fim de prevenir a formação de biofilmes e diminuir as fontes de contaminação da glândula mamaria em sistemas de produção leiteira.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Andrade, Ana Clara Souza, Ana Heloisa Elias Lacerda Guimarães, Lamartha Janinny Alencar Piancó, Cecília Gomes de Sá Cândido, Letícia Tayná Bezerra Freire e Isaac De Sousa Araújo. "Microbiologia do Biofilme Extrarradicular em lesões apicais persistentes: Revisão de Literatura / Microbiology of Extraradicular Biofilm in persistent apical lesions: Literature Review". ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, n. 48 (30 dicembre 2019): 175–86. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2253.

Testo completo
Abstract (sommario):
O biofilme extrarradicular é formado por um conglomerado de bactérias que persiste ao tratamento e ao retratamento endodôntico, e se encontra na porção externa do ápice dentário, mantendo e dando maior virulência a lesão periapical. Esta pesquisa tem por objetivo descrever os principais tipos bacterianos encontrados em amostras de biofilmes extrarradiculares em lesões apicais persistentes, caracterizando o perfil dessas espécies microbianas. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados PubMed e SciELO. As espécies bacterianas associadas à formação/composição de biofilmes extrarradiculares mais descritas na literatura foram as seguintes: Fusobacterium nucleatum, Actinomyces, Porphyromonas, Propionibacterium, entre outras em minoria. Houve um equilíbrio entre bactérias Gram positivas e negativas, porém estas são predominantemente anaeróbias. Por fim, constata-se que a flora que compõe o biofilme é muito diversa, necessitando ainda de estudos mais aprofundados sobre sua colonização e virulência.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Siqueira, Iara Nunes de, Clécio Henrique Limeira, Aline Antas Cordeiro Cavalcanti, Joyce Galvão de Souza, Daneelly Henrique Ferreira Freire, Sérgio Santos Azevedo e Márcia Almeida de Melo. "Bactérias Formadoras de Biofilmes na Indústria de Laticínios: uma Breve Revisão". Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde 25, n. 4 (14 dicembre 2021): 491–500. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2021v25n4p491-500.

Testo completo
Abstract (sommario):
Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) podem ser causadas por micro-organismos formadores de biofilmes que se aderem às superfícies dos equipamentos e, apesar dos procedimentos de higienização, esses não são eficazes para eliminar a contaminação. Esta breve revisão sistemática teve como objetivo identificar os principais micro-organismos formadores de biofilmes na indústria de laticínios através de uma pesquisa sistemática de literatura realizada em três bases eletrônicas de dados: ScienceDirect, PubMed e Web of Science, buscando-se estudos primários que contivessem como tema central a frequência ou prevalência dos micro-organismos formadores de biofilme na indústria de laticínios. Foram encontrados 756 isolados bacterianos nos equipamentos, no leite e seus derivados, onde os equipamentos representaram 69,31% e o leite e seus derivados 30,69% do total de micro-organismos isolados. As frequências de isolamento de bactérias foram: Bacillus 38,75%, Staphylococcus 21,56%, Listeria 12,30%, Pseudomonas 7,80%, Streptococcus 4,36%, Enterococcus 2,11%, e Acinetobacter com 1,71%. Além desses micro-organismos constatou se que em torno de 11,41% pertenciam aos mais variados gêneros de micro-organismos. Observou-se que a indústria de laticínios apresenta uma grande diversidade de contaminantes formadores de biofilmes multi espécies, tanto nas superfícies dos equipamentos como também no leite e seus derivados, sendo os gêneros Bacillus e Staphylococcus os que obtiveram o maior número no total, tanto nos equipamentos como em leite e derivados. Esses resultados demonstram a necessidade de estratégias de prevenção e conhecimento de novas técnicas e alternativas à cerca dos procedimentos de limpeza e higienização que eliminem esses agentes, pois de acordo com os dados apresentados nesta revisão muitos eram patogênicos. Palavras chaves: Bactérias. Leite. Segurança Alimentar. Abstract Foodborne Diseases can be caused by biofilm-forming microorganisms that adhere to equipment surfaces and, despite hygiene procedures, they are not effective in eliminating contamination. This brief systematic review aimed to identify the main biofilm-forming microorganisms in the dairy industry through a systematic literature search conducted in three electronic databases: ScienceDirect, PubMed and Web of Science, seeking primary studies that contained the central theme is the frequency or prevalence of biofilm-forming microorganisms in the dairy industry. A total of 779 bacterial isolates were found in the equipment, in milk and its derivatives, and the equipment represented 69.57% and milk and its derivatives 30.69% of the total of isolated microorganisms. The frequencies of isolated bacteria were as follows: Bacillus 37.61%, Staphylococcus 21.05%, Listeria 11.93%, Pseudomonas 7.57%, Streptococcus 4.23%, Enterococcus 2.05%, and Acinetobacter with 1.66%. In addition to these microorganisms, it was found that about 11.41% belonged to the most varied genera of microorganisms. It was observed that the dairy industry has a great diversity of contaminants forming biofilms multi species, both on the surfaces of equipment and also in milk and its derivatives, with the genera Bacillus and Staphylococcus being the ones that obtained the highest number in total, both in equipment such as milk and dairy products. These results demonstrate the need for prevention strategies and knowledge of new techniques and alternatives to the cleaning and sanitation procedures that eliminate these agents, because according to the data presented in this review, many were pathogenic. Keywords: Bacterium. Milk. Food Safety.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Viana, Francisca Lívia Parente, Rodrigo Ricci Vivan, Ericka Tavares Pinheiro, Marco Antônio Hungaro Duarte, Iriana Carla Junqueira Zanin e Bruno Carvalho de Vasconcelos. "Atividade antimicrobiana de novos cimentos endodônticos biocerâmicos". Research, Society and Development 10, n. 8 (17 luglio 2021): e52910817593. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17593.

Testo completo
Abstract (sommario):
Novos cimentos a base de silicato de cálcio prontos para uso (exemplo, Bio-C Sealer e Sealer Plus BC) provaram ser materiais bioativos e biocompatíveis. No entanto, sua atividade antimicrobiana ainda não foi totalmente desvendada. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana dos cimentos biocerâmicos (Bio-C Sealer, Sealer Plus BC e BioRoot RCS) em comparação com os cimentos à base de resina (AH Plus, Sealer Plus e MTA Fillapex). Os cimentos frescos foram testados contra biofilmes de Enterococcus faecalis, usando testes de contato direto e indireto. As unidades formadoras de colônias foram contadas após 24 horas. Adicionalmente, ensaio cristal violeta foi utilizado para avaliar os efeitos dos extratos dos cimentos na biomassa do biofilme. Medidas de densidade óptica foram usadas para quantificar a biomassa. Os cimentos biocerâmicos apresentaram maior atividade antimicrobiana que os cimentos à base de resina quando em contato direto com biofilmes (P < 0,05). Sealer Plus BC e Bio-C Sealer apresentaram maior atividade antimicrobiana do que AH Plus no teste indireto (P < 0,05), sugerindo maior difusão desses materiais. O ensaio cristal violeta revelou que o Sealer Plus BC foi o material mais eficaz na redução da massa do biofilme (P <0,05) apresentando uma diferença significativa com os outros cimentos biocerâmicos. O Bio-C Sealer e o Sealer Plus BC apresentaram maior atividade antimicrobiana que o AH Plus contra biofilmes de E. faecalis nos testes direto e indireto. Além disso, Sealer Plus BC apresentou o melhor efeito na biomassa do biofilme.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Moraes, K. T. M., D. N. Pinto, A. S. G. H. Lima, C. S. Rabelo, I. C. J. Zanin e H. S. F. Silva. "O Potencial Antimicrobiano do Plasma de Baixa Temperatura em Biofilmes Orais: Revisão de Literatura". Journal of Health Sciences 19, n. 5 (23 febbraio 2018): 238. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p238.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo dessa revisão foi relatar o potencial antimicrobiano do plasma de baixa temperatura (PBT) em biofilmes orais relatados por estudos selecionados na literatura. Realizou-se uma pesquisa de artigos científicos no Portal Periódicos Capes, entre os anos de 2007 e 2016, utilizando os descritores Biofilmes, Cárie dentária e Plasma. Foram incluídas as bibliografias que abordassem a atividade do PBT em biofilmes orais, e foram excluídas as revisões de literatura e aquelas que não atenderam a temática. Encontrou-se 511 artigos, destes 10 artigos em inglês foram selecionados. O PBT pode representar uma terapia inovadora útil no desenvolvimento de novas estratégias de prevenção e/ou tratamento de doenças infecciosas relacionadas à presença de biofilmes orais ricos em matriz extracelular, incluindo a cárie dentária, devido a capacidade de destruir bactérias presentes em biofilmes maduros, destruindo sua matriz. Assim, essa tecnologia tem sido testada como uma possível terapia para o tratamento e/ou prevenção de biofilmes orais. Dessa forma, o PBT é uma tecnologia promissora para a terapia anti-placa e anti-cárie. Esse efeito está relacionado às propriedades antissépticas contra diversos microrganismos, incluindo fungos, vírus, bactérias, parasitas e esporos. O PBT tem demonstrado resultados promissores e eficazes na redução de bactérias viáveis presentes em biofilmes orais, apresentando um possível potencial antimicrobiano em estudos in vitro.Palavras-chave: Biofilmes. Cárie Dentária. Plasma.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Milanés Pérez, Rosa, Cindy Caro Vásquez e Álvaro Álvarez Coneo. "Biofilmes: causa del manejo refractario de la rinosinusitis crónica". ACTA DE OTORRINOLARINGOLOGÍA & CIRUGÍA DE CABEZA Y CUELLO 40, n. 4 (6 settembre 2018): 312–17. http://dx.doi.org/10.37076/acorl.v40i4.266.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introducción: Aunque muchos pacientes con rinosinusitis crónica (RSC) mejoran luego del tratamiento médico o quirúrgico, existe una subpoblación que la padece y en la que se torna recalcitrante. Esta inflamación persistente es compatible con el perfil de una infección por biofilmes. Objetivos: Ha habido un interés creciente en el estudio de biofilmes como factor principal en las infecciones crónicas. El propósito de este artículo es revisar la literatura disponible sobre rinosinusitis crónica y biofilmes. Metodología: Revisión de la literatura pertinente que se obtuvo con la búsqueda selectiva de las siguientes bases de datos: Science Direct, Pubmed y Scielo. Se realizó búsqueda entre los años 2000 y 2012. Se analizaron los resúmenes y se escogieron los textos completos que trataban sobre biofilmes y rinosinusitis crónica. Resultados: Se revisaron 34 artículos completos que se ajustaban a las exigencias de los objetivos. La evidencia científica actual relaciona los biofilmes con el desarrollo y la persistencia de la enfermedad rinosinusal crónica, con la presencia de pólipos y con pobres resultados posquirúrgicos. Conclusiones: Aun cuando la evidencia parece ser convincente en cuanto al papel de los biofilmes en la rinosinusitis crónica, todavía se necesitan estudios acerca de por qué algunos pacientes forman biofilmes, qué causas aceleran su formación, cómo prevenirlos y cómo tratarlos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Almeida, Karine Paz de, Maycon Ferreira Santos, Eliana Freire Gaspar Carvalho Dores, Eduardo Beraldo de Morais e Danila Soares Caixeta. "Detecção de metais potencialmente tóxicos em biofilme e água de ambiente lótico". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, n. 4 (23 maggio 2018): 210–22. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.004.0018.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os biofilmes tem se mostrado bons monitores de contaminação por metais, pois fornecem respostas rápidas as alterações ambientais. Diante disso, objetivou-se nesse estudo avaliar a concentração dos metais Al, Fe, Mg e Mn em biofilme e água de um córrego urbano. Os dados foram coletados, na microbacia do córrego São Gonçalo/Cuiabá/MT, em dois pontos amostrais (nascente e foz), no período de novembro/2014 a maio/2015. Considerando a média dos valores encontrados para metais, nota-se que a maior concentração ocorreu no biofilme, tal fato, pode estar relacionado ao tempo de exposição do substrato no corpo hídrico e o acúmulo na matriz exopolissacarídica. A ordem dos níveis de metais com referência aos valores médios foi igual para o biofilme em ambos os locais de coleta, entretanto observou-se uma distinção para a água. Na nascente a ordem de grandeza foi similar para a água e biofilme, apresentando a seguinte proporção Mg>Al>Fe>Mn. Na foz, os metais em água apresentaram a proporção de Mg>Fe>Al>Mn e para o biofilme a sequência de Mg>Al>Fe>Mn. A comunidade microbiana foi maior no biofilme, entretanto os resultados obtidos nesse estudo mostraram que não houve correlação entre os metais potencialmente tóxicos e comunidade microbiana na forma planctônica e em biofilme, com exceção do Mn da água que se correlacionou negativamente com a comunidade microbiana do biofilme. Assim, os biofilmes têm se mostrado eficiente monitores de contaminação por metais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Chagas, Laura Gonçalves da Silva, Poliana De Castro Melo, Anna Monteiro Correia Lima, Gabriela Bim Ramos, Denise Von Dolinger de Brito Röder e Antônio Nader-Filho. "Susceptibilidade e resistência a antimicrobianos de Staphylococcus aureus em condições de biofilme". Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 52, n. 3 (30 settembre 2015): 228. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.v52i3p228-233.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>Os <em>Staphylococcus, </em>principais agentes causadores da mastite, quando em biofilmes, estão relacionados a uma série de mecanismos de resistência em diferentes tipos de infecções. O presente trabalho avaliou a susceptibilidade e resistência dos <em>Staphylococcus aureus</em>, isolados de casos de mastite bovina e do ambiente de ordenha, em condições de biofilme, frente a três antimicrobianos distintos em diferentes concentrações. Foram utilizadas trinta e duas estirpes de <em>S. aureus </em>testadas frente aos testes de inibição da concentração mínima de erradicação de biofilmes, utilizando cefalexina, amoxicilina e rifampicina, nas concentrações de 30 mg/mL, 50 mg/mL e 100 mg/mL, por doze horas de contato, e a eficiência dos testes avaliada pela contagem das unidades formadoras de colônias e pelo teste de microplacas. Os resultados revelaram que, entre os antimicrobianos testados, a cefalexina foi o que apresentou melhor eficiência nas três concentrações testadas, e a rifampicina e amoxacilina tiveram maior eficiência nas concentrações de 50 e 100 mg/ mL. Esses dados demonstram a importância sobre antibioticoterapia orientada associada com a correta higienização dos equipamentos de ordenha, evitando-se, assim, a formação de biofilmes, a adesão microbiana persistente em equipamentos, e a difusão dos microrganismos pelo canal ascendente dos tetos entre os animais do rebanho.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Dalla Costa, Karine Angélica, Mariane Ferenz, Sheila Mello da Silveira e Alessandra Farias Millezi. "FORMAÇÃO DE BIOFILMES BACTERIANOS EM DIFERENTES SUPERFÍCIES DE INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS". Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 71, n. 2 (7 giugno 2016): 75. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v71i2.512.

Testo completo
Abstract (sommario):
O termo biofilme descreve a forma de vida microbiana séssil, caracterizada pela adesão de microrganismos a alguma superfície e com a produção de substâncias poliméricas extracelulares. Nas indústrias de alimentos, a formação de biofilmes resulta em graves problemas, já que pode ser fonte de contaminação do alimento, comprometendo a qualidade final do produto e a saúde do consumidor. O objetivo deste trabalho foi verificar a adesão de biofilmes (células sésseis) de bactérias patogênicas e/ou deteriorantes sobre superfícies da indústria alimentícia. As espécies bacterianas testadas foram Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853, Staphylococcus aureus ATCC 29213, Listeria monocytogenes ATCC 19117 e Salmonella Typhimurium ATCC 14028. Utilizaram-se cupons de aço inoxidável e polipropileno como superfícies de contato. Os resultados demonstraram que P. aeruginosa e S. Typhimurium apresentaram maior capacidade de formação de biofilme. Estatisticamente, não houve diferença nas contagens das células de P. aeruginosa e S. Typhimurium (p > 0,05), o mesmo ocorreu entre L. monocytogenes e S. aureus. Entretanto, as contagens de células de P. aeruginosa e S. Typhimurium foram estatisticamente maiores que S. aureus e L. monocytogenes (p < 0,05). Através da microscopia eletrônica de varredura constatou-se também maior adesão de P. aeruginosa. Os resultados obtidos demonstraram que dentre as espécies bacterianas testadas P. aeruginosa foi a bactéria com maior capacidade de formação de biofilme.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Pereira, Laísse Danielle, Lásara Kamila Ferreira de Souza, Kassia Barros Ferreira, Karminne Dias Do Valle e Danielle Fabíola Pereira da Silva. "BIOFILMES COMESTÍVEIS NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE CAJÁ". REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 27, n. 4 (25 luglio 2019): 285–92. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v27i4.883.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivou-se com este trabalho avaliar a conservação pós-colheita de frutos de cajá associada ao uso de biofilmes de fécula de mandioca e PVC. Frutos de cajá em estádio de maturação (breaker) transição verde para início de pigmentação foram colhidos, acondicionados em caixas plásticas contendo plástico bolha e transportados para laboratório, onde foram selecionados e submetidos aos seguintes tratamentos: Controle (imersão em água destilada por 5 minutos); Biofilme 2% (imersão em fécula de mandioca 20 g L-1 + 0,5 mL L-1 de óleo mineral por 5 minutos); Biofilme 4% (imersão em fécula de mandioca 40 g L-1 + 0,5 mL L-1 de óleo mineral por 5 minutos); Filme de PVC (filme de policloreto de vinila de 15 µm de espessura). Os frutos de todos os tratamentos, inclusive o controle, foram acondicionados em bandejas de poliestireno (200 mm x 90 mm x 40 mm), armazenados em bancada de laboratório a 25 ± 2.2 °C e 70 ± 5% de UR, por 10 dias, e avaliados a cada dois dias quanto às características: perda de massa, atributos de cor do pericarpo e da polpa, teor de sólidos solúveis e acidez titulável da polpa, relação do teor de sólidos solúveis e acidez e teor de vitamina C da polpa. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, em parcelas subdivididas com três repetições e cinco frutos por unidade experimental. Os dados foram submetidos às análises de variância e regressão. O uso de biofilmes demonstrou potencial para conservação da cor dos frutos, além de manter os teores de vitamina C e acidez titulável.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Costa, Maria Clara Caldas, Camila Rodrigues Azevedo, Rosângela Maria Lopes de Sousa, Alexsandro Ferreira dos Santos e Ângela Tâmara Souza Barroqueiro. "EMBALAGENS DE ALIMENTOS À BASE DE BIOFILMES COMESTÍVEIS: uma revisão de literatura". Revista Ceuma Perspectivas 30, n. 2 (6 maggio 2019): 88. http://dx.doi.org/10.24863/rccp.v30i2.154.

Testo completo
Abstract (sommario):
Filmes comestíveis pode ser uma alternativa para estender a vida de prateleira dos alimentos, servindo como barreira à passagem de gases e quando adicionado de certas substâncias são capazes de retardar a contaminação por microrganismos. Objetivo: Fazer uma revisão de literatura sobre os principais tipos de biofilmes utilizados como embalagens de alimentos Materiais e Métodos: A busca de dados foi realizada a partir de consultas em artigos científicos, notas científicas, trabalhos de dissertação e teses indexados nas bases Scopus, Web of Science, Scielo, PubMed e Science Direct. Fixou-se a busca apenas por literatura publicadas nos últimos 14 anos, ou seja, aquelas publicados de 2004 a 2017. Resultados: As proteínas, os polissacarídeos e os lipídeos são os biopolímeros mais utilizados na formação dos filmes comestíveis. Conclusão: Os biofilmes contribuem positivamente para a conservação dos alimentos, melhoram suas qualidades sensoriais e permitem adição de compostos antioxidantes e antimicrobiano ao alimento.Palavras - Chave: “Biofilme”, “Alimentos”, “Embalagem biodegradável”, “Biopolímero”
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Pirola, Kelli, Alexandre Luis Alegretti, Marcelo Dotto, Juliana Radaelli e Américo Wagner Júnior. "HIDROCONDICIONAMENTO E BIOFILMES NA CONSERVAÇÃO DE SEMENTES DE Poncirus trifoliata". BRAZILIAN JOURNAL OF AGRICULTURE - Revista de Agricultura 91, n. 2 (18 agosto 2016): 184. http://dx.doi.org/10.37856/bja.v91i2.809.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade das sementes de Poncirus trifoliata hidrocondicionadas e revestidas com biofilmes para armazenamento em duas condições de temperatura. A aplicação de biofilme à base de fécula de mandioca mostrou-se viável para sementes hidrocondicionadas de quando armazenadas até 30 dias. Para o desenvolvimento das plântulas deve-se manter as sementes em ambiente natural por até 30 dias. Recomenda-se o uso imediato das sementes para não comprometer emergência e vigor.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Rech, Chaiane Regina, Kelly Cristina da Silva Brabes, Rafael Henrique de Tonissi e. Buschinelli de Goes, Lujan Nunes Sanabria Aliatti, Kesia Esther Silva, Laís Gonçalves Ortolani e Fábio Juliano Negrão. "Adesão e formação de biofilme de Escherichia Coli em poli(tereftalato de etileno) e resistência a sanificantes". Evidência - Ciência e Biotecnologia 16, n. 2 (6 aprile 2017): 113–30. http://dx.doi.org/10.18593/eba.v16i2.12814.

Testo completo
Abstract (sommario):
A compreensão do conceito de biofilmes e de aspectos inerentes a sua estrutura e composição é de fundamental importância para o desenvolvimento de novas estratégias de controle e erradicação de micro-organismos em estado séssil. Assim, o objetivo com este trabalho foi verificar a capacidade de adesão de Escherichia coli ATCC 25922 e de linhagem selvagem na formação de biofilmes em PET. Além disso, descrever e avaliar a eficiência dos sanificantes quaternário de amônia, ácido lático, digluconato de clorexidina e hipoclorito de sódio na redução microbiana das células em estado aderido e planctônico. Para análise da eficiência dos sanificantes em células planctônicas utilizou-se o método de disco-difusão e a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e, para as células aderidas, o teste de CIM. Os resultados obtidos indicaram formação de biofilme pela linhagem padrão ATCC 25922 e isolado selvagem de origem clínica a partir do tempo de 4h. O hipoclorito de sódio não apresentou eficiência na redução populacional de células aderidas e planctônicas em relação aos demais sanificantes testados. O biofilme com isolado selvagem foi sensível a todas as concentrações de quaternário de amônia e inibiu o crescimento até a concentração de 0,002 mg/L no ácido lático, enquanto para o digluconato de clorexidina apresentou crescimento em todas as concentrações. A E. coli ATCC 25922 foi sensível somente às menores concentrações de quaternário de amônia, ácido lático e digluconato de clorexidina.Palavras-chave: Biofilme. Sanitizantes. Poli(tereftalato de etileno). Escherichia coli.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Azevedo Balduino, Bruna, Anderson Henrique Venâncio, Michelle Carlota Gonçalves, Juliana Junqueira Pinelli e Roberta Hilsdorf Piccoli. "Ação bactericida de compostos majoritários de óleos essenciais sobre células planctônicas e sésseis de Bacillus cereus". Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, n. 2 (21 maggio 2021): 297–302. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8985.

Testo completo
Abstract (sommario):
Bacillus cereus é uma bactéria patogênica associada à toxinfecções alimentares, capaz de formar biofilmes sobre superfícies de processamento de alimentos. Uma alternativa para controlar o crescimento de B. cereus nas indústrias de alimentos são os óleos essenciais e ou seus componentes majoritários, compostos naturais com propriedades antibiofilmes. Desse modo, o objetivo do trabalho foi avaliar a ação bactericida dos componentes majoritários de óleos essenciais, cinamaldeído, citral e carvacrol, e suas combinações sobre células planctônicas e sésseis de B. cereus ATCC 14579. A concentração mínima bactericida (CMB) dos compostos majoritários sobre as células planctônicas foi determinada empregando-se a técnica de macrodiluição em caldo BHI, avaliando-se concentrações entre 0,016 a 2%. A concentração mínima bactericida do biofilme (CMBB) foi determinada após a formação dos biofilmes de B. cereus em microplaca de poliestireno por 72 h a 37 °C. Os biofilmes foram expostos à soluções dos componentes majoritários nas concentrações de 0,016 a 2% por 20 min. As combinações entre os componentes majoritários foram realizadas empregando-se o planejamento experimental de mistura simplex-centróide. As CMB sobre as células planctônicas de B. cereus dos três componentes avaliados foram iguais a 0,0625%, já para as células sésseis as CMBB variaram, sendo de 1% para cinamaldeído e citral e 2% para o carvacrol. Todas as combinações testadas inibiram o crescimento das células planctônicas. No entanto, para as células sésseis, somente 5 combinações foram eficazes. Os resultados comprovam a ação bactericida dos compostos testados e seu potencial para ser utilizado como conservante ou sanitizante natural na indústria alimentícia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Brito, Amanda Cândido, Lucas Donizete da Silva, Priscila Cristina Bizam Vianna, Aline Dias Paiva, Letícia Dias dos Anjos Gonçalves e Emiliane Andrade Araújo Naves. "Estudo da tecnologia de plasma frio por meio da utilização do software VOSviewer". Research, Society and Development 11, n. 5 (5 aprile 2022): e24211528107. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28107.

Testo completo
Abstract (sommario):
Um dos maiores desafios das indústrias de alimentos é oferecer produtos seguros do ponto de vista microbiológico e nutritivos aos consumidores. As doenças transmitidas por alimentos são consideradas um problema recorrente à saúde pública, além de causarem impactos econômicos para as indústrias. Bactérias patogênicas podem ser introduzidas nos alimentos durante várias etapas, ao longo da cadeia de produção. Nesse contexto, destacam-se os biofilmes microbianos como fontes de contaminação de alimentos e de superfícies processadoras. Estes biofilmes formam comunidades resistentes aos sanitizantes químicos convencionais. Assim, fica evidente a demanda por novas alternativas para descontaminação de superfícies, surgindo o interesse pela aplicação do plasma frio. Esta revisão objetivou um estudo sistemático da literatura sobre o uso do plasma frio, utilizando a base de dados da Science Direct, com as palavras-chave cold plasma e biofilms. Os artigos selecionados foram submetidos para análise no software Vosviewer. Após interpretação dos mapas de densidade obtidos percebeu-se que os temas mais estudados relacionados ao plasma frio foram segurança de alimentos, preservação de alimentos e plasma. Constatou-se que a tecnologia de plasma frio é uma abordagem nova, para a qual tem sido observado resultados promissores para a segurança microbiológica dos alimentos, sendo uma alternativa viável para descontaminação de superfícies e de alimentos, assim como para a redução da adesão microbiana e formação de biofilmes em alimentos e superfícies de processamento. Entretanto, são necessários estudos complementares para validação e comercialização industrial e sobre seus efeitos sobre as características sensoriais dos alimentos submetidos a esse tratamento.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Pinton, Rachel, Anelise Dias, Terezinha Ferreira Xavier, Luc Felicianus Marie Rouws, Gustavo Ribeiro Xavier, Norma Gouvêa Rumjanek e Raul de Lucena Duarte Ribeiro. "Caracterização morfocultural, biossíntese de autoindutor e formação de biofilme por rizobactérias de hortaliças". Pesquisa Agropecuária Brasileira 45, n. 3 (marzo 2010): 284–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2010000300008.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste trabalho foi caracterizar e agrupar rizobactérias, isoladas de hortaliças, quanto à morfologia cultural, riqueza e diversidade e avaliar a biossíntese de autoindutores N-acil lactonas homoserinas (ALH) e a capacidade de formação de biofilmes. Sete estirpes também foram avaliadas quanto ao potencial de promoção de crescimento de Brassica oleraceae var. acephala em casa de vegetação. Para verificar a produção de ALH, foram realizados ensaios com Agrobacterium tumefaciens estirpe NT1 como sistema repórter. A formação de biofilme foi avaliada pelo cultivo do isolado em meio líquido. A promoção do crescimento foi avaliada após inoculação das estirpes em plantas de couve-de-folha pela determinação da produção de massa de matérias fresca e seca. A maior diversidade morfocultural foi encontrada entre as estirpes isoladas de couve-de-folha. De um total de 112 estirpes testadas, 13% foram positivas quanto à produção de ALH; de 91 estirpes, 96% foram capazes de formar biofilmes; e de 79 estirpes, 11% foram positivas para ambas as características. Foram observadas diferenças significativas na massa de matéria seca das raízes com inoculação de 10(9) UFC mL-1 da estirpe R142, que incrementou em 55% a massa de matéria seca das raízes de couve, em relação ao controle. Não há relação entre a capacidade de formar biofilme e a detecção de ALH produzidos pelas rizobactérias avaliadas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Fabiano, Giovana Garcia, Raul Gomes Aguera e Daniela Biral Do Prado. "EFICIÊNCIA DE DETERGENTES NA REMOÇÃO DE BIOFILMES DE CEPA DE ESCHERICHIA COLI EM SUPERFÍCIE DE AÇO INOXIDÁVEL". Revista UNINGÁ 57, n. 4 (23 dicembre 2020): 46–56. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.57.4.046-056.

Testo completo
Abstract (sommario):
Escherichia coli é um patógeno associado a doenças transmitidas por alimentos. E. coli pode estar presente na indústria de alimentos através de biofilmes em condições higiênicas inadequadas. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de detergentes na remoção de biofilmes de E. coli em superfície de aço inoxidável. Os cupons de aço inoxidável AISI 304, acabamento número 4 (dimensões de 8 mm x 8 mm x 1 mm) foram imersos assepticamente em microtubos contendo 1mL de caldo Mueller Hinton (MH) contaminado com 105 UFC/mL de E.coli e incubados a 35 °C por 24h para formação do biofilme. Após, cada cupom foi submetido a procedimentos de higienização: limpeza com detergente enzimático por 5 min a temperatura de 40 °C e limpeza com detergente alcalino a 1% por 5 min a temperatura ambiente. Após as etapas de limpeza, cada cupom foi transferido para microtubo contendo 1 mL de solução salina a 0,85% e submetidos a agitação por 2 min para desprendimento do biofilme. Após, foram realizadas as diluições seriadas e o plaqueamento em ágar (MH) para a quantificação das células. Os cupons do controle não receberam agentes de limpeza e suas contagens foram utilizadas para o cálculo do número de reduções decimais devido aos processos de higienização. O tratamento com o detergente enzimático apresentou uma redução de 1,31 log UFC/cm2 . O detergente alcalino reduziu (3,70 log UFC/cm2 ) as contagens de E.coli da superfície de aço inoxidável. Nenhum método de higienização testado removeu totalmente o biofilme microbiano da superfície de aço inoxidável.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Zhu, X., M. T. Suidan, C. Alonso, T. Yu, B. J. Kim e B. R. Kim. "Biofilm structure and mass transfer in a gas phase trickle-bed biofilter". Water Science and Technology 43, n. 1 (1 gennaio 2001): 285–93. http://dx.doi.org/10.2166/wst.2001.0059.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mass transport phenomena occurring in the biofilms of gas phase trickle-bed biofilters are investigated in this study. The effect of biofilm structure on mass transfer mechanisms is examined using experimental observation from the operating of biofilters, microelectrode techniques and microscopic examination. Since the biofilms of biofilters used for waste gas treatment are not completely saturated with water, there is not a distinguishable liquid layer outside the biofilm. Results suggest that due to this characteristic, gas phase substrates (such as oxygen or volatile organic compounds) may not be limited by the aqueous phase because transport of the compound into the biofilm can occur directly through non-wetted areas. On the other hand, for substrates that are present only in the liquid phase, such as nitrate, the mass transfer limitation is more serious because of the limited liquid supply. Microscopic observations show that a layered structure with void spaces exists within the biofilm. Oxygenconcentration distributions along the depth of the biofilms are examined using an oxygen microelectrode. Results indicate that there are some high dissolved oxygen zones inside the biofilm, which suggests the existence of passages for oxygen transfer into the deeper sections of the biofilm in a gas phase trickle-bed biofilter. Both the low gas-liquid mass transfer resistance and the resulting internal structure contribute to the high oxygen penetration within the biofilms in gas phase trickle-bed biofilters.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Westphalen, Ana Paula Campos, Gertrudes Corção e Antônio Domingues Benetti. "Utilização de carvão ativado biológico para o tratamento de água para consumo humano". Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, n. 3 (11 agosto 2016): 425–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016143108.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO: Este artigo de revisão aborda o uso do carvão ativado biológico no tratamento das águas para consumo humano. O tratamento biológico tem aplicação na redução da instabilidade da água potável causada por matéria orgânica biodegradável e compostos inorgânicos reduzidos presentes em baixas concentrações. A instabilidade tem efeitos prejudiciais à qualidade da água potável, tais como o crescimento de bactérias e a formação de biofilmes na rede de distribuição. O artigo discute as causas e consequências da instabilidade, as medidas de avaliação da matéria orgânica, os mecanismos de formação e controle de biofilmes no carvão ativado granular e as técnicas de avaliação microbiológica e da biodiversidade nos biofilmes. Além disso, analisa-se também a integração do carvão ativado biológico com outros processos usados no tratamento de água para consumo humano.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Monterrey-Quintero, Ednelí Soraya, e Paulo José do Amaral Sobral. "Preparo e caracterização de proteínas miofibrilares de tilápia-do-nilo para elaboração de biofilmes". Pesquisa Agropecuária Brasileira 35, n. 1 (gennaio 2000): 179–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2000000100020.

Testo completo
Abstract (sommario):
A elaboração de filmes comestíveis à base de biopolímeros implica conhecimento das propriedades físico-químicas da macromolécula. Os objetivos deste trabalho foram a descrição de um método de preparo de proteínas miofibrilares de tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus), o estudo das propriedades relacionadas com a formação de filmes, e a caracterização dos biofilmes elaborados com a proteína. Músculo moído de tilápia-do-nilo, recém-abatida, foi lavado e processado até formação de uma pasta homogênea. A evolução das frações protéicas, durante o processamento, foi acompanhada por calorimetria diferencial de varredura. Estudou-se a solubilidade das proteínas miofibrilares liofilizadas (PML) em função do pH (2-7). A identificação das frações protéicas e dos aminoácidos foi realizada por SDS-PAGE e cromatografia de troca iônica, respectivamente. Os biofilmes formados foram submetidos a testes de perfuração, de solubilidade e microscopia eletrônica. A amostra de PML, constituída apenas de proteínas miofibrilares, apresentou uma região de máxima solubilidade (96,9%) em torno do pH 3,0 e elevado potencial de interações iônicas (74,4 kJ/100 kJ). Os biofilmes à base das PML de tilápia-do-nilo são pouco solúveis (abaixo de 20 g/100 g matéria seca). O glicerol influencia fortemente as propriedades mecânicas e a solubilidade dos biofilmes.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Vila, Mariana Texeira Rodrigues, Luiz Carlos de Oliveira Lima, Eduardo Valério de Barros Vilas Boas, Ellen Toews Doll Hojo, Luiz José Rodrigues e Nélio Ranieli Ferreira de Paula. "Caracterização química e bioquímica de goiabas armazenadas sob refrigeração e atmosfera modificada". Ciência e Agrotecnologia 31, n. 5 (ottobre 2007): 1435–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000500025.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho objetivou avaliar o uso de biofilmes de fécula de mandioca na manutenção da qualidade pós-colheita de goiabas 'Pedro Sato'. As frutas foram imersas nas concentrações de 2, 3 e 4% de fécula de mandioca e armazenadas sob refrigeração (9±1ºC e 90±5% UR), durante 20 dias. O biofilme, nas concentrações de 3 e 4%, de fécula de mandioca foi efetivo em retardar o amadurecimento de goiabas proporcionando maior teor de açúcares não-redutores e de vitamina C, menor teor de açúcares totais, açúcares redutores, pectina solúvel, percentual de solubilização e menor atividade de pectinametilesterase e poligalacturonase. A aplicação de biofilme de fécula de mandioca, na superfície de goiabas (Psidium guajava L.), apresentou-se como uma alternativa viável à sua conservação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Batista, Odinéa Maria Amorim, Rachel Maciel Monteiro, Marinila Buzanelo Machado, Adriano Menis Ferreira, Andreia Rodrigues Moura da Costa Valle, Evandro Watanabe, Maria Zélia de Araújo Madeiro e Maria Eliete Batista Moura. "Cateter urinário: o tempo de exposição e calibre podem influenciar na formação de biofilme?" Acta Paulista de Enfermagem 31, n. 5 (2018): 535–41. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201800074.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Objetivo: Avaliar a influência do tempo de exposição e calibre na formação de biofilme em cateteres urinários de Foley (CUFs). Método: Pesquisa in vitro com amostras de fragmentos de CUFs em látex siliconizado de diferentes calibres (n° 14 e n° 16 Frenchs). A urina artificial foi confeccionada, inoculada com bactérias-padrão Staphylococcus aureus (ATCC 25923) e Pseudomonas aeruginosa (ATCC 27853) e incubada a 37 °C por 24 horas e 72 horas. As análises foram realizadas por meio de cultura (carga bacteriana) e microscopia eletrônica de varredura. Resultados: Não houve diferença na carga bacteriana dos biofilmes formados nas superfícies dos CUFs com relação aos diferentes calibres (p > 0,05). Por outro lado, o tempo de exposição (24 horas e 72 horas) foi o fator determinante para formação do biofilme de P. aeruginosa nos CUFs (p < 0,05). Conclusão: O tempo de exposição influenciou a formação do biofilme de P. aeruginosa nos CUFs, independentemente dos calibres.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Kozhyn, V., M. Kukhtyn, V. Horiuk, O. Vichko e Y. Kryzhanivsky. "The activity of the disinfectant “Enzidez” against bacteria in biofilms". Scientific Messenger of LNU of Veterinary Medicine and Biotechnologies 23, n. 101 (5 aprile 2021): 67–74. http://dx.doi.org/10.32718/nvlvet10112.

Testo completo
Abstract (sommario):
Currently, the pharmaceutical industry is constantly working on the creation of ideal disinfectants that would have a wide spectrum of antimicrobial action in minimal concentrations, did not result in the formation of stability in bacteria, were not toxic, not corrosive, not allergenic, cheap. The purpose of the work was to investigate the activity of the “Enzidesis” disidissance to influence microbial biofilms in vitro conditions for various sampling parameters. The density of microbial biofilms and the effects of disinfectants were determined on sterile stainless steel plates, which were placed in a Petri dish. For this purpose, biofilms were grown on plates, washed out biofilms from planktonic cells, acted as a disguise for a certain concentration and for a period of 5–30 minutes, fixed and painted biofilms and determined the optical density of the flushing solution from biofilms spectrometrically. It has been established that the disinfectant “Enzidesis” destroys the biofilms taken in the experiment of museum test cultures S. aureus, E. coli and P. aeruginosa. In particular, for the influence of the lowest concentration in experiment, 0.075 % optical density of washing solutions from S. aureus biofilmes decreased by 2.6 times, E. coli and P. aeruginosa biofilm in 2.9 times, respectively, comparing with biofilms after treatment with water. Under the actions of such a concentration of the “Enzidesis” means, the biofilm though significantly degraded, but they were still a medium density, more than 0.5 units. Increasing the concentration of a means of 0.075 % to 0.5 % contributed to the intensity of degradation of test-cultures, an average of 3.0 times (P < 0.05) and they became a weak density (0.24–0.20 s). Increasing the concentration of the “Enzidesis” means up to 1.0 % or more, did not significantly destroy the matrix of the biofilm of microorganisms, since the optical density of the washing solutions was as in control. In determining the influence of the temperature of the working solutions of the “Enzidosis” means on its film-building activity, it has been found that with an increase in the disinfection agent “Enzidesis” with +20 to +60 °С there is an increase in the degradation of the biofilm formed S. aureus, E. coli and P. aeruginosa. Dezilities can be effectively used in 0.5 % concentration at room temperature of solutions. When substantiating the exposure time of the “Enzidesis” exhibition time, it has been found that to remove the S. aureus, E. coli and P. aeruginosa 0.5 % means at a solution temperature of +20 ± 1 °C, it is necessary that the action time is from 15 to 30 minutes.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Menezes, Maria Luíza Ferraz Vasconcelos de, Yngrid Viviane Gomes de Macedo, Nathalia Marília Pereira Ferraz, Kaique de Freitas Matos, Raqueline Oliveira Pereira, Natasha Muniz Fontes, Mara Ilka Holanda de Medeiros Batista e Marcília Ribeiro Paulino. "A importância do controle do biofilme dentário: uma revisão da literatura". Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 55 (13 agosto 2020): e3698. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3698.2020.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: Verificar a importância do controle do biofilme dentário através de uma revisão crítica da literatura. Métodos: Foram acessadas bases de dados online (PubMed, BVS e Scielo), empregando-se os seguintes termos de busca em português e inglês: Controle Químico da placa dentária, Dieta Cariogênica, Remoção da Placa Oral, Nutrição e Dieta na Formação de Biofilmes, Controle mecânico da placa oral, Método controle biofilme dental e Dentifrícios fluoretados prevenção da cárie. Consideraram-se artigos publicados nos últimos 12 anos, disponíveis para leitura completa. Todos os registros tiveram o título e resumo lidos, para confirmação de pertinência temática. Resultados: Fizeram parte da revisão 23 artigos. Foram detalhados em tabela de resultados os artigos de pesquisa e revisão sistemática (n=16). A escovação dentária convencional utilizando dentifrício é eficaz no controle do biofilme, o que foi ratificado nos artigos que compararam diferentes métodos para controle de biofilme ou avaliaram impacto de diferentes hábitos de higiene oral. Considerações finais: O controle do biofilme é importante na prevenção das doenças cárie e dos problemas periodontais. Os métodos de higiene oral mostram-se como a melhor maneira de evitar patologias bucais causadas pelo biofilme bacteriano e devem ser empregados de diferentes formas, de acordo com o perfil de cada paciente.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

SOBRAL, PAULO JOSÉ DO AMARAL. "Influência da espessura de biofilmes feitos à base de proteínas miofibrilares sobre suas propriedades funcionais". Pesquisa Agropecuária Brasileira 35, n. 6 (giugno 2000): 1251–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2000000600022.

Testo completo
Abstract (sommario):
O emprego potencial de filmes comestíveis e biodegradáveis em embalagens é condicionado pelas suas propriedades funcionais, que são influenciadas por muitos fatores, inclusive pela espessura. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência da espessura dos biofilmes feitos à base de proteínas miofibrilares (de carne bovina e de tilápia-do-nilo) sobre suas propriedades funcionais. Os biofilmes foram preparados a partir de uma solução filmogênica com 1 g de proteínas/100 g de solução. A concentração de plastificante foi de 45 g de glicerina/100 g de proteínas, e o pH foi mantido em 2,7. Após secagem, os filmes foram acondicionados em dessecadores a 58% de umidade relativa e 22°C, por quatro dias. As propriedades mecânicas foram determinadas por teste de perfuração; a permeabilidade ao vapor de água, por um método gravimétrico, e a cor e a opacidade, com colorímetro HunterLab, a 22°C. A força na perfuração, a permeabilidade ao vapor de água, a diferença de cor e a opacidade dos dois biofilmes aumentaram linearmente com a espessura dos corpos-de-prova. A deformação na perfuração foi pouco dependente da espessura e apresentou grande dispersão, em ambos os filmes. A taxa de permeabilidade ao vapor de água diminuiu linearmente com a espessura.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Ramalho, Maria Auxiliadora da Silva, Bernadete Santos, Daniel Fernandes Ramalho, Saraghina Maria Donato da Cunha, Raline Mendonça dos Anjos, Heloisa Mara Batista Fernandes de Oliveira, Aleson Pereira de Sousa e Abrahão Alves de Oliveira Filho. "Atividade antiaderente dos óleos essenciais de Eucalyptus globulus e Eucalyptus citriodora contra cepas de Klebsiella pneumoniae". Research, Society and Development 9, n. 7 (20 maggio 2020): e406974245. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4245.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho objetiva avaliar a Concentração Inibitória Mínima de Aderência (CIMA) dos óleos essenciais de Eucalyptus globulus e Eucalyptus citriodora contra a bactéria Klebsiella pneumoniae. Foi realizada a determinação da Concentração Inibitória Mínima de Aderência (CIMA) utilizando a técnica de tubos inclinados ao vidro, na presença de 5% de sacarose. Após 24 horas, foi realizada a leitura por meio da observação visual da aderência da bactéria às paredes do tubo. Observou-se que o óleo essencial de Eucalyptus globulus apresentou uma boa eficiência antiaderente frente à cepa de Klebsiella pneumoniae apresentando inibição do biofilme na concentração 1:8 semelhante ao controle digluconato de clorexidina 0,12%. O óleo de Eucalyptus citriodora não inibiu a formação do biofilme em nenhuma das concentrações testadas. Conclui-se que somente o óleo essencial pertencente à espécie Eucalyptus globulus apresentou ação antiaderente contra a cepa Klebsiella pneumoniae podendo este ser usado como método alternativo no combate de biofilmes produzidos por K. pneumoniae.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Assis, Thalles Rodrigues Teixeira de, Pâmela Beatriz do Rosário Estevam dos Santos, Adriano Moraes da Silva, Luciane Dias de Oliveira e Ana Luiza do Rosário Palma. "As propriedades antimicrobianas do extrato glicólico de Casearia sylvestris Sw. em biofilme monotípico de cepas de Candida albicans e Candida glabrata". Research, Society and Development 11, n. 1 (13 gennaio 2022): e51811125222. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25222.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivos: A resistência dos microrganismos perante o uso indevido dos fármacos é atualmente um dos problemas de saúde pública, tornando-se necessárias pesquisas sobre compostos naturais com atividade antimicrobiana, como a Casearia sylvestris. Este estudo objetivou avaliar a atividade antimicrobiana do extrato glicólico de Casearia sylvestris sobre cepas-padrão de Candida albicans (ATCC 18804) e Candida glabrata (ATCC 9030) em cultura planctônica, verificando a concentração inibitória mínima e concentração microbicida mínima (CIM e CMM) e também sua ação sobre biofilmes. Metodologia: O extrato glicólico de C. sylvestris, de origem comercial, foi obtido na concentração de 200 mg/ml (20%) eluídos em 80% de propilenoglicol. Os valores da CIM e CMM foram determinados pelo método de microdiluição em caldo, segundo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI), normas M27-A2, com modificações. Logo, foram iniciados os testes em biofilmes monotípicos de 48h, com troca de caldo a cada 24h, destes micro-organismos. Após submetido aos tratamentos o biofilme foi preparado para o teste metabólico de MTT. Resultados: Candida albicans apresentou CMM em 50 mg/mL, em Candida glabrata não observou-se CIM e CMM. No teste de MTT os resultados mostraram efetividade da concentração de 25 mg/mL sobre Candida glabrata, com redução de ≥ 29%, em Candida albicans não observou-se resultados significativos nas concentrações analisadas. Conclusão: O extrato apresentou efeito antimicrobiano contra os gêneros testados. Salienta-se também a importância de testes in vitro e in vivo que corroborem os resultados apresentados, com finalidade de aumentar o embasamento da aplicação do extrato.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Regiane Augusto Da Silva, Hevelin, Mikaely Aparecida De Souza Bonifácio, Mayla Silva Cayres De Oliveira e Lizziane Kretli Winkelstroter Eller. "AVALIAÇÃO DOS GENES DE VIRULÊNCIA E FORMAÇÃO DOS BIOFILMES EM Escherichia coli ISOLADAS EM UM LABORATÓRIO CLÍNICO DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP". COLLOQUIUM VITAE 9, n. 3 (9 settembre 2017): 13–23. http://dx.doi.org/10.5747/cv.2017.v09.n3.v204.

Testo completo
Abstract (sommario):
Escherichia coliisone of the main microorganisms that cause urinary tract infection (UTI). The objective of this work was to evaluate the presence of virulence genes, the biofilm formation and the potential inhibition of biofilms by essential oil of ginger and star anise in Escherichia coliisolated from a clinical laboratory at Presidente Prudente-SP. In the biofilm formation, the titration microplate technique was used and the polymerase chain reaction was used to evaluate the presence of the virulence genes. The results showed that 100% of the isolates formed biofilms. Only six isolates presented reduction of biofilms in presence of essential oil. The most frequent virulence gene was fimH(100%) followed by kpsMTII (99.9%) papC(98.9%) and fliC (84.8%). We emphasize that the microorganisms may be in a phase of progressive accumulation of virulence factors which facilitates the increase of the severity of the host infection
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Cosme-Silva, L., e R. D. Khoury. "Estratégias de Combate para Biofilmes, Um Desafio Endodôntico". Revista da Faculdade de Odontologia de Lins 26, n. 1 (30 giugno 2016): 53–54. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1236/fol.v26n1p53-54.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Caixeta, Marcos, Ananda Braga, Débora Almeida, Osvaldo Pinto, Eliete Santana e Plínio Naves. "ESTUDO DA FORMAÇÃO DE BIOFILMES POR PSEUDOMONAS AERUGINOSA". Enciclopédia Biosfera 16, n. 29 (30 giugno 2019): 1870–80. http://dx.doi.org/10.18677/encibio_2019a144.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Rocha, Carlos Henrique Lopes, Geovane Santos Muniz e Flaiane Maria Galvão Rocha. "IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS PRESENTES EM BIOFILMES DE SUPERFÍCIES METÁLICAS". Revista de Investigação Biomédica 10, n. 2 (22 aprile 2019): 172. http://dx.doi.org/10.24863/rib.v10i2.284.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo. Objetivos: Considerado a importância dos biofilmes, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as características da comunidade bacteriana existente em biofilmes associados a superfície de torneiras dispensadoras de água potável. Material e métodos: As amostras foram coletadas na abertura das torneiras, células foram semeadas, contadas e submetidas a coloração de Gram, testes de assimilação de carbono (BIOLOG) e Rugai. Resultados: Com o presente trabalho foi possível visualizar tanto bactérias Gram-positivas quanto negativas e quantificar as unidades formadoras de colônias por swab (UFC/Swab) encontradas em cada dispersador de água potável. Conclusões: As bactérias encontradas utilizam diversas fontes de carbono disponíveis para produção de nutrientes que neceita para sua sobrevivência, o método escolhido foi eficiente para classificação das bactérias encontradas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Silva, Washington Azevêdo da, Joelma Pereira, Carlos Wanderlei Piler de Carvalho e Fabiana Queiroz Ferrua. "Determinação da cor, imagem superficial topográfica e ângulo de contato de biofilmes de diferentes fontes de amido". Ciência e Agrotecnologia 31, n. 1 (febbraio 2007): 154–63. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000100023.

Testo completo
Abstract (sommario):
Atualmente, um dos problemas que acometem o meio ambiente é a poluição ocasionada pelo descarte de filmes plásticos de polímeros sintéticos sem nenhum controle. Uma das alternativas para minimizar este problema é a utilização de amido na elaboração de materiais biodegradáveis que possuem alta degradabilidade quando lançados no meio ambiente. Apesar do número crescente de trabalhos de pesquisas utilizando diferentes materiais biodegradáveis, o conhecimento das propriedades físicas de biofilmes elaborados com amido ainda é bastante reduzido. Objetivou-se com este trabalho determinar a diferença de cor, a imagem superficial topográfica por microscopia eletrônica de varredura e o ângulo de contato de biofilmes elaborados com três diferentes tipos de amido: filme de fécula de batata (FFB), filme de fécula de mandioca (FFM) e filme de amido de milho (FAM) com três concentrações: 1, 2 e 3% empregando-se um delineamento inteiramente casualizado com três repetições. A interação concentração e tipo de amido foi estatisticamente significativa para ângulo de contato e não significativa para a diferença de cor. A diferença de cor foi afetada pela fonte de amido e o maior valor observado para filme de fécula de mandioca. Com o aumento da concentração de amido, o ângulo de contato diminuiu para filmes de fécula de mandioca e de batata, diferentemente para os biofilmes de milho, onde esta relação foi constante.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Machado, Nathália Evelyn da Silva, Lorena Oliveira Mendes, Paulo Roberto Goldoni e Graziela Garrido Mori. "Estudo in vitro da ação antimicrobiana de medicações intracanal experimentais sobre biofilmes de Enterococcus faecalis". Dental Press Endodontics 10, n. 3 (24 settembre 2020): 43–48. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2545.10.3.043-048.oar.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: A eliminação do Enterococcus faecalis dos canais radiculares é fundamental para o sucesso do tratamento endodôntico, uma vez que esses microrganismos são de difícil eliminação, principalmente quando organizados em forma de biofilmes. A busca por drogas ou suas combinações que possam eliminar esses microrganismos é um dos principais objetivos terapêuticos. Objetivo: O presente estudo avaliou a ação antimicrobiana de medicações intracanal experimentais sobre biofilmes de Enterococcus faecalis. Métodos: Quarenta dentes bovinos unirradiculares foram utilizados; suas coroas foram seccionadas e as raízes foram instrumentadas e esterilizadas. As raízes foram contaminadas com suspensão contendo Enterococcus faecalis, mantidas em estufa a 37°C por 30 dias e divididas em quatro grupos, de acordo com a medicação intracanal: GI) medicação experimental 1 (clorexidina [CHX] 0,2%/metronidazol, doxiciclina); GII) medicação experimental 2 (CHX 0,2%/metronidazol, minociclina); GIII) clorexidina a 2% (CHX 2%); e GIV) solução salina. As raízes foram seladas e mantidas em estufa por 7 dias, em tubos contendo TSB. Dentina foi coletada e semeada por 24 h, para formação de UFCs. Os valores obtidos foram comparados pelos testes ANOVA e Tukey (p<0,05). Quando comparados os resultados, não houve diferenças entre os Grupos I, II e III; no entanto, eles foram significativamente diferentes do Grupo IV. Conclusão: As medicações intracanal experimentais exerceram ação antimicrobiana sobre biofilmes de Enterococcus faecalis.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Battaglini, N. M. P., C. A. F. Pintão e A. P. C. Coutinho. "CARACTERIZAÇÃO DE BIOFILMES À BASE DE AMIDO DE MANDIOCA E GLICEROL". Revista SODEBRAS 16, n. 191 (novembre 2021): 87–97. http://dx.doi.org/10.29367/issn.1809-3957.16.2021.191.87.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Chagas, Laura Gonçalves da Silva, Poliana de Castro Melo, Lara Reis Gomes, Dayane Olímpia Gomes, Ednaldo Carvalho Guimarães, Aldo Rogelis Aquiles Rodrigues e Anna Monteiro Correia Lima. "Evaluation of biofilm formation by Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis and Escherichia coli on coatings for stainless steel composed of polypropylene with zeolite and polypropylene with glass and silver". Research, Society and Development 9, n. 10 (21 ottobre 2020): e8439109125. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9125.

Testo completo
Abstract (sommario):
A presença de biofilme microbiano nos equipamentos de ordenha, ocasionada pela limpeza inadequada, é uma fonte constante de contaminação dos animais ordenhados e do leite que é enviado para a indústria. O biofilme também compromete a saúde dos animais e a qualidade do leite produzido. O objetivo deste estudo foi avaliar a formação de biofilme em quatro diferentes revestimentos para aço inoxidável, compostos por polipropileno virgem, polipropileno com 3% de zeólita, polipropileno com 6% de zeólita e polipropileno com vidro e prata. A formação de biofilme nos quatro revestimentos testados foi avaliada pela contagem de unidades formadoras de colônias de células no biofilme, extração da matriz por sonicação e quantificação de proteínas extracelulares e polissacarídeos, conforme confirmado pela análise de imagens geradas por microscopia confocal de varredura a laser. Cinco amostras de produção de biofilmeForam selecionados Staphylococcus aureus , um de Staphylococcus epidermidis e cinco de Escherichia coli , cuja produção de biofilme foi avaliada em um estudo anterior para avaliar a adesão aos diferentes revestimentos. Escherichia coli foi a bactéria com maior produção de biofilme em todos os revestimentos testados, sendo que a maior adesão do biofilme microbiano ocorreu no polipropileno com 6% de zeólita quando comparado ao polipropileno com prata e vidro. Esperava-se que o material composto de prata, vidro e polipropileno apresentasse menor aderência aos biofilmes microbianos, mas neste estudo não foi observada diferença entre os revestimentos com polipropileno virgem, com 3% de zeólita, e com vidro e prata.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Pinto, Ana Paula, Isabela Bueno Rosseti e Maricilia Silva Costa. "ESTUDO DO EFEITO DA TERAPIA FOTODINÂMICA ANTIMICROBIANA SOBRE A VIABILIDADE DO BIOFILME PRODUZIDO POR Candida albicans". Revista Univap 22, n. 40 (13 marzo 2017): 620. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1284.

Testo completo
Abstract (sommario):
A C. albicans é um fungo comensal e oportunista, que em casos de imunossupressão pode causar infecções e levar o indivíduo à morte. O biofilme produzido por C. albicans apresenta resistência a vários antifúngicos, pois é formado por uma matriz extracelular que dificulta a difusão dos fármacos. A Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana (TFA) é uma terapia que combina uma fonte de luz visível, um agente fotossensível (não tóxico) e oxigênio. Esta interação promove a produção de espécies reativas de oxigênio (ERO’s), que alteram a permeabilidade da membrana celular e podem levar à morte celular de microrganismos. Foi realizada a TFA em biofilmes produzidos por C. albicans em diferentes fases de desenvolvimento. A fonte de luz utilizada foi um Light Emitting Diode (LED) (630nm) e o agente fotossenssível utilizado foi o Azul de Toluidina (AT). Os resultados demonstraram que tanto sobre a formação quanto sobre o biofilme produzido por C. albicans a TFA foi capaz de reduzir a viabilidade celular e alterar a morfologia, diminuindo a quantidade do número de células e de filamentos. Assim, a TFA demonstra ser uma potencial terapia antifúngica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Vieira, P. H. A. G. P., E. M. A. Sales, S. F. F. Guedes, M. M. A. Frota, M. M. R. Lima, B. G. Neves, D. S. C. M. Castelo-Branco e L. K. A. Rodrigues. "Análise do Biofilme Sobre Selantes Resinosos e Ionoméricos com Adição de Clorexidina Por Meio de Microscopia Confocal de Varredura Laser". Journal of Health Sciences 19, n. 5 (23 febbraio 2018): 239. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p239.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo do presente trabalho foi avaliar in vitro o padrão do biofilme formado sobre um selante resinoso (SR) e selante ionomérico quimicamente ativado (SI) incorporados com digluconato de clorexidina (DC) a 0,5% e sobre o esmalte dentário adjacente a esses materiais, através de microscopia confocal de varredura a laser (MCVL). Blocos de esmalte dentário bovino (8x8x4 mm) foram restaurados, de acordo com os grupos: SR (Bioseal®), SRDC (Bioseal® + 0,5% de DC), SI (Riva Protect ®) e SIDC (Riva Protect ® + 0,5% de DC). Para a indução de cárie em esmalte, utilizou-se um modelo microbiológico de formação de biofilme de S. mutans UA 159 durante cinco dias, sendo três blocos de cada grupo para cada triplicata experimental. Após 5 dias de incubação, o biofilme foi avaliado através de MCVL. Os parâmetros avaliados do biofilme foram biomassa total, espessura média, espessura média total, coeficiente de homogeneidade e relação superfície/volume para células vivas. Os dados foram analisados utilizando Teste t pareado, com nível de significância em 5% (SigmaStat 3.5). Quando comparado o biofilme formado sobre o esmalte dentário adjacente e sobre o selante, todos os parâmetros avaliados foram estatisticamente significantes para o grupo SR, no grupo SI nenhuma diferença foi observada, já para os grupos SRDC e SIDC somente a relação área/volume foi significante. Os selantes resinosos apresentaram um maior efeito antibiofilme, no entanto a incorporação de DC promoveu dispersão em selantes resinosos e ionoméricos.Palavras-chave: Biofilmes. Clorexidina. Selantes de Fóssulas e Fissuras.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Anunziato, Priscila, Martha Tussolini, Rebeca Caparica, Cynthia Beatriz Furstenberger e Paulo Rogério Pinto Rodrigues. "A influência do Thiobacillus Thiooxidans na corrosão do aço inoxidável 430 em H2SO4 1 mol L-1". Rem: Revista Escola de Minas 63, n. 1 (marzo 2010): 97–102. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672010000100017.

Testo completo
Abstract (sommario):
A corrosão microbiológica é um dos grandes problemas industriais da atualidade. O objetivo desse trabalho é estudar a influência da Thiobacillus Thiooxidans (TT) na corrosão do aço inoxidável 430 em H2SO4 1mol L-1. Nesse trabalho, foram empregadas as técnicas de: medidas gravimétricas, polarização anódica potenciostática (PA) e potenciodinâmica cíclica (PC), espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE), microscopia óptica e eletrônica de varredura (MEV). Os resultados gravimétricos mostraram que, em 180 minutos de imersão do aço no meio contendo TT, há a formação de biofilme, o qual, inicialmente, bloqueia a corrosão do metal. A PA mostrou que o TT atua catalisando a reação de oxidação do aço 430 nesse meio, sendo que resultados semelhantes foram obtidos pela EIE. A aplicação da PC, na região passiva do aço 430, nesse meio, gera a inibição da geração de biofilmes em sua superfície, resultado este comprovado pela MEV.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Rocha, Flaviane Maria Galvão, Carlos Henrique Lopes Rocha, Aline Michelle Silva Mendonça, Eduardo Willian De Alencar Pereira, Francisco Marcelo Costa Da Silva, Amanda Romana Santos Da Silva, Silvio Gomes Monteiro e Cristina De Andrade Monteiro. "Virulência de isolados clínicos de Candida tropicalis". Revista de Investigação Biomédica 9, n. 2 (21 maggio 2018): 118. http://dx.doi.org/10.24863/rib.v9i2.146.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo. Objetivos: verificar a produção enzimática e a capacidade de aderência e formação de biofilme em isolados clínicos de Candida tropicalis. Material e métodos: 14 isolados provenientes de amostras clínicas obtidas de um laboratório particular de São Luís- MA, foi realizada a identificação pelo sistema automatizado VITEK (bio Mérieux). Resultados: Todos os isolados foram aderentes ao vidro e a maioria apresentou aderência moderada, 42,9% foram positivas para proteinases, 78,6% para fosfolipases, com Pz variando de 0,47 a 0,9. Todos os isolados apresentaram atividade hemolítica em meio sólido e sete isolados mostraram IH ≥ 2.0. Conclusões: Os isolados de Candida tropicalis avaliados foram capazes de aderir a superfícies inertes com padrões distintos de organização celular, onde alguns destes tipos poderiam facilitar a formação de biofilmes por estas espécies, a propriedade de aderência não está diretamente relacionada ao sítio de infecção, mas provavelmente com fatores específicos destes microrganismos e com a resposta do hospedeiro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Costa, Djeson Mateus Alves da, e Raniely Alves de Oliveira. "Queratina de penas de frangos nas propriedades de biofilmes de amido de milho-glicerol". Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 15, n. 1 (1 gennaio 2020): 57–61. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v15i1.6683.

Testo completo
Abstract (sommario):
Plásticos biodegradáveis à base de amido têm adquirido bastante importância tendo em vista a sua possibilidade de substituir os plásticos convencionais derivados de fontes fósseis. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito da adição de queratina (0, 10 e 20%, em relação à quantidade de amido), oriunda de penas de frangos, nas propriedades de biofilmes de amido de milho-glicerol. Os filmes foram obtidos por casting e os ensaios para obtenção e caracterização dos mesmos foram conduzidos nos laboratórios de Físico-química e de Processos Químicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Nova Cruz. Avaliou-se os parâmetros espessura, gramatura, densidade, transparência, umidade, solubilidade em água, permeabilidade ao vapor de água e transparência dos biofilmes. Os valores da transparência, espessura, gramatura e densidade não foram afetados com os tratamentos, enquanto que, os da solubilidade em água e da taxa de permeação ao vapor de água dos filmes reduziram com o aumento da quantidade de queratina.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Yang, C. P., H. Chen, G. M. Zeng, W. Qu, Y. Y. Zhong, X. Zhu e M. T. Suidan. "Modeling biodegradation of toluene in rotating drum biofilter". Water Science and Technology 54, n. 9 (1 novembre 2006): 137–44. http://dx.doi.org/10.2166/wst.2006.860.

Testo completo
Abstract (sommario):
Rotating drum biofilters (RDBs) are cost-effective for control of emissions of volatile organic compounds (VOCs) from waste gas streams. In this paper, a dynamic mathematical model is presented which simulates and predicts the variation in performance of a multi-layer RDB with time on the basis of the two-film theory. The model takes into account factors including biofilm growth and biomass loss, and a changing biofilm surface area and thickness assuming quasi-steady-state conditions in the two-phase system and uniform bacterial population. Toluene was assumed to be the only rate-limiting substrate. The model equations for the gas-phase mass balance and biofilm growth were solved using MATLAB based on the fourth-fifth-order Runge–Kutta technique, and the concentration profiles in the biofilms were obtained using the method of orthogonal collocation. Simulation results showed that the toluene removal efficiency decreased with increased toluene loading or increased duration of operation of the biofilter. Calculation results were compared to the experimental results, which demonstrated that the dynamic model provided a good simulation of the performance of the biofilter.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Sirotkin, A. S., J. V. Kobeleva e E. S. Gorshkova. "Bio-Augmentation of Nitrifying Microorganisms to Increase the Efficiency of Oxidation of Nitrogen Compounds during Wastewater Biofiltration". Biotekhnologiya 36, n. 2 (2020): 99–107. http://dx.doi.org/10.21519/0234-2758-2020-36-2-99-107.

Testo completo
Abstract (sommario):
The efficiency of nitrifying bacteria bio-augmentation into biofilm microbiocenosis during 30-day continuous biofiltration of municipal wastewater model solution has been assessed. The laboratory setup consisted of two parallel operating biofilters, in one of which, after start-up period, cultures of ammonium-oxidizing and nitrite-oxidizing bacteria of the Nitrobacter genus were sequentially introduced. It was established that the bio-augmentation of ammonium-oxidizing bacteria into the biofilm microbiocenosis led to an increase in the efficiency of ammonium nitrogen removal by an average of 1.6 times compared to the control biofilter. The subsequent bio-augmentation of nitrite-oxidizing bacteria caused an increase in the amount of nitrates in purified water by 2 times on average. As a result of bio-augmentation of nitrifying bacteria into the biofilm microbiocenosis, the nitrification process was intensified. Quantitative and qualitative identification of microorganisms via fluorescence in situ hybridization showed an increase in the number of nitrifying microorganisms in the biofilm of experimental biofilter, which confirms the efficiency of introduction of microorganisms and correlates with the data on biotransformation of nitrogen compounds. nitrifying microorganisms, wastewater biofiltration, biofilms, bio-augmentation, fluorescence in situ hybridization.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Mariano Cunha, Amanda Mozarte, Valdemara Cristiane Pereira dos Santos e Lucinéia Cavalheiro Schneider. "AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE CULTURA SIMBIÓTICA DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS ATIVAS (SCOBY) EM KOMBUCHA COM DIFERENTES FONTES DE CAFEÍNA." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, n. 2 (21 maggio 2021): 145–51. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8969.

Testo completo
Abstract (sommario):
O SCOBY refere-se a um biofilme celulósico de leveduras e bactérias de alta cristalinidade, resistência à tração, insolubilidade, moldabilidade, polimerização, retenção de água e fibras mais finas que as de celulose vegetal. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e caracterizar crescimento e desenvolvimento do biofilme flutuante em amostras de Kombucha produzidas em diferentes fontes de cafeína: Camellia sinensis, Ilex paragauiensis, Coffea, Paullinia cupana e Theobroma cacao. EMBASA, em Barreiras-BA. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (T1, chá verde, T2, chá mate, T3, café, T4, guaraná e T5, cacau 100%) e quatro repetições, no conjunto de 20 parcelas, realizadas em triplicata, totalizando 60 unidades experimentais. Os substratos de fermentação foram eficientes para a produção de um novo biofilme. O fator pH não variou com os teores de cafeína, diferente do crescimento da película bacteriana, que se multiplicou em maiores teores da substância. O tratamento 5 obteve maiores índices de crescimento, rendimento, quantidade de matéria seca, e menor teor de umidade em relação aos demais, seguindo pelos tratamentos 1 e 3, com rendimento de biofilme mediano e valores aproximados de teor de umidade 65% e 60% respectivamente. Os tratamentos com menores desempenhos foram o 2, com 80% de umidade, e 4, com 75,17%. Conclui-se que para produção de biofilmes com objetivo de obtenção de biocelulose, o cacau 100% torna-se a melhor opção como fonte de inoculo para as bactérias e leveduras microbiologicamente ativas presentes na Kombucha.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Batista, Juliana A., Patrícia S. Tanada-Palmu, Francisco A. Passos, Paulo E. Trani e Carlos R. F. Grosso. "Vigor de sementes de brócolos submetidas a coberturas biodegradáveis e micronutrientes". Horticultura Brasileira 23, n. 3 (luglio 2005): 841–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362005000300030.

Testo completo
Abstract (sommario):
O desenvolvimento e a aplicação de filmes ou coberturas biodegradáveis na horticultura são técnicas praticadas há vários anos, que visam promover melhoria na qualidade do produto. no presente trabalho desenvolveu-se e caracterizou-se biofilmes de pectina, gelatina e ácidos graxos e verificou-se sua eficiência como cobertura para sementes de brócolos (Brassica oleracea L. var. italica). Os filmes foram caracterizados quanto à solubilidade em água. A contagem e a observação de plantas de brócolos, a partir da germinação de sementes cobertas e não cobertas foi realizada em média a cada três dias, aos 27 dias fêz-se a quantificação da matéria fresca e seca. Os filmes de pectina e ácido esteárico foram 100% solúveis em água, enquanto os elaborados com pectina e gelatina (1/1) foram apenas 18%. A aplicação das coberturas filmogênicas nas sementes de brócolos não afetou a emergência das plantas, demonstrando assim sua potencialidade para uso comercial. Os fertilizantes molibdato de sódio (0,2 mg L-1) e ácido bórico (1mg L-1), aplicados juntamente com os biofilmes, também não afetaram a emergência e o desenvolvimento das plantas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia