Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Economia i Empresa.

Articoli di riviste sul tema "Economia i Empresa"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Economia i Empresa".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Martins, Ricardo Marcondes. "Teoria constitucional das Empresas Estatais – 2ª. Parte". Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI 4, n. 15 (16 novembre 2020): 55–85. http://dx.doi.org/10.48143/rdai/15.rmm.

Testo completo
Abstract (sommario):
O regime das empresas estatais deve ser compreendido à luz da Constituição Federal. Neste estudo, vários aspectos foram fixados: as empresas estatais jamais se apresentam como autênticas concessionárias. Nenhuma empresa estatal é integralmente regida por regras de direito privado. O regime das empresas criadas nos termos do art. 173 da CF/88 não se confunde com o regime das empresas exploradoras de monopólios federais. Há uma série de condicionamentos constitucionais à instituição de uma empresa estatal ou à participação de uma empresa estatal em uma empresa privada. Há uma conformação implícita na Constituição tanto de empresas públicas como de sociedades de economia mista. O capital privado da sociedade de economia mista não faz com que seu aspecto empresarial prevaleça sobre o seu aspecto estatal.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Forges, Éric, e Jacques Hamel. "O papel da família no desenvolvimento da economia dos "francophones" de Quebec". Organizações & Sociedade 7, n. 18 (agosto 2000): 117–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302000000200010.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo aborda a cultura de empresa articulada nas organizações dirigidas pelos nativos do Quebec de língua francesa. Esta cultura visa redefinir as relações sociais de produção, a organização taylorista do trabalho, a relação entre dirigentes e empregados e o papel social da empresa. Demonstra-se o enraizamento deste novo modo de gestão das empresas em antigas formas econômicas. O estudo de casos de empresas exemplares mostra que as relação de parentesco constituem a base desta cultura de empresa. Com este fundamento, coloca-se em xeque a hipótese de Pierre Bourdieu da reinversão da função da família.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Brito, Luiz Artur Ledur, e Fernando Coelho Martins Ferreira. "Os efeitos da produtividade e escala no desempenho financeiro das empresas de tecnologia de informação". RAM. Revista de Administração Mackenzie 9, n. 3 (giugno 2008): 38–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712008000300003.

Testo completo
Abstract (sommario):
As empresas da nova economia são realmente diferentes? Este trabalho tem como objetivo investigar a estrutura de variabilidade do desempenho financeiro das empresas de tecnologia de informação (TI) no Brasil e determinar a relação entre o desempenho financeiro e dois fatores específicos à empresa: economias de escala e produtividade. Foram utilizados dados secundários sobre as duzentas maiores firmas de TI do Brasil nos anos de 2000 a 2004. A análise utilizou as técnicas de componentes de variância e regressão múltipla. A estrutura de variabilidade do desempenho foi muito similar às empresas de outros setores, indicando uma predominância do efeito empresa individual e limitados efeitos ano e setor. Esses achados podem levantar um questionamento sobre a "distinção" da nova economia. Os resultados também indicaram um efeito significativo da produtividade sobre o desempenho, mas o mesmo não se observa na escala. Discute-se a significância prática da relação entre produtividade e desempenho.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Lisboa, Inês. "Sucessão nas empresas familiares e o impacto no endividamento. Evidência para as PME da região de Leiria". Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa 17, n. 2 (5 agosto 2019): 24. http://dx.doi.org/10.12660/rgplp.v17n2.2018.78223.

Testo completo
Abstract (sommario):
As empresas familiares estão presentes mundialmente, contribuindo positivamente para a economia, criação de riqueza e emprego. A continuidade destas empresas depende essencialmente da sua sucessão. Neste trabalho é apresentado um enquadramento teórico sobre a sucessão das empresas familiares, o que deve ser feito e os principais erros. Posteriormente, é feito um levantamento sobre a sucessão das empresas familiares da região de Leiria, em Portugal. Por fim, é analisado o impacto da geração da empresa e da existência de gestores não familiares no endividamento destas empresas. Os resultados evidenciam que a maioria das empresas se encontra na geração do fundador e que os gestores são maioritariamente familiares. Porém, uma percentagem de 45% dos inquiridos já se preocupou com a sucessão e elaborou um plano, embora o tenha feito maioritariamente sem o apoio de especialistas na área. Por fim, a geração da empresa e o tipo de gestor não tem impacto no endividamento destas empresas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Dias, Denise Oliveira, Jairo Afonso Henkes e Ivete De Fátima Rossato. "A gestão ambiental como ponte entre a empresa e os stakeholders". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, n. 1 (20 aprile 2020): 3. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e120203-22.

Testo completo
Abstract (sommario):
Trata- se um artigo científico, elaborado com base no método explicativo, cujo propósito é a análise do tema da Gestão Ambiental como possível ferramenta de atração dos stakeholders. O trabalho apresenta discussão sobre a Economia Verde, abordando o quanto a abordagem ambiental é fundamental para as empresas do século XXI. Apresenta a Gestão Ambiental como meio de adequar as necessidades da empresa com os limites dos recursos naturais, dispõe as diretrizes normativas e os conceitos que abordam o tema. Com a Gestão Ambiental a empresa se torna melhor vista pelos investidores, comunidade e stakeholders, portanto o marketing ambiental desenvolvido através da própria Gestão Ambiental, além de contribuir para o fomento da Economia Verde, auxilia no aumento do lucro e da aprovação social, o que faz com tanto o meio ambiente quanto a empresa ganhe ao mesmo tempo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

França Filho, Genauto Carvalho de, Ariádne Scalfoni Rigo e Washington José de Souza. "A reconciliação entre o econômico e o social na noção de empresa social: limites e possibilidades (no contexto brasileiro)". Organizações & Sociedade 27, n. 94 (settembre 2020): 556–84. http://dx.doi.org/10.1590/1984-9270948.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo O texto tem como objetivo destacar distintos atributos atinentes ao conceito de empresa social para contribuir na especificação dos usos possíveis. Parte da seguinte questão: que noções qualificam a variedade de significados atribuídos a práticas vinculadas à expressão “empresa social”? Derivada de questionamento em torno dos limites das iniciativas exclusivamente econômicas, de base monetária, quanto à capacidade para responder demandas sociais, a noção de empresa social representa, em certa medida, o ressurgimento de experiências que mobilizam propósitos variados entre lógicas econômicas e sociais. Contudo, a propagação da noção de empresas sociais no mundo tem se prestado a diferentes e até mesmo conflitantes interpretações, entre uma versão anglo-saxônica, uma versão europeia clássica, uma versão latino-americana e outra europeia renovada (Laville, Young, & Eynaud, 2015). É sob tais vieses que o termo pode aparecer, em diferentes contextos, como negócios sociais, terceiro setor, economia social ou economia solidária, conforme aqui pontuamos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Ruduit Garcia, Sandro. "Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto Alegre". Políticas Culturais em Revista 9, n. 2 (26 aprile 2016): 416. http://dx.doi.org/10.9771/pcr.v9i2.17565.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo empenha-se em indagar: Como ocorre o processo de crescimento de “pequenas empresas criativas”? A proposta é analisar as estratégias produtivas e tecnológicas desse tipo de empresa e suas implicações nas chances de geração de inovações econômicas. Com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores de 15 pequenas empresas ligadas a setores da economia criativa na cidade de Porto Alegre, podem-se delinear dois tipos de trajetórias no processo de crescimento: a criação de inovações incrementais e a imitação de inovações. Os empreendedores criativos parecem constituir seus negócios desde a identificação de novos espaços de mercado para produtos criativos, na cidade, no país e mesmo no exterior.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Ladain, Maria Célia Vieira, Isabel de Sá Affonso da Costa e Denise Medeiros Ribeiro Salles. "As práticas de gestão de pessoas nas empresas de economia de comunhão: estudo de caso no Polo Spartaco". Cadernos EBAPE.BR 10, n. 4 (dicembre 2012): 858–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512012000400006.

Testo completo
Abstract (sommario):
Para que uma firma seja considerada empresa de economia de comunhão (EEdC), ela deve seguir princípios específicos, fundamentados nos valores da cultura da partilha, expressos na Carta de Princípios da Empresa de Economia de Comunhão (EdC). Este estudo teve por objetivo verificar se as empresas do Polo Spartaco coadunam os princípios expostos nessa carta, na prática cotidiana da gestão de pessoas, por meio de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualiquantitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com os gestores, aplicação de questionário aos funcionários, observação direta e evidências documentais. Os resultados apontam que as práticas de gestão de pessoas das empresas vinculadas ao Polo Spartaco, de fato, coadunam o discurso expresso na Carta de Princípios da EdC. Observou-se que suas práticas de gestão de pessoas, ainda que de forma pouco estruturada, são bem-sucedidas para gerar produtividade, engajamento, participação e consolidação de valores.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Mattos, Mauricio, Mariana Kleina, Marcos Augusto Mendes Marques e Wiliam De Assis Silva. "APLICAÇÃO DE ALGORITMOS EVOLUCIONÁRIOS NA OTIMIZAÇÃO DE UM RECORTE DE UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PAPEL". Exacta Volume 19, Issue 3 (18 marzo 2021): 706–28. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.2021.16318.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em um cenário global cada vez mais competitivo para as empresas, é crescente a preocupação com redução de custos operacionais. Assim, a adoção de ferramentas de otimização por empresas é constante, buscando-se melhorias nos processos atuais mediante modelos matemáticos. Este artigo busca avaliar o desempenho de dois algoritmos evolucionários na otimização dos custos de uma cadeia de suprimentos, focando nos custos de aquisição de material, armazenagem e venda perdida. Para o estudo, foi analisado um recorte da cadeia de suprimentos de uma papelaria, considerando seu produto de maior receita, seus fornecedores de primeira camada e seus clientes de primeira camada. Um dos algoritmos mostrou-se eficaz comparado à política atual de compras da empresa, apresentando uma economia de 3,9%, porém, o outro apresentou um resultado ruim, elevando os custos da companhia em 74,4%. Já a solução ótima apresentou uma economia de 7,2% em relação ao que foi praticado pela empresa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

França, Vladimir Da Rocha, e Catarina Cardoso Sousa França. "Novo regime jurídico dos contratos das empresas estatais". Revista Digital de Direito Administrativo 6, n. 1 (31 gennaio 2019): 72–93. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v6i1p72-93.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo do presente ensaio é descrever e analisar as normas jurídicas veiculadas pela Lei Federal nº 13.303/2016, pertinentes aos contratos celebrados por empresas estatais (empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias), com o emprego da metodologia preconizada pela dogmática jurídica (ou Ciência do Direito em sentido estrito). Pode-se identificar as seguintes derrogações de Direito Público no regime jurídico dos contratos disciplinados pela Lei Federal nº 13.303/2016: (i) a exigência de prévio processo administrativo para a celebração do negócio jurídico; (ii) o direito da empresa estatal de exigir garantias do contratado e (iii) a competência da empresa estatal para aplicar sanções administrativas ao contratado. No mais, esses contratos das empresas estatais estão sujeitos ao regime jurídico de Direito Privado. Portanto, o contratante tem os mesmos direitos do particular, ressalvadas aquelas prerrogativas especiais que a lei ainda lhe reconhece – direitos estes que não perdem o seu caráter instrumental em face do interesse público, até mesmo por injunção do princípio da função social do contrato.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Nossa, Silvania Neris, Rosimeire Pimentel Gonzaga, Valcemiro Nossa, José Francisco Ribeiro Filho e Aridelmo José Campanharo Teixeira. "Privatizar ou não? Eis a questão: um estudo empírico sobre a rentabilidade das empresas de economia mista e empresas privadas listadas na Bovespa no período de 1995 a 2007". Revista de Administração Pública 45, n. 4 (agosto 2011): 1031–154. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122011000400006.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste trabalho foi verificar se a rentabilidade das empresas de economia mista é diferente da rentabilidade das empresas privadas, levando-se em consideração o tamanho das empresas e o custo da dívida. Foram analisadas as empresas listadas na Bovespa, compreendendo o período de 1995 a 2007. Os dados foram coletados no software Economática. Assim, procurou-se responder à seguinte questão: as empresas brasileiras de economia mista têm desempenho similar ao das empresas privadas? Para o teste da hipótese empregou-se regressão com dados em painel utilizado como proxy: para a rentabilidade, o Lair (lucro antes do imposto de renda); para o tamanho, o log de ativo; e, para o custo de captação de recursos, o custo da dívida (Kd). No que se refere à diferenciação de rentabilidade entre empresas de economia mista e empresas de economia privada, os resultados encontrados corroboram os achados de estudos anteriores. Observou-se neste estudo que tanto o tamanho quanto o custo da dívida estão relacionados à rentabilidade das empresas, mas o fato de a empresa brasileira ser de economia mista ou privada não interfere em sua rentabilidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Canata, Ivana Aparecida. "Planejamento Estratégico para Micro e Pequena Empresa". Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais 17, n. 2 (9 dicembre 2016): 94. http://dx.doi.org/10.17921/1517-9427.2016v17n2p94-103.

Testo completo
Abstract (sommario):
As Micro e Pequenas Empresas têm grande importância para a economia, pois representam a maioria das empresas registradas no país. Porém têm uma taxa de mortalidade elevada, atingindo cerca de 56% de empresas que fecham as portas nos primeiros cinco anos de existência, segundo pesquisa Sebrae em 2005. Em meio as principais causas está a falta de Planejamento Estratégico por parte dessas empresas. Sendo assim este trabalho trata do Planejamento Estratégico que é uma ferramenta administrativa que visa formular um plano de ação com base na análise dos ambientes interno e externo. Ainda nesta perspectiva, o Planejamento Estratégico deverá nortear o que a empresa pretende alcançar no presente e no futuro. Assim o planejamento é utilizado como orientação para atingir os objetivos da empresa. Portanto, este estudo temcomo objetivo a sugestão de um roteiro simplificado para as Micro e Pequenas Empresas, levando em consideração suas particularidadesidentificadas durante as entrevistas e também apresentada na literatura estudada.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Moreira Jr., Hermes, Elis Poli Chiachio e Renata Ruiz Simas. "A ínteri jr. e o movimento empresa júnior como instrumentos do ecossistema empreendedor do mato grosso do sul". REALIZAÇÃO 4, n. 8 (22 dicembre 2017): 98–112. http://dx.doi.org/10.30612/re-ufgd.v4i8.7664.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo se propõe a discutir como as empresas júniores são relevantes no debate sobre ecossistemas empreendedores. Como foco teremos a Ínteri Jr., Empresa Júnior do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Através da apresentação de sua trajetória institucional e de consultorias prestadas, abordaremos o funcionamento do Ecossistema Empreendedor do Mato Grosso do Sul. O movimento empresa júnior no estado começou de fato em 2012, com a caracterização da Ínteri Jr. como sendo a primeira empresa júnior na região a atuar em rede. Após sua fundação, outros universitários de outros cursos foram inspirados e novas empresas júniores começaram a surgir dentro dessa mesma perspectiva, o que levou à fundação da Federação de Empresas Júniores do Mato Grosso do Sul. Nesse contexto será apresentado que, a economia tradicional da região não deve ser tomada como fator limitante das possibilidades de desenvolvimento econômico e as empresas júniores do estado vieram justamente para potencializar este desenvolvimento de forma acessível e de qualidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Sanchez, Rafael Myro. "La Empresa Publica en la Economia Española (1940–1985)". Revista de Historia Económica / Journal of Iberian and Latin American Economic History 5, n. 2 (settembre 1987): 371–79. http://dx.doi.org/10.1017/s0212610900015147.

Testo completo
Abstract (sommario):
El objeto de esta comunicación es exponer de forma esquemática las características actuales y los principales rasgos de evolución de las empresas públicas en España. En primer lugar, describiré sucintamente la importancia actual de las empresas públicas en la economía española y su organización económica e institucional. Me detendré, a continuación, en el análisis de las causas de su crecimiento desde 1940, así como de sus objetivos prioritarios de actuación. Finalmente, me referiré brevemente a sus problemas de control.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Silva, Valdilene Gonçalves Machado, Patrícia Cristina Pereira, Letícia Goulart de Sousa e Wellinton Geraldo Vital. "Controladoria: a utilização de indicadores de controle para tomada de decisão numa pequena empresa do ramo farmacêutico em Divinópolis, MG". Research, Society and Development 4, n. 2 (5 febbraio 2017): 125–41. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v4i2.74.

Testo completo
Abstract (sommario):
As micros e pequenas empresas têm papel fundamental na economia brasileira e, para que sobrevivam num mercado altamente globalizado, onde a concorrência acirrada pode trazer riscos e incertezas, é necessária a utilização de ferramentas que otimizem o processo decisório, o que influencia diretamente no desempenho da empresa. Assim, o principal objetivo deste trabalho é analisar como os indicadores de controle podem contribuir para tomada de decisões mais seguras numa empresa de pequeno porte do ramo farmacêutico. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram levantados mediante pesquisa documental e entrevista semiestruturada com o principal gestor da empresa. Constatou-se a necessidade e importância da utilização de indicadores de controle, pois eles demonstram a real situação da empresa, fornecendo informações seguras e importantes, até então desconhecidas pela empresa, reduzindo as incertezas no processo decisório, além de contribuir para o aumento da eficiência, competitividade e melhoria dos resultados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Pires, Vladimir Sibylla, e Sarita Albagli. "Estratégias empresariais, dinâmicas informacionais e identidade de marca na economia criativa". Perspectivas em Ciência da Informação 17, n. 2 (giugno 2012): 109–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362012000200008.

Testo completo
Abstract (sommario):
Estudo centrado nas dinâmicas informacionais do processo de construção de identidades de marcas por centrais de criatividade, que se valem de redes originadas das interações comunicacionais empreendidas entre grupos de trabalho internos e os atores e grupos sociais externos a elas. Considera-se a informação em sua dimensão performativa. Vale-se de uma abordagem poliepistêmica da Ciência da Informação. Apresenta uma pesquisa empírica realizada em uma empresa da indústria da moda (Osklen), complementada por entrevistas com duas outras empresas da economia criativa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Franqueto, Rafaela, Angelo Antonio Delponte e Renan Franqueto. "IDENTIFICAÇÃO DE RESÍDUOS GERADOS NO PROCESSO PRODUTIVO DE PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, n. 1 (20 aprile 2020): 667. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020667-681.

Testo completo
Abstract (sommario):
A construção civil ocupada lugar de destaque na economia em virtude do contingente de pessoas que emprega, entretanto é a principal responsável pela geração de resíduos no meio urbano, sendo um dos principais vilões no que se refere em impactos ambientais. O estudo tem como objetivo a minimização dos impactos ambientais decorrentes da atividade. Foi realizado o levantamento do processo produtivo da empresa em todas as etapas bem como a geração de efluentes, emissões atmosféricas e ruídos. Constatou-se que a empresa realiza monitoramento ambiental por meio de observações e medições de parâmetros ambientais (check list), usado para controle das atividades que possam geram danos ao meio ambiente, consumidos e a própria empresa. Constatou-se também que a empresa visa a sustentabilidade dos recursos naturais, utilizando métodos menos poluidores e a partir dos levantamentos e análises realizadas, conclui-se que a empresa é viável, do ponto de vista ambiental, pois segue todas as normas ambientais e suas medidas mitigadoras.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Guimarães Teixeira Silva Schmidt, Amanda, e César Augusto Tibúrcio Silva. "AVALIAÇÃO DE EMPRESAS ESTATAIS E A EVIDENCIAÇÃO DA QUALIDADE DOS GASTOS PÚBLICOS: O caso da CEB Distribuição S.A." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 4, n. 2 (15 dicembre 2017): 150. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2017.v4ed26172.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa tem como propósito demonstrar como a ferramenta de avaliação de empresas, pelo método do fluxo de caixa descontado, pode ser utilizada com a finalidade de avaliar a qualidade dos gastos públicos realizados sob a forma de investimentos em empresas estatais. A pesquisa consistiu em um estudo de caso de uma empresa brasileira do setor de energia elétrica, a CEB Distribuição S.A., subsidiária integral de uma sociedade de economia mista. O valor da empresa foi calculado com base em premissas determinadas a partir da análise do desempenho histórico da entidade e projeções macroeconômicas obtidas de outras fontes. Ressalta-se que foram utilizadas somente informações disponíveis ao público. O valor obtido como resultado indica que a entidade analisada não está gerando o retorno financeiro desejável em vista dos recursos públicos nela investidos e permite inferir que o valor recuperável do investimento da controladora nessa empresa é menor do que o valor contábil reconhecido. Essa conclusão pode servir como guia de ação na área pública, pois demonstra a necessidade de melhoria da qualidade dos gastos públicos realizados na empresa analisada, situação que pode se estender a outras empresas estatais brasileiras. Desta forma, sugere-se que sejam realizadas pesquisas utilizando esta metodologia para analisar outras empresas estatais do país.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Chafuen, Alejando Antonio. "Livre Empresa e Responsabilidade Social". MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics 3, n. 1 (1 giugno 2015): 39–53. http://dx.doi.org/10.30800/mises.2015.v3.713.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Responsabilidade Social da Empresa (RSE) pode ser consistente dentro da visão da ética tradicional e da economia liberal? Neste ensaio, o autor responde de maneira afirmativa. Devido ao mero fato de se associarem, as pessoas não se desconectam de sua responsabilidade moral para com o próximo. Lamentavelmente, considera-se como responsabilidade social empresarial o trabalho das empresas em áreas que apresentam pouco controle: salvar animais em extinção, mudanças climáticas e assim por diante. A RSE deve começar em casa. Neste trabalho, o autor propõe princípios para medir adequadamente a elaboração de um índice de RSE.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Luna, Marina Battistella, Diego Fettermann e Paulo A. Cauchick Miguel. "Modularidade em serviços: aplicação em uma empresa de telecomunicações". Revista Produção Online 17, n. 2 (14 giugno 2017): 641. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v17i2.2616.

Testo completo
Abstract (sommario):
A crescente participação dos serviços na economia alterou a forma como as empresas gerenciam e desenvolvem os seus serviços. Esta transformação direciona as empresas para o desenvolvimento e aplicação de metodologias e ferramentas que contribuam para uma redução dos efeitos operacionais de uma maior variedade de serviços oferecidos pelas empresas. Uma das estratégias mais referenciadas para esta finalidade é a modularidade aplicada a serviços. Nesse contexto, este trabalho propõe uma aplicação dos princípios de modularidade para o desenvolvimento de serviços em uma empresa do setor Telecomunicações. A construção da proposta foi realizada a partir de uma revisão da literatura sobre métodos para a promoção da modularidade, tanto no desenvolvimento de novos produtos quanto de serviços. A aplicação realizada busca atender uma lacuna na literatura relacionada à adaptação da modularidade às características do serviço a ser desenvolvido. Dentre os resultados, o trabalho apresenta um roteiro para a aplicação da modularidade no desenvolvimento de um serviço da empresa, ilustrando o potencial de sua aplicação na modularização de serviços.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Pereira, Adriano José, Ricardo Dathein e Octávio Augusto Camargo Conceição. "A empresa e seu ambiente de interação: os limites da Teoria dos Custos de Transação e o alcance da Teoria Institucionalista Evolucionária". Economia e Sociedade 23, n. 1 (aprile 2014): 33–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182014000100002.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo analisa o significado e a importância das empresas para o desempenho das economias sob a perspectiva de duas vertentes teóricas que apresentam diferentes concepções, ainda que parcialmente complementares: a Nova Economia Institucional (NEI) eo Institucionalismo Evolucionário. Tais diferenças abrangem a compreensão do significado de "instituição" e a forma como se dão as relações dos indivíduos com as instituições e dessas entre si. Considerando a empresa como instituição e unidade de análise, a Teoria Institucionalista Evolucionária incorpora os conceitos de governança e de custos de transação à sua perspectiva analítica com ênfase em seus aspectos dinâmicos. Explicita-se, assim, o papel das empresas no desenvolvimento econômico em sua dupla condição: instituições e agentes de inovação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

MUZZIO, HENRIQUE. "IR OU FICAR: O DILEMA DE UM JOVEM ADMINISTRADOR EM UMA EMPRESA DE ECONOMIA CRIATIVA QUE POSSUI UMA GESTÃO CONVENCIONAL". Revista Alcance 24, n. 4(Out/Dez) (7 giugno 2018): 591. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v24n4(out/dez).p591-601.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetiva-se analisar uma situação sobre o debate entre a permanência ou a saída de um jovem recém-formado que é efetivado em uma empresa de tecnologia da informação e comunicação (TIC). A organização possui uma trajetória vitoriosa, mas pode não ter um futuro tão promissor, dado seu modelo de gestão convencional e, aparentemente, não adequado ao contexto da criatividade. Trata-se de uma empresa localizada no Porto Digital, polo de economia criativa do Bairro do Recife. A empresa é uma desenvolvedora de aplicativos no efervescente mercado digital. A partir da perspectiva de um jovem administrador, o relato foi desenvolvido com base em duas entrevistas semiestruturadas. O dilema é desenvolvido na perspectiva de permanência ou saída do profissional da empresa diante do modelo de gestão convencional aplicado em uma empresa da economia criativa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Lucas, Alisson, e Jairo Afonso Henkes. "GESTÃO DE RESÍDUOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES: UMA ANÁLISE DE ETEDI EM INDÚSTRIA METALÚRGICA". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, n. 1 (19 febbraio 2018): 745. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018745-760.

Testo completo
Abstract (sommario):
O mundo corporativo competitivo, demanda que as empresas produzam mais gastando menos e que cumpram com as obrigações legais referentes ao meio ambiente. Portanto o presente estudo de caso teve como objetivo analisar e entender a gestão de resíduos de uma empresa metalúrgica do ramo da cutelaria, e de como ela conseguiu modificar a destinação de seu lodo de ETDI de aterro sanitário para compostagem, reduzindo os custos de operação e de destinação do resíduo e eliminando o uso do aterro sanitário, unindo economia com sustentabilidade. Este estudo contou com a colaboração da empresa Mundial S/A situada no município de Gravataí/RS e de seus colaboradores. A metodologia consistiu em uma análise descritiva das pesquisas realizadas e dos métodos utilizados pelo setor de meio ambiente da empresa para o desenvolvimento desta mudança de tecnologia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Carravetta, Elio. "AS RELAÇÕES ECONÔMICAS DO ESPORTE COM AS MUDANÇAS SOCIAIS E CULTURAIS". Movimento (ESEFID/UFRGS) 3, n. 4 (19 agosto 2007): 52–55. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2208.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os Jogos Olímpicos são objeto social em regime de monopólio do Comitê Olímpico Internacional, que atua como uma empresa multinacional em que o risco decorrente do sistema de economia de mercado e de livre empresa praticamente não existe. O Comitê Olímpico Internacional desfruta de todas as vantagens de uma empresa privada sem sofrer seus inconvenientes. Os atletas são os artífices da espetacularidade esportiva, que se converteram em agentes publicitários das grandes empresas. Marcam um símbolo atrativo da vida moderna, que expressa o êxito e identifica o progresso e, através dos meios de comunicação, fazem do esporte um indutor do consumismo. Com altos salários, os atletas transformaramse em verdadeiros produtos industriais comercializados através dos managers, que constituem uma nova categoria de profissionais incorporada ao mercado de trabalho na área do esporte.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Mondragón Báez, Héctor. "Empresa colonial, ontologia e violência". Agrária (São Paulo. Online), n. 17 (27 novembre 2012): 6–41. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i17p6-41.

Testo completo
Abstract (sommario):
A história, a economia, a lógica e a filosofia da empresa colonial continuam presentes no capitalismo do século XXI, esmagando as comunidades rurais. O poder de decisão está apenas nas mãos do capital transnacional, que se considera o portador do espírito do desenvolvimento global, diante do qual nada é e nada pode ter vida. Impõe a decisão radical de fazer seus megaprojetos e organiza o território como seu. É preciso substituir este destino manifesto do ser excludente e hegemônico pelo reconhecimento do Outro como diferente e fazer justiça aos até agora esmagados, com um regime que defenda seus direitos e com alternativas econômicas que os incluam.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Moreira, Jacqueline De Mello, Joyce Gonçalves Altaf e Irene Raguenet Troccoli. "O CASO RSM PNEUS: estratégias de sucessão em uma empresa familiar". Revista Foco 9, n. 1 (1 agosto 2016): 138. http://dx.doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2016.v9i1.211.

Testo completo
Abstract (sommario):
As empresas familiares detêm papel relevante na economia brasileira, representando aproximadamente 75% da totalidade das empresas e mais de 90% daquelas de capital privado. Além dessa representatividade, as empresas familiares possuem certas particularidades que as diferenciam das demais, como os valores e os laços de seus membros, e o processo sucessório. Neste último, idealmente o fundador da empresa deve contar com a elaboração cuidadosa de plano de ação que garanta preparação planejada do futuro gestor. O objetivo da presente pesquisa, um estudo de caso com abordagem qualitativa, é identificar a existência de estratégias desenvolvidas por uma empresa familiar para conduzir os herdeiros à sucessão do seu dirigente, a partir da análise das atuais necessidades de profissionalização percebidas por sucessores e por sucedidos. Os resultados encontrados indicam, dentre outros, a necessidade de profissionalização imediata de parentes que ocupam cargos de chefia para o melhor resultado deste processo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Diniz, Eduardo H., Adriana Wilner e Tania P. Chistopoulos. "Economia em comunidades". GV-executivo 4, n. 2 (3 ottobre 2005): 17. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v4n2.2005.34526.

Testo completo
Abstract (sommario):
As comunidades de prática virtuais, grupos organizados que se comunicam a distância pela Internet com o objetivo de trocar informações, partilhar conhecimento e realizar tarefa comum, apresentam-se hoje como uma nova proposta de produção econômica. Nela, estruturas tradicionais, baseadas no modelo da empresa ou do mercado, são substituídas por um estilo de trabalho voluntário, flexível e pautado pela especialização por habilidades e competências. O artigo analisa a emergência desse novo modelo e discute suas principais vantagens.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Gonzaga, Alvaro Luiz T. de Azevedo, e Diogo Basilio Vailatti. "Empresas Transnacionais: Sustentabilidade Econômica, Ética e Compliance". REVISTA INTERNACIONAL CONSINTER DE DIREITO 7, n. 7 (19 dicembre 2018): 57–68. http://dx.doi.org/10.19135/revista.consinter.00007.03.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho tem por objetivo entrelaçar as ideias de sustentabilidade econômica, ética empresarial e compliance com um dos principais atores da Economia no mundo globalizado: a empresa transnacional. Nas últimas décadas, as empresas transnacionais desenvolveram-se de forma exponencial, o que faz com que diversos debates sobre os limites de sua atuação sejam cada vez mais necessários para a concretização dos Direitos Humanos. E é justamente dentro desta questão que presente pesquisa buscará analisar o papel da empresa transnacional na efetivação dos Direitos Humanos, partindo das ideias de sustentabilidade econômica, ética e compliance. Os métodos de pesquisa utilizados serão o hipotético-dedutivo, bibliográfico e revisional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Camatta, Rafael Barbieri, e Raphael Puccini de Souza. "INTERVENÇÃO DIRETA NA ATIVIDADE ECONÔMICA PELO ESTADO DE FORMA ANÔMOLA". Revista Vianna Sapiens 5, Especial (25 ottobre 2017): 26. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v5iespecial.143.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo do estudo é demonstrar que o Estado brasileiro utiliza de mecanismos societários para intervir diretamente na atividade econômica fora das hipóteses constitucionais. A análise parte das hipóteses constitucionais de intervenção direta do Estado na economia, posteriormente analisa as formas de controle na sociedade anônima para, enfim, demonstrar um estudo de caso da empresa Fibria. Utiliza-se da revisão bibliográfica dos conceitos de intervenção estatal na economia e do poder de controle na sociedade anônima, aplicando-os no estudo de caso. Concluindo que o Estado brasileiro intervém diretamente no mercado através de controle acionário de empresas privadas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Valent, Vinicius Dornelles, Geni De Sales Dornelles e Joice Zagna Valent. "A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA". Review of Administration and Innovation - RAI 11, n. 3 (6 novembre 2014): 125. http://dx.doi.org/10.11606/rai.v11i3.100218.

Testo completo
Abstract (sommario):
Entender os cenários econômicos permite avaliar melhor as decisões estratégicas tomadas pelas empresas em uma economia de mercado. Um destes cenários chama-se oligopólio, opera com poucas empresas e gera barreiras à entrada de outras. O presente artigo analisa a inserção da empresa de aviação comercial Azul Linhas Aéreas no Brasil. Mormente, em um segmento de mercado oligopolista, que se caracteriza como um duopólio, dominado por duas empresas. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a natureza da estratégia empresarial que superou barreiras existentes no duopólio. De modo específico avaliou a dinâmica de operação da empresa no mercado, analisou a tomada de decisão gerencial e verificou suas perspectivas de desenvolvimento e permanência no mercado. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva. Ela associou os processos de estudo documental e histórico e usou técnicas de análise qualitativa em dados primários e secundários. Constatou-se que uma barreira de entrada para a Azul Linhas Aéreas no Brasil é a própria complexidade da decisão de ingresso, porque ela afeta a dinâmica da economia ao exigir grandes investimentos, cujo retorno é sempre no longo prazo. Pode-se afirmar que a estratégia empresarial conduzida pelo empreendedor da Azul, desenhou no mercado brasileiro um novo cenário econômico. O duopólio deu lugar a um oligopólio, devido aos novos patamares de desempenho das empresas, agora, alavancados pela concorrência.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Nogueira, Gabriela Oliveira Justino Mendonça, Moisés Ozório Souza Neto e José Mauro Madeiros Velôso Soares. "Planejamento tributário agressivo como forma de capitalização por meio do Refis: um estudo em uma empresa familiar". Revista Controle - Doutrina e Artigos 17, n. 2 (26 novembre 2019): 259–82. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v17i2.536.

Testo completo
Abstract (sommario):
O pagamento de tributos se trata de um montante relativamente alto e, pelo desembolso tempestivo, muitas empresas podem optar por não o efetuar. Este estudo propôs analisar a economia financeira que essa escolha pode ocasionar para uma empresa familiar por meio do planejamento tributário agressivo em observância ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis). Na perspectiva da literatura subjacente de que os programas de parcelamento vão muito além de um mero acerto entre governo e empresa, a contribuição desta pesquisa é a constatação de que as soluções propostas para diminuição da evasão e sonegação podem ter o caráter prático oposto. Observou-se que é mais vantajoso à empresa aguardar o Refis e não se endividar para pagar os tributos, ou utilizar de outros artifícios para se capitalizar. Neste sentido, a conclusão é que postergar o pagamento dos tributos federais e aguardar pelo Refis.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Melo, Fernanda Augusta De Oliveira, Patrícia Nunes Costa Reis, Hyder Marcelo Araújo Lima, Edson Dos Santos Ribeiro e Stifanie Paula da Silva. "A importância do recrutamento e seleção interna: Um estudo de caso em uma Instituição Financeira de Economia Mista". Cadernos UniFOA 6, n. 17 (27 marzo 2017): 73. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v6i17.1085.

Testo completo
Abstract (sommario):
A era do conhecimento, em que o capital humano e suas capacidades são vistos como fatores competitivos no mercado de trabalho globalizado, tem forçado as empresas a buscarem novas formas de gestão objetivando melhorar o desempenho, alcançar melhores resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento aos anseios dos seus consumidores. Assim, esta pesquisa visa discutir a importância do processo de Recrutamento e Seleção Interna na Instituição Financeira Banco do Brasil (BB), mediante a utilização de estudo de caso como método de investigação, visando analisar os resultados organizacionais esperados por essas instituições. Com intuito alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de cunho descritivo e bibliográfico, visando analisar ou explicar um determinado problema à luz do referencial teórico existente. Dessa forma, conclui-se que a empresa usa, de forma correta, seu plano de carreira, dando a devida importância ao processo de recrutamento e seleção interna da instituição. Como hipótese, a fim de aprimorar o conhecimento dos gestores que atuam nesse processo de analise dos funcionários, a empresa poderia disponibilizar cursos específicos para seus gestores quando aprimorarão seus conhecimentos em planejar, recrutar e capacitar o indivíduo para adequá-lo no sistema organizacional da empresa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Lopo Martinez, Antonio, e Ana Paula Gobbi Sales Reinders. "QUAL O EFEITO DA AGRESSIVIDADE TRIBUTÁRIA NA RENTABILIDADE FUTURA? UMA ANÁLISE DAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS". Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 5, n. 1 (6 luglio 2018): 3. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2018.v5ed16485.

Testo completo
Abstract (sommario):
As empresas buscam a cada dia alcançar maior economia tributária através de planejamento tributário. Porém, existem questões que geram dúvidas em relação a efetividade desse planejamento tributário, tal como se essa economia fiscal agrega valor à firma. Em outras palavras, existe a possibilidade de uma rentabilidade maior na empresa quando ela paga menos imposto? Investigou-se esta questão testando planejamento tributário agressivo e a rentabilidade atual e futura nas empresas de capital aberto brasileiras no período de 2004 a 2013. Os resultados evidenciaram que as empresas menores são mais agressivas em termos tributários. No que toca ao efeito da agressividade tributária na rentabilidade futura não foi identificado uma relação significativa. A hipótese de que as empresas mais agressivas tributariamente tenderiam a ser mais rentável no futuro não foi confirmada nesta pesquisa. Ou seja, o estudo apresentado identificou não existir uma relação significativa entre agressividade tributária e rentabilidade futura. É provável, que as empresas no momento em que adotam práticas mais agressivas tributárias de planejamento fiscal, incorram numa série de custos não tributários, que acabam sendo iguais ou até superiores ao potencial ganho decorrente da economia fiscal nos tributos explícitos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Oliveira, Tatiana Barros Pinheiro, e Marcos Roberto Gois Oliveira. "ABORDAGEM ESTOCÁSTICA NA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DO PROCESSO DE FUSÕES & AQUISIÇÕES – F&A: ESTUDO DE CASO DA TOTVS S/A". Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 13, n. 3 (17 dicembre 2015): 32–56. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v13i3.597.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo objetiva verificar se o processo de fusão ou aquisição gera valor à empresa compradora envolvida por meio da determinação de uma função de distribuição de probabilidade de ocorrência de sinergia em um caso de Fusão e Aquisição (F&A) de uma empresa cujo capital prioritário é intangível, nesse caso a TOTVS S/A. Para tanto, utilizou-se da metodologia de fluxo de caixa descontado, com o intuito de verificar o valor da empresa antes e depois da fusão, e assim calcular o valor da sinergia. Associada a essa técnica foi introduzida a Simulação Monte Carlo, com o objetivo de avaliar o efeito das oscilações da economia no valor da empresa. Como resultado observou-se que houve uma sinergia positiva decorrente da fusão e que as oscilações simuladas na economia, apesar de diminuir o valor da empresa, garantiram com quase 100% de certeza que haveria sinergia positiva no caso da fusão.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Pscheidt, Kristian Rodrigo. "TRIBUTAÇÃO E CONCORRÊNCIA: O PARADOXO DAS EMPRESAS PÚBLICAS". Revista de Direito Brasileira 15, n. 6 (1 dicembre 2016): 295. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2016.v15i6.2970.

Testo completo
Abstract (sommario):
O Estado possui, entre suas diversas formas de intervir na economia, a prerrogativa constitucional de atuar ativamente como um agente econômico. Por meio de empresas públicas e sociedades de economia mista, exerce função de mercado visando atender padrões da eficiência econômica e, também, estar alinhada a corolários do bem–estar social. O problema surge quando a carga tributária sobre tais entidades mostra-se tão onerosa quanto a incidente sobre a iniciativa privada. E arcar com os tributos tal como uma empresa privada, quando pautada por elementos sociais, o fator concorrencial pode ser prejudicado. O problema é que a falta de produtividade gera perdas que são repassadas aos contribuintes.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Almeida, Denizart do Rosário, e Andréa Costa Amâncio Negrão. "Análise da alocação de investimentos de empresas privadas e públicas no setor elétrico brasileiro". Revista do Serviço Público 58, n. 1 (19 febbraio 2014): 57–76. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v58i1.163.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho analisa a alocação de recursos de empresas públicas e privadas do setor elétrico brasileiro no período de 1995-2005 e a contribuição das estratégias de investimentos dessas empresas para o crescimento sustentado do setor. Para tanto, primeiramente, avalia-se a evolução da tarifa média de energia frente aos diferentes índices de preços da economia e seus possíveis reflexos sobre o consumo de energia e sobre os resultados financeiros das empresas.Em seguida, analisa-se o comportamento dos investimentos realizados pelas empresas públicas e privadas no setor elétrico ao longo do período observado, tomando como referência dois modelos de determinação de investimento, em diferentes contextos. O trabalho aponta a necessidade de continuidade da participação da empresa pública no novo modelo regulatório do setor elétrico brasileiro, que desempenha papel importante no ajustamento da alocação de recursos, com vistas a promover o desenvolvimento sustentado do setor elétrico brasileiro.Palavras chave: investimento, setor elétrico, empresa pública
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Silva, Glessia, e Antonio Luiz Rocha Dacorso. "Processo de inovação na micro e pequena empresa: implicações e achados em empresas sergipanas". Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 8, n. 3 (30 settembre 2014): 55. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v8i3.365.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dado o potencial competitivo que a inovação promove, organizações de todos os portes têm investido na inovação como forma de atuar no mercado, inclusive as micro e pequenas empresas. Com o objetivo de compreender como ocorre o processo de inovação nas micro e pequenas empresas, foi realizado um estudo de múltiplos casos em sete empresas sergipanas, de diferentes setores da economia. Como fontes de evidências foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, análise documental e análise por registros. A pesquisa demonstrou um processo de inovação formado por um conjunto de práticas informais, direcionadas à busca por qualidade, controle e melhoria de suas atividades e processos. Esta busca, por sua vez, contribui para que os gestores identifiquem novas oportunidades de negócio e possíveis melhorias. Assim, as micro e pequenas empresas apresentam um formato peculiar em seu processo de gestão da inovação, voltado às práticas diárias que exercem e estreitamente dependente de seus integrantes para manterem um processo contínuo e dinâmico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Guedes, Ana Lucia. "Repensando a nacionalidade de empresas transnacionais". Revista de Sociologia e Política, n. 14 (giugno 2000): 51–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782000000100003.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo discute a importância da nacionalidade da empresa com base na literatura de relações internacionais. Os resultados empíricos aqui apresentados contribuem para a literatura de economia política internacional porque revelam a importância da variável nacionalidade para explicar o comportamento frente a questões ambientais de empresas transnacionais em países em desenvolvimento. A ampla investigação de subsidiárias brasileiras de empresas transnacionais de diferentes origens nacionais resultou em descobertas que confirmam a influência relevante, em termos da definição de padrões legais e do estilo de gerenciamento, do contexto de origem nas políticas e práticas ambientais corporativas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Schwanka, Cristiane. "ESTADO EMPRESÁRIO: MONOPÓLIOS, CONVENIÊNCIA E TENDÊNCIAS DISFUNCIONAIS". Direito e Desenvolvimento 5, n. 9 (6 giugno 2017): 11–37. http://dx.doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v5i9.244.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo propõe uma reflexão acerca da exploração de atividades econômicas por meio de empresas estatais, incluindo as situações de exploração em regime de monopólio, para investigar se o espaço da função empresarial estatal perante o contexto de evolução de desenvolvimento da economia brasileira se mostra adequado, a partir do viés construído pela Teoria da Escolha Pública (Public Choice). Palavras-chave: Administração Pública. Eficiência. Empresa Estatal. Escolha Pública. Intervenção. Lucro. Monopólio.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Dantas, Régis Façanha. "Análise multivariada de componentes principais e modelo multicritério aplicados à decisão de localização de empresa". Revista Produção Online 21, n. 1 (15 marzo 2021): 203–30. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4202.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dentre os fatores de sucesso de uma empresa, a escolha da localização é preponderante, sendo uma das decisões relevantes do empreendedor, tendo cada empresa, de acordo com seu negócio e especificidades, sua demanda potencial. Neste artigo, busca-se dispor de um instrumento para tomada de decisão para locação ótima de empresas com uso da análise multivariada de componentes principais aplicada com método multicritério de otimização. O modelo foi estruturado com a criação de um índice multidimensional, o Índice de Localização Ótima de Empresas – ILOE, através da Análise dos Componentes Principais. A cidade de Fortaleza foi usada para averiguação empírica, representando a complexidade da economia típica dos centros urbanos brasileiros. Deste modo, propõe-se um framework para a decisão do problema de decisão da localização de empresa de varejo, baseado em um conjunto de critérios qualitativos e quantitativos. É um método híbrido de apoio à decisão que combina técnicas do modelo MAUT (Multi-Attribute Utility) com Análise de Componentes Principais, composta de dimensões socioeconômicas presentes no espaço urbano. As evidências empíricas foram verificadas a partir da análise espacial e a congruência da localização de empresas de serviços e comércio atual com o ILOE, num processo de decisão cujas preferências dos decisores foram reveladas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Silva, Vander Luiz, Tatiane Teixeira, Antonio Carlos Francisco, Claudia Tania Picinin, João Luiz Kovaleski e Regina Negri Pagani. "Vantagens, barreiras e estratégias para economia circular: uma abordagem teórica". Exacta 17, n. 4 (15 ottobre 2019): 238–55. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v17n4.8519.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Economia Circular (EC) é uma abordagem de foco atual que contempla uma série de ações, como redução de desperdícios, reutilização de recursos naturais e produtivos e reciclagem de materiais. O presente estudo teve por objetivo explorar as vantagens, barreiras e estratégias para EC. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados Science Direct, Scopus e Web of Science. Foram analisados 54 estudos, a partir da aplicação de procedimentos de filtragem e ordenação de artigos. Como resultado, observou-se que a EC é um conceito relevante e aplicável nas empresas, em decorrência de suas vantagens econômicas, ambientais e sociais almejadas, contudo, sua aplicação é complexa, demanda tempo e engloba uma diversidade de barreiras estruturais, econômicas, sociais e políticas. Os principais agentes inseridos em EC são clientes, colaboradores e fornecedores da empresa interessada, governo, pesquisadores institucionais e sociedade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

de Miguel-Gomez, Maria Dolores, e Baldomero Segura Garcia del Rio. "Un renovador de la economia de la empresa agraria en España". Economia Agraria y Recursos Naturales 15, n. 1 (gennaio 2015): 137–42. http://dx.doi.org/10.7201/earn.2015.01.10.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Oliveira, Claudio Luis Cruz de, Fernando José Barbin Laurindo, Marly Monteiro de Carvalho e Francisco de Vilhena Moraes Silva. "Internet como fonte de vantagem competitiva: um caso na indústria portuária". Production 18, n. 3 (dicembre 2008): 423–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132008000300002.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Internet tem sido reconhecida como uma fonte de vantagem competitiva. Em países emergentes, como o Brasil, a Internet representa novas possibilidades para empresas e para inserção da economia nacional em mercados globais. A presente pesquisa objetiva entender como uma empresa atuando no setor portuário no Brasil pode obter vantagens competitivas através de aplicações baseadas em Internet. Para isto, algumas questões devem ser respondidas: (i) Como uma empresa brasileira pode usar aplicações baseadas em Internet para estabelecer diferenciais frente à concorrência no setor portuário? (ii) Como as características do cenário brasileiro - instabilidade econômica, legislação, impostos, mão-de-obra, criatividade - afetaram as estratégias de aplicações on-line baseadas em Internet dessa empresa? Para tanto, foram utilizados diversos elementos presentes na bibliografia sobre estratégia e tecnologia da informação. O método aplicado foi o estudo de caso, realizado em um terminal de contêineres do Porto de Santos que tem usado intensamente a Internet em suas operações.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Da Silva, Maiara Boza, Samuel Vinicius Bonato, Nathan Felipe Melo Abrita e Errol Fernando Zepka Pereira Junior. "ANÁLISE DO RETORNO DE PALETES E CHAPATEX EM EMPRESA DE BEBIDAS". Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 7, n. 11 (11 luglio 2019): 68. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v7i11.64109.

Testo completo
Abstract (sommario):
A logística reversa vem ganhando cada vez mais relevância em sua implantação devido a fatores ecológicos, de competitividade, estratégico e econômico que visam alavancar o sucesso e crescimento das empresas. Para isto foi feita uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, através de um estudo de caso. Este artigo tem por objetivo sugerir uma melhoria na forma de controle de paletes e chapatex da empresa Vonpar Refrescos S/A, a fim de conseguir um processo mais eficaz de recolhimento destes materiais e uma redução de custo com novas aquisições. Através deste estudo, com as melhorias sugeridas para redução de custo, a empresa conseguiu ter um controle maior dos bens cedidos, uma melhor relação de confiança e comprometimento entre as partes envolvidas no processo, o inventário dos bens se tornou mais preciso e melhor aplicação podendo ser feito em periodicidade menor e redução do número de compras feitas desses materiais, gerando economia financeira para a empresa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Brito, Maria Isabel de Medeiros, Marcelo Castello da Silveira, Maria Valéria Pereira de Araújo e Ana Beatriz Cabral de Santana. "Viação Nordeste: o que será de nós?" Revista de Contabilidade e Organizações 15 (26 agosto 2021): e171833. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2021.171833.

Testo completo
Abstract (sommario):
O caso para ensino sobre a Viação Nordeste, aborda a situação real de uma empresa familiar cinquentenária no segmento de transportes de passageiros, fundada em 1965, na cidade de Natal-RN. O dilema deste caso para ensino se dá em torno de uma empresa familiar que tem problemas de conflitos de gerações, sucessão da gestão e de problemas na tomada de decisões de investimentos e custos em médio e longo prazo, ocasionados pela falta de alinhamento estratégico entre seus gestores, e dos problemas envolvendo a gestão familiar da empresa. O estudo servirá para apoiar as pequenas e médias empresas na valorização da profissionalização e na compreensão da necessidade do planejamento da sucessão, especialmente em empresas familiares. Além dessa contribuição, o estudo propiciará, também, uma discussão sobre a importância de as empresas familiares possuírem uma definição clara de política financeira, de curto e médio prazo, para nortear o planejamento empresarial nas ações e decisões de financiamento e investimento, com a utilização de dados e registros contábeis, garantindo a redução dos conflitos internos e a sobrevivência e sustentabilidade do negócio. O caso para ensino foi construído a partir da coleta de dados primários e secundários, recomenda-se a sua aplicação em cursos de graduação em Administração, Economia e Contabilidade, nas disciplinas de Finanças Empresariais e Gestão de Empresas Familiares.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Saddy, André. "Deveres dos administradores, responsabilidades e business judgment rule nas sociedades anônimas estatais". Revista de Direito Econômico e Socioambiental 7, n. 1 (1 gennaio 2016): 70. http://dx.doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.07.001.ao04.

Testo completo
Abstract (sommario):
São muitos os deveres dos administradores de empresas públicas e sociedades de economia mista, sendo ponto fundamental o conhecimento dos limites de sua atuação, e suas responsabilidades perante empresa e o poder público. No caso das sociedades anônimas estatais, a Administração Pública possuindo o controle acionário das ações ordinárias que dão direito a voto, busca não só o lucro como qualquer pessoa jurídica de direito privado, mas também a inserção estatal em setores estratégicos da economia. Ocorre que até o presente momento não houve a regulamentação prevista no art. 173, §1º, inc. V da Constituição da República que visa tratar da responsabilidade dos administradores dessas empresas, sendo um setor nebuloso tanto para a doutrina quanto para a jurisprudência, sendo necessário buscar auxílio inclusive em doutrina estrangeira para visualizar os parâmetros de responsabilização dos Diretores e do Conselho de Administração.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Oliveira, Bruno Bastos de, Belinda Pereira da Cunha e Solange Martins. "A aplicação de tecnologias limpas para o desenvolvimento urbano sustentável através da implantação de energia fotovoltaica". Direito e Desenvolvimento 12, n. 1 (29 luglio 2021): 158–79. http://dx.doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v12i1.1373.

Testo completo
Abstract (sommario):
O ser humano busca atender os seus desejos e as suas necessidades através da aquisição de bens e produtos ofertados pelas empresas. Existe assim estabelecido uma relação que caracteriza a função social da empresa: ofertar mercadorias, produtos e serviços visando atender os clientes, criando emprego, contribuindo para a arrecadação de receitas para o estado e movimentando a economia. Não basta pensar em lucratividade, é preciso inovar. Assim, surgem as startups, como instrumento para criação de empreendimentos inovadores. O surgimento de oportunidades de inovação voltada ao desenvolvimento sustentável, quando estas startups investem no mercado de geração de energia fotovoltaica, colaborando e disseminando nas zonas urbanas, em empresas ou residências, uma provável economia de energia elétrica, divulgando assim a adoção de painéis solares que transformam a energia solar em energia fotovoltaica. O objetivo deste artigo é apresentar as possibilidades da aplicação de tecnologias limpas, também denominadas “Cleantechs” aplicáveis no desenvolvimento urbano sustentável através da implantação da energia fotovoltaica. O método utilizado na abordagem da temática foi o método dedutivo, através de pesquisa bibliográfica em obras de renomados autores Aliado ao crescimento urbano e a preocupação com o ecossistema, há possibilidade de verificar os instrumentos legais relacionados a proteção do meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população atual e das futuras gerações.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Lima, Fernanda Costa de, Francisco Áureo Noronha Filho, Sarah Brasil de Araújo Miranda, Cyntia Meireles Martins e Gustavo Francesco de Morais Dias. "Uso de resíduos no setor têxtil na Cidade de Belém: uma análise por meio da economia circular". Research, Society and Development 9, n. 7 (28 aprile 2020): e112973756. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3756.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo do trabalho é avaliar a gestão e o gerenciamento de resíduos dentro de duas empresas do setor de vestuário, na cidade de Belém, estado do Pará, Região Norte do Brasil. Por meio do conceito de Economia Circular que visa aumentar a vida útil do produto, reutilizando e reciclando matérias-primas depois de consumidas, busca-se compreender o processo de geração dos resíduos de tecido, bem como sua coleta e a destinação final, propondo melhorias ao processo existente. As informações foram obtidas junto aos gerentes e funcionários das empresas, por meio de questionário e de observação in loco. Analisou-se, principalmente, os tipos de fibras têxteis utilizados na fabricação, a quantidade de resíduos produzidos e o gerenciamento dos resíduos, além das informações de caracterização do empreendimento. Os resultados revelam que a empresa de maior porte se adequa aos princípios da EC, ressaltando, a inovação em têxteis desfibrados. A empresa local está em desacordo com as normas básicas de conduta relacionadas a legislação ambiental, necessitando de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que possibilite a reutilização do resíduo, a fim de diminuir seus custos de produção, pois não existe fábrica de reciclagem têxtil em Belém. Conclui-se que a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos são fundamentais para destinação e disposição final ambientalmente adequados e, especificamente, no setor industrial têxtil, a circularidade pode gerar melhor eficiência produtiva.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Ribeiro, Otília Denise De Jesus. "ADEQUAÇÃO DOS CUSTOS DA ATIVIDADE AGRÍCOLA". Revista Eletrônica de Contabilidade (Descontinuada) 1, n. 1 (19 settembre 2012): 225. http://dx.doi.org/10.5902/198109465893.

Testo completo
Abstract (sommario):
O trabalho “Adequação dos Custos da Atividade Agrícola” trata de umestudo dos tipos de atividades agrícolas - cultura temporária e culturapermanente. Após o entendimento e da correta classificação dos tipos deculturas é possível classificar os tipos de custos existentes nas duas culturas.Haja vista a importância de se manter um sistema de custos que reflita arealidade da empresa, é imprescindível a escolha de um método de apuraçãode custos que possa atender as necessidades de controle e decisão dentro deuma empresa agrícola. Para o bom entendimento de como se efetuar a corretaapuração de custos através desses sistemas, se faz necessário a verificaçãode alguns conceitos dentro da área de custos. É importante desenvolver umbom sistema de controle interno dentro das empresas agrícolas, pois, dentrodas particularidades dessas empresa, destaca-se o desenvolvimento a céuaberto em grandes extensões de terras, e o empreendedor não poderácontrolar tudo o que se passa na empresa, no desenvolvimento da atividade.Para concretizar e mostrar o estudo teórico foi desenvolvido um exemplohipotético de controle e apuração dos custos em um empresa que possuacultura temporária. E para finalizar é concluído com a importância de se manterum bom sistema de custos que reflita a realidade, para que possa darcondições ao empreendedor de competir em uma economia globalizada.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Bialoskorski Neto, Sigismundo, e Pedro Valentim Marques. "Agroindústria cooperativa: um ensaio sobre crescimento e estrutura de capital". Gestão & Produção 5, n. 1 (aprile 1998): 60–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1998000100004.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho discute a natureza da empresa agropecuária cooperativa sob o ponto de vista das relações contratuais, isto é, a partir da abordagem da Nova Economia Institucional em particular da Economia dos Custos de Transação. Procura-se analisar o crescimento da empresa e a sua capacidade de adaptação, como condicionantes da sua sobrevivência no mercado, e os problemas advindos do crescimento. Verifica-se que a empresa cooperativa, dado o custo de oportunidade do capital integralizado pelos seus associados e os custos de governança financeira, apresenta maior viabilidade enquanto possui tamanho reduzido. O necessário processo de crescimento induz à empresa cooperativa uma estrutura maior de custos de transação e de agency, quando comparadas com outras formas de organização empresarial. Também é possível indicar a necessidade da mudança na estrutura de capital das cooperativas, por meio de abertura de capital, para que possam sustentar o crescimento e o processo de adaptação, possibilitando a sobrevivência no mercado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia