Letteratura scientifica selezionata sul tema "Estágio curricular : Enfermagem"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Estágio curricular : Enfermagem".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Estágio curricular : Enfermagem"

1

Vaz, Débora Rodrigues, Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira, Denise Maria De Almeida, Cláudia Prado, Alfredo Almeida Pina-Oliveira e Maria de Fatima Prado Fernandes. "A Importância da Reflexão no Estágio Curricular na Licenciatura em Enfermagem: Uso de Heurísticos". Revista de Graduação USP 2, n. 2 (4 luglio 2017): 65. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i2p65-73.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um heurístico para estimular a reflexão sobre o clima emocional e as dimensões relacional e comunicacional no estágio curricular supervisionado no curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. A metodologia consistiu na tradução, adaptação, reorganização e desenvolvimento de um heurístico com foco na vivência durante os estágios curriculares supervisionados da Licenciatura em Enfermagem. O heurístico é composto por 53 indagações reflexivas que evidenciam quatro dimensões: o relacionamento entre o licenciando e o professor supervisor; entre o licenciando e os funcionários das instituições de saúde; entre os licenciandos e os estudantes; e entre os próprios licenciandos. O uso do heurístico pode contribuir para a reflexão sobre o estágio curricular supervisionado e auxiliar o licenciando a (re)pensar seu desempenho com vistas ao seu aprimoramento pessoal e docente a partir da análise de suas próprias emoções, relações interpessoais e estratégias de comunicação que podem interferir em seu processo de ensino e de aprendizagem.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Bousso, Regina Szylit, Miriam Aparecida Barbosa Merighi, Marli Alves Rolim, Maria Luiza Gonzales Riesco e Margareth Angelo. "Estágio curricular em enfermagem: transição de identidades". Revista da Escola de Enfermagem da USP 34, n. 2 (giugno 2000): 218–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342000000200013.

Testo completo
Abstract (sommario):
A experiência do "Estágio Curricular" no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), é relatada não só como uma inovação para atender às exigências do Currículo Mínimo em Enfermagem, como para dar consistência à formação pretendida com o novo currículo da EEUSP. A proposta é de possibilitar ao aluno vivenciar um processo de transição do ser estudante para o ser profissional. As autoras fazem uma análise retrospectiva de como a experiência tem sido vivenciada pelos envolvidos - graduando, docente e enfermeiro assistencial, tecendo considerações acerca dos resultados que evidenciam indicadores de autonomia e de responsabilidade do futuro profissional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Andrade, Maria Nilda de, Ladjane do Carmo de Albuquerque Araújo e Lenes Clécia Saraiva Lins. "Estágio curricular: avaliação de experiência". Revista Brasileira de Enfermagem 42, n. 1-2-3-4 (dicembre 1989): 27–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671989000100005.

Testo completo
Abstract (sommario):
As autoras, fundamentadas no Relatório do Seminário "Avaliação do Estágio Curricular do Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco", tecem comentários sobre aspectos conceituais e legais do Estágio e apresentam dados da avaliação da experiência. Comentam o resultado da avaliação como fator para retroalimentar o planejamento e desenvolvimento da experiência em busca da melhoria da qualidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Missio, Lourdes, Fabiane Melo Heinen Ganassim, Marcia Maria Ribera Lopes Spessoto e Pâmela Luiza Araujo Gomes. "Estágio curricular supervisionado: vivências na licenciatura em enfermagem". Laplage em Revista 5, n. 1 (13 febbraio 2019): 58. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201951611p.58-70.

Testo completo
Abstract (sommario):
O estágio curricular supervisionado, como campo de conhecimento, insere o acadêmico na área profissional, pois favorece o aprimoramento de saberes e a construção de sua identidade profissional. Este texto envolveu o estágio curricular supervisionado na Licenciatura em Enfermagem, como objetivo de apresentar aspectos do seu percurso, a partir das vivências enquanto docentes e discentes, durante o processo de implantação e implementação, junto ao Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. As atividades preconizaram experiências em processos formais de ensino e aprendizagem, proporcionando a convivência com a docência na educação básica e em cursos de ensino profissionalizante, como o Técnico de Enfermagem. Envolveu, também, atividades em espaços não escolares com ações de educação em saúde. Acreditamos que a Licenciatura em Enfermagem trouxe um diferencial na formação, tanto nas atividades acadêmicas do curso, quanto no acompanhamento do egresso em suas atividades profissionais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Rodrigues, Elizabeth Nascimento. "Primeiro estágio curricular: relato de experiência". Revista Brasileira de Enfermagem 48, n. 4 (dicembre 1995): 436–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671995000400011.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho relata uma experiência vivenciada por mim em um hospital-escola de Belo Horizonte. enquanto acadêmica de enfermagem. durante meu primeiro estágio curricular. cuidando de uma adolescente. Tal relato discute a necessidade do preparo da equipe de saúde no trato com o paciente adolescente. assim como para receber o acadêmico em seu primeiro contato com a prática profissional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Silva, Nair Chase da, Maria Jacirema Ferreira Gonçalves e David Lopes Neto. "Enfermagem em saúde indígena: aplicando as diretrizes curriculares". Revista Brasileira de Enfermagem 56, n. 4 (agosto 2003): 388–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672003000400016.

Testo completo
Abstract (sommario):
Relato de experiência do Estágio Curricular II - Internato Rural Indígena, do Curso de Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Manaus-Universidade Federal do Amazonas, realizado de outubro a dezembro/2002, oportunizando ao acadêmico: compreender o processo saúde-doença em áreas indígenas e realizar intervenções de enfermagem. O estágio ocorreu em três fases: semana preparatória, envolvendo reuniões e palestras com a equipe que atua em saúde indígena; atuação junto às populações indígenas e seminário/relatório das atividades. Os alunos relataram que a atuação do enfermeiro em comunidades indígenas requer conhecimento antropológico, ecológico e social para compreensão do processo saúde-doença. O estágio proporciona educação emancipatória, contextualizada na realidade regional e atende as recomendações das diretrizes curriculares ao privilegiar o ensino voltado para a realidade local.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Costa, Lauriana Medeiros e., e Raimunda Medeiros Germano. "Estágio curricular supervisionado na Graduação em Enfermagem: revisitando a história". Revista Brasileira de Enfermagem 60, n. 6 (dicembre 2007): 706–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672007000600016.

Testo completo
Abstract (sommario):
Trata-se de uma revisão de literatura acerca do estágio curricular supervisionado do curso graduação em enfermagem, tendo como objetivos compreender como este a estrutura atual e identificar os desafios atuais, a partir do resgate de sua história e da compreensão da legislação que o rege. Utilizou-se como fonte principal a Revista Brasileira de Enfermagem, no período de 1954 a 2006. O estudo demonstrou que esta atividade acadêmica tem passado por várias transformações desde sua estruturação em 1972, quando era realizada numa perspectiva biologicista e hospitalocêntrica. A partir de 1994 busca estruturar-se com base na integralidade e na articulação entre teoria/prática e ensino/serviço, com vistas à construção do SUS, processo intensificado em 2001 com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Magalhães, Dayane dos Santos Souza, Claudia Moreira De Lima, Rayanni Bruna Campos Ferro, Wilma Nunes Martins Zorzan, Paola Marques da Costa Santos e Dennislaine Alves Lima Dantas. "Estágio curricular supervisionado: expectativas na formação profissional". Revista Acervo Educacional (online) 3 (22 aprile 2021): e6584. http://dx.doi.org/10.25248/rae.e6584.2021.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esse artigo tem como objetivo identificar as expectativas de acadêmicos do curso de enfermagem, frente ao primeiro contato com o estágio curricular supervisionado no setor de trauma e emergência e as influências que ele exerce no futuro do egresso profissional. O estudo é uma avaliação qualitativa de caráter exploratória descritiva, que teve como público acadêmicos regularmente matriculados na 4ª ou 8ª fase do curso de enfermagem. O Estágio Curricular Supervisionado constitui um ambiente propício ao aprendizado da profissão e desenvolvimento de competências, entretanto, faz-se necessário maior entendimento do que esse momento representa na formação do futuro profissional enfermeiro. Entretanto, ainda há a existência de um déficit no contexto de aprendizado na visão dos alunos, de forma a atender às necessidades da atenção integral no setor de trauma e urgências, além da identificação de uma dissociação entre os campos da teoria, pratica e estágio que contribui para o surgimento de lacunas na formação. O aluno deve buscar mais conhecimento e se dedicar por completo ao estágio como um momento de complementar o aprendizado e formar seu senso crítico e profissional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Lins, Lenes Clécia Saraiva, e Maria da Penha Carlos de Sá. "Avaliação da assistência prestada pelo estudante de enfermagem em um hospital geral do INAMPS na cidade do Recife: opinião dos pacientes". Revista Brasileira de Enfermagem 39, n. 2-3 (settembre 1986): 38–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671986000300008.

Testo completo
Abstract (sommario):
Considerando as dificuldades existentes na utilização de Hospitais do INAMPS, como campo de estágio, as autoras desenvolveram esta pesquisa objetivando avaliar a assistência prestada pelos estudantes, a aceitação da mesma pelos pacientes, confrontando com a opinião da direção dos Hospitais sobre o assunto. O estudo abrange o trabalho realizado pelas estudantes de enfermagem junto a 41 pacientes cumprindo o estágio curricular de Introdução à Enfermagem II. Conclui que o paciente previdenciário aceita e até prefere a assistência prestada pelo estudante, identifica uma assistência sistematizada e metodológica e sugere que haja continuidade de estágios que são proveitosos tanto para o paciente como para a Instituição.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Silva, Livia Maria da, Tuanny Caroline Pereira de Santana, Laise Risalva Farias Gouveia da Silva, Leticia Monteiro Rocha, Camilla Talita Silva Canhoto, Karoline Lima Dantas, Ana Cristina Farah Abdon da Silva et al. "Estágio curricular supervisionado: dificuldades e perspectivas vivenciadas por acadêmicos de enfermagem". Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 18 (8 luglio 2019): e662. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e662.2019.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: Descrever as principais dificuldades e possibilidades vivenciadas pelos acadêmicos de enfermagem no exercício do estágio curricular supervisionado nas unidades de saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem quantitativa e qualitativa. Resultados: Os dados obtidos na pesquisa mostram que a principal vantagem do estágio supervisionado foi à aquisição e o aprimoramento de conhecimentos e habilidades, porém, a maioria dos estudantes encontraram algumas dificuldades, relacionadas ao distanciamento entre a metodologia teórica e prática, associado a experiência do estágio ser insuficiente para formação profissional. Conclusão: Embora seja visível os desafios enfrentados pelos acadêmicos de enfermagem durante sua vivência frente ao estágio supervisionado, esse momento é promissor de experiências profissionais, as quais visam fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, há necessidade de propostas voltadas à melhoria do referido estágio.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Più fonti

Tesi sul tema "Estágio curricular : Enfermagem"

1

NASCIMENTO, Márcia Gabriela Gomes. "Percepção do graduando de enfermagem sobre sua saúde mental no estágio curricular". Universidade Federal de Alfenas, 2018. https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1150.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho objetivou compreender como o acadêmico de Enfermagem percebe sua saúde mental no processo de formação profissional durante o Estágio Curricular Obrigatório. Adotou-se a metodologia de abordagem qualitativa ancorada na Fenomenologia e no referencial teórico metodológico existencialista sob a luz do filósofo Heidegger. Os participantes do estudo foram os acadêmicos de graduação em Enfermagem que cursavam o Estágio Curricular Obrigatório. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2016, por meio da técnica de grupo focal utilizado a questão norteadora: Fale sobre o ser acadêmico de Enfermagem em estágio curricular em relação a sua saúde mental. O projeto foi aprovado pelo comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer: 1.725.400, CAAE: 58451516.0.0000.5142. Os dados foram analisados utilizando-se os três momentos da fenomenologia, os quais são: descrição, redução e compreensão. Os resultados evidenciaram 3 categorias e 9 subcategorias, as quais são: “o acadêmico de Enfermagem: vivências e enfrentamento” que surgiu três subcategorias: sentimentos vivenciados durante o estágio curricular; vivências e dificuldades no estágio curricular e vivências do acadêmico de Enfermagem: consequências e estratégias. A segunda categoria “o acadêmico de Enfermagem e a relação com o outro”, e nesta emergiram três subcategorias: o acadêmico de Enfermagem em busca de apoio; o acadêmico de Enfermagem na relação com o docente e a equipe e, por fim, o acadêmico de Enfermagem vivenciando cobranças no seu cotidiano. E por último, a terceira categoria foi “o acadêmico de Enfermagem e o mundo do estágio curricular”, que abrangeu três subcategorias: vivências das diferenças entre as áreas; os pontos positivos em relação ao estágio curricular e as incertezas do amanhã na profissão de enfermeiros. Considera-se que o acadêmico de Enfermagem quando inserido em seu mundo de prática ele passa por questões existenciais que envolvem o Ser-aí enquanto existente, tornando um ente num mundo de situações cotidianas que exigem dele conviver com diferentes outros, os quais se fazem refletir numa dialética entre o ser, ente, dasein exigindo do ser acadêmico enfrentar a si e ao mundo no qual é lançado. Isso, mostrou como fator que altera a saúde mental do mesmo e é visto por ele como sofrimento. É pertinente que as instituições de ensino superior desenvolvam políticas e estratégias que possam auxiliar o futuro discente, não apenas nos aspectos da profissão, mas também, em aspectos da existência pessoal possibilitando aos mesmos terem experiências menos sofridas.
The present work aimed to understand how the nursing student perceives his mental health in the process of professional training during the Compulsory Curricular Internship. We adopted the methodology of a qualitative approach anchored in Phenomenology and in the existentialist methodological theoretical framework in the light of the philosopher Heidegger. The study participants were undergraduate nursing students who attended the Mandatory Curricular Internship. Data collection was performed in the second half of 2016, using the focal group technique used in the guiding question: Speak about the nursing academic being in the curricular stage in relation to their mental health. The project was approved by the Committee of Ethics in Research under the Opinion: 1,725,400, CAAE: 58451516.0.0000.5142. The data were analyzed using the three moments of phenomenology which are: description, reduction and understanding. The results showed 3 categories and 9 subcategories, which are: "the nursing academic: experiences and confrontation" that emerged three subcategories: feelings experienced during the curricular stage; experiences and difficulties in the curricular stage and experiences of the nursing academic: consequences and strategies. The second category "the nursing academic and the relationship with the other", and in this emerged three subcategories: the nursing student in search of support; the nursing student in the relationship with the teacher and the team and, finally, the nursing student experiencing collections in their daily lives. Finally, the third category was "the nursing academic and the world of curricular traineeship", and it comprised three subcategories: experiences of the differences between the areas; the positive points in relation to the curricular stage and the uncertainties of tomorrow in the nursing profession. It is considered that the nursing academic when inserted in his world of practice he / she passes through existential questions that involve the being-there while existing, becoming an entity in a world of everyday situations that require of him to live with different others, which are made to reflect in a dialectic between being, being, dasein demanding of the academic being to confront itself and the world in which it is launched. This, it has shown as a factor that alters the mental health of the same and is seen by him as suffering. It is pertinent that higher education institutions develop policies and strategies that can help the future student not only in aspects of the profession but also in aspects of personal existence enabling them to have less experienced experiences.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Mocelin, Jaqueline. "Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagem". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158839.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015
Made available in DSpace on 2016-02-09T03:09:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 337073.pdf: 4519270 bytes, checksum: f9a73626014c725b6a7f9c9aa92986d2 (MD5) Previous issue date: 2015
Este estudo tem como objetivos, conhecer os fatores que influenciam a avaliação no processo de ensino-aprendizagem do estágio curricular supervisionado de um curso de graduação em Enfermagem na Região Sul do Brasil e, construir coletivamente com os docentes, estratégias pedagógicas para que o processo avaliativo no ECS estimule a formação do profissional crítico-reflexivo. Os participantes foram cinco enfermeiros com experiência de pelo menos um semestre como supervisores do estágio curricular de um curso de graduação em enfermagem. Todo o caminho percorrido para a construção deste estudo respeitou as etapas da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) e para a obtenção das informações, foi empregada a Oficina Pedagógica alicerçada na Metodologia da Problematização que revelou as fragilidades e os esforços dos professores participantes em seguir um caminho mediador em avaliação, a necessidade da formação docente ou capacitação pedagógica em avaliação e sugestão de estratégias para a implementação do processo avaliativo mediador na formação do profissional crítico-reflexivo. Acreditamos que esse estudo possa contribuir para a reflexão sobre a necessidade do preparo pedagógico para que a avaliação seja reconhecida como parte do processo de ensino-aprendizagem, despertando assim, a compreensão da necessidade de instrumentalização dos docentes para a aplicação do processo avaliativo de forma assertiva.

Abstract : This study is aimed at knowing the factors that influence the evaluation in the teaching and learning of supervised clinical practice in a nursing degree in the South of Brazil and, collectively build with teachers, teaching strategies for the evaluation process in the SCP in order to stimulate the formation of a critical-reflective practitioner. The participants were five nurses with experience of at least one semester as supervisors of the clinical practice in the nursing school. All the path for the construction of this study respected the stages of the Convergent Care Research (ICA) and for the obtaining of the information was used a Pedagogical Workshop based on the problematization methodology. The results revealed the weaknesses and the efforts of teachers participants to follow a mediator way in assessing the need for teacher training or educational training and suggested strategies for the implementation of the evaluation process mediator in the development of critical-reflective practitioner. We strongly believe that this study can contribute to further reflections on the need for the educational preparation for the assessment to be recognized as part of the teaching and learning process, thus awakening, understanding the need for the instrumentalization of teachers to implement the evaluative process assertively.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Garcia, Carolina Pedroza de Carvalho. "Aprendendo a atuar em atenção básica de saúde: contribuições do estágio curricular em Enfermagem". reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2009. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9557.

Testo completo
Abstract (sommario):
104f.
Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-02T13:13:23Z No. of bitstreams: 1 Carolina%20Garcia.pdf: 2230039 bytes, checksum: 439a3f92f7d96baa4832c2e05d6f4f41 (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-04-09T16:08:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Carolina%20Garcia.pdf: 2230039 bytes, checksum: 439a3f92f7d96baa4832c2e05d6f4f41 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-04-09T16:08:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina%20Garcia.pdf: 2230039 bytes, checksum: 439a3f92f7d96baa4832c2e05d6f4f41 (MD5) Previous issue date: 2009
A pesquisa tem como objetivo geral compreender o que expressam as aprendizagens (re)construídas pelas estudantes de enfermagem, a partir das experiências vividas no estágio curricular na atenção básica no curso de graduação. Analisa-se de que forma o estágio curricular na atenção básica, enquanto espaço de aprendizagem, contribui para a formação profissional e pessoal das estudantes para a atuação neste âmbito da atenção. Esta análise toma como base crítica a constatação de que apesar da pontecialidade formativa do estágio curricular, uma vez que possibilita uma integração efetiva entre o mundo do trabalho e o mundo da escola, sua organização e desenvolvimento encontram-se dissociados dos demais componentes curriculares do curso de graduação em enfermagem, na concepção das estudantes, participantes da pesquisa. O estudo apresenta como objetivos: geral - compreender o que expressam as aprendizagens referidas pelos estudantes como (re)construídas no estágio curricular em espaços da atenção básica à saúde e específicos: a) caracterizar as aprendizagens referidas pelos estudantes e b) analisar estas aprendizagens. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza analítica, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 estudantes do curso de graduação em enfermagem que realizavam estágio curricular na atenção básica à saúde de 02 IES públicas da cidade de Salvador. Os dados produzidos no trabalho de campo foram coletados através de grupos focais e análise documental e analisados através da técnica de análise temática, que originou duas unidades temáticas: a) as aprendizagens (re)construídas pelas estudantes no estágio curricular em rede básica b) os limites do estágio curricular para a formação da enfermeira na atenção básica à saúde. A pesquisa demonstrou que o estágio curricular na atenção básica proporcionou às estudantes de enfermagem aprendizagens significativas para a formação profissional, tais como: compreensão da complexidade do trabalho da enfermeira neste âmbito da atenção, aperfeiçoamento do conhecimento clínico e da educação em saúde, capacidade de tomar decisões, identificar conflitos, compreender as relações de poder na equipe de saúde e exercitar a autonomia. A análise evidenciou também alguns limites do estágio curricular relacionados à visão limitada das estudantes sobre a própria concepção da atenção básica de saúde, a (des) integração ensino-serviço, poucas oportunidades de praticar o trabalho multiprofissional e intersetorial e ações de educação permanente e vigilância à saúde. O estudo pontua o desafio das instituições formadoras na área de saúde e instituições de saúde de construírem vínculos mais consolidados, a partir da problematização das realidades, do estabelecimento de compromissos sociais e éticos e do compartilhamento de projetos comuns.
Salvador
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Fonseca, Álvaro José da Silva. "Concepções de estágio curricular supervisionado no curso técnico em Enfermagem do câmpus Araguaína do IFTO". Universidade Federal do Tocantins, 2015. http://hdl.handle.net/11612/83.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta dissertação é um Estudo de Caso sobre o Estágio Curricular Supervisionado no Curso Técnico Subsequente em Enfermagem do Câmpus Araguaína do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. A investigação discute as concepções de estágio dos discentes e docentes do curso mencionado. O corpus constitui-se de discursos obtidos através de um questionário semiestruturado aplicado em campo aos alunos estagiários e professores orientadores de estágio. Sob o viés da profissionalização, as análises tiveram como referência o paralelo conceitual entre Mercado de Trabalho e Mundo do Trabalho. Segundo os dados, o Estágio Curricular Supervisionado do Curso Técnico em Enfermagem é pensado sob a perspectiva da formação para o Mercado de Trabalho, uma vez que foram evidenciados argumentos onde: (1) a realização prática dos procedimentos técnicos tem destaque no período de interação com campo de estágio; (2) os estagiários mantém uma atitude de passividade em relação à atuação do docente; (3) o processo de avaliação consiste em verificar o desenvolvimento da prática profissional, dando ênfase aos procedimentos técnicos e ao comportamento do estagiário; (4) os informantes consideraram a teoria e a prática coisas diferentes, mas que interagem na formação do profissional do Técnico em Enfermagem. Com base nesses argumentos propõe-se que os educadores enxerguem o estágio como campo de pesquisa, tendo em vista que essa atitude possibilita lançar um olhar crítico sobre as práticas realizadas. Outra proposta que pode contribuir para melhorar o estágio diz respeito a ampliar a interação do IFTO com as instituições campo de estágio através da realização de palestras, mesas redondas, seminários, ou qualquer outro momento que congregue, periodicamente, as pessoas e instituições envolvidas com o estágio, propiciando a integração e renovação do ato educativo.
This dissertation is a case study on the Curricular Supervised Practicum at the Subsequent Technical Nursing Course in Araguaína Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins. The research discusses the practicum conceptions from students and teachers at that course. The data corpus consists of speeches obtained through a semi-structured questionnaire, applied in the field to students-interns and internship mentor-teachers. Under the bias of professionalization, the analysis had as reference the conceptual parallel between the Labor Market and the World of Work. According to the data, the Curricular Supervised Practicum at the Subsequent Technical Nursing Course is thought from the perspective of training for the labor market, as arguments were evidenced, like: (1) the practical implementation of technical procedures have highlighted the interaction period at the training field; (2) trainees maintain a passive attitude toward the teacher's performance; (3) the evaluation process is to monitor the development of professional practice by focusing on the technical procedures and the trainee's behavior; (4) the informants considered the theory and practice different things, but interacting in the formation of Professional Technical Nursing. Based on these arguments, it is proposed that educators watch practice as a research field, considering that this attitude makes it possible to cast a critical eye on the activities undertaken. Another proposal that can contribute to improving the training relates to expand the interaction of IFTO with the training field institutions by conducting lectures, round tables, seminars, or any other time bringing together, periodically, people and institutions involved with the practicum, providing integration and renewal of the educational act
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Rigobello, Jorge Luiz. "A disciplina estágio curricular supervisionado na formação do enfermeiro: impressões dos atores envolvidos". Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-04052017-195910/.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo teve como objetivo geral avaliar o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Bacharelado em Enfermagem em duas Instituições de Ensino Superior no estado de São Paulo, sendo uma estadual e uma privada, à luz das competências propostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, a partir das impressões dos docentes, alunos concluintes e alunos egressos. Trata-se de estudo tipo Survey, no qual a coleta de dados foi realizada por meio de questionários autoadministrados, compostos por 58 itens avaliados pelos respondentes em uma escala tipo Likert, além de um espaço para sugestões. Participaram do estudo 59 alunos concluintes do Curso de Bacharelado em Enfermagem do ano de 2016, 111 egressos dos anos 2013 a 2015 e 27 docentes envolvidos no ECS do CGEnf das duas IESs selecionadas. Para a coleta de dados junto aos alunos egressos utilizou-se como estratégia o envio do instrumento por meio da plataforma Google Docs ®. Como somente a IES privada disponibilizou os números telefônicos dos egressos, foi possível utilizar o aplicativo Whatsapp®. Os alunos concluintes tiveram o instrumento disponibilizado na forma impressa e procederam à resposta do mesmo em momento e local determinados previamente pelas IESs. A análise dos dados sociodemográficos foi realizada utilizando-se estatística descritiva, tendo sido seus resultados apresentados em gráficos, tabelas e quadros. Para a análise e discussão dos resultados encontrados no presente estudo foi realizada uma aproximação dos itens que continham conteúdos semelhantes e elaborados nove temas. A análise dos resultados mostrou que a maioria dos respondentes era do sexo feminino, sendo 93,22% entre os concluintes, 91,89% entre os egressos e 91,89% entre os docentes; a média de idade dos concluintes era de 24 anos e 3 meses, dos egressos 26 anos e 9 meses, e dos docentes 48 anos e 6 meses. Entre os concluintes, 25,72% trabalhavam como Técnicos de Enfermagem, atuando na maioria, em centro cirúrgico (22,72%). Entre os 111 egressos, 54,05% encontravam-se trabalhando como enfermeiros, atuando principalmente em Enfermagem Geral (19,35%), 49,54% estavam fazendo pós-graduação. A maioria dos docentes possuía Pós-doutorado (48,14%), sendo o tempo médio de atuação em IES de 15 anos e 4 meses, com carga horária média de trabalho de 38 horas e 52 minutos, sendo que destas, 9 horas e 57 minutos eram dedicadas ao ECS. A maioria dos respondentes apresentou visão positiva em relação à influência do ECS no desenvolvimento das ações de educação, tanto nas que se referiam à capacitação e formação de recursos humanos, quanto naquelas de educação em saúde para a população, tendo apresentado percentuais que ultrapassaram os 79% entre os concluintes, 59% entre os docentes e 50% entre os egressos. Quanto à influência do ECS no desenvolvimento das ações de gerenciamento, a maior parte dos respondentes entendeu ter sido favorável, porém ocorreram divergências de opinião em alguns itens. Em relação à influência do ECS no desenvolvimento de ações assistenciais de enfermagem, a maioria concordou que ela tinha sido benéfica, porém os egressos apresentaram uma visão mais crítica quando comparados às outras categorias. Conclui-se que o ECS é fundamental na formação do aluno, visto que retrata a realidade profissional do enfermeiro, por meio da atuação do discente em cenários de aprendizagem adequados ao seu desenvolvimento, além de instrumentalizá-lo para a sua inserção no mercado de trabalho. Contudo, necessita de adequações em relação à estrutura da disciplina e a supervisão dos enfermeiros e docentes
The present study had as general purpose to evaluate the Supervised Curricular Internship of the Nursing Bachelor Course in two Higher Education Institutions in the state of São Paulo, being one state and one private, in the light of the competencies proposed in the National Curricular Guidelines, from the Impressions of teachers, graduating and graduated students. It is a Survey-type study, in which the data collection was performed through self-administered questionnaires, composed of 58 items evaluated by respondents on a Likert scale, as well as a space for suggestions. In this study we had the participation of 59 graduating students of the Bachelor Nursing Course of 2016, 111 graduates from the years 2013 to 2015 and 27 teachers involved in the ECS of the CGEnf of the two selected IES. In order to collect data with the graduated students, it was used as strategy to send the instrument through Google Docs® platform. As only the private IES made available the telephone numbers of the graduates, it was possible to use the Whatsapp® application. The graduating students had the instrument made available in printed form and proceeded to the answer of it in a time and place previously determined by the IES. The analysis of sociodemographic data was performed using descriptive statistics, and its results were presented in graphs, tables and boards. For the analysis and discussion of the results found in the present study an approximation of the items that contained similar contents was carried out and nine themes were elaborated. The analysis of the results showed that the majority of the respondents were female, 93.22% among the graduating students, 91.89% among the graduates and 91.89% among the professors; The average age of the graduating was 24 years and 3 months, the graduates 26 years and 9 months, and the teachers 48 years and 9 months. Among the graduating students, 25.72% worked as Nursing Technicians, working mostly in a surgical center (22.72%). Among the 111 graduates, 54.05% were working as nurses, working mainly in General Nursing (19.35%), 49.54% were taking a post-graduation. The majority of the teachers had a postdoctoral degree (48.14%), and the average time spent in IES was 15 years and 4 months, with an average workload of 38 hours and 52 minutes, of which 9 hours and 57 minutes were dedicated to ECS. Most of the respondents presented a positive view regarding the influence of ECS in the development of educational actions, both in terms of enabling and training of human resources, as well as those of health education for the population, presenting percentages that exceeded 79 % among the graduating students, 59% among the teachers and 50% among the graduates. As to the influence of ECS in the development of management actions, most respondents considered it to be favorable, but there were divergent opinions on some items. Regarding the influence of ECS in the development of nursing care actions, most agreed that it had been beneficial, but the graduates presented a more critical view when compared to the other categories. It was concluded that the ECS is fundamental in the student\'s education, since it portrays the professional reality of the nurse, through the student\'s performance in learning scenarios appropriate to their development, in addition to enabling them for their insertion in the job market. However, it demands to be adapted to the structure of the discipline and to the supervision of nurses and teachers
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Silva, Ana Paula Scheffer Schell da. "A enfermeira e a corresponsabilidade pela formação do aluno em estágio curricular". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/39073.

Testo completo
Abstract (sommario):
A tese teve como objetivo analisar a participação do enfermeiro no desenvolvimento, acompanhamento e supervisão de alunos de Enfermagem em estágio curricular por meio de uma estratégia de intervenção educativa a distância. Trata-se de estudo de caso qualitativo realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, no período entre junho e dezembro do ano de 2011. As participantes foram 13 enfermeiras que atenderam aos critérios de inclusão: exercer a supervisão de alunos de Enfermagem em estágio curricular, ter disponibilidade de participar da primeira e/ou da segunda etapas da pesquisa sem coincidir com o horário de trabalho, ter conhecimentos mínimos de informática e ter acesso a computador com conexão à internet. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, em encontros de grupo focal e de um curso realizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), delineando-se como uma intervenção educativa a distância que se aproximou da teoria do conhecimento ético-critico-política da educação de Paulo Freire. Os dados produzidos foram organizados e processados com o auxílio do software NVivo® e analisados mediante a técnica de Análise de Conteúdo do Tipo Temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do referido hospital sob o número 110131. A análise dos dados possibilitou a emersão de duas grandes categorias: A Compreensão da Enfermeira como Corresponsável pela Formação do Futuro Profissional e A Necessidade de Fundamentação Teórica para a Atuação como Enfermeira Supervisora de Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Ao final do estudo, evidenciou-se a tese de que a intervenção educativa a distância sobre acompanhamento e supervisão de alunos em estágio curricular desenvolvida com enfermeiros possibilitou a (re)organização dos processos de trabalho entre enfermeiro supervisor e professor orientador; a (re)organização dos processos formativos em que foi percebida a corresponsabilização do enfermeiro e do professor, bem como a fundamentação teórica para a realização do ECS; e a (re)construção de novos saberes, oportunizando discussões e reflexões sobre o processo educativo em Enfermagem. Para uma integração efetiva entre a instituição formadora e o serviço de saúde é preciso que as ações sejam desenvolvidas de forma permanente, que sejam identificados facilitadores entre os enfermeiros e os professores. Esta é uma possibilidade para alcançarmos a qualidade almejada para a formação dos enfermeiros.
The thesis had as its main objective the analyses of the participation of nurse in the development, monitoring and supervision of nursing students in internship programs through an educational intervention strategy for distance training. This is a qualitative case study conducted at Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil between June and December 2011. The participants were 13 nurses who have met the following inclusion criteria: exercise supervision of nursing students in internship programs, have availability to participate in the first and/or second phase of the research (not in their working time), have minimum knowledge of computing and have access to computer with internet connection. Data collection took place in two stages, during focal group meetings and during a course held in a Learning Management Systems (LMS). It was outlined as a distance education intervention which got close to Paulo Freire’s educational theory. The produced data were organized and processed with the support of NVivo® software and analyzed by the technique of Thematic Content Analysis. The study was approved by the Research Ethics Committee of the mentioned hospital under the number 110131. The data analysis enabled the emergence of two major categories: The Understanding of the Nurse as Co-responsible for the Training of the Future Professional and The Need of Theoretical Basis for Acting as a Supervisor Nurse in the Supervised Curricular Training (SCT). At the end of the study it was proven that distance education intervention on the monitoring and supervision of students in internship programs developed with nurses enabled the (re)organization of work processes between the supervisor nurse and the advisor; the (re)organization of training processes in which it was perceived the co-responsabilization of the professor and the nurse, as well as the theoretical basis for the accomplishment of the SCT; and the (re)construction of new knowledge, providing opportunities for discussions and reflections on educational processes in Nursing. For an effective integration between the training institution and the health service, the actions are required to be developed on an ongoing basis, and that facilitators between nurses and professors are identified. This way, it will be possible to achieve the desired quality for the training of nurses.
La tesis tuvo como objetivo analizar la participación del enfermero en el desarrollo, acompañamiento y supervisión de alumnos de Enfermería en práctica curricular por medio de una estrategia de intervención educativa a distancia. Se trata de estudio de caso cualitativo realizado en el Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, en el período entre junio y diciembre del año de 2011. Las participantes fueron 13 enfermeras que atendieron los criterios de inclusión: ejercer a supervisión de alumnos de Enfermería en práctica curricular, tener disponibilidad de participar de la primera y/o de la segunda etapas de la pesquisa sin coincidir con el horario de trabajo, tener conocimiento mínimos de informática y tener acceso a computadora con conexión a la internet. La coleta de datos ocurrió en dos momentos, en encuentros de grupo focal y de un curso realizado en Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA), delineándose como una intervención educativa a distancia que se aproximó de la teoría del conocimiento ético-critico-política de la educación de Paulo Freire. Los datos producidos fueron organizados y procesados con el auxilio del software NVivo® y analizados mediante la técnica de Análisis de Contenido del Tipo Temática. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Pesquisa del referido hospital bajo el número 110131. El análisis de los datos posibilitó la emersión de dos grandes categorías: La Comprensión de la Enfermera como Corresponsal por la Formación del Futuro Profesional y La Necesidad de Fundamentación Teórica para la Actuación como Enfermera Supervisora de Práctica Curricular Supervisionada (PCS). Al final del estudio se evidenció la tesis de que la intervención educativa a distancia sobre acompañamiento y supervisión de alumnos en práctica curricular desarrollada con enfermeros posibilitó la (re)organización de los procesos de trabajo entre enfermero supervisor y profesor orientador; a (re)organización de los procesos formativos en que fue percibida la corresponsabilización del enfermero y del profesor, bien como la fundamentación teórica para la realización de la PCS; y la (re)construcción de nuevos saberes, nutriendo discusiones y reflexiones sobre el proceso educativo en Enfermería. Para una integración efectiva entre la institución formadora y el servicio de salud es preciso que las acciones sean desarrolladas de forma permanente, que sean identificados facilitadores entre los enfermeros y los profesores. Esa es una posibilidad para que alcancemos la cualidad deseada para la formación de los enfermeros.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Ito, Elaine Emi. "O estágio curricular segundo a percepção dos enfermeiros assistenciais de um hospital de ensino". Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-23102006-131145/.

Testo completo
Abstract (sommario):
O estudo tem como tema a percepção dos enfermeiros assistenciais sobre os Estágios Curriculares do curso de graduação em Enfermagem desenvolvidos nas unidades de trabalho de um hospital de ensino. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer as percepções do enfermeiro assistencial em relação ao Estágio Curricular desenvolvido em sua unidade de trabalho e os objetivos específicos foram: conhecer a percepção dos enfermeiros assistenciais em relação ao seu papel na formação dos alunos em Estágio Curricular; conhecer a influência que os alunos trazem para a unidade de trabalho onde se realiza o referido estágio; identificar os fatores que facilitam e dificultam nas atividades diárias do enfermeiro com a presença dos alunos em estágio; conhecer a percepção dos enfermeiros em relação a estrutura do estágio e sugestões de aprimoramento para o desenvolvimento desta disciplina em ambiente hospitalar e contribuir para o aprimoramento no desenvolvimento de estágios realizados em instituições de saúde. No estudo, denominamos o “Estágio Curricular” como a última disciplina que o aluno desenvolve no curso de graduação em Enfermagem, oferecida no último semestre do curso, possui uma carga horária abrangente e tem o acompanhamento e a supervisão indireta do docente responsável pela disciplina e o aluno fica em contato direto e constante com o enfermeiro assistencial da unidade a qual realiza o estágio. Com relação ao delineamento metodológico, tratou-se de um estudo exploratório, descritivo e com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição hospitalar caracterizada como hospital de ensino, filantrópico, geral, localizado no município de São Paulo. Os sujeitos do estudo foram 12 enfermeiros assistenciais que acompanharam alunos em Estágio Curricular. Os dados foram coletados por meio de entrevista utilizando um roteiro norteador contendo questões abertas, estas foram gravadas e transcritas na íntegra. A técnica utilizada para inferência sobre os resultados foi baseada na análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados desse estudo reveleram que a maioria dos enfermeiros assistenciais reconhece o seu papel de educador na formação dos alunos de enfermagem nos Estágios Curriculares. Os enfermeiros consideram que os alunos trazem uma influência positiva para as unidades onde se realiza o estágio, principalmente no aspecto da introdução de novos conhecimentos para os profissionais e para o setor. Os entrevistados expressam também que tanto para os fatores que facilitam como para os fatores que dificultam o desenvolvimento das atividades do enfermeiro na unidade com a presença do aluno, é relatada a questão da importância da característica deste aluno. Na percepção da maioria dos enfermeiros a estrutura do estágio está adequada, porém sugerem algumas ações para o aprimoramento no desenvolvimento da disciplina em unidades hospitalares. Acreditamos que este estudo despertou para a reflexão da importância do entrosamento e participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de formação do profissional de enfermagem, ou seja, do docente, do aluno e do enfermeiro assistencial, especialmente no desenvolvimento da disciplina do Estágio Curricular. Tal fato, certamente, possibilitará um ensino de qualidade cada vez melhor e uma maior interação ensino/serviço.
The theme of the study is the hospital nurses’ perception about Curriculum Period of a Undergraduate Nursing Course developed in the work unities of a Training Hospital. The general objective of the research was to know the hospital nurses’ perceptions regarding to the Curriculum Period of Training developed in their work unity and the specific objectives were: to know the hospital nurses´ perception regarding their role in the Curriculum Period of Training students training; to know the influence that the students bring to the work unity where is accomplished the reported training; to identify the factors that make easy and make difficult the nurse diary activities with the presence of the students in training; to know the nurses´ perception regarding the training structure and improvement suggestions for this discipline development in a hospital and to cooperate for the improvement of training development accomplished in health institutions. In the study, we denominate the “Curriculum Period of Training” as the last discipline that the student develop in the Undergraduate Nursing Course, offered in the last semester of the course, it has a broad schedule and indirect attendance and supervision of the teacher responsible for the discipline and the student keep direct and constant contact with the hospital nurses’ of the unity where he accomplishes the training. Regarding the methodological outline, it was an exploratory study, descriptive with qualitative boarding. The research was developed in a hospital distinguished as a teaching hospital, philanthropic, general and located in Sao Paulo city. The subjects of the study were 12 social nurses which followed students in Curriculum Period of Training. The data were collected by interview using a guide containing open questions, which were recorded and transcribed in totality. The technique used to infer the results was based on the Bardin (1977) content analysis. The results of this study revealed that most of the hospital nurses’ recognize their role as educator of the Nursing students´ training in the Curriculum Period of training. The nurses consider that the students bring positive influence for the unities where the training is accomplished, mainly regarding the introduction of new knowledge for the professionals and for the sector. The interviewed ones also express that either for the factors that make easy or for the factors that make difficult the nurse activities development in the unity with the student presence, it is mentioned the importance of this student characteristic. According to the most of the nurses’ perception the training structure is suitable; however, they suggest some actions for the discipline development improvement in hospital unities. We believe that this research achieved a thought about the importance of the involvement and effective participation of all the actors involved in the nursing professional training process, which means, the teacher, the student and the hospital nurses’, especially for the discipline development of Curriculum Period of Training. Such fact, certainly, will make possible a teaching of quality much better and more interactive education/service.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Burgatti, Juliane Cristina. "A contribuição do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em enfermagem". Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7141/tde-22082012-105943/.

Testo completo
Abstract (sommario):
Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que objetivou analisar a repercussão do estágio curricular supervisionado (ECS) no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em Enfermagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 28 estudantes, docentes e enfermeiros colaboradores de uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo, no período entre outubro de 2010 e março de 2011. O material empírico resultante foi submetido à técnica de análise de discurso e resultou nas seguintes categorias empíricas: a preservação da autonomia; a responsabilidade social e o respeito nas relações intersubjetivas na produção do cuidado em saúde e no processo de ensino e aprendizagem; a terapêutica e o cuidado a partir da dimensão ética; a responsabilidade pública e a justiça social. Em relação ao desenvolvimento das atitudes e valores para atuação em saúde, a análise dos discursos resultou em outras duas categorias empíricas, que dizem respeito às ferramentas a serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem em ética: a reflexão crítica na e sobre a ação a partir do valor humano e as possibilidades de ações e de atitudes a partir da análise dos exemplos. Concluiu-se que o ECS é um espaço privilegiado de integração e desenvolvimento das dimensões técnica, estética, política e, em especial, ética. Na formação inicial, a formação dos valores é tão necessária quanto à aquisição de conhecimentos, pois ambos influenciam a tomada de decisão e a qualidade dessas decisões. No ensino da ética, a abrangência, a profundidade e a exploração dos valores referentes à esfera micro, de preservação da autonomia, responsabilidade e respeito, devem dialogar com os valores macro de responsabilidade pública, equidade e justiça social.
This is an exploratory qualitative study aimed at analyzing the impact of supervised curricular internship (SCI) in the development of the ethical dimension of nursing graduates professional competence. Semi-structured interviews were carried out with 28 students, teachers and nurses, employees of a public higher education institution in the state of Sao Paulo, from October 2010 to March 2011.The obtained empirical material was submitted to the discourse analysis technique and resulted in the following empirical categories: preservation of autonomy; social responsibility and respect in intersubjective relations in health care production and in the process of teaching and learning; therapy and care from the ethical dimension; public responsibility and social justice. Regarding the development of attitudes and values to work in health care, the discourse analysis resulted in two other empirical categories concerning the tools to be used in the teaching and learning process in ethics: a critical reflection in and on action from the viewpoint of human value and possibilities of actions and attitudes from the analysis of examples. It was concluded that the SCI is an ideal opportunity for integration and development of the technical, esthetic, political and mainly ethical dimensions. At the initial training, the formation of values is as necessary as knowledge acquisition, as they both influence decision-making and quality of those decisions. In the teaching of ethics, the scope, depth and exploration of values regarding the micro sphere of preservation of autonomy, responsibility and respect should be in close contact with the macro values of public responsibility, equity and social justice.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Souza, Michelle Ribeiro Cordeiro de. "A formação do enfermeiro para o atuar no SUS: a atenção básica no estágio curricular supervisionado". Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20569.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2017-10-31T11:54:08Z No. of bitstreams: 1 Michelle Ribeiro Cordeiro de Souza.pdf: 2530971 bytes, checksum: 7b3c6332d17071b5b0ff3c404cd4f273 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-31T11:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Michelle Ribeiro Cordeiro de Souza.pdf: 2530971 bytes, checksum: 7b3c6332d17071b5b0ff3c404cd4f273 (MD5) Previous issue date: 2017-09-18
The formation of health’s profissionals aim for nowadays, to attend to Sistema Único de Saúde. The Supervised Curricular Stage in the process of nurse’s formation is considered a strategy of teaching that approach the student of reality, develops habilities and contract with new experiences helping the existence of the future profissional practic. The study propose chances in curriculares activities on Nursing Course of Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva from identification of the learning opportunities this stage in basic care, your contribution on profissional exercise in this área of acting and of competences acquired considering the pedagogical Project, in viewpoint of egresses, Is described explored, of approach quali-quantity, The theory os Social Representations was used like theorical reference and, the Discurse of Coletive Subject, methodological reference in organization and analysis of testimonies. The egresses aprove the stage how much the teaching performance considered fragilities/difficulties: use of small health units, basic nursing procedures, no realization of nurse consultation, monitoring the role of nurse, leadership, management decision-making and technical-scientific development. It is considered essential to extend the experiences during the stage, from the teacher nurse of the planning of the learning opportunities, to contemplate the development of technical skills in the period that precede the stage, to seek innovative learning methods in the proposed activities
A formação dos profissionais de saúde visa, atualmente, atender ao Sistema Único de Saúde. O Estágio Curricular Supervisionado no processo de formação do enfermeiro é considerado uma estratégia de ensino que aproxima o estudante da realidade, desenvolve habilidades e contato com novas experiências, propiciando a vivência da prática profissional futura. O estudo propõe mudanças nas atividades curriculares no Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva a partir da identificação das oportunidades de aprendizagem desse estágio na atenção básica, sua contribuição no exercício profissional nessa área de atuação e, das competências adquiridas considerando o projeto pedagógico, na ótica dos egressos. É descritivo, exploratório, de abordagem quali - quantitativa. A Teoria das Representações Sociais foi utilizada como referencial teórico e, o Discurso do Sujeito Coletivo e a Análise de Conteúdo, como referencial metodológico na organização e análise dos depoimentos. Os egressos aprovaram o estágio quanto à atuação docente, realização de atividades voltadas à promoção da saúde e os estudos de caso. Consideraram fragilidades/dificuldades: uso de unidades de saúde pequenas, realização dos procedimentos básicos de enfermagem, não realização de consulta de enfermagem, acompanhamento do papel do enfermeiro, liderança, gerenciamento, tomada de decisão e desenvolvimento técnico-científico. Considera-se essencial ampliar as experiências durante o estágio, a partir da interação docente - enfermeiro da unidade no planejamento das oportunidades de aprendizagem, contemplar o desenvolvimento de habilidades técnicas nos períodos que precedem o estágio, buscar métodos inovadores de aprendizagem nas atividades propostas
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Belei, Renata Aparecida [UNESP]. "Comportamentos e situações de risco e de segurança para acidente com material biológico durante estágio curricular de enfermagem". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/102170.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:31:44Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-02-21Bitstream added on 2014-06-13T19:21:07Z : No. of bitstreams: 1 belei_ra_dr_mar.pdf: 1070474 bytes, checksum: a94e8409a324752559085447d8390b23 (MD5)
Analisa comportamentos de segurança e de risco para acidente com material biológico (AMB) durante preparo e descarte de materiais utilizados na administração de medicações. Os participantes são 19 discentes de enfermagem, escolhidos aleatoriamente, que haviam terminado o módulo que aborda de forma teórica o tema biossegurança e realizavam estágio em pronto socorro, e sete docentes supervisores de estágio, todos de uma Universidade Pública do Estado do Paraná. Utiliza filmagem e observação ao vivo dos participantes durante o estágio curricular para identificar e registrar comportamentos e situações de risco e de segurança para AMB. Seleciona cenas das fitas gravadas e registros obtidos da observação ao vivo, os encaminha para juízes e calcula o índice de concordância. Utiliza questionário com discentes e docentes, agrupa os recortes das opiniões mais freqüentes em categorias e sub-categorias, submete à avaliação de juízes e calcula o índice de concordância entre os instrumentos. Entrega recortes de cenas e registros aos discentes e docentes para classificação quanto ao risco ou segurança para AMB, analisa e compara as classificações com aspectos ligados ao processo de ensino-aprendizagem. Verifica 2,86 vezes mais comportamentos de risco (109) para acidente com material biológico que de segurança (38). Identifica 38 comportamentos de segurança: 12 pela filmagem e 26 pela técnica de observação ao vivo, e 109 comportamentos de risco (76 pela filmagem e 33 pela observação ao vivo). Identifica pela observação ao vivo que: dos 30 comportamentos de risco apresentados por discentes, 20 (67%) relacionam-se ao preparo de medicações, estando o docente supervisionando a atividade em 13 (65%) situações; 26 (86,66%) comportamentos/situações envolvem o recipiente de descarte que não atende...
Safety and risky behaviors for accidents with biological material (ABM) are subjected to analysis during preparation and discard of materials used in administration of medication. The participants are 19 undergraduate nursing students, randomly chosen, who had finished the module about biosafety, approached theoretically, and were doing internship in the emergency room, and seven faculty internship supervisors, all from a public university in Paraná State, Brazil. Video recordings and live observation of the participants during internship are used to identify and register safety and risky behaviors for ABM. It selects footage and registers obtained from live observation, submitting them to judges and calculates the agreement rate. It carries out surveys among undergraduate students and faculty members, it groups clippings of most recurrent opinions in categories and subcategories, which is submitted to judges for evaluation and the agreement rate among the instruments is calculated. Footages and registers are given in to undergraduate students and teachers for classification regarding risk and safety in ABM, it analyses and compares the classifications connected to aspects of the teaching and learning process. It verifies 2,86 times more risky behaviors (109) for accidents with biological material than safety (38). It identifies 38 safety behaviors: 12 by the video recordings and 26 by the live observation technique, and 109 risky behaviors (76 by video recording and 33 by live observation). It identifies by live observation that: out of 30 risky behaviors presented by undergraduate nursing students, 20 (67%) are related to the preparation of medication, with the professor supervising the activity in 13 (65%) situations; 26 (86,66%) behaviors/situations involving the discarded container which does not comply with... (Complete abstract click electronic access below)
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Più fonti

Capitoli di libri sul tema "Estágio curricular : Enfermagem"

1

Rennó, Heloiza Maria Siqueira, Carolina da Silva Caram, Lilian Cristina Rezende, Lívia Cozer Montenegro, Flávia Regina Souza Ramos e Maria José Menezes Brito. "PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL NA ENFERMAGEM: DEMANDAS ÉTICAS E POLÍTICAS NA VIVÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR". In Bases Conceituais da Saúde, 219–29. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.41119150229.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Rodrigues, Brena de Nazaré Barros, Patrick da Costa Lima, Geovane do Rosário Ribeiro, Ana Paula Amorim da Silva, Hector Brenno da Silva Cagni, Felipe Macedo Vale, Raiane Bacelar dos Anjos et al. "A GESTÃO E O GERENCIAMENTO NO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM". In Política, Planejamento e Gestão em Saúde 8, 19–23. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9372025083.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Atti di convegni sul tema "Estágio curricular : Enfermagem"

1

TEIXEIRA, MARIA LUIZA DUTRA, FRANCINE CASARIN e ADRIANA DALL'ASTA PEREIRA. "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA COVID-19". In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-143.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

FERNANDES, FRANCISCO, ESTEVAN GUTERRES DE OLIVEIRA, MARCELA RAGAGNIN, JOSELAINE SILVA e NAIANA OLIVEIRA DOS SANTOS. "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM I NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA". In VII Jornada Internacional de Enfermagem. sepebr, 2021. http://dx.doi.org/10.48195/jie2021-181.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

SUSIN, FRANCINE SANTELLANO, FRANCINE CASARIN, JESSICA MORAIS DA SILVA PAIM e ADRIANA PEREIRA DALL’ASTA. "IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS EM UMA UNIDADE CIRÚRGICO DURANTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA". In VII Jornada Internacional de Enfermagem. sepebr, 2021. http://dx.doi.org/10.48195/jie2021-167.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Losekann, Maristela, e Daniel Klug. "O trabalho de conclusão de curso na formação técnica em enfermagem: uma experiência de escrita reflexiva no estágio curricular". In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0409.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste artigo, analisaremos de que forma o componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi inserido na formação do profissional técnico em enfermagem de um curso público e na modalidade subsequente ao ensino médio. O componente curricular TCC é obrigatório nesta instituição e está inserido dentro da carga horária total de 1.600 horas divididas em 4 semestres. Esta produção escrita tem como objetivo relacionar experiências de aprendizagem práticas e teóricas que ocorrem ao longo da formação. O TCC é visto como uma forma de valorizar o que o aluno viveu em seus momentos de estágio, momentos de apropriação reflexiva da própria experiência pelo estagiário, bem como de colocar a pesquisa no currículo da formação técnica de nível médio. A escolha do tema é livre para os discentes e deve contemplar um evento significativo, o que ele trouxe de novo para o aprendizado, por que foi importante na formação, por que tem que ser feito dessa maneira, ou seja, contemplar toda a riqueza da experiência. O relato da experiência deve ser complementado com um referencial teórico, cujos autores forneçam sustentação ao que foi apresentado. O objetivo é desenvolver a capacidade de síntese, reflexão e crítica em relação a determinado tema pertinente à enfermagem. A elaboração do trabalho é processual e utiliza-se dos registros armazenados ao longo do curso. O trabalho de conclusão é uma oportunidade de desenvolver aspectos da liberdade na formação de caráter profissional e de nível técnico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Losekann, Maristela, e Daniel Klug. "O trabalho de conclusão de curso na formação técnica em enfermagem: uma experiência de escrita reflexiva no estágio curricular". In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0409.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste artigo, analisaremos de que forma o componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi inserido na formação do profissional técnico em enfermagem de um curso público e na modalidade subsequente ao ensino médio. O componente curricular TCC é obrigatório nesta instituição e está inserido dentro da carga horária total de 1.600 horas divididas em 4 semestres. Esta produção escrita tem como objetivo relacionar experiências de aprendizagem práticas e teóricas que ocorrem ao longo da formação. O TCC é visto como uma forma de valorizar o que o aluno viveu em seus momentos de estágio, momentos de apropriação reflexiva da própria experiência pelo estagiário, bem como de colocar a pesquisa no currículo da formação técnica de nível médio. A escolha do tema é livre para os discentes e deve contemplar um evento significativo, o que ele trouxe de novo para o aprendizado, por que foi importante na formação, por que tem que ser feito dessa maneira, ou seja, contemplar toda a riqueza da experiência. O relato da experiência deve ser complementado com um referencial teórico, cujos autores forneçam sustentação ao que foi apresentado. O objetivo é desenvolver a capacidade de síntese, reflexão e crítica em relação a determinado tema pertinente à enfermagem. A elaboração do trabalho é processual e utiliza-se dos registros armazenados ao longo do curso. O trabalho de conclusão é uma oportunidade de desenvolver aspectos da liberdade na formação de caráter profissional e de nível técnico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia