Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Estágio curricular : Enfermagem.

Articoli di riviste sul tema "Estágio curricular : Enfermagem"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Estágio curricular : Enfermagem".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Vaz, Débora Rodrigues, Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira, Denise Maria De Almeida, Cláudia Prado, Alfredo Almeida Pina-Oliveira e Maria de Fatima Prado Fernandes. "A Importância da Reflexão no Estágio Curricular na Licenciatura em Enfermagem: Uso de Heurísticos". Revista de Graduação USP 2, n. 2 (4 luglio 2017): 65. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i2p65-73.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um heurístico para estimular a reflexão sobre o clima emocional e as dimensões relacional e comunicacional no estágio curricular supervisionado no curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. A metodologia consistiu na tradução, adaptação, reorganização e desenvolvimento de um heurístico com foco na vivência durante os estágios curriculares supervisionados da Licenciatura em Enfermagem. O heurístico é composto por 53 indagações reflexivas que evidenciam quatro dimensões: o relacionamento entre o licenciando e o professor supervisor; entre o licenciando e os funcionários das instituições de saúde; entre os licenciandos e os estudantes; e entre os próprios licenciandos. O uso do heurístico pode contribuir para a reflexão sobre o estágio curricular supervisionado e auxiliar o licenciando a (re)pensar seu desempenho com vistas ao seu aprimoramento pessoal e docente a partir da análise de suas próprias emoções, relações interpessoais e estratégias de comunicação que podem interferir em seu processo de ensino e de aprendizagem.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Bousso, Regina Szylit, Miriam Aparecida Barbosa Merighi, Marli Alves Rolim, Maria Luiza Gonzales Riesco e Margareth Angelo. "Estágio curricular em enfermagem: transição de identidades". Revista da Escola de Enfermagem da USP 34, n. 2 (giugno 2000): 218–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342000000200013.

Testo completo
Abstract (sommario):
A experiência do "Estágio Curricular" no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), é relatada não só como uma inovação para atender às exigências do Currículo Mínimo em Enfermagem, como para dar consistência à formação pretendida com o novo currículo da EEUSP. A proposta é de possibilitar ao aluno vivenciar um processo de transição do ser estudante para o ser profissional. As autoras fazem uma análise retrospectiva de como a experiência tem sido vivenciada pelos envolvidos - graduando, docente e enfermeiro assistencial, tecendo considerações acerca dos resultados que evidenciam indicadores de autonomia e de responsabilidade do futuro profissional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Andrade, Maria Nilda de, Ladjane do Carmo de Albuquerque Araújo e Lenes Clécia Saraiva Lins. "Estágio curricular: avaliação de experiência". Revista Brasileira de Enfermagem 42, n. 1-2-3-4 (dicembre 1989): 27–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671989000100005.

Testo completo
Abstract (sommario):
As autoras, fundamentadas no Relatório do Seminário "Avaliação do Estágio Curricular do Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco", tecem comentários sobre aspectos conceituais e legais do Estágio e apresentam dados da avaliação da experiência. Comentam o resultado da avaliação como fator para retroalimentar o planejamento e desenvolvimento da experiência em busca da melhoria da qualidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Missio, Lourdes, Fabiane Melo Heinen Ganassim, Marcia Maria Ribera Lopes Spessoto e Pâmela Luiza Araujo Gomes. "Estágio curricular supervisionado: vivências na licenciatura em enfermagem". Laplage em Revista 5, n. 1 (13 febbraio 2019): 58. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201951611p.58-70.

Testo completo
Abstract (sommario):
O estágio curricular supervisionado, como campo de conhecimento, insere o acadêmico na área profissional, pois favorece o aprimoramento de saberes e a construção de sua identidade profissional. Este texto envolveu o estágio curricular supervisionado na Licenciatura em Enfermagem, como objetivo de apresentar aspectos do seu percurso, a partir das vivências enquanto docentes e discentes, durante o processo de implantação e implementação, junto ao Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. As atividades preconizaram experiências em processos formais de ensino e aprendizagem, proporcionando a convivência com a docência na educação básica e em cursos de ensino profissionalizante, como o Técnico de Enfermagem. Envolveu, também, atividades em espaços não escolares com ações de educação em saúde. Acreditamos que a Licenciatura em Enfermagem trouxe um diferencial na formação, tanto nas atividades acadêmicas do curso, quanto no acompanhamento do egresso em suas atividades profissionais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Rodrigues, Elizabeth Nascimento. "Primeiro estágio curricular: relato de experiência". Revista Brasileira de Enfermagem 48, n. 4 (dicembre 1995): 436–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671995000400011.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho relata uma experiência vivenciada por mim em um hospital-escola de Belo Horizonte. enquanto acadêmica de enfermagem. durante meu primeiro estágio curricular. cuidando de uma adolescente. Tal relato discute a necessidade do preparo da equipe de saúde no trato com o paciente adolescente. assim como para receber o acadêmico em seu primeiro contato com a prática profissional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Silva, Nair Chase da, Maria Jacirema Ferreira Gonçalves e David Lopes Neto. "Enfermagem em saúde indígena: aplicando as diretrizes curriculares". Revista Brasileira de Enfermagem 56, n. 4 (agosto 2003): 388–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672003000400016.

Testo completo
Abstract (sommario):
Relato de experiência do Estágio Curricular II - Internato Rural Indígena, do Curso de Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Manaus-Universidade Federal do Amazonas, realizado de outubro a dezembro/2002, oportunizando ao acadêmico: compreender o processo saúde-doença em áreas indígenas e realizar intervenções de enfermagem. O estágio ocorreu em três fases: semana preparatória, envolvendo reuniões e palestras com a equipe que atua em saúde indígena; atuação junto às populações indígenas e seminário/relatório das atividades. Os alunos relataram que a atuação do enfermeiro em comunidades indígenas requer conhecimento antropológico, ecológico e social para compreensão do processo saúde-doença. O estágio proporciona educação emancipatória, contextualizada na realidade regional e atende as recomendações das diretrizes curriculares ao privilegiar o ensino voltado para a realidade local.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Costa, Lauriana Medeiros e., e Raimunda Medeiros Germano. "Estágio curricular supervisionado na Graduação em Enfermagem: revisitando a história". Revista Brasileira de Enfermagem 60, n. 6 (dicembre 2007): 706–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672007000600016.

Testo completo
Abstract (sommario):
Trata-se de uma revisão de literatura acerca do estágio curricular supervisionado do curso graduação em enfermagem, tendo como objetivos compreender como este a estrutura atual e identificar os desafios atuais, a partir do resgate de sua história e da compreensão da legislação que o rege. Utilizou-se como fonte principal a Revista Brasileira de Enfermagem, no período de 1954 a 2006. O estudo demonstrou que esta atividade acadêmica tem passado por várias transformações desde sua estruturação em 1972, quando era realizada numa perspectiva biologicista e hospitalocêntrica. A partir de 1994 busca estruturar-se com base na integralidade e na articulação entre teoria/prática e ensino/serviço, com vistas à construção do SUS, processo intensificado em 2001 com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Magalhães, Dayane dos Santos Souza, Claudia Moreira De Lima, Rayanni Bruna Campos Ferro, Wilma Nunes Martins Zorzan, Paola Marques da Costa Santos e Dennislaine Alves Lima Dantas. "Estágio curricular supervisionado: expectativas na formação profissional". Revista Acervo Educacional (online) 3 (22 aprile 2021): e6584. http://dx.doi.org/10.25248/rae.e6584.2021.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esse artigo tem como objetivo identificar as expectativas de acadêmicos do curso de enfermagem, frente ao primeiro contato com o estágio curricular supervisionado no setor de trauma e emergência e as influências que ele exerce no futuro do egresso profissional. O estudo é uma avaliação qualitativa de caráter exploratória descritiva, que teve como público acadêmicos regularmente matriculados na 4ª ou 8ª fase do curso de enfermagem. O Estágio Curricular Supervisionado constitui um ambiente propício ao aprendizado da profissão e desenvolvimento de competências, entretanto, faz-se necessário maior entendimento do que esse momento representa na formação do futuro profissional enfermeiro. Entretanto, ainda há a existência de um déficit no contexto de aprendizado na visão dos alunos, de forma a atender às necessidades da atenção integral no setor de trauma e urgências, além da identificação de uma dissociação entre os campos da teoria, pratica e estágio que contribui para o surgimento de lacunas na formação. O aluno deve buscar mais conhecimento e se dedicar por completo ao estágio como um momento de complementar o aprendizado e formar seu senso crítico e profissional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Lins, Lenes Clécia Saraiva, e Maria da Penha Carlos de Sá. "Avaliação da assistência prestada pelo estudante de enfermagem em um hospital geral do INAMPS na cidade do Recife: opinião dos pacientes". Revista Brasileira de Enfermagem 39, n. 2-3 (settembre 1986): 38–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671986000300008.

Testo completo
Abstract (sommario):
Considerando as dificuldades existentes na utilização de Hospitais do INAMPS, como campo de estágio, as autoras desenvolveram esta pesquisa objetivando avaliar a assistência prestada pelos estudantes, a aceitação da mesma pelos pacientes, confrontando com a opinião da direção dos Hospitais sobre o assunto. O estudo abrange o trabalho realizado pelas estudantes de enfermagem junto a 41 pacientes cumprindo o estágio curricular de Introdução à Enfermagem II. Conclui que o paciente previdenciário aceita e até prefere a assistência prestada pelo estudante, identifica uma assistência sistematizada e metodológica e sugere que haja continuidade de estágios que são proveitosos tanto para o paciente como para a Instituição.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Silva, Livia Maria da, Tuanny Caroline Pereira de Santana, Laise Risalva Farias Gouveia da Silva, Leticia Monteiro Rocha, Camilla Talita Silva Canhoto, Karoline Lima Dantas, Ana Cristina Farah Abdon da Silva et al. "Estágio curricular supervisionado: dificuldades e perspectivas vivenciadas por acadêmicos de enfermagem". Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 18 (8 luglio 2019): e662. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e662.2019.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: Descrever as principais dificuldades e possibilidades vivenciadas pelos acadêmicos de enfermagem no exercício do estágio curricular supervisionado nas unidades de saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem quantitativa e qualitativa. Resultados: Os dados obtidos na pesquisa mostram que a principal vantagem do estágio supervisionado foi à aquisição e o aprimoramento de conhecimentos e habilidades, porém, a maioria dos estudantes encontraram algumas dificuldades, relacionadas ao distanciamento entre a metodologia teórica e prática, associado a experiência do estágio ser insuficiente para formação profissional. Conclusão: Embora seja visível os desafios enfrentados pelos acadêmicos de enfermagem durante sua vivência frente ao estágio supervisionado, esse momento é promissor de experiências profissionais, as quais visam fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, há necessidade de propostas voltadas à melhoria do referido estágio.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Ramos, Tierle Kosloski, Elisabeta Albertina Nietsche, Silvana Bastos Cogo, Liege Gonçalves Cassenote, Andressa Böck e Fernanda Soares Martins. "Estágio curricular supervisionado e a formação do enfermeiro: atividades desenvolvidas". Revista de Enfermagem da UFSM 8, n. 1 (12 aprile 2018): 59. http://dx.doi.org/10.5902/2179769228124.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: analisar as atividades desenvolvidas por discentes e egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem durante o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado. Método: trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada. O processo de análise dos dados, juntamente com a discussão e a interpretação foi embasado pela técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: emergiram três categorias nos discursos dos participantes: atividades assistenciais, atividades gerenciais e atividades educativas. Considerações finais: o Estágio Curricular Supervisionado apresenta-se como uma atividade na qual é possível desenvolver e potencializar habilidades e competências exigidas no perfil do profissional de enfermagem. Foi possível identificar a presença de atividades assistenciais, gerenciais e educativas em conformidade com o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Também se identificou que há necessidade de maior ênfase ainda na graduação da realização de atividades privativas do enfermeiro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Bosquetti, Lívia Silva, e Eliana Mara Braga. "Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular". Revista da Escola de Enfermagem da USP 42, n. 4 (dicembre 2008): 690–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342008000400011.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Spessoto, Márcia Maria Ribera Lopes, e Giselle Cristina Martins Real. "OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: A RELAÇÃO ENTRE O BACHARELADO E A LICENCIATURA". Revista e-Curriculum 19, n. 2 (30 giugno 2021): 840–66. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p840-866.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho objetiva apreender e discriminar características das matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem das Universidades Públicas Estaduais, quanto à carga horária, relação teoria-prática e organização dos conteúdos curriculares. Realizou-se análise documental das matrizes curriculares de nove cursos e verificou-se que estes vêm mantendo a organização curricular associada entre os graus, independentemente das orientações de separação do MEC. Destaca-se a prática como componente curricular e a realização fracionada do estágio curricular supervisionado de licenciatura que, a princípio, é direcionado à educação básica e, posteriormente, a educação profissional técnica de nível médio, abordando, diferentes possibilidades de inserção do enfermeiro licenciado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Marran, Ana Lúcia, Paulo Gomes Lima e Maria Helena Salgado Bagnato. "As políticas educacionais e o estágio curricular supervisionado no curso de graduação em enfermagem". Trabalho, Educação e Saúde 13, n. 1 (aprile 2015): 89–108. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00025.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo discute as políticas de educação e o estágio curricular supervisionado no curso de graduação em enfermagem, a influência da reestruturação produtiva e da reforma do Estado capitalista no ensino superior brasileiro. Por se tratar de um estudo reflexivo, buscou-se como referencial de discussão a literatura da área, bem como os norteamentos trazidos pelas legislações do estágio curricular supervisionado e do ensino de enfermagem. No processo histórico da profissão do enfermeiro, destacam-se o cuidado com a prática profissional e os modos possíveis de apropriação da identidade desse profissional. Assim, o estágio é visto como parte indispensável no seu processo de formação; por meio dele podem-se desenvolver habilidades e competências próprias do enfermeiro. O estágio curricular supervisionado não deve ser visto somente como uma exigência do mundo capitalista, pois é possível formar um enfermeiro capaz de refletir sobre suas condições materiais de existência utilizando a prática reflexiva na articulação entre ensino e serviço.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Valadares, Alessandra Freire Medina, e Marcia Cristina da Silva Magro. "Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar". Acta Paulista de Enfermagem 27, n. 2 (aprile 2014): 138–43. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Lopes, Marcia Maria Ribera, Giselle Cristina Martins Real e Maria Helena Salgado Bagnato. "A percepção de egressos sobre as transformações curriculares ocorridas no curso de graduação em enfermagem". ETD - Educação Temática Digital 14, n. 2 (5 novembre 2012): 275. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v14i2.1234.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho objetiva analisar a percepção dos egressos do curso de Enfermagem sobre as modificações curriculares ocorridas na graduação em Enfermagem a partir da década de 1990. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou o levantamento bibliográfico, a análise documental e a pesquisa de campo por meio de questionários e de grupo focal, tendo como suporte a análise de conteúdo. Participaram os egressos da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, formados entre 2004 e 2009, sendo três turmas formadas sob a legislação curricular de 1994 e três turmas sob as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem, de 2001. Nos resultados, os egressos destacaram sua participação na construção do atual Projeto político-pedagógico do curso, além de ressaltarem pontos como a integralidade e o estágio curricular supervisionado. Acredita-se que estudos e discussões sobre a proposta curricular devem continuar, incluindo todos os atores do processo. Inferiu-se que a matriz curricular do curso vem atendendo às orientações curriculares atuais, articulando-se estreitamente com a formação de enfermeiros aptos às demandas da política de saúde. Espera-se contribuir para as políticas educacionais, suscitando reflexões e debates a respeito do tema.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Santos, Jociane Marthendal Oliveira. "Estágio curricular supervisionado [ecs] na educação superior brasileira: desafios e solicitações de sua implementação". Laplage em Revista 5, n. 1 (13 febbraio 2019): 3. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201951607p.3-5.

Testo completo
Abstract (sommario):
O dossiê “Estágio Curricular Supervisionado [ECS] na educação superior brasileira: desafios e solicitações de sua implementação” é o resultado de aproximadamente dezoito meses de trabalho entre a idealização até a concretização do mesmo, o que torna um momento ímpar para todos os envolvidos. Este aborda o Estagio Curricular Supervisionado como um período de interlocução entre teoria e prática nas diferentes áreas que compõem o ensino superior brasileiro e como se efetiva como política pública. Buscou-se contribuir com publicações nas áreas de enfermagem, psicologia e pedagogia e educação física. Para todas as áreas o objeto comum, Estágio Curricular Supervisionado, é transversalizado pela dialogia com os processos de implementação no interior de cursos de graduação no Brasil e as implicações advindas de suas realidades. No presente número teremos duas sessões: quatro artigos que contemplam o estágio curricular na área de psicologia e um artigo da área de enfermagem. A sessão seguinte será composta por seis artigos da pedagogia e um na área de educação física.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Prado, Cláudia, Genival Fernandes de Freitas, Irene Mari Pereira, Vera Lucia Mirai e Maria Madalena Januário Leite. "Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética". Revista Brasileira de Enfermagem 63, n. 3 (giugno 2010): 487–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672010000300023.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este relato de experiência teve por objetivo descrever o processo de avaliação no Estágio Curricular de Administração em Enfermagem do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, à luz da metodologia dialética. Nesta perspectiva, o conhecimento é construído em três momentos: síncrese, análise e síntese, em que a tarefa pedagógica do professor é mediar as fases de mobilização, construção e síntese do conhecimento por meio da dúvida e da crítica. Concluiu-se que avaliação da aprendizagem valorizou as relações interpessoais e a participação dos sujeitos envolvidos, por meio do acolhimento e estabelecimento de vínculos em todo o processo, favorecendo a concepção do conhecimento a partir da problematização da práxis criando situações construtivas e significativas, desenvolvendo múltiplas competências.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Correa dos Santos, Michaela Byron, Emanuel Pereira dos Santos, Lina Maria Casas Ramirez, Nícolas Avelino da Silva, Ângela Maria La Cava, Inês Maria Meneses dos Santos e Vera Lúcia Freitas de Moura. "Uma vivência Brasil-Colombia em estágio de Enfermagem". Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 17, n. 37 (17 dicembre 2020): 124–31. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n37p124.

Testo completo
Abstract (sommario):
Trata-se relato de experiência. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Católica de Manizales, no contexto dos programas de mobilidade estudantil. Métodos: 01 Estudante de Enfermagem – UCM Colômbia; 02 estudantes de Enfermagem EEAP/UNIRIO e 01 professora de Administração da EEAP/UNIRIO; 01 enfermeiro-chefe da enfermaria pediátrica. Período de Estágio Curricular Obrigatório em Administração em Enfermagem, entre agosto e setembro de 2019, em um total de 150 horas. Resultados: As atividades realizadas visaram à melhoria da qualidade assistencial em enfermagem: solicitação de material, conservação e organização para o completo funcionamento da enfermaria, treinamento de equipe e aplicação de escalas de rotina. As atividades tiveram êxito e fornecerão subsídios para futuras publicações. Conclusão: Os estudantes puderam trocar experiências e obtiveram conhecimento de língua estrangeira, cultura, diferenças dos sistemas de saúde e de ensino. A experiência se mostrou benéfica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Neuilly De Almeida Rodrigues, Marcos, Rosenil Brito Dos Santos, Fernanda Farias Da Silva, Daniele Melo Sardinha, Pedrinha Do Socorro Castro dos Prazeres e Ana Gracinda Ignácio Da Silva. "O estágio curricular supervisionado em enfermagem sob a ótica dos concluintes do curso". Nursing (São Paulo) 22, n. 258 (1 novembre 2019): 3279–84. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2019v22i258p3279-3284.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: Investigar as dificuldades e contribuições do estágio supervisionado sob a ótica dos estudantes de enfermagem de uma instituição privada do município de Belém-Pa. Método: Estudo de caráter exploratório, de campo com abordagem qualitativa. A coleta de dados, por meio de entrevista semiestruturada ocorreu no mês de maio de 2019. A análise de dados foi de conteúdo segundo Bardin. Resultados: Evidenciaram-se uma divergência equilibrada entre os participantes, sobre o estágio como lugar de aprendizagem, visto que ao pensar sobre esse aspecto os estudantes associam a aprendizagem, ao relacionar teoria com a prática clínica e a realização de procedimentos técnicos específicos das atividades de enfermagem. Os estudantes identificam as dificuldades e as suas consequências para seu aprendizado e a contribuição do estágio para sua formação profissional. Conclusão: O estágio supervisionado é o momento de se desenvolverem competências e habilidades de ser enfermeiro tanto no aspecto assistencial, quanto gerencial.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Siqueira Renno, Heloiza Maria, Maria José Menezes Brito e Flávia Regina Souza Ramos. "O ESTÁGIO CURRICULAR E O SOFRIMENTO MORAL DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM". Enfermagem em Foco 6, n. 1/4 (4 aprile 2016): 51–55. http://dx.doi.org/10.21675/2357-707x.2015.v6.n1/4.577.

Testo completo
Abstract (sommario):
Estudo de casos múltiplos que buscou compreender o sofrimento moral (SM),de estudantes de enfermagem, durante o estágiocurricular em duas instituições de ensino superior públicas. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e paraanálise utilizou-se Análise Temática de Conteúdo com recursos do software Atlas Ti 7.0.OSM dos estudantes está atreladoao enfrentamento de problemas nos serviços de saúde, onde estão presentes a carência de poder da enfermagem,errodos profissionais e situações de precariedade. É fundamental ampliar a discussão sobre o SM dos estudantes, buscandoenfrentamento de suas causas e consequências.Descritores: Estudantes de enfermagem, Ética, Educação em EnfermagemCURRICULAR INTERNSHIP AND MORAL DISTRESS OF THE NURSING STUDENTMultiple case study that aimed to understand the moral distress of nursing students during traineeship in two public highereducation institutions. Data were collected through focus groups and analysis was conducted using a content analysis with theAtlas Ti 7.0 software features. The moral distress of students is linked to confronting problems in health care, where there arelack of nursing power, error of professionals and precarious situations. It is essential to broaden the discussion on the moraldistress of students, seeking the face of its causes and consequences.Descriptors: Nursing students, Ethics, Nursing education.DE PRÁCTICAS CURRICULARES Y EL SUFRIMIENTO MORAL DE LA ESTUDIANTE DE ENFERMERÍAEstudio de caso múltiple que buscó comprender el sufrimiento moral, SM, de los estudiantes de enfermería durante periodode prácticas de enseñanza en dos instituciones públicas de enseñanza superior. Los datos fueron obtenidosatravés de gruposde discusión y análisis utilizados Contenido análisis temático con el software cuenta con Atlas Ti 7.0. El SM de los estudiantesestá vinculado a que aborden los problemas de atención de la salud, donde hay escasez de energía de enfermería, error deprofesionales y situaciones precarias. Es esencial ampliar la discusión sobre el SM de los estudiantes, buscando enfrentamientode sus causas y consecuencias.Descriptores: Estudiantes de enfermería, Ética, Educación en Enfermería.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Da Silva, Mariana Paula, Dhienifã Brena Marinho De Souza, Juliana Oliveira de Lira e Deyvylan Araujo Reis. "Estágio curricular supervisionado: relato de experiência de acadêmicos de enfermagem em um hospital universitário". Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, n. 12 (4 dicembre 2020): e4668. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4668.2020.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: Descrever as experiências vivenciadas por acadêmicos de um curso de Enfermagem do interior do Estado do Amazonas na atividade de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) I, em um hospital universitário, localizado na capital amazonense. Relato de experiência: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado durante o Estágio Curricular Supervisionado I em um hospital universitário. Neste relato, enfatizaram-se as experiências vivenciadas por discentes de enfermagem. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer diversos setores do hospital e contribuir com eles. Entre os setores de estágio, destacam-se: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Ortopédica, Clínica Neurocirúrgica, Central de Material e Esterilização, Núcleo de Segurança do Paciente, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Ambulatório. Considerações finais: As experiências adquiridas no ECS contribuíram para o amadurecimento dos acadêmicos em diferentes cenários de atuação. Denota-se que o conhecimento se torna fundamental na formação acadêmica, pois possibilita o desenvolvimento de habilidades, liderança e tomada de decisões no mundo real de trabalho.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Jardim, Danúbia Mariane Barbosa, Renata Mascarenhas Bernardes, Ana Cristina Viana Campos, Giovana Santos Pimenta, Flávia Aparecida Rodrigues Resende, Carolina Marques Borges e Júlio César Batista Santana. "O CUIDAR DE PACIENTES TERMINAIS: EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DURANTE ESTÁGIO CURRICULAR". Revista Baiana de Saúde Pública 34, n. 4 (8 settembre 2011): 796. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2010.v34.n4.a73.

Testo completo
Abstract (sommario):
Estudo qualitativo com inspiração fenomenológica que objetivou compreender as experiências de um grupo de acadêmicos de enfermagem durante o estágio de uma universidade privada sobre o contato estabelecido com pacientes terminais e seus familiares. A pesquisa foi conduzida por uma questão guia: Como foi a sua experiência no estágio com o paciente terminal e seus familiares? A experiência no estágio curricular aconteceu de forma intensa para os entrevistados, sendo possível observar que o significado do cuidado ao paciente terminal está intimamente relacionado à relação com a família e aos sentimentos e experiências pessoais dos próprios entrevistados. As experiências pessoais dos acadêmicos permitiram a percepção da importância do apoio familiar, capaz de trazer conforto, segurança, carinho, amor nos momentos mais difíceis. Concluiu-se que os profissionais sentem-se despreparados para lidar com a transição vida/morte e com os cuidados ao paciente terminal. Portanto, mais que decidir sobre como será o processo de morte do paciente terminal, faz-se necessário ouvir atentamente, percebê-lo como sujeito com medos, angústias, desafios e desejos com direito a uma morte digna.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Araujo, Leandro Dias de, e Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota. "Motivação para Aprender na Formação Superior em Saúde". Psico-USF 25, n. 2 (giugno 2020): 297–306. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712020250208.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Estudos têm demonstrado que a motivação para aprender está associada ao bom desempenho acadêmico. O presente estudo objetivou investigar se há diferenças na motivação para aprender entre os cursos de Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem, e a influência do estágio supervisionado. Participaram deste estudo 500 universitários de ambos os sexos, entre 18 e 58 anos (m = 26,43; dp = 6,97), do primeiro ao décimo período, sendo que 279 (55,8%) já haviam realizado estágio curricular. A coleta de dados foi realizada por meio da Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos Universitários. Os resultados mostraram que alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia eram mais motivados que os de Educação Física. Em nenhum dos cursos foram encontradas diferenças de motivação entre sexo masculino e feminino. A análise que comparou os alunos que fizeram estágio e não fizeram estágio também não foi significativa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Tavares, Cláudia Mara de Melo. "Análise crítica de uma experiência de integração do estágio de enfermagem em saúde mental ao Sistema Único de Saúde". Escola Anna Nery 10, n. 4 (dicembre 2006): 740–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452006000400018.

Testo completo
Abstract (sommario):
As proposta s de reforma curricular da área de saúde preconizam a integração entre a atividade acadêmica e a prática assistencial, em especial no Sistema Único de Saúde (SUS). O presente artigo analisa o processo de interação entre escola de enfermagem (disciplina saúde mental) e a rede municipal de saúde de Niterói, no ano de 2006, visando à reorientação da organização do estágio de enfermagem no contexto da reforma psiquiátrica. Apresentamos uma experiência de negociação de estágio de enfermagem de saúde mental com os profissionais e gestores dos serviços de saúde mental do SUS. Conclui-se que a mudança na formação do enfermeiro está diretamente relacionada às mudanças no âmbito das relações estabelecidas entre setores da universidade e os serviços de saúde.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Oliveira, Isabel Cristina dos Santos. "A visão do estudante de enfermagem sobre o desenvolvimento do estágio curricular no período noturno". Revista da Escola de Enfermagem da USP 30, n. 1 (aprile 1996): 73–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341996000100007.

Testo completo
Abstract (sommario):
Estudo preliminar baseado no método qualitativo visando conhecer a opinião dos estudantes de Enfermagem do 7º período sobre o desenvolvimento do estágio no período noturno. Foram identificados nos trinta relatos os seguintes aspectos: importância da experiência; participação da enfermeira e da equipe de saúde; e diferença entre o período diurno e noturno. A maioria dos relatos demonstrou que a experiência foi válida devido apenas ao relacionamento da enfermeira e da equipe de saúde, e que não houve uma contribuição efetiva no aprendizado. Os relatos destacaram a diferença entre a assistência de enfermagem nos dois períodos. Concluiu-se que é necessário um debate amplo do corpo docente e discente sobre os objetivos do estágio no período noturno como uma das experiências curriculares para a formação profissional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Alonso, Ilca L. Keller. "O exercício de liberdade e autonomia na academia: uma prática pedagógica no estágio curricular supervisionado". Revista Brasileira de Enfermagem 56, n. 5 (ottobre 2003): 570–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672003000500021.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de ensino desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina no decorrer do estágio curricular supervisionado enfocando o exercício de autonomia, responsabilidade, competência e compromisso dos alunos no mundo profissional da enfermagem. O encaminhamento pedagógico desta atividade está na articulação entre pensamento e ação através da problematização da realidade da prática de forma a aproximar os acadêmicos do seu papel profissional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Burgatti, Juliane Cristina, Luzmarina Aparecida Doretto Bracialli e Maria Amélia de Campos Oliveira. "Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado". Revista da Escola de Enfermagem da USP 47, n. 4 (agosto 2013): 937–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-623420130000400023.

Testo completo
Abstract (sommario):
Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar a repercussão do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em Enfermagem. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 28 estudantes, docentes e enfermeiros colaboradores de uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo, no período de outubro de 2010 a março de 2011. O material empírico resultante foi submetido à técnica de análise de discurso e resultou nas categorias empíricas: a preservação da autonomia; a responsabilidade social e o respeito nas relações intersubjetivas na produção do cuidado em saúde e no processo de ensino e aprendizagem; a terapêutica e o cuidado a partir da dimensão ética; a responsabilidade pública e a justiça social. Concluiu-se que o estágio que utiliza a problematização como método de ensino e aprendizagem proporciona a reflexão crítica sobre a prática profissional, os serviços e o sistema de saúde.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Colliselli, Liane, Larissa H. T. Tombini, Maria Elisabeth Leba e Kenya Schimidt Reibnitz. "Estágio curricular supervisionado: diversificando cenários e fortalecendo a interação ensino-serviço". Revista Brasileira de Enfermagem 62, n. 6 (dicembre 2009): 932–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672009000600023.

Testo completo
Abstract (sommario):
Relato de experiência do Curso de Graduação em Enfermagem da Unochapecó, apresentando a trajetória de implantação do estágio curricular supervisionado, visando destacar as contribuições referentes à ampliação do papel do enfermeiro através da diversificação dos cenários de prática e as possibilidades de fortalecimento da integração ensino-serviço. A partir de 2006 houve uma ampliação significativa da inserção dos estudantes com ações de cuidado, gerência e educação nos cenários da rede de atenção básica, escolas e espaços da comunidade. Isso viabilizou maior inserção dos estudantes no contexto social, possibilitando seu aprimoramento nas habilidades requeridas ao profissional enfermeiro. Por outro lado, fortaleceu relações de parceria entre a instituição formadora, profissionais, gestores e usuários, ampliando as possibilidades de integração ensino serviço.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Martins de Matos Felippi, Jéssica, Carina Ribas, Janquieli Guareschi e Vera Lucia Freitag. "ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: RELATO DE EXPERIÊNCIA". REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 8, n. 1 (26 febbraio 2021): 233–40. http://dx.doi.org/10.33053/revint.v8i1.358.

Testo completo
Abstract (sommario):
A gestação é o período compreendido entre a fecundação e o nascimento, sendo que o parto a termo ocorre normalmente entre as 38 a 41 semanas gestacionais. O nascimento antes das 37 semanas gestacionais configura-se prematuridade. O parto prematuro traz maiores riscos à vida e saúde do bebê, sendo que quanto mais antecipado, maiores as possibilidades de agravos e óbito infantil. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada em estágio curricular do curso de enfermagem na disciplina de Enfermagem na Saúde da Criança. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, obtida em estágio acadêmico curricular na disciplina de Enfermagem em Saúde da Criança, realizado em centro especializado no cuidado à saúde da mulher e da criança e adolescente, localizado ao noroeste do estado do Rio Grande do Sul do Brasil. Os resultados demonstraram a importância do cuidado de enfermagem a criança prematura e sua família, especialmente no que tange a consulta de puericultura, por meio desta, acompanhar e auxiliar no crescimento e desenvolvimento saudável da criança. Conclui-se que o enfermeiro necessita observar aspectos intrínsecos à prematuridade, correlacionando os conhecimentos teóricos com a prática, visto que a prematuridade gera maior demanda de cuidados complexos por meio de uma equipe multiprofissional, especialmente no que concerne a escuta prestada a mãe, identificou-se e sanando dúvidas quanto ao peculiar cuidado fornecido ao filho.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Oliveira, Ana Kelly Da Silva, July Grassiely De Oliveira Branco, Francisca Bertilia Chaves Costa, Maria Solange Nogueira Dos Santos e Francisca de Fátima Dos Santos Freire. "Prevenção e cuidados frente às complicações mamárias relacionadas à amamentação na atenção primária à saúde". Enfermagem Brasil 18, n. 1 (18 marzo 2019): 158. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v18i1.2085.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: Descrever a experiência de ações educativas relacionadas a prevenção e cuidados frente as complicações mamárias referentes ao processo de amamentação. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, relato de experiência, a partir da vivência da estratégia de educação em saúde com puérperas acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família localizada em um município do Ceará, que oferece campo de estágio para um curso de graduação em Enfermagem. A experiência ocorreu durante estágio curricular do Supervisionado I, 9° período do curso de Enfermagem, nos meses de agosto a outubro de 2017. Resultados: Durante os três meses de estágio, as puérperas foram avaliadas e orientadas na consulta de enfermagem e em atividades de educação em saúde, sendo possível fornecer orientações acerca do aleitamento materno e suas possíveis complicações. Conclusão: Para que se tenha sucesso no que tange a amamentação, faz-se necessário o empoderamento da mulher, bem como um adequado manejo das complicações. Neste sentido o enfermeiro deve facilitar o desenvolvimento das habilidades maternas, por intermédio de orientações, bem como acompanhar e incentivar essas mulheres a participarem de grupos e apoio fornecidos pela Estratégia Saúde da Família desde a gestação.Palavras-chave: aleitamento materno, cuidados de enfermagem, período pós-parto.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Schmidt, Alessandra, Bruna Stamm, Juliana Zubiaurre Dos Santos, Lilian Stumm e Maria Eduarda Deitos Vasquez. "Estágio curricular supervisionado em uma estratégia de saúde da família: um relato de experiência acadêmico". Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 16, n. 32 (24 aprile 2019): 141–53. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p141.

Testo completo
Abstract (sommario):
O componente Estágio Curricular Supervisionado I (ECS I) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), de caráter obrigatório, é cursado pelo discente do 9º semestre de Graduação em Enfermagem. Este recebe a supervisão técnica de um enfermeiro do serviço de saúde, de um docente orientador e um supervisor de estágio. O estudo tem como objetivo descrever a experiência vivenciada pela acadêmica durante estágio na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Trata-se de um relato de experiência, que descreve duas atividades do plano de trabalho na Dimensão Educação em Saúde, durante o componente curricular ECS I, nos meses de março e abril de 2018. As atividades foram: sala de espera sobre o tema colesterol e grupo de gestantes com participação da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase no aleitamento materno. A experiência teve grande relevância, proporcionando elaborar e intervir com um plano de trabalho, correlacionar teoria e prática, além de criar vínculo com as equipes da ESF e população.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Valadares, Carolina Bezerra, e Vanessa Rodrigues da Silva. "Intervenções de Enfermagem no Cuidado Intensivo Neonatal: Um relato de experiência". Research, Society and Development 9, n. 7 (16 giugno 2020): e992975185. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.5185.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esse trabalho objetivo relaciona a experiência acadêmica de enfermagem no campo de estágio supervisionado, durante a prestação de cuidados intensivos neonatais, bem como as habilidades necessárias para aperfeiçoar a qualidade da assistência no setor. Trata-se de um relato de experiência vivida por acadêmicos do curso de Bacharelado em Enfermagem, durante a disciplina Estágio Curricular II, ou qual teve como cenário uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Foi realizada análise situacional da unidade; em seguida construiu-se um planejamento das alterações e, por fim, sua implementação durante o período do estágio. O campo de prática propiciado ou o desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades dos discentes na área de neonatologia. As atividades desenvolvidas pelas acadêmicas promovem maior organização e agilidade na assistência ao neonato; melhora do acolhimento aos pais e familiares dos recém-nascidos internados na UTIN; implementação de uma rotina de avaliação e controle da qualidade da assistência prestada no setor e criação de um espaço de intercâmbio de saberes e práticas entre toda a equipe de saúde. No início do trabalho, perceba que os alunos que estudam na unidade de saúde podem atuar como incentivo à prática reflexiva dos profissionais do serviço.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Santos, Teresa Celia de Mattos Moraes dos, Maria Angela Boccara de Paula e Fernanda Testa Santos. "Internship curricular: professors' perception of the nursing professional area". Revista de Enfermagem UFPE on line 4, n. 2 (29 marzo 2010): 484. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.622-7350-1-le.0402201005.

Testo completo
Abstract (sommario):
ABSTRACTObjective: learning the perceptions of teachers of nursing in the area of professional discipline curricular undergraduate course in Nursing. Methodology: this is a descriptive and exploratory study from quantitative approach. The sample performed by 19 teachers and data collection was conducted from June to July 2008, with a questionnaire. The results were analyzed and discussed according to the literature. This study was approved by the Ethics and Research of the University of Taubaté/UNITAU (protocol number 136/08). Results: indicates that, for teachers, the goal of the discipline is to develop activities that have worked in the first three years of graduation, and it is very important for the development of future career opportunities because it offers the experience of practice. There is the opportunity to develop responsibility and autonomy for the stage, encouraging the formation of a professional critic and reflective. Conclusion: this study will contribute to reflection on the importance of interaction and participation by all those involved in the training of professional nurses, especially regarding the development of the discipline of the curricular, enabling new approaches that allow improving the quality of teaching degree in Nursing. Descriptors: education; stage curriculum; nursing; methods; tendencies; organization; administration. RESUMOObjetivo: conhecer as percepções dos professores de enfermagem da área profissionalizante sobre a disciplina estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Metodologia: estudo descritivo e exploratório com abordagem quantitativa. A amostra foi de 19 professores e a coleta de dados foi de junho a julho de 2008, com um questionário. Os resultados foram analisados e discutidos de acordo com a literatura. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade de Taubaté/UNITAU (número de registro 136/08). Resultados: indicam que, para os professores o objetivo da disciplina é desenvolver atividades já trabalhadas nos três primeiros anos da graduação e, que é de suma importância para o desenvolvimento do futuro profissional pois oferece possibilidades da vivência da prática. Há oportunidade para desenvolverem responsabilidade e autonomia durante o estágio, favorecendo a formação de um profissional crítico e reflexivo. Conclusão: esse estudo contribuirá à reflexão sobre a importância do entrosamento e participação efetiva de todos os envolvidos no processo de formação do profissional enfermeiro, especialmente no que tange o desenvolvimento da disciplina do estágio curricular, viabilizando novos olhares que possibilitem melhorar a qualidade do ensino de graduação em Enfermagem. Descritores: educação; estágio curricular; enfermagem; métodos; tendências; organização; administração.RESUMENObjetivo: conocer las percepciones de los profesores de enfermería del área profesionalizante sobre la asignatura estagio curricular del curso de graduación en Enfermería. Metodología: estúdio descriptivo y exploratorio con abordage quantitativo. La muestra fue compuesta por 19 profesores y la coleta de datos fue realizada en los meses de junio y julio de 2008, con un cuestionário. Los resultados fueron analisados y discutidos de acuerdo con la literatura. Este estudio fue aprovado pero Comitê de Ética e Pesquisa de la Universidad de Taubaté /UNITAU (número de registro 136/08). Resultados: indican que, para os profesores, el objetivo de la asignatura es desarrollar actividades ya trabajadas em los tres primeros años de la graduación, y que es de máxima importancia para el desarrollo del futuro profesional pues ofrece posibilidades de vivencia de la práctica. Hay oportunidad para desarrollar responsabilidad y autonomía durante el estagio, favoreciendo la formación de un profesional crítico y reflexivo. Conclusión: ese estudio contribuirá a la reflexión sobre la importancia del entrosamiento y participación efectiva de todos los involuncrados en el proceso de formación del profesional enfermero, especialmente en lo que tange al desarrollo de la asignatura del estagio curricular, viabilizando nuevas miradas que posibiliten mejorar la cualidad de la enseñanza de graduación en Enfermería. Descriptores: educación; estagio curricular; enfermería; métodos; tendencias; organización; administración.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Neves, Luara Cristiane Dourado, e Adriana Maria Tonini. "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM E A PERSISTÊNCIA DA CENTRALIDADE DO “SABER FAZER”." Atos de Pesquisa em Educação 13, n. 1 (22 maggio 2018): 170. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p170-193.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta artigo apresenta as influências do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação profissional do Técnico em Enfermagem, segundo as perspectivas de estudantes egressos do período de práticas em campo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze egressos do ECS de um Curso Técnico em Enfermagem, sendo suas narrativas submetidas à análise de conteúdo, de acordo com as proposições de Laurence Bardin. A análise dos dados apontou uma forte convergência da formação prática, a supervalorização do saber fazer, a discrepância entre teoria e prática e a incisiva influência da precariedade do sistema de saúde público na formação desses profissionais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Júnior, Adilson Mendes de Figueiredo, Glaucilene Viana Santa Brigida, Márcia Cristiane Rodrigues Da Silva, Milene de Nazaré Reis Dos Santos, Marcos Vinicius de Mendonça De Menezes, Tatheanne da Silva Trindade Dos Santos, Lorena Matos De Jesus, Maria Lúcia Costa Dos Santos, Rita de Cassia Nemer dos Santos Rosário e Edeiza Priscila de Souza Pinheiro. "Sentimentos e vivências dos profissionais da enfermagem no combate ao coronavírus". Revista Eletrônica Acervo Enfermagem 9 (4 febbraio 2021): e6294. http://dx.doi.org/10.25248/reaenf.e6294.2021.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esse artigo buscou relatar os sentimentos e vivências de profissionais da área da enfermagem que trabalhavam em um hospital público no combate ao COVID-19 através de um estudo descritivo, tipo relato de experiência elaborado no contexto de estágio curricular obrigatório da disciplina de estágio supervisionado, durante o curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade pública do estado do Pará. O novo Coronavírus (SARS-CoV-2) afetou o trabalho de vários profissionais de saúde que lutaram incansavelmente contra a COVID-19 (Coronavírus Disease 2019). No mundo todo, enfermeiros, médicos, farmacêuticos, biomédicos, psicólogos, entre outros, pagaram um alto preço na luta contra a doença. Todo profissional doente representa um risco para a população, pois além de ser fonte de doenças infecciosas também falta ao trabalho e desfalca sua equipe, além de sobrecarregar os outros profissionais envolvidos. O real impacto da nova pandemia na saúde dos profissionais de enfermagem brasileiros permanece desconhecido. No entanto, doenças causadas por vírus semelhantes ao SARS-CoV-2 possuem um grave impacto negativo na saúde desses profissionais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Santos, Silvana Sidney Costa. "O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade". Revista da Escola de Enfermagem da USP 40, n. 2 (giugno 2006): 228–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342006000200011.

Testo completo
Abstract (sommario):
Foram objetivos deste estudo: identificar as características do ensino da enfermagem geronto-geriátrica; refletir sobre este ensino, partindo das características identificadas, à luz da Complexidade. Pesquisa qualitativa, teve como fonte de dados nove livros-resumo de congressos brasileiros de enfermagem e sete periódicos da enfermagem nacional, do período de 1991 a 2000. O corpus foi composto por 16 artigos científicos e utilizou-se o QRSNUD* IST4 para análise. Os resultados mostraram a existência deste ensino, por meio de: matérias no currículo; atividades práticas; atividades durante estágio curricular; atividades extracurriculares; participação em eventos específicos ou da enfermagem, com apresentação de trabalhos; outras atividades. Refletir sobre o ensino da enfermagem geronto-geriátrica, por meio da Complexidade, é perceber o ensino enquanto instância que procure transmitir uma cultura que permita ao futuro trabalhador: compreender a condição humana; pensar de forma contextualizada, aberta, globalizada, ética.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Nunes, Sandra Lúcia Dias, Maria Alzira Rêgo Pinheiro, Ana Elza Oliveira De Mendonça, Marcelo Viana Da Costa e Ana Cristina Pinheiro Fernandes De Araújo. "Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem". Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, n. 1 (1 febbraio 2021): e5441. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5441.2021.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Objetivo: Identificar potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado hospitalar da graduação em Enfermagem. Métodos: Estudo exploratório, descritivo de abordagem quali-quantitativa, realizado de maio a junho de 2018, em um Hospital Universitário do estado do Rio Grande do Norte. A coleta de dados envolveu respostas de um questionário de 21 enfermeiros preceptores. Para análise e interpretação dos dados, seguiram-se três etapas: pré análise das respostas, exploração do material e construção do discurso coletivo. Para análise estatística utilizou-se o software Alceste 4.9. Resultados: As experiências vivenciadas na preceptoria foram percebidas como satisfatórias pelos enfermeiros e os resultados foram agrupados em quatro categorias temáticas: potencialidades, dificuldades, sugestões e experiências. Os desafios identificados relacionaram-se, principalmente, a ausência da capacitação dos profissionais e protocolos para desenvolver a supervisão, a duplicidade de funções durante as atividades do preceptor e a desarticulação entre a instituição de ensino e serviço. Conclusão: A capacidade e a facilidade de comunicação entre preceptores e discentes destacaram-se como potencialidades para o exercício da preceptoria. Já à duplicidade de funções, à desarticulação entre instituição de ensino e serviço configuraram-se como desafios.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Parentes, Janayra de Brito, Thaynara Mesquita do Nascimento, Gabriela Oliveira Parentes da Costa, Giuliane Parentes Riedel, Ricardo Clayton Silva Jansen, Roseane Débora Barbosa Soares, Tatiana Custódio das Chagas Pires Galvão et al. "Assistência de enfermagem a um paciente portador de pé diabético: um relato de experiência do estágio supervisionado". Research, Society and Development 10, n. 4 (31 marzo 2021): e8510413812. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13812.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: O pé diabético configura uma das principais complicações do diabetes mellitus (DM). Esse termo é utilizado para caracterizar a presença de lesões na região dos pés ocasionadas pela neuropatia periférica, doença vascular periférica e deformidades. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e observacional, do tipo estudo de caso. Realizado em um Hospital de Timon-MA, desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, por acadêmicos de enfermagem, no período entre agosto e dezembro de 2018. Relato da Experiência: A prática de estágio em enfermagem requer um olhar sensível dos discentes e profissionais que os acompanham. Realizar o máximo de cuidados possíveis, contribui para que o aluno saia do estágio com experiências da realidade do cotidiano da profissão. Com esse pensamento, os autores aproveitaram a prática assistida para atender a um paciente do sexo masculino, com 63 anos, com diagnóstico de Diabetes Mellitus(DM) há 3 anos. O mesmo havia sido admitido proveniente de outro hospital da região para tratamento do pé diabético, lesão em Membro Inferior Direito(MID) com curativo oclusivo limpo e seco. Considerações finais: A atuação de Enfermagem descritas neste relato de experiência, não se restringem apenas ao paciente citado, mas, à todos os pacientes com pé diabético que necessitam de atendimento para tratamento da doença e suas complicações, e precisam de um acompanhamento individualizado e de qualidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Bergamim, Marília Doriguello, e Cláudia Prado. "Problematização do trabalho em equipe em enfermagem: relato de experiência". Revista Brasileira de Enfermagem 66, n. 1 (febbraio 2013): 134–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672013000100021.

Testo completo
Abstract (sommario):
Relato de experiência em relação ao trabalho em equipe, a partir da observação da realidade do estágio curricular em enfermagem. Realizou-se dinâmica de grupo com a equipe de enfermagem da clínica cirúrgica de um hospital público de São Paulo, com participação voluntária de oito auxiliares de enfermagem e utilizou-se, como base teórica, a Metodologia da Problematização, que objetiva a compreensão da realidade para nela intervir e transformá-la. Observou-se deficiência na autocrítica desses participantes, pois apontaram os problemas em relação ao trabalho em equipe sempre decorrentes da falta de cooperação de outros colegas, em detrimento de atitudes pessoais. Essa estratégia contribuiu de maneira significativa para a reflexão de comportamentos, atitudes, valores e crenças indispensáveis à formação do enfermeiro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Stutz, Beatriz Lemos, e Adriane Corrêa Jansen. "Ensino técnico na área da saúde: os desafios do processo de aprendizagem". Psicologia Escolar e Educacional 10, n. 2 (dicembre 2006): 211–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572006000200005.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo teve como principal objetivo investigar quais são as dificuldades encontradas por alunos de um curso técnico de nível médio, na área de enfermagem, frente às atividades realizadas no estágio curricular. Participaram do estudo os alunos do 2º período do referido curso, através do registro de suas dificuldades mais significativas em uma ficha de atividades diárias, por um período de cinco dias úteis. Os resultados revelaram que as maiores dificuldades referiam-se a relacionamento interpessoal e comunicação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Bernardino Marinho, Semíramis, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim, Tiago Bruno Areal Barra, Regilane Matos da Silva Prado e Rose Anne Holanda. "PRÁTICA DOCENTE: PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO-DIDÁTICO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE". Revista Expressão Católica Saúde 2, n. 1 (30 aprile 2018): 58. http://dx.doi.org/10.25191/recs.v2i1.2084.

Testo completo
Abstract (sommario):
O planejamento pedagógico-didático é uma ferramenta importante para a instituição educacional, que possibilita a facilitação para que diferentes docentes possam discutir e construir atividades de ensino interligadas, a fim de viabilizar as atividades planejadas. O docente ao programar esta ferramenta, está optando por aprimorar as atividades de docência com o uso do planejamento pedagógico didático na perspectiva de que diferentes disciplinas se adequem às mudanças e as formas de condução da docência proposta pelo grupo. Temos como objetivo neste estudo compreender como os preceptores de Enfermagem percebem o planejamento e tratam sobre a preparação de suas aulas e atividades para a prática no estágio supervisionado com vistas a uma formação profissional de qualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. O cenário de pesquisa e a coleta de dados foi realizado por meio de um questionário eletrônico semiestruturado enviado através do google drive para o e-mail institucional dos participantes, juntamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisa foi realizada com seis preceptores do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Sertão Central. Foi aplicado em outubro de 2016, do qual possibilitou o levantamento do planejamento dialógico do estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica. Os dados obtidos foram apresentados por meio de um quadro comparativo para uma análise dos resultados mediante inferência e interpretação. Conclui-se que, o estágio curricular supervisionado agrega conhecimento, constitui situações de expectativas, estudos, pesquisas, discussões, reflexões, propicia amizades e desafios a serem enfrentados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Valadares, Alessandra Freire Medina, e Marcia Cristina da Silva Magro. "Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar". Acta Paulista de Enfermagem 27, n. 2 (aprile 2014): 138–43. http://dx.doi.org/10.1590/19820194201400025.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Souza, Geórgia Pereira Silveira, Genival Fernandes de Freitas, Cláudia Prado, Maria Madalena Januário Leite e Irene Mari Pereira. "A problemática da elaboração da escala mensal de enfermagem". Acta Paulista de Enfermagem 24, n. 1 (2011): 137–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002011000100021.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste estudo foi discutir a complexidade da elaboração da escala mensal de enfermagem no Estágio Curricular de Administração em Enfermagem, em uma unidade de internação de um hospital público de ensino, do Município de São Paulo. Partiu-se da proposição de que a elaboração da escala mensal constituiu-se em uma série de ações articuladas com o reconhecimento do quadro de funcionários, levantamento dos dados necessários para caracterização da clínica, comparação dos dados com a literatura e estruturação de uma proposta de ação, que foram discutidas com as enfermeiras da unidade. Esta vivência possibilitou a reflexão a respeito do empoderamento e compreensão dessas profissionais sobre os fatores intervenientes na realização dessa atividade gerencial. Permitiu, ainda, evidenciar a importância do diagnóstico das necessidades da unidade, confrontando-o com a realidade institucional, visando a possíveis ações resolutivas frente aos problemas identificados
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Carvalho, Brenda da Rocha, Taíse Rocha Santos, Liliane Machado Ferreira, Gisele Gomes Dourado, Giovana Alecrim Rocha, Nandiara Nunes Vieira, Afonso Nunes Marques, Iago Araújo Duarte, Eveline Souza da Silva e Adriano da Silva Borges. "Estágio Curricular Supervisionado I: a atuação do acadêmico de Enfermagem na realidade da ESF em tempos de pandemia". Research, Society and Development 10, n. 10 (8 agosto 2021): e198101018595. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18595.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: relatar vivência do acadêmico de enfermagem na realidade da ESF em tempos de pandemia durante o Estágio Supervisionado I. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência ocorrido em duas ESF no interior da Bahia, por uma acadêmica de enfermagem do 9º semestre. Essa atividade foi desenvolvida de 08 de fevereiro de 2021 a 06 de julho de 2021, correspondendo ao período letivo 2021.1 da faculdade. Resultados e discussão: A rotina de atendimentos na ESF enfrenta grandes desafios devido à pandemia. As pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) precisam de atenção especial nesse contexto, pois apresentam duplo risco em seu estado de saúde. Os profissionais de saúde passam por situações que abalam a saúde mental dos mesmos, devido à sobrecarga e conflitos frente a situações que fogem do controle da ESF. Considerações finais: Durante a pandemia o sentimento de medo e insegurança muitas vezes se fizeram presentes, mas serviram para fortalecer os futuros enfermeiros.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Silva, Rosiele Pinho Gonzaga da, e Rosa Maria Rodrigues. "Sistema Único de Saúde e a graduação em enfermagem no Paraná". Revista Brasileira de Enfermagem 63, n. 1 (febbraio 2010): 66–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672010000100011.

Testo completo
Abstract (sommario):
Pesquisa objetivou analisar currículos de escolas paranaenses de graduação em enfermagem identificando se tem ocorrido a reorientação da formação para o Sistema Único de Saúde. Evidenciou-se que há proposição de formação que supere o modelo hospitalocêntrico, voltada aos aspectos preventivos e coletivos e demandas do mercado de trabalho. Constatou-se distribuição equivalente da carga horária das disciplinas biológicas e disciplinas que abordam tanto conteúdos das ciências biológicas quanto da saúde coletiva. Destacou-se a reduzida carga horária da saúde coletiva aparecendo tardiamente; o estágio curricular supervisionado surge como momento que permite estreitar os conhecimentos aprendidos com situações reais da vida profissional. Conclui-se que há sinalização para reorientação da formação, mas ainda é processo lento, em fase de construção, exigindo problematização.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Marques, Yana Camila Brasil. "Saúde Mental na Prática". Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, n. 40 (30 maggio 2018): 163–71. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1052.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Saúde Mental no Brasil ainda é um tema cheio de estigmas pela sociedade brasileira. Apesar de haver a luta anti - manicomial há 30 (trinta) anos, ainda existem muitos preconceitos da população, da família de clientes em sofrimento psíquicos e até mesmo destes indivíduos que não tem seus direitos e suas autonomias respeitadas. O presente trabalho foi desenvolvido durante o primeiro estágio curricular do 3º ano do Curso Técnico em Enfermagem de uma Escola Estadual de Educação Profissional no interior do Estado do Ceará na área de Saúde Mental. O objetivo é de divulgar as atividades realizadas durante o estágio em Saúde Mental no CAPS II de um município do interior do Ceará. No decorrer no estágio, foram desenvolvidas atividades de ludoterapia, musicoterapia, como: a Sala de Espera Animada – SEA, a Calçada Amiga – CAMI (idealizadas/inspiradas no método de trabalho do médico americano Patch Adams) e atividades que desenvolvessem a humanização dos alunos no serviço e nos atendimentos para com os usuários do serviço.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Mourão, Luana Feitosa, Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes, Layze Braz de Oliveira e Érika Wanessa Andrade. "Perspective of nursing students on curricular training / Perspectiva dos discentes de enfermagem sobre o estágio curricular / Perspectiva de estudiantes de enfermeira em el práctica curricular". Revista de Enfermagem da UFPI 4, n. 1 (17 giugno 2015): 40. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v4i1.2741.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objective: To characterize the curricular training in the Nursing Course of a public educational institution. Methods: descriptive exploratory study, whose the population was of 61 students who attended the 8th and 9th period and were enrolled in the curricular training. The sample consisted of 44 students, who agreed in answer a form with open and closed questions. Data were typed in Excel version 2010 and organized in tables and graphs. Results: Majority of students were females, with age between 21 and 26 years. The traineeship was conducted predominantly in hospitals. When asked about the physical infrastructure of the institutions in which they performed the stage (43.18%) reported that they were appropriate and (43.18%) reported partially adequate. Interpersonal relationships between students, teachers, health staff and patients were considered adequate. Regarding the safety of students in the development of practical activities on stage (55%) reported that developed the practices with safety, (43%) with partial security, and (2%) with insecurity. The majority reported that taught theoretical contents were partially applied on stage. Conclusion: The curricular training presented aspects that promote student learning, however there was a centrality of the hospital as a field of practice of curricular training. Keywords: Clinical Clerkship. Education Nursing. Nursing.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Ferreira, Roberta Kele Ribeiro, e Marcelo Borges Rocha. "A importância das práticas educativas do estágio supervisionado na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa". Research, Society and Development 9, n. 4 (20 marzo 2020): e121942933. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2933.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo apresenta um recorte de uma dissertação cujo objetivo foi investigar as contribuições das estratégias pedagógicas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) para a formação do estudante de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade de revisão bibliográfica do tipo narrativa, onde a busca dos artigos foi feita na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram incluídos artigos publicados entre 2009 e 2019, nos idiomas português, inglês e espanhol. Assim, foram encontrados 13 artigos para compor o estudo. Os dados analisados referem-se as alterações positivas proporcionadas pela normatização e obrigatoriedade do ECS, a relação professor e aluno como ferramenta de segurança e sucesso do processo de ensino. Além disso, destaca-se a contribuição do ECS para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes de enfermagem. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que a aproximação entre serviço, instituição de ensino e professor é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem no ECS. E ainda, que os estudantes necessitam de estratégias de ensino que os estimulem durante a disciplina de ECS.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Friestino, Jane Kelly Oliveira, Magda Fantin, Thaísa Carla Sfredo e Grasiele Fátima Busnello. "Tecnologias geoespaciais e o processo de enfermagem em uma unidade sentinela: relato de experiência". Revista de Enfermagem da UFSM 8, n. 2 (29 giugno 2018): 380. http://dx.doi.org/10.5902/2179769225764.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: relatar a experiência da incorporação da pesquisa dos casos suspeitos de Dengue, Zika vírus e Chikungunya ao processo de enfermagem em uma unidade sentinela de Zika vírus. Método: relato de experiência que utilizou as tecnologias geoespaciais como ferramenta de ensino aprendizagem durante o Estágio Curricular Supervisionado de um curso de graduação em enfermagem feito em uma unidade sentinela. Reuniu-se todas as notificações registradas dos casos e realizou-se o geocodificação do local de residência dos indivíduos. Resultados: novas informações foram produzidas a respeito do endereço de procedência dos indivíduos suspeitos e notou-se que a população atendida reside, em sua maioria, na região compreendida de atendimento já preconizada para a unidade. Conclusões: a experiência contribuiu para a definição de prioridades para as ações relacionadas aos casos de Dengue, Chikungunya e principalmente do Zika vírus, apontando novas possibilidades de uso das tecnologias geoespaciais no desenvolvimento do processo de enfermagem.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia