Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Gestão de empresas – finanças.

Articoli di riviste sul tema "Gestão de empresas – finanças"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Gestão de empresas – finanças".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Castro, Júlio César Amorim, e Valdilene Gonçalves Machado Silva. "Análise da gestão financeira das micro e pequenas empresas do setor varejista da Cidade de Cláudio". Research, Society and Development 9, n. 12 (25 dicembre 2020): e31391210952. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10952.

Testo completo
Abstract (sommario):
Capital de giro são recursos financeiros que custeiam as atividades operacionais da empresa. Sua gestão eficiente proporciona aumento da lucratividade, liquidez e longevidade das organizações. Micro e pequenas empresas - MPEs são importantes para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, gerando emprego e renda. O objetivo deste trabalho foi analisar os principais fatores que influenciam a gestão do capital de giro das MPEs varejistas de Cláudio. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados com aplicação de questionário a uma amostra intencional de 38 empresas. Obteve-se que as empresas estavam no mercado há mais de 10 anos. Os sócios faziam a gestão financeira do empreendimento, eram do gênero masculino e atuavam em finanças há mais de 10 anos. Grande parte tinha curso superior completo, outra parte significativa possuía apenas o ensino médio completo, poucos tinham conhecimento técnico de finanças. As empresas possuíam capital suficiente para efetuar pagamentos. Tinham controle financeiro de bancos, contas a receber, vendas e inadimplência. Calculavam o prazo médio de recebimento e faziam planejamento financeiro. As principais dificuldades na gestão financeira eram utilizar mais ferramentas úteis para aumentar o lucro, analisar os demonstrativos contábeis, implementar um Sistema de Informações Gerenciais, fazer provisão para pagamento de férias, décimo terceiro salário e realizar o controle de estoque. A hipótese foi confirmada, pois os gestores financeiros por possuírem pouco conhecimento técnico da área, não tinham as competências necessárias para uma gestão mais eficiente do capital de giro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Vendramini, Annelise, e Camila Yamahaki. "Desmatamento é assunto de finanças". GV-executivo 17, n. 4 (2 agosto 2018): 42. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v17n4.2018.76674.

Testo completo
Abstract (sommario):
<span>Os investidores e os bancos têm aumentado seu escrutínio sobre as práticas de gestão de risco de desmatamento das empresas investidas e dos clientes, ao observarem que tais riscos podem resultar em perdas para as próprias instituições financeiras.</span>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Pereira da Silva Catarino, Gabriela, Liana Ribeiro dos Santos e Paulo Vitor Jordão da Gama Silva. "A influência das finanças pessoais na gestão financeira de microempresas Cariocas". REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 6, n. 2 (1 luglio 2020): 312–30. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v6i2.278.

Testo completo
Abstract (sommario):
O estudo teve como objetivo avaliar a influência das finanças pessoais do microempreendedor na gestão financeira em microempresas. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 96 donos de microempresas localizadas no Rio de Janeiro e que possuem mais de dois anos de funcionamento sob a mesma gestão.Utilizou-se de um questionário com perguntas fechadas a fim de cumprir o objetivo, esses foram analisados por meio da associação entre as duas variáveis qualitativas, competências em finanças pessoais e capacidade de gestão financeira, a partir de uma abordagem quantitativa. O trabalho se torna relevante na medida em que as empresas de menor porte no Brasil representaram 92% do total de empresas privadas. As microempresas com mais de 2 anos constituídos, em particular, apresentam uma taxa de falência de 45% a.a., em que a educação e capacitação são consideradas como fatores limitantes à abertura e manutenção de novos negócios. Foi possível notar que existe relação entre a gestão financeira pessoal e a gestão financeira das microempresas. Muitos não separam contas pessoais das contas das empresas, não possuem capacitação profissional, muitos dos que não fazem planejamento pessoal não tem / utilizam demonstrações financeiras. Foi notado também que os proprietários com dívidas pessoais também apresentam endividamento em seu negócio e os que não possuem investimentos pessoais também acabam não possuindo investimento em suas empresas. Entender como os microempreendedores no Rio de Janeiro lidam com a questão financeira pessoal x profissional pode auxiliar no aprimoramento de programas de desenvolvimento de novos negócios em diversas regiões.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Serra, Ricardo Goulart. "CASO AlbAm S.A." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 21, n. 3 (dicembre 2015): 782–95. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.0812014.54869.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Os analistas financeiros da AlbAm, uma empresa do setor de autopeças, devem avaliar duas opções de aquisições (Cardblue e Garciadores). O objetivo do caso é servir de oportunidade para os alunos vivenciarem uma decisão de investimentos por meio do lucro econômico. Uma análise superficial certamente levará a decisão equivocada. Levando-se todos os aspectos do caso em consideração, chegar-se-á a uma solução que pode surpreender alguns alunos, uma vez que a empresa melhor gerida não será a melhor oportunidade de investimento. Também se pode aproveitar o caso para discutir a superficialidade da adoção do EBITDA como métrica de gestão comparativamente a uma métrica de valor agregado (lucro econômico) - a melhor solução também não é aquela que gera o maior aumento em EBITDA. O caso pode ser usado em disciplinas de finanças (finanças corporativas ou avaliação de empresas) em cursos de graduação, pós-graduação ou especialização. Todas as empresas e pessoas relatadas neste caso são fictícias.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Brito, Maria Isabel de Medeiros, Marcelo Castello da Silveira, Maria Valéria Pereira de Araújo e Ana Beatriz Cabral de Santana. "Viação Nordeste: o que será de nós?" Revista de Contabilidade e Organizações 15 (26 agosto 2021): e171833. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2021.171833.

Testo completo
Abstract (sommario):
O caso para ensino sobre a Viação Nordeste, aborda a situação real de uma empresa familiar cinquentenária no segmento de transportes de passageiros, fundada em 1965, na cidade de Natal-RN. O dilema deste caso para ensino se dá em torno de uma empresa familiar que tem problemas de conflitos de gerações, sucessão da gestão e de problemas na tomada de decisões de investimentos e custos em médio e longo prazo, ocasionados pela falta de alinhamento estratégico entre seus gestores, e dos problemas envolvendo a gestão familiar da empresa. O estudo servirá para apoiar as pequenas e médias empresas na valorização da profissionalização e na compreensão da necessidade do planejamento da sucessão, especialmente em empresas familiares. Além dessa contribuição, o estudo propiciará, também, uma discussão sobre a importância de as empresas familiares possuírem uma definição clara de política financeira, de curto e médio prazo, para nortear o planejamento empresarial nas ações e decisões de financiamento e investimento, com a utilização de dados e registros contábeis, garantindo a redução dos conflitos internos e a sobrevivência e sustentabilidade do negócio. O caso para ensino foi construído a partir da coleta de dados primários e secundários, recomenda-se a sua aplicação em cursos de graduação em Administração, Economia e Contabilidade, nas disciplinas de Finanças Empresariais e Gestão de Empresas Familiares.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Nazaré, Tiago Bittencourt, Larissa Máximo Gonçalves, Lucas da Silva Vieira, Quéren Hapuque de Souza Eugênio e Vitória Durães Fialho Andrade. "CONTRIBUIÇÕES DOS SISTEMAS ENTERPRISE RESOURCE PLANNING PARA A GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR METALÚRGICO". Revista Mythos 10, n. 2 (12 settembre 2019): 81–86. http://dx.doi.org/10.36674/mythos.v10i2.238.

Testo completo
Abstract (sommario):
Diante do desafio que as empresas possuem atualmente de produzir a necessidade que os clientes desejam com qualidade, custo e tempo desejado, e com a complexidade e variedade crescente de produtos, muitas organizações estão adotando sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) para gerenciar de forma eficaz seus processos e departamentos. Os ERP’s são sistemas de gestão que permitem controlar toda a empresa, desde às finanças até a produção, unificando e sincronizando todos os setores. O trabalho teve como principal objetivo a realização de uma revisão bibliográfica sobre ERP destacando os seus tipos e benefícios, assim como, exemplificando o funcionamento de um desses sistemas de gerenciamento em uma empresa do setor metalúrgico
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Silva, Valdilene Gonçalves Machado, Felipe Zenith Fonseca e Erika Andrade Bitarais. "Um estudo sobre a administração do capital de giro nas micro e pequenas indústrias de fundição de Divinópolis, MG". Research, Society and Development 7, n. 3 (1 gennaio 2018): e773151. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v7i3.246.

Testo completo
Abstract (sommario):
A administração do capital de giro tem papel importante no desempenho das empresas. A carência de capital de giro e dificuldades na área financeira está entre as principais causas da ineficiência na gestão das empresas vivas e é o motivo do encerramento das que foram extintas. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os principais fatores que influenciam a administração do capital de giro nas micro e pequenas indústrias de fundição de Divinópolis, MG. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, cuja abordagem foi qualitativa e quantitativa. Os dados foram levantados por meio de questionário aplicado a nove empresas do setor de fundição de Divinópolis. Portanto, de forma geral, a falta de informatização das empresas, seu caráter predominantemente familiar, o baixo grau de escolaridade e a falta de formação na área de finanças de seus administradores são as principais barreiras para uma gestão eficiente do capital de giro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Kimura, Herbert, e Luiz Carlos Jacob Perera. "Modelo de otimização da gestão de risco em empresas não financeiras". Revista Contabilidade & Finanças 16, n. 37 (aprile 2005): 59–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000100005.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de um modelo de otimização da gestão de riscos, através da identificação de uma estratégia de hedge que maximiza a esperança dos lucros. O modelo fundamenta-se na premissa de que fatores de riscos, além de afetar os resultados das empresas, podem, também, estar correlacionados com as oportunidades futuras de investimento. O modelo proposto incorpora os custos advindos de um endividamento adicional bem como os benefícios da disponibilidade de recursos internos. O trabalho está desenvolvido da seguinte forma: (1) discussão dos aspectos teóricos relacionados ao tema de gestão de riscos no contexto da teoria de finanças; (2) apresentação da metodologia adotada para o desenvolvimento do modelo; (3) derivação dos passos fundamentais que orientaram o modelo matemático, destacando as especificações das variáveis relevantes e os mecanismos de simulação e (4) apresentação dos principais resultados do modelo de hedge ótimo, dentre os quais se destacam: aumento da esperança dos lucros, redução da incerteza em relação aos investimentos, maior estabilidade do nível ótimo de investimento e de endividamento e menor flutuação dos resultados da empresa, decorrente da redução do nível de risco financeiro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Fonseca, Ubaldo de Jesus, João Sotero Do Vale Júnior e Carlos Magno Diniz Guerra de Andrade. "Planejamento Estratégico Tributário: Um Estudo de Caso em Empresa do Ramo Varejista". Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 11, n. 37 (30 settembre 2017): 360–78. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i37.846.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo tem como objetivo de avaliar a importância do planejamento estratégico tributário como ferramenta de gestão eficaz, tomando como base uma empresa comercial do ramo varejista no recôncavo da Bahia. Porque tal ferramenta de gestão é importante para todas as empresas, independente do seu ramo de atividade ou porte econômico. O aporte teórico foi sustentado por: Catelli (1999), Gubert (2004), Maximiano (2006), Camasmie (2011), Lincoln (2011), Oliveira; Chieregato; Júnior e Gomes (2011) dentre outros. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e explicativa, para análise e tratamento dos dados foi utilizado o método quantitativo. Os resultados encontrados nesse estudo revelam que para realizar o planejamento estratégico tributário, faz-se necessário a consulta a especialistas (Contadores, Administradores ou Advogados) que estudem e/ou trabalhem nas áreas de finanças e tributos, a fim de orientar a alta administração na projeção futura e preventiva para tomada de decisões de forma segura.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Jordão, Ricardo Vinícius Dias, e Geraldo Renato Oliveria. "Gestão tributária nas atividades de reorganização societária em empresas de Minas Gerais". Enfoque: Reflexão Contábil 35, n. 3 (30 settembre 2016): 139. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v35i3.31389.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste artigo foi analisar a utilização de práticas de reorganização societária (RS) como uma estratégia de gestão tributária (GT) em empresas industriais de Minas Gerais. A investigação foi realizada por meio de um estudo comparativo de casos, qualitativo e descritivo em empresas industriais de Minas Gerais, onde foi investigado o uso de atividades planejamento tributário estratégico (PTE) e governança tributária como suporte à GT. Com base nas teorias de finanças, contabilidade e de tributos foi possível concluir que (i) as empresas investigadas passaram por processos de RS, adotando modelos societários diferentes daqueles definidos em seus planos organizacionais originais, fazendo isso de forma planejada e alinhada com a estratégia empresarial. Dentre as conclusões destaca-se que (ii) a GT consiste em um meio para reduzir os custos tributários de forma lícita e ajudar a maximizar os resultados das empresas, incrementando a competitividade e sustentabilidade das mesmas, sendo também (iii) uma importante base para o desenvolvimento da governança tributária pela adoção de mecanismos de elisão tributária. Além disso, conclui-se que (iv) a eficácia de tais processos depende de uma análise criteriosa de aspectos contábeis, jurídicos, econômicos, financeiros, organizacionais e gerenciais; e ainda que (v) o PTE por meio da RS possibilitou a redução, postergação e/ou eliminação dos custos tributários, (vi) promoveu um aumento da eficiência da GT e dos lucros, (vii) aumentando, com isso, a geração de valor organizacional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Sacardo, Luiz Felipe, e Michele Ribeiro Ramos. "Ferramenta para Análise e Gestão de Custos da Atividade Cafeeira em Pequenas e Médias Propriedades Rurais". Revista de Ciências Gerenciais 24, n. 40 (19 gennaio 2021): 86–92. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2020v24n40p86-92.

Testo completo
Abstract (sommario):
ResumoO Agronegócio é responsável por cerca de ¼ das riquezas geradas anualmente no Brasil. Dentro deste universo a cultura cafeeira é responsável por cerca de 10% do volume total das exportações deste setor. A viabilidade da produção cafeeira em qualquer escala depende fortemente da agregação de qualidade no produto final, eficiência nos processos e o controle dos custos da atividade. Os pequenos e médios cafeicultores, de maneira geral, ainda carecem de uma estrutura administrativa que lhes permita conhecer e gerencia adequadamente suas finanças, apesar de existir uma consciência da necessidade do conhecimento e gerenciamento dos custos de produção o que ainda vemos são as finanças das atividades sendo misturadas com as finanças pessoais, impossibilitando qualquer tipo de análise precisa e ainda, uma forte tendência de subjugar os custos e despesas e de inflacionar os resultados finais, mesmo que estes não estejam explícitos. Fatores como má administração do fluxo de caixa ou até mesmo menosprezo por pequenas despesas no cálculo do resultado podem ser o diferencial entre aqueles produtores que prosperam e aqueles que têm de deixar a atividade. Palavras-chave: Microanálise de Empresas Agrícolas. Modelos Econométricos e de Entrada-Saída. Investimento. Abstract Agribusiness is responsible for about ¼ of the wealth generated annually in Brazil. Within this universe, coffee culture is responsible for about 10% of the total export volume of this sector. The viability of coffee production on any scale strongly depends on the aggregation of quality in the final product, process efficiency and cost control of the activity. With the administrative modernization of the activity efficiency is gained, and with the efficiency gain opportunities for greater financial gain arise, either through cost reduction or revenue increase. Small and medium coffee farmers, in general, still lack an administrative structure that allows them to know and manage their finances properly, although there is an awareness of the need for knowledge and management of production costs. What we still see is the finances of the activity mixed with personal finances, precluding any kind of precise analysis and yet a strong tendency to subjugate costs and expenses and to inflate final results, even if they are not explicit. Factors such as poor cash flow management or even contempt for small expenses in calculating income may be the difference between those who thrive and those who have to leave the business. Keywords: Micro Analysis of Farm Firms. Econometric and Input-Output Models. Investment.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Costa, Douglas Gomes da, Virlane Dias de Oliveira e Valdilene Gonçalves Machado Silva. "Gestão de capital de giro: um estudo nas microempresas moveleiras de Divinópolis, MG". Research, Society and Development 7, n. 1 (1 gennaio 2018): e971164. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v7i1.100.

Testo completo
Abstract (sommario):
As microempresas são fundamentais para a economia brasileira pela sua capacidade de gerar emprego e renda. Grande parte delas, porém, encerram suas atividades precocemente, sendo que, entre as causas, estão a falta de capital de giro e falhas no gerenciamento. Considerando a importância de uma gestão eficaz do capital de giro para a sobrevivência dessas empresas, o objetivo geral deste trabalho foi identificar e analisar as principais dificuldades das microempresas moveleiras de Divinópolis, Minas Gerais, na gestão do capital de giro. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a quinze empresas do setor de moveleiro de Divinópolis, MG. Concluiu-se que as principais dificuldades na gestão dos recursos financeiros de curto prazo, na visão dos gestores financeiros que responderam à pesquisa, era fazer o controle diário de caixa, saber o lucro de cada trabalho realizado, separar as finanças do negócio e da vida pessoal dos sócios, saber o custo de cada trabalho e saber o valor dos estoques. Essas dificuldades foram atribuídas ao fato de os gestores financeiros não possuírem nenhuma formação na área financeira e porque exerciam outras funções, além da gestão financeira.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Souza, Rogério Martins Furtado de, Matheus Wiver Mota Baia, Isabela Cristina Mendes Costa, Ricardo Sena Machado, Ana Luiza Barbosa Mendes e Mateus Vieira Souto. "Análise Bibliométrica dos Artigos Científicos em Finanças Publicados na Revista de Administração de Empresas (RAE) da FGV/SP, no período de 2006 a 2016". Administração: Ensino e Pesquisa 18, n. 3 (1 settembre 2017): 489–517. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2017.v18n3.631.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo teve como objetivo apresentar os resultados de um estudo que buscou identificar o perfil dos artigos científicos em finanças publicados na Revista de Administração de Empresas (RAE) da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV/SP), no período de 2006 a 2016, com vistas a ampliar o conhecimento acerca da evolução da divulgação dos estudos científicos brasileiros na área. Para a realização deste artigo, foi executada uma pesquisa descritiva; quanto ao procedimento, foi de tipo bibliográfico e bibliométrico. A abordagem foi quantitativa. Para a organização e tabulação dos dados foi utilizado o software MS-Excel. Os resultados permitiram observar que a maioria dos artigos de finanças publicados pela RAE, durante o período analisado, foi produzida por profissionais brasileiros com doutorado, do gênero masculino, vinculados a instituições estabelecidas na região Sudeste, principalmente, a FGV e a USP. Observou-se, também, que houve uma grande variedade entre os temas de finanças abordados, com a predominância por temas voltados ao mercado financeiro e à gestão de grandes negócios, sendo que estudos sobre governança corporativa e mercado de capitais foram os mais publicados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Lima, Adilson Celestino, e Charles Ulises Carmona. "Determinantes da formação do capital intelectual nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação". RAM. Revista de Administração Mackenzie 12, n. 1 (febbraio 2011): 112–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712011000100005.

Testo completo
Abstract (sommario):
O processo de avaliação de empresas tem avançado no sentido de incorporar novas metodologias e/ou adaptar as metodologias já existentes, comprovada-mente eficientes, para os novos paradigmas da avaliação. A área de avaliação incorpora outras disciplinas além das já conhecidas de Finanças e requer maior interação com a dinâmica estratégica das organizações. Em se tratando de avaliação dos intangíveis, uma questão bastante relevante se impõe: o valor do capital intelectual. Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) são empresas diferenciadas e que precisam de um adequado tratamento quando do processo de determinação do seu valor de mercado. As metodologias tradicionais apenas demonstram o valor da empresa; no entanto, por ser esse tipo de empresa preponderantemente de capital intangível, é difícil identificar seus geradores de valor. Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar os direcionadores de valor de empresas de tecnologia da informação e comunicação, usando a análise multivariada e especificamente a análise fatorial. Essa metodologia objetivou, explorar, através de questionário respondido por gestores de empresas de TIC, quais seriam as variáveis fundamentais na criação de valor nesse tipo específico de organização. De acordo com os resultados da pesquisa, o capital intangível é formado por quatro fatores ou drivers: o Capital Humano, respondendo por 26,8% da variância total; a Gestão do Capital Humano, respondendo por 21,4% da variância total; o Capital Estrutural, respondendo por 19,7%, e o Ambiente Organizacional, respondendo por 19,1%. Juntos, esses fatores respondem por 87% de toda a variância envolvendo o capital intangível.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Vieira, Eloir Trindade Vasques, e Janaina Vareiro da Costa Batistoti. "A Demonstração do fluxo de caixa como instrumento de gerenciamento e controle financeiro para as micro e pequenas empresas". REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 1, n. 2 (26 gennaio 2018): 186–205. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v1i2.82.

Testo completo
Abstract (sommario):
No ambiente atual, onde a competitividade está presente em vários cenários, se faz necessário que as empresas tenham um maior controle de suas informações financeiras, ou seja, o quanto se gasta e o quanto se tem em caixa. Desta forma, o administrador necessita de ferramentas que possam auxiliá-lo nessa análise, para que se tenha uma visão detalhada sobre os recursos financeiros que a organização dispõe. Assim apresentou se a demonstração do fluxo de caixa, que não é só um relatório exigido por lei para grandes empresas, mas também pode ser utilizado como uma ferramenta de gerenciamento e controle financeiro para qualquer empresa, bem como se utilizado como instrumento de gestão, pode ser capaz de apontar direções para a tomada de decisão também nas pequenas e médias empresas. Observou-se por meio de uma simulação que a Demonstração do fluxo de Caixa é de grande importância e que de maneira mais simplificada, o empreendedor pode utilizar esse recurso para visualizar suas saídas de recursos, podendo com isso ter maior controle sobre suas finanças, além de ser um instrumento de planejamento financeiro, dando suporte a toda a organização.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Leal, Ricardo Pereira Câmara, Vinicio de Souza e. Almeida e Patrícia Maria Bortolon. "Produção científica brasileira em finanças no período 2000-2010". Revista de Administração de Empresas 53, n. 1 (febbraio 2013): 46–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902013000100005.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo faz uma avaliação bibliográfica quantitativa e qualitativa dos artigos de Finanças publicados em 11 periódicos científicos nacionais, por meio de levantamentos sobre coautorias, áreas temáticas e uma análise da produtividade dos autores. A coautoria tornou-se uma característica predominante. As áreas temáticas mais comuns, finanças corporativas e gestão de investimentos, refletem a abundância de dados de empresas com ações em bolsa, negligenciando as demais. A produtividade é concentrada em poucos indivíduos no Sudeste e mais baixa do que o previsto pela teoria bibliométrica. A grande maioria dos autores publicou apenas um artigo e apenas 5% publicaram cinco ou mais. A maior parte dos artigos internacionais dos autores prolíficos consta de periódicos de baixo impacto. A pouca inovação teórica e metodológica dificulta publicações internacionais de impacto. A avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) parece estimular parcerias, mas sugeriram-se novos incentivos visando ao alinhamento com o nível de desenvolvimento da área nos países mais avançados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Cagnin, Rafael Fagundes. "O ciclo dos imóveis e o crescimento econômico nos Estados Unidos 2002-2008". Estudos Avançados 23, n. 66 (2009): 147–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142009000200012.

Testo completo
Abstract (sommario):
A partir dos anos 1980, as finanças americanas passaram por profundas transformações reforçando o papel dos mercados de capitais na gestão da riqueza e do crédito nos Estados Unidos. Nessa nova estrutura financeira, as decisões de gasto das famílias e das empresas sofrem influências importantes dos ciclos de preço de seus ativos, dando origem a ciclos econômicos finance-led. O artigo discute os dois últimos ciclos econômicos dos Estados Unidos, período em que a valorização dos imóveis residenciais substituiu o papel desempenhado pela valorização da riqueza no estímulo ao consumo e ao investimento agregados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Da Silva, Ana Paula Braga, e José Roberto De Souza Francisco. "Análise dos fatores determinantes da estrutura de capital das empresas do setor de construção civil: Uma abordagem durante e após a crise imobiliária". Enfoque: Reflexão Contábil 35, n. 1 (20 maggio 2016): 17. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v35i1.30759.

Testo completo
Abstract (sommario):
O campo de estudos na área de finanças corporativas esta cada vez mais amplo, exigindo uma alta qualificação das empresas, como quesito para continuarem operando no mercado. O presente estudo, busca verificar possíveis fatores determinantes da estrutura de capital, das empresas brasileiras de capital aberto, do setor de construção civil, em uma análise comparativa entre o período da crise financeira mundial de 2008 (2007 a 2010) e o período subsequente ao da crise (2011 a 2013). A avaliação é feita pelo método econométrico de regressão linear múltipla, no qual contempla uma base de dados com 18 empresas do setor, listadas na BM&FBOVESPA. Os resultados encontrados mostram que a crise impactou a gestão da estrutura de capital das empresas do setor, tendo que no momento de crise todos os regressores foram significativos, no qual apenas o lucro operacional e o tamanho, foram estatisticamente significativos. Já no período pós-crise, apenas a rentabilidade e o risco foram estatisticamente significantes com coeficientes no mesmo sentido da relação prevista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Siena, Osmar, Angelina Maria de Oliveira Licório, José Nilton Leite Oliveira e Maria Laurimar de Matos Lima. "O Fluxo de caixa como ferramenta de gerenciamento financeiro de pequenas empresas". REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 1, n. 1 (26 gennaio 2018): 22–39. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v1i1.89.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo está situado no eixo de Administração Financeira, com investigação sobre os fatores de controle de finanças empresariais em corporação de pequeno porte. Possui como objetivo geral analisar a ferramenta Fluxo de Caixa como instrumento para gerenciamento financeiro e como objetivos específicos descrever o processo de utilização da ferramenta de Fluxo de Caixa; analisar a viabilidade de implantação da ferramenta como instrumento de gerenciamento financeiro e sugerir propostas de adequação para implantação do Fluxo de Caixa como sistema de gerenciamento financeiro. Para atender a esses objetivos a pesquisa utiliza metodologia de natureza qualitativa e aplica os instrumentos de visita in loco, entrevista e aplicação de questionário para a coleta dos dados. ÿ utilizada a análise descritiva que busca confrontar as bases teóricas e os dados obtidos com a investigação. Com a realização da análise foram alcançados os seguintes resultados: descrição dos processos da empresa pesquisada; identificação das necessidades e formas de controle utilizadas atualmente e apresentação de medidas de melhoria para o ajuste das inconformidades apontadas. O estudo contribui tanto para o aperfeiçoamento acadêmico pela análise de situação real da empresa, assim como serve de recomendação a empresas que enfrentam dificuldades similares quanto à gestão financeira.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Calil, Mariana Rodrigues, Janaína Maria Bueno, Carlos Roberto Domingues e Jacquelaine Florindo Borges. "Revisão bibliométrica sobre fusão e aquisição de empresas no Brasil". Revista Ibero-Americana de Estratégia 19, n. 4 (23 dicembre 2020): 76–99. http://dx.doi.org/10.5585/riae.v19i4.16310.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo do estudo: Analisar a produção acadêmica sobre Fusões e Aquisições (FA), em língua portuguesa no Brasil, por meio de uma revisão bibliométrica e integrativa, dada a importância dessas estratégias para o crescimento de empresas e o elevado número de ocorrências no país.Método: Pesquisa exploratória, com revisão bibliométrica e de literatura integrativa em 68 artigos publicados de 2000 a 2018, encontrados na base Spell e no Portal de Periódicos da Capes. Originalidade/relevância: Mesmo com o interesse e a importância das estratégias de FA para as empresas e a economia do país, não foram encontradas revisões bibliométricas ou integrativas sobre o tema, diferentemente do cenário internacional, em que há trabalhos sobre o panorama das pesquisas e interesses de estudos.Principais resultados: Pesquisadores de diversas regiões estudam o tema sem a mesma intensidade de ocorrência das FA no país. Há certo grau de concentração de autores, periódicos e instituições, porém inconstantes no período estudado. Ao utilizar os programas Atlas TI® e VOSviewer®, foram encontrados quatro agrupamentos – Economia/Finanças, Estratégia, Gestão do Processo de FA e Cultura – que refletem as principais linhas temáticas e estão coerentes com a análise de cocitação que apontou o uso de referências internacionais/nacionais na perspectiva financeira, estratégica e de gestão. Destaca-se que apenas artigos mais recentes (2015-2018) citam outros autores, principalmente internacionais. Contribuições teóricas: Apresentação de panorama integrativo das pesquisas de FA no Brasil, em língua portuguesa, com trajetória do tema, características, lacunas e assuntos ausentes, proposição de agenda de estudos, com vistas a pesquisas mais robustas e compreensão mais plural e interdisciplinar da temática.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Casagrande, Diego José. "AS CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO FINANCEIRA PARA A OTIMIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs)". SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 1, n. 1 (20 dicembre 2018): 361–75. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.10.

Testo completo
Abstract (sommario):
Diante do alto nível de competitividade imposto pela atuação dos contextos estratégico e econômico, a adoção de ferramentas administrativas eficazes tornou-se algo indispensável a fim de otimizar e o controlar as atividades empresariais. Ao enfatizar o universo de atuação que engloba as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), verifica-se que o delineamento e a implantação de mecanismos gerenciais devidamente consolidados são fundamentais para a manutenção e a eficácia desses empreendimentos. Diante deste cenário, o objetivo central deste artigo é apresentar as principais contribuições do planejamento e da gestão financeira para a otimização e o controle das atividades e processos das MPEs. Deste modo, buscou-se compreender o viés analítico conceitual das finanças e incorporá-lo à vertente dos micro e pequenos empreendedores. O trabalho em questão foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e, através do referencial teórico obtido, considerou-se que o gerenciamento adequado dos recursos financeiros é uma condição primordial para a sobrevivência das MPEs.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Tonelli, Maria José. "Revistas Científicas em Administração: o papel histórico da Revista de Administração de Empresas (RAE) na construção do campo acadêmico em Administração no Brasil". Cadernos EBAPE.BR 16, spe (ottobre 2018): 509–15. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395173941.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Este artigo analisa o papel histórico da Revista de Administração de Empresas (RAE) na construção do campo acadêmico em Administração no Brasil, com base nos artigos, nos editoriais e nas resenhas publicadas a partir de sua criação, em 1961. A RAE surgiu como o periódico que introduziu os primeiros modelos de gestão a ser seguidos. Trata-se de uma nova linguagem, não apenas de formas de organizar as vendas ou a produção, de uma nova mentalidade que propõe uma organização social distinta. São características relevantes da RAE, desde sua criação, a divulgação de novas áreas do conhecimento em Administração e a publicação das primeiras pesquisas empíricas sobre a realidade brasileira. Os primeiros números da RAE indicam: i) a presença de autores estrangeiros, vários vinculados à Michigan State University (MSU), instituição que participou da fundação e do desenvolvimento da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP); ii) os primeiros artigos de áreas temáticas da Administração, em especial, Marketing, Finanças e Comportamento Organizacional; e iii) o contato dos professores brasileiros com uma literatura internacional atualizada, especialmente norte-americana, no campo da Gestão. Ao lado de textos que tratam de práticas administrativas, a RAE também é um espaço para debates político-sociais e artigos reflexivos e críticos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Almeida, Vander Ribeiro, e Ricardo Vinícius Dias Jordão. "ANÁLISE DOS EFEITOS DO CAPITAL INTELECTUAL NA LUCRATIVIDADE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS". Revista Universo Contábil 13, n. 4 (27 marzo 2018): 104. http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2017428.

Testo completo
Abstract (sommario):
A pesquisa ora descrita teve como objetivo analisar os efeitos do capital intelectual (CI) sobre a lucratividade das empresas brasileiras. Nesse ensejo, realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e aplicado, nas companhias listadas na BM&FBovespa com base em dados secundários, em um recorte multi-setorial, durante o período de 2010 a 2014, mediante a utilização de testes empíricos (estatísticas descritivas e multivariadas), análise gráfica e regressão com dados em painel. O estudo justifica-se pela relevância do tema, dimensionando a influência do conhecimento materializado no CI sobre a lucratividade organizacional, além de inovar pela proposta de mensuração do CI desenvolvida e aplicada. Os resultados corroboram e complementam as teorias de contabilidade, finanças e gestão, comprovando que se pode aferir, através de indicadores financeiros, a contribuição do CI em aspectos do desempenho financeiro das empresas brasileiras. Os resultados revelaram que (i) o CI influência positivamente na lucratividade dessas empresas, medida por diferentes métricas; (ii) as empresas listadas na BM&FBovespa, mais intensivas em CI, apresentam lucratividade superior às demais; (iii) o CI colabora para o aumento da lucratividade, de forma sistemática, ao longo do tempo; e (iv) os setores apresentam índices de CI e lucratividade diferentes entre si.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Cintra, Marcos Antonio Macedo. "A dinâmica do novo regime monetário-financeiro norte-americano: uma hipótese de interpretação". Estudos Avançados 14, n. 39 (agosto 2000): 103–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142000000200010.

Testo completo
Abstract (sommario):
No artigo é apresentada uma hipótese de interpretação sobre a dinâmica atual do sistema monetário e financeiro norte-americano, suas relações com as empresas, com o Federal Reserve, com o Tesouro e com o resto do mundo. Procurou-se mostrar a emergência de um modo de funcionamento específico do capitalismo predominantemente financeiro e rentista, em que prevalecem os mercados de capitais sofisticados e abrangentes, destinados a uma avaliação diária da massa de ativos (cambial, acionário, de títulos e imobiliário). Ademais, essa forma de gestão da riqueza se impôs ao resto do mundo como paradigma: as finanças passaram a operar num espaço mundial, hierarquizado a partir do sistema financeiro norte-americano e viabilizado pela política monetária do Estado hegemônico, imitada pelos demais países industrializados e em desenvolvimento.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Bouças da Silva, David Leonardo, Anderson Lourenço Miranda e Valmir Emil Hoffmann. "Viva ou deixe morrer". Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 15, n. 1 (12 dicembre 2020): 2203. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v15i1.2203.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho objetivou identificar as estratégias desenvolvidas por micro e pequenas empresas (MPE) do turismo ludovicense para enfrentar a crise provocada pela COVID-19. Adicionalmente, detectou-se impactos da pandemia sobre os negócios. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, transversal, descritiva e exploratória com MPE de hospedagem, transporte, agenciamento, A&B, consultoria, cerimonial e eventos. Os dados foram coletados, por meio de roteiro semiestruturado contendo as categorias: impactos e gerenciamento de crise. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam impactos negativos, como “dificuldades financeiras”, e positivos, a exemplo das “oportunidades de qualificação profissional”. Empresas de A&B obtiveram “melhorias no faturamento” graças ao delivery. As estratégias para enfrentamento versam sobre gestão de marketing, finanças, operacional e pessoas, e variam conforme segmentos e stakeholders envolvidos. No geral, as empresas não fazem planos contingenciais e agem de forma responsiva às crises. Destacou-se a atuação de instituições públicas e privadas no “apoio técnico e financeiro” aos negócios, embora a “lentidão no acesso aos subsídios financeiros” venha comprometendo o futuro das MPE. Para o pós-crise, os empreendimentos almejam estratégias que estejam em consonância ao “novo normal” e fortaleçam a percepção de segurança nos consumidores.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Eyerkaufer, Marino Luiz, Ernani Augusto Bonfante, Lara Fabiana Dallabona e Valkyrie Vieira Fabre. "Simulador de custos para gestão de riscos de acidentes de trabalho". REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL 18 (25 gennaio 2019): 2753. http://dx.doi.org/10.16930/2237-766220192753.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os acidentes de trabalho são recorrentes desde os primórdios. No Brasil, apesar de órgãos reguladores e empresas terem se esforçado em ampliar a segurança nas últimas décadas, as estatísticas são alarmantes e as consequências atingem empresas, funcionários e familiares, além de afetar a economia da nação, atingindo toda a sociedade. A literatura parece unânime quanto aos benefícios da aplicação de recursos em segurança, mas observa-se uma lacuna em relação à composição desses custos – em quê e quanto aplicar – além da mensuração financeira. Assim, o estudo objetiva desenvolver ferramenta de simulação de custos para gestão de risco de acidentes de trabalho. Trata-se de pesquisa descritiva, qualitativa e que apresenta um modelo inédito na literatura, que traz contribuições singulares à gestão de risco de acidente de trabalho, com base na metodologia de gerenciamento de riscos e desastres adotada pela Proteção e Defesa Civil no Brasil e no mundo, compreendendo as fases antes, durante e depois dos desastres. Utilizam-se elementos de custos, com proposta de nova classificação a ser empregada na gestão de riscos de acidente de trabalho. Culmina em um simulador de custos que permite ao gestor equilibrar suas finanças em cada fase do ciclo de gestão proposto. O modelo foi validado em estudo de caso real, concluindo-se que os custos das fases de prevenção, mitigação e preparação são melhores que os de resposta e recuperação, pois trata-se de dor e vida poupadas, além de recursos financeiros. O modelo permite generalização, já que os elementos de custos podem ser adaptados a diferentes ramos de atividade. A proposta é utilizar a nova classificação dos custos para gerenciamento dos riscos de acidente de trabalho, com base no simulador modelo apresentado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Amorim, Ricardo José Rocha, Francisco Marton Gleuson Pinheiro e Maria de Fátima Araújo Frazão. "EDITORIAL". Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade 10, n. 3 (9 luglio 2021): 01–04. http://dx.doi.org/10.18028/rgfc.v10i3.12236.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em sua terceira edição do ano de 2020, que conta com dez artigos, a Revista Gestão Finanças e Contabilidade aborda questões contemporâneas de temas relevantes para a sociedade, vinculados à governança corporativa, à gestão, à contabilidade e às políticas públicas. O artigo Desempenho de IPOs de Empresas Brasileiras Financiadas por Fundos de Private Equity (PE), de autoria de Vitor Fassio Andrade, Rafael Moreira Antônio, Rafael Confetti Gatsios e Tabajara Pimenta Junior, trata da relação entre a presença de financiamento por esses fundos em empresas que realizaram oferta pública inicial de ações (IPO) e o comportamento posterior dos retornos das ações. Para isso, foi adotada estratégia de estudo de eventos mediante a comparação de Retornos Anormais (AR) e Retornos Anormais Acumulados (CAR) oferecidos pelas variações dos preços das ações dos dois grupos de empresas, financiadas e não-financiadas por fundos PE em 122 IPOs, ocorridos no mercado brasileiro entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017. Os testes de diferença de média indicaram que o desempenho das ações que não contaram com a participação de PE foi superior em janelas de 21 e 126 dias úteis. Todavia, esse resultado se inverteu na janela de 252 dias, implicando dizer que os IPOs de empresas financiadas por fundos de PE obtêm melhor desempenho quando comparados a IPOs de empresas não respaldadas por esses fundos. De autoria de Ana Cristina Miranda Rodrigues, o artigo Proteções ao Acionista e ao Credor e Política de Dividendos: uma Análise Internacional dos Modelos de Resultado e de Substituição, investigou os efeitos dos mecanismos de proteção ao acionista e ao credor sobre as políticas de dividendos, à luz desses modelos de agência de resultado e de substituição. Com isso, as hipóteses formuladas foram testadas, sendo os dados analisados mediante estatísticas descritivas, regressões Tobit e o Método dos Momentos Generalizados. A base de dados contou 18.607 empresas de 40 países, sendo o recorte de 2008 a 2017. Os resultados sugerem que firmas instaladas em países com alta proteção ao acionista e melhores oportunidades de investimento são menos propensas ao pagamento de dividendos, indicando a efetividade dos modelos de resultado e de substituição, sob a perspectiva do acionista. Já sob a perspectiva do credor, os achados mostram que, em condição de alta proteção, o credor restringe o pagamento do dividendo de firmas com maiores oportunidades de investimento e, quando da baixa proteção à dívida, as empresas pagam mais dividendos. Sendo assim, conclui-se que os direitos dos acionistas, e não dos credores, são consistentes com os modelos de agência de resultado e de substituição dos dividendos. No artigo intitulado Influência do Ceticismo Profissional sobre o Gerenciamento de Impressão na Divulgação da Informação Contábil, os autores Daniel Matthes, Camila Adam, Jules Kout Tene e Paulo Roberto da Cunha investigaram a influência do ceticismo profissional sobre o gerenciamento de impressão na divulgação da informação contábil. Para isso, realizaram pesquisa descritiva, com aplicação de survey e análise quantitativa, tendo por base o constructo de Hurtt (2010) e Cardoso, Leite e Aquino (2018). A amostra foi composta por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de duas universidades públicas do Estado de Santa Catarina. Os resultados indicaram que a característica mente questionadora influencia negativamente as variáveis aprimoramento de divulgação e distorção de medição, demonstrando que quanto maior o nível da característica mente questionadora num indivíduo, menor a possibilidade de ele ser influenciado por duas das técnicas de gerenciamento de impressão. Por sua vez, no estudo Panorama da Literatura sobre a Governança Corporativa: Uma Análise Bibliométrica das Bases Teóricas e Abordagens mais utilizadas em Artigos, João José Ferreira Simões e Antônio Artur de Souza realizaram mapeamento bibliométrico sobre governança corporativa na base Web of Science, com recorte para o período de 2000 a 2018, que foi subdividido em três períodos, de acordo com o contexto. A amostra contou com 2.965. As evidências indicaram a necessidade de aprimoramento de práticas de governança corporativa e a predominância da Teoria da Agência nos períodos analisados. Os autores Victor Uhdre Grejanin e Vinicius Abilio Martins desenvolveram o artigo intitulado Avaliação de Empresas pelo Método de Fluxo de Caixa Descontado: o Caso de uma Indústria de Madeiras Faqueadas de Capital Fechado, cujo propósito foi verificar a viabilidade de aplicação, em uma empresa de capital fechado, do modelo de avaliação de empresas por meio do fluxo de caixa descontado. O locus da pesquisa foi empresa do setor de extração e beneficiamento de madeira de capital fechado, localizada na região Sul do Brasil. A análise da avaliação utilizou o método de fluxo de caixa descontado, que tem uso predominante por empresas de capital aberto, sendo a pesquisa caracterizada por abordagem mista, quali-quantitativa. Com isso, estimou-se o valor de mercado da organização, apoiado na perspectiva de crescimento do gestor, aliada à taxa de crescimento do período analisado. Sendo assim, constatou-se que o método de avaliação por fluxo de caixa descontado pode ser aplicável para avaliação de empresa de capital fechado, embora devam ser levadas em consideração as limitações do modelo. No artigo Gestão Financeira em MPEs: um Estudo sob a Ótica de Especialistas Alagoanos, Amyson Jhonata da Silva, Natallya de Almeida Levino e Carlos Everaldo Silva da Costa buscaram compreender quais as melhores práticas em gestão financeira segundo a ótica de consultores alagoanos. Para isso, utilizaram o método Delphi, sendo a análise dos dados mediante Análise de Conteúdo por meio dos softwares qualitativos QDA Miner e o WordStat 8. Os achados demonstram que, sob a ótica dos consultores, as MPEs alagoanas têm deficiência em práticas básicas de gestão, pois muitas empresas não realizam o devido gerenciamento do fluxo de caixa e/ou capital de giro em seus empreendimentos. Já o estudo denominado Apuração de Haveres em Processos Judiciais: Uma Análise de dois Laudos Periciais com ênfase nos Procedimentos Utilizados pelos Peritos, de Udo Strassburg e Katyane Aline Cantu Moreno, aborda a atuação de profissionais em perícias de apuração de haveres, especialmente em situações adversas, como a saída de um sócio do negócio. Para isso, foram analisados dois laudos de perícias para avaliação de haveres, com ênfase nos procedimentos utilizados pelos peritos. O primeiro caso, tratou da dissolução parcial de sociedade por desentendimentos e desacordos ao passo que o segundo, versou sobre a dissolução parcial de sociedade pela morte de um dos sócios. Com base nos laudos dos casos, evidenciou-se que as formalidades legais foram atendidas, embora algumas informações não tenham ficado claras, o que poderia ser útil à análise do magistrado na tomada de decisão. O trabalho Estratégia na Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos: um Estudo Multicaso com Empresas de Soluções para o Setor de Mineração, de Daniel Barbosa Cabral, Marcos Augusto Lima Luz, Queren Hapuque Gomes Souza e Zildinéia Santos Vieira, teve como objetivo analisar como a estratégia empresarial é adotada na gestão logística da cadeia de suprimentos de empresas do ramo de soluções para a mineração. Para isso, recorreu-se à pesquisa qualitativa de natureza exploratória, com a realização do estudo em três empresas de grande porte e multinacionais do setor de soluções para o segmento de mineração. Pelo demonstrado, verificou-se que as estratégias de gestão logística da cadeia de suprimentos têm contribuído para o gerenciamento dos estoques, transporte, armazenagem e processamento dos pedidos, aumentando, assim, a eficiência dos processos estratégicos da logística empresarial das empresas. Em se tratando de políticas públicas e seus possíveis efeitos na taxa de criminalidade, o artigo de Miguel Angel Rivera Castro, Lindomar Pinto da Silva e Thiago Henrique Carneiro Rios Lopes, intitulado Gastos com Educação, Saúde e Segurança Pública: uma Relação com as Taxas de Homicídios nos Municípios do Brasil, buscou identificar a relação entre as taxas de homicídios nos municípios brasileiros com os dispêndios com educação e cultura, saúde e segurança pública, temas que afetam a sociedade. Sendo assim, aplicaram o método da econometria espacial para a análise dos dados oriundos do CENSO do IBGE, do DATASUS e do Boletim de Finanças Públicas do Brasil, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), referente aos anos de 2000 e 2010. Dentre os resultados, destacam-se: os gastos com educação e cultura apresentaram efeitos diferentes do esperado, o que pareceria haver uma espécie de relação positiva entre gastos com educação e cultura e taxa de homicídio; os gastos com saúde e segurança pública indicam que maiores investimentos nessas áreas tendem à redução de crimes; e a importância de outras variáveis para o modelo econométrico, como as características dos municípios vizinhos. Por fim, em Gestão de Dados Abertos Governamentais: do Modelo à Prática, de autores Joelson de Souza Paulo, Janyluce Rezend Gama e Douglas Roriz Caliman, teve como propósito investigar a gestão de dados abertos governamentais e o alcance na prática dos objetivos esperados diante de sua disponibilização e publicação. Diante disso, elegeram um modelo de referência internacional de adoção da gestão de dados abertos, o Open Data Charter, para a realização de comparativo dos planos de dados abertos publicados por quatro instituições públicas: duas de abrangência nacional e duas de governos internacionais. Os resultados permitem afirmar que ações relacionadas à participação comunitária e às interações com a sociedade necessitam de fomento nos processos de gestão. Agradecemos aos avaliadores, aos autores e à equipe editorial pelo relevante trabalho realizado para viabilizar mais uma publicação de edição da RGFC. Excelente leitura!
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Oliveira, Michele Lúcia, Joseilme Fernandes Gouveia e Maria Angeluce Soares Peronico Barbotin. "Estudo de mercado sobre viabilidade da abertura de uma empresa de Consultoria na área de Secretariado Executivo". Revista de Gestão e Secretariado 10, n. 2 (12 agosto 2019): 30–58. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v10i2.847.

Testo completo
Abstract (sommario):
A consultoria tem se tornado um diferencial para os profissionais de Secretariado Executivo, nos dias atuais. Esse profissional pode desenvolver o papel empreendedor por meio das atividades de consultoria secretarial interna ou externa. Baseado nesse contexto o presente estudo teve como objetivo investigar, por meio de uma pesquisa de mercado, a viabilidade da abertura de uma empresa de consultoria secretarial no Vale do Mamanguape. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa de campo no Vale do Mamanguape com representantes das doze prefeituras (6 prefeitos, 4 chefes de gabinete e 2 secretários de finanças) e também com 19 representantes das empresas de pequeno, médio e grande porte. De modo geral, os resultados nas organizações estudadas apontam para: a falta de um profissional especializado para organizar os eventos e tomar conta do acervo documental, necessidade de transformação dos arquivos físicos em digitais, falta de capacitação dos servidores que trabalham direto com o atendimento ao público e a necessidade de contratação de um consultor para orientar os funcionários no atendimento ao cliente. Considerando o mercado consumidor essa pesquisa identificou a existência de demanda e interesse pela consultoria na área de organização de eventos, gestão documental e atendimento ao público; o que aponta para a viabilidade da abertura de uma empresa de consultoria secretarial. Portanto, a consultoria secretarial é um mercado promissor para o profissional de Secretariado Executivo atuar no Vale do Mamanguape.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Tonelli, Maria José, e Adriana Wilner. "Novos olhares para o agora e o amanhã". GV EXECUTIVO 19, n. 3 (15 giugno 2020): 2. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v19n3.2020.81723.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>Vivemos, incrédulos, essa pandemia que nos coloca fora de uma suposta inalterabilidade do nosso cotidiano. Somos desafiados a olhar de outra forma para nossas casas, nosso trabalho, nosso entorno, nossos ecossistemas, nosso governo, nossas empresas, nossa sociedade e a refletir sobre nós mesmos e nosso mundo. </p><p>É um momento em que a gestão sobressalta. Dependemos de como nos organizamos para combater a doença e suas consequências. Esta edição especial da <em>GV-executivo</em> trata de como gerenciar a crise e de como se preparar para o que virá depois, em suas várias facetas, no sistema de saúde, na economia, no combate ao desemprego e à desigualdade social, nas relações internacionais, na área pública, no meio ambiente, nos recursos humanos, em como trabalhar, na maneira de liderar, nas finanças, nas cadeias de suprimentos, no marketing, no varejo, nas ações de solidariedade.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Raifur Kos, Sonia, e Jorge Eduardo Scarpin. "Desempenho econômico-financeiro versus conteúdo emocional do relatório da administração: uma estratégia de persuasão". Enfoque: Reflexão Contábil 40, n. 2 (10 marzo 2021): 63–84. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v40i2.49981.

Testo completo
Abstract (sommario):
A literatura apresenta evidências de que a emoção está presente em todas as ações humanas, tanto no plano psíquico quanto no plano sensorial sendo, portanto, essencial para o modelo de tomada de decisões (FERREIRA, 2008); que o desempenho econômico-financeiro é fundamental para sobrevivência das empresas e que influencia a qualidade do discurso da gestão no disclosure (BUSE; ŞTEFAN, 2014; LI, 2008) e que as empresas possuem um perfil emocional (BUECHEL; HAHN e WALGENBACH, 2016) e tendem a gerenciar a impressão dos leitores com linguagem específica, especialmente diante de desempenho ruim (CLATWORTHY; JONES, 2003), o presente estudo tem como objetivo verificar quais efeitos o desempenho econômico-financeiro produz no conteúdo emocional do Relatório da Administração. Para tanto, utilizando empresas listadas na BMF&FBOVESPA, quantificou-se inicialmente as emoções básicas (EKMAN; SORENSON e FRIESEN, 1969) Alegria, Medo, Raiva, Repugnância, Surpresa e Tristeza presentes nos Relatórios da Administração, coletados da Bolsa de Valores B3, por meio do Dicionário de Termos de Emoção em Contabilidade e Finanças (KOS; SCARPIN E PINTO, 2019). Em seguida, computou-se a regressão linear com dados em painel, onde cada uma das emoções representou a variável dependente, cuja variável explicativa foi o desempenho econômico-financeiro, representado por Rentabilidade, Lucratividade, Liquidez e Endividamento, coletados na base de dados Bloomberg. Os resultados mostram que o desempenho econômico-financeiro influência de forma significativa o conteúdo emocional presente no Relatório da Administração, demonstrando que os textos financeiros das empresas exibem mais termos de Medo, Repugnância e Tristeza à medida que o desempenho piora. Por outro lado, os achados indicam que empresas com desempenho melhor tendem a inserir mais termos de Alegria nos textos financeiros. Dessa forma, percebe-se que as narrativas contábeis, ainda que pautadas em princípios e normas, não são neutras.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Oriá Filho, Humberto Ferreira. "Auditoria operacional: um enfoque multidisciplinar". Revista Controle - Doutrina e Artigos 7, n. 1 (30 giugno 2009): 197–210. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v7i1.288.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Auditoria tem sido um grande instrumento de apoio e auxílio à gestão profissional das empresas públicas e privadas. Muitos têm abordado e comentado sobre a questão da Auditoria Operacional somente considerando o âmbito contábil, administrativo e financeiro, seja na área governamental seja na área privada. O presente artigo busca responder ao seguinte questionamento: A Auditoria Operacional pode atuar dentro de um enfoque multidisciplinar? Em resposta a este problema, objetiva-se principalmente demonstrar, utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica, que a auditoria operacional atualmente tem este enfoque multidisciplinar e atua dentro dele. Observa-se, com base na literatura especializada e nas normas emitidas por diversos Conselhos Profissionais, que esta modalidade se faz presente em diversas áreas profissionais, como por exemplo: a Medicina, a Enfermagem, a Economia, além das áreas já tradicionais (Contabilidade, Finanças e Administração). Enfim, atualmente a modalidade de Auditoria com enfoque Operacional perpassa diversas áreas de conhecimento profissional (multidisciplinar), não mais está restrita à área contábil-financeira e pode ser empregada em qualquer área profissional, se observadas e adaptadas as suas especificidades e particularidades.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Jesus, Ridalva da Silva, Elainne Almeida Bastos e Erica Elena Avdzejus. "GESTÃO FINANCEIRA E SUA IMPORTÂNCIA NO CRESCIMENTO DAS MPE’S DA CIDADE DE CACHOEIRA - BA". Acta Negócios 2, n. 1 (27 giugno 2019): 53–82. http://dx.doi.org/10.19141/2594-7680.actanegocios.v2.n1.p53-82.

Testo completo
Abstract (sommario):
A gestão financeira é um dos pontos chave de gerenciamento de um negócio quanto à sua estratégia de ser sustentável e se posicionar no mercado, que está cada vez mais competitivo. Dessa forma, o artigo tem como objetivo conhecer a percepção dos micro e pequenos empreendedores em relação à gestão financeira e administrativa do negócio na cidade de Cachoeira (BA). Este projeto tem como base metodológica uma pesquisa exploratória por meio de dados bibliográficos e uma análise descritiva de caráter quantitativo, que foi feita através da aplicação de um questionário no formato de entrevista como forma de identificar e caracterizar os empreendedores locais. Os dados estatísticos utilizados tiveram como base de estudo 35 empreendimentos locais. Por meio da pesquisa, identificou-se que há uma grande necessidade dos empreendedores buscarem conhecimento para que se mantenham e cresçam no mercado, principalmente na área administrativa financeira da empresa, pois, por mais que entendam que o seu financeiro é importante, ainda falta conhecimento e treinamento prático na área de finanças.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Moura, João Gonsalo de, Eden do Carmo Soares Júnior, Alan Vasconcelos dos Santos, Ricardo Zimbrão Affonso de Paula e César Augustus Labre Lemos de Freitas. "DETERMINANTES DAS RECEITAS PRÓPRIAS EM UNIDADES SUBNACIONAIS: o caso dos municípios maranhenses". Revista de Políticas Públicas 24, n. 1 (24 giugno 2020): 347. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v24n1p347-365.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo tem por objetivo analisar o status da gestão das receitas próprias nos municípios maranhenses, identificando alguns elementos explicativos que possam ser associados a uma boa gestão fiscal no âmbito municipal. Recorrendo ao uso da análise de regressão, o estudo confronta o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) com cinco variáveis sugeridas como fatores determinantes do referido índice, no caso, o nível de renda per capita, o número de empresas per capita, a participação dos serviços prestados pelo setor privado na economia do município, a parcela da população urbana em relação à população total e a participação do setor público na economia local. Utilizando médias de indicadores representativos do período 2010-2014, um período de relativa normalidade em termos de crescimento econômico nos níveis nacional e regional, a conclusão aponta a importância da capacidade empreendedora dos munícipes (empresas per capita), a pujança do setor de serviços (participação dos serviços na economia municipal) e a participação do setor público na economia como causas importantes da boa gestão fiscal no âmbito das prefeituras do Maranhão. O estudo sugere, então, que as políticas públicas direcionadas à melhoria da administração das receitas municipais devem considerar tais elementos causativos como foco estratégico, de modo que as metas administrativas possam ser alcançadas com eficiência.Palavras-chave: Administração pública. Finanças públicas. Receitas próprias. Gestão fiscal. Maranhão. Municípios.DETERMINANTS OF OWN REVENUE IN SUBNATIONAL UNITS: the case of maranhão municipalitiesAbstractThis study aims to analyze the status of the management of own revenues in the municipalities of Maranhão, identifying some explanatory elements that can be associated with good fiscal management at the municipal level. Using the regression analysis, the study compares the Firjan Tax Management Index (IFGF) with five variables suggested as determining factors of the referred index, in this case, the level of income per capita, the number of companies per capita, the participation of the services provided by the private sector in the municipality's economy, the share of the urban population in relation to the totalpopulation and the participation of the public sector in the local economy. Using averages of representative indicators for the period 2010-2014, a period of relative normality in terms of economic growth at national and regional levels, the conclusion points to the importance of the entrepreneurial capacity of citizens (companies per capita), the strength of the service sector (participation of services in the municipal economy) and the participation of the public sector in the economy as important causes of good fiscal management in the scope of the municipalities of Maranhão. It is suggested, then, that public policies aimed at improving the administration of municipal revenues should consider such causative elements as a strategic focus, so that administrative goals can be achieved efficiently.Keywords: Public administration. Public finance. Own revenue. Tax management. Maranhão. Counties.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

De Sá Medeiros, Haroldo. "Gestão do conhecimento, Indústria 4.0 e Sociobiodiversidade". Revista de Administração e Negócios da Amazônia 12, n. 2 (29 settembre 2020): 1. http://dx.doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n2p1-3.

Testo completo
Abstract (sommario):
O conhecimento está em todas áreas do saber. Bem gerenciado e aplicado à Indústria 4.0, é capaz de aproveitar elementos da sociobiodiversidade em todos os biomas do Brasil para promover negócios, produtos e serviços pautados por sustentabilidade. No entanto, para que isto ocorra com efetividade, alguns desafios ainda precisam ser vencidos. A representatividade da indústria no PIB nacional precisa ser mais significativa, a produtividade das empresas precisa aumentar e as inovações necessitam ser geradas em um ambiente cooperativo entre empresas, governo e universidades.Todos esses desafios são inerentes às regiões em desenvolvimento, que buscam solucionar problemas econômicos e socioambientais. Especificamente na Amazônia, como as parcerias entre empresas, governo e universidades poderiam gerar e gerenciar conhecimento para alavancar a Indústria 4.0 e aproveitar sustentavelmente a sociobiodiversidade local? Aguardamos vocês, leitores, com essa resposta na próxima edição da RARA.Nesta edição, Vanessa Aparecida Pereira Cintra, Daniela Meirelles Andrade, Camila de Assis Silva e Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo, com o artigo O Perfil do Empreendedor Social em uma Organização Não Governamental: Um Estudo de Caso na Comunidade Eterna Misericórdia, analisaram as características empreendedoras de um gestor de uma ONG, destacando a indignação com a injustiça e a paixão pelo campo social como características predominantes para este tipo de perfil empreendedor.Antônia Amanda Alves Pereira Moreira, Henrique César Melo Ribeiro, Magna da Silva Vilanova Castro e Matheus Morais Bruno, no artigo Comércio Internacional e Desenvolvimento Socioambiental: Um Entendimento da Temática em Questão, buscaram entender a relação existente entre comércio internacional e desenvolvimento socioambiental mediante informações coletadas em estudos disponíveis na literatura nacional, constatando que o comércio internacional apresenta uma relação estreita com o meio ambiente e o ser humano, e está relação assegura o funcionamento do sistema econômico de um país, fomentando assim o crescimento das nações e pôde-se perceber através dos achados que as empresas ainda precisam evoluir muito no que se refere ao pensamento e sua responsabilidade socioambiental.Janaína Maria de Souza, Vilma Eliane Machado de Oliveira, Lidiane da Silva Souza Angola, Samara de Carvalho Pedro e Bruno Machado Medeiros analisaram as estratégias de marketing de relacionamento utilizadas por drogarias de Juara-MT na fidelização de clientes, identificando que apesar dos resultados indicarem que os gestores das drogarias em questão terem conhecimento sobre marketing de relacionamento e entenderem a importância dessa estratégia para fidelização de clientes, constatou-se que nas organizações estudadas, é necessário maior envolvimento empresarial para a sua execução.Luís Henrique Santos Passos, no artigo A Indústria 4.0: Fundamentos e Principais Impactos na Economia Brasileira, teve por objetivo reconhecer os principais impactos da indústria 4.0 na economia brasileira, a partir de estudos de revisão de literatura constantes em sites de pesquisas especializadas: Google Acadêmico, SciELO e de periódicos de universidades. O estudo concluiu que os impactos produzidos pela indústria 4.0 no Brasil terão efeitos na redução dos custos industriais, nos ganhos com eficiência produtiva, na redução dos custos de manutenção de máquinas e, na economia de energia.Lincoln Pereira Martins, Vinícius Francos, Jerônimo Vieira Dantas Filho e Clodoaldo de Oliveira Freitas, no artigo Viabilidade Econômica para o Cultivo do Tambaqui (Colossoma macropomum) em Viveiro Escavado no Município de Urupá, Rondônia-Brasil, analisaram a viabilidade econômica de uma piscicultura localizada no município de Urupá, Rondônia-Brasil, administrada em viveiros escavados, para engorda de tambaqui (Colossoma macropomum, CUVIER, 1818), por meio dos indicadores econômicos, com ênfase no período de retorno de capital (Payback), valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR), concluindo que a piscicultura possui viabilidade econômica para investimento, porque o valor empregado na atividade é recuperado, com potencial de gerar excedente e se manter exequível como sistema produtivo ao longo do tempo.Ismael de Mendonça Azevedo, Deborah Martins de Sousa Nolasco, Lydia Maria Pinto Brito, Laís Karla da Silva Barreto e Manoel Pereira da Rocha Neto, no artigo A Produção Acadêmica em Gestão do Conhecimento no Brasil Entre 1998 e 2016, esboçaram um panorama geral da produção científica em Gestão do Conhecimento no âmbito nacional entre os anos de 1998 e 2016. As análises dos materiais encontrados apresentaram crescimento da produção nacional quanto ao tema. Ficou evidenciada uma produção constante, sobretudo, entre os anos de 2006 e 2016. Diversos destaques foram possíveis graças a bibliometria aplicada, dentre elas: 159 pesquisadores para o tema, a região sudeste e sul apresentam os estados mais produtivos, bem como detém a maior parte das instituições produtivas, os autores mais citados são internacionais, a metodologia do estudo de caso tem sido a mais aplicada.Mara Luiza Gonçalves Freitas, em seu artigo Vigilância da Fronteira Brasileira: Uma Aplicação do Método de Análise Envoltória de Dados, avaliou a qualidade do gasto em segurança pública aplicado na região da fronteira internacional brasileira, à luz das Teorias dos Jogos, das Restrições e da perspectiva da Qualidade do Gasto Público emanada da Teoria das Finanças Públicas e do método da Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados dos escores calculados demonstram que a qualidade do gasto pelo ente está abaixo da fronteira da eficiência, sinalizando ineficiência.Na seção de artigos técnico-tecnológicos, Emanoelen Bitencourt e Bitencourt, Layla Bianca Almeida Dias, Mateus do Carmo Rocha, Thais Binow Dias, João Pedro Barbosa Carneiro e Glauber Epifanio Loureiro, no artigo Guia de Gestão Integrada para Processamento de Açaí, propuseram um Sistema de Gestão Integrada (SGI) de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho para processamento de açaí de uma pequena organização. O sistema desenvolvido foi baseado na norma NBR ISO 14001:2015, que aborda os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), e na norma ISO 45001:2018, que aborda os Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST). Enquanto, José leonir Pôrto, Gilnei Luiza de Moura, Andressa Hennig Silva, Kállen Alves Klimeck, Tatiane de Andrade Neves Hörbe e Laércio André Gassen Balsan, no artigo intitulado Mapeamento de Processos nas Coordenações de Curso de uma Instituição Pública de Ensino Superior, mapearam os processos existentes nas coordenações de curso de graduação de uma Universidade Pública a partir da percepção dos servidores sobre os processos administrativos e acadêmicos.Agradecemos a todos os autores e autoras e esperamos que continuem contribuindo com a nossa revista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Melo, Fernanda Augusta de Oliveira, Patrícia Nunes Costa Reis, Danielle Valente Pereira e Karina Rodrigues Ferreira. "Atuação do Departamento de Recursos Humanos no desempenho do setor financeiro - uma nova percepção". Cadernos UniFOA 7, n. 18 (28 marzo 2017): 39. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v7i18.1086.

Testo completo
Abstract (sommario):
As profundas mudanças nos contextos financeiros, mercadológicos e tecnológicos têm resultado na necessidade de a área de Recursos Humanos (RH) reafirmar seu papel, implicando nova ética no trabalho e demandando uma visão estratégica e global de gestão de negócio e de pessoas. Entrando nesse cenário corporativo, finanças e RH reforçaram-se em suas atuações complementares, passaram a ser estratégicas e inovadoras. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo caracterizar as novas perspectivas de atuação do departamento de RH com o setor financeiro. Metodologicamente, este artigo consiste basicamente na utilização de pesquisa exploratória, que se apoia em revisão, análises documentais e bibliográficas, buscando sistematizar o assunto desenvolvido por outros autores de forma a atingir os objetivos propostos. Pode-se concluir que pensar em RH na empresa moderna e do futuro, significa entender que obter excelência empresarial deve ser um trabalho realizado com e por meio das pessoas; significa realizar a gestão com a participação efetiva dos gestores de linha, da área de RH e dos empregados de nível técnico-operacional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Vieira, Eloir Trindade Vasques, e José Claudio De Freitas. "O reflexo do controle interno e do Coso para a Auditoria e a Governança Corporativa". Revista Científica Hermes - FIPEN 14 (22 novembre 2015): 156. http://dx.doi.org/10.21710/rch.v14i0.212.

Testo completo
Abstract (sommario):
A partir de pesquisa bibliográfica este trabalho demonstrou que o controle interno, o COSO –The Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission, a auditoria interna e a governança corporativa são meios eficientes de garantir a continuidade da organização. Reafirmando que o processo desenvolvido pode proporcionar segurança, e confiabilidade aos gestores da empresa. Foi percebida a importância do controle interno e seus reflexos para as organizações, fazendo uso das técnicas de auditoria interna, que proporciona aos interessados todas as informações para um melhor controle, aumentando o valor da organização e o interesse dos investidores, acionistas em saber como estão as finanças, o patrimônio e a capacidade de honrar os compromissos. Além do uso do controle interno e dos princípios da governança para melhores práticas de gestão e controle.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Ferreira, Viviane Moura Rocha, Victor Sampaio Comper e Carlos Ronaldo Paes Ferreira. "Energia em DOBRO: os desafios de uma startup no varejo brasileiro". Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração 10, n. 1 (11 febbraio 2020): 1. http://dx.doi.org/10.12660/gvcasosv10n1c1.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>A DOBRO, empresa de alimentos naturais e energéticos, iniciou suas atividades em dezembro de 2017 e, desde então, vem registrando expressivo crescimento na produção e comercialização de suas barras energéticas de café. Com apenas 2 anos de atuação no mercado, o produto já pode ser encontrado em mais de 530 pontos de venda no Brasil. Seus três sócios – Victor, Lucas e Pedro – dividem entre si as principais responsabilidades da gestão da DOBRO no seu dia-a-dia (Produção, Distribuição, Marketing e Finanças). O desafio de maior relevância para os três sócios, atualmente, é como levar adiante um modelo de distribuição do produto, em escala nacional, preservando uma margem operacional satisfatória sem prejudicar o forte ritmo de crescimento mensal que a DOBRO vem alcançando, desde o seu lançamento.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Amorim, Ricardo José Rocha, Francisco Marton Gleuson Pinheiro e Maria de Fátima Araújo Frazão. "EDITORIAL". Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade 10, n. 1 (27 febbraio 2021): 01–02. http://dx.doi.org/10.18028/rgfc.v10i1.10981.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em seus quase dez anos de história, a Revista Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC) tem publicado artigos nas temáticas inerentes às áreas da Administração, Contabilidade e Finanças, apresentando uma importante colaboração aos estudiosos e interessados, nos seus diversos e múltiplos enfoques. Além disso, tem contribuído para a publicação diversificada na área, como pode ser visto na presente edição. No estudo intitulado RELAÇÃO ENTRE O RISCO DE CARTEIRAS COM ALTOS DIVIDEND YIELDS E CARTEIRA DIVERSIFICADA NO MERCADO BRASILEIRO, os autores Vinícius Medeiros Magnani, Heloísa Cintra Pollo, Lívia Maria Lopes Stanzani e Marcelo Augusto Ambrozini, analisaram portfólios compostos pelas ações das empresas brasileiras que mais pagaram dividendos durante os anos de 1996 e 2017. Por meio de testes de média, comparou-se a média do risco apresentado pelas carteiras com alto nível de dividend yield e a média do risco do Ibovespa, sendo constatada que a relação existente entre o risco e o retorno das carteiras com altos dividend yields no Brasil é negativa. Assim, demonstrando uma peculiaridade do mercado brasileiro, no qual altos rendimentos de dividendos não estão ligados a um risco menor para o investidor, evidenciando um aspecto contrário à relação teórica esperada - empresas boas pagadoras de dividendos estejam associadas a um menor risco. No artigo RELEVÂNCIA DOS INDÍCIOS DE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS IDENTIFICADOS EM EMPRESAS SOB AS NORMAS DO FASB E DO IFRS, SOB A PERSPECTIVA DO INVESTIDOR, Jocelino Donizetti Teodoro e Katia Graciele Moraes Mapa, estudaram a relevância que os investidores em ações atribuem aos indícios de gerenciamento de resultados para sua decisão, conforme a plataforma teórica adotada, tendo selecionado companhias pertencentes à BM&F Bovespa, representantes das empresas que adotam as normas do IFRS, e companhias da Nasdaq, representando àquelas que adotam as normas do FASB. Verificaram que, embora existam poucos sinais de que o investidor em ações leve em consideração, ou mesmo perceba, os indícios de gerenciamento de resultado em suas decisões, dentre outros achados. Já no artigo ESTRATÉGIAS PARA COMBATER A SONEGAÇÃO FISCAL: UM MODELO PARA O ICMS BASEADO EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS, Francisco Nobre de Oliveira e Luis Paulo Guimarães dos Santos, demonstraram o desenvolvimento de um Sistema de Identificação de Risco de Contribuintes baseado em Redes Neurais para auxiliar a Administração Tributária Estadual na identificação de contribuintes mais propensos a assumir a condição de sonegadores do ICMS, com pressupostos de rede neural artificial, baseada num modelo perceptron de múltiplas camadas, do tipo alimentada adiante (feedforward), completamente conectada, composta por duas camadas ocultas e treinada com o algoritmo de retropropagação de erro (Backpropagation Error). Para isso, partiram de informações extraídas dos bancos de dados da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, alimentados por informações prestadas pelos contribuintes. Os resultados atestam a eficácia do modelo como instrumento de apoio às decisões de fiscalização no âmbito da Administração Tributária Estadual. Por sua vez, analisando-se a associação entre práticas pedagógicas no ensino de contabilidade, apresentadas como ativas ou passivas, motivação acadêmica e nível percebido de aprendizagem, Emerson Andrade Gibaut e Adriano Leal Bruni, no artigo A SUA FORMA DE ENSINAR ME MOTIVA E EU PERCEBO QUE APRENDO? UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A MOTIVAÇÃO ACADÊMICA dos autores, fundamentando-se na Teoria da Autodeterminação, realizaram um estudo sobre as práticas ativas inferindo que estariam associadas a uma maior motivação e a um nível percebido de aprendizagem mais elevado. A amostra contou com 490 estudantes de Ciências Contábeis, de quatro instituições de ensino superior da Bahia, sendo os dados coletados mediante questionário contendo três escalas e em dois cenários. Com isso, restou evidenciado que práticas pedagógicas ativas estariam associadas a uma maior motivação acadêmica dos estudantes e a um maior nível percebido de aprendizagem. Por fim, em AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO DE UM ERP NO DEPARTAMENTO CONTÁBIL DE UMA EMPRESA PÚBLICA SEGUNDO O MODELO UTAUT, os autores Katiane Zancan Marques, Ariel Behr e Aline Vieira Malanovicz, analisaram fatores e condições que influenciam a aceitação de um sistema integrado de gestão (ERP) no departamento de contabilidade de uma empresa pública, por meio de um estudo de caso qualitativo, adotando o modelo UTAUT como fundamento. Os resultados obtidos pelo método da análise de conteúdo mostraram que as expectativas dos usuários estavam acima do que foi percebido após a implantação do sistema integrado, gerando a sensação de frustração e impactando negativamente a intenção de uso, além de outros achados. Por fim, a avaliação pelos pares, como processo colaborativo, contribui para o aprimoramento da RGFC. Nesse sentido, nossos agradecimentos aos avaliadores que se empenham para assegurar a qualidade do que é divulgado pelo periódico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Amorim, Ricardo José Rocha, Francisco Marton Gleuson Pinheiro e Maria de Fátima Araújo Frazão. "EDITORIAL". Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade 9, n. 3 (22 novembre 2020): 01–02. http://dx.doi.org/10.18028/rgfc.v9i3.10127.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Revista Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC) chega à sua última edição de 2019, destacando nessa edição sete artigos teórico-empíricos em acordo com as linhas de pesquisa que compõem o escopo da Revista. O primeiro artigo, intitulado Análise empírica da associação entre investidores estrangeiros e governança corporativa nas empresas brasileiras, as autoras analisam a governança corporativa na perspectiva de mais transparência e garantia dos direitos dos acionistas, tema relevante para as empresas de capital aberto, bem como para os investidores estrangeiros os quais consideram o nível de governança corporativa ao decidir investir em empresas brasileiras listadas na bolsa. Considerando dados da Brasil, Bolsa e Balcão (B3), no ano de 2017, a pesquisa demostra que existe relação estatisticamente significativa entre a presença de investidor estrangeiro entre os principais acionistas das empresas e melhores índices de governança corporativa. Em seguida, os autores do artigo Determinantes da legibilidade das notas explicativas das companhias brasileiras investigam essa temática, partindo das demonstrações financeiras padronizadas divulgadas anualmente, no período compreendido entre 2010 e 2016 de companhias brasileiras abertas integrantes do IBrX 50; destacam que, mesmo empresas de grande porte, auditadas por empresas de renome em auditoria e com elevados níveis de governança carecem de mais zelo na preparação e evidenciação da informação contábil, considerando a baixa legibilidade das notas explicativas identificada. No terceiro artigo, Responsabilidade Social Corporativa e estrutura de capital, o caso das empresas brasileiras e chinesas listadas na NYSE, os autores investigaram se a estrutura de capital das empresas brasileiras e chinesas que divulgam relatório de Responsabilidade Social Corporativa estão alinhadas com as teorias de Pecking Order e Tradeoff, de 2008 a 2018, demonstrando que a estrutura de capital das empresas brasileiras e chinesas se alinham com as teorias e existem diferenças na alavancagem dessas empresas em termos de significância. Tomando por base dados da Brasil, Bolsa e Balcão (B3), os autores elaboraram o artigo Índice de Governança Corporativa para Empresas do Mercado Acionário Brasileiro, identificando qual dimensão de governança corporativa tem maior peso na classificação das empresas em relação a sua governança; entre as dimensões pesquisadas, a composição do conselho da administração aflorou ser mais significativa em empresas de capital aberto com papéis em negociação ou já negociados na bolsa, no período de 2010 a 2016. No quinto artigo, Manutenção de registros no processo da evolução social e econômica: Da era primitiva à era do Blockchain, os autores focalizam as tecnologias que emergiram e impulsionaram inovações nos relacionamentos interpessoais, modelos de negócios, produtos, serviços, estratégias, medidas de desempenho e controle dos processos de gestão e, especificamente, analisam o blockchain no contexto social e econômico da escrituração contábil, demonstram o fortalecimento do sentimento de confiança no registro das transações. Em Impactos da Reforma da Previdência nos déficits dos planos de contribuição variável, o sexto artigo, os autores apresentam uma análise sobre os impactos consequentes de alterações em idades mínimas de aposentadoria da Reforma da Previdência no Brasil, propostas na PEC 6/2019, com ênfase num plano de previdência complementar de contribuição variável, levando em conta taxas de juros distintas, com aplicação de cálculos atuariais em dados primários dos participantes da entidade em estudo; nos resultados, revelaram evidências que alterações nas idades mínimas de aposentadoria no INSS afetarão significativamente o nível de reservas e provisões matemáticas. No sétimo artigo, os autores de Fatores limitantes no processo de fiscalização de ISS: o caso das atividades portuárias do Município de Paranaguá/PR, buscam compreender aspectos decorrentes dos processos fiscalizatórios e especificidades tributárias da atividade, apontando experiências e gargalos no sistema e serviços portuários passíveis da cobrança de importo sobre serviço; o estudo possibilitou verificar caminhos e procedimentos comuns e distintos no processo, níveis de conhecimentos, técnicas, experiências dos entrevistados, obstáculos e pontos específicos que norteiam os trabalhos de fiscalização. A equipe editorial da RGFC deseja a todos uma excelente leitura e esperamos que as contribuições desses artigos proporcionem reflexões aos pesquisadores na ampliação das investigações acerca das ciências da Administração e da Contabilidade, ao tempo que agradece aos avaliadores ad hoc pelo comprometimento e avaliação voluntária.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Chiusoli, Claudio Luiz. "A Teoria e Prática como uma Proposta de um Diagnóstico Empresarial". Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais 18, n. 1 (3 novembre 2017): 40–50. http://dx.doi.org/10.17921/2448-2129.2017v18n1p40-50.

Testo completo
Abstract (sommario):
As organizações buscam cada vez mais serem competitivas para melhor atender o mercado, e para isso precisam se organizar internamente, conhecendo os pontos fortes e aprimorando os pontos deficientes, por este motivo se registra a importância do diagnóstico empresarial. O objetivo deste artigo é analisar a opinião dos gestores quanto as ações estratégicas utilizadas, relativas às áreas funcionais da empresa. O levantamento bibliográfico considerou como estrutura teórica as principais áreas de uma organização que são: marketing, finanças, produção e recursos humanos. A metodologia da pesquisa aplicada realizou um levantamento com 29 empresas, junto ao gestor responsável, cuja coleta foi realizada pessoalmente por alunos do Curso de Administração da disciplina Diagnóstico Organizacional. Os resultados sugerem a pouca aplicação e uso de uma gestão mais eficiente nas empresas pesquisadas e, assim, foi possível ao diagnosticar cada área funcional a proposição de um plano de ação para solução das fragilidades encontradas nas organizações. Como contribuição do estudo foram apontadas as áreas que precisam de maior dedicação dos gestores e, ao mesmo tempo, este estudo permitiu aos alunos do Curso de Administração um melhor aprendizado ao associar a teoria com as práticas aplicadas dentro das organizações. Assim, o estudo não só contribuiu para a ampliação do conhecimento acadêmico dos alunos, mas também com a riqueza de informações, que agregaram valores para as decisões do gestor. Como limitação do estudo se aponta que os resultados ficam restritos para a análise entre empresas investigadas, não permitindo generalizações, uma vez que a amostragem foi não probabilística por julgamento.Palavras-chave: Diagnóstico organizacional, planejamento, ambiente interno.AbstractOrganizations increasingly seek to be competitive in order to better serve the market and, for this, they need to organize themselves internally, knowing the strengths and improving the deficient points, for this reason, business diagnosis are very important. The objective of this article is to analyze the managers’ opinion as to their strategic actions used regarding the functional areas of the company. The bibliographic survey considered as theoretical structure the main areas of an organization, which are: marketing, finances, production and human resources. The methodology of the research was done by means of a survey with 29 companies, together with the manager in charge, whose collection was carried out personally by the administration course students of the discipline Organizational Diagnosis. The results suggest the little application and use of a more efficient management in the companies researched and thus, it was possible, when diagnosing each functional area, the proposition of a plan of action to solve the fragilities found in the organizations. As a contribution of the study, it was pointed out the areas that need more effort on the managers’ part and, at the same time, allowed to the administration course students a better learning when associating the theory with the applied practices within the organizations. Thus, the study not only contributed to the increase of the academic knowledge of the students, but also to the wealth of information that added values to the manager’s decisions. As a limitation of the study, the results are restricted to the analysis among investigated companies, not allowing generalizations, since the sampling was non-probabilistic by judgment. Keywords: Organizational diagnosis, planning, internal environment.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Ávila, Lucas Veiga, Cátia Lixisnki Lixisnki, Rodrigo Belmonte Da Silva e Marcelo Mendes Arigony. "UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O CASO DE UMA EMPRESA FAMILIAR DO INTERIOR GAÚCHO". Revista GESTO 2, n. 2 (11 agosto 2015): 37. http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/2014.v2i2.1330.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>Esta pesquisa foi desenvolvida na empresa Supermercados Pazini, na cidade de São Francisco de Assis/RS, com o objetivo de analisar a organização e seu ambiente, propondo um modelo de planejamento estratégico que oriente a empresa a um melhor posicionamento competitivo. Para isto, utilizou a abordagem da pesquisa qualitativa, quanto ao objetivo se caracterizou como exploratória e adotou a técnica de estudo de caso. Desse modo, para cumprir o objetivo geral foi realizada a avaliação da gestão organizacional, visando conhecer a empresa e seu ambiente para propor um modelo de planejamento estratégico que melhor se adequasse a realidade. Foi apresentado um modelo de planejamento estratégico para a empresa Supermercados Pazini, de acordo com o referencial teórico; foram propostas ações para implementação e controle do planejamento estratégico. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas com os proprietários, bem como a observação direta das operações realizadas na empresa. Após a análise dos dados coletados, foram propostos, à empresa, objetivos, estratégias e ações, abrangendo as áreas de recursos humanos, operação, marketing e finanças. Aplicado de forma eficaz, esse planejamento estratégico poderá tornar a empresa Supermercados Pazini referência em qualidade supermercadista na Região do Vale do Jaguari, proporcionando uma experiência de consumo diferenciada pelo atendimento e primando pela qualidade de vida de seus clientes, com lucratividade adequada para o seu desenvolvimento.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Ferreira, Felipe Leal Alves, Fernando Antonio Prado Gimenez e Paulo Otávio Mussi Augusto. "Empreendedorismo e o Processo de Criação de uma Nova Organização". REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas 3, n. 2 (28 aprile 2014): 70. http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v3i2.128.

Testo completo
Abstract (sommario):
Katz e Gartner (1988) apontaram a necessidade dos estudos em empreendedorismo se focar nos momento iniciais da formação de um novo empreendimento, indicando que para tal as pesquisas deveriam explorar o que denominaram propriedades das organizações emergentes. Dessa forma, este artigo relata os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar como se dá a criação de uma nova organização, enfocando as dimensões propostas em Gartner e Katz (1988). Para isso, foram realizadas entrevistas com quatro empreendedores de Curitiba, Paraná. A análise das respostas foi realizada pela técnica de análise da narrativa e os resultados apontaram, em geral, as seguintes considerações: 1) os empreendedores procuram embasamento técnico preliminar para criar sua organização, seja por parcerias ou por aprimoramento pessoal; 2) o estudo do mercado, concorrentes e clientes são atividades prioritárias executadas por meio de pesquisas, contatos e reprodução de algumas práticas já institucionalizadas no contexto em que atuam; 3) atividades-meio como Marketing e Finanças são prioridade e se resumem em atividades básicas para gestão da empresa; 4) o plano de negócios é formalizado, mas não é revisto e atualizado; 5) internet e redes sociais são considerados de fundamental importância na divulgação da empresa no mercado; 6) os recursos utilizados, em sua maioria, são do próprio empreendedor; 7) parcerias e o desenvolvimento do produto e serviço – quando não são reformulados quase que por completo – são atividades constantes o que denota um aprendizado e aprimoramento contínuos. Sugere-se que, em pesquisas futuras, outros processos de criação de novas organização sejam acompanhados, por um tempo ainda maior, para análise das ações dos empreendedores em seus processos de empreender e gerir seus negócios.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Zanni, Pedro, e Herbert Steinberg. "Gestão de empresas familiares". Revista de Administração de Empresas 51, n. 2 (aprile 2011): 212. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902011000200009.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Lauretti, Carlos Marcelo, José Matias Filho e Leonardo Fernando Cruz Basso. "A valoração de recursos que geram vantagens competitivas sustentáveis". REBRAE 4, n. 1 (19 luglio 2011): 11. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13616.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este ensaio teórico busca unir a abordagem de finanças corporativas para valoração dos ativos intangíveis aos estudos de estratégia que argumentam que são os recursos intangíveis idiossincráticos das empresas que as levam a deter vantagens competitivas sustentáveis. A literatura acadêmica de finanças corporativas costuma atribuir valor aos ativos intangíveis das empresas como sendo a diferença entre o valor de mercado (marketvalue) e o seu valor contábil (book value). Pesquisadores desta área de conhecimento observaram que existe uma relação positiva entre o índice market-to-book e as perspectivas de desempenho financeiro das empresas. Por outro lado, a abordagem que ficou conhecida em estudos de estratégia como a Visão Baseada em Recursos –RBV (Resource-BasedView) - destaca a importância de a empresa deter recursos valiosos, raros, não completamente imitáveis ou substituíveis como fontes de vantagens competitivas sustentáveis. Este estudo busca mostrar que estes recursos estratégicos podem ser mensurados através da abordagem de finanças corporativas para os ativos intangíveis que não são reconhecidos em seus demonstrativos patrimoniais contábeis, porém estão refletidos em seu valor de mercado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Guissoni, Leandro Angotti, Marcos Fava Neves e Roni Cleber Bonizio. "Proposta de Avaliação dos Resultados do Programa de Comunicações de Marketing Sob a Perspectiva da Criação de Valor Para as Organizações". Revista Brasileira de Marketing 9, n. 2 (6 ottobre 2010): 137–65. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v9i2.2170.

Testo completo
Abstract (sommario):
Cada vez mais percebida uma ntida ascenso do nvel de exigncia que os administradores recebem para maximizao do retorno do capital investido pelos acionistas. Nesse sentido, os gestores de marketing devem buscar gerar valor s empresas onde atuam e, para isso, a avaliao dos investimentos na rea fundamental. Com a finalidade de contribuir com os estudos que estabelecem a relao entre marketing e a gesto baseada em valor, no presente artigo foi demonstrada uma possibilidade de se avaliar os resultados provenientes das atividades de comunicao de marketing a partir da proposta de indicadores que relacionam os investimentos em comunicaes e as vendas da empresa com a anlise da criao de valor nas organizaes. A partir de uma proposta inicial de indicadores, considerando o embasamento da literatura revisada sobre mtricas em marketing, a pesquisa de campo, exploratria, ocorreu envolvendo entrevistas em profundidade que permitiram validar e incrementar o estudo junto a alguns especialistas da rea de marketing, finanas corporativas e planejamento estratgico. Alm das entrevistas, a pesquisa de campo envolveu, tambm, a elaborao de um estudo de caso para ilustrar a aplicao dos indicadores propostos j revisados conforme os resultados das entrevistas. Como resultado, foi demonstrada a possibilidade de serem aplicados indicadores para a avaliao do plano de comunicao de marketing de maneira a analisar a criao de valor proveniente das aes do plano, principalmente relacionados ao lucro operacional das empresas. A partir do exemplo de aplicao dos indicadores observou-se que, apesar das aes de comunicao de marketing terem alavancado o lucro operacional da empresa em 0,034%, essas aes no contriburam para que houvesse a criao de valor ao negcio da empresa. Portanto, juntamente com os indicadores tambm foram propostos parmetros para se avaliar a criao de valor a partir do nvel de investimento em comunicaes de marketing em um determinado perodo analisado.DOI: 10.5585/remark.v9i2.2170
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Lugoboni, Leonardo Fabris, Ana Caroline Silva Miguel, Bruna Alves Da Silva, Geovana De Morais Oliveira e Valmir de Santana Santos Junior. "Gestão Orçamentária em Empresas Familiares". REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 6, n. 2 (1 luglio 2020): 351–76. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v6i2.292.

Testo completo
Abstract (sommario):
O orçamento e o planejamento são ferramentas de gestão fundamentais atualmente, por proporcionarem uma visão ampla e atual da organização. Partindo desta premissa, o presente artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa compreender como é o processo de construção, execução e controle do orçamento em empresas familiares. O projeto consiste no levantamento de dados com 5 empresas familiares distribuidoras de combustíveis, onde foram realizadas as entrevistas com os gerentes financeiros. Após a coleta dos dados, observou-se que o fato dos membros da família interferirem ou se envolverem diretamente na construção, execução e controle do orçamento, pode atrapalhar o processo por meio de divergências de ideias entre os familiares, o que dificulta alguns procedimentos que poderiam ser resolvidos em dias, mas levam semanas para serem concluídos. Por outro lado, percebeu-se também que os processos ocorrem com mais agilidade, o que é um grande diferencial. Além disso, quando o profissionalismo dos familiares é bem estruturado, a empresa ganha um grande diferencial, gerando harmonia entre funcionários e diretores, o que aumenta a competitividade e rapidez.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Sperandio, Sérgio Antonio, e Marcos Antonio Gaspar. "Gestão socioambiental em empresas industriais". Revista de Administração da UFSM 2, n. 1 (14 ottobre 2009): 21–40. http://dx.doi.org/10.5902/198346591276.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Iquiapaza, Robert Aldo, Hudson Fernandes Amaral e Aureliano Angel Bressan. "Evolução da pesquisa em finanças: epistemologia, paradigma e críticas". Organizações & Sociedade 16, n. 49 (giugno 2009): 351–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302009000200008.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste artigo consiste em analisar a evolução teóricometodológica da área de finanças, ressaltando as etapas importantes, e, assim, assinalar suas contribuições e contradições, com especial ênfase no paradigma dominante e na crítica da pósmodernidade. Tratase de uma reflexão teórica com revisão ad hoc da literatura. Observouse que entre os anos cinqüenta e sessenta do século XX existiu uma espéciede revolução teóricometodológica na pesquisa em finanças que, pela adoção dos fundamentos do funcionalismo positivista, levoua a ser mais normativa, quantitativa e próxima das ciências naturais. Com isso, essa área perde suas características clássicas de ser positiva e o reconhecimento de sua capacidade de afetar seu objeto de estudo, o comportamento financeiro de indivíduos e empresas. Só nas duas últimas décadas emergiram algumas propostas alternativas, entre elas estudos de finanças comportamentais. Essa abordagem tem feito contribuições interessantes aos estudos de finanças, apesar de ser fortemente questionada pelo paradigma dominante.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Silva, José Carlos Teixeira da, Marcos Schaaf Teixeira Silva e Jair Wagner de Souza Manfrinato. "Correlação entre gestão da tecnologia e gestão ambiental nas empresas". Production 15, n. 2 (agosto 2005): 198–220. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132005000200006.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho analisa a correlação entre a gestão da tecnologia de produtos e processos e a gestão ambiental em empresas de manufatura. Partindo de um modelo conceitual simplificado e desdobramentos das dimensões gestão da tecnologia e gestão ambiental, foi possível analisar em pesquisa de campo vários conceitos disponíveis na literatura para esses dois campos, envolvendo 78 empresas do setor de manufaturados, através de "projeto de pesquisa survey" e "projeto de pesquisa qualitativa". Visando avaliar a capabilidade tecnológica das organizações, foram usados os conceitos de microtecnologia e macrotecnologia relatados em Silva (2003). Concluiu-se que, dentro do campo pesquisado de empresas, existe correlação positiva entre os níveis de capabilidade tecnológica e os níveis de capabilidade ambiental.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Lucena, Wenner Glaucio Lopes, Elienaide Gomes de Melo, Virginia de Vasconcelos Rabelo e Gileno Fernandes Marcelino. "Os efeitos comportamentais na tomada de decisão dos gestores de micro e pequenas empresas: um estudo em empresas do ramo de confecções". Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 3, n. 2 (21 dicembre 2010): 19. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v3e2201019-38.

Testo completo
Abstract (sommario):
O estudo sobre Finanças Comportamentais, também conhecidos como economia comportamental, psicologia econômica ou ainda neuroeconomia, representa uma nova conjectura das finanças, na qual engloba teorias psicológicas, ou seja, sobre a influência do comportamento humano para tomada de decisões atreladas às avaliações dos aspectos financeiros. Esse artigo busca compreender a relação dos fundamentos econômico-financeiros ao aspecto comportamental dos micro e pequenos empresários para suas tomadas de decisões. O trabalho tem como foco identificar junto aos empresários do ramo de confecções do agreste seu perfil e quais iniciativas os levam às tomadas de decisões. Foram através do levantamento bibliográfico, que se detectou as diversas vertentes a serem exploradas como mecanismos das causas e efeitos para as decisões. Realizou-se uma pesquisa quantitativa baseada em dados secundários obtidos da aplicação de um questionário de 18 perguntas direcionadas a uma população de 31 empresas e obtida uma amostra de 25 empresas do setor de confecções associadas à ACIC ligadas a Câmara Setorial do Arranjo da Moda. Os resultados obtidos foram através de técnicas estatísticas e análise dos estudos, voltados à Psicologia Cognitiva, Teoria Clássica da Decisão, Satisfação, Eliminação por aspectos, Excesso de confiança, princípio da representatividade e aversão à perda.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia