Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Método clínico piagetiano.

Articoli di riviste sul tema "Método clínico piagetiano"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Método clínico piagetiano".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

MARQUEZINI, Cristiane Pereira, Izabella Alvarenga SILVA, Luciana Nogueira da CRUZ e Julia Neves FERREIRA. "O MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO E SUA APLICAÇÃO EM PESQUISAS SOBRE DESENVOLVIMENTO MORAL: REVISÃO DE LITERATURA". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 9, n. 2 (17 aprile 2018): 36–57. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2017.v9n2.03.p36.

Testo completo
Abstract (sommario):
O estudo apresenta pesquisas sobre desenvolvimento moral amparadas no método clínico piagetiano. Tal método foi considerado pioneiro ao propor nova formatação para a investigação do desenvolvimento infantil. Os procedimentos também foram aplicados por Piaget em suas pesquisas sobre o desenvolvimento moral, mostrando-se eficazes. Desde então, vários estudos foram realizados utilizando o modelo. Assim, neste artigo, realizamos revisão de literatura objetivando verificar o emprego do método em pesquisas sobre moral nos últimos cinco anos. Concluímos que os estudos do epistemólogo (método e orientação do juízo moral) subsidiam número significativo de estudos, demonstrando a sua importância e atualidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

GUEDES, Julio Cledson de Oliveira, e Jesus Garcia PASCUAL. "MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JULGAMENTO DE DILEMAS MORAIS:". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 8, n. 2 (25 febbraio 2017): 161–88. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2016.v8n2.08.p161.

Testo completo
Abstract (sommario):
O fenômeno da violência dentro das escolas vem crescendo nos últimos anos, preocupando os gestores que procuram formas de lidar com essa realidade social. Assim surge a mediação dos conflitos escolares, que é uma técnica oriunda do sistema judiciário que pretende trazer novos ares às escolas, com promessas de amenizar as situações de violência nas escolas. Essa técnica tem como princípio acordos e diálogos, mediados por um grupo de alunos previamente selecionado, entre professores/alunos ou entre alunos/alunos que se desentendem dentro do ambiente escolar. O trabalho investiga se a mediação de conflitos escolares repercute no desenvolvimento do julgamento moral dos alunos mediadores na perspectiva piagetiano/kohlbergiana. A metodologia empregada foi o método clínico piagetiano utilizando entrevistas com dilemas. Dois grupos de alunos participaram da pesquisa: um grupo de alunos mediadores e outro grupo de alunos não mediadores da mesma escola. Os resultados pontam na direção sociomoral da etapa da heteronomia. A mediação de conflitos escolares não demonstra mudança significativa no desenvolvimento do julgamento sociomoral dos alunos pesquisados, envolvidos diretamente no programa de mediação. Nesse sentido, este artigo propicia uma reflexão sobre as técnicas de mediações de conflitos escolares e seu papel na construção da autonomia piagetiana e do desenvolvimento sociomoral pós-convencional de Kohlberg.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

RABASSI, Liliam Keidinez Bachete da Conceição, e Geiva Carolina CALSA. "BRINCADEIRAS CANTADAS E CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA RÍTMICA BINÁRIA POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PIAGETIANA". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 9, n. 1 (5 settembre 2017): 29–55. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2017.v9n1.03.p29.

Testo completo
Abstract (sommario):
A formação conceitual, técnica e pedagógica dos professores para ensinar música é uma preocupação do contexto educativo atual. Abordamos uma metodologia de trabalho pedagógico com adaptação do método clínico piagetiano. As brincadeiras cantadas são atividades que envolvem o movimento corporal e o ritmo, conteúdos relacionados à música. Investigamos como uma intervenção pedagógica construtivista com uso de brincadeiras cantadas influencia a aprendizagem da estrutura rítmica binária de alunos de 6ª série / 7º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada no período de aula regular dos alunos, por meio de filmagens e anotações de campo. Cada aula foi denominada de sessão de intervenção pedagógica. Adaptando a postura do investigador do método clínico piagetiano para a docência o professor se coloca em contínua elaboração de hipóteses e de tomadas de decisão sobre sua atuação em relação a aprendizagem dos alunos. Os dados revelaram um movimento progressivo dos alunos em direção à construção da estrutura rítmica binária, que foram divididas em três etapas de análise: Etapa I - Percepção do Tempo Forte (TF) e do tempo fraco (tf); Etapa II – Conservação do padrão métrico binário TF e tf independente da variação da expressão musical e Etapa III – Compreensão do prolongar e subdividir do tempo métrico. A identificação e compreensão do tempo forte/tempo fraco por parte dos alunos foi considerada fundamental para acompanhar o movimento do grupo em direção ao conhecimento da estrutura rítmica binária. Concluímos que as brincadeiras cantadas apoiadas em uma metodologia construtivista são ferramentas de ensino adequadas para a aprendizagem do ritmo binário, demonstrando a fecundidade do método clínico para a organização de metodologias para o ensino da música.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Stursa, Daiana, Sávio Silveira de Queiroz e Sônia Regina Fiorim Enumo. "Investigação da noção de conservação de quantidades discretas em pré-escolares nascidos prematuros e a termo por meio do jogo de dominó". Journal of Human Growth and Development 20, n. 2 (1 agosto 2010): 238. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19962.

Testo completo
Abstract (sommario):
Considera-se prematuridade e baixo peso como elementos de risco ao desenvolvimento em seus aspectos neurológico, cognitivo, sensorial e motor infantil. A literatura aponta a Matemática como a área acadêmica mais prejudicada para o recém-nascido prematuro e com baixo peso em idade pré-escolar. Esta pesquisa investigou se crianças na faixa etária de cinco a cinco anos e 11 meses, nascidas prematuras e com baixo peso, apresentam a noção de conservação de quantidades discretas. Para isso, avaliou-se 24 crianças; 12 nascidas prematuras e com baixo peso (G1 - PT-BP) e 12 crianças nascidas a termo e com peso acima de 2.500 gramas (G2 - AT), por meio da Prova Operatória Piagetiana de Correspondência termo a termo e do jogo de Dominó. O procedimento de coleta de dados foi realizado em quatro sessões filmadas - uma para aplicação da Prova Operatória piagetiana e três para partidas de Dominó. Durante a coleta efetuou-se perguntas baseadas no Método Clínico piagetiano. Os dados foram tratados por análises descritivas e estatísticas. Os resultados apontaram desempenhos semelhantes entre os participantes de G1 (PT-BP) e G2 (AT) nos dois instrumentos utilizados, e que a noção de conservação de quantidades discretas não está plenamente construída, em relação ao esperado para a idade, segundo parâmetros da Epistemologia Genética.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Schreiber, Karla Priscila, Gabriela Braz, Cristina Cavalli Bertolucci, João Alberto da Silva e Mauren Porciúncula. "Níveis de Compreensão do Conceito de Média Aritmética de Adolescentes a partir do Método Clínico-Crítico Piagetiano". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33, n. 64 (agosto 2019): 491–512. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a03.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de conhecer o entendimento do conceito de média aritmética, de jovens em vulnerabilidade socioeconômica e ambiental. Utilizou-se o método clínico-crítico piagetiano na realização da coleta e análise dos dados. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram construídos pelos realizadores do estudo. A amostra constitui-se de doze jovens, entre quinze e dezessete anos, estudantes do Centro de Convívio dos Meninos do Mar - CCMar, no litoral sul brasileiro. A análise apontou para a existência de três níveis de compreensão do referido conceito, sendo: primeiras aproximações ou ideias incipientes; noções de média aritmética baseadas em pensamento concreto; média aritmética como medida representativa de um conjunto de dados. A partir dessa investigação é possível indicar que o conceito de média aritmética exige a realização de abstrações reflexionantes, ou seja, os elementos simbólicos do pensamento necessitam sair dos referentes materiais, pois não é um conceito material, e sim formal.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Bianchini, Luciane Guimarães Batistella, e Mario Sergio Vasconcelos. "Sentir, Significar e Construir Conhecimento com Base nos Erros". Educação & Realidade 42, n. 3 (27 marzo 2017): 1035–57. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623659501.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo: Por intermédio do método clínico crítico piagetiano, investigou-se as significações, atribuídas ao erro por quatro estudantes em diferentes atividades e situações interativas. Também foram verificados os resultados do emprego de situações autorreguladoras na compreensão do erro inicialmente apresentado por eles. Os instrumentos para a coleta de dados consistiram em jogos, videogravações, diários e entrevistas. Após intervenção, os alunos passaram a se perceber competentes, estabelecer interações positivas no grupo e deixar de conceber o erro como uma ação impeditiva do aprender. Concluiu-se que as significações de erro são dependentes de algumas variáveis; entre elas, os sentimentos nutridos pelos sujeitos sobre si, o outro e o objeto de conhecimento.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

ROMANELI, Mariana Santolin, Heloisa Moulin de ALENCAR e Mayara Gama de LIMA. "JUÍZO DE ADOLESCENTES REFERENTE A PUNIÇÕES EM UMA SITUAÇÃO DE DESONESTIDADE ACADÊMICA". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 9, n. 1 (5 settembre 2017): 89–117. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2017.v9n1.06.p89.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo do presente estudo foi investigar juízo de adolescentes referente a punições à representação da ação de plágio. Participaram da pesquisa 40 ado-lescentes alunos de escolas públicas e particulares igualmente divididos por sexo. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista baseada no método clínico piagetiano. Os resultados indicam que, para a maioria dos estudantes, o autor do plágio deve ser punido. Apresentam também alternativas de punição por reciprocidade. Entretanto, as justificativas majoritariamente apresentam conte-údos de tendência à heteronomia. Assim, tem-se o intuito de subsidiar projetos de Educação em Valores Morais, em que sejam desenvolvidos temas ligados a comportamentos de desonestidade acadêmica que visem à construção de per-sonalidades éticas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Araujo, Ariella Silva, e Ligiane Raimundo Gomes. "A noção de mobilidade social em adolescentes". Educar em Revista, n. 38 (dicembre 2010): 193–204. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602010000300013.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo aborda a compreensão dos adolescentes sobre a noção de mobilidade social, a partir de uma investigação realizada com estudantes de uma escola pública do interior paulista, refletindo sobre a forma como se dá a aprendizagem desta noção. Para a investigação descrita, foram realizadas entrevistas com 20 adolescentes, utilizando perguntas de caráter exploratório, embasadas no método clínico piagetiano, a partir das quais a noção de mobilidade social em adolescentes foi classificada em três níveis sociais propostos por Delval. Mediante os resultados obtidos, pode-se concluir que a noção do conceito em questão é de difícil aquisição pelos adolescentes. Devido a isso, destaca-se a importância do tema para cursos de licenciatura, especialmente o de Ciências Sociais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

OLIVEIRA, Letícia Nascimento, e Marcelo Leandro EICHLER. "O MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO NA INVESTIGAÇÃO DO RACIOCÍNIO ECOLÓGICO-MORAL: O CASO DA CAÇA DE JAVALIS E O CASO DA PROTEÇÃO DOS BUGIOS-RUIVOS". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 9, n. 1 (5 settembre 2017): 136–67. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2017.v9n1.08.p136.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste artigo buscamos relatar a estruturação de uma pesquisa de desenvolvi-mento moral com noções que envolveriam um juízo ecológico-moral. O juízo que investigamos envolve as escolhas em dilemas ecológicos-morais sobre a proteção e a caça de mamíferos. A pesquisa em curso utiliza o método clínico piagetiano para investigar os valores morais ecológicos e as características do raciocínio ecológico-moral de sujeitos adolescentes. Para esta etapa da pesquisa foram entrevistados 15 sujeitos, entre 13 e 18 anos, estudantes da educação básica e no início da educação superior. Após revisão de literatura e a partir da análise dos dados produzidos nesta pesquisa, sugerimos que haveria um paralelismo entre as tendências de desenvolvimento moral (anomia, heteronomia, autonomia), descritas por Piaget, e os níveis de raciocínio ecológio-moral (antropocentrismo, biocentrismo e ecocentrismo), encontrados em recentes investigações.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Bastos, Lígia Sousa, e Vera Lúcia Merlini. "EARLY ALGEBRA:A ÁLGEBRA QUE EMERGE DAS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO UTILIZADAS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS". Revista de Ensino de Ciências e Matemática 11, n. 1 (9 marzo 2020): 91–109. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v11i1.2031.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo apresenta uma análise das respostas dadas por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental no que tange os conceitos algébricos. O objetivo desse trabalho foi analisar as estratégias de resolução dos alunos frente a duas situações que contemplam o contexto das equações, dando enfoque aos conceitos algébricos que emergem dessas resoluções. A metodologia empregada para tal fim foi baseada no método clínico piagetiano em que os alunos eram indagados quanto às suas respostas no momento em que respondiam às questões do instrumento diagnóstico aplicado. A pesquisa revelou que alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental conseguem resolver situações com ênfase nas equações e na relação funcional. No entanto, sentem dificuldades de fazer algumas relações entre elementos presentes nos problemas que envolvem as equações.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Camacho Ordóñez, Leidy Bibiana. "Transición entre lo instituido e instituyente en las teorías sexuales infantiles". Infancias Imágenes 16, n. 2 (28 ottobre 2017): 257–71. http://dx.doi.org/10.14483/16579089.11362.

Testo completo
Abstract (sommario):
Las perspectivas infantiles frente a los componentes de la sexualidad corresponden a un discurso plural y antagónico, alimentado por constructos sociales e históricos de carácter instituido, que tiende a perpetuar el predominio de lógicas tradicionales respecto al tema; y de carácter instituyente, pues contempla emergentes formas de percibir la identidad de género, rol de género y orientación sexual. Lo anterior, es el resultado de un estudio realizado para comprender las teorías que han elaborado 12 niños y niñas de Buenos Aires, Argentina, entre los 5 y 6 años sobre la sexualidad, mediante el empleo de una metodología cualitativa, con técnicas lúdicas enmarcadas dentro del método clínico piagetiano. Estos resultados podrían constituirse en insumo para la consolidación de proyectos educativos en sexualidad desde temprana edad.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Mendes, Beatriz Rodrigues, Jade Milena Fonseca de Miranda, Sônia Bessa e Elton Anderson Santos de Castro. "ATIVIDADES DO CONHECIMENTO FÍSICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO CONSTRUTIVISTA". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 11, n. 2 (31 gennaio 2020): 189–222. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11n2.08.p189.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo de natureza qualitativa, interventiva e descritiva, com delineamento no método clínico piagetiano, teve como objetivo elencar atividades propulsoras da construção do conhecimento físico na Educação Infantil a partir da epistemologia genética. Este relato apresenta resultados obtidos em intervenção pedagógica com 18 crianças, na faixa etária de dois e três anos, matriculadas em uma creche municipal no estado de Goiás. Antes de iniciar as intervenções, optou-se por um período de 20 horas de observação, seguidas de 28 horas de intervenção. Durante as intervenções pedagógicas, foram priorizadas atividades de conhecimento físico com ênfase na manipulação, exploração e transformações de mate- riais. Ao final das intervenções, verificou-se uma evolução em distintos aspectos: linguísticos, físico-motores, cognitivos, afetivo-emocionais, com ampliação do vocabulário das crianças e argumentações melhor elaboradas para explicar os fenômenos estudados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Couto, Leandra Lúcia Moraes, e Heloisa Moulin de Alencar. "Furto no contexto escolar: juízos de professoras sobre práticas docentes no Ensino Fundamental | Theft in schools: Teacher judgments about the teaching practice in Elementary School". Revista de Educação PUC-Campinas 24, n. 1 (11 febbraio 2019): 35. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4229.

Testo completo
Abstract (sommario):
A violência no contexto escolar causa grande impacto na formação dos alunos e na qualidade de vida dos profissionais da educação. São várias as situações de violência vivenciadas nas escolas brasileiras, entre elas o furto. Buscando contribuir com essa temática, investigaram-se os juízos de professoras acerca das práticas docentes em uma situação fictícia de furto no contexto escolar. Foram entrevistadas 23 profissionais: 11 docentes do primeiro ano e 12 do quinto ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas de Vitória, Espiríto Santo. Foram realizadas entrevistas individuais, de acordo com o método clínico piagetiano. Os dados foram analisados com base na teoria piagetiana e na sistematização proposta por Delval. O roteiro de entrevista foi composto por perguntas acerca de uma história fictícia envolvendo o furto em sala de aula. A maior parte das docentes mencionou que tomaria atitudes que podem ser consideradas como impositivas, que, portanto, não favorecem o desenvolvimento moral dos alunos. Quanto à avaliação das atitudes, a maioria foi considerada como justa/correta. Mesmo com menor frequência, destacam-se as atitudes classificadas como injustas/incorretas. Os dados sinalizam a necessidade de discutir, no âmbito dos estudos da Educação Moral, aspectos como a autoridade docente no contexto escolar, a relação entre juízo e ação moral, a humilhação, o constrangimento e a injustiça presentes em ações docentes, bem como o prejuízo para o desenvolvimento moral dos alunos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Saravali, Eliane Giachetto, e Francismara Neves de Oliveira. "PROCESSOS DE ABSTRAÇÃO E AS NOÇÕES SOCIAIS DE GUERRA E PAZ: um estudo com jovens estudantes brasileiros". Cadernos de Pesquisa 26, n. 3 (18 novembre 2019): 49. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p49-67.

Testo completo
Abstract (sommario):
Tomando por referência os resultados dos principais estudos a respeito da construção do conhecimento social realizados no Brasil e no exterior, o artigo apresenta uma pesquisa que investigou a evolução na construção desse tipo de conhecimento e no desenvolvimento cognitivo em participantes brasileiros. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, pautado no método clínico-crítico piagetiano. Foram participantes 30 sujeitos de 15, 18 e 21 anos de escolas da rede pública estadual e de uma Universidade Pública do interior do estado de São Paulo, matriculados em cursos da área de Humanas. A compreensão sobre guerra e paz foi a noção social investigada, cotejada com a prova do mecanismo da abstração reflexionante, avaliado por meio da construção de relações espaciais. Os resultados indicaram um atraso nas respostas dos participantes em relação aos encontrados em pesquisas internacionais, bem como a dificuldade existente na elaboração de um raciocínio menos aparente e mais contextualizado e argumentativo. As correlações entre a construção do conhecimento social e a abstração reflexionante foram positivas, indicando a necessidade de desenvolvimento cognitivo para se atingir níveis mais elaborados de compreensão do mundo social.PROCESSES OF ABSTRACTION AND THE SOCIAL NOTIONS OF WAR AND PEACE: a study with young brazilian studentsABSTRACTTaking as a reference the results of the main studies carried out in Brazil and abroad on the construction of social knowledge, this article presents a research that investigated the evolution in the construction of this type of knowledge and in the cognitive development in Brazilian participants. Integrating quantitative and qualitative approaches, this is a descriptive study based on the Piagetian clinical-critical method, in which participated 30 students among 15, 18 and 21 years old from state public schools as well as from a Public University, enrolled in courses in Humanities, both from the interior of the state of São Paulo. The understanding of war and peace was the investigated social notion in comparison with the construction of reflective abstraction, which is an essential mechanism for cognitive development, through the application of surfaces and perimeters’ proof. The results indicated a delay in the responses of our participants in relation to those found in international researches, as well as the difficulty in developing a less apparent and more contextualized and argumentative reasoning. Likewise, the correlations between the construction of social knowledge and the reflective abstraction were positive, indicating the need for cognitive development to more elaborated levels of understanding of the social world.Keywords: Reflective abstraction. Cognitive Development. Social knowledge. Piagetian theory.PROCESOS DE ABSTRACCIÓN Y LAS NOCIONES SOCIALES DE GUERRA Y PAZ: un estudio con jóvenes estudiantes brasileñosRESUMENTomando por referencia los resultados de los principales estudios sobre la construcción del conocimiento social llevados a cabo no sólo en Brasil, sino también en el exterior, el artículo presenta una investigación sobre la evolución de la construcción de este tipo de conocimiento y sobre el desarrollo cognitivo en participantes brasileños. Se trata de un estudio descriptivo, con un enfoque cualitativo y cuantitativo, basado en el método clínico-crítico piagetiano con la participación de 30 sujetos entre 15, 18 y 21 años que asisten a escuelas públicas de la red del estado y que cursan carreras en el área de humanidades en una Universidad Pública del interior del estado de São Paulo. La comprensión sobre la guerra y la paz fue la noción social investigada, cotejada con la construcción de la abstracción reflexionante, mecanismo clave del desarrollo cognitivo, mediante la aplicación de la prueba de las superficies y perímetros. Los resultados indicaran un retraso con respecto a las respuestas de nuestros participantes si los comparamos con investigaciones internacionales. bien como la dificultad existente en a la elaboración de un raciocinio menos evidente y más centrado en el contexto y en la argumentación. Las correlaciones entre construcción del conocimiento social y la abstracción reflexionante han sido positivas y indicando la necesidad del desarrollo cognitivo para niveles más complejos de comprensión del mundo social.Palabras Clave: Abstracción reflexionante. Desarrollo Cognitivo. Conocimiento social. Teoria piagetiana.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Peralta, Tania Paula, e Francismara Neves de Oliveira. "A relação entre escola e trabalho: a realidade social na perspectiva de crianças e adolescentes". Revista Educação em Questão 55, n. 45 (13 settembre 2017): 200. http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45id12751.

Testo completo
Abstract (sommario):
Na Epistemologia Genética, construir noções sociais é processo de relação entre experiências vivenciadas e construções cognitivas. O estudo de caso descritivo, de perspectiva qualitativa, objetivou analisar ideias de crianças e adolescentes acerca da relação entre as noções sociais de escola e trabalho. Participaram 12 alunos, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, de escola pública em um município paranaense. Os procedimentos de entrevista foram apoiados no método clínico-crítico piagetiano com uso de fotografias representativas de escola e trabalho. Considerou-se para análise, os níveis de compreensão da realidade social: predomínio dos aspectos explícitos; início da compreensão de conflitos entre diferentes posições e pensamento crítico da ordem social. Os resultados indicaram que a relação entre escola e trabalho é construção gradativa e, no caso do estudo realizado, não foi encontrado o nível III de compreensão social, mesmo nos participantes que frequentavam o Ensino Médio.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Ricardo, Lorena Santos, Antônio Carlos Ortega e Heloisa Moulin de Alencar. "As faces de Deus: Um estudo exploratório com crianças e adolescentes". Debates do NER 2, n. 32 (6 febbraio 2018): 233–58. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8136.69471.

Testo completo
Abstract (sommario):
As representações sobre Deus são elaboradas com o mesmo objetivo que o são todas as representações sobre as quais versa o conhecimento social (organizar, explicar e significar o que ocorre em seu meio). Assim, objetivou-se investigar as representações de crianças e adolescentes acerca de Deus, por meio de entrevistas baseadas no método clínico piagetiano, com sujeitos de 6, 10 e 14 anos. Foram elaborados critérios para análise das repostas, baseados no trabalho de Delval e Muriá (2008), de forma a permitir identificar diferentes níveis de elaboração dessa representação. Os resultados não apresentam diferenças relevantes entre as idades em relação ao nível da representação de Deus. Contudo, colaboram com as discussões acerca da construção de tais representações. Novas pesquisas se fazem necessárias com um número maior de participantes e uma amostra mais homogeneizada, a fim de identificar as variáveis que podem influenciar o processo de construção do conceito de Deus.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Andrade, Alline Nunes, e Heloisa Moulin de Alencar. "Juízos de pessoas surdas sobre humilhação: passado e presente". Psicologia Escolar e Educacional 14, n. 2 (dicembre 2010): 271–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572010000200009.

Testo completo
Abstract (sommario):
Comparamos os juízos morais de pessoas surdas sobre a reação a uma humilhação vivenciada no passado e sobre a reação hipotética a uma humilhação similar no presente. Participaram 11 surdos, entre 15-25 e 35-45 anos. Utilizamos o método clínico piagetiano em língua de sinais, com uma entrevista semiestruturada. Quanto ao passado, as principais respostas indicaram "nenhuma reação" e "fugir ou sair do local". Em relação ao presente, a resposta "nenhuma reação" manteve-se, porém "tentar conversar" foi destaque, acompanhada por novo tipo de reação: "desprezar". As justificativas sobre as reações no passado são "ausência ou rompimento de vínculo" em relação ao agressor e "defesa da integridade física". Quanto ao presente, as principais justificativas tratam de "ausência ou rompimento de vínculo" e "solução de um conflito". A humilhação é tema reconhecido pelos participantes e a diferença temporal influenciou os seus juízos sobre a reação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Schipper, Carla Maria de, e Carla Luciane Blum Vestena. "Características do raciocínio do aluno deficiente intelectual à luz da Epistemologia Genética". Psicologia Escolar e Educacional 20, n. 1 (aprile 2016): 79–88. http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150201931.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Esta pesquisa teve por objetivo compreender as singularidades do raciocínio de 28 alunos com deficiência intelectual por meio das contribuições da Epistemologia Genética e de uma pesquisa empírica. A base teórica fundamenta-se em pesquisas acerca da construção da aprendizagem humana aplicadas ao desenvolvimento atípico realizadas por Inhelder, Ramozzi-Chiarottino, Dolle e Bellano e Piaget. A pesquisa empírica, de ordem qualitativa, utilizando o método clínico piagetiano, avaliou, por meio de 11 provas operatórias, o desenvolvimento cognitivo de alunos com idades de 10 a 14 anos com deficiência intelectual moderada. Neste grupo, 15 encontram-se em um período pré-operatório inicial, 12 no período pré-operatório e um no período operatório concreto. Esses resultados permitem localizar a maioria dos alunos em uma etapa pré-lógica por ausência de estrutura mental operatória. Conclui-se que há necessidade de promoção de metodologias desafiadoras para modificar esquemas ora intuitivos em esquemas operatórios, a descentração intelectual e intraindividual e a abstração reflexionante.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Borges, Luciana Souza, e Heloisa Moulin de Alencar. "Moralidade e homicídio: um estudo sobre a ação do transgressor". Paidéia (Ribeirão Preto) 19, n. 44 (dicembre 2009): 293–302. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2009000300003.

Testo completo
Abstract (sommario):
Investigamos juízos de representação da realidade e valor moral de 20 homens homicidas, com idade variando entre 30 e 49 anos, sobre a ação transgressora acerca do passado e do presente. Realizamos entrevistas individuais, pelo método clínico piagetiano, e verificamos que: o JRR (juízo de representação da realidade) mais citado no passado foi o de que cometeriam novamente o homicídio, pela humilhação sofrida ou pelo sentimento negativo experienciado; no presente mencionaram que não matariam de novo, devido às consequências negativas do crime, às características próprias ou da vítima e ao valor da vida; o JVM (juízo de valor moral) mais mencionado no passado foi o de que a ação seria errada, pelas consequências negativas; no presente todos julgaram como errado o homicídio cometido, devido às consequências negativas, ao valor atribuído à vida e a motivos religiosos. Esperamos que essas discussões possibilitem maior compreensão do sujeito homicida, para que princípios universais, como o respeito à vida, possam ser considerados e ensinados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Pelisolli Cabral, Cristiane, Rosane Aragón e Alexandre Da Silva Simões. "Atividade de Programação com Crianças de 4-6 anos: A construção da noção de algoritmo". RENOTE 19, n. 1 (28 luglio 2021): 413–22. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.118531.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo está vinculado a uma pesquisa que objetiva investigar o processo de construção da noção de algoritmo na atividade de programação realizada por crianças de4 até 12 anos de idade. Apresentamos, aqui, os resultados obtidos através da análise de entrevistas realizadas com sete sujeitos de 4 até 6 anos de idade. Na primeira etapa da entrevista, foram realizadas provas cognitivas, baseadas no método clínico-piagetiano para a verificação do estádio de desenvolvimento intelectual de cada sujeito e o desenvolvimento de noções tais como classificação, seriação, objeto, causalidade e espaço. Na segunda etapa, os sujeitos resolveram problemas para fazer movimentar umrobô. A entrevista foi gravada em vídeo e analisada com auxílio do software de análise qualitativa MAXQDA2020®. Como conclusões, podemos indicar relações entre o desenvolvimento de noções como classificação, seriação, objeto, causalidade e espaço e o êxito na resolução de problemas envolvendo a construção de algoritmos para a programação de um robô.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Godoi, Guilherme, e Francismara Oliveira. "Geografia e terceira idade". Metodologias e Aprendizado 4 (25 giugno 2021): 232–41. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v4i.2232.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os alunos que frequentam a EJA apresentam características diversas, há os jovens, os adultos e as pessoas da terceira idade. Devido a essa diversidade dos alunos, essa modalidade de ensino demanda uma estruturação curricular e pedagógica diferenciada, para que assim alcance sua proposta formativa. Nesse contexto, é importante que o docente conheça o aluno, investigue os alcances, dificuldades e saberes dos estudantes, para assim definir caminhos metodológicos adequados para o desenvolvimento da leitura geográfica do mundo. Diante disso, o presente artigo objetivou relacionar os saberes da Geografia e da cartografia escolar na terceira idade, investigando as noções espaciais envolvidas no processo de alfabetização cartográfica na Educação de Jovens e Adultos e as ideias acerca da Geografia presente no ideário de pessoas da terceira idade. Para tanto, toma como aporte a teoria piagetiana sobre a representação do espaço e caracteriza-se como estudo de caso. Participaram dois adultos: Participante A (64 anos) e Participante B (66 anos). O método clínico piagetiano fundamentou a coleta dos dados, realizada por meio do experimento Mapa da Aldeia e entrevista semiestruturada. Os resultados do experimento indicaram características típicas do período operatório concreto, nas quais os participantes apresentavam dificuldades em estabelecer abstrações acerca da perspectiva vertical e redução proporcional em escala. Já a entrevista permitiu conhecer aspectos da trajetória de vida dos participantes, e suas ideias sobre a Geografia, enquanto campo de pesquisa que relaciona a natureza e o bem-estar social (Participante A) e como campo educacional para o desenvolvimento e aprendizado (Participante B).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

BASTOS, Caroline Benezath Rodrigues, e Sávio Silveira de QUEIROZ. "TROCAS SOCIAIS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFI-CIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) SOB TRATAMENTO MULTIPROFISSIONAL HOSPITALAR: UM ESTUDO PIAGETIANO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 10, n. 2 (16 gennaio 2019): 33–52. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2018.v10n2.03.p33.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo desta pesquisa foi investigar as trocas sociais de 14 crianças do sexo feminino diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), sendo sete crianças com idades entre 7 e 8 anos e sete crianças com idades entre 10 e 11 anos. A coleta de dados foi realizada no ambulatório de Pediatria de um hospital público da cidade de Vitória-ES, onde todas as partici-pantes foram diagnosticadas com TDAH e recebiam tratamento multiprofissio-nal (médico, psicológico e psicopedagógico) para o transtorno. O instrumento consistiu na apresentação de dois recortes de histórias em quadrinhos infantis que contemplam situações de trocas sociais entre os personagens, seguida de uma entrevista clínica. Os procedimentos foram filmados e as informações fo-ram inseridas em protocolos. Os dados foram coletados e analisados de forma qualitativa, a partir do Método Clínico Piagetiano. Os resultados mostraram que, independentemente da idade, a maioria das trocas sociais apresentadas foram equilibradas. Entretanto, dentre elas, foi observada prevalência de trocas sociais que indicam uma reciprocidade não-normativa, característica do estágio de desenvolvimento cognitivo anterior (pré-operatório) ao que as participantes deveriam se encontrar de acordo com suas idades (operatório-concreto). Além disso, ressalta-se que a maioria das trocas sociais manifestadas pelas participan-tes apresentaram atitudes benevolentes das crianças com TDAH em favor de outras pessoas, aparecendo de forma significativa o sentimento de gratidão.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

MENEGAIS, Denice Aparecida Fontana Nisxota, Léa da Cruz FAGUNDES, Laurete Zanol SAUER e Vanessa da Silva Chaves MORAIS. "UMA ABORDAGEM SOBRE ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE NO PROCESSO DE INVERSÃO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 7, n. 2 (31 gennaio 2016): 121–34. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2015.v7n2.p121-134.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo descreve e apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de com-preender a inversão das operações aritméticas, a partir do ponto de vista da abstração reflexio-nante, mediante a aplicação do método clínico piagetiano. Para a sua realização foi aplicada a prova "A Inversão das Operações Aritméticas", apresentada por Piaget, para verificar o nível de abstração reflexionante dos sujeitos. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que, dos três sujeitos analisados, um encontra-se no nível IB (concentra-se apenas no conteúdo, sem relacionar as formas de ações, perfazendo apenas abstrações empíricas), enquanto os outros dois sujeitos, no nível III, conseguem refletir sobre o caminho percorrido de n a n’ conseguindo reencontrar n, a partir das reflexões sobre suas coordenações de ações. Portanto, ao realizar a comparação geral entre as três provas, percebeu-se que os sujeitos do nível III adquirem a noção de número, por abstração refletida, considerando o processo do caminho percorrido, da orde-nação e da inversão das operações.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Gonçalves, Carlos Eduardo de Souza, e Francismara Neves de Oliveira. "DIMENSÕES INTELECTUAL E AFETIVA DO JUÍZO MORAL DE ESTUDANTES SOBRE MANIFESTAÇÕES DE PRECONCEITO". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 11, n. 2 (31 gennaio 2020): 80–107. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11n2.04.p80.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo apresenta uma análise relativa ao juízo moral de alunos de um curso técnico integrado ao Ensino Médio regular, ofertado por instituição pública federal de educação técnica e tecnológica na região norte-paranaense. Dois estudantes com idade de 18 anos participaram do estudo. Ancorou-se no aporte teórico das dimensões psicológicas intelectual e afetiva da ação moral propostos por La Taille (2009; 2006) e na teoria de Jean Piaget (1896-1980). Foram analisadas categorias inerentes às dimensões psicológicas da ação moral, evidenciadas em juízos morais emitidos sobre situação hipotética de manifestações de preconceito em sala de aula. Na modalidade de estudo de caso, pautou-se no método clínico-crítico piagetiano, o qual orientou a construção de entrevista semiestruturada, coleta e análise dos dados. Os resultados revelam distintas construções morais sobre atos de preconceito. É possível concluir que as construções desenvolvidas pelos entrevistados para os dilemas morais revelaram-se contrastantes, tanto em dimensões intelectuais como afetivas, sendo que, no geral, P1 apresentou argumentos moralmente mais desenvolvidos do que P2.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Mauricio, Maria Fernanda Maceira, Francismara Neves de Oliveira, Lilian Alves Pereira Peres e Luciana Ramos Rodrigues de Carvalho. "JOGO DE REGRAS XADREZ SIMPLIFICADO E O PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA: O QUE REVELAM AS CONDUTAS LÚDICAS DAS CRIANÇAS?" Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 12, n. 2 (31 dicembre 2020): 139–71. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2020.v12n2.p139-171.

Testo completo
Abstract (sommario):
O estudo apoiou-se no referencial teórico-metodológico da Epistemologia Genética e tomou o experimento piagetiano “Um sistema de deslocamentos espaçotemporais” (xadrez simplificado) como instrumento, fundamentado nos princípios do método clínico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória desenvolvida em um município norte-paranaense envolvendo 7 participantes entre 8 e 11 anos de idade. O estudo objetivou identificar, nas condutas lúdicas de jogadores de Xadrez Simplificado, momentos exemplificadores do processo de tomada de consciência da ação empregados pelos sujeitos na elaboração de estratégias para resolução de conflitos cognitivos nas situações produzidas no contexto do jogo. Nesse aporte teórico, o jogo se constitui uma possibilidade de ações e interações, sendo um importante instrumento para promover a atividade construtiva, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Ao provocar conflitos internos, o jogo permite a busca de modificação da ação, enriquecendo e favorecendo a reelaboração das estruturas cognitivas dos indivíduos. Os resultados deste estudo permitiram apontar o jogo xadrez simplificado como um instrumento importante para reconhecer o gradativo e progressivo processo de afastamento dos aspectos figurativos para os centrais, relações de interdependência entre peças, jogadores e nível de estratégias empregadas, além de raciocínios importantes às aprendizagens escolares, evidenciados no jogo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Salles, Andréia Mansk Boone, e Heloisa Moulin de Alencar. "MORALIDADE, REPRESENTAÇÕES E PROJEÇÕES DE SI DE ADOLESCENTES COM INDÍCIOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO". HOLOS 5 (24 dicembre 2019): 1–24. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.6481.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo verificou se havia relação entre as representações de si positivas e os projetos de vida de adolescentes com indícios de altas habilidades/superdotação, bem como analisou se as justificativas para cada relação mencionada apresentavam elementos vinculados à moralidade. Para tanto, fizemos uma pesquisa de campo e, com base no método clínico piagetiano, conduzimos entrevistas individuais e semiestruturadas com 40 jovens de 14 a 18 anos, distribuídos uniformemente quanto ao sexo e tipo de altas habilidades/superdotação (escolar ou criativo-produtiva). Os dados foram analisados de forma qualitativa e revelaram relação positiva entre as representações de si e os projetos de vida dos adolescentes, bem como a presença, tanto de argumentos individualistas quanto relacionados ao autorrespeito, à reciprocidade e à boa convivência coletiva. Concluímos que os participantes possuem a potencialidade de construírem personalidades éticas. No entanto, a presença de justificativas com conteúdos não morais e não éticos sinalizam para a necessidade de se trabalhar com questões morais e éticas entre os discentes. Esperamos que nossa investigação coopere com ações psicopedagógicas que motivem representações de si positivas e projetos de vida éticos, assim como incentive outros pesquisadores a investigarem a temática em questão com outros públicos da educação especial e adolescentes de diferentes contextos socioculturais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

BASTOS, Caroline Benezath Rodrigues, Cláudia Patrocinio Pedroza CANAL e Sávio Silveira QUEIROZ. "Trocas sociais de meninas com indícios de déficit de atenção e hiperatividade". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 7, n. 1 (1 settembre 2015): 114–32. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2015.v7n1.p114-132.

Testo completo
Abstract (sommario):
Atualmente as escolas têm identificado muitas crianças que apresentam indícios de déficit de atenção e hiperatividade. Sabe-se que este comprometimento pode interferir na forma como estas crianças estabelecem suas trocas sociais. Esta pesquisa investigou os tipos de trocas soci-ais, de acordo com a teoria de Jean Piaget, de quatro crianças escolares, do sexo feminino, sendo duas com 7 anos de idade e duas com 10 anos de idade, indicadas por professores por apresen-tarem indícios de déficit de atenção e hiperatividade. O instrumento utilizado consistiu em seis pranchas, contendo, em cada uma, um recorte de uma história em quadrinhos infantil que apre-senta situações de trocas sociais entre os personagens. Após a leitura de cada história foi reali-zada uma entrevista com base no Método Clínico Piagetiano e os dados foram analisados de forma qualitativa. Os resultados revelaram que, independentemente da idade, predominaram as trocas sociais equilibradas, possibilitando hipotetizar que, segundo a teoria de Piaget, as cri-anças com indícios de déficit de atenção e hiperatividade não possuem aquisição tardia de re-versibilidade. Além disso, as características do desenvolvimento infantil: centração, fabulação e contradição só apareceram nas respostas das crianças de 7 anos de idade, apontando que o ins-trumento utilizado é sensível para identificar diferenças entre as etapas do desenvolvimento da criança.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

CRUZEIRO, Mariana Spelta, Sávio Silveira de QUEIROZ, Heloisa Moulin de ALENCAR, Cláudia Patrocinio Pedroza CANAL e Fernanda Helena Freitas MIRANDA. "PSICOLOGIA DA MORALIDADE:". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 8, n. 1 (27 ottobre 2016): 174–201. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2016.v8n1.08.p174.

Testo completo
Abstract (sommario):
Durante o estudo da afetividade, em específico os sentimentos e a vontade, é possível compreender a energética da ação para o consumo de crack. Nesse sentido, este trabalho procurou investigar a presença de sentimentos ligados ao querer fazer moral e sua influência para o consumo de crack e o seu encerramento, com base no discurso de indivíduos abstêmios. Utilizou-se para isso de um estudo de caso com dois usuários de crack abstêmios, após tratamento de internação, selecionados por conveniência. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada, sendo a análise de dados realizada com base no referencial teórico-metodológico piagetiano, à luz do método clínico. Percebeu-se que a princípio, durante o consumo de crack surgiram os sentimentos de tristeza, prazer (alegria) e humilhação. Em contrapartida, quando abstêmios, foram citados: culpa, vergonha, busca de amor, busca de felicidade, humilhação e arrependimento. Os sentimentos ligados ao querer fazer moral surgiram ao longo do consumo de crack e se intensificaram à medida que encerram o consumo, confirmando a presença da força de vontade para realizá-lo. Dessa maneira, é importante investigar os sentimentos relativos ao consumo de crack para que seja possível uma maior atuação de profissionais da saúde referentes à prevenção e ao tratamento de dependência química.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Andrade, Alline Nunes, e Heloisa Moulin de Alencar. "POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO SUPERIOR E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: opções morais e éticas de surdos". Atos de Pesquisa em Educação 1, n. 10 (21 maggio 2015): 53. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p53-79.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>Investigamos as opções morais e éticas de pessoas surdas quanto aos cursos de graduação no presente e à atividade profissional, mediante entrevistas baseadas no método clínico piagetiano em língua de sinais. Dos 16 entrevistados, 13 atuavam, principalmente, como ‘instrutor(a) de Libras’ e ‘professor de Libras’. Houve matrícula em mais de um curso, prevalecendo as áreas de ‘linguística e letras’ e ‘ciências humanas’, baseados principalmente na conexão com a comunidade surda e a si próprios. Verificou-se que a formação acadêmica e a atuação profissional dos participantes está vinculada à constituição de políticas públicas inclusivas no âmbito educacional e social a pessoas surdas, sendo que o reconhecimento legal da Libras como língua oficial da comunidade surda representa uma das principais conquistas dessa parcela da população, a qual foi fortalecida com a implantação de cursos de graduação na perspectiva bilíngue, por meio do “Programa Viver sem Limite”. Sugere-se a realização de novas pesquisas, com enfoque nos projetos de vida de pessoas surdas em uma perspectiva ética, nas condições de acesso de surdos à educação superior e na sua atuação efetiva no mercado de trabalho em outras esferas profissionais. O presente estudo pode, ainda, contribuir com a avaliação do impacto das políticas públicas na perspectiva de seus beneficiários, contribuindo para consolidar as que forem favoráveis ao propósito da inclusão.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Scriptori, Carmen Campoy. "CONTEXTOS CULTURAIS E CONHECIMENTO ESCOLAR: UM PERCURSO DE PESQUISA COM IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE". Nuances: estudos sobre Educação 19, n. 20 (1 agosto 2011): 95–115. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.983.

Testo completo
Abstract (sommario):
Trata-se de uma pesquisa empírica qualitativa, com possibilidade de aplicação didática, que apresenta resultados de uma investigação sobre a noção do movimento dos corpos, realizada com sujeitos de distintos meios culturais - cultura urbana e de cultura indígena - no Brasil. O estudo mostrou a existência de modelos mentais como fonte de interpretação do real na construção do pensamento de sujeitos de ambas culturas. A fundamentação teórica está em consonância com os estudos psicogenéticos e com a teoria dos Modelos Organizadores de Pensamento. Seu principal objetivo foi investigar as representações mentais dos participantes na compreensão do movimento e queda dos objetos em situações do cotidiano. Parte do pressuposto de que o conhecimento sobre a mecânica do movimento dos corpos supõe uma gênese e evolução de modelos mentais que organizam o pensamento. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas seguindo os princípios do método clínico piagetiano. Os resultados encontrados contribuem para a formação e prática docente, na medida em que fornecem subsídios para a compreensão dos processos de aprendizagem escolar implicados no ensino das noções de física, particularmente na noção de gravidade específica. O artigo questiona a educação escolar e suas práticas, fazendo uma reflexão crítica do papel da escola na aprendizagem dos conteúdos escolares e apresentando implicações para a aprendizagem de conhecimentos científicos, o papel do ensino escolar e, consequentemente, para a formação docente.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.983
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Bastos Valentim, Bernadete Fatima, e Carla Luciane Blum Vestena. "Análise da noção de justiça em estudantes com altas habilidades/superdotação: uma contribuição educacional". Revista Educação Especial 32 (25 ottobre 2017): 34. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x20149.

Testo completo
Abstract (sommario):
A superdotação é conhecida pelos traços da criatividade, envolvimento com a tarefa e alto nível de motivação. Existem outros pouco explorados, como, por exemplo, a moral autônoma. O presente artigo teve como objetivo analisar a noção de justiça de estudantes com altas habilidades/superdotação. Os sujeitos pesquisados foram dez estudantes do ensino fundamental e médio com a idade entre onze e dezesseis anos identificados com altas habilidades/superdotação no contexto escolar e que frequentam salas de recursos multifuncionais em dois colégios públicos de um município no interior do Estado do Paraná/Brasil. Os dados foram obtidos por meio do método clínico piagetiano e o instrumento de investigação foi a entrevista semiestrutura compostas por dilemas morais envolvendo as categorias da justiça imanente, justiça retributiva, distributiva e respeito a regras. O estudo demonstrou que estes estudantes possuem uma ampla compreensão e sensibilidade em relação às injustiças que ocorrem no contexto geral da sociedade assim como o respeito às regras. Concluímos que os aspectos relacionados à moral autônoma ficaram evidentes nos estudantes pesquisados pela demonstração de uma refinada noção de justiça. No entanto, se faz necessário o desenvolvimento de ações pedagógicas que permitam discussões sobre temas do seu interesse no intuito de favorecer a construção de ambientes cooperativos. Por fim, destacamos que é fundamental que os professores conheçam as características das altas habilidades/superdotação a fim de estimular o exercício da autonomia moral e, assim, oferecer oportunidades para agir de acordo com esses princípios em ambientes cooperativos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Lourenço, Orlando. "A compreensão da ideia de necessidade lógica em crianças: O efeito das contra-sugestões". Análise Psicológica 37, n. 3 (3 settembre 2019): 249–68. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1576.

Testo completo
Abstract (sommario):
O problema da necessidade lógica ou conhecimento necessário é central na teoria de Piaget. Este estudo examinou essa necessidade no desempenho de 80 crianças na prova de conservação de líquidos. Estas crianças tinham sido avaliadas previamente como pré-operatórias (40) ou operatórias (40) com base no seu desempenho numa fase pré-experimental na prova do valor cardinal de um conjunto segundo o típico método clínico Piagetiano. Na fase experimental, recorremos a dois tipos de contra-sugestão estranhamente não usados por Piaget. Os principais resultados mostram que (1) nem todas as crianças pré-operatórias como operatórias tinham a mesma ideia de necessidade lógica, já que algumas mudaram o seu estatuto operatório ou epistémico da fase pré-experimental para a experimental; (2) as crianças recusaram menos uma contra-sugestão não justificada de um adulto perito na noção em jogo do que uma contra-sugestão justificada e provinda de uma criança hipotética da idade da criança entrevistada, sendo este dado mais visível nas crianças pré-operatórias do que operatórias; (3) o argumento operatório da identidade foi o mais invocado pelas crianças operatórias em ambas as provas e o argumento da reversibilidade nunca apareceu; e (4) o argumento da compensação foi mais invocado na prova da conservação de líquidos do que na prova do valor cardinal de um conjunto. Alguns destes resultados são consistentes com a teoria de Piaget, mas outros desafiam-na em extensão considerável.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Andrade, Alline Nunes, e Heloisa Moulin De Alencar. "Aspectos da identidade de surdos no âmbito da formação superior". Revista Educação Especial 30, n. 58 (8 agosto 2017): 471. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x24342.

Testo completo
Abstract (sommario):
Refletiu-se sobre as identidades de indivíduos surdos em uma perspectiva ética. A pergunta “Quem eu sou?” relaciona-se com reflexões sobre a vida boa, sendo necessário o processo de tomada de consciência de si e a constituição da função simbólica para definição identitária. A comunicação é aspecto central neste estudo considerando-se que a maioria dos surdos sofre o atraso na aquisição da língua e a exclusão nos processos educacionais. Participaram 16 pessoas surdas que se matricularam em instituições de educação superior. Aplicou-se o método clínico piagetiano, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas em língua de sinais, com enfoque nos relatos sobre a aquisição da língua de sinais e a presença de pessoas surdas na família ou em seus relacionamentos afetivos. Os principais dados indicam que sete participantes adquiriram a língua de sinais entre os 19 e 21 anos de idade. A principal categoria de identidade surda foi a de transição. Os auxiliares na aquisição da língua foram principalmente os ‘amigos surdos’ e as ‘pessoas da comunidade surda’. A partir da constituição das identidades surdas, foi possível constatar que a experiência subjetiva de expansão de si foi propiciada no contato com a comunidade surda e sua língua de sinais. Propostas de estudos sobre a constituição da identidade surda em relação com suas projeções de si no futuro podem ser realizadas, contribuindo com a ampliação do estudo sobre a perspectiva ética. No âmbito educacional, recomenda-se que as escolas bilíngues sejam espaço privilegiado de interações linguísticas e desenvolvimento do potencial comunicativo de crianças surdas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Da Silva, João Alberto, e Cristina Cavalli Bertolucci. "Epistemologias e Metodologias em Entrevistas com Crianças sobre Conhecimentos Matemáticos: uma Perspectiva ConstrutivistaEpistemologies and methodologies in interviews with children on mathematical knowledge: a constructivist perspective". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 22, n. 3 (9 gennaio 2021): 343–72. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p343-372.

Testo completo
Abstract (sommario):
ResumoDada a importância das entrevistas com crianças para investigação do conhecimento matemático, aqui temos um ensaio para discutir e analisar relações entre epistemologia e metodologia no exercício dessa produção de dados para pesquisas. Nosso objetivo é evidenciar relações entre fundamentos epistemológicos e modos de se elaborar questões, perguntar e interpretar as respostas das crianças. Discorremos sobre nuances, percalços e particularidades das entrevistas com crianças e apresentamos como abordagem qualificada a entrevista clínica e o Método Clínico de base piagetiana. As sínteses indicam a importância da utilização de instrumentos adequados para investigação do objeto matemático, além de se considerar as particularidades do universo infantil e da coerência epistêmico-metodológica adotada pelo pesquisador.Palavras-chave: Entrevistas com crianças, Método Clínico-crítico, Educação Matemática, Alfabetização Matemática AbstractConsidering the importance of interviews with children to investigate mathematical knowledge, here we have an essay to discuss and analyze the relationships between epistemology and methodology in the process of production of data for research. In this article, our goal is to highlight the relationships between epistemological foundations and ways to elaborate questions, asking and interpreting children's answers. We discuss about nuances, mishaps and particularities of the interviews with children and presented as a qualified approach the clinical interview and the Piagetian clinical method. The syntheses indicate the importance of using appropriate tools to investigate the mathematical object, as well as considering the particularities of the children's universe and the epistemic-methodological coherence adopted by the researcher.Keywords: Interviews with Children, Clinical-Critical Method, Mathematical Education, Mathematical Literacy. ResumenDebido a la importancia de las entrevistas con niños para investigar el conocimiento matemático, aquí tenemos un ensayo para discutir y analizar las relaciones entre epistemología y metodología en el ejercicio de producción de datos para la investigación. Nuestro objetivo es resaltar las relaciones entre los fundamentos epistemológicos y las formas de elaborar preguntas, preguntar e interpretar las respuestas de los niños. Hablamos de los matices, percances y particularidades de las entrevistas con niños y presentamos como un enfoque calificado la entrevista clínica y el Método Clínico de Piaget. Las síntesis indican la importancia de utilizar instrumentos adecuados para investigar el objeto matemático, así como considerar las particularidades del universo infantil y la coherencia epistémico-metodológica adoptada por el investigador.Palabras clave: Entrevistas con niños, Método Clínico-Crítico, Educación Matemática, Alfabetización Matemática
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Da Silva, João Alberto, e Cristina Cavalli Bertolucci. "Epistemologias e Metodologias em Entrevistas com Crianças sobre Conhecimentos Matemáticos: uma Perspectiva ConstrutivistaEpistemologies and methodologies in interviews with children on mathematical knowledge: a constructivist perspective". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 22, n. 3 (9 gennaio 2021): 343–72. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p343-372.

Testo completo
Abstract (sommario):
ResumoDada a importância das entrevistas com crianças para investigação do conhecimento matemático, aqui temos um ensaio para discutir e analisar relações entre epistemologia e metodologia no exercício dessa produção de dados para pesquisas. Nosso objetivo é evidenciar relações entre fundamentos epistemológicos e modos de se elaborar questões, perguntar e interpretar as respostas das crianças. Discorremos sobre nuances, percalços e particularidades das entrevistas com crianças e apresentamos como abordagem qualificada a entrevista clínica e o Método Clínico de base piagetiana. As sínteses indicam a importância da utilização de instrumentos adequados para investigação do objeto matemático, além de se considerar as particularidades do universo infantil e da coerência epistêmico-metodológica adotada pelo pesquisador.Palavras-chave: Entrevistas com crianças, Método Clínico-crítico, Educação Matemática, Alfabetização Matemática AbstractConsidering the importance of interviews with children to investigate mathematical knowledge, here we have an essay to discuss and analyze the relationships between epistemology and methodology in the process of production of data for research. In this article, our goal is to highlight the relationships between epistemological foundations and ways to elaborate questions, asking and interpreting children's answers. We discuss about nuances, mishaps and particularities of the interviews with children and presented as a qualified approach the clinical interview and the Piagetian clinical method. The syntheses indicate the importance of using appropriate tools to investigate the mathematical object, as well as considering the particularities of the children's universe and the epistemic-methodological coherence adopted by the researcher.Keywords: Interviews with Children, Clinical-Critical Method, Mathematical Education, Mathematical Literacy. ResumenDebido a la importancia de las entrevistas con niños para investigar el conocimiento matemático, aquí tenemos un ensayo para discutir y analizar las relaciones entre epistemología y metodología en el ejercicio de producción de datos para la investigación. Nuestro objetivo es resaltar las relaciones entre los fundamentos epistemológicos y las formas de elaborar preguntas, preguntar e interpretar las respuestas de los niños. Hablamos de los matices, percances y particularidades de las entrevistas con niños y presentamos como un enfoque calificado la entrevista clínica y el Método Clínico de Piaget. Las síntesis indican la importancia de utilizar instrumentos adecuados para investigar el objeto matemático, así como considerar las particularidades del universo infantil y la coherencia epistémico-metodológica adoptada por el investigador.Palabras clave: Entrevistas con niños, Método Clínico-Crítico, Educación Matemática, Alfabetización Matemática
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Bartelmebs, Roberta Chiesa, Danilo de Oliveira Kitzberger, Mikaela Teleken de Jezus, Maria Milena Tegon Figueira e Camila de Andrade Pandini. "MODELOS DE SIGNIFICAÇÃO SOBRE CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DE UM ESTUDO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 11, n. 2 (31 gennaio 2020): 34–79. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11n2.03.p34.

Testo completo
Abstract (sommario):
Apresentamos neste artigo um estudo exploratório sobre os modelos de significação de sujeitos adultos sobre conteúdos de Astronomia, especificamente sobre as estações do ano. A investigação ocorreu em um projeto de pesquisa sobre Educação em Astronomia na Educação Básica, e tem como aporte metodológico o método clínico piagetiano. Elaboramos e testamos um protocolo piloto, que posteriormente foi utilizado para a aplicação das 13 entrevistas descritas neste artigo. As entrevistas foram realizadas em escolas públicas, abrangendo todos os professores de Ciências do Ensino Fundamental de um município situado na Região Oeste do Estado do Paraná. As entrevistas foram organizadas da seguinte maneira: Num primeiro o sujeito discorria livremente sobre o tema das estações do ano, partindo então para uma segunda etapa na qual era convidado a desenhar uma explicação para o fenômeno estudado e por fim solicitava-se que o sujeito, com o uso de um material concreto, explicasse a ocorrência dasm estações do ano, tal qual o faria em uma aula desta temática. Nosso objetivo, com o uso destes três momentos, foi o de compreender como os sujeitos adultos organizam seus conhecimentos sobre o conteúdo das estações do ano presente no Ensino de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir dos dados coletados identificamos, de modo exploratório, três diferentes modelos de significação, aos quais intitulamos: Modelo de significação concreto; Modelo de significação intermediário e Modelo de significação complexo. No primeiro modelo, os sujeitos não conseguem representar nem explicar a ocorrência das estações do ano. Estes sujeitos fazem somente dos conceitos memorizados dos livros didáticos ou nas suas aulas de Ciências. O segundo modelo refere-se aos sujeitos que conseguem elaborar ao menos uma explicação para as estações do ano, seja no desenho, seja com o uso de material concreto, mas que ainda não explicam de forma satisfatória o fenômeno. No terceiro modelo se encontram os sujeitos que conseguem explicar a ocorrência das estações do ano seja com desenho ou com uso de material concreto. A partir da compreensão desses diferentes modelos pretende-se elaborar um material didático de Educação em Astronomia para a formação continuada de professores da rede pública do município onde a investigação foi realizada.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Kebach, Patrícia Fernanda Carmem. "A construção da seriação auditiva: uma análise através da metodologia clínica". Psicologia Escolar e Educacional 7, n. 1 (giugno 2003): 85–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572003000100009.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa procura compreender a construção do conhecimento musical relacionado ao parâmetro sonoro altura, através da diferenciação de intervalos de notas e seriação auditiva da escala temperada. Os fundamentos teóricos encontram-se na epistemologia genética piagetiana. Para essa observação, 18 sujeitos com idade entre quatro e 12 anos foram entrevistadas através de provas de seriação baseadas no método clínico de Piaget, utilizadas como referência metodológica. Os resultados confirmam a hipótese inicial: a construção do conhecimento musical ocorre de forma homóloga aos níveis investigados pela Escola de Genebra para outros objetos de conhecimento. Além da confirmação dessa hipótese, a novidade desta pesquisa está em utilizar a metodologia clínica e uma concepção interacionista sobre a produção do conhecimento musical.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Souza, Maria Thereza Costa Coelho de, Camila Tarif Ferreira Folquitto, Marcella Pereira de Oliveira e Samanta Pedroso Natalo. "Julgamentos sobre ações e sentimentos em interpretações de histórias: uma abordagem piagetiana". Psico-USF 13, n. 2 (dicembre 2008): 265–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712008000200013.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo apresenta dados selecionados a partir de pesquisa com 76 crianças de cinco a dez anos sobre interpretações de dois contos de fadas dos Irmãos Grimm: O lobo e os sete cabritinhos e Senhor lobo e senhora gata. O objetivo é discutir os julgamentos das crianças sobre ações e sentimentos de personagens dos contos, baseados nos conceitos de valores, julgamentos e apreciações emocionais, de Piaget. A hipótese geral foi a de que os julgamentos e a capacidade de avaliar sentimentos evoluem com a idade. O método utilizado foi a entrevista clínica piagetiana adaptada aos dois contos. Os resultados indicaram diferenças entre as crianças mais velhas e as mais jovens da amostra, mas as análises estatísticas não apontaram diferenças significativas para comparações entre crianças de faixas etárias mais próximas. Esta pesquisa contribuiu para a discussão sobre o uso de contos de fadas em estudos sobre valorizações afetivas e julgamentos em crianças.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

BECKER, Maria Luiza Rheingantz, e Tania Márcia da Cunha RODRIGUES. "A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 10, n. 2 (16 gennaio 2019): 159–87. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2018.v10n2.08.p159.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo questiona se um professor de educação infantil com anos de prática sabe diferenciar algumas características próprias do pensamento da criança, presentes na obra de Piaget, mesmo que não tenha lido, ouvido ou conhecido qualquer referência à Epistemologia Genética. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso com uma professora de crianças de 0 a 5 anos, realizado em maio de 2018, como estudo preliminar de uma disserta-ção de mestrado. Os resultados mostram que algumas das observações sobre as crianças, relatadas pela professora, são coerentes com as contribuições de Piaget no estudo da mentalidade infantil. A metodologia utilizada, baseada em entre-vista semiestruturada inspirada no método clínico de Jean Piaget foi considerada adequada aos objetivos da investigação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Oliva, Angela Donato, e Maria Lúcia Seidl de Moura. "As variáveis número de experimentadores e tipo de contexto alterando o desempenho de crianças em tarefas de conservação: o problema da padronização do método clínico em testagens clássicas". Estudos de Psicologia (Natal) 3, n. 2 (dicembre 1998): 251–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x1998000200005.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esse estudo testou a influência das variáveis número de experimentadores (um ou dois) e tipo de contexto (com jogo ou sem jogo) no desempenho de crianças em tarefa de conservação. Noventa e seis crianças entre 5-7 anos de uma escola do Rio de Janeiro foram divididas em 4 condições e testadas individualmente numa tarefa envolvendo conservação de substância descontínua. As condições foram: contexto de jogo e um experimentador, contexto de jogo e dois experimentadores, dois experimentadores sem contexto de jogo e forma clássica (um experimentador sem jogo). Os resultados foram analisados pela Regressão Logística e ofereceram clara evidência de aumento na freqüência de respostas corretas nos grupos com contexto de jogo com 1 ou 2 experimentadores, e na condição com 2 experimentadores sem jogo, mas não foi observada interação. Possíveis problemas sobre procedimentos regularmente empregados em pesquisas piagetianas são discutidos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Moura, Taciana Brito de, e Maria Luiza Rheingantz Becker. "A NOÇÃO DE JUSTIÇA NO TRÂNSITO NA PERSPECTIVA DE UMA ADOLESCENTE DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE PORTO ALEGRE: UM ESTUDO PRELIMINAR COM BASE NA TEORIA PIAGETIANA". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 11, n. 2 (31 gennaio 2020): 108–44. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11n2.05.p108.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo apresenta um estudo de caso que investiga a noção de justiça no trânsito presente nas respostas de uma adolescente do ensino médio da rede pública de Porto Alegre à uma entrevista realizada como estudo piloto para uma pesquisa de mestrado. O estudo é realizado com base na teoria piagetiana por sua relevância para as pesquisas sobre desenvolvimento moral na atualidade. A metodologia utilizada foi um roteiro de entrevista inspirado no Método Clínico de Jean Piaget. Destaca-se o processo de elaboração deste instrumento, que conta, dentre outros recursos, com dilemas elaborados a partir de histórias fictícias sobre o tema investigado. Após a realização de estudos pilotos, os resultados mostram que o roteiro de entrevista está adequado para ser aplicado aos casos múltiplos da referida pesquisa de mestrado. Quanto à noção de justiça presente nos argumentos apresentados neste estudo de caso, verifica-se que transitam entre as noções de justiça retributiva e distributiva, com maior incidência na justiça distributiva. Dessa forma, infere-se que as respostas apresentam descentração e reflexão compatíveis com a transição da heteronomia para a autonomia e da transição entre a ênfase na igualdade para a busca de equidade no juízo moral. Os dados analisados são esclarecedores para a compreensão da trajetória do pensamento da adolescente investigada, abrindo possibilidades de análise para os casos múltiplos e pesquisas futuras. Espera-se que esses resultados contribuam para o debate sobre a temática abordada e sobre as possibilidades de aprendizado e utilização das contribuições do Método Clínico na pesquisa qualitativa com entrevistas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Silva, João Alberto da. "Repetição e desafio nos exercícios escolares: dois lados de uma mesma moeda". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 1, n. 1 (29 aprile 2011): 95–107. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n1.p95-107.

Testo completo
Abstract (sommario):
A investigação ocupa-se do papel dos exercícios escolares na prática de sala de aula. A pesquisa se delineou como um estudo qualitativo, inspirado nos métodos usualmente utilizados em Epistemologia e Psicologia Genéticas. Os dados foram coletados através de múltiplas fontes de evidência. Realizaram-se entrevistas, inspiradas na abordagem clínica piagetiana, com alunos e professores; observações diretas do tipo participante como observador e análise documental. Os dados coletados indicam que os exercícios apresentam-se na sala de aula com duas facetas muito distintas: podem manifestar-se como promotores de técnicas empiristas, quando colocados sob a forma de repetição para a memorização, ou podem se revelar como um recurso extremamente valioso quando colocam um problema, apresentam desafios e permitem a testagem de hipóteses do sujeito. Percebe-se que o professor utiliza o exercício na perspectiva da repetição, embora, algumas vezes, sem intencionalidade, ele se configure como uma possibilidade de ação do aluno.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Guilhermino, Carollina Souza, e Dener Luiz da Silva. "REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DE DEUS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS: INVESTIGAÇÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA GENÉTICA". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 12, n. 2 (31 dicembre 2020): 66–95. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2020.v12n2.p66-95.

Testo completo
Abstract (sommario):
Investigou-se a representação da imagem de Deus em crianças, adolescentes e jovens adultos. Participaram da pesquisa trinta sujeitos, com idades variando de 8 a 28 anos. Utilizou-se três instrumentos: formulário com informações socioeconômicas e gerais sobre a temática; desenho autoral sobre a representação em questão; e entrevista semiestruturada inspirada no método clínico-crítico. Os resultados, analisados em diálogo com a Epistemologia genética piagetiana, indicam que a representação imagética e conceitual de Deus, ou divindade, estabelece-se como estrutura cognitiva de difícil acesso e elaboração por parte dos sujeitos, evoluindo de uma perspectiva antropomórfica, rica em elementos cotidianos, para abstrata mas, paradoxalmente, mais rígida. O grupo de crianças elaborou representações com conteúdo e estrutura próximas às suas vivências, indicando “Deus” como figura com traços e expressando sentimentos humanos. Os adolescentes complexificaram sua representação imagética adicionando temáticas sociais e elementos abstratos, mas representaram cognitivamente a Deus como ainda próximo da figura antropomórfica. Já os jovens adultos, além da evidente dificuldade na elaboração verbal e figurada da representação solicitada, acrescentaram críticas às práticas religiosas e às imagens comuns ou historicamente construídas de Deus, preferindo uma representação abstrata e, por vezes, não dimensional. A investigação corrobora resultados de outros estudos, mas propõe, ao final, hipóteses diversas e complementares de interpretação, tais como a menor complexidade dos desenhos favorecer maior flexibilidade representacional, a retomada das relações entre aspectos figurativos e operativos, bem como o valor heurístico da temática para a investigação sobre a influência do social no desenvolvimento cognitivo como um todo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Lima, Claucida Silva de Oliveira, Livia Crespi e Marcia Finimundi Nóbile. "A CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA DE SERIAÇÃO OPERATÓRIA NO PENSAMENTO DE ESTUDANTES QUE APRESENTAM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM". Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 13, n. 1 (8 luglio 2021): 82–114. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n1.p82-114.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo desta investigação foi avaliar a Tomada de Consciência de alunos identificados com dificuldade de aprendizagem. A partir de observação da sala de aula, em parceria com as professoras regentes das turmas, foi selecionada uma amostra de 12 estudantes da Educação Infantil (Pré 5) e do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano), com idade entre 5 e 12 anos. Foram selecionados em cada turma um aluno que apresenta Dificuldade de Aprendizagem (DA), mas sem laudo, e um aluno que Não apresenta Dificuldade de Aprendizagem (NDA). Dessa forma, a amostra contou com seis crianças integrantes de cada grupo. A partir do aporte teórico do Método Clínico (2002), os dados foram obtidos a partir de uma prova piagetiana denominada “Prova dos Bastonetes”, que possibilitou determinar o diagnóstico da Seriação Operatória e analisar a Tomada de Consciência da Seriação. Os resultados obtidos evidenciaram que, entre os estudantes da amostra indicados como apresentando DA, nenhum possui comportamento operatório da Seriação (SO). Com relação à Tomada de Consciência da Seriação, os estudantes indicados como apresentando DA transitaram entre os níveis IA bis e IB. Nenhum dos participantes desta pesquisa alcançou o nível IIA, em que a criança apresenta reversibilidade no pensamento. Foi evidenciado um atraso de 3 a 5 anos no desenvolvimento da estrutura lógica elementar da Seriação em alguns estudantes indicados como apresentando DA. Entre os representantes dos estudantes do grupo NDA foi observado que 67% possui comportamento operatório da SO. Com relação à Tomada de Consciência da Seriação entre os estudantes indicados como NDA, 67% estão no nível IIA, ou seja, já adquiriram reversibilidade operatória. A partir deste estudo, espera-se contribuir para a compreensão e análise de como o sujeito constrói o conhecimento.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Ribeiro, André Elias Morelli, e Leonardo Lemos de Sousa. "Na pista das origens do método clínico". Memorandum: Memória e História em Psicologia 37 (26 novembre 2020). http://dx.doi.org/10.35699/1676-1669.2020.15830.

Testo completo
Abstract (sommario):
O método clínico piagetiano apresentou-se como uma nova forma de conduzir pesquisas experimentais com crianças no estudo da inteligência. Para investigar suas origens, conduziu-se um resgate histórico desde a adolescência de Piaget, passando pelos seus dias em Zurique até sua temporada na Salpêtrière, visando a resgatar as múltiplas condições de produção do método piagetiano, confrontando os dados biográficos, bibliográficos, autobiográficos e fontes primárias. Ao fim, é proposto um modelo de entendimento de como este autor produziu sua metodologia, fundamentado em três hipóteses que se complementam, a saber, o contato com o teste de Burt, a metodologia piagetiana de pesquisa em malacologia e o método psiquiátrico francês. Conclui-se que o método não é tributário efetivamente de nenhum modelo isoladamente, mas se constitui na assimilação de ideias e acomodações da prática, o que aproxima a origem do método à Teoria da Equilibração, colocando o método clínico como uma espécie de autobiografia intelectual.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Teixeira Leite, Maria Leticia Felicori Tonelli, Patricia Behling Schäfer, Daniela Szabluk, Helvia Pereira Pinto Bastos, Suzana Da Hora Macedo, Maurício José Viana Amorim, Rodney Cezar de Albuquerque, Eliane Vigneron Barreto Aguiar e Lea Da Cruz Fagundes. "Jogos digitais: uma abordagem educacional à luz da Epistemologia Genética". Cadernos do Aplicação 24, n. 1 (8 giugno 2011). http://dx.doi.org/10.22456/2595-4377.17054.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo discute a propriedade do uso de jogos digitais no processo de aprendizagem e no diagnóstico do nível de conceituação a partir da consideração de regras sob uma perspectiva piagetiana. Com base na aplicação do conceito de ludicidade em sala de aula e na importância da informática na formação da práxis e implementação de uma nova cultura, busca-se apreender as maneiras pelas quais alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos descobrem e apropriam-se das regras constantes em jogos digitais. Para o experimento, utiliza-se o Método Clínico Piagetiano. O jogo escolhido é o Implode, software constante do XO, laptop concebido pelo programa OLPC e integrante do pré-piloto do projeto UCA Brasil SEED/MEC.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Filho, Othon C. Bastos, Margarete Axt, Sofiane Labidi, Paloma D. Silveira e Andrei Rubina Thomaz. "SISTEMA INTELIGENTE DE DESAFIOS ABERTOS – IOCS: Uma proposta de adaptação dos padrões do Método Clínico Piagetiano em Plataforma Multiagentes". RENOTE 4, n. 1 (17 luglio 2006). http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.14114.

Testo completo
Abstract (sommario):
O Sistema Inteligente de Desafios Abertos (Intelligent Open Challenges System) - IOCS é umaproposta de adaptar em um sistema multiagentes alguns padrões do Método Clínico Piagetiano,em desenvolvimento pelo Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição –LELIC/UFRGS e o Laboratório de Sistemas Inteligentes – LSI/UFMA. Tem comocaracterísticas funcionais simular o papel do Experimentador e ser um Objeto de Aprendizagem,ao ser re-utilizado por outras plataformas. É constituído por três partes principais: o Sistema, oUsuário e o Agente Estrategista, realizando a mediação entre o sistema e o usuário. Este Sistematem como proposta trabalhar a aprendizagem por meio da aplicação de desafios constituídos deprovas lógico-matemáticas de concepção aberta construídas de acordo com os exames de Piaget,preocupando-se em reconhecer e registrar, as razões do usuário ante a solução encontrada, alémde dar visibilidade aos processos cognitivos em curso, desencadeados não apenas pelo desafioem si, mas pelo próprio diálogo, nos termos do Método Clínico, estabelecido pelos agentes como usuário, permitindo a visualização do relacionamento entre os processos mentais cognitivos,possibilitando um suporte à docência e à formação continuada em ambientes informatizados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Silva, Letícia Fonseca, e Tânia Beatriz Iwaszko Marques. "Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à Educação Integral". Cadernos do Aplicação 29 (17 novembre 2016). http://dx.doi.org/10.22456/2595-4377.41465.

Testo completo
Abstract (sommario):
Sete professores do terceiro ciclo da rede municipal de ensino fundamental de Porto Alegre-RS forneceram informações sobre os programas de Educação Integral através de uma adaptação do método clínico piagetiano com uso de histórias. A partir destes dados, as representações sociais destes professores sobre a Educação Integral puderam ser observadas. Destaca-se a importância que eles dão aos programas, apesar de demonstrarem um dualismo entre turno/contraturno e prazer/estudo; necessidade de aprimorar a gestão democrática; a visão que têm dos alunos priorizando aspectos negativos; a ausência de percepção quanto à importância de seu papel no sucesso dos programas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Couto, Leandra Lúcia Moraes, e Heloisa Moulin de Alencar. "Concepção de justiça e injustiça de docentes do ensino fundamental". Revista Psicologia em Pesquisa 11, n. 1 (19 luglio 2017). http://dx.doi.org/10.24879/2017001100100211.

Testo completo
Abstract (sommario):
Investigamos a concepção de justiça de professoras do ensino fundamental. Realizamos entrevistas com base no método clínico piagetiano. Verificamos que a temática dos direitos foi abordada pelas participantes em todas as perguntas e justificativas do estudo. Por outro lado, obtivemos poucas referências com relação à igualdade e à equidade. Também encontramos citações que versam sobre a oportunidade de desenvolvimento pessoal, o julgamento e a punição, a valorização ou desvalorização da vida e da profissão, entre outros. De maneira geral, os dados mostram que as concepções de justiça possuem predominância de características da moral autônoma. No entanto, chamamos a atenção para a ocorrência de dados que revelam a existência de traços de uma moral heterônoma na concepção das docentes.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Freiesleben, Fernando Bittencourt, Maria Luiza Rheingantz Becker e Liane Ludwig Loder. "Uma Metodologia de Pesquisa Sobre a Construção de Conhecimentos em Circuitos Elétricos Lineares Elaborada com Base no Método Clínico Piagetiano". Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20 dicembre 2017, 1011–35. http://dx.doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20171731011.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo apresenta a metodologia de pesquisa desenvolvida para investigar a construção do conhecimento de estudantes bem como a sua compreensão sobre o conceito da resistência interna de uma fonte de tensão, representado pelo fenômeno cotidiano da redução do brilho de uma lâmpada ao se ligar um chuveiro. Adotou-se como referencial teórico, na área de Educação, a Epistemologia Genética de Jean Piaget, e na área de Eletricidade, a Teoria de Circuitos Elétricos Lineares (TCEL). Para a metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, mediante o uso da estratégia de estudos de casos múltiplos. As entrevistas foram semiestruturadas, inspiradas e adaptadas do Método Clínico Piagetiano com a intenção de identificar e analisar as explicações e as relações que os estudantes estabeleciam com o modelo teórico que explica o fenômeno. Assim, pretende-se apresentar aos leitores docentes possibilidades de utilização desse material como referência, reflexão e estímulo para a investigação das suas próprias práticas em sala de aula, bem como para a elaboração de ações pedagógicas que acompanhem a aprendizagem dos estudantes no contexto de cursos tecnológicos de eletricidade, eletrônica ou afins, tanto no Ensino Médio como no Superior. Por isso, são detalhadas todas as etapas de elaboração do instrumento de coleta de dados, são citadas respostas dos entrevistados, são apresentadas reflexões sobre cuidados e benefícios da metodologia para possibilitar a tomada de consciência dos atores sobre outros pontos de vista, e, por fim, são discutidas possibilidades de elaboração de atividades interativas e prospectivas para o uso em sala de aula.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia