Letteratura scientifica selezionata sul tema "Nova Esperança do Sul (RS)"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Nova Esperança do Sul (RS)".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Nova Esperança do Sul (RS)"

1

Delevati Ben, Franciele, e Natália Lampert Batista. "ofício das parteiras em Nova Esperança do Sul, RS". Estrabão 2 (23 settembre 2021): 32–40. http://dx.doi.org/10.53455/re.v2i.8.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente relato tem como objetivo de entender um pouco mais a respeito das parteiras e seu ofício e suas tradições, crendices, práticas e costumes, pois tais são de fundamental importância para as mulheres, numa época em que os recursos médicos eram quase inexistentes. A pesquisa qualitativa, foi realizada mediante entrevistas no município de Nova Esperança do Sul (NES), Rio Grande do Sul, Brasil. O ofício de parteira marcou a territorialidade e auxiliou forjar a identidade de NES, tendo essa personagem histórica como uma das principais vias de reconhecimento do papel social da mulher no lugar naquele período. Pensar o ofício das parteiras, a luz da Geografia Cultural, nos faz entender como elas podem contribuir com a organização do espaço, bem como ressalta que conhecer personagens históricos locais, que deixaram grandes legados e fizeram a diferença na vida de inúmeras mulheres e famílias, é um ato de valorização e reconhecimento.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Freitas, Débora Laís. "Trabalho e Religião: questões éticas que permeiam as atividades dos membros da Comunidade de Confissão Luterana Nova Esperança em Rio Grande—RS". História Unicap 5, n. 9 (1 dicembre 2018): 241. http://dx.doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p241-253.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo procura analisar a relação entre os membros de descendência ale-mã da comunidade Luterana Nova Esperança, na periferia da cidade do Rio Gran-de-RS e a atividade comerciária na cidade. Esta pesquisa se justifica na observação empírica de que boa parte dos membros da Nova Esperança trabalha no setor do comercio, em feiras ou pequenos estabelecimentos, além do fato de que a comuni-dade foi criada para abrigar fieis trabalhadores das feiras que não conseguiam par-ticipar dos cultos realizados na comunidade São Miguel, no centro da cidade. Para tanto, refletimos sobre as condições da imigração alemã para o Rio Grande do Sul e as concepções sobre o trabalho na doutrina luterana, buscando um paralelo entre o contexto histórico e social vivenciado pelos descendentes de alemães da comuni-dade em questão e os aspectos que regem a conduta do protestante luterano em sua vida, através de leituras sobre o tema e recurso de questionários e entrevistas com membros da comunidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Vencato, Mairo Luiz Madalozzo, e Augusto José Pinto Souto. "A IMPORTÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO E QUALIDADE DA MATÉRIA-PRIMA COURO: UM ESTUDO DE CASO". Revista GESTO 2, n. 1 (30 giugno 2014): 1. http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/2014.v2i1.1401.

Testo completo
Abstract (sommario):
<span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;"> </span><p style="margin: 0cm 0cm 0pt; line-height: normal; text-indent: 0cm;" class="MsoNormal"><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;,&quot;serif&quot;; font-size: 12pt;">Este artigo envolve o tema sobre a classificação e qualidade da matéria-prima couro na empresa Gobba Leather Indústria e Comércio Ltda. Os objetivos são analisar o processo interno de classificação e as medições da qualidade como ocorrem na empresa. Justifica-se este escrito pela relevância econômica e social da empresa, no seu ramo de atuação desde 1915, sendo esta empresa fortemente influenciadora do Produto Interno Bruto do município de Nova Esperança do Sul, no Vale do Jaguari - RS, além dos produtos da empresa serem exportados para os cinco continentes do mundo. O problema de pesquisa visa verificar como se procede na classificação da matéria-prima couro e como são os controles de qualidade da empresa? A metodologia adotada apresenta características quali-quantitativa, de abordagem exploratória descritiva. Sendo um levantamento bibliográfico com pesquisa documental e na forma de estudo de caso. Formulou-se um questionário estruturado com respostas nas escalas de sensibilidade e aplicados na população de vinte colaboradores ligados diretamente ao processo operacional. Conclui-se que a empresa trabalha satisfatóriamente em relação à classificação e qualidade da matéria-prima couro. Como aperfeiçoamento sugere-se melhorias na forma parcial de plano de ação, entre elas, sugere-se o uso da ferramenta FMECA (Failure Mode, Effect and Criticality Analysis), os conceitos de classificação de Perfetti (2004) e monitoramento das imperfeições no couro de Georgieva <em style="mso-bidi-font-style: normal;">et. al.</em>(2004), reduzindo às perdas na matéria-prima.</span></p><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;"> </span>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Giménez Azevedo, Renan. "A expressão da esperança na diáspora mouride em Caxias do Sul". Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 22 (9 marzo 2020): e020004. http://dx.doi.org/10.20396/csr.v22i00.13320.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho apresenta uma discussão a respeito da esperança no ambiente da diáspora mouride em Caxias do Sul, RS. Os mourides são uma fraternidade muçulmana sufi originada em Touba, Senegal, fundada pelo profeta Cheikh Ahmadou Bamba (1850-1927) durante o período colonial francês cuja doutrina articula fé muçulmana e trabalho de uma forma prática. Estes sujeitos estruturam sua diáspora a partir de mercados informais. O município de Caxias do Sul foi estabelecido por imigrantes italianos na segunda metade século XIX que vieram ao Brasil por conta de políticas que incentivavam a imigração de europeus. Por conta desta origem, a cidade apresenta o ethos da italianidade, um conjunto de valores e práticas que mistura a fé católica e o trabalho. Neste ambiente de contrastes, serão analisadas de que forma situações em fé, trabalho, legalidade e moralidade se encontram e de que forma a esperança acaba surgindo nestes espaços.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Spode, Pedro Leonardo Cezar, Maurício Rizzatti e Rivaldo Mauro de Faria. "DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS NOS BAIRROS DA REGIÃO SUL DA ÁREA URBANA DE SANTA MARIA, RS". Geosaberes 11 (21 ottobre 2020): 623. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v11i0.974.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esse estudo busca revelar as desigualdades socioespaciais presentes nos bairros da região Sul da área urbana de Santa Maria, cidade média do estado do Rio Grande do Sul. Para isso, recorreu-se a revisão de literatura da legislação urbana, além do levantamento de dados em campo. A realidade que se observa na região Sul é de densificação dos usos do território, através da implantação de empreendimentos comerciais, como o shopping Praça Nova, os condomínios fechados “Parque das Oliveiras” e “Morada do Lago”, além do clube privado Dores Praia Park. Todos esses novos usos, impostos como verticalidades no território dos bairros da parte Sul, surgem como indicador de processo de expansão para Sul da área urbana de Santa Maria, introduzindo uma nova lógica territorial e demográfica na cidade, caracterizada historicamente pela expansão Leste-Oeste.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Azevedo Machado, Carlos José Azevedo, Vinicius Pacheco Machado e Ângela Mara Bento Ribeiro. "O Teatro Esperança no processo das políticas públicas para o patrimônio na cidade de Jaguarão - RS". RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 2, n. 1 (9 marzo 2016): 297. http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v2i1.117.

Testo completo
Abstract (sommario):
Na cidade de Jaguarão (Brasil) encontramos o terceiro mais antigo teatro do Estado do Rio Grande do Sul, o Teatro Esperança, que teve sua linha histórica atravessada por momentos de auge até chegar a um processo de depreciação e desuso. Não obstante, tornou-se um dos principais bens patrimoniais deste município, alimentado pelas políticas públicas para o patrimônio elencadas a partir da década de 1980, chegando, mais recentemente, ao processo de restauração. Nesse contexto, buscamos apresentar a relação deste processo de recuperação lenta e gradual do Teatro Esperança e o momento de aceleração desta recuperação com as políticas públicas apresentadas ao longo das últimas décadas até sua restauração. Para este intento nos utilizamos das análises das Políticas Públicas e do histórico do teatro, suscitadas pelos autores trabalhados e a documentação existente numa sequência de: descrição, análise e interpretação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Emygdio, Beatriz Marti, Mauro César Celaro Teixeira e Adão Acosta. "BRS 1002: nova cultivar de milho para o Sul do Brasil". Pesquisa Agropecuária Brasileira 43, n. 10 (ottobre 2008): 1437–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2008001000025.

Testo completo
Abstract (sommario):
O híbrido de milho BRS 1002 é um híbrido simples, de ciclo precoce, desenvolvido pela Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS. Apresenta excelente sanidade foliar associada à alta produtividade, ótima estabilidade de produção, porte médio, arquitetura ereta, resistência ao acamamento e quebramento, além de ótimo empalhamento. BRS 1002 é indicado para a época normal de semeadura nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Vieira, Paola, Josiel Dos Santos, Hélen Bernardo Pagani e Juliano Bitencourt Campos. "Levantamento preliminar de bens de interesse histórico cultural de municípios situados ao norte do lago Guaíba/RS". Revista Memorare 3, n. 3 (19 dicembre 2016): 202. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v3e32016202-226.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho apresenta um levantamento de bens culturais inseridos na área de implantação de um empreendimento linear entre os municípios de Eldorado do Sul, Charqueadas, Triunfo, Montenegro, Capela Santana, São Sebastião do Caí, Portão, Lindolfo Collor, Ivoti, Dois Irmãos, Sapiranga, Nova Hartz, Ararica, Parobé, Taquara, Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Capivari do Sul, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul e Gravataí, Rio Grande do Sul. Por meio das categorias de patrimônio material edificado e natural, retrata as diferentes manifestações culturais da região. Busca enfatizar a importância destes bens como evocadores de memória, evidenciando a necessidade de proteção. A metodologia de pesquisa conta com o testemunho oral da comunidade local e levantamento bibliográfico a fim de conceituar esta prática. Observou-se que os bens pertencentes ao cotidiano da sociedade são negligenciados, cedendo lugar aos bens de caráter sociopolítico. Desta forma, a educação patrimonial apresenta-se como mecanismo viável de promoção e manutenção do contato e relacionamento das comunidades com estes testemunhos históricos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Manfio, Vanessa, e Gilda Maria Cabral Benaduce. "A produção do espaço da pequena cidade de Nova Palma (RS), BrasilA produção do espaço da pequena cidade de Nova Palma (RS), Brasil". COLÓQUIO 16, n. 1 (30 dicembre 2018): 189–203. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v16i1.1206.

Testo completo
Abstract (sommario):
A cidade é um produto histórico da sociedade, formado pelos atores sociais e suas relações com a natureza. Assim, a produção depende da organização produtiva, dos fluxos e fixos, das sinergias, das relações e contradições, da materialização das formas e da cultura dominante no espaço. Pensar essa produção é fazer uma reflexão socioespacial ao longo do tempo, principalmente quando se aborda a pequena cidade, cujas interações e o modo de construção do urbano são mais complexos, requerendo um olhar geográfico apurado dos fatos e essências que alimentam o espaço. Dessa forma, este artigo tem como objetivo central discutir a respeito da produção do espaço urbano da pequena cidade de Nova Palma, no Rio Grande do Sul, a fim de contribuir com os estudos urbanos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Libânio, João Batista. "VIII Encontro Intereclesial das CEBs (Eventos no Evento)". Revista Eclesiástica Brasileira 52, n. 208 (31 dicembre 1992): 789–800. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v52i208.2841.

Testo completo
Abstract (sommario):
Santa Maria, RS, foi sede de verdadeiro “concílio popular” da Igreja viva das comunidades de base do dia 8 a 12 de setembro de 1992. Já é o VIII Encontro Intereclesial. Como um filete pequeno de água cristalina, esses encontros nasceram em Vitória, ES, em 1975. 17 anos depois presenciamos um Amazonas de vida, de festa, de alegria, de esperança. Cada encontro vem somando forças, marcando presença de sempre mais numerosas comunidades, revelando a face resistente e nova das CEBs. As crises se abatem sobre elas e elas ressurgem mais vigorosas, mais cristalinas, mais anunciadoras de futuro...
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Più fonti

Tesi sul tema "Nova Esperança do Sul (RS)"

1

Brasil, Claudio Raimundo de Bastos. "Agricultores familiares pluriativos na região do Vale do Jaguari/RS : um estudo em Nova Esperança do Sul". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/149305.

Testo completo
Abstract (sommario):
O mundo contemporâneo vem passando pelas mais diversas transformações e essas à medida que vem ocorrendo têm afetado diretamente as comunidades envolvidas, inclusive no meio rural. Com isso, tem–se percebido uma maior atenção à agricultura familiar, não apenas no meio acadêmico, mas, também por parte dos formuladores de políticas públicas. Nova Esperança do Sul, município pertencente à região do Vale do Jaguari, tem buscado adaptar-se às mudanças impostas pela economia, agricultura contemporâneas e as novas exigências do meio rural. Entre essas mudanças, é perceptível a crescente diversificação da produção e o aumento da ocupação da mão de obra com a pluriatividade. Neste contexto, o presente estudo busca identificar e entender a importância da pluriatividade para a agricultura familiar local. Para isso, utilizou-se os conceitos da abordagem sistêmica, uma leitura da paisagem e entrevistas com informantes chave, visando reconstituir a evolução histórica da agricultura familiar, identificar e caracterizar as UPAs pluriativas, bem como os sistemas de produção nelas adotados. Os resultados identificaram cinco tipos de UPAs que desenvolvem a pluriatividade não apenas no setor coureiro, mas também no serviço público e no turismo rural, e que implementaram os mais variados sistemas de produção. O impacto concreto e as consequências da inserção da agricultura familiar nas atividades pluriativas pode ser visto na qualidade de vida das pessoas envolvidas e na gestão e organização dessas UPAs, o que aponta uma estratégia por parte dos produtores para tornar cada UPA mais eficiente em termos econômicos, sociais e ambientais, a fim de garantir a verdadeira sustentabilidade.
The contemporary world has been going through various transformations and such as is occurring have directly affected the involved communities, including in rural areas. With this, we have observed greater attention to family farming, not only in academia but also on the part of policymakers. Nova Esperança do Sul, municipality belonging to the region Jaguari Valley, has sought to adapt to changes imposed by economics, contemporary agriculture and the new demands of rural zone. Among these changes, it is noticeable the increasing diversification of production and the increase of labor occupation with pluriactivity. In this context, the present study sought to identify and understand the importance of pluriactivity for local family farms. For this, we used the concepts of systemic approach, a landscape reading and interviews with key informants, in order to reconstruct the historical evolution of family farming, identify and characterize the pluriactive UPAs well as production systems adopted them. The results identified five types of UPAs that develop pluriactivity not only in the leather sector, but also in public service and in rural tourism, and have implemented a wide variety of production systems. The concrete impact and consequences of the inclusion of family farming in pluriactive activities can be seen in the quality of life of the people involved and the management and organization of these UPAs, which indicates a strategy by producers to make each UPA more efficient in economic terms social and environmental, thus ensuring true sustainability.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Schaidhauer, Maurício. "Assistência técnica e extensão no desenvolvimento e promoção do turismo rural". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/36393.

Testo completo
Abstract (sommario):
Até meados dos anos 80, a atividade de turismo rural atraia pouca atenção nas abordagens específicas para auxiliar no processo de desenvolvimento rural. No entanto, com as alterações nas estruturas econômicas das zonas rurais, esta atividade começou a ser discutida, não apenas como uma forma de gerar emprego e renda, mas também como mais uma alternativa para minimizar o êxodo rural e sustentar as famílias no campo. Atualmente, existe um discurso oficial que o turismo rural se apresenta como uma atividade que pode exercer um papel muito importante na vida das pequenas comunidades, pois poderá incrementar a renda e valorizar a cultura da vida no campo e dos produtos agroindustriais oriundos da agricultura familiar. Dentro desta perspectiva, algumas entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER buscam apoiar esta iniciativa de turismo em algumas regiões. Porém, em análises a partir da participação de atividades de extensão rural, observou-se que as ações e informações sobre este tema precisa ser ampliada, tanto para as famílias rurais como para as próprias entidades que se propõem a prestar assistência técnica para o desenvolvimento do turismo rural. Diante desta expectativa, o objetivo deste estudo consiste em descrever o fornecimento de informação e da assistência técnica e extensão rural direcionada ao desenvolvimento e promoção do turismo rural. A pesquisa foi realizada nos municípios de Nova Esperança do Sul e Rolante no Estado do Rio Grande do Sul e Praia Grande em Santa Catarina, onde se identificaram iniciativas de turismo rural que foram apoiadas por entidades de assistência técnica. Metodologicamente parte-se da pesquisa bibliográfica, realizando-se posteriormente a coleta de dados a qual utilizaram roteiros de entrevistas aplicados a 19 famílias que foram atendidas pelas entidades de assistência técnica e extensão rural e 3 extensionistas responsáveis pelas atividades de turismo rural. Posteriormente, delineou-se uma análise de caráter analítico-descritivo com vistas a alcançar os objetivos propostos. Os resultados evidenciam que não existem diretrizes nem ferramentas de planejamento das entidades de ATER que orientem os técnicos extensionistas para desenvolverem o turismo rural. Comprovam-se que existem ações isoladas de apoio a atividade, mais por iniciativas dos extensionistas locais que buscam através de suas ações e recursos apoiar as famílias que buscam empreender na atividade turística. Também, verifica-se que o turismo rural é uma atividade desafiadora de ser desenvolvida e a entidade apoiadora desta iniciativa tem dificuldades em auxiliar as famílias que estão inseridas nas atividades trabalhando isoladamente. Constata-se que, para apoiar iniciativas de turismo rural, devem ser planejadas ações interdisciplinares, contando com o apoio de outras entidades e com ações sinérgicas entre as mesmas para desenvolver a atividade nas comunidades/regiões beneficiadas.
Until the mid-80s, rural tourism was not very much mentioned in the specific material elaborated to help the development of the rural area. Nevertheless, with changes in the economical structure of the rural zones, this activity started being discussed not only as a way of generating jobs and income, but also as an alternative to minimize rural exodus and help maintaining families in the countryside. Nowadays, the official discourse says that rural tourism is a very important activity to the life of small communities because it can increase income and enhance the countryside lifestyle while promoting agro-industrial products from familiar agriculture. Within this perspective, some institutions that offer technical assistance and rural extension (known as ATER) try to encourage tourism in some regions of Brazil. However, researches on rural extension point out that the action and information about the topic need to reach both rural families and the institutions that give technical assistance for the development of rural tourism. Given this expectation, the aim of this work consists of the study of the information and technical assistance provided to the development and promotion of rural tourism. This study was done in the towns of Nova Esperança do Sul and Rolante, in the State of Rio Grande do Sul, and in Praia Grande, State of Santa Catarina, Brazil, where some initiatives on rural tourism supported technical assistance institutions were identified. The methodology used in this work consists of a consulted bibliography and a further data collected through interviews with 19 families that were supported by technical assistance institutions, as well as other interviews with three technicians of agricultural extension responsible for rural tourism activities in the places mentioned. Then, a descriptive analysis was done with the aim of reaching the proposed objectives. The results have shown that the ATER institutions do not use any guidelines or specific tools in their struggle to develop rural tourism. It was proved that there are isolated actions to support the activity, but this happens due to the initiative of local extension technicians who seek, through their own action and resources, to encourage families that want to do business with tourism. It was also verified that rural tourism is a challenging activity and that the institutions that support it have difficulties in helping families that are working in the field independently. It was acknowledged that, in order to support rural tourism programs, interdisciplinary actions must be planned. These should count on the support of other institutions and act in a synergetic way in order to develop tourism activities in the beneficiated communities/regions.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Portolan, Lívia Tavares. "Condições de saúde infantil em Nova Petrópolis, RS, Brasil". Universidade do Vale do Rio do Sinos, 2007. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2943.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2015-03-05T20:05:13Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 18
Nenhuma
Esse estudo pretende conhecer algumas condições da saúde infantil das crianças de Nova Petrópolis, tentando fornecer parâmetros basais para implementação de políticas, atividades e ações de saúde no município
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Schommer, Luciane Roseli. "Turismo, eventos e etnicidade : Festival Internacional do Folclore Nova Petrópolis - RS - Brasil". reponame:Repositório Institucional da UCS, 2013. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/931.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo tem como tema central a busca por uma maior e melhor compreensão do Festival Internacional do Folclore (FIF), que se realiza anualmente em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, Brasil, colocando-o em diálogo com o turismo, as memórias locais e a etnicidade. Busca-se perceber se o FIF, ao longo das suas 40 edições, teria contribuído para a preservação da memória local, ao mesmo tempo em que incentivaria uma nova memória social do lugar. Para a condução da pesquisa, optou-se pelo viés qualitativo com suporte metodológico na história oral, por se entender que este é o caminho para a interpretação das experiências instauradas e vividas pelos participantes, assim como para o reconhecimento das diversas vozes relacionadas com o Festival. Os dados foram colhidos através de revisão bibliográfica, pesquisa documental e de campo, na forma de entrevistas e observação participante. Buscou-se aproximar a área teórica do turismo e dos eventos, considerando o contexto da história do turismo e do FIF em Nova Petrópolis. Na análise destes temas, afloraram diálogos e (inter) relações que indicam a preservação da memória local, mas se evidencia a construção de novas memórias, especialmente aquelas associadas à germanidade, imaginário que, uma vez criado e projetado na comunidade, estaria contribuindo para a construção de uma identidade e um sentimento de pertencimento e identidade de Nova Petrópolis, a ela associados.
Submitted by Ana Guimarães Pereira (agpereir@ucs.br) on 2015-04-16T16:38:35Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Luciane Roseli Schommer.pdf: 33985768 bytes, checksum: 43ccdd03ab50ab2e57071bf1d5f08f35 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-04-16T16:38:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Luciane Roseli Schommer.pdf: 33985768 bytes, checksum: 43ccdd03ab50ab2e57071bf1d5f08f35 (MD5)
The main theme of this study is the search for a bigger and better understanding of the International Folklore Festival (FIF – Festival Internacional de Folclore), which takes place annually in Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, Brazil; connecting it with tourism, local memories and ethnicity. It tries to discover if FIF, during its forty editions, has contributed to the preservation of the local memory and, at the same time, encouraged the creation of a new social memory from the region. To conduct this research, a qualitative method was chosen, supported in the oral history, since this is the way to interpret the experiences lived by its participants, such as the recognition from the several voices related to the Festival. The data were collected through bibliographic revision, document and field research as interviews and participant observation. This study tried to approximate the theory field to tourism and events, considering the historic background from tourism and FIF in Nova Petrópolis. In the analysis of these themes, dialogues and (inter)relations that indicate the local memory preservation stand out, however the construction of new memories are evident, especially those related to germanness, an imaginary that once created and constructed in the community, would be contributing to an identity construction and a belonging and identity feeling from Nova Petrópolis, related to it.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Moscovich, Fabio Abel. "Dinâmica de crescimento de uma floresta ombrófila mista em Nova Prata, RS". Universidade Federal de Santa Maria, 2006. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3707.

Testo completo
Abstract (sommario):
The changes in the species composition, phytosociological structure and the growth dynamics (recruitment, mortality and dbh increment) have been studied in five permanent plots in a Mixed Araucaria Forest with different degrees of human intervention. The area located in Nova Prata county, Rio Grande do Sul, Brazil, has been measured during the 1995 2003 period, considering trees with diameter at breast height (dbh) over 30 cm. The floristic composition analysis shoes no significant changes during the studied period. Nevertheless, the trends to a lower number of strata indicate changes in the vertical structure, in the sense of a more stable one. The mortality rate has been higher than the recruitment rate and therefore, the dynamics cure not progressive but occurs in periods in which death is greater than inflows, creating gaps in the canopy than can allow the emergence of new individuals. The basal area annual increment can be estimated by an equation developed for the measured forest. Nevertheless, a specific equation had to be developed for Unit 5, that has showed a very different growth pattern, due to the consequences on it of a storm. The result of applying canonic correspondence analysis to the forest is the division in two phytosociological structures, according to the presence, or no, of Araucaria angustifolia. However, no significative changes in the internal phytosociological changes have been observed in these two structures. As observed before, mortality rates have been higher than recruitment rates, noting that this has been higher in the areas with out Araucaria, indicating a higher alteration in theses structures. The annual basal area increments can be estimated through regression equations developed for the two structures. The forest be managed according to the mosaic distribution pattern of the two structures (with and without Araucaria) observed.
As mudanças na composição florística, estrutura fitossociológica e os processos dinâmicos do crescimento: ingresso, mortalidade e incremento em área basal, foram estudados em cinco unidades de medição permanente de uma Floresta Ombrófila Mista com distintos graus de intervenção antrópica. A área, localizada no município de Nova Prata, RS, foi amostrada durante o período de 1995 a 2003, considerando os indivíduos arbóreos com circunferência à altura do peito maior ou igual a 30 cm. A análise de composição florística e estrutura fitossociológica mostram não haver mudanças significativas durante o período estudado. Foi observada uma mudança na composição vertical da floresta para estruturas com menor número de estratos significando uma maior estabilidade. As taxas de mortalidade foram superiores as taxas de ingresso, de modo que a dinâmica não se produz em forma gradativa mas sim por períodos onde a mortalidade é superior ao ingresso, gerando espaços no dossel, o que permite o surgimento de novos indivíduos. O incremento periódico anual em área basal pode ser estimado por uma equação própria desenvolvida para a floresta amostrada. Foi necessário desenvolver uma equação particular para a estimativa do incremento em área basal para a unidade amostral permanente Parcela 5 , pois esta mostrou um comportamento totalmente diferenciado do resto em conseqüência de um ciclone. A análise de correspondência canônica dividiu a floresta em duas estruturas diferenciadas pela presença dominante, ou não, de Araucaria angustifolia, fazendo necessário o trabalho em duas comunidades fitossociológicas. Analisando estas duas estruturas, também, não foram observadas mudanças significativas na estrutura fitossociológica no período estudado. As taxas de mortalidade também se apresentaram maiores que as de ingresso, registrando-se uma maior mortalidade na floresta sem presença dominante de araucária, o que indica uma maior alteração da estrutura. Os incrementos periódicos anuais em área basal podem ser estimados através de equações de regressão desenvolvidas para cada caso. Pelo observado é recomendável manejar a floresta fazendo uma divisão pelas diferença de vegetação em dois grupos com presença dominante de araucária e sem presença dominante desta espécie.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Miranda, Fernanda de Queiroz. "Razões de adoção de estratégias agroecológicas por famílias do assentamento Itapuí, Nova Santa Rita/RS". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94473.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-25T10:31:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 290249.pdf: 3628200 bytes, checksum: 27c20c1e6751cf6e9e39b192dd78ef08 (MD5)
As escolhas que as famílias fazem ao longo das suas histórias estão baseadas em relações e acontecimentos diversos, de natureza social, cultural, política e ambiental. Essas determinam as relações que as famílias estabelecem com as pessoas e com o ambiente onde vivem e estão permeadas de razões práticas e lógicas simbólicas. Esta pesquisa buscou analisar, a partir da caracterização da trajetória de vida de quatro famílias assentadas pela Reforma Agrária no Assentamento Itapuí, município de Nova Santa Rita, estado do Rio Grande do Sul, as motivações que orientam essas famílias em suas escolhas com relação à adoção de estilos de agricultura de base ecológica, ou de diferentes estratégias produtivas. Essas famílias são produtoras de hortaliças ecológicas há aproximadamente doze anos e têm histórias de vida diferentes, porém com pontos chave em comum. A pesquisa realizada teve um caráter qualitativo e foi fundamentada em três ferramentas metodológicas para coleta de dados primários: observação participante, entrevistas estruturadas e semi-estruturadas. Sendo a ferramenta central para coleta dos dados as entrevistas semi-estruturadas, onde se buscou captar uma série de dados objetivos e subjetivos de relações sociais, econômicas, culturais e ambientais junto às famílias pesquisadas. Buscou-se caracterizar a região e, principalmente, o assentamento onde vivem e trabalham as quatro famílias. Pode-se destacar a formação do grupo coletivo de produção do qual faziam parte as quatro famílias no início do assentamento, e a partir de onde começaram a estabelecer relações de vizinhança, e parcerias na produção e comercialização. A caracterização da história de cada família, e suas relações com o meio rural, foi feita desde a época que precedeu o acampamento até a descrição da unidade de produção das quatro famílias hoje. As relações sociais, culturais, econômicas, políticas e com o ambiente natural, estabelecidas ao longo das trajetórias acabaram por determinar a forma de relação com o ambiente e influenciam nas tomadas decisões com relação às estratégias produtivas adotadas na produção de hortaliças. Por diferentes motivos essas famílias buscaram sua reprodução social através da adoção da agroecologia. As diferenças e semelhanças observadas nas trajetórias das famílias permitiram descrever, de forma qualitativa, a evolução dos manejos adotados na produção e analisar os principais razões de ordem prática e simbólica que interferem na adoção de determinado sistema de produção. A caracterização da trajetória de vida e dos diferentes manejos adotados por essas famílias, mostra uma realidade do meio rural vinculada a um processo organizado de Reforma Agrária e da busca da reprodução social através da agroecologia. Acredita-se, enfim, que essas famílias a partir das escolhas que fazem com relação às suas estratégias produtivas, sejam agentes sociais capazes de realizar projetos e desenvolver ações que promovam um processo local de desenvolvimento com base na agroecologia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Sommer, Jussara Alves Pinheiro. "Aplicação de sensoriamento remoto orbital no mapeamento de unidades vulcano-sedimentar no Platô da Ramada, Vila Nova do Sul, RS". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2005. http://hdl.handle.net/10183/5115.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os produtos de sensoriamento remoto gerados pelos novos sensores orbitais, aliados ao desenvolvimento de sistemas computacionais e de técnicas de processamento de imagens possibilitam a manipulação numérica das imagens, visando o realce de informações de interesse para a interpretação visual ou automática. O uso dessas técnicas traz boas perspectivas no mapeamento geológico básico, pois possibilita uma visão sinóptica de amplas áreas e a integração de dados litológicos e estruturais de várias fontes. Este trabalho selecionou as imagens do sensor ASTER (Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer) devido as características de suas resoluções espectral e espacial, como as mais promissoras para identificação dos diferentes litotipos da área do Platô da Ramada, em especial as unidades vulcânicas e hipabissais relacionadas e sedimentares subjacentes. O Platô da Ramada, região de Vila Nova do Sul (RS) constitui uma feição geomorfológica de destaque na área, facilmente identificável nas imagens orbitais, sendo formado por uma seqüência vulcânica caracterizada por depósitos efusivos e piroclásticos, de composição dominantemente ácida. Representa uma fração significativa do magmatismo alcalino sódico neoproterozóico no Escudo Sul-rio-grandense e marca um dos ciclos vulcânicos do período pós-colisional do Ciclo Brasiliano Este estudo testou e avaliou diversos processamentos das imagens multiespectrais para diferenciação litológica, a identificação de alvos e a definição de morfoestruturas da área do Platô da Ramada. A integração de dados geológicos existentes com os produtos obtidos neste estudo possibilitou novas informações anexadas ao mapa geológico utilizado como verdade terrestre. O processamento utilizando a técnica de Transformação por Componentes Principais Seletivas proporcionou os melhores resultados realçando diferenças espectrais existentes entre as rochas vulcânicas e hipabissais e as rochas sedimentares. A partir dessa técnica, selecionou-se as imagens CP2 dos pares das bandas 4-5 (R), 3-4 (G) e 8-9 (B) na geração de uma composição colorida. Esta imagem permitiu a diferenciação espectral entre as rochas vulcânicas do Platô da Ramada e as rochas sedimentares do Grupo Maricá, bem como a individualização, no Grupo Maricá, de duas subunidades, levando-se em conta a densidade de intrusões de diques riolíticos ao norte da área. Identificou-se, ainda, um corpo diorítico com forma elíptica na borda SW do Platô da Ramada, não registrado anteriormente.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Lunelli, João Paulo. "Razões do desenvolvimento sócio-econômico distintivo de Colônia Nova, distrito do município de Aceguá-RS". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2001. http://hdl.handle.net/10183/2734.

Testo completo
Abstract (sommario):
A comunidade de Colônia Nova, distrito do município de Aceguá, inserido na região da campanha do Estado do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai, apresenta características distintivas, com traços culturais diferenciados e indicadores sócio-econômicos melhores que os normalmente encontrados nas regiões vizinhas. A pesquisa teve como objetivo central identificar as razões que levaram a comunidade a atingir o atual estágio de desenvolvimento, e compreender o papel e a influência de alguns fatores. Revendo estudos anteriores, principalmente “Ética Protestante” de Max Weber e utilizando informações obtidas junto à população residente na comunidade, objeto do estudo, foi possível identificar e compreender razões, que tornam o modelo de desenvolvimento bem sucedido, que a comunidade apresenta. Dentre tais razões, destacam-se: devoção ao trabalho, crença religiosa e suas conseqüências, o nível cultural, valorização da tecnologia e inovação, e uma forte ênfase para a vida familiar e comunitária. O trabalho de pesquisa baseou-se em abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semi-estruturadas, observações e anotações de visitas de campo, bem como dados quantitativos secundários.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Salatino, Alba Cristina Couto dos Santos. "“Tudo para todos”. Um estudo comparado de princípios e de práticas cooperativas: de Pigüé (BS AS) e Nova Petrópolis (RS) (1898-1920)". Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2018. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7612.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2019-02-27T14:01:04Z No. of bitstreams: 1 Alba Cristina Couto dos Santos Salatino_.pdf: 5861533 bytes, checksum: 9253947b0435b94256d324fdf0cfaa44 (MD5)
Made available in DSpace on 2019-02-27T14:01:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alba Cristina Couto dos Santos Salatino_.pdf: 5861533 bytes, checksum: 9253947b0435b94256d324fdf0cfaa44 (MD5) Previous issue date: 2018-08-10
Nenhuma
A proposta desta tese é estudar a constituição dos princípios e práticas cooperativas, a partir dos estudos de caso da El Progreso Agrícola de Pigüé e da Caixa de Economia e Empréstimo Amstad, nas primeiras duas décadas do século XX. Essas experiências cooperativas foram forjadas em áreas de colonização agrícola, na província de Buenos Aires (Argentina) e no estado do Rio Grande do Sul (Brasil), entre 1898 e 1902, respectivamente. O método comparado possibilitou discutir e questionar a visão hegemônica do cooperativismo em cada um dos países, buscando perceber as particularidades do fenômeno cooperativo. Sobretudo, quando a análise estende-se à percepção de circulação de cultura e ideias, tendo em vista o próprio movimento cooperativo sendo forjado anos antes da criação de cada cooperativa, percebemos uma “mitificação” dos princípios ingleses. Em especial, problematizamos o pensamento associativo de alguns socialistas no século XIX europeu, os quais também deram origem ao cooperativismo. Analisamos em que medida e quais pensadores influenciaram as experiências que foram colocadas em prática pelos imigrantes franceses e alemães que se instalaram no Sul da América. Elementos como o humanismo, a solidariedade e a coletividade impulsionaram experiências associativas, contrapondo-se ao contexto social daquela época, do capitalismo e do individualismo crescente. No entanto, o cooperativismo não é um movimento social homogêneo, desde suas origens. Há, no seu interior, concepções de associação, de cooperação e de sociedade diferentes. Analisamos que modelo cooperativo as instituições aqui estudadas assumiram diante do contexto latino-americano, considerando as adaptações e remodelações das experiências europeias. A predominância dos princípios dos Pioneiros de Rochdale, estabelecida ainda hoje no movimento cooperativo, deve ser entendida como parte do movimento da Aliança Cooperativa Internacional, a qual busca formalizar a definição de uma cooperativa para internacionalizar e institucionalizar tais iniciativas. A simultaneidade da criação de cooperativas, de diferentes princípios e práticas cooperativas nas colônias, brasileiras e argentinas, nos mostra que aquela experiência inglesa foi importante para um determinado contexto e, principalmente, para um tipo de cooperação, a de consumo. Mediante os estudos de caso, é possível olhar para as diferentes expressões cooperativas, valorizando, inclusive, posicionamentos e interpretações que cada grupo social deu à organização associativa-cooperativa.
La propuesta de esta tesis de doctorado es estudiar la formación de los principios y prácticas cooperativas por medio del estudio de los casos de la cooperativa El Progreso Agrícola de Pigüé y Caixa de Economia e Empréstimo Amstad, durante las primeras dos décadas del siglo XX. Estas experiencias de cooperativa se dieron en áreas de colonización agrícola, respectivamente en la provincia de Buenos Aires (Argentina) y en el estado del Rio Grande do Sul (Brasil), entre los años de 1898 y 1902. El método comparativo posibilitó la discusión y el cuestionamiento de la visión hegemónico sobre el cooperativismo en cada uno de estos países, tratando de observar las particularidades del fenómeno cooperativo. En especial cuando el análisis llega hasta la percepción de una circulación de la cultura y de las ideas, teniendo en mente que el propio movimiento cooperativo fue concebido años antes de la creación de cada una de esas cooperativas, percibimos una "mitificación" de los principios ingleses. En particular problematizamos el pensamiento asociativo de algunos socialistas europeos durante el siglo XIX, los cuales también dieron origen al cooperativismo. Analizamos cuales pensadores, y en que medida, influenciaron las experiencias que se llevaron a cabo por los inmigrantes franceses y alemanes que se instalaron en América del Sur. Elementos como el humanismo, la solidaridad e la colectividad impulsaron las experiencias asociativas, contraponiéndose al contexto social de aquella época, es decir el capitalismo y el creciente individualismo. Sin embargo, el cooperativismo no es un movimiento social homogéneo desde sus orígenes. Dentro de este existen concepciones de asociación, de cooperación y de sociedad divergentes. Analizamos cual modelo cooperativo cada uno de las instituciones que estudiamos utilizó ante el contexto latinoamericano, poniendo atención a las adaptaciones y reformulaciones de las experiencias europeas. La predominancia de los principios de los Pioneros de Rochdale, todavía existente dentro del movimiento cooperativo, debe de entenderse como parte del movimiento de la Alianza Cooperativa Internacional para formalizar la definición de cooperativa con el objetivo de internacionalizar y institucionalizar tales iniciativas. El proceso simultáneo de creación de cooperativas, de diferentes principios y prácticas cooperativas en las colonias tanto brasileñas como argentinas nos muestra que la experiencia inglesa fue importante en un determinado contexto y, principalmente, para un tipo de cooperación, la del consumo. Por medio de estudios de casos es posible observar diferentes expresiones de cooperativas, valorando incluso los posicionamientos y interpretaciones hechas a la idea de organización asociativa/cooperativa de cada grupo social
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Nicoloso, Tiago Oliveira. "Os Saberes tradicionais e o modo de vida camponês como elementos para a compreensão de uma nova forma de organização camponesa : o exemplo de Nova Padua/RS". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/11120.

Testo completo
Abstract (sommario):
Ce travail cherche analyser l’importance des savoirs traditionnels et de la manière de vie paysanne comme des éléments pour la compréhension d’une nouvelle façon d’organisation paysanne à partir de l’exemple de Nova Pádua/RS. Pour cela, il faut chercher dans le processus de colonisation italienne au Rio Grande do Sul et, par conséquence, dans l’histoire de formation de Nova Pádua, les facteurs que permettent de comprendre les rapports culturels avec l’Italie que se manifestent même aujourd’hui de façon très intense. De la même façon, travailler sur la question paysanne permet la compréhension des relations entre la famille, le travail et la terre dans le sens d'identifier un type particulier de paysannat fortement lié aux traditions. Comme conséquence de ce processus la question productive et l’articulation économique, comme des stratégies de développement socioéconomique, se montre fortement liées à la manutention et à la reproduction de l’identité basée en valeurs et en structures locales. Cependant, pour mieux visualiser la dimension des effets gérés par ce processus historique et productif la question régionale permet indiquer et analyser les éléments symboliques qui ont permis la consolidation d’une condition régionale que représente et que réaffirme travers l'espace le résultat de la valorisation des savoirs traditionnels et de la manière de vie paysanne. Dans le cas de Nova Pádua, ce que confère cette condition régionale particulière est basée en symboles que sont présentes à la manière de cohabiter, de travailler, de produire et de se reconnaître comme un différent, mais que vient contribuer significativement, même que particulièrement, pour la compréhension de la diversité de l’actuel contexte agraire brésilien.
O presente trabalho busca analisar a importância dos saberes tradicionais e do modo de vida camponês como elementos para a compreensão de uma nova forma de organização camponesa a partir do exemplo de Nova Pádua/RS. Para tanto, é fundamental buscar no processo de colonização italiana no Rio Grande do Sul e, conseqüentemente, na história de formação de Nova Pádua, os fatores que permitem compreender os vínculos culturais com a Itália manifestos ainda hoje de forma tão intensa. Da mesma forma, a abordagem da questão camponesa permite a compreensão das relações entre a família, o trabalho e a terra no sentido de identificar um tipo particular de campesinato fortemente ligado às tradições. Como conseqüência desse processo a questão produtiva e a articulação econômica, como estratégias de desenvolvimento socioeconômico, se mostram fortemente relacionadas à manutenção e à reprodução da identidade baseada em valores e estruturas locais. No entanto, para melhor visualizar a dimensão dos efeitos gerados por esse processo histórico e produtivo a questão regional possibilita indicar e analisar os elementos de ordem simbólica que permitiram a consolidação de uma condição regional que representa e que referenda espacialmente o resultado da valorização dos saberes tradicionais e do modo de vida camponês No caso de Nova Pádua, o que confere esta condição regional própria está baseado em símbolos que estão presentes na forma de conviver, na forma de trabalhar, na forma de produzir e na forma de se reconhecer como um diferente, mas que vem a contribuir de forma significativa, mesmo que restritivamente, para a compreensão da diversidade do atual contexto agrário brasileiro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Più fonti

Libri sul tema "Nova Esperança do Sul (RS)"

1

American Association of Jurists. Conferência Continental. Anais: IX Conferência Continental : bases para uma nova ordem internacional, Porto Alegre, RS, Brasil, 5 a 9 de junho/junio 1991, Centro de Convenções São José, Universidade Federal do R.G. do Sul. [Brasilia?]: Editora Consulex, 1991.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Desafios da educação na contemporaneidade: discursos emergentes e concepções de ensino. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dec139.1120-0.

Testo completo
Abstract (sommario):
Pensar a Educação no século XXI é um desafio intrigante. Já se fala em Educação 4.0, nomenclatura proveniente do desenvolvimento rápido e contínuo das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e da internet que tem, cada vez mais, invadido o cotidiano das escolas e das salas de aula. Enquanto se teoriza uma Educação que, supostamente, é 4.0 e tem acompanhado as tendências digitais, ousamos problematizar que os problemas e desafios que envolvem os espaços educativos ainda são da geração 1.0. O termo Educação 1.0, do final do século XVIII, conceitua um enfoque tradicional de educação, o professor é o protagonista e o processo de ensino e aprendizagem individualizado, reservado as elites. A educação 2.0 surgiu com o intuito de preparar o homem para trabalhar nas fábricas durante o século XIX, os processos eram pautados na repetição e memorização. Em meados do século XX, a partir da 3° Revolução Industrial, surgiu a educação 3.0 que, de maneira inovadora, incorporou as novas tecnologias aos processos de ensino e aprendizagem, tratando os alunos como protagonistas da sua aprendizagem, democratização do saber. Já a educação 4.0 aparece como consequência da quarta revolução industrial, buscando atender as supostas emergências e necessidades do século, informações mais acessíveis, digitalização dos processos e diversas possibilidades de inovação1 . A obra "Desafios da educação na contemporaneidade: discursos emergentes e concepções de ensino" contém artigos que levam a pensar nesses desafios, compreendendo que eles envolvem as tecnologias digitais, mas vão bem além delas. Há desafios emergentes nos processos de ensino e aprendizagem que por ora são silenciados em detrimento de outros. Esta obra é uma das aberturas das cortinas das escolas e salas de aula visando trazer à tona temáticas que, na maioria das vezes, ainda são invisibilizadas. Tais temáticas, abordadas ao longo dos capítulos, enfocam desafios das mais diversas ordens, tais como: Formação de professores, prática docente, educação e diretos humanos, projeto político pedagógico, educação e tecnologias, educação na 1 LENGEL, J. G. A evolução da educação: 1-2-3. In: Carvalho, M. T. (Org.). Educação 3.0: novas perspectivas para o ensino. Unisinos. São Leopoldo, RS: 2017. pandemia, ensino remoto, educação a distância, educação e cultura, relações étnicoraciais, educação inclusiva, estágio docente, dentre outras. A partir das temáticas abordadas pelos autores e pelas autoras, percebemos que ao falar dos desafios da educação na contemporaneidade e ao analisar esses desafios visando desnudar o chão dos espaços educativos, as discussões têm como objetivo central o encontro de possíveis caminhos que colaborem e motivem não apenas os profissionais da educação, mas também seus alunos e alunas. Enquanto os desafios se desenham como vielas aparentemente sem saída, caminhos bifurcados ou como o tão conhecido fundo do poço, o debate sobre eles aqui proposto tendem por ressignificálos à medida que transformam os desafios em molas propulsoras de esperança e de novas possibilidades. Problematizar e refletir sobre a educação contemporânea e seus desafios é uma forma de ser sensível ao que vivem os profissionais da educação espalhados por esse país em seu trabalho cotidiano com os alunos e as alunas. Essa sensibilidade é ainda mais urgente quando, além dos já conhecidos inúmeros desafios que assolam a educação brasileira, passamos a viver, de repente, um contexto de pandemia, a saber, a pandemia do novo coronavírus (COVID 19). Nesse contexto, as questões discutidas pelos autores, de maneira envolvente e interdisciplinar a partir de abordagens teórico-metodológicas, funcionam ainda como materiais de apoio, de colaboração e de esperança para os profissionais da educação. Falar sobre os desafios não significa esbarrar neles e estagnar. É preciso fazer, sem romantizar, o que os profissionais da educação desse país sabem fazer de melhor: Ousar, criar, redesenhar, esperançar, amar... Mesmo diante do caos. Que os desafios aqui discutidos sejam possibilidades de pensar além.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Oliveira, Mário Cézar Amorim de, Nilson de Souza Cardoso e Jaqueline Rabelo de Lima. Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.000.

Testo completo
Abstract (sommario):
Você tem em mãos o e-book com os Anais do ENEBIOnLine, a edição totalmente à distância (ou remota, ou virtual, ou on-line, como queira! rs) do VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VIII ENEBIO), do VIII Encontro de Ensino de Biologia da Regional Nordeste (VIII EREBIO-NE) e do II Simpósio Cearense de Ensino de Biologia (II SCEB). Uma edição histórica, em vários sentidos: 1. A primeira edição completamente não presencial dos nossos encontros de Ensino de Biologia; 2. A primeira edição organizada e realizada durante uma pandemia de grandes proporções que causa (ainda, infelizmente) uma crise sanitária sem precedentes na história mundial; e 3. Uma edição que tem “história pra contar”, exatamente em virtude desses contextos. Em 2018, no VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VII ENEBIO) e I Encontro Regional de Ensino de Biologia (I EREBIO-NORTE), estávamos muito animados em trazer de volta para o Nordeste esse evento que bianualmente congrega nossa comunidade sbenbiana e tem o papel fundamental de dar continuidade e ampliar as ações da SBEnBio, promovendo interações de profissionais que atuam em diversos níveis e ambientes educativos no ensino de Ciências e de Biologia. Além disso, pensávamos em consolidar o EREBIO-NE como um importante espaço acadêmico-científico de troca e aprendizados entre professores e pesquisadores da região. Esses encontros congregam pesquisadores dos campos do Ensino de Ciências e Biologia, professores do ensino superior e da educação básica, além de estudantes das Licenciaturas em Ciências Biológicas e afins, alcançando quatro importantes segmentos de investimento na educação científica de qualidade. Empolgados com a expressiva participação numérica alcançada nos encontros nacionais anteriores e com a possibilidade de mitigar a carência de eventos dessa natureza e magnitude na região nordeste, em 2019 submetemos três propostas de tema gerador a uma enquete pública nas redes sociais. O tema gerador escolhido para o VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE e II SCEB, foi Itinerários de Resistência: Pluralidade e Laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Um tema que nos possibilitaria propor debates sobre questões pertinentes ao contexto social, político e educacional que o país atravessava e que acreditávamos que impactariam a formação inicial e continuada tanto quanto o trabalho de professores de Ciências e Biologia, tais como: as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores, as recém aprovadas Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, além de questões sócio ambientais e culturais, educação para as relações étnico-raciais, educação no campo, educação indígena, relação entre conhecimento científico e conhecimentos de outras naturezas (religiosos, senso comum etc.), dentre tantas outras importantes questões. Nem imaginávamos que um vírus, que ironia, nos imporia mudanças... ainda no final de 2019 vimos nos noticiários o surto do SARS-CoV-2 na China... graças à nossa formação específica (em Ciências Biológicas) e à lembrança de situações anteriores, como a do surto da Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS) em 2002-2003, sabíamos que poderíamos estar diante não apenas de uma mera “gripezinha”, mas mantivemos os planos do evento que estava agendado para acontecer no período de 29 de Abril a 02 de Maio de 2020. Tínhamos um enorme interesse em promover o debate acerca das experiências dos professores e pesquisadores que atuam em diferentes espaços e níveis de escolaridade e refletir sobre como as características da pluralidade e laicidade necessárias a uma educação básica democrática e inclusiva, especialmente a educação científica, estavam, e ainda estão hoje, vulneráveis no contexto dos atuais projetos e políticas educacionais. Nesse contexto, debater conflitos, propor ações e compartilhar experiências eram os desafios que nos moviam a pensar itinerários de resistência que caminhassem na direção do fortalecimento da profissão docente e do ensino de Ciências e de Biologia. Com o aumento do número de casos de infecções na China e com sua disseminação pela Europa, nos acendeu o alerta para um eventual adiamento. Em março, o primeiro caso no Brasil é noticiado, mais tensão e mais apreensão. Tivemos uma primeira onda, da qual, para alguns especialistas, nunca saímos, decidimos, portanto, após as primeiras medidas de isolamento social, adiar a realização do Encontro para acontecer, ainda presencialmente, de 02 a 04 de setembro de 2020. Em 31 de maio, já somávamos mais de 29 mil vidas ceifadas no país pela COVID-19, em meio a negacionismos de todas as ordens que indicavam que o quadro provavelmente pioraria. Em junho de 2020, a Coordenação Organizadora Local, em concordância com a Diretoria Executiva Nacional (DEN) da SBEnBio e seu Conselho Deliberativo Nacional (CDN), comunicava o adiamento do evento por tempo indeterminado. Nesse momento, tínhamos indicativos de que poderíamos contar em breve com uma vacina, mas não havia prazo para que isso acontecesse. O Ceará e outros estados nordestinos estavam em lockdown, o país estava atônito frente à disseminação do vírus e ao negacionismo dos que deveriam estar lutando para combatê-lo. Final do ano de 2020, apesar de uma pequena queda do número de mortes no país e do anúncio de vacinas por laboratórios e institutos como o Butantan e a Fiocruz, as exitosas experiências de nossa parceira, Realize Eventos Científicos, na organização de eventos nacionais on-line, nos estimulou a retomar a organização do evento e considerar a possibilidade de sua realização nesse modelo. Seria uma aventura! Mas será que a vacinação não possibilitaria nos encontrarmos presencialmente, já em 2021? As estimativas não eram nada animadoras. Tudo indicava que o foco do governo federal seria o “tratamento precoce”, sabidamente ineficiente. Enfim, nos apegamos a experiência de nossa parceira e, em novembro de 2020, anunciamos o novo formato do evento, nascia o ENEBIOnLine! E foi contando com expressiva compreensão e apoio da comunidade sbenbiana que, mesmo que registrado descontentamentos, prevaleceu a decisão consciente ante a crise sanitária que ainda enfrentávamos no final de 2020 e início de 2021; e de 25 a 29 de janeiro aconteceu o VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE e o II SCEB, no formato totalmente on-line. Mantivemos praticamente a mesma programação, apesar do contexto da pandemia de COVID-19 e de suas implicações para a nossa área, como o impacto do ensino remoto na educação científica e formação docente, terem permeado inevitavelmente os debates nas palestras, mesas redondas e sessões de apresentação de trabalho. Podemos dizer que foi um “sucesso de público e de crítica”, com 909 credenciados participando das seis mesas redondas, palestras de abertura e encerramento, reunião ampliada da SBEnBio, painel temático reunindo as ex-presidentas e os ex-presidentes da associação... e tudo no conforto e na segurança de nossos lares. Uma decisão que já durante o evento se mostrava acertada, tendo em vista o recrudescimento da crise sanitária, com aumento alarmante do número de mortos (hoje, já somamos mais de 265.500 vidas perdidas para a COVID-19, segundo o último balanço do consórcio de veículos de imprensa), colapso da rede de atendimento hospitalar e que, possivelmente, será agravada em função da morosidade da vacinação no país associada ao “jeitinho brasileiro” de desobedecer as normas básicas de (auto)proteção contra a infecção. Apesar dos tempos terríveis que aparentemente ainda haveremos de enfrentar, esperamos que o reconhecimento pelo STF da perseguição jurídica sofrida pelo nosso ex-presidente da República... ops (desculpem-nos o ato falho! rs)... esperamos que a publicação desse e-book com os Anais do ENEBIOnLine, contendo a íntegra dos 632 trabalhos apresentados durante o evento, chegue como um sopro de esperança de que dias melhores virão! De que depois da peste e da tempestade, virá a bonança... de que, no segundo semestre de 2022, todes vocês poderão estar conosco em Fortaleza, Ceará, para o IX ENEBIO, IX EREBIO-NE e III SCEB... para sentir o calor da ‘Terra da Luz’ e do abraço que não pôde ser dado, para debater sobre o Ensino de Biologia, cada dia mais necessário no enfrentamento do negacionismo científico e das fake news que adoecem de morte o Brasil.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Capitoli di libri sul tema "Nova Esperança do Sul (RS)"

1

Bicca Júnior, Walter Romeu, Natalia Silveira Antunes, Jenifer Thais Pagani e Luana Ribeiro. "ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER NO MUNICÍPIO DE SAPUCAIA DO SUL/RS". In Ciências do Esporte e Educação Física: Uma nova Agenda para a Emancipação 2, 156–70. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.67919020918.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

BRASIL, C. R. B. "A produção e transformação urbana da pequena cidade: um estudo sobre o espaço de Nova Esperança do Sul". In A geografia das pequenas cidades: estudos teóricos e práticos, 126–57. Libroe, 2021. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-991247-7-8_126.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Atti di convegni sul tema "Nova Esperança do Sul (RS)"

1

Gonçalves Leandro, Carolina, Mário Jesus Tomas Rosales e Marcos Vinícios da Silva Ferreira. "Modelagem magnetométrica de ultramafitos serpentinizados do Complexo Cambaí, noroeste de Vila Nova do Sul (RS)". In Simpósio Brasileiro de Geofísica. Sociedade Brasileira de Geofísica, 2016. http://dx.doi.org/10.22564/7simbgf2016.031.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Teixeira, Kathlem de Melo, Renata da Silva Pereira, Letícia Borges de Almeida, Lucas Mota, Maximilian Fries, Marcus V. D. Remus, Norberto Dani, Ildo Parnow e Thamy Lara de Souza. "Levantamento magnetométrico na região do Passo do Rocha, Município de Vila Nova do Sul – RS". In 13th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF, Rio de Janeiro, Brazil, 26-29 August 2013. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2013. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2013-090.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

de Melo Teixeira, Kathlem, Lucas Freitas Mota, Renata da Silva Pereira, Letícia Borges de Almeida, Maximilian Fries, Marcus Remus, Ildo Panow e Thamy Lara de Sousa. "Levantamento magnetométrico na região do Passo do Rocha, Município de Vila Nova do Sul – RS. Resultados preliminares". In Simpósio Brasileiro de Geofísica. Sociedade Brasileira de Geofísica, 2012. http://dx.doi.org/10.22564/5simbgf2012.127.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Ferreira, Marcos Vinícios da Silva, e Mario Jesus Tomas Rosales. "Processamento e integração de dados magnetométricos terrestres e aéreos: uma correlação com dados de susceptibilidade magnética aplicados ao mapeamento geológico na região de Vila Nova do Sul – RS". In 13th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF, Rio de Janeiro, Brazil, 26-29 August 2013. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2013. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2013-071.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

da Silva Ferreira, Marcos Vinícios, e Mario J. Thomas Rosales. "Processamento e integração de dados magnetométricos, aplicados ao estudo de mapeamento geológico de rochas de composição básica-ultrabásica em uma Região ao norte de Vila Nova do Sul - RS". In Simpósio Brasileiro de Geofísica. Sociedade Brasileira de Geofísica, 2012. http://dx.doi.org/10.22564/5simbgf2012.167.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia