Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Nova Esperança do Sul (RS).

Articoli di riviste sul tema "Nova Esperança do Sul (RS)"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Nova Esperança do Sul (RS)".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Delevati Ben, Franciele, e Natália Lampert Batista. "ofício das parteiras em Nova Esperança do Sul, RS". Estrabão 2 (23 settembre 2021): 32–40. http://dx.doi.org/10.53455/re.v2i.8.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente relato tem como objetivo de entender um pouco mais a respeito das parteiras e seu ofício e suas tradições, crendices, práticas e costumes, pois tais são de fundamental importância para as mulheres, numa época em que os recursos médicos eram quase inexistentes. A pesquisa qualitativa, foi realizada mediante entrevistas no município de Nova Esperança do Sul (NES), Rio Grande do Sul, Brasil. O ofício de parteira marcou a territorialidade e auxiliou forjar a identidade de NES, tendo essa personagem histórica como uma das principais vias de reconhecimento do papel social da mulher no lugar naquele período. Pensar o ofício das parteiras, a luz da Geografia Cultural, nos faz entender como elas podem contribuir com a organização do espaço, bem como ressalta que conhecer personagens históricos locais, que deixaram grandes legados e fizeram a diferença na vida de inúmeras mulheres e famílias, é um ato de valorização e reconhecimento.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Freitas, Débora Laís. "Trabalho e Religião: questões éticas que permeiam as atividades dos membros da Comunidade de Confissão Luterana Nova Esperança em Rio Grande—RS". História Unicap 5, n. 9 (1 dicembre 2018): 241. http://dx.doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p241-253.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo procura analisar a relação entre os membros de descendência ale-mã da comunidade Luterana Nova Esperança, na periferia da cidade do Rio Gran-de-RS e a atividade comerciária na cidade. Esta pesquisa se justifica na observação empírica de que boa parte dos membros da Nova Esperança trabalha no setor do comercio, em feiras ou pequenos estabelecimentos, além do fato de que a comuni-dade foi criada para abrigar fieis trabalhadores das feiras que não conseguiam par-ticipar dos cultos realizados na comunidade São Miguel, no centro da cidade. Para tanto, refletimos sobre as condições da imigração alemã para o Rio Grande do Sul e as concepções sobre o trabalho na doutrina luterana, buscando um paralelo entre o contexto histórico e social vivenciado pelos descendentes de alemães da comuni-dade em questão e os aspectos que regem a conduta do protestante luterano em sua vida, através de leituras sobre o tema e recurso de questionários e entrevistas com membros da comunidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Vencato, Mairo Luiz Madalozzo, e Augusto José Pinto Souto. "A IMPORTÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO E QUALIDADE DA MATÉRIA-PRIMA COURO: UM ESTUDO DE CASO". Revista GESTO 2, n. 1 (30 giugno 2014): 1. http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/2014.v2i1.1401.

Testo completo
Abstract (sommario):
<span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;"> </span><p style="margin: 0cm 0cm 0pt; line-height: normal; text-indent: 0cm;" class="MsoNormal"><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;,&quot;serif&quot;; font-size: 12pt;">Este artigo envolve o tema sobre a classificação e qualidade da matéria-prima couro na empresa Gobba Leather Indústria e Comércio Ltda. Os objetivos são analisar o processo interno de classificação e as medições da qualidade como ocorrem na empresa. Justifica-se este escrito pela relevância econômica e social da empresa, no seu ramo de atuação desde 1915, sendo esta empresa fortemente influenciadora do Produto Interno Bruto do município de Nova Esperança do Sul, no Vale do Jaguari - RS, além dos produtos da empresa serem exportados para os cinco continentes do mundo. O problema de pesquisa visa verificar como se procede na classificação da matéria-prima couro e como são os controles de qualidade da empresa? A metodologia adotada apresenta características quali-quantitativa, de abordagem exploratória descritiva. Sendo um levantamento bibliográfico com pesquisa documental e na forma de estudo de caso. Formulou-se um questionário estruturado com respostas nas escalas de sensibilidade e aplicados na população de vinte colaboradores ligados diretamente ao processo operacional. Conclui-se que a empresa trabalha satisfatóriamente em relação à classificação e qualidade da matéria-prima couro. Como aperfeiçoamento sugere-se melhorias na forma parcial de plano de ação, entre elas, sugere-se o uso da ferramenta FMECA (Failure Mode, Effect and Criticality Analysis), os conceitos de classificação de Perfetti (2004) e monitoramento das imperfeições no couro de Georgieva <em style="mso-bidi-font-style: normal;">et. al.</em>(2004), reduzindo às perdas na matéria-prima.</span></p><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;"> </span>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Giménez Azevedo, Renan. "A expressão da esperança na diáspora mouride em Caxias do Sul". Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 22 (9 marzo 2020): e020004. http://dx.doi.org/10.20396/csr.v22i00.13320.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho apresenta uma discussão a respeito da esperança no ambiente da diáspora mouride em Caxias do Sul, RS. Os mourides são uma fraternidade muçulmana sufi originada em Touba, Senegal, fundada pelo profeta Cheikh Ahmadou Bamba (1850-1927) durante o período colonial francês cuja doutrina articula fé muçulmana e trabalho de uma forma prática. Estes sujeitos estruturam sua diáspora a partir de mercados informais. O município de Caxias do Sul foi estabelecido por imigrantes italianos na segunda metade século XIX que vieram ao Brasil por conta de políticas que incentivavam a imigração de europeus. Por conta desta origem, a cidade apresenta o ethos da italianidade, um conjunto de valores e práticas que mistura a fé católica e o trabalho. Neste ambiente de contrastes, serão analisadas de que forma situações em fé, trabalho, legalidade e moralidade se encontram e de que forma a esperança acaba surgindo nestes espaços.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Spode, Pedro Leonardo Cezar, Maurício Rizzatti e Rivaldo Mauro de Faria. "DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS NOS BAIRROS DA REGIÃO SUL DA ÁREA URBANA DE SANTA MARIA, RS". Geosaberes 11 (21 ottobre 2020): 623. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v11i0.974.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esse estudo busca revelar as desigualdades socioespaciais presentes nos bairros da região Sul da área urbana de Santa Maria, cidade média do estado do Rio Grande do Sul. Para isso, recorreu-se a revisão de literatura da legislação urbana, além do levantamento de dados em campo. A realidade que se observa na região Sul é de densificação dos usos do território, através da implantação de empreendimentos comerciais, como o shopping Praça Nova, os condomínios fechados “Parque das Oliveiras” e “Morada do Lago”, além do clube privado Dores Praia Park. Todos esses novos usos, impostos como verticalidades no território dos bairros da parte Sul, surgem como indicador de processo de expansão para Sul da área urbana de Santa Maria, introduzindo uma nova lógica territorial e demográfica na cidade, caracterizada historicamente pela expansão Leste-Oeste.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Azevedo Machado, Carlos José Azevedo, Vinicius Pacheco Machado e Ângela Mara Bento Ribeiro. "O Teatro Esperança no processo das políticas públicas para o patrimônio na cidade de Jaguarão - RS". RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 2, n. 1 (9 marzo 2016): 297. http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v2i1.117.

Testo completo
Abstract (sommario):
Na cidade de Jaguarão (Brasil) encontramos o terceiro mais antigo teatro do Estado do Rio Grande do Sul, o Teatro Esperança, que teve sua linha histórica atravessada por momentos de auge até chegar a um processo de depreciação e desuso. Não obstante, tornou-se um dos principais bens patrimoniais deste município, alimentado pelas políticas públicas para o patrimônio elencadas a partir da década de 1980, chegando, mais recentemente, ao processo de restauração. Nesse contexto, buscamos apresentar a relação deste processo de recuperação lenta e gradual do Teatro Esperança e o momento de aceleração desta recuperação com as políticas públicas apresentadas ao longo das últimas décadas até sua restauração. Para este intento nos utilizamos das análises das Políticas Públicas e do histórico do teatro, suscitadas pelos autores trabalhados e a documentação existente numa sequência de: descrição, análise e interpretação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Emygdio, Beatriz Marti, Mauro César Celaro Teixeira e Adão Acosta. "BRS 1002: nova cultivar de milho para o Sul do Brasil". Pesquisa Agropecuária Brasileira 43, n. 10 (ottobre 2008): 1437–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2008001000025.

Testo completo
Abstract (sommario):
O híbrido de milho BRS 1002 é um híbrido simples, de ciclo precoce, desenvolvido pela Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS. Apresenta excelente sanidade foliar associada à alta produtividade, ótima estabilidade de produção, porte médio, arquitetura ereta, resistência ao acamamento e quebramento, além de ótimo empalhamento. BRS 1002 é indicado para a época normal de semeadura nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Vieira, Paola, Josiel Dos Santos, Hélen Bernardo Pagani e Juliano Bitencourt Campos. "Levantamento preliminar de bens de interesse histórico cultural de municípios situados ao norte do lago Guaíba/RS". Revista Memorare 3, n. 3 (19 dicembre 2016): 202. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v3e32016202-226.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho apresenta um levantamento de bens culturais inseridos na área de implantação de um empreendimento linear entre os municípios de Eldorado do Sul, Charqueadas, Triunfo, Montenegro, Capela Santana, São Sebastião do Caí, Portão, Lindolfo Collor, Ivoti, Dois Irmãos, Sapiranga, Nova Hartz, Ararica, Parobé, Taquara, Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Capivari do Sul, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul e Gravataí, Rio Grande do Sul. Por meio das categorias de patrimônio material edificado e natural, retrata as diferentes manifestações culturais da região. Busca enfatizar a importância destes bens como evocadores de memória, evidenciando a necessidade de proteção. A metodologia de pesquisa conta com o testemunho oral da comunidade local e levantamento bibliográfico a fim de conceituar esta prática. Observou-se que os bens pertencentes ao cotidiano da sociedade são negligenciados, cedendo lugar aos bens de caráter sociopolítico. Desta forma, a educação patrimonial apresenta-se como mecanismo viável de promoção e manutenção do contato e relacionamento das comunidades com estes testemunhos históricos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Manfio, Vanessa, e Gilda Maria Cabral Benaduce. "A produção do espaço da pequena cidade de Nova Palma (RS), BrasilA produção do espaço da pequena cidade de Nova Palma (RS), Brasil". COLÓQUIO 16, n. 1 (30 dicembre 2018): 189–203. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v16i1.1206.

Testo completo
Abstract (sommario):
A cidade é um produto histórico da sociedade, formado pelos atores sociais e suas relações com a natureza. Assim, a produção depende da organização produtiva, dos fluxos e fixos, das sinergias, das relações e contradições, da materialização das formas e da cultura dominante no espaço. Pensar essa produção é fazer uma reflexão socioespacial ao longo do tempo, principalmente quando se aborda a pequena cidade, cujas interações e o modo de construção do urbano são mais complexos, requerendo um olhar geográfico apurado dos fatos e essências que alimentam o espaço. Dessa forma, este artigo tem como objetivo central discutir a respeito da produção do espaço urbano da pequena cidade de Nova Palma, no Rio Grande do Sul, a fim de contribuir com os estudos urbanos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Libânio, João Batista. "VIII Encontro Intereclesial das CEBs (Eventos no Evento)". Revista Eclesiástica Brasileira 52, n. 208 (31 dicembre 1992): 789–800. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v52i208.2841.

Testo completo
Abstract (sommario):
Santa Maria, RS, foi sede de verdadeiro “concílio popular” da Igreja viva das comunidades de base do dia 8 a 12 de setembro de 1992. Já é o VIII Encontro Intereclesial. Como um filete pequeno de água cristalina, esses encontros nasceram em Vitória, ES, em 1975. 17 anos depois presenciamos um Amazonas de vida, de festa, de alegria, de esperança. Cada encontro vem somando forças, marcando presença de sempre mais numerosas comunidades, revelando a face resistente e nova das CEBs. As crises se abatem sobre elas e elas ressurgem mais vigorosas, mais cristalinas, mais anunciadoras de futuro...
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Oliveira Barcelos, Bartholomeo, Ricardo Da Silva Barcelos, Janis Elisa Ruppenthal e Ana Mercedes Sarria Icaza. "ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS EMPREENDEDORES DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA – RS". Revista GESTO 1, n. 1 (15 dicembre 2013): 12. http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/2013.v1i1.1268.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p><strong></strong>O estudo objetiva analisar as características e as percepções dos empreendedores participantes de atividades de economia solidária no município de Santa Maria-RS. Metodologicamente o estudo é de natureza qualitativa de abordagem exploratória e descritiva, fazendo uso de procedimentos quantitativos para o tratamento dos dados, e utilizou-se do questionário como técnica de coleta de dados. Os resultados do estudo permitiram traçar um perfil dos empreendimentos econômicos solidários, participantes do Projeto Esperança/Cooesperança, considerado referência na região central do Rio Grande do Sul (RS) devido às ações desenvolvidas. Identificou-se também que o município dispõe de um ambiente propício para o desenvolvimento da economia solidária, afirmativa que fica evidente, visto que 79,41% dos pesquisados apresentaram uma percepção positiva das condições oferecidas pelo município, sendo reforçado ainda mais pela realização de eventos de referência como a FEICOOP e a Feira EcoSol.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Griebeler, Sabrina Raquel, Mateus Pereira Gonzatto, Walkyria Bueno Scivittaro, Roberto Pedroso de Oliveira e Sergio Francisco Schwarz. "Diagnóstico nutricional de pomares de laranjeiras da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul". Pesquisa Agropecuária Gaúcha 26, n. 1 (14 giugno 2020): 114–30. http://dx.doi.org/10.36812/pag.2020261114-130.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (RS) vem se destacando pela diversificação produtiva e pelo desenvolvimento do setor frutícola. A adequada nutrição dos pomares é um dos fatores essenciais para garantir o sucesso da atividade nessa nova região produtora. Devido à escassez de dados referentes à citricultura da região da Fronteira Oeste do RS, objetivou-se, neste trabalho, avaliar o estado nutricional de laranjeiras ‘Lane late’, ‘Navelina’, ‘Salustiana’, ‘Valência’, ‘Valência Midknight’ e ‘Valência Delta Seedless’ enxertadas sob Poncirus trifoliata nas condições edafoclimáticas da região. Os pomares em que se realizaram as amostragens foram constituídos por plantas adultas. Os pomares de laranjeiras da Fronteira Oeste do RS apresentam, de forma geral, deficiência foliar em N, Ca, Mn e Zn, apresentando, ainda, excesso foliar de Cu e P, indicando necessidade de adequação do manejo do solo e da adubação, visando o aumento no conteúdo de matéria-orgânica do solo, o parcelamento da adubação nitrogenada e o aprimoramento da adubação com Mn e Zn.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Konrad, Ana Christina, Bruno Buttenbender, Marcele Scapin Rogerio, Anna Ariane Araújo de Lavor, Jairo Afonso Henkes, Ivete De Fátima Rossato, Antonio Carlos Alves da Silva, Mariana Emídio Oliveira Ribeiro e Luciana Turatti. "GESTÃO HÍDRICA E CIDADANIA: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL/RS". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, n. 1 (20 aprile 2020): 273. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020273-294.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este relato de caso tem como objetivo fazer uma análise de novas perspectivas no que se refere a gestão hídrica do município de Caxias do Sul/RS. Para tanto, realizou-se uma conexão entre a gestão e a cidadania, uma maneira inovadora de gerenciar recursos hídricos. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada por meio de método dedutivo e de procedimento técnico bibliográfico e documental. O estudo visa firmar pressupostos teóricos relativos a gestão hídrica e cidadania, para apresentar uma nova perspectiva ao município, partindo para uma nova concepção de gestão hídrica compartilhada. Dessa forma, as reflexões partem de um resgate evolutivo acerca da administração dos recursos hídricos de Caxias do Sul/RS. Em seguida, realiza-se uma compreensão de novas perspectivas entre gestão hídrica e cidadania. A partir desses entendimentos, conclui-se que é necessária uma interação e uma colaboração entre a gestão pública e os cidadãos, para que possam ser aliviados os passivos no ambiente. Tão importante no contexto estudado quanto à gestão dos recursos hídricos, é o uso adequado da água por parte da sociedade, que pode assim, reafirmar seu direito e seu dever, na forma de sua cidadania.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Manfio, Vanessa. "VINHO E CULTURA ITALIANA: ASPECTOS PRESENTES NA PAISAGEM RURAL DE NOVA PALMA, RS / BRASIL WINE AND ITALIAN CULTURE: ASPECTS OF GIFTS IN RURAL LANDSCAPE OF NOVA PALMA, RS, BRAZIL". Geographia Meridionalis 2, n. 2 (29 dicembre 2016): 234. http://dx.doi.org/10.15210/gm.v2i2.8933.

Testo completo
Abstract (sommario):
O vinho é um elemento importante da cultura italiana, pois permite a associação da identidade e memória coletiva, resultando em paisagens repletas de nostalgia e materialidade. No Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, a colonização italiana contribuiu para o aparecimento de várias paisagens vitícolas, já que o vinho é um elemento identitário deste povo. Dessa forma, este artigo apresenta uma reflexão sobre a cultura italiana e a paisagem vitícola presentes no espaço rural de Nova Palma, objetivando analisar o vinho como elemento da paisagem e da cultura italiana do povo deste espaço, através da abordagem da pesquisa qualitativa com realização de entrevistas semi-estruturas e revisão de literatura. Pretendendo assim, contribuir para as discussões sobre a cultura italiana, paisagem e o vinho. Os elementos ligados ao universo do vinho estão presentes na paisagem rural de Nova Palma - RS, cuja tradição e sentimento de pertencimento a cultura italiana são fortemente visíveis nos moradores do local através das formas espaciais, valores e hábitos. Neste município os vinhedos centenários, herança da colonização italiana, dividem espaços com novos cultivos de videira e com a fabricação artesanal do vinho.Abstract:Wine is an important part of Italian culture, because it allows the combination of identity and collective memory, resulting in landscapes full of nostalgia and materiality. In Brazil, especially in Rio Grande do Sul, the Italian colonization contributed to the emergence of several wine-growing landscapes, since wine is an identity element of this people. Thus, this article presents a reflection on Italian culture and wine landscape present in the rural areas of Nova Palma, aiming to analyze the wine as landscape element and the Italian culture of the people of this area, through the qualitative research approach to conducting semi-structures interviews and literature review. Intending thus contribute to the discussions about the Italian culture, landscape and wine. The elements connected to the wine universe are present in the countryside of Nova Palma- RS, whose tradition and feeling of belonging to Italian culture are highly visible in the local residents through the spatial forms, values and habits. In this municipality the Centennial Vineyards, heritage of Italian colonization, share space with new vine crops and the artisanal manufacture of wine.Keywords: Italian colonization; Rural areas; Identity.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Rocha, Andrei Fernandes da, Anelise Breier, Bianca de Souza, Camila Neves de Almeida, Caroline Mello dos Santos, Claudia Cristina Rohloff, Estela Lopes Scariot et al. "Sobre a Residência Integrada em Saúde com ênfase em Vigilância em Saúde". Ciência & Saúde Coletiva 22, n. 10 (ottobre 2017): 3467–72. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172210.18102017.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo A atuação dos profissionais na Vigilância em Saúde, considerando as quatro áreas que a compõe (ambiental, epidemiológica, sanitária e de saúde do trabalhador), requer um amplo e complexo conjunto de saberes oriundos de muitos setores do conhecimento, inclusive daqueles que não são classificados como da área da saúde. Considerando a necessidade de preparar profissionais para atuarem na Vigilância em Saúde no SUS, integrando as quatro áreas do conhecimento, a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS) e as vigilâncias do município de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul criaram uma nova ênfase na tradicional residência da ESP/RS. O trabalho aqui apresentado, usando o método descritivo de relato de experiência, fala das atividades dos residentes no percurso formativo do primeiro ano da quarta turma desta experiência de ensino em serviço e faz um balanço dos resultados de seus primeiros anos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Oliveira, Augusto Neftali Corte de. "Os Sistemas Partidários do Rio Grande do Sul: do Império à Nova República". Revista Brasileira de Ciência Política, n. 25 (gennaio 2018): 87–132. http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220182503.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo: Esse artigo apresenta a trajetória do sistema partidário gaúcho, de seus antecedentes na primeira metade do século XIX aos dias atuais. Reconstruindo conexões que ultrapassaram as grandes crises políticas e as transformações institucionais que marcaram 180 anos de história, mostra como os antigos partidos se fizeram presentes nos novos. Identifica as características centrais das diferentes configurações dos mercados políticos gaúchos, explorando a presença de competitividade entre as agremiações e os limites a ela impostos. Neste esforço são utilizadas fontes secundárias (pesquisas históricas) e dados estatísticos referentes às eleições e à composição do parlamento gaúcho. Na República (pós-1889) são contados seis sistemas partidários com características especiais no RS. Assim, o artigo apresenta um amplo panorama dos sistemas partidários que atravessaram a história do Rio Grade do Sul e ajuda a pensar o momento político atual.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Areosa, Silvia Virginia Coutinho, Cristiane Redin Freitas, Melissa Lampert e Cláudia Tirelli. "ENVELHECIMENTO ATIVO: UM PANORAMA DO INGRESSO DE IDOSOS NA UNIVERSIDADE". Reflexão e Ação 24, n. 3 (7 dicembre 2016): 212. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v24i3.8407.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo toma como base o contexto social presente na atualidade que destaca o envelhecimento populacional e a longevidade como desafios para a sociedade. Deste modo, seu objetivo principal é apresentar dados sobre a inserção de idosos em cursos de graduação na Universidade de Santa Cruz do Sul/RS. O aumento de idosos em cursos superiores mostra uma nova faceta do envelhecimento, marcando a possibilidade de um envelhecimento satisfatório com qualidade de vida. Para tanto, apresentam-se dados comparativos da inserção de idosos em cursos de graduação nos anos de 2004 e 2015. A ampliação da proporção de pessoas idosas em idade ativa que busca por uma nova formação, pode representar além da ocupação do tempo livre, a inserção no mercado de trabalho e uma nova perspectiva para esta fase da vida.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Flores, Ricardo Antunes, Miguel Dall'Agnol, Carlos Nabinger e Daniel Portella Montardo. "Produção de forragem de populações de azevém anual no estado do Rio Grande do Sul". Revista Brasileira de Zootecnia 37, n. 7 (luglio 2008): 1168–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008000700005.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar a produção e a distribuição estacional de populações locais de azevém em comparação ao cultivar comercial Comum-RS. Foram realizados em 2004 dois experimentos em duas regiões diferentes do Rio Grande do Sul: Eldorado do Sul (EEA) e Veranópolis (EEV). A produção de forragem foi avaliada em sete populações de azevém anual, um cultivar uruguaio (LE-284), um da Nova Zelândia (Eclipse) e o cultivar Comum-RS, totalizando dez tratamentos. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Foram realizados vários cortes, seguidos da separação morfológica e secagem visando à avaliação dos teores de matéria seca de folhas e de matéria seca total. A produção de azevém variou significativamente entre as populações avaliadas, indicando a existência de uma grande variação dentro da espécie, sobretudo quanto à distribuição da produção de forragem ao longo do ciclo de crescimento. Em ambos os locais, constatou-se a existência de populações com rendimento superior aos dos cultivares comerciais avaliados, especialmente o Comum-RS, indicando possibilidade de obtenção de novos cultivares a partir das populações localmente adaptadas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Simonetto, Giovanni. "Memórias sobre a abertura do carisma Escalabriniano". TRAVESSIA - revista do migrante, n. 52 (17 agosto 2005): 41–49. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i52.705.

Testo completo
Abstract (sommario):
Pe. Giovanni Simonetto nasceu em 1920, em Rosà (Vicenza), Itália. Entrou no Instituto Escalabriniano em 1933, em Bassano Del Grappa. Estudou em outros seminários da Congregação na Itália e se ordenou sacerdote em 1945, dois meses após o fim da Segunda Guerra Mundial. Em 1946, chegou ao Brasil, indo trabalhar inicialmente em Serafina Correa/RS, como coadjutor do Pe. Luís Pedrazzani. Em 1948, foi enviado como pároco a Campos Novos (Santa Catarina). Em 1952, foi nomeado Superior da Província São Pedro (Rio Grande do Sul). Em 1958, foi pároco de Guaporé (RS) por alguns meses, de onde foi destinado a abrir a sede missionária para os imigrantes italianos em Caracas (Venezuela), e uns anos depois foi nomeado Delegado da Direção Geral. De 1970 a 1974 foi Conselheiro Geral, em Roma, e de 1974 a 1980, Superior Geral da Congregação. De 1980 a 1986, trabalhou novamente na sede missionária de Caracas. Em 1986, retorna ao Rio Grande do Sul, e no ano seguinte é nomeado pároco de Serafina Correa, onde permanece até 1995. Logo após, trabalha como coadjutor em Nova Bassano (RS) e, desde 1998 está como coadjutor em Serafina Correa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Oliveira, Romulo André Alegretti de, Lisiane Vieira Maciel Schuck e Lavínia Almeida Cruz. "O USO DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA PARA FINS TERAPÊUTICOS, A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO". Justiça & Sociedade - Revista do Curso de Direito do IPA 2, n. 1 (19 agosto 2018): 75. http://dx.doi.org/10.15602/2525-3883/rjs.v2n1p75-99.

Testo completo
Abstract (sommario):
No presente ensaio tem-se como foco principal a análisede demanda judicial, dando conta de uma ação ordinária pararealização de procedimentos hospitalares interposta perante acomarca de Nova Prata-RS, em desfavor do Município de VistaAlegre do Prata-RS e do Estado do Rio Grande do Sul. A autorada referida ação, uma criança que nasceu com uma doença hereditáriacongênita, com oito anos de idade quando da distribuiçãodo feito, pleiteou a interferência do Estado objetivando obrigaro Poder Público a custear técnicas de reprodução assistida deforma terapêutica, a fim de que sua genitora pudesse vir a gerarnão só um irmão, mas também um doador totalmente compatívelcom sua medula óssea. Diante disso, buscou-se perquirir sobreos desdobramentos médicos, bioéticos e jurídicos resultantesdessa demanda judicial.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Weimann, Caroline, Jorge Antonio de Farias e Gilmar Deponti. "Viabilidade econômica do componente arbóreo de sistema agrossilvipastoril comparado ao de plantio florestal na pequena propriedade rural". Pesquisa Florestal Brasileira 37, n. 92 (29 dicembre 2017): 429–36. http://dx.doi.org/10.4336/2017.pfb.37.92.1147.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho objetivou comparar a viabilidade econômica do componente florestal na pequena propriedade rural, como sistema agrossilvipastoril ou como plantio convencional, no Município de Esperança do Sul, RS. O sistema agrossilvipastoril foi implantado com eucalipto, e o plantio florestal com eucalipto e acácia-negra. Foram utilizados apenas os dados do componente florestal, sendo obtidos por inventário florestal. Os indicadores selecionados para a análise econômico-financeira foram: valor presente líquido (VPL), valor anual equivalente (VAE), taxa interna de retorno (TIR), razão benefício/custo (B/C) e custo médio de produção (CMPr). A taxa de desconto utilizada foi de 7,5% ano-1. Os dois sistemas de produção foram considerados economicamente viáveis para a rotação de 10 e 15 anos, sendo que a rotação mais longa apresentou maior retorno financeiro. O sistema agrossilvipastoril foi considerado viável, mantendo-se positivo mesmo com taxas de juros mais elevadas. Apesar de o plantio florestal apresentar maior retorno econômico, o sistema agrossilvipastoril apresentou mais vantagens ambientais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

ZATTI, Bruna, Daniel Hank MIRI, Cassiane CHAIS, Juliana MATTE, Paula Patrícia GANZER e Pelayo Munhoz OLEA. "Consumo infantil: o processo de decisão de compra dos pais". Revista Eletrônica Científica da UERGS 4, n. 5 (30 dicembre 2018): 685–704. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.45.685-704.

Testo completo
Abstract (sommario):
Devido às mudanças ocorridas na configuração das famílias, tais como aumento das separações dos pais, ambos trabalharem fora, e resultando em novos comportamentos de consumo, a criança passou a influenciar o ato de compra. Dessa forma, as crianças ganharam participação no planejamento familiar, com opiniões à respeito das escolhas dos pais. A partir dessa nova configuração das famílias e essa influência causada pela ação das crianças no ato de compra dos pais essa pesquisa teve como objetivo investigar a influência do consumo infantil no processo de decisão de compra dos pais do município de Caxias do Sul - RS. A metodologia da pesquisa envolve a abordagem quantitativa com técnica descritiva e análise estatística dos dados. Por meio desta pesquisa, foi aplicado um questionário a uma amostra de 150 pais de crianças entre seis e doze anos ao saírem das compras em supermercados na cidade de Caxias do Sul - RS. A análise dos resultados demonstrou que o consumidor infantil exerce moderada influência no processo de decisão dos pais nos supermercados e que a opinião das crianças é frequentemente aceita na hora da compra por vontade dos pais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Cadoná, Marco Andre, Cláudia Tirelli e Sílvia Virgínia Coutinho Areosa. "Políticas habitacionais, segregação residencial e desigualdade no acesso às políticas públicas: uma análise a partir do acesso a serviços públicos de saúde / Housing policies, residential segregation and inequality in access to public policies: an analysis based on access to public health services". Redes 22, n. 1 (31 dicembre 2016): 326. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v22i1.8518.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo O artigo apresenta uma análise sobre a repercussão das políticas de habitação social e de direito à moradia, desenvolvidas pelo governo brasileiro a partir de 2009, sobre a dinâmica de reprodução social de populações pobres. Tomando como referência empírica um projeto habitacional do “Programa Minha Casa, Minha Vida”, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), o estudo utiliza as categorias de “nova pobreza” e de “segregação residencial” como referências teóricas para avaliar como esses programas afetam as redes de sociabilidade das populações pobres, (re) definindo o seu acesso a bens e serviços públicos, em especial serviços de saúde. Abstract The article presents an analysis of the impact of social housing policies and the right to housing, developed by the Brazilian government from 2009, on the dynamics of social reproduction of poor. Taking as empirical reference a housing project of the "My Home, My Life Program", in the city of Santa Cruz do Sul (RS), the study uses the categories of "new poverty" and "residential segregation" as theoretical references to assess how these programs affect the social networks of the poor, (re) defining the access to public goods and services, especially health services.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Drey, Vinicius, e Telmo Marcon. "MAÇONARIA E EDUCAÇÃO ANGLICANA NO RIO GRANDE DO SUL". Poíesis Pedagógica 12, n. 2 (29 marzo 2016): 5. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v12i2.33662.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo, sobre os entremeios que influenciam a história da educação brasileira, apresenta a articulação entre a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e a Maçonaria, através de uma análise sobre a fundação e os primeiros anos de existência do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco de Erechim/RS, no início do século XX. O objetivo principal é analisar a imbricação entre essas duas importantes e seculares instituições que se unem em Erechim, através da escola Barão, para oferecer uma opção de ensino que se contrapunha ao ensino das instituições de orientação católica. Para isso, analisar-se-á a forte imbricação entre o clero anglicano, mantenedores da escola Barão do Rio Branco e seus discursos e ações frente ao desejo de transformações na sociedade do início do século passado. Verificar-se-á também que as ações pedagógicas da instituição foram pensadas para ofertar o ensino em classes mistas, com atividades físicas regulares (práticas inovadoras para o município e região), iluminadas pela intenção de propor uma alternativa de ensino que compactuasse com os preceitos maçônicos e anglicanos de construção de uma nova sociedade brasileira.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Kormann, Tanice Cristina, e Luís Eduardo de Souza Robaina. "Parâmetros geomorfométricos para análise da suscetibilidade a movimentos de massa na área urbana de Blumenau, Santa Catarina". Geografia Ensino & Pesquisa 23 (10 febbraio 2020): 42. http://dx.doi.org/10.5902/2236499437708.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta de caracterização do relevo da área urbana de Blumenau a partir da determinação da forma das vertentes utilizando os parâmetros geomorfométricos de declividade, plano e perfil de curvatura a fim de indicar a suscetibilidade a movimentos de massa. O município está situado na porção nordeste do estado de Santa Catarina, região sul do Brasil. A análise parte do cruzamento de dados geoespaciais relativos aos atributos topográficos utilizando procedimentos automatizados em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). A ocorrência histórica de eventos causadores de danos foi determinada a partir de dados da defesa civil municipal. A compartimentação geomorfométrica permitiu identificar oito unidades de relevo, sendo a Unidade VIII a que combina as condições de maior suscetibilidade à ocorrência de movimentos de massa: declividade superior a 30%, perfil côncavo e plano convergente. Os bairros que apresentam maior frequência de ocorrência da Unidade VIII são: Da Glória, Velha Grande, Ribeirão Fresco, Nova Esperança e Bom Retiro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Mezzomo, Wellington, Marcia Xavier Peiter, Adroaldo Dias Robaina, Jardel Henrique Kirchner, Rogerio Ricalde Torres e Bruna Dalcin Pimenta. "PRODUÇÃO FORRAGEIRA E EFICIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DO CAPIM SUDÃO SUBMETIDO A DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO1". IRRIGA 25, n. 1 (19 marzo 2020): 143–59. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2020v25n1p143-159.

Testo completo
Abstract (sommario):
PRODUÇÃO FORRAGEIRA E EFICIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DO CAPIM SUDÃO SUBMETIDO A DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO1 WELLINGTON MEZZOMO2; MARCIA XAVIER PEITER3; ADROALDO DIAS ROBAINA4; JARDEL HENRIQUE KIRCHNER5; ROGÉRIO RICALDE TORRES6 e BRUNA DALCIN PIMENTA7 1 Trabalho retirado da tese intitulada: “Viabilidade técnica e econômica da produção de forragem do capim sudão irrigado por aspersão convencional”, do autor Wellington Mezzomo2 2 Eng. Agrônomo, Mestre, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, UFSM, Avenida Roraima, nº 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil, CEP: 97195-000, wellingtonmezzomo@gmail.com. 3 Eng. Agrônoma, Doutora, Professora Associada do Departamento de Engenharia Rural, UFSM, Avenida Roraima, nº 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil, CEP: 97195-000, mpeiter@gmail.com. 4 Eng. Agrônomo, Doutor, Professor Titular do Departamento de Engenharia Rural, UFSM, Avenida Roraima, nº 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil, CEP: 97195-000, diasrobaina@gmail.com. 5 Eng. Agrônomo, Doutor, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rua Nelsi Ribas Fritsch, nº 1111, bairro Esperança, Ibirubá, RS, Brasil, CEP: 98200-000, jardel.kirchner@ibiruba.ifrs.edu.br 6 Eng. Agrônomo, Doutor, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rua Eng. João Viterbo de Oliveira, nº 3061, Zona Rural, Vacaria, RS, Brasil, CEP: 95219-899, rogerio.torres@vacaria.ifrs.edu.br. 7 Eng. Agrônoma, Mestre, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rua Nelsi Ribas Fritsch, nº 1111, bairro Esperança, Ibirubá, RS, Brasil, CEP: 98200-000, bruna.pimenta@ibiruba.ifrs.edu.br. 1 RESUMO As pastagens cultivadas são a forma mais prática e viável economicamente para alimentação bovina, entretanto, na região sul do Brasil no período de primavera-verão a qualidade e a disponibilidade forrageira decaem em razão da irregularidade pluvial, fazendo-se necessária a utilização da irrigação. O capim Sudão (Sorghum sudanense (Piper) Stapf), cultivar BRS Estribo vem se destacando em relação as demais gramíneas de verão, porém o suprimento hídrico ótimo ainda é desconhecido, pois as pesquisas divergem sobre os resultados. O objetivo, foi avaliar a produtividade do capim Sudão sob diferentes lâminas e determinar a eficiência na utilização da água em dois anos de cultivo (2015/2016 e 2016/2017). Os experimentos foram conduzidos na Universidade Federal de Santa Maria, baixo o delineamento experimental em blocos ao acaso com cinco lâminas de água, 25, 50, 75, 100 e 125% da evapotranspiração de referência (ETo) e tratamento testemunha sem irrigação, todos com quatro repetições. Houve diferença estatisticamente significativa para os distintos tratamentos, sendo determinado a máxima eficiência técnica para produção de massa seca e eficiência de utilização da água, no Ano 1 as lâminas de água foram 103,1% e 73,6% da ETo respectivamente e no Ano 2 foram as lâminas com 120,8% e 95,6% da ETo. Keywords: evapotranspiração de referência, massa seca, BRS Estribo. MEZZOMO, W.; PEITER, M. X.; ROBAINA, A. D.; KIRCHNER, J. H.; TORRES, R. R.; PIMENTA, B. D. FORAGE PRODUCTION AND EFFICIENCY IN THE UTILIZATION OF WATER IN SUDAN GRASS SUBMITTED TO DIFFERENT IRRIGATION DEPTHS 2 ABSTRACT Cultivated pastures are the most practical and economically viable way to feed cattle, however, in southern Brazil, during spring-summer, forage quality and availability decline due to rainfall irregularity, irrigation is required. Sudan grass (Sorghum sudanense (Piper) Stapf), cultivar BRS Estribo has been outstanding in relation to the other summer grasses, however the optimal water supply is still unknown, as research diverges about the results. The objective was to evaluate the yield of Sudan grass under different depths and to determine the efficiency in the utilization of water, in two years of cultivation (2015/2016 and 2016/2017). The experiments were conducted at the Federal University of Santa Maria, under a randomized block design with five water depths, 25, 50, 75, 100 and 125% of reference evapotranspiration and control treatment without irrigation, all with four repetitions. There was a statistically significant difference for the different treatments, being determined the maximum efficiency technique for dry mass production and efficiency in the utilization of water, in Year 1 the water depths were 103.1% and 73.6% of ETo respectively, and in Year 2 depths were 120.8% and 95.6% of ETo. Keywords: reference evapotranspiration, dry mass, BRS Estribo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Arbos, Kettelin A., Iara M. de Araújo, Larissa de O. F. Borba, Luana G. F. de O. de Melo e Mariza F. de S. Soares. "QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO LOTEAMENTO NOVA ESPERANÇA: LITORAL SUL DA PARAÍBA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE PÚBLICA". Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança 15, n. 2 (2017): 50–56. http://dx.doi.org/10.17695/issn.2317-7160.v15n2a2017p50-56.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Leal, Laura Da Silveira, Andressa Rocha Lhamby e Victor Paulo Kloeckner Pires. "COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ECOLÓGICOS: UM COMPARATIVO ENTRE DUAS CIDADES DA REGIÃO FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL". Ciência e Natura 38, n. 2 (31 maggio 2016): 941. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x21901.

Testo completo
Abstract (sommario):
To meet human needs and desires is necessary to work with markets and carry trade, this is called Marketing. Due to environmental problems such as global warming, nature degradation, resource scarcity, among others, a new concept in marketing, Environmental Marketing, which meets the needs and human desires, but search does not harm the natural environment, and yet achieves the objectives of the companies. In this context, through questionnaires on customers and employees of COTRISEL supermarkets in Vila Nova do Sul / RS and Big Max of São Gabriel / RS, aimed to analyze and compare the behavior of consumers and employees themselves forward to spending habits and influencers elements of buying behavior, define marketing and its components, analyzing the contexts in which markets are segmented, defining the target audience, identifying and describing the variables involved in the decision-making purchase process, but it was concluded that the primary responsibility for If work environmental education of employees and customers of supermarkets and subsequently develop Environmental Marketing strategies.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

CASTELACI, Larissa, Helena ZORASKI, Marilene FIAMETTI, Ramison SANTOS, Maria Luísa de Oliveira GREGOLETTO e Cleber CREMONESE. "PREVALÊNCIA DE ANEMIA, PERFIL COMPORTAMENTAL E ASPECTOS NUTRICIONAIS EM IDOSOS RESIDENTES DE CIDADE DE PEQUENO PORTE DO SUL DO BRASIL." Acta Biomédica Brasiliensia 7, n. 2 (23 dicembre 2016): 87. http://dx.doi.org/10.18571/acbm.113.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>A diminuição da capacidade fisiológica e o declínio funcional dos órgãos, associados ao aumento da expectativa de vida, tornam os idosos mais propensos ao desenvolvimento de doenças. A anemia é uma patologia comum nos idosos, associada a várias condições crônicas, com sintomas que podem ser confundidos pela própria idade. Com o objetivo de avaliar a prevalência de anemia e identificar fatores associados em idosos residentes no município de Nova Roma do Sul- RS, foi realizado um estudo transversal. A coleta de dados ocorreu entre março e agosto de 2016, através de visitas domiciliares para aplicação de questionários, que identificaram informações demográficas, comportamentais e alimentares. Foram mensuradas medidas antropométricas e amostras de sangue, para exames bioquímicos. Presença de anemia foi identificada a partir da concentração sanguínea de hemoglobina, seguindo os valores de referência estabelecidos pela OMS (&lt;12g/dL mulheres, &lt;13g/dL homens). Foram avaliados 294 idosos, onde a prevalência geral de anemia foi de 4,4%. Quando associados, os resultados com maior prevalência do desfecho foram: idade avançada (12,5%), não ter filhos (11,1%), dormir 9 horas ou mais (7,4%), diagnóstico de diabetes mellitus (13,0%) e hipertensão arterial (7,4%), e o consumo elevado de alimentos gordurosos (9,0%). A regressão logística ajustada foi significativa para diagnóstico de diabetes mellitus e consumo elevado de alimentos gordurosos, apresentando respectivamente <em>odds ratio</em> de 7,97 (p=0,004) e 4,01 (p=0,043). A prevalência de anemia em idosos residentes de Nova Roma do Sul- RS foi baixa, no entanto, assim como outras doenças que acometem esta população, merece atenção clínica e tratamento adequado.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Luchese, Terciane Ângela, e Cassiane Curtarelli Fernandes. "Os momentos de formação docente no interior do grupo escolar Farroupilha/RS (1944-1949)". Revista HISTEDBR On-line 19 (31 luglio 2019): e019040. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654706.

Testo completo
Abstract (sommario):
O texto resulta de uma pesquisa que buscou compreender o processo histórico educacional do Grupo Escolar Farroupilha, entre os anos de 1927 a 1949, dando ênfase ao estudo dos sujeitos e das práticas escolares produzidas em seu cotidiano. Assim, o objetivo deste artigo é conhecer e compreender os momentos de formação docente, ocorridos no interior dessa instituição, durante a década de 40 do século XX. Entre as fontes consultadas estão documentos produzidos pela própria instituição, preservados no arquivo do Colégio Estadual Farroupilha (Farroupilha/RS), analisados à luz da História Cultural. Os resultados apontam para a importância desses momentos destinados a formação em serviço, uma vez que contribuíram para o aprendizado e para a discussão de novas ideias com base nos princípios, finalidades, ideais, práticas e métodos fundamentados pelas concepções da Escola Nova que orientaram a reforma educacional no Rio Grande do Sul e o trabalho desenvolvido pelo CPOE/RS.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Belmonte da Silva, Rodrigo, e Mateus Lopes De Freitas. "CAPACIDADE DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA COUREIRO-CALÇADISTA DO CENTRO DO RIO GRANDE DO SUL - BRASIL". Revista GESTO 6, n. 1 (4 luglio 2018): 59. http://dx.doi.org/10.31512/rg.v6i1.2608.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p><span style="font-family: Times New Roman; font-size: medium;">O estudo objetiva diagnosticar a capacidade de inovação de empresas que compõe uma Rede Organizacional Industrial, do ramo coureiro-calçadista, na região central do Rio Grande do Sul. Assim, este caso, de caráter exploratório-descritivo, investigou sete fábricas existentes no município de Nova Esperança do Sul. Quanto à natureza, esta pesquisa caracterizou-se como <em>quali-quantitativa,</em> no que concerne ao procedimento de coleta de dados, destaca-se que esse foi obtido através de uma entrevista estruturada em profundidade, com a presidente da Rede, e proprietários das empresas. Realizou-se, ainda, uma análise quantitativa do potencial de inovação, considerando as perspectivas de estratégia enquadradas no método Octógono da Inovação, o que acaba por definir a metodologia do trabalho. Por fim, os resultados demonstraram que as firmas se classificam, quanto ao porte, como microempresas, basicamente sem nenhum investimento em projetos de inovação. Constatou-se baixa capacidade para inovar, no entanto, todos os entrevistados mencionaram a intenção em inovar. Nesse sentido, desenvolveu-se, à luz da Teoria Evolucionária da Mudança Econômica, de Nelson e Winter (1982), uma modelagem a fim de melhorar o desempenho inovador das empresas. Salienta-se que o método possui relevante contribuição teórica aplicada, pois, mediante validação, poderá ser realizado em outros contextos empresariais. </span></p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

(UFPel), Arielson Teixeira do Carmo. "Etnografando um grupo religioso inclusivo: reflexões metodológicas e o ser afetado". Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB 16, n. 2 (30 dicembre 2019): 461–93. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.47511.

Testo completo
Abstract (sommario):
No período de 25 de maio de 2017 a 11 de novembro de 2018 realizei uma pesquisa de cunho etnográfica junto a um grupo religioso destinado ao público LGBT na cidade de Pelotas, RS – conhecido como Comunidade Cristã Nova Esperança Internacional (CCNEI). A CCNEI, com sede oficial localizada no Estado de São Paulo é uma instituição religiosa que se autodenomina inclusiva fundada em 8 de agosto de 2004 e tem como principal proposta a aceitação da diversidade sexual (principalmente de pessoas LGBTs) em seus espaços de culto ao sagrado. Dessa maneira, meu principal objetivo com esse artigo é discutir sobre o método de investigação adotado, que além da etnografia, contou com observação participante e entrevistas semiestruturadas. Revelo ainda ao leitor minhas percepções, experiências, emoções vividas em campo e as formas de como fui afetado durante a realização da pesquisa. Trazer essas discussões permitirá que o leitor perceba as eventuais sensações e impressões pelas quais passam o pesquisador no desenvolvimento de uma pesquisa sociológica de cunho etnográfica e sua importância para revelar problemas microsociais específicos, relações de interações e particularidades de grupos e pessoas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Nascimento, André R. Terra, Solon Jonas Longhi e Doádi Antônio Brena. "Estrutura e padrões de distribuição espacial de espécies arbóreas em uma amostra de Floresta Ombrófila Mista em Nova Prata, RS." Ciência Florestal 11, n. 1 (30 marzo 2001): 105. http://dx.doi.org/10.5902/19805098499.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo objetiva descrever a estrutura da vegetação e os padrões de distribuição espacial das espécies arbóreas e arvoretas de uma amostra de um hectare de Floresta Ombrófila Mista, localizada no município de Nova Prata, estado do Rio Grande do Sul. Utilizando o método de área fixa, foram instaladas vinte unidades amostrais de 10 x 50 m (500 m²), perfazendo uma amostra de 100 x 100 m (10000 m2) e mensurados todos os indivíduos com DAP ³ 9,6 cm (30 cm de circunferência), que compõem o dossel da floresta. A amostra de vegetação estudada apresentou uma diversidade mediana de espécies arbóreas e arvoretas (55 espécies com DAP ³ 9,6 cm) e uma elevada densidade de indivíduos por hectare (848 ind./hectare), similares aos encontrados em florestas secundárias, no domínio da Floresta Ombrófila Mista. A vegetação, na amostra, apresentou-se com maior proporção de espécies com distribuição agregada ou com tendência à agregação (46,7 %), revelando que as maiores populações arbóreas formam pequenas manchas ou agrupamentos na vegetação, com maiores valores obtidos para a Razão Variância/Média. Este estudo, mesmo se tratando de uma análise em pequena escala espacial (10000 m²), destaca a densidade e a distribuição das espécies arbóreas a arbustivas em um trecho de floresta que sofreu exploração comercial, fragmentos importantes das florestas atuais do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Franken Corrêa, Josiane Gisela, e Vera Lúcia Bertoni dos Santos. "PROFESSORAS DE DANÇA NA ESCOLA PÚBLICA DO RS: a apropriação docente como modo de invenção e de resistência". IAÇÁ: Artes da Cena 3, n. 1 (19 gennaio 2020): 13. http://dx.doi.org/10.18468/iaca.2020v3n1.p13-24.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>O texto discorre sobre o início de carreira na profissão docente em Dança, tendo como foco as narrativas de cinco professoras de Dança atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. A partir de análise narrativa e discussão teórica, considera que a apropriação da professora de Dança ao contexto escolar envolve, entre outros aspectos, a preparação prévia para atuar nesse ambiente de trabalho; a recepção da comunidade escolar à nova integrante; as condições psicoemocionais da profissional; a habilidade para transformar saberes adquiridos em novos saberes; e o tempo de trabalho, que provoca a definição e a assunção de características profissionais, tais como, a perícia na resolução de conflitos típicos de sala de aula e o estabelecimento de uma relação de confiança com a escola e seus agentes.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama, Jonas Cardona Venturini, Silmara Fagan e Lucas Veiga Ávila. "Gestão de pessoas e sustentabilidade em uma cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul, Brasil". Revista Brasileira de Administração Científica 4, n. 1 (14 agosto 2013): 171–89. http://dx.doi.org/10.6008/ess2179-684x.2013.001.0011.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo apresenta um entrelaçamento teórico-empírico entre a gestão estratégica de pessoas, a diversidade e a sustentabilidade, visualizado pela percepção do clima organizacional e do estilo de comprometimento dos colaboradores da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (CAMNPAL)/RS. A pesquisa foi caracterizada como exploratória e descritiva, com análise quantitativa. Participaram da pesquisa 158 colaboradores da Cooperativa e os dados foram coletados diretamente no ambiente de trabalho por meio de um questionário estruturado. Os resultados evidenciaram que existe um nível de satisfação e comprometimento relativamente alto dos entrevistados com a organização sendo predominante o estilo de comprometimento normativo, seguido pelo afetivo. A diversidade de percepção quanto ao clima e ao comprometimento se verificou mais intensamente nos agrupamentos por gênero e renda e, no que tange ao entrelaçamento entre a Gestão Estratégica de Pessoas, a diversidade e a sustentabilidade, foi possível depreender que as estratégias organizacionais precisam se voltar para um melhor preparo das lideranças quanto à visão estratégica e sustentável.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Kirchner, Jardel Henrique, Adroaldo Dias Robaina, Marcia Xavier Peiter, Rogério Ricalde Torres, Wellington Mezzomo e Ricardo Benetti Rosso. "ALTURA DE PLANTAS E DIÂMETRO DE COLMOS DE SORGO FORRAGEIRO IRRIGADO EM FUNÇÃO DE CORTES". IRRIGA 25, n. 2 (2 giugno 2020): 223–33. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2020v25n2p223-233.

Testo completo
Abstract (sommario):
ALTURA DE PLANTAS E DIÂMETRO DE COLMOS DE SORGO FORRAGEIRO IRRIGADO EM FUNÇÃO DE CORTES JARDEL HENRIQUE KIRCHNER1; ADROALDO DIAS ROBAINA2; MARCIA XAVIER PEITER3; ROGÉRIO RICALDE TORRES4; WELLINGTON MEZZOMO5 E RICARDO BENETTI ROSSO6 1 Eng. Agrônomo, Doutor, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rua Nelsi Ribas Fritsch, nº 1111, bairro Esperança, Ibirubá, RS, Brasil, CEP: 98200-000, jardel.kirchner@ibiruba.ifrs.edu.br. 2 Eng. Agrônomo, Doutor, Professor Titular do Departamento de Engenharia Rural, UFSM, Avenida Roraima, nº 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil, CEP: 97195-000, diasrobaina@gmail.com. 3 Eng. Agrônoma, Doutora, Professora Associada do Departamento de Engenharia Rural, UFSM, Avenida Roraima, nº 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil, CEP: 97195-000, mpeiter@gmail.com. 4 Eng. Agrônomo, Doutor, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rua Eng. João Viterbo de Oliveira, nº 3061, Zona Rural, Vacaria, RS, Brasil, CEP: 95219-899, rogerio.torres@vacaria.ifrs.edu.br. 5 Eng. Agrônomo, Mestre, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, UFSM, Avenida Roraima, nº 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil, CEP: 97195-000, wmezzomo@hotmail.com. 6 Eng. Agrônomo, Doutor, Professor no Instituto Federal Catarinense, Rodovia SC 283 - km 17, Concórdia, SC, Brasil, CEP: 89703-720, ricardo.rosso @ifc.edu.br. 1 RESUMO A obtenção de elevadas produtividades de pastagens é essencial para a manutenção dos níveis alimentares de rebanhos bovinos. A altura de plantas e o diâmetro de colmos caracterizam-se como determinantes no sucesso produtivo da pastagem pela quantidade de massa produzida. Um dos fatores que alteram esses índices são as precipitações irregulares, tornando necessária a reposição da demanda através da irrigação. O objetivo do trabalho foi avaliar o diâmetro de colmos e a altura de plantas sob diferentes condições hídricas e cortes no sorgo forrageiro, em dois anos agrícolas no estado do Rio Grande do Sul. Foram conduzidos dois experimentos nos anos agrícolas de 2015/2016 e 2016/2017 em Santa Maria (RS), e foram avaliadas as alturas de plantas e os diâmetros de colmos em seis condições hídricas (não irrigado, 25, 50, 75, 100 e 125 % da ETo), em três períodos de cortes (50, 80 e 110 dias após a semeadura) em delineamento blocos ao acaso. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para a variação da altura de plantas e também do diâmetro de colmos, tanto conforme a lâmina de irrigação, quanto na sequência de cortes. Palavras chave: pastagem irrigada, capacidade de rebrote, irrigação. KIRCHNER, J. H.; ROBAINA, A. D.; PEITER, M. X.; TORRES, R. R.; MEZZOMO, W.; ROSSO, R. B. HEIGHT OF PLANTS AND DIAMETER OF STEMS OF SORGHUM FORAGE IRRIGATED BY CUTS 2 ABSTRACT Achieving high pasture yields is essential for maintaining feed levels in cattle herds. Plant height and stem diameter are determinants of pasture production success by the amount of mass produced. One of the factors that change these rates is irregular rainfall, making it necessary to replenish demand through irrigation. The objective of this work was to evaluate stem diameter and plant height under different water conditions and forage sorghum cuts in two agricultural years in the state of Rio Grande do Sul. Two experiments were conducted in the agricultural years of 2015/2016 and 2016/2017 in Santa Maria / RS, and plant heights and stem diameters were evaluated in six water conditions (non-irrigated, 25, 50, 75, 100 and 125% of ETo), in three cutting periods (50, 80 and 110 days after sowing) in a randomized block design. Statistically significant differences were found for plant height and stem diameter variation, both according to irrigation depth and cut sequence. Keywords: irrigated pasture, regrowth capacity, irrigation.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

De Souza, Daniel Ciro, Alexandre Russini, Rogério Rodrigues De Vargas, Eduardo Leonel Bottega, José Fernando Schlosser e Marcelo Silveira Farias. "Determinação de área mínima para aquisição de colhedora para a colheita do arroz irrigado na fronteira oeste do Rio Grande do Sul". Tecno-Lógica 24, n. 2 (5 luglio 2020): 208–14. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v24i2.14904.

Testo completo
Abstract (sommario):
A colheita do arroz irrigado é considerada uma das operações mecanizadas mais importantes na culturadevido ao seu alto custo e valor agregado.Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo realizar um estudo da área mínima de colheitaqueviabiliza aaquisição de uma colhedora automotriz nova para a cultura do arroz irrigado. O trabalho foi realizado no município de Itaqui, Fronteira Oeste do estado do Rio Grande do Sul (RS), a partir de dados de comercialização fornecidos pelos concessionários, sendo contempladas diferentes marcas e modelos de colhedoras, equipadas com sistemas de trilha do tipo axial, radial e híbrido. Para determinação da área mínima, foram analisados os custos fixos e variáveis, custo com colheita terceirizada, no ano agrícola de 2018/2019, e fator de redução de perdas por meio de equações matemáticas, que consideram parâmetros relacionados às particularidades da cultura e da região. Os resultados definem que a menor área mínima que viabiliza a aquisição de uma colhedora automotriz nova para a cultura do arroz irrigado na região da Fronteira Oeste do estado é de 98,78 hectares. Portanto, quanto maior o nível tecnológico e as características dimensionais da colhedora, maior será a área mínima a ser colhida para justificar economicamente sua aquisição.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Scapinello, Aline, Estelamari Barbieri Elsemann, Rogério Brasiliense Elsemann, Henrique Sangoi e Alexandra Flavia Gazzoni. "Prevalência da cárie associada à escolaridade materna e ao nível socioeconômico em escolares". Revistas 73, n. 2 (30 giugno 2016): 101. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v73n2.p.101.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de cárie e sua associação com escolaridade materna e índice socioeconômico em escolares de Nova Roma do Sul (RS). Foram avaliadas 120 crianças de 7 a 10 anos pertencentes a duas escolas do município para compilar índice CPO-D e ceo-d. Foi enviado às mães um questionário para avaliar escolaridade materna e renda familiar. A prevalência da cárie foi 2,45%. A média de CPO-D foi 0,41±0,83, enquanto a média de ceo-d foi 2,94 ± 2,96. Observou-se que tanto CPO-D quanto ceo-d não apresentaram associação com escolaridade materna e renda familiar, porém valores de ceo-d foram altos. Resultados apontam que a alta prevalência de cárie no estudo independe da escolaridade materna e do nível socioeconômico das famílias.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Manfio, Vanessa, e Vinício Luís Pierozan. "AS NOVAS ALTERNATIVAS RURAIS NA QUARTA COLÔNIA, RS, Brasil: um estudo sobre a agricultura de base agroecológica e a agricultura orgânica". InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 3, n. 9 (16 ottobre 2017): 175. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n9p175-194.

Testo completo
Abstract (sommario):
THE NEW RURAL ALTERNATIVES IN QUARTA COLÔNIA, RS, Brazil: a study on the agroecological and organic agricultureLAS NUEVAS ALTERNATIVAS RURALES EN LA QUARTA COLONIA, RS, Brasil: un estudio acerca de la agricultura de base agroecológica y la agricultura orgánicaNeste artigo, foram discutidos os resultados referentes ao estudo de práticas agrícolas, de base agroecológica e orgânica de mercado, realizado nos municípios de Dona Francisca, Agudo e Nova Palma, pertencentes à Quarta Colônia - região localizada no centro do Estado do Rio Grande do Sul. Este trabalho tem como objetivo central a análise a respeito da produção de alimentos orgânicos e agroecológicos na região, utilizando a abordagem qualitativa para o direcionamento da coleta de dados e da análise dos resultados. O artigo encontra-se estruturado em duas partes. A primeira é composta pela revisão de literatura, em que apresentamos e desenvolvemos os conceitos de agricultura agroecológica, ecológica e orgânica. A segunda parte aborda experiências de agricultura de base agroecológica e orgânica. Ambas as discussões levarão à construção das considerações finais, destacando as suas particularidades em relação ao desenvolvimento rural em âmbito local/regional.Palavras-chave: Agricultura de Base Agroecológica; Agricultura Orgânica; Quarta Colônia.ABSTRACTIn this paper will be discussed the outcomes from the study of agroecological and organic market agricultural practices conducted in the counties of Dona Francisca, Agudo and Nova Palma, belonging to Quarta Colônia – a region located in the center of the Rio Grande do Sul state in Brazil. The main goal of this work is to analyze the production of organic and agroecological foods in this region, using the qualitative approach to guide the data collection and analysis of the results. The paper is structured in two parts. The first one is composed by the literature review, in which we present and develop the concepts of agroecological, ecological and organic agriculture. The second part addresses the agroecological and organic farming experiences. Both discussions will lead to the disclosure of the final considerations, highlighting their particularities regarding to the rural development at the local / regional level.Keywords: Agroecological Based Agriculture; Organic Agriculture; Quarta Colônia. RESUMENEn este artículo, serán discutidos los resultados en que se refiere al estudio de prácticas agrícolas de base agroecológica y orgánica de mercado, realizado en los municipios de Dona Francisca, Agudo e Nova Palma, pertenecientes a la Quarta Colônia – región ubicada en el centro del Estado de Rio Grande do Sul, en Brasil. Este trabajo tiene como objetivo central el análisis acerca de la producción de alimentos orgánicos y agroecológicos en la región, utilizando el abordaje cualitativo para el direccionamiento de la recolección de datos y del análisis de los resultados. El artículo se estructura en dos partes. La primera está compuesta por la revisión de literatura, en la que presentamos y desarrollamos los conceptos de agricultura agroecológica, ecológica y orgánica. La segunda parte aborda experiencias de agricultura de base agroecológica y orgánica. Ambas discusiones llevarán a la construcción de las consideraciones finales, destacando sus particularidades en relación al desarrollo rural a nivel local / regional.Palabras clave: Agricultura de Base Agroecológica; Agricultura Orgánica; Quarta Colônia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Kirchner, Jardel Henrique, Adroaldo Dias Robaina, Marcia Xavier Peiter, Rogério Ricalde Torres, Wellington Mezzomo e Bruna Dalcin Pimenta. "VIABILIDADE FINANCEIRA DA IRRIGAÇÃO EM SORGO FORRAGEIRO EM SISTEMA DE ASPERSÃO PARA BOVINOCULTURA DE CORTE". IRRIGA 24, n. 1 (23 luglio 2019): 143–61. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2019v24n1p143-161.

Testo completo
Abstract (sommario):
VIABILIDADE FINANCEIRA DA IRRIGAÇÃO EM SORGO FORRAGEIRO EM SISTEMA DE ASPERSÃO PARA BOVINOCULTURA DE CORTE JARDEL HENRIQUE KIRCHNER1; ADROALDO DIAS ROBAINA2; MARCIA XAVIER PEITER3; ROGÉRIO RICALDE TORRES4; WELLINGTON MEZZOMO5 E BRUNA DALCIN PIMENTA 1 Eng. Agrônomo, Doutor, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rua Nelsi Ribas Fritsch, nº 1111, bairro Esperança, Ibirubá, RS, Brasil, CEP: 98200-000, jardel.kirchner@ibiruba.ifrs.edu.br 2 Eng. Agrônomo, Doutor, Professor Titular do Departamento de Engenharia Rural, UFSM, Avenida Roraima, nº 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil, CEP: 97195-000, diasrobaina@gmail.com 3 Eng. Agrônoma, Doutora, Professora Associada do Departamento de Engenharia Rural, UFSM, Avenida Roraima, nº 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil, CEP: 97195-000, mpeiter@gmail.com 4 Eng. Agrônomo, Doutor, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rua Eng. João Viterbo de Oliveira, nº 3061, Zona Rural, Vacaria, RS, Brasil, CEP: 95219-899, rogerio.torres@vacaria.ifrs.edu.br 5 Eng. Agrônomo, Mestre, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, UFSM, Avenida Roraima, nº 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil, CEP: 97195-000, wmezzomo@hotmail.com 6 Eng. Agrônoma, Mestra, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, UFSM, Avenida Roraima, nº 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil, CEP: 97195-000, brunadpimenta@gmail.com 1 RESUMO A bovinocultura de corte mantida em pasto de sorgo forrageiro caracteriza-se como um dos principais meios de produção bovina no Rio Grande do Sul. Contudo, há irregularidade das precipitações e os produtores utilizam a irrigação como alternativa para o problema. Porém, há uma necessidade de determinação dos custos de produção e da viabilidade financeira da atividade. O trabalho objetivou avaliar a viabilidade financeira da irrigação em sorgo forrageiro para a bovinocultura de corte para diferentes expectativas de ganho de peso médio diário dos animais. Conduziu-se dois experimentos em 2015/2016 e 2016/2017 em Santa Maria/RS, e avaliou-se as produtividades de seis lâminas de irrigação por aspersão convencional (0, 25, 50, 75, 100 e 125 % da ETo), em quatro repetições, delineamento blocos ao acaso. Com as produtividades, gerou-se funções de produção e determinou-se a carga animal possível de ser alimentada para cada tratamento. Simulou-se três cenários de ganho de peso diário por animal (0,5, 1 e 1,5 kg-1animal-1 dia-1), e os custos de produção para cada condição hídrica estabelecida, além do retorno financeiro para cada cenário testado. Verificou-se viabilidade financeira para a maioria das situações simuladas avaliadas e que os custos dependem do regime das precipitações. Palavras chave: Sorghum bicolor L. (Moench), irrigação de pastagem, viabilidade financeira, custos de produção. KIRCHNER, J. H.; ROBAINA, A. D.; PEITER, M. X.; TORRES, R. R.; MEZZOMO, W.; PIMENTA, B. D. FINANCIAL FEASIBILITY OF IRRIGATION IN FORAGE SORGHUM IN ASPERSION SYSTEM FOR MEAT CATTLE BREEDING 2 ABSTRACT Beef cattle kept in pasture of forage sorghum is characterized as one of the main means of bovine production in Rio Grande do Sul. However, rains are irregulat and producers use irrigation as alternative to the problem. However, there is a need to determine production costs and financial viability of the activity. The objective of this work was to evaluate the financial feasibility of irrigation in forage sorghum for beef cattle for different expectations of average daily weight gain of the animals. Two experiments were conducted in 2015/2016 and 2016/2017 in Santa Maria / RS, and the yields of six conventional irrigation depths (0, 25, 50, 75, 100 and 125% of the ETo) were evaluated, in four replications, and randomized block design. With the productivities, production functions were generated and the possible animal load to be fed for each treatment was determined. Three scenarios were simulated of daily weight gain per animal (0.5, 1 and 1.5 kg-1animal-1day-1), and the production costs for each established water condition, in addition to the financial return for each scenario tested. Financial feasibility has been verified for most of the simulated situations evaluated and costs depend on the precipitation regime. Keywords: Sorghum bicolor L. (Moench), forage irrigation, financial viability, production costs.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Kirchner, Jardel Henrique, Adroaldo Dias Robaina, Marcia Xavier Peiter, Rogério Ricalde Torres, Wellington Mezzomo e Luis Humberto Bahú Ben. "INDICADORES DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE PRODUÇÃO IRRIGADA DE SORGO FORRAGEIRO PARA BOVINOCULTURA DE CORTE1". IRRIGA 24, n. 4 (16 dicembre 2019): 843–60. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2019v24n4p843-860.

Testo completo
Abstract (sommario):
INDICADORES DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE PRODUÇÃO IRRIGADA DE SORGO FORRAGEIRO PARA BOVINOCULTURA DE CORTE1 JARDEL HENRIQUE KIRCHNER2; ADROALDO DIAS ROBAINA3; MARCIA XAVIER PEITER4; ROGÉRIO RICALDE TORRES5; WELLINGTON MEZZOMO6; LUIS HUMBERTO BAHÚ BEN7 ¹ Trabalho retirado da tese intitulada: “Aspectos produtivos e viabilidade econômico-financeira da irrigação em sorgo forrageiro”, do autor Jardel Henrique Kirchner 2 Eng. Agrônomo, Doutor, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rua Nelsi Ribas Fritsch, nº 1111, bairro Esperança, Ibirubá, RS, Brasil, CEP: 98200-000, jardel.kirchner@ibiruba.ifrs.edu.br 3 Eng. Agrônomo, Doutor, Professor Titular do Departamento de Engenharia Rural, UFSM, Avenida Roraima, nº 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil, CEP: 97195-000, diasrobaina@gmail.com 4 Eng. Agrônoma, Doutora, Professora Associada do Departamento de Engenharia Rural, UFSM, Avenida Roraima, nº 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil, CEP: 97195-000, mpeiter@gmail.com 5 Eng. Agrônomo, Doutor, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rua Eng. João Viterbo de Oliveira, nº 3061, Zona Rural, Vacaria, RS, Brasil, CEP: 95219-899, rogerio.torres@vacaria.ifrs.edu.br 6 Eng. Agrônomo, Mestre, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, UFSM, Avenida Roraima, nº 1000, bairro Camobi, Santa Maria, RS, Brasil, CEP: 97195-000, wmezzomo@hotmail.com 7Eng. Agrônomo, Doutor, Madruga Consultoria Agronômica, Rua Silveira Martins, nº 967, bairro Centro, Santiago, RS, CEP: 97700-000, luishumbertoben@gmail.com 1 RESUMO A bovinocultura de corte é uma das principais atividades agropecuárias no Rio Grande do Sul. Contudo, os produtores preocupam-se com a alimentação dos animais, pois irregularidades das chuvas causam falta de alimento. As pastagens cultivadas são amplamente utilizadas, principalmente o sorgo forrageiro, usando a irrigação para suprir as necessidades hídricas. Porém, necessita-se determinar a viabilidade econômica da irrigação da pastagem através de indicadores econômicos. O trabalho objetivou avaliar a viabilidade econômica da irrigação em sorgo forrageiro através de indicadores (Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e relação Benefício/Custo (B/C)) para a bovinocultura de corte. Conduziram-se dois experimentos em 2015/2016 e 2016/2017 em Santa Maria (RS) e avaliaram-se as produtividades com lâmina de 100 % da ETo. Determinou-se a carga animal possível de ser alimentada com a produção, simularam-se três cenários de ganho de peso diário por animal (0,5, 1 e 1,5 kg x animal x dia-1) e determinaram-se os custos e a viabilidade econômica. Verificou-se que há viabilidade econômica da irrigação em todos os indicadores avaliados: VPL entre 2.421,00 e 82.105,00 R$ ha-1, TIR entre 9 e 82% e relação B/C entre 1,21 e 4,74 atrelando os resultados à rentabilidade dos diferentes cenários de ganho de peso diário animal. Palavras chave: Sorghum bicolor L. (Moench), irrigação de pastagem, indicadores econômicos. KIRCHNER, J. H.; ROBAINA, A. D.; PEITER, M. X.; TORRES, R. R.; MEZZOMO, W.; BEN, L. H. B. ECONOMIC FEASIBILITY INDICATORS OF IRRIGATED PRODUCTION OF FORAGE SORGHUM 2 ABSTRACT Beef cattle raising is one of the main agricultural activities in Rio Grande do Sul. However, producers are concerned with feeding the animals, as rainfall irregularities cause lack of food. Cultivated pastures are widely used, especially forage sorghum, using irrigation to meet water needs. However, it is necessary to determine the economic viability of pasture irrigation through economic indicators. The objective of this study was to evaluate the economic viability of forage sorghum irrigation through indicators (Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR) and Benefit / Cost ratio (B / C)) for beef cattle. Two experiments were conducted in 2015/2016 and 2016/2017 in Santa Maria/RS and the 100% productivity of ETo was evaluated. The animal feedable feedstock was determined, three scenarios of daily weight gain per animal (0.5, 1 and 1.5 kg x animal x day-1) were simulated and costs and economic viability were determined. It was verified that there is economic viability of irrigation in all indicators evaluated: NPV between 2,421.00 and 82,105.00 R$ ha-1, IRR between 9 and 82% and B/C ratio between 1.21 and 4.74 the profitability results from the different scenarios of daily animal weight gain. Keywords: Sorghum bicolor L. (Moench), pasture irrigation, economic viability.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

SOMMER, JUSSARA ALVES PINHEIRO, EVANDRO FERNANDES DE LIMA, DEJANIRA LUDERITZ SALDANHA, CARLOS AUGUSTO SOMMER e RONALDO PIEROSAN. "O uso de Imagens do Sensor Aster no Mapeamento de Unidades Vulcano- Sedimentares do Platô da Ramada, Vila Nova do Sul, RS". Pesquisas em Geociências 33, n. 1 (30 giugno 2006): 23. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.19524.

Testo completo
Abstract (sommario):
The remote sensing products which are generated by orbitals sensors of middle spatial and spectral resolution and the development of new technique of digital image processing has been a auxiliary tool in the basic geological surveys. In this work was utilized images obtained from the ASTER sensor (Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer) to identify the lithologies in the Ramada Plateau area, situated closed to Vila Nova do Sul town, in the southernmost Brazil, giving emphasis to the volcanic sequence of the plateau and the encase sedimentary rocks unit. The volcanic unit represent a important part of the Neoproterozoic alkaline magmatism in the Sul-rio-grandense Shield and is interpreted as one of the volcanic cycles of the post-collisional period of Brasiliano Cycle in the southern Brazil. The selective principal component analysis technique was used in the digital image processing, because it provided the best results enhancing the existent spectral differences of the studied lithologies. In this processing were utilized only two spectral bands to reduce the data dimensionality, permitting a better interpretation of them. The first generated image (PC1) concentrate the common information of the two bands (albedo and topographic shading), while PC2 image present the differential information of the scene, representing the spectral contrast of the two original bands. From this technique was generated a color composite image from the PC’s2 images of the pair of bands 4-5 (R), 3-4 (G) and 8-9 (B). This image has shown the spectral differences between volcanic rocks of the Ramada Plateau and the sedimentary rocks of the Maricá Group and its individualization in two sub-units, mainly considering the concentration of rhyolitic dykes and sills in the north of the area. In this study was identify too in the southwestern portion of the Ramada Plateau, a dioritic intrusive body.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

VARGAS, Jonas Moreira. "Abastecendo plantations: A inserção do charque fabricado em Pelotas (RS) no comércio atlântico das carnes e a sua concorrência com os produtores platinos (século XIX)". História (São Paulo) 33, n. 2 (dicembre 2014): 540–66. http://dx.doi.org/10.1590/1980-436920140002000025.

Testo completo
Abstract (sommario):
O charque (carne-seca) constituiu alimento fundamental na dieta dos escravos das plantationsaçucareiras e cafeeiras e das populações pobres das cidades litorâneas do Brasil. O artigo analisa a inserção do charque fabricado em Pelotas (Rio Grande do Sul) no mercado atlântico, assim como a concorrência com os produtores uruguaios e argentinos e como as guerras travadas na região da fronteira sul afetaram o comércio da mercadoria. Durante a segunda metade do século XIX, a carne-seca rio-grandense foi perdendo espaço no comércio atlântico para o produto platino, mais saboroso e de preço mais acessível. Na busca de novos mercados consumidores para além do Brasil e de Cuba, tanto os rio-grandenses quanto os produtores do Rio da Prata não conseguiram penetrar no mercado britânico, em que o paladar era mais exigente e se associava o charque à comida de escravos. Com o tempo, os argentinos conseguiram modernizar sua indústria com remessa de carne congelada para a Europa, ao passo que os rio-grandenses sucumbiram diante dessa nova concorrência e das exigências dos consumidores, não resistindo à derradeira crise que afetou o setor na década de 1880.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Poersch, Luís, Ronaldo Oliveira Cavalli, Wilson Wasielesky Júnior, Jorge Pablo Castello e Silvio R. M. Peixoto. "Perspectivas para o desenvolvimento dos cultivos de camarões marinhos no estuário da Lagoa dos Patos, RS". Ciência Rural 36, n. 4 (agosto 2006): 1337–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782006000400051.

Testo completo
Abstract (sommario):
A produção brasileira de camarões vem apresentando um crescimento significativo nos últimos anos, concentrando-se na região nordeste, principal pólo produtor do país. Muito embora as condições climáticas da região Sul não permitam a produção durante todo o ano, uma quantidade considerável de investimentos vem sendo aplicada. No estuário da Lagoa dos Patos, RS, os cultivos da espécie nativa Farfantepenaeus paulensis em cercados e gaiolas e de Litopenaeus vannamei em viveiros estão sendo desenvolvidos como novas atividades, as quais certamente poderão favorecer o desenvolvimento social e econômico da região. Entretanto, a implantação desordenada da carcinicultura pode gerar sérios problemas ambientais. O presente trabalho apresenta uma visão das características ambientais da região em questão e descreve os sistemas de cultivo atualmente utilizados. Além disso, as principais dificuldades enfrentadas por esta nova atividade, assim como a discussão de uma legislação adequada às condições locais e a definição de áreas apropriadas para o cultivo, são apresentadas. Finalmente, o desenvolvimento sustentável da carcinicultura na região é discutido sob as perspectivas social, econômica e ambiental.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Gonçalves, Raquel Pereira Neves, e Mara Elisângela Jappe Goi. "Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica". Research, Society and Development 9, n. 1 (1 gennaio 2020): e126911787. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1787.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado com o objetivo de investigar como os alunos constroem conhecimento científico com uso da metodologia de experimentação no Ensino de Química e analisar as estratégias, potencialidades e limitações desta metodologia no Ensino Médio. Como referencial teórico aborda-se questões pedagógica e epistemológica da experimentação. A intervenção para esta investigação foi realizada em escola Pública de Educação Básica, localizada no município de Vila Nova do Sul/RS, com alunos do primeiro Ano do Ensino Médio. Como metodologia de pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa e a partir da produção de dados emergiram categorias de análise. Como resultado desta pesquisa aponta-se que os alunos se tornaram mais independentes à medida que realizam os experimentos, com questionamentos frequentes durante a aula, ao mesmo tempo que tomam decisões importantes no desenvolver dos experimentos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Amorim, Lena Cláudia dos Santos, e Marcos Murelle Azevedo Cruz. "CRIANÇAS INDÍGENAS E OS SABERES DE INFÂNCIA ENTRE OS TENETEHARA". Nova Revista Amazônica 6, n. 3 (1 settembre 2018): 35. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6239.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo vem apresentar como a infância indígena é vivenciada na prática cotidiana do povo Tenetehara, pois sabemos que muitas são as ações as quais as crianças estão envolvidas desde do nascimento até a fase de transição para a fase adulta, portanto o trabalho tem como objetivo apresentar como as crianças indígenas são direcionadas em suas atividades cotidianas. Neste cenário onde a oralidade se faz presente como fator primordial no ensino-aprendizado, e ainda o conhecimentoinstitucionalizado, é necessário verificar que atribuições são destinadas as crianças no espaço da escola formal. A pesquisa foi realizada na Terra Indígena Alto Rio Guamá (TIARG), situada no Estado do Pará, próximo da divisa com o Estado do Maranhão, abrangendo os municípios de SantaLuzia do Pará, Nova Esperança do Piriá e Paragominas. A TIARG é banhada no seu limite norte pelo curso alto do rio Guamá e no limite sul pelo curso alto do rio Gurupi. Ainda nessa dinâmica cultural é importante pensar o contexto da infância, como um momento diferenciado no espaço da aldeia, pois a pesquisa revelou que as crianças estão envolvidas em todo processo cultural e social do grupo, é determinado atividades de acordo com a faixa etária, e saberes do grupo, sendo repassado oralmente.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

José, Ribeiro Carlos Corrêa, e Roberto Verdum. "Arenização, silvicultura e políticas ambientais no sudoeste do Rio Grande do Sul". GEOgraphia 15, n. 29 (4 ottobre 2013): 77. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2013.1529.a13654.

Testo completo
Abstract (sommario):
Desde a crise socioecológica da década de setenta do século XX, a arenização e a silvicultura vêm ocupando as pautas das questões ambientais referentes à região Sudoeste do Rio Grande do Sul, perpassando diversos segmentos da sociedade, entre comunidades locais de agricultores e pecuaristas, técnicos, cientistas e políticos. São temas inseparáveis, na medida em que a arenização é apontada como o principal processo de degradação ambiental da região, enquanto a silvicultura foi privilegiada como solução nas políticas ambientais, tanto públicas como nas parcerias do público-privado. Essas políticas apresentam conexões institucionais transescalares, do contexto global, passando pelas políticas nacionais, regionais, inclusive pelo contexto local; onde as políticas ambientais externas passam a integrar os sistemas locais de gestão agrícola e que transformam a paisagem. Os estudos realizados na localidade da Vila Kraemer, no município de São Francisco de Assis/RS, demonstram que as imagens que o Homem faz do ambiente, os valores ambientais e as preferências paisagísticas fazem parte dos mecanismos de transformação e humanização da paisagem, da criação de uma segunda natureza. Partindo-se dessa constatação e da premissa de que a abordagem ambiental em voga conduz a elaboração de políticas ambientais que negligenciam o viés social, propõe-se e discute-se uma “nova” abordagem, na linha da percepção ambiental, voltada para a construção de alternativas para as políticas de conhecimento e gestão da paisagem, com ênfase à arenização e silvicultura, que inclua o Homem enquanto sujeito.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

José, Ribeiro Carlos Corrêa, e Roberto Verdum. "Arenização, silvicultura e políticas ambientais no sudoeste do Rio Grande do Sul". GEOgraphia 15, n. 29 (4 ottobre 2013): 77. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2013.v15i29.a13654.

Testo completo
Abstract (sommario):
Desde a crise socioecológica da década de setenta do século XX, a arenização e a silvicultura vêm ocupando as pautas das questões ambientais referentes à região Sudoeste do Rio Grande do Sul, perpassando diversos segmentos da sociedade, entre comunidades locais de agricultores e pecuaristas, técnicos, cientistas e políticos. São temas inseparáveis, na medida em que a arenização é apontada como o principal processo de degradação ambiental da região, enquanto a silvicultura foi privilegiada como solução nas políticas ambientais, tanto públicas como nas parcerias do público-privado. Essas políticas apresentam conexões institucionais transescalares, do contexto global, passando pelas políticas nacionais, regionais, inclusive pelo contexto local; onde as políticas ambientais externas passam a integrar os sistemas locais de gestão agrícola e que transformam a paisagem. Os estudos realizados na localidade da Vila Kraemer, no município de São Francisco de Assis/RS, demonstram que as imagens que o Homem faz do ambiente, os valores ambientais e as preferências paisagísticas fazem parte dos mecanismos de transformação e humanização da paisagem, da criação de uma segunda natureza. Partindo-se dessa constatação e da premissa de que a abordagem ambiental em voga conduz a elaboração de políticas ambientais que negligenciam o viés social, propõe-se e discute-se uma “nova” abordagem, na linha da percepção ambiental, voltada para a construção de alternativas para as políticas de conhecimento e gestão da paisagem, com ênfase à arenização e silvicultura, que inclua o Homem enquanto sujeito.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Lopes, Daniela Oliveira, Leila Duarte Reis, Maria de Fátima Cóssio, Susana Scherer e Vanessa Silva da Silva. "SICREDI E O PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA: A INFLUÊNCIA DA LÓGICA MERCANTIL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES". @rquivo Brasileiro de Educação 7, n. 16 (18 dicembre 2019): 105–29. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-7344.2019v7n16p105-129.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem como objetivo analisar o discurso pedagógico, especificamente relativo à formação de professores, na cartilha Formando Educadores do Programa A União Faz a Vida, do Sicredi, desenvolvida via Parcerias Público-Privada (PPP) dessa organização com redes escolares no estado do Rio Grande do Sul (RS). Contextualizam-se, primeiramente, os conceitos de Terceira Via, Governança e Nova Gestão Pública, os quais dão suporte às PPPs e expressam-se como as estratégias contemporâneas adotadas pelo projeto capitalista. Depois se analisa o papel do Banco Mundial na disseminação desses ideais na educação, para então, na sequência, apresentar a análise da cartilha Formando Educadores, do Programa A União Faz a Vida, do Sicredi, de modo a exprimir sentidos e significados expressos no referido material. Nesse sentido, foi possível identificar o aporte de termos como cooperativismo e aprendizagem permanente, os quais representam elementos chave do projeto capitalista atual.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Rozza, Daniela B., Djeison L. Raymundo, André M. R. Corrêa, Juliano Leal, Anderson L. Seitz, David Driemeier e Edson M. Colodel. "Intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia (Compositae) em ovinos". Pesquisa Veterinária Brasileira 26, n. 1 (marzo 2006): 21–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2006000100005.

Testo completo
Abstract (sommario):
Descreve-se uma mortalidade de ovinos associada à intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia ("mio-mio"). A intoxicação ocorreu no município de Caxias do Sul, RS, em novembro de 2004. De um lote de 212 ovinos, provenientes de pastagens livres de B. coridifolia, no município de Jaguarão, RS, morreram 35 ovinos em até 5 dias após serem liberadas para o pasto onde mio-mio era encontrado em abundância, apesar de terem sido removidos deste pasto 1 dia e meio após sua introdução. Ovinos que anteriormente estavam na propriedade não foram afetados. O quadro clínico iniciou-se 8 horas após a introdução dos animais na nova pastagem e incluiu anorexia, depressão, retração abdominal ou leve timpanismo, incoordenação de membros posteriores, fezes pastosas, corrimento nasal catarral, decúbito lateral com movimentos de pedalagem, coma e morte com evolução clínica entre 5 e 48 horas. Os principais achados de necropsia foram no trato digestivo com edema de serosa e da parede dos pré-estômagos principalmente na região retículo-ruminal e do abomaso, avermelhamento e desprendimento da mucosa ruminal e do retículo e intensa hemorragia na submucosa. No exame histológico havia degeneração e necrose do epitélio do pré-estômago, com infiltrado polimorfonuclear, congestão, hemorragia e edema, e necrose do tecido linfóide de linfonodos, baço e trato digestivo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia