Letteratura scientifica selezionata sul tema "Pistrak"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Pistrak".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Pistrak"

1

Golovaty, Ricardo Vidal. "A Pedagogia Socialista de Moisey Pistrak no centenário da Revolução Russa: contribuição pelo olhar da História e da Sociologia da Educação * La Pedagogía Socialista de Moisey Pistrak en el centenario de la Revolución Rusa: contribución por la mirada de la Historia y de la Sociología de la Educación". História e Cultura 6, n. 1 (17 marzo 2017): 213. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v6i1.1981.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo propõe uma reflexão crítica sobre a Pedagogia Socialista de Moisey Pistrak (1888-1937), em seu tempo e no nosso tempo. Para tanto, faz-se necessário uma articulação entre o olhar histórico, quanto a conjuntura política e econômica na qual o autor produziu as obras Fundamentos da Escola do Trabalho (1924) e Ensaios sobre a escola politécnica (1929), com o olhar sociológico, sobre as relações entre educação e estrutura social, escolarização e Revolução Russa. Defende-se que tal caminho é imprescindível para uma apropriação coerente das contribuições de Pistrak nas lutas sociais e educacionais do Brasil contemporâneo, sobretudo, ao aprofundarmos os sentidos que Pistrak conferia ao “período de transição” em tais obras.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Barroso, Maria Cleide da Silva, Rafaela Fernandes Pereira, Antônio de Pádua Arruda dos Santos Filho, Murilo Rodrigues dos Santos, Paulo Ícaro Martins e Francisca Helena de Oliveira Holanda. "Moisey Mikhaylovich Pistrak: Pedagogia Russa, Educação e Revolução". Research, Society and Development 9, n. 5 (2 aprile 2020): e170952608. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.2608.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo trata da Pedagogia Russa, seu contexto histórico e as contribuições desse movimento para a educação da época. Dessa forma, tem-se como objetivo geral analisar as contribuições de Pistrak e suas obras no movimento intitulado Pedagogia Russa. Para tanto, foi realizado um estudo teórico, um estudo bibliográfico centrado no contexto da antiga Rússia e o movimento da Pedagogia entre 1917 a 1932. O foco foi o autor Moisey Mikhaylovich Pistrak e a escola do trabalho. Por fim, observou-se que a escola do trabalho objetivava a formação de uma nova sociedade socialista. Nesse sentido a natureza da educação, o papel cultural da escola do trabalho e as relações entre ciência e trabalho são as três conclusões tiradas por Pistrak sobre o trabalho na escola. Assim, uma definição mais concreta da palavra trabalho é de que se tenha uma participação na vida do aluno e na sua construção social, tanto no interior como dentro de sala e a ciência como uma prática orientadora generalizada e sistematizada dessa atividade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Lucena, Carlos, Robson Luiz de França, Fabiane Santana Previtali, Antônio Bosco de Lima e Adriana Omena. "Pistrak e Marx: os fundamentos da educação russa". Revista HISTEDBR On-line 11, n. 41e (3 agosto 2012): 271. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639909.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo analisa o pensamento educacional de M. M. Pistrak (1888-1937) no início do século XX na Rússia. Demonstra o contexto da instauração da revolução bolchevique, os elevados índices de analfabetismo e miséria, debatendo a necessidade de reconstrução russa a partir de bases econômicas, políticas e sociais antagônicas ao capitalismo em sua fase monopolista. A apropriação dos resultados do trabalho concreto e abstrato pelo conjunto da sociedade é entendida como primordial para a construção de uma sociedade superior. É nesse sentido que demonstramos a influência de pressupostos epistemológicos marxianos na obra de Pistrak, apontando a revolução enquanto um processo educativo e emancipatório da humanidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Praciano, Jaírla Bianca Aires, e Raphael Alves Feitosa. "Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 12, n. 1 (16 agosto 2020): 244. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36838.

Testo completo
Abstract (sommario):
A auto-organização, categoria da pedagogia soviética, é caracterizada como uma forma de estruturação da vida estudantil dos jovens. O objetivo da pesquisa é analisar a auto-organização na escola do trabalho através das obras de Moisey M. Pistrak e Nadejda K. Krupskaya. Para isso, foi realizada uma análise documental das obras dos pedagogos soviéticos e uma bibliográfica direcionada ao contexto histórico, como também as contribuições da literatura referente ao assunto. Os resultados indicam que para os educadores russos a autodireção é capaz de proporcionar aos estudantes concepções sobre organização, autonomia e coletividade. Por fim, considera-se necessário estudos aprofundados sobre as obras de Krupskaya e Pistrak.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Carvalho, Saulo. "O pensamento socialista para a educação em Pistrak e Gramsci". Revista HISTEDBR On-line 19 (31 luglio 2019): e019038. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654858.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste artigo são analisadas as relações entre as propostas de escola e formação intelectual-moral, presentes na teoria de Pistrak e de Gramsci. Um vivenciou a prática das escolas soviéticas calcadas num pensamento comunista oriental e outro teorizou sobre a escola como instrumento de formação da hegemonia da classe trabalhadora, no ocidente. Para eles a escola seria o ponto nodal da formação intelectual-moral das crianças, do qual se sustentaria o projeto socialista da auto-organização do trabalho. Trata-se de um estudo teórico e bibliográfico que discute as nuances do pensamento socialista para a educação escolar. Busca demonstrar as bases teóricas e políticas concretas que influenciaram na elaboração de um núcleo comum de ideais baseadas na necessidade de elevação cultural das massas, disciplina intelectual e autonomia moral.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Soares dos Santos, Franciele, e Conceição Paludo. "A atualidade das contribuições de Moisey M. Pistrak e Viktor N. Shulgin para a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra". Perspectiva 33, n. 3 (1 aprile 2016): 1163–83. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2015v33n3p1163.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste artigo é contribuir para o debate sobre a atualidade da pedagogia socialista para os avanços da Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), por meio da proposta de implementação do plano de estudos de Moisey M. Pistrak e da categoria do trabalho socialmente necessário, elaborada por Viktor N. Shulgin. Para a sua elaboração, foi realizado estudo bibliográfico dos autores citados, assim como das obras de Caldart e de documentos do MST. Os resultados indicam que o MST ensaia e engendra, na atualidade, estabelecendo o diálogo com os educadores russos, a possibilidade de construção de uma pedagogia pautada nos princípios da pedagogia socialista, cuja categoria central é o trabalho. Conclui-se que, ao estabelecer relações comprometidas com os sujeitos concretos, objetivar a consciência crítica da realidade e o compromisso com a luta social do Movimento, essa experiência vem alterando, além do conteúdo, o método e a forma escolar. The present contributions of Moisey Pistrak And Viktor M. N. Shulgin for the pedagogy of Movimento dos Trabalhadores Sem TerraAbstractThe aim with this article is to contribute in the debate about the relevance of socialist pedagogy to advances in Pedagogy Landlees Workers Movement (MST), through the proposed implementation of Pistrak’s studies plan and of the category of necessary social labor, elaborated by Shulgin. For its elaboration was conducted bibliographic study of these authors as well as works of Caldart and of documents of the Movement. The results indicate that the Landless Movement rehearses and engenders today the possibility of constructing a pedagogy based on the principles of socialist pedagogy, whose central category is work, establishing dialogue with Russian educators. It is concluded that in establishing committed relationships with concrete subjects, and aim at critical awareness of reality and the commitment to the social movement's struggle, the experience of socialist pedagogy is changing beyond the content, the method and school form.Keywords: Pedagogy of MST. Socialist Pedagogy. Study plans. L'actualité de la contributions de Moisey M. Pistrak et Viktor N. Shulgin pour la pedagogie de Movimento dos Trabalhadores Sem Terra RésuméL'objectif avec cet article était de contribuer au débat sur la pertinence de la pédagogie socialiste aux progrès de la pédagogie du Mouvement Sans Terre (MST), avec cette proposition pour la mise Le programme de Pistrak et la catégorie de travail socialement nécessaire, élaboré par Shulgin. Pour son efficacité a été menée l'étude bibliographique de ces auteurs ainsi que des œuvres d'Caldart, et des documents du Mouvement. Les résultats indiquent que le Mouvement des Sans Terre répète et engendre aujourd'hui, établir un dialogue avec les éducateurs russes, la possibilité concrète de la construction d'une pédagogie fondée sur les principes de la pédagogie socialiste, dont la catégorie centrale est un travail. Il est conclu que, en établissant des relations engagées avec des sujets concrets, visent à la conscience critique de la réalité et de l'engagement à la lutte de mouvement social, cette expérience est en train de changer, au-delà du contenu, la méthode et la forme de l'école .Mots-clés: Pédagogie des MST. Pédagogie Socialiste. Les Plans d'Études.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Quaresma, Adilene Gonçalves. "TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA SOCIALISTA: A EXPERIÊNCIA DE PISTRAK NA ESCOLA COMUNA". Germinal: Marxismo e Educação em Debate 10, n. 2 (17 settembre 2018): 12. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i2.24443.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>O artigo apresenta a experiência do pedagogo russo Moisey Mikhailovich Pistrak (1888-1937), um dos líderes ativos das duas primeiras décadas de construção da escola soviética e do desenvolvimento da pedagogia marxista. O texto estrutura-se em dois eixos. O primeiro apresenta, em linhas gerais, as bases e os princípios que orientaram a Escola do Trabalho durante a Revolução Russa e o segundo apresenta a experiência de Pistrak e uma equipe de educadores na escola-comuna que dirigiu durante o período de 1918 a 1923. Considera-se a obra de fundamental importância no que se refere aos aspectos pedagógicos da relação trabalho-educação naquilo que foi a experiência socialista e referência para a construção de processos educativos que tomam o trabalho como princípio educativo, bem como a autogestão e o coletivismo. Além de divulgar as experiências educativas desenvolvidas durante a construção do socialismo na Rússia Soviética após a Revolução de 1917.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Nobre, Iziane Silvestre. "Politecnia e instrução profissional na Rússia revolucionária: o debate pedagógico de Pistrak e Shulgin". Germinal: Marxismo e Educação em Debate 11, n. 2 (21 novembre 2019): 223. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v11i2.29676.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>Discorre-se sobre a educação politécnica, tratando das concepções de Pistrak e Shulgin, nas formulações sobre a politecnia e instrução profissional na Rússia revolucionária, percebendo que, quando se trata dos limites da educação soviética, um dos problemas esteve relacionado às questões socioeconômicas e a educação técnica dissociada da formação da consciência revolucionária.</p><p> </p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Moreira, Israel Ramos. "Experiências pedagógicas para além do capital: análise do livro “fundamentos da escola do trabalho” de Pistrak". Germinal: Marxismo e Educação em Debate 11, n. 1 (16 settembre 2019): 333. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v11i1.32215.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>“Fundamentos da Escola do Trabalho” reflete o espírito revolucionário da União Soviética na década de 1920, quando tentava-se construir as bases e os valores de uma sociedade socialista. O livro de Pistrak leva-nos a pensar sobre diferentes possibilidades a respeito da formação humana, visto que tendemos a limitar nossas pretensões de acordo com as concepções e visões de mundo predominantes e “naturalizadas” no nosso tempo. Os fundamentos apresentados na obra podem e devem servir-nos de orientação e inspiração para a construção de práticas educativas que almejem contribuir para a formação verdadeiramente crítica e emancipadora dos sujeitos.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Mariano, Alessandro Santos, e José Claudinei Lombardi. "O TRABALHO NA PRÁXIS FORMATIVA DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES: UMA ESCOLA CONSTRUÍDA PELA E PARA A CLASSE TRABALHADORA". Revista Trabalho Necessário 17, n. 34 (27 settembre 2019): 80. http://dx.doi.org/10.22409/tn.17i34.p38045.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste artigo é refletir sobre o método formativo da Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF, uma escola coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, e que tem como principal papel a formação de militantes, quadros e dirigentes de movimentos e organizações populares do Brasil e outros países. A ENFF assume a concepção marxista de construção e socialização do conhecimento e o trabalho como principal sustentáculo (MARX, 1987) que, por sua vez, encontra-se orientado pela Pedagogia Socialista (PISTRAK, 2009), na Educação Popular (FREIRE, 2005) e na Pedagogia do Movimento (CALDART, 2004).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Più fonti

Tesi sul tema "Pistrak"

1

Junior, Flávio Boleiz. "Pistrak e Makarenko: pedagogia social e educação do trabalho". Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13062008-142838/.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa bibliográfica procura investigar os trabalhos pedagógicos de Moisey Mikhaylovich Pistrak na Escola Lepechinski, em Moscou - Rússia -, e Anton Semiónovitch Makarenko na Colônia Gorki, em Poltava e Khárkov - Ucrânia. Ambas experiências retratam o momento histórico de construção da União Soviética, na primeira década após a Revolução de Outubro. Tanto na educação escolar de Pistrak como na educação não escolar de Makarenko, as relações entre trabalho - como atividade constitutiva da condição humana - e educação se estabeleceram de maneira muito clara, caracterizando os modelos adotados por esses educadores como pedagogias críticas, de um caráter social e ligadas à realidade dos educandos. A formação de sujeitos autônomos, criativos e integrados a uma sociedade que valoriza o trabalho coletivo se constituiu no objetivo principal de cada um desses educadores. O presente trabalho procura destacar esses aspectos da pedagogia socialista de Pistrak e Makarenko, buscando contribuir para uma reflexão acerca dos valores da educação contemporânea e das características democráticas como fundamentos para a gestão educacional.
This research was made to study, in books, pedagogical work done by Moisey Mikhaylovich Pistrak in Lepechinski School, Moscow, Russia, and Anton Semiónovitch Makarenko in Gorki Colony, Poltava and Kharkov, Ukraine. Their experiments were held during the historical period of building Soviet Union, in the first decade post October Revolution. Both of their schoolarship educational programs, work relationships , as human constitutive conditon, and education had been stablished, were done in very clear basis, setting theirs as a criticism model of pedagogy, connecting the reality of the studentes in a stated social character. Autonomy, creative and integration among the individuals valued their team work providing autonomy to people. This work intends to highlight the socialist Pistrak and Makarenko aspects, in order to contribute to a valued contemporaty education and the democratic characteristics as educational administration basis.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Feijo, Jerciano Pinheiro. "Politecnia and unitary school: reflection based on Pistrak, Gramsci and Saviani". Universidade Federal do CearÃ, 2016. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18848.

Testo completo
Abstract (sommario):
nÃo hÃ
The debate surrounding the polytechnic concepts and unit school have occurred throughout the twentieth century and the beginning of the current by different currents linked to the Marxist camp. However, it is far from a consensus, or rather, of their exhaustion. That does not mean it is less important, on the contrary, their constant update is essential in the fight for a school that contributes to human emancipation, is a dealienating school. This study intended to bring to light issues that seem far in this discussion and from authors already recognized for his role in the development of an education based on Marxist thought: What actually Pistrak understood as polytechnic and it would? How important, in Gramsci, the unitary school for the formation of a new society? How are grasped the concepts of polytechnic and unitary school at the thought of Saviani? The answer to these questions intends to debate the polytechnic and unitary school action by the Marxist educators. As it comes to concepts, the whole study was carried out theoretically, so had the technical bibliographic study and activities related to it: literature, abstracts, fichamentos, reviews. In addition to Marx and Engels (1983 and 2007), Marx (1985, 1988, 2013), Pistrak (2011 and 2015), Gramsci (1982, 1987 and 2011) and Saviani (1989 and 2003), many debaters were important, include: Sousa JR (2011), Nosella (2010), Sousa (2012), Frigotto and Ciavatta (2014), Frigotto (1984), Kuenzer (1988) and Sousa and Oliveira (2013). We understand that Marx presented the polytechnic as part of a school that would take human formation from the junction between scientific knowledge and training for production, while Pistrak understand the alliance polytechnic as the school that would form the man for the new Soviet society . Gramsci means the only school as one that balance fairly the development of manual and intellectual work capacity. In Brazil the seizure of these concepts develops prominently in what we call School Saviani, it is widely debated by educators who have developed their studies under its influence. Saviani to the proposal of polytechnic education aims to overcome the current division and dehumanization of man, whether considered as individuals or as a class. Finally, a single type of school that some intellectual and productive training as an educational ground of being, aiming his alienation is the defending theorists studied here.
O debate entorno dos conceitos de politecnia e escola unitÃria tÃm ocorrido ao longo do sÃculo XX e no inÃcio do atual por diversas correntes ligadas ao campo marxista. Contudo, està longe de um consenso ou de seu esgotamento. Isso nÃo significa que ele à menos importante, ao contrÃrio, sua constante atualizaÃÃo à fundamental na luta por uma escola que contribua para a emancipaÃÃo humana, uma escola desalienante. Este estudo pretendeu trazer à luz questÃes que parecem distantes nessa discussÃo e tendo por base autores reconhecidos por sua atuaÃÃo no desenvolvimento de uma educaÃÃo baseada no pensamento marxista. buscou-se responder a trÃs perguntas: O que efetivamente Pistrak entendia como sendo escola politÃcnica e a que ela serviria? Qual a importÃncia, em Gramsci, da escola unitÃria para a formaÃÃo de uma nova sociedade? Como sÃo apreendidos os conceitos de politecnia e escola unitÃria no pensamento de Saviani? Com a resposta dessas questÃes pretende-se levar os educadores do debate a aÃÃo na busca pela politecnia e por uma escola unitÃria. Por se tratar de conceitos, todo o estudo realizou-se teoricamente, portanto teve como tÃcnica o estudo bibliogrÃfico e as atividades inerentes a ele: levantamento bibliogrÃfico, resumos, fichamentos, resenhas. AlÃm de Marx e Engels (1983 e 2007), Marx (1985, 1988, 2013), Pistrak (2011 e 2015), Gramsci (1982, 1987 e 2011) e Saviani (1989 e 2003), muitos debatedores foram importantes, destacamos: Sousa Junior (2011), Nosella (2010), Sousa (2012), Frigotto e Ciavatta (2014), Frigotto (1984), Kuenzer (1988) e Sousa e Oliveira (2013). Entende-se que Marx apresentou a politecnia como parte de uma escola que deveria levar formaÃÃo humana a partir da junÃÃo entre o saber cientÃfico e a formaÃÃo para a produÃÃo, enquanto Pistrak compreendia a escola politÃcnica como sendo um caminho para formaÃÃo do homem para a nova sociedade soviÃtica. Gramsci entende a escola Ãnica como a que recebe todas as crianÃas e jovens e a eles oferece um processo educativo sem distinÃÃo de origem social e que nessa escola haja equilÃbrio na realizaÃÃo de atividades manuais e intelectuais. No Brasil a apreensÃo desses conceitos desenvolve-se de forma destacada no que chamamos Escola de Saviani, pois à amplamente debatido por educadores que realizaram seus estudos sob sua influÃncia. Para Saviani a proposta da educaÃÃo politÃcnica visa superar a atual divisÃo e desumanizaÃÃo do homem, seja ele considerado como indivÃduo ou como classe. Enfim, um Ãnico tipo de escola que some a formaÃÃo intelectual e produtiva como fundamento educativo do ser, objetivando sua desalienaÃÃo à o que defendem os teÃricos aqui estudados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Feijó, Jerciano Pinheiro. "Politecnia e escola unitária: reflexão com base em Pistrak, Gramsci e Saviani". reponame:Repositório Institucional da UFC, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22142.

Testo completo
Abstract (sommario):
FEIJÓ, Jerciano Pinheiro. Escola unitária e politecnia: reflexão com base em Pistrak, Gramsci e Saviani. 2016. 90f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
Submitted by Gustavo Daher (gdaherufc@hotmail.com) on 2017-03-06T11:58:08Z No. of bitstreams: 1 2016_dis_jpfeijo.pdf: 674698 bytes, checksum: ee011078208e719c42711ee34762dc1e (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2017-03-07T14:42:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_dis_jpfeijo.pdf: 674698 bytes, checksum: ee011078208e719c42711ee34762dc1e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-07T14:42:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_dis_jpfeijo.pdf: 674698 bytes, checksum: ee011078208e719c42711ee34762dc1e (MD5) Previous issue date: 2016
The debate surrounding the polytechnic concepts and unit school have occurred throughout the twentieth century and the beginning of the current by different currents linked to the Marxist camp. However, it is far from a consensus, or rather, of their exhaustion. That does not mean it is less important, on the contrary, their constant update is essential in the fight for a school that contributes to human emancipation, is a dealienating school. This study intended to bring to light issues that seem far in this discussion and from authors already recognized for his role in the development of an education based on Marxist thought: What actually Pistrak understood as polytechnic and it would? How important, in Gramsci, the unitary school for the formation of a new society? How are grasped the concepts of polytechnic and unitary school at the thought of Saviani? The answer to these questions intends to debate the polytechnic and unitary school action by the Marxist educators. As it comes to concepts, the whole study was carried out theoretically, so had the technical bibliographic study and activities related to it: literature, abstracts, fichamentos, reviews. In addition to Marx and Engels (1983 and 2007), Marx (1985, 1988, 2013), Pistrak (2011 and 2015), Gramsci (1982, 1987 and 2011) and Saviani (1989 and 2003), many debaters were important, include: Sousa JR (2011), Nosella (2010), Sousa (2012), Frigotto and Ciavatta (2014), Frigotto (1984), Kuenzer (1988) and Sousa and Oliveira (2013). We understand that Marx presented the polytechnic as part of a school that would take human formation from the junction between scientific knowledge and training for production, while Pistrak understand the alliance polytechnic as the school that would form the man for the new Soviet society . Gramsci means the only school as one that balance fairly the development of manual and intellectual work capacity. In Brazil the seizure of these concepts develops prominently in what we call School Saviani, it is widely debated by educators who have developed their studies under its influence. Saviani to the proposal of polytechnic education aims to overcome the current division and dehumanization of man, whether considered as individuals or as a class. Finally, a single type of school that some intellectual and productive training as an educational ground of being, aiming his alienation is the defending theorists studied here.
O debate entorno dos conceitos de politecnia e escola unitária têm ocorrido ao longo do século XX e no início do atual por diversas correntes ligadas ao campo marxista. Contudo, está longe de um consenso ou de seu esgotamento. Isso não significa que ele é menos importante, ao contrário, sua constante atualização é fundamental na luta por uma escola que contribua para a emancipação humana, uma escola desalienante. Este estudo pretendeu trazer à luz questões que parecem distantes nessa discussão e tendo por base autores reconhecidos por sua atuação no desenvolvimento de uma educação baseada no pensamento marxista. buscou-se responder a três perguntas: O que efetivamente Pistrak entendia como sendo escola politécnica e a que ela serviria? Qual a importância, em Gramsci, da escola unitária para a formação de uma nova sociedade? Como são apreendidos os conceitos de politecnia e escola unitária no pensamento de Saviani? Com a resposta dessas questões pretende-se levar os educadores do debate a ação na busca pela politecnia e por uma escola unitária. Por se tratar de conceitos, todo o estudo realizou-se teoricamente, portanto teve como técnica o estudo bibliográfico e as atividades inerentes a ele: levantamento bibliográfico, resumos, fichamentos, resenhas. Além de Marx e Engels (1983 e 2007), Marx (1985, 1988, 2013), Pistrak (2011 e 2015), Gramsci (1982, 1987 e 2011) e Saviani (1989 e 2003), muitos debatedores foram importantes, destacamos: Sousa Junior (2011), Nosella (2010), Sousa (2012), Frigotto e Ciavatta (2014), Frigotto (1984), Kuenzer (1988) e Sousa e Oliveira (2013). Entende-se que Marx apresentou a politecnia como parte de uma escola que deveria levar formação humana a partir da junção entre o saber científico e a formação para a produção, enquanto Pistrak compreendia a escola politécnica como sendo um caminho para formação do homem para a nova sociedade soviética. Gramsci entende a escola única como a que recebe todas as crianças e jovens e a eles oferece um processo educativo sem distinção de origem social e que nessa escola haja equilíbrio na realização de atividades manuais e intelectuais. No Brasil a apreensão desses conceitos desenvolve-se de forma destacada no que chamamos Escola de Saviani, pois é amplamente debatido por educadores que realizaram seus estudos sob sua influência. Para Saviani a proposta da educação politécnica visa superar a atual divisão e desumanização do homem, seja ele considerado como indivíduo ou como classe. Enfim, um único tipo de escola que some a formação intelectual e produtiva como fundamento educativo do ser, objetivando sua desalienação é o que defendem os teóricos aqui estudados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Camini, Isabela. "Escola itinerante dos acampamentos do MST : um contraponto à escola capitalista?" reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2009. http://hdl.handle.net/10183/28874.

Testo completo
Abstract (sommario):
La presente ricerca contiene lo studio “Scuola Itinerante degli accampamenti del Movimento Senza Terra (MST – Movimento dos Sem Terra): un contrappunto alla Scuola Capitalista?” Per realizzare tale studio ci si è posti, quale obiettivo generale, l’analisi dell’apprendimento in quanto processo e l’identificazione dei principali aspetti o elementi che connotano, nella pratica, la Scuola Itinerante degli accampamenti del movimento MST come una proposta capace di contrapporsi alla scuola capitalista. Attraverso l’osservazione dei parametri di attualità e autorganizzazione degli educandi, si è cercato di comprendere la prossimità di questa scuola alla scuola socialista. I principali autori alla base della ricerca sono: M. M. Pistrak, Manacorda, Ponce, Freitas, Gramsci, Caldart, tra gli altri. Ai fini organizzativi, lo studio è stato diviso in cinque capitoli che trattano di ogni argomento relativo alla dimostrazione della tesi. Si è cercato, quindi, di fare la lettura di una vita nel suo intreccio con le motivazioni, i soggetti e il luogo della ricerca. Si è poi passati ad una retrospettiva del contesto storico del Movimento Senza Terra, della sua nascita, del processo storico e della situazione attuale, delineando la preoccupazione e impegno del movimento con l’educazione e la scuola. Allo scopo di analizzare le reali possibilità della Scuola Itinerante di essere “diversa” o contrapporsi alla Scuola Capitalista, si è fatta una lettura delle concezioni e pratiche di questo progetto di scuola, riportando gli elementi che la caratterizzano storicamente e le forze politiche e sociali che la rendono presente nell’attuale sistema. Si è riflettuto, in seguito, sulla Storia e sul Contesto della Scuola Itinerante dalla sua nascita, la lotta dei Sem Terra per ottenerla e mantenerla tra di loro e, soprattutto, il desiderio di trasformarla. L’interrogativo: La scuola itinerante degli accampamenti del Movimento MST: un contrappunto alla scuola capitalista? rimane nell’aria, ma in un certo modo viene qui abbozzata una risposta. Pur costituendo un’esperienza singolare, al punto di attirare l’attenzione di autorità pubbliche, di educatori e del proprio movimento, si sono voluti puntualizzare alcune tensioni, limiti e contraddizioni che emergono dal processo dell’esperienza. Riconosciuta nello Stato del Rio Grande do Sul nel 1996 e nello Stato del Paraná nel 2003, la Scuola Itinerante si sta affermando come riferimento per l’educazione di bambini, adolescenti e adulti accampati e si sta espandendo anche ad altri stati del Brasile dove il movimento MST è organizzato.
A presente pesquisa contém um estudo realizado sobre Escola Itinerante dos acampamentos do MST: um contraponto à Escola Capitalista? Para a realização deste estudo apresentamos, como objetivo geral: apreender no processo quais os principais aspectos/elementos que evidenciam, na prática, ser a Escola Itinerante dos acampamentos do MST uma proposta capaz de se contrapor à escola capitalista. Através da observação das categorias atualidade e auto-organização dos educandos, buscamos compreender sua aproximação com a escola socialista. Os principais autores que fundamentam a pesquisa são: Pistrak, Manacorda, Ponce, Freitas, Gramsci, Caldart, entre outros. Para organizar este processo, o trabalho está dividido em cinco capítulos abordando questões referentes à demonstração da tese. Assim, busco fazer uma leitura da trajetória de vida, imbricada com as razões, os sujeitos e o lugar da pesquisa, seguida de uma retrospectiva do contexto histórico do Movimento Sem Terra, sua gênese, processo histórico e atualidade; sua preocupação e ocupação com a educação e a escola aqui estão delineados. Objetivando analisar as reais possibilidades de a Escola Itinerante ser “diferente”, ou contrapor-se à Escola Capitalista, é feita uma leitura das concepções e práticas deste projeto de escola, trazendo os elementos que a caracterizam historicamente e as forças políticas e sociais que a fazem presente no atual sistema. Em seguida, reflito sobre a História e o Contexto da Escola Itinerante, desde sua gênese, a luta dos Sem Terra pela conquista e permanência no seu meio e, sobretudo, pelo desejo e necessidade de transformá-la. A interrogação: Escola Itinerante dos acampamentos do MST: um contraponto à Escola Capitalista?, embora continue soando aos ouvidos, encontra-se, de certa forma, respondida aqui. Apesar de se constituir como uma experiência singular, de chamar a atenção de autoridades públicas, de educadores e do próprio Movimento, fazemos uma leitura de algumas tensões, limites e contradições que emergem no processo da experiência. Aprovada no Rio Grande do Sul em 1996 e no Paraná em 2003, a Escola Itinerante vem se construindo como referência de escola para crianças, adolescentes e adultos acampados, se expandindo também para outros estados da federação onde o MST está organizado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Souza, Venceslau Alves de. "Malandragem e cidadania: novas pistas". Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. http://tede2.pucsp.br/handle/handle/2866.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2016-04-25T20:22:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Venceslau Alves de Souza.pdf: 1075609 bytes, checksum: f7e3705ae5eabd411448fe7d996c786b (MD5) Previous issue date: 2008-11-14
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
This study was written from a nonIberian perspective to analyze a phenomenon that is very wellknown in Brazil and which is commonly referred to as malandragem . This social practice is examined from the point of view of a theory of social action, in other words, from the starting point of a Western way of thinking that is in opposition to theories that seek its existence in premodern emotionThis study argues that malandragem is much more a product of our modernity, that has been evident since the beginning of the nineteenth century particularly in the resistance of the dominated groups in society which resulted in the formation of the malandro , malandragem , and manifestations such as the jeitinho (Brazilian way), xaveco (flirting), ginga (swing), darse bem (to do well ) levar vantagem ( to take advantage ) jogo de cintura ( to know how to deal with situations). It is also in that resistance that by allowing malandragem to be accepted as a national characteristic it is possible to hide the latent conflict behind the modern forms of domination that (paradoxically) allow human rights to be advanced. The domination is also accentuated in the interclass relationship which distances those individuals from those rights and moves them closer to malandragem
Este estudo foi escrito numa perspectiva nãoiberista do surgimento e evolução de um fenômeno muito conhecido dos brasileiros ao qual se convencionou chamar de malandragem . Esta prática social é aqui investigada sob a luz de uma teoria social da ação, ou seja, a partir do processo de racionalização do Ocidente, em contraponto às teorias que buscam na emoção prémoderna as causas de sua existência. Na perspectiva deste estudo, é muito mais do formato de nossa modernidade, presente entre nós desde princípios do século XIX, particularmente da resistência dos grupos dominantes e daqueles dominados em admitir a totalidade de seus imperativos, que se forma o malandro, a malandragem e todos os seus pressupostos, tais como, o jeitinho, o xaveco, a ginga, o darse bem, o levar vantagem, o jogo de cintura. É nele também que, ao naturalizar a malandragem como uma marca nacional , podese ocultar o conflito latente onde assentam as formas de dominação modernas que (paradoxalmente) permitem fazer avançar os direitos de cidadania. A dominação entre nós é acentuada também no formato intraclasses, o que distancia os indivíduos desses direitos e os aproxima das coisas da malandragem
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Simão, Alexander Coelho. "Mitigando incursões em pista com o SMS". Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2012. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2128.

Testo completo
Abstract (sommario):
Acidentes causados por incursões em pista são eventos raros e catastróficos, entretanto, uma série de incidentes acontecem com maior frequência e podem ser indicativo de graves problemas na segurança operacional. Ignorar condições de risco que contribuem para incursões em pista, em um cenário de elevada perspectiva de crescimento da aviação brasileira, certamente resultará no aumento do número de ocorrências mais graves. A implementação de um modelo de SMS especificamente desenvolvido para a prevenção de incursões em pista reforçará proativamente a segurança operacional por meio de um sistema de gerenciamento estruturado para controlar riscos nas operações. Baseado nos princípios preconizados pelo SMS da ICAO, na cultura de segurança positiva e em práticas e procedimentos voltados à prevenção de incursões em pista que obtiveram êxito em diversos países, o modelo de SMS proposto objetiva auxiliar a comunidade aeronáutica brasileira a lidar de forma mais eficiente e segura com os problemas relacionados a esse tipo de ocorrência. O resultado mostra que uma abordagem organizada, integrada e sistêmica para o trato dessa questão, apoiada em políticas de segurança que envolvam toda a comunidade aeronáutica brasileira, constitui componente vital para a segurança de voo nas pistas de pouso e decolagem.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Teruel, Gabriela Peres. "Reabilitação neuroclusal pelo método das pistas diretas planas /". Araçatuba, 2018. http://hdl.handle.net/11449/157290.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Artênio José Ísper Garbin
Coorientadora: Cléa Adas Saliba Garbin
Banca: Ronald Jefferson Martins
Banca: Paulo César Pereira Perin
Resumo: As oclusopatias estão entre os problemas enfrentados na saúde pública, devido à alta dimensão epidemiológica na fase infantil, sendo o terceiro problema odontológico em saúde pública de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dentre elas, destacam-se as mordidas cruzadas, que consistem na incapacidade dos dois arcos em ocluir normalmente no relacionamento lateral ou anteroposterior. Se não forem solucionadas com uma intervenção precoce, podem comprometer a estrutura craniofacial, as estruturas do aparelho estomatognático, a interação social e psicológica do indivíduo. Dessa forma, é adequada a aplicação de métodos preventivos, a fim de reduzir esses males de saúde pública e assegurar a qualidade de vida dos pacientes. Objetivou-se, no Capítulo 1, relatar um caso clínico de uma criança com mordida cruzada posterior unilateral, tratada com o método das Pistas Diretas Planas (PDP); e, no Capítulo 2, avaliar a efetividade da Reabilitação Neuroclusal (RNO) com o uso das PDP, por meio das análises de modelos de gesso e radiografias panorâmicas. Trata-se de um estudo clínico, seguindo o protocolo de RNO, com a utilização das PDP. Nesse sentido, desgastaram-se as interferências oclusais e se confeccionaram pistas em planos inclinados utilizando resina composta, a fim de promover o equilíbrio oclusal. Tal pesquisa foi feita com 21 crianças de três a seis anos de idade, matriculadas nas escolas municipais de educação básica (EMEBs) de um município brasileiro. Com uma ponta gra... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Occlusions diseases are in the public health problems due to their high epidemiological dimension during the infantile phase and are considered by the World Health Organization the third dental problem in public health. Among them, cross bites are highlighted, which is the inability of the two arches to occlude normally in the lateral or anteroposterior relationship. If not solved with an early intervention, it can compromise the craniofacial structure, the structures of the stomatognathic apparatus, the social and psychological interaction of the individual. In this way, it is appropriate to apply preventive methods in order to reduce these public health ills, as well as to ensure the quality of life of patients. The objective of Chapter 1 was to report a clinical case of a child with unilateral posterior crossbite treated with the planas direct tracks method and in Chapter 2 to evaluate the effectiveness of the neuroclusal rehabilitation with the use of planas direct tracks through the analysis of models of gypsum and panoramic radiographs. It is a clinical study, following the RNO protocol with the use of planas direct tracks, wear on occlusal interferences and the preparation of slopes in inclined planes using composite resin, in order to promote the occlusal balance, performed with 21 children from 3 to 6 years of age studing in the Municipal Schools of Basic Education of a Brazilian municipality. Using a graphite tip, the reference points were marked on each gypsum model of both arcs, the intercanine and intermolar distances to measure with a digital caliper. Panoramic radiographs were marked cephalometric points of the mandibular branch performed with ImageJ software. In the data analysis the software Bioestat 5.0 and Graphpad prism 7.0 were used. In the analysis... (Complete abstract electronic access below)
Mestre
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Teruel, Gabriela Peres [UNESP]. "Reabilitação neuroclusal pelo método das Pistas Diretas Planas". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/157290.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by GABRIELA PERES TERUEL (teruel_gabi@hotmail.com) on 2018-10-10T13:50:08Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-REVISAO FINAL.pdf: 1347798 bytes, checksum: 231352777cb7efc8a9ea024c52edf372 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Paula Rimoli de Oliveira null (anapaula@foa.unesp.br) on 2018-10-10T19:20:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação-REVISAO FINAL.pdf: 1347798 bytes, checksum: 231352777cb7efc8a9ea024c52edf372 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-10T19:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação-REVISAO FINAL.pdf: 1347798 bytes, checksum: 231352777cb7efc8a9ea024c52edf372 (MD5) Previous issue date: 2018-08-17
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Occlusions diseases are in the public health problems due to their high epidemiological dimension during the infantile phase and are considered by the World Health Organization the third dental problem in public health. Among them, cross bites are highlighted, which is the inability of the two arches to occlude normally in the lateral or anteroposterior relationship. If not solved with an early intervention, it can compromise the craniofacial structure, the structures of the stomatognathic apparatus, the social and psychologi cal interaction of the individual. In this way, it is appropriate to apply preventive methods in order to reduce these public health ills, as well as to ensure the quality of life of patients. The objective of Chapter 1 was to report a clinical case of a child with unilateral posterior crossbite treated with the planas direct tracks method and in Chapter 2 to evaluate the effectiveness of the neuroclusal rehabilitation with the use of planas direct tracks through the analysis of models of gypsum and panoramic radiographs. It is a clinical study, following the RNO protocol with the use of planas direct tracks, wear on occlusal interferences and the preparation of slopes in inclined planes using composite resin, in order to promote the occlusal balance, performed with 21 children from 3 to 6 years of age studing in the Municipal Schools of Basic Education of a Brazilian municipality. Using a graphite tip, the reference points were marked on each gypsum model of both arcs, the intercanine and intermolar distance s to measure with a digital caliper. Panoramic radiographs were marked cephalometric points of the mandibular branch performed with ImageJ software. In the data analysis the software Bioestat 5.0 and Graphpad prism 7.0 were used. In the analysis of the models, we evaluated the intercanine distances that the statistical significance of the measurements before and after the treatment in the superior models, with value of p <0.0001. In the lower models for the same measure with p value <0.0044. In the intermolar evaluation, here was statistical significance only for the upper measurements p <0.0027. In the radiographic analysis, the cephalometric measures of condyle height at the base of the mandible and width were evaluated, being the right width before and a fter with p value <0.0918 and left with a p <0.0149. At the end of the treatment the difference between the right and left widths was p <0.0001 and the difference of the heights of p <0.0002. The difference between the height and the width of the right and left sides at the beginning was greater than the end of the treatment, which shows the previous growth was asymmetric and after the uncrossing, a symmetrical growth. It was concluded that the functional cross - bite was corrected by the treatment of the planas direct tracks, favorable clinical result was achieved, which demonstrated the effectiveness of the technique, and because of easy execution and use of daily dental materials, should be applied in public service and in private.
As oclusopatias estão entre os problemas enfrentados na saúde pública, devido à alta dimensão epidemiológica na fase infantil, sendo o terceiro problema odontológico em saúde pública de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dentre elas, destacam-se as mordidas cruzadas, que consistem na incapacidade dos dois arcos em ocluir normalmente no relacionamento lateral ou anteroposterior. Se não forem solucionadas com uma intervenção precoce, podem comprometer a estrutura craniofacial, as estruturas do aparelho estomatognático, a interação social e psicológica do indivíduo. Dessa forma, é adequada a aplicação de métodos preventivos, a fim de reduzir esses males de saúde pública e assegurar a qualidade de vida dos pacientes. Objetivou-se, no Capítulo 1, relatar um caso clínico de uma criança com mordida cruzada posterior unilateral, tratada com o método das Pistas Diretas Planas (PDP); e, no Capítulo 2, avaliar a efetividade da Reabilitação Neuroclusal (RNO) com o uso das PDP, por meio das análises de modelos de gesso e radiografias panorâmicas. Trata-se de um estudo clínico, seguindo o protocolo de RNO, com a utilização das PDP. Nesse sentido, desgastaram-se as interferências oclusais e se confeccionaram pistas em planos inclinados utilizando resina composta, a fim de promover o equilíbrio oclusal. Tal pesquisa foi feita com 21 crianças de três a seis anos de idade, matriculadas nas escolas municipais de educação básica (EMEBs) de um município brasileiro. Com uma ponta grafite, marcaram-se os pontos de referência em cada modelo de gesso de ambos os arcos, das distâncias intercaninas e intermolares, para efetuar as medidas por meio de paquímetro digital. Nas radiografias panorâmicas, foram marcados pontos cefalométricos do ramo mandibular por meio do software ImageJ. Na análise dos dados, empregaram-se os programas Bioestat 5.0 e Graphpad prism 7.0. Na análise dos modelos, avaliaram-se as distâncias intercaninas, em que se observou a significância estatística das medidas antes e após o tratamento nos modelos superiores, com valor de p<0,0001 e, nos modelos inferiores para a mesma medida, com valor de p<0,0044. Já na avaliação intermolar, houve significância estatística apenas para as medidas superiores (p<0,0027). Na análise radiográfica foram avaliadas as medidas cefalométricas da altura do côndilo à base da mandíbula e largura, sendo a largura direita antes e depois com valor de p<0,0918, e esquerda, de p<0,0149. Ao final do tratamento, a diferença entre as larguras direita e esquerda foi de p<0,0001, e a das alturas, de p<0,0002. A diferença entre a altura e a largura dos lados direito e esquerdo no início foi maior que no final do tratamento, isso demonstra que o crescimento anterior se dava de forma assimétrica e, após o descruzamento, um crescimento simétrico. Conclui-se que foi corrigida a mordida cruzada funcional pelo tratamento das PDP, e o resultado clínico favorável foi alcançado, o que indica a efetividade da técnica que, por ser de fácil execução e utilizar materiais do cotidiano do consultório odontológico, deve ser aplicada tanto no serviço público como no particular.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Catalano, Francisco. "Reestructuración pista de ciclismo estadio Kempes". Bachelor's thesis, Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales, 2019. http://hdl.handle.net/11086/14376.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Souza, Michele Monteiro de. "Pistas prosódicas na desambiguação de sentenças coordenadas no PB". Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2285.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-08-02T18:26:55Z No. of bitstreams: 1 michelemonteirodesouza.pdf: 2238713 bytes, checksum: b1db78d535af729730d15157671565b8 (MD5)
Approved for entry into archive by Diamantino Mayra (mayra.diamantino@ufjf.edu.br) on 2016-08-04T11:08:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 michelemonteirodesouza.pdf: 2238713 bytes, checksum: b1db78d535af729730d15157671565b8 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-04T11:08:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 michelemonteirodesouza.pdf: 2238713 bytes, checksum: b1db78d535af729730d15157671565b8 (MD5) Previous issue date: 2016-04-05
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Esta dissertação investiga o uso de pistas de fronteira de sintagma entoacional (IP) no processamento de sentenças coordenadas por adultos falantes do português brasileiro (PB). Pesquisas desenvolvidas na subárea da Psicolinguística denominada Processamento de Sentenças discutem em que medida as decisões iniciais do parser – processador linguístico humano – seriam guiadas por informações estritamente sintáticas ou, também, por outras informações de natureza linguística ou extralinguística. Para isso, a compreensão de sentenças estrutural e temporariamente ambíguas, conhecidas na literatura como sentenças garden-path, tem sido testada usando-se diferentes técnicas e tarefas experimentais, e resultados experimentais sugerem que falantes adultos usam a prosódia como fonte de informação no processamento (p.ex., KJELGAARD e SPEER, 1999; CLIFTON et al, 2002; MILLOTTE et al, 2007; DEDE, 2010; FONSECA, 2012). Buscando contribuir para essa discussão, elegemos uma estrutura pouco investigada nos estudos da área, particularmente, no PB – sentenças com DPs coordenados, cuja ambiguidade é desfeita por meio da prosódia ([O juiz intima João]IP [e Pedro e Lucas aguardam o resultado final]IP – [O juiz intima João e Pedro]IP [e Lucas aguarda o resultado final]IP). Usamos a técnica de restauração de fonema mascarando a marcação de número no verbo, de modo a verificar se falantes nativos do PB reconhecem um sujeito simples ou composto com base em pistas de fronteira de IP. Conduzimos dois experimentos com a tarefa de escolha visual de palavras (STOYNESHKA et al, 2010), e dois experimentos foram aplicados utilizando-se a técnica de comparação sentença-figura, com o recurso de manipulação de atenção. Tal procedimento nos permitiu verificar a recuperação de um estímulo na memória de trabalho e a comparação de estímulos linguísticos e visuais na compreensão de uma sentença. Nossa hipótese de trabalho é a de que a informação prosódica pode auxiliar a construção mental do significado de uma sentença. Os resultados sugerem que o parser leva em conta a informação prosódica, uma vez que as respostas dos participantes são compatíveis com o contorno entoacional de cada estímulo.
This study investigates the use of Intonational Phrase (IP) boundary cues on syntactic processing by Brazilian Portuguese (henceforth, BP) adult speakers. Several studies conducted in the psycholinguistic subarea called Sentence Processing discuss to what extent the initial decisions of the parser – human language processor – would be guided by strictly syntactic information, or also by other linguistic or extra linguistic information. For this, the comprehension of the structurally and temporarily ambiguous sentences – garden-path sentences – has been tested using different techniques and experimental tasks, and experimental results suggest that adult speakers use prosody as a source of information in sentence processing (e.g. KJELGAARD & SPEER, 1999; CLIFTON et al, 2002; MILLOTTE et al, 2007; DEDE, 2010; FONSECA, 2012). In order to contribute to this discussion, we chose a little-investigated structure in our area of studies, specially, in BP – sentences with coordinated DPs, for which ambiguity is undone by prosody ([The judge intimates João]IP [and Pedro and Lucas await (for) the final result]IP – [The judge intimates João and Pedro]IP [and Lucas awaits (for) the final result]IP). We use the phoneme restoration technique masking the number marking on the verb, in order to check if PB native speakers recognize a simple or conjoint subject based on IP boundary cues. We conducted two experiments using the visual word choice task (STOYNESHKA et al, 2010), and two experiments were applied using the sentence-image verification technique, with attention manipulation resource. This procedure allowed us to verify the recovery of a stimulus in working memory and the comparison of linguistic and visual stimuli in the comprehension of a sentence. Our working hypothesis is that the prosodic information can help the mental construction of the meaning of a sentence. Results suggest that the parser takes into account the prosodic information, since the participants' answers are compatible with the intonation of each stimulus.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Più fonti

Libri sul tema "Pistrak"

1

Daðason, Sigfús. Ritgerðir og pistlar. Reykjavík: Forlagið, 2000.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Zeeny, Geirge. Pistres from paradise. Beirut: MECO (Middle East Cultural Organisation), 1999.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Augé, Marc. Valode & Pistre. Paris: Editions du regard, 1998.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Leonel, Perú, a cura di. Pistas para encontrarme. Hermosillo, Sonora, Mexico: Instituto Sonorense de Cultura, 2008.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Roper, Robert. Cacería de pistas. Lincolnwood, Ill: Publications International, 2008.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Gárdonyi, József. Dankó Pista. Budapest: Kairosz, 2008.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

La pista. Roma: Napoleone, 1985.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Ollé, Carmen. Pista falsa. [Péru?]: Ediciones El Santo Oficio, 1999.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Plantada, Berenguer. Pista común. Barcelona: Ninfa Publicaciones, 1997.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

editor, Braithwaite Andrés collaborator, a cura di. Pista resbaladiza. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Diego Portales, 2014.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Più fonti

Capitoli di libri sul tema "Pistrak"

1

Khare, C. P. "Pistia stratiotes Linn. var. cuneata Engl." In Indian Medicinal Plants, 1. New York, NY: Springer New York, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-0-387-70638-2_1218.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Perdomo, Silvana, Masanori Fujita, Michihiko Ike e Masafumi Tateda. "Growth Dynamics of Pistia stratiotes in Temperate Climate". In Wastewater Treatment, Plant Dynamics and Management in Constructed and Natural Wetlands, 277–87. Dordrecht: Springer Netherlands, 2008. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4020-8235-1_24.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

den Hollander, Nick G., Ingrid W. Schenk, Sara Diouf, Martin J. Kropff e Arnold H. Pieterse. "Survival strategy of Pistia stratiotes L. in the Djoudj National Park in Senegal". In Biology, Ecology and Management of Aquatic Plants, 21–27. Dordrecht: Springer Netherlands, 1999. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-017-0922-4_4.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Steegers, Robert. "Roland Schiffter, Sabine Bierwirth, Arnold Pistiak (Hrsg.): Heinrich Heine – Miszellen aus Berlin. Berlin: Pro Business Verlag 2018. 322 S. € 29,90." In Heine-Jahrbuch 2019, 200–202. Stuttgart: J.B. Metzler, 2019. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-04905-6_22.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Jha, M., V. Sharma e N. Ganesh. "In Vitro Antioxidant and Cytotoxicity Assay of Pistia stratiotes L. Against B16F1 and B16F10 Melanoma Cell Lines". In Chemistry of Phytopotentials: Health, Energy and Environmental Perspectives, 19–23. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2012. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-23394-4_4.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

García-Espinosa, L. A., F. Jiménez, A. E. Jiménez e D. E. Viñas. "Monitor Inalámbrico de Velocidad y Presión de Aire para el Análisis de Ciclismo de Pista". In V Latin American Congress on Biomedical Engineering CLAIB 2011 May 16-21, 2011, Habana, Cuba, 229–32. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2013. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-21198-0_59.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Cilliers, Catharina J., D. Zeller e G. Strydom. "Short- and long-term control of water lettuce (Pistia stratiotes) on seasonal water bodies and on a river system in the Kruger National Park, South Africa". In Management and Ecology of Freshwater Plants, 173–79. Dordrecht: Springer Netherlands, 1996. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-011-5782-7_27.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Dal Ri, Neusa Maria. "O processo educacional na Revolução Russa e a contribuição do Educador Moisey Pistrak". In 100 Anos da Revolução Russa: a Transição Socialista como Atualidade Histórica, 227–44. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2020. http://dx.doi.org/10.36311/2020.978-65-86546-09-5.p227-244.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

"Pistia stratiotes". In A Guide to Poisonous House and Garden Plants, 219. Teton NewMedia, 2007. http://dx.doi.org/10.1201/b16160-141.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Pieterse, A. H. "Pistia Stratiotes". In CRC Handbook of Flowering, 94–96. CRC Press, 2019. http://dx.doi.org/10.1201/9781351072564-11.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Atti di convegni sul tema "Pistrak"

1

Xie, Xiufeng, Xinyu Zhang, Swarun Kumar e Li Erran Li. "piStream". In MobiCom'15: The 21th Annual International Conference on Mobile Computing and Networking. New York, NY, USA: ACM, 2015. http://dx.doi.org/10.1145/2789168.2790118.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

M. Borges, Letycia, Fernando E. M. Borges, Diogo A. Ribeiro, Andrey W. M. Pinto e Danton D. Ferreira. "Uso de Curvas Principais na Classificação de Falhas em Motor de Indução Trifásico". In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1389.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste artigo é proposto um método de manutenção preditiva de motores elétricos, por meio da classificação de falhas nos rolamentos do motor. O método consiste em quatro etapas: aquisição de sinais, extração de características, projeto do classificador e análise dos resultados. A aquisição de sinais foi feita por meio de um acelerômetro de 3 eixos acoplado a um motor de indução trifásico. Os sinais de vibração foram coletados utilizando uma placa Arduino. A extração de parâmetros foi realizada utilizando Estatísticas de ordem superior (EOS) por meio dos cumulantes de segunda e quarta ordens com atraso zero. Para o projeto do classificador foram utilizadas Curvas Principais via algoritmo k-segmentos. Para testes, foram avaliadas três condições do rolamento dianteiro do motor: rolamento sem falhas, rolamento com falha na pista externa e rolamento com falha nas duas pistas. Resultados de classificação em fase de teste apresentaram taxas de acerto acima de 95%.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Santo, Marco V. P. do Espirito. "Na Pista de Nossos Medos". In V Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2011. http://dx.doi.org/10.4025/5cih.pphuem.2218.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Justo, Gabriel, Renato Barreto Hoffmann Filho, Adriano Vogel, Dalvan Griebler e Luiz Gustavo Leão Fernandes. "Acelerando uma Aplicação de Detecção de Pistas com MPI". In Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eradrs.2020.10770.

Testo completo
Abstract (sommario):
Aplicações de stream de vídeo demandam processamento de alto desempenho para atender requisitos de tempo real. Nesse cenário, a programação paralela distribuída é uma alternativa para acelerar e escalar o desempenho. Neste trabalho, o objetivo é paralelizar uma aplicação de detecção de pistas com a biblioteca MPI usando o padrão Farm e implementando duas estratégias de distribuição de tarefas. Os resultados evidenciam os ganhos de desempenho.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Pimentel, Joao, e Jaelson Castro. "piStar Tool – A Pluggable Online Tool for Goal Modeling". In 2018 IEEE 26th International Requirements Engineering Conference (RE). IEEE, 2018. http://dx.doi.org/10.1109/re.2018.00071.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Rachmadiarti, Fida, Herlina Fitrihidajati, Tarzan Purnomo, Yuliani Yuliani e Dwi Asih Wahyuningsih. "Azolla microphylla and Pistia stratiotes as Phytoremediator of Pb (lead)". In Proceedings of the International Conference on Science and Technology (ICST 2018). Paris, France: Atlantis Press, 2018. http://dx.doi.org/10.2991/icst-18.2018.20.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Kelly da Silva Araújo, Natália, Tamyres Jussara da Silva, Lívio de Melo Araújo, Kilma da Silva Lima Viana e Ayrton Matheus da Silva Nascimento. "PISTAS DA SUSTENTABILIDADE: UMA INTERVENÇÃO PARA CONSCIENTIZAR SEM AFETAR O ECOSSISTEMA". In VI Congresso internacional das lincenciaturas. Instituto internacional despertando vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.ivcointerpdvl.2017.00204.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

"PISTA project: Pilot on Interoperable Systems for Tolling Applications". In IEE Seminar Road User Charging. IEE, 2003. http://dx.doi.org/10.1049/ic:20030126.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Fiandrotti, Attilio, Sophie M. Fosson, Chiara Ravazzi e Enrico Magli. "PISTA: Parallel Iterative Soft Thresholding algorithm for sparse image recovery". In 2013 Picture Coding Symposium (PCS). IEEE, 2013. http://dx.doi.org/10.1109/pcs.2013.6737749.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Bogo, Rudinei L., Liliana M. Gramani e Eloy Kaviski. "Modelagem e Escoamento do Tráfego de Véıculos em uma Pista Simples". In XXXV CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. SBMAC, 2015. http://dx.doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0379.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Rapporti di organizzazioni sul tema "Pistrak"

1

Lounibos, Leon P. Population Regulation of Mansonia Mosquitoes on Water Lettuce (Pistia stratiotes L.). Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, maggio 1988. http://dx.doi.org/10.21236/ada200800.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

O'Malley, Karen. Characteristics of Arginase from the Terebellid Polychaete Pista Pacifica Berkeley. Portland State University Library, gennaio 2000. http://dx.doi.org/10.15760/etd.1659.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Vioque Peña, Agustín. El ácido ribonucleico, ¿una pista sobre el inicio de la vida? Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular (SEBBM), novembre 2012. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_rpc.2012.11.1.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Dray, F. A., Thompson Jr., Habeck Catherine R., Balciunas Dale H., Center Joseph K. e Ted D. Aquatic Plant Control Research Program. A Survey of the Fauna Associated with Pistia Stratiotes L. (Waterlettuce) in Florida. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, aprile 1988. http://dx.doi.org/10.21236/ada194188.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia