Letteratura scientifica selezionata sul tema "Roman de Buscalus"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Roman de Buscalus".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Roman de Buscalus"

1

Dixon, Rebecca. "Parody in the Burgundian Roman de Buscalus". Cahiers de recherches médiévales et humanistes, n. 30 (15 dicembre 2015): 421–40. http://dx.doi.org/10.4000/crm.13904.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Martire, Alex Da Silva. "Archaeology of Roman mining landscape: Hispania and Lusitania". Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. Suplemento, supl.11 (10 settembre 2011): 71. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2011.113537.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este projeto de mestrado constitui desdobramento e aprofundamento de uma temtica apresentada na pesquisa de iniciação científica (com bolsa FAPESP), realizada entre outubro de 2006 e junho de 2008: a mineração. O objetivo central é analisar a complexidade presente na paisagem mineira romana do território hispânico, centrando-se também no estudo da província da Lusitânia. Com base nas fontes de época e na bibliografia interpretativa dessas fontes serão buscados recursos que esclareçam o papel da exploração mineral provincial e seus reflexos no Império Romano. Para tanto, far-se-á uso da metodologia pertencente à Arqueologia da Paisagem a fim de se examinar três segmentos fundamentais na mineração: a zona de extração, a infraestrutura e a mão-de-obra necessárias à atividade
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Eichler, Maria. "LUCRETII POEMATA E A POESIA CONVIVIAL: A DECLAMAÇÃO DE VERSOS EPICURISTAS NAS SODALITATES DE BANQUETE DA ROMA DE MEADOS DO SÉCULO I AEC". Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas 30, n. 1 (20 novembre 2020): 28. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v30i1.7670.

Testo completo
Abstract (sommario):
No presente artigo, interrogamos a respeito das condições de recepção e modalidades de performance dos Lucretii poemata em meados do século I AEC. Propomos que os versos de Lucrécio teriam sido declamados principalmente nas sodalitates de banquetes das domus em Roma e uillae itálicas. Sendo assim, tratamos de enquadrá-los nos limites da poesia “convivial” e interrogamos acerca da autoridade político-social do poeta romano advinda dos carmina. Buscamos, nas seções do De rerum natura, os indícios ou marcas discursivas que apontassem para o desempenho ou aporte recitativo dos versos em contextos públicos, tais quais rituais e cerimônias cívico-religiosas. Contudo, detivemo-nos, sobretudo, nas alusões pertinentes ao ambiente ‘semi-público’ dos conuiuia dos banquetes, promovidos nas dependências de membros da elite romana de fins da República.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Repertório, Teatro &. Dança. "MOVIMENTOS DE DANÇA E LITERATURA: SALOMÉ E A CABEÇA DE JOÃO BATISTA NO RELATO DE MARCOS [Enéias Farias Tavares (UFSM)] [Juliana de Abreu Werner T. (UFRGS)]". REPERTÓRIO, n. 15 (7 luglio 2010): 176. http://dx.doi.org/10.9771/r.v0i15.5223.

Testo completo
Abstract (sommario):
<div>A dança perpassa a história de todas as civilizações antigas. Na cultura primitiva, ela estabelece uma forma de comunicação única entre um povo e suas tradições. Essa comunicação ocorre por meio de um vocabulário próprio de movimentos e gestos corporais que também farão parte dos rituais religiosos. No caso dos textos judaicos, a dança está associada a comemorações bélicas, à conquista militar, à realização pessoal e ao culto à divindade, além de exemplificar um aspecto do “ritual pagão” dos povos não-judaicos. Por sua vez, o episódio envolvendo a filha de Herodias, Salomé, registrado nos evangelhos de <em>Mateus e Marcos</em>, foi relido nos séculos posteriores figurando sua dança apenas em associação com a licenciosidade romana. O objetivo desse texto é analisar a relação dos textos velho-testamentários com a dança e opô-la ao relato de Marcos, ressaltando o modo peculiar com que o autor constrói sua narrativa. Nesse sentido, buscamos uma aproximação entre o texto literário bíblico e as práticas da dança no contexto judaico e romano.</div><div><br /></div><div><div><br />Dance passes through the history of all ancient civilizations. In the culture of primitive society, it provides a unique form of communication between people and their traditions. This communication occurs through a specific vocabulary of movements and body gestures which is also part of religious rituals. In the case of Jewish texts, the dance is associated with the celebration of war, military conquest, personal accomplishment and to worship their god, besides its "pagan worship" nature in non-Jewish cultures. On the other hand, the story of the dance of Salome, in <em>Matthew and Mark</em>, was reread in later centuries fi guring dance only in association with the Roman licentiousness. The aim of this paper is to analyze the relationship of old-testamentary texts with dance and oppose them to Mark's account, highlighting the peculiar way in which the author described the dance, the setting and characters of the story. In this sense, we seek an approximation between biblical literary text and the practice of dance in a Jewish and Roman context.</div></div>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Da Silva, Diogo Pereira, e Érika Vital Pedreira. "REDDITOR LVCIS AETERNAE: Constâncio Cloro e a Reconquista da Britânia". Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, n. 22 (26 novembre 2012): 123. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2012.107047.

Testo completo
Abstract (sommario):
A partir da discussão sobre as características da dominação romana na Britânia, buscamos examinar a construção da retórica imperial em torno da reconquista desta província pelo imperador Constâncio Cloro, no ano 296. Em especial, analisaremos as demonstrações do fausto imperial através das moedas e dos panegíricos que representaram Constâncio Cloro como o redditor lucis aeternae.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Teixeira, Fernando, e Edson Martins. "Félix ou o anti-Aquiles: diálogos entre Homero e Machado de Assis". Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios 5, n. 2 (22 dicembre 2017): 17–28. http://dx.doi.org/10.34019/2318-3446.2017.v5.23232.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo: No presente trabalho, estudamos a recepção da cultura greco-romana no romance Ressurreição, de Machado de Assis. Para tal, buscamos identificar elementos de intertextualidade (BAKHTIN, 2002) presentes na obra em questão, a fim de discutir como tais elementos seriam importantes para o projeto literário do autor. Após uma apresentação panorâmica dos temas clássicos citados no romance, discutimos como essas referências à cultura clássica são apropriadas e ressignificadas na caracterização psicológica do personagem Félix, protagonista do romance.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

DE SOUZA, ALICE MARIA. "Uma república degradada". Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 35 (8 luglio 2020): 27–49. http://dx.doi.org/10.36661/2238-9717.2020n35.11418.

Testo completo
Abstract (sommario):
Caio Salústio Crispo foi um homem novo que atuou politicamente no final do governo republicano e testemunhou profundas mudanças na política romana. Em suas obras, percebemos a sua atitude crítica em relação à essas mudanças e seu discurso moralizante que evidencia os aspectos que contribuíram para a degradação moral característica de seu tempo. O presente trabalho tem como objeto uma de suas obras, a Guerra de Jugurta, em que buscamos analisar os elementos que refletem a sua teoria sobre a prevalência dos vícios sobre as virtudes ao final da República romana. Para tanto consideramos, também, os elementos exteriores ao texto em si – tais como contexto, objetivos do autor e gênero – e interpretamos esse documento não somente como produto de apropriações do passado, mas, também como produtor de novas representações dele, servindo como veículo de transmissão e ressignificação da memória.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Fortes, Fábio Da Silva. "Οὐκ τέχνη ἐστὶν ῥητορική: Sexto Empírico e a crise da retórica no Império Romano". Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, n. 4 (2 marzo 2015): 90. http://dx.doi.org/10.17648/rom.v0i4.9204.

Testo completo
Abstract (sommario):
A refutação da retórica no âmbito do ceticismo pirrônico tardio, possui razões filosóficas razoavelmente bem mapeadas na literatura. Neste artigo, apresentamos, porém, uma leitura através de um prisma diverso: buscamos apresentar no âmbito da própria retórica, enquanto prática cultural e educativa consolidada no Império Romano, aspectos que apontavam para a crise da qual Sexto Empírico seria um notável representante. Para isso, avaliaremos posições presentes nas obras de Sêneca, o velho, Quintiliano, Tácito e Filóstrato, como contraponto à posição de Sexto Empírico, em Contra os retóricos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Pita Z., Renzo, Roberto Galván S., Amparo Pérez S., Ana Surichaqui L., Nayrovi Vásquez C. e José Ríos A. "Psicoanálisis y Jacques Lacan". Revista de Investigación en Psicología 15, n. 1 (3 marzo 2014): 203. http://dx.doi.org/10.15381/rinvp.v15i1.3680.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabajo pretende mostrar parte del estudio realizado por el Grupo de psicoanálisis lacaniano de San Marcos, el cual toma como eje el postulado de Lacan el inconsciente se estructura como un lenguaje. Buscamos aquí realizar una primera aproximación a los argumentos que hicieron posible semejante enunciado, así como mostrar las consecuencias que produjo en el psicoanálisis su puesta en práctica. Para ello se hace un recorrido que inicia con una pequeña explicación sobre el lugar que ocupa Jacques Lacan en el psicoanálisis, luego se lleva a cabo un desarrollo sobre la estructura de lenguaje que hay en el inconsciente, para lo cual se hace referencia a Ferdinand de Saussure y a Roman Jakobson. Ya al final se introducen algunos conceptos como otro e intersubjetividad con el fin de mostrar el modo de abordaje clínico que se deduce de los postulados de Lacan.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Henn, Paula Antonia, e Marta Rosa Borin. "A imprensa católica no Brasil como instrumento de aproximação entre o Brasil e Roma durante a segunda guerra mundial". Revista Eletrônica História em Reflexão 11, n. 22 (18 dicembre 2017): 83–96. http://dx.doi.org/10.30612/rehr.v11i22.7938.

Testo completo
Abstract (sommario):
A proposta do estudo é analisar a figura do Papa Pio XII e de que forma o Vaticano atuou no cenário internacional durante a Segunda Guerra Mundial. Partindo da análise das ações do Pontífice Romano de 1939 a 1945, através da revista A Ordem e Revista Eclesiástica Brasileira (REB), buscamos entender a linha de ação política do Vaticano veiculada na imprensa brasileira neste período. Analisamos como a mensagem do Papa Pio XII chegou aos leitores brasileiros e de que forma foi eficaz na aproximação entre Roma e o Brasil, bem como a reação gerada em meio à instabilidade da política internacional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Più fonti

Tesi sul tema "Roman de Buscalus"

1

Mourey, Marjorie. "Édition critique et commentaires du Roman de Buscalus (XVème siècle)". Thesis, Sorbonne université, 2019. http://www.theses.fr/2019SORUL149.

Testo completo
Abstract (sommario):
Foisonnant récit en prose écrit vers le milieu du XVe siècle, le Roman de Buscalus mêle des aventures fictives à une trame considérée comme historique au Moyen Âge. Les exploits de Buscalus et de sa lignée y sont narrés, et la ville de Tournai, dont les protagonistes sont originaires, y est célébrée. Le présent travail propose une édition critique de la première partie de ce roman inédit. Le texte critique est basé sur un manuscrit unique, le BNF, fr. 9343. Un apparat composé notamment d’un glossaire et de plusieurs index l’accompagne, ainsi qu’une analyse dans laquelle le texte est successivement abordé sous l’angle de l’ecdotique, de la linguistique et de la littérature. Dédié au duc de Bourgogne Philippe le Bon, copié et illuminé dans l’atelier du Maître de Wavrin, le Roman Buscalus a jusqu’à présent été considéré comme anonyme. L’analyse s’attache à proposer une attribution en relevant un faisceau d’indices qui désigne comme auteur le clerc Jean Wauquelin, écrivain du duc. Le surnaturel, qui peut être considéré comme le trait le plus saillant du roman du point de vue littéraire, est également étudié. La manière dont le registre est traité ouvre une fenêtre sur les opinions de l’auteur. En contant l’établissement par un diable d’une école de magie, un voyage dans les régions infernales et l’intervention guerrière d’une Mesnie Hellequin, l’auteur fait montre d’une attitude ambivalente. Il approche le surnaturel de manière joyeuse, comme un outil narratif permettant d’élaborer des histoires extraordinaires, tout en affichant en parallèle sa réprobation vis-à-vis de l’usage de la magie noire et du commerce avec les démons
A rich text in prose from the middle of the 15th century, the Roman de Buscalus blends fictional adventures with a framework considered historical in the Middle Ages. The achievements of Buscalus and his lineage are told, and the city of Tournai, from which the characters originate, is celebrated. The present study offers a critical edition of the first part of this unpublished romance. The critical text is based on a single manuscript, the BNF, fr. 9343. An apparatus, which includes a glossary and several indexes, accompanies it, as well as an analysis in which the text is successively studied from the point of view of ecdotics, linguistics and literature. Dedicated to the duke of Burgundy Philip the Good, and copied and illuminated in the workshop of the Wavrin Master, the Roman de Buscalus has until now been considered anonymous. The analysis proposes, by gathering a body of evidence, an authorial attribution to the clerk Jean Wauquelin, the duke’s writer. The supernatural, which may be considered as the most salient feature of the romance from a literary point of view, is also examined. The manner in which the register is treated provides a glimpse of the author’s opinions. By relating the establishment of a school of magic by a devil, a journey into the infernal regions and the warlike intervention of a Mesnie Hellequin, the author demonstrates an ambivalent attitude. He approaches the supernatural in a joyful way, like a narrative tool that allows him to devise extraordinary stories, while concurrently displaying his condemnation of the use of black magic and the act of consorting with demons
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia