Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Dicionário de música.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Dicionário de música“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-19 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Dicionário de música" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Ribeiro de Oliveira, Solange. "Literatura e música: união indissolúvel." Revista Internacional em Língua Portuguesa, no. 37 (August 4, 2020): 93–114. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2020.37/pp.93-114.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Como parte da Melopoética_ disciplina voltada para o estudo de diferentes formas de relação entre Literatura e Música_ o ensaio discute teorias e tipologias propostas por críticos como Steven Paul Scher, Werner Wolf, Paul Zumthor, Susanne Langer, Luis Tatit e Claus Clüver, entre outros. A partir de três eixos classificatórios_ Música na Literatura, Literatura na Música, Literatura e Música_ estudam-se várias possibilidades de relação entre as duas artes. A título de complementação, acrescentam-se análises de criações musicais brasileiras e europeias, selecionadas como ilustrativas dos temas fo
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Rodrigues Echevarria, Felipe. "Entre verbetes e canções." Revista Cerrados 34, no. 67 (2025): 184–93. https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56935.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
No presente artigo, proponho uma análise histórico-linguística do verbete morocha, recortado do Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul (1996). Fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da História das Ideias Linguísticas (HIL), considero que os dicionários, por meio de verbetes e suas definições, apresentam concepções acerca de certos sujeitos e dos lugares que a sociedade lhes reserva. Para realizar o gesto analítico, recorro ao conceito de reescrituração proposto por Guimarães (2005). Desse modo, é possível observar as relações semânticas que as palavras formam entre si,
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Silva, André Souza. "VERBETES "IMITAÇÃO" E "MELODIA" DO DICTIONNAIRE DE MUSIQUE DE J-J ROUSSEAU." Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia 1, no. 02 (2009): 327–29. http://dx.doi.org/10.36311/1984-8900.2009.v1n02.4896.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Tradução dos verbetes "Imitação" e "Melodia" do Dictionnaire de musique de J-J. Rousseau. Os verbetes aqui traduzidos pertencem ao Dictionnaire de musique [Dicionário de música], obra de caráter musicológico, na qual há as principais reflexões rousseaunianas sobre a música.Utilizamos aqui um exemplar fac-símile do livro: Dictionnaire de musique. Paris: Duchesne,1768.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Prata Villar Marcelino, Yasmim, Alison Barbosa da Silva, and Ilmara Da Silva Farias. "Um Jogo em ação: o estágio supervisionado obrigatório na escola E.F.M Mariana em Porto Velho/RO." Revista Histórias Públicas 1, no. 3 (2024): 196–218. https://doi.org/10.36704/rhp.v1i3.8362.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Constata-se que a música é um importante método a ser utilizado não apenas em shows, como em outros espaços, neste caso, escolar. A liberdade de expressão e a experiência dos alunos serão avaliadas. Este é resultado do Projeto Pedagógico do Estágio Supervisionado IV, V e VI do curso de História, da Universidade Federal de Rondônia, junto à Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Mariana, localizada na zona leste da cidade de Porto Velho (RO), este tema é sobre as músicas na Ditadura Militar (1964 – 1985) ocorridas no Brasil e censuradas no Ato Institucional nº 5. O referencial teórico re
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Menezes, Enrique Valarelli. "O MANUSCRITO INÉDITO “SÍNCOPA” DE MÁRIO DE ANDRADE E SUA BIBLIOTECA." Sociologia & Antropologia 9, no. 3 (2019): 973–85. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752019v9311.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo Imerso em um longo estudo sobre a cultura popular brasileira, o escritor Mário de Andrade publicava, em 1928, duas de suas obras mais lidas: Macunaíma - o herói sem nenhum caráter e o Ensaio sobre música brasileira. Na segunda, ao se aprofundar em uma das questões sobre a rítmica, promete a seus leitores um livro sobre seu ponto central: “a síncopa, mais provavelmente importada de Portugal que da África (como de certo hei-de mostrar num livro futuro)”. Passa a integrar, assim, a série de projetos em música brasileira que o escritor não chegou a completar, sendo um irmão de projetos como
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Chantal, Mauro, Melina de Lima Peixoto, and Vitor Dutra. "Halikha le Keisarya, poesia de Hannah Senesh." Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG 18, no. 34 (2024): 237–52. http://dx.doi.org/10.35699/1982-3053.2023.47667.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo aborda o poema הליכהלקיסריה – HalikhaL e Keisarya (Caminhada a Cesareia) de Hannah Senesh (1921-1944), poetisa judia nascida na Hungria, cuja vida foi ceifada em 1944, aos 23 anos, por fuzilamento, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua obra, após o fim dessa guerra, recebeu o olhar da crítica especializada, que revelou ao mundo seus diários, poesias e cartas. Especialmente para a apresentação deste artigo, pela expressividade do texto poético de Caminhada a Cesareia, foi concebida uma canção estruturada sobre a escala musical judaica, utilizada historicamente em orações musicadas p
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Tondato, Marcia Perencin, and Maria Giselda da Costa Vilaça. "Periguetes: Novas visibilidades e construção de identidades na sociedade midiática do consumo." Lumina 11, no. 3 (2017): 95–116. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21370.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Periguete é um neologismo usado para classificar jovens que se destacam por suas roupas curtas e justas e comportamento sexual-afetivo liberal. Neste artigo trazemos uma reflexão sobre o termo, que já consta em dicionário, seguida de uma discussão acerca de um comportamento por vez ambíguo, entre a submissão e a resistência à dominação masculina. Investigamos o termo do ponto de vista da mídia e suas formas de difusão, da música que canta essas mulheres, de suas expressões nos meios digitais e como cultuam seus corpos, além da sua identidade e posicionamento da sociedade do consumo, como també
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Paula, Patricia Amorim de. "A presença feminina na docência e nos palcos do Rio de Janeiro oitocentista." Leitura: Teoria & Prática 37, no. 77 (2019): 65–81. http://dx.doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n77p65-81.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo propõe um exame histórico-sociológico sobre o trabalho musical feminino nos anos 1808 a 1899 e sua contribuição para a formação das novas gerações de músicos e musicistas brasileiros. Para tanto, faz uso de pesquisa documental, tendo como fontes: jornais, biografias, dicionários e enciclopédias de música, obras literárias, cartas, obras de história da música e também do Brasil, entre outros documentos relevantes à temática. A questão que motiva esta análise é: por que a música ocupou lugar central na educação feminina oitocentista no Rio de Janeiro? A partir dela anuncia-se como o
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Gomes, Pedro David. "Os músicos angolanos e a música de protesto em Portugal: reflexões para descentrar a história dos cantores de Abril." Revista Crítica de Ciências Sociais 133 (2024): 77–96. http://dx.doi.org/10.4000/11pr4.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A música angolana enquanto repertório de resistência ao sistema colonial beneficiou da trajetória europeia de alguns dos seus intérpretes. Neste artigo questiona-se a não inclusão destes artistas como cantores de Abril, o seu não reconhecimento na memória historiográfica do período que permeia a Revolução dos Cravos. Exploram-se possíveis explicações para isso, cotejando as memórias e o passado dos músicos com o tratamento conferido às figuras mais influentes das culturas portuguesa e angolana nos dicionários sobre o Estado Novo e o 25 de Abril. Identificam-se, além das causas possíveis para e
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Andrade, Iasmyn Calheira, and Francisco Cardoso Mendonça. "A INTERFERÊNCIA DA MÚSICA NAS EMOÇÕES." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 11, no. 6 (2025): 3580–94. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19921.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As emoções são reações afetivas momentâneas despertadas por estímulos, consideradas reflexos inatos, respostas fisiológicas naturais e involuntárias dos seres humanos. A influência da música nas emoções humanas, definida em dicionários como sons que eliciam respostas emocionais ou sensações, motivou esta pesquisa a investigar o porquê e o como dessa relação complexa. A metodologia utilizada foi qualitativa, empregando uma revisão bibliográfica realizada de forma sistemática. A busca de artigos relevantes ocorreu nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Libra
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Fontes, Susana, Rolf Kemmler, and Sónia Coelho. "O Diccionario pueril para uso dos meninos (1784) do pernambucano Luís Álvares Pinto (1719-1789)." Acta Scientiarum. Language and Culture 38, no. 4 (2016): 377. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i4.30232.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O raríssimo opúsculo intitulado Diccionario pueril para uso dos meninos, ou dos que principiaõ o A B C, e a soletrar dicções faz parte do elevado número de manuais metalinguísticos que foram impressos na cidade de Pernambuco pelo impressor Francisco Luís Ameno (1713-1793). Na folha de rosto, o autor identifica-se como ‘Luiz Alvares Pinto, Natural da Villa de S. Antonio do Recife de Pernambuco’. Apesar de uma contestação oitocentista da autoria, parece não restar dúvidas de que se trata do ‘mulato, músico, mestre-de-capela e pedagogo’ pernambucano, conhecido no seu país de origem como Luís Alve
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Fernandes Paz, Ana Luísa. "As elites musicais em Portugal, finais do século XIX a inícios do século XX: estratégias e padrões de internacionalização." Foro de Educación 16, no. 25 (2018): 171. http://dx.doi.org/10.14516/fde.672.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo tem como principal objetivo contribuir para uma compreensão dos processos de legitimação das elites musicais portuguesas, atendendo aos padrões de mudança durante o século XIX e inícios do século XX. A investigação remete para uma prosopografia dos 460 músicos mais bem-sucedidos que viveram ou estiveram em Portugal entre 1860 e 1930, um período de expansão e reconfiguração das estruturas de ensino musical. Proponho que, para efeitos analíticos, a população selecionada a partir de dicionários especializados corresponda à elite musical. Em estudos anteriores verificou-se que uma das
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Souza, Alberto Carlos de. "UM OLHAR REFLEXIVO: NAS CONCEPÇÕES ARTÍSTICAS." Fragmentos de Cultura 26, no. 3 (2016): 487. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v26i3.4627.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo buscou re-visitar as duas concepções de Arte, como linguagem ? pedagógica e reflexiva -, forjadas ao longo da História e sua relação com o pensamento estético brasileiro de resistência. A partir da década de 60, tal pensamento atribuiu uma finalidade pedagógica à Arte, incumbindo-lhe a tarefa crítica social e política de engajamento emancipatório humano, analisando a relação entre arte e o público na sociedade contemporânea: assumindo que a obra de arte tinha uma aura que ao longo dos tempos foi perdida em função de uma reprodutibilidade técnica. Na modernidade reflexiva em que viv
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Zamith Cruz, Judite. "Marina. Lucchesi, Marco. Santo André (SP): Rua do Sabão, 2023." EccoS – Revista Científica, no. 67 (December 18, 2023): e25392. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n67.25392.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Jogo de espelhos e palavras Analogias duma beleza transitiva Foi entre “formigas e cupins”[1] que descobri e inventei por “ver” o que lia. Do jardim a casa, numa aprazível “distração”, li Marina (do latim, marinus, “marinho”). Se ia em busca de cupins, absorvi-me logo numa bela atividade intrínseca de “ler” a natureza humana. Os estados/processos emocionais deram-se ao meu sonho acordado, frente à lua cheia. Por contraste mínimo, o que acontece no sonho propriamente dito é antes uma não narrativa, uma dissociação não controlada, exibida a superfície de fundo inacessível[2], graciosa alternativ
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Da Silva, Fernando Moreno, and Rogério Aparecido Duarte. "USO DE DICIONÁRIO E CONSTRUÇÃO DE GLOSSÁRIO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA." Revista de Letras Norte@mentos 13, no. 32 (2020). http://dx.doi.org/10.30681/rln.v13i32.7563.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Partindo do pressuposto de que o dicionário é subutilizado em sala de aula como ferramenta didática para ensino e aprendizagem de língua portuguesa, este artigo objetiva apresentar, com base nos fundamentos da lexicografia pedagógica, um resultado de pesquisa que mostra uma proposta didática com uso de dicionário para construir glossário produzido por alunos com base em letra de música. Para isso, são apresentadas etapas para consecução das atividades: proficiência lexicográfica e produção de glossário em grupo. É apresentada também uma proposta para proficiência lexicográfica, com exercícios
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Coutinho, Marcelo. "DEPOIS COMO ANTES: 221 NOTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UM DICIONÁRIO PARA O INCÊNDIO." Revista Poiesis 30, no. 1 (2025). https://doi.org/10.46551/2448-30952025v30n113.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este ensaio-fala foi organizado em forma de notas para que sua escrita guardasse qualquer coisa de partitura. Assim, pensado próximo da música, quem sabe algo da cadência e temporalidade próprias da oralidade de um corpo afetado por sua leitura pública, pudesse nela manter-se. Nesse ensaio-fala, procuro me aproximar de um lado-de-fora da linguagem e, inutilmente, descrevê-lo. Nomeei esse avesso das nomeações de Isso. Isso que toma o corpo e arrasta a percepção não é linguagem. Mas impele a linguagem a falar. Falar essa fala sempre arruinada, criada no atrito febril entre o acometimento e o rel
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Graciano Borges, Igor Alexandre Barcelos, and Danglei De Castro Pereira. "ENTRE FRESTAS E ARESTAS: LITERATURA E A MÚSICA NO CONTO MACHADIANO." fólio - Revista de Letras 12, no. 1 (2020). http://dx.doi.org/10.22481/folio.v12i1.6329.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho analisa indícios de diálogo entre literatura e música no conto intitulado: “Trio em lá menor”, do escritor Machado de Assis. A análise tem como objetivo entender como elementos da teoria musical, como, por exemplo, as nomenclaturas e os conceitos, assim como as ideias de resolução de campo harmônico, se entrelaçam à escrita do texto, ultrapassando a ideia da mera justificativa do andamento de leitura do conto, constituindo-se parte integrante do material textual. A relação entre as artes irmãs proporciona um caleidoscópio de possibilidades, nos parece que o autor fez uso de
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Amorim, Humberto. "Alfredo Imenes: um pioneiro da música de câmara com violão no Brasil." Revista Vórtex 6, no. 3 (2018). http://dx.doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2634.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo joga luz em torno de Alfredo Imenes (1865-1918), personagem do violão brasileiro que atuou, no Rio de Janeiro e em paí­ses estrangeiros, como solista, professor, regente e camerista nas décadas de transição entre os séculos XIX e XX. Embora tenha sido considerado pela imprensa e seus contemporâneos como personagem de certo destaque no instrumento, seu nome acabou obliterado e com raras menções na bibliografia brasileira dedicada ao tema. Através da reunião de fontes dispersas em dicionários, revistas e mais de 60 entradas em 22 jornais da época, o propósito do artigo consiste em revel
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm. "Resiliência: uma competência da Enfermagem." Enfermagem em Foco 11, no. 5 (2021). http://dx.doi.org/10.21675/2357-707x.2020.v11.n5.4765.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Certamente para todos, este ano de 2020 está sendo um dos mais difíceis de nossas vidas. Reagirmos para sobreviver ao novo normal tem sido um desafio diário, em todas as áreas de atuação.É, contudo, no contexto de desafios que desenvolvemos novas competências e adquirimos forças para continuar e reagir. Muitas pessoas absorvem os problemas, tragédias e dificuldades com mais facilidade do que outras e conseguem em pouco tempo “dar a volta por cima”, não se deixando abater. Os neurocientistas chamam esta característica de resiliência.O dicionário nos ensina que resiliência é, na física, a propri
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!