Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Ensino de violão.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Ensino de violão“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Ensino de violão" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Bragamonte, Henrique Soares, und Patrícia Luciene De Albuquerque Bragamon. „ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais“. PLURAIS - Revista Multidisciplinar 4, Nr. 2 (19.08.2019): 169. http://dx.doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.169-179.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo tem como tema a música como conteúdo curricular na Educação Básica. Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o ensino coletivo de violão no currículo das turmas de anos iniciais que vem sendo realizado desde 2015, na Escola Vida, situada no município de Alegrete/RS. A pesquisa foi realizada no turno regular, com alunos das turmas do 3º ao 5º ano, que se encontram na faixa etária entre 8 a 11 anos, com o objetivo de refletir sobre o ensino coletivo de violão na aprendizagem musical de alunos dos anos iniciais. Ao concluir este trabalho percebeu-se que o ensino coletivo de violão proporciona o desenvolvimento de experiências musicais colaborativas e autonomia dos alunos em suas aprendizagens, desafiando o educador musical na criação de propostas criativas para a mediação das aprendizagens de seus alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Silla Junior, Carlos Nascimento, Roque Correa Junior, Luiz Carlos Martins Loyola Filho und Claudio Carvilhe. „A utilização de tecnologias da informação e comunicação para o ensino do violão“. REVISTA INTERSABERES 12, Nr. 25 (07.06.2017): 68. http://dx.doi.org/10.22169/intersaberes.v12i25.590.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O violão é o instrumento musical mais difundido no Brasil. Considerando os diversos avanços das tecnologias de informação ecomunicação nos últimos anos, neste trabalho é feita uma pesquisa inicial com o intuito de entender como essas tecnologiassão utilizadas pelos professores de violão. Os objetivos específicos deste estudo são: Levantar e caracterizar as ferramentastecnológicas que os participantes utilizam direta ou indiretamente para o estudo/ensino e investigar as motivações que os levama utilizar tais ferramentas. Informações relevantes foram obtidas com base nos dados coletados, entre elas que: tecnologiasdiversas estão sendo utilizadas por professores de violão; utiliza-se amplamente tecnologias não específicas para violão;não existem ferramentas que possibilitem uma melhor aproximação professor/aluno e principalmente, que existe a demandapor um software específico que concentre soluções para as mais diversas necessidades de aprendizagem. Conclui-se que éimprescindível ampla pesquisa futura envolvendo tecnologia e ensino da música produzindo além de produtos, conhecimentoacessível a todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Scarduelli, Fabio, und Carlos Fernando Fiorini. „O violão na universidade brasileira: um diálogo com docentes através de um questionário“. Per Musi, Nr. 31 (Juni 2015): 215–34. http://dx.doi.org/10.1590/permusi2015a3112.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo apresenta a análise de um questionário aplicado aos professores de violão de universidades públicas brasileiras (estaduais e federais), em que são abordados os caminhos de técnica e repertório utilizados nestas instituições. A partir de uma participação ampla (com 95,4% de participação das universidades que possuem curso de violão), foi possível elaborar um mapa do ensino do violão no Brasil, que poderá suscitar reflexões a respeito da pedagogia e do perfil dos profissionais formados nestes cursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

De Souza, Luan Sodré. „OS SAMBAS DO RECÔNCAVO BAIANO NO ENSINO ACADÊMICO DO VIOLÃO: UMA PROPOSTA DECOLONIAL DE ENSINO EM RESPOSTA À COLONIALIDADE DO SABER“. Pontos de Interrogação — Revista de Crítica Cultural 8, Nr. 2 (11.02.2019): 75. http://dx.doi.org/10.30620/p.i..v8i2.5913.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo tem o objetivo de problematizar e apresentar algumas perspectivas para o ensino de violão no curso superior de música, principalmente quando voltado aos estudantes dos cursos de licenciatura em música, considerando os saberes e fazeres dos Sambas do Recôncavo Baiano enquanto uma referência epistêmica. A partir de um olhar mais atento para as Epistemologias do Sul (SOUSA; MENESES, 2009), e da perspectiva do giro decolonial, embasado pelas ideias de Walter Mignolo, Enrique Dussel, Anibal Quijano, centralizando a discussão no pensamento de fronteira, defendido por Grosfoguel (2009), pretendo discutir caminhos de visibilização de saberes e fazeres que são colocados em posição subalterna por conta de uma estrutura colonial que impera nas estruturas da sociedade brasileira. Dessa maneira, este trabalho busca refletir sobre caminhos de trânsito entre aulas coletivas de violão na graduação em música e os saberes e fazeres dos Sambas do Recôncavo Baiano. Para tal, parto da tese de que é possível construir uma proposta de ensino fronteiriça, buscando propor caminhos de trânsito epistemológico a partir da compreensão dos fundamentos destes dois campos de formação — o samba de roda e o ensino de violão na Universidade Federal da Bahia. Aqui, trarei algumas reflexões que podem contribuir para o ensino de instrumentos musicais na atualidade. Além disso, pretendo apontar perspectivas para um ensino de instrumentos musicais sem preconceitos, respeitoso com as tradições brasileiras, igualitário e que represente o Brasil, considerando a sua dimensão e riqueza cultural e epistêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Beltrame, Juciane Araldi, und Marcos Rosa Garcia. „Curso Híbrido de Violão“. ouvirOUver 16, Nr. 1 (24.07.2020): 278–91. http://dx.doi.org/10.14393/ouv-v16n1a2020-55854.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este texto apresenta uma pesquisa realizada coletivamente, envolvendo bolsistas de iniciação científica, estudantes da graduação e pós-graduação e professores orientadores. O estudo teve como objetivo compreender como se constitui o ensino híbrido na estruturação e desenvolvimento de um curso de extensão de instrumento a partir da perspectiva dos professores e alunos. Trata-se de um estudo de caso cujo campo empírico é o curso híbrido de iniciação ao violão ofertado para a comunidade externa à universidade. Como resultado, percebemos o aprendizado de todos os lados: alunos da graduação aprendem a fazer pesquisa, alunos do mestrado vão a campo e conhecem nova bibliografia, alunos da extensão aprendem violão e outros aprendem com a análise e divulgação dos dados. Por fim, o curso híbrido se mostrou eficaz, cumprindo seus objetivos, e pode ser uma alternativa à cursos de música futuros e conectados Internet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Bonifácio Barros, Ana Elisa, Damián Keller und Leandro Levesques Costalonga. „Guitarreando: Estudo sobre a utilização de modelagem e tablatura no ensino de violão mediado por tecnología“. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, Nr. 22 (19.12.2018): e03. http://dx.doi.org/10.24215/18509959.22.e03.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente projeto estuda a efetividade da modelagem e da tablatura no ensino do violão mediado por tecnologia, utilizando procedimentos experimentais com o objetivo de subsidiar a eleição, o design e o desenvolvimento de ambientes musicais educativos. Dentro deste contexto, 41 participantes realizaram exercícios musicais através de três meios digitais: vídeo, áudio e tablatura. Foram modeladas atividades de execução de acordes utilizando cordas soltas, de melodias com cordas soltas usando somente uma mão, e de melodias empregando cordas pisadas que demandam a coordenação motora de ambas manos. Através do estudo, respondemos às seguintes perguntas: Quais modelos digitais – vídeo e áudio ou tablatura – são mais efetivos para o ensino inicial de violão? Quais materiais sonoros (acorde, melodia com cordas presas ou melodia com cordas soltas) são mais adequados? Em relação aos critérios número de acertos e tempo de execução, os resultados indicam que a tablatura é mais efetiva que os modelos digitais disponibilizados em formatos audiovisuais ou sonoros. Quanto aos materiais musicais, os resultados sugerem o uso de atividades empregando melodia cordas soltas (arpejo) nas fases iniciais. Discutiremos também as preferências, o grau de dificuldade e a Distorção Perceptiva da Performance Musical - DPPM (diferença entre o que o usuário/estudante acredita ter executado e o que ele efetivamente executou) com o intuito de compreender as implicações do ensino a distância de violão na ausência de um professor ou tutor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Battisti, Dayane, und Rosane Cardoso de Araújo. „Motivação de crianças para aprendizagem do violão no contexto do ensino coletivo“. Orfeu 2, Nr. 2 (04.09.2018): 147–74. http://dx.doi.org/10.5965/2525530402022017147.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Llanos, Fernando Elías. „Violão “erudito” e “popular” como marcadores sociais da diferença - Por uma história das suas apropriações pedagógicas e estéticas“. Revista da Tulha 1, Nr. 2 (22.12.2015): 416. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.108793.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo propõe analisar as tensões entre a comunicação musical — entendida como dispositivo aglutinador e mediador de trocas simbólicas (SEINCMAN, 2008) — e as apropriações da cultura (popular e erudita) que, desde o cenário das práticas pedagógicas e das linguagens estéticas musicais vem definindo a práxis e o corpus teórico do ensino — nos níveis profissionalizante e superior — do violão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Lima, Diogo Oliveira, und Felipe Damasio. „O violão no ensino de acústica: uma proposta com enfoque histórico-epistemológico em uma unidade de ensino potencialmente significativa“. Caderno Brasileiro de Ensino de Física 36, Nr. 3 (05.12.2019): 818–40. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p818.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O trabalho relata uma pesquisa em ensino de acústica, cujo objetivo foi proporcionar um ambiente que se pudesse promover a evolução conceitual, não só de ciência, mas também sobre ciência. Para isso, utilizou-se do violão como ferramenta didática dentro da noção de organizador prévio e da organização sequencial, também para procurar despertar uma pré-disposição em aprender. Além da discussão de conceitos envolvidos no ensino de acústica, procurou-se também levantar questões acerca do empreendimento científico, utilizando-se de episódios históricos da ciência para isto. O trabalho pauta-se em três referenciais, articulados e coerentes: Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (teórico educacional), a filosofia da ciência de Paul Feyerabend (teórico epistemológico) e as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (metodológico) que são sequências de ensino fundamentadas teoricamente com o objetivo de criar um ambiente em que a aprendizagem significativa possa ser construída. A metodologia da pesquisa consistiu nas etapas de: (i) revisão bibliográfica; (ii) planejamento e elaboração do material instrucional; (iii) aplicação da UEPS; (iv) construção de uma página na rede mundial de computadores para reunir os materiais elaborados para alunos e professores e; (v) a análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicam indícios de aprendizagem significativa quando se utiliza instrumentos musicais em sala de aula, tal qual abordado pela pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Zorzal, Ricieri. „Estratégias para o ensino de instrumento musical: bases teóricas e exemplos práticos aplicados ao violão“. Revista Vórtex 8, Nr. 3 (2020): 1–24. http://dx.doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.8.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Amat y León Correa, Carlos Augusto. „Ensino coletivo de violão: uma pesquisa bibliográfica nos anais dos encontros da ABEM entre os anos 2003-2017“. Ricercare, Nr. 14 (März 2021): 29–48. http://dx.doi.org/10.17230/ricercare.2021.14.2.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta pesquisa teve como objetivo geral mapear e analisar as publicações acerca do ensino coletivo de violão nos Anais dos Encontros s da ABEM entre os anos 2003- 2017. A partir do método de pesquisa bibliográfica, a investigação categorizou e analisou as publicações nesta fonte de divulgação cientifica específica. Através da análise e reflexões sobre os materiais coletados, foram identificadas: 51 publicações já realizadas na temática no período 2003-2017; realizou-se a quantificação de incidências das palavras chave; identificou-se 22 trabalhos de pesquisa e outros 29 de relatos de experiência, os quais foram categorizados pelos seus objetivos correspondentes; da mesma forma categorizou-se os níveis acadêmicos dos trabalhos, separados por aqueles que são de monografia, mestrado, doutorado e especialização. Finalmente, identificou-se os contextos sociais e culturais que permeiam o desenvolvimento das práticas ou investigações encontradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Lucena Ferreira, Líbna Naftali. „IFMusic: ampliando o acesso a linguagem musical“. Revista Práxis: saberes da extensão 5, Nr. 10 (26.09.2017): 50. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n10p50-57.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>O presente texto trata de um relato de experiência de ensino, aprendizagem, vivência e experimentos com a linguagem musical por meio do desenvolvimento do projeto intitulado IFMusic: ampliando o acesso a linguagem musical. O projeto teve como propósito levar a música para o contexto escolar de instituições de ensino públicas da região do Brejo Paraibano situadas em áreas de risco social, por meio de apresentações do grupo musical do IFPB Campus Guarabira, IFMusic. Além de oferecer <em>workshops</em> de teclado, violão e canto para os alunos das escolas, ministrados pelos componentes da banda. Compreendendo que a música é uma linguagem artística muito presente no cotidiano, sendo um importante meio de comunicação e expressão existente em nossas vidas, há a necessidade de fazer parte do currículo e do contexto escolar. Trabalhar música no cotidiano escolar significa ampliar a variedade de linguagens e permitir a descoberta de novos caminhos de aprendizagem, é antes de tudo, trabalhar com a sensibilidade humana, de uma forma prazerosa e saudável para as crianças, adolescentes e jovens. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Pontes, Felipe Leite, und Zulma Elizabete De Freitas Madruga. „Música e Modelagem Matemática: representações de notas musicais por meio da função seno“. TANGRAM - Revista de Educação Matemática 2, Nr. 4 (07.12.2019): 79–95. http://dx.doi.org/10.30612/tangram.v2i4.10215.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo apresenta uma pesquisa que tem por objetivo construir um modelo, utilizando notas musicais, que possa ser aplicado no ensino de matemática. Para tanto, utiliza-se das etapas referentes ao processo de modelagem matemática para construção do referido modelo. Ao tocar um violão, foram feitas gravações de notas musicais em ambiente computacional - software, e posteriormente a análise da escala musical da nota Ré, a fim de perceber a relação de proporção entre elas a partir da frequência. A partir disso, foi realizada uma representação dessa mesma nota musical no software Geogebra, a qual originou em um gráfico representativo da função seno. A construção do modelo mostra relações podem ser exploradas em sala de aula, por meio da modelagem matemática, por exemplo. Atividades como estas, se aplicadas em sala de aula, podem facilitar a aprendizagem de Matemática, especificamente de funções trigonométricas – função seno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Pereira, Fernando Henrique. „CA’FÉ’ NO REARRANJO – O ENSINO COLETIVO DO VIOLÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DO REARRANJO“. Revista Nupeart 20, Nr. 20 (31.12.2018): 80–100. http://dx.doi.org/10.5965/2358092520202018080.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Schossler, Mariele. „AULAS DE VIOLÃO ON-LINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE INSTRUMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19“. Revista da FUNDARTE 44, Nr. 44 (30.03.2021): 1. http://dx.doi.org/10.19179/2319-0868/875.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Ribeiro, Dimas Dos Reis, Dulce Núbia Rodrigues Rêgo und Julyana Cabral Araújo. „Uma experiência brasileira de educação inclusiva no interior do estado do Maranhão“. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 10, Nr. 2 (07.07.2015): 543–54. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v10i2.7847.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A educação inclusiva visa a integração de educandos com diferenças físicas e mentais no contexto escolar, para que os mesmos se sintam parte do processo de ensino-aprendizagem. Essa prática surgiu com o objetivo de inserir todos os educandos no ensino regular, de tal forma que todos adquiriram noções de uma educação humanística e democrática. Foi como bolsistas do PIBID na Escola José de Anchieta que deparamos com a experiência exitosa de Escola Inclusiva, onde os educandos aprendem a respeitar as diferenças do outro e, ao interagirem na mesma sala de aula, familiarizam-se com as situações cotidianas. Os educandos diferentes da instituição desenvolvem trabalhos com músicas e sua sensibilidade e capacidade de percepção do que acontece ao seu redor deixa-os seguros e independentes, principalmente os educandos com diferenças visuais, que se destacam tocando instrumentos como teclado e violão. A escola dispõe de educadores capacitados em braile e libras e possui uma sala exclusiva com todo o material de que precisam para despertar as aptidões dos educandos diferentes em um momento só deles. É perceptível o talento que eles possuem e desenvolvem na arte e na música. A sua condição de diferente não interfere no seu desenvolvimento que é uma questão trabalhada em sala de aula, de tal forma que os outros educandos passam a interagir de forma natural. Isso mostra o quanto podemos aprender com eles e a partir do ponto de vista do outro tirar verdadeiras lições de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Silva, José Monteiro Hilário da, Viviane Oliveira Santos und Tayná Elias Santos. „Música“. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 8, Nr. 23 (17.06.2021): 373–89. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5004.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho tem como objetivo descrever a elaboração, aplicação e resultados obtidos em uma das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Sem mais nem menos on-line” da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Por conta da pandemia da Covid-19, o projeto apresentou atividades lúdicas que mostram a matemática presente no cotidiano, por meio de lives no Instagram, gravadas e postadas no canal do YouTube. As temáticas foram escolhidas com base em indicações feitas pelos estudantes em um formulário de sondagem e, a partir disso, foi desenvolvida a atividade “Música: a matemática na nota musical Mi”, que explora elementos matemáticos presentes na teoria musical. Em sua realização, fez-se o uso do instrumento musical violão, de um afinador instalado em um telefone para estudar a nota musical Mi e de um vídeo para mostrar um contexto histórico da relação entre a música e a matemática aos estudantes e professores participantes. Em busca de transformar a experiência do ensino remoto mais agradável, procurou-se levar aos estudantes e professores um material inovador, o qual apresenta uma matemática presente em seu dia a dia. A análise dos resultados foi realizada com base nas respostas dos estudantes participantes enviadas pelos professores inscritos no projeto, bem como comentários dos estudantes e professores. De acordo com esses resultados, a atividade proporcionou uma boa união da matemática com a música, fazendo com que fosse perceptível a matemática no cotidiano de uma forma prática e motivadora. Dessa forma, acredita-se que a atividade contribuiu com o ensino e a aprendizagem da matemática, podendo ser aplicada de forma presencial e on-line por mais educadores que desejarem. Palavras-chave: Matemática; Música; Live; Aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Fiaminghi, Luiz Henrique. „O violino violado: o entremear das vozes esquecidas das rabecas e de "outros violinos"“. Per Musi, Nr. 20 (2009): 16–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992009000200003.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A representação do violino como instrumento musical hegemônico é um fato incontestável se considerarmos sua presença nos mais diversos âmbitos das práticas da música ocidental. As últimas décadas presenciaram, porém, a emergência de algumas vozes dissonantes: as práticas interpretativas historicamente informadas (Historically Informed Performance ou HIP) redescobriram o violino barroco e todo o seu aparato técnico; no Brasil, a rabeca mostrou suas potencialidades, não mais somente nas mãos de ardorosos defensores da cultura popular, mas de músicos em busca de novas sonoridades. Tomando como exemplo a intersecção do popular e erudito contido nas peças para rabeca escritas por José Eduardo Gramani, pretende-se aqui, sobretudo, mais do que apresentar respostas definitivas, abrir novas questões relacionadas ao ensino do violino no mundo contemporâneo, a partir da inserção de instrumentos esquecidos pela história oficial. Neste sentido, reflete alguns dos aspectos defendidos por Walter Benjamin em Sobre o conceito de história, e traz para a pauta das discussões sobre interpretação musical a questão da padronização imposta pela indústria cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Marinho, Leandro Drumond. „A viola caipira como instrumento musicalizador: (re/i)novação e/ou manutenção da carga cultural a ela atrelada?“ Revista da Tulha 2, Nr. 1 (16.06.2016): 100. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120513.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A presente comunicação é o resultado de uma experiência vivenciada por um professor/investigador junto a um projeto que ensina Música, por meio da viola caipira, a alunos de uma Escola Municipal da zona rural de São João del-Rei, em Minas Gerais. Trata-se de reflexões que surgiram a partir do entrelaçamento do que foi vivido e observado em campo com o que foi interpretado sobre alguns pensamentos de Hans-joachim Koellreutter. Em forma de questionamentos é que o movimento reflexivo flui quase que sem direção, uma vez que não almeja dar as respostas, mas sim, colocar lenha na fogueira que já está acesa e assim convidá-lo a pensar sobre o processo de ensino-aprendizagem em tela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Pontes, Ana Carolina Amaral de, und Wellington Cabral Saraiva. „GÊNERO, IDEOLOGIA E PERCEPÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NO ENSINO BÁSICO“. Revista de Gênero, Sexualidade e Direito 3, Nr. 2 (01.12.2017): 80. http://dx.doi.org/10.26668/2525-9849/index_law_journals/2017.v3i2.2370.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A discussão sobre educação de gênero como conteúdo transversal gera debates entre parcelas de representações políticas e educacionais, utilizando como pano de fundo a disputa entre esferas pública e privada ao discutir o que seria temática doméstica e escolar. Refletir sobre as razões políticas que movem os autores, nos seus aspectos aparentes e nos essenciais, nem sempre visíveis, tornou-se premissa deste debate. Propõe-se a perspectiva de a educação ser locus privilegiado para acolhimento e prevenção de discriminação e violação de direitos humanos de grupos vulneráveis por desequilíbrios de gênero arraigados na sociedade brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Flach, Simone Fátima. „DIREITO À EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL“. Revista Contexto & Educação 31, Nr. 98 (04.11.2016): 5. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.5-27.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>Analisa o processo de implementação do ensino fundamental de 9 anos no município de Ponta Grossa - Paraná, no período de 2001 a 2008, apresentando as principais ações políticas do período e os dados da oferta da educação municipal. Conclui-se que as ações e seus efeitos foram parciais e fragilizados. A exposição, baseada no materialismo histórico e dialético, oferece subsídios para a tomada de consciência, individual e coletiva, sobre como os direitos do cidadão podem ser violados e como a violação pode ser considerada, ilusoriamente, correta e verdadeira.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Sales, Max. „Uma orquestra de viola caipira como instrumento de potencialização do processo ensino-aprendizagem“. Revista da Tulha 2, Nr. 1 (16.06.2016): 60. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120524.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta comunicação é resultado de uma pesquisa realizada sobre a Orquestra Pingo D´Água, um grupo formado por alunos do curso de viola caipira de uma escola particular de música em São João Del-Rei (MG), que se dedica à prática da música caipira e ao estudo da viola. A orquestra funciona como uma atividade complementar às aulas do curso e foi criada com o intuito de construir um ambiente criativo e de intenso aprendizado que é alimentado continuamente pela convivência entre seus integrantes. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as experiências proporcionadas pelo envolvimento dos músicos com as atividades da orquestra e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem sob o ponto de vista dos próprios integrantes. Para tanto, o trabalho foi estruturado em três partes: 1) Um estudo bibliográfico sobre como os conhecimentos relacionados à viola caipira tem sido transmitidos ao longo do tempo e como esse processo determinou a forma como o instrumento é utilizado atualmente. 2) Uma descrição de aspectos presentes nas atividades da orquestra comuns a outras manifestações musicais populares de tradição oral. 3) São apresentadas informações obtidas por meio de entrevistas realizadas com os integrantes da orquestra, contextualizadas em quatro categorias: Motivação, situações aleatórias de aprendizado, identidade e potencialização do aprendizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Santos, Maria José dos, und Sylvia Domingos Barrera. „Relação entre conhecimento explícito da ortografia e desempenho ortográfico“. Psicologia Escolar e Educacional 16, Nr. 2 (Dezember 2012): 257–63. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572012000200008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Aprender a escrever demanda, além do domínio do sistema alfabético, aprendizagem da ortografia. Apesar do caráter convencional e reprodutivo das regras ortográficas, é reconhecido que a apropriação dessas não é um processo passivo. Pesquisas sugerem que o desempenho ortográfico varia em função do nível de elaboração das representações ortográficas do aprendiz. Neste estudo investigamos a relação entre desempenho ortográfico e nível de explicitação do conhecimento ortográfico de 22 crianças da 4ª série do Ensino Fundamental. Estas realizaram três atividades: ditado de frases, escrita com violação proposital da ortografia e entrevista. Os resultados mostram relação entre desempenho ortográfico e natureza da violação da ortografia. As crianças com melhor desempenho ortográfico violaram a ortografia de forma a não alterar a fonologia das palavras, demonstrando também maior conhecimento explícito das regras ortográficas. Esses dados sugerem a importância de introduzir no ensino da escrita atividades que favoreçam a reflexão sobre a ortografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Andrade, Juliana Alves de, Carmem Zeli de Vargas Gil und Juliana Pirola Balestra. „Apresentação- Dossiê: Ensino de História, Direitos Humanos e Temas Sensíveis.“ Revista História Hoje 7, Nr. 13 (26.11.2018): 4–13. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v7i13.458.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O dossiê intitulado Ensino de História, Direitos Humanos e Temas Sensíveis apresenta um conjunto de reflexões sobre a experiência latino-americana (Argentina, Chile, Uruguai e Brasil) no campo da aprendizagem história, educação em direitos humanos e temas sensíveis. Para tal, os pesquisadores abordarão como as aulas de história problematizam temas do passado recente (ditadura civil-militar, migrações contemporâneas...) e questões relativas à violação dos direitos humanos, bem como os desafios enfrentados pelos docentes no cotidiano escolar para historicizar temas ligadas ao preconceito racial, regional, social e cultural. Os artigos que compõem o dossiê ainda apresentam reflexões sobre a cultura política dos jovens no Chile, Uruguay e Brasil ao discutir as ideias dessa geração sobre fatos políticos do período de transição democrática. Por fim, os autores trazem reflexões sobre o desafio de formar o professor/pesquisador em História a partir de perspectiva em Direitos Humanos ou ainda como o ensino de história pode se tornar um espaço para reconciliação em situações afetadas por conflitos e violência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Teixeira Kanashiro, Paulo Roberto. „Exclusão digital, desigualdade e iniquidade: ensaio sobre a educação pública em tempo de isolamento social“. Olhar de Professor 24 (05.06.2021): 1–9. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.24.16145.054.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste ensaio é propor uma reflexão sobre a implementação do Centro de Mídias SP pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo como forma de garantir o ensino na rede pública durante o período de isolamento social em razão da pandemia da COVID-19. Defendemos que privilegiar a utilização de plataformas digitais que exigem a posse de dispositivos tecnológicos, como os smartphones, sem, ao mesmo tempo, oferecer tais dispositivos, é desconhecer ou desprezar completamente a realidade dos alunos e das alunas da rede pública, que em sua grande maioria são vítimas da exclusão social, da qual a exclusão digital é uma de suas formas. Tal medida viola o princípio constitucional da igualdade de condições de acesso à educação pública, pois desconsidera os efeitos da desigualdade e da exclusão, acentuando ainda mais a injustiça social e a iniquidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Hashizume, Cristina Miyuki. „Educação, direitos humanos e inclusão: as relações entre educação e saúde no acompanhamento de alunos com problemas de aprendizagem“. Educação & Linguagem 24, Nr. 1 (18.08.2021): 149–63. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v24n1p149-163.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este ensaio aborda a temática dos problemas de aprendizagem e o acesso à educação dos alunos que não se enquadram na normatividade prevista pela gestão do ensino e aprendizagem. Ele se insere numa discussão mais ampla sobre Direito universal à educação e como esse direito é violado no caso de alunos com problemas de aprendizagem. Com ou sem diagnósticos fechados, estes são tratados como alunos doentes, cujos comportamentos demandam tratamentos médicos. O objetivo do presente texto é compreender a relação entre saúde e educação nos problemas de aprendizagem em crianças diagnosticadas formal ou informalmente como portadoras de transtornos. O texto descreve pesquisa qualitativa bibliográfico-documental e de discussões realizadas em dois grupos de pesquisa: “Educação e Direitos Humanos” (CNPq-UFABC) e Educação, Saúde e Direitos Humanos (CNPq-UMESP), voltados ao debate sobre a interrelação entre educação e saúde, realizado por pesquisadores de graduação e pós graduação, professores e gestores escolares através de dados e orientações construídos coletivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Remedio, José Antonio, und Eduardo Roberto Antonelli de Moraes Filho. „JUDICIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS RELATIVAS AO ENSINO BÁSICO OBRIGATÓRIO“. Revista Thesis Juris 7, Nr. 1 (27.04.2018): 152. http://dx.doi.org/10.5585/rtj.v7i1.599.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A presente pesquisa tem por objeto analisar a implementação de políticas públicas educacionais relativas ao ensino básico obrigatório por decisão do Poder Judiciário, ante a omissão da atuação dos demais Poderes na sua efetivação. Comprovada a inércia do Poder Público, admite-se em caráter excepcional a intervenção do Judiciário na determinação de implementação das políticas públicas educacionais visando assegurar o direito à educação. No caso, o Judiciário não viola a separação de poderes, não ofende a discricionariedade administrativa e não macula a reserva do possível, tendo em vista que ao implementar as políticas públicas educacionais em face da inércia dos demais Poderes, em particular do Poder Executivo, apenas cumpre sua função constitucional, garantindo a efetivação dos direitos fundamentais. O método utilizado é o dedutivo, com base em pesquisa legal, doutrinária e jurisprudencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Bezerra, Antonia Alice Queiroz, und Maria Valdenia Da Silva. „JOGOS TEATRAIS NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO“. ASAS DA PALAVRA 16, Nr. 2 (18.12.2019): 124. http://dx.doi.org/10.17648/asas.v16i2.1928.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os Jogos Teatrais podem ser fundamentais para o surgimento de novas propostas de leitura na sala de aula, quando aliados a formação de leitores podem favorecer a aprendizagem e motivar a leitura do texto literário. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência aplicada a uma turma de segundo ano na Escola de Ensino Médio Francisca Pinto dos Santos, no município de Ocara-ce. Utilizando os Jogos Teatrais de Viola Spolin elaboramos quatro oficinas de leitura da obra O Santo e a Porca de Ariano Suassuna, no entanto, neste trabalho focalizaremos o uso dos jogos nessas oficinas e suas respectivas consequências para a formação de leitores. Para isso, utilizamos como referencial teórico Spolin (2008), Cosson (2006), Soares (2001), entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Souza, Ana Carla de, Erllon Rodolfo Viegas Barata, Nívia Magalhães da Silva Freitas und Nadia Magalhães da Silva Freitas. „Direitos humanos e a formação de professores que ensinam Ciências“. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 15, Nr. 34 (31.12.2019): 225. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.7123.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Temáticas como dignidade da pessoa humana, necessidades e direitos humanos, e também aquelas relacionadas a princípios e a valores como liberdade, respeito, igualdade, justiça e não discriminação, entre outras, precisam adentrar os espaços de formação de professores, com a perspectiva de reafirmar e de disseminar os princípios relativos aos direitos humanos. O trabalho de pesquisa, desenvolvido no contexto do tema “Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania II”, junto aos discentes do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, objetivou apreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo “a afirmação dos direitos humanos”, contribui para a necessária problematização do seu oposto “a violação dos direitos humanos”. Para tal, utilizamos fotos reproduções que apresentavam situações degradantes com seres humanos. Trouxemos para este artigo, as ponderações de dois licenciandos, relativas ao trabalho infantil, para problematizar os desdobramentos vinculados à violação dos direitos humanos e à dignidade humana, as quais foram apreciadas a luz da análise interpretativa. Nesse processo, observamos que a cultura da relativização das situações que implicavam em violação dos direitos humanos foi, naquele momento, abandonada. A postura frente à experiência formativa voltou-se à sensibilidade para a condição humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Gomes, Magno Federici. „Poder de polícia sobre as instituições de ensino superior: procedimentos administrativos de supervisão e avaliação“. A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 9, Nr. 35 (01.01.2009): 105. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v9i35.308.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetiva-se, com o presente trabalho, o estudo dos procedimentos de supervisão e avaliação da educação superior, previstos no Decreto nº 5.773/06, sob o prisma da Constituição da República de 1988 (CR/88) e da Lei nº 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Este artigo é preponderantemente teórico-documental, sob uma perspectiva dogmática. Concluiu-se que, no caso de encerramento de Instituições de Ensino Superior (IES), os direitos dos discentes matriculados à conclusão do curso ainda merecem regulamentação administrativa. Ademais, o procedimento para se aplicar penalidades às instituições que descumprirem o protocolo de compromisso, prévio processo avaliativo periódico do SINAES, é ilegal e inconstitucional por violar os §§3º e 4º, do art. 10 Lei nº 10.861/04.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

COSTA, FABRICIO VEIGA, und ERICA PATRICIA MOREIRA DE FREITAS. „DANO MORAL DECORRENTE DO DESCUMPRIMENTO DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR“. Revista Brasileira de Direito Civil em Perspectiva 3, Nr. 2 (02.12.2017): 87. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0243/2017.v3i2.2230.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A relação jurídica existente entre discente e instituições privadas de ensino superior é regida pela Lei 8078/90. O descumprimento do contrato de prestação de serviços educacionais poderá ou não acarretar o dano moral. Sempre que a ilicitude violar direito da personalidade ou direito fundamental, comprovando-se o nexo de causalidade do ilícito com o dano, caberá ao agente o dever de indenizar na proporção e na extensão do prejuízo sofrido. A responsabilidade civil objetiva dispensa a comprovação da conduta dolosa ou culposa do agente. Ilicitudes que causam mero aborrecimento não são passíveis de reparação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Baltazar da Silva, Berinaldo, Fatima Ramalho Lefone und Ivanilton Almeida dos Santos. „OS DIREITOS AUTORAIS DOS PROFESSORES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO A DISTÂNCIA“. Revista Mais Educação 3, Nr. 4 - Junho 2020 (Juni 2020): 1267–89. http://dx.doi.org/10.51778/2595-9611.v3i4p1267-1289.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O estudo dos Direitos Autorais e os Direitos Conexos é uma busca fascinante, tanto pela sua complexidade, e ao mesmo tempo, a importância da difusão desse ramo da ciência jurídica, embora a sua existência ultrapasse um século, pouco são os estudiosos que dedicam e debruçam sobre o tema. O ordenamento jurídico brasileiro regulamentou com precisão a proteção aos direitos autorais e ao direito moral dos autores na década de setenta, sendo certo que, com o advento tecnológico foi necessário à revisão da norma em 1998 e posteriormente em 2013. Com a criação e aprovação por parte do Ministério da Educação dos cursos na modalidade EAD faz-se necessário trazer a luz o respeito aos direitos patrimoniais e morais dos docentes, os conteúdos acadêmicos produzidos pelos docentes são obras científicas, e tão logo as mesmas são bens tutelados pelo direito brasileiro, direitos estes assegurados na Constituição Federal e na Lei de Direitos Autorais – LDA, a sua violação é tipificada no artigo 184 do Código Penal, passivo de punição aos infratores. Na qualidade de pesquisadores não podemos nos esquivar na busca pela proteção dos Direitos Autorais e Direitos Morais da produção científica. Além das leis, existem os tratados internacionais em que o Brasil é signatário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Dos Santos Leal, Armstrong, und Marlene De Oliveira França. „ENSAIO DA INSERÇÃO DA MULHER MILITAR NO BRASIL“. Direito e Desenvolvimento 6, Nr. 12 (08.06.2017): 27–38. http://dx.doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v6i12.287.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo nasceu de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Assédio moral uma Violação aos Direitos Humanos”. A partir da análise dos dados coletados, concluiu-se que as mulheres são as mais atingidas por tal fenômeno, entre os motivos, pela admissão desproporcional na corporação. Coube neste artigo verificar como as instituições militarizadas vêm se comportando em face da exigência contemporânea de igualdades de oportunidades e condições, independente de qualquer coisa. Palavras-chave: Mulheres. Polícia Militar da Paraíba. Gênero. Assédio Moral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Gadelha, Maria do Socorro Vieira, Ranyelson Lucas Matias Santos, Maria Eduarda Do Nascimento Ferreira, Diego Oliveira Costa, Maria Luana Araújo und Joaquim Iarley Brito Roque. „Bullying nas Instituições de Ensino Superior: Revisão Sistemática / Bullying in Higher Education Institutions: Systematic Review“. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, Nr. 44 (27.02.2019): 357–73. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1601.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O fenômeno bullying é caracterizado como uma forma de violência a um indivíduo mais fraco ou em desvantagem em relação ao agressor de forma repetitiva ou crônica. Foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática abordando o bullying no contexto universitário, utilizando os descritores “bullying” e “universities”, no período de 2009 a 2018. Selecionou-se artigos científicos mediante pesquisa eletrônica indexados em bases de dados como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Education Resources Information Center, Periódicos Eletrônicos de Psicologia, Scientific Electronic Library Online, Serviço da Biblioteca Nacional de Medina dos Estados Unidos para acesso gratuito ao Medline. Foram selecionadas 769 publicações científicas, entretanto apenas 54 delas apresentavam os critérios de inclusão na pesquisa. Geralmente, as vítimas do bullying possuem traços diferenciados de orientação sexual e/ou identidade de gênero, sofrem de violência psicológica, passando por situações de humilhação e perseguição. O comportamento das pessoas que promovem o bullying violam os direitos do ofendido, incidindo em dano moral e favorecendo as vítimas a requererem judicialmente seu devido ressarcimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Nunes, Robson Kjellin, und Jonathan Cardoso Régis. „Bullying e violência nas escolas: em busca da educação pela paz“. Unisul de Fato e de Direito: revista jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina 2, Nr. 4 (02.01.2012): 187. http://dx.doi.org/10.19177/ufd.v2e42012187-199.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Educação para Paz trata de temas sobre Direitos Humanos, Bullying e Violência na Escola, enfoca a importância do ensino sobre o tema transversal ética, com os objetivos de fortalecer a compreensão sobre os direitos humanos, repudiar qualquer ato que viole a dignidade da pessoa humana. Perceber que a escola é lugar de formação para cidadania, que o desenvolvimento da prevenção na escola tem relação direta com a segurança pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Torres, Francieudo Da Silva. „A Influência dos pais no êxito ou fracasso da aprendizagem do violino pelo Método Suzuki: Um estudo com Crianças /“. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, Nr. 45 (30.05.2019): 980–1016. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1800.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A presente pesquisa investigou se a participação dos pais é um fator que contribui diretamente para o êxito da aprendizagem de violino de crianças com idade entre cinco e doze anos, que estuda no Centro Musical Suzuki, localizado na Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil. Fundamenta-se teoricamente em Suzuki (2008), Cutietta (2001) e Ilari (2011), bem como nas contribuições de Vygotsky (1989) e Gardner (1997) entre outros. Este trabalho se justifica a partir do momento em que se discutem os aspectos da participação da família dentro do processo de ensino do método Suzuki e pretende, portanto, servir como parâmetro junto aos pais que poderão se conscientizar do seu papel na aprendizagem dos filhos. Sendo uma pesquisa qualitativa, desenvolveu-se a partir do estudo teórico-bibliográfico e da realização de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários com perguntas semi-abertas. Contou-se com uma amostra de doze estudantes de violino pelo método Suzuki, em sua maioria do sexo feminino (67%), com idade entre cinco a doze anos, doze pais das crianças entrevistadas em sua maioria do sexo feminino (75%) com idade entre vinte e quatro a quarenta e seis anos e o professor dos alunos entrevistado. Após a análise dos resultados obtidos, a pesquisa sugere que a participação e a ausência dos pais estão ligadas diretamente ao êxito e ao fracasso, respectivamente, do processo de ensino-aprendizagem pelo Método Suzuki.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Costa Junior, José Veranildo Lopes da, und Ruan Fellipe Munhoz. „PODE A LITERATURA LATINO-AMERICANA NOS ENSINAR A RESPEITAR OS IMIGRANTES?“ Revista Leia Escola 19, Nr. 1 (04.06.2019): 57–67. http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i1.1280.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente ensaio apresenta uma discussão sobre os interstícios entre literatura e imigração. Para tanto, nossas problematizações consideram as especificidades da América Latina como um espaço em conflito que ilustra os trânsitos territoriais de povos fronteiriços na contemporaneidade. Dando importância a uma série de eventos recentes, que enfatizam a complexidade da imigração, através da violação dos direitos humanos de imigrantes de diversos países, propomos uma reflexão sobre a seguinte pergunta norteadora: Pode a literatura latino-americana nos ensinar a respeitar o outro? A partir desta indagação, analisaremos dois poemas não-canônicos sobre a experiência do imigrante em terras estranhas, ressaltando a importância do acesso e, por consequência, da leitura de literatura em espaços diversos, como objeto que nos permite conhecer a nossa própria história e nos humanizar. Quanto à fundamentação teórica, dialogamos, sobretudo, com textos de Antonio Candido (2004), Regina Dalcastagnè (2012; 2018) e Marcia Tiburi (2018).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

ARAÚJO, Vincius Gurgel, und Caio Augusto Souza LARA. „A MORDAÇA DO CONSERVADORISMO: VIOLAÇÃO DE DIREITOS E EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL“. Percurso 3, Nr. 30 (16.12.2019): 151. http://dx.doi.org/10.21902/revpercurso.2316-7521.v3i30.3638.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO O tema-problema da pesquisa que se pretende desenvolver é como o conservadorismo impede que a educação sexual seja aplicada de maneira efetiva no Brasil e as violações de direitos decorrentes deste fenômeno. O problema objeto da investigação científica proposta é: por que a educação sexual de crianças e adolescentes se mostra necessária mesmo com a oposição dos setores conservadores da sociedade? A partir das reflexões preliminares sobre o tema, é possível afirmar inicialmente que os setores conservadores da população brasileira dificultam a educação sexual dentro do ambiente escolar, criticando o seu ensino e defendendo que a responsabilidade seja transferida aos familiares do indivíduo.PALAVRA-CHAVE: Educação sexual; conservadorismo; abuso sexual; Direito Constitucional; Direitos Sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

De Oliveira, Gilvan Müller, und Julia Izabelle Da Silva. „Quando barreiras linguísticas geram violação de direitos humanos: que políticas linguísticas o Estado brasileiro tem adotado para garantir o acesso dos imigrantes a serviços públicos básicos?“ Gragoatá 22, Nr. 42 (13.07.2017): 131–53. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33466.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo apresenta uma discussão, ainda muito incipiente no Brasil, sobre as políticas linguísticas que o Estado brasileiro tem adotado para responder às barreiras linguísticas enfrentadas pelos imigrantes no acesso aos serviços públicos. Inicialmente, busca-se demonstrar, por meio de elementos jurídicos, o modo como barreiras linguísticas podem contribuir com a violação de direitos humanos básicos e também o que diz a atual legislação brasileira sobre o trato migratório. A partir do modelo teórico proposto por Ozolins (2010) sobre as políticas de oferecimento de intérpretes e tradutores no setor público, é possível afirmar que o Estado brasileiro é completamente negligente no que concerne ao oferecimento de políticas linguísticas de interpretação no setor público aos imigrantes. Além disso, a institucionalização do ensino de português para refugiados é ainda um programa federal recente e esparso. Desse modo, são as entidades voluntárias que têm assumido o papel de produzir políticas tanto de oferecimento de intérpretes quanto de ensino da língua portuguesa. A falta de ação do Estado revela, nesse sentido, uma orientação ideológica que ou nega a presença das línguas dos imigrantes ou vê essa diversidade como um problema a ser superado por meio do ensino da língua portuguesa. --- DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a909
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Bezerra de Souza, Henrique. „JOGO, CURIOSIDADE E AD-MIRAÇÃO: INDÍCIOS DE APROXIMAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA FREIREANA E A PEGADOGIA DO TEATRO“. Cena, Nr. 34 (31.05.2021): 175–84. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.110376.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo investiga a aproximação entre a noção de autonomia – tal como cunhada por Paulo Freire – e a prática do jogo em processos de ensino-aprendizagem em teatro. Para tanto, tece uma breve apresentação das ideias do educador pernambucano a respeito do processo de construção de conhecimento para, em seguida, relacionar tais reflexões a elementos presentes na prática do jogo. Na tentativa de encontrar os primeiros indícios dessa aproximação, toma como ponto de partida as características que Johan Huizinga atrela ao ato de jogar e, em seguida, analisa os jogos teatrais de Viola Spolin, buscando neles similaridades ao pensamento freireano. Nesse trajeto, se depara com desdobramentos que trespassam a metodologia realizada em sala de aula, revelando a importância da postura do sujeito docente no processo pedagógico. Palavras-chaveAutonomia. Jogo. Ensino-aprendizagem. Paulo Freire. Pedagogia do Teatro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Santos, Cintia Miranda dos, Marcos Roberto Morali Marin und Braz Pinto Junior. „Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos“. Horizontes - Revista de Educação 9, Nr. 16 (18.12.2020): 1–11. http://dx.doi.org/10.30612/hre.v9i16.13102.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O contexto lúdico que envolve a educação em artes, principalmente na linguagem teatral, trás para a criança a possibilidade de vislumbrar e vivenciar descobertas sociais e culturais híbridas, promovendo a troca de experiências e o respeito. Assim, o objetivo dessa pesquisa teórica é relatar a criação dos jogos teatrais e dos jogos dramáticos, além de discutir como estes podem ser utilizados em sala de aula para promover o ensino das metodologias de teatro, integrado com outras linguagens da Arte, a fim de experimentar e expandir diferentes possibilidades para o ensino/aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo. Para isto foi realizada uma pesquisa teórica em livros, dissertações e artigos científicos que trazem informações sobre a metodologia de Viola Spolin, Peter Slade e sobre o ensino de teatro. Como resultados conseguimos desenvolver um panorama histórico da criação dos jogos teatrais e jogos dramáticos, além de elucidarmos a sua utilização na educação infantil. A partir disso, verificamos a importância da educação integrada e participativa dos alunos, que gera oportunidades para a criança experienciar situações que possibilitam a construção de diferentes conhecimentos e de desenvolver várias habilidades, como expressão verbal, gestual, corporal, criatividade, intuição, espontaneidade e interação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Braz, Paula Bessa. „“Vem! É só segurar o violino assim e olhar pra frente” - o que as crianças podem nos ensinar sobre fazer música (e fazer antropologia)?“ Horizontes Antropológicos 27, Nr. 60 (August 2021): 223–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832021000200008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo Em 2013, uma família de jovens músicos no estado do Ceará iniciou um projeto de educação musical na sua comunidade. Funcionando na sua própria casa, no bairro Novo Mondubim, um bairro popular situado na periferia sudoeste da cidade de Fortaleza, a família Cruz se organiza entre seus oito membros (a mãe, o pai e os seis irmãos) para ensinar música erudita às crianças do bairro. A partir da discussão de um trecho da etnografia do cotidiano do projeto, em que brincadeiras e apresentações musicais se alternam e se complementam, este ensaio propõe uma abordagem desse fazer musical erudito que considere a experiência dessas crianças e suas próprias narrativas a respeito do que é tocar e das formas como elas, às suas maneiras, refletem sobre a prática musical ali empreendida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Nomelini, Quintiliano Siqueira Schroden, Natália Sathler de Souza Cunha, Raquel Martins Fernandes, Rodrigo Ribeiro de Oliveira, Carla Cristina Rodrigues Santos und Miguel Shiniti Aguena. „Bullying e a percepção dos estudantes Mato-Grossenses“. Research, Society and Development 9, Nr. 7 (12.05.2020): e272973865. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3865.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O bullying é a prática da violação dos direitos humanos que constrange e inferioriza suas vítimas. Metade das crianças e jovens do mundo já sofreu algum tipo de bullying. No Brasil, cerca de 43% da população dos escolares vivencia ameaças, opressão, intimidação, humilhação e maus-tratos. O objetivo da pesquisa é a percepção dos estudantes do Ensino Básico quanto ao bullying. O estudo é quantitativo e de cunho descritivo, utilizando-se do software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS para a análise dos dados coletados. Nesta pesquisa participaram 271 estudantes, sendo de duas escolas públicas e uma particular do Estado do Mato Grosso. Identificou-se que aproximadamente 25% e 55% dos alunos das escolas públicas e particulares, respectivamente, sofreram alguma violação de seus direitos no ambiente escolar. Entre as agressões se destacam apelidos, insultos pelas características físicas e as agressões físicas. Conclui-se que tais dados confirmam a emergência de ações de conscientização e de prevenção da violência e mostram a necessidade de incluir no currículo das escolas essas ações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Góis Ramalho, João, und Anabela Panão Ramalho. „O papel da formação do Ensino Superior nas Políticas Sociais e a desadequação das Leis Laborais face ao envelhecimento em Portugal“. DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh), Nr. 7 (01.03.2015): 177–86. http://dx.doi.org/10.30827/dreh.v0i7.6946.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O envelhecimento, como processo natural da vida humana, levou a sociedade civil a tomar medidas em defesa de um conjunto de direitos fundamentais que a Constituição da República Portuguesa acolheu no seu texto. O aumento da longevidade das pessoas e a sua consequente integração na vida ativa, objetivos que as Nações Unidas e a União Europeia determinam como prioritários, colocam desafios e necessidades de resposta da sociedade atual. Face ao exposto, propomo-nos analisar as respostas sociais e as necessidades de formação especializada para possibilitar que os cidadãos idosos tenham direito a respostas sociais adequadas às suas necessidades específicas. Propomo-nos ainda demonstrar a discriminação que o idoso sofre no mercado de trabalho, perante as leis laborais vigentes em Portugal, em violação com o princípio de igualdade constante no artigo 13º da Constituição da República Portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Belich, H. „Simetria, Transi¸c˜ao de Fase e Viola¸c˜ao Espontˆanea de Simetria“. e-Boletim da Física 4, Nr. 8 (30.11.2016): 1–10. http://dx.doi.org/10.26512/e-bfis.v4i8.9805.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Simetrias e leis de conserva¸c˜ao s˜ao excelentes guias na formula¸c˜ao de modelos f´ısicos em diversas escalas de energia. A viola¸c˜ao de simetrias por transi¸c˜ao de fase ( viola¸c˜ao espontˆanea de simetria ) consegue descrever sistemas que v˜ao desde a Mat´eria Condensada at´e a F´ısica de Altas Energias. Neste ensaio irei apresentar um desenvolvimento conceitual de simetrias e suas viola¸c˜oes usando inicialmente como exemplo a simetria global de rota¸c˜ao e sua viola¸c˜aoespontˆanea, por um fluido escalar real, gerando o ferromagnetismo. O potencial usado por Landau-Ginzburg para explicar a supercondutividade por um fluido escalar complexo ´e muito similar ao ferromagnetismo. Atrav´es deste modelo podemos compreender a simetria de fase local ( simetria de calibre ) que este modelo apresenta gra¸cas ao acoplamento m´ınimo do campo eletromagn´etico com o fluido supercondutor. A partir da viola¸c˜ao espontˆanea desta simetria localdiscutimos como ocorre a gera¸c˜ao de massa do f´oton em ambiente supercondutor ( expuls˜ao do campo eletromagn´etico). Este processo ficou conhecido como o Mecanismo de Anderson-Higgs. Este mesmo mecanismo que ocorre em supercondutividade ´e utilizado para unificar o Eletromagnetismo e a intera¸c˜ao Fraca no Modelo Padr˜ao. Finalizamos este ensaio contextualizando o que veio a ser conhecido como campo de Higgs, cuja a excita¸c˜ao ( b´oson de Higgs ) acaba de ser verificada no LHC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Rodrigues, Maira Luciane Dos Santos, und Rogério Santos Rammê. „O DIREITO FUNDAMENTAL À OBJEÇÃO DE CONSCIÊNCIA NAS ATIVIDADES DE ENSINO QUE UTILIZEM ANIMAIS“. Justiça & Sociedade 3, Nr. 1 (22.02.2019): 515. http://dx.doi.org/10.15602/2525-3883/rjs.v3n1p515-565.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A pesquisa teve como objetivo o estudo do instituto da objeção de consciência quando invocado em face de atividades de ensino que utilizem animais. Definido seu conceito, o qual consiste na recusa do cumprimento de norma legal, caso essa norma viole as convicções morais do indivíduo, estabeleceu-se a distinção entre o primeiro instituto e a desobediência civil, que é o ato de desobedecer a lei com intuito de mudança política ou legal. Na legislação estão previstas expressamente duas hipóteses de cabimento, dentre as quais não consta hipótese no tocante às atividades de ensino que utilizem animais. Contudo a doutrina majoritária aduz a possibilidade do alargamento dessas hipóteses, uma vez tratar-se de rol exemplificativo. O estudo é qualitativo de revisão bibliográfica. A utilização de animais, conforme já exposto, é permitida pela legislação vigente, entretanto suscita análise de questões éticas e morais, inclusive, a dos animais. Observa-se que a questão ética e moral vem sendo utilizada como substrato para a oposição da objeção de consciência nesses casos. O estudo das decisões judiciais, nesse sentido, identificou parco acervo sobre o tema. Por fim, concluiu-se que o instituto, apesar de ter o condão de tutelar de forma efetiva a liberdade de consciência do indivíduo que objeta por razões morais e éticas o uso de animais em experimentos nas atividades de ensino, ainda carece de uma reflexão mais apurada por parte não só da sociedade, mas dos próprios julgadores, sob pena de relegar um direito fundamental que é pautado na dignidade do ser humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Silva, Vanessa Costa Gonçalves, und Raquel Martins Fernandes. „BULLYING E COTIDIANO ESCOLAR: SENSIBILIZAÇÃO POR INTERMÉDIO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS“. Revista Prática Docente 5, Nr. 2 (31.08.2020): 1477–98. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n2.p1477-1498.id805.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo tem como objeto de estudo a investigação da violência escolar materializada através do bullying e a violação de direitos humanos no cotidiano da escola. Esta pesquisa foi desenvolvida no IFMT Campus Cuiabá Bela Vista, com 130 estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, no período 2017/2018. Foram analisados documentos institucionais vigentes de 2014 a 2018. O objetivo desta pesquisa foi compreender como a violência escolar, a prática do bullying e de violação de direitos humanos estão presentes nas relações cotidianas dos estudantes adolescentes do IFMT campus Cuiabá - Bela Vista. Os resultados apresentados surgiram dos entrelaçamentos entre as percepções, narrativas e documentos oficiais, que demonstraram que o bullying está presente no campus pesquisado, materializado através da violência simbólica, verbal e racial. Neste trabalho foram caracterizados 09 tipos de violência em que pode tecer suas particularidades. A partir de diretrizes e referenciais educacionais, percebe-se que as mudanças de concepções são fundamentais para a valorização de uma formação cidadã e humana, pautada na implementação de um currículo que viabilize a transdiciplinaridade da Educação em Direitos Humanos como balizadora das práticas pedagógicas do Campus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Silva, Reijane Pinheiro da, und Cássia Araújo Moraes Braga. „RESERVA DE VAGAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: refl exões sobre a verifi cação de fenótipo para os autodeclarados pretos e pardos“. Revista de Políticas Públicas 22, Nr. 1 (28.06.2018): 597. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v22n1p597-613.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo apresenta refl exões sobre a repercussão da Orientação Normativa nº 3, de agosto de 2016, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), que estabelece diretrizes para a verifi cação da autodeclaração de candidatos que pleiteiam o ingresso no ensino superior ou em concurso público pelo sistema de ação afi rmativa para pretos e pardos. Por meio da pesquisa documental, especifi camente dos editais de vestibulares dos Institutos Federais, constatou-se que alguns Institutos criaram as comissões de verifi cação com a atribuição de confi rmar, via análise fenotípica, se a autodeclaração corresponde à verdade. A Orientação Normativa, além de violar os direitos estabelecidos na convenção 169 da OIT, da qual o Brasil é signatário, desrespeita o Estatuto da Igualdade Racial e reifi ca um argumento teoricamente superado no âmbito das teorias antropológicas, qual seja, o conceito de raça como determinante das diferenças humanas.Palavras-chave: Cotas para pretos e pardos, autodeclaração, Comissões de verificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Faiad da Silva, Caio Ricardo. „A comicidade e a violação da moral cristã na farsa de Gil Vicente, O velho da horta: uma abordagem didática para a formação de leitor“. Revista Letras Raras 7, Nr. 2 (29.09.2018): 272–88. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i2.952.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Atualmente, um dos focos do ensino de literatura é a formação do leitor. Tendo em vista esse pressuposto, foi analisado um texto canônico de modo a contribuir com o trabalho didático de uma obra do século XVI. No Portugal quinhentista, a educação e a sociedade estavam ligadas aos valores cristãos. Sendo a farsa um gênero da literatura dramática, que apresenta uma crítica social por meio da comicidade, o objetivo deste trabalho é analisar o enquadramento da peça O velho da horta de Gil Vicente enquanto farsa. A partir de microanálises do texto dramático relacionadas aos costumes do século XVI, conclui-se que a comicidade não está ligada à questão etária das personagens Velho e Moça, mas sim a recusa da jovem personagem pelos galanteios do Velho e que o desfecho das personagens Velho e Alcoviteira está atrelada à violação da moral cristã conforme descrita em passagens bíblicas. Dessa forma, acredita-se que o mecanismo de análise do contexto social da época em que o texto foi produzido para a posterior discussão do gênero literário auxilia nas elaborações didáticas que visem a formação de leitor no ensino de literatura a partir de um texto canônico quinhentista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Klein, Ana Maria. „Ensino e aprendizado sobre dignidade e Direitos Humanos a partir da pandemia da Covid-19“. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos 8, Nr. 2 (26.11.2020): 133–42. http://dx.doi.org/10.5016/ridh.v8i2.23.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A violação dos Direitos Humanos no Brasil persiste apesar do reconhecimento constitucional da dignidade humana e dos Direitos Humanos. A educação é uma via importante para formar sujeitos de direitos capazes de olhar para esta realidade e atuar na sua transformação. O Brasil conta com planos e diretrizes que orientam o desenvolvimento da Educação em Direitos Humanos em todos os níveis e modalidades educacionais. Este tipo de educação pressupõe caminhos metodológicos capazes de promover a reflexão e a problematização da realidade. A pandemia da Covid-19 que afetou e afeta todo o planeta durante o ano de 2020 nos confronta diariamente com a necessidade de garantir os Direitos Humanos das pessoas em nome da sua dignidade. Este artigo propõe-se a refletir sobre as possibilidades de ensino e aprendizagem a partir da problematização do contexto de pandemia em sala de aula. Teaching and learning about dignity and Human Rights from the Covid-19 pandemic The violation of Human Rights in Brazil persists despite the constitutional recognition of human dignity and Human Rights. Education is an important way to form persons under law capable of looking at this reality and acting on its transformation. Brazil has plans and guidelines that guide the development of Human Rights Education at all levels and educational modalities. This type of education presupposes methodological paths capable of promoting reflection and problematizing reality. The Covid-19 pandemic that affected and still affects the entire planet during the year 2020 confronts us daily with the need to guarantee the people’s human rights on account of their dignity. This chapter aims to reflect on the possibilities of teaching and learning by problematizing the context of the pandemic in the classroom. Keywords: Human Rights Education. Human dignity. Covid Pandemic-19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie