Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Formatos de loja.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Formatos de loja“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Formatos de loja" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Cesarino, Rodrigo Coltelli, und José Vicente Caixeta Filho. „Alocação dos produtos nas gôndolas dos supermercados: um estudo de caso“. Gestão & Produção 9, Nr. 1 (April 2002): 45–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2002000100005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este é um estudo feito com o objetivo de verificar a eventual existência de um padrão de distribuição dos produtos nas gôndolas dos supermercados, em função do tamanho e formato das lojas. Para tal, foi conduzido um estudo de caso, em lojas de uma rede de supermercados na cidade de São Paulo, onde foi avaliada a relação existente entre as decisões de alocação de espaço e o tamanho e formato das lojas. Estando correlacionados o espaço alocado para as seções e o tamanho das lojas, tem-se uma padronização maior para as lojas da rede. Ou, se não existir tal correlação, pode existir uma maior especificidade de atendimento da demanda local para cada loja. Foram considerados, neste estudo, os formatos compacto, convencional e grande para os supermercados. Quanto ao critério de classificação das seções das lojas da rede pesquisada, foi utilizada uma própria. Os resultados sugerem que as lojas de formato compacto e convencional sejam desenhadas para atender uma demanda ainda mais localizada que as lojas de formato grande. O fato de não se rejeitar sistematicamente a hipótese nula de que a correlação entre o tamanho da loja e o tamanho da seção seja zero, para todas as seções nos três formatos de loja, é um forte indicador de que as decisões gerenciais, no tocante à alocação de espaço nas gôndolas das lojas da rede pesquisada, sejam muito mais localizadas do que poderia se esperar em uma rede. Principalmente levando-se em conta que a rede pesquisada tem a maioria de seus produtos originados a partir de um centro de distribuição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Lopes, Evandro Luiz, und José Mauro Costa Hernandez. „Percepção da estratégia de extensão de marca em estabelecimentos comerciais: qual o melhor nome para uma loja?“ Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 6, Nr. 1 (04.05.2013): 108. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v6e12013108-133.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo principal deste estudo é verificar qual o efeito que diferentes estratégias de atribuição de um nome de marca (carregado de significado ou inventado) exercem sobre extensões de marcas varejistas mais e menos similares. Esta pesquisa se justifica tanto pela ausência de estudos sobre extensão de marcas varejistas quanto pela recorrência com que essa estratégia vem acontecendo em nossa sociedade. As hipóteses formuladas foram testadas por meio de um experimento, concebido com a projeção de cenários, em desenho fatorial completo 3 (alta, média e baixa similaridade entre formato varejista original e estendido) x 2 (nome carregado de significado e nome inventado) entre sujeitos, que envolveu 170 respondentes. O resultado deste estudo indica que a utilização de nome carregado de significado não parece ser adequada para extensão em formatos com baixa similaridade em relação ao formato original, e também que a extensão de nome carregado de significado se mostrou uma boa opção para novos negócios similares ao formato original do varejista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Aureliano-Silva, Leonardo, Marcelo Moll Brandão, Suzane Strehlau und Renato Ferreira Pimenta. „O EFEITO DO FORMATO DE APRESENTAÇÃO DE DESCONTO EM AMBIENTE CROWDING: UM ESTUDO EXPERIMENTAL“. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 14, Nr. 2 (12.08.2015): 653. http://dx.doi.org/10.18593/race.v14i2.6735.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>Neste artigo, analisou-se o efeito do formato de desconto na intenção de compra e percepção de qualidade do produto em ambiente <em>crowding</em>, com percepção de alta densidade de consumidores no ambiente de loja de varejo<em>.</em> No primeiro experimento, composto por 120 participantes, identificou-se efeito significativo entre formatos de desconto moeda <em>versus</em> percentual, com <em>versus</em> sem atributos do produto na intenção de compra e percepção de qualidade. No segundo experimento realizado com 59 participantes, identificou-se efeito significativo entre formatos de desconto moeda <em>versus</em> percentual, com atributos do produto em ambiente <em>crowding</em>. Em ambiente <em>crowding</em>, o anúncio com desconto em percentual aumentou a intenção de compra comparado ao desconto em moeda. Não se observou efeito sobre a percepção de qualidade do produto.</p><p>Palavras-chave: Varejo. <em>Crowding</em>. Promoção. Desconto. Atributos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Paula, Verônica Angélica Freitas de, Andrea Lago da Silva und Éderson Luiz Piato. „Estratégia de marcas próprias no varejo supermercadista: um estudo comparativo entre Brasil e Inglaterra“. Production 23, Nr. 1 (10.05.2012): 66–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132012005000025.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo analisa as estratégias de marcas próprias especificamente para o varejo supermercadista, considerando casos de redes inglesas e brasileiras. Após a revisão de literatura, realizaram-se entrevistas semiestruturadas em seis varejistas na Inglaterra e no Brasil e dados secundários foram coletados, seguidos de análise documental e análise de conteúdo. As diferenças entre os dois países são decorrentes da estrutura do varejo, do tempo de existência das marcas próprias, de perfil e hábitos/preferências dos consumidores. Fatores relacionados a cultura, legislação, economia e a forma de construir/gerenciar o portfólio de produtos descrevem as demais diferenças. Em ambos os países há a preocupação na utilização de diferentes formatos de loja para atender segmentos de mercado distintos, percebe-se a importância de estratégas de posicionamento, segmentação, marcas, sortimento, localização, imagem, ambiente de loja e composto de marketing, além da preocupação com seleção e avaliação de fornecedores de marcas próprias. Implicações incluem sugestões para varejistas supermercadistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Machado, Mário Duarte dos Santos, und Sergio Feliciano Crispim. „Diferenças no Composto Varejista de Lojas Físicas e Virtual da Mesma Rede“. Revista de Administração Contemporânea 21, Nr. 2 (März 2017): 203–26. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017150295.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo A diversificação dos formatos de loja e a dispersão dos limites entre os canais de varejo - fato movidos pela ampliação do alcance da internet - têm levado varejistas a deixarem de operar um único canal de vendas para tornarem-se multicanais. Diante dessa realidade, o presente estudo visa identificar e analisar as diferenças em componentes do composto de varejo - sortimento, preço, faixas de preços e serviços - em lojas físicas e virtuais de varejistas que operam os dois canais. A pesquisa foi desenvolvida em quatro fases: (a) definição dos varejistas e localização das lojas, seleção dos departamentos e das categorias de produtos; (b) coleta de dados; (c) análise dos dados e identificação das diferenças; (d) realização de entrevistas semiestruturadas com líderes das empresas. A partir de uma amostra com 756 modelos em seis categorias de produtos, constatou-se que o varejo virtual é mais competitivo que o varejo físico em relação ao sortimento (91% maior), aos preços praticados (de 13% a 15% menores), às vantagens de pagamentos (de 3 a 12 vezes sem juros) e à amplitude de faixas de preços. Mantidos esses diferenciais competitivos e garantidas a credibilidade na entrega e a possibilidade de troca ou devolução, o varejo virtual tem uma perspectiva consistente de crescimento proporcionalmente maior do que a do varejo físico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Iñiguez Orellana, Paulina Elizabeth, Cecilia Ivonne Narváez Zurita und Juan Carlos Erazo Álvarez. „Procedimientos contables y tributarios en las importaciones de la empresa Tracto Oruga y su afectación en el costeo y utilidades“. Visionario Digital 3, Nr. 2.1. (07.06.2019): 189–214. http://dx.doi.org/10.33262/visionariodigital.v3i2.1..552.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La presente investigación busca identificar la problemática actual de la empresa Tracto Oruga de la ciudad de Loja, a partir de la revisión de los estados financieros del año 2018, en temas vinculados al cumplimiento de la normativa contable, tributaria y aduanera. En este sentido, se pretende demostrar que mediante la implementación de procedimientos estructurados bajo las normativas vigentes y en el marco de los fundamentos teóricos de la ciencia contable se puede dar solución a problemas empresariales relacionados con el costeo de importación y las utilidades de la empresa. En consecuencia, los procedimientos se desarrollaron bajo una estructura conceptual que incorporó las variables tributarias y aduaneras en el tratamiento contable y en la evaluación del desempeño de la empresa. Se diseñaron flujogramas que refieren al detalle las actividades a desarrollar, se describieron los procedimientos y funciones por departamento, así como los objetivos que se pretenden alcanzar, finalmente en la propuesta se presentaron formatos de asientos contables que deberán ser utilizados durante las operaciones de importación desde la compra hasta la comercialización o venta final de sus productos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Frederico, Elias, und André Ricardo Robic. „A influência do formato de varejo sobre a intenção de continuidade do relacionamento entre varejistas de moda e seus fornecedores“. Revista de Administração Contemporânea 12, spe (2008): 89–118. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552008000500005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo identifica os principais fatores determinantes da intenção de continuidade do relacionamento entre varejistas de moda e seus fornecedores. O exame da bibliografia, que aborda a literatura sobre canais de distribuição, marketing industrial e marketing de relacionamento, possibilitou desenvolver as bases para a investigação dos fatores determinantes da continuidade do relacionamento para formatos varejistas distintos. Partindo do pressuposto de que a confiança ocupa papel central na continuidade do relacionamento, tema convergente entre os pesquisadores do marketing de relacionamento, este estudo investigou o fenômeno da confiança, seus principais fatores determinantes e suas conseqüências, nos diversos relacionamentos entre organizações do varejo de moda e seus fornecedores. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados em 154 gerentes de produto de 29 empresas pertencentes a quatro distintos formatos do varejo de vestuário: butiques, lojas de departamento, lojas populares e hipermercados. Os resultados indicam que os gerentes de produtos atribuem pesos distintos aos seis fatores influenciadores da confiança, dependendo do formato varejista a que pertencem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Bozzo, Andrea Luisa, und Manuel Portugal Ferreira. „Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas“. Revista de Gestão e Secretariado 11, Nr. 1 (01.04.2020): 126–50. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v11i1.941.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste estudo escrutinamos um conjunto dos principais determinantes das preferências dos consumidores de baixa renda, consumidores de regiões periféricas, considerando os formatos de mercado de vizinhança e atacarejo. As regiões periféricas têm forte concentração de consumidores de baixa renda que são clientes dos formatos de supermercado. O entendimento da preferência do consumidor é importante para as decisões de investimento na expansão das redes supermercadistas no Brasil. Para entender os critérios de seleção dos consumidores de baixa renda sobre a escolha do formato de supermercado, conduzimos um survey junto a clientes de lojas de diferentes formatos, com uma amostra de 107 respondentes. Os resultados apontam que embora o preço ser um fator importante da satisfação dos consumidores, o acesso fácil às lojas (isto é, a localização em proximidade) é um fator crucial determinante da escolha do supermercado para consumidores de baixa renda. Como implicações gerenciais, este estudo auxilia a compreender os critérios de decisão dos consumidores, e proporciona insights para a expansão das redes de supermercados direcionadas ao mercado de baixa renda, incluindo a conceção da oferta de produtos e serviços que ajudam a atrair mais consumidores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Silva, Carlos Henrique Costa da. „The great commercial surfaces: the Carrefour supermarkets in Brazil“. GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), Nr. 14 (17.12.2003): 89. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123834.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo faz referência ao papel que desempenham as grandes empresas multinacionais do setor varejista e as diferentes estratégias de atuação que realizam nos países em que operam. A empresa francesa Carrefour, presente em 25 países, mantêm em funcionamento diferentes formatos de lojas, sendo o Hipermercado seu formato de maior difusão no mundo. O destaque especial dado ao Carrefour está relacionado as diferentes estratégias de entrada, consolidação e expansão nos mercados em que atua. No Brasil está presente desde 1975 e atualmente conta com 74 hipermercados distribuídos por 12 Estados, localizados primordialmente nas metrópoles, capitais e grandes cidades do interior
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Tamashiro, Helenita R. da Silva, Edgard Monforte Merlo und José Augusto Giesbrecht Da Silveira. „Comportamento do Consumidor e os Atributos que Sinalizam as Preferências dos Formatos de Varejo no Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos“. Revista Brasileira de Marketing 10, Nr. 2 (06.12.2011): 54–83. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v10i2.2229.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Diante do aumento da competitividade, que se intensificou com o processo de abertura econmica dos anos 90, o setor varejista brasileiro vem passando por um processo de transformao conduzido de um lado, pela crescente concentrao de renda de uma pequena parcela da populao no pas e, por outro, pelo baixo poder aquisitivo de milhares de consumidores, mas que por sua vez, representa um potencial de compra significativo. Este cenrio por sua vez tem colocado em xeque as estratgias at ento adotadas por grande parte do setor varejista. Partindo dessa premissa, o objetivo do presente trabalho foi identificar quais so os formatos de varejo preferidos pelos consumidores de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosmticos. Partindo da hiptese de que os supermercados de bairro constituem o formato de varejo preferido por esses consumidores, realizou-se uma pesquisa do tipo servey, a partir de uma amostragem no-probabilstica intencional, com 400 respondentes do estado de So Paulo. Os resultados obtidos por meio de questionrios estruturados mostram que os principais formatos preferidos so respectivamente, as farmcias e drogarias, as lojas especializadas e venda direta (catlogo), refutando, portanto, a hiptese de investigao proposta no estudo. DOI: 10.5585/remark.v10i2.2229
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Demetresco, Sylvia. „Vitrinas: pop-up store: um novo modelo de loja e negócio“. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 6, Nr. 14 (05.01.2013): 35. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v6i14.51.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A pop-up store é um ponto de venda temporário, ou seja, um modo da marca comercializar seus produtos e serviços explorando, por tempo determinado, o potencial de um local e/ou público. Esse formato de loja tem se popularizado mundo afora, tendo em vista que envolve um investimento menor – a locação do espaço é feita pelo período de permanência –, e sua curta duração é um estímulo a mais para o encontro de pessoas e difusão da marca (...)
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Rodrigues, Hugo Leonardo, und Emerson Wagner Mainardes. „A influência da apresentação do preço (em formato de áudio) sobre as percepções dos clientes“. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 15, Nr. 1 (28.08.2017): 8–33. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v15i1.845.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo buscou por meio de experimentos verificar os impactos decorrentes da utilização do dígito “9” no formato de preços (na modalidade de áudio) sobre a percepção das pessoas. A pesquisa foi desenvolvida em 3 experimentos. Em cada um dos experimentos, os respondentes foram divididos em dois grupos, cada um com uma oferta em áudio e com formato de preço diferente (com e sem o dígito nove na oferta). As amostras eram semelhantes entre si. Como instrumento de análise foi utilizado o teste-t student. De um modo geral, os resultados do teste t evidenciaram que a utilização do dígito “9” no formato do preço pode impactar a percepção dos clientes quanto à avaliação do preço, à avaliação da oferta, à intenção de compra, à avaliação da propaganda, à indicação da loja, à avaliação das relações de custo versus benefício e à avaliação do formato da propaganda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Márquez Bueno, Samuel, und Pedro Gurriarán Daza. „La Torre del Homenaje de la alcazaba de Loja (Granada)“. Arqueología y Territorio Medieval 17 (12.11.2010): 81–98. http://dx.doi.org/10.17561/aytm.v17i0.1476.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
En las próximas líneas se realiza un breve análisis sobre las características formales y constructivas de la Torre del Homenaje de la alcazaba de Loja. Se trata de una interesante obra defensiva construida a caballo entre el ocaso del mundo almohade y el nacimiento del nuevo poder nazarí. Como consecuencia, esta torre será reflejo de la arquitectura de ambas épocas, siendo un verdadero crisol en el que se advierten aspectos singulares de las puertas de tipo monumental que conocemos de ambosperiodos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Silva, Vivian Lara S., und Paulo Furquim de Azevedo. „Formas plurais no franchising de alimentos: evidências de estudos de caso na França e no Brasil“. Revista de Administração Contemporânea 11, spe1 (2007): 129–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552007000500007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O problema de formas plurais é importante tema de interesse na literatura dedicada ao franchising. A coexistência de lojas próprias e unidades franqueadas em uma mesma rede é fato bem conhecido, merecendo a grande atenção que vem recebendo dos pesquisadores. Acontece, porém, que formas organizacionais no franchising são mais diferenciadas do que sugere a literatura. De fato, informações oriundas de 21 estudos de caso, realizados na França e no Brasil, evidenciam a existência, em acréscimo à hierarquia (lojas próprias), de três opções de contratos de franquia: 1) franquia convencional; 2) franquia parcial e 3) contrato de locação de gerência, os quais diferem entre si em termos da exigência de capital, incentivo e divisão de riscos. É observado o emprego combinado de lojas próprias, com um ou mais dos formatos contratuais identificados, referindo-se a um portfólio de formas organizacionais na regência das transações. O ambiente institucional revela-se a principal variável explicativa das particularidades observadas no uso de formas plurais na França e no Brasil. Em especial, tem-se o sistema legal e as incertezas relacionadas às decisões judiciais como as principais razões pelas quais as redes com operação no mercado brasileiro não exploram por completo a diversidade dos contratos de franquia como identificado na França/Europa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Vacacela Ajila, Wilmer, Edgar Benítez González, Abelardo Hurtado Villanueva und Ruth Ortega Rojas. „La práctica docente en el centro binacional (Ecuador - Perú) de formación técnica Zapotepamba de la Universidad Nacional de Loja“. Revista de Investigaciones de la Universidad Le Cordon Bleu 2, Nr. 1 (05.07.2015): 45–55. http://dx.doi.org/10.36955/riulcb.2015v2n1.004.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Gauziski de Figueredo Bueno, Débora. „O resgate do vinil: Uma análise do mercado atual e dos colecionadores na cidade do Rio de Janeiro“. C-Legenda - Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual, Nr. 28 (31.07.2013): 83. http://dx.doi.org/10.22409/c-legenda.v0i28.26279.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho tem o intuito de analisar a cultura dos colecionadores de discos de vinil da cidade do Rio de Janeiro na atualidade. Nesse artigo, exponho aspectos relacionados ao consumo de discos novos e usados, dentro de uma cultura da convergência (JENKINS, 2008). Também serão abordadas as questões do colecionismo, da materialidade do formato e os resultados da observação participante em locais relacionados ao vinil (bancas de rua e lojas) e das entrevistas com colecionadores e vendedores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Zara Mércio, Thomaz, Gabriel Ribas Pereira, Paulo Rodrigo Ramos Xavier Pereira, Daniele Zago und Júlio Otávio Jardim Barcellos. „Comportamento do consumidor e a percepção de qualidade da carne ovina em Porto Alegre, Brasil“. Pesquisa Agropecuária Gaúcha 26, Nr. 1 (02.06.2020): 101–13. http://dx.doi.org/10.36812/pag.2020261101-113.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo desse estudo foi analisar o comportamento do consumidor e identificar os níveis dos atributos de qualidade mais relevantes no processo de compra da carne ovina. Através de uma pesquisa com amostra não probabilística por conveniência, foram utilizados dois métodos de entrevistas: presencial com consumidores de uma loja especializada em carnes e questionários online, na cidade de Porto Alegre, Brasil. Ao total, foram entrevistadas 207 pessoas, sendo que 100 responderam o questionário no formato presencial e 107 no formato online. Através do modelo Tobit, em que a variável dependente foi frequência de consumo de carne ovina, observou-se que 114 entrevistados eram consumidores de carne ovina. As principais qualidades da carne ovina foram a maciez, quando o consumo de carne ovina é alto, e odor e sabor quando a frequência de consumo é baixa. A diversidade de cortes foi importante para consumidores que possuem alta frequência de consumo. Em relação à renda, à medida que ela aumenta não ocorre o mesmo com o consumo, demonstrando que a carne ovina é uma concorrente das carnes mais consumidas. Estratégias de marketing da carne ovina podem ser direcionadas para o público que consome com muita frequência carnes em geral, focando no atributo de qualidade, o nível maciez e no atributo de busca, o nível diversidade de cortes e para consumidores com baixa frequência, o atributo experiência nos níveis de sabor e odor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Michelaki, Kostalena, und Ronald G. V. Hancock. „Reassessment of elemental concentration data of sediments from the western delta of the Nile River“. Open Journal of Archaeometry 1, Nr. 1 (27.06.2013): 2. http://dx.doi.org/10.4081/arc.2013.e2.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
The present study re-examines geochemical data produced by instrumental neutron activa- tion analysis (INAA) of sixty-two fired clay sed- iment samples from the western Nile delta in Egypt. The goal is to assess the strengths and weaknesses of principal component analysis (PCA) and bivariate data splitting (BDS), two widely used data analysis methods, in success- fully sorting differing sediment chemistries. Both PCA and BDS are performed using vari- ous data formats [i.e. original, calcium (Ca)- corrected, scandium (Sc)-normalized, or loga- rithmically (log10) transformed]. Both PCA and BDS are shown to sort differing chemistries well. While PCA has the advantage of speed, BDS has the advantage of providing specific chemical clarity and the opportunity to assess the degree of sand dilution more precisely. In PCA, the data format is semi-immaterial, while in BDS, different formats of the data may hin- der, rather than enhance, data interpretation, depending on the questions being asked.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Morais, João Rafael Gomes de, und Roberto de Sousa Miranda. „A gênese supermercadista“. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas 41, Nr. 1 (09.07.2021): 134–58. http://dx.doi.org/10.37370/raizes.2021.v41.689.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo do artigo é analisar a ideia de autosserviço enquanto inovação propulsora do setor supermercadista dentro do sistema (agro)alimentar. Na investigação bibliográfica exploratória realizada nesta pesquisa, buscamos compreender as nuances das concepções de supermercados e autosserviço através da reconstituição da trajetória de criação e difusão do modelo varejista em diversos países, com ênfase na realidade brasileira, descrevendo seus formatos e sua lógica de funcionamento, num exercício de apreensão das práticas socioeconômicas que esse tipo de equipamento de distribuição alimentar emana. De modo suplementar, o exame sobre a literatura também nos possibilitou identificar as resistências sociais e institucionais que o autosserviço alimentar enfrentou na fase inicial de implantação no Brasil. Os resultados da pesquisa mostraram que a concepção de supermercado está diretamente relacionada à ideia de autosserviço. O conjunto de atores que compõem o sistema (agro)alimentar define a estrutura supermercadista de autosserviço à luz dos mais variados critérios. O modelo de autosserviço é manejado e (re)significado por inúmeros atores sociais dos mais diversos portes. Um exemplo disto é a constituição de pequenos negócios de autosserviço por parte do MST e o MPA. De certa forma, esses movimentos criaram novos formatos de distribuição alimentar ao revestir suas lojas com suas práticas socioeconômicas, políticas e culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Lana, Milza M., Antônio Williams Moita, Edson F. do Nascimento, Geraldo da S. e. Souza und Mário Felipe de Melo. „Identificação das causas de perdas pós-colheita de cenoura no varejo, Brasília-DF“. Horticultura Brasileira 20, Nr. 2 (Juni 2002): 241–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362002000200026.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As perdas pós-colheita de cenoura em 4 lojas de uma rede de supermercados de Brasília foram avaliadas pelo período de um ano. A amostragem foi realizada em duas etapas: antes da exposição do produto na área de vendas (amostra Qualidade Inicial) e após o descarte das perdas do produto (amostra Descarte). Foram quantificadas a proporção de raízes pequenas, médias e grandes e a incidência dos danos: bifurcação, rachadura, defeitos de formato, doença, praga, dano mecânico e outros. A cenoura comprada pelo supermercado apresentou cerca de 86,88 + 0,66% das raízes na faixa de 12-22 cm. No descarte, diminuiu a proporção de cenouras médias e grandes, enquanto aumentou a proporção de cenouras pequenas e quebradas. A proporção de raízes com ombro verde foi reduzida de 23,74 + 1,11% na amostra Qualidade Inicial para 13,29 + 1,37% na amostra Descarte, indicando que grande parte das raízes com ombro verde foi adquirida pelo consumidor, e neste caso não parece ter sido um fator indutor de perda. Cerca de 51% das cenouras recebidas no supermercado apresentavam algum tipo de dano, sendo os mais importantes defeitos de formato (31,0 + 1,16%), dano mecânico (9,46 + 0,4%) e murcha (4,66 + 0,99%). As principais causas de descarte foram dano mecânico (37,4 + 2,47%), defeitos de formato (32,0 + 2,58%) e murcha (7,6 + 1,59%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Yagui, Paulo Henrique Zanon, Arnaldo Turuo Ono, LUCIANO AUGUSTO TOLEDO und Luiz Alberto Toledo. „POP-UP STORES: EXPERIÊNCIA QUE INFLUENCIA O DESEJO DE COMPRA MOMENTÂNEO DOS CONSUMIDORES“. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 13, Nr. 3 (22.01.2021): 29. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v13e3202029-52.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo tem por objetivo investigar o efeito das pop-up stores. A metodologia utilizada no trabalho apresenta carater qualitativo e é conhecida como Teoria do Discurso do Sujeito Coletivo. As Pop-up stores visam preencher a lacuna de tradicionalidade deixada pelo formato ortodoxo varejista. O esforço varejista para que o consumidor viva uma verdadeira experiência ao comprar, contempla nestas lojas os conceitos mais atuais no sentido de chamar sua atenção, atraí-lo, envolvê-lo e muitas vezes convidá-lo a participar do que está sendo produzido no momento. Finalmente, pop stores representam experiência que influencia o desejo dos consumidores e associações de marcas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Hendricks, Joseph W., S. Camille Peres und Trent F. Parker. „Comparing Paper and Digital Procedure Formats: Different Attitudes, Quality Perceptions and Deviations“. Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society Annual Meeting 64, Nr. 1 (Dezember 2020): 1696. http://dx.doi.org/10.1177/1071181320641411.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Operating procedures are an integral part of the high-risk industries such as the Oil & Gas industry. Workers need them as a tool to help complete tasks effectively, efficiently, and safely and in the intended manner (Amyotte et al, 2007). Often, the assumption in the process safety domain is that procedures are very high quality, if not perfect, and therefore workers must follow them rigidly. What is all too often the case is that workers encounter a number of issues with procedure quality (e.g., inaccurate information, outdated steps; Hendricks & Peres, under review; Sasangohar et al., 2018). These quality issues have been shown to be associated with more deviations (Hendricks & Peres, under review). Now that many in the industry are starting to move toward digital procedures (hand-held, interactive, not .pdfs), there needs to be an examination of not only these issues, but also attitudes regarding procedure compliance and utility since these are related to deviations and also procedure use (Hendricks & Peres, under review). Accordingly, this study sought to answer the question—are workers’ perceptions of quality, attitudes, and deviation behavior different based on procedure format (digital vs. paper)? Our study consisted of 32 chemical processing and logistics workers at a large, multi-national corporation. Half of the participants ( n = 16) were already using digital procedures and the other half had not experienced a digital procedure roll-out. We were able to make both within and between- subject comparisons with the data since those digital users also still used paper for other tasks. For the within-subjects level of analysis (LOA), workers had significantly poorer quality perceptions of paper format procedures than digital procedures. Although not significantly different, workers reported more deviations for paper procedures. For the between- subjects LOA, procedure quality perceptions were significantly worse for paper procedures (paper only group) when compared to digital procedures in the digital rollout group. Deviations, utility attitude, and compliance attitude were not significantly different for the two formats (better attitudes regarding utility, poorer attitudes regarding compliance, fewer deviations for digital) and the effect sizes were at or above medium. We think it is important to start this line of research in the process safety industries because if the transition to digital procedures is already occurring, we need evidence that it is justifiable by demonstrating—especially at different LOAs—that we can expect improvements in these critical procedure-related variables. We need to expand this line of research to other companies, and to multiple sites with larger samples. Indeed, one of the challenges is gaining access to such important workers, but we see a large benefit to organizations who ultimately will be investing many resources into these types of changes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Feliciano, M. A. R., W. R. R. Vicente, T. F. Motheo, L. C. Padilha und C. G. Candioto. „Detecção ultrassonográfica do ovário fetal em loba-guará (Chrysocyon brachyurus): relato de caso“. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 62, Nr. 1 (Februar 2010): 100–106. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352010000100014.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Identificaram-se, por ultrassonografia, os ovários fetais e o sexo dos fetos em uma loba-guará. Ao exame ultrassonográfico, foi possível identificar estruturas fetais e realizar medidas (relação entre diâmetro cranial e abdominal dos fetos) que indicavam idade fetal de 59 dias. Observaram-se: estruturas torácicas e abdominais formadas, diafragma, membros, estruturas do crânio definidas, coluna vertebral, medula, costelas, batimentos cardíacos normais, movimentação fetal, câmaras e valvas cardíacas, grandes vasos, rins, peristaltismo intestinal e ovários fetais. O exame ultrassonográfico foi eficaz nessa espécie, pois foi possível observar estruturas fetais para a avaliação da viabilidade fetal e, também, identificou-se a imagem ovariana em um dos fetos, mostrando-se importante para estudos de sexagem fetal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Hernández Reyes, Dalia. „Las posibilidades de la loa novohispana dieciochesca a través de la Relación peregrina del agua“. América sin nombre, Nr. 21 (15.12.2016): 73. http://dx.doi.org/10.14198/amesn.2016.21.05.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artículo estudia un conjunto de seis loas representadas en carros triunfales como parte de la fiesta llevada a cabo en Querétaro en 1738, con motivo de la inauguración de su acueducto. Aunque la historiografía y la crítica de la literatura novohispana no suelen considerar este tipo de textos, se pretende demostrar que las loas escritas para carro triunfal constituyen una de las modalidades del género dramático breve loa, cercano por sus características formales y escénicas a la loa cortesana, pero con una marcada función ecfrástico-explicativa del aparato efímero que le sirve al mismo tiempo de referente alegórico y de marco físico de representación. Por otra parte, por la notable presencia de la música, el canto y el estilo recitativo, representan una muestra del proceso de musicalización al modo italiano de este género en la praxis novohispana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Bonfim, Raul Wesley Leal, und Vítor Eduardo Veras de Sandes-Freitas. „QUEM CONTROLA O ORÇAMENTO? APONTAMENTOS SOBRE O TIMING DE LIBERAÇÃO DAS EMENDAS ORÇAMENTÁRIAS INDIVIDUAIS“. CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais 2, Nr. 23 (28.12.2019): 139–56. http://dx.doi.org/10.46906/caos.n23.48178.p139-156.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo tem por objetivo analisar a influência do Poder Executivo sobre o ciclo financeiro e orçamentário das emendas parlamentares individuais. É consenso na literatura, que o Executivo possui o domínio legal sobre o orçamento e, consequentemente, sobre a liberação das emendas orçamentárias. No entanto, ainda não foram explorados quais mecanismos do orçamento permitem ao Executivo controlar o timing e o volume dos recursos liberados. A partir disso, questiona-se: dado o formato do ordenamento financeiro e orçamentário brasileiro, no qual as emendas individuais estão submetidas, como o Poder Executivo consegue influenciar o volume de recursos pagos referentes às emendas individuais solicitadas pelos deputados federais brasileiros na Lei Orçamentária Anual (LOA)? Os achados deste artigo apontam que o ciclo financeiro e orçamentário, que compreende as emendas individuais, caracteriza-se pelo seu alto grau de subordinação ao Poder Executivo. Dito de outra forma, o Poder Executivo é capaz de dissipar as preferências do Poder Legislativo alterando os valores das emendas individuais aprovadas na LOA, em todos os estágios do seu ciclo financeiro e orçamentário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Lazzarini, João Carlos, Claudio Felisoni de Angelo, Nuno Manoel Martins Dias Fouto und Marcos Roberto Luppe. „Uma Análise da Definição do Sortimento nos Supermercados Brasileiros e sua Influência nas Vendas“. Revista Brasileira de Marketing 14, Nr. 4 (21.12.2015): 502–12. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v14i4.2924.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A economia brasileira expandiu-se rapidamente ao longo dos anos 2000 suscitando amplas mudanas em diversos segmentos da atividade econmica. No mbito do mercado de consumo trs caractersticas so absolutamente marcantes: aumento significativo do poder de compra dos indivduos, crescimento vertiginoso do nvel de informao sobre produtos e servios e diversificao da oferta. Nesse cenrio a enorme variedade de produtos colocada disposio dos consumidores por meio de uma ampla gama de alternativas de distribuio, no apenas lojas em seus mais diferentes formatos, mas tambm outros meios, como por exemplo, a internet, gradativamente tornaram a definio do sortimento para um particular varejista uma questo inequivocamente crucial no estabelecimento de uma posio competitiva. Estudar a importncia do sortimento na dinmica da competio do mercado varejista exatamente o propsito deste artigo. Ou seja, procurou-se avaliar a significncia de uma eventual relao entre sortimento e vendas ao consumidor final de bens no durveis de massa. Para tanto foram utilizados dados do painel de lojas Scantrack da The Nielsen Co. Os dados foram colhidos ao longo de 116 semanas em estabelecimentos localizados na regio da Grande So Paulo. As anlises de correlao, envolvendo diversidade do sortimento e o volume de vendas, basearam-se na anlise de vinte e sete importantes categorias de produtos. Com base nessas informaes conseguiu-se mostrar que a mdia do nmero de itens ofertados, varivel proxy das dimenses sortimento e profundidade, mantem correlao significativa e elevada com as vendas ao consumidor final independentemente dos tipos e tamanhos de supermercados analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Zorzal, Gabriela, und Euzeneia Carlos. „Audiências públicas do Legislativo estadual: fatores endógenos e exógenos na análise da efetividade da participação“. Revista de Sociologia e Política 25, Nr. 64 (Dezember 2017): 23–46. http://dx.doi.org/10.1590/1678-987317256402.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo Este artigo trata das audiências públicas da Lei Orçamentária Anual (LOA) realizadas pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo, no período de 2007 até 2014. O tema central é a efetividade da participação das audiências, ancorada em duas dimensões: o momento deliberativo e os resultados das audiências para o orçamento. Partimos do pressuposto que, apesar da dificuldade de mensurar efeitos práticos, instituições participativas, tais como as audiências da LOA, atuam para aprofundar a democracia, destinando recursos públicos de acordo com demandas da sociedade civil. O artigo analisa elementos constituintes das audiências (formato institucional, perfil dos legisladores, perfil dos participantes, relação Executivo-Legislativo e as emendas parlamentares) para avaliar a efetividade dessa participação. Utilizamos uma abordagem multimétodo com a combinação de três ferramentas de pesquisa: análise documental (relatórios da LOA, legislações e vídeos das audiências públicas), survey (aplicado aos participantes das audiências de 2014) e entrevista semiestruturada (com os parlamentares que fazem parte da Comissão de Finanças). A análise aponta para a pouca efetividade das audiências a partir da combinação de vários fatores, entre eles a baixa institucionalização, o perfil dos participantes, a influência do poder Executivo no processo a partir de sua relação com os parlamentares e o uso das emendas parlamentares como estratégia eleitoral. O estudo apresenta uma alternativa metodológica para avaliar a efetividade da participação a partir da interação entre os fatores endógenos e exógenos, que inclui a relação Executivo-Legislativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Lello, Edy de, Elisa Ap Gregório und Luis A. Toledo. „Desenvolvimento das gônadas de Dermatobia hominis (Diptera: Cuterebridae)“. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz 80, Nr. 2 (Juni 1985): 159–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0074-02761985000200007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O trabalho descreve o desenvolvimento das gônadas do berne (D. hominis) durante o período pupal. As pupas desenvolvidas de larvas com peso superior a 650 mg, deram imagos fêmeas, enquanto que as desenvolvidas daquelas pesando entre 500 e 650 mg deram macho, tendo havido um erro ao redor de 5%. Até o oitavo dia de pupação os testículos crescem mais que os ovários; a partir daí diminui o desenvolvimento, parando de crescer entre o vigésimo e vigésimo quinto dias. A espermatogênese inicia por volta do sétimo dia de pupa quando é grande o número de espermatócitos. No décimo dia alguns testículos apresentam considerável número de espermátides e os espermatozóides começam a aparecer por volta do vigésimo dia. A espermiogênese desenvolve-se sem interrupção e ao final da pupação quase toda loja testicular está repleta de espermatózóides. Os machos começam a nascer dois dias antes das fêmeas. Nessas, os ovaríolos aparecem formados por volta do oitavo dia de pupa; os folículos se individualizam por volta do vigésimo dia de pupa onde se distingue os trofócitos com núcleos politênicos e citoplasmas bem basófilos, enquanto o ovócito tem citoplasma mais acidófilo e núcleo com cromatina bastante frouxa. A vitelogênese tem início ao redor do vigésimo quinto dia de pupa e se completa ao nascimento da imago. A ligação das gônadas com suas respectivas estruturas somáticas acontece ao redor do décimo terceiro dia de pupação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Lima, Juscelino Gomes, Cidonea Machado Deponti und Erica Karnopp. „Produzindo no campo, negociando na cidade: políticas institucionais, atores sociais e dinamismo econômico e regional a partir de um APL na Microrregião de Picos – Piauí/Brasil“. Ágora 19, Nr. 1 (05.01.2017): 05. http://dx.doi.org/10.17058/agora.v19i1.8609.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo busca analisar a dinâmica produtiva do Arranjo Produtivo Local da cajucultura na Microrregião da cidade de Picos/PI. Nesse contexto, é destacada a importância que esta cidade tem assumido para o cenário evolutivo de tal arranjo. Para tanto, é tomado como referência e identificação, as diferentes instituições e suas políticas/ações de incentivo, bem como os atores sociais envolvidos para crescimento e desenvolvimento do referido APL. Com vistas ao objetivo proposto, a fundamentação metodológica se deu a partir de dois enfoques: a primeira, a partir de uma revisão de literatura e obtenção de dados secundários e uma segunda, de natureza empírica. Concluiu-se que a importância daquela cidade piauiense no contexto das dinâmicas produtivas do arranjo da cajucultura no interior de sua Microrregião se faz comparativamente à presença de “portas” em uma moradia, as de entradas e as de saídas, ambas no caso desta pesquisa, no formato de diferentes oportunidades. As primeiras, relacionada à oportunidade de acordos/negociações comerciais e convênios, a partir da presença de diferentes investidores e instituições interessadas em tais arranjos. Já as de saída funcionam como “loja das fábricas cooperadas” dos produtos comercializados regional e nacionalmente, fato que tem permitido fortes relações com o campo produtor e as cidades sob sua influência, fatos reveladores de um dinamismo econômico e regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Sarmiento Farinós, Álvaro. „Preparación mecánica de áridos“. Informes de la Construcción 10, Nr. 092 (29.05.2017): 113. http://dx.doi.org/10.3989/ic.1957.v10.i092.5709.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La preparación de áridos para abastecer las obras que necesitan de ellos se ha centralizado, constituyendo centrales que, como las de hormigón, a las que con frecuencia acompañan, están formadas de una serie de órganos mecánicos, convenientemente concordantes unos con otros, de forma tal que su producción, características y continuidad, no sólo resulte económicamente explotable, sino que, además, suprime gran parte del esfuerzo manual antes necesario. En este trabajo se describe, tomando como modelo, una central móvil de la casa lowa Manufacturing International Sales Inc., y, además, se dan las ideas generales para el cálculo de la capacidad de producción del modelo Pitmaster en función de la abertura de las quijadas de la machacadora, molino y curva granulométrica de la gravera que se ha de explotar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Minadeo, Roberto. „Inovações no varejo alimentar: uma análise das estratégias de entrada e de crescimento do Carrefour e Walmart no mercado brasileiro“. Revista Brasileira de Inovação 9, Nr. 1 (05.07.2010): 119. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v9i1.8648996.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A inovação na área de serviços é mais difícil do que no setor industrial. Em 2006, a Walmart no Brasil ultrapassou o Carrefour, assumindo a segunda colocação no ranking do varejo alimentar do país. A Walmart, pioneira no uso da TI e em vários aspectos da logística no varejo, ingressou no Brasil em 1995; após o aprendizado inicial, empreendeu um programa de crescimento com a abertura de novas lojas e a aquisição de outras redes. Enquanto isso, o Carrefour, que ingressou vinte anos antes, atingiu a liderança em 1990 apenas criando hipermercados, formato em que foi pioneiro na Europa, e iniciou um processo de entrada no varejo de vizinhança, com a aquisição de diversas redes locais, porém com resultados duvidosos. Em 2007, o Carrefour adquiriu a rede Atacadão, retomando a liderança. O artigo analisa as inovações, as estratégias de entrada e de crescimento das duas empresas, e a aquisição do Atacadão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Silva, Felipe Lopes da, David Carlos Ferreira Baffa, Antonio Carlos Baião de Oliveira, Antonio Alves Pereira und Vitor Santos Bonomo. „Integração de dados quantitativos e multicategóricos na determinação da divergência genética entre acessos de cafeeiro“. Bragantia 72, Nr. 3 (2013): 224–29. http://dx.doi.org/10.1590/brag.2013.039.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Foi realizada estratégia de integração dos dados quantitativos e multicategóricos para avaliação da divergência genética entre 88 acessos de Coffea arabica. Avaliaram-se 12 características quantitativas (nota total da qualidade sensorial da bebida; peso de três litros de "café da roça"; peso de três litros de "café da roça" com 11% de umidade; porcentagem de café beneficiado a partir de três litros de "café da roça" com 11% de umidade; peso de três litros de café beneficiado com 11% de umidade; total de frutos de "café da roça" em um litro; porcentagem de frutos secos, passas, cereja, verde-cana e verdes em um litro de "café da roça"; e porcentagem de frutos com lojas vazias em um litro de "café da roça") e seis características multicategóricas relacionadas à qualidade sensorial da bebida (doçura, acidez, corpo, sabor, retrogosto e aspecto geral). Baixa divergência genética foi encontrada entre os acessos considerando as características quantitativas e multicategóricas isoladamente. No entanto, com a conversão dos dados quantitativos em multicategóricos, a integração de características de diferentes naturezas favoreceu a melhor visualização da divergência genética entre os acessos avaliados, devido ao maior número de grupos formados em comparação ao agrupamento para cada conjunto de características.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Yaguana-Castillo, Yohana Maricela, Xiomara Paola Carrera-Herrera und Miury Marieliza Placencia-Tapia. „La construcción de valores en la educación: un reto“. Killkana Social 3, Nr. 2 (02.08.2019): 45–50. http://dx.doi.org/10.26871/killkana_social.v3i2.469.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La UNESCO considera a la inclusión y el respeto a la diversidad como componentes fundamentales de la convivencia armónica superponiéndose y eliminando la exclusión. Por ello, estamos llamados todos los que formamos parte del sistema educativo a desarrollar mecanismos generadores de confianza en sus miembros. La Universidad Técnica Particular de Loja desarrolla actividades complementarias a lo académico e investigativo como parte de la vinculación con la colectividad. Esto nos permite integrar funciones universitarias con la sociedad convirtiendonos en un centro de apoyo en la consecución de sus objetivos. Dichas actividades se identifican por ser esenciales, multidisciplinarias e integradoras, haciendo que la comunidad participa del acervo científico, tecnológico y humanístico, mediante la realización de un diagnóstico previo de las necesidades colectivas. Es así que surge el proyecto de vinculación denominado ``La escuela en la educación de valores ``el mismo que se desarrolló con la participación de 11 estudiantes y 2 docentes de Ciencias Humanas y Religiosas por medio del componente Practicum 3.2, objetivo es fortalecer estrategias metodologías que motiven el proceso de enseñanza aprendizaje en la formación de valores en los estudiantes, docentes y padres de familia de las instituciones educativas. En este estudio se utilizó una metodología cuantitativa, en él se aplicó una encuesta ``La escuela en la educación de valores'', a 290 adolescentes de 8 establecimientos educativos de las ciudades de Santa Rosa, Guayaquil, Quito Bahía de Caraqués, Cuenca Ibarra y Ambato. Así se logró promover la transferencia e intercambio de aprendizaje entre los miembros de la universidad y la comunidad, permitiendo el acercamiento de los estudiantes a un contexto real a través de talleres dinámicos y creativos que generaron impacto positivo especialmente en grupos vulnerables de la sociedad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Prill, Marcos André de Souza, Leandro Camargo Neves, Edvan Alves Chagas, Jessica Milanez Tosin und Samuel Silva Silva. „Métodos para a climatização de bananas 'Prata-Anã' produzidas na Amazônia Setentrional Brasileira“. Revista Brasileira de Fruticultura 34, Nr. 4 (Dezember 2012): 1030–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000400009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo, neste trabalho, foi avaliar o uso da climatização para a uniformização de bananas 'Prata-Anã' produzidas em Boa Vista-RR. Após colhidos, os frutos foram selecionados no formato de buquês, sanitizados, climatizados por abafamento com lona plástica ou por imersão em solução de Ethrel®, embalados com filme de polietileno de baixa densidade e armazenados por quatro períodos de tempo (0; 10;20 e 30 dias) a 12 ± 1 ºC e 93 ± 2% de UR. Após cada período de armazenamento refrigerado (AR) os frutos foram submetidos ao armazenamento em condições ambiente (22 ± 1 ºC e 75 ± 3% UR), retirados das embalagens plásticas e sendo analisados após 1; 2; 3 e 4 dias. As seguintes análises foram realizadas: perda de massa fresca, coloração da casca, produção de etileno e CO2, atividade das enzimas pectinametilesterase e poligalacturonase, acidez titulável (AT), pectina total e solúvel, amido e sólidos solúveis (SS). Não houve diferenças significativas entre os métodos de climatização, porém verificou-se que, quanto maior o período de AR e de condicionamento, menor foi o período de conservação das bananas 'Prata-Anã'. Ficou evidenciado, também, que a climatização, independentemente do método utilizado, deve ser realizada em até 20 dias após a colheita, nas condições de AR aqui testadas. Nessas condições, foi possível manter a qualidade sensorial das bananas por até 3 dias após a retirada dos frutos do armazenamento refrigerado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Collarte T., Mariela, und Claudio Alfaro C. „Reflexionando sobre identidad y cultura latinoamericanas a partir de dos textos: Loma ardiente y vestida de sol y La Cultura Guachaca“. Revista Perspectivas: Notas sobre intervención y acción social, Nr. 6 (10.10.2018): 38. http://dx.doi.org/10.29344/07171714.6.1131.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artículo fue elaborado a partir de un trabajo presentado por sus autores a le Cátedra "Cultura Popular Latinoamericana" impartida en el segundo año de formación de la Carrera de Trabajo Social de la Universidad Católica Blas Cañas. Se trata de una comparación entre distintos rasgos definitorios que permiten describir el modo en que configuran y perciben, en Latinoamérica, los conceptos de Cultura, de Identidad y lo Popular. Los elementos de base para la discusión lo constituyen dos textos de escritores latinoamericanos, que responden a dos realidades culturales diferentes. Uno, el escritor Rafael Pernett y Morales, con su obra Loma Ardiente y Vestida de Sol, contextualizada a la realidad de Panamá, de donde es originario. El otro autor, Pablo Hunneus, a través de su ensayo sociológico La Cultura Huachaca o el Aporte de la televisión se centra en la descripción de la influencia de la televisión en la realidad cultura chilena. Nuestro análisis se realiza a partir de algunos de los aspectos esenciales de las obras en cuestión que no apuntan necesariamente al tema de la cultura o de lo popular en tanto ensayos, sino más bien se intenta fundamentar la idea de que a pesar de las diferencias, que refieren a marcos formales e idiosincrasias distintas, existe similitud en los autores en cuanto a su concepción de los rasgos distintivos a lo interno de la sociedad. Del mismo modo, se advierte de qué manera dichos rasgos constituyen elementos claves para la interpretación de la cultura e identidad en América Latina, El tema se analiza en torno a las distintas concepciones sobre cultura e identidad y a las formas en las que diferentes sociedades latinoamericanas incorporan este discurso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Pigatto, Gessuir, und Rosane Lucia Chicarelli Alcantara. „Relacionamento colaborativo no canal de distribuição: uma matriz para análise“. Gestão & Produção 14, Nr. 1 (April 2007): 155–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2007000100013.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Em um mercado cada vez mais dinâmico e turbulento, a habilidade de uma empresa em desenvolver e administrar, com sucesso, seus relacionamentos com outras empresas vem se tornando uma competência necessária que, se bem desenvolvida, pode vir a ser uma fonte de vantagem competitiva sustentável. Neste contexto, fornecedores buscam se adaptar ao aumento do poder de grandes redes varejistas, ao crescimento das centrais de compras, ao fortalecimento das lojas independentes e de demais formatos nos canais de distribuição. Entretanto, essas empresas ainda possuem dificuldade em acompanhar e avaliar os relacionamentos comerciais e, conseqüentemente em adaptá-los a essa nova situação. Assim, o objetivo deste artigo é propor uma matriz de análise que possa avaliar o tipo de relacionamento existente entre agentes comerciais, por meio do acompanhamento dos comportamentos e das ações desenvolvidas por essas empresas. A partir de uma ampla revisão teórica, foram identificadas variáveis presentes em relacionamentos comerciais, como por exemplo, a confiança, o comprometimento, a interdependência, a cooperação, bem como ações e comportamentos que se relacionam ou estão associados a cada uma dessas variáveis. Partindo do pressuposto que a presença de uma ou mais das variáveis em questão sinaliza a possibilidade da existência de diferentes padrões de arranjos entre as empresas, desde o oportunista até o totalmente colaborativo e, utilizando as ações e comportamentos para determinar essa ocorrência, elaborou-se a matriz em questão. Ela é composta por 4 categorias que podem ser utilizadas para classificar o tipo de relacionamento existente entre dois agentes comerciais, dentro de 4 níveis estabelecidos: comportamento tradicional, comportamentos colaborativos, ações colaborativas, e relacionamento colaborativo. Após o desenvolvimento teórico da matriz, optou-se por um teste inicial junto a 10 pares de empresas, redes supermercadistas localizadas no interior do Estado de São Paulo e um de seus fornecedores. O resultado obtido sinaliza ser possível, por meio da avaliação dos comportamentos e das ações dos parceiros, determinar o tipo de relacionamento existente entre os pares estudados, auxiliando as empresas na definição de estratégias objetivando aprimorar esta relação ou encerrá-la, se for o caso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

TONI, DEONIR DE, JOSÉ AFONSO MAZZON und GABRIEL SPERANDIO MILAN. „A MULTIDIMENSIONALIDADE DA IMAGEM DE PREÇO DE PRODUTO: UM ESTUDO COM A IMAGEM DE PREÇO DE VESTUÁRIO“. RAM. Revista de Administração Mackenzie 16, Nr. 4 (August 2015): 168–201. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712015/administracao.v16n4p168-201.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMOA compreensão das imagens formadas por diversos públicos sobre o preço constitui um importante elemento para o direcionamento de estratégias de posicionamento de produtos no mercado, bem como do composto de comunicação para melhor apoiar a performance do preço dos produtos. Esta pesquisa teve por objetivo, em primeiro lugar, identificar, a partir da revisão da literatura, as dimensões que melhor explicam como a imagem de preço de produtos pode ser formada e, em segundo, verificar como elas se configuram na imagem mental de uma população-alvo. Os resultados sugerem que a imagem de preço de produtos, compreendida como uma variável latente e multidimensional, pode ser configurada a partir de seis dimensões: funcional, emocional, simbólica, de justiça, axiomática e social. Esses atributos associados ao valor percebido retratam o benefício ou sacrifício de cada atributo relacionado à dimensão analisada. Com base no método de configuração de imagem (MCI), foi possível estudar como essas dimensões se configuram em uma amostra de 337 estudantes de graduação, a partir de uma “peça de vestuário ou um acessório”, cujo preço aproximado de venda nas lojas é de R$ 500,00. Os resultados apresentam 627 citações dos respondentes, das quais 68% estão relacionadas aos benefícios percebidos. Além disso, as dimensões mais salientes foram as seguintes: funcional (relacionada à qualidade percebida), de justiça (verificada a partir da relação custo versus benefício) e simbólica (identificada a partir do status e do luxo). Para melhor visualização dos resultados, um gráfico e um quadro explicativo apresentam como a imagem de preço do produto pode ser configurada para auxiliar no melhor direcionamento de estratégias de comunicação e apreçamento dos produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Nóbile, Carla. „Presentación“. Anales de Investigación en Arquitectura 9, Nr. 2 (01.05.2020): 5. http://dx.doi.org/10.18861/ania.2019.9.2.2947.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>Presentamos en esta ocasión el segundo número del año 2019, dando continuidad al nuevo carácter semestral de nuestra publicación Anales de Investigación en Arquitectura perteneciente a la Cátedra de Historia y Teoría de la Facultad de Arquitectura de la Universidad ORT Uruguay.</p><p>Contamos en esta edición con investigadores internacionales, así como también con la participación de egresados de nuestra facultad. La Dra. Claudia Shmidt indaga en el rol de Uruguay en la historiografía de la arquitectura moderna a través de un recorrido por diferentes representaciones entre la pertenencia rioplatense y la singularidad uruguaya. Dra. Lorena Marina Sánchez propone una aproximación a la preservación patrimonial residencial desde la concientización y participación del usuario como protagonistas de las acciones contemporáneas en el barrio histórico Loma Stella Maris de Mar del Plata. Dr. Horacio Caride investiga sobre los ámbitos de diversión nocturna vinculados al tango del Buenos Aires de comienzos del siglo XX donde se desarrollaron formas de sociabilización para una población principalmente inmigrante y masculina, marginada en su mayoría, del proyecto modernizador al que se enfrentaban. Arq. Ana Villalobos y Arq. Pablo Bianchi estudian las transformaciones en el Valle de Cacheuta en la provincia de Mendoza a partir de la modernidad de fines del siglo XIX con la incorporación de nuevas infraestructuras edilicias y de servicios para la consolidación del territorio.</p><p>Continuamos con la difusión de trabajos realizados por los recientes egresados de la Facultad de Arquitectura con la participación de Arq. Mariángeles Longo y Arq. Irene Ríos en una reformulación en formato artículo de su memoria final de carrera donde abordan el programa entendido como estrategia táctico- operativa, como herramienta proyectual clave para la conceptualización del espacio en la arquitectura contemporánea.</p><p>El Consejo Editorial y la Dirección reiteran su invitación a los investigadores a presentar sus trabajos que posibiliten, en próximas entregas, una vez analizados y evaluados, acrecentar el intercambio conceptual y la difusión de la arquitectura latinoamericana.<br /><br /><br /></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Lavandera, Marcos, Joaquín Domato und Esteban Seibel. „Innovación abierta en la Facultad de Ingeniería“. Extensionismo, Innovación y Transferencia Tecnológica 2 (21.06.2015): 260. http://dx.doi.org/10.30972/eitt.202851.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>En el año 2012, estudiantes de la facultad de ingeniería de Olavarría participaron por iniciativa propia del evento/competencia internacional “24 hs de Innovación”, organizado en conjunto por universidades de Francia y Canadá.</p><p>Este evento se basa en el formato Charrette de trabajo (Proyecto rápido, repentino o rally de Innovación) donde los participantes organizados en equipos, tienen 24 hs reloj para proponer una solución creativa e innovadora a los desafíos propuestos por instituciones privadas y públicas de los diferentes países participantes. En los años 2013, 2014 y2015, la Facultad de Ingeniería fue una de las sedes de este evento. Esto significó para la facultad, la posibilidad de ser el lugar de encuentro en donde los estudiantes pueden desafiarse a encontrar soluciones a problemas reales de las empresas y organismos públicos que participan. En el 2014 se suman estudiantes de los últimos años de las escuelas secundarias.</p><p>Con estos antecedentes y los buenos resultados obtenidos en términos de participación y aprendizaje vivencial e innovador, la Facultad de Ingeniería ha decidido replicar estas competiciones para estudiantes del último año de escuelas secundarias, en el marco del convenio con la Fundación Loma Negra y a través del Proyecto de Extensión “Para Emprendedores”. Creando así el evento “24 hs de Innovación FIO”.</p><p>Las “24 horas de Innovación FIO” es una competencia, basada en la metodología de Innovación Abierta, que se desarrolla en 24 horas consecutivas durante las cuales se deben generar proyectos rápidos, repentinos e innovadores que permitan resolver problemáticas de índole público o privado. Se logra así, motivar a los estudiantes para que dentro de sus opciones a futuro se encuentren los estudios superiores, entren en contacto con la Facultad y adquieran competencias mediante aprendizaje vivencial para su desarrollo académico y/o profesional.</p><p><br />A partir de los resultados obtenidos, debieran iniciarse instancias de protoinvestigación que conduzcan a nuevas acciones en clave de integralidad (docencia-investigación - extensión). El impacto de estos procesos es inmediato si existe la decisión política y los apoyos institucionales que promuevan distintas formas de incorporar conocimientos y adquirir competencias, transgrediendo lo instituido.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Biscola, Paulo Henrique Nogueira, und Rubens Costa Santos. „Valor percebido pelos consumidores: um estudo exploratório em relação às lojas onde realizam compras de alimentos“. Revista de Ciências da Administração, 01.01.2008, 104–27. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n22p104.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
No Brasil, os varejos de grande escala estão perdendo espaço para os formatos menores como pequenos supermercados, feiras e padarias. Os consumidores buscam realizar suas compras em locais que diminuam o ônus e aumentem o bônus na realização das compras. Para compreensão desse fenômeno, formulou-se o problema de pesquisa: quais os ônus e bônus que os consumidores percebem existir na escolha de um determinado formato de loja para realizarem suas compras de alimentos? Uma revisão do conhecimento a respeito de valor percebido e de seus antecedentes foi feita. Em seguida uma pesquisa exploratória em profundidade com 51 donas-de-casa (26 de baixa renda e 25 de alta) foi conduzida em uma média cidade brasileira. Os resultados apontaram a preocupação das consumidoras com a questão do preço e do tempo de viagem (proximidade). Os valores de Holbrook (1999) também foram analisados, bem como os esforços e os riscos percebidos. Na conclusão são apresentadas as limitações e as sugestões para novas pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Brandão, Marcelo Moll, Juracy Parente und Beatriz Bastos Oliveira. „Percepção de crowding no varejo: uma investigação exploratória no mercado Brasileiro“. RAE eletrônica 9, Nr. 2 (Dezember 2010). http://dx.doi.org/10.1590/s1676-56482010000200007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo objetiva investigar, de forma exploratória, e por meio de entrevistas semiestruturadas, a percepção de crowding entre consumidores brasileiros, em "lojas de descontos", e como essa percepção afeta a satisfação e o comportamento de compra desses clientes. Parte dos resultados corrobora conclusões de estudos anteriores, porém a análise dos dados empíricos não apenas sugere a possibilidade da existência, no mercado brasileiro, de diferenças na forma de atuação de antecedentes como cultura, renda, formato de loja e motivação de compra (utilitária ou hedônica) na percepção de crowding, mas também mostra que esse conjunto de variáveis afeta indicadores de comportamento de compra como nível de desconforto, grau de satisfação e intenção de recompra. Os resultados obtidos poderão não só contribuir para o enriquecimento dos arcabouços teóricos ligados a esse tema, como identificar implicações gerenciais e práticas para os varejistas melhor lidarem com essa situação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Sousa, Alexandra, und João Pedro Cordeiro. „Novas tecnologias aplicadas à formação: um estudo de caso“. Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, Nr. 4 (04.04.2014). http://dx.doi.org/10.26537/iirh.v0i4.2072.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os desafios colocados aos Recursos Humanos são cada vez maiores. A par da crescente evolução tecnológica e das suas consequências na organização do trabalho, no conteúdo dos empregos e no aumento das qualificações dos trabalhadores, é reconhecida necessidade dos empregadores investirem em mão de obra qualificada, para permitir uma maior qualidade e desempenho dos seus recursos humanos. Assim, urge implementar programas de ação destinados a promover a formação profissional contínua, dinamizando a conceção da formação e a modernização na gestão, nas metodologias e nos equipamentos necessários à formação profissional contínua, que respondam à evolução das necessidades de formação. Assim,o presente estudo centrou-se numa abordagem das novas tecnologias aplicadas à formação em contexto organizacional. O objeto de estudo foram as diferentes entidades pertencentes à Loja do Cidadão de Setúbal, que fazem parte de um serviço descentralizado que integram a AMA– Agência para a Modernização Administrativa. Como objetivos pretendeu-se analisar a importância da formação b-learning enquanto instrumento de desenvolvimento dos trabalhadores nas Lojas do Cidadão. Focar o seu estudo nas modalidades de formação utilizadas no b-learning que permitiram a formação contínua dos funcionários de uma organização que tem os seus serviços descentralizados, existindo a necessidade de se atualizarem para estarem preparados para enfrentar as mudanças que surgem num ambiente de incertezas e mudança contínua. Perceber de que forma as novas tecnologias de informação e comunicação, podeam ser uma ferramenta preponderante quando colocadas à disposição dos trabalhadores na sua formação contínua, para que os mesmos respondam de forma eficiente e eficaz, atendendo à cultura organizacional e padrões de qualidade esperados no âmbito comportamental que lhes é solicitada pela organização. Em termos metodológicos utilizou-se a metodologia qualitativa que pretendeu delinear um processo de investigação do tema anteriormente proposto, ao nível do conhecimento exploratório. Para tal, recorreu-se à metodologia do estudo de caso, a qual pretendeu verificar o impacto registado na organização e nos indivíduos, dos processos de formação e das aprendizagens realizadas. Para recolha de informação utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada (ao responsável da formação, formador/tutor e formandos das ações), a análise documental e análise de conteúdo de diferentes tipos de documentação produzida pela organização no decorrer das ações. Através dos instrumentos utilizados pretendeu-se aferir se foi efetivamente uma boa decisão estratégica da organização em estudo, a utilização das novas tecnologias, nomeadamente ao nível da introdução da metodologia b-learning na formação contínua dos trabalhadores. Como conclusão, conseguiu-se apurar que existiu uma evolução no contexto cultural e organizacional da organização em estudo, pelo facto de introduzir estrategicamente novas tecnologias de informação e comunicação, através da implementação da metodologia de formação de ações b-Learning no ano 2008. Foi criado um departamento de formação (2010) para responder eficazmente às necessidades da mesma, com a introdução de novos cursos, considerando a sua missão, os seus valores e os padrões de desempenho exigidos aos trabalhadores que prestam atendimento ao público, na prossecução dos objetivos da Agência para a Modernização Administrativa em geral e na Loja do Cidadão de Setúbal em particular, no período de 2008 a 2011.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Littig, Matheus Nimer, und Edney Leandro Da Vitória. „CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCES SO DE COLHEITA SEMIMECANIZADA DE CAFÉ CONILON“. Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE, 24.05.2021, 37–46. http://dx.doi.org/10.47456/bjpe.v6i9.35466.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Comparativamente a outras culturas, a colheita do café conilon é mais difícil de ser executada, em razão do formato da planta, desuniformidade de maturação e do elevado teor de água dos frutos, o que prejudica a mecanização das operações. Dessa forma, o processo de colheita é a etapa final de um processo produtivo, e as perdas devem ser mantidas dentro de padrões aceitáveis. O objetivo do trabalho foi de avaliar quali-quantitativamente o tempo de colheita semimecanizada de café conilon utilizando o controle estatístico do processo (CEP). O estudo ocorreu no município de Pinheiros-ES, onde foram amostrados 30 pontos de recolhimento de um mesmo talhão, selecionados sequencialmente ao início da colheita. Em cada ponto foi avaliada as variáveis tempo de posicionamento da lona, tempo de derriça sobre a lona, tempo de recolhimento da lona, tempo de posicionamento do conjunto trator-recolhedora, tempo total e tempo de manutenção. Ambos os parâmetros analisados apresentaram fora do controle estatístico de processo. Tendo que o tempo de posicionamento da lona apresenta características ou variáveis que influenciam no tempo de distribuição da lona e que o tempo total da colheita semimecanizada não atende aos requisitos do controle estatístico de processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

da Cruz, Gerson Kniphoff, Marcos Aurélio Viatroski, Maria Eugênia Meyer Levy, Franciele Nunes de Siqueira, Sergio Leonardo Gomez und Cláudia Bonardi. „Um iluminador de baixo custo para a realização de experimentos de óptica geométrica“. Revista Brasileira de Ensino de Física 40, Nr. 3 (19.02.2018). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0190.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo Uma justificativa apresentada para a pouca utilização dos experimentos de óptica geométrica nas escolas brasileiras é o elevado custo dos equipamentos necessários para tais estudos. Neste trabalho, descrevemos um iluminador de LEDs de baixo custo que apresenta uma alta performance quando comparado com os iluminadores comerciais para o estudo de lentes esféricas. Associando-se ao iluminador a lente de uma lupa, que pode ser adquirida em loja de materiais de escritório, é possível a conceituação completa da óptica geométrica de lentes esféricas. Como características do novo equipamento, ressalta-se a possibilidade de utilizá-lo em ambientes iluminados, a facilidade no estudo das caracterizações de imagens formadas em sistemas ópticos e a possibilidade de simulação de uma situação real de formação de uma imagem por uma lente. No trabalho, também são apresentados e discutidos exemplos de aplicações do iluminador. Experimentos básicos e fundamentais da óptica geométrica de lentes esféricas são colocados em evidência com este novo equipamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Coelho, Maria Josele Bucco. „A ASSUNÇÃO DA PERDA: MEMÓRIA E IDENTIDADE EM ÁRBOL DE FAMILIA (2010), DE MARÍA ROSA LOJO“. Organon 29, Nr. 57 (27.10.2014). http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.47947.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As narrativas de histórias de vida são formadas por um movimento que conjuga recordação e imaginação, lembranças e esquecimentos, memórias negadas e reivindicadas. Partindo desse pressuposto, este artigo busca delinear os apelos e deveres de memória que funcionam como estratégias de constituição identitária no romance Árbol de Familia, de María Rosa Lojo, publicado em 2010. Busca-se entrever, por extensão, como a proliferação de todo tipo de discurso memorial nas produções literárias contemporâneas reflete a necessidade da posse de um passado negado ou marginalizado, revelando um intento de (re)apresentar-se, sob um paradigma e um matiz outro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Gassert, Francis, Enrique Cornejo und Emily Nilson. „Making Climate Data Accessible: Methods for Producing NEX-GDDP and LOCA Downscaled Climate Indicators“. World Resources Institute, 2021. http://dx.doi.org/10.46830/writn.19.00117.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
The change in climate, fueled by the increase in global greenhouse gas concentrations, will alter our relationship with the planet, impacting agriculture, infrastructure, disaster management, and human conflict, among others. It is critical to anticipate these new trends so we can understand and adapt to variations in crop productivity, energy demand, disaster risk, and water resource management. Climate models provide projections of how weather patterns are expected to shift over time. But climate data are difficult to access, process, and utilize, and the information that can be derived from them is largely underused. In this paper, we describe the process used to summarize global climate data into simple indicators and publish them as open datasets in common geospatial formats. We attempt to lower the barriers to using climate data so they can more easily be used to inform decisions on how to adapt to a changing climate. The climate data are visualized and available for download at PREPdata and Resourc Watch. Source code to produce these data is available on GitHub.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Ruano-López, Soledad, und Tatiana Millán-Paredes. „The thematic channels: an alternative to the programming of the generalist television“. Comunicar 13, Nr. 25 (01.10.2005). http://dx.doi.org/10.3916/c25-2005-116.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Last decades of past century, there appeared a double-sided phenomenon. On one hand a crudest competence among general TV networks and therefore, with hardly some exceptions, TVnetworks marginalized cultural programs to the borders of timetable grids. On the other they appeared TV thematic channels devoted to different elements of culture with an aim of high quality products. The broadcast of this internationalist network TV arrive everywhere thanks to digital TV platforms. These new TV networks are in a continuous process of renovation both of searching new content and image. The previous balance in TV broadcast where genres were distinguised and there was a coherent timetable have disappeared. Now the system mixes genres and formats. The economic context also is confusing with the high increase of production costs combined with a policy of downsizing. As a result, cultural approaches have been decreasing in public network TV and previous criteria for culture in TV have been left aside. Thesecultural approaches never existed in private network tv because its principal aim is to achieve the highest share by means of raw products in new formats such as talk-sohw, reality show and lateshow La televisión, desde su nacimiento por los años cincuenta, pretendía ser cultural, utilizaba su monopolio para imponer unos productos con pretensiones culturales y formar los gustos de la audiencia. Además, entre mediados de la década de los 60 y principios de los años 80, tuvo lugar la implantación en el ámbito nacional de la primera generación de canales culturales. BBC-2 (Gran Bretaña), TVE-2 (España), ARD-3 (Alemania), FR-3 (Francia), RAI-3 (Italia). Estos canales son las segundas y terceras señales de los entes públicos de radio y televisión y tendieron a una diversificación de los contenidos programados con un fuerte componente de carácter cultural (música, cine, literatura, artes plásticas, teatro, etc.). Sin embargo, en la última década del pasado siglo se dio un fenómeno de doble dirección. Por un lado, la competencia cada vez más encarnada entre las televisiones generalistas, que, salvo contadas excepciones, relegaron los programas culturales a espacios cada vez más marginales en la parrilla de programación y sin apenas autopromoción en dichas. Por otro, surgieron en distintos países canales temáticos dedicados a diversos aspectos de las culturas y cuyo principal objetivo es la emisión de productos de calidad.Estas señales con carácterinternacional llegan a todos los rincones del planeta a través de las plataformas digitales de televisión de difusión satelital. Son canales que están en continua inquietud por la renovación, tanto en la imagen como en la búsqueda de los mejores contenidos. El equilibrio existente en la programación televisiva donde se separaban los géneros y se delimitaban las franjas horarias ha dado lugar a un sistema donde se proyectan de manera confusa géneros y formatos. Todo ello dentro de un contexto económico bastante dramático de encarecimiento de produccióny de intentos desesperados de reducción de costes. Y el efecto más evidente de lo dicho es que los enfoques culturales han ido menguando en la TV pública olvidando algunos de sus principios, enfoques que nunca existieron en la televisión privada, y esto ha sido debido a la loca carrera por alcanzar una audiencias lo más alta posible, ofreciendo a los telespectadores productos sin refinar, cuyo paradigma son los nuevos formatos surgidos como eltalk-sohw, reality show o lateshow. Y es que hablar de calidad en la televisión no tiene por qué identificarse única y exclusivamente con la emisión de programas culturales como el teatro, música de calidad, el cine, los programas sobre libros, sino también toda una serie de programas divulgativos de carácter social y de servicio público, de investigación científica, folklore, programas documentales en todas sus disciplinas, algunas series que, sin duda, tienen un gran nivel de calidad y además un gran reconocimiento por parte del público, o algunos programas de humor que requieren una buena dosis de creatividad e inteligencia. Incluimos también en este ámbito algunos programas de debate y entrevistas, que tienen un buen planteamiento y, por tanto, pueden servir para la difusión cultural y para la reflexión. Y es que, cuando sereclama una mayor calidad en la televisión, no nos referimos sólo a que existan programas específicamente culturales, sino, en gran medida a que la programación en su conjunto esté impregnada de un mayor nivel cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

García Melero, José Enrique. „Lugar de encuentros de tópicos románicos : Doña Juana la Loca de Pradilla“. Espacio Tiempo y Forma. Serie VII, Historia del Arte, Nr. 12 (01.01.1999). http://dx.doi.org/10.5944/etfvii.12.1999.2340.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Estudio del cuadro titulado «Doña Juana la Loca» de Pradilla, que aquí es considerado como la culminación de la pintura de historia en España y el inicio de su decadencia. Se atribuye su éxito en su época a la concurrencia en él de una serie de características románticas tanto formales como de contenido: la representación de la locura de una Reina enamorada y celosa debido a la muerte de su esposo el Rey Felipe I, tema sacado de la Historia al poco tiempo de acabar la Edad Media y en el inicio del Imperio español. Pero, además, se destacan otros aspectos importantes del cuadro: su escenografía tan teatral y romántica, la representación del amanecer de un día invernal de cielo nublado, el fuego y el humo de una hoguera, el árbol seco, el viento, la figura enlutada de la Reina... Se considera al cuadro como un manierismo del género, como una importante consecuencia del excesivo intelectualismo al que había llegado la pintura de historia hacia 1875. Se establece una relación con el poema de García Lorca titulado «Elegía a Doña Juana la Loca».Learning of the Pradilla's painting titled «Mrs Juana the Lunatic», which is considered here as the culmination of the historical painting in Spain and the commence of its decline. The success of Pradilla's painting in his epoch is attributed to the conjunction in it of a set of characterístics related not only to its forms, but also to its contents: the representation of a Queen who is in love and jealous, and became insane due to the death of her husband, Felipe I. This theme is inspired in the History, little time after the end of the Middle Ages and at the beginning of the Spanish Empire. Besides, there are another aspects of the painting emphasised, such as its theatrical and romantic scenography: the representation of the dawn in a wintry and cloudy day, the fire and smoke caused by a bonfire, the dead tree, the wind, the Queen's in mourning shape... This painting is considered as a mannerism of the genre, as an important consequence of the excessive intellectualism obtained by the historical painting towards 1875. And in our ages, we could establish a connection between the painting and García Lorca poem's titled; «Elegy to Mrs Juana the Lunatic»
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Neto, Luiz Costa-Lima. „Entre cakewalks, jongos e lundus: racismo e resistência negra nos palcos, no mercado editorial e na indústria fonográfi ca do Brasil e dos Estados Unidos, 1870-1930“. Artcultura 20, Nr. 36 (22.10.2018). http://dx.doi.org/10.14393/artc-v20n36-2018-1-14.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Escrito como um possível “registro da transformação de uma historiadora da festa e da cultura popular na historiadora do legado da canção escrava” o presente estudo de Martha Abreu investiga como canções de africanos escravizados e seus descendentes foram divulgadas e ganharam visibilidade fora do contexto da escravidão, entre 1870 e 1930, no Brasil e nos Estados Unidos. O livro é ilustrado com imagens de pôsteres de espetáculos teatrais, pinturas, cartões-postais e, principalmente, capas de partituras. São disponibilizados pelo formato e-book links para dezenas de fonogramas e vídeos, entre outros recursos como, por exemplo, marcadores, a procura por palavras-chave ou a leitura em voz alta – especialmente útil aos portadores de necessidades especiais de visão. A autora demonstra como as “danças de negros” ocuparam espaço crescente na produção de impressões musicais nas lojas de venda de pianos, partituras, fonógrafos e discos, ou no circuito de teatros, circos e casas de espetáculos. Abordando o racismo no campo cultural e musical e as formas encontradas pelos artistas para subvertê-lo Martha Abreu busca contribuir para o entendimento mais aprofundado das “formas de reprodução do racismo na sociedade brasileira, um problema a ser superado por negros e brancos”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Nóbile, Carla. „Presentación“. Anales de Investigación en Arquitectura 9, Nr. 2 (24.12.2019). http://dx.doi.org/10.18861/ania.2019.9.2919.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Presentamos en esta ocasión el segundo número del año 2019, dando continuidad al nuevo carácter semestral de nuestra publicación Anales de Investigación en Arquitectura perteneciente a la Cátedra de Historia y Teoría de la Facultad de Arquitectura de la Universidad ORT Uruguay.<br /><br />Contamos en esta edición con investigadores internacionales, así como también con la participación de egresados de nuestra facultad. La Dra. Claudia Shmidt indaga en el rol de Uruguay en la historiografía de la arquitectura moderna a través de un recorrido por diferentes representaciones entre la pertenencia rioplatense y la singularidad uruguaya. Dra. Lorena Marina Sánchez propone una aproximación a la preservación patrimonial residencial desde la concientización y participación del usuario como protagonistas de las acciones contemporáneas en el barrio histórico Loma Stella Maris de Mar del Plata. Dr. Horacio Caride investiga sobre los ámbitos de diversión nocturna vinculados al tango del Buenos Aires de comienzos del siglo XX donde se desarrollaron formas de sociabilización para una población principalmente inmigrante y masculina, marginada en su mayoría, del proyecto modernizador al que se enfrentaban. Arq. Ana Villalobos y Arq. Pablo Bianchi estudian las transformaciones en el Valle de Cacheuta en la provincia de Mendoza a partir de la modernidad de fines del siglo XIX con la incorporación de nuevas infraestructuras edilicias y de servicios para la consolidación del territorio.<br /><br />Continuamos con la difusión de trabajos realizados por los recientes egresados de la Facultad de Arquitectura con la participación de Arq. Mariángeles Longo y Arq. Irene Ríos en una reformulación en formato artículo de su memoria final de carrera donde abordan el programa entendido como estrategia táctico- operativa, como herramienta proyectual clave para la conceptualización del espacio en la arquitectura contemporánea.<br /><br />El Consejo Editorial y la Dirección reiteran su invitación a los investigadores a presentar sus trabajos que posibiliten, en próximas entregas, una vez analizados y evaluados, acrecentar el intercambio conceptual y la difusión de la arquitectura latinoamericana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie