Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Governo de FHC.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Governo de FHC“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Governo de FHC" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Andrade, Antonia Costa, Carlos Lucena, and Ilma Andrade Barleta. "A precarização do trabalho, o REUNI e o novo desenvolvimentismo." Revista HISTEDBR On-line 18, no. 1 (2018): 234–57. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645868.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo ao centralizar-se nos governos FHC e Lula e a ressignificação do neodesenvolvimentismo, tomou o REUNI como referência, em termos educacionais, com o objetivo de realizar um estudo comparativo entre os referidos governos, respaldado nas mudanças no neodesenvolvimento e seus impactos na sociedade e na educação. A pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira analisa o governo FHC e os primórdios da implantação do Plano Real. A segunda, por sua vez, debate o governo Lula, demonstrando seus pressupostos, continuidades e rupturas com o governo FHC e uma ênfase final no projeto de exp
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Pereira, William Eufrásio Nunes, Ana Cristina dos Santos Morais, Francisco Danilo da Silva Ferreira, and Severino Felix de Souza. "Localização das aglomerações do setor industrial nas regiões Nordeste e Sudeste:uma análise comparativa nos governos FHC e Lula." Economia & Região 9, no. 1 (2020): 5. http://dx.doi.org/10.5433/2317-627x.2021v9n1p5.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo tem por objetivo verificar as alterações no padrão locacional do setor industrial no Sudeste e Nordeste do País, durante os governos Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), com a utilização do coeficiente locacional de Hoover. Para a operacionalização do índice, foi utilizado o emprego formal no setor industrial nos anos de 1995, 2002, 2003 e 2010, correspondentes respectivamente aos anos iniciais e finais dos governos FHC e Lula. Os resultados alcançados revelam que houve perdas na indústria no Governo FHC, assim como, a hegemonia na concentração
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Marques, Erica Mendonça, and Rodrigo Vilela Rodrigues. "Crescimento econômico com restrição externa: uma análise da Lei de Thirwall para os períodos FHC e Lula." Brazilian Keynesian Review 5, no. 2 (2019): 239–68. http://dx.doi.org/10.33834/bkr.v5i2.180.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo buscou avaliar os períodos dos governos FHC e Lula, bem como o período completo de 1995 a 2010, com objetivo de investigar em que medida o Brasil teve seu potencial de crescimento econômico limitado por restrições no balanço de pagamentos e quais diferenças observáveis entre os períodos. Para a análise empírica, adotou-se o procedimento econométrico de cointegração, empregado para estimativas de elasticidades-preço e renda da demanda por importação dos períodos, tendo como resultado um relaxamento na restrição externa no período Lula comparativamente ao governo FHC. Os resultados i
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Przylepa, Mariclei. "POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL NOS GOVERNOS FHC E LULA: CONTINUIDADE?" LAPLAGE EM REVISTA 1, no. 2 (2015): 119. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-622020151225p.119-131.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo objetiva problematizar as políticas curriculares elaboradas e efetivadas nos governos FHC e Lula, a partir do contexto de reforma de Estado materializada na década de 1990. Nessa direção o estudo inicia abordando a política curricular no contexto da reforma de Estado, evidencia a proposta educacional do governo FHC, discute sua política curricular, via parâmetros curriculares nacionais, e finaliza analisando a política curricular implementada no primeiro ano do governo Lula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Fonseca-Silva, Maria da Conceição, Vinícius Fonseca-Nunes, and Edvania Gomes da Silva. "Política externa e deslizamento de sentido nos discursos dos governos FHC e Lula ( External politics and slippage of sense in the discourse of FHC’s government and Lula’s government )." Estudos da Língua(gem) 9, no. 2 (2011): 27. http://dx.doi.org/10.22481/el.v9i2.1153.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste trabalho, apresentamos resultado de pesquisa sobre deslizamento de sentido de política externa nos discursos dos governos FHC e Lula. Defendemos a hipótese de que o governo Lula, diferente do governo FHC, assumiu o papel de hegemonia, não só regionalmente, mas também em foros maiores onde o país assumiu uma postura de liderança frente aos países em desenvolvimento. No entanto, há continuidades entre a política externa do governo de Fernando Henrique Cardoso e do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.PALAVRAS-CHAVE: Política externa. Governo FHC. Governo Lula.
 ABSTRACT In the work, w
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Coelho, Fabiano. "Reforma Agrária no Governo FHC: perfil, tensões, número de famílias assentadas e áreas obtidas." Diálogos 20, no. 2 (2016): 179. http://dx.doi.org/10.4025/dialogos.v20i2.34575.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC/1995-2002) teve papel relevante na consolidação de políticas voltadas ao campo e ao processo de reforma agrária no Brasil. O objetivo do artigo é refletir sobre o perfil e as tensões envoltas na política de reforma agrária do governo FHC, e os desdobramentos dessa política face ao número de famílias assentadas e áreas obtidas para fins de reforma agrária no Brasil. Utiliza-se como fonte textos de pesquisadores que estudaram os caminhos e descaminhos da reforma agrária brasileira e dados do “Banco de Dados da Luta Pela Terra” (DATALUTA/NERA
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Cilla, Karen Christina Dias da Fonseca, and Sidney Jard da Silva. "Sindicalismo e políticas públicas: o discurso da CUT sobre os governos FHC, Lula e Dilma." Idéias 6, no. 2 (2016): 101. http://dx.doi.org/10.20396/ideias.v6i2.8649464.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Análise de Discurso (AD) disponibiliza dispositivos analíticos para que possamos avançar na compreensão crítica de um texto. A partir deste referencial teórico, o objetivo deste trabalho é identificar categorias discursivas nas resoluções dos congressos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em relação às políticas públicas implementadas nos governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Rousseff, entre o VI e XI CONCUT. Os achados de pesquisa apontam para 54 categorias discursivas sobre políticas públicas presentes nas resoluções cutistas, entre 1997 e 2012,
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Rodrigues, Rodrigo Vilela, and Aristeu Rodrigues Azenha Neto. "CRESCIMENTO ECONÔMICO NOS GOVERNOS FHC E LULA: UMA ANÁLISE PRÓ-POBRE." Revista Teoria e Evidência Econômica 25, no. 53 (2021): 243–74. http://dx.doi.org/10.5335/rtee.v25i53.9484.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho analisa o crescimento econômico brasileiro nos governos FHC e Lula sob a ótica do crescimento pró-pobre, por meio das elasticidades renda-pobreza e desigualdade-pobreza. Para tanto, utilizam-se dados da PNAD para as 27 Unidades Federativas do Brasil de 1995-2010. Os resultados revelam que o governo FHC não alcançou crescimento pró-pobre, com semi-estagnação da proporção de pobres. O governo Lula atingiu crescimento pró-pobre, os efeitos parciais da renda e da desigualdade estiveram acima de 2 p.p e 5 p.p., respectivamente. O cenário externo favorável, mas principalmente as políti
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Passini, João José, and Mirian Beatriz Schneider. "Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural no Brasil: FHC e Lula." Revista de Desenvolvimento e Políticas Públicas 4, no. 1 (2020): 3–20. http://dx.doi.org/10.31061/redepp.v4n1.3-20.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esse artigo tem por objetivo apresentar e discutir as principais políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural brasileiro nos governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luiz Inácio Lula da Silva. Ao fazer isso, pretende-se oferecer um panorama das estratégias escolhidas pelos governos estudados e avaliar a continuidade ou ruptura nas políticas implantadas. De forma geral, o governo FHC adotou os preceitos neoliberais, propondo um desenvolvimento endógeno com o propósito de diminuir a presença e atuação do Estado. Em contrapartida, o governo Lula apostou no desenvolviment
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Freitas, Felipe Corral. "Reformando a reforma e reestruturando o discurso: a perspectiva dos deputados do PT nas reformas da previdência dos governos FHC e Lula." Barbarói 2, no. 50 (2017): 39. http://dx.doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.9865.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Conhecido por sua posição oposicionista ao governo FHC (PSDB), o PT e seus integrantes se colocaram contra a reforma da Previdência promovida pelo então governo do PSDB. No entanto, logo que se tornou governo, Lula (PT) não médio esforços para aprovar uma reforma nos mesmos moldes do governo antecessor. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar as propostas de reformas da Previdência dos governos FHC e Lula e identificar os argumentos dos deputados petistas proferidos durante as Seções do Grande Expediente da Câmara Federal no período que compreende a tramitação das reformas – entre
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Cruz, Viviane Xavier de Araújo, and Marcelo Leandro Eichler. "BOLSAS CAPES DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL 1952-2019." Revista Brasileira de Pós-Graduação 17, no. 37 (2021): 1–25. http://dx.doi.org/10.21713/rbpg.v17i37.1768.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A educação superior brasileira e sua internacionalização são, historicamente, intensamente dependentes do Estado e do governo federal. Um exemplo disso foi o Ciência sem Fronteiras - CsF, programa que surgiu em 2011 com a audaciosa meta de conceder, em quatro anos, 101 mil bolsas de mobilidade estudantil e docente internacionais. Esse programa foi considerado estratégico no governo Dilma, porém foi descontinuado tão logo ela saiu do poder. Neste artigo, busca-se situar a Capes e, mais especificamente, o CsF no histórico das políticas de educação superior dos diferentes governos federais. Dessa
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Cavalcante, Leandro Vieira. "Leituras acerca do espaço agrário brasileiro contemporâneo." Boletim Campineiro de Geografia 8, no. 1 (2018): 231–37. http://dx.doi.org/10.54446/bcg.v8i1.347.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Belieiro Junior, José Carlos Martines. "Economia e política da transição democrática no Brasil: uma análise dos governos FHC, Lula e Dilma." Novos Rumos Sociológicos 4, no. 5 (2016): 198. http://dx.doi.org/10.15210/norus.v4i5.9037.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo principal do trabalho é contribuir aos estudos de economia e política nas ciências sociais, com foco de análise na transição democrática brasileira e no debate sobre a relação entre redemocratização política e crise econômica. O artigo se concentra na análise dos governos FHC, Lula e Dilma, buscando analisar aspectos políticos e econômicos dos três diferentes governos, como a política econômica, a questão da inflação, o papel do Estado na economia, estabilidade econômica e a crise final do governo Dilma, ocorrida em abril de 2016. O trabalho sugere que a crise final do governo Dilma
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Silva, Juliana Cristine Brandão da, and Adriana Cristina Omena dos Santos. "Neoliberalismo e a Educação Especial - Governo FHC (1995-2003)." Paradoxos 7, no. 1 (2022): 6–23. http://dx.doi.org/10.14393/par-v7n1-2022-65526.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho tem por pressuposto discutir algumas implicações do ideário neoliberal na Educação Especial no Brasil, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e utiliza pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, para descrever o início do pensamento neoliberal até sua sistematização no Brasil. A problematização e análise dos dados permitiram considerar que o governo de FHC, mesmo tendo reestruturado o sistema educacional com amplas ações no campo legal, preservou a atuação dos governos anteriores na Educação Especial, investindo em instituições especializadas privadas, prejudicando
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Darrieux, Rodolfo Scotelaro Porto. "OS GOVERNOS PSDB E PT: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE LEI DO EXECUTIVO E DO LEGISLATIVO APROVADOS ENTRE 1995 E 2014 / THE PSDB AND PT GOVERNMENTS: AN ANALYSIS OF EXECUTIVE'S AND LEGISLATIVE'S APPROVED BILLS BETWEEN 1995 AND 2014." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 12, no. 28 (2019): 266–92. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v12i28.479.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste artigo é explicar as causas das mudanças no perfil dos projetos de lei aprovados no Brasil entre 1995 e 2014. Mais precisamente, nele é analisado por que houve variação no modo como o recurso da urgência nos projetos de lei ordinária de origem do Executivo e do Legislativo entre os dois governos. Por meio da revisão da literatura sobre organização legislativa, ao lado de uma análise sobre as diferenças políticas na composição partidário-ideológica e testes estatísticos, observa-se que a Câmara organizou seus trabalhos durante os governos PSDB de maneira mais centralizada, enqu
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Couto, Joaquim Miguel, and Beatriz Fernandes Pereira. "SUPERÁVIT PRIMÁRIO E DÉFICIT NOMINAL: AS CONTAS PÚBLICAS DO GOVERNO CENTRAL BRASILEIRO (1995-2012)." A Economia em Revista - AERE 23, no. 2 (2016): 1. http://dx.doi.org/10.4025/aere.v23i2.23350.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A análise realizada das contas públicas do Governo Central demonstrou ao longo do artigo que o período de maior superávit primário ocorreu no primeiro governo Lula: média anual de 2,44% do PIB. Já o período de menor superávit foi durante o primeiro governo FHC: média anual de apenas 0,27% do PIB. Em relação aos juros nominais, o governo que mais pagou juros foi o primeiro governo Lula: média anual de 5,34% do PIB. Por outro lado, o período de menor pagamento de juros foi durante o primeiro governo FHC: média anual de 3,08% do PIB. Mas, como foi enfatizado no texto, o resultado nominal acaba se
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Silva, Noelle. "O Senado Federal: estudo do desempenho das comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos nos governos FHC e Lula." Caderno Eletrônico de Ciências Sociais 4, no. 1 (2016): 45. http://dx.doi.org/10.24305/cadecs.v4i1.14740.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Considerando o poder político do Senado nas decisões federais e o importante papel das comissões permanentes na produção legislativa do Senado. Considerando que as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE) são as mais influentes da Casa, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que se propôs a analisar o desempenho destas comissões. A pesquisa se desenvolveu em quatro frentes: (a) análise do papel das comissões no processo legislativo do Senado; (b) análise da composição da CCJ e da CAE, com base no perfil social-político dos senadores que p
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Saviani, Dermeval. "Política educacional no Brasil após a Ditadura Militar." Revista HISTEDBR On-line 18, no. 2 (2018): 291–304. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652795.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Partindo do contexto caracterizado pelo denominado “Consenso de Washington”, este artigo aborda a política educacional no período pós ditadura militar analisando as iniciativas dos governos de Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma, concluindo com uma referência ao atual governo Temer decorrente do golpe que destituiu a Presidenta reeleita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Scolese, Eduardo. "De FHC a Lula: manipulações, números, conceitos e promessas de reforma agrária." Terra Livre 2, no. 23 (2015): 123–38. http://dx.doi.org/10.62516/terra_livre.2004.198.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo apresenta uma exposição, narrada de forma jornalística, sobre os números da reforma agrária nos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003 e início de 2004). A pressão dos movimentos sociais e dos partidos de oposição a tais governos tem ou tiveram como base as metas de assentamentos, deixando a qualidade dos projetos em segundo plano. O artigo indica as formas utilizadas pelo governo FHC para inflar seus balanços e como o governo Lula entrou exatamente no mesmo jogo, não cumprindo suas metas, inflando seus números e tornando-se refém das
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Freitas, Felipe Corral. "Duas reformas e “dois” discursos: O PSDB entre as reformas da Previdência dos governos FHC e Lula." Revista TOMO, no. 34 (January 3, 2019): 189–240. http://dx.doi.org/10.21669/tomo.v0i34.9697.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A troca de posição institucional/administrativa, de situação para oposição, bem como a proximidade entre duas reformas na Previdência, a realizada durante o governo FHC (PSDB), aprovada em 1998, e a realizada durante o governo Lula (PT), aprovada em 2003, colocaram o PSDB num contexto político diferente até então: ser oposição e ter de apreciar uma “nova” proposta de reforma na Previdência semelhante e ampliada a realizada quando o partido era situação/governo. Em vista disso, o objetivo deste artigo consiste em identificar e compreender os argumentos dos deputados peessedebistas em relação às
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Wenzel, Fernanda, and Jacqueline A. Haffner. "A integração regional nos discursos de FHC e Lula: um estudo comparativo." Debater a Europa, no. 16 (July 3, 2017): 129–61. http://dx.doi.org/10.14195/1647-6336_16_6.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Tanto o governo Fernando Henrique como o governo Lula tiveram a integração regional como prioridade de sua política externa. Sabe-se, no entanto, que cada presidente assumiu o poder em contextos internacionais bastante específicos, além de terem posturas diferentes em relação ao sistema internacional. Através da análise dos discursos de cada mandatário nas reuniões de Cúpula das Américas, será possível identificar as diferenças entre as políticas externas dos dois governos na busca do mesmo objetivo: a integração regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Sallum Jr., Brasilio. "O segundo governo FHC: um balanço crítico." Tempo Social 15, no. 2 (2003): 5–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20702003000200001.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Adorno, Sérgio. "Lei e ordem no segundo governo FHC." Tempo Social 15, no. 2 (2003): 103–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20702003000200005.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Silva, Sidartha Sória, and Darcilene Cláudio Gomes. "Notas sobre a política de educação superior dos governos da década de 2000." Estudos de Sociologia 1, no. 24 (2019): 89–115. http://dx.doi.org/10.51359/2317-5427.2018.243406.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Houve significativas mudanças no ensino superior no Brasil nas duas últimas décadas, desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1996. Diferentes razões atuam nas mudanças. Além da LDB, deve-se considerar o crescimento do ensino superior privado, estimulado desde o governo FHC, e as políticas implementadas pelo Governo Lula. O objetivo deste trabalho é estudar este processo de transformações, no que foram analisadas algumas políticas, notadamente as que teriam tido maior impacto na configuração do ensino superior. Entre as conclusões do artigo, destaca-se o fato de q
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Pereira, Jorge Alberto Saboya. "A “REFORMA” UNIVERSITÁRIA NEOLIBERAL NOS GOVERNOS DE FHC E LULA EM QUESTÃO." (SYN)THESIS 10, no. 1 (2019): 41–54. http://dx.doi.org/10.12957/synthesis.2017.47111.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Com base nos estudos de autores renomados na área, objetivamos demonstrar que a chamada “Reforma” Universitária apresentada inicialmente pelo governo Fernando Henrique Cardoso e posteriormente aprofundada na sua execução pelo governo Lula da Silva teve como objetivo cumprir normas programáticas estabelecidas pelo Banco Mundial visando a mercantilização da educação pública, principalmente a educação superior. Fizemos um uso reiterado de diversas citações dos autores mencionados com o objetivo de elucidarmos a forma com que governos que se denominam democráticos conduziram uma “reforma” tão impo
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Cunha, Luiz Antônio. "O ensino superior no octênio FHC." Educação & Sociedade 24, no. 82 (2003): 37–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302003000100003.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo se propõe a analisar o ensino superior brasileiro durante o período 1995/2002, para o que são focalizadas, principalmente, as políticas do governo federal. Depois de apresentar as mudanças determinadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), o artigo relaciona e analisa as medidas do Governo Fernando Henrique Cardoso que constituíram uma verdadeira normatização fragmentada do ensino superior, a saber: o acesso aos cursos de graduação, o poder docente na gestão universitária, o Conselho Nacional de Educação, a avaliação e o formato institucional. O artigo finaliz
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Silva, Leonardo. "A política macroeconômica brasileira no período 2003-2017: uma análise institucionalista." Em Tese 16, no. 1 (2019): 348–70. http://dx.doi.org/10.5007/1806-5023.2019v16n1p348.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Com base em um levantamento bibliográfico, neste artigo analiso a trajetória assumida pela política macroeconômica brasileira entre 2003 e 2017. Argumento que no final do primeiro governo Lula ocorreu uma hibridização do paradigma macroeconômico neoliberal então dominante. Apesar de conservar o tripé neoliberal instituído por FHC, esse paradigma “liberal-desenvolvimentista” apresentava medidas distributivas e redistributivas e medidas de incentivo aos setores produtivos. Esse paradigma híbrido manteve-se até 2016 quando Temer ascendeu à presidência. Orientando-se pelas diretrizes neoliberais,
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza, and Regiane Helena Bertagna. "Políticas públicas de avaliação do Ensino Superior: tateando um conceito de qualidade da educação." Revista NUPEM 4, no. 7 (2017): 237–48. http://dx.doi.org/10.33871/nupem.v4i7.125.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo discute o modelo de qualidade subjacente às políticas de avaliação do ensino superior brasileiro, implantadas desde meados da década de 1990. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, fazemos um breve resgate histórico do desenvolvimento dessas políticas, inicialmente no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e, posteriormente, reformuladas no governo Luis Inácio Lula da Silva (LULA). Observa-se que, simultaneamente às políticas, houve um processo expansivo do ensino superior privado, principalmente, no governo FHC, introduzindo na educação os conceitos e ideais de qu
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Silva, Ademir Alves da. "A reforma da previdência social brasileira: entre o direito social e o mercado." São Paulo em Perspectiva 18, no. 3 (2004): 16–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-88392004000300003.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este texto trata da gestão do sistema previdenciário brasileiro, identificando as posições em confronto, em dois períodos: o imediatamente posterior à reforma de 1998, do governo FHC, e o do primeiro ano do governo Lula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Inforzato de Souza, Solange de Cassia, Isadora Dib Visconti Oliveira, and Carlos Roberto Ferreira. "A DIMENSÃO REGIONAL DA DESIGUALDADE DE RENDA NOS GOVERNOS FHC E LULA." Revista Ciências Sociais em Perspectiva 16, no. 30 (2021): 121–45. http://dx.doi.org/10.48075/revistacsp.v16i30.13717.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste estudo é analisar a dimensão regional da desigualdade da renda nos períodos de FHC e Lula, a partir dos dados das PNAD’s(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) para a região sul do Brasil. A decomposição do índice de Gini do rendimento domiciliar per capita constatou que houve uma mudança no padrão da evolução da composição das fontes de renda nos domicílios, favorável à renda do trabalho nos governos Lula, mais intensa na região sul, invertendo a trajetória de deterioração do mercado de trabalho nos períodos FHC. As rendas das aposentadorias e pensões e de outras rendas
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Couto, Cláudio G., and Fernando Abrucio. "O segundo governo FHC: coalizões, agendas e instituições." Tempo Social 15, no. 2 (2003): 269–301. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20702003000200011.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Garcia, Maria Lúcia Teixeira, Fabíola Xavier Leal, and Cassiane Cominoti Abreu. "A política antidrogas brasileira: velhos dilemas." Psicologia & Sociedade 20, no. 2 (2008): 267–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822008000200014.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O debate atual sobre drogas tem sido organizado em torno de discursos científicos que tendem a configurar a questão ora como problema de segurança pública (relacionado ao tráfico e à repressão), ora como problema de saúde pública (relacionado à repressão da demanda por um lado e à redução de danos por outro). O presente texto traz uma reflexão que busca configurar como a política de enfrentamento às drogas no Brasil enseja em suas proposições uma luta entre as lógicas de segurança pública e de saúde pública expressas no embate entre as duas políticas instituídas pelo governo brasileiro no enfr
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Michelotto, Regina Maria. "Políticas para a educação superior no Brasil, em fase de transição." Educar em Revista, no. 22 (December 2003): 153–72. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.317.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo apresenta um levantamento documental de políticas dos dois governos de Fernando Henrique Cardoso para a Educação Superior, comparando-as com propostas de campanha do governo Lula a respeito desse tema. O objetivo é que a análise possa contribuir para o acompanhamento das políticas do atual governo e necessárias cobranças. As fontes foram as duas propostas de FHC: Mãos à Obra, Brasil (1994) e Avança, Brasil (1998) e o plano de campanha do governo Lula: Plano de Educação: Uma escola do tamanho do Brasil (2002). Outro texto básico para a análise foi o intitulado: A Presença da Univers
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Almeida, Adriane Gomes Fernandes de. "A Argentina na política externa brasileira nos governos FHC e Lula da Silva." Conjuntura Austral 9, no. 47 (2018): 13. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.82081.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo busca analisar como as relações com a Argentina foram tratadas na política externa brasileira, dos governos FHC e Lula da Silva, a partir das respectivas estratégias de inserção internacional. Conclui-se que as diferenças de ambas as estratégias foram acompanhadas de diferenças da importância da Argentina na política externa Brasileira. Contudo, nos dois casos, o país vizinho não se constituiu como uma das prioridades, ocupando um lugar instrumental em relação aos principais interesses de cada governo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Lampreia, Luiz Felipe. "A política externa do governo FHC: continuidade e renovação." Revista Brasileira de Política Internacional 41, no. 2 (1998): 5–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-73291998000200001.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso deu seguimento a uma linha de conduta que, ao longo do tempo, tem feito da política externa brasileira um fator de credibilidade para o País. O Presidente agregou, no entanto, a confiabilidade e atratividade que decorrem do êxito do Plano Real, a qualidade de sua liderança e o peso de seu envolvimento pessoal na atividade diplomática, além do compromisso com os valores e ideais - democracia, direitos humanos, justiça social, preservação do meio ambiente - dominantes neste momento da história mundial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Figueiredo, Argelina Cheibub, Limongi Fernando, and Ana Luzia Valente. "Governabilidade e concentração de poder institucional: o governo FHC." Tempo Social 11, no. 2 (1999): 49–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20701999000200004.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Rothen, José Carlos, and Gladys Beatriz Barreyro. "Avaliação da educação superior no segundo governo Lula: "provão II" ou a reedição de velhas práticas?" Educação & Sociedade 32, no. 114 (2011): 21–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302011000100002.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A elaboração e a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foram marcadas por percalços e embates nos bastidores do governo Lula. Verifica-se que atos normativos e diretrizes mostravam contradições entre si. Em 2008, contrariando a expectativa de que o SINAES teria papel central na regulação, foram criados dois índices com esse fim: o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A criação de um instrumento simplificado de avaliação para a regulação, a utilização de ranques e o uso intensivo da mídia resgatam práticas centrais da polític
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Costa, Nilson do Rosario, and Isabel Lamarca. "Os Governos FHC e Lula e a política para a força de trabalho civil do Governo Central Brasileiro." Ciência & Saúde Coletiva 18, no. 6 (2013): 1601–11. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013000600012.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo analisa a configuração da força de trabalho civil ativa do governo central brasileiro nos mandatos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). O artigo associa a condição da força de trabalho do governo central brasileiro às mudanças na coalizão governamental. A residual participação do Ministério da Saúde (MS) na prestação direta de serviços públicos influenciou na trajetória declinante da força de trabalho federal. A implantação do SUS foi fortemente afetada pelo ajuste estrutural da força de trabalho no nível federal ao longo das décadas de
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Marinho da Costa, Rainer. "• A reforma do ensino superior europeu a partir de Bolonha e sua influência no sistema brasileiro:." Revista Dissertar 1, no. 20 e 21 (2014): 9–18. http://dx.doi.org/10.24119/16760867ed11056.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Dimensões históricas do processo de Bolonha, suas principais mudanças no sistema europeu de educação superior e sua contextualização histórica. Análise da sua influência no projeto de restruturação do ensino superior brasileiro, iniciado ainda no governo FHC e aprofundado com a implantação do REUNI no governo Lula e seus efeitos práticos no sistema fereal, no caso a UFABC e a UFBA, abordando em seguida as suas influencias no ensino superior privado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

MASCARENHAS, Fernando. "O orçamento do esporte: aspectos da atuação estatal de FHC a Dilma." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 30, no. 4 (2016): 963–80. http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092016000400963.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo O objetivo deste artigo foi identificar a magnitude e direcionamento dos gastos orçamentários com o esporte na esfera federal, problematizando as opções que têm orientado as políticas produzidas para o setor. A pesquisa se baseou em revisão de literatura e pesquisa documental, apoiando-se principalmente em levantamento de dados sobre a execução orçamentária do período de 2001 a 2012, o que possibilitou uma compreensão geral acerca das continuidades e descontinuidades da política de financiamento do esporte no Brasil desde o governo FHC até o governo Dilma. A análise envolveu momentos de
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Carvalho, Alexsandro Donato de, and Luis Alberto Marques Alves. "A cidadania e a política educacional do governo Fernando Henrique Cardoso." Revista Territórios e Fronteiras 6 (December 28, 2013): 25. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v6i0.243.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetiva-se historicizar o tema cidadania, referindo como intelectuais e historiadores o definiram, na tentativa de realizar um balanço sobre a presença da temática na contemporaneidade. Com base nessas análises, discutem-se as políticas educacionais do governo FHC e sua relação com a cidadania. A conclusão a que se chega é que, mesmo presente nas políticas de governo, nas propostas pedagógicas, nos currículos de diversas disciplinas, como é o caso da História, a cidadania ainda parece ser uma meta longe de ser alcançada
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Silva Junior, João dos Reis da, and Fabíola Bouth Grello Kato. "A política de internacionalização da educação superior no plano nacional de pós-graduação (2011-2020)." Revista Internacional de Educação Superior 2, no. 1 (2016): 138–51. http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v2i1.7543.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo do texto consiste em mostrar o processo de internacionalização em curso no país desde a adesão do país à predominância financeira durante o governo de FHC, que teve continuidade nos governos Lula e Dilma, tendo como base o Plano Nacional de Pós-graduação (2011-2020). Para além de mostrar o processo, busca indagar as razões dele encontrando alguma resposta na mundialização da economia e na necessidade da produção de uma episteme econômica exigida pela mundialização da economia. As consequências para o trabalho do professor e a respectiva perda de seus direitos sociais é aqui o corolá
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Lopes, Ademil Lucio. "A Desconstrução da Indústria Automobilística Brasileira Constituída no Governo Jk Pela Política Setorial do Governo Fhc." Revista Brasileira Multidisciplinar 9, no. 2 (2005): 125. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2006.v9i2.271.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A indústria automobilística no Brasil passou por dois momentos em que significativos fluxos de investimentos destinaram-se ao país. O primeiro grande fluxo de investimentos ocorreu nas décadas de 50-60 e diz respeito aos investimentos realizados durante o processo de formação e consolidação do setor automobilístico no Brasil. O segundo grande fluxo de investimentos do setor no Brasil, ocorreu na segunda metade da década de 90 e destacou-se pelos investimentos em novas unidades produtivas, entretanto, a política setorial do governo federal não foi benéfica para todo o setor, pois uma das princi
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Traina‐Chacon, José‐Marcelo, and Adolfo‐Ignacio Calderón. "A expansão da educação superior privada no Brasil: do governo de FHC ao governo de Lula." Revista Iberoamericana de Educación Superior 6, no. 17 (2015): 78–100. http://dx.doi.org/10.1016/j.rides.2015.10.004.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Teixeira, Rodrigo Alves, and Eduardo Costa Pinto. "A economia política dos governos FHC, Lula e Dilma: dominância financeira, bloco no poder e desenvolvimento econômico." Economia e Sociedade 21, spe (2012): 909–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182012000400009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente texto analisa a relação da política macroeconômica e o desenvolvimento econômico com seus condicionantes políticos, desde 1995 até os dias atuais (governos FHC, Lula e Dilma), por meio da abordagem da economia política, aplicando os conceitos de dominância financeira, dependência e bloco no poder. Ao adotar tal método, partiu-se do pressuposto de que a adoção de determinada política econômica é decorrência: i) dos condicionantes externos, atrelados, no caso brasileiro, à sua condição periférica; ii) dos condicionantes internos associados à interação e conflitos de interesses econômi
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Pinto, José Marcelino de Rezende. "Financiamento da educação no Brasil: um balanço do Governo FHC (1995-2002)." Educação & Sociedade 23, no. 80 (2002): 108–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302002008000008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo busca fazer uma análise das principais medidas tomadas no Governo de Fernando Henrique Cardoso com reflexos no financiamento da educação. Constata-se que, no período, aproveitando-se da hegemonia obtida no Congresso pela coalizão de centro-direita por ele articulada, foram aprovadas várias leis com forte impacto no financiamento da educação, tais como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) e o Plano Nacional de Educação. Entende-se que a diretriz mestra adotada por es
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Gonçalves Filho, Antônio, José Menezes Gomes, Maria Lúcia Fattorelli, and Osmar Gomes de Alencar Júnior. "O SISTEMA DA DÍVIDA PÚBLICA, A CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA E O RISCO PARA A SEGURIDADE SOCIAL." Revista de Políticas Públicas 24 (September 16, 2020): 514–32. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v24nep514-532.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Desde o governo de FHC (1994-2002) até os governos de Lula-Dilma (2003-2015), a Previdência com maior ou menor grau é apresentada para a sociedade como deficitária e o Estado como incapaz de mantê-la. Inúmeros estudos demonstraram que este não passa de um discurso ideológico, cujo objetivo central trata de uma aberta privatização da previdência social. O governo Bolsonaro, com bases em falsas notícias, apresenta uma proposta de “reforma” da previdência que coloca em risco o Sistema de Seguridade Social. Além de dificultar o acesso aos benefícios previdenciários dos mais pobres, mantendo os pri
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Medeiros, Klei, Ícaro Faustino Lopes, and Tales De Paula Roberto de Campos. "Enquadramentos teórico-conceituais sobre o fracasso da ALCA: uma análise a partir da atuação brasileira durante o Governo FHC (1995-2002)." Conjuntura Austral 9, no. 45 (2018): 57. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.74840.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo objetiva revisitar o processo de regionalização proposto pelos EUA para a América Latina e a forma pela qual o governo brasileiro, sob a presidência de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), levou a cabo as negociações de modo a prevenir sua concretização e consolidar um polo de poder econômico independente na região: o MERCOSUL. O artigo apresenta distintas perspectivas teóricas para interpretar esse fenômeno: a regionalização econômica de Balassa (2013); a teoria dos jogos (AXELROD & KEOHANE, 1985; PUTNAM, 2010) e as abordagens sobre Governança Econômica Global (WOODS, 2006).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Souza Beirão, Éder de, Darcy Ramos da Silva Neto, and Sibele Vasconcelos de Oliveira. "POLÍTICAS SOCIAIS E CONTROLE MACROECONÔMICO NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS E NO LULISMO." Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho 8, no. 2 (2020): 5–22. http://dx.doi.org/10.21680/2316-5235.2019v8n2id20356.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Desde a instituição da Nova República, o Brasil experenciou a ascensão de equipes de gestão macroeconômica orientadas pelas diferentes vertentes teórico-partidárias. Em síntese, na década de 1990, os governos do Brasil adotaram as políticas neoliberais, que priorizaram a contenção dos gastos públicos sociais, privatizações e a descentralização na política social. Já na década de 2000, com o fim do mandato de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e início da gestão de Luís Inácio Lula da Silva, houve um movimento de ruptura política. Com o segundo mandato do ex-presidente Lula, iniciado em 2006, surg
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Corsi, Francisco. "A política econômica do governo Dilma: baixo crescimento e recessão." Revista Novos Rumos 53, no. 1 (2016): 153–65. http://dx.doi.org/10.36311/0102-5864.2016.v53n1.09.p153.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo discute as razões do baixo crescimento ao longo do primeiro governo Dilma. Também discute o que levou a economia brasileira mergulhar na crise a partir do início de 2015, embora sua situação não fosse tão ruim no período anterior. Em linhas gerais, defendemos a proposição segundo a qual o principal determinante do baixo crescimento reside no fato do governo Dilma não ter rompido com o núcleo da política macroeconômica neoliberal, seguida desde o governo FHC. Na fase expansiva do capitalismo global (2003-2007) foi possível compatibilizar essa política com medidas voltadas para
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!