Auswahl der wissenschaftlichen Literatur zum Thema „Gramática do Design Visual“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit den Listen der aktuellen Artikel, Bücher, Dissertationen, Berichten und anderer wissenschaftlichen Quellen zum Thema "Gramática do Design Visual" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Zeitschriftenartikel zum Thema "Gramática do Design Visual"

1

Cardoso, Jairo Barrera, und Ruberval Franco Maciel. „LETRAMENTO VISUAL: GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO“. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras 12, Nr. 01 (30.07.2019): 224–39. http://dx.doi.org/10.30681/23588403v12i01224239.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Nepomuceno, Arlete Ribeiro, und Vera Lúcia Viana De Paes. „Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital“. Confluência 1, Nr. 56 (31.07.2019): 296. http://dx.doi.org/10.18364/rc.v1i56.235.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Ferreira, Helena Maria, und Túlio Maranha Lourençoni. „A LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL“. Cadernos do IL, Nr. 56 (22.11.2018): 102. http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.83207.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho se propõe a analisar as sinalizações indicadas pela Gramática do Design Visual (GDV) para a leitura de textos multissemióticos. Para a consecução do estudo foi feita uma apresentação de conceitos considerados basilares para a compreensão do processo de leitura de textos multimodais. Além disso, foi realizada uma análise do vídeo “Love on The Brain”, com vistas a inventariar elementos não verbais que orientam a produção dos sentidos. Foi possível constatar que são vários os recursos/modos que indiciam sentidos nos textos multissemióticos, por essa razão, tais elementos devem ser considerados pelo leitor na ação leitora e, consequentemente, pelo professor no encaminhamento da prática pedagógica do ensino de língua portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Silva, Mônica Maria Pereira da, und Danielle Barbosa Lins de Almeida. „Linguagem Verbal, Linguagem Verbo-Visual: Reflexões teóricas sobre a perspectiva Sócio-Semiótica da Linguística Sistêmico Funcional“. Revista Odisseia 3, Nr. 1 (25.01.2018): 36. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2435.2018v3n1id12686.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Pensar em funcionalismo como abordagem teórica que ampara a concepção de linguagem é criar um espaço para discussão do que a língua e seu uso vêm desencadeando no cenário linguístico. Neste sentido, o presente artigo apresenta alguns dos conceitos voltados para a significação da relação texto-imagem no contexto da Semiótica Social, e que diz sobretudo respeito aos seus aspectos multimodais, buscando compreender o caminho percorrido até a efetivação da concepção da multimodalidade. Para tal, abordaremos os fundamentos que nortearam a categorização das metafunções desenvolvidas por Halliday (1978), sistematizadas na Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), basilares para a constituição da Gramática do Design Visual (1996[2006).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Teixeira, Carla. „Questões de semiótica e de gramática em comentários jornalísticos“. Cadernos de Linguagem e Sociedade 17, Nr. 1 (09.06.2016): 140–61. http://dx.doi.org/10.26512/les.v17i1.4432.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho pretende refletir sobre o comentário enquanto prática jornalística a partir de um corpus de dezoito textos jornalísticos, etiquetados com os marcadores autorreferenciais opinião e comentário. Conjugando uma análise dos elementos verbais e não verbais, enquadrada pelas abordagens do Interacionismo Sociodiscursivo e da Gramática do Design Visual, considera-se que as imagens indiciam uma ação de linguagem individual decorrente da atividade de linguagem comentar. Para a análise dos elementos verbais do corpus, propõe-se a observação de três aspetos, enunciativos, temporais e de construção da referência, que apontam uma prática de agir de comentário sobre o quotidiano nacional ou político.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Biasi-Rodrigues, Bernardete, und Kennedy Cabral Nobre. „Sobre a função das representações conceituais simbólicas na gramática do design visual: encaixamento ou subjacência?“ Linguagem em (Dis)curso 10, Nr. 1 (April 2010): 91–109. http://dx.doi.org/10.1590/s1518-76322010000100005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Nosso objetivo neste trabalho é discutir a função das categorias gramaticais atributo simbólico e portador na Gramática do Design Visual (KRESS e van LEEUWEN, 2006 [1996]). Para os autores, estes constituintes, pertencentes à metafunção ideacional, poderiam estar presentes ou não em estruturas conceituais simbólicas, conferindo a um participante um valor que o caracterizaria e/ou o conceituaria. Advogamos aqui que, decorrente dessa função, os atributos simbólicos e os portadores são responsáveis pela realização de inferências por parte dos leitores de imagens e, portanto, estão sempre presentes em quaisquer representações visuais. Em virtude disso, entendemos que as representações conceituais simbólicas não estão no mesmo nível de autonomia que as representações narrativas e conceituais classificatórias e analíticas, e sim num nível de subjacência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

MELÃO, Priscila Aguiar, und Eliane Gouvêa LOUSADA. „As contribuições do gênero textual anúncio publicitário para o ensino- aprendizagem do francês: a capacidade de argumentar e a variedade linguística e cultural através da linguagem verbal e visual“. MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944, Nr. 42 (12.02.2015): 161. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i42.2063.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo objetiva mostrar como a produção de anúncios publicitários pode contribuir para: i) a exposição dos alunos à pluralidade tanto linguística quanto cultural que raramente encontramos em livros didáticos; ii) o desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos, por meio dos recursos verbais e visuais que caracterizam esse gênero textual. Para tanto, mostraremos o estudo do ensino-aprendizagem de língua estrangeira através de uma sequência didática e da produção de textos pertencentes ao gênero textual anúncio publicitário por alunos de Francês como Língua Estrangeira (FLE). Daremos especial atenção à linguagem verbal e visual articuladas para o ensino do francês e às contribuições do gênero anúncio publicitário para a compreensão dos aspectos culturais e linguísticos veiculados nos textos. Para isso, apoiamo-nos no quadro teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2003, 2006, 2008), no que se refere à compreensão do agir humano através da atividade de linguagem e na união das categorias da Gramática do Design Visual (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006), para nos auxiliar na análise de textos visuais. Palavras-chaves: Gênero textual anúncio publicitário. Interacionismo sociodiscursivo. Gramática do Design Visual. Ensino-aprendizagem. FLE. Capacidade de argumentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Dos Santos, Sulany Silveira, und Carla Murialdo. „REPRESENTAÇŌES DE ESCOLA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL“. Organon 36, Nr. 71 (31.08.2021): 373–94. http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.113455.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, [1996]2006) aborda o modo semiótico visual com base na linguística sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1978; 1985; 2014). Os autores propõem uma análise a partir das metafunções representacional, interativa e composicional. Este artigo analisa imagens de sala de aula presentes na página de abertura da Unidade 4, intitulada Let’s Go to School, do volume 1 da coleção Way to English for Brazilian Learners (FRANCO; TAVARES, 2015). Essas imagens representam salas de aula do Brasil, da Alemanha e da Etiópia e foram analisadas nas metafunções interativa e composicional. Os resultados indicam que existe uma gradação de interação entre as imagens e que os elementos composicionais se inter-relacionam de forma a apresentar a escola etíope como a mais distante do leitor e a que inspira menos interação; as imagens também constroem e perpetuam uma visão estereotipada do negro no livro-didático e uma visão eurocêntrica de mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Araújo, Sammya Santos, Lya Oliveira da Silva Souza Parente und Antonia Dilamar Araújo. „A leitura da capa do livro Brincando de inventar na perspectiva da gramática do design visual“. Revista Brasileira de Linguística Aplicada 19, Nr. 3 (September 2019): 711–31. http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201914360.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO Este trabalho visa analisar, à luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a coleção Paic, prosa e poesia, que é distribuída em todas as escolas do ensino fundamental da rede pública do Ceará. Procuramos compreender de que forma as imagens dialogam para a produção de significados, contribuindo para o processo de alfabetização a partir da leitura imagética e literária. Constatamos que a estrutura narrativa transacional estabelecida no texto multimodal analisado usa de vários recursos para convidar o leitor, que está em fase de alfabetização, a vivenciar a leitura imagética e literária por meio da ludicidade, de modo que este aprenda brincando.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Carvalho, Fabio Moreira de. „O papel do fotojornalismo na compreensão do gênero textual reportagem“. Revista Sítio Novo 4, Nr. 2 (01.04.2020): 62. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i2.62-72p.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>Este artigo é um recorte de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi verificar em que medida o ensino de leitura numa abordagem multimodal, com foco na análise semiótica do fotojornalismo, pode atenuar as dificuldades que estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental apresentavam na compreensão de textos do gênero reportagem. Para tanto, foi elaborado e implementado um Projeto Didático de Gênero construído a partir de princípios desenvolvidos no âmbito da Sociossemiótica – a Multimodalidade e a Gramática do Design Visual – e de preceitos do Interacionismo Sociodiscursivo, como apropriação das capacidades de linguagem. Para fornecer suporte para o desenvolvimento dos módulos deste projeto, foi produzido um material didático que concedeu destaque aos efeitos de sentido que a leitura do fotojornalismo proporciona quando inter-relacionada ao conteúdo linguístico da reportagem. Os resultados obtidos, ainda que parciais, indicam que o ensino de leitura embasado na análise linguístico-semiótica de textos do gênero reportagem contribui significativamente para a ampliação da compreensão leitora dos estudantes. <strong></strong></p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Leitura. Fotojornalismo. Gramática do Design Visual. Multimodalidade. Reportagem.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Mehr Quellen

Dissertationen zum Thema "Gramática do Design Visual"

1

Fernandes, José David Campos. „Processos linguísticos no cartaz de guerra: semiótica e gramática do design visual“. Universidade Federal da Paraíba, 2009. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8432.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-07-25T14:16:27Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 3486423 bytes, checksum: 52118712b32c8005e2fbc43619ef2ac0 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-25T14:16:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 3486423 bytes, checksum: 52118712b32c8005e2fbc43619ef2ac0 (MD5) Previous issue date: 2009-03-12
Images produce and reproduce social relations, communicate facts, disclose events and interact with their readers with a force similar to a text made up of words. How eminently imagery gender, the poster, as well as an understanding also requires in its texture a process of persuasion, built by a producer to win your reader. In it, a chain of verbal and non-verbal elements arranged in a paper surface is permeated by strategies that most often go unnoticed by the average reader. Anchored in this perspective, this study aimed to verify the representations of non -verbais elements in this genre are structured in order to influence the look, the reading and the seizure of the messages printed on it. The corpus collected in specialized electronic ments, consisted of a poster produced by the British government, to recruit soldiers during the First World War, and those with whom it maintains dialogue conveyed after its publication. Methodologically, entwined: i) the studies developed by Charles Sanders Peirce (1974), in particular, the different categories and own laws organization of signs; ii) the functionalist approach to grammar of visual design proposed by Kress and van Leeuwen (2000), for whom there is in imagistic texts, a representational metafunction (describes the participants in an action), an interactional (sociointeracionais describes the relationships built by the image ) and other compositional (who combines its entirety); iii) Bakhtin's perspective of the sign, taken in its ideological aspect. The analysis confirmed the hypothesis that the visual code, as well as verbal language has its own forms of representation, in that builds relationships and interactional is meaningful relationships from their architecture. In this sense, it is said that the war poster is a semiotic whose wealth today needs to be explored, since its engineering responds to an arsenal of multiple possibilities presented by technological advancement of information and communication - due to occupy various spaces in world - but little has attracted the interest of linguistic research. Ultimately, the investigation brought to light how these posters were used by several leaders of different countries, as a tool to "sell" the idea of war for the population. It can be said then that the posters studied establish a text physical contact with the reader-observer, who performs the critical activity of disclosure in relation to reading, in search of seizure of precalculated meanings and horizons by the producer of these printed genres.
Imagens produzem e reproduzem relações sociais, comunicam fatos, divulgam eventos e interagem com seus leitores com uma força semelhante à de um texto formado por palavras. Como gênero eminentemente imagético, o cartaz, além de uma compreensão, também requer em sua textura um processo de persuasão, construído por um produtor para conquistar seu leitor. Nele, uma cadeia de elementos verbais e não-verbais dispostos na sua superfície de papel é permeada por estratégias que, na maioria das vezes, passam despercebidas pelo leitor comum. Ancorado nessa perspectiva, este estudo buscou verificar como as representações dos elementos não -verbais neste gênero estão estruturadas de modo a influenciar o olhar, a leitura e a apreensão das mensagens nele impressas. O corpus, recolhido em sitos eletrônicos especializados, constituiu-se de um cartaz produzido pelo governo britânico, para recrutamento de soldados durante a primeira guerra mundial, e aqueles com os quais ele mantém diálogo, veiculados após sua publicação. Metodologicamente, entrelaçaram-se: i) os estudos desenvolvidos por Charles Sanders Peirce (1974), notadamente, as diferentes categorias e leis próprias de organização dos signos; ii) a abordagem funcionalista da gramática do design visual proposta por Kress e van Leeuwen (2000), para quem há, nos textos imagéticos, uma metafunção representacional (descreve os participantes em uma ação), uma interacional (descreve as relações sociointeracionais construídas pela imagem) e uma outra composicional (que combina seus elementos); iii) a perspectiva bakhtiniana do signo, tomado em seu aspecto ideológico. A análise confirmou a hipótese de que o código visual, assim como a linguagem verbal, possui formas próprias de representação, na medida em que constrói relações interacionais e constitui relações de significado a partir de sua arquitetura. Nesse sentido, diz-se que o cartaz de guerra é um manancial semiótico cuja atualidade precisa ser explorada, posto que sua engenharia responde a um arsenal de múltiplas possibilidades apresentadas pelo avanço tecnológico da informação e da comunicação – razão de ocupar os mais variados espaços no mundo –, mas pouco tem despertado o interesse da pesquisa linguística. Em última instância, a investigação realizada trouxe à tona como os referidos cartazes foram usados por diversos líderes, de países distintos, como ferramenta para "venderem" a ideia da guerra para a população. Pode-se afirmar, então, que os cartazes estudados estabelecem um contato físico do texto com o leitorobservador, que executa a atividade crítica de desvelamento em relação ao que lê, na busca da apreensão de significados e horizontes pré-calculados pelo produtor desses gêneros impressos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo. „A tradição discursiva e a gramática do design visual no anúncio publicitário“. Universidade Federal da Paraí­ba, 2011. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/6344.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:42:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4191210 bytes, checksum: cc70801bcf7cc0684a968bfe7def5a1b (MD5) Previous issue date: 2011-09-27
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
From the publicity texts, which are presented in several supports both in printing and electronic press, the aim of this work is describe the change and permanence traces in the composition of the advertising Discoursive tradition mainly, those of products to the female public, which circulated in Brazil in the magazine O Cruzeiro from the twentieth century (1950-1965), comparing them with the advertisings published by the magazine Claudia in the first decade of the twenty-first century (2000-2010). In order to achieve this aim, it was used: the theoretical framework of the Discoursive traditions that takes into consideration the relation a text can have with another one and the degree of repetition, not being a simple linguistic reproduction, but the discoursive use of the language in a concrete situation; Bakhtin`s transformation/ transmutation proposal (2003) of the discoursive gender, which studies the gender as a set relatively stable of conventions that are connected to social accepted activities, as well as the studies developed about the Grammar of Visual Design by Kress and Theo van Leeuwen (2000) to the analysis of the elements related to the non verbal language. Taking into consideration that the genders are changeable, once they are result of social practices reflecting into the language, it is justified the importance of this research due to the essential role the press has developed in the society from the nineteenth century to the present. The analysis revealed that although the advertising discoursive tradition has kept in its composition structure elements that allow its recognition as advertisements, as the name of the product and the trend, this gender has passed through an intern innovating transmutation, once the recognized changes occur inside the gender without incorporating other.
A partir dos textos publicitários, que se fazem presentes em inúmeros suportes tanto na mídia impressa quanto na mídia eletrônica, o objetivo deste trabalho é descrever os traços de mudança e de permanência na composição da Tradição Discursiva anúncio, especificamente os de produtos para o público feminino, que circularam no Brasil na revista O Cruzeiro do século XX (1950-1965), comparando-os com os anúncios da revista Claudia do século XXI (2000-2010). Para tanto, foram utilizados: o arcabouço teórico das Tradições Discursivas, que leva em consideração a relação que um texto pode ter com outro texto e o grau de repetição, não sendo uma simples reprodução linguística, mas o uso discursivo da língua em uma situação concreta; a proposta de Bakhtin (2003) de transformação/ transmutação do gênero discursivo, que estuda o gênero como um conjunto relativamente estável de convenções unidas a atividades aceitas socialmente; bem como os estudos desenvolvidos acerca da Gramática do Design Visual de Kress e Theo van Leeuwen (2000) para a análise dos elementos concernentes à linguagem não verbal. Considerando que os gêneros são mutáveis, pois são resultados das práticas sociais com reflexo na linguagem, justifica-se a importância dessa pesquisa pelo papel primordial que a imprensa tem desempenhado na sociedade desde o século XX até os dias atuais. A análise revelou que, embora a Tradição Discursiva gênero publicitário tenha mantido, em sua estrutura de composição, elementos que permitem o seu reconhecimento enquanto anúncio publicitário, como o nome do produto e a marca, esse gênero passou por uma transmutação inovadora interna, já que as mudanças percebidas aconteceram no interior do gênero, sem que, para isso, ele incorporasse outro gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Cunha, Andreia Honório da. „Tiras e gramática do design visual: a produção de sentidos no gênero multimodal“. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20040.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2017-04-27T12:40:54Z No. of bitstreams: 1 Andreia Honório da Cunha.pdf: 4474720 bytes, checksum: 8c7333413914dadc283e7402e4149638 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-27T12:40:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andreia Honório da Cunha.pdf: 4474720 bytes, checksum: 8c7333413914dadc283e7402e4149638 (MD5) Previous issue date: 2017-03-22
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This research has for theme the multimodal textual and discursive organization of strip comics genre dealing with sense complementary among words and image. Its situated in “Text and discourse in oral and written modalities” of the Program of Postgraduated Studies in Portuguese Language by PUC – SP. Sociossemiotic area embases the research and has as its primary theoretical basis the Grammar of Visual Design, written by Kress and van Leeuwen, (1996). It privileges the study of the multimodal genre and has as its theme the textual and discursive organization of comics forms expressed in strips. The general objective of this research is to contribute to the improvement of the multimodal studies in brazilian strips as well as the pertinence of the social problems exposed in these texts. To accomplish this goal, the narrative construction of the strips must be verified, including the graphical and verbal-descriptive examination of the semiotic landscape as well as the graphical and verbal-descriptive analysis of the metafunctions: representational, interactional and compositional. By means of these actions the value of the information subdivided and positioned in given and new, considering the opposition of the semioses expressed in the right and left laterality and ideal and real is considered, considering the opposition of the semioses expressed above and below the frame. This approach includes the saliencies and subjectivities related to the choices of the producer in the exposition of the frameworks. By means of the above, we examine the permissive transgression and rupture of the performance of the sarcastic and the jocose, which, finally, refer to both the laughter and the critic of the problematic exposed and in the proposal to be discussed and reflected. In this context, the investigation is methodologically exposing the theoretical frameworks and applying them to the practice favoring the identification, the understanding and the sensitization to the notoriety of the amplification in the production of meanings established in this relation of complementarity of the communicative semiotic resources
Esta dissertação tem por tema a organização textual discursiva multimodal do gênero de tiras em relação à complementaridade da produção de sentidos decorrentes da interação palavra-imagem. Situa-se na linha de pesquisa “Texto e discurso nas modalidades oral e escrita” do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A abordagem Sociossemiótica fundamenta esta pesquisa que tem por base teórica específica a Gramática do Design do Design Visual, de Kress e van Leeuwen, (1996). Privilegia o estudo do gênero multimodal e tem por tema a organização textual e discursiva das formas quadrinísticas expressas em tiras. O objetivo geral desta investigação é contribuir com o aprimoramento dos estudos multimodais em tiras brasileiras bem como a pertinência dos problemas sociais expostos nesses textos. Para tanto, a concretização desse objetivo exige a verificação da construção narrativa das tiras incluindo o exame gráfico e verbal-descritivo da paisagem semiótica bem como a análise gráfica e verbal- descritiva das metafunções: representacional, interacional e composicional. Por intermédio dessas ações focaliza-se o valor das informações subdivididos e posicionados em dado e novo, considerando a oposição das semioses expressas na lateralidade direita e esquerda e ideal e real considerando a oposição das semioses expressas em cima e embaixo do enquadre. Incluem-se nesse enfoque, as saliências e as subjetividades relativas às escolhas do produtor na exposição dos enquadramentos. Mediante o exposto, examina-se a transgressão e a ruptura permissivas da realização do sarcástico e do jocoso que, por fim, remetem tanto ao riso como ao crítico da problemática exposta e na proposta do vir-a-ser discutido e refletido. Nesse contexto, a investigação cincunscreve-se metodologicamente expondo os quadros teóricos e aplicando-os à prática favorecendo a identificação, a compreensão e a sensibilização para a notoriedade da ampliação na produção de sentidos estabelecida nessa relação de complementaridade dos recursos semióticos comunicativos
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Santos, Zaira Bomfante dos. „A representação e a interação verbal e visual: uma análise de capas e reportagens de revistas na perspectiva da gramática sistêmico-funcional e da gramática do design visual“. Universidade Federal de Minas Gerais, 2013. http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9KPMSW.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
In the information age, the increasing availability of communication resources and the rapid expansion of information technologies at the service of social action increase the necessity to understand the multiplicity of languages in contemporary texts besides seeking effective strategies to interact and gain access to information that we use. Thus, this thesis develops an analysis of magazines covers stories that deal with health, given the multimodal aspects of representation and interaction of features that make the meaning of the text as a whole. The aim of this study is to investigate the interrelations between written language and visual language in the construction of ideational and interactive meanings. The investigation of the potential significance of semiotic modes was based on the theoretical perspective of Systemic Functional Grammar (HALLIDAY; MATHIEESSEN, 2004) Grammar of Visual Design (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; 2006) and Multimodality (KRESS, 2010). The methodology of the work is based upon application of network systems related to representational and interactive meanings of verbal and visual components. The analysis of the lexicogrammatical verbal information was developed in accordance with the concept of tri-functional significance proposed by Halliday and Matthiessen (2004). Regarding the visual analysis, we considered the multimodal semiotic method proposed by Kress and Van Leeuwen (1996; 2006). The complex interpretation of metafuncional texts indicates how the visual and verbal features combine and represent the textual aesthetics of the body and health in post modernity through interaction that seeks to reveal closeness with the reader.
Na era da informação, a disponibilidade cada vez maior de recursos de comunicação e a rápida expansão das tecnologias a serviço da informação e da ação social colocam o indivíduo diante da necessidade de compreender a multiplicidade de linguagens nos textos contemporâneos além de buscar estratégias efetivas para interagir e ganhar acesso à informação e dela fazer uso. Assim sendo, nesta tese, desenvolve-se uma análise de capas e reportagens de capa que versam sobre saúde, tendo em vista os aspectos multimodais da representação e da interação dos recursos que compõem o significado do texto como um todo. O objetivo deste estudo consiste em promover uma investigação da inter-relação da linguagem escrita com a linguagem visual na construção de significados ideacionais e interativos. A investigação dos potenciais de significação dos modos semióticos foi baseada na perspectiva teórica da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIEESSEN, 2004), da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; 2006) e da Multimodalidade (KRESS, 2010). A metodologia do trabalho baseia-se na aplicação da rede de sistemas referentes aos significados representacionais e interativos dos componentes verbais e visuais. A análise lexicogramatical das informações verbais foi desenvolvida de acordo com o conceito trifuncional do significado proposto por Halliday e Mathiessen (2004). No que concerne à análise visual, foi considerado o método semiótico multimodal proposto por Kress e Van Leeuwen (1996; 2006). A interpretação metafuncional dos textos indica como os recursos visuais e verbais combinam-se e representam uma estética textual do ideal de saúde e o primado pelo corpo na pós-modernidade mediante uma interação que busca revelar intimidade e proximidade com o leitor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Holanda, Maria Eldelita Franco. „A Multimodalidade no CD-ROM interchange third edition: uma investigação à luz da gramática do design visual“. Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11362.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Nayara Passos (nayara.passos@ufpe.br) on 2015-03-09T12:34:03Z No. of bitstreams: 2 TESE MARIA ELDELITA FRANCO HOLANDA.pdf: 8098029 bytes, checksum: 103c4d44741c51327f476cac2b5d91a2 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-09T12:34:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TESE MARIA ELDELITA FRANCO HOLANDA.pdf: 8098029 bytes, checksum: 103c4d44741c51327f476cac2b5d91a2 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2013
A presente tese insere-se na área da Semiótica Social, com foco na multimodalidade que está presente na interação humana e em todos os gêneros textuais. A multimodalidade é abordada nesta pesquisa em função de sua presença nos materiais didáticos nos quais vem sendo amplamente trabalhada, com a conjunção de vários modos semióticos, de forma a favorecer a compreensão da significação A relevância dessa combinação para o ensino, especialmente da língua inglesa, motivou investigar-se a multimodalidade na coleção New Interchange Intro, com enfoque na análise da imagem em movimento do CD-ROM que integra a referida coleção. Desta forma, esta tese objetiva analisar a metafunção composicional da Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen (2006), nas imagens do videoclipe e nas atividades do CD-ROM, em um contexto de letramento multimodal. O arcabouço teórico adotado centra-se na semiótica social (HODGE e KRESS, 1988 e VAN LEEUWEN, 2005), na multimodalidade (KRESS, 2009, 2010; JEWITT, 2006, 2008, 2009; KRESS e VAN LEEUWEN, 2001, 1996[2006]) e na Gramática do Design Visual (KRESS e VAN LEEUWEN, 2001; 2006). Enfoca-se, na análise a metafunção composicional, enfatizando os princípios: valor da informação, saliência e enquadramento. Como categoria complementar, usou-se a Análise da Interação Multimodal, de Norris (2004; 2011); os Multiletramentos, de Cope e Kalantizis (2000, 2012), e de Unsworth (2001), e a imagem em movimento, de Van Leeuwen (2005), de Burn & Parker (2006) e de Iedema (2001). A pesquisa, de natureza qualitativa (BAUER, e GASKEL, 2002), consiste na investigação descritiva e analítica do corpus, propondo um modelo para a análise das imagens em movimento e das atividades. O corpus se constitui de seis unidades de sequências dramatizadas do videoclipe disponibilizadas no CD-ROM, dentre as quais são analisadas três sequências de imagens em movimento e, em média, duas atividades com imagens em movimento e imagens estáticas. Nas análises, verificou-se como os significados composicionais, valor da informação, saliência e enquadramento se manifestam na organização e na coerência das imagens dos videoclipes do CD-ROM e como estes contribuem para o letramento visual multimodal nas atividades propostas. Os resultados das análises indicam que o CD-ROM Interchange Intro Third Edition é um suporte multimodal, com pelo menos quatro semioses – imagem (estática e em movimento), fala, texto verbal e música –, que se integram para ensinar a língua inglesa, numa abordagem comunicativa, com destaque para o ensino da gramática e do vocabulário, demonstrando, deste modo, que os recursos visuais e verbais se associam para a construção de sentido das histórias apresentadas nos videoclipes. Verificou-se, entretanto, no material analisado, uma lacuna em relação ao letramento visual multimodal que, embora presente, é pouco explorado. Os resultados das análises apontam para a necessidade de uma exploração sistemática do letramento visual e da multimodalidade no CD-ROM analisado, para que possam contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento da competência comunicativa multimodal do aprendiz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Mendonça, Tânia Regina. „Análise multimodal das aberturas de unidades da coleção High Up: na perspectiva da gramática do design visual“. Universidade Federal de Goiás, 2018. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8303.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Franciele Moreira (francielemoreyra@gmail.com) on 2018-04-04T14:06:32Z No. of bitstreams: 2 Dissertação -Tania Regina Mendonça - 2018.pdf: 7408057 bytes, checksum: 3ed8b468852062a6967ad5585f9548d4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-04-05T12:48:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação -Tania Regina Mendonça - 2018.pdf: 7408057 bytes, checksum: 3ed8b468852062a6967ad5585f9548d4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-05T12:48:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação -Tania Regina Mendonça - 2018.pdf: 7408057 bytes, checksum: 3ed8b468852062a6967ad5585f9548d4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-02-26
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG
This research aims to analyze the verbal and non-verbal texts that make up the openings of the units of the High Up English didactic collection. Approved by the National Textbook Plan - PNLD 2015, recommended for high school, organized by the authors Reinildes Dias; Leina Juca and Raquel Faria. For this, the Systemic-Functional Grammar (HALLIDAY, 1994) ; (HALLIDAY and MATTHIESSEN, 2004) is in coherence with the multimodal texts from the perspective of theVisual Design Grammar (KRESS and VAN LEEUWEN, 2000). Based on these authors, it is hoped to find out if the study of the English language in a public school in the city of Pires do Rio - Goiás offers a variety of interpretations through the engravings and gives the students, according to the theme of the unit, reflect and discuss the images and phrases presented on said pages of unit openings. In addition to the multimodal analysis, the verbal that follow the unit openings were analyzed from the METHOD of Interpersonal Metaphor and analysis of the occurrences of the processes by the Ideational Metaphor, through the computer program called WordSmith Tools 7. It is a qualitative and quantitative research (DORNYEI, 2007) that relates theory, context and research questions. For the analysis of the corpus that composes this study, the data were selected, in consonance with the theoretical contribution of Visual Design Linguistic and Systemic- Functional Linguistic.
Esta pesquisa objetivou analisar os textos, verbais e não-verbais, que compõem as aberturas das unidades da coleção didática de inglês High Up, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 2015, recomendado para o Ensino Médio, organizado pelas autoras Reinildes Dias; Leina Juca e Raquel Faria. Para tanto é utilizada a Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994); (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004) esta em coadunação com textos multimodais na perspectiva da Gramática de Design Visual (KRESS e VAN LEEUWEN, 2000). Com base nesses autores, espera-se averiguar se o estudo da língua inglesa em uma escola pública da cidade de Pires do Rio - Goiás disponibiliza uma variedade de interpretações, por meio das gravuras e oportuniza aos alunos, de acordo com o tema da unidade, refletir e discutir sobre as imagens e frases apresentadas das referidas páginas de aberturas das unidades. Além das análises multimodais, os textos verbais que seguem as aberturas de unidades foram analisadas a partir do sistema de MODO da Metafunção Interpessoal e análise das ocorrências dos processos pela Metafunção Ideacional, por meio do programa computacional WordSmith Tool 7. Trata-se de uma pesquisa quali- quantitativa (DORNYEI, 2007) que relaciona teoria, contexto e perguntas de pesquisa. Para a análise do corpus que compõe este estudo, os dados foram selecionados, em consonância com o aporte teórico da Linguística de Design Visual e da Linguística Sistêmico-Funcional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Teresa, de Carvalho Poças Maria. „Design editorial | Revistas, capas e discursos: um estudo das revistas Veja, Isto É, Carta Capital e Época“. Universidade Federal de Pernambuco, 2009. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3244.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Made available in DSpace on 2014-06-12T16:29:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo2203_1.pdf: 9548917 bytes, checksum: 0a790baf0d4be37ceb0c471d027f5beb (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2009
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A presente pesquisa teve como objetivo a investigação de duas questões distintas da linguagem visual gráfica pictórica da representação da informação no Brasil: a primeira diz respeito à verificação dos aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos da configuração do design gráfico das capas de revistas brasileiras de informação, cujas bases conceituais pertencem à área do Design da Informação, verificados pelos parâmetros fornecidos pela Gramática do Design Visual, de Gunther Gunther Kress e van Leeuwen (2006), através da verificação das estruturas de composição, de representação e de interação do design; a segunda questão diz respeito ao levantamento e identificação de figuras de retórica visual apresentadas nas capas estudadas, utilizando como suporte teórico os estudos de Jacques Durand (1974), através da sua Matriz de Classificação Geral das Linguagens Retóricas. Esta questão foi incluída na pesquisa por considerarmos que as figuras de linguagem constituem elementos de análise dos discursos produzidos pelo design. A amostra foi composta pelas revistas Veja, IstoÉ, Época e Carta Capital, publicadas no período de julho a dezembro de 2007, escolhidas por serem as mais significativas para este segmento editorial quanto à abrangência de circulação e número de exemplares por edição. O problema que serviu de motivação para esta pesquisa surgiu pela observação de que as revistas podem sugerir diversos tipos de leitura pela configuração de seu design de capa. Trabalhamos com a hipótese de que a identificação de determinados aspectos sintáticos da linguagem visual gráfica pictórica nos leva a associações de caráter semântico e pragmático, e a identificação desses aspectos poderá contribuir para a formação de um repertório visual do design gráfico. O resultado da pesquisa confirmou que o instrumento de análise criado por nós, a partir dos padrões fornecidos pela Gramática do Design Visual, de Gunther Gunther Kress e van Leeuwen (2006) e pelo resultado dos estudos da Análise da Imagem de Durand (1974) se mostrou satisfatório para a investigação de como a informação é representada no Brasil, através das revistas em referência, confirmando nossa hipótese. Por fim, nosso propósito foi poder contribuir para a área do Design da Informação com o levantamento de parâmetros gráficos visuais significativos do contexto social de abrangência de circulação das revistas, através dos quais poderemos orientar atividades projetuais de forma mais adequada aos objetivos editoriais de uma dada publicação
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Pivetti, Michaella. „A fantasia, o design e a literatura para a infância. Fundamentos para uma gramática contemporânea da fantasia nos livros ilustrados“. Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-16102018-145108/.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A literatura para a infância trabalha com a imaginação, mas nem sempre com a fantasia, entendida como operar criativo sobre esta. Partindo de tal pressuposição, a tese desenvolve um estudo sobre a literatura contemporânea representada pelos livros ilustrados e procura fundamentar parâmetros para uma leitura da fantasia na produção desses livros, a partir da teoria literária e do design. Para isso investiga também a noção de gramática sugerida pelo escritor italiano Gianni Rodari. Para estabelecer os contornos do conceito de fantasia -- encontrado inicialmente em Bruno Munari (\"Fantasia\", 1977) e Gianni Rodari (\"Gramática da Fantasia\", 1973) -- indaga quais definições em torno da noção emergem da filosofia, da expressão artística, da teoria literária e da tradição narrativa. Com base nos princípios e propostas dos dois autores-inventores, Munari e Rodari, que originaram o interesse pelo tema, o estudo esforçase em configurar um quadro de referências teóricas e analíticas que possibilite definir o objeto em relação à literatura e ao design. Procura, na história do conhecimento e da arte, os marcos que ajudam a identificar os aspectos de estética e linguagem que interessam aos propósitos de criatividade da fantasia e investiga, na teoria literária, os componentes dessa criatividade na construção narrativa. Em seguida, assumindo a noção de projeto, própria do design, como ponto de ligação entre definições de poética identificadas na literatura e o planejamento gráfico, propõe a noção de poética visual como estratégia narrativa dos livros ilustrados e procura estabelecer relações entre projeto e gramática a partir da teoria do design e de estudos sobre a linguagem dos livros ilustrados. Em termos metodológicos, partindo de indagações surgidas anteriormente à sua proposta, da experiência de projeto com livros ilustrados e de uma primeira sistematização de dados, este estudo qualitativo, modalidade de inquérito filosófico e caráter observacional, baseou-se em revisão bibliográfica, pesquisa de campo e dados colhidos a partir de entrevistas semiestruturadas que serviram para ajudar a compreender o estado da arte da literatura contemporânea para a infância. Partindo do pressuposto de que a chave de leitura representada pela fantasia permite observar questões relativas a criação e linguagem, inerentes à expressão (visual) narrativa do gênero, o estudo propõe quatro categorias de análise -- experimentação, transgressão, humor/medo e absurdo -- para uma leitura da fantasia em corpo de obras selecionado da produção contemporânea ocidental, verificando a correspondência com as hipóteses de trabalho do estudo acerca da noção de fantasia e de gramática. Finalmente, os aspectos identificados com base no desenvolvimento analítico indicam como, a partir de determinadas definições, a fantasia pode contribuir: 1) para uma leitura da originalidade narrativa dos livros ilustrados e 2) para servir de instrumento de investigação da criatividade; com isso, confirmando o vigor da proposta munari-rodariana.
Literature for children does work with imagination but less frequently with fantasy, the latter being regarded as a creative intervention on the former. Starting from this premise, the thesis develops a study on contemporary literature as represented by picturebooks and aims at establishing a few parameters for a depiction of fantasy in the production of these books, based on literary theory and design. To this aim, the notion of grammar originally put forward by the Italian writer Gianni Rodari is analysed. In order to establishing the boundaries of the fantasy concept - originally to be found in Bruno Munari (\"Fantasia\", 1977) and in Gianni Rodari (\"Grammatica della Fantasia\", 1973) - the definitions of the concept are examined which emerge from philosophy, artistic expression, literary theory as well as from the narrative tradition. Based on the principles and proposals developed by the two just mentioned authors-inventors, Munari and Rodari, which provoked the original interest in the field, the study tries to build a framework of theoretical and analytical references that might render it possible to define the subject-matter of fantasy in relation to both literature and design. The elements are then searched, through the history of knowledge and the history of art, that may help to single out which aspects of esthetics and language are susceptible of involving the creative objectives of fantasy, and the components of this creative activity in narrative constructions are examined within literary theory. Following this, the design notion of \'project\' is taken as the connecting link between the different definitions of poetics singled out in graphic planning and in the literature, with a view to putting forward a notion of visual poetics as a narrative strategy for picturebooks and relationships are established between project and grammar -- relationships based on design theory as well as on existing studies around a language of picturebooks. From the methodological point of view, the study -- its philosophical approach and observatory character -- originated from previous inquiries; it was then developed through a bibliographical survey, field research and data collected from semi-structured interviews that helped to figure out the state of the art in contemporary literature for infancy. Starting from the premise that, within this type of narrative-visual expression, the interpretative key represented by fantasy allows one to tackle questions concerning both creation and language, the study goes on suggesting four analytical categories - experimentation, transgression, humour/fear, absurdity - for approaching and understanding fantasy in contemporary selected works of Western authors. Finally, the argument is put forward, on the basis of the elements outlined throughout the proposed analysis, that fantasy may contribute 1) to a deciphering of the narrative originality of picturebooks and 2) to providing an instrument for analyzing creativity, thus confirming the robustness of the Munari-Rodarian approach.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Gonzaga, Camila da Silva. „UMA PERSPECTIVA DE TRABALHO DIDÁTICO COM LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MULTIMODAL PARA ALUNOS COM CEGUEIRA NA ESCOLA REGULAR“. Instituto de Letras, 2015. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20280.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Camila Gonzaga (csgmila@hotmail.com) on 2016-09-06T14:57:24Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de mestrado-Camila da Silva Gonzaga VERSÃO FINAL revisada - Copia.pdf: 8281127 bytes, checksum: ecffe250155c6f432ac5587f1ebe1817 (MD5)
Approved for entry into archive by Patricia Barroso (pbarroso@ufba.br) on 2016-09-07T11:50:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de mestrado-Camila da Silva Gonzaga VERSÃO FINAL revisada - Copia.pdf: 8281127 bytes, checksum: ecffe250155c6f432ac5587f1ebe1817 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-07T11:50:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de mestrado-Camila da Silva Gonzaga VERSÃO FINAL revisada - Copia.pdf: 8281127 bytes, checksum: ecffe250155c6f432ac5587f1ebe1817 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
A multiplicidade de linguagens, modos e semioses dos textos multimodais determinam novos significados aos textos contemporâneos que são representados nas mídias impressas, audiovisuais e digitais. Na escola, a leitura para interpretação das diversas manifestações da linguagem faz parte dos livros didáticos, e exige do professor habilidades para desenvolvê-las com os alunos. Este memorial tem o objetivo de apresentar o percurso do desenvolvimento do projeto de intervenção, bem como as reflexões teóricas e didáticas advindas no desenvolvimento do trabalho, além de apresentar proposta didática para trabalho com textos visuais com alunos cegos. No desenvolvimento do projeto de intervenção, objetivou-se elaborar proposta didático-pedagógica que fornece ao professor conhecimentos sobre a descrição-interpretativa das imagens para o aluno cego, utilizando a Gramática do Design Visual articulada à audiodescrição. Para tanto, foram observados e vivenciados o espaço e cotidiano dos sujeitos parceiros (alunos cegos em escola regular e seus professores); identificados quais textos multimodais circulavam na sala de aula, e o suporte em que são encontrados. Também se observou a proposta didática dos professores que atuavam com os alunos cego e se analisou sua prática pedagógica face ao aluno com deficiência visual e ao aluno sem tais problemas. Metodologicamente, em uma abordagem qualitativa, foi realizada pesquisa de campo, com utilização de instrumentos de observação participativa, aplicação de questionários e entrevistas. Foram realizadas intervenções por meio de sequências didáticas baseadas em normas técnicas da audiodescrição para evidenciar o modo de leitura de imagens praticado pelos sujeitos. Nas sequências, trabalharam-se tirinha, propaganda e charge, com leituras áudio descritas pelos professores e alunos com a supervisão da professora pesquisadora. O quadro teórico situa-se no campo dos Multiletramentos, da Multimodalidade, da Semiótica Social. Os dados foram colhidos em duas escolas da Rede Estadual e uma da Rede Municipal, no Ensino Fundamental II, 7° Ano e 9° Ano. Participaram da pesquisa três alunos com deficiência visual e seus respectivos professores, com envolvimento das respectivas turmas em que os alunos cegos estudavam. Na atuação de campo, foi detectada a presença de textos multimodais nos livros didáticos utilizados pelos alunos, mas se verificou que tais textos são utilizados como pretexto para ensinar gramática. Verificou-se ainda que os professores não têm habilidade para trabalhar com textos visuais, nem preocupação de levar o aluno cego a entender as imagens do texto. Os gêneros mais encontrados foram: tirinhas em quadrinhos, charges, anúncios publicitários, textos jornalísticos. Nas respostas dos questionários aplicados aos professores e alunos que participaram das aulas de audiodescrição, foram observadas dificuldades para ler e interpretar determinadas imagens tanto pelos alunos com visão normal e quanto pelos cegos, o que implicou chegar à conclusão de que somente a audiodescrição era pouco para permitir o aluno cego interpretar uma imagem. Diante disso, foi elaborada como proposta didática para ensinar e aprender a ler imagens, sequência didática, que se utilizam as normas técnicas da audiodescrição, agora, aliadas a procedimentos de análise de imagens propostas pela Gramática do Design Visual, contemplando a compreensão dos significados simbólicos, ideológicos e sociais que estão implícitos nos textos multimodais. Como desafio para uma próxima etapa está em trabalhar esta perspectiva com professores. Palavras-chave: Multimodais; Audiodescrição; Gramática do Design Visual.
The multiplicity of languages, mode and semiosis multimodal texts determine new meanings to contemporary texts that are represented in print, audiovisual and digital media. In school, reading to interpretation of various manifestations of language is part of the textbooks, and requires teacher skills to develop it with the students. This memorial is intended to present the course of the development of the intervention project, as well as the theoretical and didactic reflections arising in the development of work, besides presenting didactic proposal to work with visual texts with blind students. In developing the intervention project aimed to elaborate didactic and pedagogical proposal that provides the teacher knowledge about the description-interpretation of the images to the blind student, using the Visual Design Grammar articulated audio description. Therefore, we observed and experienced space and everyday subjects partners (blind students in regular schools and their teachers); which identified multimodal texts circulated in the classroom, and the support they are found. It also observed the didactic proposal of teachers who worked with blind students, and analyzed their practice view the student with visual disabilities and students without such problems. Methodologically, in a qualitative approach, field research was conducted, using participatory observation instruments, questionnaires and interviews. Through interventions were performed by didactic sequences based on technical standards of audio description to highlight the image read mode practiced by the subjects. In sequences, comic strips worked, advertising and charge, with audio readings described by teachers and students under the supervision of researcher teacher. The theoretical framework lies in the field of Multiliteracies, the Multimodality, Social Semiotics. Data were collected in two schools in the State Network and the Municipal Network in Primary Education II, 7 and Year 9 ° Year. Search attended three students with visual impairments and their teachers, with involvement of the respective classes in the blind students were studying. In the field of activity was detected the presence of multimodal texts in textbooks used by students, but it was found that such texts are used as a pretext to teach grammar. It was also found that teachers have no ability to work with visual texts, nor concern to bring the blind student to understand the text images. The most frequent genera were: comic strips, cartoons, advertisements, newspaper articles. The responses of questionnaires given to teachers and students who participated in the audio description of classes, difficulties were observed to read and interpret certain images both by students with normal vision and as the blind, which led to conclude that only the audio description was little to allow blind students to interpret an image. Therefore, it was designed as didactic proposal for teaching and learning to read images, didactic sequence, are used in the technical standards of audio description now allied to procedures for examining proposals by images of Design Visual Grammar, contemplating the understanding of symbolic meanings, ideological and social changes that are implied in multimodal texts. The challenge for a next step is to work this perspective with teachers. Keywords: Multimodal; Audio description, design Visual Grammar
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Lemos, Claudênia de Paula. „Multimodalidade no discurso preventivo de cartazes do Programa Saúde da Família“. www.teses.ufc.br, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16680.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
LEMOS, Claudênia de Paula. Multimodalidade no discurso preventivo de cartazes do Programa Saúde da Família. 2016. 107f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2016-05-06T13:58:00Z No. of bitstreams: 1 2016_dis_cplemos.pdf: 2010784 bytes, checksum: a86afdbaa533cd5ec6e523708a568755 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2016-05-06T15:23:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_dis_cplemos.pdf: 2010784 bytes, checksum: a86afdbaa533cd5ec6e523708a568755 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-06T15:23:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_dis_cplemos.pdf: 2010784 bytes, checksum: a86afdbaa533cd5ec6e523708a568755 (MD5) Previous issue date: 2016
This research has the topic of discussion discursive multimodality and part of an expanded notion of text (Fairclough, 2001), according to which the text is defined as a unit of meaning and concerns, so the verbal compositions, nonverbal compositions and also formed compositions, both verbal material and non-verbal material. The theme of this research is defined as Multimodality in preventive speech posters of the Family Health Program (PSF) and arises from the field experience gained during the participation in the project entitled "Dialogue as Health Professional Intervention Tool in Relationship Patients with ", funded by the Cearense Support Scientific and Technological Development Foundation (FUNCAP / PPSUS / CNPq / SESA notice 3-2012) and coordinated by Professor Maria Isabel Santos Magalhaes, guiding this research. We aimed to examine how multimodality contributes to materialize the preventive discourse on posters to publicize the Family Health Program (PSF), identifying and characterizing the multimodal elements that shape the genre in question, checking how these elements are articulated to build and naturalize senses potentially ideological. From the perspective of qualitative research, we conducted a case study with as photographic records of circulating posters data in the PSF service centers. Reports and field notes subsidized in context and analysis of the data analyzed based on the theoretical and methodological assumptions of Design Visual Grammar (KRESS; van Leeuwen, 2006) and Critical Discourse Analysis (CDA) (Fairclough, 2001, 2003). We note that the posters are produced by joint elements from the advertisement genre, and its informative function and neutrality of information are in the background, because the persuasive elements have greater prominence. Thus, we understand that the real purpose of the wide circulation of these visual compositions in the PSF service posts is not the information as a preventive method, able to alert and educate the public, but lead your readers to see the social practice in which they live as part of the reality presented in the visual compositions. Our conclusions point that, so that campaigns can meet a really informative and preventive role, you need much more than their dissemination through posters. It is also necessary to rethink how the reception of these texts is being made and take into account the specificities of the different communities which are circulating because we find that the social, economic and cultural issues are not present in these visual compositions.
Esta pesquisa tem como tema de discussão a multimodalidade discursiva e parte de uma noção ampliada de texto (FAIRCLOUGH, 2001), segundo a qual o texto é definido como unidade de sentido e diz respeito, portanto, a composições verbais, composições não-verbais e também composições formadas, tanto de material verbal quanto material não-verbal. O tema desta pesquisa está delimitado como Multimodalidade no discurso preventivo de cartazes do Programa de Saúde da Família (PSF) e é oriundo da vivência de campo adquirida ao longo da participação no projeto intitulado “O Diálogo como Instrumento de Intervenção de Profissionais de Saúde na Relação com Pacientes”, financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP/ PPSUS/CNPq/SESA, edital 3 - 2012) e coordenado pela Professora Doutora Maria Izabel Santos Magalhães, orientadora desta investigação. Objetivamos examinar como a multimodalidade contribui para materializar o discurso preventivo em cartazes de divulgação do Programa de Saúde da Família (PSF), identificando e caracterizando os elementos multimodais que estruturam o gênero em questão, verificando como esses elementos articulam-se para construir e naturalizar sentidos, potencialmente ideológicos. Sob o prisma da pesquisa qualitativa, realizamos um estudo tendo como dados registros fotográficos de cartazes circulantes nos postos de atendimento do PSF. Relatos e notas de campo subsidiaram na contextualização e análise dos dados analisados com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e da Análise de Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH; 2001, 2003). Constatamos que os cartazes são produzidos mediante a junção de elementos, provenientes do gênero anúncio publicitário, e que sua função informativa e a neutralidade da informação ficam em segundo plano, pois os elementos persuasivos possuem maior destaque. Desse modo, compreendemos que o intuito real da grande circulação dessas composições visuais nos postos de atendimento do PSF não é a informação como método preventivo, capaz de alertar e conscientizar a população, mas sim conduzir seus leitores a enxergar a prática social em que estão inseridos como parte da realidade apresentada nas composições visuais. Nossas considerações finais apontam que, para que as campanhas possam cumprir um papel realmente informativo e preventivo, é necessário bem mais do que sua divulgação através dos cartazes. É necessário, ainda, repensar como a recepção desses textos está sendo feita e levar em consideração as especificidades das diversas comunidades onde estão circulando, pois verificamos que as questões sociais, econômicas e culturais não estão presentes nessas composições visuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Mehr Quellen

Bücher zum Thema "Gramática do Design Visual"

1

Beljon, J. J. Gramática del arte. Madrid: Celeste Ediciones, 1993.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Wollner, Alexandre. Visual design, 50 years =: Design visual, 50 anos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Wollner, Alexandre. Visual design, 50 years =: Design visual, 50 anos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

W, Porter Albert, und Selleck Jack, Hrsg. Exploring visual design. 2. Aufl. Worcester, Mass: Davis Publications, 1987.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Malamed, Connie. Visual Design Solutions. Hoboken, NJ, USA: John Wiley & Sons, Inc, 2015. http://dx.doi.org/10.1002/9781119153801.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

de, Haro García Noemí, Hrsg. La escritura visual de Córdoba: Gramática de un imaginario colectivo. Córdoba: Servicio de Publicaciones, Universidad de Córdoba, 2006.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Brad, Merrill, Hrsg. Visual Basic design patterns. Indianapolis, IN: Wiley Pub., 2005.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

GmbH, Stauffenegger +. Stutz, Hrsg. Visuelle Gestaltung =: Visual design. Sulgen: Niggli, 2010.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Visual design in dress. 3. Aufl. Upper Saddle River, N.J: Prentice Hall, 1996.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Mitton, Maureen. Interior Design Visual Presentation. New York: John Wiley & Sons, Ltd., 2007.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Mehr Quellen

Buchteile zum Thema "Gramática do Design Visual"

1

Moser, Christian. „Visual Design“. In User Experience Design, 181–218. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2012. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-13363-3_9.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Coleman, Carla Viviana. „Design Development“. In Visual Experiences, 265–72. Boca Raton : Taylor & Francis, CRC Press, 2017.: Chapman and Hall/CRC, 2017. http://dx.doi.org/10.1201/9781315154305-20.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Huck, Friedrich O., Carl L. Fales und Zia-ur Rahman. „Electro-Optical Design“. In Visual Communication, 139–73. Boston, MA: Springer US, 1997. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4757-2568-1_7.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Spence, Robert, und Mark Witkowski. „Design“. In Rapid Serial Visual Presentation, 83–102. London: Springer London, 2013. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4471-5085-5_6.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Coleman, Carla Viviana. „Evolution of Digital Design“. In Visual Experiences, 3–26. Boca Raton : Taylor & Francis, CRC Press, 2017.: Chapman and Hall/CRC, 2017. http://dx.doi.org/10.1201/9781315154305-2.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Grushka, Kathryn, und Nicole Curtis. „Visual Art, Visual Design and Numeracy“. In Numeracy in Authentic Contexts, 423–53. Singapore: Springer Singapore, 2017. http://dx.doi.org/10.1007/978-981-10-5736-6_18.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Navas, Eduardo. „Visual Aurality“. In Art, Media Design, and Postproduction, 89–97. New York : Routledge, 2018.: Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781315453255-11.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Carman, Christopher. „Visual Hierarchy“. In Visual Design Concepts for Mobile Games, 43–52. Boca Raton : Taylor & Francis, a CRC title, part of the Taylor & Francis imprint, a member of the Taylor & Francis Group, the academic division of T&F Informa, plc, [2018]: A K Peters/CRC Press, 2018. http://dx.doi.org/10.1201/9781315751382-5.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Wolska, Agnieszka, Dariusz Sawicki und Małgorzata Tafil-Klawe. „Human-Centric/Integrative Lighting Design“. In Visual and Non-Visual Effects of Light, 141–52. First edition. | Boca Raton, FL : CRC Press, 2020. |: CRC Press, 2020. http://dx.doi.org/10.1201/9781003027249-9.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Elbardawil, Shaima. „Jordanian Banknote Design“. In Handbook of Visual Communication, 171–84. Second edition. | New York, NY: routledge, 2020. | Series: Routledge communication series: Routledge, 2020. http://dx.doi.org/10.4324/9780429491115-15.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Konferenzberichte zum Thema "Gramática do Design Visual"

1

GUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo. „A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO DIABÉTICO NAS CAPAS DA REVISTA DIABETES: UMA INVESTIGAÇÃO SOB O VIÉS DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA“. In VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Anais Eletrônicos. Recife, Brasil: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/15620.1-1.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Mendes, Leticia Teixeira, Beirão José Nuno und Gabriela Celani. „Meta-PREVI: Uma Meta-Gramática para a Geração de Habitação de Interesse Social“. In XVII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics - SIGraDi: Knowledge-based Design. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2013. http://dx.doi.org/10.5151/despro-sigradi2013-0040.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

PIVETTI, M. „A fantasia e a literatura para infância. Uma gramática contemporânea para o design de livros ilustrados“. In 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/spddesign-0036.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Hascoet, Mountaz. „Visual Color Design“. In 2012 16th International Conference on Information Visualisation (IV). IEEE, 2012. http://dx.doi.org/10.1109/iv.2012.21.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Staples, Loretta. „Visual interaction design“. In CHI '97 extended abstracts. New York, New York, USA: ACM Press, 1997. http://dx.doi.org/10.1145/1120212.1120303.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Yu'an Shu und Xingfu Xiong. „Visual sense and the visual features of design“. In 2010 IEEE 11th International Conference on Computer-Aided Industrial Design & Conceptual Design 1. IEEE, 2010. http://dx.doi.org/10.1109/caidcd.2010.5681911.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Paula, Frederico Braida Rodrigues de, Vinícius Morais, Izabela Ferreira Silva, Fernando Lima, Juliane Fonseca, Ashley Adelaide Rosa, Diogo Machado Homem, Juliana Coelho und Mariane da Paz Almeida. „Do plano ao volume: a gramática dos planos em série como partido para a fabricação digital por meio de cortadoras a laser“. In XVIII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics - SIGraDi: Design in Freedom. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/despro-sigradi2014-0066.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

„Research of Visual Performance in Visual Communication Design“. In 2018 4th International Conference on Social Sciences, Modern Management and Economics. Clausius Scientific Press, 2018. http://dx.doi.org/10.23977/ssmme.2018.62236.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Knight, Terry, Larry Sass, Kenfield Griffith, Ayodh Vasant Kamath, Steve Preston und Tal Goldenberg. „Visual-physical design grammars“. In ACM SIGGRAPH 2008 art gallery. New York, New York, USA: ACM Press, 2008. http://dx.doi.org/10.1145/1400385.1400412.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Ford, Shannon, und Dan Boyarski. „SIG visual interaction design“. In CHI '97 extended abstracts. New York, New York, USA: ACM Press, 1997. http://dx.doi.org/10.1145/1120212.1120300.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Berichte der Organisationen zum Thema "Gramática do Design Visual"

1

Anschuetz, Robert. ADST ARWA Visual System Module Interface Design Document. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, Februar 1994. http://dx.doi.org/10.21236/ada283297.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Manyashin, A. V. Visual design of simulation model components in Stamm 4.1. OFERNIO, Juli 2020. http://dx.doi.org/10.12731/ofernio.2020.24556.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Yang, Eunyoung, und Martha Burpitt. Artistry in Design-Visual Connection: an Interdisciplinary Student Exhibition. Ames: Iowa State University, Digital Repository, 2013. http://dx.doi.org/10.31274/itaa_proceedings-180814-775.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Miller, Phyllis Bell. Revealing the Value of Visual Design: Utilizing Design Concepts to Create Mardi Gras Masks. Ames: Iowa State University, Digital Repository, November 2016. http://dx.doi.org/10.31274/itaa_proceedings-180814-1387.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Hasty, Ashley, und Jessica Ridgway. Navigating Design Rules vs. Creativity in Two Visual Merchandising Courses. Ames: Iowa State University, Digital Repository, November 2016. http://dx.doi.org/10.31274/itaa_proceedings-180814-1539.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Bell Miller, Phyllis. Helping Students Take Visual Design to New Heights: Utilizing Design Concepts to Create Fantasy Fascinators. Ames: Iowa State University, Digital Repository, 2013. http://dx.doi.org/10.31274/itaa_proceedings-180814-769.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Paxton, William. Expanding the Visual Potential of Subject Matter Through Two-Dimensional Design. Portland State University Library, Januar 2000. http://dx.doi.org/10.15760/etd.1500.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Brown, Victoria, und Cathy Nowicki. Adopt-A-Store: An Innovative & Immersive Experiential Pedagogy for Visual Merchandising Design. Ames (Iowa): Iowa State University. Library, Januar 2019. http://dx.doi.org/10.31274/itaa.8368.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Spencer, Ronald A. Analysis of Performance Resulting from the Design of Selected Hand-Held Input Control Devices and Visual Displays. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, Februar 2002. http://dx.doi.org/10.21236/ada399819.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Hall, Martha L., Belinda T. Orzada und Dilia Lopez-Gydosh. Visual Characterizations of “Gowns by Adrian”: Documentation of the Costume Design Aesthetic of Gilbert Adrian, 1928-1941. Ames: Iowa State University, Digital Repository, 2013. http://dx.doi.org/10.31274/itaa_proceedings-180814-613.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie