Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Gramática do Design Visual.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Gramática do Design Visual“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Gramática do Design Visual" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Cardoso, Jairo Barrera, und Ruberval Franco Maciel. „LETRAMENTO VISUAL: GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO“. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras 12, Nr. 01 (30.07.2019): 224–39. http://dx.doi.org/10.30681/23588403v12i01224239.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Nepomuceno, Arlete Ribeiro, und Vera Lúcia Viana De Paes. „Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital“. Confluência 1, Nr. 56 (31.07.2019): 296. http://dx.doi.org/10.18364/rc.v1i56.235.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Ferreira, Helena Maria, und Túlio Maranha Lourençoni. „A LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL“. Cadernos do IL, Nr. 56 (22.11.2018): 102. http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.83207.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho se propõe a analisar as sinalizações indicadas pela Gramática do Design Visual (GDV) para a leitura de textos multissemióticos. Para a consecução do estudo foi feita uma apresentação de conceitos considerados basilares para a compreensão do processo de leitura de textos multimodais. Além disso, foi realizada uma análise do vídeo “Love on The Brain”, com vistas a inventariar elementos não verbais que orientam a produção dos sentidos. Foi possível constatar que são vários os recursos/modos que indiciam sentidos nos textos multissemióticos, por essa razão, tais elementos devem ser considerados pelo leitor na ação leitora e, consequentemente, pelo professor no encaminhamento da prática pedagógica do ensino de língua portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Silva, Mônica Maria Pereira da, und Danielle Barbosa Lins de Almeida. „Linguagem Verbal, Linguagem Verbo-Visual: Reflexões teóricas sobre a perspectiva Sócio-Semiótica da Linguística Sistêmico Funcional“. Revista Odisseia 3, Nr. 1 (25.01.2018): 36. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2435.2018v3n1id12686.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Pensar em funcionalismo como abordagem teórica que ampara a concepção de linguagem é criar um espaço para discussão do que a língua e seu uso vêm desencadeando no cenário linguístico. Neste sentido, o presente artigo apresenta alguns dos conceitos voltados para a significação da relação texto-imagem no contexto da Semiótica Social, e que diz sobretudo respeito aos seus aspectos multimodais, buscando compreender o caminho percorrido até a efetivação da concepção da multimodalidade. Para tal, abordaremos os fundamentos que nortearam a categorização das metafunções desenvolvidas por Halliday (1978), sistematizadas na Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), basilares para a constituição da Gramática do Design Visual (1996[2006).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Teixeira, Carla. „Questões de semiótica e de gramática em comentários jornalísticos“. Cadernos de Linguagem e Sociedade 17, Nr. 1 (09.06.2016): 140–61. http://dx.doi.org/10.26512/les.v17i1.4432.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho pretende refletir sobre o comentário enquanto prática jornalística a partir de um corpus de dezoito textos jornalísticos, etiquetados com os marcadores autorreferenciais opinião e comentário. Conjugando uma análise dos elementos verbais e não verbais, enquadrada pelas abordagens do Interacionismo Sociodiscursivo e da Gramática do Design Visual, considera-se que as imagens indiciam uma ação de linguagem individual decorrente da atividade de linguagem comentar. Para a análise dos elementos verbais do corpus, propõe-se a observação de três aspetos, enunciativos, temporais e de construção da referência, que apontam uma prática de agir de comentário sobre o quotidiano nacional ou político.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Biasi-Rodrigues, Bernardete, und Kennedy Cabral Nobre. „Sobre a função das representações conceituais simbólicas na gramática do design visual: encaixamento ou subjacência?“ Linguagem em (Dis)curso 10, Nr. 1 (April 2010): 91–109. http://dx.doi.org/10.1590/s1518-76322010000100005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Nosso objetivo neste trabalho é discutir a função das categorias gramaticais atributo simbólico e portador na Gramática do Design Visual (KRESS e van LEEUWEN, 2006 [1996]). Para os autores, estes constituintes, pertencentes à metafunção ideacional, poderiam estar presentes ou não em estruturas conceituais simbólicas, conferindo a um participante um valor que o caracterizaria e/ou o conceituaria. Advogamos aqui que, decorrente dessa função, os atributos simbólicos e os portadores são responsáveis pela realização de inferências por parte dos leitores de imagens e, portanto, estão sempre presentes em quaisquer representações visuais. Em virtude disso, entendemos que as representações conceituais simbólicas não estão no mesmo nível de autonomia que as representações narrativas e conceituais classificatórias e analíticas, e sim num nível de subjacência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

MELÃO, Priscila Aguiar, und Eliane Gouvêa LOUSADA. „As contribuições do gênero textual anúncio publicitário para o ensino- aprendizagem do francês: a capacidade de argumentar e a variedade linguística e cultural através da linguagem verbal e visual“. MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944, Nr. 42 (12.02.2015): 161. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i42.2063.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo objetiva mostrar como a produção de anúncios publicitários pode contribuir para: i) a exposição dos alunos à pluralidade tanto linguística quanto cultural que raramente encontramos em livros didáticos; ii) o desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos, por meio dos recursos verbais e visuais que caracterizam esse gênero textual. Para tanto, mostraremos o estudo do ensino-aprendizagem de língua estrangeira através de uma sequência didática e da produção de textos pertencentes ao gênero textual anúncio publicitário por alunos de Francês como Língua Estrangeira (FLE). Daremos especial atenção à linguagem verbal e visual articuladas para o ensino do francês e às contribuições do gênero anúncio publicitário para a compreensão dos aspectos culturais e linguísticos veiculados nos textos. Para isso, apoiamo-nos no quadro teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2003, 2006, 2008), no que se refere à compreensão do agir humano através da atividade de linguagem e na união das categorias da Gramática do Design Visual (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006), para nos auxiliar na análise de textos visuais. Palavras-chaves: Gênero textual anúncio publicitário. Interacionismo sociodiscursivo. Gramática do Design Visual. Ensino-aprendizagem. FLE. Capacidade de argumentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Dos Santos, Sulany Silveira, und Carla Murialdo. „REPRESENTAÇŌES DE ESCOLA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL“. Organon 36, Nr. 71 (31.08.2021): 373–94. http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.113455.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, [1996]2006) aborda o modo semiótico visual com base na linguística sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1978; 1985; 2014). Os autores propõem uma análise a partir das metafunções representacional, interativa e composicional. Este artigo analisa imagens de sala de aula presentes na página de abertura da Unidade 4, intitulada Let’s Go to School, do volume 1 da coleção Way to English for Brazilian Learners (FRANCO; TAVARES, 2015). Essas imagens representam salas de aula do Brasil, da Alemanha e da Etiópia e foram analisadas nas metafunções interativa e composicional. Os resultados indicam que existe uma gradação de interação entre as imagens e que os elementos composicionais se inter-relacionam de forma a apresentar a escola etíope como a mais distante do leitor e a que inspira menos interação; as imagens também constroem e perpetuam uma visão estereotipada do negro no livro-didático e uma visão eurocêntrica de mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Araújo, Sammya Santos, Lya Oliveira da Silva Souza Parente und Antonia Dilamar Araújo. „A leitura da capa do livro Brincando de inventar na perspectiva da gramática do design visual“. Revista Brasileira de Linguística Aplicada 19, Nr. 3 (September 2019): 711–31. http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201914360.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO Este trabalho visa analisar, à luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a coleção Paic, prosa e poesia, que é distribuída em todas as escolas do ensino fundamental da rede pública do Ceará. Procuramos compreender de que forma as imagens dialogam para a produção de significados, contribuindo para o processo de alfabetização a partir da leitura imagética e literária. Constatamos que a estrutura narrativa transacional estabelecida no texto multimodal analisado usa de vários recursos para convidar o leitor, que está em fase de alfabetização, a vivenciar a leitura imagética e literária por meio da ludicidade, de modo que este aprenda brincando.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Carvalho, Fabio Moreira de. „O papel do fotojornalismo na compreensão do gênero textual reportagem“. Revista Sítio Novo 4, Nr. 2 (01.04.2020): 62. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i2.62-72p.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>Este artigo é um recorte de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi verificar em que medida o ensino de leitura numa abordagem multimodal, com foco na análise semiótica do fotojornalismo, pode atenuar as dificuldades que estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental apresentavam na compreensão de textos do gênero reportagem. Para tanto, foi elaborado e implementado um Projeto Didático de Gênero construído a partir de princípios desenvolvidos no âmbito da Sociossemiótica – a Multimodalidade e a Gramática do Design Visual – e de preceitos do Interacionismo Sociodiscursivo, como apropriação das capacidades de linguagem. Para fornecer suporte para o desenvolvimento dos módulos deste projeto, foi produzido um material didático que concedeu destaque aos efeitos de sentido que a leitura do fotojornalismo proporciona quando inter-relacionada ao conteúdo linguístico da reportagem. Os resultados obtidos, ainda que parciais, indicam que o ensino de leitura embasado na análise linguístico-semiótica de textos do gênero reportagem contribui significativamente para a ampliação da compreensão leitora dos estudantes. <strong></strong></p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Leitura. Fotojornalismo. Gramática do Design Visual. Multimodalidade. Reportagem.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Cares, Carmen Andrea. „¿PUTAS? QUIZÁS, ¿TONTITAS? JAMÁS:ANÁLISIS TRANSMEDIAL DE LA PARTICIPACIÓN POLÍTICA DE LAS MUJERES EN EL MOVIMIENTO ESTUDIANTIL CHILENO“. Cadernos de Linguagem e Sociedade 17, Nr. 2 (21.12.2016): 19–39. http://dx.doi.org/10.26512/les.v17i2.3993.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Nós estudamos como ela é representada la participação das mulheres no movimento estudantil chileno, de cobertura de notícias que 2012 categoriza a ocupação do Instituto Nacional Feminino do Ñuñoa como "prostíbulo". Nós baseamos ela a gramática sistêmica funcional (Halliday e Matthiessen, 2014) e gramática do design visual (Kress e van Leeuwen, 2006) para analisar os significados ideacionais, interpessoais e textuais construídos no corpus do estudo, que consiste na notícia mediatizan o evento e as imagens dos protestos que acontecem. Concluímos que esta controvérsia é um caso exemplar de expansão transmedia, a partir do qual nova forçada representações e critérios de desigualdade, exclusão e marginalização hegemônicos. Com ele as estudantes favorecem a reorientação sociocognitiva, reformulando suas políticas e identidades de género, com vista a uma reivindicação legítima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Dos Santos, Marcelo De Franceschi. „HUMANIZAÇÃO DO DISCURSO EM FOTOGRAFIAS DE ENTREVISTA: análise crítica de publicações do SP invisível“. Revista de Comunicação Dialógica, Nr. 4 (02.03.2021): 26–43. http://dx.doi.org/10.12957/rcd.2020.55899.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo analisa a proposta de humanização das fotografias de entrevista do coletivo fotográfico SP invisível. Por meio da abordagem da Gramática do Design Visual, verificam-se os recursos de interação nas imagens, e as características essenciais humanas nas legendas. Conclui que a humanização dos retratados ocorre parcialmente, sendo mais uma sensibilização orientada para os usuários do site de rede social do que para as pessoas em situação de rua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Leal, Audria Albuquerque. „Multimodalidade e Argumentação no Género Reportagem“. Diacrítica 32, Nr. 1 (27.11.2018): 25–41. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.133.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo pretende estudar o papel do visual na argumentação do género Reportagem. Para isso, analisamos dois textos deste género textual da revista portuguesa: Visão. Para esta análise, seguimos a proposta teórica da Semiótica Social, incluindo o quadro metodológico da Gramática do Design Visual. De fato, tal como indicado, o presente artigo procurará levar em consideração o papel do não-verbal no género Reportagem e em relação à função social do género. Os resultados indicam que os significados das representações visuais participam como argumentos da reportagem e são construídos a partir das práticas sociais para atender a função comunicativa do género.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Pinheiro, Michelle Soares. „Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita“. Revista Brasileira de Linguística Aplicada 16, Nr. 4 (16.06.2016): 575–93. http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820159956.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo: Este trabalho tem, por objetivo, analisar a multimodalidade e o letramento visual de alunos do curso de Espanhol do Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao ressignificarem um texto multimodal selecionado para a compreensão em produções escritas. O corpus coletado consiste de 18 (dezoito) textos escritos por alunos de língua espanhola e foi analisado à luz dos pressupostos teóricos da multimodalidade e do letramento visual de Kress e van Leeuwen (1996, 2006), no que diz respeito às metafunções e à análise da imagem, segundo a Gramática do Design Visual. Nesse sentido, almejamos mostrar como a produção dos textos pode revelar indícios de letramento visual dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Espanhola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Pinheiro, Viviane Seabra, und Célia Magalhães. „Representações de identidades raciais em capas da revista Raça Brasil: um estudo à luz da gramática do design visual“. Cadernos de Estudos Lingüísticos 53, Nr. 1 (09.06.2011): 39–58. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v53i1.8636543.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
No contexto brasileiro, tem havido um crescente interesse pelo uso da gramática do design visual (KRESS e VAN LEEUWEN, 1996) como método de análise eficaz para uma abordagem semiótica social. O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do projeto CORDIALL da FALE/UFMG, busca contribuir para essa abordagem, a partir da análise de representações de identidades raciais em capas da revista Raça Brasil. O principal objetivo é investigar mudanças nos significados evocados pelas estruturas representacionais na imagem da capa das edições de novembro de 1996, 1998, 2004 e 2006 da referida publicação. A análise aponta para significados representacionais distintos ao longo de 10 anos de publicação da revista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Sousa, Maria Aurea Albuquerque, und Michelle Soares Pinheiro. „A construção de significados do infográfico “Panorama das favelas em Fortaleza” à luz da Gramática do Design Visual“. Revista Brasileira de Linguística Aplicada 19, Nr. 1 (März 2019): 239–48. http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201812969.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO Neste artigo, analisamos o infográfico “Panorama das favelas em Fortaleza” com base na Gramática do Design Visual - GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e pelos conceitos teóricos da semiótica social (HODGE; KRESS, 1988), multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001, 2002, 2006) e letramento multimodal crítico (CALLOW, 2008, 2012 2013; PAIVA, 2011; PINHEIRO, 2016; PREDEBOM, 2015; RIBEIRO, 2016; WALSH, 2010). Ao utilizarmos as metafunções da GDV, percebemos que o infográfico se apoia fortemente nos elementos imagéticos como representações conceituais, utiliza bastante as cores a fim de amenizar o estigma negativo da favela e apresenta dados estatísticos de uma pesquisa divulgada no ano de 2015. O infográfico analisado pode ser utilizado em sala de aula para desenvolver práticas de leitura multimodal crítica com estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Gomes Milani, Victor, und Odair Benedito Franciso. „UMA ANÁLISE DE FOTOGRAFIAS DE VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL DO PROJETO UNBREAKABLE USANDO A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL“. COLLOQUIUM HUMANARUM 13, Especial (15.12.2016): 701–7. http://dx.doi.org/10.5747/ch.2016.v13.nesp.000912.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Santos, Záira Bomfante, und Sônia Maria Oliveira Pimenta. „DA SEMIÓTICA SOCIAL À MULTIMODALIDADE: A ORQUESTRAÇÃO DE SIGNIFICADOS“. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada 12, Nr. 2 (26.02.2015): 295. http://dx.doi.org/10.21709/casa.v12i2.7243.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
É crescente o interesse pelas pesquisas que investigam a multiplicidade de linguagem, modos ou semioses nos textos em circulação social, seja nos impressos, nas mídias audiovisuais, digitais ou não. A organização estética dos diversos modos semióticos impregna e faz significar os textos contemporâneos. Com o objetivo de propor uma breve discussão em torno da articulação dos modos semióticos na construção de significados dentro dos textos multimodais, este trabalho se ancora nos pressupostos teórico-metodológicos da Semiótica Social e da Multimodalidade preconizados por Hodge; Kress (1988), Kress; Van Leeuwen (1996; 2006) e Kress (2010). Para consubstanciar a discussão, é realizada uma análise da orquestração dos significados em uma reportagem da revista feminina Boa Forma, a partir das categorias analíticas da Gramática Sistêmico-Funcional e da Gramática do Design Visual. Na análise, o paralelismo e a intersemiose dos modos semióticos verbais e visuais são evidenciados na construção de significados que tecem o texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Fernandes, Alessandra Coutinho. „LULA NA VEJA: UMA REPRESENTAÇÃO MULTIMODAL DO DISCURSO DO MEDO“. Cadernos de Linguagem e Sociedade 12, Nr. 2 (21.12.2011): 15–46. http://dx.doi.org/10.26512/les.v12i2.11500.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste artigo, faço uma análise de discurso crítica da capa da edição 1752 da Veja, com base em recursos fornecidos pela Gramática do Design Visual. A capa analisada é a primeira das dezessete capas da Veja que compõem um dos corpora de minha tese de doutorado, em que investigo como a Veja representou Lula de 2002 a 2006. Minha análise demonstra que a Veja materializou o discurso do medo, tanto visualmente quanto verbalmente, em sua primeira representação da trajetória política de Lula como um dos candidatos à presidência do Brasil na campanha eleitoral de 2002.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Barbosa, José Roberto Alves. „DISCURSO E IDEOLOGIA: ANÁLISE CRÍTICA DE TEXTOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS“. Cadernos de Linguagem e Sociedade 12, Nr. 2 (21.12.2011): 47–68. http://dx.doi.org/10.26512/les.v12i2.11502.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A utilização de textos didáticos para o ensino de inglês tem sido prática recorrente em contextos institucionalizados, mas nem sempre esses textos são analisados criticamente por professores e alunos envolvidos no processo. Diante dessa realidade, propomos, através deste artigo, uma análise crítica de textos didáticos para o ensino de inglês no Ensino Médio. Para tanto, partimos dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (ADC), de Fairclough (2003), e para a análise das imagens nos mesmos textos, nos baseamos na Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Bechir, Thaís Fernanda Carvalho. „Proposta de revisão da nota técnica nº 21 do MEC com base em critérios da Gramática do design visual“. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras 9 (06.11.2015): 14. http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.9.0.14-23.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A partir do reconhecimento da audiodescrição como uma técnica de tradução de imagens em palavras, recurso que propicia acessibilidade a cegos e pessoas com baixa visão, este trabalho tem como objetivo analisar a Nota Técnica nº 21, elaborada pelo MEC, que apresenta ao audiodescritor requisitos para a produção de seu roteiro. Para essa análise, tomaremos como base Lima (2011) e a teoria de Kress e van Leeuwen (2006). Assim, a respeito das orientações apresentadas pela Nota para a descrição de imagem na geração de material didático digital acessível, julgamos necessário propor sua reformulação, visto que ela negligencia informações de direção e sentido em sua proposta. Com o intuito de evidenciar a relevância dessa reformulação, analisamos a história em quadrinho descrita pela Nota, enfatizando a distinção entre os critérios utilizados pelo MEC e pela teoria que pretendemos aplicar. Sendo assim, com relação às principais diretrizes da audiodescrição (LIMA, 2011: 29) – concisão, clareza, correção, especificidade e vividez – enquanto a Nota foca na concisão, nossa proposta privilegia, em contrapartida, as últimas citadas. A partir disso, discutiremos a relevância de novas propostas teóricas capazes de consolidar o modo como se dá a elaboração do roteiro audiodescritivo, que ainda é pouco normatizado. Sabendo-se que a ausência dessas normas impossibilita os audiodescritores de terem recursos de regularização da produção de seu roteiro, aplicando a Gramática do design visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) à técnica de audiodescrição, chegamos à conclusão de que ela contém diretrizes que podem contribuir para sua efetiva regulamentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Dias, Jaciluz, und Marta Cristina da Silva. „Uma análise do curta “Menina bonita do laço de fita”: os efeitos de sentido das múltiplas linguagens do gênero videoanimação“. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 50, Nr. 2 (23.07.2021): 617–36. http://dx.doi.org/10.21165/el.v50i2.2963.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste artigo é apresentar uma possibilidade de análise para a videoanimação Menina bonita do laço de fita (2014), tendo em vista as linguagens verbal, visual e sonora que compõem esse texto multimodal. Para tanto, adotamos como procedimento metodológico um levantamento bibliográfico e webliográfico, que apoia a análise da videoanimação nos pressupostos da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), dos 12 Princípios da Animação da Disney (THOMAS; JOHNSTON, 1995) e em concepções sobre as vozes, as músicas e os efeitos sonoros (FURNISS, 2014). Dessa forma, chegamos a considerações que demonstram como essa abordagem pode não só contribuir para o ensino de língua portuguesa, mas também tratar de temas atuais, como o combate ao racismo e a valorização da identidade negra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Leal, Audria Albuquerque. „REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO GÊNERO REPORTAGEM EM REVISTAS PORTUGUESAS“. Linguagem em (Dis)curso 18, Nr. 2 (August 2018): 341–57. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-180205-10717.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo Este artigo objetiva estudar representações semióticas no gênero reportagem. Para isso, analisa dois textos deste gênero textual de duas revistas portuguesas: Visão e Sábado. Para esta análise, segue as propostas teóricas do Interacionismo Sociodiscursivo e da Semiótica Social, incluindo o quadro metodológico da Gramática do Design Visual. Desta forma, o presente artigo procura levar em consideração o papel do não verbal no gênero reportagem e sua relação com a função social do gênero. Os resultados indicam que os significados das representações são construídos a partir das práticas sociais para atender a função comunicativa do gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Pinto, Rosalice. „TEXTOS MULTIMODAIS INSTITUCIONAIS E PAPÉIS ACTANCIAIS“. Cadernos de Linguagem e Sociedade 17, Nr. 2 (21.12.2016): 138–53. http://dx.doi.org/10.26512/les.v17i2.4024.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo desta contribuição é mostrar alguns mecanismos de responsabilização enunciativa presentes em gêneros textuais de natureza multimodal (com diferentes códigos semióticos em interação) e atestar algumas especificidades desses mecanismos em função das atividades sociais/ dos tipos de agir em que estão inseridos. O nosso estudo baseia-se, fundamentalmente, nas contribuições teóricas do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2004 e 2008) e na Gramática do Design Visual - Kress & Van Leeuwen (2006). Confirmou-se a hipótese de que os mecanismos de responsabilização enunciativa podem vir a apresentar semiotizações distintas em função do tipo de agir/ea atividade em que se inserem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Amoêdo, Rafael Seixas de, und Neiva Maria machado Soares. „O texto visual no livro didático de língua portuguesa: reflexões e desafios em multimodalidade“. Horizontes 38, Nr. 1 (24.02.2020): e020007. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.852.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Desde a formulação dos PCN (BRASIL, 1998) até a BNCC (BRASIL, 2016), o ensino de línguas está em constante transformação. A linguagem até então apresentada apenas na modalidade verbal, passa a agregar multissemioses, como o visual, as cores, o design, o som, entre outras, produzindo-se assim textos multimodais. Este trabalho visa analisar como o texto visual está sendo empregado em livros didáticos da coletânea Português Linguagens (CEREJA e MAGALHÃES, 2015), com ênfase na edição do 6º ano, se em natureza meramente ilustrativa ou se estimula ao letramento visual/ multimodal, sob a ótica da Teoria Semiótica Social da Multimodalidade e a Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (1996). A análise de cunho quanti-qualitativo revelou o uso de ilustrações, tendo as imagens função meramente acessória na arquitetura textual-discursiva. Verificando que o livro didático, uma importante ferramenta nas aulas de Língua Portuguesa, pode ser instrumento propício às práticas de multiletramento, mas que na estrutura atual ainda necessita de modificações quanto ao tratamento das imagens, pois estas traduzem valores, conduzem olhares e filtram óticas particulares de perceber o mundo. Utilizá-las apenas de modo subserviente, deturpam além de critérios de coesão e coerência, as perspectivas de multimodalidade, letramento visual e multiletramentos, importantes no contexto escolar contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Da Cunha, Andreia Honório. „A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E A RELAÇÃO PALAVRA-IMAGEM NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE TIRAS DA TURMA DO XAXADO“. Discursos Contemporâneos em Estudo 3, Nr. 2 (18.12.2018): 63–83. http://dx.doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/10763.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta pesquisa fundamenta-se na abordagem Sociossemiótica e tem por base teórica a Gramática do Design Visual – GDV – de Kress e Van Leeuwen (1996). Objetiva investigar a pertinência das interações entre palavras e imagens nas tiras da Turma do Xaxado, do cartunista Antônio Cedraz. O corpus tematiza às problemáticas do sertão nordestino brasileiro, especificamente, aqui tratadas as da relação sertão-sertanejo-universo de trabalho e do coronelismo. Tais problemáticas estão intimamente relacionadas às relações de poder, às desigualdades sociais e aos interesses ideológicos ainda persistentes nessa região. Metodologicamente, a pesquisa circunscreve-se na exposição dos quadros teóricos – quadros comunicacionais, paisagem semiótica e esquematização das metafunções representacional, interacional e composicional – aplicando-os à prática de modo a favorecer a compreensão, sensibilização e notoriedade da ampliação da produção de sentidos estabelecida por esses recursos semióticos comunicativos. Examinam-se, portanto, como resultados obtidos as transgressões e rupturas permissivas nessas semioses por intermédio das relações dialógicas via negociações e acordos entre esses recursos semióticos que remetem ao cômico, risível e, por fim, ao crítico. Palavras-chave: Produção de sentidos; paisagem semiótica; relação palavra-imagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Silveira, Deise Mônica Medina, und Maria Helena Silveira Bonilla. „Audiodescrição das imagens dos livros didáticos: uma proposta de análise comunicacional“. Revista Educação Especial 32 (11.12.2018): 16. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x27720.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Após a Lei 10.753/2003 ter assegurado às pessoas com deficiência visual o acesso à leitura, e o decreto 186 ter atribuído ao Estado a responsabilidade de assegurar-lhes, inclusive, o acesso à informação, em 2009 o Ministério da Educação lançou o Mecdaisy, que possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado. A partir daí os alunos das redes municipal e estadual passaram a receber os livros didáticos em formato digital acessível. O meio de tradução das imagens dos livros didáticos é a audiodescrição, que é orientada pela Nota Técnica 21, composta por procedimentos basicamente descritivos. Este artigo propõe a incorporação de aspectos analíticos às audiodescrições, a partir das metafunções representacional, interacional e organizacional propostas pela Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen, com o objetivo de dar aos alunos com deficiência visual subsídios para que eles interpretem aspectos do significado ideológico das imagens, tendo, assim, uma maior apropriação da mensagem contida no gênero imagético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Lima de Oliveira, Jancen Sérgio, Amanda Gabriella Lima Leal und Ana Karolina de Melo Pessoa Oliveira. „O dialogismo em “Breaking Bad” e “Pulp Fiction”: paralelos visuais, temáticos e composicionais“. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ 20, Nr. 35 (13.05.2021): 120–39. http://dx.doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57200.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivamos, neste artigo, analisar, utilizando principalmente categorias da Gramática do Design Visual (GDV), o fenômeno do dialogismo que ocorre entre episódios do seriado televisivo Breaking Bad (2008-2013) e o filme Pulp Fiction (1994), de modo a evidenciar as semelhanças na construção estética dos planos em ambas as produções audiovisuais. Para isso, analisamos fotogramas retirados de cenas da série e do filme supracitados, comparando o dialogismo presente em aspectos como enquadramento, estruturação, saliência, além da composição estilística, como o ponto de vista, ângulos de câmera, entre outros. Como resultados, evidenciamos que Breaking Bad faz referências, em alguns episódios, às cenas do filme Pulp Fiction, que foi produzido antes da narrativa seriada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

De Carvalho Costa Leite, Patrícia Mara. „Um estudo multimodal de peças publicitárias de escolas de idiomas“. Domínios de Lingu@gem 7, Nr. 1 (30.06.2013): 185. http://dx.doi.org/10.14393/dl13-v7n1a2013-10.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo do presente artigo é observar como os modos semióticos são utilizados na construção de textos publicitários de escolas de idiomas, com foco na língua inglesa. Pretende-se, tomando os elementos semióticos de construção de textos publicitários como ponto de partida, perceber quais são as práticas discursivas que vem à tona, bem como, os mecanismos de persuasão e a representação do aluno no jogo discursivo. Para tanto, busca-se o embasamento teórico na teoria da gramática do design visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; JEWITT; OYAMA, 2001), combinados a alguns pressupostos teóricos da Análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2001), para análise da modalidade visual e verbal, respectivamente. A fim de se realizar uma leitura crítica, serão utilizados textos de Carmagnani (2001, 2008) e Coracini (2007). O corpus é constituído por dez anúncios publicitários retiradas do site Google datadas de 2010.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Remenche, Maria de Lourdes Rossi, und Gilmar Montargil. „A verbo-visualidade na infografia jornalística: uma análise na perspectiva sociossemiótica“. Texto Digital 17, Nr. 1 (04.08.2021): 46–73. http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81200.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O infográfico é um gênero discursivo explorado em diferentes práticas de linguagem na cibercultura, configurando n-designs a partir de aspectos sócio-históricos e diferentes recursos multimodais. Partindo da hipótese de que, ao longo do tempo, vem ocorrendo maior articulação de recursos da modalidade visual nessa prática discursiva, temos como objetivo analisar como esses elementos visuais são empregados na produção de sentido em infográficos na esfera jornalística. Para a constituição do corpus de análise, selecionamos 16 infográficos da seção Gráfico do Nexo Jornal no período de 2015 a 2019, considerando aspectos como periodicidade trimestral, diferentes temáticas e representação gráfica. A análise ancorou-se nas concepções do Grupo de Nova Londres (1996), da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2001) e nas reelaborações de Cope e Kalantzis (2009a, 2009b) sobre o tema. Os resultados da análise evidenciam que não houve aumento na quantidade de recursos visuais utilizados, mas mudanças na maneira como os recursos visuais passaram a ser empregados: cada vez mais articulados e indissociáveis na produção de sentidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Luiz Costa Tavares, Enio, Alan Laurentino Dias, Renata Fonseca Lima da Fonte und Francisco Madeiro Bernardino Junior. „Aplicativo The Maze: A word hunt - Uma ferramenta à prática do léxico e fonética de inglês mediada por recursos semióticos“. RENOTE 19, Nr. 1 (28.07.2021): 288–97. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.118487.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste artigo são analisados recursos semióticos (RS) que intensificam ointeresse, a motivação e o engajamento da aprendizagem de inglês. Duas versões com diferentes semioses compunham o aplicativo nominado The Maze: a word hunt: a) considerando os RS em conformidade com a Análise Composicional (AC) da imagem na Gramática do Design Visual (GDV); b) não levando em consideração os RS em conformidade com a AC da imagem na GDV. Os sujeitos participaram de um teste de preferência e, ao final, apontaram como RS intensificadores: sons, elementos de gamificação, disposição espacial, valores informativos, transcrições fonéticas, entre outros. Os resultados revelam que os RS incorporados ao Aplicativo The Maze contribuem à aprendizagem do léxico e da fonética da língua inglesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Natalino, Laís Gonçalves. „Análise sociossemiótica e visual do(a) profissional de secretariado representado(a) nas capas da revista excelência“. Secretariado Executivo em Revist@ 13 (05.05.2018): 181–94. http://dx.doi.org/10.5335/ser.v13i0.8101.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A profissão de secretariado, tema da presente pesquisa, é, frequentemente, desconsiderada e estereotipada nas mais diversas práticas discursivas (LUGLI, 2015), sendo os veículos de comunicação os principais responsáveis pelas representações socialmente construídas. Considerando que a forma como os profissionais são visualmente representados influencia substancialmente nessas construções, o presente estudo tem como objetivo analisar como a profissão de secretariado e consequentemente o(a) profissional da área são visualmente representados em oito capas da revista especializada Excelência veiculadas de 2012 a 2013. A ancoragem teórico-metodológica da pesquisa fundamenta-se na sociossemiótica visual e em alguns elementos da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; MOTA-RIBEIRO, 2010). No geral, observou-se que as representações visuais giram em torno de profissionais mulheres, brancas e jovens, realizadas, bem-sucedidas e felizes profissionalmente e tais características dialogam e se reproduzem em outras práticas sociais e discursivas que constroem as representações da profissão e a identidade dos(as) profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Barbosa, João Paulo Silva. „Identidade de gênero e os significados religiosos em pôster de filme queer“. Entretextos 18, Nr. 2 (30.12.2018): 77. http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n2p77.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O tema deste trabalho são as implicações da religião cristã sobre a identidade de gênero no cinema queer. Nosso objetivo é investigar a relação entre ideologia de gênero, produção de significados e os aspectos religiosos no pôster do filme Pecado da carne, em suas versões original (inglês) e traduzida (português). A natureza do corpus nos insere numa perspectiva multimodal e, por isso, relacionamos, em nossa análise, os elementos verbais e visuais do cartaz. Quanto ao nosso principal eixo teórico, fundamentamo-nos no conceito de representação social (HALL, 1997), ampliado pelos pressupostos do cinema (LOPES, 2005; LOURO, 2008; PAIVA, 2007) e da Teoria Queer (BUTLER, 1998, 2002, 2003; PRECIADO, 2002). Para efetuar a análise discursiva do corpus, acolhemos o quadro tridimensional de Fairclough (2001); utilizamos a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), para sustentar a leitura das imagens, e a Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e os Estudos da Tradução (RODRIGUES JÚNIOR, 2006a, b), para subsidiar a abordagem dos elementos verbais. Os procedimentos de análise revelaram que os padrões religiosos e heterossexuais subordinam a conjuntura queer, limitando a experiência da sexualidade. Concluímos que a religiosidade, tanto no campo artístico (cinema) como no social, normatiza os sujeitos, os corpos e os desejos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Rodrigues, Johwyson da Silva. „VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: INTERCONTEXTUALIDADE DE SIGNIFICADOS VERBAIS E IMAGÉTICOS“. Linguagem em (Dis)curso 20, Nr. 3 (Dezember 2020): 431–50. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-200302-3319.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo Este trabalho objetiva investigar traços da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes presentes nos significados verbal e visual do jogo digital The Binding of Isaac (2011), ressaltando, assim, sua multimodalidade. Como aporte teórico-metodológico, foram utilizados fundamentos da Análise Crítica do Discurso (ACD) e da Gramática do Design Visual (GDV) para detectar possíveis processos visuais, intertextualidades e interdiscursividades que pudessem revelar pistas da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes como prática social presente no jogo. Os resultados obtidos confirmam que a personagem principal possui todas as características comuns às vítimas que sofrem desse tipo de abuso. Concluiu-se, também, que o jogo em questão, como um veículo de comunicação, possui a função, para quem o joga, de apresentar e alertar sobre o tema. Espera-se que este estudo possa contribuir ainda mais para a consolidação da Semiótica Social, com o apoio da ACD como um aporte teórico-metodológico eficiente na investigação de práticas sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Cruz, Anderson Luciano, und Paulo Henrique Pinheiro Barbosa Cruz. „RELIGIOSIDADE, LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS ASPECTOS RELIGIOSOS PRESENTES NA CAPA DO ROMANCE GRÁFICO REINO DO AMANHÓ. TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias 9, Nr. 19 (16.12.2019): 40–64. http://dx.doi.org/10.23925/2236-9937.2019v19p40-64.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo: O romance gráfico Reino do Amanhã, de Mark Waid e Alex Ross, publicada inicialmente em 1996, destaca-se entre as histórias em quadrinhos, sobretudo por sua intertextualidade com o Livro do Apocalipse. Entretanto, para além do texto escrito, as imagens que compõem a obra apresentam signos notadamente religiosos que evidenciam-se como importante fonte de estudo acerca da religiosidade que, em larga medida, inspira a produção da HQ. A análise dessa fonte convida a um esforço de abordagem interdisciplinar, que em muito enriquece a investigação científica dos temas caros à religião. Desta feita, o artigo tem por objetivo refletir sobre os aspectos religiosos presentes na composição visual da capa do romance gráfico Reino do Amanhã. Considerando as histórias em quadrinhos como paraliteratura de grande relevância na chamada cultura pop e com base nos elementos de análise propostos pela Gramática do Design Visual, argumenta-se sobre a religiosidade presente na ilustração de Alex Ross.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Santos, Sandra Virgínia Correia de Andrade. „As TDIC’s e a linguagem visual: construindo novos leitores“. Revista EDaPECI 15, Nr. 3 (31.12.2015): 533–46. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33779.533-546.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
: Tendo em vista a presença efetiva e significativa das imagens nas relações sociocomunicativas contemporâneas, o artigo pretende compreender as múltiplas linguagens presentes em uma composição textual e suas relações intrínsecas como uma possibilidade de ampliação da capacidade leitora de quem as utiliza, seja produzindo ou apenas lendo. Partindo de uma abordagem histórico-social, o artigo propõe também uma reflexão sobre a linguagem visual, apresentando-a enquanto uma linguagem dotada de significado e que apresenta uma sintaxe própria. Para isso, utiliza-se da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leewen (2000), a qual comporá sua fundamentação teórica, uma vez que a composição imagética dos textos contemporâneos, compartilhados especialmente pelas redes sociais, apresenta elementos iconográficos que promovem a interação entre o leitor e as linguagens presentes. Por conta disso, é feita uma abordagem também sobre a multimodalidade e os recursos multimidiáticos, os quais adentram nesse cenário como algo importante nas relações sociocomunicativas e, consequentemente, na construção de novos leitores. Dessa forma, são apresentadas as contribuições das TDIC’s no campo educacional, entendendo que, além de atrair o aluno, potencializa as experiências e a participação ativa dos envolvidos, assim como promove a conexão entre o mundo digital e a aquisição de novos conhecimentos, estimulando, portanto, o surgimento de leitores cada vez mais participativos e críticos. Palavras-chave: Linguagem visual. Multimodalidade. Tecnologias digitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Siqueira, Jakeline, und Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel. „LEITURA CRÍTICA DE IMAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL“. Cadernos de Educação Básica 4, Nr. 2 (22.08.2019): 48. http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v4i2.2449.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio, und Isabel Cristiane Jerônimo. „Educação a distância no discurso publicitário: o imaginário discursivo sobre o aluno“. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 46, Nr. 3 (21.11.2017): 971. http://dx.doi.org/10.21165/el.v46i3.1803.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O crescimento efetivo de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância no território nacional torna compreensível o empenho que os responsáveis pelo marketing de instituições de ensino superior despendem em maneiras de seduzir o público-alvo a optar pelos cursos que oferece, considerando-se o enorme leque de possibilidades existentes. Partindo desse pressuposto, temos por objetivo, neste artigo, investigar de que forma é construído o imaginário discursivo a respeito do estudante universitário em propagandas de cursos de educação a distância, veiculadas em páginas de abertura de sites de instituições particulares. O enfoque teórico para essa investigação é o da Análise de Discurso de orientação francesa, com algumas contribuições da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (1996).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Santos, Thaísa Maria Rocha, und Antônio Luciano Pontes. „Análise da distância social em verbetes de dicionários infantis ilustrados“. Revista GTLex 2, Nr. 2 (03.01.2019): 284. http://dx.doi.org/10.14393/lex4-v2n2a2017-5.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Nosso trabalho traz a análise de verbetes de duas obras. Estas são dois dicionários consagrados no mercado editorial: Aurelinho. Dicionário Infantil ilustrado da Língua Portuguesa (2008) e Meu Primeiro Dicionário Houaiss (2010). Analisamos os recursos semióticos presentes em alguns verbetes dessas obras, os quais foram escolhidos tendo como base critérios que priorizassem coincidências de ocorrências entre os dois dicionários. Ao todo, foram analisados 10 verbetes, sendo 5 de cada dicionário, à luz da Multimodalidade e da Metalexicografia. Analisamos a distância social nos verbetes ilustrados, tendo como base a Teoria da Gramática do Design Visual (GDV), e observamos a organização dos verbetes dos dicionários infantis, tendo como referência as teorias da Metalexicografia, por meio de estudos de teóricos como Welker (2004) e Pontes (2009), dentre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Resende, Viviane de Melo, und Maria Carmen Aires Gomes. „REPRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO DE RUA NO JORNALISMO ELETRÔNICO EM TEXTOS VERBO-VISUAIS - A VIOLÊNCIA EM DISCURSO NO CORREIO BRAZILIENSE (2011-2013)“. Linguagem em (Dis)curso 18, Nr. 1 (Januar 2018): 165–91. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-180110-8117.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo Este artigo é recorte de projeto de pesquisa em que se investigam os textos publicados entre 2011 e 2013 nos jornais web Correio Braziliense, O Globo e Folha de S. Paulo sobre população em situação de rua. Neste recorte, analisam-se apenas os 95 textos publicados no Correio Braziliense cruzando as temáticas situação de rua e violência, e as 19 imagens que compõem estes textos. As análises apresentadas são favorecidas pelo uso de software para análise qualitativa e têm por base teórico-metodológica a análise de discurso crítica e a gramática do design visual. Tomados juntos, os resultados de análise sugerem naturalização da violência contra a população em situação de rua, em um efeito retórico de distanciamento, que não provoca empatia entre quem lê o jornal e as pessoas vítimas da violência representada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Heberle, Viviane Maria, und Verônica Pereira Coitinho Constanty. „Significados sem palavras: uma análise do livro infantil Bárbaro sob a perspectiva sociossemiótica“. Letras, Nr. 52 (22.06.2016): 89. http://dx.doi.org/10.5902/2176148525325.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A investigação de recursos multimodais na literatura infantil pode contribuir para o desenvolvimento de possibilidades interpretativas críticas. Propomos, no presente estudo, uma análise do premiado livro brasileiro Bárbaro (MORICONI, 2013) sob a perspectiva da semiótica social1 . Inicialmente com base em Halliday e Matthiessen (2004), apresentamos as três metafunções presentes em qualquer texto, relacionando-as especificamente à Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e a narrativas visuais (PAINTER; MARTIN; UNSWORTH, 2013). A seguir, efetuamos uma análise dessas metafunções (dos significados representacionais, interacionais e composicionais) no livro. Resultados sugerem que a análise empreendida permite a descrição detalhada sobre o desenrolar da narrativa, a sequência dos eventos, os personagens, suas ações, atributos e emoções, bem como a distribuição de elementos visuais, entre outras características. Esperamos que o estudo possa contribuir para o desenvolvimento de multiletramentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Bezerra, Fábio Alexandre Silva, und Brenda Aureliano Gomes. „ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO MULTIMODAL DE REPRESENTAÇÕES DA MULHER NA MÚSICA POP: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMAGEM DINÂMICA“. PROLÍNGUA 14, Nr. 2 (06.05.2020): 28–44. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48736.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo, tendo como objeto de análise o videoclipe da música Mrs. Potato Head, da cantora Melanie Martinez, objetiva discutir as representações da mulher construídas por meio do texto multimodal tendo em vista suas marcas ideológicas e as relações de poder nele imbricadas. Para tal, fazemos uso de estudos em Multimodalidade e Análise Crítica do Discurso, a partir de conceitos e categorias de análise da gramática do design visual de Kress e van Leeuwen (2006), bem como do modelo tridimensional de Fairclough (2015[1989], 1995). Os resultados demostram que as representações da mulher são marcadas pelas ações e discursos de dois agentes principais: a figura masculina e a mídia, a partir da influência de visões hegemônicas sobre beleza e das relações assimétricas de poder entre homem e mulher.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

KNOLL, Graziela Frainer, und Cristiane FUZER. „ANÁLISE DE INFOGRÁFICOS DA ESFERA PUBLICITÁRIA: MULTIMODALIDADE E METAFUNÇÃO COMPOSICIONAL“. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 63, Nr. 3 (Dezember 2019): 583–608. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1911-5.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO A multimodalidade, característica dos textos que reúnem dois ou mais códigos sígnicos (KRESS; van LEEUWEN, 2006) requer um enfoque que enfatize a verbo-visualidade (BRAIT, 2013) dessas composições. O objetivo deste estudo é analisar categorias da metafunção composicional (KRESS; van LEEUWEN, 2006) pela perspectiva da multimodalidade em infográficos da esfera publicitária, com a finalidade de compreender como se organizam as mensagens selecionadas que se configuram em infográficos. Para tanto, pretende-se: caracterizar os infográficos selecionados com base em categorias da metafunção composicional; compreender como os aspectos multimodais se relacionam aos aspectos funcionais nesses textos; averiguar como atuam os aspectos multimodais na produção dos sentidos. A amostra foi composta por cinco infográficos da área da publicidade selecionados a partir do site Pinterest. A análise multimodal dos textos será realizada a partir de categorias da metafunção composicional, da Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006). A análise demonstra que não há somente um foco visual, mas um número variável de elementos multimodais que, com seus diferentes tamanhos, cores e funções comunicativas, contribuem para a criação de diferentes graus de saliência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Tamanini, Paulo Augusto, und João Walison de Oliveira Costa. „MULTIMODALIDADE EM LIVRO DIGITAL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM PLATAFORMA“. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, Nr. 3 (29.04.2021): 150–66. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i3.157.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Com a expansão dos usos da tecnologia, houve espaço para a pluralidade de linguagens na escola, e como resultado, ocorreram mudanças consideráveis no que diz respeito aos textos. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo principal analisar a função dos textos multimodais imagéticos de livros didáticos digitais de Língua Inglesa para brasileiros, a fim de verificar a construção dos sentidos à luz da Gramática do Design Visual-Metafunção Representacional de (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Tal proposta alcança relevância social e acadêmica por conta da importância de pesquisar e trabalhar esses recursos semióticos em sala de aula de modo a oferecer uma reflexão crítica/social, acerca das possibilidades de ensinar e aprender inglês sob uma perspectiva multimodal (ROJO, 2012; MOTTA-ROTH; BEZERRA; NASCIMENTO; HEBERLE, 2011; JEWITT, 2013; ADAMI, 2016). Para esse fim, foram analisados dois livros digitais de Língua Inglesa do 8º e 9º anos do ensino fundamental, na qual encontramos através dessa análise exploratória promover a criticidade visual do estudante. Além disso, esses textos possuem hiperlinks que ligam a outros textos caracterizando, assim, uma hipertextualidade digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Nunes, Tiago Alves, und Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista. „Uma imagem vale mais que mil palavras: as abordagens de leitura e suas implicações para o letramento visual“. Diálogo das Letras 5, Nr. 2 (23.01.2017): 138–60. http://dx.doi.org/10.22297/dl.v5i2.2140.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A imagem, como parte constitutiva de diversos gêneros textuais, integra os vastos domínios discursivos presentes na esfera social da comunicação e interação humanas. Nesse contexto, objetivamos diagnosticar as abordagens de leitura presentes no ensino de língua portuguesa no contexto educacional, com ênfase na análise de possíveis implicações para o incremento do letramento visual na sala de aula. Para tanto, investigamos a prática de uma professora dessa língua, realizada em uma escola pública, descrevendo e interpretando como se configurava a relação professor-material e, ainda, como o material usado possibilitaria ou não o fomento do letramento visual. Este trabalho, portanto, consiste em um recorte da pesquisa desenvolvida por Nunes (2016), cujo ponto de vista metodológico seguido foi qualitativo-interpretativista, de base diagnóstica e, ainda, constituindo-se em um estudo de campo. Como fundamentação teórica, ancorou-se no que diz respeito ao letramento visual (ELKINS, 2009), nos pressupostos teórico-analíticos da Gramática do Design Visual (KRESS, VAN LEEUWEN, 2006) e na Semântica visual (BAMFORD, 2003); no que concerne às abordagens de leitura, nos estudos de Cassany (2006), bem como nos estudos sobre letramento crítico (BAPTISTA, 2010, 2012, 2014). Concluída a análise, pode-se afirmar que as concepções de leitura instauradas em sala são, primordialmente, a psicolinguística e a linguística. Ademais, o trato dado à imagem, em geral, foi de natureza secundária na composição do texto multimodal. Portanto, o fomento do letramento visual mostrou-se incipiente no ensino de língua portuguesa no contexto investigado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Santos, Thaísa Maria Rocha, und Antônio Luciano Pontes. „A metafunção interativa em verbetes de dicionários infantis“. Revista do GEL 17, Nr. 3 (17.12.2020): 260–79. http://dx.doi.org/10.21165/gel.v17i3.2127.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Nosso trabalho traz a análise de verbetes de dois dicionários consagrados no mercado editorial: Aurelinho. Dicionário Infantil ilustrado da Língua Portuguesa (2008) e Meu Primeiro Dicionário Houaiss (2010). Analisamos os recursos semióticos presentes em alguns verbetes dessas obras, os quais foram escolhidos tendo como base critérios que priorizassem coincidências de ocorrências entre os dois dicionários. Ao todo, foram analisados seis verbetes, sendo três de cada dicionário (canguru, caramujo e coroa), à luz da Multimodalidade e da Metalexicografia. Analisamos a Metafunção Interativa nos verbetes ilustrados, tendo como base a Teoria da Gramática do Design Visual (GDV), e observamos a organização dos verbetes dos dicionários infantis, tendo como referência as teorias da Metalexicografia, por meio de estudos de teóricos como Welker (2008). Com os resultados obtidos nesta pesquisa, percebemos que os elementos multimodais são decisivos na construção do sentido global dos textos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Campos, Jefferson Gustavo dos Santos, und Dulce Elena Coelho Barros. „Estados paradoxais das ordens do ver e do dizer: a identidade da mulher brasileira em uma propaganda institucional de homenagem ao dia internacional da mulher“. Linguagem em (Dis)curso 14, Nr. 1 (April 2014): 159–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1518-76322014000100010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste artigo, analisamos a propaganda institucional videográfica da Caixa Econômica Federal de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, veiculada no ano de 2010. Com base nos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (ACD) em suas relações profícuas com algumas noções da Análise de Discurso dita francesa e com a gramática do design visual, buscamos demonstrar a sustentação de uma identidade marginalizada da mulher brasileira nessa materialidade a partir do que chamamos de 'estados paradoxais das ordens do ver e do dizer'. Considerando a relação direta entre a materialidade textual, em sua composição multimodal, e as relações sociais que dela derivam, apontamos a contradição entre homenagear, no nível verbal, e homenagear, no nível imagético. A inflexão da materialidade sobre os sentidos denuncia a permanência, ainda que latente, das determinações sociais sobre as práticas linguísticas configuradoras da identidade da mulher brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Guerreiro, Anderson, und Neiva Maria Machado Soares. „Os memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos“. Texto Digital 12, Nr. 2 (20.12.2016): 185. http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2016v12n2p185.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2016v12n2p185A implantação das novas mídias digitais trouxe para o ambiente cibernético inovadoras maneiras de se comunicar e usar a língua, que passou a ser mais dinâmica e visual. Em paralelo a isso, novos gêneros são gerados continuadamente como resultado de alterações no ciberespaço. O meme é um dentre estes e destaca-se por sua acentuada presença nas redes sociais. Avaliando a importância no contexto atual, buscamos analisar a configuração discursivo-visual presente neste gênero digital. Tomamos como objeto de análise dois memes, escolhidos por terem sido bastante difundidos nas redes sociais e por conduzirem práticas sociais acerca da vida contemporânea de muitas pessoas. As categorias analíticas empregadas são as da Teoria da Semiótica Social Multimodal (TSSM): Adotamos os pressupostos de Kress, Leite-Garcia e van Leeuwen (2002) quanto à concepção semiótica dos textos multimodais em seus aspectos externos, considerando o momento da produção, a inferência do leitor, a cultura e o contexto social; bem como os da Gramática do Design Visual (GDV), teoria desenvolvida por Kress e van Leeuwen (2006) que analisa os significados representacional, interativo e composicional, no que se refere à construção de sentido, tanto humorístico quanto crítico, considerando os participantes apresentados nas imagens, a interação com o observador e a composição imagética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Vieira, Mauriceia Silva de Paula, und Paula Silva Abreu. „Letramento multimodal e argumentação: análise de estratégias persuasivas no anúncio publicitário / Multimodal literacy and argumentation: analysis of persuasive strategies in advertisement“. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 10, Nr. 2 (28.12.2017): 271–90. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.271-290.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO: Este artigo analisa anúncios publicitários veiculados no YouTube, com vistas a compreender como os diferentes recursos semióticos contribuem para que o anúncio possa significar mais e atingir o público-alvo. Para isso, foram selecionados três anúncios publicitários, veiculados em vídeo, a fim de que fosse feita uma análise dos recursos presentes, a partir da abordagem da Gramática do Design Visual, uma das vertentes da semiótica social. As análises, de cunho descritivo e qualitativo, evidenciam que as funções composicional, interativa e representacional encontram-se articuladas no gênero anúncio publicitário em vídeo e que os sentidos construídos a partir da integração das várias semioses estão vinculados aos padrões de experiência e às interações sociais, próprias de cada cultura.PALAVRAS-CHAVE: multimodalidade; anúncio publicitário; persuasão.ABSTRACT: This article analyzes commercials aired on YouTube, in order to understand how different semiotic resources contribute to the ad might mean more and reach the target audience. Three video advertisements were selected in order to analyze their present resources, based on the Grammar Theory of Visual Design, one of the ramifications of social semiotics. Descriptive and qualitative analyses show that compositional, interactive and representational functions are articulated in the genre advertising and that the meanings constructed from the integration of the various semiosis are linked to the patterns of experience and social interactions according to each culture.KEYWORDS: multimodality; advertisement; persuasion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Oliveira, Ulisses. „Meme: gênero e prática de ensino pela sequência didática“. Entretextos 19, Nr. 2 (12.03.2020): 63. http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n2p63.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo tem o objetivo de discutir o ensino do gênero meme, por meio de uma pesquisa-ação, nos termos de aplicação da sequência didática como proposta pedagógica interventiva em turmas de EJA (nono ano), numa escola pública no Estado de São Paulo. O artigo, com base nesse estudo de caso, discute aspectos do referido gênero pela perspectiva teórica da Estrutura Potencial Genérica e da Gramática do Design Visual. No interior da proposta, caracterizamos o meme como um gênero emergente e de grande interesse dos alunos, os quais, no decorrer da pesquisa, puderam desenvolver competências de leitura e produção de memes, fazendo uso mais consciente dos elementos visuais e textuais característicos do gênero. Além disso, a intervenção pedagógica foi efetiva no sentido de explorar questões vinculantes de letramento crítico e multiletramentos na reconstrução de paradigmas, valores e ideologias adstritos ao desenvolvimento da competência comunicativa multimodal no gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie