Auswahl der wissenschaftlichen Literatur zum Thema „Margem gengival“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit den Listen der aktuellen Artikel, Bücher, Dissertationen, Berichten und anderer wissenschaftlichen Quellen zum Thema "Margem gengival" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Zeitschriftenartikel zum Thema "Margem gengival"

1

Meneghel, Larissa, Daniel Damiani Zamprogno, Juliê Ferrari Ambrozio, Macrina Reis y. D'la Guardia, Mariana Ferreira Foligno, Suzane Kamilly Patrício Costa und Brenda Lacerda da Silva Satler. „Associações de técnicas para recobrimento radicular“. Revista Eletrônica Acervo Científico 31 (20.07.2021): e8111. http://dx.doi.org/10.25248/reac.e8111.2021.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: Analisar as técnicas de tratamento para recessões gengivais e suas associações. Revisão bibliográfica: A recessão gengival é caracterizada pela perda ou diminuição do tecido da gengiva, resultando na perda de inserção e em uma posição mais inferior da margem gengival livre. O tratamento das recessões pode ser realizado através de enxertos de tecido conjuntivo e tem como padrão ouro o enxerto de tecido conjuntivo subepitelial, porém com desvantagem quanto a necessidade de duas áreas cirúrgicas. Existem ainda diversas técnicas que, quando associadas, podem melhorar o prognóstico pós cirúrgico, entre elas a matriz de derme acelular e proteínas da matriz de esmalte. Podem ser usadas, ainda, as técnicas de retalho posicionado coronalmente, retalho posicionado lateralmente e a técnica de matriz de colágeno xenogênico, que pode tratar múltiplas recessões gengivais, causar menos dor, menor tempo operatório e necessita de uma única área de cirúrgica. Considerações finais: Os procedimentos de recobrimento radicular são de grande importância no tratamento das recessões gengivais. Contudo, independente da técnica escolhida, o tratamento deve ser feito de forma individualizada, levando em conta as características e necessidades de cada paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Mercês, Luciana Cristina Sousa das, Liliana Vicente Melo de Lucas Rezende und Valéria Martins de Araújo. „Abordagem Interdisciplinar no Tratamento das Recessões Gengivais: Relato de Caso“. Revista da Faculdade de Odontologia - UPF 24, Nr. 3 (28.04.2020): 383–91. http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v24i3.8632.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: o artigo faz uma revisão literária com abordagem interdisciplinar acerca do tratamento das recessões gengivais, por meio de relato de caso, exemplificando características clínicas e protocolo de resolução. Relato de caso: paciente com queixa principal de insatisfação estética na região dos dentes 11 e 21,em que se observou a presença de recessões gengivais rasas associadas à esses, sendo maior a do incisivo central superior esquerdo com a presença de coroas provisórias acrílicas com contornos fisiológicos inadequados e núcleos metálicos fundidos. O plano de tratamento indicado inicialmente foi deslize coronal do retalho com enxerto de tecido conjuntivo na região dos dentes 11 e 21, com objetivo de recobrimento radicular e confecção de novas coroas provisórias. Considerações finais: a técnica cirúrgica do envelope, associada ao enxerto de tecido conjuntivo, promoveu ganho clínico de inserção e recobrimento radicular, representando uma alternativa viável e altamente previsível para o tratamento das recessões gengivais, principalmente aquelas relacionadas aos defeitos classe I e II de Miller. O tratamento interdisciplinar associando cirurgia periodontal e tratamento protético contribuiu para o aumento de espessura da mucosa ceratinizada e a estabilidade da margem gengival respectivamente; coroas provisórias confeccionadas com contornos fisiológicos dão suporte à margem gengival e, consequentemente, favorecem a saúde periodontal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Pereira, Fernanda Souza, Ieda Margarida Crusoé Rocha Rebello, Mauricio Andrade Barreto und Atson Carlos de Souza Fernandes. „Biótipogengival e sua correlação com a espessura da tábua óssea vestibular“. Journal of Dentistry & Public Health 10, Nr. 1 (28.06.2019): 33–40. http://dx.doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v10i1.2290.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
INTRODUÇÃO: A reabilitação implantossuportada em região anterior maxilar é um desafio do ponto de vista estético e sua previsibilidade leva em conta o biótipo gengival e a espessura da tábua óssea vestibular. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é verificar a correlação entre as espessuras da gengiva e do osso subjacente, para efeito de análise de risco na reabilitação com implantes osseointegráveis. METODOLOGIA: Foram analisadas tomografias computadorizadas de feixe cónico (TCFC) de 32 pacientes dentados adultos (10 masc./ 22 fem.). A espessura dos tecidos moles foi medida 2mm apical a partir da margem gengival das unidades dentárias anteriores e pré-molares, sendo associada às medidas da tábua óssea vestibular, a qual foi mensurada nos três terços radiculares no menor ponto de espessura. RESULTADO: A espessura gengival entre os biótipos fino (1,1mm) e espesso (1,6mm) mostrou-se distinta, ao contrário da encontrada entre os sexos feminino (1,3mm) e masculino (1,4mm). A espessura da tábua óssea vestibular cervical não apresentou diferença na comparação entre os biótipos (0,33 – região anterior/0,53 – região posterior). CONCLUSÃO: A espessura da tábua óssea cervical não sofreu influência do biótipo gengival e sexo. O biótipo gengival não mostrou correlação significativa na comparação com as espessuras da tábua óssea vestibular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

RUSSO, Eliza Maria Agueda, Rubens Côrte Real de CARVALHO, Edmir MATSON und Roberta Sotano Constantino dos SANTOS. „Infiltração marginal em cavidades de classe V restauradas com materiais estéticos, utilizando diferentes técnicas restauradoras“. Pesquisa Odontológica Brasileira 15, Nr. 2 (Juni 2001): 145–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-74912001000200011.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho teve como objetivo avaliar, in vitro, a infiltração marginal em restaurações de classe V, executadas com resina composta (RC), cimento de ionômero de vidro resino-modificado (CIVRM) e compômeros, por meio de diferentes técnicas restauradoras, e submetidas à ciclagem mecânica e térmica. Trinta e seis molares humanos íntegros receberam 72 preparos de classe V nas faces vestibular e lingual. A margem oclusal foi localizada em esmalte; a margem gengival, em dentina. Os dentes foram divididos em nove grupos de oito espécimes cada. As cavidades foram restauradas de acordo com as diferentes técnicas. Nos grupos 1, 2, 4 e 5, não foi feito condicionamento ácido. Após 24 horas em água a 37°C, as amostras sofreram ciclagem mecânica e térmica, imersão em rodamina B e secção no sentido vestíbulo-lingual. O grau de penetração variou de zero (infiltração) a 3 (infiltração máxima). O teste Kruskal-Wallis revelou diferenças estatísticas significantes entre as técnicas restauradoras (p < 0,05). Sem o condicionamento ácido, os compômeros apresentaram a maior infiltração nas duas margens, oclusal e gengival. A RC, na margem gengival, exibiu menor infiltração que os compômeros e o CIVRM. A retenção adicional e o condicionamento ácido + adesivo foram ambos capazes de reduzir a infiltração nas margens gengival e oclusal das restaurações de compômeros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Souza, Andressa Nascimento de, André Rodrigo Justino da Silva und Elaine Patrícia Lima Silva. „Correção de assimetria gengival através de gengivectomia com osteotomia minimamente traumática“. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, Nr. 6 (17.06.2021): 888–91. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i6.4993.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: Quando existe desarmonia ou assimetria no conjunto dentes-gengiva-lábios, o status psicológico e social do indivíduo fica prejudicado e se faz necessário alguma intervenção para promover satisfação e bem estar ao paciente. Objetivo: Relatar um caso de correção de assimetria gengival através da técnica de gengivectomia com osteotomia minimamente traumática. Relato de Caso: Paciente de 22 anos, sexo feminino, leucoderma compareceu para atendimento tendo como queixa a assimetria de gengiva no sorriso. Após a avaliação clínica e periodontal viu-se a necessidade da cirurgia de gengivectomia associada a osteotomia minimamente traumática (flapless). Inicialmente realizou-se anestesia terminal infiltrativa utilizando o anestésico mepivacaína com vasoconstrictor, marcação dos pontos através da sondagem utilizando a sonda periodontal de Williams na região vestibular dos dentes 11, 12, 21 e 23, após isso a remoção do tecido gengival foi realizada com bisturi 15c e seguiu-se com a osteotomia através do sulco gengival utilizando o Cinzel Mini-Ochsenbein N°2. Durante e após o procedimento observou-se a distância entre a crista óssea alveolar e a margem gengival, que deve ser de 3mm. Concluída a osteotomia fez-se a gengivoplastia com ponta diamantada 3118 em alta rotação. Por fim foi efetuada a irrigação abundante com soro fisiológico; hemostasia; e orientações pós-operatórias, incluindo o uso de Punica granatum Linn (romã) para bochecho. Conclusão: Quando corretamente indicada e executada, a técnica de gengivectomia com osteotomia apenas por via sulcular com uso de cinzel periodontal, sem elevação de retalho é eficaz na correção de assimetrias dos dentes anteriores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Dutra, Milene Brum, Daltro Enéas Ritter, Adriano Borgatto, Carla D'Agostine Derech und Roberto Rocha. „Influência da exposição gengival na estética do sorriso“. Dental Press Journal of Orthodontics 16, Nr. 5 (Oktober 2011): 111–18. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512011000500017.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
OBJETIVO: este estudo se propôs a avaliar a influência da quantidade de exposição gengival na estética do sorriso para os sexos feminino e masculino, e se existe diferença de opinião entre ortodontistas, clínicos gerais e pessoas leigas. MÉTODOS: utilizaram-se fotografias da face durante o sorriso de um indivíduo do sexo feminino e de um indivíduo do sexo masculino. As fotos foram alteradas digitalmente para produzir cinco diferentes níveis de exposição gengival, que variaram de exposição gengival de 4mm até a cobertura dos incisivos superiores pelo lábio superior em 4mm. As fotografias foram impressas em tamanho real da face, dispostas aleatoriamente em um álbum e foram classificadas por 30 ortodontistas, 30 clínicos gerais e 30 leigos, quanto à atratividade do sorriso, em péssimo, ruim, regular, bom ou ótimo. RESULTADOS: o sorriso mais estético para o indivíduo do sexo feminino, tanto para ortodontistas, clínicos gerais e leigos, foi aquele em que o lábio superior repousa na margem cervical dos incisivos superiores, mostrando toda a coroa dos incisivos (p<0,05). Para o indivíduo do sexo masculino, o sorriso mais estético, para pessoas leigas, foi com o lábio na altura da margem cervical dos incisivos superiores (p<0,05), sendo que ortodontistas e clínicos gerais consideraram tanto o lábio na altura da margem cervical como o lábio superior cobrindo os incisivos superiores em 2mm como os mais estéticos (p<0,05). CONCLUSÕES: a estética do sorriso para mulheres e homens foi influenciada pela quantidade de exposição gengival, havendo diferença de opinião entre ortodontistas, clínicos gerais e leigos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Inácio, Brenda Karoliny de Araújo, Ana Karina Almeida Rolim, André Higor dos Santos Tavares, Débora Laís de Sousa Castro, Gymenna Maria Tenório Guênes, Camila Helena Machado da Costa Figueiredo, João Nilton Lopes de Sousa, Abrahão Alves de Oliveira Filho, Elaine Silva da Penha und Elizandra Silva da Penha. „Gengivite necrosante em paciente infantil: relato de caso“. Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, Nr. 11 (13.08.2020): e3690. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3690.2020.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: Relatar um caso clínico de gengivite necrosante em uma criança, com diagnóstico clínico de Chikungunya. Detalhamento do caso: Paciente de 8 anos de idade, gênero masculino, que procurou a Clínica Escola de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande relatando “dor na gengiva”. Clinicamente foi observada presença de necrose limitada a margem gengival vestibular e nas pontas das papilas interdentais na região antero superior. Foi identificado sinais característicos da doença, como: dor, dificuldade de higienização e alimentação, necrose gengival, odor fétido e candidíase. Foi realizado um tratamento conservador com raspagem e alisamento corononário, limpeza com peróxido de hidrogênio a 10 volumes e prescrição de bochechos com clorexidina a 0,12% duas vezes ao dia por 15 dias, sem necessidade do uso de antibiótico. Cosiderações finais: A baixa da imunidade por conta do acometimento sistêmico gerado pela Chikungunya foi primordial para o aparecimento da gengivite necrosante. Foi realizado acompanhamento durante quase um mês, onde observou-se o reestabelecimento da saúde periodontal do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Silva, Filipe Alves Marques da, und Larissa Pereira Ledo Sant'Ana. „Condicionamento Gengival associado à Prótese Implanto Suportada em Regiões Estéticas: Relato de Caso Clínico / Gingival Conditioning associated with Implant Prosthesis in Aesthetic Regions: Clinical Case Report“. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, Nr. 48 (29.12.2019): 254–67. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2162.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Considerando a estética anterior do sorriso gengival, o uso de próteses implanto-suportadas tem sido bastante eficaz para reabilitação de espaços protéticos. Entretanto, para um resultado de excelência em estética, a morfologia gengival deve estar harmonizada com o sorriso e a prótese. Este estudo teve como objetivo relatar o caso clínico de uma paciente que foi submetida a exodontia seguida de provisório imediato dos elementos 12 e 22, e posteriormente a exodontia dos elementos 11 e 21, seguido da instalação de prótese provisória múltipla do incisivos superiores. A fim de harmonizar o sorriso, foram trabalhadas algumas sessões de condicionamento gengival, utilizando a técnica de pressão sob a margem gengival através do término da prótese provisória. Para isto, foram coletados imagens e dados em prontuários. Ao final do tratamento notou-se uma melhora na arquitetura gengival e perfil de emergência. Logo, conclui-se que o tratamento para condicionamento gengival previamente a prótese definitiva é um passo importante na reabilitação de áreas protéticas, principalmente quando em regiões estéticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Pivetta, Rosenara, Dayse Rita Dal Zot Von Meusel, Cleonete Marin Fachinetto Vendramini und Simone Beatriz Alberton da Silva. „Correção da margem gengival através de técnica minimamente invasiva“. Full Dentistry in Science 8, Nr. 31 (2017): 48–52. http://dx.doi.org/10.24077/2017;831-4852.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Araújo Mello, André Luiz, André Vinicius Moreira da Cunha und Ewerton Nocchi Conceição. „Avaliação da microinfiltração em cavidades classe II utilizando as associações ionômero fotopolimerizável - resina composta e amálgama - resina composta“. Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 33, Nr. 2 (22.04.1992): 2–5. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.101609.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os autores avaliaram in vitrro a microinfiltração nas associações ionômero fotopolimerizável-resina composta e amálgama-resina composta em cavidades classe II com a margem gengival abaixo da junção amelocementária comparativamente a restaurações de resina composta
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Mehr Quellen

Dissertationen zum Thema "Margem gengival"

1

Ribeiro, Luciana Liarte Gasparini [UNESP]. „Influência da remoção da margem gengival e do posicionamento do enxerto gengival livre sobre o “creeping attachment”em pré-molares inferiores“. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007. http://hdl.handle.net/11449/104709.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:27Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007-02-28Bitstream added on 2014-06-13T20:44:58Z : No. of bitstreams: 1 ribeiro_llg_dr_araca.pdf: 812751 bytes, checksum: cd179aa3279006a23852da0cdbcc62cd (MD5)
A recessão gengival (RG) consiste na migração da margem gengival (MG) em direção apical à junção cemento-esmalte (JCE), deixando a raiz do dente exposta. O recobrimento da RG com a técnica do enxerto gengival livre (EGL) pode ocorrer imediatamente por meio de “bridging,” ou tardiamente por meio de “creeping attachment” (CA). O objetivo do presente estudo é avaliar a influência da remoção da margem gengival e do posicionamento do enxerto gengival livre sobre o “creeping attachment” em recessões classe II de Miller em pré-molares inferiores. Os pacientes deveriam ter um ou os dois pré-molares inferiores com recessões classe II de Miller de um ou ambos os lados. Eles foram divididos aleatoriamente em um dos grupos de acordo com sua chegada: Grupo 1: Preparo do leito receptor e sutura do EGL apical a um colar de MG mantida ao redor do dente. Grupo 2: Preparo do leito receptor removendo-se toda a MG e posicionando o EGL sem recobrir a porção exposta da raiz. Grupo 3: Preparo do leito receptor semelhante ao do Grupo 2 e posicionamento do EGL no nível da JCE. Foram feitas medições pré e pós-operatórias aos 30, 90, 180 e 360 dias da altura da RG (HR), largura da RG (LR), quantidade de gengiva queratinizada (GQ), profundidade de sondagem (PS), gengiva inserida (GI) e nível de inserção clínica (NIC). O recobrimento inicial (RI) e o CA foram calculados com as medidas obtidas. Os dados foram submetidos à análise estatística. Aos 360 dias pósoperatórios, a porcentagem de recobrimento dos Grupos 1, 2 e 3 foi de 4,12%; 39,58% e 30,99% respectivamente. Não houve diferença estatística de RI entre os grupos. A quantidade de CA, aos 90, 180 e 360 dias pós-operatórios, não foi estatisticamente significante entre os grupos. Os Grupos 2 e 3 tiveram redução significativa no nível de inserção clínica aos 360 dias pós-operatórios.
Gingival recession is the result of the apical migration of the free gingival margin (FGM), resulting in root exposure. The direct root coverage (DRC) obtained by free gingival graft (FGG) technique is the result of bridging, while root coverage obtained later is the result of creeping attachment (CA). The purpose of this study was to assess the influence of free gingival margin excision and free gingival graft adaptation on creeping attachment on lower premolars. 48 patients with or without bilateral Miller class II defects on one or both lower premolars were selected and randomly assigned to one of the following groups: Group 1 - FGG was placed apically to the collar of residual gingiva left in place at the moment of preparing the recipient bed. Group 2 – FGG was placed at the coronal border of the recipient bed after excision of FGM without any attempt to cover the denuded root. Group 3 – a direct coverage of the recession was attempted by placing the FGG with its coronal border at the level of cemento-enamel junction (CEJ). Height of recession (HR), width of recession (WR), height of keratinized tissue (HKT) were assessed at baseline and at 30, 90, 180 and 360 days postoperatively. Probing depth (PD), attached gingiva (AG) and clinical attachment level (CAL) were assessed at 360 days postoperatively. DRC and CA were calculated with the obtained measurements. The mean percentage of root coverage in the Groups 1, 2 and 3 were 4,12%; 39,58% and 30,99% respectively at 360 days post-op. All groups exhibited statistically similar DRC and CA. Groups 2 and 3 presented significantly gain in attachment level.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Ribeiro, Luciana Liarte Gasparini. „Influência da remoção da margem gengival e do posicionamento do enxerto gengival livre sobre o "creeping attachment"em pré-molares inferiores /“. Araçatuba : [s.n.], 2007. http://hdl.handle.net/11449/104709.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Orientador: Álvaro Francisco Bosco
Banca: Maria Lúcia Rubo de Rezende
Banca: Mário Taba Júnior
Banca: Maria José Hitomi Nagata
Banca: Valdir Gouveia Garcia
Resumo: A recessão gengival (RG) consiste na migração da margem gengival (MG) em direção apical à junção cemento-esmalte (JCE), deixando a raiz do dente exposta. O recobrimento da RG com a técnica do enxerto gengival livre (EGL) pode ocorrer imediatamente por meio de "bridging," ou tardiamente por meio de "creeping attachment" (CA). O objetivo do presente estudo é avaliar a influência da remoção da margem gengival e do posicionamento do enxerto gengival livre sobre o "creeping attachment" em recessões classe II de Miller em pré-molares inferiores. Os pacientes deveriam ter um ou os dois pré-molares inferiores com recessões classe II de Miller de um ou ambos os lados. Eles foram divididos aleatoriamente em um dos grupos de acordo com sua chegada: Grupo 1: Preparo do leito receptor e sutura do EGL apical a um colar de MG mantida ao redor do dente. Grupo 2: Preparo do leito receptor removendo-se toda a MG e posicionando o EGL sem recobrir a porção exposta da raiz. Grupo 3: Preparo do leito receptor semelhante ao do Grupo 2 e posicionamento do EGL no nível da JCE. Foram feitas medições pré e pós-operatórias aos 30, 90, 180 e 360 dias da altura da RG (HR), largura da RG (LR), quantidade de gengiva queratinizada (GQ), profundidade de sondagem (PS), gengiva inserida (GI) e nível de inserção clínica (NIC). O recobrimento inicial (RI) e o CA foram calculados com as medidas obtidas. Os dados foram submetidos à análise estatística. Aos 360 dias pósoperatórios, a porcentagem de recobrimento dos Grupos 1, 2 e 3 foi de 4,12%; 39,58% e 30,99% respectivamente. Não houve diferença estatística de RI entre os grupos. A quantidade de CA, aos 90, 180 e 360 dias pós-operatórios, não foi estatisticamente significante entre os grupos. Os Grupos 2 e 3 tiveram redução significativa no nível de inserção clínica aos 360 dias pós-operatórios.
Abstract: Gingival recession is the result of the apical migration of the free gingival margin (FGM), resulting in root exposure. The direct root coverage (DRC) obtained by free gingival graft (FGG) technique is the result of bridging, while root coverage obtained later is the result of creeping attachment (CA). The purpose of this study was to assess the influence of free gingival margin excision and free gingival graft adaptation on creeping attachment on lower premolars. 48 patients with or without bilateral Miller class II defects on one or both lower premolars were selected and randomly assigned to one of the following groups: Group 1 - FGG was placed apically to the collar of residual gingiva left in place at the moment of preparing the recipient bed. Group 2 - FGG was placed at the coronal border of the recipient bed after excision of FGM without any attempt to cover the denuded root. Group 3 - a direct coverage of the recession was attempted by placing the FGG with its coronal border at the level of cemento-enamel junction (CEJ). Height of recession (HR), width of recession (WR), height of keratinized tissue (HKT) were assessed at baseline and at 30, 90, 180 and 360 days postoperatively. Probing depth (PD), attached gingiva (AG) and clinical attachment level (CAL) were assessed at 360 days postoperatively. DRC and CA were calculated with the obtained measurements. The mean percentage of root coverage in the Groups 1, 2 and 3 were 4,12%; 39,58% and 30,99% respectively at 360 days post-op. All groups exhibited statistically similar DRC and CA. Groups 2 and 3 presented significantly gain in attachment level.
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Borges, Germana Jayme. „Tomografia computadorizada de feixe cônico como método de diagnóstico da espessura gengival e da distância da margem gengival à crista óssea“. Universidade Federal de Goiás, 2013. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5151.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Cláudia Bueno (claudiamoura18@gmail.com) on 2016-01-27T15:07:23Z No. of bitstreams: 2 Tese - Germana Jayme Borges - 2013.pdf: 1472999 bytes, checksum: d3966b343549a12f4a7f7511fdeb6fa7 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-01-28T11:38:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Germana Jayme Borges - 2013.pdf: 1472999 bytes, checksum: d3966b343549a12f4a7f7511fdeb6fa7 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-01-28T11:38:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese - Germana Jayme Borges - 2013.pdf: 1472999 bytes, checksum: d3966b343549a12f4a7f7511fdeb6fa7 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-06-19
This study aimed to compare clinical measurements of gingival thickness (GT) and distance between gingival margin and vestibular (GMBC-V) and interproximal bone crests (GMBC-I) with those using cone-beam computed tomography (CBCT).Material and methods: GT and GMBC-V were measured in 348 teeth and GMBC-I, in 377 tooth regions of 29 patients with gummy smile. GT was assessed using transgingival probing (TP), ultrasound (US) and CBCT, whereas GMBC-V and GMBC-I, by trans-surgical clinical evaluation (TCE) and CBCT. Statistical analyses used independent t-test, Mann-Whitney test, ANOVA Tamhane‟s post hoc test, Pearson correlation coefficient and simple linear regression.Results: Significant difference was observed for GT: between TP, CBCT and US considering all teeth; between TP and CBCT and between TP and US in incisors and canines; between TP and US in premolars and molars. No significant difference was observed between TP and CBCT in premolarsand molars. TP presented the highest means for GT. Significant positive correlation and linear regression were observed (p < 0.05) between TP and CBCT, TP and US and CBCT and US. Significant difference was observed for GMBC-V and GMBC-I using TCE and CBCT, considering all teeth and groups of teeth. Pearson correlation and linear regression were significant for GMBC-V and GMBC-I (p < 0.05), except in molars(r = 0.014; p = 0.915) and region between molars(r = 0.239; p = 0.071).Conclusions:Measurements obtained using CBCT and US presented lower means for GT than TCE. GMBC-V and GMBC-I means were higher using CBCT than TCE.
Avaliar a TCFC como método de diagnóstico da espessura gengival (EG) e da distância da margem gengival à crista óssea vestibular(MGCO-V) e interproximal(MGCO-I), comparando mensurações clínicas com as medidas obtidas em imagens de TCFC.Material e métodos: o estudo foi desenvolvido em 29 pacientes com queixa de sorriso gengival e indicação de cirurgia para aumento de coroa clínica com finalidade estética. A EG e a MGCO-V foram mensuradas em 348 dentes e a MGCO-I em 377 regiões. A EG foi avaliada por meio de sondagem transgengival (ST), com aparelho de ultrassom (US) e nas imagens de TCFC, enquanto que a MGCO-V e MGCO-I foram verificadas por avaliação clínica transcirúrgica (ACT) e nas imagens de TCFC. Para padronizar o local de aferição foi utilizado um guia tomográfico e um guia clínico. A diferença entre as medidas de EG, MGCO-V e MGCO-I obtidas pelos diferentes métodos foi analisada pelo Teste-t independente, Mann-Whitney e ANOVA post hocTamhane, enquanto que a relação entre as mesmas foi avaliada pelo teste de Correlação de Pearson e Regressão Linear Simples. Resultados:para a EG foi observada diferença significante entre ST, TCFC e US quando considerados todos os dentes. No grupo dos incisivos e caninos houve diferença significativa entre ST e TCFC, e entre ST e US. Nos pré-molares e molares (M) não foi observada diferença entre ST e TCFC, mas houve entre ST e US. A ST registrou maiores médias de EG em relação aos demais métodos. Observou-se correlação e regressão linear positivas significativas (p< 0,05) entre ST e TCFC, ST e US e entre TCFC e US. Em relação à MGCO-V e MGCO-I, notou-se diferença significante entre as medidas obtidas por ACT e por TCFC, quando considerados todos os dentes e os grupos dentários. A análise de correlação e regressão linear foram significativas para MGCO-V e MGCO-I (p< 0,05) no grupo dos incisivos, caninos e pré-molares. Conclusão: A TCFC é um método de diagnóstico eficaz para visualização e mensuração da espessura gengival e distância da margem gengival à crista óssea, apresentando medidas correlacionadas às obtidas clinicamente e contribuindo dessa forma, para o planejamento de procedimentos estéticos em periodontia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Araujo, Nara Santos. „Influência do contorno axial de laminados cerâmicos, sem término cervical, sobre o comportamento da margem gengival : estudo clínico prospectivo /“. Araçatuba, 2016. http://hdl.handle.net/11449/144262.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Orientador: Eduardo Passos Rocha
Coorientador Renato Herman Sundfeld
Banca: Paulo Henrique dos Santos
Banca: Rodolfo Bruniera Anchieta
Resumo: Objetivo: Avaliar, a través de um estudo clínico prospectivo, a influência de laminados cerâmicos, cimentado s sobre dentes sem a realiza ção d o término cervic al, sobre o comportamento da margem gengival. Materiais e Métodos : Setenta dentes restaurados com laminados cerâmicos foram avaliado s . Dentes vizinhos ou antagonistas não restaurados f oram utilizados como controle. O s fator es de estudo fo ram o tratamento r ealizado, o biótipo gengival e o tempo de análise (T) em 7 níveis [ T0 (previamente ao tratamento), T 7 ( 7 dias após cimentação), T1 5 (15 dias), T 30 (30 dias), T 60 (60 dias), T 120 (120 dias), e T 180 (180 dias após cimentação). As variáveis de resposta foram o índice gengival (IG), o índice de placa (IP) e a recessão gengival, recebendo escores, de forma qualitativa e decrescente ( Alfa, Beta, Charlie e Delta ), segundo a condição clínica . Fotografias digitais foram obtidas em cada tempo de análise. Resultado s : A análise dos grupos restaura do e controle mostrou maior prevalência de elementos conceituados "A lfa " para as variáveis IG e IP. Meno s registros em "B eta ' e "C harlie " foram observados no grupo restaurado, demostrando com isso um menor acúmulo de placa nas superfícies restauradas. O sobreconto rno horizontal nos dentes restaura dos não aumentou a ocorrência de inflamação na margem gengival em relação ao grupo controle, e 100% da amostra não apresentou recessão gengival após 180 dias de acompanhamento clínico. Conclus ão : Com base nos resultad os obtidos, observa - se que a presença de sobrecontorno horizontal nos dentes restaurados não alterou o posicionamento vertical da margem gengival e não ocasionou inflamação periodontal clinicamente perceptível . O biótipo ge ngival não influenciou nos resultados.
Abstract:Purpose : To evaluate, through a prospective clinical study, the influence of ceramic veneers, cemented on teeth without cervical finish line, on the be havior of the gingival margin Materials and Methods : Seventy teeth with ceramic laminate veneers were evaluated . Neighboring unrestored teeth were used as control. The study factors were the treatment, the gingival biotype and the time analysis (T) on 7 le vels [T0 ( prior to treatment ), T7 (7 days after cementation), T1 5 (15 days), T 30 (30 days), T 60 (60 days) T 12 0 (120 days), and T 180 (180 days after cementation)] . The response variables were gingival index (GI), plaque index (PI), and gingival recession, g etting scores (Alfa, Beta, Charlie and Delta), according to the clinical condition . Digital photographs were taken in each time. Results: The analysis of the restored and control groups showed a higher prevale nce of reputable elements "Alfa" for GI and PI variables . Lower records in "Beta" and "Charlie" were observ ed in the restored group, showing less plaque build - up in the restored surfaces . The horizontal overcontouring of restorations, did not increase the occurrence of inflammation of the gingival margin in the restored group compared to the control group, and 100% of the sample obtained concept "Alfa" to the variable gingival recession after 180 days of clinical follow - up . Conclusion : The presence of horiz ontal overcontouring did not change the vertical position of the gingival margin and did not cause a clinically perceptible periodontal inflammation. The gingival biotype did not influence the results.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Araujo, Nara Santos [UNESP]. „Influência do contorno axial de laminados cerâmicos, sem término cervical, sobre o comportamento da margem gengival: estudo clínico prospectivo“. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/144262.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Nara Santos Araujo (nara_araujo@zipmail.com.br) on 2016-09-28T20:09:01Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Nara Santos Araujo.pdf: 3769593 bytes, checksum: efd38e62dff5d94af299b150da909c79 (MD5)
Approved for entry into archive by Juliano Benedito Ferreira (julianoferreira@reitoria.unesp.br) on 2016-09-30T19:30:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 araujo_ns_me_araca_par.pdf: 980478 bytes, checksum: ef94fb63c6137b27c1acf16f4d0c9ab8 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-30T19:30:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 araujo_ns_me_araca_par.pdf: 980478 bytes, checksum: ef94fb63c6137b27c1acf16f4d0c9ab8 (MD5) Previous issue date: 2016-08-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Objetivo: Avaliar, através de um estudo clínico prospectivo, a influência de laminados cerâmicos, cimentados sobre dentes sem a realização do término cervical, sobre o comportamento da margem gengival. Materiais e Métodos: Setenta dentes restaurados com laminados cerâmicos foram avaliados. Dentes vizinhos ou antagonistas não restaurados foram utilizados como controle. Os fatores de estudo foram o tratamento realizado, o biótipo gengival e o tempo de análise (T) em 7 níveis [T0 (previamente ao tratamento), T7 ( 7 dias após cimentação), T15 (15 dias), T30 (30 dias), T60 (60 dias), T120 (120 dias), e T180 (180 dias após cimentação). As variáveis de resposta foram o índice gengival (IG), o índice de placa (IP) e a recessão gengival, recebendo escores, de forma qualitativa e decrescente (Alfa, Beta, Charlie e Delta), segundo a condição clínica. Fotografias digitais foram obtidas em cada tempo de análise. Resultados: A análise dos grupos restaurado e controle mostrou maior prevalência de elementos conceituados “Alfa” para as variáveis IG e IP. Menos registros em “Beta’ e “Charlie” foram observados no grupo restaurado, demostrando com isso um menor acúmulo de placa nas superfícies restauradas. O sobrecontorno horizontal nos dentes restaurados não aumentou a ocorrência de inflamação na margem gengival em relação ao grupo controle, e 100% da amostra não apresentou recessão gengival após 180 dias de acompanhamento clínico. Conclusão: Com base nos resultados obtidos, observa-se que a presença de sobrecontorno horizontal nos dentes restaurados não alterou o posicionamento vertical da margem gengival e não ocasionou inflamação periodontal clinicamente perceptível. O biótipo gengival não influenciou nos resultados.
Purpose: To evaluate, through a prospective clinical study, the influence of ceramic veneers, cemented on teeth without cervical finish line, on the behavior of the gingival margin Materials and Methods: Seventy teeth with ceramic laminate veneers were evaluated. Neighboring unrestored teeth were used as control. The study factors were the treatment, the gingival biotype and the time analysis (T) on 7 levels [T0 (prior to treatment), T7 (7 days after cementation), T15 (15 days), T30 (30 days), T60 (60 days) T120 (120 days), and T180 (180 days after cementation)]. The response variables were gingival index (GI), plaque index (PI), and gingival recession, getting scores (Alfa, Beta, Charlie and Delta), according to the clinical condition. Digital photographs were taken in each time. Results: The analysis of the restored and control groups showed a higher prevalence of reputable elements "Alfa" for GI and PI variables. Lower records in "Beta" and "Charlie" were observed in the restored group, showing less plaque buildup in the restored surfaces. The horizontal overcontouring of restorations, did not increase the occurrence of inflammation of the gingival margin in the restored group compared to the control group, and 100% of the sample obtained concept "Alfa" to the variable gingival recession after 180 days of clinical follow-up. Conclusion: The presence of horizontal overcontouring did not change the vertical position of the gingival margin and did not cause a clinically perceptible periodontal inflammation. The gingival biotype did not influence the results.
FAPESP: 2014/11799-2
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Araujo, Fabiano de Oliveira. „Influência da cor da resina composta e da localização da margem gengival (esmalte ou dentina) na infiltração marginal de restaurações proximais em dentes posteriores“. Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84519.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia.
Made available in DSpace on 2012-10-20T10:04:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Este trabalho, in vitro, avaliou a influência da cor da resina composta e da localização da margem gengival (esmalte ou dentina) na microinfiltração marginal de restaurações proximais em dentes posteriores. Cavidades de Classe II, com margens gengivais em esmalte e dentina foram preparadas. Seis cores de resina e grupos de 10 dentes humanos foram utilizados (n=10). Os dentes foram termociclados, impermeabilizados, imersos em fucsina básica a 0,5%, seccionados longitudinalmente e avaliados quanto à microinfiltração marginal. Os testes de Kruskal-Wallis e de Wilcoxon mostraram que para cores da resina não houve diferenças estatísticas entre os grupos (p = 0,8570), mas houve diferenças estatísticas entre as margens em esmalte e dentina (p<0,0001). Concluiu-se que a variação da cor da resina não influenciou na microinfiltração marginal de restaurações de Classe II.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Cardoso, Paula de Carvalho. „Influência do número de faces (OD e MOD) e localização da margem gengival em esmalte ou em dentina na infiltração marginal de inlays cerâmicos“. Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85371.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia.
Made available in DSpace on 2012-10-20T18:02:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 202862.pdf: 1700824 bytes, checksum: 520d9f5da7f8622f83acaa603d99430d (MD5)
O estudo avaliou a influência do número de faces e localização da margem gengival na infiltração marginal de inlays cerâmicos. Quarenta pré-molares foram divididos em 4 grupos com 10 dentes cada. No grupo I - MOD, com parede gengival da caixa proximal localizada 1mm aquém da JAC; no grupo II - OD, com margem 1mm aquém da JAC; no grupo III -MOD, com margem gengival 1mm abaixo da JAC e no grupo IV - OD, com margem 1mm abaixo da JAC. Após a moldagem e confecção dos inlays cerâmicos de IPS Empress, os espécimes foram preparados para avaliação da microinfiltração. Conclui-se que os maiores valores de infiltração do corante foram encontrados quando margem gengival localizava-se em dentina. Não houve diferença entre os grupos com diferentes tipos de preparos (DO e MOD).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Ishikiriama, Sérgio Kiyoshi. „Efeito de retenções adicionais na microinfiltração e formação de microfendas na margem gengival de restaurações de classe II extensas, feitas com resina composta: avaliação antes e após ciclagem mecânica“. Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25131/tde-22062007-090733/.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo laboratorial comparou a microinfiltração marginal e formação de microfendas em restaurações de classe II extensas, feitas com resina composta com margens situadas em dentina/cemento, utilizando diferentes tipos de retenções adicionais na caixa proximal. Cavidades padronizadas MOD extensas foram confeccionadas em 40 terceiros molares humanos, os quais foram divididos em 4 grupos de acordo com a retenção adicional confeccionada na caixa proximal: (G1) sem retenção adicional - controle; (G2) canaletas verticais nas paredes vestibular e lingual; (G3) orifícios na parede gengival e (G4) canaleta horizontal na parede gengival. Todos os grupos foram restaurados pela técnica incremental, com sistema adesivo (Prime Bond NT - Dentsply) e resina composta híbrida (QuiXfil - Dentsply). Todos os dentes restaurados foram imersos em corante com aplicação simultânea de cargas contínuas (forças variando entre 1kg e 17kg). Moldagens da margem gengival restaurada foram realizadas antes e após a ciclagem mecânica e réplicas de resina epóxica foram obtidas e analisadas em microscópio eletrônica de varredura para avaliação das microfendas marginais. Após as moldagens, todos os dentes foram seccionados para análise da microinfiltração marginal. Todas as micrografias da margem gengival e imagens dos cortes seccionados foram analisados quantitativamente no programa Image Tools (UTHSCSA). Os valores para microinfiltração foram submetidos a análise de variância e teste de Tukey (p< ou = 0,05). As extensões das fendas antes e após a ciclagem mecânica foram comparadas pelo teste \'t\'\' de Student. Também foi realizada uma análise de correlação entre a extensão das microfendas e microinfiltração marginal (teste de correlação de Pearson). Todos os grupos com retenção adicional (G2=11,59, G3=7,11 e G4=1,57) apresentaram microfendas significantemente menos extensas que o grupo controle sem retenção (G1=42,43) (p< ou = 0.05). Resultados similares foram obtidos para a análise de microinfiltração (G1= 82,84; G2=64,73; G3=45,42; G4=3,09), com diferenças significantes entre todos os grupos (p< ou = 0,05). Todos os grupos apresentaram aumento na extensão das fendas após a aplicação de cargas contínuas, com exceção do grupo da canaleta horizontal (grupo 4). Este tipo de retenção adicional apresentou os melhores resultados em ambos os parâmetros. Os resultados mostraram uma tendência a correlação entre os dois parâmetros estudados. Segundo os resultados, as retenções adicionais podem melhorar a adaptação marginal e minimizar a microinfiltração em restaurações de classe II extensas, feitas com resina composta.
This in vitro study compared marginal leakage and gap formation in resin composite class II cavities with gingival margin in cementum, using 3 different additional retention in proximal box. Standardized large MOD cavities, with gingival margins in cementum, were prepared in forty extracted human molars and divided into 4 groups according to the retention in proximal box: (G1) no retention; (G2) vertical grooves in buccal and lingual walls; (G3) pins in gingival wall; and (G4) horizontal grooves in gingival wall. All groups were restored with the incremental technique, using hybrid resin composite (QuiXfil - Dentsply) and bonding agent (Prime Bond NT - Dentsply). All restored teeth were immersed in dye with simultaneous mechanical loading (alternated loading between 1kg and 17kg). Impressions of gingival margins were made before and after mechanical loading and epoxic resin replicas were evaluated in scanning electron microscope for gap formation. After the impressions, all teeth were seccioned for microleakage evaluation. All SEM photomicrographs and seccioned teeth images were analysed with Image Tools (UTHSCSA) software for a quantitative analysis of both parameters. Microleakage data were evaluated by ANOVA and Tukey\'s test. Gap extension before and after mechanical loading were evaluated by Student\'s t test. A correlation analysis was made between gap extension and microleakage (Pearson\'s correlation test). All groups with additional retention (G2=11,59, G3=7,11 e G4=1,57) showed fewer gap formation than control group (G1=42,43) (p< or = 0.05). Similar results were found for microleakage tests (G1= 82,84; G2=64,73; G3=45,42; G4=3,09), with significant differences between all groups (p< or = 0,05). All groups presented an increase in gap extension after loading, with exception to group with gingival retention grooves (G4). This group (G4) showed the best results in both parameters (p< or = 0.05).The results showed a tendency for correlation between the parameters. According the results, additional retention may improve marginal adaptation and minimize leakage in large class II resin composite restorations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Silva, João Carlos Pereira da. „Elevação da margem gengival em classes II - revisão narrativa“. Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10284/9542.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Em situações de cáries extensas justa ou mesmo infra-gengivais numa superfície mesial ou distal, é difícil realizar um bom isolamento do campo operatório. Este facto condiciona o sucesso reabilitador sentenciado pela contaminação, invasão do espaço biológico pelo material restaurador, entre outros problemas. Para ultrapassar esta dificuldade, surgiu uma técnica denominada elevação da margem gengival, ou recolocação da margem cervical. A avaliação clínica é fundamental para determinar as situações indicadas para manipulação de tecidos moles, nomeadamente para alongamento coronário ou para procedimentos como a elevação da margem gengival. São utilizadas matrizes pré-curvadas e a sua customização à zona gengival é dependente da destreza do profissional que tem de permitir uma adaptação rigorosa de forma a impedir a infiltração marginal. Há diversas adaptações à técnica original, com vários materiais restauradores do build up e da estrutura suprajacente. O objectivo deste trabalho foi efectuar uma descrição da técnica, e a análise da informação científica publicada de suporte à sua aplicação clínica de forma previsível. Sendo uma técnica relativamente recente há ainda pouca informação. São necessários mais estudos para uma evidência que suporte a criação de protocolos relativamente ao tipo de materiais usados no selamento dentinário e no build up, e sobre a percepção dos verdadeiros factores que interferem no sucesso a longo prazo.
In situations of extensive just cavities or even infragingival cavities on a mesial or distal surface, it’s difficult to achieve a good operative field isolation. This fact conditions the rehabilitation success sentenced by contamination, invasion of the biological space by restorative material, among other problems. To overcome this difficulty, a technique called elevation of the gingival margin, emerged. Clinical evaluation is essential to determine the situations indicated for soft tissues manipulation, namely for crown lengthening, and those indicated for gingival margin elevation. Pre curved matrices are used and their customization to the gingival zone is dependent on the professional’s skill who has to allow a rigorous adaptation in order to prevent margin infiltrations. There are several adaptations to the original technique, with several restorative materials from the buildup to the overlying structure. This work’s aim was to describe the technique, and also analyze published scientific information in order to support its clinical application. It is a relatively recent technique, and there is still little information. Further studies are needed for evidence that supports the creation of protocols in relation to the type of materials used in dental sealing and build up, and on the perception of the real factors that interfere with long-term success.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Lopes, Carolina Martins Romano. „Alongamento coronário : uma revisão bibliográfica“. Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/33895.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
O alongamento coronário é um dos procedimentos mais realizados em Periodontologia. Engloba uma grande variedade de técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas, com o objetivo de aumentar a exposição da coroa dentária, em doentes com excesso de tecido gengival, ou como técnica adjuvante a procedimentos restauradores. Esta revisão bibliográfica tem como objetivo estudar as várias técnicas de alongamento coronário, suas indicações e contraindicações, bem como rever a importância da avaliação do fenótipo gengival no planeamento terapêutico. Adicionalmente, serão revistos os fatores que influenciam a maturação dos tecidos moles periodontais e a posição final da margem gengival pós-cirúrgica. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando os termos “crown lengthening surgery AND gingival biotype”, “crown lengthening surgery AND surgical techniques”, “crown lengthening surgery AND gingival margin position” e “crown lengthening surgery AND surgical complications”, nas bases de dados Pub-Med, Medline, Cochrane e SciELO. Foi dada preferência a meta-análises, revisões sistemáticas e a estudos randomizados controlados. O alongamento coronário cirúrgico está indicado na abordagem de cáries ou fraturas subgengivais, em situações de invasão dos tecidos aderidos supracrestais e ainda em casos com discrepância das margens gengivais. A gengivectomia e a realização de cirurgia de retalho, com ou sem osteotomia, representam as técnicas cirúrgicas mais aplicadas. A extrusão ortodôntica é uma técnica não cirúrgica, normalmente utilizada como alternativa às técnicas cirúrgicas de alongamento coronário. Apesar de serem conhecidos alguns dos fatores implicados na posição final da margem gengival, estão descritas situações de migração apical ou coronal da mesma, com o passar do tempo. O alongamento coronário é uma técnica periodontal valiosa no sentido de recriar um sorriso harmonioso. Com este objetivo, a associação de procedimentos periodontais e protéticos é muitas vezes necessária e benéfica.
Crown lengthening surgery is a commonly performed technique in Periodontology. It involves several surgical and non-surgical techniques, aiming to enhance the exposition of the crown, in patients with redundant gingival tissue or as an adjuvant technique to restorative procedures. This literature review aims to study the various crown lengthening techniques, their indications and contraindications, and review the importance of the gingival phenotype evaluation in the therapeutic plan. A literature review in Pub-Med, Medline, Cochrane e SciELO databases was performed using the terms “crown lengthening surgery AND gingival biotype”, “crown lengthening surgery AND surgical techniques”, “crown lengthening surgery AND gingival margin position” e “crown lengthening surgery AND surgical complications”. There was a preference for meta-analysis, systematic reviews and randomized controlled trials. Surgical crown lengthening is indicated while treating caries or subgingival fractures, in cases of invasion of the supracrestal gingival tissues or in situations where there are discrepancies in the gingival margin. Gingivectomy and flap surgery with or without osteotomy represent the most used crown lengthening surgical techniques. The orthodontic extrusion is the most used crown lengthening non-surgical technique, normally applied as an alternative to surgical procedures. Although several factors involved in the final position of the gingival margin are already known, there are still described situations of apical or coronal gingival migration over time. Crown lengthening is a valuable periodontal technique which can help recreate a harmonious smile. Also, the association between periodontal and prosthetic procedures is many times necessary and beneficial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie