Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Marketing - Brasil.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Marketing - Brasil“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Marketing - Brasil" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Scharf, Edson Roberto, Giancarlo Gomes und Nikolas Könzgen Huck. „Marketing Interno em cooperativa de crédito do Brasil“. Revista Brasileira de Marketing 19, Nr. 4 (16.12.2020): 809–37. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v19i4.16122.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: O objetivo é analisar determinadas iniciativas de Marketing Interno de uma cooperativa de crédito brasileira, na visão dos seus colaboradores.Método: Foi aplicada pesquisa quantitativa (911 indivíduos), de caráter descritivo, com uso de modelagem de equações estruturais e de corte transversal, com instrumento baseado em Dessler (1996), Lings e Greenley (2005) e Shekary et al. (2012).Originalidade/Relevância: O estudo de aspectos específicos do Marketing Interno, a saber a comunicação, a liderança e os sistemas de informação, é novo no contexto do Marketing. Trabalhos anteriores se concentraram no contexto do Marketing Interno, principalmente em comunicação, uma vez que satisfaz a necessidade mais visível das atividades de Marketing nas organizações.Resultados: Os resultados indicaram que há contribuição efetiva da comunicação interna nos objetivos organizacionais, e que o processo de comunicação e liderança exercem funções determinantes nestes objetivos. No entanto, houve identificação de que os sistemas de tecnologia da informação, adquiridos para facilitar o processo de comunicação da organização, exercem influência negativa na comunicação interna e seus objetivos.Contribuições teórico-metodológicas: Este trabalho contribui para a literatura de Marketing, abordando elementos do processo de Marketing Interno pouco estudados até o momento.Contribuições sociais/gerenciais: Para fins gerenciais, os resultados permitem tomada de decisões sobre comunicação interna ajustadas às gerações, principalmente a Y.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Mota, Marcio Oliveira, Ana Augusta Ferreira Freitas, Felipe Gerhard, Simony Rodrigues Marins und Lucas Lopes Ferreira Souza. „Pesquisa Científica em Marketing de Serviços no Brasil“. Revista Pretexto 18, Nr. 1 (15.06.2017): 47–63. http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v18i1.2831.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Fagundes, André Francisco Alcântara, Ricardo Teixeira Veiga, Danilo De Oliveira Sampaio und Caissa Veloso e. Sousa. „A Publicação Acadêmica de Marketing Esportivo no Brasil“. Revista Brasileira de Marketing 11, Nr. 2 (05.09.2012): 96–123. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v11i2.2327.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo desse artigo analisar os trabalhos acadmicos de marketing esportivo publicados nos principais peridicos e eventos cientficos brasileiros no perodo de 1994 a 2011. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliogrfica a partir da qual foram selecionados os artigos que tratavam do tema. Utilizou-se um formulrio com 13 variveis para analisar os 23 trabalhos encontrados. A anlise dos dados possibilitou algumas constataes: (a) a maioria dos trabalhos foram publicados em eventos cientficos; (b) 85% tiveram como origem instituies de ensino das regies sudeste e sul; (c) estudos exploratrios e empricos representaram 74% do total; (d) 65% dos artigos foram publicados nos ltimos seis anos; e (e) observou-se uma tendncia a pesquisas relacionadas s escolas de marketing mais tradicionais. Como a pesquisa identificou uma pequena produo acadmica sobre marketing esportivo no Brasil, o estudo sugere algumas opes para incrementar essa produo. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2327
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Rao, Vithala R., und Luis Eduardo Pilli. „Conjoint Analysis para Pesquisa de Marketing no Brasil“. Revista Brasileira de Marketing 13, Nr. 4 (11.09.2014): 25–38. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v13i4.2707.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo oferece uma reviso, de 1971 at a atualidade, dos mtodos de conjoint analysis que so abordagens de coleta de dados baseadas em preferncias ou escolhas declaradas pelos consumidores. Milhares de estudos foram realizados com o uso de conjoint analysis, desde a introduo do mtodo no incio da dcada de 70. Este conjunto de mtodos permite que os pesquisadores de mercado estudem trade-off entre os atributos de novos produtos, sendo til para vrias decises de marketing com design de produto, apreamento e segmentao de mercado. O conjunto atual de opes de conjoint analysis composto pela abordagem tradicional de preferncia declarada, pelas tcnicas de escolhas discretas (CBCA ou choice based conjoint analysis) que se baseiam em escolhas declaradas, pela abordagem autoexplicativa que usa elicitao direta de importncia de atributos e avaliao dos nveis dos atributos e pela abordagem adaptativa (ACA ou adaptive conjoint analysis) que implica em coleta de dados por etapas e adaptativa. Este artigo resume estes mtodos e seus desenvolvimentos recentes e apresenta uma aplicao no Mercado brasileiro. Dada a versatilidade do mtodo, existe um enorme potencial para a pesquisa de marketing no Brasil. Essencialmente, esta metodologia est viva e crescendo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Silva, Marcos Paulo Gomes da, und Renato Medeiros de Souza. „PERSPECTIVA DO MARKETING DIGITAL:“. Revista Gestão, Inovação e Negócios 6, Nr. 1 (18.06.2020): 72–89. http://dx.doi.org/10.29246/2358-9868.2020v6i1.p72-89.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo tem como objetivo analisar a publicidade digital frente ao comércio eletrônico brasileiro. Em virtude da popularização da Internet, o Brasil hoje já representa 40% da audiência da América Latina, conforme levantamento realizado pela com Score, e com um mercado virtual que vem se mostrando promissor mesmo frente a momentos desfavoráveis na economia. Sendo evidente que o consumidor está cada vez mais conectado, muitas empresas já compreenderam esse novo panorama, que se apresenta como um próspero veículo de comunicação, mudando radicalmente, a maneira de se relacionar com os consumidores, divulgar e vender produtos. O objetivo desde trabalho é contribuir para o aperfeiçoamento da publicidade on-line, bem como compreender a sua influência no comércio eletrônico do Brasil. Para tal foram realizadas pesquisas exploratórias a fim de fornecer fundamentação teórica ou estudo além de dados secundários de fontes segmentadas ao tema abordado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Toledo, Luciano Augusto, und Felix Hugo Aguero Diaz Leon. „Hidrovias do Brasil: um estudo de inteligência de marketing“. Revista Gestão em Análise 8, Nr. 1 (30.04.2019): 42. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i1.p42-54.2019.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho se apresenta sob a modalidade de pesquisa exploratória qualitativa. Como método, foi utilizado o estudo de caso. O fenômeno estudado é a atividade de inteligência de marketing sob a perspectiva da empresa HBSA. Como resultado de estudo, verificou-se que as atividades de inteligência de marketing ocorrem, informalmente, nas diversas unidades de negócios. Observou-se que uma série de ações relativas a estudos de cenários e oportunidades de mercado é realizada na empresa, configurando a presença de atividades de inteligência de marketing, as quais auxiliam a estruturação de decisões de mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Faria, Alexandre. „Crítica e cultura em marketing: repensando a disciplina“. Cadernos EBAPE.BR 4, Nr. 3 (Oktober 2006): 01–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512006000300007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo descreve o processo de implementação de uma abordagem crítica em marketing, baseada no realismo crítico e desenvolvida na Inglaterra e no Brasil por um pesquisador brasileiro. Inspirada inicialmente por uma proposta específica de crítica em marketing desenvolvida na Inglaterra no início dos anos 1990 - o chamado rethinking marketing -, a pesquisa incorporou a cultura à crítica quando, no Brasil, o pesquisador passou a argumentar que o conhecimento produzido no mundo anglo-saxão não se aplica no Brasil. Através de uma abordagem confessional, composta pela descrição de diálogos do pesquisador com informantes e de reflexões e práticas correspondentes, o artigo mostra como é difícil adotar uma postura crítica na área de marketing. O autor argumenta que no Brasil os pesquisadores devem, pela promoção de pesquisas interculturais, privilegiar o conhecimento de informantes menos disciplinados e desafiar o argumento cultural de que o conhecimento aqui produzido não se aplica ao mundo anglo-saxão. No final, o artigo mostra como essa abordagem crítica pode ajudar a dar maior relevância à pesquisa acadêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Brei, Vinícius Andrade, und Guilherme Liberali Neto. „O Uso da técnica de modelagem em equações estruturais na área de marketing: um estudo comparativo entre publicações no Brasil e no exterior“. Revista de Administração Contemporânea 10, Nr. 4 (Dezember 2006): 131–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552006000400007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo realiza uma avaliação crítica da aplicação de Modelagem em Equações Estruturais no Brasil, a partir de um estudo comparativo entre os trabalhos publicados na sub-área de marketing do ENANPAD e nas seções de marketing de três dos principais periódicos de administração do Brasil: RAE, RAUSP e RAC, de 1994 a 2003. Os resultados obtidos foram comparados às estatísticas que resumem a utilização de SEM em artigos publicados nos principais journals internacionais de marketing, tabulados e apresentados por Baumgartner e Homburg (1996). O texto se inicia por uma breve visão geral de SEM - surgimento, funções e características, etapas principais, aplicações, aspectos essenciais e alguns aspectos problemáticos da sua utilização. Após a discussão sobre os critérios utilizados para tabular os artigos, o panorama do uso de SEM no Brasil é apresentado e comparado com as estatísticas dos trabalhos publicados em âmbito internacional. O texto é encerrado com uma avaliação geral da qualidade da utilização desta abordagem no Brasil e apresentação de sugestões para futuras aplicações da modelagem de equações estruturais em marketing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Gaspar, Marcos Antonio, Diogo Martins Gonçalves Morais, Ademar Caetano Vallada Júnior und Cauê Aurélio Debia. „Marketing Esportivo: Um Estudo das Ações Praticadas por Grandes Clubes de Futebol do Brasil“. Podium Sport, Leisure and Tourism Review 03, Nr. 01 (01.06.2014): 12–28. http://dx.doi.org/10.5585/podium.v3i1.67.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Santos, Rubens Da Costa. „Passado e presente do Marketing“. GV-executivo 3, Nr. 3 (03.10.2004): 96. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v3n3.2004.34722.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Obra lançada em 1972 por professores da EAESP, foi pioneira na disseminação de conceitos de marketing no país. Trinta anos depois, uma nova obra, também desenvolvida por professores da EAESP, discute os principais temas e desafios da área de Marketing no Brasil do século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Lacerda, Tales Sarmento, und Beatriz Quaresma Mendonça. „Marketing B2B: mapeamento dos trabalhos acadêmicos no Brasil de 1998 a 2007“. Revista de Administração da UFSM 3, Nr. 2 (18.12.2010): 219–29. http://dx.doi.org/10.5902/198346592335.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
The Marketing discipline is influenced by several areas like Economics, Sociology and Psychology. However, it's still looking for an own theory. The scientific classification of papers becomes an important tool to find the way Marketing has been studied on last years in Brazil, as well as to find trends in this area. Understanding the organizational buying characteristics is mandatory in order to create efficient marketing programs that meet industry's buyers. This occurs because those buyers don't have the same behavior as individual consumers, despite the goal of a buying operation be the same - satisfaction of a need. The goals and politics of a particular organization offer restrictions on buying decision of organizational buyer. (KERIN et al., 2007). So, this paper tried to identify Business-to-Business (B2B) Marketing work published on EnANPADs, RAE, RAC, READ e RAUSP between 1998 and 2007. Results point that, despite the small amount of papers, the number is increasing and, following the literature trend, research are focusing on organizational relationship marketing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Lopes, Weslei Maique Oliveira, und Wesley Ricardo de Souza Freitas. „Marketing Ambiental: Análise da Produção Científica Brasileira“. Revista Brasileira de Marketing 15, Nr. 3 (27.09.2016): 355–72. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v15i3.3189.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as tendncias e rumos do marketing ambiental no Brasil, a partir de um levantamento da produo cientfica nacional, perodo dos ltimos dez anos (2006-2015), a fim de verificar possveis mudanas evolutivas na orientao e aplicao do marketing. Como metodologia, a pesquisa adotou um carter exploratrio, com abordagem qualitativa e a pesquisa bibliogrfica como instrumento de coleta. Nas revistas cientficas de Administrao do Brasil (Qualis A1 a B3) foram buscados todos os artigos com o assunto marketing. Os resultados indicaram que as publicaes de marketing ambiental correspondem a 6,88% do total de artigos nos ltimos dez anos. Desta forma, com base nas pesquisas brasileiras, constata-se que o marketing ambiental uma fonte de vantagem competitiva, porm ainda no faz parte da cultura organizacional. Portanto, apresenta-se uma agenda de pesquisa no sentindo de contribuir para o avano da prtica do marketing ambiental nas empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Motta, Fernando C. Prestes. „O que faz o Brasil, Brasil?“ Revista de Administração de Empresas 30, Nr. 2 (Juni 1990): 91–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901990000200009.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Vilaça, Nízia. „Brasil: da identidade à marca“. Revista FAMECOS 14, Nr. 33 (14.04.2008): 61. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3435.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Com o título “Brasil: da identidade à marca”, busca-se evidenciar, na trajetória brasileira, o pensamento da nação como um “construto” que, após estar longamente vinculado a um discurso do Estado e ao projeto nacional, hoje, liga-se progressivamente ao mercado. É esta passagem que buscaremos enfocar por meio das conexões entre corpo, moda, cultura e Brasil, tendo como pano de fundo a questão identitária, o desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação e do marketing, da produção têxtil, do design e a progressiva globalização da economia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Froemming, Lurdes Marlene Seide, Fernando Bins Luce, Marcelo Gattermann Perin, Cláudio Hoffmann Sampaio, Sedinei José Nardelli Beber und Guilherme Trez. „Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil“. Revista de Administração Contemporânea 4, Nr. 2 (August 2000): 159–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552000000200009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste artigo os autores elaboraram um inventário das características metodológicas básicas da produção científica da área de marketing no Brasil na década de 90 (até 1998). Esta produção científica está disponível nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) e nos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). De 217 artigos identificados foram analisados 134, pois os restantes 83 centravam-se em dimensões conceituais ou eram resenhas. Daqueles 134 artigos, 55 tinham o cunho exploratório (41%), 71 eram de natureza descritiva (53%) e somente 8 exploraram relações de causalidade (6%). No trabalho ainda são examinadas características metodológicas como: apresentação e relevância do problema de pesquisa, desenho da pesquisa, tipo de dado coletado, validade, bem como menção a limitações e recomendações para pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Almeida, Tatiane Nunes Viana de, Rodrigo Ladeira, Michelle Silva Bruno und Ailton Da Silva Leal. „Ferramentas online como estratégia de marketing: Converse All-Star Brasil“. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 6, Nr. 3 (30.09.2012): 88. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v6i3.184.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Uma das principais características do século XXI é que empresas e consumidores estão envolvidos em uma intensa conversação capaz de mudar radicalmente as relações comerciais. Com a incorporação de recursos e ferramentas, a internet torna-se relevante e passa ser amplamente utilizada como um poderoso meio de comunicação. Dentro deste contexto, o objetivo deste artigo é analisar como a CONVERSE – All Star Brasil explora os recursos de colaboração e interatividade disponíveis na web 2.0, para obter vantagem competitiva e consolidar a marca no mercado. Trata-se de um estudo de caso, de caráter descritivo-qualitativo. Pode-se afirmar que a CONVERSE – All Star tem desenvolvido sua estratégia dentro do meio digital, com o objetivo de acompanhar as mudanças de hábitos do consumidor. As possibilidades oriundas dessa conjuntura são imensas, todavia, as empresas carecem de uma mudança de mentalidade, haja vista a exigência de maior transparência e adaptação ao ambiente que se tornou a internet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Larios-Gómez, Emigdio, und Antonio Carlos Giuliani. „COMPETITIVIDADE DE MARKETING EM PME EM PIRACICABA, SÃO PAULO - BRASIL“. SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 1, Nr. 1 (20.12.2018): 390–401. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.9.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Baseado em duas investigações empíricas, que descrevem e analisam a competitividade de marketing de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MIPMES) dos setores comercial, de serviços, industrial, construção e social no México. O primeiro integrado por empresas MIPMES na cidade de Celaya no estado de Guanajuato e o segundo por empresas MIPMES na cidade de Puebla. a pesquisa foi realizada em Micro e Pequenas Empresas - MIPMES - do setor comercial e de serviços localizado na cidade de Piracicaba, no estado de São Paulo, Brasil. É uma pesquisa empírica com um não-experimental abordagem transversal e quantitativa, um questionário foi aplicado a empresas MIPMES Cidade Piracicaba no Estado de São Paulo, Brasil. A amostra foi por composta de 14 empresas (4 micros no setor comercial e 10 do setor de pequenos serviços). O objetivo foi identificar o valor do conhecimento criado pela comercialização MIPMES Brasil, por meio da transferência de conhecimento tácito e explícito e conversão do conhecimento para a competitividade de mercado. O marketing deve ser visto como um fator chave para a competitividade das empresas, como uma ferramenta estratégica para a gestão de negócios (empresas, marcas, pessoas, lugares ou produtos) que vai dar valor ao mercado, abrangendo as bases mercadológicas satisfazer as necessidades, desejos e demandas através de marketing (posicionamento, troca e venda) do seu novo produto ou não (bom, serviço, ideia ou experiência).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Oliveira, Sérgio Ricardo Góes. „Cinco décadas de Marketing“. GV-executivo 3, Nr. 3 (03.10.2004): 37. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v3n3.2004.34682.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O exame da história do marketing no Brasil revela um processo de adaptação às diferentes fases da economia e aos diferentes momentos do mundo empresarial. Com o tempo, abordagens centradas em vendas foram cedendo espaço a estratégias integradas de marketing. Hoje, as maiores influências sobre o desenvolvimento da atividade vêm das tecnologias de informação e telecomunicação, das mudanças no perfil dos consumidores e da redefinição das fronteiras de mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Rodrigues Bazi, Rogério Eduardo, und Alcino Ricoy Junior. „As redes sociais como ferramenta de marketing em instituições de ensino superior no Brasil“. Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación, Nr. 46 (2019): 170–86. http://dx.doi.org/10.12795/ambitos.2019.i46.10.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Mazzon, José Afonso, und Hamilton Coimbra Carvalho. „Marketing social no Brasil: História, desafios e uma agenda para o futuro“. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa 16, Nr. 3 (19.09.2017): 14. http://dx.doi.org/10.12660/rgplp.v16n3.2017.78370.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>Várias décadas após o seu nascimento, o marketing social nunca se tornou uma ferramenta dominante no repertório de agentes sociais que criam programas de mudança de comportamento no Brasil. Os equívocos sobre o marketing e os preconceitos contra o seu uso em programas sociais impedem o desenvolvimento da disciplina e a sua plena consideração por agentes sociais de topo. O artigo descreve uma mostra de estudos académicos e programas-chave que marcaram a primeira fase do marketing social no país. Entre eles, três merecem atenção especial: o Programa de Alimentação do Trabalhador, a luta contra o HIV e os programas de vacinação «Zé Gotinha». O artigo também apresenta uma discussão sobre barreiras e oportunidades para o marketing social no Brasil, incluindo uma agenda de três pontos para acelerar sua difusão.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Arruda, Maria Cecília Coutinho de. „A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil“. Revista de Administração de Empresas 33, Nr. 1 (Februar 1993): 16–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901993000100003.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Embora sejam muito variados os mercados em que pode operar um profissional de marketing, entende-se que o volume e o impacto das ações de marketing sobre o consumidor final justifiquem uma especial atenção, do ponto de vista da ética. Por esse motivo, o marketing dos bens de consumo constituirá o ponto central de análise do artigo. Até que o produto chegue ao consumidor final, muitas transações entre produtores, atacadistas e varejistas já se efetuaram. As indústrias, tratadas como produtores ou fabricantes de bens de consumo, foram escolhidas para o universo do estudo exploratório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Grassiani, Erella, und Frank Müller. „Brazil-Israel Relations and the Marketing of Urban Security Expertise“. Latin American Perspectives 46, Nr. 3 (21.02.2019): 114–30. http://dx.doi.org/10.1177/0094582x19831442.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
The transnational (re)making of contemporary urban pacification practices, discourses, and technologies between Brazil and Israel is underpinned by coercive entanglements. The Israeli experience with the occupation of the Palestinian territories has brought the Israel Defense Forces and the country’s private security industry international recognition for their urban warfare skills and related security technologies; Brazil has recently gained international recognition for urban pacification efforts that emphasize the country’s military’s ability to combine “hard” and “soft” skills, thereby foregrounding the nexus of military and humanitarian forms of engagement on urban battlefields. Empirical findings framed by critical scholarship on pacification demonstrate how recent shifts in the military and diplomatic relations between the two countries seek to symbolically capitalize on their own and each other’s urban warfare experiences to promote themselves as security experts capable of addressing a range of future urban threat scenarios—from urban warfare to antigang and antiriot policing and peacekeeping. A reorganização transnacional das práticas, discursos e tecnologias de urbanização contemporânea entre Brasil e Israel são movidas por envolvimento coercitivo. A experiência israelense de ocupação dos territórios palestinos trouxe prestígio internacional às Forças de Defesa Israelense, bem como à indústria de segurança particular do país, em virtude de tecnologia de combate urbano. Brasil recentemente alcançou reconhecimento internacional pelos esforços de pacificação urbana, que enfatizam a habilidade das forças armadas do país em combinar “soft and hard skills”, criando assim um nexo de interação militar e humanitário no campo de batalha urbano. Observações produzidas em moldura crítica acadêmica sobre pacificação demonstram de que modo mudanças recentes nas relações diplomática e militar dos dois países visam capitalizar simbolicamente as experiências respectivas para promoverem a si mesmos como especialistas em segurança capazes de tratar uma variedade de cenários urbanos de risco—desde a guerra urbana contra gangs até o policiamento de manifestações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Mazzei, Leandro, Nara Silveira De Oliveira, Ary José Rocco Jr. und Flávia Da Cunha Bastos. „Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira em Marketing Esportivo Enquanto Área Multidisciplinar“. Revista Brasileira de Marketing 12, Nr. 4 (27.12.2013): 183–200. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v12i4.2625.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Indstria do Esporte possui nmeros considerveis e seu impacto social, cultural e econmico so expressivos no Brasil e no mundo. O marketing executa aes de criao, promoo e fornecimento de produtos e servios e aplica tcnicas que visam influenciar o nvel, a velocidade e a composio da demanda do consumo. De forma estratgica, o marketing pode ser fundamental para o crescimento das organizaes de determinado segmento. O objetivo deste artigo esteve na avaliao da produo cientfica em Marketing Esportivo no Brasil. Utilizando-se de um banco de dados abrangente e considerando que o Marketing Esportivo est presente em um contexto multidisciplinar da Gesto do Esporte. Concluiu-se um baixo nmero de artigos publicados nos peridicos brasileiros com esta temtica e em termos gerais sinalizam abordagens primrias ou abordagens descritivas, alm de uma predominncia de "Ensaios" e temticas relacionadas com o segmento Promoo da Indstria do Esporte. Tal fato abre grande perspectiva para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre o Marketing Esportivo e as possibilidades so inmeras. Independente do quadro atual, a necessidade da aplicao de conceitos do marketing no esporte vigente, principalmente pela presso por bons resultados esportivos e econmicos das organizaes esportivas. Este artigo apresentou um retrato da produo cientfica em Marketing Esportivo no Brasil e identificou algumas lacunas que podem ser mais exploradas por pesquisadores interessados neste tema.DOI: 10.5585/remark.v12i4.2625
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Faria, Alexandre. „Repensando orientação para o mercado no Brasil“. Cadernos EBAPE.BR 7, Nr. 1 (März 2009): 71–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512009000100006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Como um dos resultados do processo de difusão do modelo de economia liberal de mercado, o conceito de orientação para o mercado (OPM) tornou-se um dos mais importantes na área de marketing a partir dos anos 1990. As primeiras pesquisas em OPM foram conduzidas nos EUA e eram focadas somente em empresas privadas. Posteriormente, em paralelo ao processo de expansão do modelo de economia liberal de mercado na era da globalização, os estudos em OPM passaram a ser conduzidos em economias emergentes e em países tidos como menos desenvolvidos. Em seguida, as pesquisas também passaram a focar as organizações públicas e as sem fins lucrativos. Essas pesquisas ajudaram tanto a elevar o status estratégico da área de marketing quanto a afastar seus pesquisadores de críticas à relevância da área e também de desenvolvimentos importantes feitos por outras áreas sobre o mercado, a academia e as economias emergentes. Este artigo argumenta que o conceito de OPM reproduz pressupostos inadequados para a compreensão e a representação do mercado de economias emergentes - tais como o Brasil - na era da globalização. No final, são apresentadas as bases de um framework interdisciplinar para o projeto de repensar o conceito de OPM no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Lima, Hernandes Adauto de, und Antoniel Dos Santos Gomes Filho. „Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil“. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, Nr. 43 (18.12.2018): 62–75. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1486.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Com o marketing as empresas, inclusive os escritórios de contabilidade, podem apresentar um padrão de responsabilidade com a criação, divulgação e manutenção da marca, produto ou serviço. Desse modo o presente estudo tem como objetivo verificar como acontece uso do marketing pelos escritórios de contabilidade no município de Icó no Estado do Ceará. Metodologicamente a investigação possui uma abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos a investigação é de nível exploratória e descritiva. Foi realizada uma pesquisa de campo junto a escritórios contábeis. Foram critérios de inclusão: (01) o escritório ter sede no município de Icó-CE, e, (02) o contador responsável possuir registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE). Frente aos critérios apresentados, foram incluídos na pesquisa 12 escritórios, e para a coleta de dados foi desenvolvido com base na literatura especifica do tema marketing contábil um questionário estruturado contendo 5 questões especificas, as respostas foram analisadas com base na análise do conteúdo. Considera-se diante da pesquisa que: os contadores responsáveis pelos escritórios de contabilidade do município de Icó no Estado do Ceará apresentam um nível satisfatório de conhecimento sobre o marketing; os contadores participantes da pesquisa apontaram que era necessário e importante a introdução e/ou efetivação da disciplina de marketing na formação do profissional contábil durante a graduação; e, que os escritório de contabilidade do município de Icó-CE seguem estratégias de marketing pois, os mesmos buscam um relacionamento com seus clientes seja de modo presencial ou virtual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Vicentine, Claudia Mara. „Uma análise estratégica do marketing e o ensino superior privado no Brasil“. REBRAE 2, Nr. 1 (18.07.2009): 27. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.v2i1.13418.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo apresenta uma análise contextual e estratégica sobre o histórico do ensino superior no Brasil e o uso estratégico do marketing educacional e institucional. Esta pesquisa descritiva do tipo levantamento, com amostra populacional intencional e por acessibilidade, objetivou verificar o que leva alunos a escolherem determinada instituição de ensino superior (IES), em detrimento de outras, para cursarem o ensino superior. Com base nos resultados da pesquisa, será possível ainda identificar quais são os fatores e as ações estratégicas de marketing que mais surtem efeito nos futuros alunos. Os últimos anos têm se caracterizado por mudanças profundas no campo econômico e político que afetaram significativamente as instituições educacionais no que diz respeito à formação adequada do aluno, a estratégias de captação dos alunos, a métodos de ensino, ao uso de tecnologias educacionais, à capacitação dos professores no compromisso com o ensino-aprendizagem em um ambiente agradável, enfim, aos padrões educacionais aplicados aos dias de hoje. O papel do marketing nas IES é criar meios e incentivar projetos que possam gerar novas matrículas, além de manter os alunos que já se encontram na instituição. O importante é que a IES adote um modelo adequado de plano de marketing com vistas às suas necessidades, criando a cultura do planejamento e as ações baseadas neste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Rapôso, Cláudio Filipe Lima, und Gilberto Cordeiro de Andrade Júnior. „ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING: Análise críticas e fundamentais sobre marketing moderno.“ Internacional Multidisciplinary Journal of the Brazil 3, Nr. 1 (11.05.2020): 25–28. http://dx.doi.org/10.46343/imjbr.v3i1.18.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Philip Kotler, nasceu em 27 de maio de 1931 na cidade Chicago nos Estados Unidos, Kotler se tornou mestre em Economia Pela Universidade de Chicago e seu Doutorado na mesma área no MIT. Segundo análise feita ao Google Scholar com o descritores” Administração de Marketing” e “Philip Kotler” a sua obra foi citada 11.846 vezes em português, entre os autores está Chiavenato (2004), Vieira (2002), Honorato (2004) e Tenório (2015). A competitividade do mercado tende a ser astuto, agregando diversas e complexas opções, tornando bastante energética a forma de conquistar e fidelizar clientes, mantendo fiéis dedicados. Dessa forma, conclui-se que o objetivo empresarial tende a superar o contexto simples de satisfação, incorporando o conceito de fidelização, comunicação e entrega de forma eficiente em uma sociedade globalizada. Referências bibliográficas Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo, Edições 70, Lisboa. Portugal, LDA. Brito, R. C. B., & Gomes, R. (2015). Young male homosexuals and their health: a systematic review/Os jovens homossexuais masculinos e sua saude: uma revisao sistematica/Los jóvenes homosexuales masculinos y su salud: una revisión sistemática. Interface: Comunicação Saúde Educação, 19(52). Chiavenato, I., & Sapiro, A. (2004). Planejamento estratégico. Elsevier Brasil. Honorato, G. (2003). Conhecendo o marketing. Editora Manole Ltda. Kotler, P. (2000). Marketing para o século XXI. Futura. Kotler, P. (2003). Dirección de marketing: conceptos esenciales (3. a edición). Kotler, P., & Armstrong, G. (2007). Princípios de marketing. Pearson Prentice Hall. Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing: a bíblia do marketing. 12ª edição. Lana, D. (2016). Administração de Marketing. MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics, 4(2), 571-575. Tenório, O. F. G. (2015). Responsabilidade social empresarial: teoria e prática. Editora FGV. Vieira, V. A. (2002). As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista da FAE, 5(1). Rapôso, C. F. L., de Lima, H. M., de Oliveira Junior, W. F., Silva, P. A. F., & de Souza Barros, E. E. (2019). LGPD-LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Revisão Sistemática. RACE-Revista da Administração, 4, 58-67. Rapôso, C. F. L. (2019). CRITICAL ANALYSIS OF THE WORK: THE FIRST FOR CHAPTERS OF THE ANATOMY OF THE STATE. Internacional Multidisciplinary Journal of the Brazil , 2(1), 21 - 29. https://doi.org/10.46343/imjbr.v2i1.10
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Mello, Sérgio C. Benício de. „Comentários: o que é o conhecimento em marketing no Brasil, afinal?“ Revista de Administração Contemporânea 10, Nr. 2 (Juni 2006): 203–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552006000200011.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Franco, L. „Um Resgate Histórico do Brasil Sob a Ótica do Marketing Político“. Comunicação & Sociedade 28, Nr. 47 (30.06.2007): 226–28. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v28n47p226-228.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Corrêa, Cynthia Harumy Watanabe. „e-Marketing das Estâncias Hidrominerais do Estado de São Paulo, Brasil“. Revista Turismo em Análise 25, Nr. 2 (31.08.2014): 476. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i2p476-496.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Correia, Inês Fernandes. „Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil“. Organicom 7, Nr. 13 (26.12.2010): 80. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139071.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O trabalho identifica os momentos em que o patrocínio foi decisivo para o desenvolvimento da cultura e das comunicações. Procura-se demonstrar que esta atividade, antes feita de modo amador e personalista, é regida na atualidade por ações mercadológicas. A jornada inicia-se com o Brasil Imperial, chegando até a modernidade, para assim mapear os personagens ou as instituições responsáveis por toda uma produção artístico-cultural, além de apontar a importância que o marketing cultural ganhou para o fazer artístico e midiático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Marques, Luís Henrique. „Advento do marketing católico e o processo de midiatização da religião: análise empírica da revista do IBMC“. Comunicação & Informação 20, Nr. 1 (30.06.2017): 26. http://dx.doi.org/10.5216/ci.v20i1.39024.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo apresenta uma análise crítica preliminar sobre como se dá o processo de midiatização da religião no âmbito da Igreja Católica no Brasil, especificamente em segmentos que atuam na área do marketing católico. Como corpus dessa análise, foram utilizadas as edições anuais de 2007 a 2014 da revista oficial do Instituto Brasileiro de Marketing Católico (IBMC), um dos principais organismos que atuam nessa área. Como método, são propostos alguns critérios de análise que possam identificar, empiricamente, o processo de midiatização da religião mediante a manifestação de ideias e experiências concretas de aplicação do marketing católico, assim como são veiculadas nas páginas da revista oficial do IBMC. Por fim, o trabalho busca demonstrar como a lógica da mídia, via estratégias de marketing, ganha espaço no que tange à forma de pensar e fazer a religião entre os católicos romanos no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto, Ronan Torres Quintão und André Torres Urdan. „Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil“. Organizações & Sociedade 21, Nr. 71 (Dezember 2014): 661–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302014217100007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama sobre as disciplinas de marketing dos programas brasileiros de doutorado em Administração, no nível agregado nacional, e sobre a bibliografia recomendada nos planos de ensino dessas disciplinas. Uma abordagem descritivo-quantitativa foi aplicada a dados extraídos de documentos publicados pela Capes, num leque de 53 disciplinas de marketing ministradas em 13 programas, no total de 1.425 referências bibliográficas. Pelos resultados, a quantidade de disciplinas de marketing varia consideravelmente entre os programas (de 1 a 11 disciplinas). Nas referências bibliográficas por disciplina, a média encontrada foi de 26,9 citações, abrangendo 277 diferentes fontes, com destaque para material em língua estrangeira (67,5%), dentre livros, periódicos científicos, anais de congressos, dissertações, teses e revistas profissionais. A proporção de livros didáticos nos planos de ensino é 55% e o Journal of Marketing ocupa a primeira colocação entre as publicações mais citadas. O congresso mais referenciado é o EnANPAD e a revista profissional, a Harvard Business Review. Por fim, se discutem implicações desses resultados para o ensino de marketing em doutorados no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Lois, Nicolas Caballero, Olga Regina Cardoso und Carlos Eduardo Freitas Da Cunha. „Estratégias de Combate ao Marketing de Emboscada em Processos de Patrocínio no Brasil: Um Estudo Multicaso“. Podium Sport, Leisure and Tourism Review 02, Nr. 01 (01.06.2013): 01–24. http://dx.doi.org/10.5585/podium.v2i1.34.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto, und Ana Akemi Ikeda. „Laddering em pesquisa de marketing“. Cadernos EBAPE.BR 6, Nr. 1 (März 2008): 01–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512008000100009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo discute a técnica de pesquisa laddering em marketing, considerando a proposta de renovação de conhecimentos sobre metodologia na área. Para isso investiga diversos estudos, artigos e pesquisas que tratam do assunto em nível nacional e internacional. O conceito de cadeias meios-fins é abordado pela estrutura teórica que fundamenta a técnica, ligando atributos, conseqüências percebidas do consumo e valores pessoais relativos a um produto. O artigo segue com a explicação dos procedimentos de campo, como a entrevista e a análise dos dados. A laddering é um instrumento de pesquisa qualitativa bastante útil e poderoso, mas ainda pouco utilizado tanto por acadêmicos como por profissionais de mercado, no Brasil, provavelmente por desconhecimento e pouca divulgação. Cabe, portanto, uma maior disseminação de seu uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Arruda, Maria Cecilia Coutinho de, und Marcelo Leme de Arruda. „Satisfação do cliente das companhias aéreas brasileiras“. Revista de Administração de Empresas 38, Nr. 3 (September 1998): 25–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901998000300004.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A orientação para o cliente não é filosofia recente em marketing. Todavia, alguns setores da economia ainda não se encontram totalmente sensíveis a essa tendência, especialmente no Brasil. Modernamente, a integração entre qualidade e marketing vem sendo concretizada em modelos de MSC - Mensuração da Satisfação do Cliente -, ainda não utilizados no Brasil. Este estudo objetiva analisar a percepção de passageiros de três companhias aéreas brasileiras a respeito de alguns atributos dos serviços oferecidos que pareceram fundamentais para a imagem da marca observada, visando a sua melhoria e à fidelidade dos passageiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Berselli, Cristiane, und Edar da Silva Anãnã. „Tourism and Marketing: Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, RS, Brazil“. Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 9, Nr. 1 (29.12.2016): 49–63. http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v9i1p049.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Cimadon, Aristides. „CENTRALISMO, CORRUPÇÃO E CULTURA DO JEITO NA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL“. Revista Direito em Debate 27, Nr. 50 (06.02.2019): 152–63. http://dx.doi.org/10.21527/2176-6622.2018.50.152-163.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo discorre sobre o aviltamento dos princípios do federalismo, cuja maioria de competências do Estado se centraliza na União. Apresenta argumentos a respeito da ilusão da Democracia, da participação popular e alerta para a formação de uma consciência forjada pelos meios de comunicação e pela retórica de marketing. Por fim, procura demonstrar que o federalismo brasileiro não cumpre o princípio da autonomia de competência do Estado Federado. Apresenta argumentos sobre a ilusão da Democracia, da participação popular e alerta para a formação de uma consciência manipulada pelos meios de comunicação e pela retórica de marketing. Enfim, procura demonstrar que o federalismo brasileiro não cumpre o princípio de autonomia de competência do Estado Federado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Isshiki, Jaqueline Naomy, und Silvio Yoshiro Mizuguchi Miyazaki. „Soft power como estratégia de marketing: a manifestação da cultura pop japonesa no Brasil“. Estudos Japoneses, Nr. 36 (07.03.2016): 59–70. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i36p59-70.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
This paper verifies the use of soft power as a marketing strategy, and the manifestation of the Japanese pop culture in Brazil. Therefore, this paper conceptualizes Soft Power and its relation with the country marketing strategy, known as Nation Branding. Subsequently, the paper analyzes the cultural dimension of Japan’s Nation Branding, and the development of the project called Cool Japan.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Brei, Vinícius Andrade, José Afonso Mazzon, Salomão Alencar de Farias und Celso Augusto de Matos. „1o Censo Brasileiro dos Pesquisadores Acadêmicos de Marketing“. Revista Interdisciplinar de Marketing 10, Nr. 2 (10.12.2020): 78–94. http://dx.doi.org/10.4025/rimar.v10i2.48142.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste artigo analisamos os resultados do 1oCenso Brasileiro dos Pesquisadores Acadêmicos de Marketing, realizado pelo Comitê Científico de Marketing da ANPAD (2015-2017). A pesquisa teve os seguintes objetivos: 1) traçar um diagnóstico e divulgar quem são, onde estão e quais são os interesses/competências temáticos e metodológicos dos pesquisadores de marketing que atuam no Brasil; 2) identificar a criação/consolidação de projetos e de grupos/redes de pesquisa interinstitucionais; 3) auxiliar os órgãos de fomento, periódicos científicos, programas de pós-graduação, e organizadoras de congressos científicos, por meio da identificação dos temas e métodos de especialidade/interesse dos pesquisadores; e 4) fortalecer a comunidade científica brasileira de marketing, por meio da divulgação pública dos dados sobre os pesquisadores. Realizamos uma survey online respondida por 294 pesquisadores, de mais de 50 instituições de todo o Brasil. Os resultados mostram que temos uma comunidade científica jovem; com poucos vínculos institucionais acadêmicos; que apresenta baixa frequência de redes de pesquisa interorganizacionais (entre grupos de pesquisa/universidades) e de projetos de pesquisa financiados; grande concentração das pesquisas sobre consumo e comportamento do consumidor; foco metodológico em técnicas mais tradicionais e pouco inovadoras; e baixa inserção internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Varotto, Luis Fernando. „Varejo no Brasil – Resgate Histórico e Tendências“. Revista Brasileira de Marketing 17, Nr. 3 (06.09.2018): 429–43. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v17i3.3897.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: Este estudo faz um resgate histrico sobre a evoluo do varejo no Brasil, retratando a trajetria do comrcio varejista desde a descoberta do ouro no interior at os dias atuais, fazendo um paralelo entre as mudanas sociais, econmicas e polticas no pas e as transformaes por que passou o varejo no decorrer desse processo. Mtodo: O estudo foi desenvolvido por meio de extensa pesquisa bibliogrfica em livros, teses, dissertaes, artigos cientficos e peridicos nacionais e internacionais, sob uma perspectiva histrica e um formato cronolgico e descritivo, enfatizando momentos emblemticos para a evoluo varejista no Brasil. Originalidade/relevncia: Este estudo preenche uma lacuna na literatura de marketing sobre a histria do varejo no Brasil, contribuindo para o incremento de novas perspectivas de estudo na rea, lanando luzes sobre aspectos pouco conhecidos do varejo no Brasil. Resultados: O artigo retrata a trajetria do comrcio varejista no Brasil at os dias atuais, descrevendo a evoluo ao longo do tempo. O estudo mostra as transformaes que as novas tecnologias imprimem ao setor, evidenciando o entretenimento e a experincia de compra como os novos indutores para o varejo. Contribuies tericas/metodolgicas: A pesquisa em marketing e negcios sob a perspectiva histrica amplia as possibilidades de pesquisa por meio de novas fontes, problemas e abordagens, contribuindo para expandir as oportunidades de anlise e teorizao no ambiente organizacional. Preenche uma lacuna na literatura sobre varejo no Brasil, dada a escassez de estudos de cunho acadmico na rea de Cincias Sociais Aplicadas sobre o tema com uma perspectiva histrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Oliveira, Cloves Luiz Pereira. „Estratégias eleitorais de políticos negros no Brasil na era do marketing político“. Revista Brasileira de Ciência Política, Nr. 21 (Dezember 2016): 321–60. http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220162109.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo Este artigo analisa as estratégias discursivas de Benedita da Silva e Celso Pitta nas campanhas às prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, nas eleições de 1992 e 1996. O trabalho traz uma reflexão sobre qual é a influência que a cor e/ou a identidade racial dos candidatos exercem na definição das estratégias discursivas dos políticos negros e de seus adversários nas campanhas. A pesquisa valeu-se da análise de conteúdo e de discurso de uma ampla base de dados composta pelas propagandas do HGPE, cobertura jornalística, documentos, depoimentos dos candidatos e dos seus consultores de marketing, conforme expressos em suas biografias, memórias e entrevistas. Trata-se de um trabalho que investiga como o marketing gerencia os desafios de adequar a imagem do(a) candidato(a) negro(a) às aspirações do eleitorado na sociedade brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Toma, Tereza Setsuko, und Marina Ferreira Rea. „Rótulos de alimentos infantis: alguns aspectos das práticas de marketing no Brasil“. Revista de Nutrição 10, Nr. 2 (Juni 1997): 127–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52731997000200006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Foi realizado um estudo com o objetivo da avaliar como as indústrias tem se adaptado à Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes no que diz respeito à rotulagem e embalagem de seus produtos. Em 32 cidades de 13 estados brasileiros no período de 1995 a 1996, cerca de 125 produtos compreendendo mamadeiras, bicos, chupetas, alimentos infantis, fórmulas e leites fluidos foram analisados. Observou-se alguma tentativa de adequação à Norma, comparado a avaliações similares realizadas anteriormente. No entanto, diversos produtos permaneceram com rótulos em desacordo com as regras em todos os tipos estudados, destacando-se o caso de mamadeiras e chupetas. Nos produtos onde se exige "advertência", as vezes estas são observadas, mas precisam ser revistas devido ao não destaque que elas recebem. Monitoramentos como este devem ser periódicos para que os órgãos fiscalizadores da vigilância Sanitária recebam subsídios para um trabalho continuado e necessário de proteção contra o marketing inapropriado de substitutos do leite materno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Friedrich, Marcos Paulo, Renato Luiz Da Silva, Julio Cesar Ferro De Guimarães und Kenny Basso. „Alternativas para a saúde no Brasil“. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 11, Nr. 3 (23.08.2017): 31. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v11i3.983.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Em 2011 a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou a resolução nº 259 que regulamenta os prazos máximos para o agendamento de consultas, exames e cirurgias, buscando fiscalizar melhor o setor privado da área de saúde no Brasil. Devido a esta regulamentação, o mercado de saúde privada criou o cartão de descontos, que não se enquadra na fiscalização da ANS. Nesse contexto, o Centro Assistencial SM, que hoje oferece um cartão de descontos para atendimentos ambulatoriais para a população das classes C e D, precisa definir se vai diversificar os produtos oferecidos, abrangendo também as classes A e B. O objetivo deste caso de ensino é proporcionar a reflexão e discussões sobre os temas como empreendedorismo, estratégias de mercado, contexto do setor da saúde no Brasil e marketing de produtos e serviços, além das dificuldades enfrentadas por gestores para tomar decisões estratégicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Souza, Rogério Martins, und Gabriela Ramos Fagundes. „Aqui é o país (não só) do futebol: uma análise dos comerciais de TV brasileiros para a Copa do Mundo em 2014“. Cadernos UniFOA 10, Nr. 27 (10.04.2015): 47. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v10i27.245.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Depois de 64 anos o Brasil, o Brasil sediou novamente uma Copa do Mundo de Futebol. De 1950 aos dias de hoje, o comportamento, as formas de anunciar produtos e processos mercadológicos mudaram bastante. Nessa época, os apaixonados pelo futebol no Brasil ficaram sabendo da Copa pelo rádio, até então o veiculo de comunicação mais poderoso. Em 2014, temos agora uma sociedade de consumo que avançou junto com as novas tecnologias de comunicação e informação, como a internet, os smartphones, tablets e afins. Os meios de comunicação se modernizaram e evoluíram as técnicas e estratégias de marketing, os métodos de abordagem e a publicidade. Esta pesquisa se propõe a analisar a campanha de reposicionamento da imagem do Brasil perante as outras nações tomando como estudo de caso o comercial produzido pela equipe de Fernando Meirelles para a Copa do Mundo. O objetivo é mostrar como o marketing associado ao turismo brasileiro tem contribuído para disseminar uma nova imagem de nosso país no exterior, mais ligada a conceitos cosmopolitas e globalizados, buscando ir além dos estereótipos bastante conhecidos ainda hoje.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Santos, Leandro Lima, Felipe Mendes Borini, Rafael Morais Pereira und Thelma Valéria Rocha. „A AUTONOMIA DE MARKETING DE SUBSIDIÁRIAS ESTRANGEIRAS PARA ADAPTAÇÃO LOCAL EM ECONOMIAS EMERGENTES/MARKETING AUTONOMY OF FOREIGN SUBSIDIARIES FOR LOCAL ADAPTATION IN EMERGING MARKETS“. Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT 10, Nr. 5 (30.06.2017): 1118. http://dx.doi.org/10.15210/reat.v10i5.10641.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo principal do estudo foi identificar se as empresas multinacionais estrangeiras localizadas em mercados emergentes, como o Brasil, utilizam mais o marketing local (autonomia de marketing) como estratégia para expansão da comercialização de seus produtos. Por meio de uma análise comparativa entre subsidiárias classificadas em Business to Business (B2B) e Business to Consumer (B2C), foi possível mensurar o grau de autonomia concedido por suas matrizes para três variáveis estratégicas: lançamento, posicionamento e comunicação de novos produtos. Em seguida, realizou-se um teste de hipótese para averiguar se as multinacionais consideradas predominante ou exclusivamente B2C possuíam mais autonomia de marketing quando comparadas com as B2B para adaptação local destas estratégias no Brasil. Como resultados, foi diagnosticado que as empresas não possuem alto grau de autonomia de marketing para adaptação local. E que a diferença de autonomia entre B2C e B2B não é significativa estatisticamente, cujos resultados não se apresentaram dentro do grau de significância. Com isto percebeu-se que, uma subsidiária B2C não necessariamente tem mais autonomia para adaptação local que uma B2B, ou seja, o tipo de negócio não é o fator diferenciador para a quantidade de autonomia concedida pelas matrizes às subsidiárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Silva, Anderneide Marques, und Karine Alves Gonçalves Mota. „ASPECTOS JURÍDICOS DO MARKETING MULTINÍVEL“. Revista Vertentes do Direito 6, Nr. 1 (11.06.2019): 232–59. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2019.v6n1.p232-259.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A economia mundial está em constante mudança, na qual estas vem agregando cada vez mais na sociedade. O marketing multinível pode ser considerado como um sistema que vem impactando de forma significativa essa economia, apesar de não ser um modelo de negócio tão recente, somente nos últimos anos que no Brasil esse sistema vem criando mais força, onde empresas que antes atuavam somente com a venda direta, passaram então a agregar o marketing multinível em seu sistema de negócio, majorando de forma expressiva seus resultados. Contudo, junto a essa ascendência, faz-se presente também outro sistema, o de pirâmide financeira. O fato é que, ainda há uma associação desses sistemas como se fossem a mesma coisa. Diante desse problema, este estudo tem por objetivo estabelecer as diferenças entre o marketing multinível e o sistema de pirâmide financeira, como também apontar os aspectos jurídicos que os permeiam. Para construção desse trabalho, foi realizado uma pesquisa de cunho bibliográfico e descritivo. Por fim, o que se pode concluir é que o marketing multinível é um sistema legal, ao contrário do sistema de pirâmide financeira, além de já ser considerado o negócio do século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Silva, Lorena Tâmara Sena da, und Gerda Lúcia Pinheiro Camelo. „ESTRATÉGIAS DE MARKETING IMPULSIONANDO A EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS DO BRASIL: UM ENFOQUE NO SETOR TURÍSTICO“. EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação 1, Nr. 1 (16.12.2009): 83. http://dx.doi.org/10.15628/empiricabr.2008.300.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O setor de serviços ultimamente tem participação expressiva nas pautas de exportação das mais diversas nações e estados soberanos. O setor de viagens e turismo, em específico, vem a cada dia se consolidando com crescente sucesso e como alternativa à geração de divisas para os lugares que o priorizam ou lhe conferem maior êxito nos investimentos. Sob um prisma de acentuada interação do planeta em virtude da revolução técnico-científico-globalizacional pela qual passamos, a questão do turismo se constitui como uma atividade muito além de um mero deslocamento por indivíduos ou grupos com fim de conhecer ou visitar novos lugares. Tal ramo abrange variadas nuances as quais implementam o desenvolvimento e a manutenção de sua atividade em si, bem como com outras que mantêm correlações direta e indiretamente. Questões referentes a fatores como estratégia, economia e marketing, por exemplo, também estão intrínsecas ao ramo do turismo nos dias atuais; sendo o enfoque no setor turístico uma exemplificação tangível. Essa monografia tem por objetivos específicos identificar as políticas públicas voltadas para o turismo no Brasil, demonstrar a relevância do turismo na balança de pagamentos, identificar as estratégias de marketing utilizadas no segmento e descrever a importância da Marca Brasil nas exportações de serviço a fim de se alcançar o entendimento do objetivo geral, compreender como as estratégias de marketing alavancam as exportações de serviços. PALAVRAS-CHAVE: Marketing internacional, turismo, exportação de serviços, balança de pagamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Oliveira, Marta Olivia Rovedder De, Fernando Bins Luce, Cláudio Hoffmann Sampaio, Marcelo Gattermann Perin, Fernando De Oliveira Santini und Mirela Jeffman Dos Santos. „ANÁLISE DA QUALIDADE DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE MARKETING PUBLICADOS NO BRASIL: AS PESQUISAS SURVEY NA DÉCADA DE 2000“. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 23, Nr. 1 (April 2017): 54–87. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.024.55683.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO A academia brasileira tem fomentado a discussão sobre a qualidade da produção científica em Administração. Este artigo une-se a essa discussão ao apresentar um levantamento das pesquisas survey publicadas na área de Marketing, entre os anos 2000 a 2010, nos principais periódicos de Administração do Brasil, assim como nos anais dos mais importantes encontros de pós-graduação que possuem a divisão de Marketing. Os resultados deste inventário foram comparados com o levantamento das pesquisas survey de Marketing realizado na década de 90 por Froemming et al. (2000b). A realização desse levantamento de artigos da área de Marketing permite uma visão longitudinal da produção de pesquisas survey e, também, proporciona uma análise comparativa dessa produção ao longo dos anos, fornecendo fundamentação para avalição da qualidade dessas publicações. Concluiu-se que ocorreram alguns progressos relativos aos critérios de qualidade dos elementos metodológicos básicos da produção científica de Marketing ao longo dos anos 2000, quando comparados com os artigos publicados na década de 90, tais como o maior percentual de pesquisas com teoria de base aprofundada, com a descrição da operacionalização de suas variáveis, com testes de confiabilidade, com a apresentação dos limites do estudo e sugestões para futuras pesquisas. Entretanto, os resultados desta pesquisa apontam que existem questões preocupantes relativas à qualidade dos estudos publicados ao longo desses 21 anos na área de Marketing no Brasil, demonstrando que ainda existem lacunas ao atendimento efetivo dos critérios de qualidade nas pesquisas survey .
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Silva, Lorena T. S. da, und Gerda L. P. Camelo. „INSTRUÇÕES ESTRATÉGIAS DE MARKETING IMPULSIONANDO A EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS DO BRASIL: UM ENFOQUE NO SETOR TURÍSTICO“. HOLOS 3 (05.06.2008): 171. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2007.148.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O setor de serviços ultimamente tem participação expressiva nas pautas de exportação das mais diversas nações e estados soberanos. O setor de viagens e turismo, em específico, vem a cada dia se consolidando com crescente sucesso e como alternativa à geração de divisas para os lugares que o priorizam ou lhe conferem maior êxito nos investimentos. Sob um prisma de acentuada interação do planeta em virtude da revolução técnico-científico-globalizacional pela qual passamos, a questão do turismo se constitui como uma atividade muito além de um mero deslocamento por indivíduos ou grupos com fim de conhecer ou visitar novos lugares. Tal ramo abrange variadas nuances as quais implementam o desenvolvimento e a manutenção de sua atividade em si, bem como com outras que mantêm correlações direta e indiretamente. Questões referentes a fatores como estratégia, economia e marketing, por exemplo, também estão intrínsecas ao ramo do turismo nos dias atuais; sendo o enfoque no setor turístico uma exemplificação tangível. Essa monografia tem por objetivos específicos identificar as políticas públicas voltadas para o turismo no Brasil, demonstrar a relevância do turismo na balança de pagamentos, identificar as estratégias de marketing utilizadas no segmento e descrever a importância da Marca Brasil nas exportações de serviço a fim de se alcançar o entendimento do objetivo geral, compreender como as estratégias de marketing alavancam as exportações de serviços. Por meio de pesquisa descritiva exploratória e um aporte teórico, que perpassa por conteúdos atuais da economia e teorias consagradas do marketing, essa monografia tem o intuito de balizar os objetivos contrapondo com a realidade existente e o patamar ideal compreendendo e exaltando a importância do turismo na pauta de exportação da nação e, por conseguinte sua participação na balança de pagamentos. Palavras-chave: marketing internacional, turismo, exportação de serviços, balança de pagamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie