Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Pedagogia do oprimido (Freire, Paulo).

Zeitschriftenartikel zum Thema „Pedagogia do oprimido (Freire, Paulo)“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Pedagogia do oprimido (Freire, Paulo)" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Souza, Kelma Fabíola Beltrão de. "A libertação dos oprimidos." Educação em Perspectiva 10 (December 24, 2019): e019030. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7082.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este texto teve por objetivo refletir sobre o conceito de liberdade e libertação, a partir do que disse Paulo Freire em Educação como Prática da Liberdade (que ele chama de “introdução à Pedagogia do Oprimido”) e Pedagogia do Oprimido. A nosso ver, como o conceito de liberdade foi especialmente sugestionado por Erich Fromm, trouxemos para o debate a sua problematização. Identificamos que Freire, de certa forma, vai preterindo a ideia de liberdade, usada inicialmente para significar as ideias de Fromm, e se volta especialmente às ideias marxistas. Isso demonstra o investimento de Freire na libe
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Romão, José Eustáquio. "Razões oprimidas." Revista Portuguesa de Educação 23, no. 2 (2018): 7. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.13985.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Paulo Freire, em vida, instava sempre a seus mais próximos colaboradores que não o repetissem, mas que o reinventassem, em cada novo contexto. A abordagem das "razões oprimidas" é uma tentativa de reinvenção do legado freiriano no campo epistemológico. Assim, este texto retoma o princípio que Paulo Freire desenvolveu em Pedagogia do oprimido – o de que somente os oprimidos podem se libertar e libertar, também seus opressores –, estendendo-o ao campo da teoria do conhecimento e, portanto, demonstrando a vantagem epistemológica dos oprimidos e das oprimidas.Palavras-chave: Conscientização; Epist
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Medvedšek, Mojca. "Paulo Freire (2009). Pedagogika zatiranih (Pedagogia do Oprimido)." Verba Hispanica 31, no. 1 (2023): 169–71. http://dx.doi.org/10.4312/vh.31.1.169-171.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Pedagogia do Oprimido é a obra mais conhecida do pedagogo e andragogista brasileiro Paulo Freire. O livro foi publicado pela primeira vez em 1968, em português, mas logo passou por uma série de traduções para vários idiomas do mundo. Em 2019 obtivemos, por fim, a tradução para o público esloveno, pela tradutora Blažka Müller – acontecimento importante, sabendo que, pouco mais de 50 anos após a sua publicação, a obra ainda está no centro das atenções de especialistas e do público em geral, que se inspiram tanto em teorias, reflexões pedagógicas e andragógicas como também nos desafios práticos d
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Santos, André Costa, and Diogenes José Gusmão Coutinho. "THE WORKS OF PAULO FREIRE." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, no. 5 (2024): 96–100. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i5.13857.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Paulo Freire foi um renomado educador brasileiro cujas obras têm influenciado profundamente a teoria e a prática educacional em todo o mundo. Ele é mais conhecido pelo seu trabalho no campo da pedagogia crítica e sua abordagem centrada no aluno, que visa capacitar as pessoas através da conscientização e da transformação social. Algumas de suas obras mais famosas incluem: "Pedagogia do Oprimido": Publicado em 1968, é considerado seu trabalho mais importante. Nele, Freire introduz sua visão revolucionária da educação, argumentando que a educação deve ser um ato político de libertação das estrutu
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Andreola, Balduíno Antonio, and Gomercindo Ghiggi. "ATUALIDADE DE PAULO FREIRE." Educação Online, no. 14 (December 23, 2013): 89–104. http://dx.doi.org/10.36556/eol.vi14.43.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A atualidade de Paulo Freire pode ser avaliada a partir de diferentes indicadores, entre eles, o das instituições, no Brasil e no mundo, dos grupos e movimentos que promovem pesquisas, ações e projetos, nos campos da educação e desenvolvimento humano em geral. No Rio Grande do Sul, a XV sessão anual do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, realizada em 2013, teve mais de duzentos trabalhos apresentados. O VIII Colóquio Internacional do Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas, de Recife, teve participação ainda mais ampla. O Instituto Paulo Freire de São Paulo é outro exemplo da atuali
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Ramos, Bruna Sola da Silva. "Cartas a Paulo Freire." Revista e-Curriculum 19, no. 3 (2021): 1174–97. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1174-1197.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste artigo, a Pedagogia do Oprimido é lida a partir da cena epistolográfica constituída no universo dos livros-carta de Paulo Freire e tecida em uma pesquisa-formação orientada pela leitura-escrita de cartas pedagógicas. O estudo coletivo, realizado com 30 professores/as em formação em uma universidade pública mineira, fundamentou-se na escrita de cartas-resposta a Freire como instrumento para “escuta” do encontro entre suas vozes. Apresentam-se os movimentos de leitura crítica da realidade constituídos: “denúncias”, com a tríade DESUMANIZAÇÃO-OPRESSÃO-VIOLÊNCIA; e “anúncios”, com a tríade A
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Penna, Camila. "Paulo Freire no pensamento decolonial: um olhar pedagógico sobre a teoria pós-colonial latino-americana." Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas 8, no. 2 (2014): 164. http://dx.doi.org/10.21057/repam.v8i2.12609.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo O artigo retoma alguns pontos de convergência entre a obra de Paulo Freire “Pedagogia do Oprimido” (1968) e a perspectiva pós-colonial latino-americana (ou decolonial) com vistas a assinalar para o caráter pedagógico que esta tem no campo das ciências sociais. A partir da identificação e discussão de alguns aspectos convergentes na obra de Freire e nos trabalhos de Franz Fanon, Aimé Cesáire, Enrique Dussel, Aníbal Quijano e Walter Mignolo, argumento que o pensamento destes autores pós-coloniais contribui para o ensino no campo das ciências sociais ao propor um novo lugar de fala a parti
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Santos, André Costa, and Diogenes José Gusmão Coutinho. "O TRABALHO DE PAULO FREIRE." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, no. 4 (2024): 1657–64. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i4.13825.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro cuja obra é central para a pedagogia crítica e para a educação popular. Sua obra mais famosa é "Pedagogia do Oprimido", publicada em 1968, onde ele apresenta suas ideias revolucionárias sobre a educação como uma prática libertadora. Freire argumenta que a educação deve ser um processo de conscientização e libertação, no qual os alunos não são apenas receptores passivos de conhecimento, mas sim sujeitos ativos que participam ativamente do processo de aprendizagem e transformação social. Freire desenvolveu o conceito de "educação problematizador
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Barros, João. "PAULO FREIRE: INFLUÊNCIA PARA O PENSAMENTO DECOLONIAL." Espirales - revista para a integração da América Latina e Caribe 8, no. 2 (2024): 7–12. https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-1.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
De acordo com Restrepo e Rojas (2010) Paulo Freire pode ser considerado uma influência decisiva para o pensamento decolonial. Tal se deve à importância da categoria de oprimido no que tange à compreensão sobre o funcionamento do poder. Tendo isso em vista, o propósito de uma pedagogia libertadora é recuperar a humanidade dos oprimidos, a partir de uma reconstrução de sua liberdade. Assim sendo, o conhecimento iria muito além de um intelectualismo ou ferramenta de qualificação para o mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Amorim, Célia Regina Trindade Chagas, and Alda Cristina Silva da Costa. "Paulo Freire e o direito à palavra dos oprimidos e das oprimidas na contemporaneidade." Revista Extraprensa 15, no. 1 (2021): 7–29. http://dx.doi.org/10.11606/extraprensa2021.192390.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo, de natureza teórico-crítica, consiste em uma reflexão acerca do direito à palavra, embasada na matriz freiriana de comunicação. Investimos no argumento de que o direito à palavra de oprimidos e oprimidas, base da comunicação freiriana, constitui-se como fonte propulsora das lutas anticapitalista, antirracista e anti-heteropatriarcal. Duas obras paradigmáticas do pensamento latino-americano, produzidas por Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido (1968) e Extensão ou Comunicação? (1969), lançadas no Chile, iluminaram o nosso percurso. O período no Brasil era de ditadura civil-militar (1
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Oliveira, Ivanilde Apoluceno de. "50 anos da pedagogia do oprimido: o legado de Paulo Freire na educação de jovens e adultos." Educação 42, no. 3 (2019): 417. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33610.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire tem sido a principal referência na disseminação da educação freireana em diferentes países no mundo. O objetivo deste artigo é tecer reflexões sobra a Pedagogia do Oprimido e sua importância na construção do pensamento educacional de Paulo Freire, bem como apresentar o legado de Paulo Freire na Educação de Jovens e adultos em diferentes contextos de sua andarilhagem pelo mundo. Consiste em uma pesquisa bibliográfica, envolvendo obras de Paulo Freire e de autores que estudam e pesquisam sobre Paulo Freire, entre outros. Em relação aos resultados des
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

BERNARDINO, Francisca Maria Alves, Maria Juliana Alves de Sousa AZEVEDO, Maria Karina de Sousa MARTINS, and Ruan Timbó ARAUJO. "PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E CURRÍCULO." Boletim de Conjuntura (BOCA) 7, no. 20 (2021): 98–102. https://doi.org/10.5281/zenodo.5202819.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente ensaio tem como objetivo analisar as relações entre as teorias cunhadas acerca do currículo, passando pelas tradicionais, críticas e pós-críticas aliadas às contribuições de Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, em seu clássico livro “Pedagogia do Oprimido”. Com base nestas discussões, subsídios são fornecidos para discussão sobre as perspectivas apresentadas em sala de aula de forma crítica e reflexiva, dando aprofundamento ao processo de aprendizagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Pauly, Evaldo Luís. "A desmitificação dos mitos de Adão e de Édipo baseada em Paulo Freire." Revista Eclesiástica Brasileira 82, no. 322 (2022): 264–88. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v82i322.4230.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A análise da desmitificação proposta por Paulo Freire nos anos 60 permanece conveniente para os atuais desafios da pedagogia do oprimido e da teologia da libertação? Fundamenta essa análise a interpretação demitologizante de dois mitos: a família de agricultores Adão e Eva na Babilônia e a família real de Édipo em Tebas. O mito de Adão e Eva pertence à resistência contra a tributação agrícola e ao recrutamento militar. Édipo é um mito de resistência contra a tirania no governo da polis. O artigo faz uma reflexão político-pedagógica ao interpretar os dois mitos pelo método do tema gerador da Pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

SILVA, Alexandre Magno Tavares da. "Carolina Maria de Jesus e a leitura de mundo no Quarto de Despejo: Andarilhagens no lugar de fala rumo ao inédito viável." INTERRITÓRIOS 7, no. 14 (2021): 175. http://dx.doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251601.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A vida acadêmica nos possibilita a aproximação com diversos escritores e escritoras. Eles e Elas nos inspiram no debruçar teórico e metodológico junto aos nossos campos investigativos e nossas áreas do conhecimento. Vamos com eles e elas dialogando e construindo e desconstruindo possibilidades de sentir, pensar e agir diante da realidade e das temáticas nela presente. Mesmo com esse diálogo (físico, virtual e literário), eis que a realidade nos impacta de tal forma que, somos levados(as) a nos aproximarmos de outros escritores e escritoras, em busca de outras concepções, cujas leituras são mot
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Néspoli, José Henrique Singolano. "Educação popular e emancipação: a "Pedagogia do oprimido" como projeto contra-hegemônico das classes subalternas / Popular education and emancipation..." Cadernos CIMEAC 10, no. 1 (2020): 94. http://dx.doi.org/10.18554/cimeac.v10i1.4065.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo pretende examinar as relações entre educação popular e emancipação presentes na Pedagogia do Oprimido desenvolvida por Paulo Freire. Segundo este autor, as práticas de educação popular se definem fundamentalmente pelas relações que elas estabelecem com as lutas emancipatórias empreendidas pelos oprimidos. Deste ponto de vista, o texto procura analisar o processo de constituição e emergência histórica do método Paulo Freire no cenário político e educacional brasileiro dos anos 1960 tendo por objetivo examinar as relações que a Pedagogia do Oprimido estabeleceu com as lutas dos trabalha
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Galli, Ernesto Ferreira, and Fabiana Marini Braga. "O diálogo em Paulo Freire:." Quaestio: revista de estudos em educação 19, no. 1 (2017): 161. http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p161-180.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo apresenta a pesquisa bibliográfica de duas obras de Paulo Freire, a "Pedagogia do Oprimido" e a "Pedagogia da Esperança", referentes à análise e comparação do conceito de diálogo, tendo em vista os diferentes contextos históricos que permearam a vida do autor. Para tanto, aplicou-se a técnica de análise de conteúdo, utilizando como critério os seguintes descritores: "dial" e "diál". Os resultados revelaram que o conceito de diálogo sofre alterações de uma obra para outra, avançando em sua perspectiva e se transformando em aspecto central na teoria de Paulo Freire.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Peralta Ferreyra, Ilda, and Enrique MartínezSalanova. "Ponencia 2. Paulo Freire pedagogo de los oprimidos y transmisor de la pedagogia de la esperanza." Papeles Salmantinos de Educación, no. 21 (January 1, 2017): 219–41. http://dx.doi.org/10.36576/summa.47478.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
“La pedagogía del oprimido, como pedagogía humanista y liberadora tendrá, pues, dos momentos distintos aunque interrelacionados. El primero, en el cual los oprimidos van desvelando el mundo de la opresión y se van comprometiendo, en la praxis, con su transformación, y, el segundo, en que, una vez transformada la realidad opresora, esta pedagogía deja de ser del oprimido y pasa a ser la pedagogía de los hombres en proceso de permanente liberación”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Pellanda, Nize Maria Campos. "PAULO FREIRE E EU: APRENDIZAGENS, TRANSFORMAÇÕES E UM ENCONTRO COM A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA." Reflexão e Ação 29, no. 2 (2021): 256–60. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v29i2.16411.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Santos, André Costa, and Diogenes José Gusmão Coutinho. "RESUMO DA VIDA DE PAULO FREIRE." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, no. 5 (2024): 143–47. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i5.13856.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Paulo Freire foi um renomado educador brasileiro, nascido em 1921 e falecido em 1997, cujo trabalho teve um impacto profundo na educação e na luta pela justiça social em todo o mundo. Sua obra mais conhecida, "Pedagogia do Oprimido", introduziu conceitos-chave como conscientização e educação libertadora. Freire defendia uma abordagem da educação que capacitasse os oprimidos a entender e transformar sua realidade, promovendo o diálogo, a participação ativa dos alunos e a cooperação. Seu método de alfabetização, baseado na conscientização, foi aplicado com sucesso em vários países. Freire era um
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Holleben, India Mara Aparecida Dalavia de Souza. "Paulo Freire e os usos da esperança: um relato de experiência." Praxis Educativa 16 (2021): 1–18. http://dx.doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16827.056.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste texto, afirma-se a atualidade das ideias educacionais nos escritos de Paulo Freire em três de suas obras: Pedagogia do oprimido; Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido; e Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos, que são utilizadas como referenciais teóricos para relatar a experiência de ter-se conhecido o educador na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 1992. Ao destacar o significado histórico no cenário político daquele momento e do presente, os quais possuem alguns aspectos em comum, revisita-se a concepção de “esperança” que
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Barros, Sandro Rodrigo de, and Melissa Mendes Caputo Vicente. "PODER, POLÍTICA E TRADUÇÃO: NOTAS PARA UMA GENEALOGIA DO PENSAMENTO FREIREANO NO EXTERIOR." Revista Inter Ação 46, ed.especial (2021): 1298–313. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.69967.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente ensaio propõe uma reflexão acerca da apropriação do pensamento de Paulo Freire pela vertente da pedagogia crítica anglo-saxônica, analisando genealogicamente a construção do cânone freireano no exterior. Para tanto, determinados aspectos hermenêuticos serão abordados acerca das traduções para o inglês de sua obra principal, Pedagogia do Oprimido, na tentativa de resgatar as dimensões epistêmicas de sua filosofia, sobre o tripé da ética, da dialética e da espiritualidade que nortearam a prosa de Freire. PALAVRAS-CHAVE: Paulo Freire. Decolonialidade. Genealogia. Pedagogia Crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Henning, Vanessa. "A influência do pensamento humanista de Karl Marx na pedagogia do oprimido de Paulo Freire." Alamedas 11, no. 1 (2023): 8–22. http://dx.doi.org/10.48075/ra.v11i1.30726.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho visa mostrar a influência do humanismo filosófico de Karl Marx na construção de uma pedagogia crítica em Paulo Freire, apresentada na sua obra magna Pedagogia do Oprimido. Para tanto, será analisado o humanismo filosófico de Marx, a fim de entender como sua tese sobre materialismo histórico e a ação dos indivíduos sobre a realidade, a transforma em uma realidade opressora. Assim, baseando-se no pensamento marxiano, Freire compreende que a ação dos seres humanos na sociedade capitalista os classifica em opressores (proprietários, para Marx) e oprimidos (operários, no sentido marxi
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Canda, Cilene Nascimento. "PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E TEATRO." HOLOS 4 (September 18, 2012): 188. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.742.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Com base no referencial bibliográfico de Paulo Freire e de Augusto Boal, a presente investigação traça compreensões dialógicas sobre a Pedagogia Libertadora e o Teatro do Oprimido. De cunho reflexivo, o texto assenta-se na discussão sobre as seguintes categorias: conscientização, emancipação humana, libertação social, e superação da dicotomia entre opressores e oprimidos. Os argumentos abordados no âmbito de uma perspectiva crítica de sociedade visam contribuir para a realização de estudos na área da cultura, do teatro e da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Rondinelli, Cruz Roque. "RESENHA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: UMA RESENHA CRÍTICA." Revistaft 26, no. 117 (2022): 28. https://doi.org/10.5281/zenodo.7427928.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta resenha destaca as ideias do livro Pedagogia do Oprimido, escrito entre 1964 e 1968, quando Paulo Freire estava exilado no Chile, foi proibido pelo denunciante cívico-militar no Brasil, onde permaneceu inédito até 1974. publicado em 2020 pela editora Paz e Terra e organizado em 256 páginas. O trabalho é apresentado em quatro capítulos e o formato apresentado por cada capítulo é especialmente interessante, apresentando seu conteúdo, os objetivos, a finalidade e um resumo do capítulo.  É um livro radical sobre
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Coelho, Edgar Pereira. "Uma introdução à pedagogia da correspondência em Paulo Freire." EccoS – Revista Científica, no. 26 (May 17, 2012): 59–73. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n26.3234.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este texto discute o interesse de Paulo Freire pelo gênero literário carta e pelo
 gênero de escrita carta. O autor desenvolve a partir da tese de doutorado defendida na
 FEUSP em 2005, Cartas de Paulo Freire: o diálogo como caminho e pedagogia, que deu
 origem à construção de Pedagogia da correspondência: Paulo Freire e a educação por cartas
 e livros, publicado em 2011. A abordagem das cartas seguiu a ordem cronológica de sua
 elaboração ou recepção, tendo sido distribuídas em três grandes conjuntos: de antes do
 exílio, durante o exílio e após o exílio. A análi
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Monteiro, Vanusa Rocha Moraes, and João Valdinei Corrêa Lopes. "Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo." Brazilian Journal of Development 8, no. 9 (2022): 63126–42. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n9-180.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo tem o objetivo de analisar a aplicabilidade da pedagogia libertadora de Paulo Freire no Centro de Estudos Supletivo. A metodologia da investigação científica que traçou os caminhos da pesquisa se concretizou com o enfoque qualitativo, de desenho não experimental, em nível descritiva, na modalidade de pesquisa bibliográfica buscando-se apresentar uma revisão de literaturas. Os resultados abordam a concepção de educação libertadora a partir do pensamento de Paulo Freire, o ato de ensinar na perspectiva libertadora, e a educação para a libertação de jovens e adultos nos centros suplet
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Almeida, João Paulo Guerreiro de, and Severino Bezerra da Silva. "PEDAGOGIA DO OPRIMIDO 50 ANOS DEPOIS: A ATUALIDADE DE PAULO FREIRE." Revista Inter Ação 46, ed.especial (2021): 977–92. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68486.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo pretende contribuir para o debate a respeito da atualidade e defesa da obra Pedagogia do Oprimido, que em 2018 completou 50 anos. Na ocasião, várias instituições de ensino se propuseram a comemorar o legado freiriano e reinventá-lo, incorporando análises sobre demandas atuais, a partir de eventos, livros e dossiês sobre a temática. Este trabalho reflete sobre o pensamento educacional de Paulo Freire, apontando as várias temáticas abordadas nas fontes consultadas, com foco nos desafios da educação brasileira frente ao Golpe de 2016 e ao avanço do movimento “Escola Sem Partido”. PALA
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Romão, José Eustáquio. "Pedagogia do Oprimido: 50 anos de resistência." Educação em Perspectiva 9, no. 3 (2018): 485–89. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1115.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Dickmann, Ivo, and Ivanio Dickmann. "Didática freiriana: um reencontro com a pedagogia do oprimido." Revista Espaço Pedagógico 27, no. 3 (2021): 702–17. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v27i3.12376.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo é resultado de nossa práxis com a Didática Freiriana e quer ser um avanço na reflexão sobre o processo de reinvenção do Método Paulo Freire. Para tanto, temos como base teórico-prática três matizes: a Teologia da Libertação, a Educação Libertadora e a Filosofia da Libertação, por considerar essas três fontes como referências da produção de uma epistemologia latino-americana que se encontra na base da práxis de Paulo Freire na produção da Pedagogia do Oprimido. Do ponto de vista metodológico, vamos descrever três maneiras de utilizar a didática freiriana em diversos espaços e situaç
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Antunes, Katiuscia Cristina Vargas, and Elita Betânia de Andrade Martins. "DEFICIÊNCIA E CLASSE SOCIAL." Educação em Foco 27, no. 1 (2022): 27052. http://dx.doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38577.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo apresenta uma abordagem interseccional entre deficiência e classe social em diálogo com o pensamento de Paulo Freire. Neste momento sombrio que o país atravessa, com reflexos no campo da educação e dos direitos humanos, trazer Paulo Freire à cena, representa um outro olhar sobre a inclusão e as pessoas com deficiência. A argumentação presente no texto se referenciou nas obras: Educação e Mudança; Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa; Pedagogia do oprimido e Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. A metodologia baseou-se no estudo e
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Oliveira, Jose Silvio, Aline Da Silva Oliveira, Jordana Cristina Ferreira Santiago, et al. "(Re)conhecer a si, o outro e mundo em Paulo Freire:." Itinerarius Reflectionis 15, no. 2 (2019): 01–11. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v15i2.58732.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este ensaio, conforme o título evidencia, revela brevemente as condições teóricas e práticas do reconhecimento do outro, do mundo e de si próprio, resultantes da teoria e do seu método educativo de Paulo Freire, portanto, o objetivo é refletir sobre as primeiras páginas, a introdução e o primeiro capítulo da obra reconhecidíssima, A Pedagogia do Oprimido. Longe de refletir exaustivamente essas condições, aderiu-se e estudou também o Papel da Educação na Humanização. Esse trabalho é resultado coletivo do Grupo de Pesquisa de Filosofia e Educação, paideia aristotélica e paideia tomista, atualmen
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Fonseca, Sérgio C., and Soraya Maria Romano Pacifico. "Paulo Freire antes de "Pedagogia do Oprimido", ou, de "Educação e atualidade brasileira" à "Educação como prática da liberdade" / Paulo Freire before "Pedagogy of the oppressed"..." Cadernos CIMEAC 7, no. 2 (2017): 36. http://dx.doi.org/10.18554/cimeac.v7i2.2445.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A obra de Paulo Freire é bastante lembrada a partir de trabalhos centrais no conjunto de suas produções, a exemplo de "Pedagogia do oprimido"; "Professora sim, tia não"; "Pedagogia da esperança" e "Pedagogia da autonomia", além de diversos outros títulos de sua autoria não menos importantes, porém, nem tão exitosos em termos de edições, traduções e publicações em outros países. Ademais, uma espécie de jargão freireano tem como fonte "Pedagogia do oprimido", a exemplo das expressões opressor, oprimido, educação bancária e educação libertadora. Em contraposição a essa fama vinda do início dos an
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Maders, Sandra, and Valdo Barcelos. "Paulo Freire: cidadão brasileiro, educador do mundo." Revista Pedagógica 21 (October 9, 2019): 378. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.4877.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Com esse artigo fizemos uma reflexão sobre o legado freireano internacional. Freire conseguiu o que muitos desejaram, mas poucos conseguiram: pensar a educação nas escolas, universidades e movimentos sociais. Freire fez isso com uma qualidade rara: o diálogo entre esses diferentes espaços educativos das gentes de seu país, bem como de vários outros países por onde passou/viveu/trabalhou. Não começamos nossa reflexão sobre o legado internacional de Freire por um país, mas, sim, por aquela que, talvez, tenha sido a obra que mais espaços abriu para suas ideias mundo afora. Referimo-nos ao clássic
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Wassem, Joyce. "Editorial." Educação em Perspectiva 9, no. 3 (2018): 479–84. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1122.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A revista Educação em Perspectiva, em seu v. 9, n. 3, setembro a dezembro de 2018, apresenta o Dossiê: “Pedagogia do Oprimido: 50 anos de resistência”, organizado pelo Prof. Dr. José Eustáquio Romão. O Dossiê é composto por um conjunto de nove artigos de autores brasileiros e estrangeiros que tomam a obra “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire como objeto de diversificadas análises, seja a partir de uma discussão epistemológica, de sua prática pedagógica e/ou de seu espaço no âmbito das políticas públicas educacionais. Trata-se de um importante e oportuno debate em nosso contexto educacional,
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Martins Afonso, Anne. "Teatro na prisão como educação libertadora." Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas 5, no. 1 (2021): 01–15. http://dx.doi.org/10.29280/rappge.v5i1.8283.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo traz reflexões sobre as vivências ocorridas nos presídios localizados em meio à floresta amazônica, km 08 da BR 174 (Manaus-Venezuela) durante o Projeto Arbítrio: Teatro na Prisão, iniciado em 2015 e atuante até o presente momento. A base da pesquisa-ação fundamenta-se na Pedagogia do Oprimido e da Autonomia, e Educação como Prática Libertadora de Paulo Freire, bem como a Estética do Oprimido de Augusto Boal, revelando contradições existentes entre opressores e oprimidos no processo de conflitos e motivação à autonomia, identidade e legitimidade, por meio da linguagem teatral e do
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Carmo, Luana Jéssica Oliveira, Admardo Bonifácio Gomes Junior, Patrícia Albuquerque Gomes, and Lílian Bambirra de Assis. "Paulo Freire, ergologia e os discursos do empreendedorismo." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 12, no. 3 (2018): 51. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v12i3.12601.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este ensaio teórico teve como objetivo estabelecer diálogos entre os conceitos abordados por Paulo Freire na Pedagogia do Oprimido e a ergologia, tomando como base os discursos do empreendedorismo. Para tanto, apresentou-se algumas concepções de Paulo Freire relacionadas à Pedagogia do Oprimido, tal como a educação libertadora, bem como algumas noções próprias da ergologia. Os discursos do empreendedorismo se apresentam como imperativos ao empreendedor, descolados de qualquer contexto socioeconômico, desconsiderando a atividade industriosa de empreender. Assim, a contribuição desse artigo resi
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Galli, Ernesto Ferreira, and Fabiana Marini Braga. "O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE." Revista Inter Ação 42, no. 1 (2017): 051. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v42i1.44030.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica que pretendeu responder a um dos objetivos da dissertação de mestrado “O diálogo em Paulo Freire: uma análise a partir da Pedagogia do oprimido e da Pedagogia da esperança”, referente ao conceito de diálogo na Pedagogia da esperança. Para a sua realização foi utilizada a metodologia de analise de conteúdo que foi elaborada a partir das palavras e trechos que se relacionaram com os radicais dial. e diál. durante toda a obra. O diálogo na Pedagogia da esperança apresenta características que representam o contexto e a vivência do a
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Adams, Telmo, and Camile Pegoraro. "Educação e Pesquisa: contribuições teórico-metodológicas de Freire à Pedagogia Crítica." Reflexão e Ação 28, no. 3 (2020): 35–49. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v28i3.14677.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo é originário de uma pesquisa bibliográfica que se propõe a retomar a contribuição de Paulo Freire para uma metodologia de educação e pesquisa participativa com o objetivo de indicar elementos para uma pedagogia crítica, a partir da releitura de Pedagogia do Oprimido e Educação como Prática da Liberdade. Em que pese a distância histórica, conclui-se que a busca de pedagogias alternativas críticas encontra, nestas obras, subsídios capazes de potencializar a (re)criação de metodologias de educação popular e pesquisa participativa na América Latina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

De Arruda, Robson Lima, and Robéria Nádia Araújo Nascimento. "Paulo Freire perseguido: a pedagogia freireana na mira do Escola Sem Partido." Educação & Linguagem 23, no. 2 (2020): 47–74. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v23n2p47-74.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O contexto político das eleições de 2018 trouxe à tona algumas pautas conservadoras acerca da educação, capitaneadas pelo Movimento Escola Sem Partido. Uma das principais bandeiras defendidas têm sido a reação ao que chamam de “doutrinação ideológica” por parte dos professores e a defesa da “educação escolar de acordo com as convicções da família”. Contraditório, o ESP se alia a políticos e grupos da extrema direita para intimidar professores e, além disso, atacar o legado de Paulo Freire. O presente artigo apresenta uma crítica ao Movimento ESP com base nas obras Educação como Prática de Libe
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Verástegui, Rosa Aguilar. "A ALIENAÇÃO E A PRÁXIS HUMANIZADORA DE ACORDO COM A PROPOSTA DE PAULO FREIRE." Atos de Pesquisa em Educação 18 (April 19, 2023): 9817. http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9817.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste artigo é apresentar a educação proposta por Paulo Freire como uma educação crítica, que implica uma práxis humanizadora. Esta temática justifica-se porque esclarecerá o significado de educação neoliberal e as implicações da “escola sem partido”, realidades atreladas a nossa abordagem. A metodologia é bibliográfica, e os principais referenciais teóricos são os livros de Freire: Pedagogia da autonomia, Pedagogia da esperança e Pedagogia do oprimido. Esperamos ressaltar os aportes de Freire para as conquistas dos direitos humanos, sobretudo a liberdade e a dignidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Antunes, Angela Biz, Moacir Gadotti, and Paulo Roberto Padilha. "Três categorias que marcaram a Pedagogia do Oprimido." Educação em Perspectiva 9, no. 3 (2018): 514–26. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1104.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este ensaio, escrito a seis mãos, trata de uma difícil escolha: dentre os inúmeros conceitos e categorias desenvolvidos por Paulo Freire em sua obra máxima, Pedagogia do oprimido, os autores tiveram de selecionar apenas três e sobre eles desenvolver uma reflexão que permitisse conhecer, um pouco mais em profundidade, os fundamentos do legado de nosso educador maior. Foram escolhidos os conceitos de “diálogo”, “liberdade” e “oprimido” que, no entendimento dos autores são princípios fundantes na obra de Freire, na medida em que eles seriam retomados e reinventados, pelo próprio Freire, nos novos
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Sañé Díaz-Santos, Francesc D'Assís. "Deletrear a Freire." Creativity and Educational Innovation Review, no. 7 (December 29, 2023): 92. http://dx.doi.org/10.7203/creativity.7.26023.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Pasados unos años del centenario del nacimiento del autor nordestino Paulo Reglus Neves Freire (Paulo Freire), su obra parece ser más necesaria que nunca. ¿Quiénes son los oprimidos hoy en día? ¿Siguen vigentes las estrategias y trucos de los opresores? Un repaso por el texto fundacional de la pedagogía crítica, La pedagogía del oprimido, nos dará las pistas para poder aplicar las enseñanzas del maestro hoy en día con tal de buscar una vez más nuestro lugar en el cosmos. En este pequeño artículo, intentaré superponer parte de las ideas expuestas por Freire en su opus magnum con las inquietudes
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Marinho, Ângela Maria Andrade, and André Hellvig da Silva. "A prática pedagógica em Paulo Freire 50 anos depois da Pedagogia do Oprimido: indignação, esperança e uma pergunta - como educar para construção do inédito viável?" Revista Interinstitucional Artes de Educar 4, no. 2 (2018): 392. http://dx.doi.org/10.12957/riae.2018.38034.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo trata dos desafios da Educação Libertadora - fundamentos em Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido, no que se refere à Prática educativa no século XXI e, por conseguinte, apresenta referenciais defendidos por ele, que de forma dialética, remete-nos a repensar, 50 anos depois, os gargalos que dificultam fazer Educação de qualidade no Brasil, em especial, aquela cujos resultados tenham repercussão positiva para a sociedade, para a coletividade, resultante de uma práxis conscientizadora e emancipadora. Partimos de um aporte teórico bibliográfico, cuja análise objetiva chamar a atenção do
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Sirino, Marcio Bernardino, Arthur Vianna Ferreira, and Patricia Flavia Mota. "OUTRAS “PEDAGOGIAS” PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL." REVES - Revista Relações Sociais 1, no. 2 (2018): 0121–36. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0121-0136.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão teórica sobre a possibilidade de materialização da Educação em Tempo Integral com o aporte teórico de novas formas pedagógicas para organizá-la. A partir da compreensão de Paiva (2015) sobre as obras de Paulo Freire no que tange à construção de outras “Pedagogias” (p. 123), trazemos, nesta produção, quatro possibilidades de organização da jornada escolar dos educandos, na perspectiva de se alcançar uma educação, efetivamente, integral, a saber: a Pedagogia do Oprimido (FREIRE, 1987); a Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996); a Pedagogia
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Marques, Eliana de Sousa Alencar, Josiane Sousa Costa de Oliveira, and Luiz Jesus Santos Bonfim. "ATUALIDADE DA CONCEPÇÃO DE RADICALIDADE EM PAULO FREIRE NOS PRIMEIROS ESCRITOS NO EXÍLIO: DELINEAMENTOS PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS NA DIREÇÃO DA EMANCIPAÇÃO HUMANA." Revista Inter Ação 46, ed.especial (2021): 962–76. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68380.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este texto objetiva analisar a concepção de radicalidade humanizadora em Paulo Freire e as determinações que esse conceito engendra às práticas educativas com vistas à emancipação humana. Ele resulta de pesquisa bibliográfica nas obras “Pedagogia do Oprimido” (2013) e “Educação como prática de liberdade” (2015), e nas reflexões de apropriadores. A radicalidade humanizadora em Freire é produto da sua práxis, resultado da sua busca para compreender melhor os elementos da realidade e atuar de forma consciente rumo à transformação da realidade social. Com efeito, a radicalidade de Freire é humaniz
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

MORAIS COSTA, ANA MARIA, Simone Cabral Marinho dos Santos, and Elizabete Carlos Do Vale. "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: QUEM SÃO OS OPRIMIDOS HOJE?" Olhar de Professor 23 (December 8, 2020): 1–15. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.23.16699.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A provocação para dialogar sobre os 50 anos do livro Pedagogia do Oprimido comunga com o desafio de pensar a educação brasileira num contexto caracterizado como “tempo de incerteza”, instaurado no país desde 2016. De caráter teórico, discutimos nesse artigo, a pedagogia freriana que se reinventa na dinâmica da realidade social, encontrando inspiração e renovação ao longo dos anos. Uma pedagogia que se alimenta da transformação objetiva da condição de opressão e da ação dos sujeitos sociais sobre o mundo para transformá-lo. Daí, partimos da seguinte pergunta: Quem são os oprimidos hoje? Por ela
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Silva, Jaqueline Balthazar. "Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire | Fundamentals for a Liberating Education: Dom Helder Camara and Paulo Freire." Caderno Teológico da PUCPR 6, no. 1 (2021): 150–53. http://dx.doi.org/10.7213/2318-8065.06.01.p150-153.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Essa resenha resgata o processo de educação libertadora de Helder Camara e propõe um currículo tendo como base a Pedagogia do oprimido de Paulo Freire e propõe uma educação libertadora solidária. Analisa o trabalho de Camara à luz da pedagogia freireana. A obra de Condini (2014) propõe uma educação que considere a afetividade e a solidariedade como forma de alcançar os jovens e prepará-los para uma educação humanista integral e problematizadora para que possam intervir na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Iturra, Raul. "Pedagogia do oprimido: As minhas memórias de Paulo Freire." Educação, Sociedade & Culturas, no. 10 (December 1, 1998): 83–94. http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi10.1367.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Silva da Câmara, Rafael, Juliana Lazzarotto Freitas, and Leilah Santiago Bufrem. "55 anos da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire." Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação 10 (December 11, 2023): 01–26. http://dx.doi.org/10.24208/rebecin.v10.367.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Ao considerar as influências de Paulo Freire e de sua obra seminal, “Pedagogia do Oprimido”, no campo da Ciência da Informação, esta pesquisa descritiva tem a finalidade de evidenciar os 55 anos do livro, com o objetivo de memorar a sua contribuição à pesquisa e à educação nessa área, por meio de uma análise da produção científica nos periódicos brasileiros. Reflete o interdomínio existente entre este campo e a Educação. Recorre especialmente à bibliometria e à cientometria no procedimento metodológico aplicado na Base Brapci, acessível universalmente em meio eletrônico, com recorte temporal e
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Berkenbrock-Rosito, Margaréte May. "A estética da pedagogia da esperança: contribuições à formação de professores." Reflexão e Ação 25, no. 2 (2017): 9. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i2.8972.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente estudo configura-se como um desdobramento de uma pesquisa maior: “O regime de esteticidade em Freire como teoria e prática da formação de professores, visando uma contribuição para a História da Educação”, que compreende a estética presente nas obras publicadas por Paulo Freire e autores, discípulos e críticos de Paulo Freire. Integra o estudo a obra “Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire (1992), que elegemos para apresentar neste texto. Estabelece como hipótese de estudo que o regime de esteticidade é o grande desafio da pedagogia de Fr
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!