Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Referências bibliográficas - Estatística.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Referências bibliográficas - Estatística“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-49 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Referências bibliográficas - Estatística" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Valentini, Carla Beatris, Cláudia Alquati Bisol, Luani Dos Santos Paim und Ana Paula Fachinetto Ehlers. „Educação e deficiência visual: uma revisão de literatura“. Revista Educação Especial 32 (05.06.2019): 62. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x33154.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As políticas educacionais têm permitido avanços no ingresso de pessoas com deficiência visual em escolas comuns. No entanto, no cotidiano das escolas, ainda se encontram dificuldades no processo de escolarização desses estudantes. O objetivo do presente estudo é analisar a produção referente à deficiência visual na área da educação formal e não-formal, a partir de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica que abarcou 66 artigos nacionais indexados nas bases de dados SciELO, Scopus e Portal de Periódicos da CAPES e 142 artigos internacionais presentes no ERIC e no EBSCO Host, publicados entre 2005 e 2016. Inicialmente, realizou-se análise estatística descritiva dos artigos nacionais e internacionais e em um segundo momento, análise das referências bibliográficas utilizadas nos artigos nacionais. Apresenta-se a distribuição das publicações ao longo do período pesquisado, os delineamentos e métodos encontrados, as características dos participantes e os periódicos que publicaram esses estudos com mais frequência, comparando os dados nacionais e internacionais. A análise das referências bibliográficas utilizadas nos artigos nacionais, por sua vez, possibilitou identificar os principais autores utilizados, o tipo de suporte e a língua predominantes. Percebe-se que as pesquisas têm avançado nas últimas décadas, no entanto há desafios e tensões que permitem novos estudos e articulação de temáticas ainda pouco exploradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Kawano, Tsugie, Hélio Silveira, Elpídio Serra und Carlos Henrique da Graça. „Pluriatividade na agricultura familiar no compartimento arenítico da bacia hidrográfica do Rio Pirapó – Paraná/Brasil“. REVISTA CAMPO-TERRITÓRIO 15, Nr. 37 Ago. (22.12.2020): 269–98. http://dx.doi.org/10.14393/rct153712.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho tem como objetivo analisar as propriedades familiares pluriativas no compartimento arenítico da bacia hidrográfica do rio Pirapó – Paraná/Brasil, a fim de compreender as suas estratégias de reprodução social e econômica nesse setor da bacia, que tem como atributo o predomínio de solos de textura média e arenosa, os quais são suscetíveis à erosão e pobres em elementos químicos. Para o desenvolvimento deste trabalho, as atividades foram segmentadas em três etapas: a primeira foi sustentada em referências bibliográficas; a segunda envolveu o levantamento de dados agropecuários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; e por último foi o trabalho de campo e a elaboração dos mapas temáticos. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários com os produtores rurais familiares da referida unidade de paisagem. A pesquisa demonstrou que, nas propriedades estudadas, o uso desses solos, que possuem pouca capacidade produtiva em função de sua característica natural, foi principalmente para a pastagem destinada à criação de gado de corte e de leite, e como essa atividade é mais rentável em extensas áreas, como estratégias de reprodução social e econômica, os produtores familiares praticam a pluriatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Nardoque, Sedeval, Danilo Souza Melo und Mieceslau Kudlavicz. „QUESTÃO AGRÁRIA EM MATO GROSSO DO SUL E SEUS DESDOBRAMENTOS PÓS-GOLPE DE 2016“. OKARA: Geografia em debate 12, Nr. 2 (12.08.2018): 624. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n2.41333.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A questão agrária em Mato Grosso do Sul, historicamente marcada pelo latifúndio e luta dos movimentos socioterritoriais, ganhou novos elementos com o Golpe Político-Jurídico-Midiático-Ruralista de 2016, com desdobramentos diretos na agricultura familiar camponesa. Este trabalho objetiva apontar as características elementares da questão agrária em Mato Grosso do Sul, sobretudo sua forte concentração fundiária, a posse e o uso da terra e a ineficácia da política de Reforma Agrária nos governos Lula e Dilma, mas agravada no pós-Golpe de 2016 que alçou ao poder Michel Temer. Nesta análise, utilizou-se um conjunto de referências bibliográficas a respeito da questão agrária brasileira e em Mato Grosso do Sul, somadas a dados secundários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA), sistematizados em gráficos, tabelas e mapas. Este trabalho contou ainda com informações coletadas durante trabalho de campo realizado pelos autores durante o mês de novembro de 2017 em Mato Grosso do Sul. De modo geral, este trabalho permitiu a análise da questão agrária em MS durante os governos Lula e Dilma e seu acirramento pós golpe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Oliveira, Fernanda Carvalho Bittencourt de, Maria Teresa Sudário Rocha und Emerson Cruz de Oliveira. „Elaboração de planos de aulas para educação física: a percepção discente“. Caderno de Educação Física e Esporte 16, Nr. 1 (31.01.2018): 185–92. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p185.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O plano de aula é extremamente importante para as atividades docentes, mas pouco se discute sobre os itens que o compõe, assim como os aspectos práticos de sua elaboração. O foco da discussão centrava-se em fundamentos teóricos que também são imprescindíveis, mas que já foram bem discutidos. A reflexão pode ser ampliada, discutindo itens importantes para o registro e a sistematização da produção de conhecimentos na área da Educação Física, por meio dos planos de aulas. O objetivo do estudo foi comparar a percepção dos discentes iniciantes e concluintes de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a importância dos itens que compõem um plano de aula, bem como discutir esses itens considerando aspectos práticos da elaboração de um plano de aula. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com uma amostra de 15 graduandos com possibilidade real de conclusão do curso (grupo concluintes) e 15 graduandos do primeiro e segundo períodos (grupo iniciantes), de ambos os sexos, que receberam uma lauda de papel pautado com a solicitação de montagem de um plano de aula com o conteúdo de sua escolha. Para análise dos planos de aula, os pesquisadores tinham à sua disposição uma lista de itens previamente elencados após estudo. Para análise estatística dos dados, utilizou-se o teste Qui-Quadrado, sendo adotado nível de significância de 5%. A “descrição das atividades” foi o único item que todos aos alunos perceberam como importante e apresentaram em seus planos. O segundo item mais lembrado foi a definição de objetivos para aula. O contraponto foi a não apresentação de sugestão de “referências bibliográficas” e “espaço para comentários e reflexões após a aula”. Muito ainda precisa ser discutido sobre os demais itens que compõem um plano de aula que não deveria se resumir a uma descrição das atividades propostas para aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Ohira, Maria Lourdes Blatt, und Noêmia Schoffen Prado. „Bibliotecas virtuais e digitais: análise de artigos de periódicos brasileiros (1995/2000)“. Ciência da Informação 31, Nr. 1 (Januar 2002): 61–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652002000100007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A evolução da temática biblioteca virtual e biblioteca digital como assunto de artigos de periódicos brasileiros publicados de 1995 a 2000 é o objetivo deste trabalho. Analisa 33 artigos apresentando os aspectos metodológicos adotados para o planejamento e criação de bibliotecas virtuais e digitais, o desenvolvimento de coleções diante dessa nova realidade, o impacto causado nas unidades de informação e nos profissionais da informação, as estatísticas das bibliotecas na Internet e programas institucionais, além da produção bibliográfica sobre bibliotecas virtuais e digitais. Avalia a produção no período, a produtividade dos autores e tipo de autoria, número de referências bibliográficas por artigo, tipo de documentos e o idioma dos documentos citados. Aponta, como resultados, que não há convergência sobre o conceito de biblioteca eletrônica, polimídia, digital e virtual e, para a preocupação dos autores, centrados nos aspectos metodológicos visando à implantação de bibliotecas digitais e virtuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

França, Kátia Aparecida Bizan. „Feminicídio não a campanha do governo do Estado de São Paulo no crescimento das estatísticas“. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional 23, Nr. 23 (17.11.2020): 83–96. http://dx.doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v23n23p83-96.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apresentada em fevereiro/19, revela que só 10% das mulheres que se tornam vítimas de algum tipo de agressão registram ocorrência em uma delegacia e, segundo a SSP-SP, o número de feminicídios aumentou 76% no primeiro trimestre de 2019. Com esses números em mãos, o governo do estado de São Paulo desenvolveu uma campanha para incentivar tanto as vítimas, quanto pessoas próximas a denunciar casos de agressões, além de informar que foram disponibilizadas novas delegacias 24 horas exclusivamente para atendimento das mulheres e, também, o aplicativo SOS Mulher que aciona por GPS o atendimento policial mais próximo. Aplicaremos da análise semiótica para o estudo desta campanha em conjunto com pesquisas bibliográficas, utilizando como principais referências: A Dominação Masculina - Pierre Bourdieu; Violência Contra Mulheres - A Vulnerabilidade Feminina e o Perfil dos Agressores - Adriana Bigliardi; Semiótica-Charles Peirce, entre outros. A justificativa deste artigo vem em encontro com minha tese sobre o feminicídio e a influência do patriarquismo, em que é preciso se investigar porque a mulher ainda é vítima de uma violência que está distante de ser acolhida em sua extensão e profundidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Fernandes Neto, Raimundo Augusto, und Jânio Pereira Cunha. „A nova cláusula de barreira e a sobrevivência das minorias“. Revista de Investigações Constitucionais 6, Nr. 1 (30.04.2019): 189. http://dx.doi.org/10.5380/rinc.v6i1.58085.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Analisa a nova cláusula de barreira aprovada na Emenda Constitucional nº 97/2017, que limita o acesso dos partidos políticos ao fundo partidário e ao programa gratuito de rádio e televisão, em virtude do percentual de votos mínimos recebidos nas eleições proporcionais à Câmara dos Deputados, ou, alternativamente, a eleição de 15 deputados federais distribuídos em um terço dos Estados. Averigua a incidência histórica da cláusula de desempenho no Brasil e nos sistemas proporcionais democráticos no Direito comparado. Utiliza-se de referências bibliográficas de teor clássico sobre os partidos políticos, democracia e Direito Eleitoral para questionar sua constitucionalidade. Projeta a incidência da nova emenda constitucional, com base nos elementos estatísticos fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral das eleições gerais de 2014, comparativamente às eleições gerais de 2006, empregada como referência na ADI nº 1.351/DF do STF, que julgou inconstitucional a cláusula de barreira originária da Lei nº 9.096/95. Conclui que a Emenda Constitucional nº 97/2017, na parte que altera o § 3º do art. 17 da Constituição Federal, viola a democracia brasileira que elegeu o sistema proporcional, o pluralismo político, o pluripartidarismo e a igualdade (de chances) como princípios, submetendo a risco a sobrevivência das minorias partidárias, pressuposto de um Estado Democrático de Direito, em benefício dos poderes estabelecidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Hogemann, Edna Raquel Rodrigues Santos, und SERGIO LUIZ TAVARES. „DIREITO, RELIGIÃO E FEMINISMO: JUNTOS PELA DIGNIDADE DO GÊNERO FEMININO“. Revista de Movimentos Sociais e Conflitos 5, Nr. 1 (18.10.2019): 26. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9830/2019.v5i1.5390.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Analisa as principais contribuições que o Direito, a Religião e o Feminismo oferecem em prol da afirmação dos direitos da personalidade e, por conseguinte, da dignidade humana do gênero feminino. A pesquisa utiliza referências bibliográficas, textos legais, produções acadêmicas e estudos estatísticos, que demonstram avanços e estagnações na questão dos direitos femininos. Propõe-se a expor os frutos da interação Direito, Religião e Feminismo no cenário brasileiro atual. Os resultados mostram avanços significativos em prol do gênero feminino, porém ainda há padrões de excelência a serem conquistados, para os quais a atuação do Direito, da Religião e do Feminismo é fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Iizuka, Edson Sadao, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes und Anderson De Andrade Santos. „PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: ANÁLISE DOS ARTIGOS APROVADOS NOS EVENTOS DA ANPAD ENTRE 2001 E 2012“. Administração: Ensino e Pesquisa 16, Nr. 4 (31.12.2015): 723. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2015.v16n4.383.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Trata-se de um artigo que busca analisar a produção acadêmica brasileira com a temática do empreendedorismo, especificamente sobre o que foi produzido no âmbito dos encontros promovidos pela ANPAD: EMA, EnEO, Simpósio, EnEPQ, 3Es, EnGPR, EnAPG e EnANPAD entre 2001 e 2012. Os principais pesquisadores brasileiros sobre o empreendedorismo lançam, nestes eventos, os seus questionamentos e as suas pautas de interesses, constituindo-se, portanto, num espaço privilegiado para compreender-se o estado da arte nesta temática, assim como tendências relevantes. Adotou-se a pesquisa exploratória, de cunho misto, qualitativo quanto à parte bibliográfica e análise de conteúdo e quantitativo na parte correspondente à estatística descritiva. Foi analisado um total de 150 artigos que continham no título a expressão “empreendedorismo”, localizados pelo sistema de busca eletrônico da ANPAD. Após a análise das 5.251 referências utilizadas nos artigos verificou-se que 22 autores foram os mais utilizados; selecionaram-se as 23 referências mais citadas. Quanto à metodologia de pesquisa verificou-se a predominância do uso da metodologia qualitativa (58,7% do total). Os artigos focalizaram dez temáticas principais, sendo as três mais frequentes: (i) Criação de Novos Negócios; (ii) Ensino e Aprendizagem; (iii) Intra-empreendedorismo. Entende-se que os resultados possibilitam reflexões acerca do futuro da temática do empreendedorismo no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Cunha, Camila, Sanny Santos Souza, Alice Alexandre Pagan und Edson José Wartha. „CONSTRUÇÃO DE UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESEMPENHO ESCOLAR INSPIRADO NO PLURALISMO EPISTEMOLÓGICO.“ Revista de Ensino de Ciências e Matemática 8, Nr. 2 (05.07.2017): 58–79. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v8i2.1134.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste trabalho são apresentadas algumas considerações para a elaboração de uma matriz de referência sobre os conteúdos biológicos em Ciências, no Ensino Fundamental, pautada no pluralismo epistemológico. Trata-se de um instrumento que foi aplicado no estado de Sergipe. Foram realizadas: pesquisa documental, bibliográfica, observações de doze aulas e aplicação de 64 questionários aos docentes da rede estadual de Sergipe. Tais etapas levantaram os elementos que compuseram a matriz de referência. Selecionaram-se os descritores e os conteúdos mais mencionados em documentos oficiais, de maior interesse dos alunos e com maior frequência de complexidade e prioridade dadas pelos docentes e consideradas as correlações nos testes de estatística descritiva. O Recorte Conceitual englobou os eixos “Ser Humano e Saúde” e “Vida e Ambiente”. Os conteúdos contemplados pela matriz consideram não apenas as diretrizes dos documentos oficiais, mas também outras visões tais como as dos professores e alunos. Esta pluralidade é própria dos espaços escolares necessitando de um novo raciocínio pedagógico. Incluso nisto estão questões que possam aferir qual epistemologia os alunos usam para resolver problemas conceituais em Ciências, mesmo que elas se distanciem substancialmente da científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Oliveira Teixeira Rigaud, Gabriela, und Matheus Prado Alves. „Valoração da prova testemunhal no Processo do Trabalho em tempos de pandemia: instrução processual e audiências virtuais“. Revista Científica do Curso de Direito, Nr. 4 (02.07.2021): 136–49. http://dx.doi.org/10.22481/rccd.i4.8996.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A presente incursão teórica discute a valoração da prova testemunhal no Processo do Trabalho diante da regulamentação das audiências virtuais com a pandemia de Covid-19. Para isso, apresenta o conceito de prova e a importância do testemunho para o Processo o Trabalho, debatendo os aspectos que repercutem sobre a falibilidade desse meio de prova. Por conseguinte, discute a apreciação da prova testemunhal nas audiências de instrução telepresenciais, bem como a atuação do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região diante da pandemia. Neste âmbito, conclui que as audiências de instrução virtuais são necessárias ao funcionamento remoto da Justiça do Trabalho, assim como a valoração da prova testemunhal se faz tão imprescindível e possível quanto na modalidade presencial. A metodologia aplicada nesta pesquisa é descritiva e quali-quantitativa, com fundamento em referências bibliográficas, jurisprudenciais, e em dados estatísticos
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

De Carvalho, Marco Cesar, und Fabiana Cristina Da Silveira Alvarenga. „A Discriminatória Aposentadoria Compulsória por Idade no Brasil“. Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social 1, Nr. 2 (11.10.2016): 249. http://dx.doi.org/10.21902/2525-9865/2015.v1i2.458.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo procura demonstrar que, após a Constituição de 1988, a Seguridade Social evoluiu muito no Brasil, onde seus objetivos corroboram com os objetivos da República, passando por um constante processo de reforma política e social em sua composição. Porém, tão somente a previsão de direitos sociais não basta a si mesmo, sendo necessária ainda a efetiva implantação destes, mormente por serem direitos fundamentais, para a tutela das pessoas idosas. É inegável que há falhas nos direitos previdenciários dos idosos, sendo que o atual limite de idade para aposentadoria, tanto no setor privado como no público, não condiz com a realidade estampada na crescente expectativa de vida do brasileiro, merecendo correções para tal adequação, para o que são propostas alterações legislativas para, inclusive, incentivar a contratação de idosos pelas empresas. Para isto, este estudo está calcado nos dados estatísticos e nas referências bibliográficas indicadas ao seu final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Monteiro, Luciano Araujo. „EDUCAÇÃO INDÍGENA DIFERENCIADA: FORTALECENDO IDENTIDADES ÉTNICAS“. Revista Educa��o - UNG-Ser 15, Nr. 3 (08.11.2020): 62. http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3684.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: apresentar a importância da educação indígena, diferenciada e bilíngue, com o intuito de reforçar as identidades étnicas. Metodologia: utilização da Constituição Federal de 1988 e de dados estatísticos governamentais. Além disso, estão sendo utilizados como referências bibliográficas autores que trabalham a questão indígena. Resultados: foi evidenciada a importância da educação indígena diferenciada como fator de identidade, sendo um importante elemento de agregação étnica, a fim de que as várias etnias existentes em território nacional possam requerer direitos sociais, como a demarcação de terras e o manejo sustentável dos recursos naturais. Conclusão: torna-se cada vez mais imperativa as mobilizações, por parte de comunidades indígenas (por intermédio de suas Associações), sendo que, atualmente, há no Legislativo Federal e no Supremo Tribunal Federal (STF) estratégias com o intuito de retirar do indígena os direitos constitucionais que lhe são garantidos, como o direito ao território, tendo como justificativa legal, o chamado “marco temporal”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Zimbico, Octavio Jose. „Estatísticas educacionais como fonte de pesquisa em História da Educação em Moçambique (1975-2003) / Educational Statistics as a Research source in History of Education in Mozambique (1975-2003)“. Revista de História e Historiografia da Educação 2, Nr. 4 (06.02.2018): 280. http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.53097.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A possibilidade do uso de estatísticas educacionais do ensino primário (EP) moçambicano, de 1975 a 2003, está no centro da questão deste texto. A tradição positivista desencorajava o uso das estatísticas em pesquisas históricas, por considerá-las elementos do campo matemático. Essa situação vem sendo superada por estudos que, inevitavelmente, usam dados estatísticos para explorar determinadas categorias históricas. No período em estudo, o acesso à escola primária moçambicana, avaliado através das taxas de admissão, escolarização, conclusão e evasão escolar, permite analisar a eficácia da política educativa do EP, que se pretende que seja acessível a todos. O objetivo é compreender o comportamento dos efetivos escolares do EP, à luz da meta do plano governamental que define a escolarização primária para todos como base para erradicar o analfabetismo. Em termos metodológicos, a revisão bibliográfica e o uso de estatísticas educacionais, como elementos passíveis de análise historiográfica, constituem a base de sustentação das ideias. Os principais achados revelam que apesar dos esforços na expansão da rede escolar primária, a universalização do EP, no período referência, não foi alcançada. Essa constatação instiga outros estudos que ajudem a compreender os contornos da política educativa do EP em Moçambique.* * *The possibility of using educational statistics from Mozambican primary education (SP) from 1975 to 2003 is at the heart of the text. The positivist tradition discouraged the use of statistics in historical research, considering them elements of the mathematical field. This situation has been overcome by studies that inevitably use statistical data to explore certain historical categories. In the period under study, access to the Mozambican primary school, assessed through admission, schooling, completion and school dropout rates, makes it possible to analyze the effectiveness of the educational policy of the PE, which is intended to be accessible to all. The objective is to understand the behavior of school personnel in the EP, in light of the goal of the government plan that defines primary schooling for all as a basis for eradicating illiteracy. In methodological terms, the bibliographic review and the use of educational statistics, as elements capable of historiographical analysis, constitute the basis for sustaining ideas. The main findings reveal that despite efforts to expand the primary school network, the universalization of PE in the reference period was not achieved. This finding instigates other studies that help to understand the contours of the education policy of the PE in Mozambique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Carvalho, Marco Cesar de. „A Ausência de Políticas Públicas para os Direitos Sociais da Pessoa com Deficiência: Os Reflexos não Sentidos da Convenção de Nova York no Brasil“. Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas 1, Nr. 1 (06.12.2015): 222. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9881/2015.v1i1.508.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo procura demonstrar que ainda faltam políticas públicas na defesa e na integração das pessoas com deficiência na sociedade brasileira, o que as impede de terem seus direitos sociais, portanto, fundamentais, plenamente atendidos. Apesar da inegável evolução política e social no Brasil, tão somente a previsão de direitos sociais não basta a si mesmo, sendo necessária ainda a efetiva implantação destes, que por serem direitos fundamentais exigem políticas públicas como forma de tutelar e otimizar os resultados e o alcance de tão importantes direitos, principalmente para as minorias sociais, como a das pessoas com deficiência. Por fim, uma proposta de alteração legislativa é apresentada para a concretização destes direitos sociais, incentivando o emprego de pessoas com deficiência pelas empresas, porquanto no serviço público já há determinação de uma cota social a favor delas, no preenchimento de cargos e empregos públicos. Para isto, este estudo está calcado nos dados estatísticos e nas referências bibliográficas indicadas ao seu final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

De Oliveira, Antônio Tadeu Ribeiro. „A Migração Venezuelana no Brasil: crise humanitária, desinformação e os aspectos normativos“. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas 13, Nr. 1 (29.04.2019): 219–44. http://dx.doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n1.2019.24297.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As crises política, social e econômica que vêm afetando a Venezuela, e intensificadas na segunda metade da atual década, colocou emigração internacional como alternativa de sobrevivência para aproximadamente dois milhões de venezuelanos, sendo o Brasil um entre os muitos dos destinos desses migrantes. Os graves fatores geradores desses deslocamentos populacionais acabaram por se traduzir numa verdadeira crise humanitária. A partir desse olhar, a proposta deste artigo, que entende esses movimentos como migração laboral forçada, ante à escassez de referências bibliográficas, foi recorrer às matérias jornalísticas, a alguns resultados de levantamentos estatísticos levados a campo e aos registros administrativos para buscar traçar um panorama sobre a trajetória e inserção desses imigrantes na sociedade de destino, pontuando como (des)informações disseminadas pelas autoridades locais, via de regra, superestimavam os volumes dos fluxos migratórios, serviram para criar uma imagem negativa dos imigrantes, gerando alguns episódios de agressões. Tudo isso num cenário de falta de coordenação entre os entes federados na condução de políticas migratórias adequadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Gerigk, Willson, und Ademir Clemente. „Influência da LRF sobre a gestão financeira: espaço de manobra dos municípios paranaenses extremamente pequenos“. Revista de Administração Contemporânea 15, Nr. 3 (Juni 2011): 513–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552011000300009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo tem por objetivo avaliar e mensurar os reflexos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) sobre o espaço de manobra da gestão financeira dos municípios paranaenses com menos de cinco mil habitantes, tendo como referência as peculiaridades e atribuições dos governos locais. A fundamentação teórica compreende os conceitos relacionados à organização do setor público brasileiro, LRF, administração pública gerencial, gestão municipal e, especificamente, gestão financeira municipal. A pesquisa é caracterizada como descritiva e explicativa quanto aos objetivos, bibliográfica e documental quanto aos procedimentos e quantitativa quanto à abordagem do problema. Os municípios paranaenses com menos de cinco mil habitantes que disponibilizaram informações junto à base de dados Finanças do Brasil, da Secretaria do Tesouro Nacional (FINBRA), constituem a população pesquisada. A técnica estatística empregada é a regressão linear múltipla. Nas análises de regressão foram incluídas 22 variáveis explicativas, envolvendo aspectos financeiros e de gestão dos municípios. Conclui-se que o espaço de manobra da gestão financeira dos municípios paranaenses com menos de cinco mil habitantes foi significativamente modificado pela LRF, passando a depender mais fortemente da poupança de receitas correntes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Ribeiro, Claudio De Oliveira, und Clarissa De Franco. „A PLURALIDADE RELIGIOSA GLOBAL E NACIONAL EM QUESTÃO“. Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 18, Nr. 2 (19.08.2020): 308. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v18i2.8167.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O texto apresenta resultados de pesquisa sobre a pluralidade religiosa em termos globais e nacionais, indicando as principais tendências e dados. Metodologicamente, se priorizou a pesquisa bibliográfica que aponta dois aspectos: (i) um panorama da situação mundial, tanto em termos das mais destacadas expressões religiosas quanto as tendências por regiões do globo, e (ii) o quadro religioso brasileiro, com suas especificidades. Em termos nacionais, são indicadas as novas configurações da pluralidade religiosa, a relação das principais expressões com a matriz religiosa brasileira, as formas de trânsito religioso e de múltipla pertença. Uma das pressuposições da análise é a consideração de que os dados estatísticos sobre o cenário religioso global e nacional não podem ser tomados como única referência na análise do fenômeno religioso, já que a religião se encontra permeada dentro de outras esferas do campo cultural e a declaração afirmativa ou as demonstrações efetivas e públicas de pertença religiosa não são as únicas formas de observação deste fenômeno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Santos, Tiago Veloso dos. „ELEMENTOS DA METROPOLIZAÇÃO NA PERIFERIA URBANO-REGIONAL: BELÉM E A PARTICULARIDADE DA METROPOLIZAÇÃO AMAZÔNICA“. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, Nr. 3 (11.12.2019): 33–58. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n3.656.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Explorando a tendência de difusão do processo de metropolização do espaço nas diferentes regiões do Brasil, verifica-se que esse fenômeno está associado as mudanças nas dinâmicas produtivas que orientam a configuração de espaços metropolitanos, especialmente em regiões periféricas do território nacional, tal como a Amazônia brasileira. Partindo da referência empírica da Região Metropolitana de Belém, identificamos que esse espaço passa por aceleração na intensidade das mudanças que, até o final dos anos 1990, apareciam como de longa duração e maturação. Tal aceleração é provocada pelas transformações do período de crescimento no interregno entre 2004 e 2012, que tiveram impacto na alteração de dois aspectos da sua expansão metropolitana: alteração nas formas de produção do solo urbano e da valorização da renda fundiária a partir do circuito imobiliário, relacionado à entrada de capitais financeirizados e modificações no mercado de trabalho, que ampliaram tendências de precarização, ainda que em contexto de criação de emprego formal. O percurso metodológico da pesquisa seguiu: i) levantamentos bibliográficos de caráter teórico e empírico; ii) trabalhos de campo no espaço metropolitano de Belém; c) levantamento documental das variáveis destacadas; iii) coleta de dados e estatísticas que evidenciam a metropolização regional na Amazônia
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

H. Silva de Lim., Alexandre, und Denise Gagliardi de Lima. „A natureza das expectativas do consumidor e o impacto no gerenciamento do marketing de serviços bancários“. Revista Dissertar 1, Nr. 16 e 17 (01.06.2009): 9–16. http://dx.doi.org/10.24119/16760867ed1882.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente estudo pretende contribuir para a melhoria do gerenciamento do marketing de serviços bancários. Para atingir tal objetivo, procurou-se compreender o direcionamento gerencial das empresas a fim de alcançar a satisfação dos clientes. A partir desse ponto de referência, buscou-se quantificar as expectativas dos clientes, bem como, a percepção da gerência acerca dessas expectativas. A pesquisa é e tipo exploratória, tendo em vista que examina o gerenciamento do marketing de serviços bancários. O método empregado foi de pesquisa bibliográfica e de campo, através da aplicação de questionários para gerentes e clientes. As conclusões do estudo apontam para a identificação de atributos que servem de pano de fundo no julgamento que os clientes fazem em relação à qualidade dos serviços bancários. Foram identificados cinco atributos que se mostraram relevantes na formação das expectativas dos clientes. Esses atributos são consistentes com pesquisas anteriores e são discutidos extensivamente no referencial teórico, aplicando-se não apenas ao serviços. Por fim, após a aplicação do método estatístico para testar a hipótese indagada no presente estudo, observou-se a existência de discrepâncias significativas nos dois bancos pesquisados em relação às expectativas dos clientes e a percepção dos gerentes acerca daquelas expectativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Silva, Luan Carlos Santos, João Luiz Kovaleski, Silvia Gaia und Antonio Carlos de Francisco. „INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA: IDENTIFICANDO TECNOLOGIAS, VANTAGENS E APLICAÇÕES ATRAVÉS DO BANCO NACIONAL E INTERNACIONAL DE PATENTES“. HOLOS 1 (17.03.2013): 139. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1090.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A disponibilidade de dados de patentes em bancos nacionais e internacionais aumentou consideravelmente as possibilidades de análises destes documentos em diversos campos de pesquisa. Este trabalho objetivou analisar as informações tecnológicas contidas em bancos de patentes como estratégia na prospecção de novas tecnologias. Descreve as principais bases eletrônicas gratuitas, os documentos, a sua estrutura, códigos INID “Internationally agreed Numbers for the Identification of Data”, indexação, referências, noções básicas de classificação. Além disto, analisa dados estatísticos das atividades do Centro de Divulgação, Documentação e Informação Tecnológica (CEDIN) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil (INPI) no período de 2000 a 2011. A pesquisa demonstrou que as informações tecnológicas contidas em patentes podem ser colocadas para uma ampla faixa de utilização dentro das empresas e universidades. O CEDIN vem atendendo nos últimos anos usuários internos e externos para fornecimento e orientação nas bases de patentes e bibliográficas, porém este número ainda é pequeno, trabalhos de força-tarefa devem ser feitos entre o INPI, universidades e empresas, objetivando familiarizar potenciais usuários às informações tecnológicas. Contudo, esta ferramenta é indispensável para melhorar a pesquisa e desenvolvimento (P&D) de produtos, processos e serviços nas empresas e universidades, pois as bases possibilitam quantidade, qualidade e acessibilidade das informações aos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Gadelha, Bárbara Veras. „A EVOLUÇÃO DO INSTITUTO DA ARBITRAGEM COMO GARANTIA DE ACESSO À JUSTIÇA“. Revista Jurídica da FA7 10 (30.04.2013): 103–16. http://dx.doi.org/10.24067/rjfa7;10.1:92.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os meios extrajudiciais de solução de conflitos têm surgido e se aperfeiçoado ao longo do tempo como forma de promover uma melhoria nas relações que necessitam da prestação da tutela jurisdicional. O instituto da arbitragem, oriundo de tempos remotos, ressurge no Brasil e no mundo, como uma possibilidade de viabilizar a solução de conflitos e diminuir os problemas que fazem referência ao princípio do acesso à justiça e ao Judiciário. Com o advento da Lei 9.307/96, conhecida como a Lei da Arbitragem, esse instituto tão importante deixa de figurar apenas em poucos artigos constitucionais para ganhar um novo e primordial espaço dentro do ordenamento jurídico brasileiro. São estabelecidos novos objetos a serem apreciados, sujeitos processuais com características diferenciadas, como o árbitro, e novos conceitos são estabelecidos na busca de um melhor entendimento e utilização do tema. O presente estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e utilização de legislação e doutrina específicas para a matéria. Conclui-se que algumas discussões são esclarecidas e o interesse pelo instituto da arbitragem ganha destaque, de modo que as novas estatísticas demonstram que o mesmo poderá ser considerado como uma das alternativas que circundam a atual crise de demandas do Poder Judiciário no país
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Munhoz, Igor Polezi, Neusa Maria Bastos Fernandes Santos, Jorge Luiz Knupp, Luís Henrique Lopes, Alessandra Cristina Santos Akkari und Roberto Fernandes Santos. „Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia“. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 3, Nr. 1 (27.10.2014): 81–92. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2014v3n1p81-92.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Âncoras de carreira é um conceito amplo que tem sido estudado por Schein (1993), onde carreira nos tempos atuais significa vê-la de forma interligada a outras dimensões, determinadas a partir de valores, competências e necessidades individuais consideradas importantes. Esta pesquisa tem como principal objetivo realizar um estudo exploratório com um grupo de estudantes da área de Engenharia, pertencentes em sua maioria à geração Y. Visando identificar suas principais âncoras de carreira e inclinações profissionais, e verificar estatisticamente se há associação entre os oito diferentes tipos de âncoras de carreira e o perfil deste alunado considerando o gênero, idade e a formação acadêmica básica. O principal referencial teórico foi suportado pela abordagem de âncoras de carreira de Schein (1993). O levantamento bibliográfico buscou referenciar dissertações, artigos, periódicos e textos integrais em diversas fontes, em bancos de dados nacionais e internacionais. Foram sujeito do estudo 252 alunos do curso de Engenharia de Gestão da Universidade Federal do ABC (UFABC), cuja composição da amostra utilizou o critério de acessibilidade (VERGARA, 2007). A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação do inventário de avaliação das inclinações de carreira, segundo Schein (1993). O questionário é constituído de 40 afirmações e utilização de uma escala Likert com 6 pontos, para identificar oito tipos de âncoras de carreira. O tratamento dos dados foi feito com auxilio do pacote estatístico SPSS (versão 13.0) e os resultados organizados em análise descritiva e análise inferencial. O estudo apontou que as duas principais âncoras de carreira para o grupo pesquisado foi Estilo de Vida (18%) e Segurança e Estabilidade (16%). A pesquisa revelou que a âncora com menor frequência é a de Dedicação a uma Causa com frequência de apenas 5%. Os testes estatísticos para um nível de significância de 5% determinaram que não há associação direta entre a escolha especifica de uma âncora de carreira e outras variáveis de referência como gênero, idade e formação educacional. A necessidade de ampliar o espaço amostral desta investigação e investir em pesquisas comparadas sobre orientações, âncoras de carreira e valores pessoais é relevante, pois podem fornecer subsídios para um adequado enfrentamento dos problemas e desafios contidos nesse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Braz Mehanna Khamis, Renato, und Alan Martinez Kozyreff. „Contra o Karoshi e a Birôla: análise da efetividade dos mecanismos de proteção contra o excesso de horas de trabalho no Brasil como forma de garantia do direito fundamental à saúde“. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL] 22, Nr. 1 (22.06.2021): 133–50. http://dx.doi.org/10.18593/ejjl.19587.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho tem como objetivo analisar o excesso de jornada de trabalho no Brasil, bem como a efetividade dos mecanismos jurídicos disponíveis para a proteção da saúde do trabalhador submetido a estas condições. Visando atingir o objetivo proposto serão apresentados os males à saúde do trabalhador quando exposto a um grande número de horas de trabalho, tomando inicialmente como parâmetro comparativo os casos de karoshi e karojisatsu - morte por exaustão decorrente das horas de trabalho no Japão e em outros países asiáticos. Além disso serão apresentados dados estatísticos e casos concretos de trabalho excessivo no Brasil - inclusive com resultado morte (birôla) - e, ao final, serão analisados os mecanismos existentes para a proteção da saúde do trabalhador contra o excesso de jornada, de modo a permitir uma análise crítica sobre a sua eficácia ante os casos concretos. Para tanto, foi empregado o método histórico-crítico em pesquisa num primeiro momento quantitativa e descritiva - vez que à partir dos dados quantitativos disponíveis descreve o problema no Japão e no Brasil - e, num segundo, qualitativa e aplicada - pois analisa qualitativamente os mecanismos existentes e apresenta resultados orientados à sua implementação nos casos concretos. Adotou-se os procedimentos bibliográfico e normativo, pois amparado por referências normativas e teóricas publicadas em meio escrito e eletrônico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Vanalle, Rosangela Maria, und Leandro Blanco dos Santos. „Análise das práticas de sustentabilidade utilizadas na gestão da cadeia de suprimentos: pesquisa de campo no setor automotivo brasileiro“. Gestão & Produção 21, Nr. 2 (Juni 2014): 323–39. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x47613.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O desequilíbrio ambiental decorrente de ações do homem sobre o meio ambiente obrigou os principais governos do mundo a incluir questões ambientais nas suas reuniões. Este desequilíbrio é consequência do consumo descontrolado dos recursos naturais e da geração de resíduos e emissões atmosféricas que se intensificaram desde a revolução industrial. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as práticas mais valorizadas de sustentabilidade, os fatores relacionados ao desempenho ambiental, financeiro e operacional considerados no processo de seleção e desenvolvimento de fornecedores de empresas integrantes de cadeias de suprimentos no setor automotivo brasileiro. O setor automotivo foi escolhido pelo fato de ter sido referência com relação às práticas de qualidade e pelo fato de possuir grande influência entre as empresas participantes de sua cadeia de suprimentos, facilitando, assim, a disseminação de práticas sustentáveis. O método utilizado foi uma revisão bibliográfica sobre o assunto e uma pesquisa de campo exploratório-descritiva. O instrumento para coleta de dados das empresas foi um questionário, utilizando uma escala de Likert de 5 pontos. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva, coeficientes alfa de Cronbach e testes de hipóteses. Como resultado, foram identificadas as práticas de sustentabilidade mais valorizadas e os fatores considerados no processo de seleção e desenvolvimento de fornecedores pelas empresas. Os resultados obtidos servem como base de direcionamento para novos estudos sobre o assunto e contribuem com a literatura sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Silva, Josielle Soares da, und Alda Maria Duarte Araújo Castro. „POLÍTICAS DE EXPANSÃO PARA O ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DO REUNI: A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NA UFRN“. HOLOS 6 (02.02.2015): 206. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.2152.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo objetiva investigar as estratégias de expansão para o ensino superior considerando as instituições públicas de ensino, tomando como referência de análise a expansão ocorrida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, e utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, além da análise de dados estatísticos sobre a expansão do ensino superior na UFRN, no período pós REUNI. A pesquisa nos permite inferir que a implantação do REUNI na UFRN trouxe várias modificações na forma de gerenciar os serviços na instituição, tendo em vista a adoção de um modelo de gestão gerencial, ressaltando a adesão ao contrato de gestão. Os dados apresentados demonstram que as metas pactuadas foram atendidas quase que na sua totalidade e algumas até ultrapassadas. A expansão da UFRN é patente, bem como a melhoria das condições físicas e estruturais da instituição. Entretanto, em relação à qualidade, não se pode afirmar que essa vem avançando, uma vez que houve um aumento substancial da relação professor-aluno, o que ratifica que essa expansão também se concretiza via racionalização dos recursos humanos e da estrutura física existentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Carvalho, Marly Monteiro de, Paula Vilas Boas Viveiros Lopes Lopes und Daniela Santana Lambert Marzagão. „Gestão de portfólio de projetos: contribuições e tendências da literatura“. Gestão & Produção 20, Nr. 2 (Juni 2013): 433–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2013000200013.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A necessidade crescente de melhores resultados com recursos cada vez mais escassos requer que as empresas selecionem e invistam apenas nos projetos capazes de gerar vantagem competitiva. O fato de este processo de seleção envolver interesses e riscos, uma efetiva gestão de portfólio de projetos pode fornecer suporte de forma estruturada e organizada. Este trabalho tem como objetivo traçar um panorama da literatura acadêmica em gestão de portfólio de projetos, descrevendo tendências e os principais temas abordados. A abordagem metodológica utilizada foi de revisão bibliográfica, adotando técnicas de análise bibliométricas e de análise de conteúdo. As buscas foram realizadas na base científica de dados ISI Web of Knowledge e na base Scielo. A amostra inicial de análise foi composta por 85 artigos publicados entre 1994 e 2009, expandida para as referências citadas nesses artigos. A amostra foi analisada com relação à evolução das publicações e citações, identificação dos principais periódicos, autores e obras, bem como os temas principais abordados. Os resultados indicam um significativo aumento de artigos publicados e citações ao longo do período. Os modelos de gestão de portfólio identificados na literatura convergem para os seguintes processos-chave: propostas de projetos; direcionadores estratégicos; identificação; avaliação; seleção; priorização; alocação de recursos; e monitoramento & controle. As ferramentas mais citadas nos estudos da amostra foram classificadas em três grupos: métodos financeiros, programação matemática e modelos estatísticos. Finalmente, os critérios para seleção dos portfólios que se destacaram foram: o potencial de mercado, viabilidade econômico-financeira e riscos/incertezas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Santos, Neusa Maria Bastos F., Igor Polezi Munhoz und José Wilson Franca Lelis. „Valores Individuais: Uma Pesquisa com o Corpo Discente da Área de Engenharia“. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 1, Nr. 2 (16.02.2013): 57–79. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2013v1n2p57-79.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os valores pessoais são capazes de influenciar ações, escolhas e comportamentos humanos, interferindo no modo que o indivíduo julga a si mesmo e aos outros (GASTALDELLO, 1999). Também afetam as decisões de carreira dos atuais e futuros profissionais que buscam inserção no mercado de trabalho. Esta pesquisa tem como principal objetivo realizar um estudo exploratório com um grupo de estudantes da área de Engenharia, pertencentes na sua maioria à geração Y, visando: 1) identificar as diferenças e semelhanças que podem ser encontradas em relação aos seus valores pessoais; 2) verificar se estatisticamente há associação entre os dois diferentes tipos de valores pessoais (instrumentais e terminais) e o perfil deste alunado, considerando o gênero, idade e a formação educacional básica. O principal referencial teórico foi suportado pela abordagem de Valores de Rokeach (1981). O levantamento bibliográfico buscou referenciar dissertações, artigos, periódicos e textos integrais em diversas fontes com acesso a bancos de dados nacionais e internacionais. Foram sujeitos do estudo 252 alunos do curso de Engenharia de Gestão da Universidade Federal do ABC (UFABC), cuja composição da amostra utilizou o critério de acessibilidade (VERGARA, 2007). A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação do inventário de Valores de Rokeach (1981). O questionário foi construído em três partes: apresentação, perfil do participante e escala de valores terminais e instrumentais. O tratamento dos dados foi feito com o auxílio do pacote estatístico SPSS versão 13.0, e os resultados organizados em análise descritiva e análise inferencial. Entre os resultados obtidos, seguindo a ordem de importância destaca-se que o valor terminal primário predominante é felicidade (18% dos entrevistados) seguido de vida confortável (17%) e segurança familiar (10%). Observa-se que reconhecimento social foi o valor terminal de menos incidência na opinião dos estudantes (1%). Em relação ao valor instrumental primário, por ordem de importância destacam-se honestidade (18%), ambição (12%) e responsabilidade (11%). Os dois valores instrumentais menos priorizados foram obediência (3%) e polidez (1%). Os testes estatísticos para um nível de significância de 5% determinaram que não há associação direta entre os diferentes valores terminais e valores instrumentais e outras variáveis de referência como gênero, idade e formação educacional. A necessidade de ampliar o espaço amostral desta investigação e investir em futuras pesquisas visando estudar a influência dos valores pessoais na inclinação profissional são subsídios importantes aqui recomendados para um melhor ajuste indivíduo – organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Izidoro, Maiqui, Adrielle Rodrigues Prates, Caio Scardini Neves, Emanuele Possas de Souza, Nathalia Aparecida Barbosa Lossolli und Filipe Pereira Giardini Bonfim. „Propriedades funcionais e organolépticas de plantas condimentares: Revisão“. Research, Society and Development 10, Nr. 6 (19.05.2021): e2010614958. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.14958.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As plantas condimentares estão presentes no cotidiano e possuem uma grande aceitação no mundo devido ao gosto requintado e aroma diferenciado, tornando os pratos mais apetitosos e nutritivos. Além das propriedades organolépticas, possuem também propriedades funcionais que realçam a sua importância na alimentação. Tendo em vista a importância dos condimentos, o presente estudo buscou descrever por meio de materiais científicos as propriedades funcionais e organolépticas das principais plantas condimentares. Foi elaborado a partir de uma revisã o da literatura acerca das propriedades funcionais e organolépticas dos condimentos orégano (Origanum vulgare), pimenta-do-reino (Piper nigrum), urucum (Bixa orellana), gengibre (Zingiber officinale), tomilho (Thymus vulgaris) e manjericão (Ocimum basilicum). A pesquisa foi realizada nas bases de dados Google Scholar, Periódicos Capes, Scielo e ScienceDirect englobando o período entre 1984 e 2019, realizando uma análise da adequabilidade do conteúdo ao tema proposto, compilação dos dados e posterior reunião por tópicos específicos e fichamento das informações e referências respeitando a fidelidade dos originais. Deste modo, após a seleção com base no referencial bibliográfico, foi realizada uma análise multivariada da variância, onde foi atribuído pontuação 1 para presença da função ou do composto secundário ou especializado, e 0 para ausência , a seguir submetidos à análise quimiométrica por meio do software estatístico gratuito Metabo Analyst (4.0). Concluiu-se através dessa revisão que para as propriedades funcionais, o urucum tem características em comum com a pimenta -do-reino, ambos podendo ser utilizados quando o objetivo é principalmente a obtenção de condimentos com propriedades anticonvulsivantes. Já para as propriedades organolépticas, manjericão e orégano assemelham -se, possuindo metabólitos em comum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

De Oliveira, Cecilia Barroso, und Carolina Rocha Cipriano Castelo. „O Direito à Saúde das Pessoas com Deficiência e o Papel Promocional do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Ceará“. Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social 1, Nr. 2 (11.10.2016): 01. http://dx.doi.org/10.21902/2525-9865/2015.v1i2.428.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho tem como foco o estudo da atuação do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Ceará nos anos de 2013 e 2014, notadamente quanto à tutela dos direitos das pessoas com deficiência. Trata-se de um polo de atendimento especializado nas demandas de saúde, cuja atuação vem se destacando na proteção do direito à saúde dos hipossuficientes. A judicialização das políticas públicas como instrumento de efetivação do direito fundamental à saúde é um tema amplamente discutido na academia que ganha cada vez mais importância prática, devido a sua repercussão na realidade e o envolvimento de diversos atores sociais, com diferentes concepções e interesses. Neste artigo, pretendeu-se discorrer sobre o direito à saúde das pessoas com deficiência, abordando os desafios a serem transpostos para sua efetivação e suscitando questionamentos sobre inclusão social. Para a compreensão do objeto de estudo, utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, com uso de referências teóricas, de documentos conservados em arquivos de instituição pública e de dados estatísticos elaborados por institutos especializados. A fim de obter informações detalhadas e relatos de experiência, realizou-se uma entrevista de natureza interativa e não-estruturada, com viés exploratório. Ao final, concluiu-se que a atuação do Núcleo de Defesa da Saúde tem se destacado desde a conscientização dos direitos até a solução dos pedidos por meio de prestações de saúde, seja judicial ou extrajudicialmente. Contudo, faz-se necessário que haja um maior diálogo entre o Poder Público, as instituições e a sociedade, a fim de fortalecer o exercício da cidadania pelas pessoas com deficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Pereira, Sylvia M. P., und Maria H. C. de A. Cardoso. „A metodologia utilizada em estudos que envolvem ecos da prematuridade na história da família“. Journal of Human Growth and Development 15, Nr. 3 (01.12.2005): 74. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19773.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste artigo foi revisar a literatura para identificar a natureza da metodologia utilizada e qual a área de atuação dos autores na abordagem do impacto da prematuridade na família e, a longo prazo, na criança. Baseou-se em: bases de dados do Medline e Lilacs utilizando-se como palavras-chaves: "premature, family"; "intensive care unit, neonatal"; "quality of life"; "qualitative research". Foram selecionados artigos médicos nas áreas de Pediatria, Psiquiatria, Medicina Psicossocial e nas áreas de Enfermagem e Ciências Humanas, publicados nos idiomas inglês, espanhol e português, nos últimos dez anos e artigos identificados a partir das referências bibliográficas citadas nos primeiros artigos. Utilizadas teses de pós-graduação com informações relevantes. foram revistos onze artigos que utilizaram a metodologia quantitativa com questionários estruturados e semi-estruturados, analisados por testes estatísticos de distribuição de freqüência, qui-quadrado, regressão logística e covariância e seis estudos, sendo duas teses de mestrado e quatro artigos que utilizaram a metodologia qualitativa, com entrevista não estruturada, entrevista com grupos focais, história de vida e observação participante, analisados por fenomenologia, fenomenologia-hermenêutica e análise temática. Concluiu-se que os estudos que abordam o impacto da prematuridade na família, em sua maioria, utilizam metodologia quantitativa e são produzidos na área da Medicina, principalmente Neonatologia e Psiquiatria. A metodologia qualitativa está começando a ser aplicada a esses estudos, em áreas não médicas. São necessárias novas pesquisas para que os médicos, especialmente Neonatologistas, conheçam a especificidade da metodologia qualitativa em gerar evidências, podendo ser fonte de observação tão significativa quanto aquela proveniente da pesquisa quantitativa, para estudos que abordam prematuridade e família.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Campelo, Calebe Lucas Feitosa, Maria Lúcia Ferreira da Silva, Marcos Ítalo Vitorino Pereira und Mateus Pereira Santana. „Os Caminhos das Políticas Públicas de Interiorização da Educação Superior na Macrorregião do Cariri.“ Ciência e Sustentabilidade 5, Nr. 1 (20.08.2019): 142–59. http://dx.doi.org/10.33809/2447-4606.512019142-159.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A partir dos anos 2000, na região do Cariri, há maior intensificação e diversificação das atividades socioeconômicas. Isso atribui novos contornos e configurações à região. A forte presença de instituições de ensino superior também é sentida nesse período. Nesse viés, o presente estudo tem o objetivo de analisar de forma crítica o fenômeno de interiorização da Educação Superior na macrorregião caririense, região esta que vem passando por processo de elevado crescimento educacional e econômico, realizando um recorte dimensional dos anos 2000 até 2015. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica-documental, tendo como baliza estudiosos que tratam da expansão do ensino superior brasileiro e para a sistematização do estudo foi utilizada uma abordagem quali-quantitativa a qual buscou como referência o censo do ensino superior brasileiro colhido e documentado a partir do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), bem como o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) .Com efeito, o trabalho apresenta um panorama dos contributos que as políticas públicas deram para a interiorização do Ensino Superior no cariri, assim como os impactos para o desenvolvimento regional e formação de um dos maiores polos universitários do interior do Ceará.Com efeito, a pesquisa ainda aponta os entraves que ainda existem para a democratização da Educação Superior, não somente no Cariri, mas a nível nacional. As análises realizadas nas discussões do pesquisa demonstram o contraste que foi criado entre o discurso de democratização da Educação Superior e o que foi efetivado na prática, demonstrando os resultados da parceria público-privado iniciado nos governos de Fernando Henrique Cardoso e continuados pelos governos subsequentes que com as reformas e parcerias realizadas não conseguiram garantir educação pública a nível de ensino superior gratuita a toda a população, sendo fundamental a reformulação e consequente analise das políticas públicas aplicadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Rosa, Chaiane De Medeiros, und Ricardo Ribeiro. „ACESSO, RETENÇÃO E EVASÃO: os contornos da exclusão na Universidade Federal de Goiás“. Cadernos de Pesquisa 25, Nr. 3 (11.10.2018): 185. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p185-203.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Considerando a ampliação das oportunidades educacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG), promovida principalmente pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, instituído em 2007, entende-se como relevante relacionar o fenômeno da expansão com o acesso, retenção e evasão na universidade. Portanto, o objetivo deste artigo é compreender os contornos dessas problemáticas na instituição, no período de 2006 a 2016. Para a realização desta pesquisa, em termos de procedimentos técnicos, foram utilizadas as pesquisas documental e bibliográfica. Primeiramente, foi feito um levantamento dos dados documentais de caráter estatístico fornecidos pela Pró-Reitoria de Graduação da UFG sobre os alunos de graduação ingressantes no período investigado. A análise e interpretação desses dados ocorreram com o aporte da pesquisa bibliográfica, baseado em referências teóricas sobre os temas investigados. Como resultado, constatou-se que, a despeito da expansão do número de cursos e vagas, a universidade enfrenta diversos desafios, como: preencher a totalidade de vagas disponibilizadas nos processos seletivos; levar os alunos a concluírem a graduação no período regular, sem ficarem retidos; e minimizar os índices de exclusão, principalmente no primeiro ano do curso.ACCESS, RETENTION AND EVASION: the contours of exclusion at the Federal University of GoiásAbstract: Considering the expansion of educational opportunities at the Federal University of Goiás, promoted mainly by the Program to Support Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities, instituted in 2007, it is understood as relevant to relate the phenomenon of expansion with access, retention and evasion in the university. Therefore, the objective of this article is to understand the contours of these issues in the institution, from 2006 to 2016. For the carrying out of this research, in terms of technical procedures, the documentary and bibliographical researches were used. Firstly, was made a survey of the statistical data provided by the UFG's Graduate Rector's Office about the undergraduate students entering the investigation period was researched. The analysis and interpretation of these data occurred with the contribution of the bibliographic research, based on theoretical references on the subjects investigated. As a result, it was found that, despite the expansion of the number of courses and vacancies, the university faces several challenges, such as: filling all the vacancies made available in the selection processes; to lead students to complete their undergraduate studies in the regular period, without being retained; and minimize exclusion rates, especially in the first year of the course.Keywords: Higher Education. Access. Retention. Evasion. Federal University of Goiás.ACCESO, RETENCIÓN Y EVASIÓN: los contornos de la exclusión en la Universidad Federal de GoiásResumen: Considerando la ampliación de las oportunidades educativas en la Universidad Federal de Goiás, promovida principalmente por el Programa de Apoyo a Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales, instituido en 2007, se entiende como relevante relacionar el fenómeno de la expansión del acceso, retención y evasión en la universidad. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es comprender los contornos de esas problemáticas en la institución, en el período de 2006 a 2016. Para la realización de esta investigación, en términos de procedimientos técnicos, se utilizaron las investigaciones documental y bibliográfica. En primer lugar, se hizo un levantamiento de los datos documentales de carácter estadístico proporcionados por la Pro-Rectoría de Graduación de la UFG sobre los alumnos de graduación ingresantes en el período investigado. El análisis e interpretación de estos datos ocurrió con el aporte de la investigación bibliográfica, basado en referencias teóricas sobre los temas investigados. Como resultado, se constató que, a pesar de la expansión del número de cursos y vacantes, la universidad enfrenta diversos desafíos, como: llenar la totalidad de vacantes disponibles en los procesos selectivos; llevar a los alumnos a concluir la graduación en el período regular, sin quedar retenidos; y minimizar los índices de exclusión, principalmente en el primer año del curso.Palabras clave: Educación Superior. Acceso. Retención. Evasión. Universidad Federal de Goiás.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. „VIII Congresso Mundial de Cirurgia Oncológica; VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica; V GASTRINCA; I Simpósio de Enfermagem em Cirurgia Oncológica“. Revista Brasileira de Cancerologia 56, Nr. 1 (31.03.2010): 103–34. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2010v56n1.1540.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumos escolhidos para publicação. Nessa edição, os títulos foram: Traquelectomia Radical Abdominal para Tratamento do Câncer do Colo do Útero Invasor: Relato de Caso; Hemipelvectomia: Experiência do Hospital Erasto Gaertner com 32 Casos em Dez Anos; Fístula Anastomótica Pós-Esofagogastrectomia com Anastomose Intratorácica: Experiência do Hospital Erasto Gaertner/Curitiba; A Edição de Livros Técnico-Científicos no INCA; Changing Surgical Strategies after Imatinib Neoadjuvant Therapy: Case Report; The Importance of Clinical Suspicion on the Diagnosis and Treatment of Hereditary Colorectal Cancer; Sarcoma de Vagina: Relato de Um Caso; Leiomiossarcoma de Uretra: Relato de Caso em Paciente de 19 Anos; Correlação dos Níveis Séricos Pré-Operatórios do CACA 19-9 com o Acometimento Linfonodal Regional em Pacientes com Câncer Gástrico, Submetidos à Gastrectomia com Intenção Curativa, em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Neoadjuvância em Câncer de Reto Baixo; Comunicação do Diagnóstico de Neoplasia: Relato do Comportamento do Médico; Forequarter Amputation Under Combined Regional and Local Anesthesia; Forequarter Amputation for Lymphatic Metastasis from Cutaneous Squamous Cell Carcinoma; Produtos Utilizados no Tratamento de Lesões Neoplásicas Cutâneas; Aceleração da Recuperação Pós-Operatória em Pacientes Oncológicos com o Protocolo ACERTO; A Sexualidade da Mulher Mastectomizada; Sarcoma de Esôfago: Relato de Caso; Prevalência da Mortalidade por Câncer em Crianças na Cidade de Porto Alegre (RS), Brasil; Avaliação do Efeito de Acetona Cianidrina na Inativação de Células do Tumor Ascítico de Ehrlich “In Vitro”; Microsatellite Instability and Endometrial Cancer in Patients at the Brazilian Cancer Institute; Câncer Medular de Tireoide (CMT) com Metástase Tardia para Fígado; Adenocarcinoma Gástrico em Paciente HIV Positivo: Relato de Caso; Carcinoma Recorrente de Paratireoide Manejado Cirurgicamente com uso de Gamma Probe; Gastrectomia Laparoscópica (Técnica de Sleeve) como Tratamento para GIST Gástrico; Evaluation of V600E BRAF Gene Mutation in Endometrial Cancer; Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST ) de Intestino Delgado: Relato de Caso; Melanoma Familial - Família com 12 irmãos, Sendo seis Acometidos por Melanoma com Dez Primários; Ressecção de Metástase Hepática de Adenocarcinoma de Pâncreas: Relato de Caso; Reconstrução com Prótese Vascular de Vasos Femorais após Ressecção Cirúrgica por Invasão Tumoral de Melanoma Metastático, em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola; Análise Estatística da Resposta ao Tratamento do Carcinoma de Canal Anal de Pacientes Atendidos em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Distribuição da Modalidade de Tratamento Realizado em Pacientes Portadores de Carcinoma de Canal Anal, Tratados em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Distribuição dos Marcadores Tumorais CA 19-9, CEA e CA 72-4 de acordo com o Acometimento Linfonodal, em Pacientes com Adenocarcinoma Gástrico Submetidos à Ressecção Gástrica com Intenção Curativa, em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola; Correlação dos Níveis Séricos Pré-Operatórios do CACA 72-4 e CEACEACEA com o Acometimento Linfonodal Regional em Pacientes com Câncer Gástrico Submetidos à Gastrectomia com Intenção Curativa, em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Análise da Distribuição quanto à Presença de Metástases em Pacientes Portadores de Carcinoma de Canal Anal, Tratados em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Estudo Epidemiológico Correlacionando à Sobrevida em Meses, de Pacientes Portadores de Carcinoma de Canal Anal com o Estadiamento Clínico em Hospital de Referência Oncológica na Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Estudo Epidemiológico Correlacionando estatisticamente a Resposta da Modalidade de Tratamento do Carcinoma de Canal Anal com a Sobrevida de Pacientes Atendidos em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Estudo Estatístico Correlacionando a Distribuição de Metástase e a Sobrevida, em Pacientes Portadores de Câncer de Canal Anal, Tratados em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Correlação dos pacientes Portadores de Carcinoma de Canal Anal que Apresentaram Recidiva Tumoral com a Incidência de Óbitos, Atendidos em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Distribuição Anual do Número de Casos Novos de Câncer Gástrico Diagnosticados em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental, no Período de 2000 a 2005 - Hospital Ophir Loyola (HOL); Estudo Epidemiológico Apresentando a Distribuição da Faixa Etária de Pacientes Portadores de Câncer Gástrico Atendidos em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Fatores Associados a Complicações no Pós-Operatório de Cirurgias Oncológicas: Estudo Caso-Controle; Prevalência de Complicações no Pós-Operatório de Cirurgias no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; Câncer de Parótida Metastático de Pele: Relato de três Casos e Revisão de Literatura; Carcinoma Neuroendócrino do Retroperitônio: Relato de Caso; Tumor de Papila Duodenal: Relato de Caso; Fatores Prognósticos do Câncer de Boca em Estádio Inicial; Câncer Colorretal Sincrônico Triplo em Adulto Jovem: Relato de Caso; GIST: Três Casos de Diagnóstico após Ressecção; Carcinoma de Paratireoide: Relato de Caso; Tumor de Frantz: Relato de um Caso; Sarcoma de Bexiga: Relato de Caso; Plasmocitoma Hepático: Raro Diagnóstico Diferencial dos Nódulos Hepáticos; Hemangioma Hepático Gigante: Relato de Quatro Casos; Angiomiolipoma Hepático: Diagnóstico Diferencial do Hepatocarcinoma e Sarcoma Hepático; Prognóstico de Pacientes Portadores de Câncer de Orofaringe em Estádios Iniciais com Tratamento Baseado em Cirurgia ou Radioterapia; Tumor Desmoplásico de Pequenas Células Redondas Intra-Abdominais: Relato de Caso; Hemangiopericitoma Pélvico: Relato de Caso; Utilização de um Sistema de Rastreabilidade de Instrumental Cirúrgico: Experiência do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP); Análise Retrospectiva dos Tumores de Órbita e Olho Atendidos no Hospital Napoleão Laureano; Metástase Cutânea de Tumor Renal: Relato de Caso; Complicações do Tratamento Cirúrgico de Tumor de Células Gigantes ao Redor do Joelho; Invaginação Jejunojejunal da Alça Aferente por Sonda Nasoenteral Pós-Gastrectomia Subtotal; Carcinossarcoma de Vesícula Biliar: Relato de um Caso; Tumor Carcinoide Gástrico: Relato de um Caso; Carcinoma Indiferenciado da Tireoide: Relato de Caso; Laringectomia Total Alargada à Pele: Tumor de Comissura Anterior; Osteossarcoma de Maxila em Adolescente; Aquisição da Voz Esofágica: Relato de Caso; Schwanoma de Nervo Facial; Schwannoma Gástrico: Relato de Caso; Exenteração Pélvica Total no Tratamento de Resgate da Neoplasia de Reto Localmente Avançada; Sarcoma Pleomórfico; Laringectomia com Miotomia do Cricofaríngeo: Impacto na Reabilitação Vocal; Risco de Neoplasias Neuroendocrinas em Pacientes Obesos; Exenteração Pélvica: Relato de Caso e Papel na Sobrevida; Laparoscopic Wedge Gastrectomy and Sentinel Lymph Node Mapping for Early Gastric Cancer Following On-Table Endoscopic Submucosal Injection of Patent Blue; Melanoma Anal: Relato de Quatro Casos; Melanoma Metastático: Análise de Pacientes com Longa Sobrevida; Pancreatectomia Caudal com Esplenectomia Videolaparoscópica no Tratamento de Metástase de Tumor Ovariano Relato de Caso; Amputação de Membros: Fatores Envolvidos nesta Evolução Desfavorável do Carcinoma Escamocelular da Pele; Notes Transvaginal Diagnostic Staging: Preliminary Clinical Application; Diagnostic Laparoscopy for Stenosing Carcinoid of the Small Bowel with Long Follow-up After Right Hepatectomy; Cirurgia em Pacientes sob Cuidados Paliativos: Experiência do Instituto Nacional de Câncer (INCA); Cirurgia minimamente Invasiva no Tratamento de Tumores Carcinoides do Trato Gastrointestinal Proximal: Relato de Dois Casos; Tratamento Videolaparoscópico de Volumoso GIST Gástrico: Relato de Caso; Análise Histológica de Pele Normal na Localização de Melanomas de Origem Incerta em Amostras mal Identificadas; Estudos sobre Implantação dos Diagnósticos de Enfermagem em Pacientes Portadores de Neoplasias Encefálicas; Cirurgia de Kaminishi para Tratamento da Neoplasia Maligna Obstrutiva e Irressecável do Antro Gástrico; Pelveglossomandibulectomia: Relato de Caso; Tumor Carcinoide de Intestino Delgado Associado à Síndrome Carcinoide e Carcinomatose Peritoneal: Relato de Caso; Papel da Experiência e Especialidade do Cirurgião no Prognóstico de Pacientes com Câncer: Revisão Bibliográfica; Liga Acadêmica Norte-Mineira de Cirurgia (LANMC): Relato de Experiência em Cirurgia Oncológica; Prognóstico de Pacientes com Câncer de Laringe Avançado, Submetidos ao Tratamento Baseado em Radioterapia/Quimioterapia ou em Cirurgia; O Gene P53 e os Mecanismos de Reparo do DNADNADNA na Gênese Oncológica; Adrenalectomia Videoendoscópica Retroperitoneal; Ganglioneuroma Retroperitoneal em Criança de 4 Anos; Tumor Desmoide: Revisão Literária e Relato de Caso; A Produção Gráfica na Disseminação do Conhecimento Técnico-Científico no INCA; Cirurgia de Tikhoff-Linberg: Relato de Três Casos e Revisão de Literatura; Hemipelvectomia Interna: Relato de Seis Casos; Carcinoma Papilífero Renal em Paciente Idoso com DPOC : Relato de Caso; Amputação Transmetatarsiana de Hálux em Tratamento de Sinoviossarcoma: Revisão Literária e Relato de Caso; Neurofibroma de Nervo Laríngeo Superior: Relato de Caso; Diagnóstico Intra-Operatório de Feocromocitoma: Revisão Literária e Relato de Caso; Linfoma Primário de Reto: Relato de Caso e Revisão de Literatura; Gastrectomia em Paciente com Situs Inversus Totalis; Borderline Serous and Mucinous Ovarian Tumors: Experience of 10 Years; Endometrioid Borderline Ovarian Tumor: a Rare Tumoral Type; Assistência de Enfermagem Sistematizada ao Paciente Portador de Tumor Cerebral com Hipertensão Intracraniana; A Influência da Margem Cirúrgica no Tratamento do Dermatofibrossarcoma Protuberans; ssistência de Enfermagem Sistematizada de Enfermagem ao Paciente com Câncer de Pulmão; Gastrostomia Paliativa no Paciente Oncológico: Experência do INCA; Avaliação dos Resultados de 70 Gastrectomias Consecutivas: Análise de Mortalidade e Morbidade; Immature Ovarian Teratoma: Analises of 21 Cases; Tumor Estromal Extragastrointestinal (EGIST): Casuística do Instituto Nacional de Câncer; valiação dos Resultados de Ressecções Duodenopancreáticas Consecutivas: Análise de Mortalidade e Morbidade; Aspectos Técnicos da Cirurgia Citorredutora e Quimioterapia Hipertérmica Intraperitoneal (HIPEC); Amputação e Desarticulação no Tratamento de Carcinomas Escamocelular Cutâneos; Resultados Imediatos das Esofagectomias: Análise de Mortalidade e Morbidade, Número de Linfonodos Dissecados e Sobrevida; Implicações do Fracionamento de Dose na Radioterapia; Retalho de Músculo Gastrocnêmio para Cobertura de Defeito de Perna Proximal; Biópsia Percutânea: Resultado de Avaliação de 285 Casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Alves, Thiara Dos Santos. „A FAMÍLIA OCUPACIONAL “ARQUIVISTAS E MUSEÓLOGOS”: POSICIONAMENTO NA CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES E PERFIL DE EMPREGO“. REVES - Revista Relações Sociais 1, Nr. 2 (17.08.2018): 0324–26. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0324-0326.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os Arquivistas e os Museólogos estão reunidos na Família ocupacional “Arquivistas e Museólogos”, na Classificação Brasileira de Ocupações. A fim de contribuir para uma reflexão crítica sobre o posicionamento de tais profissionais neste instrumento classificatório, a dissertação “A Família ocupacional ‘Arquivistas e Museólogos’: posicionamento na Classificação Brasileira de Ocupações e perfil de emprego”, defendida em 2016, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, buscou responder às seguintes questões: por que o posicionamento dos Arquivistas e dos Museólogos, na Classificação Brasileira de Ocupações, se dá em uma mesma Família ocupacional? Quem são e onde estão empregados os “Arquivistas e Museólogos”? Os objetivos específicos desta pesquisa foram: apresentar o posicionamento dos Arquivistas e dos Museólogos na Classificação Brasileira de Ocupações; explicar o motivo pelo qual estes profissionais formam uma única Família ocupacional; caracterizar o perfil de emprego formal dos “Arquivistas e Museólogos”, a partir dos dados estatísticos da Relação Anual de Informações Sociais. A fundamentação desta pesquisa foi feita através dos aportes teóricos da Sociologia das Profissões; da trajetória sócio-histórica dos Arquivistas e dos Museólogos; das interfaces entre a Arquivologia, a Museologia e áreas interdisciplinares; e dos estudos sobre o mercado de trabalho dos Arquivistas, dos Museólogos e da Família ocupacional “Arquivistas e Museólogos”. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa e quantitativa; o nível de interpretação dos objetivos foi do tipo descritivo e explicativo; e as técnicas de pesquisa utilizadas foram pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. O tema foi relevante por contribuir com apontamentos para uma possível atualização e revisão de parte do documento da Classificação Brasileira de Ocupações; por serem poucas as pesquisas sobre esta Família ocupacional e por inovar ao utilizar a Relação Anual de Informações Sociais para caracterizar os “Arquivistas e Museólogos”. Os resultados desta pesquisa apontam que: “Arquivistas e Museólogos” pertencem à mesma Família ocupacional por motivos pragmáticos – não houve consistência teórica e metodológica para esta junção –, por inexpressividade numérica e pelo uso, mesmo que adaptado, da Classificação Internacional Uniforme de Ocupações, de 1988, como referência para a elaboração da Classificação Brasileira de Ocupações; existem interfaces entre a Arquivologia e a Museologia, mas os profissionais destas áreas possuem distintos objetos de trabalho e atribuições específicas no mercado; para ser uma ferramenta útil, as informações da Classificação Brasileira de Ocupações precisam estar atualizadas com a realidade de trabalho destes profissionais; esta pesquisa poderá orientar eventuais alterações em futuras oportunidades de revisão da Classificação Brasileira de Ocupações; a partir dos dados da Relação Anual de Informações Sociais, pode-se inferir certo perfil de quem são e onde estão empregados formalmente os 2.652 “Arquivistas e Museólogos”; os dados agregados pouco revelam sobre o perfil de emprego de cada profissional e dificulta a viabilização de propostas de políticas públicas de formação e emprego para Arquivistas e Museólogos, por isso, é latente a necessidade de melhor conhecer o mercado de trabalho destes profissionais de forma desagrupada; a comprovação de algumas hipóteses sobre o trabalho dos Arquivistas e dos Museólogos e uma completa observação da realidade só poderão ser feitas com a desvinculação das duas profissões e/ou dos dados estatísticos correspondentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

BARRIOS, Juliana Bicalho de Carvalho, Sandra Regina de Oliveira GARCIA und Eliane Cleide da Silva CZERNISZ. „ENTRE O ENSINO MÉDIO REGULAR E O ENSINO MÉDIO DA EJA: UMA ANÁLISE DA LEI Nº. 13.415/2017“. Trama 14, Nr. 33 (02.10.2018): 49–59. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v14i33.19386.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O texto discute o ensino médio na modalidade EJA. Tem como ponto de partida a reforma que institui o novo ensino médio. Desenvolvido com base em discussão bibliográfica, análise de legislação e documentos, busca responder ao questionamento: para que escola e estudantes a reforma é proposta? A análise é importante pelo fato de que a reforma em curso pode comprometer toda uma história de luta pela formação de cidadãos brasileiros que têm direito à educação pública e de qualidade. Como resultados desta análise, destacamos o retrocesso advindo da reforma na proposição de uma formação minimalista para o ensino médio na modalidade EJA.REFERÊNCIASBRASIL. Conae 2014: Conferência Nacional de Educação: Documento Referência. Fórum Nacional de Educação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria Executiva Adjunta, 2013.______. Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Cenário do Trabalho Infantil – Dados PNAD. 2014. Disponível em:http://www.fnpeti.org.br/arquivos//biblioteca/733226a82765a5a62fb2d30f8b40aa7b.pdf Acesso em: 23. Dez. 2017______. Lei nº 13005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: República Federativa doBrasil. 2014. p. 2-7. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html Acesso em: 21 Abr. 2018.______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. Síntese dos Indicadores 2015. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf Acesso em: 27. Fev. 2018.______.MEC. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf Acesso em 20 de abr. 2018.EVANGELISTA, O. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: I Colóquio A Pesquisa em trabalho, educação e Políticas Educacionais. Belém: UFPA, 2009. p. 1-16.FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M.. A gênese do decreto n. 5154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Revista Trabalho Necessário, Niterói, p. 1-36, 2005GARCIA, S. R. O.; CZERNISZ, E. C. S. A minimização da formação dos jovens brasileiros: alterações do ensino médio a partir da lei 13415/2017. Revista Educação UFSM, v.42. n.3 set/dez. Santa Maria,2017.KRAWCZYK, N. Políticas para Ensino Médio e seu potencial inclusivo. In: 36ª Reunião Anual da Anped: ‘Sistema nacional de Educação e participação popular. Goiânia: ANPED, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_sessoes_especiais/se_05_norakrawcyk_gt05.pdf Acesso em: 20 abr. de 2018.KUENZER, A. Z. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, G. (Org.) Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 55-75.______. Exclusão Includente e Inclusão Excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva novas relações entre educação e trabalho. In: Lombardi, J.; Saviani, D.; Sanfelice, J. (Org). Capitalismo, trabalho e educação. 3 ed. São Paulo: Autores Associados; Histedbr, 2005. P.77-96.SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 4ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.Recebido em 23-04-2018 e aceito em 09-08-2018.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Barbosa, Tiago M. „A qualidade da investigação em ciências do desporto e áreas afins: alguns conselhos úteis para a submissão bem-sucedida dos manuscritos“. Motricidade 11, Nr. 3 (27.12.2015): 1. http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.7877.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>Quase um ano após o novo corpo editorial da Motricidade ter tomado posse, é tempo de fazer um breve balanço. Temos de agradecer a todos os autores que depositam confiança na revista, submetendo manuscritos ao longo dos últimos meses. O número de submissões é particularmente estável sendo os tópicos propostos bastante diversos, como é nossa intenção. O número de submissões em língua inglesa, apesar de ser obrigatório apenas a partir de Janeiro de 2016, tem vindo a aumentar de forma substancial.</p><p>Como tinha sido publicado num dos editoriais anteriores, o processo de revisão passou a ser mais centrado no desenho experimental, na explicitação do problema científico em análise, dos objetivos definidos e das hipóteses a testar. Antes do envio dos manuscritos para revisão externa estes são analisados pelo corpo editorial. Não podemos escamotear que a percentagem de rejeições ainda antes do envio dos trabalhos para revisão pelos pares não é negligenciável.</p><p>Há três motivos principais para a rejeição dos trabalhos nesta fase inicial. O primeiro é o manuscrito submetido não estar de acordo com as regras de redação da Motricidade. Os autores são convidados a ler atentamente as regras de redação e verificarem se estas são vertidas no manuscrito, antes de o carregarem no sistema.</p><p>O segundo motivo está relacionado com a prioridade na potencial publicação dos trabalhos. Sem ser exaustivo, existem quatro níveis de pesquisa ou análise: a) a descritiva; b) a correlacional; c) a causal; d) a bibliográfica. Considerem-se estes níveis na forma de uma pirâmide, onde a pesquisa descritiva é a base, a pesquisa bibliográfica é o topo, ficando as pesquisas correlacional e causal no meio. Estudos meramente descritivos são o nível inferior do conhecimento científico, pelo que a sua prioridade será menor do que as restantes formas de pesquisa. Segue-se a análise correlacional num segundo nível porque apenas permite estabelecer um nível de associação entre variáveis, sem que qualquer nexo de causalidade seja reportado. Uma área de crescente interesse dentro da pesquisa causal são as análises confirmatórias, que se encontram um nível acima das análises exploratórias. Por fim temos as revisões da literatura. Revisões do tipo qualitativa são acessíveis a autores com alguma produção de trabalho empírico na área e/ou tópico em causa com reconhecimento pelos pares na forma de citações (i.e. índex-H). Para os restantes, é possível a submissão de revisões sistemáticas ou meta-análises.</p><p>A terceira razão para a rejeição precoce das submissões fundamenta-se no desenho experimental. Obviamente esse desenho depende da área científica e do tema, daí que os editores-associados, com base na sua área de especialidade, tem um papel determinante na revisão interna. Infelizmente, num editorial não é possível abordar todas as áreas cobertas pela Motricidade. Todavia, o número de submissões relatando intervenções nas áreas da saúde, da aptidão ou exercício físico para diversos tipos de populações é significativo. Para esses, o conselho é terem como referência algumas escalas e índices existentes na literatura para a avaliação da qualidade dos trabalhos publicados.</p><p>A escala PEDro, o <em>quality índex</em> de Downs e Black ou a escala Jadad são alguns exemplos. Nenhuma escala é perfeita, mas no cômputo geral, os autores que desejem submeter trabalhos nestas áreas podem-se guiar por elas, usando-as como listas de verificação. Estas escalas poderão ser utilizadas para verificar se algumas das questões relacionadas com o desenho experimental, a validade interna ou externa, a potência das estatísticas descritas e outros elementos que são importantes de relatar não foram esquecidos ou negligenciados. Curiosamente, encontram-se na internet bases de dados em que se pode efetuar a pesquisa pelo nome dos autores, tópico, título ou outros meta-dados de artigos já publicados e em poucos segundos se obtém a classificação atribuída, com base nos critérios de uma determinada escala.</p><p>Se os trabalhos estiverem dentro das condições enunciadas atrás, são enviados para revisão externa pelos pares. E neste domínio, o nosso profundo agradecimento àqueles que despendem o seu precioso tempo efetuando a análise crítica e detalhada dos trabalhos submetidos. Com efeito, a qualidade e a celeridade do processo de revisão de um trabalho é diretamente proporcional ao empenho pessoal de cada revisor ao colaborar com a Motricidade.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Araújo, Gracieda Dos Santos. „Políticas públicas de formação para professores da Educação Básica: estudo sobre a formação por EaD (Public policies of teacher training for basic education: study on education by EaD)“. Revista Eletrônica de Educação 14 (19.05.2020): 3664092. http://dx.doi.org/10.14244/198271993664.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
This article aims to discuss the policies of teacher education of Basic Education in Brazil, with emphasis on the modality of teaching by Distance Education - Distance Education, reflecting on the teaching offered by private Higher Education Institutions - HEI, and its implications for the training of working-class children in the city and in the countryside. The discussion revolves around the current political conjuncture of the country, bringing to the debate the limits and challenges that government actions, carried out from 2016, represent to public education. The methodology used consists of a literature review. As a reference, we are based on theorists such as: Duarte (2010, 2004), Martins (2010), Saviani (1995, 2009 and 2011), among others, as well as data from the National Literacy Assessment - ANA (2016) and the Union of Maintainers of Higher Education - SEMESP (2015). In the context of societies organized from the capitalist mode of production, teacher education occurs through the development of public policies derived from neoliberal policies, influenced by the demands of the market and its training requirements. All this through meaningless pedagogical practices that can, in fact, favor an education capable of contributing to the overcoming of class society.ResumoEste artigo pretende discutir as políticas de formação de professores da Educação Básica no Brasil, com ênfase à modalidade de ensino por Educação à Distância – EaD, refletindo-se sobre o ensino oferecido pelas Instituições de Ensino Superior privado – IES, e suas implicações para a formação dos filhos da classe trabalhadora da cidade e do campo. A discussão gira em torno da atual conjuntura política do país, trazendo para o debate os limites e desafios que ações governamentais, realizadas a partir do ano de 2016, representam à educação pública. A metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica. Como referência, nos baseamos em teóricos como: Duarte (2010, 2004), Martins (2010), Saviani (1995, 2009 e 2011), dentre outros, bem como em dados da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA (2016) e do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – SEMESP (2015). Constata-se que, no contexto das sociedades organizadas a partir do modo de produção capitalista, a formação do professor se dá por meio do desenvolvimento das políticas públicas oriundas das políticas neoliberais, influenciadas pelas demandas do mercado e das suas exigências de formação. Tudo isso por meio de práticas pedagógicas esvaziadas de sentido e que possam favorecer, de fato, uma educação capaz de contribuir para a superação da sociedade de classes.Palavras-chave: Formação de professores, EAD, Reformas educacionais. Keywords: Teacher training, EAD, Educational reforms.ReferencesBRASIL, Presidência da República, Ministério da Educação: Secretaria Executiva e Secretaria Executiva Adjunta. Conferência Nacional de Educação 2010 – Conae – Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação – Documento de Referência, Brasília, MEC, 2009.BRASIL. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo da Educação Superior: Sinopse Estatística – 2016. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/default.asp Acesso: 05 de abril 2018.BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)– Edição 2016. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/75181-resultados-ana-2016-pdf/file Acesso: 26 de fev 2017.DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender” Crítica as aproximações neoliberais e pós-modernas da teoria vigostskiana. 3ª Ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2004.DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (orgs.); apoio técnico MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.LIBÂNEO, José Carlos. Identidade da Pedagoga e Identidade do Pedagogo. In: BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino; Cordeiro, Ana Paula; MILANEZ, Simone Ghedini Costa (orgs.). Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.MARTINS, Lígia Márcia; CARVALHO, Bruna; DANGIÓ, Meire Cristina Santos. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 2, mai./ago. 2018: 337-346. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/pee/v22n2/2175-3539-pee-22-02-337.pdf. Acesso em: 27 de dez 2019.MARTINS, Lígia Márcia. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (orgs.); apoio técnico MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.PIMENTA, Selma Garrido et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educ. Pesq., São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2017. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-9702-ep-43-1-0015.pdf. Acesso em: 09 de set 2018.SAVIANI, Dermeval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica - V.9, N.1 jan/jun.2011; pp.07-19.SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40, jan./abr. 2009.SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Critica: Primeiras Aproximações. Campinas: Cortez e Autores Associados, 1995.SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. A Formação Humana na Perspectiva Histórico-Ontológica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Pedagogia Histórico-Crítica e Luta de Classes na Educação Escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.SILVA JÚNIOR, João dos Reis. The new brazilian university: a busca por resultados comercializáveis: para quem? 1.ed. – Bauru: Canal 6, 2017.SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro: Editora LEYA, 2017.e3664092
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Santos, Lays Mayara Macena, José André Carneiro da Silva, Cristine D’Almeida Borges, Ana Regina Oliveira Moreira, Leopoldo Cosme Silva, Valdeci Elias dos Santos Júnior, Marília de Lima Soares, Priscylla Correia Leite Gonçalves de Marcelos und Diego Moura Soares. „Panorama da prótese total no Brasil: um estudo bibliométrico“. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, Nr. 6 (20.12.2020): 629–34. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i6.5091.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: O presente trabalho objetiva avaliar a produção científica publicadas nos anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) acerca da prótese total convencional. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional retrospectivo, a partir da observação indireta e a análise de dados secundários, baseado nos trabalhos apresentados na Reunião Anual da SBPqO no período de 2014 a 2018. Foram analisados as variáveis nível de satisfação e qualidade de vida; deslocamento e inclinação; vínculo ao serviço público; infecção e contaminação; técnicas de moldagens; higiene; planejamento; estabilidade e retenção; e, materiais utilizados. Além disso, foram coletadas informações das subdivisões de regiões e estados, com o objetivo de verificar dentro da prótese total o panorama no Brasil no intervalo de cinco anos. Os dados foram catalogados e analisados com o auxílio do software SPSS na versão 16, e apresentados por meio da estatística descritiva. Resultados: Os resultados encontrados mostram que as Regiões Sudeste e Nordeste representam 56,9% e 24,7% da produção científica nacional sobre prótese respectivamente; 79,57% dos trabalhos foram realizados em instituições públicas; os temas mais pesquisados sobre prótese total é o nível de satisfação dos usuários e estabilidade da prótese; o número de publicações é muito flutuante ao longo dos anos. Conclusão: Conclui-se que existem muitas lacunas a serem abordadas sobre próteses totais, como os materiais disponíveis, planejamento e técnicas de moldagem. Descritores: Prostodontia; Bibliometria; Prótese Total; Prótese Dentária. Referências Melo M, Borges RN, Freitas GC, Prado MM, Melo TG, Melo TCAS. Verificação do uso de próteses dentárias em servidores da UFG. Robrac. 2015;24(69):92-4. Evangelista Souza S, Valadares Oliveira L, Pinheiro Freitas A, Andrade Meyer G, Carneiro Leão Gabarto M. Perfil sócio-econômico de pacientes desdentados totais reabilitados na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Rev cubana estomatol. 2015;52(1). Nóbrega DRM, Lucena AG, Medeiros LADM, Farias TSS, Meira KRS, Mahon SMOD. Avaliação da utilização e hábitos de higiene em usuários de prótese dentária removível. Rev Bras Odontol. 2016;73(3):193-97. Azevedo JS, Azevedo MS, Oliveira LJC, Correa MB, Demarco FF. Uso e necessidade de prótese dentária em idosos brasileiros segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SBBrasil 2010): prevalências e fatores associados. Cad Saúde Pública. 2017;33(8): e00054016. Cardoso M, Balducci I, Telles DM, Lourenço EJV, Nogueira Junior, L. Edentulism in brazil: trends, projections and expectations until 2040. Cienc saúde coletiva. 2016; 21(4):1239-46. Silva ET, Oliveira RT, Leles CR. O edentulismo no brasil: epidemiologia, rede assistencial e produção de próteses pelo sistema único de saúde. Tempus. 2015;9(3):121-34. Silva FR, Padilha EZ, Baldani MH. Serviços odontológicos especializados nas cidades médias não metropolitanas do estado do Paraná, entre 2003 e 2010: estudo exploratório. Epidemiol Serv Saúde. 2013;22(4):641-50. Pereira VR, Carvalho MM, Rotondaro RG. Um estudo bibliométrico sobre a evolução da pesquisa da qualidade em serviço. Production. 2013; 23(2):312-28. Maciel MMSA, Silva KBN, Melo JGA, Soares DM. Metodologia ativa aplicada ao ensino odontológico: um panorama nacional a partir de um estudo bibliométrico. Arch Health Invest. 2019;8(2):74-8. Melo JGA, Soares DM. Análise bibliométrica do uso de células-tronco em pesquisas odontológicas. Arch Health Invest. 2019;8(12):766-70. Soares D, Maciel M, Figueredo-Filho A, Melo J. Brazilian scientific production in periodontics: a national panorama from a bibliometric study. Rev Clin Periodoncia Implantol Rehabil Oral. 2019;12(2); 66-9. Queiroz VKP, Soares DM. Pesquisas odontológicas relacionadas com microcefalia: um estudo bibliométrico. Arch Health Invest 2019;8(11):681-85. Gomes D, Agnoletto IG, Souza ML, Spiger V, Jakymiu JRG, Fugii EC et al. A produção científica da Odontologia e a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde. Rev ABENO. 2017;17(2):11-21. Primo BT, Grazziotin-Soares R, Bertuzzi D, Claudy MP, Hernandez PAG, Fontanella VRC. Produção científica da ULBRA: análise do número e do delineamento das pesquisas publicadas nos suplementos da Brazilian Oral Research (SBPqO). Stomatos. 2010; 16(31):69-76. Souza JGS, Popoff DAV, Oliveira RCN, Almeida ER, Martelli Junior H, Martins AMEBL. Profile and scientific production of Brazilian researchers in dentistry. Arq Odontol. 2016;52(1):13-22. Navarro P, Chuhuaicura P, Soto-Faúndez N, Soto C. Diseños de investigación y pruebas estadísticas utilizadas en revistas odontológicas de la red SciELO. Av Odontoestomatol. 2019; 35(1):19-25. Aguiar VR, Celeste RK. Necessidade e alocação de laboratórios regionais de prótese dentária no brasil: um estudo exploratório. Ciênc saúde coletiva. 2015;20:3121-28. Dias AA, Narvai PC, Rêgo DM. Tendências da produção científica em odontologia no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2008;24(1):54-60. Celeste RK, Warmling CM. Produção bibliográfica brasileira da Saúde Bucal Coletiva em periódicos da saúde coletiva e da Odontologia. Ciênc saúde coletiva. 2014;19(6):1921-32. Cavalcanti AL, Melo TRNB, Barroso KMA, Souza FECD, Maia AMA, Silva ALDO. Perfil da pesquisa científica em Odontologia realizada no Brasil. Pesqui bras odontopediatria clin integr. 2004;4(2):99-104. Gonçalves APR. Cenário atual e inserção internacional da pesquisa Odontológica brasileira [tese]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; 2019. Gabardo MCL, Copelli FA, Tuzzi AL, Trentin G, Lima J, Tomazinho FSF, et al. Pesquisa científica em Endodontia apresentada na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica: análise bibliométrica de 2010 a 2018. Rev ABENO. 2019;19(3):144-52. Barbosa D, Barão VAR, Assunção WG, Gennari Filho H, Goiato MC. Instalação de prótese total: uma revisão. Rev Odontol UNESP. 2006;35(1):53-60. Abreu CW, Munhoz E. Os fatores que influenciam na satisfação do paciente submetido a tratamento de prótese total convencional. Hu Rev. 2011;37(4):413-19. Martins LMJ. Vantagens e desvantagens da prótese total acrílica e a prótese total sobre implante: uma revisão narrativa da literatura [disseetação]. Portugal: Instituto Universitário de Ciências da Saúde; 2018. Marchini L, Montenegro FLB, Cunha VDPP, Santos JFF. Prótese dentária na terceira idade: considerações clínicas e preventivas diversas. Rev Longeviver. 2010;1. Grings JS. Protocolo de branemark: uma revisão de literatura [monografia]. Porto Alegre: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2018 Gonzalez Ramos RM, Reyes SAR, Grandal OV, Padrón ER, Pedroso LH. Caracterización bibliométrica de la producción científica de la Facultad de Estomatología “Raúl González Sánchez”, 2011-2015. Rev cubana estomatol. 2018;55(2):8-14.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Fagundes, Lilianete, und Aurinez Rospide Schmitz. „OS IMPACTOS SOCIAIS E HUMANOS ASSOCIADOS A ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA“. Revista Destaques Acadêmicos 11, Nr. 2 (30.08.2019). http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i2a2019.1926.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão Integrativa, a fim de apresentar estatísticas do estado do Rio Grande do Sul e avaliar os impactos da depressão associados a acidentes com motociclistas. Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa, a partir de uma revisão sistemática. A coleta de dados foi realizada por meio de consulta a publicações de autores de referência na área e posterior leitura crítica dos títulos e dos resumos. Como critérios de inclusão das referências bibliográficas, foram utilizados artigos científicos publicados em idioma Português, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), PUBMED e Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde (LILACS). Como descritores para busca bibliográfica foram utilizados: “Motocicleta” e “Acidente”. Nos dias atuais o fator “tempo” e a rapidez que este indivíduo irá conduzir seu veículo, independente se o uso é pessoal ou a trabalho, é considerado por muitos como “mais precioso” que sua própria vida. Fator este que o leva a conduzir seu veículo além da velocidade permitida, por necessidade ou não, comportando-se de maneira a não identificar o estabelecido pela lei.Sugere-se que novos estudos sejam realizados com esses instrumentos a fim de aprimorar as suas qualidades, por meio das adaptações necessárias, ou com a construção de outras medidas que avaliem esta realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Dos Santos Costa, Alix. „LEVANTAMENTO DO CONTEÚDO DIDÁTICO SOBRE O SOLO E SUAS INTERFACES NA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA“. Anais dos Seminários de Iniciação Científica, Nr. 22 (04.02.2019). http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.3988.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O levantamento bibliográfico é essencial para produção de trabalhos científicos como artigos, teses, dissertações, monografias, etc. Consiste na pesquisa utilizando diferentes fontes didáticas como livros, revistas, artigos entre outros a respeito de um tema especifico. O levantamento bibliográfico exige dos estudantes dedicação na busca por fontes confiáveis e que disponibilizem os dados necessários para realização do trabalho. Deve-se considerar que não se restringe apenas em encontrar o tema, exige também encontrar fontes que sejam adequadas ao assunto que se pretender escrever, ou seja, a pesquisa do tema solos fornece uma infinidade de informações, sendo que dessas uma menor parte realmente atende o que se deseja, dessa forma um tema tem um subtema, sendo assim o tema solo vai ter um subtema que vai direcionar o que de fato se pretende encontrar, podendo ser: solos de uma determinada região; tipos de solos de um município, etc. Pesquisas bibliográficas na construção de um trabalho acadêmico requer uma maior disponibilidade de tempo e enriquece o trabalho. Para facilitar a busca por diversos assuntos acadêmicos e evitar o desperdício de tempo existem bibliotecas virtuais que auxiliam os estudantes em suas consultas. No Brasil tem-se a biblioteca do Portal de periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) criada em 1990 a qual fornece as instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional, com um acervo de mais de 53 mil títulos com texto completo, 129 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Com o objetivo de auxiliar estudantes principalmente os alunos de geografia e agronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS foi realizado um levantamento de artigos, livros e revistas da biblioteca Julieta Carteado localizada na UEFS, do portal CAPES, trabalhos apresentados na SEMIC (Semana de Iniciação Cientifica - Uefs), a respeito de temas relacionados aos solos do Município de Feira de Santana. A tabela de dados foi disponibilizada no blog sensor agro e na base de dados (GEOBASE), com intuito de auxiliar os estudantes na realização de trabalhosacadêmicos e escolares a respeito desse tema, otimizando o tempo da pesquisa bibliográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Hoeckel, Paulo Henrique de Oliveira, Claílton Ataídes de Freitas, Gabriel Nunes de Oliveira, Dieison Lenon Casagrande und Cezar Augusto Pereira dos Santos. „Análise da Estrutura de Mercado do Sistema Agroindustrial Vitivinícola do Rio Grande do Sul“. Revista Economia & Tecnologia 9, Nr. 4 (31.12.2013). http://dx.doi.org/10.5380/ret.v9i4.32444.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo tem por objetivo analisar o Sistema Agroindustrial Vitivinícola do Rio Grande do Sul, estudar a estrutura de mercado, com relação à concentração de mercado, utilizando-se de fontes estatísticas, da teoria da organização industrial sobre o aporte teórico do modelo estrutura-conduta-desempenho (ECD), e das referências bibliográficas que analisam a estrutura deste setor. Para o cálculo dos índices de concentração CR(4), CR(8) e Hirschman-Herfindahl (HH), com base na produção e comercialização de vinhos e derivados, foram utilizados dados oficiais do IBRAVIN. As estimativas dos índices de concentração CR(4), CR(8) e HH para o período analisado, indicaram uma baixa concentração de mercado do setor vitivinícola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Malaquias, Rodrigo Fernandes, und Zandra Cristina Lima Silva Queiroz. „PERFIL TEÓRICO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE ORÇAMENTO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS (2003 a 2013)“. ABCustos 9, Nr. 2 (12.07.2014). http://dx.doi.org/10.47179/abcustos.v9i2.263.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo principal deste estudo foi analisar o conteúdo teórico dos artigos acadêmicos publicados sobre o tema orçamento nos principais periódicos nacionais e internacionais no período de 2003 a2013. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico com abordagem quantitativa, que contou com uma amostra final de 45 artigos. Na etapa quantitativa, foi aplicada a estatística descritiva, a análise de regressão multivariada e a análise de regressão logística. Os principais resultados evidenciaram que o número de referências dos estudos apresentou relação positiva e significativa com o conteúdo teórico presente na introdução e no referencial teórico. Além disso, observou-se que não houve relação significativa entre as características dos artigos e a contribuição teórica (dummy) presente nas considerações finais dos trabalhos. Uma vez que a abordagem utilizada neste artigo não foi encontrada em outro estudo já publicado, entende-se que uma nova discussão pode ser iniciada, podendo também auxiliar pesquisadores na seleção de artigos para fundamentar pesquisas futuras a serem desenvolvidas nesta área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Zago, Carine, und Gilmar Ribeiro de Mello. „A INFLUÊNCIA DA LIQUIDEZ NA RENTABILIDADE DAS EMPRESAS LISTADAS NO ÍNDICE BOVESPA“. Revista Contabilidade e Controladoria 7, Nr. 2 (05.09.2015). http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v7i2.35308.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A administração financeira objetiva garantir um melhor e eficiente processo de captação e alocação de recursos de capital, a mesma abrange tanto a problemática da escassez de recursos, quanto a realidade operacional e a prática da gestão financeira das empresas. Assim para que a corporação faça uma avaliação do desempenho financeiro, são realizadas duas análises constantemente: o risco da liquidez e o retorno do capital investido pela empresa. Portanto o objetivo deste trabalho é verificar a influência da liquidez na rentabilidade das empresas listadas no índice Bovespa, no ano de 2011. Para a construção do referencial teórico utilizou-se da pesquisa bibliográfica para verificar a relação da liquidez e da rentabilidade, utilizou-se também da técnica estatística denominada de regressão múltipla. A amostra foi escolhida de forma intencional, sendo composta pelas empresas componentes da carteira teórica do índice Bovespa (IBOVESPA) em maio de 2012, totalizando 62 empresas. A pesquisa foi realizada tendo como referência as demonstrações financeiras publicadas em 2012 referentes ao ano de 2011, disponíveis no site da BM&FBOVESPA, as quais foram a base para os cálculos das variáveis liquidez geral, liquidez corrente, liquidez seca, liquidez imediata, retorno sobre o ativo, retorno sobre o patrimônio líquido e grau de alavancagem financeira, utilizadas na regressão múltipla. Assim, após a realização da regressão, a variável mais significativa na influência da rentabilidade das empresas foi a LS (liquidez seca) obtendo uma influencia positiva sobre a rentabilidade, ou seja, quanto maior o índice de liquidez seca, maior será o grau de alavancagem financeira da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Oliveira, Caroline Silva de. „A COVID-19 e o impacto econômico nas micro e pequenas empresas“. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 01.07.2020, 39–56. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/impacto-economico.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho tem por objetivo abordar o impacto econômico que a pandemia da COVID – 19 tem causado nas micro e pequenas empresas e bem como os seus efeitos na economia brasileira de forma geral. Para melhor compreensão do tema proposto, serão apresentados assuntos como: a importância dos micros e pequenos negócios para a economia do Brasil, as consequências negativas do Novo Coronavírus na operacionalidade das micro e pequenas organizações e as medidas governamentais para diminuir esses impactos. Com a finalidade de elucidar a aplicabilidade do assunto proposto, esse artigo terá foco nos micros e pequenos negócios como: bares, restaurantes, agências de turismo e comércio em geral. Esta pesquisa é estruturada em referências bibliográficas, utiliza métodos estatísticos e se baseia em informações de instituições renomadas como: Sebrae, Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e FGV. Por meio desses e outros órgãos, pôde-se realizar uma análise argumentativa e exploratória, legitimando assim, todos os dados e informações registrados nesse trabalho de pesquisa. Os dados e informações mencionados nesse trabalho são de caráter atual e são baseados entre o período do final do mês de março, quando teve início o surto do Novo Coronavírus no Brasil, e meados de Maio. Além dos temas mencionados, serão exploradas medidas e soluções que as empesas, órgãos governamentais e outras instituições adotaram ou propuseram, para driblarem os efeitos da COVID – 19 em suas economias, como o Home Office, a intensificação do método de deliveries e entre outras formas eficazes para esse momento de crise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Sena, Angela Moraes Cordeiro, und Raphael Fontes Cloux. „Saber Libertador: Comparando realidades das escolas da Penitenciária de Salvador e Assunção“. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 22.11.2019, 104–33. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/saber-libertador.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo tem como proposito fazer uma análise baseada nas observações e percepções da pesquisadora, mas fundamentada em referências bibliográficas, onde foram utilizados documentos oficiais, entrevistas, livros e publicações científicas com dados estatísticos, sobre a realidade de dois lugares separados geograficamente por 3085 Km de distância, onde serão apresentados algumas considerações comparativas entre a educação ofertada no cárcere na cidade de Assunção, no Paraguai, com a ofertada na cidade de Salvador, no Brasil. Recorreu-se também à reflexão sobre a própria prática, uma vez que o objeto de estudo emerge do cotidiano de uma militância de educadores prisionais, onde com frequência depara-se com pessoas às quais o direito à educação foi negado .Em virtude do objeto de estudo dessa pesquisa está centralizado nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas celas de aula e dos instrumentos legais, que amparam e garantem aos privados de liberdade o acesso e remição de pena pela educação, enquanto cumprem as suas sentenças, sejam no regime aberto, semiaberto ou fechado, é que estas comparações se fizeram necessárias para permitirem a análise de experiências e práticas que vem dando certo. O trabalho traz um relato autobiográfico e versa sobre a necessidade de se ter um olhar mais cuidadoso sobre os conteúdos a serem trabalhados com alunos da EJA em prisões. As comparações foram baseadas no processo educativo, na legislação sobre a questão do direito à educação e sobre a questão das escolas na prisão, assim como também no que elas se assemelham e se diferenciam, tanto nas suas práticas como nas normas e diretrizes que regulamentam o seu funcionamento. Desse modo, através de estudos e da experiência profissional, é que foi construído toda observação, aqui apresentada, sobre os sujeitos e seu espaço educativo dentro da prisão nessas duas cidades. O trabalho também aponta para possibilidade de empoderamento pessoal, desses sujeitos que se encontram em privação da sua liberdade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Alves, Thiara Dos Santos, und Helena Maria Tarchi Crivellari. „Panorama da dissertação a família ocupacional “arquivistas e museólogos”: posicionamento na classificação brasileira de ocupações e perfil de emprego“. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia 13, Nr. 2 (19.11.2018). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n2.43054.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo é uma apresentação geral da dissertação de mestrado intitulada A Família ocupacional “Arquivistas e Museólogos”: posicionamento na Classificação Brasileira de Ocupações e perfil de emprego. O objetivo geral do estudo foi contribuir para uma reflexão crítica sobre o posicionamento dos Arquivistas e dos Museólogos, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), a fim de apoiar o aperfeiçoamento deste instrumento classificatório, possibilitando que o uso da CBO, nas estatísticas de trabalho, possa revelar efetivamente o perfil de emprego de cada um destes profissionais. A fundamentação dissertação foi feita através dos aportes teóricos da Sociologia das Profissões; da trajetória sócio-histórica dos Arquivistas e dos Museólogos; das interfaces entre a Arquivologia, a Museologia e áreas interdisciplinares; e dos estudos sobre o mercado de trabalho dos Arquivistas, dos Museólogos e da Família ocupacional “Arquivistas e Museólogos”. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa e quantitativa; o nível de interpretação dos objetivos foi do tipo descritivo e explicativo; e as técnicas de pesquisa utilizadas foram pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam que: “Arquivistas e Museólogos” pertencem à mesma Família ocupacional por motivos pragmáticos, por inexpressividade numérica e pelo uso, mesmo que adaptado, da Classificação Internacional Uniforme de Ocupações, de 1988, como referência para a elaboração da CBO; para ser uma ferramenta útil, as informações da CBO precisam estar atualizadas com a realidade de trabalho destes profissionais; a partir dos dados da Relação Anual de Informações Sociais, pode-se inferir certo perfil de quem são e onde estão empregados formalmente os 2.652 “Arquivistas e Museólogos”; os dados agregados pouco revelam sobre o perfil de emprego de cada profissional e dificulta a viabilização de propostas de políticas públicas de formação e emprego para Arquivistas e Museólogos, por isso, é latente a necessidade de melhor conhecer o mercado de trabalho destes profissionais de forma desagrupada.Palavras-chave: Classificação Brasileira de Ocupações. Arquivistas. Museólogos. Relação Anual de Informações Sociais.Link: http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/209/115
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Klein, Angelica Denise, und Fabiana Marion Spengler. „Implementação do Processo Eletrônico na Justiça Estadual no Rio Grande do Sul: uma Política Pública para Garantir a Razoável Duração do Processo“. Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS 10, Nr. 2 (31.10.2015). http://dx.doi.org/10.22456/2317-8558.58849.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO ELETRÔNICO NA JUSTIÇA ESTADUAL NO RIO GRANDE DO SUL: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA GARANTIR A RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO IMPLEMENTATION OF THE ELECTRONIC PROCEEDINGS IN THE STATE JUSTICE OF RIO GRANDE DO SUL: A PUBLIC POLICY TO ENSURE THE REASONABLE LENGTH OF PROCEEDINGS Angelica Denise Klein*Fabiana Marion Spengler** RESUMO: O acesso à justiça e a busca pela razoável duração processual são princípios que primam pela efetiva prestação jurisdicional. A inserção do inciso LXXVIII no elenco de direitos e garantias individuais (artigo 5º, CFB) visou, desde o início, a assegurar a razoável duração dos processos, tanto na via administrativa quanto judicial. A partir de então, o Poder Judiciário inseriu alguns sistemas, dentre eles, a informatização do processo judicial, adotando-se procedimentos burocráticos mais céleres, econômicos e eficientes. Assim, a pesquisa versará sobre a análise do processo eletrônico no âmbito da justiça estadual do Rio Grande do Sul como possibilidade de assegurar a razoável duração do processo. Nesse sentido, o problema incide em verificar se a implementação do processo eletrônico no âmbito da justiça estadual aprimoraria o tempo do processo, ensejando a prestação jurisdicional dentro de um tempo exequível. O objetivo de trabalhar tal problema foi estabelecido a partir da análise do relatório do governo brasileiro chamado Justiça em Números, o qual trouxe dados estatísticos do tempo despendido entre o ajuizamento e a sentença, um tempo processual que torna a justiça morosa e deficitária. A justificativa para pesquisar tal problema é a crescente projeção da informatização dos processos judiciais que visam reduzir a distância entre as partes e o processo, aproximando-o, não se dispensando, contudo, as prerrogativas e os princípios constitucionais. O método empregado é o indutivo, pois parte da análise dos dados da Justiça em Números, perfectibilizando-se na pesquisa bibliográfica, de forma predominante, e documental, com referências à legislação federal. PALAVRAS-CHAVE: Razoável duração do processo. Processo eletrônico. Justiça Estadual do Rio Grande do Sul. Justiça Estadual. Justiça em Números. ABSTRACT: Access to justice and the pursuit of reasonable duration are procedural principles that strive for effective adjudication. The insertion of section LXXVIII in the cast of individual rights and guarantees (Article 5 of the Brazilian Constitution) aimed, from the beginning, to ensure the reasonable length of proceedings, both in the judicial and administrative spheres. Since then, the Judiciary inserted some systems, including the computerization of the judicial process, adopting faster, more economical and more efficient bureaucratic proceedings. Thus, the research will focus on the analysis of the electronic procedure in the state court of Rio Grande do Sul as a possibility to ensure the reasonable length of the proceedings. In this sense, the problem focuses on checking if the implementation of the electronic proceedings in the state court would improve the proceedings time, allowing for the adjudication within a feasible time. The aim of working on such problem was established from the analysis of the Brazilian government’s report called Justiça em Números, which brought statistics of the time spent between the filing of the action and the judgment, a procedural time which makes justice slow and deficient. The justification for researching such problem is the growing projection of computerization of legal proceedings, which aim at reducing the distance between the parts and the procedure, bringing it closer to them, without throwing away, however, the prerogatives and constitutional principles. The method employed is the inductive one, since it begins with the analysis of the data of Justiça em Números, improving it with bibliographic research, the predominant form, and documentary research, with references to the federal legislation. KEYWORDS: Reasonable length of proceedings. Electronic proceedings. State Justice of Rio Grande do Sul. State Justice. Justiça em Números (Justice in Numbers). * Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq “Políticas Públicas no Tratamento dos Conflitos”.** Docente dos cursos de Graduação e Pós Graduação da UNISC e UNIJUI. Pós-doutora em Direito pela Università degli Studi di Roma Tre, Itália, e Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Sousa, Cyntia Santos Malaguti de. „Editorial“. Estudos em Design 29, Nr. 2 (29.07.2021). http://dx.doi.org/10.35522/eed.v29i2.1205.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Prezado leitor, Momentos de crise são oportunidades para reflexão, aprendizado, crescimento, mudança e resistência, mesmo quando eles apresentam desafios nunca experimentados, trazem sofrimento e impõem limitações, como a grave situação de pandemia por que passamos, acrescida pela desvalorização da pesquisa e do conhecimento científico em nosso país. Em circunstâncias como esta, mais importante se torna ainda o papel do design na problematização da multifacetada realidade experimentada pelos diferentes indivíduos e coletivos que compõem nossa sociedade, em seus diversos contextos, necessidades, anseios e visões de mundo; assim como na busca e proposição de soluções adequadas, que apontem para um futuro mais digno, justo, equilibrado e que ofereça melhores oportunidades de bem-estar, participação e regeneração de contextos de vida para todos. Entretanto, sem o suporte de uma investigação comprometida, apoiada em referenciais teóricos coerentes; sem métodos científicos e ferramentas adequados para levantamento e análise de dados; sem a troca de experiências e interação entre pesquisadores e, sobretudo, sem a difusão criteriosa do conhecimento produzido dessa forma, o risco de se trilhar caminhos equivocados aumenta muito.Neste contexto, tem sido ainda mais fundamental e estratégico o papel da Revista Estudos em Design, há mais de 25 anos à frente da difusão da pesquisa em design no Brasil. Atuando ao mesmo tempo como um espelho de boa parte de nossa melhor produção de conhecimento científico, e como um farol que nos aponta direções e perspectivas, tem nos permitido perceber novas ênfases e preocupações que se delineiam no campo, novos conceitos e temáticas, novas interfaces, métodos e abordagens, novos materiais e processos, assim como reconstituições de fragmentos significativos da história relacionada.Nesta segunda edição do ano de 2021, chama muito a atenção a quantidade de artigos que trazem como ênfase o olhar sobre o usuário (a metade) em diferentes condições e contextos, e sob diversas perspectivas, evidenciando a centralidade do humano na pesquisa em design, seja voltada ao estudo de sua movimentação pelo espaço público ou privado, de peculiaridades ou limitações decorrentes de sua faixa etária, de suas condições de percepção e desenvolvimento ou de processos de aprendizagem. Aspectos da história do design, por sua vez, concentram o enfoque de três artigos, o primeiro voltado à tipografia, o segundo à atuação de artistas plásticas em interação com o design, e o terceiro, na trajetória de um artista gráfico e caricaturista em interação com o cinema e a imprensa. Ainda com relação às temáticas, a questão da sustentabilidade em sua relação com a materialidade, a cultura e o território constituem o tema central de um artigo, e o ativismo político do design no contexto da pandemia em nosso país, concentra o objeto de investigação de outro.Outro aspecto que merece ser mencionado em relação a esta edição diz respeito à autoria dos artigos, todas coletivas, tendo ao menos dois autores. Quão importante tem sido o diálogo e a produção do conhecimento em grupos de pesquisa em nossa área!Apesar das condições adversas, percebe-se o quanto as redes de conhecimento permanecem vivas e atuantes, muitas vezes envolvendo pesquisadores de universidades de diferentes regiões do país e mesmo do exterior, trabalhando de forma cooperativa.Finalmente, vale mencionar que se observa a busca por uma maior explicitação e sistematização dos métodos e procedimentos adotados nas pesquisas, de modo a deixar evidente o percurso realizado, a fundamentação das escolhas e os recortes adotados.Além disso, começa a sobressair o emprego de ferramentas digitais de apoio à coleta e análise de dados, seja pela difusão das novas tecnologias, maior familiaridade com elas entre os pesquisadores, ou como alternativa em função do distanciamento social imposto pela pandemia.A seguir, um breve comentário sobre cada uma das contribuições aqui reunidas.No primeiro artigo, “Identificando a origem de fontes tipográficas a partir de um catálogo de tipos: o repertório do Specimen de Tipos da Tipografia Hennies Irmãos”, Jade Samara Piaia e Priscila Lena Farias, da Universidade de São Paulo, trazem uma significativa contribuição à reconstituição da história da tipografia em nosso país, analisando o repertório tipográfico de uma oficina fundada em 1891, em São Paulo, por imigrantes alemães. Aplicando métodos que possibilitam o rastreamento das fundidoras originárias das fontes utilizadas, à análise de um catálogo produzido pela empresa, as autoras conseguem demonstrar que grande parte das fontes por ela utilizadas, tinha como origem a Alemanha.Já o artigo “Avaliação das propriedades tecnológicas das madeiras maranhenses voltadas para a fabricação de violões”, de David Guilhon, Karoline Monteiro Guimarães e Anna Karen Lima Lourenço, da Universidade Ceuma, analisa as propriedades de 23 madeiras locais disponíveis no Estado do Maranhão, em relação às exigências de cada parte que compõe o instrumento musical. Diante do problema da escassez de madeiras adequadas à sonoridade requerida pelo violão, novas perspectivas de projeto para o segmento são apontadas, mais compatíveis com os requisitos de sustentabilidade, além de possibilitar diferentes composições estéticas.Um estudo internacional, redigido em inglês, desenvolvido entre pesquisadores da Universidade de Santa Maria/Brasil, Chiba University/Japão e N.T.T Facilities/Japão, por sua vez, direciona a abordagem para o projeto na escala urbana: “A percepção de fachadas verdes e seus efeitos em usuários de espaços públicos”. Com foco no usuário, utilização de ambientes virtuais imersivos, métodos exploratórios estatísticos e escalas de avaliação, o artigo investiga como diferentes usuários avaliam as fachadas “verdes” do ponto de vista da melhoria do espaço público, além do efeito de diferentes composições formais e de coloração em sua percepção.Outro trabalho colaborativo, também com foco no usuário, neste caso voltado ao projeto de arquitetura e a um indivíduo bastante especial, é apresentado no artigo “Arquitetura sensível ao autista: quais diretrizes de projeto adotar?”, de autoria de Helena Rodi Neumann e Larissa Akemi Miyashiro, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e de Larissa Victorino Pereira, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A partir de uma fundamentação teórica que aborda a percepção do espaço pelas pessoas em geral e pelo público tratado em particular, as autoras fazem uma revisão bibliográfica de soluções projetuais benéficas indicadas por terceiros e analisam duas edificações projetadas com este enfoque, uma em São Paulo e outra em Campo Grande. Produzem, ao final, uma tabela com uma síntese de diretrizes e orientações para o projeto de espaços voltados ao público autista.O quinto artigo desta edição, “Espaços de formação e circuitos profissionais no design por meio das trajetórias de Irene Ruchti e Fayga Ostrower”, de Ana Julia Melo Almeida e Maria Cecília Loschiavo dos Santos, da Universidade de São Paulo, assim como o primeiro artigo, volta o olhar para a história do design em nosso país, entretanto com foco na produção mais próxima ao design, das duas artistas, nas décadas de 1950 e 1960. Ao considerar suas trajetórias, são investigadas as condições sociais que possibilitaram a elas o acesso aos espaços de formação e prática do design.“Coleta de dados sobre o usuário do produto de vestuário: identificação de técnicas e ferramentas”, apresentado por Elen Makara e Gisele Merino, respectivamente da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade do Estado de Santa Catarina (região onde se encontra um dos maiores polos de vestuário do país), traz, com rigor metodológico, uma ampla revisão sistemática de literatura sobre o alvo final da investigação, mais uma vez, o usuário. A partir de 13 pesquisas selecionadas, provenientes de teses e dissertações nacionais, e de artigos científicos internacionais, foram identificados 10 procedimentos mais usuais adotados para coleta de dados sobre o usuário, na fase de planejamento e é ressaltada a importância de se priorizar este aspecto em todas as fases do projeto.Mais um artigo que direciona o olhar para o usuário do projeto de design, agora tomando como objeto de investigação os interiores residenciais, é “Qualidade visual percebida por idosos em cenas de salas de estar”, elaborado por Marina Holanda Kunst e Lourival Costa Filho, ambos da Universidade Federal de Pernambuco. O ponto de partida dos autores foram as evidências do envelhecimento da população brasileira. Defendendo a importância, para o idoso, da sensação de segurança e bem-estar em sua moradia; e tendo como suporte a Teoria das facetas, o Sistema de Classificações Múltiplas e a Análise da Estrutura de Similaridade, os autores aplicaram um questionário online junto a este público. A pesquisa empírica revelou que cenas de salas de estar tradicionais, com complexidade moderada e vistas desobstruídas influenciam na qualidade visual percebida.As relações entre ativismo e design no contexto de distanciamento social vivenciado desde 2020 no país, diante da pandemia da COVID-19, são exploradas em “Design ativista em quarentena: uma perspectiva brasileira”. Os autores, José Carlos Magro Jr., Monica Moura e Fernanda Henriques, todos da UNESP, analisam os efeitos dessa situação, como a ampliação das desigualdades sociais e observam o surgimento de iniciativas que discutem e criam alternativas de solução para o enfrentamento dos problemas. Três casos exemplares onde a prática do design teve papel relevante são analisados, fundamentando a reflexão final sobre a atuação do design na contemporaneidade.“Fausto Silvério Monteiro, o Fininho: um artista gráfico a serviço do cinema pernambucano do Ciclo do Recife”, de Isabella Ribeiro Aragão e Larissa Constantino Martins de Oliveira, traz mais uma abordagem histórica (ou pré-histórica) do design brasileiro, analisando a trajetória de um dos primeiros artistas gráficos que trabalhou junto ao cinema brasileiro, produzindo cartelas para filmes, já na década de 20. O artigo abrange também a produção deste profissional como caricaturista de periódicos, na mesma época, e reflete sobre sua forma de representar, tanto as cenas dos filmes nas cartelas, como o regionalismo e a modernidade, em sua obra em geral.O último artigo, por fim, “Contribuição do design para a alfabetização: uma experiência na criação de um jogo com participação da criança”, de Laura Caroline Dias Fernandes e Elizabeth Romani, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Lorena Gomes Torres de Oliveira, da Universidade de Lisboa, revela mais uma pesquisa realizada em colaboração internacional e coloca também o usuário como centro de atenção. Desta vez, entretanto, a investigação transita em torno da educação, da criança e do design colaborativo, apresentando e discutindo uma experiência de criação de um jogo voltado à alfabetização. Tomando como referência os procedimentos metodológicos projetuais de Bruno Munari, os modelos criados foram avaliados com a participação de crianças, quanto ao seu interesse e percepção em relação ao jogo. Trata-se de uma contribuição interessante às discussões sobre a aplicação dos métodos de design neste contexto. Ótima leitura! Cyntia Santos Malaguti de Sousa
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie