Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Sistemas probabilísticos.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Sistemas probabilísticos“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Sistemas probabilísticos" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Amaral, Tiago S., Carmen L. T. Borges und Andrea M. Rei. „Avaliação da confiabilidade composta sob o enfoque do bem estar utilizando simulação Monte Carlo não-seqüencial“. Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 20, Nr. 2 (Juni 2009): 164–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592009000200005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A avaliação da confiabilidade de sistemas de potência compostos têm sido realizada utilizando critérios e métodos determinísticos e probabilísticos. A avaliação da confiabilidade sob o enfoque do bem estar é uma nova proposta que combina critérios determinísticos com metodologias probabilísticas e define os estados do sistema como saudáveis, marginais ou de risco. Este trabalho apresenta a avaliação da confiabilidade composta sob o enfoque do bem-estar utilizando simulação Monte Carlo Não-Seqüencial. É assumida a hipótese de coerência do sistema e os índices de freqüência são calculados utilizando o método da probabilidade condicional. A avaliação do desempenho do sistema é feita através da solução do fluxo de potência pelo método de Newton-Raphson e da solução do fluxo de potência ótimo pelo método dos Pontos Interiores. São apresentados resultados para o sistema IEEE-RTS com e sem curva de carga. Demonstra-se que tanto a método escolhido como a hipótese assumida são válidos e fornecem uma alternativa eficiente para a análise do bem-estar de sistemas de grande porte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Burbano Pantoja, Víctor Miguel, Margoth Adriana Valdivieso Miranda und Ángela Saray Burbano Valdivieso. „Estrategia didáctica para aprender modelaje probabilístico en sistemas de colas“. Revista Boletín Redipe 10, Nr. 6 (01.06.2021): 441–56. http://dx.doi.org/10.36260/rbr.v10i6.1340.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabajo investigativo tuvo como objetivo implementar una estrategia didáctica para elaborar un modelaje del sistema de colas del kiosco estudiantil en una universidad colombiana mediante modelos probabilísticos. La metodología fue cuantitativa con diseño de corte transversal. Los datos fueron recopilados por observación directa y conteo del número de usuarios que llegaban a la cola del kiosco universitario para adquirir sus tiquetes de almuerzo, en intervalos de 10 minutos. Los resultados evidenciaron que tal sistema podía modelarse mediante distribuciones de probabilidad de Poisson y exponencial. Este operaba de forma estable, el tiempo de espera en la cola era reducido y el tiempo de servicio fue pertinente. Se concluye que el modelamiento matemático es una herramienta poderosa para representar un sistema real pero requiere desarrollar una estrategia planificada que va de los datos hacia el modelo y de este nuevamente a la realidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Lima, João Marcos, Elizete Maria Lourenço und Marcus Theodor Schilling. „Desafios e vantagens da utilização de critérios probabilísticos no planejamento de sistemas elétricos“. Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 23, Nr. 4 (August 2012): 465–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592012000400007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O sistema elétrico brasileiro tem sido projetado e operado através do uso de um conjunto de critérios de confiabilidade determinísticos. Esses critérios têm cumprido um papel importante no desenho e na operação do sistema durante décadas. Entretanto, tendem à utilização menos otimizada dos recursos disponíveis e no excesso de instalações de reserva de capacidade de transmissão, com impacto direto nos custos associados ao planejamento e operação do sistema. No planejamento da expansão, por exemplo, o critério determinístico mais utilizado é o n-1. Com relação à aprovação de intervenções programadas na rede básica, o principal critério determinístico adotado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o n-2. Esse critério estabelece que o sistema elétrico deve suportar a indisponibilidade simultânea de um elemento de transmissão que esteja fora de operação para manutenção e de qualquer outro elemento por contingência, sem que ocorram violações dos indicadores de desempenho do sistema. Este artigo discute as limitações desses critérios determinísticos e propõe uma nova metodologia para avaliação de intervenções programadas, com base em técnicas probabilísticas. A nova metodologia permite uma avaliação mais precisa e flexível de agendamento de interrupções durante dias úteis em período de carga média, sem que o grau de risco do sistema se eleve a níveis preocupantes. Os resultados esperados com esse novo critério correspondem à redução dos custos de operação e de manutenção que, por sua vez, implicam na redução das tarifas de energia paga pelos consumidores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Vicari, Rosa Maria, Cecília Dias Flores, Marcos Eduardo Casa und Alexandre Moretto Ribeiro. „Representação do conhecimento incerto aplicado a sistemas educacionais na Web“. Educar em Revista, spe_ (2003): 199–215. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.306.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo apresenta os resultados obtidos no projeto conjunto entre o Instituto de Informática da UFRGS (II-UFRGS) e o Departamento de Informática da UCS (DEIN/UCS), cujo propósito foi a proposição e o desenvolvimento de um ambiente educacional multiagentes, baseado na web. O foco principal da pesquisa está no desenvolvimento de um modelo de representação do conhecimento para a construção de agentes inteligentes, capazes de atuar em situações reais de ensino e aprendizagem. Em particular, o foco está no uso de métodos probabilísticos de representação do conhecimento, para a realização de diagnósticos clínicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Caseri, Angélica Nardo, Carlos Frederico De Angelis und Etienne Leblois. „SIMULAÇÃO DE CAMPOS PROBABILÍSTICOS DE PRECIPITAÇÃO A PARTIR DE UM MÉTODO GEOESTATÍSTICO“. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7 (15.08.2018): 493. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e02018493-507.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Inúmeras regiões no mundo já foram atingidas, pelo menos uma vez, por eventos extremos de inundação os quais causaram grandes perdas socioeconômicas, ambientais entre outros. Os dados de estimação de precipitação são essenciais para realizar a previsão destes eventos e gerar alertas que possam minimizar os danos que podem ser causados. Uma das características principais destes eventos é a elevada variabilidade espacial e temporal. Devido a sua complexidade, a previsão dos mesmos possui diversas fontes de incertezas, como as incertezas provenientes dos campos de chuva observados. Estes dados, por sua vez, possuem papel importante no desempenho dos sistemas de previsão. Este estudo tem como objetivo principal desenvolver uma metodologia, baseada em um método geoestatístico, capaz de gerar cenários possíveis de chuva a partir de dados de radar meteorológico e de pluviômetros. A área de estudos localiza-se na região de Campinas, estado de São Paulo, na qual inúmeros eventos extremos já foram detectados. Os resultados obtidos apresentam que o método desenvolvido neste estudo pode ser uma solução para quantificar as incertezas que podem ser encontradas nos dados de precipitação observada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Silva Neto, Benedito, und Eliani Retzlaff. „Otimização sob incerteza de sistemas de produção: interação lavoura-pecuária, com enfase em bovinocultura de leite“. Ciência Rural 34, Nr. 4 (August 2004): 1207–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000400037.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Na modelagem de sistema de produção agropecuária, a possibilidade de combinar livremente as pastagens para a composição do sistema de alimentação dificulta a avaliação em termos probabilísticos da bovinocultura de leite. Neste trabalho, propõe-se um modelo de otimização que, utilizando uma abordagem não probabilista da incerteza, permite contornar este problema. A aplicação do modelo para a análise de uma unidade de produção agropecuária indicou que uma diminuição das culturas de grãos comerciais com a constituição de reservas de pastagens pode se constituir em uma estratégia interessante para minimizar as perdas econômicas em caso de queda de rendimento físico das forrageiras. Além disto, pelo fato de dispensar pressupostos estatísticos e basear-se em cenários que representam condições técnicas e econômicas que puderam ser facilmente discutidas com o agricultor, concluiu-se que a abordagem utilizada neste trabalho pode se constituir em um procedimento útil no planejamento de sistemas de produção sob incerteza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Mazo, Nathaly De los Ángeles, Jorge Eliécer Rubiano und Aracely Castro. „Sistemas agroforestales como estrategia para el manejo de ecosistemas de Bosque seco Tropical en el suroccidente colombiano utilizando los SIG“. Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía 25, Nr. 1 (09.02.2016): 65–77. http://dx.doi.org/10.15446/rcdg.v25n1.41993.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>Los sistemas agroforestales son una alternativa para el manejo de zonas de bosque seco tropical de laderas intervenidas o en degradación. Sus beneficios se basan en el uso eficiente de los recursos, la productividad y la seguridad alimentaria de las comunidades rurales. Localizar lugares más aptos para dichos sistemas es un requisito en el proceso de extensión agrícola. Con este propósito, la utilización de modelos probabilísticos integrados con Sistemas de Información Geográfica (SIG) permite identificar aquellas áreas potenciales para la implementación de nuevas tecnologías, de modo similar a la identificación de nichos de especies en estudios de biodiversidad. Siguiendo este enfoque, se utilizó el peso de la evidencia y la regresión logística para generar superficies indicativas de áreas adecuadas para implementar la agroforestería en el suroccidente colombiano.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Piqueira, José Roberto Castilho. „Biomatemática: métodos e limitações“. Trans/Form/Ação 19 (Dezember 1996): 141–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31731996000100009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho trata de uma visão panorâmica dos principais métodos utilizados, atualmente, na modelagem matemática de processos biológicos. Esses métodos são muito variados, com enfoques que, às vezes, são determinísticos, utilizando a teoria dos sistemas dinâmicos e, às vezes, são probabilísticos, lançando mão das equações diferenciais estocásticas. Em todos eles, entretanto, três fatores inerentes aos processos biológicos não podem deixar de ser considerados: a complexidade, a imprevisibilidade e a diversidade de escalas temporais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Corrêa, Francisco de Assis, und Luiz Antonio Nogueira Lorena. „Aplicação da relaxação lagrangeana e do algoritmo genético construtivo na solução do problema probabilístico de localização-alocação de máxima cobertura“. Gestão & Produção 13, Nr. 2 (Mai 2006): 233–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2006000200006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O problema de localização de máxima cobertura (MCLP) procura localizar facilidades visando a maximizar a população atendida, considerando uma dada distância ou tempo padrão de serviço. Várias extensões desse modelo têm sido propostas para aumentar a sua aplicabilidade. Entre elas, existem modelos probabilísticos para localização-alocação de máxima cobertura com restrições no tempo de espera ou no comprimento da fila para sistemas congestionados, que levam em conta um ou vários servidores por facilidade. A proposta deste trabalho é a de resolver um modelo para um servidor por facilidade por meio da relaxação lagrangeana e do Algoritmo Genético Construtivo. Os resultados dos testes obtidos nessas abordagens são apresentados e comparados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Pereira, Alexandre Da Costa, Jaime Fernández Gómez und Amparo Moragues Terrades. „AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE ESPACIAL NA PREVISÃO DA VIDA ÚTIL SEGUNDO PROPOSTA PROBABILÍSTICA: CASO DE PLATAFORMAS OFFSHORE NO BRASIL“. HOLOS 3 (21.09.2010): 46. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2010.447.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Se apresentam no trabalho considerações sobre a influência da variabilidade da evolução na probabilidade de danos devido ao fator solicitação ambiental, bem como sobre a aplicabilidade do objeto de estudo como critério de decisão em sistemas de manutenção para estruturas offshore de concreto submetidas às condições impostas pelo ambiente marinho tropical. Duas plataformas offshore de concreto, construídas em 1976, foram selecionadas para a pesquisa. O plano experimental constou de campanha de ensaios in situ e de laboratório executados sobre testemunhos extraídos das plataformas. Perfis de cloretos foram determinados para distintas orientações e diferentes cotas sobre o nível do mar, além de terem sido determinadas características e propriedades do material relacionadas com a durabilidade. Os resultados obtidos indicam que existe importante influência na variabilidade espacial, tanto na intensidade como na freqüência da ação ambiental sobre as obras estudadas. Também se observou que os métodos probabilísticos analisados representam ferramenta para o estudo da influência da variabilidade espacial, aplicados ao caso da previsão da vida útil de estruturas marinhas. O modelo é indicado para ser utilizado como critério de decisão em sistemas de manutenção estrutural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Fontanelli Espinoza, Oscar, Ricardo Lino Mansilla Corona und Pedro Eduardo Miramontes Vidal. „Distribuciones de probabilidad en las ciencias de la complejidad: una perspectiva contemporánea“. INTERdisciplina 8, Nr. 22 (31.08.2020): 11. http://dx.doi.org/10.22201/ceiich.24485705e.2020.22.76416.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<span>La ciencia en el siglo XXI está siendo dominada por nuevos enfoques que involucran la interdisciplina, la perspectiva de sistemas y los conceptos de la teoría de la complejidad. Estos nuevos paradigmas nos obligan a dejar de lado los antiguos enfoques mecanicistas y adoptar nuevos puntos de partida basados en la aleatoriedad, la caoticidad, la estadística y la probabilidad. En este trabajo revisamos los conceptos fundamentales de la teoría de los sistemas complejos y los principales modelos probabilísticos clásicos que se utilizan en este contexto: leyes de grandes números, teorema del límite central y distribuciones normales y estables. Hablamos también de las leyes de potencias como el principal modelo para describir fenómenos con distribución de cola pesada y exploramos los principales problemas que muestran en la práctica estos modelos. Posteriormente, hablaremos de una alternativa reciente para la descripción de este tipo de fenómenos y mostraremos, por último, un par de ejemplos que ilustran el uso de este nuevo modelo.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Bernal Campos, Henry César. „Desafíos didácticos en la disciplina empresarial“. Panorama Económico 27, Nr. 1 (01.01.2019): 267–89. http://dx.doi.org/10.32997/2463-0470-vol.27-num.1-2019-2627.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Los escasos medios didácticos no responden a la pedagogía activa del conocimiento difundido por los programas de Administración de Empresas. Pese a las exigencias de la política pública dada por las instituciones rectoras de la educación, las acciones se han centrado en el plano verbal y persiste la distancia teoría-práctica. El desafío se da por la dificultad de crear medios didácticos activos para una educación organizacional, que implican los sistemas probabilísticos, autorregulados y complejos de las organizaciones. La falta de comprobación de las teorías ha inducido la observación directa en empresas fuera de la Institución Educativa. El Laboratorio de Empresa como didáctica activa para la educación empresarial, devela algunos caminos para aceptar el desafío de unir teoría-práctica. Las opciones: imaginarse poderoso para dominar la dificultad o aceptar el desafío.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Rivera, Berta, Bruno Casal und Luis Currais. „Healthy Immigrant Effect: Trayectoria de salud de la población inmigrante a partir de la ENSE 2011-2012“. Studies of Applied Economics 31, Nr. 2 (29.03.2020): 339. http://dx.doi.org/10.25115/eea.v31i2.3330.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
El objetivo principal de este artículo es estudiar la dinámica de salud de la población inmigrante en España y aportar evidencia empírica que demuestre la existencia del Healthy Immigrant Effect. Se utilizan datos de la Encuesta Nacional de Salud de España 2011-2012 y se estiman diferentes modelos probabilísticos, tomando como variables de resultado indicadores de salud autopercibida, presencia de trastornos crónicos y limitaciones de actividad. Los resultados obtenidos indican que la población inmigrante presenta un mejor estado de salud que la nacional. Se obtiene también evidencia a favor del Healthy Immigrant Effect, dado que el estado de salud tiende a empeorar con el tiempo de residencia en el país, convergiendo hacia los niveles de salud de la población nacional. Desde el punto de vista de los sistemas sanitarios, el estudio de las diferencias en salud en la población extranjera, y su evolución temporal, se muestra relevante para garantizar el acceso de la población inmigrante a los diferentes servicios de salud y atender a unas necesidades que varían con el tiempo transcurrido desde que se produce la migración.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Tabilo García, Cristian. „Conferencia plenaria: Gestión de datos. Puente entre la biología y la tecnología“. Revista de la Sociedad Argentina de Diabetes 54, Nr. 3Sup (21.11.2020): 75. http://dx.doi.org/10.47196/diab.v54i3sup.447.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La prevalencia diabetes mellitus tipo 2 (DM2) en Chile es de 12,3% y el sistema público controla 920.219 pacientes, de los cuales el 19% tiene niveles HbA1c >9%, con un de 26,8% insulinización, con un fondo de ojo actualizado 36,4% y logrando la triple-meta (LDL/PA/HbA1c) tan sólo un 20%. El conocimiento de estos datos nos llevó a plantear una forma diferente de trabajar. Para obtener mejores resultados locales, implementamos diferentes estrategias como la telemedicina, plataforma-asistencia del especialista, canasta farmacológica modificada en los pacientes con mayor riesgo cardiovascular. Lo anterior, ha resultado en una mejoría en los indicadores del programa cardiovascular de nuestro servicio dentro los seis meses de aplicado, pudiendo calcular los eventos prevenidos anualmente y los costos asociados que se ahorra el sistema sanitario. No obstante, es complejo atribuir esta mejoría en el control de la diabetes a una medida específica. Luego de dos años de trabajo, observamos que la falta de adherencia de los pacientes, la inercia terapéutica del equipo de salud, la falla en la trazabilidad estricta del paciente por sistemas de registros electrónicos y la carencia de un adecuado seguimiento farmacológico, asociado a determinantes sociales adversos de la población en control, nos puede llevar a la no obtención de metas sanitarias, con un alza importante de los costos económicos de la atención, sin considerar los efectos que ello pudiera tener sobre la morbimortalidad en este grupo de pacientes. La recolección y evaluación de los datos nos hizo replantear la estrategia de cuidado, diagnosticar sus debilidades, y evaluar la aplicación de modelos probabilísticos y de precisión para tener un mayor costo-efectividad a fin de que pueda implementarse a nivel nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Cordeiro, Gauss M., Cláudio T. Cristino, Andrea A. Prudente und Christian D. A. Daniel. „Modelagem probabilística de setores de um sistema elétrico“. Pesquisa Operacional 30, Nr. 3 (Dezember 2010): 563–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382010000300004.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os sistemas de geração e transmissão de energia elétrica (assim como outros sistemas complexos) podem ser modelados a partir de um grafo. Há necessidade de se otimizar recursos destinados aos sistemas de proteção de tais redes, assim como, a minimização de perdas advindas de grandes acidentes. A chamada avaliação probabilística de risco indica fragilidades no sistema em termos de proteção instalada e de fatores inerentes aos componentes. O artigo apresenta um modelo de análise dos riscos do sistema elétrico, atribuindo distribuições de falhas para cada componente ou conjunto de componentes, além de propor o modelo de propagação de tais falhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Pacheco Centeno, Maribel, Pablo Franco León, Cesar Cáceres Musaja, Marco Navarro Guzmán und Cesar Jove Chipana. „APLICACIÓN DE TÉCNICAS SIG PARA LA COBERTURA SUPERFICIAL Y DISTRIBUCIÓN DEL BOSQUE DE Polylepis EN LA ZONA ANDINA DE MOQUEGUA 2018“. Ciencia & Desarrollo, Nr. 23 (12.06.2019): 26–32. http://dx.doi.org/10.33326/26176033.2018.23.753.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
En el presente trabajo presentamos los resultados del análisis especializado en Sistemas de Información Geográfica (SIG) de los bosques relictos alto andinos de Polylepis, existentes en la región Moquegua. Dicho análisis ha permitido determinar una cartografía más detallada y actualizada respecto de las que estudios anteriores, realizados en la misma zona, habían propuesto. A través de la aplicación de técnicas combinadas de modelamiento de distribuciones potenciales de especies (MDE), algoritmos probabilísticos (Bioclim y Domain), la interpretación visual de imágenes satelitales (Mejía, 2014) y la comprobación de campo se logró determinar en toda la zona andina de la región Moquegua una superficie actualizada de 23 081,60856 ha de bosques de Polylepis. Este resultado fue comparado con las estimaciones realizadas por el MINAM (2015), en la memoria descriptiva del Mapa Nacional de CoberturaVegetal, donde se estima para la zona una extensión de 5 265,343 ha. La información obtenida a partir de nuestra investigación, muestra datos mucho más precisos acerca de la superficie y distribución actual de los relictos en el lugar objeto de estudio; por ende, pueden servir como herramienta y guía en la cartografía a fin de cuantificar relictos aún existentes en otros espacios, así como para el manejo sostenible de los ecosistemas que se desarrollen en ellos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Messias, Cassiano Gustavo, und Marcos César Ferreira. „Modelo Geoespacial para a Identificação de Áreas com Perigo de Propagação de Queimadas no Parque Nacional da Serra da Canastra“. Geography Department University of Sao Paulo 38 (10.12.2019): 154–68. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v38i1.153493.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Apesar do fogo ser parte da dinâmica e evolução do Cerrado, queimadas de forma indiscriminada são um problema para a longevidade de Unidades de Conservação (UC). O Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC), localizado a Sudoeste do estado de Minas Gerais, Brasil, tem o fogo como uma das principais atividades conflitantes. Este trabalho tem como objetivo criar uma metodologia para a geração de um modelo de perigo potencial de propagação de queimadas, aplicado no PNSC. Para isto, foram mapeadas variáveis geoambientais associadas à propagação do fogo, sendo elas: hipsometria, declividade, efeito do vento nas encostas, índice de convexidade das vertentes, índice de vegetação, densidade de drenagem e densidade de vias. A dependência espacial entre as áreas de alta recorrência de queimadas e estas variáveis geoambientais foi avaliada pelo teste Kolmogorov-Smirnov, que foi também utilizado para atribuir pesos às variáveis. A modelagem foi realizada em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e empregou mapas probabilísticos Fuzzy. Os resultados mostraram que o Chapadão da Canastra e o Chapadão da Babilônia apresentam perigo de propagação elevado. O perigo de propagação nas depressões intermontanas é médio, e na zona de amortecimento, o perigo é baixo. O modelo foi validado, o que comprovou a eficiência desta metodologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Carvalho, Simão Célio de, und José Aurélio Medeiros da Luz. „Modelamento matemático de peneiramento vibratório (Parte 2): simulação“. Rem: Revista Escola de Minas 58, Nr. 2 (Juni 2005): 121–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672005000200005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O peneiramento é uma operação unitária em que mecanismos probabilísticos ocorrem de maneira intensa. Este trabalho apresenta um modelo alternativo de peneiramento a partir da abordagem probabilística de Mogensen. Um sistema computacional (SimPeneira) foi implementado e validado experimentalmente. Tal sistema é capaz de simular cenários de peneiramento industrial e quantificar o impacto de parâmetros, tais como: abertura, comprimento da peneira, velocidade do fluxo do material, área efetiva de peneiramento, freqüência e amplitude das vibrações. O sistema também pode dimensionar peneiras, utilizando-se o método clássico de dimensionamento (com modificações).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Szwarcwald, Célia Landmann, und Giseli Nogueira Damacena. „Amostras complexas em inquéritos populacionais: planejamento e implicações na análise estatística dos dados“. Revista Brasileira de Epidemiologia 11, suppl 1 (Mai 2008): 38–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2008000500004.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A avaliação do desempenho dos sistemas de saúde das nações vem ganhando importância crescente entre os gestores do setor saúde. Entre os instrumentais de avaliação do desempenho de saúde, destacam-se os inquéritos nacionais de saúde, cada vez mais utilizados para avaliar o estado de saúde da população e a assistência de saúde prestada do ponto de vista do usuário. A maioria dos inquéritos nacionais de saúde não usa amostragem aleatória simples, em parte por restrições orçamentárias, em parte por limites de tempo associado à coleta de dados. Em geral, utiliza-se combinação de vários métodos probabilísticos de amostragem para seleção de uma amostra representativa da população, chamada de desenho complexo de amostragem. Entre os métodos de amostragem mais utilizados conjuntamente, destacam-se a amostra aleatória simples, a amostragem estratificada, e a amostragem por conglomerados. Resultante desse processo, a preocupação subseqüente é a análise de dados provenientes de amostras complexas. Este artigo trata de questões relacionadas à análise estatística de dados obtidos através de pesquisas com desenhos complexos de amostragem. Apresentam-se os problemas que ocorrem quando a análise estatística não incorpora a estrutura do plano amostral. Ao ignorar o desenho de amostragem, a análise estatística tradicional, sob a suposição de amostragem aleatória simples, pode produzir incorreções tanto para as estimativas médias como para as respectivas variâncias, comprometendo os resultados, os testes de hipóteses e as conclusões da pesquisa. Para a exemplificação dos métodos, é utilizada a Pesquisa Mundial de Saúde (PMS), realizada no Brasil em 2003.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Sáenz, César, und Orfelio G. León. „El sistema de ideas probabilísticas de los adolescentes“. Estudios de Psicología 19, Nr. 59 (Januar 1998): 25–44. http://dx.doi.org/10.1174/02109399860400702.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Páez M, Martha Isabel, Marcela Varona Uribe, Sonia Mireya Díaz, René A. Castro, Edwin Barbosa, Natalia Carvajal und Alfonso Londoño. „Evaluación de Riesgo en Humanos por Plaguicidas en Tomate Cultivado con Sistemas Tradicional y BPA (Buenas Prácticas Agrícolas)“. Revista de Ciencias 15 (13.02.2012): 153–66. http://dx.doi.org/10.25100/rc.v15i0.523.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Se evaluó el riesgo en la salud humana a partir de los datos de residualidad de plaguicidas en tomates cultivados con sistemas tradicionales y BPA. La evaluación de riesgo fue calculada para cada contaminante y el acumulado a partir de una simulación Monte Carlo de 100.000 iteraciones con el modelo probabilístico USEPA Crystal Ball. El cálculo del riesgo por sustancia de efectos tóxicos no-carcinogénicos (ENC) se estimó considerando la ingesta de tomate como la única ruta de contaminación. Se determinó que las mujeres son receptoras más vulnerables a los riesgos asociados con la ingesta de alimentos que contengan residuos químicos. En general, se aprecia que para ambos sistemas de cultivo los valores máximos de las distribuciones probabilísticas no superan los valores límites para el riesgo no-cancerígeno (límite =1), siendo de 2 y 3 órdenes de magnitud menores al nivel de peligrosidad, pero si existe una diferencia significativa entre los dos sistemas de cultivos (pmenores de 0,05), mostrando la bondad de las BPA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Moreno, Amable. „EL PENSAMIENTO PROBABILÍSTICO EN ESTUDIANTES DE INGENIERÍA EN SISTEMAS DE INFORMACIÓN“. Revista Ingeniería, Matemáticas y Ciencias de la Información 3, Nr. 5 (15.01.2016): 29–35. http://dx.doi.org/10.21017/rimci.2016.v3.n5.a3.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Arias Chávez, David, Johana Abril Ortega, Jenny Núñez Moreno und Ángel Zapata Barros. „Prospectiva y escenarios probabilísticos de la nacionalidad Tsáchila“. Ciencia Sociales y Económicas 1, Nr. 2 (23.12.2017): 44–64. http://dx.doi.org/10.18779/csye.v1i2.257.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La metodología de prospectiva estratégica es de origen francés y avalada por la UNESCO; su propósito es dilucidar el futuro con escenarios de probabilidad relativa de ocurrencia, esta herramienta es considerada para prescribir orientaciones estratégicas a la Nacionalidad Tsáchila y la convergencia del Plan de Vida de la Etnia, acorde a los lineamientos del Plan Nacional del Buen Vivir en el objetivo 5. Este método contiene una etapa de reflexión colectiva, posición de actores y juego de hipótesis probabilizadas, que se esgrimen en tres softwares. El primer sistema nombrado MICMAC, permite la identificación de variables esenciales y proporciona resultados visuales en planos de influencias y dependencias, para verificar las hipótesis elaboradas por el grupo de expertos sobre la explicación del fenómeno en estudio. Los Tsáchilas, se encuentran en un proceso de preservación ancestral, es comprensible que stakeholders influyan directa e indirectamente sobre ellos; identificados estos grupos de interés se adhieren al segundo sistema denominado MACTOR, que a través de gráficos de convergencia y divergencia permiten visualizar la posición de los actores. Con las derivaciones obtenidas en los métodos de MICMAC y MACTOR, se aplica el software SMIC PROB EXPERT, sistema que catalizó la identificación de escenarios futuros de ocurrencia que podría enfrentar la Etnia, y se contrastó con la visión del Plan de Vida de la Nacionalidad para justificar si converge con el escenario de mayor probabilidad relativa. Palabras clave: grupo étnico, investigación social, patrimonio cultural inmaterial, planificación del desarrollo, prospectiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Cortez Vasquez, Augusto. „Learning System of Web Navigation Patterns through Hypertext Probabilistic Grammars“. Inge CUC 11, Nr. 1 (31.01.2015): 72–78. http://dx.doi.org/10.17981/ingecuc.11.1.2015.07.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Ilha, Marina S. de Oliveira, Lúcia Helena de Oliveira und Orestes M. Gonçalves. „Sistemas de medição individualizada de água: como determinar as vazões de projeto para a especificação dos hidrômetros?“ Engenharia Sanitaria e Ambiental 15, Nr. 2 (Juni 2010): 177–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522010000200010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo tem como objetivo avaliar os resultados obtidos na estimativa das vazões de projeto para o dimensionamento de hidrômetros de sistemas prediais de água fria com medição individualizada, empregando um método probabilístico aberto e o método empírico recomendado na normalização brasileira. Como os resultados finais indicam grandes diferenças nas vazões de projeto estimadas pelos dois métodos, é importante realizar pesquisa de campo a fim de verificar os valores obtidos. O modelo probabilístico aberto permite que o projetista ajuste as variáveis relacionadas ao uso da água para refletir melhor a realidade das vazões no sistema predial em função de diferentes condições de utilização. Por isso, seu emprego apresenta-se mais vantajoso, principalmente em sistemas com medição individualizada, em que a especificação do hidrômetro é efetuada, entre outros parâmetros, em função da vazão de projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Amorim, Marina Melo Luiz, und Marcus André Siqueira Campos. „Determinação da vazão de projeto para a escolha dos hidrômetros de edificações residenciais com medição individualizada“. Ambiente Construído 21, Nr. 1 (Januar 2021): 403–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212021000100511.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo A implementação do sistema de medição individualizada requer o ajuste correto dos hidrômetros. Dessa forma, a determinação das vazões do projeto é uma das premissas para o desempenho adequado do sistema. Sob esse ponto de vista, este artigo tem como objetivo comparar os valores de vazões de projeto com os valores de vazões obtidos em apartamentos em operação. Foi realizada uma investigação em 20 unidades habitacionais, nas quais as vazões foram identificadas e seus perfis de consumo de água e a distribuição de vazões reais ao longo do tempo definidos. Foram comparadas as vazões calculadas pelo método proposto por Gonçalves (1986), além dos métodos utilizados nas normas brasileiras, portuguesa e europeia, com as vazões reais medidas e indicadas em padrão técnico, através da utilização de técnicas de estatística descritiva e de modelagem probabilística dos dados. Foi possível verificar que os valores derivados do método probabilístico foram os que mais se aproximaram das medições reais. Concluiu-se que o uso do método probabilístico reduz a vazão nominal dos hidrômetros escolhidos, o que pode aumentar a precisão e, consequentemente, o volume medido para a concessionária local. Contribui também para melhorar os procedimentos de avaliação do dimensionamento de hidrômetros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Mendes, Antônio da Cruz Gouveia, Mirella Muzzi de Lima, Domício Aurélio de Sá, Luiz Cláudio de Souza Oliveira und Lívia Teixeira de Souza Maia. „Uso da metodologia de relacionamento de bases de dados para qualificação da informação sobre mortalidade infantil nos municípios de Pernambuco“. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 12, Nr. 3 (September 2012): 243–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292012000300004.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
OBJETIVOS: identificar a completitude e a consistência dos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc) em Pernambuco e analisar a qualidade das informações sobre mortalidade infantil obtida a partir desses sistemas. MÉTODOS: relacionou-se as bases de dados do SIM e do Sinasc por meio da técnica de linkage, utilizando os métodos determinístico e probabilístico. O banco de dados obtido foi analisado segundo o tipo de relacionamento, componente da mortalidade infantil e porte populacional dos municípios de residência. Para a análise do preenchimento dos campos dos registros foram consideradas as variáveis comuns aos dois sistemas. RESULTADOS: o linkage determinístico contribuiu fortemente para a identificação dos pares verdadeiros dos óbitos neonatais, enquanto que o método probabilístico permitiu o resgate de grande parte dos registros pós-neonatais, especialmente em municípios menores. Além disso, foi observado um aumento significativo na completitude das informações analisadas, com uma maior contribuição do Sinasc para o incremento de informações no SIM. CONCLUSÃO: o linkage possibilitou uma redução no percentual de campos ignorados de todas as variáveis analisadas para menos de 1%, em ambos os sistemas, mostrando-se uma importante ferramenta para o conhecimento e aprimoramento da qualidade das informações sobre mortalidade infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Arantes Jr, Gladstone M., Felipe M. G. França und Carlos A. Martinhon. „Gerando orientações acíclicas com algoritmos probabilísticos distribuídos“. Pesquisa Operacional 25, Nr. 3 (Dezember 2005): 301–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382005000300001.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo apresenta um novo algoritmo distribuído probabilístico para a geração de orientações acíclicas em um sistema distribuído anônimo de topologia arbitrária. O algoritmo é analisado tanto em termos de correção e complexidade esperada quanto velocidade de convergência. Em particular, é demonstrado que este novo algoritmo, chamado Alg-Arestas, é capaz de produzir, com alta probabilidade, orientações acíclicas quase instantaneamente, isto é, em menos de dois passos. Duas aplicações para essa forma de quebra de simetria serão discutidas: (i) inicialização do Escalonamento por Reversão de Arestas (ERA), um simples e poderoso algoritmo de escalonamento distribuído, e (ii) uma estratégia de distribuição de uploads em redes de computadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Gallego, Mauricio, Luis Yamin und Julián Tristancho. „Sistema probabilístico de información geográfica de Amenaza sísmica de Colombia“. Revista de Ingeniería, Nr. 16 (Januar 2002): 12–26. http://dx.doi.org/10.16924/revinge.16.2.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Santos, Simone Agadir, Letícia Fortes Legay, Fernanda Pinheiro Aguiar, Giovanni Marcos Lovisi, Lucia Abelha und Sergio Pacheco de Oliveira. „Tentativas e suicídios por intoxicação exógena no Rio de Janeiro, Brasil: análise das informações através do linkage probabilístico“. Cadernos de Saúde Pública 30, Nr. 5 (Mai 2014): 1057–66. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00054213.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A intoxicação exógena é um dos três principais meios utilizados nas tentativas e suicídios. Com o objetivo de melhorar a qualidade destas informações foi realizado um estudo seccional descritivo dos registros sobre casos do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, período 2006-2008, presentes nos bancos de dados do Sistema de Informações sobre Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Centro de Controle de Intoxicação de Niterói (CCIn-Niterói). Através do método de relacionamento probabilístico desenvolveu-se um modelo de monitoramento dos casos de tentativas/suicídios devido intoxicação. Embora 68,8% dos 948 registros do CCIn tenham sido reportados por profissionais de saúde, apenas 2,6% constavam nos demais sistemas. O pareamento CCIn e SIM apresentou uma subnotificação de 61,3%. Sabe-se da importância da informação para a vigilância, formulação de políticas públicas, além de tomadas de decisão. O método de relacionamento de bancos de dados permitiu a identificação dos problemas existentes em cada sistema, proporcionou melhor qualidade das informações e maior proximidade com a situação real de agravos complexos e graves como o comportamento suicida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Machado, Juliana Pires, Daniele Pinto da Silveira, Isabela Soares Santos, Márcia Franke Piovesan und Ceres Albuquerque. „Aplicação da metodologia de relacionamento probabilístico de base de dados para a identificação de óbitos em estudos epidemiológicos“. Revista Brasileira de Epidemiologia 11, Nr. 1 (März 2008): 43–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2008000100004.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A crescente disponibilidade de dados de abrangência nacional, organizados em distintos sistemas de informação, requer o desenvolvimento de metodologias para o relacionamento de variáveis constantes em diferentes bases de dados. Este artigo descreve e analisa a metodologia utilizada no relacionamento das bases de dados nacionais do Sistema de Informação de Beneficiários (planos privados de assistência à saúde) e do Sistema de Informação de Mortalidade. Foram analisados os registros de óbitos e os registros de beneficiários no ano de 2004, identificando-se 92.566 óbitos em beneficiários de planos privados de saúde. O rigor na especificidade, em detrimento da sensibilidade do método empregado, não gerou vieses de seleção que pudessem comprometer as análises resultantes. A razão de mortalidade padronizada aponta a subestimação do número de óbitos, além de evidenciar diferenças no risco de morte entre as populações analisadas; no entanto, as diferentes situações de vida e saúde a que estão expostas podem ter interferido nos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Drumond, Eliane de Freitas, Carla Jorge Machado und Elisabeth França. „Subnotificação de nascidos vivos: procedimentos de mensuração a partir do Sistema de Informação Hospitalar“. Revista de Saúde Pública 42, Nr. 1 (Februar 2008): 55–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102008000100008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
OBJETIVO: Avaliar a subnotificação de registros de nascidos vivos em sistemas de informação em saúde. MÉTODOS: Foram utilizados dados secundários do Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc) em municípios de Minas Gerais, 2001. A análise foi feita por meio de dois procedimentos: a comparação do número de nascidos vivos por município de residência e a técnica de relacionamento probabilístico de dados individuais. Em ambos os casos, consideraram-se como indicadores de subnotificação as proporções de nascidos vivos informadas ao SIH e não obtidas no Sinasc. Os municípios foram posteriormente agregados em quatro faixas de tamanho populacional. RESULTADOS: O relacionamento probabilístico identificou maior proporção de nascidos vivos subnotificados no Sinasc, relativamente à comparação do número de nascidos vivos nos municípios. As variações das diferenças entre os percentuais de subnotificação por procedimentos foram: 9,4% nos municípios com população menor que 5.000 habitantes; 9,1% nos municípios com população entre 5.000 e 9.999 e 8,0% nos municípios com população entre 10.000 e 49.999 e com mais de 50.000 habitantes. CONCLUSÕES: A magnitude de acréscimos revelou-se sensível ao procedimento adotado. O relacionamento probabilístico incrementou certeza no pareamento e possibilitou identificação de maior proporção de casos não registrados no Sinasc, inclusive em grandes municípios. O SIH apresentou-se como importante indicador de subnotificação de nascidos vivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Rufino, Maria Aparecida Silva, und José Roberto Silva. „APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE PROBABILIDADE: UM OLHAR SOBRE A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL / MEANINGFUL LEARNING OF PROBABILITY: A LOOK AT TEACHERS’ UNDERSTANDING OF ELEMENTARY SCHOOL“. Revista Dynamis 25, Nr. 3 (04.11.2019): 115. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p115-137.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo debate acerca da aprendizagem significativa de probabilidade no Ensino Fundamental (EF), na perspectiva do tratamento da informação. Grande parte dos professores não estudou ou não viu esses conteúdos em sua formação, como objetos a serem ensinados. Esse fato tem explicado as dificuldades pedagógicas e a abordagem contestável que adotam sobre os métodos probabilísticos, incentivando mais a aprendizagem mecânica do que significativa, em termos ausubelinos. Pretende-se saber se esses equívocos perduram, passadas mais de duas décadas da inserção desses conteúdos no currículo do EF. Em estudo de caso qualitativo, investigaram-se quinze professores da rede pública de Vicência, em Pernambuco, Brasil. Observou-se que a visão desses professores é bastante restrita aos objetos da estatística, não havendo clareza sobre o sistema de informação a ser ensinado, o que compromete a análise probabilística em problemas típicos. Isso significa que o ensino por eles promovido dificilmente facilitará a aprendizagem significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Moura, Márcio das Chagas, Sérgio Parente Vieira da Rocha, Enrique López Droguett und Carlos Magno Jacinto. „Avaliação bayesiana da eficácia da manutenção via processo de renovação generalizado“. Pesquisa Operacional 27, Nr. 3 (2007): 569–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382007000300009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O Processo de Renovação Generalizado (PRG) é uma classe de modelos probabilísticos que trata ações de reparo de acordo com a redução que proporcionam na idade real de um equipamento/sistema. O PRG é uma extensão do Processo de Renovação e do Processo Não Homogêneo de Poisson e será utilizado para avaliar ações de reparo quanto a seu grau de eficácia. Considerando que os tempos entre falhas seguem uma distribuição Weibull, tal avaliação será realizada através da estimação da distribuição dos parâmetros do PRG e da análise de incerteza sobre o número esperado de falhas a partir de simulação Monte Carlo. Devido à escassez de dados de falha, o procedimento de inferência probabilística será executado a partir do paradigma Bayesiano o qual permite que outras fontes de informação, além dos dados de falha, sejam utilizadas na avaliação da distribuição de probabilidade sobre algum parâmetro de interesse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Almeida, Sylvia Regina Mesquita de, Maurílio de Jesus Souza und Pedro Felipe Tavares do Amaral. „OTIMIZAÇÃO NÃO DETERMINÍSTICA DE TRELIÇAS“. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil 15, Nr. 2 (17.09.2019): 01–16. http://dx.doi.org/10.5216/reec.v15i2.51693.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um programa de otimização probabilística de treliças, por meio do uso de um algoritmo heurístico (Branch and Bound) e pela aplicação de técnica para determinação de probabilidade de falha de uma estrutura (Monte Carlo), programados por meio do MATLAB. Para minimização do volume estrutural, consideram-se como variáveis de projeto as áreas e inércias das seções transversais das barras. As restrições são de tensão máxima no material, flambagem de barras comprimidas e deslocamento de nós específicos da treliça. São implementados exemplos de otimização determinística de outros trabalhos, de modo a provar sua incompatibilidade quanto aos requisitos de confiabilidade. Os resultados obtidos demonstram que as soluções ótimas determinísticas são incompatíveis quanto a este requisito, e que as soluções ótimas probabilísticas são mais robustas, de modo a aumentar a confiabilidade do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Rodríguez-Velásquez, Javier, María Alejandra González-Bernal, Adiela Ruiz-Gómez, Esmeralda Guzmán-de la Rosa, Daniel Pallejá-Lopez, Freddy Barrios-Arroyave, Oscar Valero-Alvarado, Ribká Soracipa-Muñoz, Nathalia López-Sardoth und Jorge Rodríguez-Hernandez. „Predicción temporal del número de muertes por lesiones causadas por tránsito en Estados Unidos“. Bionatura 6, Nr. 2 (15.05.2021): 1818–23. http://dx.doi.org/10.21931/rb/2021.06.02.23.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Los estudios realizados hasta el momento sobre el comportamiento de los accidentes de tráfico han sido descriptivos; sin embargo, este comportamiento al ser estudiado como un sistema dinámico cuya evolución es predecible en el tiempo ha llevado al diseño de una nueva metodología matemática la cual establece órdenes a una aparente imprevisibilidad, el objetivo del presente estudio es predecir mediante la dinámica probabilística de caminata aleatoria y probabilidad. de la tasa de mortalidad por accidentes de tránsito en los Estados Unidos al 2013. El comportamiento de la tasa de mortalidad por accidentes de tránsito en los Estados Unidos se analiza para el período 1994-2012 desde un contexto físico y matemático, estableciendo longitudes de análisis probabilístico y probabilístico de cuatro espacios, para determinar relativo un aumento anual consecutivo y disminuciones que es la tasa de fatalidades probable tránsito 2013. En el 2013 Estados Unidos informó que la tasa de mortalidad por accidentes de tránsito fue de 10,35 por 100.000 habitantes, el valor previsto fue de 10,6, logrando una tasa de éxito del 98% del valor real. El comportamiento dinámico de las víctimas mortales de tráfico en Estados Unidos, según un orden matemático de causalidad en el que fue posible predecir la tasa de víctimas mortales de tránsito para 2013.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Molina, B., N. Gonzalez und F. Soler. „Hacia la sostenibilidad portuaria mediante modelos probabilísticos: redes bayesianas“. Informes de la Construcción 70, Nr. 549 (06.04.2018): 244. http://dx.doi.org/10.3989/id.54678.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
En la explotación y gestión es necesario que el gestor de la infraestructura conozca las relaciones entre las variables en juego, lo cual es factible con el uso de redes bayesianas que permiten clasificar, predecir y diagnosticar las variables, pudiendo incluso estimar la probabilidad posterior de las no conocidas en base a las conocidas. En la metodología propuesta se ha generado una base de datos con variables portuarias, clasificadas en económicas, sociales, ambientales e institucionales, tal como se abordan los estudios de smart ports, en el Sistema Portuario Español, desarrollando una red mediante un grafo dirigido acíclico para conocer las relaciones en términos de padres e hijos. En términos probabilísticos, se observa que las variables más decisoras para la sostenibilidad portuaria son las institucionales. Se concluye que las redes bayesianas permiten modelar la incertidumbre de forma probabilística incluso cuando el número de variables es elevado como en la planificación y explotación portuaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Andrade, Antonio Ricardo Santos de, Hugo Orlando Carvallo Guerra, Ricardo Normando Baptista do Nascimento Neto, Sidnei Osmar Jadoski, Edijailson Gonçalves da Silva, Cleber Júnior Jadoski, Wemerson Silva dos Santos, Edes Torres da Silva, Claudia Machado Costa und Wllias Mendonça dos Santos. „Modelo estatístico de distribuição do volume de água aplicado por emissores na avaliação do desempenho do sistema de irrigação por gotejamento na cultura do maracujá“. Research, Society and Development 10, Nr. 7 (23.06.2021): e32610716566. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16566.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho de um sistema de irrigação localizada, do tipo gotejamento, no cultivo do maracujázeiro, determinado a eficiência de aplicação de água por meio de modelos matemáticos e probabilísticos. O trabalho foi conduzido na Fazenda Areião, área experimental da ESALQ/USP, Piracicaba/SP. A avaliação da eficiência do sistema de irrigação com base nos dados de distribuição de volume de água obtidos nos testes realizado em campo,baseou-se nos seguintes parâmetros de desempenho: eficiência de aplicação de água (Ea), eficiência de armazenamento (Es), percolação profunda (Pp), percentagem de déficit (Gd) e grau de adequação da irrigação (Gad). Para a avaliação desses parâmetros e da eficiência do sistema de irrigação, três diferentes metodologias foram utilizadas com base em procedimentos de modelagem matemática e estatística: a primeira metodologia é baseada nas expressões matemáticas segundo o Modelo Matemática Padrão (MMP), a segunda e a terceiro metodologias propostas por este estudo baseiam-se no procedimento estatístico utilizando o Modelo de Regressão não Linear (MRLN) e o Modelo Probabilístico não Linear (MPNL). Os resultados mostraram que não foram observadas diferenças entre os três modelos propostos como indicativos de medidas de eficiência de aplicação de água da irrigação, concluindo também que o sistema de irrigação em estudo encontra-se em perfeitas condições de operação. No entanto, os melhores resultados de eficiência média de armazenamento foram obtidos por meio do modelo estatístico do ajuste do polinômio do terceiro grau, com valor de 99,88%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Astolpho, Fabiane, Marcelo Bento Paes de Camargo, Mário José Pedro Junior, Wander José Pallone Filho und Ludmila Bardin. „Regionalização de riscos de ocorrência de temperaturas mínimas absolutas anuais para o Estado de São Paulo com base em modelos probabilísticos e digitais de elevação“. Bragantia 64, Nr. 1 (2005): 139–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052005000100015.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
É necessário o mapeamento mais consistente dos riscos de ocorrência de temperaturas mínimas adversas à agricultura, sendo possível sua obtenção utilizando maior número de postos meteorológicos, modelos probabilísticos e sistema de informações geográficas (SIG), que introduzem precisão matemática. Visando subsidiar os trabalhos de seguro rural, o planejamento e zoneamento agrícola, os objetivos deste trabalho foram os seguintes: estimar os riscos pontuais de ocorrência de temperaturas mínimas absolutas anuais adversas à agricultura para 28 localidades do Estado de São Paulo utilizando modelo probabilístico "distribuição normal", e regionalizar o Estado quanto às probabilidades de ocorrência de diferentes níveis de temperatura mínima absoluta utilizando SIG e modelos digitais de elevação. Utilizou-se o método de regressão múltipla para caracterizar a variabilidade espacial entre as coordenadas geográficas das estações e os resultados do modelo probabilístico. As variáveis independentes parciais que melhor explicaram a variável dependente probabilidade foram, altitude (R²=0,74-0,78), latitude (R²=0,33-0,44) e longitude (R²=0,15-0,20); as equações finais geradas pela regressão múltipla apresentaram R² entre 0,87 e 0,90. As probabilidades estimadas foram consideradas espacialmente no SIG "Idrisi", com base em modelo digital de elevação (altimetria) e coordenadas geográficas (latitude e longitude). As equações de regressão múltipla geraram variação contínua pixel a pixel do risco de ocorrência de diferentes classes de temperaturas mínimas absolutas. São apresentados mapas com a variação espacial das probabilidades de ocorrência de geadas de 1 e 2 °C.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Rodrigues, Anselmo Barbosa, Ricardo B. Prada und Maria da Guia da Silva. „Análise probabilística da estabilidade de tensão em sistemas compostos de geração e transmissão“. Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 21, Nr. 4 (August 2010): 338–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592010000400002.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A instabilidade de tensão geralmente manifesta-se de duas formas: insolubilidade das equações de fluxo de potência e a perda de controlabilidade. Entretanto, o último mecanismo não tem sido considerado na Análise Probabilística da Estabilidade de Tensão (APET). O objetivo deste artigo é apresentar um método para incluir a perda de controlabilidade e a insolubilidade na APET. O método proposto se baseia na combinação de três técnicas: Método Monte Carlo (MMC), Fluxo de Potência Ótimo (FPO) não-linear e o Método da Matriz D' (MMD). Os resultados dos testes demonstraram que a perda de controlabilidade é um mecanismo importante na APET.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Santos, Daniel da Silva, Iara Cristina Araújo Nogueira und Cid Ivan da Costa Carvalho. „Sistema automático de transcrição fonológica para o português“. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 11, Nr. 2 (16.07.2018): 50–67. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.50-67.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO: Os sistemas de transcrição automática de grafema para fonema são conhecidos como Graphem to phoneme (G2P). Neste trabalho, apresentamos um sistema automático de transcrição fonológica para o português, utilizando a tecnologia de estados finitos. Para o desenvolvimento desse sistema, seguimos os seguintes passos: a compreensão da relação entre as formas gráficas e as formas fonológicas da língua, a construção de um algoritmo, a implementação desse algoritmo numa linguagem de programação, o teste e a avaliação do sistema num corpus da língua portuguesa. Após o desenvolvimento, os resultados mostraram que o sistema apresenta nível satisfatório para a maior quantidade de palavras dessa língua; todavia, ainda precisa melhorar em outros aspectos, como a distinção entre o som aberto e o som fechado nas vogais anterior e posterior. PALAVRAS-CHAVE: Português; transcrição fonológica automática; forma gráfica; forma fonológica. ABSTRACT: The automatic grapheme transcription systems for phoneme are known as Graphem to phoneme (G2P). In this work, we present an Automatic phonological transcription system for Portuguese, using finite-state technology. For the development of this system, we follow these steps: the understanding of relationship between the graphical form and the phonological form of the language, the building of an algorithm, the implementation of this algorithm in a programming language, the testing and the evaluation of the system in a Portuguese language writing corpus. After the development, the results showed that the system presents a satisfactory level for the greatest amount of words of that language; however, it needs to be improved in other aspects, such as the distinction between open and closed sound in the anterior and posterior vowels. KEYWORDS: Portuguese; automatic phonological transcription; graphical form; phonological form. BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 38. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. BEESLEY, K. R.; KARTTUNEN, L. Finite-State Morphology:Xerox Tools and Techniques, 2002. BIRD, S.; KLEIN, E.; LOPER, E. Learning to classify text. In: _____. Natural language processing with python. United States of America: O'Reilly, 2009, p. 221-257. Disponível em: <http://www.nltk.org/book/>. Acesso em: mai. 2012. BRAGA, D.; COELHO, L.; RESENDE Jr., F. G. V. A Rule-Based Grapheme-to-Phone Converter for TTS Systems in European Portuguese, VI Int. Telecommunications Symposium, Fortaleza-CE, Brazil, 2006. p. 976-981. CARVALHO, C. I. C. Transdutor de estados finitos para conversão de grafema para a pronúncia da variedade linguística potiguar. 2016. 160 f. Tese (doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas, Fortaleza, 2016. CARVALHO, C. I. C. Conversor de transcrição fonética automática para as formas linguísticas da variedade linguística potiguar. Domínios de Lingu@gem,[s.l.], v. 11, n. 3, p. 733-752, 30 jun. 2017. EDUFU. http://dx.doi.org/10.14393/dl30-v11n3a2017-13. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/37277/20915>. Acesso em: 10 ago. 2017. CHOMSKY, N.; HALLE, M. The sound pattern of english. New York: Harper e Row, 1968. HULDEN, M. Finite-State Syllabification. In: HULDEN, M. YLI-JYRÄ, A.; KARTTUNEN, L.; KARHUMÄKI, J. FSMNLP 2005, LNAI 4002, 2006, p. 86-96. HULDEN, M. Foma: a finite-state compiler and library. In: CONFERENCE OF THE EUROPEAN CHAPTER OF THE ASSOCIATION FOR COMPUTATIONAL LINGUISTICS, 12., 2008, Atenas. Proceedings...Atenas: Eacl, p. 29-32, 2008. Disponível em: <http://dingo.sbs.arizona.edu/~mhulden/hulden_foma_2009.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2013. JARGAS, A. M. Expressões Regulares: uma abordagem divertida. Novatec Editora, 2006. SEARA, I. C.; NUNES, V. G.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Fonética e fonologia do português brasileiro. Editora Contexta, 2015. SILVA, T. C. Fonética e fonologia do português. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2014. TEIXEIRA, A.; OLIVEIRA, C.; MOUTINHO, L. On the Use of Machine Learning and Syllable Information in European Portuguese GraphemePhone Conversion, Proc. PROPOR 2006, 2006. p. 212-215. VASILÉVSKI, V. Construção de um sistema computacional para suporte à pesquisa em fonologia do português do Brasil. 2008. 166f. Tese de doutorado - Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, 2008. VEIGA, A.; CANDEIAS, S.; PERDIGÃO, F. Conversão de Grafemas para Fonemas em Português Europeu – Abordagem Híbrida com Modelos Probabilísticos e Regras Fonológicas. Linguamática, v. 3, nº 1, 2, p. 39–51, dez. 2011.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Lopez de la Cruz, Edgardo Cristiam Ivan. „Implementación de un sistema informático para optimizar el proceso de control de asistencia de los estudiantes“. REVISTA DESAFÍOS 1, Nr. 1 (04.06.2019): 76–81. http://dx.doi.org/10.37711/desafios.2019.1.1.60.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo.Implementar un sistema informático para optimizar el proceso de control de asistencia de los alumnos de la Escuela Académico Profesional de Ingeniería de Sistemas e Informática de la Facultad de Ingeniería de la Universidad de Huánuco, 2018. Métodos.La investigación tuvo un nivel aplicativo, de tipo tecnológico porque se hizo uso la tecnología de la información y comunicación para el desarrollo y aplicación de la investigación. Se usó el diseño preexperimental al contar con una aplicación de la herramienta en un solo grupo con pre y postest. La población fue de 12 alumnos y 245 docentes de la Facultad de Ingeniería, la muestra se determinó en forma no probabilística, basado en la cantidad de usuarios del sistema de la Escuela Académico Profesional de Ingeniería de Sistemas e Informática. Resultados.Se demostró la optimización del proceso de control de asistencia de los alumnos de la Escuela Académico Profesional de Ingeniería de Sistemas e Informática, en el pretest, solo el 2,4 % de los encuestados optaron por las opciones muy bueno en la escala del instrumento de evaluación, mientras que en el postest se obtuvo el 91 % de aceptación por el sistema bajo la opción muy bueno de la escala, con un incremento del 88,6 %. Conclusión.Se ha optimizado el proceso de control de asistencia de los alumnos de la Escuela Académico Profesional de Ingeniería de Sistemas e Informática de la Facultad de Ingeniería de la Universidad de Huánuco, mediante la implementación de un sistema informático, esto gracias al uso de un aplicativo móvil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Amador Soto, Humberto Enrique, Ricardo Alberto Hincapié Isaza und Ramón Alfonso Gallego Rendón. „Ubicación óptima de condensadores en sistemas de distribución considerando incertidumbre en la demanda“. Scientia et technica 20, Nr. 4 (30.12.2015): 308. http://dx.doi.org/10.22517/23447214.9187.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
En este artículo se presenta una metodología para ubicación óptima de condensadores en sistemas de distribución de media tensión, considerando incertidumbre en la demanda. La incertidumbre en la demanda es simulada usando un flujo de carga probabilístico, el cual fue implementado con base en el método de la cadena, usado para resolver el problema operativo en el método de Montecarlo. Como método de optimización se usa una versión modificada del algoritmo genético, denominado Chu Beasley. Con el fin de potenciar el método de optimización se usan factores de sensibilidad que establecen una relación entre la potencia reactiva y las pérdidas del sistema. Para verificar la validez de la metodología, se usa un sistema de prueba de la literatura, con lo cual se concluye que el flujo de carga estocástico determina un valor medio de la demanda, obteniendo resultados similares a los obtenidos con las versiones que usan flujos de carga determinísticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Gallego, Luis Alfonso, Mauricio Granada Echeverria und Antonio Padilha-Feltrin. „Fluxo de potência trifásico probabilístico para redes de distribuição usando o método de estimação por pontos“. Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 23, Nr. 2 (April 2012): 179–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592012000200005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste artigo é aplicado o método de estimação por pontos para resolver o problema do fluxo de potência trifásico probabilístico para sistemas de distribuição trifásicos desbalanceados. Através da aplicação deste método são determinadas as funções de distribuição de probabilidade das tensões nas barras (magnitude e ângulo) e os fluxos potência ativa e reativa nos ramos da rede. Dois esquemas do método de estimação por pontos são apresentados (2m e 2m+1 pontos). Para testar os métodos propostos são empregados os sistemas IEEE de 4, 34 e 123 barras. Os resultados obtidos através dos esquemas são comparados aos obtidos por uma simulação de Monte Carlo. Esta análise permite avaliar as potencialidades do método em termos de precisão e tempos de simulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Falcão, Patrícia Rodrigues, Diego de Freitas Fagundes und Antônio Marcos de Lima Alves. „Análise Probabilística de Aterro sobre Solos Moles“. VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias 30, Nr. 1 (22.04.2021): 38–48. http://dx.doi.org/10.14295/vetor.v30i1.12905.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Nenhum modelo prevê perfeitamente a realidade de um determinado sistema; consequentemente, os cálculos em engenharia têm incertezas, que, por conseguinte vão repercutir diretamente em erros de diversos tipos. Em especial, as obras sobre depósitos de argilas moles apresentam uma alta dificuldade devido ao comportamento caracterizado por elevada compressibilidade e baixa resistência desse solo. Os projetos geotécnicos de aterros sobre solos moles são tradicionalmente analisados por intermédio de um fator de segurança global obtido por meio de métodos determinísticos, não incorporando as incertezas inerentes no cálculo. Já a abordagem probabilística possibilita a quantificação das incertezas oriundas da variabilidade dos parâmetros, bem como a avaliação mais abrangente do nível de segurança esperado para a obra através da probabilidade de falha. Desse modo, é possível desvincular a ideia que altos valores de fator de segurança sempre garantem projetos mais seguros. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo comparar as soluções obtidas pelos Métodos Probabilísticos de Rosenblueth, Monte Carlo, Hipercubo Latino e First Order Second Moment (FOSM), além de avaliar os resultados pela abordagem determinística pelos métodos de Bishop Simplificado, Janbu Simplificado, Spencer e Morgenstern & Price. As análises referentes a estabilidade foram realizadas com o auxílio da ferramenta computacional Slide v.6. Os resultados oriundos das análises evidenciam a importância da inserção do coeficiente de variação nos parâmetros, já que a incerteza repercute diretamente no nível de desempenho esperado para a obra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

GREGÓRIO, Mauricio Abud, und Antonio Carlos ZUFFO. „APLICAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO PROBABILÍSTICO PARA O PLANEJAMENTO DE RESERVATÓRIOS DE DETENÇÃO“. Geosciences = Geociências 39, Nr. 2 (17.07.2020): 525–41. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v39i2.13403.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de cálculo rápido para pré-dimensionamento de reservatórios de armazenamento das águas do escoamento pluvial para planejamento da macrodrenagem urbana. O Modelo Analítico Probabilístico, metodologia utilizada, é fundamentado nas distribuições exponenciais de probabilidades do volume total, da duração, da intensidade e dos tempos de inter eventos das chuvas. Partindo-se destas premissas, o cálculo dos parâmetros necessários para sua aplicação é realizado de forma simples e rápida por meio de fórmulas obtidas pelas equações da teoria das probabilidades. Este modelo apresenta um ferramental matemático bem simples, reduzindo o tempo computacional, além de oferecer a possibilidade de simulações expeditas, utilizando os parâmetros hidrológicos da própria região em estudo, necessitando apenas de uma pequena série histórica de dados pluviográficos, sem a necessidade de levantamento das informações flúvio-morfológicas das bacias. Este método seria utilizado na etapa de planejamento urbano e/ou planejamento do sistema de macrodrenagem, pois é um método desenvolvido para um sistema misto de drenagem urbana. A metodologia foi aplicada ao Ribeirão das Anhumas em Campinas, uma bacia urbana bastante urbanizada, cujos resultados foram excelentes. Os volumes assim determinados permitiram determinar os potenciais locais a serem implementados, devido às necessidades mínimas de área e de volumes, sem a necessidade do levantamento de outras informações, que são necessárias para a elaboração de um projeto básico ou executivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Molina, José Manuel, Luis A. Gurovich R. und Eduardo Varas. „Modelación y análisis probabilístico del balance hídrico superficial de un sistema de riego en Chile Central“. Ingeniería del agua 10, Nr. 2 (01.06.2003): 135. http://dx.doi.org/10.4995/ia.2003.2580.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
El presente artículo presenta una propuesta de modelación de los elementos y procesos involucrados en la oferta superficial y demanda hídrica de un sistema de riego de la zona central de Chile, como metodología para el estudio del balance hídrico predial en la planificación de los recursos hídricos disponibles. El estudio contempló una descripción y evaluación general del sistema mediante visitas de terreno y recolección de información, teniendo en cuenta aspectos de suelos, cultivos, aguas, clima e infraestructura hidráulica. Mediante el análisis con herramientas de modelación hidrológica, se llevó a cabo la estimación de la disponibilidad de agua en la zona de estudio, describiendo su variación espacial y temporal en las fuentes superficiales y usando además un modelo de distribución de probabilidades, para estimar valores de caudal asociados a la probabilidad de ocurrencia. Igualmente se desarrolló la modelación espacial y temporal de los requerimientos hídricos de los cultivos y del sistema de riego, los cuales son calculados para diferentes probabilidades de excedencia y basados en el modelo de Penman – Monteith, recientemente adoptado y recomendado por la FAO para el cálculo de la evapotranspiración del cultivo de referencia. También se desarrolló un modelo de simulación basado en balances hídricos, el cual permitió conocer la situación actual del sistema de riego y la seguridad de suministro, plantear situaciones futuras del sistema y proponer recomendaciones y alternativas de gestión para el aprovechamiento del recurso y optimización de la disponibilidad hídrica superficial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Silva, José Guilherme Santos da, und João Luís Pascal Roehl. „Formulação probabilística para análise de tabuleiros de pontes rodoviárias com irregularidades superficiais“. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences 21, Nr. 3 (September 1999): 433–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-73861999000300006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Apresenta-se uma metodologia de análise com o objetivo de avaliarem-se os efeitos de irregularidades superficiais no tabuleiro sobre o comportamento de pontes rodoviárias submetidas à passagem de veículos. A resposta do sistema veículo-estrutura é obtida no domínio da freqüência segundo modelo probabilístico. Simula-se o tabuleiro das pontes com modelo de elementos finitos unidimensionais com massas discretizadas nos nós, o veículo por um sistema de massas, molas e amortecedores, e as irregularidades da pista são definidas por modelo não-determinístico com base na densidade espectral do perfil do pavimento. O carregamento é constituído por uma sucessão infinita de veículos igualmente espaçados deslocando-se com velocidade constante sobre o tabuleiro e a atenção é concentrada na fase permanente da resposta do sistema. Deduzem-se as expressões das densidades espectrais dos elementos da resposta a partir da densidade espectral do perfil irregular do pavimento e integram-se numericamente tais expressões para se chegar às médias quadráticas desses elementos. Observa-se a resposta do modelo matemático, com base em uma ponte rodoviária de concreto armado simplesmente apoiada, com seção tipo caixão e inércia constante, em termos de deslocamentos e esforços nas seções onde ocorrem os efeitos máximos. As conclusões versam sobre a adequação da metodologia desenvolvida e do modelo matemático empregado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Cristaldo, Marcia Ferreira, Celso Correia de Souza, Leandro de Jesus, Paulo Tarso Sanches de Oliveira, Carlos Roberto Padovani und Hevelyne Henn da Gama Viganó. „Previsão probabilística de enchentes para uma pequena bacia hidrográfica do Pantanal“. Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science 13, Nr. 4 (06.08.2018): 1. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1988.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O monitoramento para a previsão de cheias de pequenas bacias hidrográficas é de grande importância tendo em vista a relação dos recursos hídricos com a sociedade, pois pode garantir o uso sustentável às comunidades urbanas de cidades lindeiras à bacia. O rio Aquidauana está inserido na planície Pantaneira sendo considerado vulnerável à inundações, no entanto, falta de um sistema eficiente para previsões de cheias e inundações. Assim, este estudo propõe um sistema de previsão probalística de enchentes para a bacia do Rio Aquidauana. Para tanto foram utilizadas as redes neurais artificiais (RNAs) do tipo MultiLayer Perceptron (treinamento back-propagation) com parâmetros otimizados pelos Algoritmos Genéticos. A RNA foi treinada e avaliada com base em dados de chuva acumulada (mm) e nível de rio (cm) à montante entre os anos de 1995 a 2014. A previsão realizada foi de 1 a 5 dias, tendo como melhor desempenho o modelo para 1 dia de previsão, com resultado de coeficiente de determinação e erro quadrático médio de 0,93 e 30 (cm), respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Góes, Bruno César, Renato Jaqueto Goes, Camila Pires Cremasco und Luís Roberto Almeida Gabriel Filho. „Método de utilização do Fuzzy Logic Toolbox do software MATLAB para modelagem matemática de variáveis biométricas e nutricionais da cultura da soja“. Research, Society and Development 9, Nr. 10 (04.10.2020): e4329108938. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8938.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A lógica fuzzy foi introduzida no meio científico na década de 1960 pelo então matemático Lotif Asker Zadeh. Seu conceito baseia-se na abordagem do princípio da incerteza não probabilística, composta de subjetividade e imprecisão nos termos linguísticos da informação, atribuindo valores para o grau de pertinência entre 0 e 1. A lógica fuzzy está presente nos mais diversos campos de atuação, desde construção de aeronaves à ampla utilização na área médica. Dessa forma, seu uso vem se intensificando no campo das ciências agrárias, dado possuir maior grau de acerto em relação aos modelos estatísticos, realizados de experimentos agronômicos. O objetivo foi realizar uma descrição didática da metodologia fuzzy utilizada para construção de um sistema fuzzy aplicado na cultura da soja cultivada em sistema plantio direto. Para modelagem foi utilizado o software MATLAB R2019a, no qual foi realizado “print” da tela de cada passo durante a construção do modelo, de modo a contribuir para ampla divulgação dos sistemas fuzzy nas ciências agrárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie