Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Tuberculose bovina.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Tuberculose bovina“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Tuberculose bovina" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Ruggiero, A. P., A. A. Ikuno, V. C. A. Ferreira und E. Roxo. „TUBERCULOSE BOVINA: ALTERNATIVAS PARA O DIAGNÓSTICO“. Arquivos do Instituto Biológico 74, Nr. 1 (03.01.2007): 55–65. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v74p0552007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO A tuberculose é uma das principais preocupações da Organização Mundial da Saúde, especialmente após o surgimento da AIDS e do aumento da multidroga resistência, sendo considerada a principal causa de morte por um único agente. Além do Mycobaterium tuberculosis, principal responsável pela doença em humanos, outra manifestação de importância epidemiológica é a infecção causada pelo Mycobaterium bovis, devido à transmissão ao homem, especialmente, pela ingestão de alimentos contaminados, e à escassez de dados relacionados a sua prevalência na população. Em várias partes do mundo existem programas de controle da doença nos bovinos, fundamentados na identificação por teste tuberculínico e na eliminação dos animais positivos. As lesões encontradas em exames post-mortem podem ser confirmadas através do isolamento e identificação do agente, porém esse procedimento pode demandar meses para a sua conclusão, razão pela qual, para reduzir o tempo de diagnóstico, novos métodos moleculares são propostos. Para proporcionar uma visão atualizada sobre os esforços no combate da tuberculose bovina, sobre os resultados das campanhas de controle e erradicação e sobre os métodos recentes disponíveis para diagnóstico da tuberculose bovina, como o PCR, neste trabalho é apresentada uma revisão bibliográfica, ressaltando as vantagens e dificuldades para o emprego dos ensaios para diagnóstico e a possibilidade de sua utilização em escala. Concluímos que apesar dos avanços alcançados, ainda não se tem disponível, para a rotina laboratorial, um ensaio sensível, reprodutível e rápido para o diagnóstico da tuberculose em bovinos, sendo essencial esforço e investimento em pesquisas para a solução desse ponto crítico no combate à enfermidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Neves, Erika Dourado, Taniara Suelen Mezalira, Eduardo Herrera Dias, Maira Rodrigues Dourado, Márcia Kuster de Paula, Charles Roberto Gusman, Isabel Cristina da silva Caetano, José Matheus Beltrami und Luciana Kazue Otutumi. „Lesões de Tuberculose Bovina em Abatedouros-Frigoríficos no Brasil: bibliometria“. Jornal Interdisciplinar de Biociências 2, Nr. 2 (20.12.2017): 22. http://dx.doi.org/10.26694/jibi.v2i2.6171.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão de artigos científicos, publicados em revistas, relacionados à prevalência de tuberculose bovina causada pela bactéria Mycobacterium bovis, em abatedouros-frigoríficos, por meio do método de pesquisa denominado bibliometria na base de dados Scielo. Para a pesquisa, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “Tuberculosis and prevalence and cattle”, “Tuberculosis and cattle”, “Tuberculose e bovinos”. A busca resultou em 40 artigos, dos quais seis foram selecionados para a discussão por estarem relacionados com a prevalência de tuberculose no Brasil, além de demonstrar os linfonodos mais acometidos. Dos artigos analisados, verificou-se um total de 1.879.495 animais abatidos, dos quais 1.233 (0,065%) apresentaram lesões sugestivas de tuberculose, no entanto somente 28 animais (0,0015%) foram confirmados por exames laboratoriais com crescimento de M. bovis. Os linfonodos mais afetados foram os bronquiais com 628 dos animais acometidos (50,93%), seguido pelos mediastinais e parotídeos (ambos com 11,19%), retrofaríngeos (8,11%), pré-escapulares (8,60%) e a soma dos hepáticos, inguinais e isquiáticos totalizaram 7,53 % dos casos. Um dos grandes problemas gerados por esta enfermidade é o prejuízo aos produtores, pois ocorrem descontos ou, até mesmo, perda total nas carcaças e, também, em bovinos reprodutores que estão nas propriedades, pois, uma vez sendo confirmado o resultado positivo, os mesmos devem ser abatidos, sem ressarcimento, conforme prescrito no Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Oliveira, Iza Alencar Sampaio de, Hudson Paulinelly da Câmara Melo, Adaucides Câmara, Regina Valéria da Cunha Dias und Benito Soto-Blanco. „Prevalência de tuberculose no rebanho bovino de Mossoró, Rio Grande do Norte“. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 44, Nr. 6 (01.12.2007): 395. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2007.26603.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A tuberculose bovina é uma doença infecciosa crônica e debilitante que pode infectar humanos. Uma importante etapa para o controle é a determinação da prevalência nos rebanhos. O objetivo do presente trabalho foi determinar a prevalência da tuberculose bovina em Mossoró, RN. Inicialmente foi realizada uma avaliação de risco para a ocorrência da tuberculose bovina em 21 propriedades da região avaliada. Foram testadas 150 vacas leiteiras por meio do teste da prega caudal. Também foram avaliados outros 120 bovinos pelo teste da tuberculinização cervical comparada. Os resultados revelaram falta de conhecimento dos proprietários sobre o controle da doença, bem como o descuido no momento da aquisição de animais. A prevalência foi de 8,66% e 3,33% nos testes da prega caudal e cervical comparativo, respectivamente. Assim, foi verificada uma prevalência de tuberculose bovina bastante elevada, sendo superior à média nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Antunes, José Leopoldo Ferreira, Mirtes de Moraes, Maria Gabriela Haye Biazevic, Eliseu Alves Waldman und Marcelo Oswaldo Alvares Corrêa. „Tuberculose e leite: elementos para a história de uma polêmica“. História, Ciências, Saúde-Manguinhos 9, Nr. 3 (Dezember 2002): 609–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702002000300007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Pode o ser humano contrair tuberculose pela ingestão do leite de vacas tuberculosas? São efetivos o diagnóstico e o controle da tuberculose bovina para a proteção da população humana? Questões como estas estiveram em pauta no pensamento médico paulistano no início do século XX. O presente estudo procurou reconstituir elementos da polêmica travada em São Paulo, com o intuito de incentivar a divulgação de dados suplementares sobre a matéria. Aqui são apresentadas indicações sintéticas das posições em confronto: de um lado, as preocupações em intensificar as ações de controle do gado tuberculoso; de outro, o cuidado de não prejudicar os criadores nacionais com a demanda de precauções adicionais, as quais se temia serem lesivas à comercialização do produto. O acompanhamento das intervenções sobre o tema na imprensa médica permitiu identificar a preponderância da primeira posição, com conseqüências para o controle sanitário de alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Poletto, Rosangela, Luiz Carlos Kreutz, João Carlos Gonzales und Leonardo José Gil Barcellos. „Prevalência de tuberculose, brucelose e infecções víricas em bovinos leiteiros do município de Passo Fundo, RS“. Ciência Rural 34, Nr. 2 (April 2004): 595–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000200043.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Dois mil cento e dezenove bovinos adultos pertencentes a 156 propriedades leiteiras distribuídas em 22 localizadas do município de Passo Fundo foram testados para tuberculose bovina (TB) e brucelose bovina (BB). A prevalência de anticorpos contra o vírus da diarréia viral bovina (BVDV), vírus da leucose enzoótica bovina (BLV) e herpesvírus bovino tipo 1 (BHV-1) foi estimada por amostragem aleatória em 28 dessas propriedades. Para tanto, considerou-se prevalência acima de 30% para essas infecções e intervalo de confiança de 90%, e sorteou-se 204 amostras de soro sangüíneo. Entre os 2.119 animais testados, 32 (1,51%) foram positivos para TB e 26 (1,22%) foram positivos para BB. Os exames sorológicos dos animais pertencentes às 28 propriedades indicaram animais positivos para BHV-1, BVDV e BLV em 22 (92,85%), 19 (67,85%) e 17 (60,71%) propriedades, respectivamente; 11 (39,28%) propriedades apresentaram animais soropositivos tanto para BHV-1, BVDV e BLV; em 1 (3,57%) propriedade apenas todos os animais eram soronegativos para essas infecções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Teles, José Andreey Almeida, und Gil Dutra Furtado. „PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE EM BOVINOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DO BRASIL“. ENVIRONMENTAL SMOKE 2, Nr. 3 (31.10.2019): 09–16. http://dx.doi.org/10.32435/envsmoke.20192309-16.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A tuberculose bovina é uma enfermidade causada por Mycobacterium bovis, possuindo grande importância para saúde pública devido ao seu alto poder zoonótico, sendo responsável por causar enormes prejuízos aos pecuaristas ocasionando diminuição na produção de leite, morte de animais, diminuição no peso, descarte precoce e condenações de carcaças ao abate. Objetivou-se relatar a prevalência de tuberculose em bovinos no município de Major Izidoro(estado de Alagoas, Nordeste do Brasil), uma das principais cidades da bacia leiteira de Alagoana, entre agosto de 2015 e junho de 2016. Foram submetidos ao teste alérgico-cutâneo com tuberculina bovina 183 bovinos de ambos os sexos e variadas idades, divididos em nove propriedades do município, utilizando-se teste cervical simplespara identificar animais positivos e negativos no rebanho. Na leitura dos testes foram constatados 7 animais inconclusivos, 176 negativos e nenhum positivo para a enfermidade. Os testes foram feitos seguindo as normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Os dados da pesquisa demonstram que as medidas de fiscalização e ações sanitárias profiláticas adotadas nestas fazendas venham surtindo efeito contra a enfermidade, não significando que a tuberculose bovina esteja erradicada no município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Castro Nassar, Alessandra Figueiredo de, Eliana Roxo und Manuel Alberto da Silva Castro Portuga. „Revisão: tuberculose genital em bovinos e bubalinos“. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 8, Nr. 2 (01.07.2005): 135–44. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v8i2.3133.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: Apresentar uma revisão sobre a tuberculose genital em bovinos e búfalos. Fontes Pesquisadas: Foram consultados os acervos das bibliotecas da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) e do Instituto Biológico de São Paulo; além da base de dados MEDLlNE, cuja pesquisa atingiu um período retrospectivo de 30 anos. Síntese dos Dados: A tuberculose é uma doença de significativa importância econômica, causando grandes prejuízos à pecuária e implicações à saúde pública. O aspecto zoonótico da tuberculose tem diminuído pela obrigatoriedade da pasteurização do leite. Porém, em alguns países, esse caráter da doença ainda persiste devido ao hábito de se consumir o leite cru e queijos produzidos sem tratamento térmico. Estima-se que 5% das vacas tuberculosas desenvolvam infecção genital, ocasionando principalmente lesões no útero (metrite), e I% a 2% podem desenvolver mastite tuberculosa. Tuberculose genital nos machos é mais rara, no entanto, pode ocasionar lesões em praticamente todo aparelho reprodutivo. Em búfalos, a incidência de tuberculose é maior do que em bovinos, e as lesões se distribuem por todos os órgãos, incluindo o aparelho reprodutor com lesões de endométrio. Comentários Finais: Estima-se que a prevalência de tuberculose bovina no Brasil seja de 0,9% a 2,9%. Contudo, não se caracteriza como uma doença da reprodução, ainda que sua ocorrência não seja tão rara no sistema reprodutivo de bovinos e bubalinos. Pode causar ainda transtornos reprodutivos, como infertilidade e repetições de cio, representando assim uma via pouco comum de transmissão da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Headley, Selwyn Arlington. „Tuberculose bovina sistêmica: um relato de caso“. Semina: Ciências Agrárias 23, Nr. 1 (03.03.2002): 75. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n1p75.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Garcia, Murilo da Silva, Amanda Freitas Melo, Gabriel Faria Carvalho, Gabriel Pinheiro Pomim, Pedro Manoel de Souza Neves, Richarlla Aparecida Buscariol Silva, Rafael Ovídio de Oliveira und Danila Fernanda Rodrigues Frias. „Epidemiologia da tuberculose bovina na América do Sul“. Research, Society and Development 10, Nr. 9 (21.07.2021): e8610917936. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17936.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A presente pesquisa teve por objetivo descrever a epidemiologia dos casos de tuberculose bovina na América do Sul, visando enfatizar a importância das medidas de controle e prevenção da doença. Para esta pesquisa foi realizado um estudo transversal, descritivo, retrospectivo e qualiquantitativo que utilizou como unidades de análise países localizados na América do Sul. A amostra foi delimitada ao período de 2012 a 2018, e os dados foram coletados a partir das informações disponíveis em banco de dados oficiais da Organização Internacional de Epizootias (OIE) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva simples. Os países que apresentaram maior número de casos de tuberculose bovina notificados foram Argentina e Chile apresentando prevalência média de 0,46% e 0,96%, respectivamente. O Brasil apresentou prevalência média de 0,02%, com taxa mais elevada em Santa Catarina (0,21%), Distrito Federal (0,11%), Rio Grande do Sul (0,09%), e Paraná (0,09%). Com relação a prevalência de focos, destacou-se os estados do Paraná (1,35%), Distrito Federal (1,29%) e Santa Catarina (0,88%). Conclui-se que os países da América do Sul, inclusive o Brasil, possuem baixa taxa de prevalência de tuberculose bovina, porém estratégias relacionadas a vigilância da doença devem ser tomadas aliadas a ações de educação em saúde voltadas aos produtores rurais e a população visando minimizar o risco de ocorrência da tuberculose zoonótica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

França, Leonardo Rosa da, Dante Lima Sousa, Filipe Ramon Bacelar de Carvalho, Mariana Sampaio Pinto, Paulo Natan Moreno Pereira Castro, Évelin Santiago Vasconcelos dos Santos und Robson Bahia Cerqueira. „Diagnóstico pelas técnicas histopatológicas e de Ziehl-Neelsen da tuberculose bovina de carcaça condenada em um frigorífico no Estado da Bahia“. Revista de Ciências Médicas e Biológicas 15, Nr. 1 (24.05.2016): 52. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v15i1.12040.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>Objetivo: descrever os achados sugestivos da presença do Mycobacterium bovis em bovinos abatidos num matadouro-frigorífico situado região sudoeste da Bahia, além de demonstrar a eficácia dos métodos tintoriais usados como presuntivos no diagnóstico da tuberculose bovina. Metodologia: no Laboratório de Patologia Veterinária (LPV) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), foram analisadas 28 amostras de fragmentos de linfonodos bovinos fixados em formol a 10%. Estas amostras foram processadas e coradas pelas técnicas de hematoxilina-eosina (H&amp;E) pela e a técnica de Ziehl-Neelsen (ZN). Resultados: o diagnóstico para tuberculose bovina foi feito após leitura das lâminas utilizando microscopia óptica. Das amostras histologicamente coradas por H&amp;E, em 78,6% foi possível observar a presença de único ou múltiplos granulomas, sugestivos da doença. Destas amostras, 13,6% demonstraram<br />a presença de bacilos álcool ácidos resistentes (BAAR) após coloração com ZN. Conclusão: neste trabalho, evidenciou-se que a consorciação das técnicas histopatológicas H&amp;E e ZN torna o diagnóstico da tuberculose bovina mais eficiente do que quando as técnicas são processadas isoladamente.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Pignata, Walkyria Antunes, Clebert José Alves, Sérgio Santos de Azevedo, Antônio Flávio Medeiros Dantas, Albério Antônio de Barros Gomes, Francisco Rubens Remígio, Fabiano da Silva Lima und Pedro Moacyr P. Mota. „Prevalência para tuberculose caprina no semi-árido paraibano“. Pesquisa Veterinária Brasileira 29, Nr. 7 (Juli 2009): 526–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2009000700006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A tuberculose é uma enfermidade infecciosa, de distribuição mundial, provocada por micobactérias patogênicas, que afeta o homem e diversas espécies de mamíferos. Visando determinar a prevalência da Tuberculose Caprina e identificar fatores de risco associados à infecção foram tuberculinizados, através do Teste Tuberculínico Comparado (TCC), 1.866 caprinos de diferentes raças e idades, oriundas de 84 propriedades localizadas na microrregião de Monteiro, Estado da Paraíba, Brasil. A interpretação do TCC foi aferida pelo cálculo da diferença obtida entre as cutimetrias correspondentes às respectivas tuberculinas, antes e 72 horas após a inoculação: negativa, quando PPD bovina for menor que a aviária ou maior em até 1,8mm; suspeita ou inconclusiva, reação à PPD bovina maior que a aviária entre 1,9 e 2,4mm; positiva, reação à PPD bovina maior ou igual a aviária em 2,5mm. Das cabras submetidas ao TCC, 0,47% (9/1866), reagiram positivamente (IC 95% = 0,23-0,94%). A prevalência de propriedades positivas para a Tuberculose Caprina foi de 10,71% (IC 95% = 5,02-19,37%). Quando submetido à necropsia e exame histopatológico, um caprino positivo ao teste tuberculínico apresentou lesões compatíveis com tuberculose; também foi detectada a presença de Bacilos Álcool Ácidos Resistentes (BAAR) através da bacterioscopia direta; em relação ao tamanho do rebanho, as propriedades que possuíam um número maior de animais ( >25), apresentaram maior ocorrência da doença e a presença de infecção foi evidenciada nas propriedades que criavam bovinos em associação com caprinos e que não realizavam testes tuberculínicos nos bovinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Almeida, Robson F. C., Claudio R. Madruga, Cleber O. Soares, Marta C. Fernandes, Nilton M. Carvalho, Klaudia S. G. Jorge und Ana Luiza A. R. Osório. „Resposta imune específica de bovinos experimentalmente sensibilizados com inóculos inativados de Mycobacterium bovis e Mycobacterium avium“. Pesquisa Veterinária Brasileira 26, Nr. 4 (Dezember 2006): 195–200. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2006000400002.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O diagnóstico presuntivo da tuberculose bovina é baseado na análise da resposta imune celular a antígenos micobacterianos. Procedeu-se à simulação experimental de sensibilização por Mycobacterium bovis e Mycobacterium avium inativados em bovinos a fim de acompanhar a resposta imune a partir do teste cervical comparativo e da evolução da produção específica de interferon-gama, além de identificar a interferência de reações inespecíficas por M. avium nos resultados dos testes. Verificou-se que os animais desencadearam resposta de hipersensibilidade tardia contra os bacilos inativados, e que ambos os testes diagnósticos da tuberculose bovina foram eficientes na identificação dos animais sensibilizados com M. bovis e na discriminação das reações geradas pela inoculação dos bovinos com M. avium.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

França, Leonardo Rosa da, Jurandir Ferreira da Cruz, Vanêssa Brito Fernandes Neves und Robson Bahia Cerqueira. „Prevalência e histopatologia de lesões sugestivas de tuberculose em carcaça de bovinos abatidos no Sudoeste da Bahia“. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 14, Nr. 4 (Dezember 2013): 721–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402013000400016.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de lesões sugestivas de tuberculose em carcaças de bovinos abatidos na região Sudoeste da Bahia. No período de março a novembro de 2012 foram inspecionados 58.268 bovinos abatidos em um matadouro frigorífico em Vitória da Conquista-BA. A inspeção consistiu na avaliação sistemática dos gânglios linfáticos e órgãos em busca das lesões sugestivas, por meio de exame visual e tátil com posterior incisão dos gânglios linfáticos. A prevalência de animais com lesões sugestivas de tuberculose ao exame anatomopatológico foi de 0,12%. Os linfonodos mais acometidos foram os pré-escapulares (51,5%) traqueobronquiais (19,2%) e isquiáticos (11,1%). Dos linfonodos com lesões presuntivas, 60,6% apresentaram alterações histológicas sugestivas de micobactérias e 10,0% apresentaram bacilos álcool-ácido resistentes pela coloração de Ziehl-Neelsen, portanto, positivas para micobactérias. Conclui-se que prevalência de carcaças bovinas com lesões sugestivas de tuberculose no Sudoeste da Bahia é baixa, mas remete a necessidade de intensificação das ações para o controle e erradicação da tuberculose bovina no Estado da Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Rocha, Vivianne Cambuí Figueiredo, Salomão Cambuí Figueiredo, Acácia Orieth Elias, Douglas Alexandre Saraiva Leão und José Soares Ferreira Neto. „Mycobacterium Bovis Como Agente Causal da Tuberculose Humana“. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 10, Nr. 2/3 (01.12.2012): 22–31. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v10i2/3.252.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O Mycobacterium bovis incluído no complexo Mycobacterium tuberculosis pode infectar várias espécies de animais domésticose silvestres. Embora acometa principalmente animais da espéciebovina também pode infectar outros mamíferos e inclusive osseres humanos, nos quais determina um quadro clínico indistinguíveldo causado pelo M. tuberculosis. Em diversos paísesdesenvolvidos, devido à aplicação de rigorosas medidas de controlee consequente redução da prevalência da tuberculose bovina,bem como de infecções em outras espécies de animais peloM. bovis houve em decréscimo dos níveis de ocorrência destapatologia e o tema passou a ser considerado de menor importância.No entanto, nos países em desenvolvimento, a infecção porM. bovis ainda representa um importante risco para a saúde pública,pois tem sido observada nos animais domésticos, silvestres eem seres humanos. O presente trabalho analisa a importância dainfecção pelo Mycobacterium bovis em termos de saúde pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Figueiredo, Salomão M., Vivianne C. M. Rocha, Severino S. S. Higino, Carolina S. A. Batista, Clebert J. Alves, Inácio J. Clementino und Sérgio S. Azevedo. „Tuberculose bovina no Estado da Paraíba: estudo retrospectivo“. Pesquisa Veterinária Brasileira 30, Nr. 9 (September 2010): 712–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2010000900002.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo do presente trabalho foi determinar a frequência de propriedades positivas (focos) e de animais positivos para a tuberculose bovina no Estado da Paraíba. Foram utilizados dados da Agência de Defesa Agropecuária do Estado, coletados de suas 23 microrregiões, durante o período de janeiro de 2008 a julho de 2009. Durante esse período, foram examinadas 10.963 propriedades e 54.472 bovinos foram submetidos ao teste de tuberculinização. Para o diagnóstico foi utilizada, como prova de triagem, a tuberculinização cervical simples para gado de leite e a tuberculinização na prega caudal para gado de corte; como prova confirmatória foi utilizada a tuberculinização cervical comparativa. Uma propriedade foi considerada foco quando apresentou pelo menos um animal soropositivo. Das propriedades investigadas, 62 (0,57%) apresentaram pelo menos um animal positivo e dos animais analisados, 136 (0,25%) foram positivos. Houve diferença significativa (p<0,001) na proporção de fêmeas (0,32%) e machos (0,04%) positivos. A despeito da baixa freqüência de focos de brucelose e de animais soropositivos, é necessária a condução de medidas que incluem a conscientização dos produtores, fiscalização nas barreiras sanitárias e levantamentos periódicos da situação epidemiológica desta doença, principalmente nas microrregiões com maior frequência da infecção, com o objetivo de evitar, ou pelo menos minimizar, a disseminação do agente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Lopes, Thiago Vaz, João Gustavo da Silva Garcia de Souza, Selton Gomes Maifredi, Felipe Muriel Peixoto Rosas, Thaís de Almeida Souza, Igor Mansur Muniz, Cesarino Junior Limas Aprigio, Sandro de Vargas Schons und Fernando Andrade Souza. „Prevalência da tuberculose bovina em animais abatidos em frigoríficos que possuem Serviço de Inspeção Federal (SIF) no estado de Rondônia, Brasil“. Research, Society and Development 10, Nr. 13 (14.10.2021): e312101318636. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i13.18636.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Uma doença preocupante tanto para os animais quanto para o homem, a tuberculose está amplamente difundida nos rebanhos bovinos ao redor de todo o país, gerando grandes prejuízos econômicos para os produtores e riscos sanitários para o ser humano. Apresentar a prevalência da tuberculose bovina em animais abatidos em frigoríficos rondonienses possuintes do Serviço de Inspeção Federal (SIF) foi o objetivo do presente trabalho. Demonstrando de modo retrospectivo as taxas de prevalência da tuberculose em bovinos abatidos em Rondônia nos anos de 2011 à 2017 e, por final, estipular uma média geral da prevalência da patologia no rebanho abatido no estado através dos anos aqui ponderados. Para a realização das análises estatísticas todos os dados citados foram fornecidos pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), no mês outubro de 2018. Foi disponibilizado: quantidade de animais abatidos em frigoríficos possuidores do SIF, animais positivos para tuberculose e população total de bovinos em Rondônia, sendo todas as informações do período de 2011 à 2017. Tais informações foram compiladas, calculadas e organizadas em tabelas. Para se chegar ao resultado da prevalência, o cálculo utilizado foi o de divisão () da quantidade total de animais abatidos pelos animais positivos confirmados por testes laboratoriais. Assim, a prevalência da tuberculose bovina nestes frigoríficos, em porcentagem (%), foi de: 0,00085 / 2011; 0,00033 / 2012; 0,00101 / 2013; 0,00141 / 2014; 0,00103 / 2015; 0,00114 / 2016; 0,00059 / 2017. Podendo-se afirmar que a prevalência da tuberculose em frigoríficos rondonienses que possuem o SIF se encontra demasiadamente baixa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Furlanetto, L. V., E. E. S. Figueiredo, C. A. Conte Júnior, F. G. S. Silva, R. S. Duarte, J. T. Silva, W. Lilenbaum und V. M. F. Paschoalin. „Prevalência de tuberculose bovina em animais e rebanhos abatidos em 2009 no estado de Mato Grosso, Brasil“. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 64, Nr. 2 (April 2012): 274–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352012000200004.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Estimou-se a prevalência de tuberculose em bovinos, e em seus respectivos rebanhos, abatidos em 2009 no estado de Mato Grosso, utilizando como diagnóstico confirmatório o exame bacteriológico e o molecular a partir de fragmentos de tecidos lesionados. Nos sete abatedouros selecionados, detentores de serviço de inspeção federal (SIF), foram inspecionados 41.193 bovinos, sadios ao exame ante mortem, procedentes de 492 rebanhos originários de 85 (60%) municípios mato-grossenses. Um total de 198 carcaças apresentaram lesões suspeitas. Apenas três carcaças (3/198) apresentaram lesões confirmadas como tuberculosas pelos diagnósticos laboratoriais. A prevalência aparente de tuberculose bovina em animais e rebanhos abatidos no estado de Mato Grosso foi de 0,007% [IC 95% = -0,001%; 0,016%] e 0,61% [IC 95% = -0,08%; 1,30%], respectivamente. O estado do Mato Grosso possui, naturalmente, um status sanitário considerado de baixa prevalência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Mendes, E. I., L. E. H. Melo, T. G. S. Tenório, L. M. Sá, R. J. C. Souto, A. C. C. Fernandes, H. M. M. Sandes und T. I. B. Silva. „INTERCORRÊNCIA ENTRE LEUCOSE ENZOÓTICA E TUBERCULOSE EM BOVINOS LEITEIROS DO ESTADO DE PERNAMBUCO“. Arquivos do Instituto Biológico 78, Nr. 1 (März 2011): 1–8. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v78p0012011.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO Objetivou-se com este estudo avaliar a intercorrência entre leucose enzoótica e tuberculose em rebanhos bovinos leiteiros em oito municípios do Estado de Pernambuco, pelo estabelecimento da prevalência de bovinos reagentes às provas diagnósticas específicas. Foram analisados sorologicamente 662 animais, pela técnica de imunodifusão dupla em gel de agarose e 612 foram avaliados imunoalergicamente, por meio do teste de tuberculinização. Nos 15 rebanhos examinados, as prevalências de bovinos que apresentaram positividade aos testes IDGA e tuberculina foram 32,2% (213/662) e 14,1% (86/612), respectivamente. Os resultados obtidos nesta pesquisa permitiram concluir que as doenças estudadas encontram-se amplamente disseminadas na população avaliada, com crescimento em níveis significativos da leucose, e as infecções pelo vírus da leucose bovina (VLB) e Mycobacterium bovis encontram-se ativas e em expansão, com risco do comprometimento da saúde dos rebanhos bovinos e, pelo caráter zoonótico da tuberculose bovina, das pessoas que lidam com os bovinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

SOUZA, M. A,, F. M. U. OLIVEIRA, L. D. OLIVEIRA, N. G. BOMBONATO, P. M. SOARES und A. M. C. LIMA. „TUBERCULOSE BOVINA EM BACIA LEITEIRA DO ESTADO DE MINAS GERAIS“. Ars Veterinaria 31, Nr. 2 (22.12.2015): 119. http://dx.doi.org/10.15361/2175-0106.2015v31n2p119.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Ribeiro, A. R. P., F. C. F. Lobato, V. L. V. Abreu, E. S. Faria und J. A. Silva. „Prevalência de tuberculose e brucelose bovina no município de Ilhéus“. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 55, Nr. 1 (Februar 2003): 120–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352003000100021.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Medeiros, Luciana S., Yuri K. Carvalho, Raimundo Cláudio G. Maciel und Walter Lilenbaum. „Análise de custo-efetividade de protocolos no diagnóstico da tuberculose bovina em um rebanho naturalmente infectado“. Pesquisa Veterinária Brasileira 36, Nr. 6 (Juni 2016): 485–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2016000600005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo: Em diversos países, a tuberculose bovina, causada por Mycobacterium bovis, é tanto um problema econômico quanto de saúde pública. Mundialmente, são implementados programas de erradicação da enfermidade com políticas baseadas em testes tuberculínicos e abate dos animais reativos, porém pouco se sabe sobre os custos e a efetividade das políticas de erradicação. O presente estudo avaliou a relação de custo-efetividade dos protocolos de diagnóstico da tuberculose bovina, em uma abordagem multidisciplinar, empregados em um rebanho naturalmente infectado. Após realização da análise de custo-efetividade (C/Ef) dos protocolos diagnósticos ante-mortem observou-se que o Teste Cervical Comparativo (C/Ef=4,68), quando utilizado isoladamente, é a escolha diagnóstica mais custo-efetiva para um rebanho naturalmente infectado. Para os protocolos confirmatórios de diagnóstico post-mortem a histopatologia (C/Ef=17,47) associada ao Teste Cervical Simples e Teste Cervical Comparativo foi a escolha mais custo-efetiva para os animais do rebanho estudado. Entretanto, o único protocolo eficaz em diagnosticar 100% dos animais infectados foi o uso em conjunto do teste humoral ELISA associado ao teste celular IFN.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Furlanetto, Leone V., Eduardo E. S. Figueiredo, Carlos A. Conte Júnior, Ricardo C. T. Carvalho, Flavia G. S. Silva, Joab T. Silva, Walter Lilenbaum und Vania M. F. Paschoalin. „Uso de métodos complementares na inspeção post mortem de carcaças com suspeita de tuberculose bovina“. Pesquisa Veterinária Brasileira 32, Nr. 11 (November 2012): 1138–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2012001100011.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo foi utilizar métodos complementares de diagnóstico (histopatológicos, bacteriológicos e moleculares), no julgamento de lesões suspeitas de tuberculose observadas durante a inspeção post mortem de rotina em abatedouros. Foi acompanhado o abate e a inspeção de 41.193 bovinos, sadios ao exame ante mortem, em sete abatedouros no estado de Mato Grosso. Carcaças de 198 (0,48%) animais apresentaram lesões, sendo 182 (92,0%) classificadas como granulomatosas ou piogranulomatosas na avaliação histopatológica. Entretanto, na baciloscopia, não foi evidenciada a presença de bacilo álcool-ácido resistente (BAAR). Mycobacterium bovis foi isolado em três (1,5%) lesões, provenientes de linfonodos retrofaringeanos de bovinos com até três anos de idade. Quando usado a PCR múltipla (m-PCR) diretamente nos fragmentos de tecido, detectou-se a presença de DNA de M. bovis em 14 (7,0%) lesões, incluindo as três amostras identificadas na análise bacteriológica. O julgamento das lesões pelo exame macroscópico concordou em 93,0% (184/198) com os resultados obtidos por meio da PCR. A fim de evitar equívocos durante a avaliação, principalmente das lesões paucibacilares, como as encontradas neste estudo, recomenda-se a utilização de testes complementares rápidos e confirmatórios. A m-PCR, associada à inspeção post mortem de rotina, demonstrou ser uma técnica promissora para a vigilância da tuberculose bovina em abatedouros, contribuindo para o sucesso do programa de erradicação da tuberculose bovina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Teles, Antônio Vasco de Oliveira Magalhaes, Daniele de Cassia Karvat und Daniela Pedrassani. „Saúde única e tuberculose“. DRd - Desenvolvimento Regional em debate 12 (01.04.2022): 202–24. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v12.4076.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A tuberculose é uma doença reemergente de grande interesse epidemiológico para os órgãos vinculados à saúde pública. No âmbito das doenças zoonóticas, a tuberculose bovina é uma doença de evolução crônica causada pela bactéria Mycobacterium bovis. Este agente patológico acomete principalmente bovinos, além de animais domésticos e silvestres, podendo infectar seres humanos. A tuberculose continua tendo distribuição global e atingindo diversos países, principalmente aqueles em desenvolvimento, sendo assunto de grande importância nas definições de políticas públicas, no que concerne ao direito à saúde. Assim, neste artigo se verificou a concepção de saúde única incluindo a tuberculose como um agravo importante para saúde pública, e como os diferentes entes institucionais devem integrar as ações quando há o diagnóstico de tuberculose nos rebanhos bovinos ou na população em geral. Percebeu-se que para um enfrentamento mais efetivo da tuberculose zoonótica é necessária uma cadeia de informação bem estruturada que permita a circulação de informação entre os mais diversos órgãos, sobretudo secretarias e ministérios da agricultura, pecuária e abastecimento e saúde. Portanto, para o enfrentamento da tuberculose, é importante a aplicação de estratégias integrativas entre os órgãos de defesa sanitária animal e os de saúdes pública e ambiental, para que ocorra a troca de informações entre os diversos órgãos da administração. Palavras-chave: Programas governamentais. Direito. Constituição. Mycobacterium bovis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Farias, Luyse Gabryelle Brito, Francisco Feliciano da Silva Júnior, José Andreey Almeida Teles und Gil Dutra Furtado. „BRUCELOSE E TUBERCULOSE BOVINA NA MICRORREGIÃO DE PENEDO, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL“. ENVIRONMENTAL SMOKE 2, Nr. 3 (31.10.2019): 42–51. http://dx.doi.org/10.32435/envsmoke.20192342-51.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo do presente estudo foi investigar a prevalência da brucelose e tuberculose em bovinos procedentes do município de Piaçabuçu, Estado de Alagoas, Nordeste do Brasil. Todos os animais tinham idade superior a oito meses e não houve restrição de raça ou sexo. Foram processadas 398 amostras (319 fêmeas e 79 machos) de soro sanguíneo frente à técnica do antígeno tamponado acidificado. Para a tuberculose, 201 animais foram submetidos ao exame de sensibilidade dérmica pelo teste da prega caudal. Dos 398 animais investigados para a brucelose, 11 (2,76%) apresentaram anticorpos anti-Brucella abortus. Dos 201 animais que foram tuberculinizados, nenhum manifestou reação característica de positividade. Os resultados obtidos demonstram que a infecção por B. abortus encontra-se presente em propriedades do município de Piaçabuçu-AL, sendo necessário a adoção de medidas sanitárias rigorosas para evitar a propagação da doença nos rebanhos, especialmente por se tratar dezoonoses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Lima et al., Valesca Henrique. „Uso da ultrassonografia como ferramenta auxiliar no diagnóstico da tuberculose bovina“. Revista Acadêmica: Ciência Animal 15, Suppl 2 (29.08.2017): 303. http://dx.doi.org/10.7213/academica.15.s02.2017.151.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Grisi Filho, J. H. H., C. A. R. Rosales, F. Ferreira, M. Amaku, R. A. Dias und J. S. Ferreira Neto. „ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS CONDENAÇÕES DE BOVINOS POR TUBERCULOSE EM ABATEDOUROS DO ESTADO DE SÃO PAULO“. Arquivos do Instituto Biológico 78, Nr. 2 (Juni 2011): 175–81. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v78p1752011.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO A partir de informações e amostras coletadas em abatedouro, o presente estudo estabeleceu o perfil dos animais condenados por tuberculose em abatedouros do Estado de São Paulo e também caracterizou as suas propriedades de origem. Entre maio de 2002 a janeiro de 2004, foram colhidas 587 amostras de lesões sugestivas de tuberculose em 79 abatedouros bovinos do Estado de São Paulo, das quais foram obtidos 253 isolados de Mycobacterium bovis. Um conjunto de informações sobre as carcaças condenadas acompanhou cada amostra colhida e as propriedades de origem desses animais foram rastreadas e nelas foi aplicado um questionário. A análise dos resultados permitiu concluir que a tuberculose bovina no Estado de São Paulo está mais concentrada em rebanhos de leite com algum grau de tecnificação da produção e que acomete preferencialmente fêmeas leiteiras de raças europeias com idade superior a 36 meses. Além disso, as propriedades foco de tuberculose praticam a introdução e a venda de animais aparentemente sem a realização de testes tuberculínicos, contribuindo para a disseminação da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Lilenbaum, Walter, und Leila De Souza Fonseca. „O uso de Elisa como ferramenta complementar para o controle da tuberculose bovina no Brasil“. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 43, Nr. 2 (01.04.2006): 256. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2006.26507.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A detecção de animais infectados é um dos mais importantes fatores envolvidos no controle da tuberculose e, com algumas variações, é realizado através de testes intradérmicos de tuberculinização. No entanto, animais negativos aos testes intradérmicos podem estar infectados e representam uma importante ameaça aos programas de erradicação da tuberculose. Apesar deste conhecido fenômeno, o uso de ELISA não é rotina nestes programas. Nosso objetivo foi o de descrever experiências do uso a campo de ELISA na detecção de animais anérgicos no Rio de Janeiro, Brasil. Dentre 18 rebanhos envolvidos em um programa de controle da tuberculose, dois apresentaram animais infectados negativos aos testes intradérmicos, o que atrasou e comprometeu o sucesso do programa, com severas perdas econômicas. A infecção nestes animais foi identificada através de ELISA e confirmada pelo isolamento de M.bovis nas lesões pulmonares. Desta forma foram considerados como a mais provável fonte de infecção e responsáveis pela manutenção da enfermidade nos rebanhos. Sem o uso de testes sorológicos como ELISA estes animais provavelmente permaneceriam nos rebanhos perpetuando a infecção e a erradicação da enfermidade seria impossível. Em conclusão, sugere-se o uso de ELISA como uma valiosa ferramenta complementar para identificar animais anérgicos que possam atuar como reservatórios do agente nos rebanhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Torres, Fabrício Dias, Lucas Machado Bernardes, Rudi Weiblen und Eduardo Furtado Flores. „Prevalência de anticorpos contra o vírus da mamilite herpética em bovinos do Rio Grande do Sul, Brasil“. Ciência Rural 39, Nr. 6 (19.06.2009): 1901–4. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000116.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O herpesvírus bovino tipo 2 (BoHV-2), agente da mamilite herpética bovina (BHM), possui distribuição mundial e foi identificado no Brasil, na década de 70. A partir de então, casos de mamilite clinicamente compatíveis com a BHM têm sido relatados por técnicos e produtores, o que sugere a presença e disseminação do agente no rebanho bovino brasileiro. Este trabalho relata um inquérito sorológico da infecção pelo BoHV-2 no Estado do Rio Grande do Sul (RS), em amostras coletadas como parte do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCBT). Um total de 2.213 amostras de soro coletadas de fêmeas bovinas com idade igual ou superior a 24 meses, predominantemente de rebanhos leiteiros, de 136 municípios pertencentes a sete macrorregiões do RS, foram testadas para anticorpos anti-BoHV-2 pela técnica de soro-neutralização (SN). Anticorpos anti-BoHV-2 (títulos > 2) foram detectados em 24,5% (543/2.213) das amostras. Os índices de positividade variaram entre 12,9% (22/170), na região metropolitana de Porto Alegre, e 48,9% (69/137), na região centro oriental do RS. Em geral, os rebanhos leiteiros apresentaram prevalência maior (32,3%), seguidos dos rebanhos mistos (22%) e de corte (17,6%). Esses resultados demonstram uma ampla disseminação da infecção pelo BoHV-2 no rebanho bovino do Estado e sugerem a participação do agente em parte dos casos de mamilite descritos em gado leiteiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Diniz, Jefferson Viana Alves, Renato Mesquita Peixoto, Laine Oliveira Silva, Marina Marie Bento Nogueira, Rosano Ramos de Freitas und Rafael Augusto Satrapa. „Brucellosis and bovine tuberculosis in dairy farms in the state of Acre, Brazil“. Acta Veterinaria Brasilica 15, Nr. 2 (06.07.2021): 88–92. http://dx.doi.org/10.21708/avb.2021.15.2.9663.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
This study aimed to evaluate the to evaluate the occurrence rate of bovine brucellosis and tuberculosis in dairy herds of Acre State, Brazil. The survey was performed on 487 lactating cows distributed across 27 farms in seven cities from June 2018 to February 2019. Farms were selected according to the following criteria: volume of milk production (150 L/day), distance to an urban perimeter (43 km), and time of dairy activity (12 years). For the diagnosis of brucellosis, buffered acidified plate antigen (BAPA) and complement fixation (CF) tests were used. Among the investigated animals, the occurrence rates for brucellosis and tuberculosis were 1.88% (9/487) and 1.23% (6/487), respectively; among the investigated farms, 11.11% (3/27) and 22.2% (6/27) had livestock diagnosed as positive for brucellosis and tuberculosis, respectively. The farms with tuberculosis-positive cattle possessed some common features with respect to herd size. These farms had considerable herd sizes, which were reared extensively in pastures shared with other susceptible or pathogen-carrying animals. In conclusion, the occurrence rate of bovine brucellosis and tuberculosis in dairy herds from Acre state is, in general, lower than that observed in other states of Brazil. Nevertheless, there is an urgent need for developing strategies to control and eradicate both diseases to prevent eventual outbreaks and pathogen dissemination.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

SILVA, D. A. V., M. J. L. SICONELLI und K. P. BÜRGER. „DETECÇÃO MOLECULAR DO M. bovis EM LESÕES TECIDUAIS SUGESTIVAS DE TUBERCULOSE BOVINA“. Ars Veterinaria 31, Nr. 2 (15.12.2015): 42. http://dx.doi.org/10.15361/2175-0106.2015v31n2p42.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Oliveira, José Alfredo da Silva, Nancyleni Pinto Chaves Bezerra, Adriana Prazeres Paixão und Luciano Santos da Fonseca. „Estudo retrospectivo da tuberculose bovina no estado do Maranhão: 2013 a 2018“. Pubvet 14, Nr. 6 (Juni 2020): 1–9. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v14n6a594.1-9.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Costa, A. C. F., N. S. Silva, V. C. M. Rocha, C. A. Rosales Rodriguez, A. Estrela-Lima, E. L. T. Moreira, C. Madruga et al. „TIPIFICAÇÃO GENÉTICA, ATRAVÉS DA TÉCNICA DE SPOLIGOTYPING, DE ISOLADOS DE MYCOBACTERIUM BOVIS EM ANIMAIS ABATIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, BAHIA, BRASIL“. Arquivos do Instituto Biológico 77, Nr. 2 (Juni 2010): 233–37. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v77p2332010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO A tuberculose é uma enfermidade infecciosa crônica, que afeta mamíferos e aves e constitui um sério problema de saúde pública e animal. Objetivando realizar um levantamento molecular da enfermidade em bovinos abatidos em matadouros frigoríficos no Estado da Bahia, Brasil, foram analisadas as lesões pulmonares e de linfonodos mediastínicos de 43 carcaças de animais abatidos em três matadouros-frigoríficos localizados na Região Metropolitana de Salvador, Bahia. Sete isolados de Mycobacterium bovis foram identificados, através da técnica do spolygotyping, e discriminados em três diferentes espoligotipos (SB1055, SB0120 e SB0268) descritos no Brasil e em diversas áreas do mundo. Os resultados indicam que o método de diagnóstico utilizado pode contribuir para a criação de uma base de dados para o estudo epidemiológico da tuberculose bovina no Estado da Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Blankenheim, Thalita Masoti, Raphaella Barbosa Meirelles-Bartoli, Glaucenyra Cecília Pinheiro da Silva, Andressa Vaz Martins, Dirceu Guilherme de Souza Ramos, Daniel Bartoli de Sousa, Nivaldo Aparecido de Assis und Luis Antonio Mathias. „Resposta à tuberculina bovina e à tuberculina aviária em bovinos sensibilizados com inóculos inativados de Mycobacterium avium e de Mycobacterium bovis“. Research, Society and Development 10, Nr. 2 (08.02.2021): e14210212394. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12394.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A tuberculose causada pelo Mycobacterium bovis é uma importante doença dos bovinos e constitui um grande problema de saúde animal, podendo também atingir seres humanos. Para o diagnóstico da infecção, e para desencadear as medidas sanitárias decorrentes desse diagnóstico, o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) estabelece a utilização de testes intradérmicos de tuberculinização. O objetivo deste estudo foi avaliar as respostas à tuberculina (PPD) aviária e à tuberculina bovina apresentadas por animais sensibilizados com inóculos inativados de M. bovis e de M. avium, e comparar os resultados do teste da prega caudal (TPC), do teste cervical simples (TCS) e do teste cervical comparativo (TCC) para diagnóstico da tuberculose bovina nos animais sensibilizados e em animais não sensibilizados. Os resultados mostraram que: a repetição dos testes não influiu na proporção de resultados positivos; houve animais sensibilizados com M. bovis que apresentaram reação até 500 dias após a sensibilização; em animais sensibilizados com M. avium, a especificidade do TCC foi superior à do TCS e à do TPC, e o TCC mostrou-se efetivo para discriminar reações induzidas pelo inóculo desse microrganismo; em animais sensibilizados com M. bovis, o TCC apresentou menor sensibilidade do que os outros dois testes; o ponto de corte do TCS e do TCC com melhor combinação de sensibilidade e especificidade foi inferior ao ponto adotado pelo PNCEBT para diagnóstico em animais naturalmente infectados; o TCS apresentou boa concordância com os outros dois testes, mas a concordância entre o TCC e o TPC foi apenas regular; as frequências das repostas às tuberculinas não apresentaram distribuição gaussiana, a não ser em alguns períodos pós-sensibilização ou então após transformação radicial ou logarítmica dos dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Marçal, Wilmar Sachetin, Eduardo Harry Birgel, José Luiz D'Angelino und Ornar Miguel. „Avaliação cronológica da variação no volume globular sanguíneo de bovinos leiteiros“. Ciência Rural 25, Nr. 2 (1995): 239–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781995000200011.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os autores avaliaram a variação no volume globular sangüíneo de 321 bovinos da raça Holandês preta e branca, sadios e criados em granjas leiteiras no Estado de São Paulo. Todos os animais trabalhados na presente pesquisa eram sadios, não reagentes ao vírus da Leucose Bovina, livres de hemoparasitas, brucelose e tuberculose. O volume globular sangüíneo foi efetuado através do método do hematócrito com tubos capilares. Os resultados mostram haver influência da idade sobre o volume globular sangüíneo, com valores médios encontrados de 30,12 ± 2,72%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Amaku, M., R. A. Dias, J. S. Ferreira Neto und F. Ferreira. „Modelagem matemática do controle de brucelose bovina por vacinação“. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 61, suppl 1 (November 2009): 135–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352009000700017.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As fêmeas bovinas, por sua importância na transmissão e na manutenção da brucelose, constituíram o alvo dos inquéritos do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal. Com base em informações obtidas em unidades federativas onde foram realizados inquéritos sorológicos e observadas prevalências de animais acima de 2%, elaborou-se um modelo para simular a dinâmica da brucelose em rebanhos bovinos formados exclusivamente por fêmeas, analisando o efeito de estratégias de vacinação. Para baixa cobertura vacinal, da ordem de 30%, o tempo para reduzir a prevalência a 2%, valor adotado como referência, pode ser longo, aproximando-se do dobro do tempo necessário para uma cobertura mais alta, de 90%. De acordo com o modelo, o tempo para reduzir a prevalência a 1% ou 2%, que permitam passar à fase de erradicação, pode chegar a uma década. Recomenda-se a intensificação do esforço para a vacinação de fêmeas, procurando atingir alta cobertura vacinal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Silva, Paulo Eduardo Gomes da, Sônia Regina Pinheiro, Marta Lizandra do Rego Leal, Heloísa Godoi Bertagnon, Pedro Moacyr Pinto Coelho Motta, Idércio Luiz Sinhorini, Silvio Arruda Vasconcellos und Fernando José Benesi. „Teste de tuberculinização em caprinos (Capra hircus) experimentalmente sensibilizados“. Ciência Rural 36, Nr. 3 (Juni 2006): 880–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782006000300023.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Foram estabelecidos critérios de interpretação do teste de tuberculinização aplicado ao diagnóstico da tuberculose em grupos de caprinos experimentalmente sensibilizados. Dos 30 animais utilizados, dez foram sensibilizados com Mycobacterium avium - amostra D4 (grupo A) e dez com Mycobacterium bovis - amostra AN5 (grupo B). Dez caprinos não foram sensibilizados e constituíram o grupo controle (grupo C). No teste cervical simples, realizado com tuberculina bovina (M. bovis) e lido às 72 horas pós-tuberculinização (p.t.), as reações positivas foram aquelas em que houve aumento da espessura da dobra de pele igual ou superior a 3,9mm; reações inconclusivas, quando situadas entre 1,8 e 3,8mm, e negativas quando iguais ou menores que 1,7mm. A análise dos resultados do teste cervical comparativo, realizado com o M. avium e M. bovis e lido às 72 horas p.t., indicou reação positiva quando o aumento da espessura da dobra da pele induzida pela tuberculina bovina superou a reação à aviária em pelo menos 2,5mm; reação inconclusiva quando a diferença entre a reação à tuberculina bovina e à tuberculina aviária ficou situada entre 1,9 e 2,4mm; e negativa quando a reação bovina ultrapassou a aviária em até 1,8mm. Às 96 horas após a injeção da tuberculina, foi efetuada a avaliação histológica do local das reações tuberculínicas colhendo-se amostras de pele de cinco caprinos dos grupos A e B e de quatro animais do grupo controle; os resultados confirmaram a presença, nos grupos sensibilizados, de infiltrado inflamatório, constituído, preferencialmente, por células mononucleares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Silva e Alves, Ana Júlia, und Karina de Senna Villar. „Brucelose bovina e sua situação epidemiológica no Brasil: revisão de literatura“. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 9, Nr. 2 (01.07.2011): 12–17. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v9i2.364.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
É efetuada uma revisão da conceituação, etiologia, patogenia e epidemiologia da brucelose bovina com destaque dos principais elementos envolvidos na sua transmissão e disseminação. Posteriormente, é ressaltado o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose bovina, implantado no Brasil em 2001, e do inquérito soroepidemiológico que subsidia a implantação de tal programa, realizado em parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP). Das 14 unidades federais trabalhadas, 13 foram divididas em 60 circuitos produtores. O período de coleta de dados a campo foi compreendido entre 2001 e 2004. São apresentadas as prevalências de focos e de fêmeas adultas soropositivas por Estado trabalhado (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins), circuito pecuário, bem como os respectivos fatores de risco identificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

FERREIRA JUNIOR, J. A., J. P. TERRA, M. M. COSTA, M. H. S. LOBO, F. J. F. SANT'ANA und M. P. MIGUEL. „ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS E PATOLÓGICOS DA TUBERCULOSE BOVINA NA REGIÃO SUDOESTE DE GOIÁS / EPIDEMIOLOGIC AND PATHOLOGICAL ASPECTS OF BOVINE TUBERCULOSIS IN SOUTHWESTERN GOIÁS, BRAZIL“. Ars Veterinaria 29, Nr. 4 (09.10.2013): 66. http://dx.doi.org/10.15361/2175-0106.2013v29n4p66.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Valente, Luiza Carneiro Mareti, Sônia Maria Leite Ribeiro do Vale und Marcelo José Braga. „Determinantes do uso de medidas sanitárias de controle da brucelose e tuberculose bovinas“. Revista de Economia e Sociologia Rural 49, Nr. 1 (März 2011): 215–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032011000100009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A pecuária bovina é um dos mais importantes setores do agronegócio brasileiro. Entretanto, a sanidade dos rebanhos brasileiros - peça fundamental para a atividade - ainda é uma questão pouco estudada em termos econômicos. Assim, este trabalho buscou identificar os principais determinantes do uso das medidas preventivas estabelecidas pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Para isso, utilizou-se um modelo Tobit em painel. Os principais resultados indicam que o início efetivo do programa, em 2004, estimulou significativamente o aumento das medidas. Também observou-se que a vacinação não é influenciada pelos preços pagos tanto para carne quanto para leite, mas que esses afetavam positivamente o número de exames de tuberculose. Variáveis relativas às transferências do governo federal por convênio aos estados e às exportações de carne ou leite não foram significativas. Concluiu-se que o PNCEBT vem apresentando bons resultados. Além disso, podem ser planejados incentivos econômicos aos produtores, de modo a estimular o aumento das práticas preventivas estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Pereira, Maressa Fideles, Luís Gabriel Alves Cirne, Kedson Alessandri Lobo Neves, Gustavo Da Silva Claudiano, Andressa Santana Costa, Eloinny Karina Figueira Castro, Adriana Caroprezo Morini und Gleidson Giordano Pinto de Carvalho. „CONDENAÇÕES DE BOVÍDEOS ABATIDOS SOB INSPEÇÃO MUNICIPAL EM SANTARÉM – PA“. Revista Agroecossistemas 9, Nr. 2 (10.04.2018): 78. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v9i2.5113.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO: O estudo objetivou apresentar ocorrências de condenações de bovídeos abatidos sob serviço de inspeção municipal em Santarém – PA. Para coleta dos dados, foram consultados relatórios mensais de abate de três abatedouros municipais, fornecidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAP). No período avaliado, correspondente de janeiro a dezembro do ano de 2016, foram abatidos 52.046 bovídeos, dos quais 49.486 eram bovinos e 2.560 bubalinos, com total de 296 condenações, em sua maioria, procedentes do município de Santarém com 127 carcaças condenadas. As causas foram: lesões sugestivas de tuberculose (72,30%) e brucelose (24,66%), hematomas generalizados (1,35%), Caquexia (1,01%), Peritonite (0,34%) e morte no curral (0,34%). Das 296 ocorrências, os índices de condenações em machos e fêmeas, responderam por 16,22% e 83,78%, respectivamente. O município de Santarém apresentou maior incidência em condenações, na qual a espécie bovina predominou, com destaque para as fêmeas que apresentaram, principalmente, lesões sugestivas de tuberculose e brucelose, além de hematomas.PALAVRAS-CHAVE: Abate, Doenças ocupacionais, Patologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Paulin, L. M. S., und J. S. Ferreira Neto. „BRUCELOSE EM BÚFALOS“. Arquivos do Instituto Biológico 75, Nr. 3 (September 2008): 389–401. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v75p3892008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO A bubalinocultura é uma atividade econômica relevante no Brasil. Considerando a importância do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose para a evolução das cadeias produtoras de bovinos e bubalinos e tendo em vista a escassez de estudos sobre o sorodiagnóstico da brucelose na espécie bubalina, procedimento no qual apóia-se o processo de certificação de rebanhos livres e monitorados, é apresenta uma revisão sobre brucelose bubalina. Neste trabalho são discutidos os seguintes temas: 1a bubalinocultura no Brasil; 2revisão e aspectos históricos da brucelose bovina e bubalina; 3revisão sobre o sorodiagnóstico da brucelose em bovinos e bubalinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Dourado, Giovanne Gabriel Freitas, Breno Parkerson Martins Alvarenga, Brena Peleja Vinholte, Welligton Conceição da Silva, Albiane Sousa de Oliveira, Hipócrates Menezes Chalkidis, Éder Bruno Rebelo da Silva und Raimundo Nonato Colares Camargo Júnior. „Impacto econômico da condenação de carcaças por Tuberculose no Baixo Amazonas, Pará, Brasil“. Conjecturas 21, Nr. 6 (25.11.2021): 390–98. http://dx.doi.org/10.53660/conj-355-719.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivou-se estimar o prejuízo econômico oriundo de carcaças de bovinos e bubalinos condenados por tuberculose, durante o ano de 2018, na microrregião de Santarém, na mesorregião do Baixo Amazonas, no estado do Pará, Amazônia Oriental. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, no setor de inspeção municipal, Santarém, Pará. Estes continham informações de três abatedouros frigoríficos sobre Serviço de Inspeção Municipal, sobre a espécie bovina e bubalina, especificamente: sexo e o total de animais abatidos e condenados. Foram inspecionados 23.963 bovinos e bubalinos no ano de 2018, provenientes de municípios da mesorregião do Oeste do Pará. Calculou-se também a prevalência de condenação e os prejuízos econômicos. Ao todo foram condenadas por tuberculose 74 carcaças de bovinos e bubalinos. Desse quantitativo, 43 eram fêmeas e 31 machos. A prevalência foi de 0,006%. As perdas econômicas apresentadas em ordem decrescente devido à condenação de carcaça no rebanho, para fêmeas e para machos, foram equivalentes a R$ 293.040,00; R$ 170.280,50 e R$ 122.760,00, respectivamente. Conclui-se que a prevalência foi baixíssima para a tuberculose e o prejuízo econômico decorrente desta enfermidade foi significativo, necessitando-se investigar o prejuízo econômico que as diversas enfermidades causam no Baixo Amazonas para mitigar as perdas futuras decorrentes desta e de outras enfermidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Santos, A. L. Q., A. M. C. Lima-Ribeiro und P. C. Pereira. „TESTE DE TUBERCULINIZAÇÃO EM VEADO CATINGUEIRO MAZAMA GOUAZOUBIRA FISHER, 1814 (ARTIODACTYLA: CERVIDAE)“. Arquivos do Instituto Biológico 76, Nr. 4 (Dezember 2009): 693–96. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v76p6932009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO A tuberculose bovina é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium bovis, que também pode ocorrer em outros hospedeiros mamíferos. Foram analisados 4 cervídeos adultos (Mazama gouazoubira) três fêmeas e 1 um macho de um criatório conservacionista da região do Alto Paranaíba, Goiás, Brasil. Inoculou-se de 0,1 mL do Derivado Protéico Purificado de M. avium (PPD A) e, em seguida 0,1 mL de M. bovis (PPD-B), via subcutânea, em dois locais próximos no pescoço e a leitura ocorreu após 72 horas da inoculação. Considerou-se reagentes positivos aqueles animais onde a diferença entre a reação à PPD-B foi maior ou igual a 2 mm com relação à PPD-A. Os animais foram examinados e apresentaram secreção muco-purulenta nas narinas, apesar de estarem em bom estado de nutrição. Todos os cervídeos testados apresentaram reações positivas, sendo que dois evoluíram para óbito em menos de 60 dias do teste e os outros dois após três meses. Concluise que existem veados catingueiros reagentes ao teste de tuberculinização, podendo representar possíveis reservatórios de M. bovis e, consequentemente, disseminadores de tuberculose para outros animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Alzamora Filho, F., V. M. Reis, I. Fehlberg, A. C. de Alcântara, M. P. Cavalcante, V. C. F. Rocha und J. N. Costa. „Identificação de Mycobacterium bovis em carcaças de bovinos abatidos no estado da Bahia, Brasil, por métodos bacteriológico e molecular“. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 66, Nr. 5 (Oktober 2014): 1585–91. http://dx.doi.org/10.1590/1678-6640.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo do presente trabalho foi utilizar métodos bacteriológicos e moleculares para a identificação do Mycobacteriumbovis em lesões observadas em carcaças de bovinos durante a inspeção post mortem de rotina em matadouros-frigoríficos com serviço de inspeção oficial. Foram acompanhados o abate e a inspeção de 825.394 bovinos, sadios, ao exame antemortem pelo serviço de inspeção oficial em 10 matadouros-frigoríficos do estado da Bahia, entre abril de 2009 e abril de 2012. Cento e oitenta bovinos apresentaram lesões sugestivas de tuberculose e outras linfadenites, as quais foram avaliadas quanto à presença de Mycobacterium bovis por exame bacteriológico e pela PCR multiplex. A maioria das lesões estava localizada em linfonodos do trato respiratório e 71% eram provenientes de bovinos machos com até 32 meses de idade. No isolamento bacteriano, 13,9% (25/180) das amostras apresentavam colônias pequenas, de superfície granular e de coloração creme-amareladas, em meio de cultura Stonebrink-Leslie, e o crescimento médio foi de 34 dias. Todos os esfregaços dos isolados evidenciaram BAAR, e, pela PCR multiplex, 56% (14/25) dos isolados foram identificados como M. bovis. A associação entre exame post mortem, bacteriológico e PCR multiplex permitiu a identificação do agente de forma rápida e em regiões com status sanitário de baixa prevalência, demonstrando ser importante para a detecção dos focos de tuberculose bovina e o auxílio nos programas de controle e erradicação da tuberculose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Castro, V., S. S. Azevedo, T. B. Gotti, C. S. A. Batista, J. Gentili, Z. M. Moraes, G. O. Souza, S. A. Vasconcellos und M. E. Genovez. „SOROPREVALÊNCIA DA LEPTOSPIROSE EM FÊMEAS BOVINAS EM IDADE REPRODUTIVA NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL“. Arquivos do Instituto Biológico 75, Nr. 1 (März 2008): 3–11. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v75p0032008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO O presente estudo teve como objetivo determinar a soroprevalência da leptospirose bovina em fêmeas em idade reprodutiva do Estado de São Paulo, estratificado em sete regiões produtoras. Foram utilizados o delineamento estatístico, as amostras sorológicas e as informações contidas nos questionários empregados no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCETB), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, considerando-se a utilização de fêmeas bovinas com idade ‡ a 24 meses (excluindo-se machos), diferentes tipos de produção, práticas de manejo, finalidades de reprodução, tamanho dos rebanhos e sistema de comercialização. Realizou-se a Soroaglutinação Microscópica (SAM) em 8.216 amostras sorológicas de animais provenientes de 1.021 propriedades. De acordo com os resultados obtidos, a infecção por Leptospira spp. ocorre em todo o Estado de São Paulo, com soroprevalência de 49,4% (IC 95% = 44,4%-54,4%) nas fêmeas bovinas em idade reprodutiva e em 718 (71,3%; IC 95% = 68,5%-74%) das propriedades analisadas. O sorovar Hardjo (46%) e sua associação com o sorovar Wolffi (21%) foram prevalentes entre o total de animais sororeagentes, seguidos pelos sorovares Shermani (8,9%), Autumnalis (4,4%) e Grippotyphosa (3,9%). Leptospira spp. está distribuída por todo estado e independe do tipo de exploração, manejo e das práticas de reprodução adotadas nos rebanhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Negreiros, R. L., R. A. Dias, F. Ferreira, J. S. Ferreira Neto, V. S. P. Gonçalves, M. C. P. Silva, V. C. F. Figueiredo, J. R. Lôbo, J. Freitas und M. Amaku. „Situação epidemiológica da brucelose bovina no Estado de Mato Grosso“. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 61, suppl 1 (November 2009): 56–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352009000700008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Caracterizou-se a brucelose bovina em Mato Grosso por meio de um estudo transversal realizado em 2003 para auxiliar na implementação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose. No Estado, estratificado em quatro circuitos pecuários, foram amostrados 13.684 animais, provenientes de 1.152 rebanhos. O protocolo de testes utilizado foi o da triagem com o teste do antígeno acidificado tamponado e os soros reagentes foram testados pelo 2-mercaptoetanol (ME) e concomitantemente retestados pelo teste de Rosa Bengala para resultado conclusivo. As prevalências de focos e de animais infectados foram: 41,2% [38,0-44,4%] e 10,2% [7,4-13,1%], respectivamente. Nos circuitos produtivos, as prevalências de focos foram 36,9% [29,2-45,2%], 27,2% [22,8-32,1%], 40,4% [38,8-46,2%] e 50,3% [44,5-56,1%]; e as prevalências de animais 7,9% [3,0-12,9%], 4,1% [2,8-5,4%], 8,1% [5,2-11,1%] e 15,3% [9,2-21,3%], respectivamente, para os circuitos 1, 2, 3 e 4. Os fatores de risco (odds ratio, OR) associados à condição de foco no Estado foram: exploração de gado de corte (OR= 1,8 [1,2-2,5]), exploração mista (OR=1,8 [1,2-2,7]), número de fêmeas no rebanho de 11 a 50 (OR=4,8 [1,1-20,8]), número de fêmeas no rebanho acima de 51 (OR=6,8 [1,6-29,0]), ocorrência de aborto (OR=1,7 [1,3-2,2]). A brucelose está homogeneamente distribuída no Estado, o que permite uniformidade de medidas sanitárias. Adicionalmente, sugere-se a intensificação da vacinação de fêmeas para todo o Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Oliveira, V. M., A. H. Fonseca, M. J. S. Pereira, A. V. Carneiro, V. L. T. Jesus und P. A. M. Alves. „Análise retrospectiva dos fatores associados à distribuição da tuberculose bovina no estado do Rio de Janeiro“. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 60, Nr. 3 (Juni 2008): 574–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352008000300008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Fatores associados à ocorrência da tuberculose bovina (TB), em dados de 209 fazendas, foram avaliados por meio de análise de variância. Os dados utilizados foram provenientes do levantamento epidemiológico por demanda, realizado nos rebanhos do estado do Rio de Janeiro, no período de 1959 até 1989. As variáveis significativas na análise bivariada foram incluídas no modelo e analisadas conjuntamente pelo método do modelo linear generalizado. A taxa de prevalência da TB nos rebanhos foi de 49,8%. As variáveis detectadas no estudo como as mais importantes para a ocorrência de TB foram: aleitamento (P=0,03) e as interações densidade x aleitamento (P=0,04) e produtividade x período (P=0,02). A importância da organização econômica da produção pecuária na ocorrência da TB pode ser evidenciada pelos resultados obtidos neste estudo. Este é um fator relevante em decorrência dos danos à saúde humana e animal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Ávila, Luciana N., Andrés M. Perez, José S. Ferreira Neto, Fernando Ferreira, Evelise O. Telles, Ricardo A. Dias, Marcos Amaku und Vitor S. P. Gonçalves. „Análise de detecção de cluster na caracterização espaço-temporal da tuberculose bovina no estado da Bahia“. Pesquisa Veterinária Brasileira 33, Nr. 11 (November 2013): 1313–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2013001100005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A tuberculose bovina (BTB) é uma enfermidade causada pela infecção pelo Mycobacterium bovis que acomete o homem e diversas espécies de mamíferos. A BTB tem grande importância por causar prejuízos econômicos nas regiões infectadas e por seu impacto na saúde pública. Foi realizado inquérito epidemiológico no Estado da Bahia, entre 2008 e 2010, com o objetivo de estimar a prevalência e conhecer a distribuição espaço temporal da enfermidade. O Estado foi estratificado em quatro regiões, cada uma com características epidemiológicas e demográficas homogêneas representativas de formas de produção pecuária. Um total de 18.810 cabeças com idade superior a 2 anos foi amostrado em 1350 propriedades. O teste cervical comparativo foi aplicado em cada animal selecionado, sendo considerados positivos os animais reagentes positivos ou duas vezes inconclusivos. Latitude e Longitude foram tomadas para cada propriedade amostrada com o auxilio do aparelho de Global Positioning System (GPS). O teste de Cuzick-and-Edwards e a análise de rastreio espacial (spatial scan statistic) foram utilizados para identificar qualquer agrupamento espacial de BTB. A prevalência de rebanho na Bahia, indicando a proporção de propriedades foco, foi de 1,6% (IC 95%: 1,0% - 2,69% por região). Nenhuma evidência significativa (P<0.05) de aglomeração espacial ou clustering foi detectada, possivelmente devido à baixa prevalência da doença. Estes resultados sugerem que a BTB tem baixa prevalência no estado da Bahia e que, nestas condições epidemiológicas, os focos encontrados não podem ser explicados por fatores espacialmente estruturados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Fráguas, Suzana de Almeida, Márcia Souza Cunha-Abreu, Ana Maria dos Reis Ferreira, Carla Dray Marassi, Walter Oelemann, Leila de Souza Fonseca, Rachel Ferreira und Walter Lilenbaum. „Estudo comparativo de métodos complementares para o diagnóstico da tuberculose bovina em animais reagentes à tuberculinização“. Revista Brasileira de Ciência Veterinária 15, Nr. 3 (2008): 117–21. http://dx.doi.org/10.4322/rbcv.2014.211.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Jardim, Gustavo Coelho, Pedro Paulo Pires, Luis Antonio Mathias, Olímpio Crisóstomo Ribeiro und Márcio Rubens Graf Kuchembuck. „Diagnóstico sorológico da brucelose bovina em animais adultos vacinados com dose reduzida da cepa 19 de Brucella abortus“. Pesquisa Veterinária Brasileira 26, Nr. 3 (September 2006): 177–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2006000300009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Com o presente trabalho avaliou-se o uso de dose reduzida da vacina produzida com a amostra 19 de Brucella abortus, em rebanho adulto negativo para a enfermidade, por meio de técnicas de diagnóstico sorológico preconizadas pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal e por um ensaio indireto de imunoadsorção enzimática (ELISA ID). A prova de fixação de complemento detectou 46,77% de positivos, o antígeno acidificado tamponado 67,74%, o 2-mercaptoetanol com soroaglutinação lenta 87,09% e o ELISA ID 100%. A dose reduzida interferiu no diagnóstico sorológico. Nenhuma das técnicas apresentou especificidade adequada para uso em rebanho nestas condições, até 3 meses após a vacinação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie