Literatura académica sobre el tema "Anestesiologia"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Anestesiologia".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Anestesiologia"

1

Saruwatari, Michelly y Fernanda Lopes Dos Santos. "PACIENTE ALÉRGICO AO LÁTEX SUBMETIDO A CIRURGIA DE DENOAMIGDALECTOMIA EM AMBIENTE SEGURO AO LÁTEX: RELATO DE CASO". Revista Uningá 55, S1 (10 de octubre de 2018): 18–24. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.55.euj2613.

Texto completo
Resumen
RESUMO A alergia ao látex aumentou muito nos últimos anos, possivelmente devido à maior utilização de produtos contendo látex em sua composição. Medidas preventivas e terapêuticas surgiram no âmbito da anestesiologia para o adequado manejo de pacientes susceptíveis à alergia ao látex. O artigo descreve a abordagem pré-operatório e intraoperatório de um paciente alérgico ao látex que será submetido à cirurgia de adenoamigdalectomia no Hospital Norte Paranaense (HONPAR) em Arapongas, com ênfase no preparo da sala cirúrgica látex seguro. Também faz breve revisão bibliográfica sobre alergia ao látex e suas implicações para o anestesiologista. PALAVRAS-CHAVE: Alergia ao látex, hipersensibilidade ao látex, ambiente látex seguro, anestesiologia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Pahim, Alyssa Brum de Souza, Felipe Pratalli Martins, Renata Orlandin, Dimas Dal Magro Ribeiro, Giovanna Bauer Valério y Marília Teresa De Oliveira. "Assistência Júnior em Anestesiologia Veterinária: Relato de experiência". Revista Brasileira de Educação e Saúde 11, n.º 1 (1 de enero de 2021): 102–5. http://dx.doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8366.

Texto completo
Resumen
É imprescindível que a comunidade universitária, experiencie os pilares de ensino, pesquisa e extensão, que são bases do ensino superior. Desta forma, o presente trabalho objetivou relatar as experiências de atuação em um projeto de extensão que oferece um serviço inovador na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, Brasil, o qual utiliza a metodologia ativa como estratégia de aprendizagem na área de Anestesiologia Veterinária. A metodologia utilizada é descritiva, e feita a partir da vivência dos estagiários protagonistas do projeto Assistência Júnior em Anestesiologia Veterinária (AJAV), desde a sua implantação até o final do primeiro semestre de atendimentos. A partir da participação de forma ativa nos primeiros meses de funcionamento do AJAV já foi identificado o potencial do projeto, o qual beneficiou os tutores dos pacientes com encaminhamento para procedimentos cirúrgicos, com consultas pré-anestésicas gratuitas, proporcionando contribuição social àqueles em condição de vulnerabilidade. E além do serviço oferecido para a comunidade, foi possível integralizar os saberes adquiridos nas disciplinas bases de medicina veterinária, promovendo uma vivência da prática de situações reais, que refletem a rotina de um médico veterinário anestesiologista, contribuindo para o amadurecimento intelectual e crítico dos discentes. Conclui-se que a inserção de uma atividade de extensão que possibilitou a prestação de serviço preparou os acadêmicos para o enfrentamento de problemas reais futuros na área médica e engrandeceu o setor da anestesiologia veterinária do Hospital Universitário Veterinário da Universidade Federal do Pampa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Souza, Renata Cunha de, Acary Souza Bulle Oliveira y Sissy Veloso Fontes. "Anestesiologia e Medicina Complementar e Alternativa para minimizar morbidades". Revista Neurociências 24 (5 de noviembre de 2019): 1–19. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2016.v24.9947.

Texto completo
Resumen
Introdução. Anestesiologia é uma especialidade médica, cuja principal atribuição é cuidar do paciente no período peri-operatório, utilizando-se de procedimentos anestésicos e monitorando as funções vitais do paciente. O conhecimento de técnicas de Medicina Complementar e Alternativa (CAM) pode ajudar a minimizar o risco de morbimortalidade peri-operatória por se reduzir possíveis efeitos colaterais dos medicamentos anestésicos convencionais e trazer benefícios ao paciente. Objetivo. Revisar na literatura científica técnicas de CAM integradas à medicina convencional em pacientes submetidos à intervenção do anestesiologista e os possíveis riscos e benefícios destas no contexto do paciente cirúrgico. Método. Revisão bibliográfica analítica de artigos científicos indexados e publicados entre e inclusive os anos de 2013 a 2016 nas línguas portuguesa, inglesa ou francesa. Resultados. Foram encontrados dois trabalhos que investigaram o uso de técnicas de CAM em Anestesiologia para o tratamento de ansiedade pré-operatória e prevenção de náusea e vômito pós-operatórios (PONV). Conclusão. existem técnicas de CAM com baixo risco e custo de implementação que podem reduzir o consumo de medicamentos, reduzir o risco de morbidade no peri-operatório, aumentando a segurança e o conforto do paciente, principalmente no que concerne ao tratamento de ansiedade no pré-operatório e na prevenção de náusea e vômito no pós-operatório.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Sousa, Ana Rafaela Campos y Joana Irene de Barros Mourão. "Burnout em anestesiologia". Brazilian Journal of Anesthesiology 68, n.º 5 (septiembre de 2018): 507–17. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjan.2018.04.002.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Torres, Marcelo Luis Abramides. "Especialidades Médicas - Anestesiologia". Revista de Medicina 91 (18 de julio de 2012): 5. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i0p5-6.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Brandão Ribeiro de Sousa, José Miguel y Joana Irene de Barros Mourão. "Lesão dentária na anestesiologia". Brazilian Journal of Anesthesiology 65, n.º 6 (noviembre de 2015): 511–18. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjan.2013.04.009.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Andrade, Austeclínio Newton Marinho, Marco Antônio Costa de Albuquerque y Aley Newton Marinho Andrade. "Avaliação do nível de estresse do anestesiologista da cooperativa de anestesiologia de Sergipe". Revista Brasileira de Anestesiologia 61, n.º 4 (agosto de 2011): 490–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942011000400011.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Soares Netto, José Jorge. "Medicina perioperatória em oncologia: papel do anestesiologista no controle da morbidade cirúrgica". Revista Brasileira de Cancerologia 50, n.º 3 (30 de septiembre de 2004): 261–67. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2004v50n3.2034.

Texto completo
Resumen
O anestesiologista contribui decisivamente no período perioperatório da cirurgia oncológica, exercendo atividades médicas na tentativa de minimizar o risco de seqüelas resultantes das respostas metabólicas, hormonais, imunológicas e hematológicas das grandes ressecções cirúrgicas; sempre com o objetivo de implementar estratégias terapêuticas durante o procedimento anestésico para redução das complicações e rápida recuperação pós-operatória, diminuindo os custos hospitalares. O presente estudo descreve os fatores que possam estar relacionados a disfunções orgânicas - cardiovascular, respiratória e nutricional - no pré-operatório; a influência das condutas no per-operatório frente a hipotermia das cirurgias prolongadas, hemorragia, transfusão e imunossupressão; e os cuidados pós-operatórios de relevância, prevenindo e revertendo a hipoxemia, as disfunções cardiovasculares, pulmonares, os estados neurológicos confusionais, o íleo neurogênico e o controle da dor com toda sua expressão na indução de fenômenos deletérios à homeostasia. Ao concluir esta revisão, fica evidente que o anestesiologista desempenha um papel de fundamental importância no controle da morbidade cirúrgica oncológica. As considerações aqui mencionadas visam a atualizar e melhorar os conceitos da medicina perioperatória, sendo passíveis de revisão conforme a evolução da tecnologia e da prática da anestesiologia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Villela, Nivaldo Ribeiro y Paulo do Nascimento Júnior. "Uso de dexmedetomidina em anestesiologia". Revista Brasileira de Anestesiologia 53, n.º 1 (febrero de 2003): 97–113. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942003000100013.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Nociti, José Roberto. "Projeção mundial da anestesiologia brasileira". Revista Brasileira de Anestesiologia 54, n.º 3 (junio de 2004): 287–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942004000300001.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Anestesiologia"

1

Santos, Marta Cristina Branco Bravo Oliveira. ""Anestesiologia em Aves"". Master's thesis, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2009. http://hdl.handle.net/10216/24365.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Santos, Marta Cristina Branco Bravo Oliveira. ""Anestesiologia em Aves"". Dissertação, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2009. http://hdl.handle.net/10216/24365.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Pacheco, Lúcia Helena Martins. "Monitor da transmissão neuromuscular para anestesiologia". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1987. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111785.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Rizzatti-Barbosa, Celia Marisa 1957. "Atividade anestesica da bupivacaina na maxila quando utilizadas as tecnicas regional e infiltrativa". [s.n.], 1991. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289394.

Texto completo
Resumen
Orientador: Jose Ranali
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-14T00:37:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rizzatti-Barbosa_CeliaMarisa_M.pdf: 1441563 bytes, checksum: 026eefc1515f69cd522acddf17049680 (MD5) Previous issue date: 1991
Resumo: Várias estudos, tem sido feitos no sentido de se encontrar o anestésico idealmente indicado para cada caso clínico definido. Em procedim entos cirúrgicos traumáticos a dor pós-aperatória pode ser intensa (FISCHER et alii. 1988). o que justificaria o uso de anestésicos de longa duração, pois nestes casos eles estabelecem superior qualidade anestésica em relação aos covencionais (HELLDEN et alii, 1974; MORGAN & RUSSEL, 1975; LASKIN, 1977; GANGAROSA,1981; DUNSKY & MOORE, 1984; STOLF F ILHO & RANALI, 1990 ; RANALI,1990). Deste Modo já , '" foram demonstradas as vantagens da utilização da bupivacaina em cirurgias de 3.os molares inferiares inclusos, em anestesias regionais (HELLDEN et alii, 1974;" MORGAN & RUSSE, 1975; NESPECA, 1976; lRSKIN, 1977; GANGAROSA, 1981; MOORE, 984; ROSENQUIST et alii, 1988; lAbstract: Not informed.
Mestrado
Farmacologia
Mestre em Ciências
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Poma, Mara Aparecida Maricato. "Gabapentin association as an adjuvant the spinal anesthesia for acute pain control in conventional cholecystectomy". Universidade Federal do CearÃ, 2015. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16382.

Texto completo
Resumen
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
The cholelithiasis is the main biliary tract disease that affects a significant amount of the population, an issue of global public health. In Brazil, is the most common surgical abdominal disease, with about 200,000 hospitalizations annually by the Unified Health System (SUS). The treatment is surgical and can be done conventionally or laparoscopic surgery, the is gold standard option. But the reality of our public health system shows that the vast majority of surgical procedures performed are conventional cholecystectomy. What demand the need for appropriate anesthetic management for effective, safe anesthesia, with control of neuro endocrine response to trauma and postoperative pain. The objective of this clinical study, prospective, double-blind randomly distributed was to evaluate the use of gabapentin by mouth as an adjunct to spinal anesthesia for acute pain control in conventional cholecystectomy. We selected 59 patients with cholelithiasis for elective surgery in general surgery service of Hospital Santa Casa de Misericordia de Fortaleza, being divided into two groups: Gabapentin group (GGP), gabapentin was administered in 31 patients in the 600mg via dose oral 01 hour before surgery and the second control group (CG) were administered placebo, 1 tablet 01 hour before surgery in 28 patients. Both groups underwent spinal anesthesia with sufentanil for performing conventional cholecystectomy. The main variables were: age, gender, heart rate, systolic and diastolic blood pressure, glucose levels, pain scores and morphine consumption postoperatively. The results showed no statistically significant differences between the gabapentin group and the control group.We conclude that the use of gabapentin by mouth as an adjunct to spinal anesthesia in conventional laparoscopic not interfere with the hemodynamic response during surgery or in the control of acute postoperative pain, no consumption of morphine, either on the glycemic index in the post-period operatively.
A colelitÃase à a principal doenÃa do trato biliar que afeta uma quantidade significativa da populaÃÃo, representando um problema de saÃde pÃblica mundial. (BECKER et al 2013). No Brasil, à a doenÃa abdominal cirÃrgica mais comum, com cerca de 200.000 internaÃÃes ao ano pelo Sistema Ãnico de SaÃde (SUS). MinistÃrio da SaÃde - Sistema de InformaÃÃes Hospitalares do SUS (SIH/SUS) Seu tratamento à cirÃrgico podendo ser realizado de forma convencional ou por videocirurgia, que à o padrÃo ouro. (CASTRO;AKERMAN; MUNHOZ) 2014). PorÃm, a realidade do nosso sistema pÃblico de SaÃde demonstra que a grande maioria dos procedimentos cirÃrgicos realizados sÃo colecistectomias convencionais. O que demanda a necessidade de um manejo anestÃsico apropriado para obter anestesia eficaz, segura, com controle da resposta neuro endÃcrina ao trauma e da dor pÃs-operatÃria. O objetivo deste estudo clÃnico, prospectivo, aleatoriamente distribuÃdo e duplamente encoberto foi avaliar o uso da gabapentina por via oral como adjuvante da raquianestesia para controle da dor aguda em colecistectomia convencional. Foram selecionados 59 pacientes portadores de colelitÃase para cirurgia eletiva no serviÃo de cirurgia geral do Hospital Santa Casa de MisericÃrdia de Fortaleza, sendo distribuÃdos em dois grupos: grupo Gabapentina (GGP), administrou-se gabapentina, em 31 pacientes, na dose de 600mg via oral 01 hora antes do inÃcio da cirurgia e o segundo grupo Controle (GC) administrou-se placebo, 1 comprimido, 01 hora antes do inÃcio da cirurgia em 28 pacientes. Os dois grupos foram submetidos à raquianestesia com sulfentanil para a realizaÃÃo de colecistectomia convencional. As principais variÃveis avaliadas foram: idade, sexo, frequÃncia cardÃaca, pressÃo arterial sistÃlica e diastÃlica, nÃveis glicÃmicos, escores de dor e consumo de morfina no pÃs-operatÃrio. Os resultados obtidos nÃo demonstraram diferenÃas estatisticamente significantes entre o grupo gabapentina e o grupo controle. Conclui-se que o uso da gabapentina por via oral como adjuvante da raquianestesia em colecistectomia convencional nÃo interfere na resposta hemodinÃmica no intraoperatÃrio, nem no controle da dor aguda pÃs-operatÃria, nem no consumo de morfina, tampouco no Ãndice glicÃmico no perÃodo pÃs-operatÃrio.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Passold, Fernando. "Sistema especialista hibrido em anestesiologia para pacientes criticos/problematicos". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1995. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111563.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Cavalcante, Rodney Segura. "Distanásia e ortotanásia ética e legalidade na prática da anestesiologia /". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/153648.

Texto completo
Resumen
Submitted by Rodney Segura Cavalcante (rradvogados@yahoo.com.br) on 2018-04-17T20:39:24Z No. of bitstreams: 1 tese para repositório unesp.pdf: 15700362 bytes, checksum: 57616ec29aa2414021ed7ce3fc11e3b4 (MD5)
Rejected by Luciana Pizzani null (luciana@btu.unesp.br), reason: Solicitamos que realize uma nova submissão seguindo as orientações abaixo: Necessário fazer a seguinte correção no arquivo submetido: problema 1: o arquivo submetido não contém capa padrão, item obrigatório de acordo com as normas do seu programa. Assim que tiver efetuado as correções submeta o arquivo em PDF novamente. Agradecemos a compreensão. on 2018-04-19T12:35:20Z (GMT)
Submitted by Rodney Segura Cavalcante (rradvogados@yahoo.com.br) on 2018-04-20T13:17:46Z No. of bitstreams: 1 tese para repositório 2.pdf: 17057802 bytes, checksum: 4a168eba94637a7b14ba81ed61d6a65e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Pizzani null (luciana@btu.unesp.br) on 2018-04-20T14:24:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 cavalcante_rs_dr_bot.pdf: 17057802 bytes, checksum: 4a168eba94637a7b14ba81ed61d6a65e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-20T14:24:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 cavalcante_rs_dr_bot.pdf: 17057802 bytes, checksum: 4a168eba94637a7b14ba81ed61d6a65e (MD5) Previous issue date: 2018-03-02
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Introdução.Os avanços tecno-científicos do último século prestigiam a tecnologia e as ciências experimentais, resultando em desequilíbrio de valores e desumanização dos profissionais de saúde, dentre os quais, os anestesiologistas. Nesse universo, observam-se hospitais e enfermarias, depositários de sofrimentos humanos em nome da luta obstinada pela vida, ainda investindo na prática de distanásia, quando a conduta mais digna seria a ortotanásia. Objetivos. Avaliar se os anestesiologistas brasileiros conhecem os institutos da distanásia e ortotanásia; investigar a preferência dos anestesiologistas entre as práticas da distanásia e ortotanásia, diante da terminalidade de paciente com doença incurável; investigar se a distanásia ainda é praticada e, por fim, investigar como o ensino da graduação médica contribuiu para a abordagem teórica e prática de questões relacionadas a morte. Métodos. A pesquisa consistiu na aplicação de um questionário online, elaborado pelos pesquisadores, ainda não validado. O convite à participação se fez por correio eletrônico a todos os anestesiologistas filiados à Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), explicando a natureza e a finalidade da pesquisa e direcionando os interessados, por meio de um link, ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e ao questionário. Foram incluídos na pesquisa os 30 primeiros questionários respondidos na integralidade, de cada uma das cinco regiões politico-administrativas do Brasil, conforme determinação do método estatístico. Resultados. Os anestesiologistas brasileiros, embora afirmem conhecer os institutos de distanásia e ortotanásia, em sua maioria adquiriram este conhecimento fora da graduação acadêmica. Dentre aquelas práticas, diante da terminalidade do próprio entrevistado, do paciente ou do ente querido, preferem a ortotanásia; que o enfermo terminal morra no lar, priorizando a dignidade. No entanto, afirmam que já aderiram à prática da distanásia, mesmo quando a ortotanásia era a melhor conduta, ainda que tenham discordado, o que gerou frustração e indignação. Quase a integralidade dos entrevistados afirmou não ter tido, durante o curso de graduação, treinamento prático de como lidar com a terminalidade e nem conteúdo satisfatório de Ética e Direito, embora se sinta capaz de diagnosticar paciente acometido de doença incurável, com prognóstico reservado, e orientar com familiaridade condutas paliativas. A maioria não conhece o conteúdo da Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM)1.805/06 que torna ética a ortotanásia. Conclusões: Os anestesiologistas brasileiros afirmam ter conhecimento sobre as práticas da distanásia e ortotanásia. Os anestesiologistas preferem a prática da ortotanásia à da distanásia, diante da terminalidade. Os anestesiologistas afirmam ainda conviver com a prática da distanásia. O ensino da graduação médica pouco contribuiu para a abordagem teórico- prática das questões relacionadas à morte.
Background. The technological and scientific advances of the last century have honored technology and experimental sciences, resulting in imbalance between society values and dehumanization of health professionals, where anesthetists are included. In that universe, we can observe that the hospitals are used as deposits of human suffering in the name of the obstinate struggle for life and dysthanasia is still practiced, when the most dignified conduct would be orthothanasia. The objectives of this study are: evaluate whether Brazilian anesthesiologists know the institutes of dysthanasia and orthothanasia; investigate the preference of the anesthesiologists between dysthanasia and orthothanasia practices, considering the terminally ill patients with incurable disease; investigate whether dysthanasia is still practiced, and finally to investigate how medical education, during graduation in Medical schools have been contributing to theoretical and practical approach to issues related to death. Methods. This research consists in the application of an online questionnaire, prepared by the researchers, not validated yet. The invitation to participate was sent by e-mail to all anesthesiologists affiliated with the Brazilian Society of Anesthesiology (SBA), which has explained the nature and purpose of the research and directed the interested parties, through a link, to the Informed Consent Form (TCLE) followed by the questionnaire. The first 30 completed questionnaires from each of the five political-administrative regions of Brazil were included in the study, according to the determination of the statistical method. Results. Brazilian anesthesiologists, although claiming to know the institutes of dysthanasia and orthothanasia, they acquired that knowledge mostly outside academic graduation. Between those practices, when terminality of the interviewee, the patient or the loved one, is faced, they preferred orthothanasia; as well die at home, prioritizing the dignity. However, they affirm that they have already adhered dysthanasia even when orthothanasia was the best to be practiced, even though they disagreed, which generated frustration and indignation. Almost all of the interviewees affirmed that they had not had practical training in how to deal with terminality and satisfactory contents of Ethic and Law, during graduation, even though they feel capable of diagnosing a patient suffering from an incurable disease and a reserved prognosis and familiarity to guide comfort. Most do not know the content of Resolution of Brazilian Federal Medical Council 1.805 / 06. Conclusions. Brazilian anesthesiologists claim to have knowledge about the practices of dysthanasia and orthothanasia. Anesthesiologists prefer to practice orthothanasia than dysthanasia, when terminality is faced. Anesthesiologists also claim that dysthanasia is still practiced. The teaching of medical graduation does little to contribute to the theorical/practical approach to issues related to death.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Oliveira, Jurandir Paz de. "Redes neurais artificiais para representação de conhecimento médico em anestesiologia". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1997. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111796.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Zacheu, Juliana Cristina [UNESP]. "Avaliação da associação propofol e de cloridrato de alfentamil na manutenção anestésico por infusão intravenosa contínua em cães após medicação pré-anestésica com acepromazina". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2004. http://hdl.handle.net/11449/89118.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:44Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2004Bitstream added on 2014-06-13T20:11:31Z : No. of bitstreams: 1 zacheu_jc_me_botfmvz.pdf: 980432 bytes, checksum: b555089a7f2494ac4fe166a4a20dac36 (MD5)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
O objetivo deste trabalho foi avaliar a associação de propofol e de cloridrato de alfentanil, através do estudo das alterações cardiorrespiratórias, hemogasométricas, além das suas características clínicas e potencial hipnoanalgésico. Foram empregados doze cães clinicamente sadios, fêmeas, adultas, sem raça definida e com peso médio de 18,21l2,81kg. Após jejum alimentar de 12 horas e hídrico de duas horas, todos os cães receberam acepromazina, 0,05 mg/kg (i.v.). A indução anestésica foi realizada com propofol na dose de 5 mg/kg (i.v.), sendo a intubação orotraqueal executada, a seguir. A manutenção anestésica se iniciou, com a administração de propofol na dose de 0,2 mg/kg/min. (i.v.), durante 120 minutos. Associado ao propofol, foi administrado, pela mesma via, cloridrato de alfentanil, em três diferentes doses de acordo com os grupos: A - 0,5 æg/kg/min., B - 1,0 æg/kg/min. e C - 2,0 æg/kg/min. Os fármacos foram administrados simultaneamente em bombas de infusão distintas durante o mesmo período. Os seguintes parâmetros foram mensurados durante a anestesia: FC, PAS, PAM, PAD, f, Vt, Vm, ETCO2, SaO2, pHa, PaO2, PaCO2, HCO3, temperatura retal e analgesia. Foram realizadas colheitas de amostras de sangue para dosagens da concentração plasmática de cortisol. A análise estatística foi realizada pelo método de Análise de Variância segundo o delineamento cross-over. Os valores foram considerados significativos quando P<0,05. Foi observada bradicardia significativa aos 45 minutos de infusão com as doses intermediária e maior de alfentanil. Nos três grupos foram observados miorrelaxamento intenso, ausência de hipotensão e de resposta endócrina ao estresse. A analgesia foi proporcional a dose de alfentanil utilizada. A qualidade da recuperação foi similar nos três grupos estudados, sendo que o tempo de recuperação... .
The aim of this study was to evaluate changes in cardiorespiratory and hemogasometric parameters, as well as the clinical features and hypnoanalgesic potential promoted by the association of propofol and alfentanil chloridrate, given by intravenous continuous infusion in dogs. For such, twelve mongrel female healthy dogs were used (18.21l2.81kg). After a food and water fast of 12 and 2-hour respectively, all animals were given acepromazine (0.05 mg/kg - iv). Anesthetic induction was performed with propofol (5 mg/kg - iv), and maintenance was continued by giving propofol continuously at 0.2 mg/kg/min. (iv), for 120 minutes. It was also administered alfentanil chloridrate through the same route, in three different doses, accordingly to the group in which animals were allocated: A - 0.5 æg/kg/min., B - 1.0 æg/kg/min. e C - 2.0 æg/kg/min. Both drugs were given simultaneously but in different infusion pumps. During anesthesia, it was measured: HR, SAP, MAP, DAP, RR, Vt, Vm, ETCO2, SaO2, pHa, PaO2, PaCO2, HCO3 and rectal temperature, and blood samples were collected for plasma cortisol measurements. Statistical analysis was performed by variance analysis according to a cross-over design. Results were considered significant when p < 0.05. All treatments caused metabolic acidosis, intense muscle relaxation and a lack of endocrine response to stress. It was also seen that analgesia was proportional to the dose of alfentanil that was used. The quality of anesthetic recovery was similar in all three groups, despite the time needed to recovery was longer when the highest dose was given. The results allowed concluding that the association of propofol and alfentanil chloridrate is an adequate procedure for anesthetic maintenance in dogs for 120 minutes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Lima, Rodrigo Moreira e. [UNESP]. "Efeitos determinados pela metilprednisolona, administrada pela via subaracnóidea, sobre a medula espinhal e as meninges: estudo experimental em cães". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/97722.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:05Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-01-18Bitstream added on 2014-06-13T20:59:06Z : No. of bitstreams: 1 lima_rm_me_botfm.pdf: 1435326 bytes, checksum: a79f0f600b9442c669448f10a470957b (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Um dos corticóides mais utilizados no tratamento da lombociatalgia pela via peridural é a metilprednisolona, embora o seu uso seja bastante controverso na literatura atual. A injeção inadvertida deste fármaco no espaço subaracnóideo esta relacionado com o aparecimento de aracnoidite adesiva. Com base nestas informações investigou-se as possíveis alterações clínicas e histológicas determinadas pela metilprednisolona, potente glicocorticóide de depósito, administrado no espaço subaracnóideo de cães. Quatorze cães foram distribuídos, de maneira aleatória e encoberta, em dois grupos: Grupo 1 – Solução salina a 0,9% e Grupo 2 – solução de metilprednisolona 1,15 mg/kg, sempre utilizando o total de um mililitro a ser administrado. Todos os animais permaneceram durante 21 dias em cativeiro, período em que foram clinicamente avaliados. Foram, após este período, sacrificados por eletrocussão, após anestesia com pentobarbital sódico, e as porções lombar e sacral da medula espinhal foram removidas para exame histológico por microscopia óptica. Nenhum dos animais do Grupo 1 apresentou alterações clínicas ou histológicas. Foram observadas alterações histológicas em todos os animais do Grupo 2, sendo que seis animais apresentaram tecido nervoso sem alterações e um demonstrou necrose em faixa do tecido nervoso. As principais alterações histológicas encontradas no Grupo 2 foram áreas de espessamento fibroso nas K L meninges e nos vasos sangüíneos e infiltrado inflamatório linfoplasmocitário. Em três animais deste grupo, encontramos, ainda, aderências entre as meninges pia-máter, aracnóide e dura-máter e raízes nervosas envoltas por fibrose. Todos os animais permaneceram clinicamente normais. A metilprednisolona administrada pela via subaracnóidea, determinou alterações histológicas na medula nas meninges dos cães estudados.
One of the most used steroids in the treatment of the low back pain into the epidural space is methylprednisolone, although its use is controversial in the current literature. The inadequate injection of this medication into the intrathecal space is related with the occurrence of adhesive arachnoiditis. Based on this information, possible clinical and histological alterations determined by the methylprednisolone, a potent depocorticosteroid, administrated in the intrathecal space of dogs was evaluated. Fourteen dogs were randomly and blindly assigned to two study groups: Group 1 – 0.9% saline solution, 1 ml, and Group 2- Methylprednisolone 1.15 mg/kg, 1 ml. All the animals were clinically evaluated for 21 days, and then were killed by penthobarbital i.v. injection and electroshock. The lumbar and sacral portions of the spinal cord were removed for histological analyses, under light microscopy. In the Group 1, none of the animals presented clinical or histological alterations. Histological alterations were observed in all the animals of Group 2, and six animals presented normal nerve tissue and one demonstrated necrosis in the dorsal part of spinal cord. The main histological alterations found in Group 2 were areas of thickness in the meninges and in the blood vessels and lymphoplasmocytaire inflammatory infiltrated. In three animals of this group, adherences among pia mater, arachnoid and dura mater meninges and nerve roots enclosed by fibrosis were found. All the animals were clinically normal. The intrathecal K administration of methylprednisolone determinates histological changes in the spinal cord and meninges of the studied dogs.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Anestesiologia"

1

Anestesiologia pediátrica: Dos fundamentos à prática clínica. Rio de Janeiro, RJ: Revinter, 1997.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

S, Mikhail Maged, Murray Michael J. 1949- y Larson C. Philip 1933-, eds. Clinical anesthesiology. [electronic resource]. 4a ed. New York: Langae Medical Books/McGraw-Hill, Medical Pub. Division, 2006.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Principles of anesthesiology: General and regional anesthesia. 3a ed. Philadelphia: Lea & Febiger, 1993.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Allaria, Biagio, ed. Excerpta Anestesiologica. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-2023-8.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

J, Coté Charles, ed. A Practice of anesthesia for infants and children. 2a ed. Philadelphia: W.B. Saunders, 1993.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Misiran, Karis. Kamus perubatan: Anestesiologi. Kuala Lumpur: Dewan Bahasa dan Pustaka, 2009.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Allaria, Biagio. Excerpta Anestesiologica: Volume 1. Milano: Springer Milan, 2011.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Organization, World Health y World Federation of Societies of Anaesthesiologists., eds. Anaesthesia at the district hospital. 2a ed. Geneva: World Health Organization, 2000.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Organization, World Health y World Federation of Societies of Anaesthesiologists., eds. Anaesthesia at the district hospital. Geneva: World Health Organization, 1988.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Dewan Bahasa dan Pustaka Brunei., ed. Istilah perubatan anestesiologi dan psikiatri. Berakas, Negara Brunei Darussalam: Dewan Bahasa dan Pustaka Brunei, Kementerian Kebudayaan, Belia dan Sukan, 2003.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Capítulos de libros sobre el tema "Anestesiologia"

1

Poli, Marco Dei y Marco Resta. "La terapia intensiva dell’anziano: problemi clinici, etici ed economici". En Excerpta Anestesiologica, 1–12. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-2023-8_1.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Allaria, Biagio. "Il coinvolgimento renale, cardiaco e polmonare delle aritmie sopraventricolari a elevata frequenza: una visione olistica tipica dell’intensivista". En Excerpta Anestesiologica, 143–52. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-2023-8_10.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Chiumello, Davide y Tommaso Fossali. "VAP (Ventilator Associated Pneumonia)". En Excerpta Anestesiologica, 153–67. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-2023-8_11.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Chiumello, Davide y Sara Sher. "La ventilazione artificiale nel paziente asmatico acuto grave". En Excerpta Anestesiologica, 169–83. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-2023-8_12.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Allaria, Biagio. "Ha ancora un senso la GDHT nel perioperatorio del paziente a rischio?" En Excerpta Anestesiologica, 13–25. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-2023-8_2.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Girardis, Massimo y Emanuela Biagioni. "Sindrome compartimentale addominale e rianimazione fluidica: un cane che si morde la coda?" En Excerpta Anestesiologica, 27–36. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-2023-8_3.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

De Gasperi, Andrea, Patrizia Andreoni, Stefania Colombo, Paola Cozzi y Ernestina Mazza. "Insufficienza epatica acuta in terapia intensiva". En Excerpta Anestesiologica, 37–61. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-2023-8_4.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Piccinni, Pasquale y Silvia Gramaticopolo. "L’uso dei diuretici in terapia intensiva: luci e ombre". En Excerpta Anestesiologica, 63–77. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-2023-8_5.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Marietta, Marco. "La gestione perioperatoria e intensivistica delle emorragie: il parere dell’ematologo". En Excerpta Anestesiologica, 79–97. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-2023-8_6.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Allaria, Biagio. "L’acidosi ipercapnica nella ventilazione artificiale protettiva: compromesso tollerato o ulteriore fattore di protezione?" En Excerpta Anestesiologica, 99–113. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-2023-8_7.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Anestesiologia"

1

Silva, L. L., L. A. Canga, R. Q. Saltão, V. G. B. Lima, L. C. Trombeta y M. Tedesco. "BURNOUT EM RESIDENTES DE ANESTESIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA". En VI Congresso Médico Universitário São Camilo. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/comusc2018-03.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Herbas, Marco Alejandro Menacho, Caio de Almeida Lellis, Christyan Polizeli, Kamylla Lohannye Fonseca E. Silva, Luiza Moreno Cunha Campos y Ledismar Jose silva. "METADONA NO MANEJO DA DOR ONCOLÓGICA REFRATÁRIA EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA". En I Congresso Brasileiro de Anestesiologia para Acadêmicos. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/127909.1-1.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Lellis, Caio de Almeida, Kamylla Lohannye Fonseca E. Silva, Marco Alejandro Menacho Herbas, Christyan Polizeli, Ricelly Pires Vieira y Maria Clara Rocha Elias Dib. "OPÇÕES PROFILÁTICAS E TERAPÊUTICAS NA SÍNDROME DA DOR PÓS-MASTECTOMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA". En I Congresso Brasileiro de Anestesiologia para Acadêmicos. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/127909.1-2.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Alves, Gabriel Antônio Ferreira, Ivana Brasil Andrade, Diogo Casagrande Nunes de Souza, Luiza Bittencourt Leão, Lucas Gonçalves Venâncio y Luís Felipe Gonçalves Venâncio. "O papel da anestesiologia no manejo de pacientes com COVID-19". En III Congresso Online Brasileiro de Medicina. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/jyco5030.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Zem Chequin Sprengel, Henrique y Maria Eduarda Baddini Montanha Teixeira. "TAP-Block: uma nova abordagem para sua execução". En Congresso Online Acadêmico de Medicina Veterinária. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/nqph1974.

Texto completo
Resumen
A área de Anestesiologia Veterinária está em constante ascensão, com o desenvolvimento de diversas técnicas inovadoras ou espelhadas daquelas utilizadas em humanos. A demanda pela técnica de anestesia e analgesia multimodais, com o objetivo de atingir o sistema nociceptivo por meio de diversas abordagens e diminuir as elevadas doses de fármacos antes utilizadas é cada vez maior. Com sua utilização, bloqueios locorregionais repercutem, por consequência, em menor incidência de efeitos adversos de drogas sistêmicas. Na década passada, a modalidade que ganhou destaque foi a de bloqueios locorregionais guiados por ultrassonografia, o que confere maior segurança e acurácia na aplicação de anestésicos locais, pois possibilita a visualização direta das estruturas. O que antes era limitado à bloqueio peridural ou bloqueios às cegas se tornou um mundo em que existem diversas possibilidades diferentes de abordar o mesmo nervo. Mais recentemente, no entanto, técnicas de bloqueios regionais de planos interfasciais passaram a ser estudadas. Apesar do mecanismo não ser bem elucidado ainda, a sua eficácia clínica é perceptível tanto em estudos quanto na rotina dos anestesiologistas que a utilizam. Como exemplos de bloqueios de planos interfasciais, destacam-se aqueles direcionados à cavidade abdominal, como o Bloqueio do Quadrado Lombar e o TAP-block. No entanto, como descrito anteriormente, há exigência pela utilização de aparelho ultrassonográfico para sua execução. Trata-se de um equipamento com elevado custo, o qual se torna inviável para muitos profissionais da área, principalmente aqueles que estão em início de carreira profissional. O objetivo do presente trabalho, portanto, é relatar a alternativa de realização do TAP-block sem a utilização de ultrassom, apenas com uma seringa e uma agulha. Foi realizada uma revisão de literatura, utilizando como base os dados contidos na plataforma do Google Acadêmico, nos idiomas inglês, espanhol e português. Com o desejo de realizar bloqueios de planos interfasciais, porém, sem a presença de aparelho de ultrassom, estudos relatam a possibilidade de aplicação de anestésico local entre os músculos transverso do abdome e oblíquo interno do abdome. Porém, a limitação é que apenas pode ser realizado em cirurgias de cavidade aberta; ou seja, para mastectomias, por exemplo, não é passível de r e a l i z a ç ã o . Para a execução da técnica "open approach" de TAP-block, após haver a rafia da parede muscular da cavidade abdominal, de maneira estéril, são fornecidas seringa e agulha para o cirurgião, que, posteriormente, preenche a seringa de acordo com o volume a ser utilizado, calculado pelo anestesiologista responsável. Então, deposita o anestésico local na fáscia presente entre os músculos descritos anteriormente. Como alternativa, o anestesista também pode se paramentar e realizar o bloqueio. Com isso, entende-se que existe a possibilidade de obter os benefícios dos bloqueios locorregionais de planos interfasciais sem a real necessidade de aquisição de um aparelho de ultrassom. No entanto, mais estudos devem ser realizados a fim de avaliar possíveis consequências da sua execução. Além disso, apenas o bloqueio TAP-block foi relatado dessa maneira, podendo existir a possibilidade de execução de outros bloqueios. Resumo - sem apresentação Eixo temático: Anestesiologia e Emergência de Cães e Gatos PALAVRAS-CHAVE: Anestesiologia Veterinária, Bloqueios Locorregionais, Bloqueios interfasciais, Analgesia Veterinária, Anestesia Multimodal
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Schwarzenberg, Jade Terra, Isabela Fernandes Dos Santos, Larissa Reis Braga, Victória Pereira Dos Anjos y Yasmin Emília Rodrigues da Luz. "ANESTESIA GERAL EM CESARIANA DE EMERGÊNCIA EM CADELA COM EPISÓDIO DE HIPOTENSÃO: RELATO DE CASO". En Anais do congresso médico veterinário em anestesiologia no Brasil. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/138119.1-1.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Braga, Larissa Reis, Isabela Fernandes Dos Santos, Victória Pereira Dos Anjos, Jade Terra Schwarzenberg y Yasmin Emília Rodrigues da Luz. "EFICÁCIA DA CETAMINA EM DOSE ANALGÉSICA NO PÓS-OPERATÓRIO DE CÃES E GATOS - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA". En Anais do congresso médico veterinário em anestesiologia no Brasil. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/138119.1-2.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Santos, Isabela Fernandes Dos, Larissa Reis Braga, Victória Pereira Dos Anjos, Jade Terra Schwarzenberg y Yasmin Emília Rodrigues da Luz. "AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ANALGÉSICOS DO BLOQUEIO DO PLANO TRANSVERSO DO ABDÔMEN GUIADO POR ULTRASSOM - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA". En Anais do congresso médico veterinário em anestesiologia no Brasil. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/138119.1-3.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Azevedo, Ingrid Nayara Duarte, Adaíli Cauê Alves Araruna, Yade Farias Nunes, MATHEUS FERREIRA LOURENÇO, Caroline de Brito Ferreira, Maria Beatriz Medeiros Vale Costa, Camila Mirelle Da Silva Nunes, Thays Raquel de Freitas Bezerra, Josiany Souza Lins De Vasconcelos y Luciana Santana Alves. "AVALIAÇÃO DO PROTOCOLO ANÉSTESICO DISSOCIATIVO DE TILETAMINA-ZOLAZEPAM-BOTORFANOL-DEXMEDETOMIDINA EM FELINA HÍGIDA SUBTMETIDA A OVARIOSSALPINGOISTERECTOMIA – RELATO DE CASO". En Anais do congresso médico veterinário em anestesiologia no Brasil. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/138119.1-4.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Araújo, Roniuza Reneuda de y Bárbara De Jesus Barbosa. "Uso do tramadol para promoção de analgesia pós-operatória em cadelas submetidas a ovario-salpingo-histerectomia (OSH): eficaz ou não?" En Anais do congresso médico veterinário em anestesiologia no Brasil. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/138119.1-5.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía