Literatura académica sobre el tema "Banco de dados - Gerenciamento"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Banco de dados - Gerenciamento".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Banco de dados - Gerenciamento"

1

Garcia, Vinícius Salles y Eder Carlos Salazar Sotto. "COMPARATIVO ENTRE OS MODELOS DE BANCO DE DADOS RELACIONAL E NÃO-RELACIONAL". Revista Interface Tecnológica 16, n.º 2 (26 de diciembre de 2019): 12–24. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v16i2.673.

Texto completo
Resumen
O presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva que visa informar uma nova área da tecnologia de banco de dados, que emergiu como resposta às dificuldades pelo tradicional modelo relacional do banco de dados ao crescimento exponencial de dados gerados, armazenados e processados atualmente com o surgimento da Web 2.0. Neste contexto, surge um banco de dados de modelo não-relacional, denominada de NoSQL (Not Only Structured Query Language), proposto com o objetivo de atender aos requisitos de gerenciamento de grandes volumes de dados, semiestruturados ou não-estruturados, com alta escalabilidade e de baixo custo, comparando-se ao custo de escalabilidade de um banco de dados de modelo relacional. O objetivo principal é apresentar os sistemas de gerenciamentos de dados não-relacionais como opção para uso de banco de dados para aplicações que demandem por alta escalabilidade, sendo mais voltado para uso com aplicações Web e aplicativos. Espera-se com este artigo, auxiliar a compreensão sobre o modelo não-relacional, para entendimento de seu funcionamento e características, que contribuem para uma nova inovação como atendimento de necessidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Souza, Simone Cristiane, Marcos Sfair Sunye y Dante Da Silva Aléo. "Uma solução para o controle do fluxo das filas de cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS)". Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 4, n.º 2 (20 de diciembre de 2019): 144–62. http://dx.doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a11.

Texto completo
Resumen
Introdução: A procura pela realização de procedimentos eletivos no Sistema Único de Saúde tem se tornado maior que a capacidade ofertada. Esta realidade torna inevitável a existência de filas, especialmente para realização de cirurgias eletivas. Na maioria dos hospitais públicos, o gerenciamento desta fila é realizado manualmente, por meio de planilhas ou agendas. Esta prática torna a fila vulnerável, passível de falhas. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi diagnosticar as vulnerabilidades do manejo no controle das filas de cirurgias eletivas e apresentar uma solução por meio da elaboração de um sistema de gerenciamento usando banco de dados e linguagem de modelagem unificada. Método: Foram elaboradas modelagens dos fluxos de um sistema em tempo real, estabelecendo critérios de prioridades e gerenciamento dos dados fictícios, utilizando a teoria das filas e um protótipo de banco de dados. A inserção do paciente conforme classificação de risco foi estabelecida por meio dos protocolos da liberação anestésica. Resultado: O recurso apresentado promoveu uma significativa melhora no gerenciamento, controle e manuseio das filas de cirurgias eletivas, impactando na redução dos custos e tempo de espera para realização de procedimentos. Conclusão: O sistema de gerenciamento de filas garante a integridade e acessibilidade das filas, facilitando a manuseabilidade das mesmas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Furtado, Marisa Freitas, Reginaldo Macedônio da Silva, Álison Silveira da Silva y Jésun Rigotto Carpeggiani. "Gerenciamento de facilidades na Unidade II do Centro Universitário FEEVALE, Novo Hamburgo (RS)". Exacta 3 (28 de febrero de 2008): 95–102. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v3i0.637.

Texto completo
Resumen
A partir do crescimento significativo do Centro Universitário Feevale e da preocupação em manter atualizada a estrutura física da instituição e seus recursos, adotou-se o gerenciamentode informações com o uso de geoprocessamento, por meio do programa Archibus/FM. Até o momento, o sistema foi implantado no Setor de Apoio, no qual os colaboradores estão atualizando e gerenciando informações gerais de equipamentos. Além disso, os leiautes de todos os prédios da instituição são alterados no programa Overlay, que estabelece a interface entre o banco de dados gráfico e o banco de dados alfanumérico. Graças a essa atualização permanente, é possível criar relatórios específicos com dados precisos, garantindo o bom desempenho dessa nova ferramenta e rapidamente estendendo o serviço a toda infra-estrutura da instituição. Assim, teremos maior agilidade nos serviços para a tomada de decisões.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Lima, Marcelo Gomes Ferreira y Luiz Henrique Antunes Rodrigues. "Árvore de decisão aplicada em dados de incubação de matrizes de postura Hy-Line W36". Ciência e Agrotecnologia 34, n.º 6 (diciembre de 2010): 1550–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542010000600028.

Texto completo
Resumen
Incubatório de ovos é um setor de grande importância na Avicultura de postura. Com a redução dos custos dos equipamentos de informática cresce o armazenamento de dados para gerenciamento do processo produtivo. A Mineração de Dados surge como uma técnica para identificar conhecimentos novos e úteis nos bancos de dados. Objetivou-se, neste trabalho, explorar a técnica Arvore de Decisão em banco de dados de incubatórios de matrizes de postura, visando a elaboração de padrões de incubação. Foram disponibilizados, pela empresa Hy-Line do Brasil Ltda, dados de incubação entre os anos de 2002 e 2006 da linhagem Hy-Line W-36. Dois experimentos foram realizados. Em um deles, valores acima dos estabelecidos pela empresa como desejado para o índice "fêmeas nascidas vendáveis" foram identificados como relevantes para a geração das regras. No outro, valores abaixo dos estabelecidos pela empresa foram identificados como relevantes para a geração das regras. Foi utilizado o algoritmo Entropia C 4.5 e o software SAS-Enterprise Miner como ferramenta de análise . Como conclusão deste estudo, foi possível observar que com a técnica estudada, os dados utilizados no gerenciamento de produção são suficientes para identificar conhecimentos novos, úteis e aplicáveis a fim de melhorar a produtividade das empresas incubadoras, atendendo à demanda com diminuição do desperdício.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Bérgamo, Luciano y Vitor Coimbra De Oliveira. "BIG DATA EM NUVEM". SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 2, n.º 1 (19 de diciembre de 2019): 404–11. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v2i1.59.

Texto completo
Resumen
O objetivo do presente trabalho é apresentar um resultado conclusivo acerca do gerenciamento de banco de dados, no qual pretende ampliar o entendimento coletivo sobre as formas de administrar bancos de dados locais e em nuvem, além de dissertar sobre as novas tecnologias que irão influenciar a forma como as empresas tratam os dados armazenados em seus bancos de dados. O volume de dados armazenados no mundo digital cresce a cada ano, conforme pôde comprovar o CEO da Google em 2010, quando afirmou que a cada dois dias a sociedade mundial gerava a mesma informação que gerou desde os primórdios de sua existência até 2003. Este aumento constante no volume de dados mudou a forma como armazenamos e processamos estes dados, despertando o interesse dos autores deste artigo pelo estudo da tecnologia de computação em nuvem. A Pesquisa Descritiva foi a metodologia escolhida para este trabalho. Serão coletados dados através do conhecimento coletivo disponível para apresentar os fatos através de uma análise detalhada do problema.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva, Jean Pierry Felix da y Ítalo Pinheiro de A. Figueiredo. "MODELO RELACIONAL DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO". HOLOS 4 (8 de febrero de 2010): 136. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2009.356.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho é modificar o modelo atual de cadastro de alunos às vagas de estágio, tornando-o mais eficiente e acessível aos usuários que farão uso do novo sistema. Como o modelo atual é feito com fichas de papel, torna-se necessária a sua modificação para abranger um número maior de alunos cadastrados. Serão descritas as etapas para esta modificação, fazendo uso de diversas ferramentas, como Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados, livros didáticos e tutoriais da internet. O desenvolvimento do modelo que servirá de base ao Sistema foi desenvolvido com base nos problemas descritos na análise. A análise levou em conta as necessidades de cada tabela a ser criada, eliminando os campos desnecessários e aprimorando as tabelas para que fosse obtida uma solução mais eficiente. PALAVRAS-CHAVE: vagas de estágio, encaminhamento, cadastro de alunos, sistema de gerenciamento de banco de dados, relacionamentos, forma normal
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

De Vargas, Rogério Rodrigues, Luis David de Nazaré Martins, Alexandre Bernardino Lopes, Robert Martins Da Silva, Ricardo Freddo Neto y Hélio Demarqui Junior. "Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento e acesso a informações de redes geodésicas eficiente". Revista Brasileira de Geomática 8, n.º 1 (10 de julio de 2020): 026. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v8n1.10322.

Texto completo
Resumen
Redes geodésicas são estruturas base para aplicações como mapeamento, projetos de engenharia, georreferenciamento, Cadastro Técnico Multifinalitário e Sistemas de Informações Geográficas. O Sistema Geodésico Brasileiro é composto pelas redes Planimétrica, Altimétrica e Gravimétrica, mantidas pelo IBGE e redes auxiliares mantidas por outras instituições. Apesar da existência destas redes, o adensamento das redes geodésicas no Brasil faz-se necessário para diversas aplicações e o acesso aos dados geodésicos dos pontos materializados deve ser eficaz. Geralmente os dados são obtidos apenas por consulta em sites, como ocorre com o banco de dados geodésicos do IBGE. Assim, este trabalho busca propor um sistema gerenciador de dados geodésicos acessível por dispositivos móveis, composto por: 1) marcos geodésicos com chapas identificadoras com QR-Codes; 2) website utilizado no gerenciamento das informações dos dados geodésicos e; 3) aplicativo móvel RedeGeo, utilizado para obtenção dos dados dos vértices da rede em tempo real. O aplicativo é conectado a um data-base atualizado periodicamente e permite a consulta off-line dos dados. Os primeiros pontos implantados estão no litoral do Paraná e possuem coordenadas geodésicas e altitude ortométrica. O sistema composto pelo banco de dados e aplicativo móvel disponibiliza informações de redes geodésicas de forma instantânea, mesmo o usuário estando off-line.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Lee, Huei Diana, Renato Bobsin Machado, Carlos Andres Ferrero, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, João José Fagundes y Feng Chung Wu. "Modelo computacional para o gerenciamento de dados e exames de pacientes para o acompanhamento remoto por meio de conferência multimídia". Revista Brasileira de Coloproctologia 30, n.º 4 (diciembre de 2010): 399–408. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-98802010000400003.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Desenvolver um modelo computacional para aquisição, gerenciamento e armazenamento de dados e exames de pacientes, e definir uma arquitetura de conferência multimídia para o acompanhamento remoto de exames. MATERIAIS E MÉTODOS: Definiu-se uma arquitetura computacional para a aquisição de exames a partir de equipamentos hospitalares, e para o armazenamento e gerenciamento de dados e exames de pacientes foram utilizados o servidor de aplicações Jboss, o sistema gerenciador de banco de dados MySQL, o servidor de páginas Apache e o framework Jboss-Seam para o desenvolvimento de aplicações. Para a conferência multimídia, foi aplicado um estudo de caso utilizando a arquitetura Openmeetings. RESULTADOS: Foram definidos modelos computacionais para o gerenciamento consistente e seguro de dados e exames de pacientes e estudou-se uma arquitetura para conferência multimídia. CONCLUSÃO: Os modelos computacionais, o protótipo implementado e a arquitetura de conferência multimídia avaliada poderão ser aplicados em situações reais da área médica, contribuindo para o acompanhamento remoto de pacientes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Jorge, Maria Salete Bessa, Consuelo Helena Aires de Freitas, Maria Fátima Bastos Nóbrega y Maria Veraci Oliveira Queiroz. "Gerenciamento em Enfermagem: um olhar crítico sobre o conhecimento produzido em periódicos brasileiros (2000-2004)". Revista Brasileira de Enfermagem 60, n.º 1 (febrero de 2007): 81–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672007000100015.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se analisar a produção científica sobre gerenciamento em Enfermagem, em periódicos brasileiros of enfermagem, por meio do levantamento bibliográfico das publicações ocorridas no período de 2000 a 2004. Estudo bibliográfico por consulta eletrônica em banco de dados e bibliotecas de acesso no período de maio a julho 2005. Dos textos submetidos ao sistema de categorização apreenderam-se as seguintes categorias: considerações gerais sobre gerenciamento; a formação do enfermeiro na área de gerenciamento; modelos de gerenciamento em enfermagem na prática e teorias administrativas; dificuldades no gerenciamento em enfermagem; sugestões de mudanças e soluções a serem buscadas. Os confrontos e as reflexões apontam para a necessidade de transformação do paradigma gerencial voltado para uma postura participativa e flexível valorizando o potencial humano.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Conti, Luis Américo, Mariana Cabral de Oliveira, Tiago Egger Moellwald Duque Estrada y Antônio Carlos Marques. "Gerenciamento de dados marinhos no contexto brasileiro". Biota Neotropica 13, n.º 2 (junio de 2013): 21–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032013000200001.

Texto completo
Resumen
Em um contexto de franco crescimento de demanda e produção de conhecimento técnico e cientifico a respeito de parâmetros bióticos e abióticos de ambientes marinhos e costeiros, a concepção de programas de desenvolvimento de bancos de dados e geo-portais de disseminação de informação torna-se imperativa. Embora apenas esforços pontuais tenham sido propostos nos últimos anos, a criação de bases de dados de acesso mais amplo parece inevitável tendo em vista as peculiaridades práticas de aquisição e processamento de dados marinhos: caros, complexos e dinâmicos. Este trabalho pretende abordar tal questão contextualizando as necessidades e demandas para projetos desta natureza, focando aspectos teóricos e práticos da implementação de modelos de dados marinhos propondo diretrizes para que esforços futuros sejam estabelecidos visando a disseminação da informação marinha e costeira no Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Banco de dados - Gerenciamento"

1

Schlöttgen, Alexandre. "Modelo de gerenciamento de versões para evolução de Data Warehouses". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2004. http://hdl.handle.net/10183/6556.

Texto completo
Resumen
Sistemas de tomada de decisão baseados em Data Warehouse (DW) estão sendo cada dia mais utilizados por grandes empresas e organizações. O modelo multidimensional de organização dos dados utilizado por estes sistemas, juntamente com as técnicas de processamento analítico on-line (OLAP), permitem análises complexas sobre o histórico dos negócios através de uma simples e intuitiva interface de consulta. Apesar dos DWs armazenarem dados históricos por natureza, as estruturas de organização e classificação destes dados, chamadas de dimensões, não possuem a rigor uma representação temporal, refletindo somente a estrutura corrente. Para um sistema destinado à análise de dados, a falta do histórico das dimensões impossibilita consultas sobre o ambiente real de contextualização dos dados passados. Além disso, as alterações dos esquemas multidimensionais precisam ser assistidas e gerenciadas por um modelo de evolução, de forma a garantir a consistência e integridade do modelo multidimensional sem a perda de informações relevantes. Neste trabalho são apresentadas dezessete operações de alteração de esquema e sete operações de alteração de instâncias para modelos multidimensionais de DW. Um modelo de versões, baseado na associação de intervalos de validade aos esquemas e instâncias, é proposto para o gerenciamento dessas operações. Todo o histórico de definições e de dados do DW é mantido por esse modelo, permitindo análises completas dos dados passados e da evolução do DW. Além de suportar consultas históricas sobre as definições e as instâncias do DW, o modelo também permite a manutenção de mais de um esquema ativo simultaneamente. Isto é, dois ou mais esquemas podem continuar a ter seus dados atualizados periodicamente, permitindo assim que as aplicações possam consultar dados recentes utilizando diferentes versões de esquema.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Giaretta, Joacir. "Gerenciamento de documentação técnica para ambientes de engenharia/CAD com suporte a versões". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2001. http://hdl.handle.net/10183/1730.

Texto completo
Resumen
Ambientes de engenharia apresentam a forte característica da necessidade de cooperação entre projetistas na concepção de projetos CAD, o que provoca uma série de problemas em relação aos ambientes usuais encontrados em aplicações convencionais. Na busca de solucionar tais problemas, vários recursos e mecanismos relativos às gerências de dados e do processo de projeto são apresentados em vários estudos encontrados na literatura. Boa parte desses recursos estão embutidos nesse trabalho, que visa apresentar um sistema gerenciador de documentação técnica para ambientes de engenharia/CAD chamado GerDoc Ábacus. A proposta da construção do GerDoc Ábacus é baseada na busca da solução dos problemas relativos à consistência dos dados de projetos e da integração de tarefas de projetistas que interagem em ambientes distribuídos de projeto. Unindo vários mecanismos, é proposta uma interface totalmente interativa, objetivando manter a harmonia entre projetistas que fazem parte de equipes de projetos que são mantidos em atividade durante longos períodos de tempo, além de documentar todos os passos realizados acerca de cada um desses projetos. Dessa forma, o GerDoc Ábacus é uma ferramenta organizacional e administrativa para projetos de engenharia, sendo de fácil operacionalização, buscando altos níveis de integridade dos dados mantidos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Velazco, Fontova Marta Ines. "Ferramentas para o gerenciamento de informação nebulosa em banco de dados". [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261830.

Texto completo
Resumen
Orientador: Paulo Cesar Bezerra
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação
Made available in DSpace on 2018-07-23T09:19:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VelazcoFontova_MartaInes_M.pdf: 6154362 bytes, checksum: 23b33dd3f2bf8751efa8e89f413af634 (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: Esta dissertação, apresenta o uso da lógica nebulosa para a extensão do modelo relacional de bancos de dados, com o objetivo de permitir a representação e manipulação de informação incompleta e imprecisa, não permitida nos modelos de banco de dados convencionais. Também é apresentado um estudo das diferentes abordagens em bancos de dados nebulosos, é proposto um novo modelo que integra tais abordagens e adiciona novos recursos de manipulação de dados ao gerenciador. Completando o conjunto, é apresentada uma arquitetura com o objetivo de implementar o modelo proposto usando sistemas gerenciadores de bancos de dados convencionais existente no mercado. No capítulo 5, o modelo é implementado usando o Borland Delphi 2.0 como gerenciador de suporte. Vale realçar que, como todas as funções lógicas são armazenadas em relações, os operadores lógicos podem ser redefinidos no instante de uma sessão de consultas. Sendo assim, uma ferramenta importante para aqueles que experimentam lógicas diversas usando o intervalo [0,1]
Abstract: This dissertation concerns about the use of fuzzy logic for extending the relational database model in order to represent and manipulate incomplete and inaccurate information, which is impossible in conventional models. It¿ also presents in this work an study of the different approaches of fuzzy database, a model that integrates them and adds new recourses for data manipulation. An architecture of the model is defined to permit a Database Management System (DBMS) in the market, to be the host for the implementation. In chapter 5, this new model is implemented on Borland Delphi 2.0. It¿s important to emphasize that, as all logical functions are stored in relations, the logical operators can be redefined in a query section. Obviously, they are important tools for the people who experiment non-conventional logic in [0,1]. Interval
Mestrado
Automação
Mestre em Engenharia Elétrica
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ferrasi, Emerson Carlos Sarti [UNESP]. "Desenvolvimento de sistema para gerenciamento de dados de pesquisa". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/108512.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2014-08-13T14:50:42Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-03-26Bitstream added on 2014-08-13T18:00:59Z : No. of bitstreams: 1 000749626.pdf: 1688437 bytes, checksum: 2b28b4ac1e97ecb344c8f9df88335d2d (MD5)
Os avanços biotecnológicos vêm contribuindo para a excelência na qualidade das pesquisas científicas, bem como para o aumento exponencial dos dados gerados. A análise e interpretação dos dados obtidos em pesquisa científica é uma atividade essencial quando se busca gerar conhecimento biológico de excelência. A informática vem se destacando como uma ferramenta essencial no gerenciamento de dados e processos administrativos. Os órgãos públicos de financiamento têm estimulado a colaboração entre grupos de pesquisa situados em instituições diferentes, muitas vezes bem distantes geograficamente, possibilitado a criação de “grupos de pesquisa virtuais”, onde a troca de informações e discussão de resultados se faz de maneira tão eficiente quanto o seria em grupos reunidos in loco. É comum na pesquisa científica, a condução de diferentes análises laboratoriais em uma mesma casuística, delineando projetos com abordagens diferentes. Entretanto, por repetidas vezes, tais dados, embora sejam referentes à mesma casuística, nem sempre são analisados em conjunto. Tal situação representa perda de informações biológicas preciosas na construção do conhecimento científico. Nesse contexto, faz-se importante o desenvolvimento de ferramentas computacionais para o armazenamento e gerenciamento dos dados gerados, de forma a otimizar as análises dos resultados obtidos ao longo de pesquisas científicas diversas, porém conduzidas em uma mesma amostragem. O presente estudo teve como objetivo principal o desenvolvimento de um Software para o gerenciamento de amostras geradas a partir de Projetos de Pesquisa na Área de Ciências da Saúde. O desenvolvimento do Sistema teve como ponto de partida a análise de requisitos dos dados necessários para elaboração de um banco de dados, bem como os procedimentos de acesso às informações. Os pesquisadores envolvidos nos projetos científico foram consultados ...
The biotechnological advances have contributed to the excellence in the quality of scientific research, as well as the exponential growth of data generated. The analysis and interpretation of data in scientific research is an essential activity when it seeks to generate biological knowledge of excellence. Information technology has emerged as an essential tool in data management and administrative processes. Public agencies funding have stimulated collaboration between research groups located in different institutions, often far apart geographically, enabled the creation of virtual research groups, where the exchange of information and discussion of results is done as efficiently as would be gathered in groups spot. It is common in scientific research, conducting various laboratory tests on a single sample, outlining projects with different approaches. However, by repeatedly such data, although they refer to the same sample, are not always analyzed together. This situation represents a loss of valuable biological information in the construction of scientific knowledge. In this context, it is important to develop computational tools for the storage and management of data generated in order to optimize the analysis of the results obtained over various scientific researches, but conducted in the same sample. This study aimed to develop a software for managing samples generated from research projects in the area of Health Sciences Development System had as its starting point the analysis of the data requirements necessary for development of a database, as well as the procedures for access to information. The researchers involved in scientific projects were consulted on the information model to manage. The system developed in this study can be considered an innovative tool in the area of Health Research as it is a software that evolves according to the needs of new research groups and obviate the need for intervention by IT professionals ...
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Ferrasi, Emerson Carlos Sarti. "Desenvolvimento de sistema para gerenciamento de dados de pesquisa /". Botucatu, 2013. http://hdl.handle.net/11449/108512.

Texto completo
Resumen
Orientador: Maria Inês de Moura Campos Pardini
Banca: Regina Celia Baptista Belluzzo
Banca: Célia Regina Nogueira
Resumo: Os avanços biotecnológicos vêm contribuindo para a excelência na qualidade das pesquisas científicas, bem como para o aumento exponencial dos dados gerados. A análise e interpretação dos dados obtidos em pesquisa científica é uma atividade essencial quando se busca gerar conhecimento biológico de excelência. A informática vem se destacando como uma ferramenta essencial no gerenciamento de dados e processos administrativos. Os órgãos públicos de financiamento têm estimulado a colaboração entre grupos de pesquisa situados em instituições diferentes, muitas vezes bem distantes geograficamente, possibilitado a criação de "grupos de pesquisa virtuais", onde a troca de informações e discussão de resultados se faz de maneira tão eficiente quanto o seria em grupos reunidos in loco. É comum na pesquisa científica, a condução de diferentes análises laboratoriais em uma mesma casuística, delineando projetos com abordagens diferentes. Entretanto, por repetidas vezes, tais dados, embora sejam referentes à mesma casuística, nem sempre são analisados em conjunto. Tal situação representa perda de informações biológicas preciosas na construção do conhecimento científico. Nesse contexto, faz-se importante o desenvolvimento de ferramentas computacionais para o armazenamento e gerenciamento dos dados gerados, de forma a otimizar as análises dos resultados obtidos ao longo de pesquisas científicas diversas, porém conduzidas em uma mesma amostragem. O presente estudo teve como objetivo principal o desenvolvimento de um Software para o gerenciamento de amostras geradas a partir de Projetos de Pesquisa na Área de Ciências da Saúde. O desenvolvimento do Sistema teve como ponto de partida a análise de requisitos dos dados necessários para elaboração de um banco de dados, bem como os procedimentos de acesso às informações. Os pesquisadores envolvidos nos projetos científico foram consultados ...
Abstract: The biotechnological advances have contributed to the excellence in the quality of scientific research, as well as the exponential growth of data generated. The analysis and interpretation of data in scientific research is an essential activity when it seeks to generate biological knowledge of excellence. Information technology has emerged as an essential tool in data management and administrative processes. Public agencies funding have stimulated collaboration between research groups located in different institutions, often far apart geographically, enabled the creation of "virtual research groups", where the exchange of information and discussion of results is done as efficiently as would be gathered in groups spot. It is common in scientific research, conducting various laboratory tests on a single sample, outlining projects with different approaches. However, by repeatedly such data, although they refer to the same sample, are not always analyzed together. This situation represents a loss of valuable biological information in the construction of scientific knowledge. In this context, it is important to develop computational tools for the storage and management of data generated in order to optimize the analysis of the results obtained over various scientific researches, but conducted in the same sample. This study aimed to develop a software for managing samples generated from research projects in the area of Health Sciences Development System had as its starting point the analysis of the data requirements necessary for development of a database, as well as the procedures for access to information. The researchers involved in scientific projects were consulted on the information model to manage. The system developed in this study can be considered an innovative tool in the area of Health Research as it is a software that evolves according to the needs of new research groups and obviate the need for intervention by IT professionals ...
Mestre
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Almeida, Rodrigo Pinheiro de. "Gerenciamento de dados de proveniência de workflow de bioinformática com banco de dados baseados em grafo". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.22029.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Programa de Pós-Graducação em Informática, 2015.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2016-06-07T16:28:08Z No. of bitstreams: 1 2015_RodrigoPinheirodeAlmeida.pdf: 2786870 bytes, checksum: 683fe7a67964204f75f57755f9546e73 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2016-12-21T17:01:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_RodrigoPinheirodeAlmeida.pdf: 2786870 bytes, checksum: 683fe7a67964204f75f57755f9546e73 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-21T17:01:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_RodrigoPinheirodeAlmeida.pdf: 2786870 bytes, checksum: 683fe7a67964204f75f57755f9546e73 (MD5)
Muitos experimentos científicos na bioinformática são executados como workflows computacionais. Algumas vezes para a validação e reconhecimento de um experimento é necessário reexecutá-lo sob as mesmas circustâncias nas quais foi originado. Proveniência de dados diz respeito à origem ou procedência dos dados. Para facilitar o entendimento e análise dos resultados, é interessante ter os dados de proveniência, que detalham e documentam a história e os caminhos dos dados de entrada, do início do experimento até o final. Portanto, neste contexto, a proveniência de dados pode ser aplicada para realizar a rastreabilidade de um experimento. Considerando que uma execução de um workflow pode ser representado por um grafo, como definido no modelo PROV-DM, este documento apresenta uma arquitetura capaz de realizar a proveniência de dados de expe- rimentos científicos na bioinformática de forma automática e armazenamento em bancos de grafo.
Many scientific experiments in bioinformatics are executed as computational work- flows. Sometimes for the validation and recognition of an experiment is need rerun under same circumstances in which it was originated. Date provenance concers the origin data. To facilate the understanding and analysis of the results is interesting to have the source data, detailing and documeting the history and the paths of the input data, the beginning of the experiment until the end. Therefore, in this context, the data provenance can be applied to realize an experiment traceability. Whereas an execution of a workflow can be represented by a graph, as defined in PROV-DM model, this document presents an architecture able to perform the data provenance of iscientif experiments in bioinformatics automatically and storage graph database.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Lima, Liane Carneiro Barbosa. "X-meta : uma metodologia de desenvolvimento de data warehouse com gerenciamento de metadados". Universidade de Fortaleza, 2002. http://dspace.unifor.br/handle/tede/71424.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2019-04-05T23:01:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2002-05-17
Date Warehousing is a powerful resource for supporting decision-making processes in organizations. It incorporates a Data Warehouse (DW) and modern technologies that process and transform data in accurate and easily accessible information. However, developing DW is a complex process and a costly activity in information system development and management. It requires strategies, which should be specific to the characteristics and needs of the organization where it will be introduced. This dissertation presents a DW development methodology X-Meta. It is addressed to organizations with no tradition in the use of automated decision support systems and can be implanted by the internal employees, without expertise in DW technology but qualified in development of conventional systems and database technology. Moreover, a strategy for creating and managing metadata in an integrated way to the DW development process is proposed. The goal is to capture the organizational knowledge and minimize the problems caused by the mobility of employees within and among organizations. Furthermore, this work describes the application of the X-Meta methodology in a real case study.
Data Warehousing é um recurso poderoso utilizado pelas organizações para suporte ao processo de tomada de decisão. Esta tecnologia incorpora um repositório de dados analítico - Data Warehouse (DW) e tecnologias modernas, que processam e transformam dados em informações confiáveis e facilmente acessíveis. No entanto, desenvolver um DW é um processo complexo e uma atividade cara em desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de informações, que requer estratégias adaptadas às características e necessidades da organização onde será implantado. Este trabalho apresenta uma metodologia de desenvolvimento de DW X-Meta. Esta metodologia é direcionada a organizações sem tradição no uso de sistemas automatizados de apoio à decisão e pode ser utilizada pelo pessoal interno da organização, inexperiente na tecnologia de DW, mas capacitado tecnicamente em desenvolvimento de sistemas convencionais e tecnologia de banco de dados. Além disso, uma estratégia para criação e gerenciamento de metadados integrado ao processo de desenvolvimento é proposta, para capturar o conhecimento organizacional e minimizar os problemas causados pela rotatividade dos funcionários, dentro e entre organizações. O presente trabalho também apresenta a aplicação da metodologia X-Meta em um caso real.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Silva, Lidiana Mendes da. "Framework para interface e gerenciamento de bancos de dados". Universidade Federal de Uberlândia, 2009. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14426.

Texto completo
Resumen
The usage of specific databases for certain application does not allow the replacement of database or sharing information with other databases by user, without rebuilding the entire application, turning non-trivial the application of the solutions proposed in the literature. This reduces the interoperability among different suppliers of present biomedical data. This paper describes the design and development of a system for interface and management of biomedical signals databases. The system s features includes the use of different databases and the storage of the data for further analysis and was designed using the object-oriented technique, plug-ins and reflection technique, leading to create an application capable of connecting with the different databases. The developed system has capability of storage biomedical information, through the use of adaptive systems and plug-ins, reducing the problems of lack of compatibility between data banks, difficulties in maintenance and integration among them. The experiment results showed that the framework is able to collect patients biomedical data, that may be registered with their clinical features, and interact with differentdatabases.
A utilização de bancos de dados específicos para determinado aplicativo não permite ao usuário a substituição do banco de dados ou o compartilhamento com outras bases de informações sem a reconstrução de todo o aplicativo, tornando não trivial a aplicação das soluções propostas na literatura. Isso reduz a interoperabilidade entre os aplicativos de software de diferentes fornecedores de equipamentos biomédicos existentes. Este trabalho descreve o projeto e o desenvolvimento de um framework para interface e gerenciamento de bancos de dados utilizados em aplicações biomédicas. O sistema se caracteriza por permitir que diferentes bancos de dados possam ser utilizados para diferentes aplicativos a fim de armazenar os dados para posteriores análises. O sistema foi projetado utilizando a técnica de orientação a objetos, plug-ins e reflexão, permitindo criar aplicativos capazes de conectarem-se com os diferentes bancos de dados. Os resultados demonstram que o framework permite a coleta e o armazenamento de informações biomédicas por meio de sistemas adaptativos e de plug-ins, minimizando os problemas de falta de compatibilidade entre bancos, as dificuldades de manutenção e melhorando a integração dos mesmos.
Mestre em Ciências
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

PEREIRA, Renata Costa Guedes. "Uma abordagem para gerenciamento de consistência em um ambiente de banco de dados heterogêneos". Universidade Federal de Pernambuco, 1999. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2551.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:59:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo4951_1.pdf: 2849255 bytes, checksum: 5c220041310b7fa00ff0e71931f6430d (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 1999
Atualmente, é muito comum nas empresas a distribuição dos dados ao longo dos departamentos e linhas funcionais. Dessa forma, recursos e dados são fragmentados contribuindo para o surgimento das chamadas ilhas de informações . Os dados são organizados e gerenciados por diferentes Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs) de diferentes fornecedores e diferentes sistemas operacionais os quais utilizam diferentes protocolos de rede. Em essência, os dados de uma empresa constituem-se de servidores de bancos de dados de vários fornecedores, legacy systems e fontes de dados relacionais e não relacionais. Infelizmente, estas fontes de dados não têm habilidade para comparar e relacionar dados entre si. Nesta dissertação apresentamos uma metodologia para a resolução de heterogeneidade semântica de fontes de dados heterogêneas. A resolução de heterogeneidade semântica visa determinar precisamente os possíveis relacionamentos entre objetos que modelam informações similares em diferentes bancos de dados componentes. Além disto, uma outra meta é detectar os conflitos nas estruturas representacionais dos objetos que causam problemas durante a integração desses componentes. Por fim, deve ser providenciado o tratamento correto no relacionamento entre esses objetos. Ao contrário de outras propostas para integrar bancos de dados heterogêneos, onde existe a presença de esquemas globais totais ou esquemas globais parciais (sistemas federados), utilizamos o conceito de navegação entre os bancos de dados integrados. Este método trata conflitos de dados apenas quando uma consulta envolve bancos de dados distintos. Ou seja, não existe um tratamento prévio das diferenças para a montagem de esquemas globais. Assim, os conflitos são gerenciados somente quando necessário. Através do conceito de navegação e utilizando a tecnologia de middleware de banco de dados, apresentamos neste trabalho toda a problemática do nosso ambiente e as nossas soluções. Dentre estas podemos destacar: a utilização de tabelas intermediárias para resolver problemas de heterogeneidade de esquemas de um-para-muitos atributos , ou seja, um atributo em um banco de dados corresponde a vários em outro banco de dados. Em segundo lugar, empregamos um método avançado de busca por proximidades para recuperar de um banco de dados informações semelhantes às desejadas pelo usuário, quando o valor exato de um dado informado não pode ser encontrado. Por último, através de um mecanismo especial de checagem de consistência, cada usuário pode definir individualmente os seus desejos de testes de consistência a serem realizados durante a navegação entre bancos de dados. Através desta tecnologia, provemos ao usuário uma maior segurança quando o mapeamento entre valores de dados correspondentes não pode ser feito automaticamente pelo sistema
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Montenegro, Gonzalez Sahudy. "Modelo para o gerenciamento de bancos de dados de imagens". [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261246.

Texto completo
Resumen
Orientador: Akebo Yamakami
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação
Made available in DSpace on 2018-08-03T18:56:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MontenegroGonzalez_Sahudy_D.pdf: 6989590 bytes, checksum: 9dadd86c6c3041d0657431fd5812c5b5 (MD5) Previous issue date: 2003
Doutorado
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Banco de dados - Gerenciamento"

1

Elmasri, Ramez. Fundamentals of database systems. 2a ed. Menlo Park, Calif: Addison-Wesley, 1994.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Parsaye, Kamran. Intelligent database tools & applications: Hyperinformation access, data quality, visualization, automatic discovery. New York: Wiley, 1993.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Elmasri, Ramez. Fundamentals of database systems. Redwood City, Calif: Benjamin/Cummings, 1989.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Elmasri, Ramez. Fundamentals of database systems. 4a ed. Boston: Pearson/Addison Wesley, 2003.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Elmasri, Ramez. Fundamentals of database systems. 4a ed. Boston: Pearson/Addison Wesley, 2004.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

B, Navathe Shamkant, ed. Fundamentals of database systems. 2a ed. Redwood City, Calif: Benjamin/Cummings Publishing Company, Inc., 1994.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Sham, Navathe, ed. Fundamentals of database systems. 5a ed. Boston: Pearson/Addison Wesley, 2007.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Elmasri, Ramez. Fundamentals of database systems. Redwood City, Calif: Benjamin/Cummings, 1989.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Elmasri, Ramez. Fundamentals of database systems. 2a ed. Redwood City, Calif: Benjamin/Cummings Pub., 1994.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Castiglioni, Aurélia H. Imigração italiana no Espírito Santo: O banco de dados. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 1997.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Capítulos de libros sobre el tema "Banco de dados - Gerenciamento"

1

e Silva, Daniel Marinho, Maurício C. Tavares y Raimes Moraes. "Sistema para avaliação de funcionalidade de ventiladores pulmonares integrado a banco de dados". En IV Latin American Congress on Biomedical Engineering 2007, Bioengineering Solutions for Latin America Health, 868–72. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-74471-9_201.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Nóbrega, Lígia Reis, Adriano de Oliveira Andrade y Selma Terezinha Milagre. "MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS PARA O GERENCIAMENTO DE PROPOSTAS EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE". En Impactos das tecnologias nas ciências biológicas e da saúde 2, 212–18. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.38419160123.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

da Silva Santos, Wellington José y Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior. "SIG E BANCO DE DADOS RELACIONAIS E GEOGRÁFICOS: GERANDO MAPAS DINÂMICOS PARA GERENCIAMENTO DE HIDRÔMETROS EM CÁCERES-MT". En Pesquisas multidisciplinares em ciências exatas. Editora e-Publicar, 2021. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.c20214202966.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

NETO, ANDRE PEDRO FERNANDES y FRANCIKELVIN RODRIGUES DE AGUIAR. "GESTÃO DA MANUTENÇÃO INTEGRADA COM UM BANCO DE DADOS". En Engenharia de Produção: produtividade e competitividade. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/201103268.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Pereira, Angelo Rodrigo, Bruno Leonardo Eiglmeier y Luciana Rosenau. "A ubiquidade no ensino: um estudo sobre a Universidade Corporativa do Banco do Brasil". En Gestão Pública, 150–65. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20214-5-p150-165.

Texto completo
Resumen
O tema da pesquisa é a ubiquidade na aprendizagem de funcionários do Banco do Brasil que realizam cursos on-line por meio da Universidade Corporativa do Banco do Brasil (UniBB). O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições e limitações expressas pelos funcionários do Banco do Brasil, concursados, sobre o uso da plataforma (UniBB). A metodologia adotada foi de cunho exploratório, com abordagem qualitativa na análise dos dados. A coleta foi realizada por meio de questionário objetivo, impresso e digital, com uma amostra de 98 funcionários. A partir dos dados coletados, inferiu-se que a era da mobilidade traz potencialidades para o ensino, gerando práticas de auto formação, porém, traz também limitações, pois reconhece-se que há aspectos qualitativos que apenas a educação formal pode oferecer. Neste contexto, considera-se que a educação ubíqua está longe de poder substituir os processos formais de ensino, sendo, portanto, muito mais um complemento desses processos do que um substituto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Machado, Javam, Eduardo Duarte Neto y Manuel Bento Filho. "Técnicas de Privacidade de Dados de Localização". En Tópicos em Gerenciamento de Dados e Informações: Minicursos do SBBD 2019, 8–37. SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbc.6251.1.1.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

JOSÉ DOS SANTOS, ROMUALDO. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE: ANÁLISE DE RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES". En Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.215.

Texto completo
Resumen
"A REDAÇÃO DESTE ARTIGO FOI ORIENTADA PELOS SEGUINTES OBJETIVOS: A) CONSTRUIR UM PANORAMA, A PARTIR DOS DADOS INSTITUCIONAIS E BIBLIOGRÁFICOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES (T&D) EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) BRASILEIRAS, CATALOGADAS NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EA (BANCO EARTE) QUE EXPLORAM AS RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS); B) IDENTIFICAR POSSÍVEIS TENDÊNCIAS, COM BASE NOS RESUMOS DAS T&D EM EA BRASILEIRAS CATALOGADOS NO BANCO EARTE QUE EXPLORAM AS RELAÇÕES CTS. TRATA-SE PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, DO TIPO ESTADO DA ARTE. COMO RESULTADOS DESTE TRABALHO, DESTACO A POTENCIALIDADE DA ABORDAGEM CTS DE RESSIGNIFICAR AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCACIONAIS."
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

TAVARES, Maria Alice y Marco Antonio MARTINS. "O BANCO DE DADOS FALA-NATAL: UMA AGENDA DE TRABALHO". En Metodologia de Coleta e Manipulação de Dados em Sociolinguística, 31–35. Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/blucheroa-mcmds-6cap.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Oliveira, Marcelo Iury y Bernardette Lóscio. "Ecossistemas de Dados naWeb: da teoria aos desafios". En Tópicos em Gerenciamento de Dados e Informações: Minicursos do SBBD 2019, 68–92. SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbc.6251.1.3.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

MARTINS, KETINLLY YASMYNE NASCIMENTO, ANNA KELLSSYA LEITE FILGUEIRA, RODOLFO RAMOS CASTELO BRANCO y ISABELLA DINIZ GALLARDO. "EFICÁCIA DO USO DE MODELOS ANATÔMICOS TRIDIMENSIONAIS NOS PROCEDIMENTOS ORTOPÉDICOS EM IDOSOS". En Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.048.

Texto completo
Resumen
"O OBJETIVO DESTE ESTUDO É VERIFICAR A EFICÁCIA DO USO DE MODELOS ANATÔMICOS TRIDIMENSIONAIS NOS PROCEDIMENTOS ORTOPÉDICOS EM IDOSOS. O PRESENTE ESTUDO REFERE-SE A UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. O LEVANTAMENTO LITERÁRIO FOI REALIZADO EM QUATRO DIFERENTES BASES DE DADOS ELETRÔNICAS. OS TERMOS E ENTRETERMOS UTILIZADOS ESTAVAM NA LÍNGUA INGLESA, DEVIDAMENTE REGISTRADOS NO DESCRITOR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (DECS) E NO MEDICAL SUBJECT HEADINGS (MESH). OS OPERADORES BOOLEANOS “OR” E “AND” FORAM UTILIZADOS PARA CAUSAR ASSOCIAÇÃO ENTRE OS DESCRITORES. DUAS ESTRATÉGIAS DE BUSCAS FORAM MONTADAS PARA CADA BASE DE DADO. A SELEÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DOS ESTUDOS ENCONTRADOS FOI FEITA INICIALMENTE EM BANCO DE DADOS DISTINTOS PARA CADA BASE ELETRÔNICA, APLICANDO OS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE, POSTERIORMENTE A LEITURA DOS TÍTULOS E, EM SEGUIDA, A LEITURA DOS RESUMOS. APÓS SELEÇÃO, OS ARTIGOS INCLUÍDOS FORAM AGRUPADOS EM UM BANCO DE DADO ÚNICO PARA QUE HOUVESSE A EXCLUSÃO DAS DUPLICATAS E, POR FIM, A LEITURA DOS TEXTOS NA ÍNTEGRA. CINCO ARTIGOS FORAM SELECIONADOS PARA SEREM REVISADOS. AS LITERATURAS LEVANTADAS INTERAGEM E CONCORDAM EM DADOS ESTATÍSTICOS. OS ESTUDOS ABORDADOS CONCENTRAM UMA AMOSTRAGEM CONSIDERÁVEL QUE FORNECEM DADOS CONFIÁVEIS PARA TOMADAS DE DECISÕES CLÍNICAS. O USO DE MODELOS ANATÔMICOS TRIDIMENSIONAIS MOSTROU-SE EFICAZ NOS PROCEDIMENTOS ORTOPÉDICOS EM IDOSOS. EM CONSENSO, O ESTUDOS CONSTATARAM A REDUÇÃO DA DURAÇÃO CIRÚRGICA, DIMINUIÇÃO DO VOLUME DE PERDA DE SANGUE E DIMINUIÇÃO DE FREQUÊNCIA DA FLUOROSCOPIA EM CIRURGIAS ORTOPÉDICAS QUE UTILIZAM OS MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO SUPORTE"
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Banco de dados - Gerenciamento"

1

Sousa, Flávio R. C. "Computação Serverless e Gerenciamento de Dados". En XXXV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbbd.2020.13641.

Texto completo
Resumen
A computação serverless é uma tendência de tecnologia para fornecer elasticidade transparente e preços em milissegundos. No entanto, esse modelo de computação requer grandes mudanças tecnológicas, especialmente no gerenciamento de dados, pois no ambiente serverless todas as funções têm duração máxima, quantidade fixa de memória e ausência de armazenamento local persistente. Este artigo tem como objetivo discutir sobre a computação serverless e o gerenciamento de dados, destacando oportunidades e desafios de pesquisa neste contexto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Aquino, Amanda Christoval da Veiga de y Ronaldo dos Santos Mello. "Um Levantamento sobre Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados NoSQL Multimodelo". En Escola Regional de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/erbd.2021.17236.

Texto completo
Resumen
O número de aplicações que lida com dados bastante variados tem aumentado, como é o caso de sistemas que coletam dados de sensores ou de redes sociais. Nesse sentido, é necessário desenvolver tecnologias de gerenciamento de dados que suportem essa heterogeneidade de dados e apresentem um bom desempenho. Para atingir esses objetivos, sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs) chamados de NoSQL multimodelo vêm sendo propostos. Para desenvolvedores que pretendem utilizar tais SGBDs ainda não é claro qual solução se adapta melhor ao seu projeto, pois essas tecnologias são consideradas recentes. Na literatura existem trabalhos comparando SGBDs, entretanto os que comparam apenas SGBDs NoSQL multimodelo são poucos e não abrangem muitas soluções. Portanto, esse artigo apresenta um levantamento de SGBDs NoSQL multimodelo populares e não abordados na íntegra por trabalhos relacionados. Esse artigo apresenta também diferentes critérios de comparação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Oliveira, Guilherme S. de, Renan Tarouco da Fonseca, Eder M. N. Gonçalves y Eduardo N. Borges. "Uma API para armazenamento distribuído de databooks". En Escola Regional de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/erbd.2021.17252.

Texto completo
Resumen
Este artigo apresenta uma ferramenta que implementa um serviço de inserção, busca e listagem de databooks em um ambiente de armazenamento distribuído, facilitando o acesso aos arquivos e seus metadados atribuídos. Foi desenvolvida uma API, empacotada como um contêiner, com rotas capazes de prover essas funcionalidades num sistema de gerenciamento de documentos da indústria extrativista.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Knob, Ronan, Geomar Schreiner, Angelo Frozza y Ronaldo Dos Santos Mello. "Uma Análise de Soluções NewSQL". En XV Escola Regional de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/erbd.2019.8475.

Texto completo
Resumen
Diversas aplicações produzem e manipulam grandes volumes heterogêneos de dados, bem como necessitam lidar com um grande número de transações OLTP. Os tradicionais Bancos de Dados Relacionais (BDRs) não são adequados a este tipo de demanda. Já os BDs NoSQL, apesar do melhor gerenciamento de Big Data, não garantem as propriedades ACID. O movimento NewSQL visa suportar transações OLTP dos BDRs com uma arquitetura distribuı́da que oferece alta escalabilidade e disponibilidade, tı́pica dos BDs NoSQL. Poucos trabalhos na literatura exploram as diferenças entre soluções NewSQL. Assim, este trabalho visa comparar alguns dos principais produtos NewSQL utilizando benchmarks de domı́nio. Esta análise contribui como um guia de referência para futuros usos da tecnologia NewSQL.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Da Costa, Augusto Verzbickas, Patricia Vilain y Ronaldo Dos Santos Mello. "Uma Camada para o Mapeamento de Instruções SQL DML para o Banco de Dados NoSQL Chave-Valor Voldemort". En XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2016.5966.

Texto completo
Resumen
Sistemas de informação que utilizam bancos de dados relacionais para a manutenção dos seus dados estão cada vez mais migrando para bancos de dados na nuvem a fim de minimizar custos com o gerenciamento de grandes volumes de dados. Os bancos de dados NoSQL são boas opções para esta finalidade, em particular, os bancos de dados chave-valor, que apresentam um modelo de dados simples e produtos escaláveis. Mesmo assim, os custos envolvidos com a migração para um gerenciador de dados NoSQL podem ser altos, principalmente em termos de alteração do código do sistema para adequação de interfaces de acesso. Este trabalho apresenta VoldemortSQL, uma camada de mapeamento de instruções SQL DML para o sistema gerenciador de banco de dados NoSQL chave-valor Voldemort, visando evitar o esforço de migração de dados e de interfaces de acesso de um banco de dados relacional para o banco de dados Voldemort. O uso desta camada permite, ao sistema de informação, a manipulação de dados na nuvem através da continuidade da utilização do padrão de acesso SQL. Experimentos demonstraram que o overhead de acesso introduzido com o VoldemortSQL não é proibitivo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Gomes, Davi B., Angelo Brayner y Javam C. Machado. "ETERNAL: Uma estratégia eficiente de tolerância a falhas utilizando memória não volátil". En XXXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbbd.2019.8811.

Texto completo
Resumen
SGBDs em memória principal têm se mostrado como alternativa eficiente para o gerenciamento de grandes volumes de dados. Eles caracterizam-se por utilizar memória RAM como seu meio de armazenamento primário. No entanto, tais sistemas precisam de armazenamento não-volátil para garantir a durabilidade de suas transações. Memórias não-voláteis endereçáveis por byte (NVRAM) são candidatas ideais para assegurar tal propriedade, pois possuem tempo de acesso próximo ao de memória RAM tradicional, mas ainda assim garantem a persistência dos dados. A fim de atacar o problema da durabilidade de transações em SGBDs em memória, este trabalho propõe ETERNAL, uma arquitetura de durabilidade que faz o uso eficiente de memória não-volátil, melhorando o desempenho do processo de persistência em tais SGBDs. Os experimentos revelam que ETERNAL provê um throughput superior a abordagem de escrita antecipada em log (WAL). Destaca-se ainda o fato, que, mesmo utilizando memória não-volátil como meio de armazenamento, a abordagem WAL não possui um mecanismo para lidar com o cenário em que a memória não volátil se esgota.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Cabral, Maria Cristina. "Banco de dados do acervo MAC-USP: salvaguarda, gerenciamento e apoio à pesquisa". En Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2007. http://dx.doi.org/10.20396/eha.3.2007.3664.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Da Cunha Lima, Andrei y Laura Lisiane Callai dos Santos. "Metodologia para Gerenciamento e Manejo de Carga Aplicada a Consumidores Residenciais com Geração Distribuída". En Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1404.

Texto completo
Resumen
Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia para o gerenciamento, previsão e manejo de carga de consumidores residenciais monofásicos que possuam geração distribuída com armazenamento (banco de baterias) e que estejam enquadrados na modalidade tarifária branca. Foi desenvolvido um servidor em conjunto com um banco de dados para armazenamento e manejo de dados do cliente, como tensão e corrente, proveniente da geração fotovoltaica, da rede da concessionária e do banco de baterias, obtidos em um período de 5 minutos entre medições. É utilizado um microcontrolador internet of things (IOT) para empregar a metodologia proposta, utilizando um circuito eletrônico para realizar a coleta dos dados e a comunicação com o servidor. Através da curva de carga do usuário, da necessidade energética atual e do nível de energia nas baterias, o sistema fica responsável por realizar o manejo inteligente de carga do usuário, atuando de maneira mais vantajosa economicamente. No manejo de carga, o servidor avalia a necessidade energética atual do usuário, e sua geração fotovoltaica instantânea. De acordo com a necessidade energética e com quanto o usuário está gerando de energia, o servidor realiza o manejo da carga através de relés de estado sólido ligados na entrada de rede da concessionária, na saída da geração fotovoltaica e entre o banco de baterias e o inversor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Cassiano Ribeiro, Jose Cleison, Ruth Pastôra Saraiva Leão, Raimundo Furtado Sampaio y Aluísio Vieira Carneiro. "Desenvolvimento de Sistema de Gerenciamento, Supervisão, Controle e Aquisição de Dados da Microrrede Universitária do Campus do Pici – UFC". En Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1372.

Texto completo
Resumen
Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e implantação de um sistema de aquisição de dados, supervisão e gerenciamento de uma MR instalada na Universidade Federal do Ceará. A MR possui três subsistemas monofásicos de geração fotovoltaica, os quais operam conectados à rede, mas possuem características de operação distintas: SFV-1 é capaz de operar em modo on-grid e off-grid com o suporte de um sistema de baterias; SFV-2 possui dois conjuntos (strings) de módulos FV, que podem operar conectados em série, em paralelo ou com apenas uma string; e SFV-3 pode ser conectado a qualquer uma das três fases da rede, segundo decisão do operador. Para desenvolver o sistema de supervisão e gerenciamento, foram usados o software Elipse Power para o SCADA, o SoMachine para programação do CLP e da IHM da MR e o SQL Server para criação do banco de dados. Testes foram realizados para avaliar o desempenho das funções de gerenciamento e do SCADA na supervisão e operação de cada subsistema FV, sob diferentes condições de operação da MR. As telas gráficas criadas no SCADA comprovaram o devido funcionamento do sistema supervisório e o registro das grandezas coletadas no banco de dados criado para a MR.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Pequeno, Pedro, Emmerson S. Rita, Jucimar B. Souza y Marcelo C. Machado. "ConceptER - Uma ferramenta para criação e manutenção do Modelo Entidade-Relacionamento e geração automática de instruções SQL para banco de dados". En VI Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2019.7199.

Texto completo
Resumen
O Modelo Entidade-Relacionamento (MER) é muito importante para o desenvolvimento de um projeto de banco de dados. Sistemas que possuem um bom planejamento, obedecendo as regras do modelo, tendem responder as requisições dos usuários de maneira mais eficiente e com rapidez. A maioria dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) possui uma ferramenta específica para criação do modelo relacional de tabelas de forma gráfica. Desse modo o projetista precisa adaptar o MER no modelo relacional. Observando esta situação, propõe-se aqui a ferramenta ConceptER que auxilia os projetistas a construir, de maneira drag and drop, o diagrama e o mapear automaticamente para os scripts SQL, independente do SGBD escolhido.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Informes sobre el tema "Banco de dados - Gerenciamento"

1

Martins, Vitoria, José Bitencourt, Gisele Nunes, Renato Oliveira, Santelmo Vasconcelos, Paulo Costa y Guilherme Oliveira. Manual para monitoramento da flora por meio de DNA ambiental - eDNA. ITV DS, 2021. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.ds.n023.2020.martins.

Texto completo
Resumen
Os esforços para a construção de um banco de dados genético com códigos de barra de DNA das espécies da Flora de Carajás possibilitaram obter “impressões digitais” das espécies que ali ocorrem. A partir do banco de dados de referência criado pelo ITV, o ITVBiobase, outras tecnologias moleculares como a de DNA metabarcoding pode ser aplicada visando o monitoramento das espécies de forma rápida, automatizada e eficiente. A técnica de DNA metabarcoding possibilita identificar simultaneamente múltiplas espécies de plantas a partir dos rastros de DNA presente em uma amostra ambiental, descartando a necessidade de amostragem direta de espécimes. Nesse sentido, estudos para validação do uso da técnica de DNA metabarcoding para monitoramento da biodiversidade da flora em Carajás, foram realizados com o objetivo de criar um manual padronizado incluindo as etapas desde a coleta em campo até as análises laboratoriais e de bioinformática.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Boletín Económico Regional : Noroccidente, I trimestre de 2021. Banco de la República, junio de 2021. http://dx.doi.org/10.32468/ber-norocc.tr1-2021.

Texto completo
Resumen
La economía de la región Noroccidente en el primer trimestre de 2021 mostró incremento anual, dados los mejores resultados en la mayoría de los indicadores de seguimiento. Los aumentos más representativos se dieron en el comercio, incluidas las ventas de automóviles y motocicletas, así como en la industria y en la construcción en casi todas sus variables. A su vez, siguen reduciéndose los descensos en transporte y turismo. En el sector agropecuario, creció el sacrificio de ganado porcino y bovino, pero hubo menores niveles de abastecimiento, acopio de leche y producción de pollo. En el frente externo, aumentaron las exportaciones, las importaciones y el ingreso de remesas. Finalmente, la tasa de desempleo creció en Medellín por una mayor participación laboral y se redujo en Quibdó, aunque ésta última fue la tercera más alta del país; en tanto, la inflación en la capital antioqueña permaneció dentro del rango meta del Banco de la República.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Boletín Económico Regional : Noroccidente, II trimestre de 2021. Banco de la República, septiembre de 2021. http://dx.doi.org/10.32468/ber-norocc.tr2-2021.

Texto completo
Resumen
La economía de la región Noroccidente en el primer trimestre de 2021 mostró incremento anual, dados los mejores resultados en la mayoría de los indicadores de seguimiento. Los aumentos más representativos se dieron en el comercio, incluidas las ventas de automóviles y motocicletas, así como en la industria y en la construcción en casi todas sus variables. A su vez, siguen reduciéndose los descensos en transporte y turismo. En el sector agropecuario, creció el sacrificio de ganado porcino y bovino, pero hubo menores niveles de abastecimiento, acopio de leche y producción de pollo. En el frente externo, aumentaron las exportaciones, las importaciones y el ingreso de remesas. Finalmente, la tasa de desempleo creció en Medellín por una mayor participación laboral y se redujo en Quibdó, aunque ésta última fue la tercera más alta del país; en tanto, la inflación en la capital antioqueña permaneció dentro del rango meta del Banco de la República.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía