Literatura académica sobre el tema "Biomas Cerrado"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Biomas Cerrado".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Biomas Cerrado"

1

Silva, Carlos José da, Luciana Sanches, Monica Elisa Bleich, Francisco de Almeida Lobo y José de Souza Nogueira. "Produção de serrapilheira no Cerrado e Floresta de Transição Amazônia-Cerrado do Centro-Oeste Brasileiro". Acta Amazonica 37, n.º 4 (2007): 543–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672007000400009.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho teve como objetivo verificar a variação da produção de serrapilheira de diferentes biomas: Cerrado (com as fitofisionomias Cerrado sensu stricto e Cerradão) e Floresta de Transição Amazônia-Cerrado, em clima tropical. Para a determinação da produção de serrapilheira foram utilizados coletores de tela em náilon. Dados micrometereológicos foram coletados nas áreas de estudo. A produção de serrapilheira nos dois biomas mostrou acentuada sazonalidade, com as maiores produções ocorrendo durante a estação seca e menor durante a estação chuvosa. A maior produção de serrapilheira ocorreu na Floresta de Transição, seguida do bioma Cerrado. A fração de folhas foi mais representativa do que as frações de galhos, flores, frutos em ambas as áreas estudadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Batalha, Marco Antônio. "O cerrado não é um bioma". Biota Neotropica 11, n.º 1 (marzo de 2011): 21–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000100001.

Texto completo
Resumen
É importante definirmos corretamente um termo, porque pode haver implicações práticas e imediatas. Dois conceitos importantes para serem definidos acuradamente são os de "cerrado" e de "bioma". Da maneira como vem sendo usado no Brasil, o conceito de bioma adquiriu erroneamente uma conotação florística. Na verdade, o conceito de bioma é similar ao de formação vegetal, mas leva em conta a associação da vegetação com a fauna e com os microrganismos. Assim, por um lado, o conceito de bioma é fisionômico e funcional, isto é, levam-se em conta a aparência geral da vegetação e aspectos como os ritmos de crescimento e reprodução; por outro, o conceito não é florístico, isto é, a afinidade taxonômica das espécies que aparecem em várias unidades de um mesmo bioma é irrelevante. Para sermos coerentes com toda a literatura internacional e usarmos o conceito de bioma acuradamente, devemos considerar o cerrado sensu lato como formado por três biomas: o campo tropical (campo limpo), a savana (campo sujo, campo cerrado e cerrado sensu stricto) e a floresta estacional (cerradão).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Falcão, Karina Dos Santos y Felipe Das Neves Monteiro. "Avaliação fitossociológica em zona de transição cerrado-mata atlântica". Research, Society and Development 9, n.º 3 (1 de enero de 2020): e32932350. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2350.

Texto completo
Resumen
O objetivo do presente trabalho foi caracterizar a vegetação predominante em uma área de transição entre os biomas do cerrado e mata atlântica. Foi realizada uma incursão a campo para coleta de dados para obtenção dos parâmetros utilizados referentes a florística e fitossosciologia foram eles: densidade absoluta (DA), densidade relativa (DR), frequência absoluta (FA), frequência relativa (FR), dominância absoluta (DoA), dominância relativa (DoR), índice de valor de importância (IVI), índice de valor de cobertura (IVC), índice de Shannon-Weaver (H'). Foram amostrados 274 indivíduos pertencentes a 21 famílias, distribuídos em 44 espécies diferentes. Dessas espécies, 44 observamos predominância de espécies com ocorrência nos biomas Cerrado e Mata Atlântica correspondendo a 40% do total amostrado, seguido pelas espécies que ocorrem apenas no bioma Cerrado, com 35% do total das espécies amostradas. Apenas 15% das espécies encontradas são de ocorrência exclusiva do bioma Mata Atlântica; e 10% ocorrem nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e também no bioma Pantanal. A maior representatividade está presente na família Fabaceae (angicos e aroeira) e Rubiciaea (castelo), correspondendo a 39% dos indivíduos amostrados, revelando que a área estudada possui maior número de espécies presente no cerrado. Quanto ao índice de Shannon-Weaver, apresentou baixa diversidade florística (1,35 nats.indivíduos-1). As três espécies com maior índice de valor de importância foram o castelo, angico vermelho e aroeira, todas espécies de ocorrência do bioma Cerrado, com 43,7; 39,07 e 29,1 respectivamente A importância da maioria das espécies foi pequena, considerando os valores de densidade, frequência e dominância.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Nunes, Alexandre Ferreira y João Paulo Cunha de Menezes. "TRILHA DO CERRADO: JOGO PARA ENSINO DO BIOMA CERRADO". Revista Prática Docente 5, n.º 2 (31 de agosto de 2020): 1076–92. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n2.p1076-1092.id725.

Texto completo
Resumen
Os jogos têm sido considerados cada vez mais popular no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, sabemos pouco sobre a eficácia dos jogos na aquisição de conhecimentos dos estudantes. Considerando a importância desta ferramenta no ensino, este trabalho teve por objetivo avaliar o potencial de um jogo de tabuleiro em trabalhar o bioma Cerrado com estudantes do ensino médio. A aplicação do jogo seguiu os Três Momentos Pedagógicos e foi avaliada com base na em observações de campo, na Taxonomia de Bloom revisada e com auxílio de um questionário. Desta forma, foi possível observar que a atividade conseguiu atingir os estudantes, desenvolvendo e aprimorando os conceitos do bioma Cerrado. Esses conceitos foram verificados conforme avaliação proposta segundo a Taxonomia de Bloom. Desta forma, acreditamos que o uso de jogos para tratar temas tais como os biomas têm grande potencial de ser utilizado no ensino médio.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Da Silva, Cristiane Peres, Ìcaro Gonçalves dos Santos y André Ferreira dos Santos. "CONTRIBUIÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS PARA AS METAS DA CONVENÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA". DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 4, n.º 4 (27 de diciembre de 2017): 126–35. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n4p126.

Texto completo
Resumen
Nacionais da Biodiversidade determinam a proteção do percentual de 30% em áreas de unidades de conservação para o Bioma Amazônia e 17% para o Bioma Cerrado, dessa forma este estudo tem como objetivo contextualizar as unidades de conservação tocantinenses em relação aos biomas presentes e mensurar sua colaboração para o alcance das metas relacionadas. Para mensurar essa contribuição foi utilizado o mapeamento oficial dos Biomas Brasileiros - IBGE, 2015, a partir de uma base cartográfica digital com as informações espacializadas da distribuição de biomas na escala 1:50000, e posteriormente foi realizada a sobreposição com o banco de dados geográficos das unidades de conservação do Tocantins equivalente à escala 1: 10000 - SEPLAN, 2012, utilizando – se o software ArcGIS versão 10.4.O Estado do Tocantins contribui timidamente para o alcance das Metas Nacionais da Biodiversidade, o bioma Cerrado contribui com apenas (8,38%) e Amazônia (6,64%). Desta forma se faz necessário a criação de outras unidades de conservação nos biomas presentes no Estado, a fim de conservar a biodiversidade existente no território tocantinense e por consequência contribuir com a Meta Nacional de Biodiversidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Mendonça, Rodrigo Antonio de Agostinho y Carla Gheler Costa. "O negligenciado Cerrado paulista". Revista Brasileira de Geografia 63, n.º 1 (30 de agosto de 2018): 129–55. http://dx.doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2018_n1_p129-155.

Texto completo
Resumen
O Cerrado é um dos maiores biomas brasileiros e uma das savanas mais ricas e ameaçadas do mundo, e no estado de São Paulo cobria originalmente cerca de 14% do território estadual em um domínio que chegava a 33%. Uma avaliação histórica mostra que de 1962 a 2001 foram perdidos 88,5% do Cerrado paulista, correspondendo a cerca de 1.625.229 hectares de vegetação. As unidades de conservação (UC) detêm apenas 0,51% do Cerrado original do estado, sendo as UCs uma estratégia relevante e urgente para manutenção da biodiversidade deste bioma no estado. Neste sentido foi realizado uma análise crítica da situação do bioma em São Paulo, das políticas públicas existentes e da representatividade das unidades de conservação existentes. Recomenda-se desta forma urgência ao poder público na definição de estratégias de conservação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Imperatriz-Fonseca, Vera Lúcia, Isabel Alves-dos-Santos, Pérsio de Souza Santos-Filho, Wolf Engels, Mauro Ramalho, Wolfgang Wilms, João Batista Vicentin Aguilar, Cynthia Almeida Pinheiro-Machado, Denise Araújo Alves y Astrid de Matos Peixoto Kleinert. "Checklist das abelhas e plantas melitófilas no Estado de São Paulo, Brasil". Biota Neotropica 11, suppl 1 (diciembre de 2011): 631–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000500029.

Texto completo
Resumen
Para este trabalho, foram considerados os resultados de quatro estudos que amostraram abelhas nas flores nos dois principais biomas do Estado de São Paulo: Mata Atlântica (3 localidades) e cerrado (4 localidades). Foram coletadas 276 espécies de abelhas, pertencentes a 88 gêneros: 207 espécies e 78 gêneros na Mata Atlântica e 105 espécies e 40 gêneros no cerrado. Apidae foi a família mais representada nos dois biomas. Nas áreas amostradas, as abelhas visitaram 433 espécies de plantas: 361 na Mata Atlântica e 75 no cerrado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Jesus, Janisson Batista de, Cristiano Niederauer da Rosa, Íkaro Daniel de Carvalho Barreto y Milton Marques Fernandes. "Análise da incidência temporal, espacial e de tendência de fogo nos biomas e unidades de conservação do Brasil". Ciência Florestal 30, n.º 1 (6 de abril de 2020): 176. http://dx.doi.org/10.5902/1980509837696.

Texto completo
Resumen
O Brasil tem extensas formações vegetais ao longo do seu território que são afetadas por ocorrências de queimadas, necessitando de um monitoramento espaço-temporal e de estudos que relacionem a sua atuação nos biomas e nas áreas protegidas do país. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o comportamento temporal e espacial das ocorrências de fogo de 2003 a 2017 nos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, incluindo as incidências nas áreas de Unidades de Conservação, verificando possíveis padrões da distribuição dos focos, assim como a tendência estatística das suas ocorrências. Foram utilizados dados geoespaciais de 2003 a 2017 do satélite de referência AQUA_M-T obtido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e das Unidades de Conservação disponibilizados pelo Ministério do Meio Ambiente. Estatisticamente, foi aplicado o algoritmo Kernel para analisar a distribuição espacial a partir da média da série temporal estudada, e o teste não paramétrico de Mann-Kendall, considerando também a sua Persistência de Longo Alcance para verificar a tendência de ocorrência. Observou-se que os biomas Amazônia e Cerrado possuem, respectivamente, os maiores focos de fogo, com o Cerrado tendo maior área queimada. Consequentemente, as Unidades de Conservação localizadas nestes biomas tiveram maior quantidade de focos detectados. A análise da tendência estatística indicou que o crescimento da ocorrência de fogo possui sazonalidade em todos os biomas, com o Pampa sendo caracterizado por uma condição natural. Portanto, o estudo permitiu identificar e quantificar, espacialmente, os maiores focos de queimadas nos Biomas brasileiros, bem como nas Unidades de Conservação em cada respectivo bioma para a série estudada, servindo como base para medidas de prevenção e controle do fogo principalmente nas Unidades de Conservação que possuem maiores ocorrências no país.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Motta-Junior, José Carlos, Marco Antonio Monteiro Granzinolli y Pedro Ferreira Develey. "Aves da Estação Ecológica de Itirapina, estado de São Paulo, Brasil". Biota Neotropica 8, n.º 3 (septiembre de 2008): 207–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032008000300019.

Texto completo
Resumen
O cerrado é um dos biomas mais ameaçados no mundo, apresentando algumas das maiores taxas de destruição causadas principalmente pela agropecuária. Poucos estudos têm avaliado a diversidade local de aves no cerrado, especialmente em áreas marginais desse bioma. A Estação Ecológica de Itirapina (EEI) contém um dos últimos remanescentes de campos naturais e cerrados do estado de São Paulo. Um levantamento das aves desta unidade de conservação, feito tanto por observações casuais como sistemáticas entre 1998 e 2007, e complementado por revisão de literatura, revelou que 231 espécies apresentaram ocorrência recente na área. Desse total, 38 espécies (16,4%) encontram-se na lista de espécies ameaçadas para o estado de São Paulo e/ou são endêmicas do Cerrado, um alto número quando comparado com outras áreas de cerrados paulistas ou mesmo em relação ao Brasil Central. Tal fato reforça a importância da EEI em relação à conservação da avifauna e demonstra que a mesma está mantendo sua função de conservar a biodiversidade. Adicionalmente, ao longo dos 10 anos de estudo foram detectadas várias ameaças à EEI, e neste sentido são recomendadas aqui algumas sugestões de manejo que consideramos essenciais para essa unidade de conservação manter ou mesmo aumentar sua diversidade de aves.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Araujo, Cybele de Oliveira, Thais Helena Condez y Ricardo Jannini Sawaya. "Anfíbios Anuros do Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, sudeste do Brasil, e suas relações com outras taxocenoses no Brasil". Biota Neotropica 9, n.º 2 (junio de 2009): 77–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032009000200007.

Texto completo
Resumen
Apresentamos as 24 espécies de anfíbios anuros que ocorrem no Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus (PEFBJ), Pedregulho, São Paulo, sudeste do Brasil. Barycholos ternetzi, Rhinella rubescens, Scinax canastrensis e Phyllomedusa ayeaye correspondem a novos registros para o estado de São Paulo, sendo a última espécie incluída na lista de espécies ameaçadas de extinção do Ibama e IUCN. Para caracterizar a taxocenose de anuros do PEFBJ, comparamos sua composição de espécies com a de outras 66 localidades em diversos biomas e fitofisionomias do Brasil. As 67 taxocenoses foram ordenadas e agrupadas por meio de uma Análise de Coordenadas Principais (ACOP) e uma Análise de Agrupamento (Cluster Analysis). As análises multivariadas permitiram a identificação de quatro grupos: um de taxocenoses amazônicas; dois de taxocenoses de Mata Atlântica, sendo um composto por floresta ombrófila densa dos estados da Bahia e Espírito Santo e sua transição com a floresta estacional semidecidual (Minas Gerais), e o outro por localidades de floresta ombrófila densa dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná e suas transições com a floresta ombrófila mista, floresta estacional semidecidual, além de taxocenoses do Bioma Pampa; no quarto grupo foram incluídas as taxocenoses de biomas que apresentam fitofisionomias mais abertas, como Caatinga, Cerrado, Pantanal e a Mata Atlântica (floresta estacional semidecidual). Os agrupamentos faunísticos obtidos indicam que as composições de espécies das 67 localidades analisadas estão fortemente relacionadas com o tipo de vegetação onde ocorrem. A grande diversidade observada entre as fisionomias vegetais pode ser relacionada às variações topográficas e climáticas encontradas nos diferentes biomas examinados (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal). A taxocenose de anuros do PEFBJ foi agrupada àquelas presentes em biomas com fitofisionomias abertas (quarto grupo), apresentando grande similaridade com as faunas de Cerrado e da floresta estacional semidecidual presente no Bioma Mata Atlântica do estado de São Paulo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Biomas Cerrado"

1

RODRIGUES, FILHO J. "Dormência em espécies arbóreas de dois biomas brasileiros". Universidade Federal do Espírito Santo, 2017. http://repositorio.ufes.br/handle/10/9934.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2018-08-02T00:16:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_10594_Dissertação Josinei - Versão Final.pdf: 965788 bytes, checksum: 514cba2ee8301faba8c9e7494f38061d (MD5) Previous issue date: 2017-02-17
A dormência pode ser definida como um bloqueio do processo de germinação de sementes viáveis mesmo quando são expostas a condições favoráveis do ambiente. Este impedimento está presente em grande número de espécies florestais dos mais variados biomas. No território brasileiro são encontrados seis biomas diferentes, sendo que dois deles apresentam diferenças marcantes quanto à disponibilidade hídrica. São eles: A Floresta Ómbrofila Densa, representada pela Floresta Amazônica e Atlântica, e o Cerrado. Os trabalhos que mostram uma relação clara entre a dormência e o bioma em que a espécie ocorre ainda são escassos. O presente trabalho teve por objetivo verificar no capítulo um, por meio de levantamento bibliográfico, a possível associação entre a ocorrência da dormência de sementes de espécies florestais nativas e diferentes biomas (Floresta Ombrófila Densa e Cerrado brasileiro), entre grupos ecológicos (pioneiras e clímax), e em relação às famílias botânicas, bem como testar, no capítulo dois, a eficiência de diversos tratamentos para a superação da dormência de Senna pendula, uma espécie florestal brasileira, e realizar a caracterização morfológica de suas sementes. Foram amostradas, ao acaso, 100 espécies de cada bioma e para verificar a possível associação entre os fatores foi utilizado o teste Qui-quadrado de Pearson. Sementes de Senna pendula, (nativa da Floresta Ombrófila Densa) foram submetidas a diversos tratamentos para quebra de dormência: a) escarificação mecânica do tegumento na parte oposta ao embrião com lixa nº 40 por 30 segundos; b) imersão em água quente a 70 ºC por 5, 10, 15 e 20 minutos; c) imersão em água quente a 90 ºC por 5, 10, 15 e 20 minutos; d) imersão em ácido sulfúrico (H2SO4) concentrado por 5, 10, 15 e 20 minutos, seguida de lavagem em água corrente; e e) sementes sem tratamento (controle). O levantamento mostrou que apesar do Cerrado apresentar um percentual de dormência discretamente maior quando comparado à floresta (54 a 47%), esta diferença não foi significativa. A independência dos fatores também foi observada na correlação com os grupos ecológicos o que indica que não houve associação entre as variáveis analisadas. As sementes de Senna pendula apresentaram dormência física caracterizada por uma espessa camada tegumentar que impede a absorção de água do meio. Os tratamentos mais efetivos para a quebra da dormência foram a escarificação mecânica e química com percentuais de germinação de até 94%.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Costa, Taís Borges. "Estrutura das taxocenoses de lagartos nos biomas caatinga, cerrado e Amazônia". Universidade Federal da Paraíba, 2015. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8604.

Texto completo
Resumen
Submitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-08-31T19:37:47Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4639261 bytes, checksum: 733cdb8e7c958ad323e2c986196200b9 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-31T19:37:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4639261 bytes, checksum: 733cdb8e7c958ad323e2c986196200b9 (MD5) Previous issue date: 2015-02-26
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Sem Abstract.
A tese está dividida em três capítulos. No primeiro capítulo apresentamos a lista de espécies de répteis e anfíbios da Estação Ecológica de Aiuaba, Ceará, Brasil. Registramos 36 espécies distribuídas em 19 famílias para a unidade de conservação (15 lagartos, uma anfisbena, 10 serpentes, um quelônio e 9 anfíbios). No segundo capítulo investigamos a existência de padrões de estruturação, averiguando a influência dos fatores ecológicos e históricos, na dieta e no uso de microhábitat de uma taxocenose de lagartos do bioma Caatinga, a Estação Ecológica Raso da Catarina, estado da Bahia. Verificamos que a taxocenose está estruturada na dieta e no uso de microhábitat e que não há efeitos históricos na dieta e no uso do microhábitat. Contudo, encontramos influência histórica e filogenética para uso do microhábitat e morfometria. Os resultados sugerem uma maior tendência à dispersão filogenética com atuação de fatores ecológicos, tais como a competição. No terceiro capítulo, foco principal da tese, nós caracterizamos e comparamos a estruturação das taxocenoses dos biomas Caatinga, Cerrado e Amazônia, no que se refere dieta e microhábitat, e testamos a hipótese de que as taxocenoses mais estruturadas serão aquelas dos ambientes mais extremos no que se refere às variáveis ambientais. Averiguamos que praticamente nenhum dos biomas apresentou efeito histórico para a dieta e microhábitat. Quanto mais alimento disponível, mais as espécies da Caatinga e Cerrado expandem seus nichos. Os índices de sobreposição alimentar e espacial médios não se alteraram de acordo com as variáveis ambientais. Os resultados implicam que, para a estrutura filogenética, há tendência a maior atuação dos fatores ecológicos, e.g. competição, nas taxocenoses da Caatinga do que nas taxocenoses da Amazônia e Cerrado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Chioveto, Marinês Orlandi Taveira. "Desenvolvimento rural no Mato Grosso e seus biomas". Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2014. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2166.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2017-07-10T18:33:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marines O Taveira Chioveto.pdf: 3415220 bytes, checksum: 6e65b68214c3b903475545dd1fda4dce (MD5) Previous issue date: 2014-07-21
This study aimed to analyze the profile of the rural development occurred in the Mato Grosso, in the biomes of the Cerrado, Pantanal and Amazon in the first decade of 2000. Based on the case study, this research descriptive and deductive, presents as method the experimental-explanatory model, of quality quantitative character. In this study, first, it used descriptive statistics to expose the data by means of figures, tables, graphs and maps in order to analyze the social, environmental and economic aspects of the municipalities in the biomes of Cerrado, Amazon and Pantanal of the Mato Grosso. After, it used multivariate statistical with factorial analysis by Principal Component Analysis (PCA) and its use has confirmatory character, to support the qualitative research analysis. With acquisition of the factors by the PCA, it calculated the Gross Index and from this identified the Rural Development Index (RDI) for Mato Grosso and its biomes, classifying municipalities into five stages of development: very high, high, medium, low and very low. The results revealed that the process of rural development occurred differently and not homogeneous in the territories, however, prevailed RDIs in the lower grades. The Cerrado Matogrossense presented municipalities with better rural development in concentration of the islands by the State and the municipalities of the Amazon biome were identified most with the lowest rating of RDI (Low and Very Low). Became evident that the degrees of development rural of municipalities are strongly induced by the economic aspects of the territory, which interferes in the social aspects of the space. Regions with strong presence of farming activities in exportable monocultures such as soy, corn and sugarcane showed better living conditions for the rural population, even though this is lower in rural areas; however this level of development is highlighted also by the existence of agribusiness in the region. Environmental issues showed a strong impact on rural development, also influencing the quality of life of people of Mato Grosso.
Esta pesquisa objetivou analisar o perfil do desenvolvimento rural no Mato Grosso e dos municípios dos biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal. A pesquisa, de cunho descritivo, dedutivo, apresenta como método o modelo experimental-explicativo, de caráter qualiquantitativo, a partir de dados da primeira década de 2000. Neste estudo, utilizou-se, primeiramente, a estatística descritiva para expor os dados por meio de figuras, tabelas, gráficos e mapas, a fim de analisar os aspectos sociais, ambientais e econômicos dos municípios nos biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal de Mato Grosso. Após, utilizou-se a estatística multivariada pela análise fatorial por meio da Análise dos Componentes Principais (ACP) sendo sua utilização de caráter confirmatória, respaldando a análise qualitativa da pesquisa. Com a obtenção dos fatores pela ACP, calculou-se o Índice Bruto e a partir deste identificou o Índice de Desenvolvimento Rural (IDR) no Mato Grosso, classificando os municípios em cinco graus de desenvolvimento: muito alto, alto, médio, baixo e muito baixo. Os resultados revelaram que o processo de desenvolvimento rural ocorreu de forma diferenciada e não homogênea nos territórios, contudo, prevaleceu os IDRs em graus mais baixos. Enquanto o Cerrado matogrossense apresentou municípios com melhor desenvolvimento rural em ilhas de concentração pelo Estado, os municípios do bioma Amazônia foram identificados em maior número de municípios com menor classificação de IDR (Baixo e Muito Baixo). Evidenciaram-se que os graus de desenvolvimento rural dos municípios são fortemente induzidos pelos aspectos econômicos do território, o qual interfere nos aspectos sociais do espaço. Regiões com forte atuação de atividades de lavoura em monoculturas exportáveis, como soja, milho e cana de açúcar apresentaram condições de vida para a população rural, mesmo está sendo baixa na área rural, porém esse grau de desenvolvimento se destacou também pela existência de agroindústria na região. As questões ambientais apresentaram forte impacto no desenvolvimento rural, com influência também na qualidade de vida da população de Mato Grosso.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Almeida-Rotta, Anna Paula Santos. "Degradação de fenol por bactérias de dois biomas brasileiros". Universidade Federal de Goiás, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5331.

Texto completo
Resumen
Submitted by Cláudia Bueno (claudiamoura18@gmail.com) on 2016-03-10T20:32:55Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Anna Paula Santos Almeida Rotta - 2015.pdf: 1241010 bytes, checksum: 9da763a436471dd9f131621df58acc8c (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-03-14T15:27:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Anna Paula Santos Almeida Rotta - 2015.pdf: 1241010 bytes, checksum: 9da763a436471dd9f131621df58acc8c (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-14T15:27:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Anna Paula Santos Almeida Rotta - 2015.pdf: 1241010 bytes, checksum: 9da763a436471dd9f131621df58acc8c (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2015-10-14
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG
In recent decades, the growth of industrial activity and agriculture has been responsible for environmental contamination due to the presence of organic and inorganic substances. Phenol and its derivatives are an important class of environmental contaminants by their presence in many industrial effluents. The seeking of biological alternatives to mitigate the environmental pollution has motivated researches to find microorganisms that combine the capacity to degrade phenol with a sustainable focus. Therefore, bacteras capable of degrading xenobiotics are been used in soil, sediment and water treatment. This study has aimed to evaluate the biodegradation of phenol by bacterial isolates isolated from two Brazilian biomes (Cerrado Goiano and Mangrove of Guarapary, ES), whereupon the influence of pre-adaptation of the bacteria was checked, as well as the effects of growth parameters in different concentrations and the tolerance to this chemical compound. One isolated from Cerrado was identified as Staphylococcus aureus (BF 2.5), and the other one as a gram-positive rod (\BF 2.3.2), and the mangrove bacteria were identified as Bacillus circulans (MF-2) and Bacillus sp. (MF-1). All of the isolates consumed phenol in the approximated of 500mg.L-1 when cultivated in liquid Busnell-Hass (BH) medium and 1.500mg.L-1 in Nutrient Agar medium (NA). The consumption of phenol as carbon source by BF-2.5 isolated was 2,78; 4;79 and 0,35% for concentrations of 100, 200 and 300 mg.L-1 of phenol, respectively. The isolated BF-2.3.2 results were 11, 04; 19,13 and 16,02%, respectively. For the mangrove isolated the results were 22,43; 11,52 and 3.33% to 21,54; 20;54 and 28.85% for the MF-1 and MF-2 isolates, respectively in the same phenol concentrations tested. These results suggest a higher phenol consumption capacity of MF-2 isolated from mangrove.
Nas últimas décadas, a crescente atividade industrial e a agropecuária têm sido as responsáveis pela contaminação do meio ambiente devido à presença de substâncias orgânicas e inorgânicas. O fenol e seus derivados constituem uma importante classe de contaminantes ambientais pela sua presença em muitos efluentes industriais. A busca por alternativas biológicas para combater a poluição ambiental tem motivado pesquisas por micro-organismos que aliem a capacidade de degradar o fenol com enfoque sustentável. Nesta vertente, bactérias degradadoras de xenobióticos, estão sendo utilizadas como inóculo nos diversos tipos de tratamento biológico para a minimização de contaminação de águas, solos e sedimentos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a biodegradação do fenol por isolados bacterianos de dois biomas brasileiros (Cerrado Goiano e Manguezal de Guaraparí, ES), no qual, verificou-se a influência da adaptação bacteriana perante as diferentes concentrações de fenol e a tolerância a esse composto químico. Das bactérias de Cerrado uma foi identificada como Staphylococcus aureus (BF 2.5) e a outra somente como bastonete gram-positivo (BF 2.3.2) e entre as bactérias de manguezal uma foi identificada como Bacillus circulans (MF-2) e a outra Bacillus sp. (MF-1) Todos os isolados consumiram fenol na concentração aproximada de 500mg.L-1 quando crescidos em meio de Bushnell-Haas (BH) líquido e em 1.500mg.L-1 quando em meio Ágar Nutriente (AN). Quanto à utilização do fenol como fonte única de carbono observamos que o consumo de fenol pelo isolado BF-2.5 foi de 2,78; 4,79 e 0,35% para as concentrações de 100, 200 e 300mg.L-1 de fenol, respectivamente. Já para o isolado BF-2.3.2 os resultados foram de 11,04; 19,13 e 16,02%, respectivamente. Para os isolados de manguezal os resultados foram 22,43; 11,52 e 3,33% e 21,54; 20,54 e 28,85% para os isolados MF-1 e MF-2, respectivamente nas mesmas concentrações de fenol testadas. Estes isolados sugerem uma maior capacidade de utilização pelo isolados MF-2 de manguezal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Ruhoff, Anderson Luis. "Sensoriamento remoto aplicado à estimativa da evapotranspiração em biomas tropicais". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/32468.

Texto completo
Resumen
A vegetação tropical é uma das maiores fontes de evapotranspiração e desempenha um papel importante na dinâmica climática global e nos processos de produtividade primária de ecossistemas terrestres, uma vez que se encontra diretamente ligada aos processos de transferência de massa e energia. Objetivou-se nesta tese de doutorado avaliar a acurácia das estimativas de ET baseadas em modelos de sensoriamento remoto quando comparadas a medições pontuais obtidas a partir de torres de fluxo e a partir do fechamento do balanço hídrico a médio e longo prazo. Foram selecionados dois modelos: para escalas locais e regionais usou-se o algoritmo SEBAL, enquanto que para escalas continentais e globais utilizou-se o algoritmo MOD16. Em relação ao algoritmo SEBAL, a metodologia empregada apresentou bons resultados tanto nas estimativas pontuais dos fluxos de calor latente quanto em relação ao fechamento do balanço hídrico em grandes áreas. Em relação ao algoritmo MOD16, verificou-se que as estimativas de evapotranspiração apresentam melhores resultados a longo prazo e em grandes áreas. As análises aqui realizadas sugerem que os algoritmos SEBAL e MOD16 podem capturar razoavelmente bem as respostas da vegetação em relação à variabilidade espacial e temporal em larga escala. Considerando que esses algoritmos podem ser aplicados desde escalas regionais até escalas globais, os resultados estão em um intervalo aceitável de acurácia, indicando um potencial significativo no monitoramento espacial e temporal do processo de ET de forma contínua e sistemática a partir de informações obtidas por sensoriamento remoto.
Tropical vegetation is a major source of global land surface evapotranspiration (ET) and plays an important role in the global climate dynamics and in the processes of primary production of terrestrial ecosystems, since it is directly linked to the mass transfer and energy balance. The aim of this doctoral thesis was to evaluate the accuracy of ET estimates based on remote sensing models when compared to measurements obtained from flux towers and hydrological models. Two algorithms were selected: for local and regional scales SEBAL was used, while for continental and global scales, MOD16 was adopted. Regarding SEBAL algorithm, the applied methodology showed that significant results were achieved in both latent heat flux and water balance over large areas. Concerning MOD16 algorithm, the research suggested that evapotranspiration estimates showed better results in the long-term and in large areas. The analysis suggests that MOD16 and SEBAL algorithms can capture reasonably well the responses of vegetation in relation to spatial and temporal variability on a large scale. Taking into consideration that these algorithms can be applied from regional to global scales, the results are in an acceptable range of accuracy, indicating a significant potential for monitoring evapotranspiration using remote sensing data.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Lobo, Joyce Rodrigues. "Geografia de paisagem e perfil sanitário de bovinos curraleiro pé-duro criados nos biomas Cerrado e Caatinga". Universidade Federal de Goiás, 2018. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8198.

Texto completo
Resumen
Submitted by Liliane Ferreira (ljuvencia30@gmail.com) on 2018-03-05T12:10:25Z No. of bitstreams: 2 Tese - Joyce Rodrigues Lobo - 2018.pdf: 2149724 bytes, checksum: 9ffc2cc35e80c43e0c544353ae4c1118 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-03-06T10:40:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Joyce Rodrigues Lobo - 2018.pdf: 2149724 bytes, checksum: 9ffc2cc35e80c43e0c544353ae4c1118 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-06T10:40:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese - Joyce Rodrigues Lobo - 2018.pdf: 2149724 bytes, checksum: 9ffc2cc35e80c43e0c544353ae4c1118 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-01-26
Multivariate statistical analysis was used for environmental groupings in Cerrado and Caatinga evaluating the relationship between positive serological prevalences for brucellosis, bovine viral diarrhea (BVD), infectious bovine rhinotracheitis (IBR), leptospirosis, enzootic bovine leukosis (EBL), neosporosis and toxoplasmosis in bovine Curraleiro Pé-Duro, associated with socioeconomic data of the municipalities. Serological results were obtained from the Pro-Centro-Oeste Network database; socioeconomic variables of IBGE and environmental data of the Laboratory of Image Processing and Geoprocessing of UFG and National Institute of Meteorology, in two periods 2006 and 2011. Environmental variables were grouped, later was performed discriminant analysis and canonical correlation. In 2006, cluster 1 was located in the Cerrado-Amazonian transition area and were associated the prevalences of brucellosis, leptospirosis, EBL, IBR and BVD; Cluster 2 was characterized by vegetation typical of Cerrado and was related the prevalence of neosporosis and toxoplasmosis; Cluster 3 was differentiated by water stress and presented the intermediate values of prevalence; Cluster 4 was characterized by areas for environmental protection of the native vegetation; and cluster 5 constituted an anthropogenic environment in the Cerrado. In 2011, cluster 1 was characterized by Cerrado regions rich in natural vegetation and Caatinga, warmer, lower rainfall and low altitudes were associated with the prevalences of LEB, IBR and BVD; Cluster 2 in dry regions associated with the prevalence of neosporosis; Cluster 3 Cerrado antropizado with more hot and humid climate, higher rainfall at high altitudes related to the prevalence of leptospirosis and brucellosis, in dairy cattle. Evaluation of the landscape in the prevalence of bovine diseases reflects historical and socioeconomic aspects of agriculture.
Análise estatística multivariada foi utilizada para agrupamentos ambientais, em Cerrado e Caatinga avaliando a relação entre prevalências sorológicas positivas para brucelose, diarreia viral bovina (BVD), rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), leptospirose, leucose enzoótica bovina (LEB), neosporose e toxoplasmose de bovinos Curraleiro Pé-Duro, juntamente com dados socioeconômicos dos municípios. Resultados sorológicos foram obtidos do banco de dados da Rede Pró Centro-Oeste; socioeconômicos do IBGE e ambientais da plataforma de dados do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da UFG e Instituto Nacional de Meteorologia, em dois períodos 2006 e 2011. Variáveis ambientais foram agrupadas, posteriormente foram realizadas análise discriminante e correlação canônica. Em 2006, cluster 1 localizou-se em área de transição Cerrado-Amazônia e associou-se as prevalências de brucelose, leptospirose, LEB, IBR e BVD; Cluster 2 caracterizou por vegetação típicas de Cerrado e relacionou-se as prevalências de neosporose e toxoplasmose; Cluster 3 diferenciou-se pelo estresse hídrico e apresentou os valores intermediários de prevalências; Cluster 4 caracterizou por áreas para proteção ambiental da vegetação remanescente; e cluster 5 constituiu-se ambiente antropizado no Cerrado. Em 2011, cluster 1 caracterizou-se por regiões de Cerrado ricas em vegetação natural e Caatinga, mais quentes, menor pluviometria e baixas altitudes associaram-se as prevalências de LEB, IBR e BVD; Cluster 2 regiões mais secas associadas a prevalência de neosporose; Cluster 3 Cerrado antropizado com clima mais quente e úmido, maior pluviosidade em elevadas altitudes relacionados as prevalências de leptospirose e brucelose, na pecuária leiteira. Avaliação da paisagem na prevalência de doenças bovinas reflete aspectos histórico e socioeconômico da agropecuária.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Garcia, Alexander Claro. "Diversidade taxonômica e funcional de assembleias de peixes de riachos dos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia". Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2012. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178969.

Texto completo
Resumen
O Brasil é um país privilegiado por possuir uma das ictiofaunas de água doce mais diversificadas em nível mundial, essa enorme biodiversidade está relacionada com uma grande rede hidrográfica composta por um conjunto de bacias e regiões hidrográficas que apresentam características de ecossistemas bastante diferenciados. Muitas dessas bacias se encontram isoladas e compostas por rios de pequeno e médio porte que provavelmente albergam uma alta porcentagem de ictiofauna ainda pouco estudada. Esta dissertação está estruturada em três capítulos, o primeiro apresenta um estudo realizado em 15 igarapés afluentes do rio Acre (AC), bioma Amazônia, com o objetivo de caracterizar a estrutura das assembleias de peixes por meio da composição, riqueza, abundância e distribuição das espécies de peixes. Para a análise dos dados foram calculados índices de diversidade de Shannon, equitabilidade e dominância, alem disso, foram calculados estimadores da riqueza (Chao1 e ACE) e gerada a curva de acumulação de espécies para avaliar a metodologia e a eficiência do inventário. Para avaliar as relações entre as assembleias de peixes nos diferentes igarapés estudados foi calculado o índice de Similaridade de Bray-Curtis e a análise métrica de Escalonamento Multidimensional (MDS) a partir do índice de Jaccard. O segundo capítulo apresenta um estudo caracterizando a diversidade e estrutura das assembleias de peixes dos córregos afluentes das bacias dos rios Das Almas e Maranhão no alto rio Tocantins, bioma Cerrado. Para o analise dos dados foram calculados os índices de distinção taxonômica (diversidade taxonômica média (Δ+) e a variação da diversidade taxonômica (Λ+)), considerando cinco níveis taxonômicos: ordem, familía, gênero e espécie, e foi utilizado procedimento TAXDTEST para determinar alterações na composição da ictiofauna. Foi analisada a similaridade com ajuda do índice de Bray-Curtis em forma de dendrograma, e com base nos estimadores não paramétricos baseados na abundância Chao1 e ACE foi calculado o número esperado de espécies para cada riacho. E o terceiro capítulo apresenta um estudo da diversidade funcional, como uma ferramenta promissora no monitoramento da biodiversidade e na captura de informações chaves nos processos ecossistêmicos. Foi realizada uma caracterização morfológica das assembleias de peixes dos riachos das bacias dos rios Paranapanema (sub-bacia do rio Taquara, PR, bioma Mata Atlântica), Alto Tocantins (sub-bacias dos rios Das Almas e Maranhão, GO) e Acre (AC); procurando padrões de distribuição com base em atributos funcionais relacionadas com a utilização do espaço em cada um desses ambientes. Foram calculados três aspectos independentes de diversidade funcional (riqueza funcional (FR), uniformidade funcional (FE) e divergência funcional (FD)), baseados numa combinação de 13 características funcionais relacionadas com a ocupação do habitat. Para avaliar o comportamento da riqueza funcional em relação à riqueza de espécies, foram realizadas regressões lineares e correlações de Pearson. Foram encontradas relações de complementaridade funcional para a maioria das assembleias de peixes na utilização do ambiente para as três bacias, assim como redundância funcional principalmente para as assembleias de peixes das bacias do Alto rio Tocantins e rio Acre. As assembleias de peixes dos riachos da bacia do rio Paranapanema, quando comparados com os riachos daquelas duas bacias, mostraram uma melhor eficiência na utilização do espaço disponível no habitat.
Brazil is a privileged country for having one of ictiofauna most diverse freshwater worldwide, this enormous biodiversity is related to a large river system consists of a set of river basins and regions that have very different characteristics of ecosystems. Many of these basins are composed of isolated and small and medium rivers that probably harbor a high percentage of fish fauna still little studied. The dissertation is structured in three chapters, the first presents a study conducted in 15 streams of the state the Acre (AC), with the objective to characterize the structure, composition, richness, abundance and distribution of fish species assemblages. For the data analysis were calculated diversity indices of Shannon, evenness and dominance, moreover, were calculated richness estimators (Chao1 and ACE) and generated species accumulation curve to assess the methodology and the efficiency of inventory. To evaluate the relationship between the fish assemblages in different streams studied we calculated the similarity index of Bray-Curtis and technical metric Multidimensional Scaling (MDS) from the Jaccard index. The second chapter presents a study characterizing the diversity and structure of fish assemblages in streams tributary of Das Almas and Maranhão rivers basins in the upper Tocantins river. For data analysis we calculated the Index of taxonomic distinctness (average taxonomic diversity (Δ +) and the variation of taxonomic diversity (Λ +)), whereas five taxonomic levels: order, family, genus and species, and was used for procedure TAXDTEST determine changes in the composition of fish fauna. Was analyzed with the help of the similarity index of Bray-Curtis in dendrogram form, and based on the nonparametric estimators and abundance-based Chao1 and ACE was calculated the expected number of species for each stream. The third chapter presents a study of functional diversity, the promissory tool for monitoring biodiversity and capture of information key on ecosystem processes. We performed a morphological characterization of fish assemblages in streams of the Paranapanema rivers basin (Taquara river sub-basin, PR), Upper Tocantins (Das Almas and Maranhão rivers sub-basins, GO) and Acre river basin (AC), looking for patterns distribution on the basis of functional features associated with the use of space in each of these environments. We calculated three independent aspects of functional diversity (functional richness (FR), functional uniformity (FE) and functional divergence (FD)), based on a combination of 13 functional traits related to the occupation of the habitat. To evaluate the behavior of functional richness in relation to species richness, linear regressions were performed and Pearson correlations. Relationships were found for functional complementarity for the majority of fish assemblages in the use of the environment for the three basins, as well as functional redundancy mainly to the fish assemblages of the Upper Tocantins and Acre rivers basins. The fish assemblages in streams of the Paranapanema River basin, compared to the Tocantins and Acre rivers basins, showed a better efficiency in the use of available space in the habitat.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Melo, Camila de Aguiar. "Filogeografia de cinco espécies de DYCKIA (BROMELIACEAE) endêmicas de uma região do centro-oeste brasileiro, que compreende os biomas cerrado, pantanal e chaco, em comparação com uma congênere, amplamente distribuída". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/143826.

Texto completo
Resumen
A Família Bromeliaceae abriga espécies de plantas epífitas, saxícolas ou terrestres, que se distribuem do sul dos Estados Unidos até a Patagônia, compreendendo 58 gêneros e em torno de 3140 espécies. É uma das famílias mais diversas ecológica e morfologicamente, tendo surgido no escudo das Guianas há aproximadamente 100 milhões de anos (Ma), e se espalhado por outras regiões das Américas tropical e subtropical em torno de 15 e 10 Ma. O gênero Dyckia apresenta aproximadamente 160 espécies, sendo muitas destas raras e endêmicas. Este gênero é caracterizado pela ausência de ―tanque‖ que acumula água, possibilitando a essas espécies habitar ambientes com condições de seca extrema, como a diagonal seca no centro da América do Sul. O estado do Mato Grosso do Sul, inserido na diagonal seca, tem na sua composição fitogeográfica quatro biomas (Cerrado, Pantanal, Chaco e Mata Atlântica), sendo uma área muito interessante para estudos filogeográficos. Esta dissertação é composta por um manuscrito que busca entender a diversidade genética e a história evolutiva de cinco espécies de Dyckia restritas e endêmicas de uma região que compreende diferentes biomas em comparação com uma congênere de ampla distribuição. No Capítulo II, através de uma abordagem filogeográfica, utilizando dois marcadores plastidiais (cpDNA) e um nuclear (nuDNA), foi estimada a diversidade genética dentro e entre cinco espécies de Dyckia de distribuição restrita (D. grandidentata, D. pottiorum, D. divaricata, D. excelsa e D. exserta), endêmicas do Cerrado e do Pantanal/Chaco, em comparação com a congênere de ampla distribuição (D. leptostachya). Os resultados do cpDNA revelaram que as espécies de distribuição restrita apresentaram uma baixa diversidade genética intra populacional em comparação com a congênere de ampla distribuição, entretanto a diversidade apresentada pelas populações da espécie amplamente distribuída não foi considerada alta, sendo que somente quatro populações apresentaram variação genética. Quando levado em consideração a diversidade total das espécies, os índices de diversidade nas espécies de distribuição restrita variaram de zero à 0,7355 (h) e 0,000988 (π), e quando comparadas com a espécie amplamente distribuída apresentaram menor diversidade, com exceção de Dyckia excelsa, sendo que a alta diversidade desta espécie pode estar relacionada a sua característica de auto incompatibilidade. Os resultados obtidos a partir do nuDNA mostraram uma rede de haplótipos levemente estruturada e uma alta diversidade genética em comparação ao cpDNA, devendo-se provavelmente a alta taxa de recombinação, à alta dispersão via pólen ou ainda à retenção de polimorfismo ancestral. Os resultados de cpDNA apresentaram um baixo compartilhamento de haplótipos e uma alta estruturação, sendo que os haplótipos compartilhados entre D. grandidentata, D. pottiorum e D. divaricata (H1, H3), e entre as populações de D. leptostachya (H5) são provavelmente consequência da retenção de polimorfismo ancestral. O relacionamento genético apresentado pela rede haplotípica do cpDNA evidencia três haplogrupos, um formado pela espécie amplamente distribuída, e os outros dois pelas espécies que ocorrem no Cerrado e no Pantanal/Chaco, indicando que a história biogeográfica destes biomas pode ter influenciado em processos de especiação deste grupo de espécies. A Serra de Maracaju e a diferença na elevação do solo do Cerrado em relação à planície do Pantanal, foram propostas como a principal barreira geográfica que gerou a alta estruturação entre os haplogrupos formados pelas espécies ocorrentes no Cerrado e Pantanal/Chaco. Assim, a preservação dos biomas é vital para a conservação tanto das espécies de Dyckia de distribuição restrita quanto das amplamente distribuídas, garantindo a manutenção da exclusiva diversidade destas populações.
Bromeliaceae family harbors species of epiphytic, saxicol or land plants, which are distributed from the southern of United States to Patagonia, comprising 58 genera with about 3140 species. It is one of the most diverse ecological and morphologically families that arose in the Guiana Shield about 100 milion years ago (Ma), and spread to other regions of the tropical and subtropical Americas around 15 to 10 Ma. Dyckia genus has about 160 species, many of these rare and endemic. This genus is characterized by the absence of a "tank" that accumulates water, enabling these species to inhabit environments with extreme drought conditions, such as ―the dry diagonal‖ in the center of South America. The state of Mato Grosso do Sul, located on dry diagonal, comprises four biomes (Cerrado, Pantanal, Chaco and Atlantic Forest), being one interesting area for phylogeographic studies. This dissertation is composed by one manuscript that seeks to understand the genetic diversity and evolutionary history of five restricted and endemic species from Dyckia genus in a region comprising different biomes, compared with a wide distributed congener. In Chapter II, through a phylogeographic approach, using two plastid markers (cpDNA) and one nuclear (nuDNA), we estimated the genetic diversity within and among Dyckia grandidentata, D. pottiorum, D. divaricata, D. excelsa and D. exserta (restricted species endemic to the Cerrado and the Pantanal / Chaco), comparing with a congener with wide distribution (D. leptostachya). The results from cpDNA showed that restricted distributed species had low intra-populational genetic diversity in comparison with the species widely distributed. However, the diversity presented by the widely distributed species was not considered high, since only four populations showed genetic variation. Considering the total diversity, the restricted distribution species ranged from zero to 0,7355 (h) and 0,000988 (π) , and when compared with widespread species showed minor diversity. The exception was Dyckia excelsa that showed high diversity, fact that could be related with its self incompatibility. The results obtained from nuDNA showed a slightly structured network and a high genetic diversity compared to cpDNA, which may be probably due to high recombination rates, the high dispersion via pollen or the retention of ancestor polymorphism. Also, the cpDNA results showed a low haplotype sharing and high structure, and shared haplotype between D. grandidentata, D. pottiorum and D. divaricata (H1, H3) and populations of D. leptostachya (H5) may be consequence of retention of ancestral polymorphism. The genetic relationship presented by cpDNA haplotype network reveals three haplogroups, one formed by widespread species, and the others by species that occur in Cerrado and in Pantanal / Chaco, indicating that biogeographic history of these biomes may have influenced speciation of this group of species. Serra de Maracaju and the differences in landscape elevation between Cerrado and Pantanal lowland was proposed as the main geographical barrier that generated the high structure between the haplogroups formed by species from Cerrado and Pantanal/Chaco. Thus, the preservation of biomes is imperative for the conservation of Dyckia species, ensuring the maintenance of that exclusive diversity encountered in these populations.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Bittencourt, Claudia Iracema Lima. "Biogeografia e caracterização molecular e fisiológica de bactérias heterotróficas, com ênfase em Chromobacterium, dos biomas Mata Atlântica e Cerrado". Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8L7LPR.

Texto completo
Resumen
Biogeography studies the space and temporary distribution of the species of living beings and tries to understand the factors that control their abundance. This study aimed to investigate the diversity and biogeography of cultivable heterotrophic bacteria from two Brazilian conservation units: Serra do Cipó National Park (PNSC, Cerrado) and Rio Doce State Park (PERD, Atlantic Rainforest), using a polyphasic approach. Of 936 bacterial isolates studied, 111 isolates exhibited violet pigmentation. These were isolated from the waters of Córrego Indaiá (74) and from the soil of its environs (37), PNSC. The remaining isolates (825) were retrieved from nine points of the euphotic and horizontal gradients (100%, 10% and 1% of light penetration) of the Carioca Lake (PERD), in June and August of 2007. Phylogeny of 16S rRNA gene suggested that the 111 violet isolates were related with Chromobacterium piscinae. All C. piscinae isolates presented high resistance to ampicillin, and their physiological profiles, generated by BIOLOG GN2, showed high versatility in the substrata use. The clusters obtained by BOX-PCR fingerprinting and by antimicrobial susceptibility showed clear separation among the isolates from soil and from water, indicating a strong endemism of the populations. The physiological profile of the 18 microbial communities from the Carioca Lake, obtained by BIOLOG Ecoplates, revealed high metabolic diversity, although it was possible to distinguish two groupings, which were delimited by their temporal origin. Among the 825 isolates from the lake, 673 of them produced 360 OTUs (operational taxonomic units) by ARDRA (Amplified Ribosomal DNA Restriction Analysis), of which 313 were unique, indicating strong endemism. Further, OTUs-ARDRA was identified for the 16S rDNA sequencing and was affiliated to five phyla, ordered by its abundance: Proteobacteria, Firmicutes, Actinobacteria, Bacteroidetes and Deinococcus-Thermus, represented by 39 genera. Mantel testing pointed the relationship between the communities composition and few abiotic factors (turbidity, total N, and NO2), especially when the comparison was done among the communities in July and August. A population of 31 isolates of Chromobacterium, the most abundant genus, was characterized and identified by 16S rDNA as C. haemolyticum. In our knowledge, this is the first characterization of environmental isolates from this species. These isolates exhibited genetic heterogeneity revealed by the 16S rDNA and the analyses of ITS and BOX-PCR. It also stands out that, during the purification process, some peculiar colonies (76 from 1196) harbored two to five bacterial isolates, which were named .associated isolates.. Surprisingly, after the purification some of them lost their viability. Most of the colonies harboring multiple isolates presented two associated isolates. Interestingly, colonies harboring four or five associated isolates were obtained exclusively at 1% of the euphotic gradient. The taxonomic identity of the 121 associated isolates revealed the presence of the same five phyla already found, although in this study the Curtobacterium and Williamsia genera have been exclusive.
A Biogeografia, antes exclusiva de macrorganismos, estuda a distribuição espacial e temporal das espécies de seres vivos e tenta compreender os fatores que controlam sua abundância. Este estudo propôs investigar a diversidade e biogeografia de bactérias heterotróficas cultiváveis de duas unidades de conservação: Parque Nacional da Serra do Cipó (PNSC, Cerrado) e Parque Estadual do Rio Doce (PERD, Mata Atlântica), por meio de abordagem polifásica. Dos 936 isolados bacterianos estudados, 111 isolados exibiam pigmentação violeta e foram recuperados das águas do Córrego Indaiá (74) e solo do entorno (37), PNSC, enquanto 825 isolados foram recuperados de nove pontos dos gradientes eufótico (100%, 10% e 1% de penetração de luz) e horizontal do Lagoa Carioca (PERD), em junho e agosto de 2007. A filogenia do gene de rRNA 16S sugeriu que os 111 isolados foram relacionados com Chromobacterium piscinae. Todos apresentaram alta resistência à ampicilina e os perfis fisiológicos, gerados pelo BIOLOG GN2, mostraram grande versatilidade na utilização de substratos. Os agrupamentos por fingerprint BOX-PCR e de susceptibilidade a antimicrobianos mostraram clara separação entre os isolados de solo e de água, indicando uma forte endemicidade das populações. O perfil fisiológico, das 18 comunidades microbianas do lago Carioca, obtido com BIOLOG Ecoplates, revelou grande diversidade metabólica, tendo os dois agrupamentos encontrados delimitado as comunidades por sua origem temporal. Dentre os 825 isolados da lagoa, 673 deles produziram 360 UTOs (unidades taxonômicas operacionais) - ARDRA (análise de restrição do DNA ribossômico amplificado), das quais 313 foram únicas, indicando forte endemismo. Posteriormente, as UTOs-ARDRA foram identificadas pelo rDNA 16S e foram afiliadas a cinco filos, em ordem de abundância, Proteobacteria, Firmicutes, Actinobacteria, Bacteroidetes e Deinococcus-Thermus, representados por 39 gêneros. Teste de Mantel relacionou a composição das comunidades a poucos fatores abióticos (turbidez, N total e NO2), principalmente nos períodos de tempo amostrados. Uma população de 31 isolados de Chromobacterium, gênero mais abundante, foi caracterizada e identificada pelo rDNA 16S como C. haemolyticum, sendo a primeira caracterização de isolados ambientais desta espécie. Os isolados exibiram heterogeneidade genética revelada pelo rDNA 16S e as análises de ITS e BOX-PCR. Destaca-se, ainda, que durante o processo de purificação, algumas colônias peculiares (76/1196) albergavam dois a cinco isolados bacterianos, os quais foram denominados .isolados associados.. Curiosamente, após a purificação alguns deles não sobreviveram. Das colônias abrigando os isolados múltiplos, aquelas com dois isolados associados predominaram, enquanto colônias abrigando quatro ou cinco isolados associados foram exclusivamente obtidos em 1% do gradiente eufótico. A identidade taxonômica dos 121 isolados associados revelou a presença dos mesmos cinco filos já encontrados, embora neste estudo os gêneros Curtobacterium e Williamsia tenham sido exclusivos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Santos, Ana Beatriz dos. "The role of large slaughterhouses on sustainable intensification of cattle ranching in Amazonia and Cerrado". Universidade Federal de Viçosa, 2018. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20364.

Texto completo
Resumen
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2018-06-28T18:05:43Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1555173 bytes, checksum: 5ea2cda3e4239878eb5e3df367ce0d35 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-06-28T18:05:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1555173 bytes, checksum: 5ea2cda3e4239878eb5e3df367ce0d35 (MD5) Previous issue date: 2018-03-02
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Devido à sua localização na fronteira agrícola, às interações com os pecuaristas e o seu domínio de mercado, os grandes abatedouros são potenciais pontos de alavancagem na cadeia de abastecimento de carne bovina. No entanto, o seu real papel na promoção da produção sustentável de carne bovina ainda não foi determinado. Esta dissertação analisa mudanças após o início da operação de vários grandes abatedouros para cinco variáveis: três relacionadas à intensificação – produção de proteínas e calorias de culturas e taxa de lotação – e duas relacionadas ao impacto ambiental – taxa de mudança de uso do solo e emissões de gases de efeito estufa. A análise é concentrada nos grandes abatedouros localizados nos dois biomas mais importantes da pecuária brasileira, Amazônia e Cerrado. Primeiramente, são selecionados 12 grandes abatedouros que começaram a operar em meados do período de 2000 e 2013 e delimitada suas zonas de influência. Em segundo lugar, foram delimitadas zonas de controle em regiões distantes da influência dos grandes frigorificos, unidades de conservação e terras indígenas. Em seguida, foram calculadas as mudanças nas cinco variáveis de estudo ao longo do período escolhido. Na Amazônia, os resultados mostram uma redução da taxa de mudança de uso do solo e das emissões de gases de efeito estufa nas zonas de influência e controle. Para as variéveis de intensificação, as proteínas e calorias advinda das culturas apresentam aumento significativo em ambas as zonas, enquanto a taxa de lotação não apresentou mudança nas zonas sob influência dos frigoríficos. No Cerrado, todas as variáveis mostram as mesmas respostas em ambas as zonas de influência e controle. Esses resultados não suportam a idéia de que os grandes abatedouros promovem a intensificação da pecuária ou melhorias na sustentabilidade da pecuária de corte na Amazônia e Cerrado.
Due to their location at the agricultural frontier, their interactions with ranchers and their market domination, large slaughterhouses are potential leverage points in the beef supply chain for achieving sustainable beef production in Brazil. However, their actual role in promoting sustainable production has not yet been ascertained. This dissertation analyzes changes after the start of operation of several large slaughterhouses for five variables: three related to agricultural intensification – protein and calorie production from crops and cattle stocking rate – and two related to environmental impact – land use change rate and greenhouse gas emissions. I focus my analysis on the large slaughterhouses located in the two most important Brazilian biomes for cattle ranching, Amazonia and the Cerrado. First, I selected 12 large slaughterhouses that started operations midway between 2000 and 2013, and I delimited their influence zones. Second, I delimited control zones in regions far from the influence of large slaughterhouses and outside conservation units and indigenous lands. Next, I calculated changes in the five study variables over the study period. In the Amazon, the results show a reduction of the land use change rate and greenhouse gas emissions in both the influence zones and the control zones. For the intensification variables, protein and calories from crops increased significantly in both zones, while the stocking rates do not change in the zones under slaughterhouse influence. In the Cerrado, all variables show the same responses in both the influence and control zones. These results do not support the idea that the large slaughterhouses promote either intensification of cattle ranching or improvements in the sustainability of cattle ranching activity in the Amazon and the Cerrado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Biomas Cerrado"

1

Felfili, Jeanine Maria, Manoel Cláudio da Silva Júnior y Alba Valéria Rezende. Biogeografia do bioma cerrado: Vegetação e solos da Chapada dos Veadeiros. Brasília: Editora UnB, 2007.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Felfili, Jeanine Maria y Manoel Cláudio da Silva Júnior. Biogeografia do bioma cerrado: Estudo fitofisionômico da Chapada do Espigão Mestre do São Francisco. Brasília, DF: Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2001.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Silva, Martiniano José da. Parque das Emas: Última pátria do cerrado : bioma ameaçado. Goiânia: Três Poderes, 1991.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Silva, Martiniano José da. Parque das Emas: Última pátria do cerrado : bioma ameaçado. 2a ed. Goiânia, GO: Editora Kelps, 2005.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Silva, Martiniano José da. Parque das Emas: Última pátria do cerrado : bioma ameaçado. [Mineiros, Goiás: s.n.], 1991.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Alvarenga, Luciano José. A conservação do bioma cerrado: O direito ante a fragmentação de ciências e ecossistemas. São Paulo, SP, Brasil: Annablume, 2013.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Sano, Edson Eyji. Mapeamento do uso do solo e cobertura vegetal - Bioma Cerrado - Ano - Base 2002. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Biodiversidade e Florestas, 2010.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Lima, Tatiane do Nascimento y Rogério Rodrigues Faria. Ecótono Cerrado Pantanal: meio ambiente e história natural. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.ecp672.1121-0.

Texto completo
Resumen
O termo Bioma refere-se a uma área do espaço geográfico representada por um tipo uniforme de ambiente, dentro do qual é possível identificar características similares de macroclima, fitofisionomia, solo e altitude (WALTER, 1986). Dentro dessas áreas espécies surgiram e se desenvolveram em resposta à essas características do ambiente. Tal processo permite que por exemplo, dentro dessas áreas os vegetais apresentem aspectos, formas e processos fisiológicos característicos (CRAWLEY, 1989). Dessa maneira, a manutenção desses biomas, com suas características ambientais únicas, é de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que ali ocorrem (regulação climática, ciclo de matéria, segurança alimentar, entre outros) (PBMC/BPBES, 2018; JOLY et al., 2019). O Brasil é formado por seis grandes biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal (IBGE, 2019). Dentro desses ambientes são encontrados uma grande diversidade de fauna e flora e características únicas de relevo e clima. Essa variedade de biomas está relacionada a grande extensão territorial do Brasil e a sua posição geográfica. Todas essas características fazem do Brasil o maior detentor de biota continental do mundo, sendo estimado um valor entre 15% e 20% das aproximadamente 1,5 milhões de espécies descritas no planeta. Só de plantas vasculares os números mais recentes citados são de 56108 espécies, com 12400 (22%) endêmicas. Esses dados representam aproximadamente 22% do total mundial (LEWINSOHN; PRADO, 2002; SHEPHERD, 2002; HUBBELL, 2008; GIAM et al., 2010). Dentro desse contexto, os biomas Cerrado e Pantanal se integram por meio dos rios que nascem nos planaltos do Cerrado. Esses rios contribuem na formação do Pantanal, nas planícies inundáveis da bacia do Paraguai (BRASIL, 2007). No Domínio Cerrado, a dinâmica ambiental é proveniente de uma marcada sazonalidade climática com duas estações bem definidas, o período seco e o período chuvoso (ASSAD, 1994; SILVA, 2011). Essa sazonalidade climática modifica constantemente as propriedades do solo, da flora e da paisagem e a reestruturação de muitas comunidades (AMARAL et al., 2013; MALHEIROS, 2016). No Pantanal as áreas conhecidas como planícies de inundação se caracterizam pela presença de hábitats que variam de aquáticos a terrestres, de acordo com o grau de comunicação com o rio principal (PAZ; TUCCI, 2010). Os ciclos de secas e cheias são um importante fenômeno hídrico para a região, criando um sistema complexo e dinâmico (JUNK; DA SILVA, 1999; RESENDE, 2008). O Cerrado é uma das 25 áreas do mundo consideradas críticas para a conservação, devido à riqueza biológica e à alta pressão antrópica a que vem sendo submetido (MYERS et al., 2000). O Pantanal, por sua vez, é reconhecido mundialmente pela abundância de sua fauna (MITTERMEIER et al., 1990; HARRIS et al., 2005) e é considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (BRASIL, 2018). O conhecimento dos aspectos que envolvem a fauna, a flora e as características dessas paisagens são de extrema importância para a sua conservação e preservação. As áreas de transição entre esses dois biomas, chamadas áreas de ecótono, se fazem presentes no estado do Mato Grosso do Sul. Nessa região, os biomas Cerrado e Pantanal possuem correlações quanto aos aspectos geomorfológicos e fitogeográficos (RODRIGUES et al., 2017). Na região o encontro entre o Planalto de Maracaju-Campo Grande e a Planície Pantaneira é uma área comum de elementos bióticos e abióticos entre o planalto e a planície (FILHO et al., 2009). A transição entre dois ecossistemas implica a existência de uma área com valores intermediários para diversos parâmetros ambientais (NEIFF, 2003). Por um lado, a área de transição pode gerar um aumento na biodiversidade, dado o fato dessas áreas apresentarem representantes de fauna e flora dos dois ecossistemas (VELOSO et al., 1991). Contudo, essas áreas de transição podem também representarem barreira ou área de isolamento com ecossistemas vizinhos (MALANSON, 1997). Desta forma, uma análise voltada para as áreas de ecótono entre esses dois biomas faz-se necessária, uma vez que a preservação de um depende da preservação do outro. Sobretudo para o entendimento de que essas paisagens de ecótono podem ser responsáveis pelo isolamento e amortecimento das alterações dentro dos biomas Cerrado e Pantanal. Este E-book traz estudos desenvolvidos na área de ecótono Cerrado Pantanal no município de Aquidauana (MS) e entorno. O município está localizado a 130 Km a oeste da capital Campo Grande. Aquidauana por se tratar de um município com influência dos biomas Cerrado e Pantanal, abriga uma grande biodiversidade, sendo citada pelo Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2002) como área prioritária para conservação da biodiversidade. Na mesma via, o município se destaca por sua vocação turística e agropecuária, o que demanda atenção, devido ao processo de intensa ocupação e exploração antrópica dos recursos naturais. Dessa maneira, o conhecimento de suas características ambientais e dos processos ecológicos desempenhados por sua fauna e flora contribuem para sua preservação e manutenção.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Barros, Maria Claudene, Ana Priscila Medeiros Olímpio y Amanda Cristiny da Silva Lima. Morcegos dos biomas Cerrado e Amazônia Maranhense: Conhecer para conservar. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.187210507.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Brazil. Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Núcleo dos Biomas Cerrado e Pantanal., ed. Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável do Bioma Cerrado: Programa Cerrado Sustentável : proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho do Bioma Cerrado instituído pela Portaria MMA no. 361 de 12 de setembro de 2003. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, Centro de Informação e Documentação, 2006.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Biomas Cerrado"

1

Zuin, Vânia Gomes. "What Can Be Learnt from the Brazilian Cerrado?" En Biomass Burning in Sub-Saharan Africa, 143–60. Dordrecht: Springer Netherlands, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-007-0808-2_11.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Sousa, Evelly Amanda Bernardo de, Iolanda Maria Soares Reis, Nagib Jorge Melém Júnior, Ivanildo Amorim de Oliveira, Laércio Santos Silva y Ludmila de Freitas. "QUANTIFICAÇÃO DE ÓXIDOS DE FERRO EM SOLOS DO CERRADO DO ESTADO DO AMAPÁ". En Solos nos biomas brasileiros 3, 37–45. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1001814125.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Justen, Lidia, Michele Ribeiro Ramos, Nayara Monteiro Rodrigues y Alexandre Uhlmann. "BIOMASSA E ATIVIDADE MICROBIANA EM DIFERENTES USOS DO SOLO NA REGIÃO DO CERRADO - MUNICIPIO DE PALMAS, TO". En Solos nos biomas brasileiros, 92–105. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0871814129.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Costa, Cleison Luis da Silva, Amanda Cristiny da Silva Lima, Ana Priscila Medeiros Olímpio, Daiane Chaves do Nascimento, Fabio Henrique de Sousa Cardoso, Marcelo Cardoso da Silva Ventura, Samira Brito Mendes, Tiago de Sousa Reis y Maria Claudene Barros. "ESPÉCIES DE MORCEGOS DA FAMÍLIA MORMOOPIDAE DE OCORRÊNCIA NO BIOMA CERRADO". En Morcegos dos biomas Cerrado e Amazônia Maranhense: Conhecer para conservar, 153–57. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.18721050711.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Olímpio, Ana Priscila Medeiros, Amanda Cristiny da Silva Lima, Cleison Luis da Silva Costa, Daiane Chaves do Nascimento, Fabio Henrique de Sousa Cardoso, Marcelo Cardoso da Silva Ventura, Samira Brito Mendes, Tiago de Sousa Reis y Maria Claudene Barros. "ESPÉCIES DE MORCEGOS DA FAMÍLIA NOCTILIONIDAE DE OCORRÊNCIA NO BIOMA CERRADO". En Morcegos dos biomas Cerrado e Amazônia Maranhense: Conhecer para conservar, 147–52. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.18721050710.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Barros, Maria Claudene, Rubia Santos Fonseca y Elmary da Costa Fraga. "AS ÁREAS DE COLETA DA QUIROPTEROFAUNA NOS BIOMAS CERRADO E AMAZÔNIA MARANHENSES". En Morcegos dos biomas Cerrado e Amazônia Maranhense: Conhecer para conservar, 3–8. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1872105071.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Cardoso, Fabio Henrique de Sousa, Cleison Luis da Silva Costa, Amanda Cristiny da Silva Lima, Ana Priscila Medeiros Olímpio, Marcelo Cardoso da Silva Ventura, Samira Brito Mendes, Tiago de Sousa Reis y Maria Claudene Barros. "ESPÉCIES DE MORCEGOS DA FAMÍLIA VESPERTILIONIDAE DE OCORRÊNCIA NOS BIOMAS CERRADO E AMAZÔNIA MARANHENSES". En Morcegos dos biomas Cerrado e Amazônia Maranhense: Conhecer para conservar, 124–37. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1872105078.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Silva, Naiara Pereira da, Janete Santos Silva, Ana Priscila Medeiros Olímpio, Maria Claudene Barros y Elmary da Costa Fraga. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A IMPORTÂNCIA DOS MORCEGOS NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º ANO DE DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAXIAS/MA, BRASIL". En Morcegos dos biomas Cerrado e Amazônia Maranhense: Conhecer para conservar, 179–95. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.18721050714.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Olímpio, Ana Priscila Medeiros, Samira Brito Mendes, Maria Claudene Barros, Elmary da Costa Fraga y Marcelo Cardoso da Silva Ventura. "OS MORCEGOS E O VÍRUS DA RAIVA NO ESTADO DO MARANHÃO". En Morcegos dos biomas Cerrado e Amazônia Maranhense: Conhecer para conservar, 158–64. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.18721050712.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Fonseca, Rubia Santos, Marcia de Jesus Oliveira Mascarenhas y Ana Priscila Medeiros Olímpio. "POLINIZAÇÃO E DISPERSÃO DE SEMENTES POR MORCEGOS E A SUA IMPORTÂNCIA NA MANUTENÇÃO DOS ECOSSISTEMAS". En Morcegos dos biomas Cerrado e Amazônia Maranhense: Conhecer para conservar, 30–40. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1872105074.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Biomas Cerrado"

1

Abreu, Carolina Gonçalves, Cássio Giorgio Couto, Célia Ghedini Ralha, Alexandre Zaghetto y Bruno Macchiavello. "Ferramenta de Simulação com Abordagem de Sistema Multiagente Híbrida para Gestão Ambiental". En VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2011. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2011.14578.

Texto completo
Resumen
O presente artigo introduz um protótipo para um sistema computacional que possibilita a realização de simulações do uso do solo. O sistema proposto e uma evolução de um trabalho anterior e tem como objetivo auxiliar na análise da dinâmica do uso e cobertura do solo, de tal forma que possa servir como uma ferramenta utilizada na tomada de decisões. O sistema utiliza uma abordagem multiagentes e modelo configurável pelo usuário. O modelo leva em consideração certas variáveis proximais como por exemplo a presença de estradas, edificações, cursos de água, etc. Estas variáveis proximais são utilizadas para identificar as regiões com maior probabilidade de uso antrópico. O sistema apresenta o potencial para que o usuário seja capaz de configurar o modelo de simulação indicando quais variáveis de proximais serão levadas em consideração, a importância de cada uma delas e inclusive a máquina de estados a ser utilizada durante a simulação. O sistema multiagentes permite a elaboração de diversos comportamentos dos agentes envolvidos podendo gerar diferentes cenários de simulação. São também apresentadas simulações iniciais para o bioma do cerrado. O cerrado e um dos maiores biomas brasileiros e considerado um hotspot da biodiversidade
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

BAIARDI, AMILCAR y Maria Clotilde Meirelles Ribeiro. "PERFORMANCE ECONÔMICA EM DIFERENTES BIOMAS: O CASO DE MUNICÍPIOS TÍPICOS DA MATA ATLÂNTICA, DO CERRADO E DA CAATINGA". En 59º Congresso da SOBER e 6º EBPC 2021. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/soberebpc2021.340572.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

dos Santos Souza, WESLEY, PATRICIA Carvalho da Silva, TAMIRES Soares da Silva y MANOEL Ribeiro Holanda Neto. "CARBONO DA BIOMASSA MICROBIANA EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO NO BIOMA CERRADO". En II Congresso Internacional das Ciência Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iicointerpdvagro.2017.00254.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Couto, João Pedro Piccolo, Lara Celeste Araujo Do Carmo Cordeiro, Fernanda Moura Freitas, Thiago De Almeida Bezerra y Juliana Ramos Cavalcante. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FERRAMENTA PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS DE CÃES DOMÉSTICOS SOBRE O LEOPARDUS TIGRINUS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO". En I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1770.

Texto completo
Resumen
Introdução: Conhecido como Gato-do-mato-pequeno (GDM), o Leopardus tigrinus é uma espécie de felídeo selvagem neotropical, no Brasil pode ser encontrado nos biomas cerrado e caatinga. De acordo com os órgãos reguladores IUCN e IBAMA, é o único carnívoro ameaçado no Brasil e em estado de vulnerabilidade à nível internacional. Devido a presença do cão doméstico em áreas florestais, tendo por consequência competição por presas, redução do habitat e transmissão de doenças, estes acabam se concentrando em áreas de conservação ambiental. Mesmo assim, esses locais, são impactados pela presença de cães abandonados que vivem nas proximidades. Objetivos: Este trabalho visa analisar dados levantados sobre os impactos dos canídeos domésticos sobre o Leopardus tigrinus presentes em unidades de conservação (UC’s). E, a partir destes, demonstrar como a educação ambiental foi feita, e como pode ajudar no enfrentamento desse quadro. Material e métodos: Os estudos observam áreas de preservação de fauna onde se tinha problemas de redução populacional em animais silvestres (incluindo o gato-do-mato-pequeno). A partir disso, e do entendimento de como ocorreu o processo de entrada dos cães nas UC’s, foi realizado um trabalho de educação ambiental com a população moradora das proximidades, orientando quanto ao manejo sanitário e nutricional dos cães. Visando, dentre outros pontos, demonstrar medidas de controle como campanhas de castração e vacinação dos cães, sendo algumas realizadas pela própria população, buscando formas de conservação e diminuição dos canídeos domésticos nos habitats do gato-do-mato. Conforme as fontes utilizadas, a redução dos cães domésticos no ambiente do Leopardus tigrinus gera benefícios a esses felinos em diversas esferas. Resultados: É observado uma redução de doenças como cinomose, parvovirose e raiva; um aumento na área disponível para o GDM; e a diminuição da competição por presas, do próprio Leopardus tigrinus e do habitat disponível. Conclusão: Com base nas informações discorridas anteriormente, conclui-se que os cães domésticos são obstáculos para a conservação do gato-do-mato por diversas maneiras. Portanto, por se tratar de uma espécie invasora doméstica, a educação ambiental é o principal meio para a diminuição dos cães em áreas de conservação e, consequentemente, melhor preservação dos Leopardus tigrinus nessas UC’s.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

CARVALHO BRITO, EMILLY, JESSICA ROCHA MESSIAS, VALESCA PAULA ROCHA, BRUNNA LARYELLE SILVA BOMFIM y ÍCARO FILIPE CASTRO DE ARAÚJO. "ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO NO ENSINO FUNDAMENTAL". En VI CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS. Instituto internacional Despertando Vocações, 2019. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.vicointerpdvl.2019.0073.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

SIQUEIRA, DOMINGAS CRUVINEL BATISTA DE, ILTON BELCHIOR CRUVINEL y DANIEL STACIARINI CORREA. "A (falta de) preparação dos futuros docentes para a Educação Ambiental no bioma Cerrado". En Latin American Publicações. lapubl, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lace2021-0065.

Texto completo
Resumen
O artigo aborda como é a preparação que os futuros docentes têm para trabalhar o tema caso fosse adotado o enfoque em uma visão holística e transdisciplinar. Descreve as principais concepções acerca da educação ambiental (EA), holismo, transdisciplinaridade e as limitações em termos de conteúdo que contemplem o bioma cerrado, a falta de preparo dos professores para trabalhar a temática ambiental, obrigatória pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Constata, em documentos, o pouco envolvimento das Instituições de Ensino Superior, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Universidade Federal de Goiás (UFG) em trabalhar o futuro docente para atuar com EA junto às escolas de ensino fundamental e médio. Conclui que é preciso reverter este quadro para que seja possível formar novos docentes que melhor compreendam a EA e os cuidados com o bioma cerrado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

dos Santos Souza, Wesley, Patricia Carvalho da Silva, Ericka Paloma Viana Maia, Mireia Ferreira Alves y Manoel Ribeiro Holanda Neto. "ATIVIDADE MICROBIANA EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO DO SOLO NO BIOMA CERRADO". En II Congresso Internacional das Ciência Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iicointerpdvagro.2017.00188.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Carvalho, Paulo, Plínio Alves, Giovanni Alves y João Leite. "Estudo Estatístico dos Desvanecimentos Associados à Perda de Propagação Móvel no Bioma Cerrado". En XXXIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações. Sociedade Brasileira de Telecomunicações, 2015. http://dx.doi.org/10.14209/sbrt.2015.16.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Cunha, Janielly Queiroz y Maria Estela Aparecida Gomes. "EVOLUÇÃO DA BIOTECNOLOGIA NO CULTIVO DA CANA-DE-AÇUCAR DIANTE DAS VARIABILIDADES CLIMÁTICAS". En I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/805.

Texto completo
Resumen
Introdução: A cana-de-açúcar é um cultivo muito importante para a economia brasileira, e maior parte das suas características agronômicas e produtivas são influenciadas pelo ambiente, o que coloca toda a produção em risco em um cenário de mudanças climáticas. Para assegurar a produção, programas de melhoramento genéticos adotaram estratégias para identificar, selecionar e propagar genótipos superiores, para que sejam elaborados cultivares mais resistentes à hostilidade ambiental. Objetivo: O objetivo do trabalho é estabelecer uma linha do tempo sobre os avanços da biotecnologia no cultivo da cana-deaçúcar no âmbito das mudanças climáticas. Material e métodos: A pesquisa do material bibliográfico foi feita na plataforma Google Acadêmico, usando palavras chaves de busca: melhoramento genético, cana-de-açúcar, mudanças climáticas. Foram considerados artigos portugueses publicados entre 2010 e 2020.Resultados: Em maio de 2011, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) iniciou a trabalhar com plantas transgênicas de cana-de-açúcar selecionadas em laboratório, foram multiplicadas in vitro, objetivam ser cultivares comerciais de cana-de-açúcar com maior tolerância à seca. A Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA), em março de 2011, iniciou estudos sobre simbioses com bactérias transgênicas para cultivares resistentes ao estresse hídrico e menor necessidade de adubos minerais. Em dezembro de 2012, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) anunciou o objetivo de reduzir os custos e tempo de desenvolvimento de uma variedade para 8 anos. Dentro desse programa lançou 9000 variedades de mudas específicas para o bioma Cerrado, resistentes ao estresse hídrico, ideais a solos menos férteis e adaptadas à mecanização. O Instituto Agronômico de Campinas (IAC), atualmente, desenvolve experimentos no Cerrado brasileiro, com variedades resistentes ao estresse hídrico, altas temperaturas e solos menos férteis. Conclusão: Com os melhoramentos genéticos, a cana-de-açúcar suporte uma média de temperatura diária mais variada, apta a se desenvolver em unidades mais baixas tendo como bioma promissor o cerrado brasileiro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Lima, Gustavo Alves Prímola e. Abreu, Guilherme Crestani Vieira, Perseu Fernando dos Santos y Gustavo Alves Prímola e. Abreu Lima. "VALIDAÇÃO DO MODELO DE ADEQUABILIDADE DE HABITAT PARA UMA GUILDA DE LAGARTOS DO BIOMA CERRADO". En IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-192.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía